Ver Versão Completa : Válvula termostática, verdades e mentiras...
Fernando Magalhaes
19/06/2008, 11:29
Pessoal em recente visita a Centromec feira de reparacao veicular fui ate um stand soh de valvulas termostaticas e disse para o tecnico q minha XJ a muito nao tinha mais a tal valvula!! Ele ficou de cabelo em peh!!! Disse q a valvula tarbalha para elevar rapidamente a temperatura do motor para a de trabalho e q a retirada dela induziria o modulo de injecao a " pensar " q o motor tava frio demais atoxando combustivel o q ocasionaria em um medio a longo prazo a carbonizacao precoce do cabecote e pistoes!!!!! E agora quem tem razao?? Por favor experts be my guest...
( proprietarios de XJ retiram a Valvula termostatica para q o motor trabalhe mais frio, por viverem em paises de clima tropical, e normalmente sao akeles q possuem problemas com superaquecimento e ateh fevura do liquido de arrefecimento)
Rones Jr
19/06/2008, 18:35
Olha, faz todo o sentido a explicação do técnico. Em nosso caso a recomendação é usar válvula que trabalhe em temperatura mais baixa. A capacidade de troca de calor do radiador alidado à pressão do sistema dimunuem a chances de ferver. A pressão do sistema que aumenta a temp de ebulição é afetada por vazamentos....q ainda fazem a água sumir....
O aditivo além de diminuir a temp de ebulição, mantém o sistema limpo e lubrificado (a bomba agradece).
Se seu carro já tá em válvula a opção seria usar uma termo que vá na própria mangueira, como a do Corcel II....que aliás vc acha para qualquer tipo de temperatura...desde os 85...até 95. Para uso no Nordeste ou no SUL. Mas, devemos ficar atentos à espeficação das danadas, para não sobre-carregar o sistema.
Fernando,
Pelo q vc comentou o técnico não explicou corretamente, primeiro pq a válvula termostática não passa informação para o módulo, e o módulo não pensa q o motor esta frio ele realmente esta mais frio.... :shock:
A válvula termostática trabalha com determinada temperatura, se fechando ou abrindo.... então simplificando é assim... qdo vc liga o motor pela manhã ela esta fechada, assim o motor chega rapidamente a temperatura normal de funcionamento e qdo isso esta ocorrendo ela vai se abrindo.... e se a temperatura estiver muito fria, e a temperatura do motor ficar abaixo de sua temperatura normal de funcionamento a termostática vai se fechando até q a temperatura ''ideal'' seja atingida.......;-)
Resumindo a única coisa q ocorre é vc gastar mais combustivel para aquecer o motor e qdo a temperatura externa estiver fria, em uma estrada por exemplo o motor pode ficar em uma temperatura abaixo da ideal e também vai gastar mais combustivel.... :concordo:
Allan Nielsen
20/06/2008, 09:21
Um motor é projetado para trabalhar em uma determinada temperatura.
O que regula esta temperatura é a valvula termostatica.
Um motor trabalhando fora da temperatura correta implica em diversas consequencias, todas prejudiciais ao motor. Retirar a valvula termostatica é solução de porkanico, na duvida se a valvula esta funcionando corretamente coloque uma nova.
Se por qualquer motivo quiser testar a valvula, veja a temperatura de abertura dela (estampado na valvula) e coloque em uma panela com agua no fogo e veja se ela abre na temperatura certa.
Abs
samukanvas
20/06/2008, 12:05
Se por qualquer motivo quiser testar a valvula, veja a temperatura de abertura dela (estampado na valvula) e coloque em uma panela com agua no fogo e veja se ela abre na temperatura certa.
Abs
Hmmmmm :pensativo: E qual seria um bom acompanhamento pra se comer com a válvula? :mrgreen:
Abs
Hmmmmm :pensativo: E qual seria um bom acompanhamento pra se comer com a válvula? :mrgreen:
Abs
hehehe
Acho que a orelha do mecânico que tirou a válvula.........:parede:
Abs
Allan Nielsen
20/06/2008, 14:11
Abs
Samuka,
acho que estava bem proximo a hora do almoço quando voce postou e a fome ja estava apertando, pois pensar em acompanhamento pra sopa de valvula tem que ter imaginação.
Vamos aguardar algumas sugestões dos cuuulinaristas. A sugestão do Raven de orelha de mecanico é uma boa opção.
abs
samukanvas
21/06/2008, 17:31
Sério, alguém sabe quais sensores controlam a temperatura do motor pra ele entender que deve enriquecer a mistura e não queimá-la? É tanta gasolina assim?
