Conectar

Ver Versão Completa : Cinto de segurança 03 pontos traseira Band

Junior Toyota
20/06/2008, 08:37
Pessoal,
Gostaria de saber se alguem já instalou cinto 03 pontos nos bancos traseiros do jeep bandeirantes?usando banco original...

abraço
Junior

Ney_Niteroi II
20/06/2008, 10:14
Pq nao usa o de pontos? Parece mais muito fácil de instalar.... Veja no site do Donatti...

Abs

Francisco Bicalho
20/06/2008, 10:38
Ney, você quis dizer cinto de 4 pontos?

Junior Toyota
20/06/2008, 11:25
voces tem instalado o de 04 pontos?È que pretendo colocar acento para levar crianças...sera que o de 04 pontos fca bom??

Abraços
Junior

Francisco Bicalho
20/06/2008, 11:43
oi Junior

O uso do cinto de 4 pontos requer a instalação de um Santo Antônio. Lembre que as colunas do teto do Bandeirante são famosas por deitar em certas ocasiões de rolagem do veículo, e o teto fica no nível da base das janelas, achatado como uma panqueca. Quem já viu foto do Bandeirante com o teto quase no nível to capôt fica bem assustado. Com o cinto de 4 pontos, você fica (como disse o outro) como um boneco de Olinda, preso ao banco, o que funciona em colisões frontais, mas, no caso de uma capotagem, e do eventual colapso das colunas, pode ser o pior cenário possível em termos de segurança.

Outra questão com cinto de 4 pontos, é que, quem usa reclama que você fica muito limitado dentro do carro, até mesmo para puxar o freio de mão, mexer no ar condicionado, no rádio, etc. E as pessoas acabam, as vezes, liberando as faixas do ombro, e ele vira um cinto de 2 pontos.

Andei interessado no cinto de 4 um tempo atrás, e lancei a pergunta no "toyoteiros", e houveram vários depoimentos contra. Inclusive uma pessoa que tinha cinto de 4 estava prestes a re-instalar o de 3 novamente.

Entrei em contato com a San Marino, que fabrica cintos de 4 pontos, e lancei a sugestão deles introduzirem um cinto de 4 pontos com duas polias retráteis (como nos cintos normais), uma para cada ombro, porque acho que isso resolveria o problema das pessoas ficarem eternamente restritas pelo cinto, mas eles não responderam.

Chico

Ney_Niteroi II
20/06/2008, 14:12
Junior,

Usava o 4 pontos no meu CJ-5 e achei que ficou muito bom. Apesar de ter gaiola e santo antonio, fixei todos o pontos no assoalho.

Sds

Junior Toyota
20/06/2008, 16:54
Chico,
È vou partir para o de 03 pontas....mas alguem já instalou???Pois o dianteiro é fixado na coluna...e na traseira do teto de aço tem uma coluna também...sera que suporta??Ou a diant. tem alguum reforço??

Ab
Junior

Francisco Bicalho
20/06/2008, 17:04
oi Junior

Você quer instalar os cintos de 3 para segurança dos seus filhos? É que eu nunca vi um Bandeirante com cinto de 3 no banco traseiro, portanto não posso dar uma opinião. Desculpe.

Chico

AlexandreJB
20/06/2008, 18:11
Caro amigo,
Acabei de fazer uma reforma total na minha Band e coloquei cinto de segurança de tres pontos no banco traseiro, já fiz trilha com pessoas usando o cinto e ficou tranqüilo, a reforma foi feita pelo Arilson de Friburgo, estou para postar umas fotos assim que der vou fazer.

Um abraço,

Alexandre Corrêa

Francisco Bicalho
20/06/2008, 19:01
Fala Alexandre

O Arilson é nota 10. Não conheço em pessoa, mas ele está fazendo um defletor do hélice do radiador pra mim, e parece ser um cara ultra profissional. Mandou a peça ontem pelo correio e se recusou a receber dinheiro até que eu aprove o trabalho. Todo mundo que teve carro reformado por ele diz que o serviço fica impecável. Conheço os dois Marcos que fazem o trabalho de mecânica em parceria com o Arilson, e ambos também são excelentes. Um deles, o Marcos Aurelio trocou o meu eixo traseiro e foi incrívelmente prestativo, e profissional.

