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Ver Versão Completa : Kit Nacional = > Conversão Diesel X óleo Vegetal



BIOCOM
21/06/2008, 19:28
FONTE: http://www.morrodacutia.org/#
Para que converter um motor diesel para óleo vegetal?

Óleos vegetais não colaboram para o aumento do efeito estufa – quando o motor queima combustível libera CO2, que é o grande vilão do aumento do efeito estufa e consequente aquecimento global. Porém, no caso dos biocombustíveis (como o óleo vegetal) todo o carbono expelido foi anteriormente sequestrado da atmosfera pelas plantas, ou seja é um ciclo fechado.

Óleos vegetais são a grande solução para a substituição dos combustíveis fósseis – óleos vegetais podem ser produzidos praticamente em todos os cantos do planeta, existem milhares de variedades e espécies de oleoginosas pelo mundo afora. É possível produzir óleo vegetal dentro de florestas como amazônia sem desmatá-las, como no caso do Dendê. Em regiões desérticas e possível utilizar água do mar e produzir óleo vegetal até mesmo de algas por exemplo.

Muito melhor que biodiesel – o óleo é uma excelente estratégia da natureza para se acumular energia solar, óleos vegetais são alimento, combustível e até mesmo remédio. Então pra quê transformá-lo em um produto tóxico, sujo, e perigoso como o biodiesel? Óleo vegetal já pode ser utilizado como combustível diretamente, a tecnologia já existe e é simples, converter um motor diesel para óleo vegetal é relativamente barato e os novos motores podem ser fabricados já com as adaptações para o funcionamento direto com óleo vegetal. O biodiesel é em torno de 30% mais caro que o óleo vegetal, é toxico e inflamável, requer instalações centralizadas, complexas, produtos químicos, gera resíduos na fabricação e cria monopólio. Pequenos agricultores podem produzir o óleo vegetal extra virgem em suas propriedades, tirar uma parte para a alimentação saudável, outra parte para alimentar tratores, geradores, veículos, maquinários, etc. , e vender o excesso para vizinhos e amigos. Criando uma propriedade completamente independe de rede elétrica e de combustíveis fósseis.

Muito melhor que etanol – motores Diesel são muito mais eficientes do que motores a álcool/gasolina que perdem em torno de 70% da energia do combustível em calor e outras perdas. Alguns veículos Diesel chegam a fazer mais de 30Km/Litro e já existe um protótipo alemão capaz de fazer 70Km com um litro de óleo vegetal! Os motores Diesel são muito mais duráveis, podendo fazer mais de 1 milhão de quilômetros. É muito mais fácil produzir óleo vegetal do que etanol, o óleo vegetal pode ser produzido a partir de uma prensa e um sistema super simples de filtragem enquanto que o álcool demanda instalações complexas. No caso do Brasil, a cana-de-açúcar demanda monocultura em extensas áreas de terra e explora mão de obra num regime de semi-escravidão

Muito melhor que hidrogênio - hoje em dia muito se fala em células de hidrogênio como alternativa de combustível limpo, porém, seus defensores só enxergam parte da solução e não consideram todo o processo caro e complexo de produção e armazenagem do hidrogênio.

Emissões da queima do óleo vegetal – Além de não colaborar com o aumento do efeito estufa, alguns testes apontam que o uso de óleo vegetal como combustível causa redução de 40% na emissão de fuligem, e são 50-70% mais limpas no geral do que o diesel.

Vida útil do motor – algumas teorias afirmam que as propriedades lubrificantes do óleo vegetal podem até aumentar a vida útil do motor, já que diminuem o atrito que o grande causador do desgaste no final das contas. O consumo de óleo vegetal do motor é o mesmo do que o de diesel e não á mudança significativa na potência, porém alguns boatos na internet sugerem um leve ganho de potência com o óleo vegetal.

Economia financeira – no caso de óleo reciclado de restaurantes ou mesmo óleo doméstico a economia é enorme, a maioria dos estabelecimentos doa o óleo de fritura usado, sobrando apenas o baixíssimo custo da coleta e limpeza do óleo usado. O processo de limpeza é muito simples e barato, basicamente decantação e filtragem.

Bom para o meio ambiente – Além de todas as vantagens já citadas do uso de óleo vegetal como combustível, no caso do uso de óleo de fritura reciclado os benefícios para o meio ambiente são ainda maiores. Nas grandes cidades a maior parte do óleo usado é jogado no esgoto, apesar de não ser tóxico o óleo vegetal causa um impacto tremendo nos mananciais hídricos e dificultam muito o processo de tratamento de água, por ser um resíduo de lenta decomposição. Técnicos de uma empresa de saneamento do Brasil estimam o consumo de óleo de cozinha em 1 litro/mês por habitante. Isto significa que numa cidade de 50 mil habitantes aproximadamente 50 mil litros de óleo podem ir parar no esgoto todo o mês! Imaginem o impacto que isto pode causar no sistema de esgoto de uma cidade e se todo este óleo acabar parando nos rios! E imagine a economia de todo este resíduo sendo aproveitado como combustível limpo
- Descrição

qualquer tipo de óleo de cozinha serve
o veículo vai funcionar com óleo vegetal puro, não necessita ser convertido em biodiesel
não colabora com o efeito estufa
grande economia, no caso de óleo reciclado o custo pode chegar a R$0,25/litro!
Não causa nenhum dano ao motor
Não espere mais por soluções tecnológicas complexas e a longo prazo , dirija um carro ecológico hoje!