E mesmo com a válvula, na primeira partida matinal, o motor ''entende'' que tá <cerveja sol on>"gelaaaaado"<cerveja sol off> não importando se tem ou não válvula, certo? Então ele entope o motor de gasola a ponto de, com o passar do tempo, estragar/carbonizar o motor?
Com ou sem válvula o motor vai atingir a temperatura de funcionamento. É só uma questão de tempo, IMHO. E acho tb que o motor por ter sondas e controles na admissão não erraria tanto.
Sobre carbonizar, não há nada melhor que umas boas esticadas até a faixa vermelha e gasolina premium. :mrgreen:
abs
Allan Nielsen
21/06/2008, 19:08
Sério, alguém sabe quais sensores controlam a temperatura do motor pra ele entender que deve enriquecer a mistura e não queimá-la? É tanta gasolina assim?
O controle da temperatura de funcionamento do motor e feita pela valvula termostatica.
Os diversos sensores enviam informações ao modulo de controle que por sua vez controla diversos atuadores no motor. Os principais sensores (falando genericamente) são:
- sensor de rotação (pms)
- sensor de fase (injeção sequencial e controle individual de detonação)
- temperatura do ar (coletor de admissão)
- pressão do coletor (admissão)
- sensor de temperatura do liquido de arrefecimento
- sensor de oxigenio (sonda lambda)
- sensor no pedal do acelerador (acelerador eletronico)
E mesmo com a válvula, na primeira partida matinal, o motor ''entende'' que tá <cerveja sol on>"gelaaaaado"<cerveja sol off> não importando se tem ou não válvula, certo? Então ele entope o motor de gasola a ponto de, com o passar do tempo, estragar/carbonizar o motor?
x2 :concordo:
Com ou sem válvula o motor vai atingir a temperatura de funcionamento.
Não, ai é que tá o x da questão. Sem a valvula termostatica, e vc rodando em uma estrada o motor trabalhará sempre frio nunca atingindo a temperatura correta. Nesta situação o sensor de temperatura informa ao controle e ele "entende" como periodo de aquecimento controlando desta forma (uma das ações é enriquecer a mistura).
Sobre carbonizar, não há nada melhor que umas boas esticadas até a faixa vermelha e gasolina premium. :mrgreen:
abs
x2 :concordo: ; desde que o motor tenha saude "asfalto é um santo remedio"
Abs
sylvioks
22/06/2008, 13:23
so pra complementar alguma coisa... co ja dito, o motor foi projetado p trabalhar em uma determinada temperatura...que vai variar de acordo com o tipo de combustivel, quando se atinge esta tal temperatura, cilindro, pistao, eixo, biela, e tudo mais do motor atinge a sua geometria ideal(de projeto) isso pq com o calor tudo isso dilata. vc usando o motor abaixo ou acima da temperatura, as folgas ficam fora do parametro e ocorre atrito elevado entre as partes moveis do motor, ocasionando perda de potencia, mair gasto de combustivel e o pior, desgaste prematuro!!
por causa da consiencia ecologica nos ligamos o carro e andamos logo, mas o realmente certo, principalmente em lugares frios, é ligar e mante o motor em ritaçao constante e baixa ate atingir a temperatura ideal. bem, isto é utopico, entao pelo menos saimos sem esticar o motor... e fazendo com que esquente rapidamente...e pra finalisar, nunca retire a valvula termostatica!!!!
samukanvas
23/06/2008, 15:23
Não, ai é que tá o x da questão. Sem a valvula termostatica, e vc rodando em uma estrada o motor trabalhará sempre frio nunca atingindo a temperatura correta. Nesta situação o sensor de temperatura informa ao controle e ele "entende" como periodo de aquecimento controlando desta forma (uma das ações é enriquecer a mistura).
Mas eu não estava falando sobre o uso na rua :rolleyes:. Na trilha não teria esses problemas de motor frio :wink:
Sobre o sensor de temperatura informar ao módulo que ele está frio e enriquecer a mistura, como fica a lambda nesse momento? Trabalha acima do padrão? E quanto de gasolina o módulo envia a mais? Será o suficiente pra carbonizar o motor a ponto de estragar com o tempo?
abs
o maximo em relacao a valvula eh trocar por outra que abre mais rapido.
mas nunca deixe sem.
e isso q jah li muitas vezes aqui no forum q por causa do clima do brasil... bla bla bla .... os carros sofrem modificacoes... bla bla bla.
o unico motivo eh o combustivel. nao tem nada a ver com a temperatura.
aqui tem clima pior c/ extremo frio e extremo calor. ex... o deserto eh um put@ calor de dia e um put@ frio a noite.