Abraço e bom fim de semana;
Chico

GERALDOMS
20/06/2008, 22:02
Júnior,
Boa noite,
Eu instalei cinto de 3 pontos na traseira do meu.
O banco continua o mesmo, no entanto tens que dar uma reforçada na coluna lateral pra melhorar a segurança.
Se quiseres posto as fotos.
Um abraço,

JAIME
20/06/2008, 22:27
Fala Alexandre

O Arilson é nota 10. Não conheço em pessoa, mas ele está fazendo um defletor do hélice do radiador pra mim, e parece ser um cara ultra profissional. Mandou a peça ontem pelo correio e se recusou a receber dinheiro até que eu aprove o trabalho. Todo mundo que teve carro reformado por ele diz que o serviço fica impecável. Conheço os dois Marcos que fazem o trabalho de mecânica em parceria com o Arilson, e ambos também são excelentes. Um deles, o Marcos Aurelio trocou o meu eixo traseiro e foi incrívelmente prestativo, e profissional.

Abraço e bom fim de semana;
Chico

CONCORDO. Esse time de Friburgo oé nota 100. Os Marcos da Toyomarcos e o Arilson são muito bons, não só tecnicamente como na forma de tratar o cliente. Como Friburgo é um pouco longe de Cabo Frio acabei fazendo alguns serviços em Niteroi. Arrependimento completo. Vou voltar para Friburgo correndo quando precisar.

Francisco Bicalho
21/06/2008, 10:20
Jaime

Você conhece o Chapéu?

Chapéu: Tel: 2709-2453, Rua 10 Lote 15 Quadra 66, Maravista - Itaipu - Niterói

Não conheço pessoalmente, mas tem um amigo que é cliente dele e gosta muito do trabalho de mecânica que ele faz.

A 12 anos que levo meu carro no Luis Claudio. você já deve conhecer. Ele era sócio do Manéu na época da ToyoDiesel, e agora está com uma oficina própria em Oswaldo Cruz (Madureira) chamada ToyoNew: http://www.toyonew.com.br/ já mandei muita gente pra ele e todos ficam satisfeitos. Se você quiser me ligar na semana que vem, te mando as coordenadas do Luis. Estour no meu estudio no Rio durante os dias da semana. Chico: 21-2225-2168

Abraço, e bom fim de semana;
Chico

Junior Toyota
23/06/2008, 09:02
Alexandre e Geraldo,
Se possivel posta as fotos pra gente...Geraldo como voce fez o reforço??
Francisco é sim pra levar crianças (Familia toda)

Abraços
Junior

Ney_Niteroi II
25/06/2008, 12:54
Jaime,

Onde fazia serviços em Niterói? Gostaria de saber... assim eu passo bem longe da oficina do "artista"!!!

Abraços

Junior Toyota
27/06/2008, 11:10
Alexandre e Geraldo,
Ainda estamos no aguardo das fotos.......Geraldo como voce fez o reforço??
O cinto usa-se o original dianteiro mesmo??

Abração
Junior

Bambu
25/04/2010, 23:47
Alexandre e Geraldo,
Ainda estamos no aguardo das fotos.......Geraldo como voce fez o reforço??
O cinto usa-se o original dianteiro mesmo??

Abração
Junior

Vamos tentar reavivar esse tópico?!? Botei bancos individuais na traseira e preciso saber como botar cinto de 3 pontos lá também...

Agradeço a ajuda

Abraços

Junior Toyota
26/04/2010, 15:50
Bambu,
Coloquei os cintos 3 pontas na traseira..não tem muito segredo nao...o mais dificil é voce ter o rebitador para rebites com rosca para rebitar...onde vai a alça guia do cinto....

Abraço
Junior

Luciano SHAKALL
26/04/2010, 18:55
"... Entrei em contato com a San Marino, que fabrica cintos de 4 pontos, e lancei a sugestão deles introduzirem um cinto de 4 pontos com duas polias retráteis (como nos cintos normais), uma para cada ombro, porque acho que isso resolveria o problema das pessoas ficarem eternamente restritas pelo cinto, mas eles não responderam ... "Taí um negócio que seria interessante :concordo: . . .
Mesmo que o "carretel auto-enrrolável" torne esse Cinto "menos seguro" que o "4 Pontos normal",
ele ainda será meis seguro que o 3 pontos auto-enrrolável :pensativo: . . .

