Ver Versão Completa : Suspensão TOY BAND
Ola pessoal, estou pronto pra adaptar molas da toy band na Ruralzona, só não o fiz essa semana pq quero sanar todas as duvidas...
1ª) Eu e o meca estudamos, estudamos e chegamos a conclusão q terá que aumentar os chassis e cortar um pedaço do bandeja do para-choque. é isso mesmo?
2º) Meu motor é o maxion 2.5 da van Sprinter, qt molas devo usar nos feixes dianteiros?
3º) Meus jumelos servem as molas da band, mesmo assim é o caso colocar os originais da band?
:pensativo:...valeu
dalmo cruz torres
20/06/2008, 10:29
Admir. Tem que aumentar o chassis em uns 15cm. Compra as molas das Toyotas acima de 96, com seis molas o olhas grandes. Para manter os dois olhais das molas na mesma altura tem que colocar jumelo um pouco maior.
Admir, pensa na possibilidade de colocar as molas dianteiras com os jumelos para trás, fica muito bom e macio.
Alguém sabe se o feixa da S10 é muito maior que o da Toyota?
Queria colocar eles na frenta também...
Abs
Ademir coloquei da Band na frente e aumentei 5cm o chassi e coloquei da s10 na traseira ficou otomo.
zepi vou medir hoje e te falo a noite a medidas, da toy e s10.
Obrigado Bruno!
Já vi fotos da sua suspensão...tenho até algumas nos meus documentos....
Ficou muito bom, ainda mais com as bbbS...HEHE!
ABS
Dalmo, os jumelos grandes que vc diz são os originais da band 96/...??? Qt aos jumelos pra traz, ñ entendi muito bem oq vc quiz dizer com isso! me explique melhor...
dalmo cruz torres
20/06/2008, 21:31
Admir, os jumelos não são originais não, são maiores que os originais. É que se vc colocar as molas Toy com os jumelos originais da Toyota o olhal dianteiro da mola vai ficar mai alto que o traseiro, podendo deixar o pinhão do diferencial apontando para baixo.
Amanhã eu faço umas fotos e mando pra vc ver.
LucianDaRolt
20/06/2008, 21:56
Não existe a possibilidade de trocas as molas SEM aumentar o chassi? Não me agrada muito essa ideia não, em breve tb vou trocar as molas.
abraçO
Não existe a possibilidade de trocas as molas SEM aumentar o chassi? Não me agrada muito essa ideia não, em breve tb vou trocar as molas.
abraçO
Nesse topico tem receitas para nao alongar CJ. Acho que nao precisa alongar seguindo as dicas pois o chassi de F é maior...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=277
[]´s
Zepi as medidas são,s10 é 1.33m, toyota é 1.07 é as que esta na minha, qualquer duvida me fale.
dalmo cruz torres
21/06/2008, 21:03
Lucian, todo acha que não precisa alongar, até a hra que desmonta tudo e poe as molas Toy no lugar, aí é aquela correria atrás das coisas para alongar o chassis.
Dalmo, minha duvida é a seguinte: as pontas do chassis termina exatamente nakela bandeja do para-choque (para-choque original)...nesse caso corta pedaço dessa bandeja p/ o chassis avançar ou tem como levantar essa parte do para-choque deixando ele + alto? Nas fotos q vc postou, se fosse para-choque original, a bandeja ficaria se apoiando em cima da parte aumentada do chassis (em cima dakela travessa). Oq devo fazer?
Admir tem uma fabrica de molas que fas molas sodre medidas eles fas do tamanho original modelo toyota, chama se FF molas,fica em são paulo se voce quizer vou procurar o fone deles.
dalmo cruz torres
22/06/2008, 20:39
Admir, agora é que eu entendi qual bandeja vc fala, é aguela lata que fica dando acabamento entre o parachoques e a lataria . É que aqui agente chama de saia...Eu não usei a bandeja na miha camionete, pelo que eu me lembro da posição dela, realmente tem chances de atrapalhar a colocação da saia.
Bruno, a FF molas (frizzo & Filhos, acho que é isso) é uma loja de molas enorme de São Paulo, comprei as molas da Band lá. Mas acho que eles não fabricam nada, só compram e revendem. As molas que comprei lá são Fabrinni. Assim que eu entrei no fórum tinha um colega anunciando que fazia molas iguais a da Band só que mais curtas, para não precisar trocar os suportes originais. A fabrica era do pai dele, em Santa Catarina se não me engano. Também tem a Cafémolas, no estado de SP, que fabrica ótimas molas e acho que pode mudar alguma coisa no comprimento das molas.
Dalmo, desculpe minha ignorancia, é q ainda estou aprendendo as coisas...rs. As molas q quero colocar é da Band cabina estendida, molas de 1,12m, as maiores da linha band, pra deixar o carro bem macio... A Rural é 100% On, só asfato, mas tenho q deixa-la um pouqinho alta pq o motor maxion 2.5HSD tem o carter muito baixo e fica batendo na bola do diferencial, tive esse probleminha no 1/2 da Transamazonica qd vim pra Altamira_PA. Devido a mola q qero ser grande, tenho por obrigação aumentar os chassis (mesmo contra minha vontade).
dalmo cruz torres
23/06/2008, 01:22
Admir, posso estar enganado, mas as molas dianteiras das Band são todas iguais em todos os modelos, as molas traseiras que são diferentes entre um modelo e outro. Se vc já tiver com pedaleira suspensa uma alternativa viável e bem em conta é colocar calços da carroceria maiores, aí sobrará espaço para colocar o motor mais alto. Eu uso calços com 61m/m.
Júnior_NF
23/06/2008, 13:12
Olá Dalmo,
Estou acompanhando este assunto e fiquei com algumas dúvidas. Pergunto pois estou iniciando a reforma da minha F75 e o primeiro passo será a suspensão, logo gostaria de fazer a coisa certa na primeira vez.
Dúvidas:
1 - Você utilizou as molas dianterias e traseiras da band na sua F75?
2 - Para as molas traseiras, foi necessario alongar o chassis? Pergunto pois vou estender a cabine da minha F e ja que terei que alongar o chassi faço o serviço completo (dianteira e traseira).
3 - Quantas molas vc esta utilizando (dianteira e traseira)?
4 - Quanto aos diferenciais, foi necessario alterar a posição deles?
Por enquanto é isso, forte abraço e T+
Eu uso a suspensão da toyota longa, o chassi teve que ser alongado. No lugar dos tradicionais jumelos H foram instalados os jumelos dos caminhões Mercedes, muitos toyoteiros fazem esta alteração na traseira, no meu caso foram nas quatro molas. Ficou muito bom.
Segue uma foto que fiz para mostrar a adaptação do setor hidráulico mas também mostra o jumelo que citei anteriormente.
O serviço da suspensão foi feito em Belo Horizonte, num "moleiro" no anel rodoviário e se alguém se interessar posso procurar o endereço completo.
dalmo cruz torres
24/06/2008, 08:29
Junior, como o Bruno disse, tem que alongar a parte dianteira do chassis. Eu uso as molas dianteiras do Toyota na dianteira da camionete. NA traseira eu mantive as molas originais da F-75, mas acho que as molas traseiras da S-10 na traseira da F-75 ficam muito melhores. Algumas pessoas têm colocado na traseira da F-75 as molas Traseiras dos veículos da Linha Band. Eu acho que ficam muito boas também, porem são mais caras que as molas da S-10.
Para as molas traseiras não é preciso alongar o chassis, tamlves, dependendo de qual molas vc por, vai precisar alterar a posição dos suportes.
Na dianteira o feixe da Tpyota ainda está original, com seis lâminas. Na traseira é aquele monte de lâminas das molas originais d camionete mesmo, nem sei quantas são....
Sobre a posição dos diferenciais, não sei a opinião dos companheiros, mas eu orientei o meu projeto de maneira a não alterar a posição dos eixos no chassis, para não mudar a distância entre eixos.
Elmer_Jeep
24/06/2008, 11:04
Bom, to desde ontem querendo escrever aqui mas a net ta um lixo... :evil:
Esse negócio de mola sob medida é complicado pois no dia que precisar repor uma mola nao vai mais encontrar e pode ser que o fabricante se recuse à fazer apenas uma ... É mais seguro utilizar feixes de veiculos que ainda circulam por aí, eu costumo instalar os da Band, ja tem alguns topicos na seção CJ's que a galera tem utilizado os da S10 tambem.
Em anexo as referencias dos feixes Fabrini (originais Band).
[]'s
Eu uso a suspensão da toyota longa, o chassi teve que ser alongado. No lugar dos tradicionais jumelos H foram instalados os jumelos dos caminhões Mercedes, muitos toyoteiros fazem esta alteração na traseira, no meu caso foram nas quatro molas. Ficou muito bom.
Segue uma foto que fiz para mostrar a adaptação do setor hidráulico mas também mostra o jumelo que citei anteriormente.
O serviço da suspensão foi feito em Belo Horizonte, num "moleiro" no anel rodoviário e se alguém se interessar posso procurar o endereço completo.
Bruno,
Quais molas de band vc usou (ano/modelo)
Elmer, vc por acaso teria o catalogo com os outro tipos de mola de Band disponiveis?
Mais uma coisa que eu lembrei: Alguem saberia dizer se as molas de S10 possuem um curso tao bom quanto as de Band?
Sei que sao muito boas pro on road, mas queria seber se no off elas se comportam bem
Valeu
[]
Elmer_Jeep
24/06/2008, 18:27
Pexe, tenho aqui mas minha conexão ta horrível e nao to conseguindo anexar...
Se quiser posso tentar enviar por email e depois vc anexa aqui na seção de Downloads pra galera baixar.
[]'s
Dalmo, voltando ao assunto dos jumelos, q jumelos vc usou na sua F? Vc comprou pronto ou mandou fazer? Di qi carro eles são?
Pexe As molas da toy que usei não sei que ano sao pois comprei novas, e não perguntei de que ano era,sei que mede 1.07m e usei os jumelos do caminhão D60 com bucha de metal. Sobre o curso das molas da s10 da um curso melhor que toy por ser maior pois mede 133m,ficou bem macia.
Desculpe-me a ignorância mas não sei quais foram as mola utilizadas, o moleiro já tinha feito uma outra Rural, dai pedi para seguir a mesma receita, deixei o chassi + eixos lá e busquei o serviço pronto, dei uma ou outra passadinha para ver o serviço mas não perguntei qual o modelo da mola.
Elmer_Jeep
25/06/2008, 09:52
Pexe, tá com vc.
[]'s
Valeu grande mestre Elmer
Ta ai o catalogo pessoal
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=635622#post635622
[]
dalmo cruz torres
25/06/2008, 11:47
Admir, os jumelos vieram junto com o Kit de molas da FF molas. Eles são maiores que os originais da Toyota.
leandro_favero
25/06/2008, 18:43
Pessoal,
Achei trabalhoso colocar os feixes da toyota.
Desculpe a ignorancia, mas porque não colocar mola helicoidal de uma vez?
Molas do LandRover 110 ou troller?
Aproveito pois um dia pretendo colocar molas helicoidais.
Ao meu ver será necessário fazer os suportes das molas (ou comprar no desmanche um pedaço do chassi do Land) e colocar barra estabilizadora e pahard!
Vi essa Rural em anexo:
dalmo cruz torres
25/06/2008, 20:00
Leandro, eu gosto muito da idéia de fazer uma suspensão com molas helicoidais, mas, ao meu ver, fazer uma suspensão dessas não é tão simples assim. Não confiaria num curioso para colocar uma coisa dessas na minha camionete, pois uma suspensão mal desenhada ou executada é um atalho para a cova. Só confiaria um serviço desses a uma pessoa altamente habilitada. Não se surpreenda com o curso do eixo dianteiro dessa rural da foto, minha F-75 faz mais do que isso, e ainda está sem o peso do motor.