Allan Nielsen
24/06/2008, 15:16
Mas eu não estava falando sobre o uso na rua :rolleyes:. Na trilha não teria esses problemas de motor frio :wink:
Neste caso so testando pra ver o comportamento, visto que são muitas particularidades tais como esforço que o motor esta sofrendo, temperatura externa, etc. É importante acompanhar a temperatura e ver se esta dentro do recomendado. Em tese o motor trabalhará com a temperatura abaixo do recomendado pois o conjunto radiador/helice tem que ter a capacidade de resfriar o conjunto com margem de segurança.
Sobre o sensor de temperatura informar ao módulo que ele está frio e enriquecer a mistura, como fica a lambda nesse momento? Trabalha acima do padrão? E quanto de gasolina o módulo envia a mais? Será o suficiente pra carbonizar o motor a ponto de estragar com o tempo?
Depende do grau de "inteligencia" do modulo. Os mais antigos ficavam alterando todo o tempo e tem modulos mais inteligentes que desconsideram a Lambda para abertura de mais de 70% da admissão.
Eu não acredito que isto seja suficiente pra carbonizar o motor.
Abs
Fernando Magalhaes
10/07/2008, 22:53
Pessoal comprei a valvula termostatica na Jeep por 64 reais, instalei em 15 minutos, o carro esquenta muito mais rapido, chegando logo na temperatura de trabalho, Valeu!!
BlackJeff
16/10/2009, 09:09
Pessoal, lendo esse tópico, e tendo o problema de demora excessiva para aquecer minha ZJ, concluí que o antigo prorietário retirou essa válvula termostática. Alguém sabe me dizer onde compro essa válvula on-line? Moro em SC e aqui acho dificil de encontrar. Por ultimo, aonde fica localizada esta válvula? Pergunto porque já vi absurdos de mecânicos procurando coisas em lugares que até eu sabia que eles não iriam encontrar. Grand Cherokee 94/95 V8 5.2
Também tinha essa dúvida sobre a VT no meu Willys....
Tive boas respostas aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=64466 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=64466)
so pra complementar alguma coisa... co ja dito, o motor foi projetado p trabalhar em uma determinada temperatura...que vai variar de acordo com o tipo de combustivel, quando se atinge esta tal temperatura, cilindro, pistao, eixo, biela, e tudo mais do motor atinge a sua geometria ideal(de projeto) isso pq com o calor tudo isso dilata. vc usando o motor abaixo ou acima da temperatura, as folgas ficam fora do parametro e ocorre atrito elevado entre as partes moveis do motor, ocasionando perda de potencia, mair gasto de combustivel e o pior, desgaste prematuro!!
por causa da consiencia ecologica nos ligamos o carro e andamos logo, mas o realmente certo, principalmente em lugares frios, é ligar e mante o motor em ritaçao constante e baixa ate atingir a temperatura ideal. bem, isto é utopico, entao pelo menos saimos sem esticar o motor... e fazendo com que esquente rapidamente...e pra finalisar, nunca retire a valvula termostatica!!!!
Trabalhar com o motor abaixo da temperatura ideal também não alterará a viscosidade do óleo, ou seja, andando em giro elevado, como no asfalto, e a temperatura ainda como se estivesse em W5, 10, 15, 20, conforme a região?:shock:
BlackJeff
20/10/2009, 08:30
Também tinha essa dúvida sobre a VT no meu Willys....
Tive boas respostas aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=64466 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=64466)
Li todo o tópico e com certeza vou colocar essa válvula, dia 26/10/2009 farei a substituição da mesma, cajo ela ainda esteja lá, farei a limpeza completa do sistema e vamos ver como fica. A lenta tá uma bosta e ainda morre de vez em quando. Só não sei se vale a pena colocar uma de outro carro, pois pedi para o mecânico se devia encomendar a válvula e ele disse: "vamos abrir primeiro para ver se é a válvula, depois eu vejo se adapto uma outra." ??????? Essa adaptação é a minha dúvida.
Outra questão é o aditivo. Me parece que deveria colocar etilenoglicol, mas ninguém sabe o que é isso por aqui. Então o que devo colocar e quanto?:parede:
Ronaldo B.
20/10/2009, 12:35
Li todo o tópico e com certeza vou colocar essa válvula, dia 26/10/2009 farei a substituição da mesma, cajo ela ainda esteja lá, farei a limpeza completa do sistema e vamos ver como fica. A lenta tá uma bosta e ainda morre de vez em quando. Só não sei se vale a pena colocar uma de outro carro, pois pedi para o mecânico se devia encomendar a válvula e ele disse: "vamos abrir primeiro para ver se é a válvula, depois eu vejo se adapto uma outra." ??????? Essa adaptação é a minha dúvida.
