PDA

Ver Versão Completa : MOTOR MWM 2.8 sprinter + FLUTUANTE + PÉ DE ANJO = PROBLEMA



guilhermeabreu
16/06/2008, 18:55
E CONTINUA MINHA SAGA

É pessoal , continuo sendo a COBAIA dos nossos sonhos .

Sonhei por muito tempo em colocar o FLUTUANTE por causa dos PNEUS 33" , que tem até um tópico próprio para este caso de pneus 33" ou maiores .

Realizei o MEU SONHO DO FLUTUANTE , mas durou pouco .

Ha 30 dias atras , coloquei o FLUTUANTE como vcs todos sabem , mas com 15 dias de uso , ao ir por um acaso a um amigo fazer um conserto na munheca do meu reboque , ele que gosta e tem um jipe , observou o FLUTUANTE do meu ENGESA e começou a apreciar .
Ao apreciar , chegou perto e VIU AS PORCAS DA TAMPA EXTRIADA TODAS FOLGADAS , e me chamou e mostrou , FIQUEI SURPRESO , pq qdo foi instalada logo após ter chegado de IBITIPOCA , o amigo meca/prof. ROGER NUNES que fez A COLOCAÇÃO DO FLUTUANTE , e eu acompanhei o serviço e LEMBRO PERFEITAMENTE que ele APERTOU BEM OS ESTOJOS QUE PRENDEM A TAMPA EXTRIADA AO CUBO .

LOGO : REAPERTEI TODOS ELES COM UMA CHAVE " L " E UTILIZEI UM CABO DE FORÇA PARA GARANTIR QUE FICASSE BEM APERTADO .

Passou mais 15 dias e hoje , fui trabalhar numa cidade ha 60 km daqui e ao andar 10 km , " TUM " , " ESCAPULIU A MARCHA , ÍSTO É , FICOU EM PONTO MORTO " .

Chamei o AMIGO MECA/PROF , e de pronto ele foi me socorrer .

Logo na primeira inspeção , ele mandou eu ligar o carro e engrenar a marcha , colocou a mão na alavanca , percebeu algo , desceu do carro , olhou por baixo e me chamou dizendo : " OLHA AQUI O QUE ACONTECEU ? "

Desci e NÃO ACREDITEI !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

SIMPLESMETE FOI DEGOLADO POR CIZALHAMENTO TODOS OS ESTOJOS E OS DOIS PINOS TRAVAS DA TAMPA EXTRIADA , com ísto a tampa ficou rodando em falço e o carro perdeu a mobilidade .

RESUMINDO :

COM ESTE MOTOR E COM O MEU PÉ ( ACREDITO QUE O , PÉ DE ANJO como já fui chamado aqui , PÉ DE CHUMBO , PÉ PESADO COMO QUEIRAM ) , OS ESTOJOS DA TAMPA EXTRIADA NÃO ESTÃO AGUENTANDO O TORQUE DO MOTOR .

Estou muito triste , pq depois de um invertimento desta envergadura , deparar com este ponto fraco do FLUTUANTE com este motor , ísto é , estes parafusos/estojos , funcionaram como um FUSÍVEL desta modificação feita .

E pior : como solucionar ? O ROGÉRIO irá inicialmente colocar estojo mais grosso , mais comprido , usar porca e contraporca com loctite para avaliarmos como ficará .
O estojo original do CUBO DA TOY BAND é de 8 mm ele deverá colocar de 10 mm .

Uma outra idéia que tive , seria de fazer dentes retangulares no cubo e na tampa extriada para serem encaixados e os parafusos/estojos sria apenas para firmar esta união , para ísto o ROGÉRIO falou que tem pouca espessura para fazer este trabalho , daí teria que soldar um flange de +- 10mm na tampa para ter recurso para fazer este trampo .

E A MINHA SAGA CONTINUA :

DE FAZER NÃO DAR CERTO , MUDAR , DAR ERRADO , MUDAR PARA TENTAR DAR CERTO E VAMOS ANDANDO HORA PARA FRENTE HORA PARA TRAS , MAS CONTINUO COM PACIENCIA E PERSEVARANÇA , UM DIA , QUEM SABE NÃO VAI DAR TUDO CERTO , É O QUE ESPERO .

E COM ÍSTO TUDO , PASSO OS MEUS PASSOS PARA VCS PARA QUE VCS SÓ DEEM PASSOS CERTOS , PODE DEIXAR EU DE COBAIA MESMO . NÃO VOU COBRAR NADA NÃO .

NÃO É INCRÍVEL ESTA MINHA ESTÓRIA ?


GOSTARIA MUITO DE SABER DO PESSOAL QUE TEM ESTE MARAVILHOSO MOTOR MWM 2.8 sprint turbo/intercooler COM FLUTUANTE , SE ACONTECEU ÍSTO TAMBEM , OU FOI SÓ COMIGO .

ABRAÇÃO A TODOS , E CONTINUO COM A MINHA SAGA . TEM QUE DAR CERTO UM DIA NÃO ?????????????????????????????????

" COM CERTEZA DARÁ " . Como dizia um filósofo : NO FIM TUDO VAI DAR CERTO .

Eduardo Velo
16/06/2008, 20:39
Caro amigo Guilherme , ficamos gratos por passar suas aventuras ... serve e muito pra todos nós ...
Olha , tem algum problema maior nesse eixo tras. , estourou rolamentos de roda e agora cisalhou os estojos ... pode ter algum empeno no semi eixo ou no tubo do eixo , ou o semi eixo está descentralizado ... algum gato tem aí ... aproveitando que vc tá com paciência ... rs , pede pro Rogério verificar tudo que pode causar vibração excessiva no eixo ... buchas , cardã desbalanceado , cruzetas com folga , folga nas estriias dos semi eixos , nas planetárias , no pino trava da planetária ... nos rolamentos do diferencial ...

abs ... aguardando o prox. cap. - A Saga do Coração Valente ... rsrs ...

fpc3
16/06/2008, 20:42
to pra comprar a t-case toy, vc me recomenda ou não?o meu é fase I

RogérioNunes
16/06/2008, 22:29
Edu, se eu não tivesse desmontado esse eixo duas vezes pra troca de relação e outras para troca de rolamento eu concordaria com vc.Mas a única coisa que não foi feita ainda foi retirar a carcaça e colocar no torno para verificar o alinhamento dos tubos pq o resto....

- Semi eixo empenado? São novos montados a 30 dias
- Semi eixo descentralizado? O acoplamento foi perfeito no cubo e planetárias e o aspecto das estrias depois de 30 dias rodando são normais com contatos bem definidos.Se houvesse desalinhamento seria denunciado por contato/desgaste irregular da estria do semi eixo com a planetária.
- Se houvesse algum elemento da transmissão provocando vibração, esta vibração seria percebida mas ele roda suave sem nenhuma vibração perceptível.

- Todas as cruzetas e rolamentos de pinhão/corôa são novos, o cardã traseiro foi confeccionado por empresa especializada e balanceado sob minha supervisão, a caixa satélite foi totalmente revisada.

O curioso é que os dois lados folgaram e o aspecto dos prisioneiros quebrados é bem característico de cisalhamento por torção.
Resta saber se esses prisoneiros que foram projetados para a Band com motor mercedes e 14B suportariam o MWM 2.8 + pneu 33 + pé de anjo!!!rs

E a saga continua....

abraços




Caro amigo Guilherme , ficamos gratos por passar suas aventuras ... serve e muito pra todos nós ...
Olha , tem algum problema maior nesse eixo tras. , estourou rolamentos de roda e agora cisalhou os estojos ... pode ter algum empeno no semi eixo ou no tubo do eixo , ou o semi eixo está descentralizado ... algum gato tem aí ... aproveitando que vc tá com paciência ... rs , pede pro Rogério verificar tudo que pode causar vibração excessiva no eixo ... buchas , cardã desbalanceado , cruzetas com folga , folga nas estriias dos semi eixos , nas planetárias , no pino trava da planetária ... nos rolamentos do diferencial ...

abs ... aguardando o prox. cap. - A Saga do Coração Valente ... rsrs ...

Kim
16/06/2008, 22:54
Caros!!!

Não sou o dono da verdade, bem como não tenho (ainda) eixos flutuantes, mais vamos aos palpites.

O que vem ocorrendo e a cisalhamento dos prisioneiros, pela força aplicada.

Bem, observei na Fenajeep, um sistema que tem além dos 6 prisioneiros, com arroelas conicas de pressão (tenho uma carreta de trator na sítio, feito com chassis de F350 V8 (F4000 da época), que tem uma arroelas assim (sem função hoje em dia)), também tem 6 pinos para que não ocorra a quebra dos prisioneiros.

Penso eu, que secolocar guias reforçados, como os da foto, talvez resolvesse o problema.

Veja bem, é um talvez.

Abraços.

Kim.

CAVESO
16/06/2008, 23:59
Guilherme e Roger,

Não dá pra colocar uns 2 (ou 4) pinos-guias no cubo e furar a tampa?

Acho que ajudaria bem....

guilhermeabreu
17/06/2008, 00:46
FPC3

Com certeza absoluta , INDICO A COLOCAÇÃO DA T-CASE DA TOY BAND no ENGESA , seja no 240 V ou no cambio da TOY BAND o de 4 MARCHAS , pois com o de 5 marchas , vc terá que recortar o chassi .

CAVESO

Esta idéia eu e o ROGER já tivemos hoje , e agora com a ilustração do KIM , REFORÇOU mais ainda a idéia de colocar 6 PINOS GUIAS BEM MAIS ROBUSTOS , para que ELES ( OS PINOS ) FAÇAM O PAPEL DE " DOMAR " ESTE TORQUE QUE ESTA ME QUEBRANDO TUDO QUE COLOCO , a não ser que eu amarre meu pé no BILAU , se pisar fundo arranco ele , rsrsrs .

Como eu havia falado em fazer um castelo no cubo e na tampa para que os dentes se encaixarem , deste modo dos pinos reforçados , eles farão o mesmo papel do castelo , ficará mais fácil de executar este trampo , e os prisioneiros fariam mais o papel de prisioneiro mesmo , para não deixar a tampa sair , FALANDO A GROSSO MODO , pq sabemos que desta forma todo o conjunto de pino guia e prisioneiro estará com certeza fixando a tampa no cubo .

E A SAGA CONTINUA .

Mais uma vez FPC3 , vai de T-CASE de TOY BAND , que vale todo dinheiro investido , ficou MUITÍSSIMO BOM .

EDU VELO

Como o ROGER mesmo já disse , os dois lados folgaram as porcas dos prisioneros , só que a do lado direito " fatídico " saiu primeiro , nas duas vezes que observamos este evento de folgar porcas .

Já li aqui mo forum , um cara que colocou um motor MWM sprint 6 bocas , e que em pouco tempo quebravam os estojos das rodas de tanto torque despejado neles , era um tal de folgar porca de roda que não tinha fim , por analogia , deve ser o mesmo caso meu . Motor MWM 2.8 + flutuante + pé de anjo = problema .

E A SAGA CONTINUA .

Estes relatos é para vcs ficarem animados , pq vcs já vão pegar a comida pronta , e EU VOU DAR NA BOCA DE CADA UM , só quero saber qto vou levar nisto .

BRINCADEIRA PESSOAL , tem que brincar para relaxar um pouco , mas que é chato , ísto é . Vc fazer tudo com carinho com o maior cuidado e serviço de EXCELENCIA feito pelo AMIGO ROGER , e falhar , é difícil de acreditar , mas os desafios estão aí para serem vencidos .
Sabendo que o que falhou não foi a qualidade do serviço , E SIM DEFICIENCIA NO PROJETO INVENTADO POR NÓS JIPEIROS MALUCOS COM NOSSAS INCRÍVEIS INVENSÕES . E eu SEI disto , não precisa falar de novo , EU SOU COBAIA MESMO , EU ACREDITO .

E A SAGA CONTINUA .

Acho até que já estou FICANDO DOIDO .

ABRAÇÃO A TODOS E NÃO DESANIMEM NÃO .

Ralado/SP
17/06/2008, 17:28
FPC3,

concordo em gênero número e grau com o gulherme....

GUILHERME,

cara, nem creio que isso aconteceu. Essa semana estou montando os meus flutuantes e colocando o papo em dia com os trilheiros da pesada que conheço ( tanto os de Toy quanto os que tem flutuante nas engesas ) chegamos a uma conclusão que nos deixou "fulos" da vida... realmente o problema está nos pinos trava que fixam o semi eixo no cubo.
Segundo o levantamento feito por um deles e que o SID dos adesivos também havia em falado, essas travas estão sendo produzidas com um material inadequado, pois não estão encontrando os originais... todos nós compramos os supostos KIT's que vem o prisioneiro a arruela de pressão e a porca, mais esse vem em saquinho e não numa cartelinha como eram comercializadoas originalmente pela toyota... ou seja estamos comprando genérico. Falei com alguns revendedores e até agora nenhum tem esse jogo original - que vem numa cartelinha branca com várias banderiastes estampadas em preto e com o kit fechado à vácuo. Logo concluímos que o ponto fraco está aí. Um dos Toyoteiros fez um serviço que ficou muito bom, porém com um custo elevado para o meu bolso: torneou a parte do semi-eixo que prende no cubo de forma que os furos fiquem intactos e fez uns recortes na parte sólida ( transformando numa espécie de engrenagem ) aí ele fez um anel que parece uma fatia de 50mm do cubo de toy, com uns dentes que casam com os da ponta de eixo que ele alterou. Os furos desse "anel" foram mexidos para que ele pudesse colocar uma porca prendendo essa peça nos prisioneios originais do cubo, não bastando isso ele SOLDOU essa peça no cubo.
CUSTO desse serviço: 500,00, mais ficou lindo de ver... até agora não deu pau e o cara pisa forte motor 910 turbinado e pneus mudzila 35 polegadas

Abraçones e mais um "Palpite"

Ralado

guilhermeabreu
18/06/2008, 10:06
RALADO

Pois é RALADO , esta foi a minha idéia original que havia conversado com o ROGER , mas esta solução do KIM , acho que fica tão resistente qto fazer estes dentes e fica mais fácil de confeccionar .

Mas valeu pelo relato dos caras daí . Reforça mais ainda da nescessidade de reforçar este FUSÍVEL que esta fraco .

Elmer_Jeep
18/06/2008, 11:36
O curioso é que os dois lados folgaram e o aspecto dos prisioneiros quebrados é bem característico de cisalhamento por torção.
Resta saber se esses prisoneiros que foram projetados para a Band com motor mercedes e 14B suportariam o MWM 2.8 + pneu 33 + pé de anjo!!!rs
abraços

Qual a marca do flutuante ?
Entraram em contato com o fabricante ?

Uso eixos band aqui faz muito tempo, em viaturas com pneus 35" e 900x16, nunca tive problemas com esses prisioneiros. Raramente aparece algum frouxo ou quebrado(porque trabalhou com a porca folgada).

Vez por outra apareciam também pinos guias quebrados(originalmente são 2), isso é mais comum do que quebrar os prisioneiros.

[]'s

A Leoni
18/06/2008, 11:47
Dr. Guilherme, bom dia.

Tenho acompanhado a "SAGA" desde o início pois estou reformando o meu Engesa e também estou instalando o flutuante (kit Enfer). Desde que iniciei a montagem (estou fazendo em "prestações" pois moro em Curitiba e meu Engesa está em São Paulo...) achei a fixação do cubo na ponta de eixo fraca, pois no meu Willys cansei de ter problemas com a roda livre se soltando, e olha que lá são parafusos de 3/8". Na minha montagem, ao invés de prisioneiros (estojos) utilizei parafusos allen classe 12.9 com loctite, só que ainda vai demorar para poder testar o resultado, alem de que a minha mecânica é 14b com caixa e transferência Toyota, ou seja, menos potência.
Outro ponto que me preocupou na montagem é que a flange(adaptador) que é montada entre a manga de eixo e o tubo, é fixada apenas pelos quatro parafuos que na montagem original fixam o espelho do freio e mantem o rolamento preso no seu rebaixo no tubo do eixo, ou seja, quase todo o esforço que antes era suportado pelo tubo no ponto de apoio do rolamento passa a ser suportado através desses parafusos, pois os rolamentos aplicam todo o esforço na manga de eixo. Estou pensando em soldar essa flange na ponta do tubo do eixo por segurança.... (não sei se foi possível entender....)
Outra dúvida, que questionei em outro tópico e não obtive resposta é se na montagem do freio de Band na dianteira do seu Engesa o disco foi montado conforme o original pela parte de dentro do cubo ou como na Band por fora do cubo? Tenho uma roda com um offset muito ruim e não tenho espaço para colocar por fora e me parece que para colocar pelo lado original é necessário cortar e soldar o suporte da pinça no munhão...(soldar munhão...)

Um abraço e "No fim tudo tem que dar certo..."

CAVESO
18/06/2008, 12:41
Dr. Guilherme,

Aproveitando o que o Elmer disse, ligue pro Igor da Rota (que tem parceria com a Enfer e já instalou vários kits desses em engesas), peça a ele dicas ou cobre dele uma solução.

Você comprou dele não foi?

Alfredo Fonseca
18/06/2008, 13:08
Minha experiência com os flutuantes:twisted::twisted::twisted:!!!!!

Aproveitando as perguntas do Elmer_Jeep!!!
Qual a marca?
Entrou entraram em contato com o Fabricante?


Na minha Engesa estou com o Kit Ensimec + FullLock IV que eu mesmo montei:mrgreen::mrgreen:, e nunca tive problemas com os prisioneiros e parafusos:concordo::concordo::concordo:!!!!.

Não quero ser demagogo mas eu acelero sem dó. Tenho um lema aqui com meus companheiros de trilha, que já é de praxe.

:twisted::twisted:“NADA FOI FEITO PARA DURAR PRA SEMPRE”:twisted::twisted:

A única observação que talvez seja útil, é que quando montei os eixos flutuantes utilizei trava químicas em todos os parafusos.

O conjunto mecânico e pneus que estou na viatura é:

- Pneus TSW Super Swanper 37” + remolde 3k Gerra = 38,5”
- Rodas 15x8”+ BedLock´s.
- Cambio Clark CL 2615 B + Transferência com Reduzida de Toyota.
- Motor GM 4.1/s, + Comandos InsKenderian 278, + Tuchos InsKenderian de alta performance + Molas de comando dupla conta posta InsKenderian + Pratos e Travas CRANE.

Att,


Alfredo Fonseca

CAVESO
18/06/2008, 13:14
Alfredo,

Poste umas fotos de seu engesão aqui no fórum para apreciarmos sua máquina!

Elmer_Jeep
18/06/2008, 16:41
Na minha montagem, ao invés de prisioneiros (estojos) utilizei parafusos allen classe 12.9 com loctite, só que ainda vai demorar para poder testar o resultado, alem de que a minha mecânica é 14b com caixa e transferência Toyota, ou seja, menos potência.

Os prisioneiros são mais seguros, já usei parafusos allen também e não cheguei a ter problemas, mas depois de estudar melhor e comparar a função entre prisioneiros e parafusos voltei para o sistema original (no caso dos flutuantes band) pra evitar dores de cabeça nas trilhas.




Outro ponto que me preocupou na montagem é que a flange(adaptador) que é montada entre a manga de eixo e o tubo, é fixada apenas pelos quatro parafuos que na montagem original fixam o espelho do freio e mantem o rolamento preso no seu rebaixo no tubo do eixo, ou seja, quase todo o esforço que antes era suportado pelo tubo no ponto de apoio do rolamento passa a ser suportado através desses parafusos, pois os rolamentos aplicam todo o esforço na manga de eixo. Estou pensando em soldar essa flange na ponta do tubo do eixo por segurança.... (não sei se foi possível entender....)

No kit que projetei para meu ex CJ5 fiz exatamente o que vc falou sobre soldar a manga-de-eixo no tubo do eixo trazeiro, veja na foto abaixo, a manga de eixo toyota foi usinada pra ser prensada na carcaça Dana 44 e depois soldada. O Troller 2003 em diante é assim, carcaça dana 44.3 com manga-de-eixo toyota. :concordo:

[]'s

Angelo T. P.
18/06/2008, 16:53
Pessoal
eu tenho flutuante da Ensimec no meu Engesa. Também montei eu mesmo aqui em casa e até agora nada de problemas com os prisioneiros! Alias um investimento muito bom pra quem está preocupado com as pontas de eixo quebrando! Agora viajo beeem mais confiante!
Mas vou ficar atendo, pois tenho um Maxion 2.5 Tdi + pneus 35" + pé de anjo também :mrgreen:

Alfredo Fonseca
18/06/2008, 17:24
Alfredo,

Poste umas fotos de seu engesão aqui no fórum para apreciarmos sua máquina!


Amanhã cedo eu envio, agora vou para o Jeep Clube tomar umas:D:D:D, e mais a noite tomar uma chamada da patroa.:oops::oops::oops:

[]´s

A Leoni
18/06/2008, 21:11
Elmer,

Realmente analisando bem acho que prisioneiros de boa qualidade são a melhor opção, mas como já montei os parafusos com loctite vou testar pra ver o que acontece....(No máximo vão soltar um pouco e facilitar a retirada...). Quanto aos pinos guia eu estou preocupado com a qualidade, pois os que comprei não eram originais. Será que não dá para usar roletes no lugar dos pinos?? Acredito ser mais fácil achar roletes do diâmetro correto e de boa qualidade.

Quanto a montagem da manga direto no tubo ficou muito bom. Pelo que entendi na foto você soldou uma "bucha" na manga, usinou e montou prensado no tubo soldando depois, correto? Infelizmente não tenho os recursos que você tem aí e como gosto de fazer eu mesmo as modificações tenho que partir para esses "kits", com pequenas melhorias é claro. De qualquer maneira vou fazer uns cordões de solda só por garantia. Outra mudança que estou fazendo no kit é a retirada da fixação da pinça (do Kadet) que vem na flange. Como tenho um offset muito ruim nas rodas, vou usar na traseira o freio dianteiro do Engesa, montado pelo lado de dentro do cubo, com as pinças originais (da Kombi) e montar o freio de mão na transferência, como você fez nos Jeeps. Falando nisso, qual foi o disco de freio que você usou na montagem do freio de mâo? Ficou muito bem feita também.

Um grande abraço e obrigado pelas ótimas dicas.

RogérioNunes
18/06/2008, 21:18
"Outro ponto que me preocupou na montagem é que a flange(adaptador) que é montada entre a manga de eixo e o tubo, é fixada apenas pelos quatro parafuos que na montagem original fixam o espelho do freio e mantem o rolamento preso no seu rebaixo no tubo do eixo, ou seja, quase todo o esforço que antes era suportado pelo tubo no ponto de apoio do rolamento passa a ser suportado através desses parafusos, pois os rolamentos aplicam todo o esforço na manga de eixo."


Leoni, se vc observar bem a peça que vc se refere tem um "ressalto" que é encaixada no tubo do diferencial e que por sua vez tem um rebaixo do lado oposto para encaixar a manga de eixo.Dessa forma os parafusos da flange nem os da manga tem função de suporte e sim de fixação dos elementos.Pelo menos foi assim a que veio no kit Enfer que montei no coração Valente.

RogérioNunes
18/06/2008, 21:35
Algumas fotos para "clarear" o acontecido.

RogérioNunes
18/06/2008, 21:50
Caveso,

To montando com prisioneiros 10mm e com 6 pinos tb de 10mm.



Guilherme e Roger,

Não dá pra colocar uns 2 (ou 4) pinos-guias no cubo e furar a tampa?

Acho que ajudaria bem....

RogérioNunes
18/06/2008, 21:56
Leoni,
To te devendo a resposta sobre o disco de freio da Band na dianteira do engesa...
Como eu não tinha certeza sobre a montagem preferí conferir primeiro ok?
Amanhã tiro umas fotos, sem falta.

[]´s


Dr. Guilherme, bom dia.

Tenho acompanhado a "SAGA" desde o início pois estou reformando o meu Engesa e também estou instalando o flutuante (kit Enfer). Desde que iniciei a montagem (estou fazendo em "prestações" pois moro em Curitiba e meu Engesa está em São Paulo...) achei a fixação do cubo na ponta de eixo fraca, pois no meu Willys cansei de ter problemas com a roda livre se soltando, e olha que lá são parafusos de 3/8". Na minha montagem, ao invés de prisioneiros (estojos) utilizei parafusos allen classe 12.9 com loctite, só que ainda vai demorar para poder testar o resultado, alem de que a minha mecânica é 14b com caixa e transferência Toyota, ou seja, menos potência.
Outro ponto que me preocupou na montagem é que a flange(adaptador) que é montada entre a manga de eixo e o tubo, é fixada apenas pelos quatro parafuos que na montagem original fixam o espelho do freio e mantem o rolamento preso no seu rebaixo no tubo do eixo, ou seja, quase todo o esforço que antes era suportado pelo tubo no ponto de apoio do rolamento passa a ser suportado através desses parafusos, pois os rolamentos aplicam todo o esforço na manga de eixo. Estou pensando em soldar essa flange na ponta do tubo do eixo por segurança.... (não sei se foi possível entender....)
Outra dúvida, que questionei em outro tópico e não obtive resposta é se na montagem do freio de Band na dianteira do seu Engesa o disco foi montado conforme o original pela parte de dentro do cubo ou como na Band por fora do cubo? Tenho uma roda com um offset muito ruim e não tenho espaço para colocar por fora e me parece que para colocar pelo lado original é necessário cortar e soldar o suporte da pinça no munhão...(soldar munhão...)

Um abraço e "No fim tudo tem que dar certo..."

RogérioNunes
18/06/2008, 22:01
Alfredo,
O kit é fabricado pela ENFER mas usamos o kit parcial onde vieram os semi eixos e a flange /suporte para a pinça de freio.O cubo, pinças e disco são da Band.
O problema não está no kit e sim na qualidade dos prisioneiros e dos pinos.O kit que recebemos é, aparentemente, de boa qualidade, bem usinado, bem acabado e na montagem não tive nenhum problema.
Eu não arriscaria montar novamente com esses pinos e prisioneiros.O vendedor do Kit nos disse que quebrou pq folgou e eu pergunto, Folgou pq se foram montados com trava química e arruelas de pressão???Por falta de aperto é que não foi...


Minha experiência com os flutuantes:twisted::twisted::twisted:!!!!!

Aproveitando as perguntas do Elmer_Jeep!!!
Qual a marca?
Entrou entraram em contato com o Fabricante?


Na minha Engesa estou com o Kit Ensimec + FullLock IV que eu mesmo montei:mrgreen::mrgreen:, e nunca tive problemas com os prisioneiros e parafusos:concordo::concordo::concordo:!!!!.

Não quero ser demagogo mas eu acelero sem dó. Tenho um lema aqui com meus companheiros de trilha, que já é de praxe.

:twisted::twisted:“NADA FOI FEITO PARA DURAR PRA SEMPRE”:twisted::twisted:

A única observação que talvez seja útil, é que quando montei os eixos flutuantes utilizei trava químicas em todos os parafusos.

O conjunto mecânico e pneus que estou na viatura é:

- Pneus TSW Super Swanper 37” + remolde 3k Gerra = 38,5”
- Rodas 15x8”+ BedLock´s.
- Cambio Clark CL 2615 B + Transferência com Reduzida de Toyota.
- Motor GM 4.1/s, + Comandos InsKenderian 278, + Tuchos InsKenderian de alta performance + Molas de comando dupla conta posta InsKenderian + Pratos e Travas CRANE.

Att,


Alfredo Fonseca

guilhermeabreu
18/06/2008, 23:12
LEONI

Como o ROGER falou , reforço a afirmativa dele , de que no KIT da ENFER comprado na ROTA , o FLANGE de fixação da manga de eixo no tubo do diferencial , TEM UM RESSALTO com a mesma medida do rolamento que existia , e encaixa no lugar do mesmo , ou seja ele , o rolamento é retirado e entra no lugar dele o ressalto da flange , com ísto , todo peso do carro é apoiado na extremidade do tubo neste encaixe da flange e não nos 4 parafusos que a fixam , como o ROGER explicou .

E por falar na ROTA , hoje o ÍGOR leu este tópico e me ligou dizendo que esta acontecendo lá tb e que a solução que o pessoal de lá esta fazendo é colocar parafusos hallen no lugar dos prisioneiros e usar loctite .

O ÍGOR foi muito atencioso como sempre , mostrou interesse pelo que vende , E REALMENTE COMO O ROGER RELATOU , " ESTE PROBLEMA NÃO É PROVOCADO POR DEFICIENCIA DO KIT DA ENFER " , e sim por subdimensionamento dos prisioneiros e dos pinos guia para o fim que foi destinado que não é de uso original das TOY BAND e sim EM NOSSAS MONTRUOSAS MÁQUINAS QUE CONSTRUIMOS .

E por fim a pergunta que que não respondi , o ROGER IRÁ TE RESPONDER COM CERTEZA , mas eu tenho quase certeza que na frente o disco foi colocado por tras do cubo .

Alfredo Fonseca
19/06/2008, 10:07
Alfredo,

Poste umas fotos de seu engesão aqui no fórum para apreciarmos sua máquina!
Meu veja na minha galeria da net, dai tem umas fotos. As fotos são antigas pois eu não tenho muito saco para ficar tirando fotos, mas quando vou com um zeca metido a fotografador...rs sai umas fotinhas.

Vou tirar novas fotos com os Pneus 38", so tem uma com o 33" do lado veja s´o tamanho da bagaça... loco!!!

http://picasaweb.google.com/alfredo.fonseca4x4

[]´s

Alfredo Fonseca
19/06/2008, 10:22
Roger,

Com um parceirão meu isso acontecia com as rodas livres, cortava todos os parafusos. mas era direto, uma trilha e 12 parafusos.

A configuração do Jeep dele é:

Eixo Dianteiro: Rural com Kit Ensimec Hister + Homocinética de Toyota e Rodas Livres de Toyota + FullLock IV.
Eixo Traseiro: Kit Flutuante Ensimec + FullLock IV
Câmbio: Clark 2215A + Tranferencia e Reduzida de JPX
Motor: GM 4.1/s, transformado para 4.4 + Turbina .70

Solucionol colocando aquele cubo de roda de da ENSIMEC que é de ferro fundido (não sei o nome), o bagulho é gigante, quase impossível de quebrar. Mas só quase!!!!!!!

[]´s

CAVESO
19/06/2008, 11:21
Caveso,

To montando com prisioneiros 10mm e com 6 pinos tb de 10mm.

PERFEITO!!!!!!!!

Se cortar agora, sugiro cortar o pé direito do doutor Guilherme.....:mrgreen:

Elmer_Jeep
19/06/2008, 11:25
Elmer,

Realmente analisando bem acho que prisioneiros de boa qualidade são a melhor opção, mas como já montei os parafusos com loctite vou testar pra ver o que acontece....(No máximo vão soltar um pouco e facilitar a retirada...). Quanto aos pinos guia eu estou preocupado com a qualidade, pois os que comprei não eram originais. Será que não dá para usar roletes no lugar dos pinos?? Acredito ser mais fácil achar roletes do diâmetro correto e de boa qualidade.

Se os parafusos afrouxarem vão dar maior liberdade pra criar folga nas roscas e assim começam a quebrar.

Sobre os pinos já fizemos isso uma vez mas foi pra salvar um cubo que já estava muito refurado daí a solução encontrada foi usar um pino de diametro maior, fora isso os originais tem dado conta do recado.




Quanto a montagem da manga direto no tubo ficou muito bom. Pelo que entendi na foto você soldou uma "bucha" na manga, usinou e montou prensado no tubo soldando depois, correto?

Não, as mangas-de-eixo foram retiradas de uma carcaça trazeira de toyota band flutuante, e daí usinadas pra ser prensadas no tubo do eixo dana e depois soldadas.
Veja aqui algumas fotos e comentários sobre o serviço: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=4615&page=10



... qual foi o disco de freio que você usou na montagem do freio de mâo? Ficou muito bem feita também.

Um grande abraço e obrigado pelas ótimas dicas.
Disco do uno, pinça trazeira do kadett numa tcase Band.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=80348#post80348


Meu pai instalou um esses dias na F75 dele usando disco do gol 1000, teve apenas que projetar outro suporte de fixação da pinça (a tcase também é da band)

[]'s

Elmer_Jeep
19/06/2008, 11:30
Roger e Guilherme,

estive olhando as fotos e essa me chamou a atenção:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=125934&d=1213837817

Tem como fazer uma foto apenas da flange e anexar aqui ?

[]'s

RogérioNunes
19/06/2008, 21:34
Elmer,
Só agora, 21:30 que entrei no forum, já tá tudo montado e rodando...Mas o quer saber sobre a flange?

Kim
19/06/2008, 21:47
Grande Roger!

Olha o rodapé da foto!!!

A Leoni
19/06/2008, 21:51
Roger, Dr. Guilherme e Elmer

Grato pelas informações, já estou separando as tranqueiras para continuar a montagem.

Elmer, quanto a manga de eixo agora ficou bem claro, eu estava achando que você tinha usado uma manga dianteira, tal como montamos nos kits de flutuante. O resultado deve ter ficado muito bom mesmo. Nessas horas é bom ter um estoque de carcaças de eixo.

Roger e Dr. Guilherme: em relação a flange é correto, ela tem um ressalto que encaixa no alojamento do rolamento, +- 3mm, só que isso é basicamente um guia. Devemos lembrar que na montagem original o rolamento está dentro do tubo e o esforço principal que é o peso do veículo está aplicado nesse ponto verticalmente. Na montagem com o flutuante, os rolamentos são montados na manga de eixo e o centro do esforço está alguns centímetros para fora da ponta do tubo, provocando uma torção (momento) que faz com que os 2 parafusos de baixo fiquem sujeitos a uma carga de tração bem elevada, diretamente proporcional a força aplicada, que na prática é muitas vezes maior que o peso sobre aquela roda (imaginem o impacto ao passar por um buraco...). Pode até ser que o esforço não seja assim tão grande, mas como não pretendo voltar aos semi-flutuantes vou colocar uns cordões de solda entre a flange e a chapa que fixa o espelho do freio. Seguro morreu de velho.

Quanto ao freio dianteiro fico no aguardo, não gostaria de trocar de rodas e com essas não tem como montar o disco por fora, pois as pinças pegam na roda, mesmo esmerilhando um pouco. Espero que tenham sido realmente montados por dentro, assim, com a devida autorização é claro, eu "copio" a idéia e não fico mais quebrando a cabeça. Na traseira do ENGESA eu montei o freio original dianteiro, por dentro do cubo do flutuante, e acho que vai ficar bom...

Um grande abraço a todos.

RogérioNunes
19/06/2008, 21:53
Leoni, como prometido eis as fotos do freio dianteiro Band no engesão do DR.
O disco fica por trás do cubo.
Espero que ajude a sanar suas dúvidas.






LEONI

Como o ROGER falou , reforço a afirmativa dele , de que no KIT da ENFER comprado na ROTA , o FLANGE de fixação da manga de eixo no tubo do diferencial , TEM UM RESSALTO com a mesma medida do rolamento que existia , e encaixa no lugar do mesmo , ou seja ele , o rolamento é retirado e entra no lugar dele o ressalto da flange , com ísto , todo peso do carro é apoiado na extremidade do tubo neste encaixe da flange e não nos 4 parafusos que a fixam , como o ROGER explicou .

E por falar na ROTA , hoje o ÍGOR leu este tópico e me ligou dizendo que esta acontecendo lá tb e que a solução que o pessoal de lá esta fazendo é colocar parafusos hallen no lugar dos prisioneiros e usar loctite .

O ÍGOR foi muito atencioso como sempre , mostrou interesse pelo que vende , E REALMENTE COMO O ROGER RELATOU , " ESTE PROBLEMA NÃO É PROVOCADO POR DEFICIENCIA DO KIT DA ENFER " , e sim por subdimensionamento dos prisioneiros e dos pinos guia para o fim que foi destinado que não é de uso original das TOY BAND e sim EM NOSSAS MONTRUOSAS MÁQUINAS QUE CONSTRUIMOS .

E por fim a pergunta que que não respondi , o ROGER IRÁ TE RESPONDER COM CERTEZA , mas eu tenho quase certeza que na frente o disco foi colocado por tras do cubo .

A Leoni
19/06/2008, 21:58
Valeu Roger!

É assim mesmo que quero montar o meu. Agora, sem querer ser chato... já sendo, Como foram fixadas as pinças, cortando os olhais do munhão e reposicionando com solda? Eu vi algumas pessoas fazendo isso no Clube da Camper, mas fiquei meio preocupado....

Um abraço.

Kim
19/06/2008, 22:06
Caro A Leoni!

Olhe no meu álbum de fotos, alí na assinatura.

Eu recortei e soldei os olhais, mais o Rodrigo Camper, fez melhor.

Ele retirou os olhais e colocou uma chapa, moldando e soldando a mesma no munhão.

O material do munhão é "aço doce", aceitando perfeitamente soldas.

Abraços.

Kim.

RogérioNunes
19/06/2008, 22:08
Corretíssimo Leoni, seguro morreu de velho....Qdo montei o flutuante no Engesão do Dr,tive a mesma preocupação/dúvida que vc e cheguei comentar sobre soldar a flange no tubo pois não teria nenhum problema mas acabei deixando "pra depois" mas depois de um pouco mais de 1 mês rodando verifiquei os parafusos estão ok.. o problema foi outro mas to procurando o " gato" pra me certificar que não existe um outro causador ...Mas vc só tem a ganhar se fizer a solda.



Roger, Dr. Guilherme e Elmer

Grato pelas informações, já estou separando as tranqueiras para continuar a montagem.

Elmer, quanto a manga de eixo agora ficou bem claro, eu estava achando que você tinha usado uma manga dianteira, tal como montamos nos kits de flutuante. O resultado deve ter ficado muito bom mesmo. Nessas horas é bom ter um estoque de carcaças de eixo.

Roger e Dr. Guilherme: em relação a flange é correto, ela tem um ressalto que encaixa no alojamento do rolamento, +- 3mm, só que isso é basicamente um guia. Devemos lembrar que na montagem original o rolamento está dentro do tubo e o esforço principal que é o peso do veículo está aplicado nesse ponto verticalmente. Na montagem com o flutuante, os rolamentos são montados na manga de eixo e o centro do esforço está alguns centímetros para fora da ponta do tubo, provocando uma torção (momento) que faz com que os 2 parafusos de baixo fiquem sujeitos a uma carga de tração bem elevada, diretamente proporcional a força aplicada, que na prática é muitas vezes maior que o peso sobre aquela roda (imaginem o impacto ao passar por um buraco...). Pode até ser que o esforço não seja assim tão grande, mas como não pretendo voltar aos semi-flutuantes vou colocar uns cordões de solda entre a flange e a chapa que fixa o espelho do freio. Seguro morreu de velho.

Quanto ao freio dianteiro fico no aguardo, não gostaria de trocar de rodas e com essas não tem como montar o disco por fora, pois as pinças pegam na roda, mesmo esmerilhando um pouco. Espero que tenham sido realmente montados por dentro, assim, com a devida autorização é claro, eu "copio" a idéia e não fico mais quebrando a cabeça. Na traseira do ENGESA eu montei o freio original dianteiro, por dentro do cubo do flutuante, e acho que vai ficar bom...

Um grande abraço a todos.

RogérioNunes
19/06/2008, 22:09
Aí tem que olhar lá de novo...amanhã te digo ok?

Valeu Roger!

É assim mesmo que quero montar o meu. Agora, sem querer ser chato... já sendo, Como foram fixadas as pinças, cortando os olhais do munhão e reposicionando com solda? Eu vi algumas pessoas fazendo isso no Clube da Camper, mas fiquei meio preocupado....

Um abraço.

RogérioNunes
19/06/2008, 22:11
To olhando e num to vendo nada...Será que a Skol já fez efeito?


Grande Roger!

Olha o rodapé da foto!!!

RogérioNunes
19/06/2008, 22:21
Valeu kim, agora que ví.


Grande Roger!

Olha o rodapé da foto!!!

Elmer_Jeep
20/06/2008, 09:29
Elmer,
Só agora, 21:30 que entrei no forum, já tá tudo montado e rodando...Mas o quer saber sobre a flange?

Como são os furos da flange ?

Retos ou conicos ?

[]'s

guilhermeabreu
20/06/2008, 21:18
CARO AMIGO A. LEONI

Com relação a flange de adaptação da manga de eixo na extremidade do tubo do diferencial , O RESSALTO , NÃO É DE APENAS 3 MM NÃO , É DA ESPESSURA EXATA DO ROLAMENTO QUE ÍA ALI , DANDO TOTAL APOIO DA FLANGE NA EXTREMIDADE DO TUBO DO DIFERENCIAL , se fosse de apenas 3 mm , concordaria com sua teoria , mas ela a flange é bem apoiada , e o ROGER realmente havia comentado comigo de soldar a flange na chapa retangular da extremidade do tubo do diferencial para ficar mais garantido como vc falou , mas ele refazendo o serviço dos prisioneiros que quebraram ele relatou que fez a inspeção ali e esta tudo ok .

Com relação ao suporte da pinça do freio dianteiro , FOI CONFECCIONADO UMA FLANGE " DIGO CHAPA " DE +- 10 MM DE ESPESSURA em forma de H , sendo que as duas pernas do H de baixo mais próximas e as duas pernas de cima mais afastadas , parecida com o simbolo da HONDA .

Sendo que na parte de baixo foram feito dois furos com a mesma distancia dos furos originais do suporte original da pinça no qual foi aparafusado este suporte , digo chapa em forma de H , e na parte superior foram feito dois furos para fixarem a pinça da BAND .

Se vc olhar , não parece que foi feito nenhuma adaptação , não foi nada cortado , não foi nada soldado , TUDO APARAFUSADO , FICOU NOTA 1.000 . Acho que tem fotos desta adaptação no frota 4x4 do meu CORAÇÃO VALENTE , com o título de : ENGESA E4 87 : enfim o quase " CORAÇÃO VALENTE " .

Esta chapa/flange , é de fácil confecção .

Eu sou um zero a esquerda em computador , se não tiver lá vou pedir para o ROGER tirar fotos e postar aqui pra vcs .

Quem fez esta chapa não foi o ROGER , eu ainda não o conhecia nesta época ainda , quem fez foi o CEZINHA que adaptou o motor MWM e os freios a disco na frente e na traseira na época .

Não sei se me fiz entender com palavras , qquer coisa o ROGER posta as fotos desta chapa de adaptação .

RogérioNunes
22/06/2008, 21:00
Os furos são retos.


Como são os furos da flange ?

Retos ou conicos ?

[]'s

Elmer_Jeep
23/06/2008, 09:34
Roger, só faltava isso pra confirmar minha suspeita, não tinha porque quebrar todos os prisioneiros de uma vez nas duas rodas... aí que está o problema do kit.

Podiam ter copiado o sistema da Band que usa cones pra manter o conjunto bem fixado pois desse jeito vai passar a vida toda afrouxando e quebrando prisioneiros... :parede:

Como exemplo estou anexando uma imagem do kit ENSIMEC T-Rex Bone.

[]'s

RogérioNunes
23/06/2008, 20:52
Elmer, não quebraram de uma vez nas duas rodas e sim em uma das rodas.Se foi por vibração que folgaram e quebraram ou se estão subdimensionados ou um conjunto disso tudo não posso afirmar e nem arriscaria montar novamente com o original,redimensionei para 10mm e aumentei o número e o diâmetro de pinos.
Como é o lado oposto dessa flange da Ensimec? Ela tem um ressalto para encaixar no cubo ou é lisa?
Não vejo a falta dessas buchas cônicas como um problema que comprometa o conjunto mas seria um ponto positivo se estivesse presente. As buchas cônicas não tem como função principal a fixação de elementos e sim a centralização das partes.Conheço alguns flutuantes na linha média e pesada de caminhões e máquinas que não possuem essa bucha e nem por isso folgam e/ou quebram.E to pagando pra ver quebrar novamente.




Roger, só faltava isso pra confirmar minha suspeita, não tinha porque quebrar todos os prisioneiros de uma vez nas duas rodas... aí que está o problema do kit.

Podiam ter copiado o sistema da Band que usa cones pra manter o conjunto bem fixado pois desse jeito vai passar a vida toda afrouxando e quebrando prisioneiros... :parede:

Como exemplo estou anexando uma imagem do kit ENSIMEC T-Rex Bone.

[]'s

Elmer_Jeep
24/06/2008, 10:01
Elmer, não quebraram de uma vez nas duas rodas e sim em uma das rodas.Se foi por vibração que folgaram e quebraram ou se estão subdimensionados ou um conjunto disso tudo não posso afirmar e nem arriscaria montar novamente com o original,redimensionei para 10mm e aumentei o número e o diâmetro de pinos.
Como é o lado oposto dessa flange da Ensimec? Ela tem um ressalto para encaixar no cubo ou é lisa?
Não vejo a falta dessas buchas cônicas como um problema que comprometa o conjunto mas seria um ponto positivo se estivesse presente. As buchas cônicas não tem como função principal a fixação de elementos e sim a centralização das partes.Conheço alguns flutuantes na linha média e pesada de caminhões e máquinas que não possuem essa bucha e nem por isso folgam e/ou quebram.E to pagando pra ver quebrar novamente.

Acho q não entendi a explicação do Guilherme por isso interpretei que tinha quebrado todos das duas rodas... :oops:

Não sei como é a flange da Ensimec, meu pai ja instalou um kit T-Rex numa Land 110 aqui na oficina mas nao cheguei à ver detalhes dos componentes.

Cara, as buchas conicas ajudam demais na fixação, tanto é que quando se remove as porcas o semi-eixo continua bem preso, daí na flange do semi-eixo(band) tem duas roscas pra inserir dois parafusos M8 que funcionam como extrator do semi-eixo pois enroscam na flange e quando entram em contato com o cubo o semi-eixo começa a descolar.

Os munhões da Band também usam buchas conicas pra serem fixados, e também dá trabalho pra desmontar após removidas as porcas...

Sinceramente, acho q esse kit tá pecando pela falta dos cones. :rolleyes:

[]'s

Ralado/SP
24/06/2008, 11:33
Concordo e muito com o Elmer, pois esses cones tem uma parte "fendada" que ao ser posicionado e forçado com a porca, fecham e vestem perfeitamente os furos do semi-eixo e eliminam totalmente as possibilidades de folga... essas folgas é que acabam "degolando" os prisioneiros. Esses cones agem tão bem que se vc reparar as porcas não são auto travantes e não usam arruelas de pressão, ou seja não são forçadas após a aplicação, o esforço fica nos cones...

Apenas mais um palpite de um ouvinte

Abraçones

Ralado

Hugo4x4
24/06/2008, 22:51
Roger,

Para fixar o flange no cubo e ficar sem folga, alem do sistema mencionado por Elmer onde os cones fazem o trabalho de aperto numa parte sem rosca do estojo, tem a utilizada nos Defender´s onde parafusos ajustam o flange. Anexo uma figura onde se vê que o ajuste e o torque e dado pela parte do parafuso que não tem rosca. A foto do Engesa mostra que a parte submetida ao esforço cortante é a parte com rosca, região propicia a fadiga e fácil de amassar originando folgas. Concordo também que os parafusos originais não suportam o MWM, aumentar o diâmetro foi uma boa.

RogérioNunes
26/06/2008, 19:03
Elmer,Hugo e Ralado.

É indiscutível os benefícios que a montagem com as buchas cônicas dão ao conjunto e seria interessante sugerir ao fabricante, no caso a ENFER,que altere o projeto.Mas atribuir a quebra do prisioneiros a falta desse ítem tem uma distância.Como eu disse antes, tem outros sistemas que não possuem as buchas e nem por isso quebram da mesma forma que quebraram aqui. Existem tantas outras possibilidades para explicar o acontecido que fica difícil determinar de pronto um "culpado".Procuro ser sempre muito criterioso quando faço um diagnóstico procurando esgotar todas as possibilidades antes de determinar se foi essa ou aquela à causa do problema.Em se tratando de adaptação, não existirá uma receita pronta e acabada,cada caso, é um caso particular....mas sugestões são sempre bem vindas.

abraços

RogérioNunes
26/06/2008, 19:19
Demorou um pouquinho mas veio!
Eis as fotos do suporte da pinça da Band no munhão engesa,sem soldas...



Valeu Roger!

É assim mesmo que quero montar o meu. Agora, sem querer ser chato... já sendo, Como foram fixadas as pinças, cortando os olhais do munhão e reposicionando com solda? Eu vi algumas pessoas fazendo isso no Clube da Camper, mas fiquei meio preocupado....

Um abraço.

betooliveira
26/06/2008, 22:05
Pessoal,

Também tive um problema semelhante quando montei o flutuante no meu Engesa. Percebi que os prisioneiros insistiam em afrouxar. Fui apertando até que eles quebraram. Meu KIT é da Ensimec com buchas cônicas, inclusive acho que um dos primeiros. A solução que encontrei foi substituir por parafusos allen, com o fundo da cabeça cônica, feita por um torneiro. Já fazem 3 anos que estou andando sem problemas. Tenho pneus 33, motor 14b turbo e só ando no talo.

sds.

A Leoni
27/06/2008, 12:43
Valeu Roger/Dr. Guilherme

Fiquei alguns dias "fora do ar" e quando voltei achei muitas informações interessantes. Quanto a montagem da flange, realmente não são 3mm, sorry, acabei confundindo com outra montagem que estou fazendo, mas apesar de serem cerca de 15mm o problema de flexão ainda permanece.

Em relação ao freio, pelo que pude perceber foi feito um desbaste na pinça e nos olhais do munhão para a montagem, pois com o disco montado por dentro os olhais da pinça ficam na mesma direção dos do munhão e a pinça cerca de 15mm para fora de sua posição. Hoje vou dar uma olhada melhor na montagem e aí posto fotos também do que estou falando.

No flutuante vou insistir com os parafusos allen + loctite, pois acho que para o meu uso serão suficientes, mesmo porque aqui onde moro acredito que seja mais fácil acabar comprando prisioneiros de baixa qualidade(normalmente não tem nenhuma indicação de classe de resistência, logo o fabricante pode vender gato por lebre....) do que parafusos allen...

Um grande abraço,

guilhermeabreu
28/06/2008, 17:21
ENFIM O CORAÇÃO VALENTE ESTA NA ATIVA DE NOVO

Pessoal tirei o CORAÇÃO VALENTE agora lá do ROGER NUNES , ele parece incansável , não toma café , não almoça , só trabalha para terminar o INTERMINÁVEL CORAÇÃO VALENTE .

Com relação aos estojos do FLUTUANTE , ele já descreveu , colocou ESTOJOS DE 10 mm com porcas autotravantes e loctite e os pinos guias , colocou 4 DE 10mm tb de aço 8.8 , vamos ver agora se o " pé de anjo " vai detonar ísto .

Demorou um pouco a sair pq aproveitei e levantei a carroceria em 6 cm , ou seja : retirei os calços originais de 2,0 cm e coloquei de 8 cm , logo subi 6 cm .

E aproveitei tb e troquei as buchas traseiras das barras longitudinais pelas de PU vermelho .

O ROGER irá colocar as fotos destas mudanças já já .

O BICHÃO FICOU ALTÃO , VAI IMPOR MAIS RESPEITO AINDA , MAIS DO QUE JÁ TINHA .

VOCES SABEM NÉ ? ENGESA É ENGESA O RESTO É CONVERSA FIADA .

Brincadeira pessoal , tenho todo o respeito a TODOS 4X4 que existem em nosso imenso BRASIL . Desde os lendários CJ 3 mais conhecidos como " 42 " , até os atuais e modernos 4x4 digitais e eletronicos .

ABRAÇÃO A TODOS .

FIDELIS
28/06/2008, 17:37
Doutorzão,


Ufaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa, até que enfim.


Boa sorte, que não dê problemas, pois caso contrário a minha pick-up Bicudinha nunca vai ficar pronta, brincadeira.


Um abração.

CAVESO
28/06/2008, 17:49
ENFIM O CORAÇÃO VALENTE ESTA NA ATIVA DE NOVO

Pessoal tirei o CORAÇÃO VALENTE agora lá do ROGER NUNES , ele parece incansável , não toma café , não almoça , só trabalha para terminar o INTERMINÁVEL CORAÇÃO VALENTE .


Dr. Guilherme,

O Roger me disse semana passada que está de dieta e que não precisa mais almoçar e nem tomar café, só come gelo com brócolis (1 unidade de cada) à noite.

Brincadeirinha.....rsssss

Pela qualidade (e quantidade, não é Fidelis?) do serviço dele, o rapaz precisa se alimentar e bem!

Parabéns Roger e Guilherme por mais benfeitorias nesse coração valente que não se cansa de ficar bom!!!

Quero ver fotos do bicho lá nas alturas!

guilhermeabreu
28/06/2008, 18:23
GRANDE AMIGOS FIDÉLIS E CAVESO

Vcs estão por aí eimmm ?

FIDÉLIS

O ROGER , me disse agora que na próxima 2ª f. pegará a sua LINDA BICUDINHA para levar lá para a oficina dele , EU QUE INAUGUREI A OFICINA DO ROGER NUNES .

E por falar na BICUDINHA , gostaria de conversar com vc pessoalmente sobre aquele motor 6 cc .

Vc tem que colocar um motor 4 cc , pq haverá MUITO POUCO ESPAÇO para o ROGER trabalhar e fazer o que vc quer com este motor 6 cc . O ROGER esta dizendo que dá pra fazer , mas ele tem muito boa vontade , mas o grau de dificuldade de execução do serviço vc não imagina , apesar de eu ser médico , gosto muito de mecanica e de fazer as coisas , E SÓ DE PENSAR EM COMO FAZER do jeito que está ME DÁ ARREPIOS , " NÃO TEM ESPAÇO PARA TRABALHAR E COLOCAR AQUELE MONTE DE COISAS QUE VC QUER " .

Já vou tomar a liberdade de colocar aqui que seu motor OPALA 6 CC esta novo em folha .
Quem tem um motor OPALA 4 CC nas mesmas condições , DIGO : NOVO EM FOLHA para fazer um rolo com o FIDÉLIS .

Desculpe amigo FIDÉLIS , mas vc sabe como eu te considero , e quero o melhor para vc , mas se vc quizer manter o 6cc eu vou respeitar . Eu tinha que conversar ísto com vc em particular , mas não aguentei e coloquei em público , desculpe .

CAVESO

Gostei muito da altura que ficou , não ficou exagerado , FICOU IMPONENTE , nas fotos não sei se dará o mesmo efeito se estiver vendo ao vivo , mas o ROGER deve colocar as fotos aqui hoje ainda .

ABRAÇÃO

FIDELIS
28/06/2008, 19:34
Doutorzão,

Conforme conversei com o Roger, eu também acho que vai dar para afastar e colocar a ventoinha elétrica entre o motor e o radiador; vamos aguardar os próximos capítulos.

Vale lembrar que este motor está homologado no INMETRO, ou seja, o mesmo consta no documento de quando a PITUCA era de Santa Catarina-Treze Trilías.

Esta semana talvez entre na minha garagem um Vitarinha 2P metal completo 97/97 que está num rolo em andamento, sabe como é jeepeiro é igual criador de galos de briga não se contenta só com um galo. A Marta vai me expulsar de casa com os meus 4x4, ela estava contente que depois de 7 4x4, fiquei com somente 2.



Um abração a todos (Doutorzão/Roger/Caveso)

Eduardo Velo
28/06/2008, 21:03
Fala Doctor ... parabéns pra essa galera de campos ...
Presta atenção que a estabilidade ficou comprometida heim ... rsrs ... como já não fosse ... kkk ... e aerodinâmica então ... rsrs ... agora é que foi pro S... mesmo ... rsrs ...
Qdo mexi no meu tive problema na cruzeta da barra de dir. , ela tava viciada na posição e criou folga ... tive que ajeitar a mangueira de entrada de combustível , amassar um pouco a lata pra alavanca de câmbio e 4x4 poder ter curso normal e ajuste do cabo de freio de mão que depois acabei trocando pelo do Galaxie ...
Que amortecedor vc ta usando na diant. e na tras. ?? e na direção ???

abs... aguardando fotos ...

CAVESO
29/06/2008, 00:48
Guilherme e demais colegas,

Aproveitando o papo de motor por aqui, estou procurando mesmo um motor diesel para comprar. Tenho preferência por: Maxion da série S (S4, S4T ou S4Y Plus) ou Perkins Q20B ou MWM Sprint 2.8 ou Cummins 4 bocas.

Se souberem de algum em bom estado ou precisando de retífica (de preferência, pois refaço-o aqui), avisem-me, por favor.

Agradecido!

guilhermeabreu
29/06/2008, 02:22
GRANDE FIDÉLIS

Parabens pelo VITARINHA .

Qto ao motor , foi como falei respeito sua descisão .

GRANDE AMIGO EDU VELO

Esta sumido eim ????

A cruzeta da barra não terei problema , pois a pouco tempo troquei as duas .

A mangueira da entrada de combustível , tive que trocar por outra mais comprida , êta mangueirinha cara sô , R$ 100,00 o metro .

Qto a alavanca do cambio , não precisou mudar nada nem a da T-CASE , o ROGER vai postar as fotos das alvancas , ficaram ótimas e bonitas .

O cabo de freio de mão ainda não tenho , vou ainda colocar o do cardã pois já tenho a T-CASE da BAND .

Os amortecedores dianteiros e traseiros , são do MB 1113 , o da direção é da BAND = D-20 .

Qto a estabilidade , já deu pra notar que fiquei um pouco mais alto , consequentemente dá a impressão que balança mais , lógico : o centro de gravidade subiu um pouco .
Vcs vão ver as fotos ainda que o ROGER irá postar .

Mas gostei da mudança de altura , e tenho que me precaver um pouco mais nas curvas .

CARLOS SIQUEIRA
29/06/2008, 13:22
Grande Guilherme, parabéns pela persistência e a busca incansável do "SANTO GRAU" ou "NIRVANA", este último melhor indicado devido a sua linhagem ancestral(Matuzalém e outros). Além de aliviar o pé nas curvas, também deveria pensar em um novo acessório, como uma escada ou elevador :mrgreen: para ir a bordo do "CORAÇÃO VALENTE", para não comprometer seus "jumelos" ou "dobradiças", já um pouco gastos pelo tempo e trilhas :twisted:. Brincadeiras aparte, você é, e continua sendo um exemplo a ser seguido, para nós aqui do fórum.

[]'s Carlos Siqueira.

guilhermeabreu
29/06/2008, 18:09
GRANDE AMIGO CARLOS SIQUEIRA

Muito obrigado pelos elogios , mas vc acertou em cheio : realmente tenho que dar um GALEIOZINHO a mais para subir no BICHÃO , e tb estou ficando meio gagazinho tb , meu jumelo da articulação da coxa com o quadril esta dando sinal de desgaste , estou andando com certa dificuldade , tenho que aproveitar o máximo enquanto estou andado sem muletas ainda rsrsrsrs . Nada como andar num ENGESA para resolver todos os problemas , a gente esquece de tudo , É SE COMO NÓS ESTIVESSEMOS ANDANDO NAS NUVENS .

E por falar no ENGESA , vc não deu o resultado final do seu MAL DE PARKINSON ? Deu em que ? Resolveu ? Como ? O que era de errado ?

Vc tb é outro GUERREIRO para aprontar seu ENGESÃO . Seu flutuante vc que colocou ? , ou já comprou assim . Qual a marca do seu . Teve problema com os estojos do cubo folgarem ?

ABRAÇÃO

CARLOS SIQUEIRA
30/06/2008, 12:51
Guilherme, brinquei com a dificuldade de entrar no engesão, pois o meu está com a mesma altura do seu. Eu me adaptei fácil, mas os "zequinhas" reclamam bastante. A saga do "Parkinson" continua, com a troca das buchas melhorou muito, mas ainda treme um pouco. Esta semana vou trocar os rolamentos dos munhões por mancais da Donatti, já peguei as dicas com o Edu Velo, espero que desapareça por completo, caso contrário, levarei a um "eixeiro" para desvendar o mistério. Coloquei o flutuante vendido pelo Igor(ROTA), comprando as peças da BAND e osistema de freios do Kadett, aqui mesmo no Rio. Comentei com o Edu Velo e o mecânico o problema que aconteceu com o seu, mas ambos acham que com o Perkinho e o pé leve que tenho, não terei problemas. Combinei com o Edu Velo, e irei com a família a São Tomé das Letras, num encontro aqui do fórum, no último final de semana de julho, espero que desta vez com o Engesão e sem tremedeiras.

[]'s Carlos Siqueira

guilhermeabreu
30/06/2008, 18:38
VALEU CARLÃO

Vou ver se dará para eu ir tb .

Este encontro é geral de todos do forum ? Ou é de ENGESAS .

ABRAÇÃO

guilhermeabreu
30/06/2008, 19:01
AMIGO CAVESO

Te liguei agora e vc esta dando aulas , mas tudo bem , ALGUEM TEM QUE TRABALHAR NESTE PAÍS correto?

Mas tenho 2 motores aqui no FERRO VELHO .

Um ótimo e outro fajutinho .

Primeiro o FAJUTINHO : Motor PERQUINHO ruim preço : R$ 3.500,00
Segundo o ÓTIMO : Motor MWM 2.8 sprint turbo/intercooler preço : R$ 9.000,00 , ele vai ver o ano que é .

Amanhã ele me dirá se tem os periféricos dos 2 motores .

Mais detalhes caso queira , é só perguntar , e se quizer falar direto com ele o fone é : (22) 8125-1493 CLEYTON , para ele lembrar diga que eu tinha falado com ele sobre o que vc quer .

O FERRO VELHO deles já existe ha mais de 30 anos e os motores são quentes , eles vivem comprando de leilão . Com relação a este aspecto pode ficar tranquilo .

ABRAÇÃO

CAVESO
01/07/2008, 00:40
Valeu Doutor!

Cheguei agora e vi sua ligação!

Amanhã te ligarei...

Obrigado!

Kim
01/07/2008, 08:51
Caveso e celulá, sempre um problema!!!

Nem parece que tem celulá!!!!!:mrgreen::mrgreen::mrgreen::twisted:

Sempre que liga não atende!!!!!!!

CAVESO
01/07/2008, 13:08
Meu celular é mais fixo do que meu fixo......:mrgreen:

Dou aulas de manhã e a noite, daí não levo.

Quando estou na academia, não levo... Quando vou pra oficina mexer no engesa não levo...

Enfim, é mais fácil me econtrar no fixo..... :)

Salviano
01/07/2008, 17:03
VALEU CARLÃO

Vou ver se dará para eu ir tb .

Este encontro é geral de todos do forum ? Ou é de ENGESAS .

ABRAÇÃO
Olá! Guilherme,
Ainda estou sem carro, mas se puder aparecer e tomar uma "Providência" Campanha fica a 70 Km + - de São Tomé, quero ver se consigo ir com um amigo de Zequinha...
OBS. O ENCONTRO É DE JEEPEIROS...poderemos ir sim!!!! aliás com um Engesa poderemos ir em qualquer encontro, (vai ser convencido assim lá longe hein???) estou bolando uma frase para colocar no meu futuro Engesa..."ISTO NÃO É UM JEEP... É UM ENGESA"

Eduardo Velo
01/07/2008, 17:47
Guilherme e Salviano , o encontro é aqui do forum
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=32705

O Siqueira vai pra Tiradentes e depois vai pra STL na sexta , vou chegar na sexta a tarde e a gente vai se trombar por lá ...
Salviano , veja a possibilidade de ir até STL no sabado ...
Guilherme , vai tb véio ??? seria bom ver o coração cheio de treco novo ...

abs ...

guilhermeabreu
02/07/2008, 19:38
AMIGO EDU VELO

Estou ficando mais animado ainda , ainda mais após aparecer uma arritmia no meu relógio , estou modificando o modo de ser/trabalhar , pra ver se a carcaça aguenta um tempo a mais , daí eu repensei , e TA NA HORA DA GENTE SE ENCONTRAR DE NOVO .

Vou mexer com o pessoal daqui pra ver se eu animo eles tb .

Sabe qual é a pousada de R$60,00 a diária que eles falaram ?

ESTOU ANIMANDO . ACHO QUE VOU TB .

ABRAÇÃO

Eduardo Velo
02/07/2008, 21:56
Fala Grande Guilherme , valeu a prosa contigo camarada ...

O fone da pousada é (0**35) 3237-1235 ) fala que vai com o pessoal dos Nivas e que entrou na lista agora ... deve ter vaga ainda ... http://www.hsonhos.com.br/

O Siqueira vai ficar na pousada dos Anjos - fone 35 3234-1465 -

Se der td certo na sexta a noite dia 25 a gente vai comer pizza e tomar vinho em STL ...

abs ... até lá ...

JapaTroller
05/07/2008, 14:00
Agora encontrei onde vcs ficam fofocando hein???? hehehehhe é que na maioria das vezes entro nos topicos do troller e no geral, hj estava de bobeira e entrei aqui no do engesa, ai vi o topico do guilherme, ainda bem que agora deu certo hein??? axo que isso pode virar um capitolo de um livro ,hehehe boa sorte agora!! Estou quase animando a ir em São tomé tb, o edu eu vi que vai, e o resto do pessoal que foi em ibitipoca??? vai mais alguem??? E guilherme cade seus irmãos????
Abraços!!!

CAVESO
05/07/2008, 14:39
Bem vindo a um tópico de verdade, Japa! :mrgreen:

paulosotello
25/08/2008, 15:57
Mano
Que marca é o seu Flutuante....?????
no meu coloquei o que é vendido na Rota 4x4..... nunca me deu problema.

[]s

guilhermeabreu
25/08/2008, 18:11
CARO AMIGO "SUMIDO" PAULOSOTELLO

Por onde vc andou ? Sumiu daqui camarada .

Meu flutuante comprei na ROTA 4X4 , é que os estojos originais da BAND não aguentaram o MWM 2.8 e meu pezinho , agora esta resolvido não folgou mais , troquei os estojos de 8mm por estojos de 10mm + porcas altotravantes e + 2 pinos guias que tb form substitu[idos os 2 originais de 8 mm por 4 de 10mm .

Agora esta 100% sem problemas .

ABRAÇÃO e não some mais não eim ?

ORIONE
04/04/2009, 10:36
E CONTINUA MINHA SAGA

É pessoal , continuo sendo a COBAIA dos nossos sonhos .

Sonhei por muito tempo em colocar o FLUTUANTE por causa dos PNEUS 33" , que tem até um tópico próprio para este caso de pneus 33" ou maiores .
Ha 30 dias atras , coloquei o FLUTUANTE pq qdo foi instalada logo após ter chegado de IBITIPOCA.

quilhermeabreu, tenho 2 perg. :mrgreen:

1ª Por acaso IBITIPOCA é uma cidade ou parque q p/ vc q mora em Campos fica depois de Juiz de Fora??? Pq eu moro Entre Caxambú (55Km) e J. Fora (160Km), pq tem outro Supervisor aqui q é meu back (qdo desembarco ele embarca) q foi num lugar chamado IBITIPOCA q fica próximo de J. de Fora, (da saída da BR-267 p/ BR-040), no meu caso d Seritinga-MG a IBITIPOCA deve dar uns 100Km:rolleyes:, se eu passar direto no trevo chego em J.F ou BR-040.

2ª Se foi esse lugar nessa localização q citei, o q q tem d interessante lá pra vc sair de Campos e ir pra lá???:pensativo: q é tão pertinho da minha casa:dance:

3ª Estou até c/ vergonha d perguntar :-? + o q seria FLUTUANTE em um português bem claro:?:

Abração!!!:concordo:

guilhermeabreu
04/04/2009, 11:20
quilhermeabreu, tenho 2 perg. :mrgreen:

1ª Por acaso IBITIPOCA é uma cidade ou parque q p/ vc q mora em Campos fica depois de Juiz de Fora??? Pq eu moro Entre Caxambú (55Km) e J. Fora (160Km), pq tem outro Supervisor aqui q é meu back (qdo desembarco ele embarca) q foi num lugar chamado IBITIPOCA q fica próximo de J. de Fora, (da saída da BR-267 p/ BR-040), no meu caso d Seritinga-MG a IBITIPOCA deve dar uns 100Km:rolleyes:, se eu passar direto no trevo chego em J.F ou BR-040.

2ª Se foi esse lugar nessa localização q citei, o q q tem d interessante lá pra vc sair de Campos e ir pra lá???:pensativo: q é tão pertinho da minha casa:dance:

3ª Estou até c/ vergonha d perguntar :-? + o q seria FLUTUANTE em um português bem claro:?:

Abração!!!:concordo:


GRANDE ORIONE

Já estou vendo que esta ficando familiarizado com o fórum , AGORA SE VC DIZER DE NOVO QUE ESTA COM VERGONHA DE PERGUNTAR , EU VOU AÍ EM SERITINGA PARA TE DAR UMAS PORRADAS , COMIGO É ASSIM , brincadeira amigo , é que qdo eu era mais novo , eu era muito tímido e vivia com VERGONHA de perguntar as coisas que tinha dúvida , ERA UMA MERDA , pq a gente sofre por não saber e sofre com vergonha de perguntar , POR MAIS SIMPLES E BANAL QUE POSSA PARECER UMA PERGUNTA ? PARA VC OU EU QUE NÃO SEI , A PERGUNTA É PQ A PESSOA NÃO SABE E GOSTARIA DE SABER , LOGO : GOSTARIA QUE VC NÃO LEVASSE TANTO TEMPO PARA APRENDER QUE NÃO TEM QUE TER VERGONHA DE PERGUNTAR NADA , MESMO QUE A PERGUNTA POSSA PARECER SIMPLES OU BANAL .

Mas voltando as suas dúvidas :

1º -Sim , IBITIPOCA é uma cidade que fica depois de Juíz de Fora , vou daqui , atravesso toda a cidade de Juíz de Fora , pego a BR 040 sentido BH e logo entro a esquerda sentido Lima Duarte , IBITIPOCA é uma cidade e te m um PARQUE NACIONAL lá tb com o mesmo nome , e iremos voltar lá de novo este ano para o IIº ENCONTRO NACIONAL DOS ENGESAS , Vc esta convocado a ír para que eu possa te conhecer pessoalmente , DÊ UMA OLHADA NO TÓPICO " EVENTOS " AQUI NESTE FORUM que vc vai ver o andamento do ENCONTRO .

2º - O pq é que foi escolhido este lugar pelas belezas naturais , trilhas , cachoeiras , clima ( friozinho gostoso ) , e fica no meio do caminho para muitos ENGESEIROS e outros 4x4 e outros que gostam do 4x4 , POIS FORAM VÁRIAS PESSOAS COM AUTOMÓVEIS CONVENCIONAIS , COMO VC POR EXEMPLO QUE ESTA SENDO MEU CONVIDADO ESPECIAL . Normalmente da fruta que a gente tem em casa , nós não gostamos , a fruta boa é a do vizinho , é a que a gente não tem .

3º - É um pouco complicado de explicar em palavras escritas , mas vamos lá :
A sua S-10 tem o eixo traseiro que NÃO É FLUTUANTE , no diferencial traseiro , tem uma bola no meio e dois TUBOS que vão em direção a cada roda onde são preso os cubos das rodas os freios e as rodas EM SUA EXTREMIDADE , o que faz as rodas girarem são os SEMI-EIXOS , estes SEMI-EIXOS são APOIADOS NA EXTREMIDADE DESTE TUBO POR UM ROLAMENTO .
Qdo por um esforço maior por causa de um pneu maior que a gente coloca ou excesso de peso colocado no carro , este rolamento estraga , OU ATÉ FAZ QUEBRAR O SEMI-EIXO E A RODA CAI NESTE CASO , MUITO PERIGOSO , aconteceu ísto comigo .
Por ísto a gente coloca O EIXO FLUTUANTE , que na realidade , é o SEMI-EIXO FLUTUANTE , que é :

Na extremidade do TUBO do diferencial onde fica a roda que no seu caso o SEMI-EIXO ESTA APOIADO NUM ROLAMENTO SÓ NA EXTREMIDADE DESTE TUBO, nós retiramos este EMI-EIXO , A RODA , O CUBO , O FREIO , e deixamos SÓ O TUBO LIMPO , nesta EXTREMIDADE DO TUBO , colocamos UMA MANGA DE EIXO , que no meu caso foi da BAND parfusada nesta extremidade do tubo do diferencial através de uma chapa (FLANGE DE ADAPTAÇÃO ) , PARAFUSAMOS O FLANGE NA EXTREMIDADE DO TUBO e a MANGA DE EIXO no FLANGE , com ísto colocamos o CUBO DA BAND no meu caso com 2 ROLAMENTOS e aperto os rolamntos com uma porca grande , daí esta praticamente pronto , A RODA NÃO CAI MAIS PQ ELA ESTA PRESA NO TUBO DO DIFERENCIAL e não no SEMI-EIXO como é no seu caso .
A roda no meu caso esta presa no CUBO e o CUBO esta preso na MANGA DE EIXO que por sua vez esta presa na extremidade do TUBO DO DIFERENCIAL , mas aí a roda esta sem TRAÇÃO , aí é que entra o FLUTUANTE , neste caso o que irá fazer a roda girar é O SEMI-EIXO que tem as DUAS EXTREMIDADES EXTRIADAS , uma encaixa na BOLA DO DIFERENCIAL , a outra encaixa no CUBO DA RODA através de uma TAMPA EXTRIADA que parafusada no CUBO , neste caso este SEMI-EIXO ESTA FLUTUANDO NESTE ESPAÇO , ou seja ele esta praticamente solto neste espaço , CASO EU RETIRE ESTA TAMPA EXTRIADA DA EXTREMIDADE DO CUBO , O SEMI-EIXO SAI COM A MÃO , e se por um acaso ele quebrar a roda não cai , pq a roda esta presa no TUBO DO DIFERENCIAL .

ESTA É A GRANDE VANTAGEM DO EIXO FLUTUANTE , mas reconheço que com o que escreví fica difícil de vc visualizar o que falei , mostrando ao vivo , compoucas palavras daria para vc entender melhor .

ABRAÇÃO

ORIONE
04/04/2009, 12:01
GRANDE ORIONE

1º -Sim , IBITIPOCA é uma cidade que fica depois de Juíz de Fora , vou daqui , atravesso toda a cidade de Juíz de Fora AGORA ISSO Ñ É + NECESSÁRIO, FINALIZARAM AS OBRAS E VC PASSA POR FORA DA CIDADE E ENTRA DIRETO A ESQUERDA, QDO COMPREI MINHA FRONTIER EM RIO BONITO-RJ PASSEI POR LÁ DIRIGINDO...
IIº ENCONTRO NACIONAL DOS ENGESAS , Vc esta convocado a ír para que eu possa te conhecer pessoalmente , DÊ UMA OLHADA NO TÓPICO " EVENTOS " AQUI NESTE FORUM que vc vai ver o andamento do ENCONTRO . ComCerveja eu vou, se eu estiver de folga ou férias lógico, pq se tiver embarcado.. ai ferrou!!!:parede: Vou lá ver a data do evento..

2º - O pq é que foi escolhido este lugar pelas belezas naturais , trilhas , cachoeiras , clima ( friozinho gostoso ) , e fica no meio do caminho p/ muitos ENGESEIROS e outros 4x4 e outros que gostam do 4x4 , POIS FORAM VÁRIAS PESSOAS C/ AUTOMÓVEIS CONVENCIONAIS , COMO VC (ENTÃO VC TA DIZENDO Q EU COMPREI UM 4X4 E MSM ASSIM MEU AUTO É CONVENCIONAL?? Q DECEPÇÃO:cry:,) BRINCADEIRA POR EXEMPLO QUE ESTA SENDO MEU CONVIDADO ESPECIAL . Normalmente da fruta que a gente tem em casa , nós não gostamos , a fruta boa é a do vizinho , é a que a gente não tem .

3º - É um pouco complicado de explicar em palavras escritas , mas vamos lá :
A sua S-10 S-10 É O CACETE :putz:, É FRONTIER SE ONE 4X4 2003, (APESAR D MEU PAI TER TIRADO 1 S-10 DELUXE C.D. 4X4 VERDE WEST 0Km EM 98 NA GM Q ELE TRAB. 32 ANOS E VENDEU EM 2004 C/ 80.000KM E EU ERA APAIXONADO NO CARRO, ACHO A FRONTIER + BONITA, POREM TBM TERIA 1 S-10MWM...).

ESTA É A GRANDE VANTAGEM DO EIXO FLUTUANTE , mas reconheço que com o que escreví fica difícil de vc visualizar o que falei (C/ ESSA PACIÊNCIA Q VC TEM DE DIGITAR E EXPLICAR C/ DETALHES DEPOIS D + UMAS 2 LIDAS VOU ENTENDER PERFEITAMENTE:concordo: POIS SABE AQUELES ROBÔS Q APARECEM NO FUNDO DO MAR NO FILME TITANIC? POIS É, FUI TRAINEE, PILOTO E HJ SOU SUPERV. DE 1 EQ. DE ROV (VEÍCULO DE OPERAÇÃO REMOTA, ENTÃO TRAB. BASTANTE C/ MEC. HID. ELETRÔNICA Q É MINHA FORMAÇÃO, ENTÃO NÓS DESMONTAMOS, CONSERTAMOS E MONTAMOS...TODO O ROV Q PESA CERCA DE 2TON É DO TAM. DE UM CARRO TEM BRAÇOS....E ETC. ), mostrando ao vivo , c/ poucas palavras daria para vc entender melhor .

ABRAÇÃO

VOU LÁ DAR UMA OLHADA NO TÓPICO P/ VER OS DETALHES E DEPOIS ALMOÇAR POIS JA DEU MEU HOR. 00:00-12:00:twisted:

guilhermeabreu
04/04/2009, 13:01
AMIGO ORIONE

Me desculpe pela gafe , é que fiquei tão ligado no seu problema DO VOLANTE BI-MASSA que esqueci de ver que seu carro uma uma puta de uma FRONTIER , tb acho ela linda , e tb é mais carro do que a S-10 , a S-10 a fente é muito mole e baixa , a FRONTIER é mais parruda COM CERTEZA .

Mas sei que EMBARCADO não dará para ír , MAS SE NÃO TIVER EMBARCADO , NÃO " ACEITAREI " DESCULPAS DE VC NÃO PODER ÍR , ainda mais com um baita de 4x4 que é a sua FRONTIER . REAFIRMO QUE VC É MEU CONVIDADO .

Agora neste caso de ser FRONTIER , NÃO SEI TE INFORMAR SE O CONJUNTO DISCO DE EMBREAGEM + PLATÔ + COLAR SERIA O MESMO DA S-10 pq tem o eixo entalhado e as extrias que podem ser diferentes e medidas diferentes .

MAIS DÚVIDAS QUE NÃO SEI TE RESPONDER . Parecia que estava tudo resolvido , mas não esta , e com a MÁ VONTADE do pessoal da NISSAN que vc deparou , não sei como vc irá tirar suas dúvidas .

No tópico da NISSAN/FRONTIER daqui do forum não tem nada a respeito deste VOLANTE RÍGIDO NÃO ?

ABRAÇÃO

ORIONE
04/04/2009, 13:37
Então aquelas peças todas q vc se deu o trab. de ver preço, e etc.. são todas p/ S-10?:putz:
O volante rígido p/ S-10 ñ serve na Frontier? msm medida, furações?

De qualquer forma, 2ª de manhã dou 1 ligada pro TETÊ lá da MWM pra ver se ele sabe se o disco e volante serve pras 2... e meu pai ta correndo atrás pra baixar a cx.:concordo:

OBS. Ñ consegui enviar mens. privada pra vc::parede: Como faço pra apagar a mens. acima???:pensativo:
guilhermeabreu has exceeded their stored private messages quota and cannot accept further messages until they clear some space. Tem msn?:pensativo:

rodrigo camper
04/03/2010, 18:14
Mas diz ai Vôzão?

Após a trabalheira que deu para dimensionar o kit Enfer de R$ 1000,00 .

Vc acha teria sido melhor comprar logo o Ensimec de R$ 1690,00.


Lí o tópico todo, e fiquei na duvida da qualidade entre os dois, a diferença entre valores e bem grande! será que vale a pena?

guilhermeabreu
05/03/2010, 13:02
AMIGO RODRIGO CAMPER

GRANDE NETINHO , a única coisa do KIT ENFER foi que os estojos do CUBO DA BAND que são de 8mm não aguentaram , e os dois PINOS GUIAS tb não aguentaram , mas depois que o ROGÉRIO abriu os furos e colocou estojos de 10mm e acrescentou mais dois PINOS GUIAS ficando com 4 pinos guias de 10 mm , acabram-se os problemas , nunca mais mexí em nada .

Compraria de novo o KIT ENFER se fosse o caso , mais barato não é ? Agora , vc usando ele da forma original do jeito que vem , não quer dizer que vai quebrar todos os estojos e os dois pinos guias , pq vc anda de uma forma diferente da que eu ando , e se por um acaso quebrar , não cai nada , apenas ele perde a tração se vc colocar na posição 4x4 da para chegar em casa ou na oficina .

ABRAÇÃO

rodrigo camper
05/03/2010, 14:48
Maravilha!!! Meu amigo Vozão,

Então no meu caso e só aumentar dois pinos, que já resolve! porque meu pezão 42 pesa menos que o seu 44,5 rsrs

Bem melhor, porque o kit da Ensimec e muito + caro.


Vou aproveitar e corrigir uma informação erronia que o amigo Kim passou ai pra traz.

Na verdade eu fiz um suporte de Pinça no eixo traseiro, e não no dianteiro como ele mencionou.

Na dianteira eu usei o Kit do SBD.(super brek Disk)

guilhermeabreu
05/03/2010, 19:39
AMIGO RODRIGO

Como vc vai fazer mais dois pinos guias , aproveita e coloca eles com pino de 10mm , e retira os dois originais e coloca tb de 10mm , ficando 4 pinos guia de 10mm em aço 8.8 .

Acredito que só com ísto resolverá o problema , e ao colocar as porcas nos estojos originais , use a cola de fixar rosca , sei lá o nome que se da .

ABRAÇÃO

rodrigo camper
06/03/2010, 15:12
Boa, Doctor


Vou fazer isso então, Pino 10mm e cola trava rosca, tb não o nome daquela porr.



Abraço

guilhermeabreu
06/03/2010, 15:31
AMIGO RODRIGO

Na realidade o ROGÉRIO NUNES , comprou parafusos de aço 8.8 de 10mm , cortou e fez os pinos com eles .

OBS :

Vc fazendo ísto , mesmo com a cola trava roscas nos estojos originais de 8 mm , TODA SEMANA VC DÁ UMA OLHADA ( REAPERTO NAS PORCAS ) PARA VER SE ELAS ESTÃO FOLGANDO , caso não folguem durante 30 dias , esquece , pq ficou bom .

No meu caso , os estojos e pinos originais degolaram com 15 dias de uso , primeiro folgaram as porcas e eu não ví e depois os estojos e pinos foram quebrados por cizalhamento . Mas nada de perigo de acidente , como falei : apenas o ENGESA perdeu a tração , se ísto por um acaso vier a acontecer , É SÓ TROCAR OS ESTOJOS ORIGINAIS DE 8MM PARA OS DE 10 MM como estão os meus até hoje sem nenhum problema mais , muito simples de resolver .

ABRAÇÃO

RogérioNunes
12/07/2010, 19:09
Pessoal,na semana passada recebí o amigo Carlos Siqueira que trouxe seu engesão para revisão e fazer a troca das guias e dos prisioneiros dos cubos traseiros que são da Band com flutuante da Enfer.Não foi supresa qdo ao desmontar a tampa do flutuante no lado direito, encontrar os dois pinos guia quebrados e 4 dos 6 parafusos de 8mm completamente folgados. Analizando a o cubo e os pinos quebrados concluí que a quebra se deu por dois motivos:

1- Os pinos de são péssima qualidade e sub dimensionados.
2- Os parafusos não são ajustados nos seus respectivos furos, são folgados (o que não acontece com o original da band) .Qdo os pinos quebram essa folga permite, com o tempo, um pequeno deslocamento da tampa com relação ao cubo que provocará o afrouxamento dos parafusos e posteriormente a sua quebra.
Fica mais uma vez evidenciado que a montagem original do kit flutuante da ENFER com os pinos originais do cubo da band e prisioneiros/parafusos de 8mm sem um mecanismo de ajuste é deficiente e deve ser mudado.

MInha solução assim como fiz no Engesa do Dr. Guilherme Abreu foi aumentar os parafusos para 10mm Allen(foi preciso usinar a cabeça do parafuso tirando 1mm para a roda passar) e 4 pinos de 10mm em aço 8.8 e todos montados com trava rosca.. Esse trabalho foi executado em Julho de 2008 no "Coração Valente" do Dr. e não deu problema.



abraço

guilhermeabreu
12/07/2010, 20:31
Pessoal,na semana passada recebí o amigo Carlos Siqueira que trouxe seu engesão para revisão e fazer a troca das guias e dos prisioneiros dos cubos traseiros que são da Band com flutuante da Enfer.Não foi supresa qdo ao desmontar a tampa do flutuante no lado direito, encontrar os dois pinos guia quebrados e 4 dos 6 parafusos de 8mm completamente folgados. Analizando a o cubo e os pinos quebrados concluí que a quebra se deu por dois motivos:

1- Os pinos de são péssima qualidade e sub dimensionados.
2- Os parafusos não são ajustados nos seus respectivos furos, são folgados (o que não acontece com o original da band) .Qdo os pinos quebram essa folga permite, com o tempo, um pequeno deslocamento da tampa com relação ao cubo que provocará o afrouxamento dos parafusos e posteriormente a sua quebra.
Fica mais uma vez evidenciado que a montagem original do kit flutuante da ENFER com os pinos originais do cubo da band e prisioneiros/parafusos de 8mm sem um mecanismo de ajuste é deficiente e deve ser mudado.

MInha solução assim como fiz no Engesa do Dr. Guilherme Abreu foi aumentar os parafusos para 10mm Allen(foi preciso usinar a cabeça do parafuso tirando 1mm para a roda passar) e 4 pinos de 10mm em aço 8.8 e todos montados com trava rosca.. Esse trabalho foi executado em Julho de 2008 no "Coração Valente" do Dr. e não deu problema.



abraço

E EU SOCO BEM O PÉ NO ACELERADOR .

Agora resta o tempo passar e o JOÃO R. dizer se desta forma que ele fez tb deu certo . Só o tempo dirá .

JOÃO R.
12/07/2010, 20:54
Espero que sim. Entrando nessa vida de experiências ( que me parecem lógicas, é claro).

JOÃO R.
25/10/2010, 20:05
Dando (ui) retorno ao tópico e ao fim da experiência...
Fiz uma de aproximadamente 90 km em estrada de terra no sábado, bem esburacada e muita costela de vaca, daquelas de embaralhar as letras do documento.... abaixei de 24 para 20 libras os pneus e... não se toma nem conhecimento das costelas... pelo menos nós... agora o carro...
Já quase chegando em casa a noite, comecei a escutar um trec, trec, trec que aumentava com a velocidade...:pensativo::pensativo::pensativo:... parei, tentei escutar e nada... no dia seguinte, saí pra almoçar e mais 20 km de asfalto e de vez em quando trec, trec, trec...
Hoje, com a pulga atrás da orelha, quer dizer, atrás dos prisioneiros da tampa estriada (lembrando que já houve uma conferência e reaperto das porcas), levei o engesa no meca para nova conferência e... PIMBA!!!:shock::shock::shock:... as porcas da roda esquerda deram reaperto, agora as da direita, TODAS QUEBRARAM na chave, sem esforço, só sobraram os pino guias inteiros... olhem as fotos...:parede::parede::parede:

E adiantando o que o Guilherme, o Carlos Siqueira e o Roger Nunes vão dizer... eu te disse, eu te disse, eu te disse, mas eu te disse... tudo bem, teimoso que não escuta cuidado, escuta coitado... mas valeu a experiência, nem que for pra reafirmar o que não se deve fazer...

[ ] refurando o cubo e colocando parafusos Allen 10mm, com cabeça usinada...

guilhermeabreu
27/10/2010, 15:48
Dando (ui) retorno ao tópico e ao fim da experiência...
Fiz uma de aproximadamente 90 km em estrada de terra no sábado, bem esburacada e muita costela de vaca, daquelas de embaralhar as letras do documento.... abaixei de 24 para 20 libras os pneus e... não se toma nem conhecimento das costelas... pelo menos nós... agora o carro...
Já quase chegando em casa a noite, comecei a escutar um trec, trec, trec que aumentava com a velocidade...:pensativo::pensativo::pensativo:... parei, tentei escutar e nada... no dia seguinte, saí pra almoçar e mais 20 km de asfalto e de vez em quando trec, trec, trec...
Hoje, com a pulga atrás da orelha, quer dizer, atrás dos prisioneiros da tampa estriada (lembrando que já houve uma conferência e reaperto das porcas), levei o engesa no meca para nova conferência e... PIMBA!!!:shock::shock::shock:... as porcas da roda esquerda deram reaperto, agora as da direita, TODAS QUEBRARAM na chave, sem esforço, só sobraram os pino guias inteiros... olhem as fotos...:parede::parede::parede:

E adiantando o que o Guilherme, o Carlos Siqueira e o Roger Nunes vão dizer... eu te disse, eu te disse, eu te disse, mas eu te disse... tudo bem, teimoso que não escuta cuidado, escuta coitado... mas valeu a experiência, nem que for pra reafirmar o que não se deve fazer...

[ ] refurando o cubo e colocando parafusos Allen 10mm, com cabeça usinada...

GRANDE JOÃO R.


EU TE DISSE !!!!!!! EU TE DISSE !!!!!!!! EU TE DISSE !!!!!! EU TE DISSE !!!! EU TE DISSE QUE ÍSTO IRIA ACONTECER .

ÊITA CARINHA TEIMOSO .

ficaria muito mais fácil de fazer antes que acontecesse ísto , EU TE DISSE , hahahahahahahahaha , mas fica tranquilo , depois de refeito nunca mais quebrará .

ABRAÇÃO

JOÃO R.
28/10/2010, 00:43
Olha eu aí, Guilherme....

:parede::parede::parede: 3x eu....

Mas tá valendo.:concordo:.
[]s.

guilhermeabreu
29/10/2010, 12:27
Olha eu aí, Guilherme....

:parede::parede::parede: 3x eu....

Mas tá valendo.:concordo:.
[]s.

JOÃO R.


HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Brincadeira amigo , mas vai dar tudo certo .

Hoje foi dia do funcionário público aqui e não teve trampo , mas o ENGESA ao sair hoje do plantão em outra cidade nem sinal de vida , motor de arranque , já esta no eletricista , após o almoço vou pegar e aproveitar e comprar as VÁLVULAS EQUALIZADORAS , uuuufa será que chegou lá ??????????????? Só falta não ter chegado , mas não fique extressado , tranquilo , te dou notícias mais tarde .

ABRAÇO

CAVESO
29/10/2010, 13:08
Motor de arranque será o calcanhar de aquiles do meu jipe, com câmbio automático.

Vou fazer igual ao Gnecchi: comprar um reserva e deixar no jipe.

Se pifar o arranque no automático é ficar a pé na certa... :parede:

guilhermeabreu
29/10/2010, 14:16
Motor de arranque será o calcanhar de aquiles do meu jipe, com câmbio automático.

Vou fazer igual ao Gnecchi: comprar um reserva e deixar no jipe.

Se pifar o arranque no automático é ficar a pé na certa... :parede:

ÉÉÉÉÉÉÉ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! CAVESO

NÃO EXISTE ROSAS SEM ESPINHOS

Já imaginou vc em pleno casamento e sendo o padrinho da noiva e na saída de casa para a cerimonia o ARRANQUE PIFAR E VC TER QUE TROCAR O ARRANQUE ???????????????????????

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA Da até vontade de chorar .

RogérioNunes
29/10/2010, 14:36
Não esquenta Caveso, em 2057 qdo o jipe estiver "pronto" já deve ter disponível no mercado partida de motor por telepatia...kkkkk

abraço



=CAVESO;1292092]Motor de arranque será o calcanhar de aquiles do meu jipe, com câmbio automático.

Vou fazer igual ao Gnecchi: comprar um reserva e deixar no jipe.

Se pifar o arranque no automático é ficar a pé na certa... :parede:[/QUOTE]

CAVESO
29/10/2010, 15:11
Bem pensado, Roger! rss

zeca_cj
29/10/2010, 17:41
que tal levar uma manivela, no caso dos dois arranques falharem???

hehehehehe

guilhermeabreu
29/10/2010, 19:42
JOÃO R.

Da uma olhada no seu tópico .

VÁLVULAS EQUALIZADORAS E PROPORCIONADORA .

sallespickup
29/10/2010, 20:30
Caros!!!

Não sou o dono da verdade, bem como não tenho (ainda) eixos flutuantes, mais vamos aos palpites.

O que vem ocorrendo e a cisalhamento dos prisioneiros, pela força aplicada.

Bem, observei na Fenajeep, um sistema que tem além dos 6 prisioneiros, com arroelas conicas de pressão (tenho uma carreta de trator na sítio, feito com chassis de F350 V8 (F4000 da época), que tem uma arroelas assim (sem função hoje em dia)), também tem 6 pinos para que não ocorra a quebra dos prisioneiros.

Penso eu, que secolocar guias reforçados, como os da foto, talvez resolvesse o problema.

Veja bem, é um talvez.

Abraços.

Kim.

as arruelas a qual o kim se referiu são conicas para não deixar desapertar e tb para centralização,

carlos sallespickup

RogérioNunes
03/11/2010, 22:52
João, valeu pelo relato e por ter "dado" o retorno qto a modificação no flutuante.Como mencionei à época que vc comentou que faria modificação utilizando as arruelas cônicas e adicionando mais pinos porém continuando a usar os prisioneiros de 8mm, que eu não arriscaria usá-los pois se quebraram não seria os pinos nem arruleas que iria resolver...mas isso pra saber com certeza só pagando pra ver.Será que ninguém da Enfer tá vendo isso não?Será que ainda estão fabricando da mesma forma sem nenhuma modificação? As "cobaias" já deream vários retornos de que da maneira que estão fazendo não dá certo...


abraço


Dando (ui) retorno ao tópico e ao fim da experiência...
Fiz uma de aproximadamente 90 km em estrada de terra no sábado, bem esburacada e muita costela de vaca, daquelas de embaralhar as letras do documento.... abaixei de 24 para 20 libras os pneus e... não se toma nem conhecimento das costelas... pelo menos nós... agora o carro...
Já quase chegando em casa a noite, comecei a escutar um trec, trec, trec que aumentava com a velocidade...:pensativo::pensativo::pensativo:... parei, tentei escutar e nada... no dia seguinte, saí pra almoçar e mais 20 km de asfalto e de vez em quando trec, trec, trec...
Hoje, com a pulga atrás da orelha, quer dizer, atrás dos prisioneiros da tampa estriada (lembrando que já houve uma conferência e reaperto das porcas), levei o engesa no meca para nova conferência e... PIMBA!!!:shock::shock::shock:... as porcas da roda esquerda deram reaperto, agora as da direita, TODAS QUEBRARAM na chave, sem esforço, só sobraram os pino guias inteiros... olhem as fotos...:parede::parede::parede:

E adiantando o que o Guilherme, o Carlos Siqueira e o Roger Nunes vão dizer... eu te disse, eu te disse, eu te disse, mas eu te disse... tudo bem, teimoso que não escuta cuidado, escuta coitado... mas valeu a experiência, nem que for pra reafirmar o que não se deve fazer...

[ ] refurando o cubo e colocando parafusos Allen 10mm, com cabeça usinada...

CAVESO
04/11/2010, 00:13
Roger,

Eu conversei uma vez com o Léo da Enfer que me disse não ter esse problema com os cubos que ele fabrica.

Mas vou relatar mais esse caso do João com ele, pois o bengala é quem deve se adaptar ao cubo e não contrário (usando o cubo de Band como reposição no futuro).

Abs

JOÃO R.
04/11/2010, 01:11
João, valeu pelo relato e por ter "dado" o retorno qto a modificação no flutuante.Como mencionei à época que vc comentou que faria modificação utilizando as arruelas cônicas e adicionando mais pinos porém continuando a usar os prisioneiros de 8mm, que eu não arriscaria usá-los pois se quebraram não seria os pinos nem arruleas que iria resolver...mas isso pra saber com certeza só pagando pra ver.Será que ninguém da Enfer tá vendo isso não?Será que ainda estão fabricando da mesma forma sem nenhuma modificação? As "cobaias" já deream vários retornos de que da maneira que estão fazendo não dá certo...


abraço


Pois é Roger, eu achei que com a montagem com os furos e arruelas cônicas não afrouxariam as porcas e, por sua vez, não quebrariam os prisioneiros... mas o fato é que as porcas dos dois lados estavam frouxas e o lado direito enfraquecido, pronto pra quebrar... a sorte é que eu estava muito atento a este fato, devido às situações relatadas aqui no fórum... por isso quebrou no mecãnico... AGORA UMA DÚVIDA...

vc montou os prisioneiros de 10mm com ou sem arruela de pressão??? Parafuso encostado direto na tampa estrida???

[ ]..

RogérioNunes
05/11/2010, 19:10
Exatamente, a bengala que deve se adaptar ao cubo e não ao contrário. Com esse caso do João já são 3 conhecidos fora aqueles que tiveram problemas e não se pronunciaram ou não frequentam o forum. Mas que tem que mudar isso não resta dúvida.

abs



Roger,

Eu conversei uma vez com o Léo da Enfer que me disse não ter esse problema com os cubos que ele fabrica.

Mas vou relatar mais esse caso do João com ele, pois o bengala é quem deve se adaptar ao cubo e não contrário (usando o cubo de Band como reposição no futuro).

Abs

RogérioNunes
05/11/2010, 19:18
No caso do Guilherme Abreu eu usei prisioneiros,as porcas estão sem arruelas de pressão porém usei trava rosca químico, em breve será trocado pelos parafusos allen para permitir a retirada da roda sem desmontagem das porcas. No engesa do Carlos siqueira usei os parafusos ALLEN de 10mm sem arruela de pressão mas com trava química. Fique atento para a furação que foi feita qto a folga com relação ao parafuso pq se o furo ficar folgado, pode quebrar novamente.

abs


Pois é Roger, eu achei que com a montagem com os furos e arruelas cônicas não afrouxariam as porcas e, por sua vez, não quebrariam os prisioneiros... mas o fato é que as porcas dos dois lados estavam frouxas e o lado direito enfraquecido, pronto pra quebrar... a sorte é que eu estava muito atento a este fato, devido às situações relatadas aqui no fórum... por isso quebrou no mecãnico... AGORA UMA DÚVIDA...

vc montou os prisioneiros de 10mm com ou sem arruela de pressão??? Parafuso encostado direto na tampa estrida???

[ ]..