PDA

Ver Versão Completa : Mqg

mgalvao
17/06/2008, 09:03
Olá para vocês,

Fruto da grande colaboração dos participantes das listas "Clube Land Rover" e "LROA", venho trabalhando na montagem de um "manual" que descreva os principais problemas de nossos Defender e como corrigi-los. O propósito original do trabalho era de ter algo que "quebrasse o galho durante viagens", daí o nome do manual.

Com o tempo, evoluiu para outros volumes, como o "Guia para Viagens" e o das "Páginas Amarelas". Para mim, pelo menos, tem sido de muita utilidades nestes anos de proprietário de LR.

O trabalho tem sido contínuo e, periodicamente, aviso aos interessados a liberação de uma nova edição. Aqueles que desejam uma cópia (arquivo), me escrevem em PVT e faço a remessa.

Bem, agora estou trazendo o manual aqui para o Forum. Primeiro, solicitando contribuições (fotos sobre trabalhos mecânicos, modificações feitas, etc), rotinas de manutenção, experiências e sugestões de viagens, dicas de peças alternativas, etc. Segundo, para oferecer aos interessados uma cópia do manual.

Para qualquer uma destas possibilidades, basta me enviar uma msg.

Abç,

mg

rafaelfernandez
17/06/2008, 16:27
Fala Mgalvao!!!

Muito interessante esse manual!! Como faco pra ter uma copia?

[]´s
Rafael Fernandez

mgalvao
18/06/2008, 10:06
Rafael, preciso de seu email para enviar o manual
abç,
mg

mgalvao
18/06/2008, 10:13
fv acusar o recebimento

rafaelfernandez
18/06/2008, 11:11
Fala Mgalvao!!!

Te mandei o meu email por MP!!! Obrigado pela ajuda!!!

[]´s Rafael Fernandez

Elodef
18/06/2008, 12:47
um manual como este ja existe, é da hynes (em ingles)

Fernando da Terra
18/06/2008, 14:38
Valeu MGalvão!!
Recebi o manual.
Obrigado!

Fernando

Toti
18/06/2008, 17:30
Alo Murilo,
Acho o MQG muito bom, util, facil de consultar e etc.
A versão que tenho foi revisada em Março/2007, e gostaria de ter a ultima versão.
Meu email é luispaulo@uniprevseguros.com.br

Muito obrigado e abraço

Toti
Def90 2001

Edu MB
18/06/2008, 19:04
MGalvão,

Isso não é um manual ..é uma Bíblia !! parabéns pela iniciativa e seja bem vindo ao fórum !!

Abraço ,

gustavo.servio
18/06/2008, 20:34
Opa!! Quero um também! Se possível, pode enviar por e-mail guservio@gmail.com

Obrido!

Abs

Virmond
18/06/2008, 20:50
Olá. Saudações Off Roads a você e a todos. Se puder mandar um desse aí pra mim também, agradeço desde já.
Obrigado.
Marcelo Virmond - virmond@msn.com

Alan
19/06/2008, 08:27
manda pra mim também....
alan.schoenardie@gmail.com

grande abraço

Alan

folgado
19/06/2008, 08:33
Opa!
Mgalvão, também gostaria de uma cópia.
meu e-mail: antonionf@terra.com.br
Obrigado.

FMuniz
19/06/2008, 10:22
mgalvao,

Também gostaria de ter uma cópia, meu e-mail é franciscomuniz@uol.com.br.
Muito obrigado e parabéns pela iniciativa.
Francisco

MACS
19/06/2008, 10:23
Opps!
Mgalvão, eu também gostaria de obter uma cópia.
Meu e-mail mc.commanducci@uol.com.br
Obrigado
Marco

Guilherme Velloso
19/06/2008, 10:25
Caro Mgalvão,
eu também gostaria de receber uma cópia; guijope@terra.com.br
Muito grato
Guilherme

rafaelfernandez
19/06/2008, 12:00
Alo amigos!!!

So passando aqui pra agradecer o Mgalvao e dizer que essa BIBLIA é muito boa!!! Usuarios de Land obtenham suas copias!!!! VALE MUITO MESMO!!!!

[]´s a todos conhecendo um pouquinho mais das nossas VTR´s!!!

Rafael Fernandez

henrique wamser
19/06/2008, 17:22
OLÁ

TÔ NESSA!!!

henriquewamser@mvaeletronica.com.br

Rogbenno
19/06/2008, 17:44
Manda uma cópia do manual pro meu e-mail rogbenno@yahoo.com.br .

Valeu, Rogerio.

d_a_n_51
19/06/2008, 18:36
manda pra mim tb, por favor.
daniel_dhill@hotmail.com
valeu

Bispo - land defender-98
19/06/2008, 22:01
Gostaria muito de ter um
manda pra mim.....
obrigado
job4006@digizap.com.br

Noventinha 00
20/06/2008, 09:59
Galvão, manual recebido!
Já dei uma lida por alto e achei excelente!!!
Realmente, tudo de mais frequente, ou não, que acontece com nossas queridas viaturas tá ali!!!
Cada dia que passa fico mais amarradão no meu carro!!!
Muito obrigado!!!
Abços,
Rodrigo.