Outra questão é o aditivo. Me parece que deveria colocar etilenoglicol, mas ninguém sabe o que é isso por aqui. Então o que devo colocar e quanto?:parede:
Primeira coisa a fazer... troca de mecânico. Esse papo de vamos ver e depois adapto outra é coisa de mecanico burro e preguiçoso, vai adaptar porque ??? Não tem motivo, compra a valvula original e correta. Aproveita e verifica como estão bicos, regulador de pressão e bomba, se estiverem bons troca de posto de combustivel também. Quanto ao aditivo do radiador, passa em uma concessionária GM e pede o aditivo para radiador da S-10 gasolina, segue a recomendação de utilização conforme tá no frasco, acho que 50% aditivo e 50% água. Limpa o sistema e depois coloca o aditivo.
[]´s
PS: tira essa bosta de GNV que vc vai ver como seu carro para de falhar, esquentar, etc...
Primeira coisa a fazer... troca de mecânico. Esse papo de vamos ver e depois adapto outra é coisa de mecanico burro e preguiçoso, vai adaptar porque ??? Não tem motivo, compra a valvula original e correta. Aproveita e verifica como estão bicos, regulador de pressão e bomba, se estiverem bons troca de posto de combustivel também. Quanto ao aditivo do radiador, passa em uma concessionária GM e pede o aditivo para radiador da S-10 gasolina, segue a recomendação de utilização conforme tá no frasco, acho que 50% aditivo e 50% água. Limpa o sistema e depois coloca o aditivo.
[]´s
PS: tira essa bosta de GNV que vc vai ver como seu carro para de falhar, esquentar, etc...
X2...:palmas::palmas:
BlackJeff
26/10/2009, 08:26
Valeu! Vamos ver como fiva.
Enrico SP
24/12/2009, 13:31
Olá, alguém pode me indicar onde é colocada a válvula termostática da XJ 97? a minha veio sem e pelo que andei lendo por aqui é importante tê-la para um melhor funcionamento do motor.. em tempo, junto com o carro veio uma válvula nova na caixa, americana, abertura a 71º C, é uma boa opção ou coloco uma com abertura numa temperatura maior? Obrigado e abraços
Pedro Del Penho Catta Pre
10/05/2018, 22:39
Pessoal em recente visita a Centromec feira de reparacao veicular fui ate um stand soh de valvulas termostaticas e disse para o tecnico q minha XJ a muito nao tinha mais a tal valvula!! Ele ficou de cabelo em peh!!! Disse q a valvula tarbalha para elevar rapidamente a temperatura do motor para a de trabalho e q a retirada dela induziria o modulo de injecao a " pensar " q o motor tava frio demais atoxando combustivel o q ocasionaria em um medio a longo prazo a carbonizacao precoce do cabecote e pistoes!!!!! E agora quem tem razao?? Por favor experts be my guest...
( proprietarios de XJ retiram a Valvula termostatica para q o motor trabalhe mais frio, por viverem em paises de clima tropical, e normalmente sao akeles q possuem problemas com superaquecimento e ateh fevura do liquido de arrefecimento)
Se tem uma coisa que eu só gosto em carro a álcool, é essa válvula.
Meus carros diesel e gasolina eu não uso porque já tive surpresas desagradáveis.
Meus motores MWM sprint que trabalham sem isso, duram mais de 300.000 km cheio de saúde, tanto na versão 4 quanto na de 6 cilindros.
Inventei de usar a válvula na F250 mas travou fechada e ferveu a água.
Depois tirei a válvula e troquei a junta de cabeçote, agora é só alegria, nunca mais vou nessa onda de manual técnico.
Se tem uma coisa que eu só gosto em carro a álcool, é essa válvula.
Meus carros diesel e gasolina eu não uso porque já tive surpresas desagradáveis.
Meus motores MWM sprint que trabalham sem isso, duram mais de 300.000 km cheio de saúde, tanto na versão 4 quanto na de 6 cilindros.
Inventei de usar a válvula na F250 mas travou fechada e ferveu a água.
Depois tirei a válvula e troquei a junta de cabeçote, agora é só alegria, nunca mais vou nessa onda de manual técnico.
Rapaz... Desenterra o tópico pra falar bobagem, e ainda na primeira mensagem?
Jeep Cherokee XJ (Cherokee Sport) funciona melhor com termostática. Que MWM o que... Para com isso...
T+:-)
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk