PDA

Ver Versão Completa : Nissan Frontier 4x4 Motor 2.8



Páginas : 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 [12] 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23

Anderson_MA
10/11/2011, 10:25
Amigos, bom dia. Vou mandar arrumar o motor do carro a partir de segunda feira próxima, vou trocar filtro de óleo, combustível e ar. Agora me vem a dúvida, vcs me indicam colocar óleo sintético no motor? caso sim, qual colocar? abração...

Walter L. L. Casitta
10/11/2011, 10:40
Amigos, bom dia. Vou mandar arrumar o motor do carro a partir de segunda feira próxima, vou trocar filtro de óleo, combustível e ar. Agora me vem a dúvida, vcs me indicam colocar óleo sintético no motor? caso sim, qual colocar? abração...

Coloca o recomendado no manual. O dinheiro gasto a mais com lubrificante não retorna nunca.

Lucas Nassif
10/11/2011, 10:48
É assim em qualquer veículo. Eu sei de um caso de uma Band que no segundo paço o motor pegou e ela desceu de vez...

Band é assim mesmo!
Na minha, dependendo da inclinação eu tenho que parar de 1a reduzida, caso contrário o carro começa a dar seus pulinhos.


PabloRR, evite deixar o carro estacionado pelo câmbio. O freio de mão tá aí pra isso, o ideal é acioná-lo, e depois engatar uma 1a marcha como "garantia"...



[]`s

MaurícioBsb
11/11/2011, 12:54
Atualizando, troquei o tal do rolamento rei do cardan, R$200,00 com mão de obra inclusa, contato TOYOBENZ falar com Divino no SOf Sul!

Renato Lins
13/11/2011, 01:44
Amigos boa Noite!!!

Acabei de adquirir uma Frontier 03/04 SE 2.8 Turbo Interculer.

Ela está com 180.000,00 rodados.

Tenho 2 perguntas pra vocês:

1º Qual Óleo de Motor e qual filtro coloco em minha viatura (Viajo Muito).

2º Quando ela está em ponto morto, ela faz um barulho diferente no motor e quando aperto na embreagem o barulho para. Um amigo me falou que era "colar de embreagem" procede??

Vlw obrigado desde já

Walter L. L. Casitta
13/11/2011, 08:24
Amigos boa Noite!!!

Acabei de adquirir uma Frontier 03/04 SE 2.8 Turbo Interculer.

Ela está com 180.000,00 rodados.

Tenho 2 perguntas pra vocês:

1º Qual Óleo de Motor e qual filtro coloco em minha viatura (Viajo Muito).

2º Quando ela está em ponto morto, ela faz um barulho diferente no motor e quando aperto na embreagem o barulho para. Um amigo me falou que era "colar de embreagem" procede??

Vlw obrigado desde já

O óleo é sempre o que o que está indicado no manual e o ruido vem da caixa de marchas e é normal...

MaurícioBsb
13/11/2011, 14:03
Amigos boa Noite!!!

Acabei de adquirir uma Frontier 03/04 SE 2.8 Turbo Interculer.

Ela está com 180.000,00 rodados.

Tenho 2 perguntas pra vocês:

1º Qual Óleo de Motor e qual filtro coloco em minha viatura (Viajo Muito).

2º Quando ela está em ponto morto, ela faz um barulho diferente no motor e quando aperto na embreagem o barulho para. Um amigo me falou que era "colar de embreagem" procede??

Vlw obrigado desde já

1 - To usando e gostando do Mobil DELVAC MX 15W40
2 - Depende, se o barulho for muito diferente pode ser indicio de problemas (autuador ou embreagem)

fpandur
13/11/2011, 20:08
Amigos boa Noite!!!

Acabei de adquirir uma Frontier 03/04 SE 2.8 Turbo Interculer.

Ela está com 180.000,00 rodados.

Tenho 2 perguntas pra vocês:

1º Qual Óleo de Motor e qual filtro coloco em minha viatura (Viajo Muito).

2º Quando ela está em ponto morto, ela faz um barulho diferente no motor e quando aperto na embreagem o barulho para. Um amigo me falou que era "colar de embreagem" procede??

Vlw obrigado desde já

Óleo em geral cada um tem sua preferência, desde que seja na especificação mínima que consta no manual, não há problema. Eu uso o Top Turbo, da BR Petrobras. Filtro uso somente os originais MWM (motor e diesel), compro na revenda MWM, são os mesmos da S10 diesel 2.8.