Luiz Antonio C. Bodon
20/06/2008, 11:50
Por favor, poderia enviar-me uma cópia também ???

torino6br@yahoo.com.br

caique
20/06/2008, 12:09
O tópico é novo e já está cheio de respostas. O trabalho do Murilo é muito bom mesmo, tenho uma das primeiras versões.

Murilo, aproveita e manda a versão atualizada para kiq@osasco.com.br

Abraço,

Colepicola
20/06/2008, 13:14
Tambem quero, legal Rafael. colepicola@terra.com.br

Toti
20/06/2008, 16:04
Alo Murilo!!!
A galera em massa, pede o Mqg!
Todos sedentos de informações.
Aguardo o meu; luispaulo@uniprevseguros.com.br

Abr
Toti

busta
21/06/2008, 10:01
Se puder, estou dentro e também quero!

marcelobv@gmail.com

Obrigado!

Claudio 90
21/06/2008, 10:38
MGalvão parabéns pelo trabalho, deve estar muito bom. Manda uma cópia.

claudio.pinheiro@iesa.com.br

Grato,
Claudio

Novato Defender 110
17/09/2008, 19:42
Gostaria muito de receber o Manual em meu email: andremamifero@gmail.com
Como colaboração, me ofereço para postar detales de como meu pai e eu resolvemos a ENTRADA DE AR QUENTE abaixo do banco do motorista.

Abraço a todos!

Preá 4x4
17/09/2008, 20:26
Por favor , pode enviar para meu e-mail?
marcel.lippelt@gmail.com

E Andre, tenho esse mesmo problema que vc teve.Meus planos é arrumar isso ainda esse ano.Como vc fez?

Abraço!
Marcel Lippelt

mgalvao
18/09/2008, 14:33
Olá para todos vocês,
Não tenho tido tempo para visitar este FORUM. Hoje, observei o grande número de pedidos que, com certeza, não foram atendidos e já não posso saber quem recebeu ou não.
Aqueles que desejarem o manual devem ter um pouco mais de trabalho e me enviar o pedido diretamente, fora do canal FORUM, para murilo.galvao@redetaho.com.br Os que desejarem colaborar com informações novas para serem incluídas também dever envia-las desta forma ou se associar a uma das listas LR do Yahoo, o Clube Land Rover ou a LROA.
Abç a todos,
mg

Edu MB
18/09/2008, 20:32
Olá Mgalvao , mais uma vez parabéns pela iniciativa do manual .. agora

só uma pergunta , não seria mais fácil deixar disponível para download aqui

no fórum 4x4brasil ??

Particularmente acho a "navegação" dos fóruns do yahoo um saco (prá

não falar uma merda!) , e acredito que a migração da rapaziada aqui pro

fórum4x4 Brasil , vai ser só uma questão de tempo ..

Grande abraço e por favor não me leve a mal !!

Zé Marrara

mgalvao
19/09/2008, 09:12
Prezado Marrara

O manual sofre atualizações constantes e eu teria que ficar colocando as novas versões, aqui e nas outras duas listas. Prefiro deixar como está : quem quiser me pede e eu envio, sem problemas. Além disto, preciso saber o grau de interesse que o manual desperta. O dia que perceber que não é de muito interesse, paro com a brincadeira que acaba me dando um bom trabalho ..... Outra coisa : até hoje não recebi nenhuma colaboração do pessoal do FORUM para o manual. Até entendo, pela forma como circulam as mensagens por aqui, diferentemente do que acontece nas listas do Yahoo. De qualquer forma, quem tiver com que colaborar pode me enviar diretamente, ok ?
Abç,
mg

Herculano
23/09/2008, 19:13
se possivel envie para mim
maherbes@terra.com.br

Grato

Herculano

Guilherme Velloso
24/09/2008, 16:16
gostaria de receber um exemplar
guijope@terra.com.br
grato
Guilherme

landrei
10/02/2009, 16:03
Devo ter chegado atrasado...mas em todo caso...será que poderia me enviar um manual?
desde já agradeço.

reinaldojunqueira@gmail.com

ascherer74
11/02/2009, 19:44
Valeu, Murilo.
Muito bom o MQG, vai ser muito útil.

geraldo paulino filho
14/02/2009, 20:40
Mgalvão, se puder enviar-me ficarei grato.
geraldopaulino480@yahoo.com.br

Caiogaucho
23/02/2009, 23:11
Murilo,

Contempla as Disco também??

abs

Caio

mgalvao
24/02/2009, 10:15
Olá Caio
Sòmente naquilo que as Disco 300tdi tem em comum com os Defender.
Abç,
mg

Hugo4x4
24/02/2009, 20:54
....Os que desejarem colaborar com informações novas para serem incluídas também dever envia-las desta forma ou se associar a uma das listas LR do Yahoo, o Clube Land Rover ou a LROA.
Abç a todos,
mg

Murilo,

Tem opiniões minhas que fazem parte do MQG, assim como você fez no Yahoo ctrl c ctrl v e enviou para as pessoas que solicitam, pode publicar as postadas por mim neste fórum. Penso que terá um empecilho, no MQG diz que o publicado faz parte do CLR do Brasil, eu não vendi isto para o clube, minhas opiniões são públicas e as posto com o intuito de ajudar.