Nas aeronaves de passageiros (não sei se em todas, mas nos Airbus A310, A330 e A340 são :-P ),
os cintos dos acentos dos comissários são 4 pontos auto-enrroláveis....

Sei que com segurança não se brinca :stop: ,
mas essas "casas especializadas em cintos" :roll: não poedriam pegar dois cintos auto-enroláveis, de 3 pontos
(um do lado esquerdo e outro do lado direito) e substituir os encaixes (fivelas), de forma que os cintos fixem-se "um no outro"
(fazendo um 4 pontos), ao invés de encaixar nos suportes "do chão" :pensativo: ?

Tente visualizar, você sentado com o cinto afivelado, passando pelo seu ombro esquerdo...
Desengate o cinto, mas não deixe ele "voltar": Segure a fivela "no meio da sua barriga" :mrgreen: .
Imagine pegando o cinto do passageiro, "arrancando-o da coluna" e trazendo para o seu banco,
passando pelo ombro direito... (O carretel seria fixado "no chão", atrás do banco - da mesma forma que o esquerdo é).
Essa fivela do cinto direito, seria encaixada na fivela do cinto esquerdo (no "meio da barriga"),
tal qual o 4 pontas "normal" (fixo)

Em um "Banco Concha", os cintos passariam pelas aberturas abaixo do encosto de cabeça, como nos 4 pontos "normais" (fixos),
porém, ao soltar o cinto, os encaixes (fivelas) seriam recolhidos até a altura dessas aberturas, permanecendo lá,
tal qual os cintos dos comissários que e citei: Ao sentar, leva-se as mãos até a "altura do pescoço"; pega-se as fivelas e puxa o(s) cintos até a cintura, onde serão afivelados um ao outro 8-) ! (diferentes dos fixos, que ficam "lá em baixo" mesmo...)

Não sei se to me fazendo entender :oops: . . .

Será que não daria certo? :pipoca:

[]'s

Arnoldo Junior
26/04/2010, 22:14
Boa noite Junior.
Preparei um croquí sem escala pra ilustrar, desenterrei tmbm um foto da minha antiga lataria, espero que possa te ajudar.:dance::dance::dance:
TInha na minha viatura (quando ainda era de lata) um par de cintos para o banco traseiro, intalei da seguinte maneira (acompanhe pelo anexo)
Para cada cinto...
:mrgreen:Descubra por baixo do forro, uns furos na coluna entre o vidro curvo e a janela traseira ,fig1.
:mrgreen:Prepare uma barra de aço comum de 2" de largura 3/16" de espessura e 4" de comprimento, faça um furo de 1/2" e solde uma porca m12x1,5 sobre o furo (fig 3) . Solde a barra na coluna da viatura exatamente sobre o furo, nao esqueça de colocar a porca pro lado de dentro. Ali vc prenderá a argola superior do cinto.
:mrgreen:Utilize um outro pedaço da mesma barra, dobrada em forma de "L" com um furo de 1/2" na ponta (fig 4), esta vc soldará sobre a caixa do paralama, na mesma direção da barra soldada na coluna, deixe espaço suficiente ente ela e a parede interna, vc prenderá nesta barra com um só parafuso, por fora a ponta cinto e por dentro o enrolador (fig 4) (foto 1). O engate que receberá o cinto, vc prenderá no assoalho da viatura. Qualquer duvida...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=170149&d=1241658722

Arnoldo Junior
26/04/2010, 22:44
segue o croquí

Bambu
02/05/2010, 18:21
Boa noite Junior.
Preparei um croquí sem escala pra ilustrar, desenterrei tmbm um foto da minha antiga lataria, espero que possa te ajudar.:dance::dance::dance:
TInha na minha viatura (quando ainda era de lata) um par de cintos para o banco traseiro, intalei da seguinte maneira (acompanhe pelo anexo)
Para cada cinto...
:mrgreen:Descubra por baixo do forro, uns furos na coluna entre o vidro curvo e a janela traseira ,fig1.
:mrgreen:Prepare uma barra de aço comum de 2" de largura 3/16" de espessura e 4" de comprimento, faça um furo de 1/2" e solde uma porca m12x1,5 sobre o furo (fig 3) . Solde a barra na coluna da viatura exatamente sobre o furo, nao esqueça de colocar a porca pro lado de dentro. Ali vc prenderá a argola superior do cinto.
:mrgreen:Utilize um outro pedaço da mesma barra, dobrada em forma de "L" com um furo de 1/2" na ponta (fig 4), esta vc soldará sobre a caixa do paralama, na mesma direção da barra soldada na coluna, deixe espaço suficiente ente ela e a parede interna, vc prenderá nesta barra com um só parafuso, por fora a ponta cinto e por dentro o enrolador (fig 4) (foto 1). O engate que receberá o cinto, vc prenderá no assoalho da viatura. Qualquer duvida...

Arnoldo,
Valeu pela dica, vamos ver se o Junior explica melhor como ele fez sem soldar... pessoalmente prefiro parafusos a soldas. Mas valeu mesmo, inclusive pelo desenho e pela informação do furo escondido no forro.
Abração
Bambu

Bambu
02/05/2010, 18:26
Bambu,
Coloquei os cintos 3 pontas na traseira..não tem muito segredo nao...o mais dificil é voce ter o rebitador para rebites com rosca para rebitar...onde vai a alça guia do cinto....

Abraço
Junior

Junior,
Você tem foto ou pode indicar em qual coluna instalou a alça superior e o carretel? Como funciona esse rebitador para rebites com rosca? Tipo, você faz um furo na chapa que quer colocar a porça, passa porca pro outro lado e ela fica presa lá? Mas esse treco aquenta a carga no caso de um impacto?
Valeu, abração
Bambu

Junior Toyota
03/05/2010, 11:07
Bambu,
Tentei colocar uma foto do rebite..em casas de parafusos voce deve acha facil....Vou tentar colocar fotos da instalação..
Coloquei o rebite na coluna traseira proximo a vidro curvo (coluna onde tem furos redondos) para (fivela)suporte que segura o cinto e embaixo coloquei o carretel do cinto...usei um perfil em "L" como suporte e também fixei este suporte na carroceria...
Na carroceria da toyota abaixo de onde é parafusado a capota de aço é um perfil quadrado oco foi onde furei e coloquei os rebites para fixar o carretel....
Nossa acho mais facil tirar fotos......

Abraço
Junior

Bambu
12/05/2010, 13:30
Bambu,
Tentei colocar uma foto do rebite..em casas de parafusos voce deve acha facil....Vou tentar colocar fotos da instalação..
Coloquei o rebite na coluna traseira proximo a vidro curvo (coluna onde tem furos redondos) para (fivela)suporte que segura o cinto e embaixo coloquei o carretel do cinto...usei um perfil em "L" como suporte e também fixei este suporte na carroceria...
Na carroceria da toyota abaixo de onde é parafusado a capota de aço é um perfil quadrado oco foi onde furei e coloquei os rebites para fixar o carretel....
Nossa acho mais facil tirar fotos......

Abraço
Junior

Hehehe... também acho mais fácil foto que explicar, se conseguir posta aí. Acho que já tiha visto desse rebite mesmo, mas pra aplicar tem que ser aquela arrebitadeira pneumática...
Como estou com bancos individuais na traseira e eles estão um pouco mais para trás que o original inteiriço, acho que terei que prender os cintos na coluna em outra parte atrás e não nessa coluna lateral. Pensei em aparafusar chapas em L de cerca de 10mm espessura numa travessa próxima a porta traseira e numa chapa próxima ao teto... fiz uns esquemas usando umas foto emprestadas porque também esqueci de tirar da minha Band...

Minha dúvida está sendo, esse lugar próximo ao teto tem resistência no caso de uma colisão? Ao invés de usar 1 parafuso de 1/2" pretendo usar 2 ou 3 parafusos de menor diâmetro para dividir as cargas...

elmestizo
12/05/2010, 14:35
Ops...

O ideal mesmo é colocar um sto antonio...

hercilio.neto
13/05/2010, 22:37
ops...

O ideal mesmo é colocar um sto antonio...
x2
hercilio neto