Quanto tá custando um jumelos desses de mercedes?
Abs
leandro_favero
26/06/2008, 13:13
Dalmo,
A Minha Rural faz o mesmo curso também e com feixes de mola originais! Apenas foram rebatidos.
Concordo com você, uma suspensão mal feita e bye bye jipeiro!
Quem normalmente faz as adaptações na minha Rural e off-roads é o Gilmar do Java Acessórios aqui em Curitiba. Tenho confiança nele pois demostra muito conhecimento e não faz loucuras, já fez esse tipo de adaptação em outras Rurais e o filho dele, que trabalha com ele deve se formar em engenharia mecânica esse ano. Claro que é diferente de uma equipe de engenheiros e horas de testes, mas...
Mas depois que a Pantanal foi recolhida pela Ford, pois o chassi partia!!! Não duvido de nada! E segundo a Troller tiveram 32 engenheiros trabalhando na Pantanal!!!
dalmo cruz torres
26/06/2008, 15:30
Leandro, como vc tem acesso a uma equipe boa de mecânicos a coisa fica mais fácil. Eu já ví uma penca de rurais e F-75 com suspensão copiando a idéia do Engesa, mas todas mal executadas. Então, por aqui, eu não executaria uma suspensão dessas. Mas aqui pelo fórum tem que faça essa suspensão bem feita. Acho que o pessoal da Spider 4x4 pode fazer um 4link numa F-75 que fica show.
Dalmo,
A Minha Rural faz o mesmo curso também e com feixes de mola originais! Apenas foram rebatidos.
Concordo com você, uma suspensão mal feita e bye bye jipeiro!
Quem normalmente faz as adaptações na minha Rural e off-roads é o Gilmar do Java Acessórios aqui em Curitiba. Tenho confiança nele pois demostra muito conhecimento e não faz loucuras, já fez esse tipo de adaptação em outras Rurais e o filho dele, que trabalha com ele deve se formar em engenharia mecânica esse ano. Claro que é diferente de uma equipe de engenheiros e horas de testes, mas...
Mas depois que a Pantanal foi recolhida pela Ford, pois o chassi partia!!! Não duvido de nada! E segundo a Troller tiveram 32 engenheiros trabalhando na Pantanal!!!
So um pequeno off topic, mas o rumor que eu ouvi foi que a Ford tirou a Pantanal de linha por outro motivo...isso ai do chassi foi só desculpa pra fazer o recall.
[]'s voltando a nossa programação normal
dalmo cruz torres
26/06/2008, 19:39
Pexe, será que tirou a Pantanal de produção para não ter concorrencia com a Ranger?
Pexe, será que tirou a Pantanal de produção para não ter concorrencia com a Ranger?
Foi por causa do chassi mesmo!! Tem relatos de quebras! Olhe no topico que fala disso na Seçao dos Troller's.
E X3 ao que falaram em relaçao a suspensao de link's. Se tiver errado o carro fica um lixo!!!
Eu ja to loko que meu irmao termine logo a faculdade de Engenharia Mecanica! Projeta umas suspensas....
[]´s
Pois é...
Eu escutei por ai que a Ford comprou a Troller pra acabar com concorrencia mesmo e quiça tirar do mercado...
Arrancaram a Pantanal logo de linha por que rola uma lei de obrigatoriedade de produção de peças de reposição por sei la quantos anos depois de encerrada a produção do carro e como a Pantanal so tinha vendido algumas unidades eles usaram esse problema de chassi (sendo ele real ou nao) para fazer um recall total e ai é como se o carro nunca tivesse existido e eles nao precisam continuar produzindo peças.
Nao ficaria surpreso em nada se em alguns anos a Ford encerrasse com a Troller de vez.
Sejam bem vindos à globalização
[]
leandro_favero
27/06/2008, 19:31
Pexe,
Confirmei com um amigo, que viu uma Pantanal com o chassi quebrado.
Digamos que a Ford uniu o util com o agradável. Resolve o problema do chassi , tira uma concorrente e ainda se livra de dar manutenção na pantanal.
Quanto a fechar a Troller, não duvido. A Ford comprou unicamente por incentivo fiscal. Esse incentivo tem duração de 5 anos. A economia de imposto paga em um ano a fabrica da Troller. São 4 anos de lucro fiscal. Depois disso não tem mais serventia. Eu acho que a Ford ou fecha ou vende depois de 5 anos.
Os mais romanticos acreditam que a Ford irá transformar a Troller em padrão Ford. Deixando de ser de fibra e tornando-se de aço estampado, etc.
Bem, acho que estamos fugindo do topico, voltando nossa querida Rural...
dalmo cruz torres
28/06/2008, 10:03
Leandro, fala-se que a JPX só foi montada porque o Eike Batista estava com uns rolos numa siderugica mineira, e que acertou uns descontos de dívidas com o estado de minas montando a JPX. Depois que ele resolveu o caso, simplesmente fechou a fábrica dos Jotas...
Dalmo, voltando ao assunto inicial, em relação aos amortecedores da Ranger: eles são trazeiros mesmo, ñ são dianteiros??? o codigo dele começa com CL... mesmo, ñ começa com GL....??? Não to encontrando esse amortecedor trazeiro com essas especificações, só dianteiro.....
dalmo cruz torres
01/07/2008, 12:30
São os traseiros da Ranger cód cl 12343. Aqui em Poços custam 75,00 cada.
Dalmo, acredite, aki em Altamira esse amortecedor tá 140,00 cada... Turbogás. Esse preço q vc tá me passando é do Turbogás???
dalmo cruz torres
03/07/2008, 13:58
Admir, o preço é esse mesmo, para o turbogás Cofap.
Vou conferir o preço e te aviso, se vc quiser eu compro aqui e mando para vc.
Miguelmf
31/07/2009, 11:42
Alguém usa molas de Toyota e os jumelos dianteiros atrás do eixo? Se sim teria como postar algumas fotos?
Grato.
dalmo cruz torres
31/07/2009, 15:41
Miguel, eu não sei de ninguém, só o Elmer no CJ8 dele, mas acho que fica muito bom.
Elmer_Jeep
31/07/2009, 15:46
No meu caso ficou facil pois praticamente copiei o sistema original do CJ5.
No chassi da F75 ainda não vi mas da pra fazer perfeitamente também, questão de tirar as medidas corretamente e projetar os suportes.
[]'s
ADRIO DIAS
04/01/2012, 22:15
Pessoal procurei aqui no forum mas não achei a receita exata para adaptação da molas da band na RURAL.Quero usar na suspenção dianteira mas to com algumas duvidas:
1º Qual modelo de band devo comprar?
2ºUso na suspenção dianteira da Rural o feixe de molas da band dianteiro ou traseiro?
3ºQuantas laminas deve ter o feixe(3,4 ou 6)uso motor BF161?
4ºQual seria a melhor opção de suporte de molas(original da BAND ou dos caminhoes mercedes(1113)?
Se alguem com mais experiencia poder dar um HELP!!!!
Abraços.
ADRIO DIAS
27/06/2013, 22:58
Pessoal depois de mais de um ano ainda fiquei com duvida quanto a adaptação de molas de BAnd na Rural.
Como motor BF 161 quantas lâminas(dianteira)?(Uso 90% asfalto)
Qual melhor suporte original ou 1113?
Abç.
Elmer_Jeep
28/06/2013, 09:47
Adrio, nas paginas anteriores anexei uma pagina do catalogo de feixes Fabrini.
Pode usar a quantidade de laminas original, se ficar desconfortável tira uma.
Suportes da band(alguns kits feitos pro CJ5 ja acompanham os suportes).
[]'s