Um abraço

Hugo4x4
24/02/2009, 20:58
Murilo,

Sugiro mudar o nome de "Manual QG" para "Coletânea QG".

rodrigoboscardin
25/02/2009, 17:05
MGalvão parabéns pela iniciativa. Manda uma cópia.

boscardin@convoy.com.br

Grato,
Rodrigo

Ninety
26/02/2009, 23:51
Eu até já utilizei algumas das versões anteriores. Muito bom.
Pode me mandar uma cópia? gustavo.cais@uol.com.br
Obrigado.

denizard
27/02/2009, 08:54
bom dia!!!
O amigo poderia enviar uma copia p/:
denizardreis@hotmail.com
1 abraço
Denizard

mgalvao
04/04/2009, 19:28
Olá para todos,

Para os que acham o MQG de alguma utilidade, informo que saiu a edição 49. Os que estão com uma das mais antigas, podem me pedir que envio a nova. Lembro também que, por default, só envio o volume I inicialmente (os arquivos são muito pesados e minha conexão é de banda mais-ou-menos). Quem desejar qq outro dos volumes pode pedir depois. O volume 3, particularmente, é muito útil pois traz dicas de endereços, peças, etc.

Para facilitar minha vida, melhor fazer o pedido off-forum, diretamente a
murilo.galvao.queiroz@gmail.com

Abraços,

mg

Rhuan
04/04/2009, 21:46
Muito interessante, parabéns!!
Sou novo no mundo Land e, se possível, gostaria de receber uma cópia tambem!Agradeço desde já.

meu email é: rhuanvidal@hotmail.com

Abraço a todos

Rhuan-Belo Horizonte

norberto
06/04/2009, 10:31
Murilo,
Tenho a versao 46. Voce poderia me enviar a nova?
Gostaria, tambem, de receber os outros volumes.
Abs,
Norberto

mgalvao
06/04/2009, 21:44
Olá para vocês que apreciam e receberam o MQG.
Postei o tópico abaixo porém não recebi nehuma contribuição. Assim, vou tentar por aqui. Tudo que puderem informar irá para o manual e ajudará no levantamento do tempo de vida útil dos componentes de nossos Def.
----------------------------------------------
Olá para todos,

Imagine-se preparando seu 110 para uma viagem a Ushuaia, Cuzco ou qualquer outro local distante .... Um dia, chega alguém e comenta com você que a via útil da bomba dágua dos Defender é de 70 a 85k km. Seu 110 está com 68k km !!

Acho que seria prudente você trocar a bomba antes da viagem, não ? Ou, pelo menos, levar uma de sobressalente ...

Foi pensando em situações como esta que comecei a levantar dados para uma planilha que calcule a vida útil de alguns componentes mais críticos de nossos Defender. Com os dados coletados das duas listas LR no Yahoo, já tenho alguns números, embora ainda imprecisos por conta da pequena amostragem colhida. De qualquer forma, não deixa de ser um indicador interessante para aqueles preocupados em fazer uma boa manutenção preventiva em seus carros.

Assim, se alguém puder colaborar, podemos ir adiante nesta coleta de dados. Basta me passar as seguintes informações : item avariado e em que quilometragem isto ocorreu.

Entre outros, são importantes os seguintes componentes : alternador, bomba dágua, bomba de vácuo, retentor da caixa de transferência, cilindros mestre e escravo da embreagem, hidrovácuo, cilindros do sistema de freio, semi-eixos, buchas, ponteiras, correia dentada (partida), motor de arranque, cruzetas, ball-joint, pastilhas dianteiras e traseiras de freio, embreagem, etc, etc

Se você tem alguma destas informações sobre seu carro, dê a sua colaboração que irá ser útil a muitos de nós !!!

Abraços,

mg

MNeto
09/04/2009, 22:56
Caros Amigos,

Sou novato neste forum e novato como proprietário de um 4 X 4.

Acabei de adquirir um Discovery 3 2008 - Modelo TDV6 S.

Notei que na trava elétrica das portas não funciona aquela função que quando o carro passa de 20 Km as travas fecham automaticamente.

No meu carro somente fecham e abrem quando aciono aqueles botões no painel.

Pergunto:
Neste modelo TDV6 S é assim mesmo ou meu carro está com defeito?

Sei que nos modelos SE as travas são automáticas quando o carro anda - Será que no S não tem esta função porque não tem computador de bordo?

Outra dúvida:

Quando fui lavar meu carro , encontrei abaixo de pára-choque trazeiro dois pesos que ficam "balançando" um do lado direito outro do lado esquerdo.
Pergunto:
Para que servem estes pesos?

Agradeço antecipadamente pela atenção.

biólogo27
08/06/2009, 22:48
Cro colega, seria possivel disponibilizar uma cópia para o email diego.solos@gmail.com
Se possível, muito obrigado

Paulo Quintal
09/06/2009, 12:59
Galvão, primeiro muito obrigado pelos manuais realmente são práticos e muito úteis, mas uma pergunta não quer calar... Tem volume I e III, e o volume II não tem?

mgalvao
11/06/2009, 00:02
Olá, Paulo
Existe sim o vol II. Dê uma olhada nas primeiras páginas do Manual para conhecer todos os volumes. Para pedidos, fv enviar msg diretamente para meu endereço
murilo.galvao.queiroz@gmail.com
Abç,
mg

joao cj3a
17/06/2009, 11:02
pessoal nào sei se já tem esta informação mas achei a cruzeta do defender nacional, fabricante Stahl www.satahl.com.br (http://www.satahl.com.br), tem representante e várias cidades número da peça CZ201.

espero ter ajudado

joao

Rubens Viajante
28/07/2009, 21:22
Caro Galvão, se vc ainda tiver disponível, solicito que me envie uma cópia do manual, através do meu email citizens_of_the_world@hotmail.com

Grato

Rubens

norberto
29/07/2009, 10:06
pessoal nào sei se já tem esta informação mas achei a cruzeta do defender nacional, fabricante Stahl www.satahl.com.br (http://www.satahl.com.br), tem representante e várias cidades número da peça CZ201.

espero ter ajudado

joao

João, você sabe dizer o preço?
[]s
Norberto

Rubens Viajante
01/08/2009, 09:22
Caro Murilo Galvão.

Quero agradecer-lhe a gentileza e a presteza com que atendeu a minha solicitação de envio do Vol I do seu Manual.

Vou "saborea-lo" com calma e atenção.

Um abraço

Rubens

Marx Macaé
02/11/2009, 19:50
Gostaria de receber o manual: marquesnil@uol.com.br

obrigado!

lipe20
02/11/2009, 21:20
Gostaria de receber o manual.

Grato.

lipe20bom@hotmail.com
lipe20@terra.com.br

Miecz
05/11/2009, 11:17
Bom dia, amigo.
Excelente seu manual. Parabéns pela iniciativa.
Tenho a revisão 28 de 12/04/07.
Agradeceria se pudesse enviar revisão mais atual para cesarm@correios.net.br
Obrigado, e um grande abraço.

Texto revisto em : 12/abr/2007

Revisão nr : 28

mgalvao
05/11/2009, 14:00
Pezados amigos,
Bom lembrar que venho pouco por aqui e, portanto, quem desejar o manual deve me escrever diretamente, por fora do Forum.
Abç,
mg

mgalvao
05/11/2009, 14:01
Esqueci de completar ; hoje saiu a versão 53 do vol III - Páginas Amarelas.

COTRAMS
11/12/2009, 12:26
Também gostaria de receber esse manual, agradeço se enviar para: cotrams@gmail.com

Emerson

mgalvao
15/12/2009, 16:24
Saíram três novas edições do MQG :
Vol. 1 : nr 54
Vol. 2 : nr 55
Vol. 3 : nr 54

Interessados podem solicitar suas cópias em msg PVT para mim (murilo.galvao.queiroz@gmail.com).

Só peço o seguinte :

- mensagens por fora do Forum
- pedir um volume por vez
- indicar o volume desejado no “Assunto” da mensagem,
tudo isto para me facilitar o envio, ok ?

Abraços,
mg
>
>

marcosobral
08/07/2011, 11:13
Tb gostaria de receber.
marcosobral@gmail.com

Obrigado

CGAUER
08/07/2011, 15:14
Murilo,

porque não coloca o arquivo do MQG num servidor? Facilitaria a vida dos interessados.

Aliás, não vejo mais os nomes dos contribuintes, apenas uma menção aos grupos. Não é certo. Uma séria falha com todos aqueles que geraram o conteúdo do seu guia.

Recomendo que você cite sua fonte, como se faz no universo literário, acadêmico e editorial. O grande sucesso de seu guia se deve à todos aqueles que a longo de muito tempo acumularam experiência e paixão pela livre contribuição. Entendo que pode te dar algum trabalho extra, mas não é nada mais justo.

Abraços

Clemente

Abraços

Saíram três novas edições do MQG :
Vol. 1 : nr 54
Vol. 2 : nr 55
Vol. 3 : nr 54

Interessados podem solicitar suas cópias em msg PVT para mim (murilo.galvao.queiroz@gmail.com).

Só peço o seguinte :

- mensagens por fora do Forum
- pedir um volume por vez
- indicar o volume desejado no “Assunto” da mensagem,
tudo isto para me facilitar o envio, ok ?

Abraços,
mg
>
>

mgalvao
09/07/2011, 13:28
Prezado Clemente
Por mais de 50 edições, e desde a de nr 01, colocava a lista dos contribuidores em uma lista ao final do MQG. Aconteceu que o arquivo se tornou grande demais e, hoje, para coletar as mensagens de interesse, editá-las, buscar o ponto onde encaixar o texto no Manual, criar as palavras chaves para o índice, atualizá-lo a cada nova entrada o trabalho começou a ficar mais árduo e demorado. Para manter o nome de todos os colaboradores, além de todo o trabalho descrito acima, tenho ainda que ir ao final do arquivo (a cada mensagem recebida e selecionada), verificar se o autor já está lá e fazer a referência, ou não. Trata-se de mais uma fase que, como disse, já está me tomando muito tempo. Por isto, resolvi suprimir a lista e torná-la simplesmente genérica. Pode não ser o desejado e o justo, porém é o que estou podendo fazer. Creio que o propósito do MQG em si justifica esta falha.
Quanto ao servidor, já considerei isto porém sempre preferi deixar como está. Isto me permite sentir qual o interesse pelo Manual e, principalmente, manter um canal de comunicação com os interessados que me escrevem.
Abç,
mg

CGAUER
09/07/2011, 15:19
Murilo,

fico feliz que você compreende a gravidade de sua falha. Agora, se você se dá ao trabalho de copiar as longas contribuições dos participantes de grupos brasil afora, custaria tanto assim copiar também seus curtos e breves nomes?

Não estou falando de ABNT 6023 (maneira correta), mas apenas referenciar os merecidos nomes. Se repetir algum, paciência. Para facilitar copie então logo o texto mais o nome, como é feito aqui no fórum, onde a autoria é sabiamente preservada e citada, SEMPRE.

Omitir o nome daqueles que garantem os pilares da sua obra, é uma terrível falha e total falta de consideração com todos que durante muitos anos contribuíram e contribuem com seu tempo e conhecimento com os demais, livremente, sem que enviar emails pessoais para ter acesso ao conteúdo de suas experiências.

O seu trabalho tem imensa importância, porém do meu ponto de vista, ele perde seu total valor quando você ignora a sua autoria.

Não pega bem. No universo acadêmico, literário e editorial, nem se fale. Fato tal, que dificilmente alguém o deixaria de fazer após a passagem por qualquer tipo de instituição de ensino.

Quanto a distribuição via servidor, existem sim meios de garantir o controle, feedback e também o "confete".

Abraços

Clemente

Prezado Clemente
Por mais de 50 edições, e desde a de nr 01, colocava a lista dos contribuidores em uma lista ao final do MQG. Aconteceu que o arquivo se tornou grande demais e, hoje, para coletar as mensagens de interesse, editá-las, buscar o ponto onde encaixar o texto no Manual, criar as palavras chaves para o índice, atualizá-lo a cada nova entrada o trabalho começou a ficar mais árduo e demorado. Para manter o nome de todos os colaboradores, além de todo o trabalho descrito acima, tenho ainda que ir ao final do arquivo (a cada mensagem recebida e selecionada), verificar se o autor já está lá e fazer a referência, ou não. Trata-se de mais uma fase que, como disse, já está me tomando muito tempo. Por isto, resolvi suprimir a lista e torná-la simplesmente genérica. Pode não ser o desejado e o justo, porém é o que estou podendo fazer. Creio que o propósito do MQG em si justifica esta falha.
Quanto ao servidor, já considerei isto porém sempre preferi deixar como está. Isto me permite sentir qual o interesse pelo Manual e, principalmente, manter um canal de comunicação com os interessados que me escrevem.
Abç,
mg

Renato Franco
13/07/2011, 22:00
Caros Amigos,

Sou novato neste forum e novato como proprietário de um 4 X 4.

Acabei de adquirir um Discovery 3 2008 - Modelo TDV6 S.

Notei que na trava elétrica das portas não funciona aquela função que quando o carro passa de 20 Km as travas fecham automaticamente.

No meu carro somente fecham e abrem quando aciono aqueles botões no painel.

Pergunto:
Neste modelo TDV6 S é assim mesmo ou meu carro está com defeito?

Sei que nos modelos SE as travas são automáticas quando o carro anda - Será que no S não tem esta função porque não tem computador de bordo?

Outra dúvida:

Quando fui lavar meu carro , encontrei abaixo de pára-choque trazeiro dois pesos que ficam "balançando" um do lado direito outro do lado esquerdo.
Pergunto:
Para que servem estes pesos?

Agradeço antecipadamente pela atenção.

Olá amigo,

Este tópico é do pessoal das Defenders. Há um tópico específico para questões relativas à Disco III, com o nome "Discovery 3". Lá vc encontrará a resposta. Eu não conheço o sistema da S, e não sei como te ajudar.

Abs.

pedro coneza
14/07/2011, 09:10
Murilo, desculpa no topico de cima discutir outro assunto, mas eu precisava responder.
Quanto ao MQG voce esta de parabens, conversa com o clemeente como ele fez o blog da viagem do final do ano, se fizesse algo do tipo para vc seria show, ao meu ver o MQG ja esta mto importante ( e deve estar te sobrecarregando ) ele ja merece um site, e ali teria a opçaão de abaixar imprimir e levar no carro ( é o meu caso )... só uma sugetão... pois sei que vc faz hj assim com muito gosto.

Abraço e parabens mais uma vez

mgalvao
15/07/2011, 11:17
Prezado Clemente

Entendo suas preocupações e seu ponto de vista embora, como "mão-de-obra" do manual, faça (como já expliquei) ressalvas à exequibilidade de voltar a implantar sua sugestão. Por outro lado, você comete um equívoco ao escrever que no MQG não há referência à origem dos textos coletados. Observe que está lá que todos os textos provém das duas listas LR e deste Forum.

Certo dia recebi uma msg de um participante me dizendo que eu havia esquecido de incluí-lo na lista dos contribuidores do manual. Era fato e fiz a correção. Este foi o unico caso ocorrido sobre a tal lista que agora voltamos a discutir; naquele caso, onde notei que a preocupação do autor era mais de orgulho do que de outra coisa. Em seu caso, agora e entretanto, me parece que você está mais preocupado com formalidades editoriais e em se fazer justiça.

Quanto ao primeiro, o manual nunca teve qualquer pretenção daquele tipo. Também por isto, nunca sugeri nem concordei que fosse impresso, como também que fosse colocado em sites - adquirindo, aí sim, outra conotação. Neste caso existirá, pelo menos, um servidor (pessoa jurídica), um registro (comercial) e um responsável pelo site. Você sabe o que isto já representa. Aí acontece de alguém ler no site que se pode testar o acoplamento viscoso e vir a se acidentar ! - Fiz o que está indicado lá no site ! - dirá. E logo surgira algum advogado de plantão para acionar os responsáveis pelo acidente ! Esta é uma das questões. E o que dirá a LR quando encontrar um site sobre seus carros cheio de meias verdades e informações erradas sobre a sua mecânica ? Você acredita que o site permanecerá no ar por muito tempo ? Lembra-se do que aconteceu com o site do CLR, se não me engano ?

Já pensei muito sobre este caminho. Aqui ao meu lado tenho dois livros sobre o DREAMWEAVER, dois grandes tijolos de mais de 1000 páginas cada, comprados nos EUA. Já cheguei ao final de um deles, cheguei a montar um draft do site para o MQG e acabei desistindo (por enquanto, pois ainda não me convenci das vantagens) da idéia. Além de tudo, após o trabalho de edição do texto, ainda me restará o trabalho de manutenção do site !!!!

E não dá para pedir auxílio; pelo menos disto já desisti. Por três ou quatro vezes, entre pedidos e ofertas, nunca consegui nada nesta área. Há sempre muito boa vontade mans nehum resultado prático. Não estou reclamando mas somente me adiantando para aqueles que vierem a sugerir isto. Entendo que, enquanto existir, o trabalho do MQG será solitário, infelizmente.

E, por fim : justiça. É claro que há uma dose de injustiça ao generalizar-se a lista dos contribuintes com citações somente às listas e ao Forum. Mas, convenhamos, injustiças sempre existiram e continuarão a existir, sejamos práticos. Ou será que se listar o nome de todos também não estaremos incorrendo em uma delas ? O que você acha do fato de termos naquela mesma lista nomes como o seu e o do Fraga, só para citar dois exemplos de pessoas que sabem o que escrevem e que contribuem com informações corretas, ao lado de fulano e beltrano que escreveram abobrinhas, meias verdades ou informações erradas e que, por desconhecimento meu e geral foi parar no manual, um item abaixo de uma informação proveninete do Fraga ? Isto, em sí, não é bastante injusto ?

Espero que compreenda minha posição e opiniões.

Como também escrevi antes, duas das razões de eu fazer pessoalmente a distribuição dos arquvios é poder medir o interesse pelo manual (o que justificaria meu trabalho) e poder manter um canal de comunição com os interessados, como estamos fazendo agora. Se, em algum momento, sentir que ninguém mais se interessa por ele ou que o trabalho em sí está incomodando alguém - um único alguém que seja - não tenha dúvidas que não terei o menor problema em interromper a divulgação e distribuição dos arquivos, voltando ao início de tudo quando o manual começou a ser montado para meu uso próprio em casos de necessidades durante a minhas viagens.