Acesse a seção de downloads, baixe o passo-a-passo e descubra como reciclar óleo de fritura dos restaurantes da sua cidade. Ajude a eliminar este resíduo do ambiente e abasteça seu veículo a um custo muito baixo.

O Kit inclui:
filtro para óleo vegetal com elemento filtrante
5 elementos filtrantes de 5microns para reposição, com estimativa de 5000Km cada
válvula solenóide
registro de três vias
aquecedor elétrico auxiliar e sonda de temperatura já instalados dentro do filtro
aquecedor de óleo vegetal
controlador com visor de temperatura
interruptor elétrico
serpentina para o tanque de óleo vegetal
mangueira para combustível 3/8
metros de mangueira para combustível ½
“T's” e conexões
abraçadeiras
manual de instalação passo-a-passo

CAVESO
21/06/2008, 21:06
Evandro,

Você indica algum link de estudo científico que tenha estudado desempenho, durabilidade e outros critérios de motores usando óleo vegetal?

e o preço?

BIOCOM
21/06/2008, 21:13
Sim, o site de referencia mundial é o novaenergia.net: http://novaenergia.net/forum/viewforum.php?f=18, que graças a Deus, está em português, com conteúdos técnicos e experimentais, indo desde testes livres até referências aos sistemas motores-BI de cada fabricante, dê uma olhada atenta neste post: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=40186, ele trata o assunto com muitas referências.
Seja paciente, pois o conteúdo é extenso, ok ?
sds
Evandro
PS: mais sites
links do forum nova energia:http://novaenergia.net/forum/viewforum.php?f=18

1- para iniciantes no OV - I : http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=2221
2- iniciantes de ov - II :http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=2864
3- Abertura e estado do motor após 25.000Km a OVD: http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=3171
4- Anexo(s) Parte Eléctrica e Electronica: http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=6278
5- Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada e % de OV: http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=3200
6-Anexo(s) Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado:http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=2864
7-aspectos a considerar na aquisição de um kit:http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=3259
8-cuidados para a proteção dos nossos investimentos: http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=3840
9- Guia do uso do Óleo Vegetal - para novatos:http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=3201
10-montagem do equipamento:http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=6540
11-aquecimento do combustivel: http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=5922
12-Misturar Correctamente o OV com o Diesel:http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=5893
13-Quais são as restrições:http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=5891
14- Motores e veículos que podem consumir OVD:http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=1251
15-Etanol no OV - Estudos revelam vantagens:http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=3622
e muito mais, prepare o coração e a impressora e visite o site.

CAVESO
22/06/2008, 01:13
Vou ler depois com tempo.

Obrigado!

BIOCOM
22/06/2008, 07:54
vejam que isso é técnica antiga:
http://www.clubedodiesel.com.br/?s=%F3leo+vegetal
9 | Aug | 2007
Você sabia que o biodiesel “existe” há mais de um século?
Um assunto tão atual quanto o do biodiesel, quando se fala da sua produção em níveis suficientes para ser adicionado ao diesel ou, até mesmo, substituí-lo como combustível, não é tão recente quanto parece. Depois da descoberta do petróleo na Pensilvânia, em 1859, quando o seu principal foco de utilização era a produção de querosene para iluminação, paralelamente outras experiências eram feitas com combustíveis alternativos.
Durante a exposição mundial de Paris de 1900, foi apresentado um motor do ciclo diesel que funcionava com vários tipos de combustíveis “renováveis”. O motor do tipo diesel tinha injeção indireta e aceitava como combustível petróleo filtrado, óleos vegetais e até mesmo óleos provindos de peixes.
Sabe-se também que no Brasil, desde a década de 20, o Instituto Nacional de Tecnologia já estudava e testava a viabilidade de combustíveis alternativos e renováveis. Mais recentemente, já em 1975, foi criado o Pró-óleo ― Plano de Produção de Óleos Vegetais para Fins Energéticos. Sua finalidade era gerar um excedente de óleo vegetal capaz de ter preços competitivos com o combustível derivado do petróleo. Naquela época já se previa uma mistura de até 30% de óleo vegetal ao óleo diesel, com uma perspectiva de substituição total de um pelo outro a longo prazo."

Gabrielopcarvalho
28/06/2008, 11:00
Eh pessoal, sem duvida o Biodiesel eh uma tecnologia antiga e que pode poluir muito menos, alem de ser uma solucao para os problemas do fim do petroleo. mas ainda assim, o processo para a eliminaca da glicerina dos oleos vegetais eh muito complexo e caro, ao passo que tira a viabilidade do negocio. Caso a glicerina nao seja retirada, sem duvida esta vai corroer o sistema interno do motor, alem de gerar uma poluicao muito maior para a atmosfera. Crolofilos sao a parte da glicerina que mais afeta aos motores e aa natureza.

biodiesel
26/08/2008, 15:46
Alguem daqui do forum ja fez essa adaptação?

Muito bom os sites...

valeu

BIOCOM
12/01/2009, 13:53
Já respondi por MP, mas quero deixar para os outros foristas que fiz a adaptação de uma D-20 com motor maxion S4T, sem problemas. Rodei de 30 a 90 % de OV na boa por seis meses, vendi em 2006 para um camarada do Tocantins, já liguei para ele e disse que está tudo bem.
Sim, nós podemos ("si, se puede")
sds
Evandro

BIOCOM
12/01/2009, 13:54
Já respondi por MP, mas quero deixar para os outros foristas que fiz a adaptação de uma D-20 com motor maxion S4T, sem problemas. Rodei de 30 a 90 % de OV na boa por seis meses, vendi em 2006 para um camarada do Tocantins, já liguei para ele e disse que está tudo bem.
Sim, nós podemos ("si, se puede")
sds
Evandro

BIOCOM
13/06/2010, 06:15
http://www.cidadeverde.com/motormais/motormais_txt.php?id=26086
vejam e discutam.
a revolução está começando.
sds
Evandro

BIOCOM
13/06/2010, 06:23
Notícias / Combustível Alternativo
03/10/2007
Óleo de soja como combustível para motores diesel

Pesquisa brasileira aponta caminhos alternativos
bomba de combustível

Artigo publicado na edição de setembro/outubro de 2007 da revista Ciência Rural*, e divulgado pela agência Notisa, descreve o óleo de soja como a melhor alternativa ao óleo diesel, utilizado em motores de ignição por compressão – como os de pick-ups, caminhões e caminhonetes. O estudo foi realizado pelo pesquisador José Fernando Schlosser e sua equipe, na Universidade Federal de Santa Maria (RS) e conclui que os óleos vegetais podem ser usados in natura, esterificados (na forma de biodiesel) ou ainda em mistura com o óleo diesel convencional.

O principal problema encontrado pelos pesquisadores nos testes foi a elevada viscosidade do óleo vegetal cru em temperatura ambiente, que chega a ser cerca de dez vezes superior à do óleo diesel derivado do petróleo. Essa alta viscosidade danifica o motor e por isso a grande tarefa dos cientistas foi identificar qual a temperatura e a mistura ideais que permitiriam o uso do óleo de soja como fonte alternativa de combustível. Com o aquecimento, a viscosidade é reduzida a níveis próximos a do diesel convencional.

Segundo os autores, níveis aceitáveis de viscosidade são atingidos a uma temperatura próxima a 600C ou misturando óleo diesel ao composto. A mistura formada por 70% de óleo de soja e 30% de óleo diesel, aquecida a 68ºC foi aquela que demonstrou melhor resultado. Em seguida, foram o óleo de soja puro a 68°C e a mistura composta por 10% de óleo de soja e 90% de óleo diesel a 57°C.

As conclusões do artigo indicam que, nas condições definidas na pesquisa, já é possível utilizar o óleo de soja para alguns setores da agricultura e da estrutura de transportes no Brasil, como alternativa aos combustíveis fósseis, sendo mais barato e menos agressivo ao meio ambiente.
A temperatura média na Terra está subindo 0,2 graus a cada década e os dez anos mais quentes do planeta foram registrados nos últimos 12 anos (Fonte: The Guardian e BBC Brasil).

O aquecimento Global, que é a maior ameaça à sustentabilidade da vida no planeta, é causado pelo acúmulo de gases do efeito estufa, lançados na atmosfera pelas atividades industriais, pelo desmatamento e pela queima de combustíveis fósseis. As emissões de CO2 no mundo cresceram 80% entre 1970 e 2004, e o maior crescimento das emissões, durante este período, ficou com o setor de geração de energia (145%), seguido pelo de transportes (120%), da indústria (65%) e pelos usos da terra e desmatamento (40%).

Assim, a queima de combustíveis fósseis é uma das mais importantes fontes de emissão de gases causadores do efeito estufa, em todo o mundo. No Brasil, de acordo com os dados oficiais do Ministério de Ciência e Tecnologia, as emissões do setor energético, que compreende a geração de energia elétrica e a produção e queima de combustíveis, representam 23% do total das emissões nacionais, estimadas em cerca de 240 milhões de toneladas de CO2. Dessa fatia de 23%, cerca de 40% refere-se ao consumo de combustíveis no transporte.

Substituir a maior parte do diesel e da gasolina (combustíveis derivados de petróleo) por fontes renováveis – que sejam menos poluentes e tenham menor impacto no aquecimento global – é fundamental, especialmente em um país como o Brasil, no qual a rede de transporte de carga é em grande parte dependente da circulação de caminhões a diesel e a gasolina. Assim, a possibilidade de usar o óleo de soja no Brasil, como alternativa, mesmo que parcial, ao óleo diesel convencional, é sem dúvida muito atraente.

*Para ler a íntegra do artigo, clicar aqui. www.ufsm.br/ccr/revista/

Nava
13/06/2010, 10:31
Trabalhei no inicio do meu mestrado com estudos de sistemas diesel que trabalhavam com biodiesel do B2 ao B100 e nenhum passou nos testes. TEstes estes realizados na Alemanha. Alguns motores pesados estacionarios CAT e alguns GM tinham recomendação B20. Isso com biodiesel de qualidade.
Colocar simplesmente um oleo vegetal 100% no tanque é assinar contrato com o ferro velho para comprar um motor novo...
Funcionar funciona mas tem sérios efeitos colaterais em bombas e bicos e nas cabeças de pistão.

Maurício Fernandes
13/06/2010, 10:45
A PUC/RS produz diesel de óleo de fritura e a a Secretaria de Meio Aabiente de POA usa nos seus veículos.

Nava
13/06/2010, 17:14
Ok, concordo...existem N instituições de respaldo internacional como Lactec, UFPR, USP, ITA, Bosch, etc que estudam isso. Será ótimo qdo tiver a tecnologia bem desenvolvida!

O ponto é que se vc usar esses produtos diretamente no seu motor, vai dar zica, mesmo com "mini-usinas", kits etc...

GBarros
14/06/2010, 19:08
O que eu acho, é que o problema não é o combustivel, e sim o motores que temos atualmente. Quando tiverem interesse economico em desenvolver um veiculo com motor movido a oleo vegetal, logo aparecerá um motor que vai rodar até com oleo de soja puro. Vai ser igual ao flex. Todo mundo já condenava o alcool, pouca venda, produção em baixa. A maioria da produção virava só açucar. Agora não, tem carro por aí que só usa o combustivel renovável. Agora é esperar uma melhoria dos motores diesel pra poderem rodar com oleo vegetal também. Vamos aguardar!

Maurício Fernandes
14/06/2010, 19:50
eu conheço gente que usa direto óleo vegetal em motor diesel, sem adaptação alguma.

BIOCOM
24/05/2011, 09:55
I oficina biocom de conversão em agosto de 2011, totalmente gratis e sem limite de participantes. Pré inscrições pelo email ou mp.

weillerronfini
14/02/2013, 02:41
Bom dia, sou novato neste assunto de óleo vegetal em motor diesel, e pelo que eu li, me surgiram algumas dúvidas:

1- Vamos supor que eu tenha um Lada Niva com motor VW 1.6 Diesel e queira passar ele para óleo vegetal. Posso somente colocar no tanque de combustivel uma mistura de 50% de diesel com mais 50% de óleo vegetal?
2- Usando o mesmo veículo citado acima, posso colocar 100% de diesel em um tanque e em outro tanque colocar 100% de óleo vegetal e quando o motor estiver acima de 80ºC, eu fechar a entrada de óleo diesel e abrir a entrada de óleo vegetal?
3- Existe alguma oficina ou algum local de conversão no Rio de Janeiro ou em estados vizinhos próximos para que possa ser feita esta conversão para o motor diesel-flex (Diesel & Vegetal)?
4- É verdade que o óleo vegetal é um lubrificante melhor do que o próprio óleo Diesel para os próprios motores?

Desde já, agradeço a todos que conseguirem sanar as minhas dúvidas e agradeço também a aqueles que tentaram.

Tenha um ótimo dia.

Atenciosamente: Weiller Braga

Tiagocampa
31/03/2013, 15:53
galera, tô usando óleo vegetal pura a 15% num motor mwm 2.8 até agora sem problemas(6 meses de uso), mais alguém já fez esse teste?

BIOCOM
09/07/2013, 19:11
RESPOSTAS ABAIXO DAS PERGUNTAS EM MAIUSCULAS:

1- Vamos supor que eu tenha um Lada Niva com motor VW 1.6 Diesel e queira passar ele para óleo vegetal. Posso somente colocar no tanque de combustivel uma mistura de 50% de diesel com mais 50% de óleo vegetal?
COM 50% DE OV DESNECESSÁRIO MODIFICAR SEU SISTEMA.
2- Usando o mesmo veículo citado acima, posso colocar 100% de diesel em um tanque e em outro tanque colocar 100% de óleo vegetal e quando o motor estiver acima de 80ºC, eu fechar a entrada de óleo diesel e abrir a entrada de óleo vegetal?
SIM, USANDO UMA VALVULA POLLACK 6 VIAS, O MESMO SISTEMA QUE USO.
3- Existe alguma oficina ou algum local de conversão no Rio de Janeiro ou em estados vizinhos próximos para que possa ser feita esta conversão para o motor diesel-flex (Diesel & Vegetal)?
CARO AMIGO EM 2011 FOI REALIZADO A 1ª OFICINA DE CONVERSAO EM TIRADENTES, MG, TEM QUE FAZER CONTATO COM O GRUPO PARA SABER A DATA DA PROXIMA.
4- É verdade que o óleo vegetal é um lubrificante melhor do que o próprio óleo Diesel para os próprios motores?
SIM, O OV CONTÉM GLICERINA CUJO VAPOR TEM MAIOR LUBRICIDADE DO QUE O DIESEL.

BIOCOM
09/07/2013, 19:13
15% é o mesmo % de adulteração de diesel no brasil, então você não terá certeza de seus resultados, para o mwm pode usar até 70% sem problemas, mesmo assim eleve sua adição a 50%, cuidando de secar muito bem o ov.

BIOCOM
09/07/2013, 19:18
o motores diesel já tem disponiveis no mercado kits para rodar com OV, na verdade o motor foi convertido para oleo diesel, nós só revertemos para o combustivel original, aguardar nesse momento pode nao ser a melhor escolha, já que jamais o capitalista vai abrir mao de seus lucros com combustiveis fósseis.
abs
Evandro

O que eu acho, é que o problema não é o combustivel, e sim o motores que temos atualmente. Quando tiverem interesse economico em desenvolver um veiculo com motor movido a oleo vegetal, logo aparecerá um motor que vai rodar até com oleo de soja puro. Vai ser igual ao flex. Todo mundo já condenava o alcool, pouca venda, produção em baixa. A maioria da produção virava só açucar. Agora não, tem carro por aí que só usa o combustivel renovável. Agora é esperar uma melhoria dos motores diesel pra poderem rodar com oleo vegetal também. Vamos aguardar!

BIOCOM
09/07/2013, 19:32
é importante o colega colocar os links para os estudos e os institutos e organizações que fizeram os testes, para consulta e avaliação dos foristas.
abs
evandro

Trabalhei no inicio do meu mestrado com estudos de sistemas diesel que trabalhavam com biodiesel do B2 ao B100 e nenhum passou nos testes. TEstes estes realizados na Alemanha. Alguns motores pesados estacionarios CAT e alguns GM tinham recomendação B20. Isso com biodiesel de qualidade.
Colocar simplesmente um oleo vegetal 100% no tanque é assinar contrato com o ferro velho para comprar um motor novo...
Funcionar funciona mas tem sérios efeitos colaterais em bombas e bicos e nas cabeças de pistão.

jeanleal
08/09/2013, 19:41
Boa noite a todos, sou novo aqui no site como usuário mas já entro a tempos.
Este fórum estava parado e já tinha visto ele e gostado muito das ideias.
Mas fico com receio de fazer esta conversão ou usar uma % no motor e ter problemas futuros, ainda mais que acabei de fazer o motor e a bomba minha f1000 mwm 229 turbo.
Se alguém estiver usando gostaria que falasse da experiência seja ela positiva ou negativa. Obrigado

tolicarmuru
24/07/2014, 16:36
onde compro o kit pra s10 e quem adapta

Luiz Fernando Lins
27/02/2016, 19:00
Alguem sabe me dizer onde posso adiquirir o kit e que pode fazer a instalação com exelência?

minhastrilhas
01/05/2016, 20:18
Boa noite

consigo rodar com "oleo vegetal usado" na minha Toyota bandeirante 95 motor 14b?

O conversor atende a essa especificação de motor?

Qual o valor de um kit?


Mais uma duvida.... Dependendo do oleo vegetal você nunca saberá sobre seu poder de lubrificação quando utilizado diversas e diversas vezes em frituras de restaurante, por exemplo. Como fica isso? oleo mais novo é melhor q oleo mais velho?

abs

BIOCOM
19/10/2017, 12:13
lucas lua, instalador de kit ov, está em mg.Lucas Agostini <lucaluas@gmail.com>

BIOCOM
19/10/2017, 12:20
caros, vejam nos anexos materiais válidos para seu conhecimento e praticas de biocombustíveis.
ainda informei a implantação da 1ª oficina de conversão diesel x ov, em MG, contato lucas Agostini Lucas Agostini <lucaluas@gmail.com>. Qualquer duvida- e serão muitas- gritem ai.

DasSerras
27/05/2018, 20:48
Boa noite,

É minha primeira postagem cá e aproveito para saudar a todos do forum.
Após pesquisa aqui no fórum, foi o único post que encontrei e caso, esteja comentando no local errado, por favor, peço que redirecionem.

Nestes tempos de crise de abastecimento de combustíveis e mesmo para quem necessita ou prefere um estilo mais "sobrevivencialista" ou "permacultor", creio que este tópico mereça mais relevância e aproveito para saber se mai alguém testou algo (seja de produção "artesanal" de Biodiesel ou de instalação de sistema para alimentação direta de OV), mais alguém, alguma novidade? Alguém misturou OV ao Diesel estes dias?

Se entendi bem, a proposta de "conversão" é mais barata (considerando os custos de maquinário de produção do biodiesel), gera um sistema paralelo de backup, no entanto requer mais espaço para reservatório no veículo (e achar OV para venda em embalagens com mais litros é difícil), etc. Já a produção de biodiesel, apesar de trabalhosa e demorada (ao menos que se tenha uma cooperativa ou produção próxima de algum amigo/conhecido que "comercialize" - e aí, se obteria, por vez, em tese, quantidades maiores), não requer modificação nenhuma no veículo, a priori, certo?

Desde já fico grato.

BIOCOM
12/06/2018, 00:07
Sim, o site de referencia mundial é o novaenergia.net: Oleo Vegetal Directo - NovaEnergia (http://novaenergia.net/forum/viewforum.php?f=18), que graças a Deus, está em português, com conteúdos técnicos e experimentais, indo desde testes livres até referências aos sistemas motores-BI de cada fabricante, dê uma olhada atenta neste post: H-bio OBG a 0,65 o litro rodando oleo de girassol no motor diesel, ele trata o assunto com muitas referências.
Seja paciente, pois o conteúdo é extenso, ok ?
sds
Evandro
PS: mais sites
links do forum nova energia:Oleo Vegetal Directo - NovaEnergia (http://novaenergia.net/forum/viewforum.php?f=18)

1- para iniciantes no OV - I : Introducao ao OVD - parte 2 - Chave de uso do OV nos carros - NovaEnergia (http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=2221)
2- iniciantes de ov - II :Introducao ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado - NovaEnergia (http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=2864)
3- Abertura e estado do motor após 25.000Km a OVD: Abertura e estado do motor apos 25.000Km a OVD - NovaEnergia (http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=3171)
4- Anexo(s) Parte Eléctrica e Electronica: http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=6278
5- Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada e % de OV: http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=3200
6-Anexo(s) Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado:Introducao ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado - NovaEnergia (http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=2864)
7-aspectos a considerar na aquisição de um kit:http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=3259
8-cuidados para a proteção dos nossos investimentos: http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=3840
9- Guia do uso do Óleo Vegetal - para novatos:http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=3201
10-montagem do equipamento:http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=6540
11-aquecimento do combustivel: http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=5922
12-Misturar Correctamente o OV com o Diesel:http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=5893
13-Quais são as restrições:http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=5891
14- Motores e veículos que podem consumir OVD:http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=1251
15-Etanol no OV - Estudos revelam vantagens:http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=3622
e muito mais, prepare o coração e a impressora e visite o site.


Boa noite,

É minha primeira postagem cá e aproveito para saudar a todos do forum.
Após pesquisa aqui no fórum, foi o único post que encontrei e caso, esteja comentando no local errado, por favor, peço que redirecionem.

Nestes tempos de crise de abastecimento de combustíveis e mesmo para quem necessita ou prefere um estilo mais "sobrevivencialista" ou "permacultor", creio que este tópico mereça mais relevância e aproveito para saber se mai alguém testou algo (seja de produção "artesanal" de Biodiesel ou de instalação de sistema para alimentação direta de OV), mais alguém, alguma novidade? Alguém misturou OV ao Diesel estes dias?

Se entendi bem, a proposta de "conversão" é mais barata (considerando os custos de maquinário de produção do biodiesel), gera um sistema paralelo de backup, no entanto requer mais espaço para reservatório no veículo (e achar OV para venda em embalagens com mais litros é difícil), etc. Já a produção de biodiesel, apesar de trabalhosa e demorada (ao menos que se tenha uma cooperativa ou produção próxima de algum amigo/conhecido que "comercialize" - e aí, se obteria, por vez, em tese, quantidades maiores), não requer modificação nenhuma no veículo, a priori, certo?

Desde já fico grato.

BIOCOM
12/06/2018, 00:07
aqui varios vendedores de kits ov :veg-therm glow plug - Pesquisa Google (https://www.google.com/search?q=veg-therm++glow+plug&num=30&newwindow=1&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiWgqGhkc3bAhWLHZAKHaXYAjQQ_AUICygC&biw=1280&bih=864#imgrc=a5VbUmF7tLrkBM:)

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12/06/2018, 00:11
Kit OVD4 caseiro - 2 depositos - NovaEnergia (https://www.novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=1457)


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Kit de adaptação veicular para utilização de oléo vegetal em veículos com motores à diesel

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Número do pedido da patente:
MU 8800057-5 U2

Data do depósito:
15/01/2008

Data da publicação:
01/09/2009

Inventores:

Paulo Roberto Lenhardt

Classificação:
F02M 33/00
; F02M 43/00
;

Nome do depositante:
Paulo Roberto Lenhardt

Nome do procurador:
Gabriel Diniz da Costa

KIT DE ADAPTAÇÃO VEICULAR PARA UTILIZAÇÃO DE ÓLEO VEGETAL EM VEÍCULOS COM MOTORES À DIESEL. Patente de modelo de utilidade para um kit de adaptação veicular para utilização de óleo vegetal em veículos com motores à Diesel que é compreendido de um tanque separado para armazenamento do óleo vegetal (figura 3), de uma serpentina (figura 2) que circulada por água quente aquece o óleo, um aquecedor auxiliar do óleo vegetal (figura 4) também alimentado pela água quente do radiador, um filtro de combustível para o óleo vegetal (figura 11), de uma sonda de temperatura - termopar - (figura 5), de um aquecedor elétrico auxiliar (figura 6) que energizado calibra a temperatura do óleo, de uma válvula solenóide (figura 10) que permite o uso do óleo diesel ou óleo vegetal e de um controlador (figura 7).
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Documento
“KIT DE ADAPTAÇÃO VEICULAR PARA UTILIZAÇÃO DE ÓLEO VEGETAL EM
VEÍCULOS COM MOTOR A DIESEL”

A presente patente de modelo de utilidade tem por objetivo um modelo de kit de adaptação veicular para utilização de óleo vegetal em veículos com motores à diesel, ao qual foi dada original construção, com vistas a possibilitar a utilização de óleo vegetal bruto como combustível em motores à diesel, permitindo uma maior economia a todos os usuários.

O princípio básico está em compensar a diferença de densidade do óleo vegetal em relação ao óleo diesel, já que quando aquecido suficientemente, o óleo vegetal se aproxima muito da densidade do óleo diesel.

Outra questão é que, para não se ter problemas de longo prazo no motor, ele precisa estar na temperatura normal de funcionamento para ser possível a utilização do óleo vegetal. Acontece que o óleo que não é queimado, quando o motor ainda está frio, desce para o cárter e se mistura com o óleo lubrificante. Isto acontece com o óleo diesel também - este é o principal motivo pelo qual se troca oóleo lubrificante de tempos em tempos. No caso do óleo diesel, esta mistura faz com que o óleo lubrificante perca a densidade e a capacidade de lubrificação, acarretando em danos ao motor se não for efetuada a troca regularmente.

No caso do óleo vegetal, o comportamento é diferente: quando desce para o cárter esse óleo reage quimicamente, polimeriza e acaba sendo sugado pela bomba de óleo provocando entupimentos e conseqüente falta de lubrificação interna do motor, fazendo com que o motor funda.

Tendo em vista esses problemas, e no propósito de superá-los, foi desenvolvido esse kit de adaptação veicular, o qual possibilita a utilização de óleo vegetal bruto em veículos com motores à Diesel, objeto da presente patente.

Esse kit foi desenvolvido no sentido de manter a linha do diesel original, (tanque, filtro, tubulações, etc...), criando-se uma linha paralela para o óleo vegetal, com um tanque separado, só para o óleo vegetal. Além disso, foi colocado um pré-aquecedor aproveitando a água quente do radiador. Para garantir 5- que o óleo esteja na temperatura correta, foi posta uma resistência elétrica que proporciona a calibrada final no óleo, antes dele ingressar no sistema de injeção do motor.

Devido a isso, o óleo vegetal bruto é aquecido entre oitenta e noventa graus centígrados, momento em que será aceito pelo sistema de 10- injeção do motor, já que possuirá uma densidade muito similar ao óleo diesel, fazendo com que o motor funcione normalmente.

Na prática, o veículo fica bi combustível, rodando tanto com o diesel como com o óleo vegetal bruto, fornecendo maior segurança em caso de falta de combustível. Para efetuar a troca de combustíveis, existe uma válvula 15- elétrica “solenóide” que faz a mencionada troca mesmo com o veículo andando, simplesmente acionando uma chave que é colocada no painel principal do veículo.

Em termos operacionais, funciona da seguinte maneira: dá-se a partida no veículo utilizando o diesel como combustível; depois de aquecido bem o motor e quando ele atinge a temperatura normal de funcionamento (noventa 20- graus centígrados), aciona-se a chave no painel principal do veículo, passando para o óleo vegetal bruto, fazendo com que o veículo trafegue normalmente.

Quando se deseja realizar uma parada longa, o motor, conseqüentemente, vai esfriar. Nesses casos, deve-se fazer a operação inversa, ou seja, acionar a chave principal para que seja utilizado o diesel como combustível um 25- pouco antes da parada, fazendo com que o óleo diesel permaneça no sistema de injeção quando a partida for acionada novamente, devendo ser aquecido o motor e assim por diante, conforme a descrição acima.

Os desenhos em anexo mostram a disposição dos equipamentos que integram o presente kit, onde a linha do óleo diesel continua com

o seu tanque original (figura 1), com o seu filtro original (figura 12). No entanto, nessa linha do diesel foi instalado um registro de 3 (três) vias (figura 13), onde são duas entradas e uma saída. De tal registro, utiliza-se apenas uma entrada de cada vez. É utilizado no sistema de retorno do veículo, criando o “looping”, o qual impede 5- que quando o veículo esteja usando o óleo vegetal, o excesso de combustível que “sobra” do motor (que originalmente retorna para o tanque de diesel), retorne e se misture com o óleo diesel do tanque.

No interior do tanque de óleo vegetal (figura 3) foi instalada uma serpentina (figura 2), a qual fica imersa no óleo vegetal, sendo 10- conectada ao radiador do veículo, sendo possível que a água quente do motor circule pela serpentina, aquecendo o óleo vegetal no interior do tanque de óleo vegetal. É instalado, ainda, um aquecedor auxiliar do óleo vegetal no caminho a ser percorrido por ele, o qual consiste em uma peça de metal equipada com uma serpentina de cobre no seu interior (figura 4). Ele é conectado ao radiador, quando 15- acionado o motor, fazendo com que a água quente circule pela serpentina que está dentro da peça de metal. O óleo vegetal, então circula pelo interior da peça, sendo aquecido pela água quente ali existente. Posteriormente, é instalado exclusivamente um filtro de combustível para o óleo vegetal (figura 11), similar ao filtro de combustível para motores a diesel. No interior desse filtro para o óleo vegetal é 20- instalada uma sonda de temperatura - termopar - (figura 5), a qual serve para monitorar a temperatura e passar a informação para o controlador instalado no painel do veículo. Nesse mesmo filtro, em seu interior, é instalado um aquecedor elétrico auxiliar (figura 6), o qual é acionado automaticamente pelo controlador instalado no painel do veículo. Sua função é auxiliar no aquecimento do óleo 25- vegetal, elevando a temperatura do mesmo caso seja necessário.

Após passar pelo filtro, o óleo vegetal segue para uma válvula solenóide (figura 10). Essa válvula é elétrica e acionada por um interruptor instalado no painel do veículo. Ela possui duas entradas e uma saída. Numa entrada, é conectada a linha do diesel e na outra a linha do óleo vegetal. Quando acionada pelo motorista, ela fecha o diesel e abre para o óleo vegetal e vice-versa.

No interior do veículo, mais precisamente no painel do veículo, é instalado um controlador, o qual serve para monitorar e informar a 5- temperatura do óleo vegetal que circula no interior do filtro de óleo vegetal (figura 7). Ele é programado para acionar automaticamente o aquecedor elétrico instalado dentro do filtro quando houver quedas na temperatura do óleo vegetal. Ele é conectado, também, a bateria do veículo.

Nesse mesmo painel, é instalada uma chave interruptora 10- que serve para acionar a válvula solenóide, servindo para escolher o combustível que será utilizado, óleo diesel ou óleo vegetal.

No interior do motor (figura 8), somente foi instalada uma entrada que vem da linha do óleo vegetal que entra diretamente na bomba injetora do motor (figura 9).
REIVINDICAÇÃO

KIT DE ADAPTAÇÃO VEICULAR PARA UTILIZAÇÃO DE ÓLEO VEGETAL EM VEÍCULOS COM MOTORES À DIESEL caracterizado 5- pela instalação de uma linha paralela à linha do diesel original, com um tanque separado para o óleo vegetal (figura 3), de uma serpentina (figura 2), um aquecedor auxiliar do óleo vegetal (figura 4), um filtro de combustível para o óleo vegetal (figura 11), de uma sonda de temperatura - termopar - (figura 5), de um aquecedor elétrico auxiliar (figura 6), de uma válvula solenóide (figura 10) e de um controlador (figura 7).

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RESUMO

“KIT DE ADAPTAÇÃO VEICULAR PARA UTILIZAÇÃO 5- DE ÓLEO VEGETAL EM VEÍCULOS COM MOTORES À DIESEL”. Patente de modelo de utilidade para um kit de adaptação veicular para utilização de óleo vegetal em veículos com motores à Diesel que é compreendido de um tanque separado para armazenamento do óleo vegetal (figura 3), de uma serpentina (figura 2) que circulada por água quente aquece o óleo, um aquecedor auxiliar do óleo vegetal 10- (figura 4) também alimentado pela água quente do radiador, um filtro de combustível para o óleo vegetal (figura 11), de uma sonda de temperatura - termopar - (figura 5), de um aquecedor elétrico auxiliar (figura 6) que energizado calibra a temperatura do óleo, de uma válvula solenóide (figura 10) que permite o uso do óleo diesel ou óleo vegetal e de um controlador (figura 7).

API Quem Somos Termos Privacidade

Max Martins
13/07/2018, 18:39
Congratulações!
Confesso que estava decidido a partir para a exploração do biodiesel a partir de óleo reaproveitado. Ao ter contato com este fórum penso em mudar o foco. Ainda não li todo o material disponível (pois é deveras extenso) mas já o suficiente para acreditar no uso direto do óleo vegetal. Li algo sobre os efeitos danosos da glicerina aos motores e pensei ser este um problema insolúvel até o momento. Enfim, gostaria de saber se existe alguém aqui no sul de SC que instale este kit?

BIOCOM
05/10/2020, 17:47
https://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/176564-oleo-vegetal-no-motor-diesel-solucao-para-o-brasil-atual-4.html#post2532745