Abraços,

mg

CGAUER
15/07/2011, 16:34
Murilo,

analisando friamente sua situação, não tem muito o que agora possa ser feito. Acredito que hoje seria impossível para qualquer um rastrear a origem de cada uma das informações presentes na vastidão do MQG. Águas passadas.

Sim, você tocou em um ponto importante, a qualidade da informação. Acredito que com a correta divulgação da autoria de cada info, existiria uma transparência em relação ao conteúdo. Neste cenário, a credibilidade de cada um que contribuiu, seria de grande valor para o leitor, ponderando assim com maior critério sobre suas ações, prevenindo você de eventuais processos relacionados ao conteúdo de seu trabalho.

Estou longe de ter a absoluta propriedade no assunto LR, mas me esforço ou máximo para pesquisar e então opinar sobre qualquer que seja o assunto, assim como tenho certeza que muitos outros façam.

Sou chato quanto a autoria, porém na mesma proporção que enxergo a importância do MQG, dos clubes e também deste fantástico fórum 4x4BR, ainda mais num cenário onde a desinformação é nacional.

Vamos que vamos..

Abraços e não esqueça de me enviar um cópia! ;)

Clemente

Prezado Clemente

Entendo suas preocupações e seu ponto de vista embora, como "mão-de-obra" do manual, faça (como já expliquei) ressalvas à exequibilidade de voltar a implantar sua sugestão. Por outro lado, você comete um equívoco ao escrever que no MQG não há referência à origem dos textos coletados. Observe que está lá que todos os textos provém das duas listas LR e deste Forum.

Certo dia recebi uma msg de um participante me dizendo que eu havia esquecido de incluí-lo na lista dos contribuidores do manual. Era fato e fiz a correção. Este foi o unico caso ocorrido sobre a tal lista que agora voltamos a discutir; naquele caso, onde notei que a preocupação do autor era mais de orgulho do que de outra coisa. Em seu caso, agora e entretanto, me parece que você está mais preocupado com formalidades editoriais e em se fazer justiça.

Quanto ao primeiro, o manual nunca teve qualquer pretenção daquele tipo. Também por isto, nunca sugeri nem concordei que fosse impresso, como também que fosse colocado em sites - adquirindo, aí sim, outra conotação. Neste caso existirá, pelo menos, um servidor (pessoa jurídica), um registro (comercial) e um responsável pelo site. Você sabe o que isto já representa. Aí acontece de alguém ler no site que se pode testar o acoplamento viscoso e vir a se acidentar ! - Fiz o que está indicado lá no site ! - dirá. E logo surgira algum advogado de plantão para acionar os responsáveis pelo acidente ! Esta é uma das questões. E o que dirá a LR quando encontrar um site sobre seus carros cheio de meias verdades e informações erradas sobre a sua mecânica ? Você acredita que o site permanecerá no ar por muito tempo ? Lembra-se do que aconteceu com o site do CLR, se não me engano ?

Já pensei muito sobre este caminho. Aqui ao meu lado tenho dois livros sobre o DREAMWEAVER, dois grandes tijolos de mais de 1000 páginas cada, comprados nos EUA. Já cheguei ao final de um deles, cheguei a montar um draft do site para o MQG e acabei desistindo (por enquanto, pois ainda não me convenci das vantagens) da idéia. Além de tudo, após o trabalho de edição do texto, ainda me restará o trabalho de manutenção do site !!!!

E não dá para pedir auxílio; pelo menos disto já desisti. Por três ou quatro vezes, entre pedidos e ofertas, nunca consegui nada nesta área. Há sempre muito boa vontade mans nehum resultado prático. Não estou reclamando mas somente me adiantando para aqueles que vierem a sugerir isto. Entendo que, enquanto existir, o trabalho do MQG será solitário, infelizmente.

E, por fim : justiça. É claro que há uma dose de injustiça ao generalizar-se a lista dos contribuintes com citações somente às listas e ao Forum. Mas, convenhamos, injustiças sempre existiram e continuarão a existir, sejamos práticos. Ou será que se listar o nome de todos também não estaremos incorrendo em uma delas ? O que você acha do fato de termos naquela mesma lista nomes como o seu e o do Fraga, só para citar dois exemplos de pessoas que sabem o que escrevem e que contribuem com informações corretas, ao lado de fulano e beltrano que escreveram abobrinhas, meias verdades ou informações erradas e que, por desconhecimento meu e geral foi parar no manual, um item abaixo de uma informação proveninete do Fraga ? Isto, em sí, não é bastante injusto ?

Espero que compreenda minha posição e opiniões.

Como também escrevi antes, duas das razões de eu fazer pessoalmente a distribuição dos arquvios é poder medir o interesse pelo manual (o que justificaria meu trabalho) e poder manter um canal de comunição com os interessados, como estamos fazendo agora. Se, em algum momento, sentir que ninguém mais se interessa por ele ou que o trabalho em sí está incomodando alguém - um único alguém que seja - não tenha dúvidas que não terei o menor problema em interromper a divulgação e distribuição dos arquivos, voltando ao início de tudo quando o manual começou a ser montado para meu uso próprio em casos de necessidades durante a minhas viagens.

Abraços,

mg

mouramares
15/07/2011, 22:48
Caro Murilo, li com atenção seu posicionamento quanto as poderaçoes do Clemente, ambos tem suas razoes, penso que vc poderia fazer uma coletanea do nomes que participaram com as devidas contribuiçoes e publicasse a parte, para que estes sintam-se lembrados, apenas citando os nomes sem especificar o artigo, porque embora os artigos sejam diferentes quanto ao conteudo, o que importa é a colaboração de todos, e este sim poderia estar num arquivo neste site para que todos os interessados pudessem se sentir lembrados.
abçs
joao

mgalvao
16/07/2011, 00:29
Prezado Clemente,
Fico feliz que possamos compreender nossas posições, mesmo que de alguma forma divergentes. Como já escrevi antes, me parece que o propósito do MQG sempre justificará pequenas ou médias injustiças ou incorreções.
Sobre responsabilidades, é verdade que nunca me preocupei muito com isto, além do ponto de chamar bem a atenção dos leitores do manual de que não se trata de um texto técnico, senão de opiniões de proprietários. Além disto, todo o texto tem uma origem, embora não explicitada. Se cada parágrafo não identifica o autor, este, por outro lado, pode ser facilmente identificado por uma busca - por assunto - em uma das listas LR ou neste Forum. Assim, não creio que esta deva ser uma preocupação atual. Como vocÊ mesmo escreveu, e assim vamos que vamos. Bom final de semana, mg

mgalvao
14/08/2011, 21:19
Olá para todos,

Ficou pronta a edição 61 do vol I do MQG. Como sempre, interessados em receber uma cópia devem escrever diretamente para meu endereço e-mail ( murilo.galvao.queiroz@gmail.com ).

Por falar nisto, a partir de agora, as novas edições serão mais intercaladas. É que estou pretendendo dedicar meu tempo livre à montagem de um site sobre Off-road, especificamente dedicado aos iniciantes. Já estudei a parte que se refere a estruturação do site, codificação, etc que já estão bastante adiantadas. O auxílio poderá vir com críticas e correções aos textos, pesquisas na Internet para melhoria do conteúdo, etc. Enfim, aqueles que gostam do assunto, tiverem tempo e estiverem interessados em participar deste projeto, por fv entrem em contato direto comigo para trocarmos figurinhas e ver como isto poderá ser feito.

Abç,

mg

mouramares
14/08/2011, 22:03
Olá para todos,

Ficou pronta a edição 61 do vol I do MQG. Como sempre, interessados em receber uma cópia devem escrever diretamente para meu endereço e-mail ( murilo.galvao.queiroz@gmail.com ).

Por falar nisto, a partir de agora, as novas edições serão mais intercaladas. É que estou pretendendo dedicar meu tempo livre à montagem de um site sobre Off-road, especificamente dedicado aos iniciantes. Já estudei a parte que se refere a estruturação do site, codificação, etc que já estão bastante adiantadas. O auxílio poderá vir com críticas e correções aos textos, pesquisas na Internet para melhoria do conteúdo, etc. Enfim, aqueles que gostam do assunto, tiverem tempo e estiverem interessados em participar deste projeto, por fv entrem em contato direto comigo para trocarmos figurinhas e ver como isto poderá ser feito.

Abç,

mg

ja enviei o pedido.........rssss, obrigado.

Carlos A Paim Jr
14/05/2012, 19:28
Me desculpe pela ignorância, mas o que significa mqg? Acredito que seja a abreviatura do manuel para LR, queria se possível o volume onde fala das cruzetas, pois acho que minha 110 da um tranco um pouco grande, mas preciso ter certeza antes de mexer! Se falei algo errado me perdoem mas estou tentando aprender o básico sobre mecânica, principalmente de meu carro..

Abraços a todos

vwinit
14/05/2012, 21:45
Me desculpe pela ignorância, mas o que significa mqg? Acredito que seja a abreviatura do manuel para LR, queria se possível o volume onde fala das cruzetas, pois acho que minha 110 da um tranco um pouco grande, mas preciso ter certeza antes de mexer! Se falei algo errado me perdoem mas estou tentando aprender o básico sobre mecânica, principalmente de meu carro..

Abraços a todos

Carlos Jr...
MQG -> Manual Quebra Galho

O nome se explica logo no começo do tópico ... e muito mais!!!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/42279-mqg.html

Boa leitura...

Abraço do quase xará,
Hailton Jr.
:P

Carlos A Paim Jr
15/05/2012, 18:21
Hehehe Hailton, MQG - Manual Quebra Galho, vocês são demais. Valeu amigo, vou começar a ler agora...