Barulho que você cita pode ser o volante bimassa começando a dar indicios de probema (nesse caso segundo consta o barulho é mais para metálico, tipo uma peça batendo na outra, mas no iníco o barulho pode ser bem pequeno). Pode ser também que já trocaram o bimassa pelo volante rígido, nesse caso é normal o barulho diferente quando aperta a embreagem, mas o barulho aí é diferente, não é de peça metálica. Sei disso pois na minha Xterra (mesma mecânica da Frontier) troquei o bimassa pelo rígido e logo de cara notei o ruído diferente quando em ponto morto. Vale a pena citar que é normal esse ruído, no próprio boletim da MWM citam isso. Uma alternativa é aumentar um pouco a rotação da lenta, p/ cerca de 900 RPM, com isso o barulho some na lenta.

Gustavo.
13/11/2011, 23:40
Boa noite amigos!
Comprei meu primeiro 4x4, uma frontier se 2004, faz mais ou menos uns 4 meses, nessa semana estava viajando com ela e em uma ultrapassagem em 4 marcha percebi que ela falhava ( tipo carro a alcool no frio). Depois com mais atenção percebi que ela falha sempre nas mesmas rotaçoes, quanto passa por 3 mil giros e depois perto dos 4 mil giros, e essas falhas são mais perceptiveis em terceira e quarta marcha. Depois forçando a caminhonete percebi que ela não chega a cortar giro, não chega na parte vermelha do conta giro (talvez isso possa ser normal). Logo depois que comprei a caminhonete ela começou apresentar problemas no volante do motor bimassa, pretendo substitui-lo por um fixo. Será que essas falhas podem ter relação com o bimassa problemático? Alguem sabe o que pode ser?
Desculpem se fiz alguma pergunta besta, sou novinho no mundo 4x4!rsrs
Abraço, e obrigado desde já!

pt2maf
13/11/2011, 23:54
Isso, bem na frente do viaduto, e só entrar pela pista que tem a placa da 8 DP e pronto, primeira rua!, você ja fez o recall?

Boas Mauricio e demais colegas.

Ainda não fiz o recall, ando meio atarefado demais, uma coisa que já troquei foi o oleo do motor / filtro de ar / filtro de oleo /filtro de combustivel e tambem troquei o reservatorio de expansão de agua do radiador o meu estava muito resecado e esfariando a lateral fiquei com medo dele explodir com a pressão ... 146 dinheiros na Nissan do colorado.... enquanto o barulho que eu achei que seria algun pivô sumiu quando eu retirei o peito de aço(no meu caso é de aluminio)... vamos ver no que dah...

Ps.:Alguém do forum sabe onde eu possa encontrar capota de friba pra Frontier 2006/2006 ... estou em Brasilia.

Valew ..... :cavalo:

Lima5.3
14/11/2011, 10:56
Bom dia Gustavo!

Quando vc for fazer uma ultrapassagem, se estiver em quarta marcha troque logo para quinta pra ver se ela falha, pois eu costumo ultrapassar sempre em quinta marcha, sem problema algum.
É só cutucar o acelerador que a bichinha responde. Nas trocas de marchas procura não exceder os 2000 mil giros, até porque os engates são mais suaves.

Att. Lima.



Boa noite amigos!
Comprei meu primeiro 4x4, uma frontier se 2004, faz mais ou menos uns 4 meses, nessa semana estava viajando com ela e em uma ultrapassagem em 4 marcha percebi que ela falhava ( tipo carro a alcool no frio). Depois com mais atenção percebi que ela falha sempre nas mesmas rotaçoes, quanto passa por 3 mil giros e depois perto dos 4 mil giros, e essas falhas são mais perceptiveis em terceira e quarta marcha. Depois forçando a caminhonete percebi que ela não chega a cortar giro, não chega na parte vermelha do conta giro (talvez isso possa ser normal). Logo depois que comprei a caminhonete ela começou apresentar problemas no volante do motor bimassa, pretendo substitui-lo por um fixo. Será que essas falhas podem ter relação com o bimassa problemático? Alguem sabe o que pode ser?
Desculpem se fiz alguma pergunta besta, sou novinho no mundo 4x4!rsrs
Abraço, e obrigado desde já!

Gustavo.
14/11/2011, 12:07
Boa tarde Lima!

Obrigado pela dica!
Geralmente eu ultrapasso em quinta marcha tb, realmente a bichinha responde bem, mas nesse caso estava atrás de um caminhão que me tirou todo o embalo, por isso eu usei a quarta. Em quinta marcha ela falha tb, mas como eu tinha dito somente quando passa por 3000rpm, por isso estranhei.

Abraço.

Bom dia Gustavo!

Quando vc for fazer uma ultrapassagem, se estiver em quarta marcha troque logo para quinta pra ver se ela falha, pois eu costumo ultrapassar sempre em quinta marcha, sem problema algum.
É só cutucar o acelerador que a bichinha responde. Nas trocas de marchas procura não exceder os 2000 mil giros, até porque os engates são mais suaves.

Att. Lima.

Walter L. L. Casitta
14/11/2011, 12:16
Boa noite amigos!
Comprei meu primeiro 4x4, uma frontier se 2004, faz mais ou menos uns 4 meses, nessa semana estava viajando com ela e em uma ultrapassagem em 4 marcha percebi que ela falhava ( tipo carro a alcool no frio). Depois com mais atenção percebi que ela falha sempre nas mesmas rotaçoes, quanto passa por 3 mil giros e depois perto dos 4 mil giros, e essas falhas são mais perceptiveis em terceira e quarta marcha. Depois forçando a caminhonete percebi que ela não chega a cortar giro, não chega na parte vermelha do conta giro (talvez isso possa ser normal). Logo depois que comprei a caminhonete ela começou apresentar problemas no volante do motor bimassa, pretendo substitui-lo por um fixo. Será que essas falhas podem ter relação com o bimassa problemático? Alguem sabe o que pode ser?
Desculpem se fiz alguma pergunta besta, sou novinho no mundo 4x4!rsrs
Abraço, e obrigado desde já!

Os filtros de diesel podem estar saturados. Se não estou enganado na Frontier são dois.

Walter L. L. Casitta
14/11/2011, 12:18
Bom dia Gustavo!

Quando vc for fazer uma ultrapassagem, se estiver em quarta marcha troque logo para quinta pra ver se ela falha, pois eu costumo ultrapassar sempre em quinta marcha, sem problema algum.
É só cutucar o acelerador que a bichinha responde. Nas trocas de marchas procura não exceder os 2000 mil giros, até porque os engates são mais suaves.

Att. Lima.

2000 não é muito pouco? O torque desse motor começa em 2000Rpm...

Pablo RR
14/11/2011, 13:46
Frontier com motor MWM só tem um unico filtro diesel... com muitos postos com diesel de qualidade duvidosa, pelo tanque da frontier ser de metal, e pelo carro só ter um filtro.. aconselho a trocar o filtro a cada 5.000km...

No meu caso.. são umas 12 abastecidas (3 por mês = 1200km) e eu já troco oleo do motor (ursa tdx 14 reais o litro).. filtro de ar (este normalmente tá limpo.. mas custa 27 reais) filtro de oleo (pra não misturar oleo velho com novo, 56 reais) e o filtro de combustivel (pra frontier mecanica é menos de 50 reias original mwm.. pra eletronica custava 68 reais.. mas não to encontrando (já é a 2º vez que não encontro =/ ) sem o sensor e paguei 128, mwm com sensor)...

Renato Lins
14/11/2011, 16:43
Óleo em geral cada um tem sua preferência, desde que seja na especificação mínima que consta no manual, não há problema. Eu uso o Top Turbo, da BR Petrobras. Filtro uso somente os originais MWM (motor e diesel), compro na revenda MWM, são os mesmos da S10 diesel 2.8.

Barulho que você cita pode ser o volante bimassa começando a dar indicios de probema (nesse caso segundo consta o barulho é mais para metálico, tipo uma peça batendo na outra, mas no iníco o barulho pode ser bem pequeno). Pode ser também que já trocaram o bimassa pelo volante rígido, nesse caso é normal o barulho diferente quando aperta a embreagem, mas o barulho aí é diferente, não é de peça metálica. Sei disso pois na minha Xterra (mesma mecânica da Frontier) troquei o bimassa pelo rígido e logo de cara notei o ruído diferente quando em ponto morto. Vale a pena citar que é normal esse ruído, no próprio boletim da MWM citam isso. Uma alternativa é aumentar um pouco a rotação da lenta, p/ cerca de 900 RPM, com isso o barulho some na lenta.

galera muito obrigado pelos esclarecimentos.

Fpantur cara realmente o volante bimassa da minha Frontier já foi trocada pelo rígido. É exatamente como você colocou ele faz um barulho diferente em ponto morto mais assim que aperto na embreagem o barulho para.

Quanto ao Óleo vlw pelo esclarecimento vou troca-lo agora...

Vlw bom dia a todos

fpandur
14/11/2011, 23:14
Renato Lins, então é o barulho do volante rígido mesmo. Se estiver incomodando suba um pouco a rotação da lenta do motor, tem um parafuso que faz essa regulagem na bomba e é de acesso e regulagem muito simples.

Walter L. L. Casitta
15/11/2011, 01:37
Renato Lins, então é o barulho do volante rígido mesmo. Se estiver incomodando suba um pouco a rotação da lenta do motor, tem um parafuso que faz essa regulagem na bomba e é de acesso e regulagem muito simples.

Que o volante bimaça possa gerar algum ruido é bem compressível pelas peças moveis internas, mas para um rígido, que é uma peça maciça gerar algum ruído só se ele estiver solto.

fpandur
15/11/2011, 09:02
Walter, segundo consta na nota da própria MWM, com relação a troca pelo volante rígido: "Quanto à percepção ao conduzir, o volante rígido pode apresentar maior nível de ruído quando comparado ao volante de dupla massa. Isto ocorre em decorrência da maior intensidade de vibração sendo propagada à transmissão, característico no volante do tipo rígido e, deste modo, situações como estas não devem ser tratadas como possível falha no componente." A maioria que troca pelo rígido relata aqui no Forum que realmente fica mais ruidoso em lenta, eu pude constatar o mesmo na minha viatura.

Walter L. L. Casitta
15/11/2011, 09:26
Walter, segundo consta na nota da própria MWM, com relação a troca pelo volante rígido: "Quanto à percepção ao conduzir, o volante rígido pode apresentar maior nível de ruído quando comparado ao volante de dupla massa. Isto ocorre em decorrência da maior intensidade de vibração sendo propagada à transmissão, característico no volante do tipo rígido e, deste modo, situações como estas não devem ser tratadas como possível falha no componente." A maioria que troca pelo rígido relata aqui no Forum que realmente fica mais ruidoso em lenta, eu pude constatar o mesmo na minha viatura.

É isso, só ruido vem do câmbio e não de volante. Esse mesmo ruido acontece na Ranger 2.5 e pelo mesmo motivo.

Anderson_MA
15/11/2011, 13:36
Na minha também tem esse ruído, é normal.

Anderson_MA
16/11/2011, 15:11
Já mandei abrir o motor da "bicha" amigos, pra minha surpresa não precisará de retifica no eixo nem nas bielas. Aproveitei e pedi logo na MWM, o filtro de ar, filtro de óleo, filtro de combustível, correia e rolamento do cardan. Na eletrocarSP pedi a vareta de medida do nível do óleo lub. Aqui em minha cidade vou comprar as 3 cruzetas do cardan e o retentor do diferencial traseiro. Novidades vou postando...

Gustavo.
16/11/2011, 22:34
Troquei os filtro de óleo e o de ar, a caminhonete continua falhando. Pelo que eu verefiquei o filtro de combustivel não é o original da mwm, acho que pode ser isso então, mas não consegui achar o original para comprar aqui, vou passar na concessionária ver se lá eles tem, espero que eles não cobrem um absurdo!rsrs

Valeu pelas dicas!

Pablo RR
16/11/2011, 22:52
Já te adianto que custa perto de 200 reais..

jpedrili
17/11/2011, 17:38
Olá pessoal; alguém pode me indicar um mecânico de confiança, de preferência na zona norte em são paulo?
A minha frontier 2005 está misturando óleo no reservatório de água.

abr.

felipewg
17/11/2011, 22:18
Trotta,

valeu pela dica... tinha achado algumas lojas nos USA, mas sempre ficava na dúvida quanto ao custo de frete. Acho que vou por aí mesmo!!


Pois é pessoal... este lance de ficar na mão de peças em concessionárias é de lascar. Como comentado, ainda bem que peças de motor ainda se consegue em outras lojas, mas estas outras "pecinhas" que deixam a gente com muita raiva de viver no Brasil. hahahahahahaha

De qquer forma agradeço a força!!!

Aviso aqui após solucionar o caso.

Abraço a todos!


Trotta e colegas de fórum,

segui a dica e comprei pelo site que indicastes. Só que cometi a burrada de pedir a entrega pela Fedex e não sei se foi por isso, mas paguei mais R$ 55,00 de imposto e taxa alfandegária. Nunca tinha acontecido isso nas minhas encomendas para o exterior, quando entregues pela UPS. Não sei se foi culpa da FEDEX, mas foi a única coisa de diferente.

De qquer forma, ainda saí no lucro em relação à concessionária e o esguicho está 100% novamente.

Obrigado pela dica!!

Abs.

Trotta.79
18/11/2011, 07:10
Trotta e colegas de fórum,

segui a dica e comprei pelo site que indicastes. Só que cometi a burrada de pedir a entrega pela Fedex e não sei se foi por isso, mas paguei mais R$ 55,00 de imposto e taxa alfandegária. Nunca tinha acontecido isso nas minhas encomendas para o exterior, quando entregues pela UPS. Não sei se foi culpa da FEDEX, mas foi a única coisa de diferente.

De qquer forma, ainda saí no lucro em relação à concessionária e o esguicho está 100% novamente.

Obrigado pela dica!!

Abs.

O problema é que o FDP de nosso governo tem cobrado imposto sobre o frete também, alegando que é serviço. E a FEDEX cobra o imposto antecipadamente, nem passa na alfandega. Em contra partida é muito rápido, 3 a 5 dias.
valeu

Anderson_MA
18/11/2011, 11:26
Amigos, meu motor estava com 2 anéis de segmento quebrados, um ficava no pistão nº3 e era anel de compressão e o outro ficava no pistão nº 4 esse era anel de óleo. Novidades, vou postando, estou recebendo todas as peças hoje a tarde. abração...

Anderson_MA
18/11/2011, 11:27
Olá pessoal; alguém pode me indicar um mecânico de confiança, de preferência na zona norte em são paulo?
A minha frontier 2005 está misturando óleo no reservatório de água.

abr.

Amigão, essa mistura de óleo/água é causada por algum vazamento no trocador de calor que fica acoplado à carcaça do motor sob a turbina, manda tirá-lo e verificar, pois também pode ser a junta que rompeu. Abração...

magnumpi
20/11/2011, 12:44
O anderson falou a alguns posts atrás, que está comprando umas peças da MWM, dentre eles o famoso rolamento de cardan. Pois bem, me digam o telefenone desses caras, ou o endereço desta revenda da MWM, pois aqui na minha eles não vendem isso. Até pq segundo a vendedora que me atendeu, a MWM não fabrica rolamento de cardan. Se não me engano o rolamento original é da marca SKS. Já tentei comprar por fora esse rolamento, olho nos catálagos mas não acho. Tipo assim, a SKS ou a empresa que fabrica este rolamento original só fornece diretamente a NISSAN, para a mesma explorar o cliente e revender a peça por 1500 latinhas(margem de lucro de 4000%) Vale umas 50 latinhas o preço de custo , mais ou menos, e a SKS revende a 100 latinhas ou menos para a NISSAN. Se a NISSAN pedisse umas 250 latinhas já estava de bom tamanho e com grande margem de lucro. Me falaram que este tipo de prática é comum, e a Chevrolet, por exemplo, é campeã de revender outras peças de outras marcas, a preços exploradores.
Ae vc tenta procurar essa peça de marca boa e de qualidade boa no mercado e ela não existe. Só existe na revenda autorizada. Se aproveitam de um contrato exclusivo entre montadora e fornecedora de peça. Sei que tem peça paralela de marcas "diabos" as mais diversas possíveis no mercado, mas nem se compara a durabilidade e qualidade do original. Alguém sabe onde posso encontrar esse rolamento original a preço acessível sem ser originado de outras frontier batidas ou de desmanche?
O cara que é ladrão, e roubar uma carga de caminhão desse rolamento original vai ficar bilionário...rsrsrsrsrsrsrsrsrs.
Imaginem, essa carga de caminhão é melhor do que roubar dinheiro direto do banco, e vale mais do que ouro, pelo peso.
Fica meu desabafo.

magnumpi
20/11/2011, 12:52
ao Anderson_MA, que escreveu um post dia 16/11/2011 às 15:11, peço ,gentilmente que forneça os dados da revenda MWM que ele frequenta para eu comprar uns 10 rolamentos de Cardan original, pois se é vendido na própria MWM, deve ser original. Espero que seja, pq dae vai ser a solução dos problemas de todos os usuários desta ótima camionete, principalmente os que aqui frequentam este fórum.
Vou comprar umas 10 unidades e vender pros meus amigos. Acho que até vou ficar rico.
Se não for original, qual a sua opinião Anderson? É rolamento paralelo igual aos outros ou mesmo sendo paralelo tem um padrão melhorzinho?
Desde já lhe agradeço.

MaurícioBsb
20/11/2011, 19:09
rapaz, troquei da minha Frontier semana passada, o original tava destruído e fazia o carro tremer a partir de 80Km/h, o original aqui em Bsb custa R$1.200,00, segui o conselho do mecânico e comprei o paralelo mais realmente nem marca tem e custou R$ 200,00 colocado, até agora fiz uma viagem curta de +ou- 200km e ta tranquilo, o rolamento foi comprado em Goiânia-GO, boa sorte!

Alexandre F.M. Gherardi
21/11/2011, 01:28
Oi! Pessoal. :idea:

Procurando rolamentos do cardan? Vejam neste site Rolamento Cardan (centro) Nissan Frontier 4X4 na Pacheco Polizel 4x4 Peças para Pick-ups Toyota Hilux, Mitsubishi L200, Pajero , Triton , Nissan Fron (http://www.pachecopolizel4x4.com.br/57295/Rolamento-Cardan-(centro)-nissan-Frontier-4X4). :)

Sd's.

Anderson_MA
21/11/2011, 08:52
ao Anderson_MA, que escreveu um post dia 16/11/2011 às 15:11, peço ,gentilmente que forneça os dados da revenda MWM que ele frequenta para eu comprar uns 10 rolamentos de Cardan original, pois se é vendido na própria MWM, deve ser original. Espero que seja, pq dae vai ser a solução dos problemas de todos os usuários desta ótima camionete, principalmente os que aqui frequentam este fórum.
Vou comprar umas 10 unidades e vender pros meus amigos. Acho que até vou ficar rico.
Se não for original, qual a sua opinião Anderson? É rolamento paralelo igual aos outros ou mesmo sendo paralelo tem um padrão melhorzinho?
Desde já lhe agradeço.

Amigão, comprei realmente em uma Revenda MWM, porém, ele não é original. A marca do dito cujo é PERFECT, e ao meu ver é de "boa" qualidade. Na outra vez que troquei, esse último já durou uns 9 meses. O rolamento novo custou 140 reais. abração...

Anderson_MA
21/11/2011, 11:19
Amigos, no serviço do motor verifiquei uma folga na roda dianteira, terei que trocar o rolamento? Caso sim, qual rolamento dá certo?? já procurei em vários lugares, mais até agora nada. me indiquem!!! abração...

Trotta.79
21/11/2011, 13:39
Amigos, no serviço do motor verifiquei uma folga na roda dianteira, terei que trocar o rolamento? Caso sim, qual rolamento dá certo?? já procurei em vários lugares, mais até agora nada. me indiquem!!! abração...

O rolamento da roda dianteira da Xterra tem regulagem, é só apertar. Acredito que na Frontier tb seja assim, não? Abs

Anderson_MA
21/11/2011, 13:52
O rolamento da roda dianteira da Xterra tem regulagem, é só apertar. Acredito que na Frontier tb seja assim, não? Abs

Vou checar com o mecânico! Abração...

MaurícioBsb
21/11/2011, 16:25
Amigos mais uma, na minha Frontier o antigo proprietário colocou uma ponteira de escapamento cromada e virada para baixo, apesar de bonita levanta uma poeira dos infernos, como nao gosto de pertubar os incautos motoristas, estou querendo colocar um escapamento saido pela lateral lado do motorista apos o pneu traseiro e ponteira dupla, alguém ja modificou e se puder poste uma foto para que eu tenha uma noção e na fazer caca, agradeço!

Pablo RR
21/11/2011, 19:16
estava pensando em por uma ponteira virada pra baixo, pois a fumaça que sai, quando eu fico uns 10 dias sem lavar o carro, vai deixando o parachoque preto... melhor levantar poeira que jogar fumaça na fuça dos outros.eheh

MaurícioBsb
21/11/2011, 19:23
estava pensando em por uma ponteira virada pra baixo, pois a fumaça que sai, quando eu fico uns 10 dias sem lavar o carro, vai deixando o parachoque preto... melhor levantar poeira que jogar fumaça na fuça dos outros.eheh

Pior que é, mas quando ando em estradas de terra, valei-me hehehe!

magnumpi
21/11/2011, 20:30
Meus amaortecedores cofap ,convencional , estouraram e dae como tava no Uruguai comprei uns aqui mesmo pela metade do preço. A marca é Sacks, eles até são bom mas são mais duros que os cofap.
Na hora de comprar, os caras pedem sé é 4x4 ou 4x2, mas qual a diferença efetivamente dos amortecedores, pela camionete ser 4x4 ou 4x2.
To querendo amortecedores bem macios, qual vc recomendam? os convencioanais a óleo ou os a gás?
Uns mecânicos dizem que os gás são mais duros, outros dizem que são mais macios, as opiniões variam, inclusive neste fórum.
Qual o mais macio? Cofap ou Monroe. A gás ou a óleo? As primeiras Nissan Frontier nacional vinham com Cofap, hoje em dia ela vem com Monroe de fábrica.
Onde tem na internet, um lugar com bom preço para cofap ou monroe, seja a óleo ou a gás?
No Mercado Livre até tem os convencioanis, mas os caram tão explorando!
Outra coisa, na Nissan Frontier vai amortecedor de direção tb?
Agradeço.

PS.
a respeito do rolamento do cardan, acho que vou ter que comprar original mesmo, esse eu sei que dura uns 4 anos ou +, os paralelos só duram no máximo 1 ano comigo. A gente gasta mais em mão- de-obra com estes rolamentos, 1 vez por ano, que acho que talvez se comprar o original de uma vez, e esse dura uns 4 anos, no final das contas, vai dar a mesma coisa, só que não precisa todos os anos, se incomodar e ter que ficar tirando o cardan fora para trocar essa porcaria de rolamento.

Walter L. L. Casitta
21/11/2011, 20:35
Meus amaortecedores cofap ,convencional , estouraram e dae como tava no Uruguai comprei uns aqui mesmo pela metade do preço. A marca é Sacks, eles até são bom mas são mais duros que os cofap.
Na hora de comprar, os caras pedem sé é 4x4 ou 4x2, mas qual a diferença efetivamente dos amortecedores, pela camionete ser 4x4 ou 4x2.
To querendo amortecedores bem macios, qual vc recomendam? os convencioanais a óleo ou os a gás?
Uns mecânicos dizem que os gás são mais duros, outros dizem que são mais macios, as opiniões variam, inclusive neste fórum.
Qual o mais macio? Cofap ou Monroe. A gás ou a óleo? As primeiras Nissan Frontier nacional vinham com Cofap, hoje em dia ela vem com Monroe de fábrica.
Onde tem na internet, um lugar com bom preço para cofap ou monroe, seja a óleo ou a gás?
No Mercado Livre até tem os convencioanis, mas os caram tão explorando!
Outra coisa, na Nissan Frontier vai amortecedor de direção tb?
Agradeço.

PS.
a respeito do rolamento do cardan, acho que vou ter que comprar original mesmo, esse eu sei que dura uns 4 anos ou +, os paralelos só duram no máximo 1 ano comigo. A gente gasta mais em mão- de-obra com estes rolamentos, 1 vez por ano, que acho que talvez se comprar o original de uma vez, e esse dura uns 4 anos, no final das contas, vai dar a mesma coisa, só que não precisa todos os anos, se incomodar e ter que ficar tirando o cardan fora para trocar essa porcaria de rolamento.

Amortecedores a gás são mais eficientes e não precisam ser tão duros quanto os convencionais.

Rafa Cabral
21/11/2011, 23:20
Peco ajuda aos mais antigos e conhecedores de Frontier e pickups em geral (Walter, vc eh um rsrs) O que se olha ao se analisar uma Frontier, quais os itens q costumam dar mais manutencao, pecas mas caras q costumam ter q serem trocadas. Pintou uma p negocio 2003/04 4x4 2.8 com 160 mil rodados (teoricamente) ta 44 mil latinhas e tem sto antonio, em bom estado de pintura e interior.
Pensei numa ranger tb se pintasse oportunidade por dizerem ser mais confortavel e espacosa que a Frontier, mas o estilo malvado da frontier e o barulho bruto do MWM me pegaram de jeito rs, inclusive ela parece ser maior por fora, talves seja o design! E aih, o que acham?!?!?!
Abracos!

magnumpi
21/11/2011, 23:26
Olá, tem uns amortecedores a gás CORVEN, por um preço muito bom no Mercado Livre.
link dos dianteiros: produto.mercadolivre.com.br/MLB-208465985-par-amortecedor-dianteiro-a-gas-nissan-frontier-4x4-02-_JM
link dos trazeiros: Par Amortecedor Traseiro A Gás Nissan Frontier 02/... - R$ 230,00 en MercadoLibre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-209235580-par-amortecedor-traseiro-a-gas-nissan-frontier-02-_JM)

Será que são bom ou é roubada? Pra nim não importa a marca, contanto que sejam bem macios!

MaurícioBsb
22/11/2011, 10:20
Peco ajuda aos mais antigos e conhecedores de Frontier e pickups em geral (Walter, vc eh um rsrs) O que se olha ao se analisar uma Frontier, quais os itens q costumam dar mais manutencao, pecas mas caras q costumam ter q serem trocadas. Pintou uma p negocio 2003/04 4x4 2.8 com 160 mil rodados (teoricamente) ta 44 mil latinhas e tem sto antonio, em bom estado de pintura e interior.
Pensei numa ranger tb se pintasse oportunidade por dizerem ser mais confortavel e espacosa que a Frontier, mas o estilo malvado da frontier e o barulho bruto do MWM me pegaram de jeito rs, inclusive ela parece ser maior por fora, talves seja o design! E aih, o que acham?!?!?!
Abracos!

Ola Rafa, a minha é exatamente igual a que você quer pegar só que 4x2 e estava com 120.000km quando comprei, nestes 6 meses fiz o tradicional como troca de óleo (Mobil delvac MX) filtros (todos originais MWM/intenational) correias e tensores (orinal nissan/Dayco), agora o que deu defeito e e mais recorrente:
1 - rolamento catraca do alternador (comprei SKF por R$150,00) veja se não esta com ruido anormal;
2 - resistência da ventilação (comprei no ML por R$170,00) teste o ar condicionado e veja se funciona em todas as 4 velocidades;
3 - Rolamento Rei ou central do cardan, (esse e uma novela, caríssimo original R$1.200,00 reais e paralelo ninguém sabe se tem a mesma resistência, o meu era original então durou mais de 120.000km comprei um paralelo por R$200,00 colocado) entre embaixo da viatura e veja seu estado se a borracha não esta esfarinhando e no teste de rodagem veja se não faz barulho anormal ou o carro treme em velocidades superiores a 80km/h descobri que o meu estava ruim assim;

De resto o normal de todo carro usado como acabamento, estofamento, vidros travas etc, boa sorte!

Sérjão Dark Panther
22/11/2011, 21:51
Peco ajuda aos mais antigos e conhecedores de Frontier e pickups em geral (Walter, vc eh um rsrs) O que se olha ao se analisar uma Frontier, quais os itens q costumam dar mais manutencao, pecas mas caras q costumam ter q serem trocadas. Pintou uma p negocio 2003/04 4x4 2.8 com 160 mil rodados (teoricamente) ta 44 mil latinhas e tem sto antonio, em bom estado de pintura e interior.
Pensei numa ranger tb se pintasse oportunidade por dizerem ser mais confortavel e espacosa que a Frontier, mas o estilo malvado da frontier e o barulho bruto do MWM me pegaram de jeito rs, inclusive ela parece ser maior por fora, talves seja o design! E aih, o que acham?!?!?!
Abracos!

Olá amigos, blz pessoal
Rafa Cabral, tenho uma frontier 03, está agora com 250.000 kms comprei com 37.000 kms, só tenho coisas boas pra falar, lógico que com essa kilometragem ja gastei algumas coisas:
Revisão de BI
Troca de cruzetas, Rolamento Central do cardãn
Amortecedores
Resumindo, nada que não gastaria em qualquer outro veiculo com essa kilometragem
Abs.
obs: Dá uma olhada no link abaixo.

magnumpi
22/11/2011, 22:11
Galera, tem muita informação sobre o uso de aditivo no radiador!
Qual efetivamente devo usar, o MWM 9.0193.05.6.0011 que é só anticorrozivo ou o 9.0193.05.6.0012 que tem Anticorrosivo/Antifervura/Anticongelante?
Na revenda MWM da minha ciadde só tem o MWM 9.0193.05.6.0011!
Tenho uma Frontier 2003 4x4 MWM sem injeção eletronica...

fpandur
22/11/2011, 22:28
magnumpi, pesquisei tempos atrás sobre isso, pois queria trocar a solução de arrefecimento de minha Xterra (mesma mecânica da Frontier). Segundo um boletim da MWM, o 012 é indicado para os motores mais modernos, o caso do MWM utilizado na Nissan. Segundo esse boletim, o intervalo de troca do 012 é 6 meses, contra 3 meses do 011, ou 50.000 Km para ambos. Achei muito pouco esses intervalos de tempo pois a imensa maioria dos aditivos indica 1 ano como intervalo de troca, mas é o que diz no boletim. Se bem lembro quando pesquisei, o 011 seria indicado para radiadores de cobre e o 012 para radiadores de alumínio, mas teria que confirmar essa informação. Na época acabei optando pelo Havoline XLC, com intervalo de troca de 250.000 Km ou 5 anos. Foi difícil de encontrar e mais caro, mas estou tranquilo por 5 anos com ele. Um último detalhe: procure comprar de marca conhecida, tem muita marca por aí que é apenas água com corante ou então possui excesso de água na composição, o que compromete a eficiência do produto. Tem até um teste do Inmetro feito em 2007 com algumas marcas.

Rafa Cabral
22/11/2011, 23:08
Olá amigos, blz pessoal
Rafa Cabral, tenho uma frontier 03, está agora com 250.000 kms comprei com 37.000 kms, só tenho coisas boas pra falar, lógico que com essa kilometragem ja gastei algumas coisas:
Revisão de BI
Troca de cruzetas, Rolamento Central do cardãn
Amortecedores
Resumindo, nada que não gastaria em qualquer outro veiculo com essa kilometragem
Abs.
obs: Dá uma olhada no link abaixo.

Caramba, dei uma olhada nas fotos, vc usou e abusou desse jeito da bixa e soh deu esses probleminhas de desgaste normal? Ate caminhao tu puxaste. Pneuzao legal esse q esta nas fotos! Parece q eh feito p andar ate na lua! rs
Ja ouvia falar da robustes deste carro, mas parece que se vc cuida direitinho ela eh queixo duro mesmo, e pelo que vi, esse itens n sao tao caros,com certeza vale a pena p ter um 4x4 brabo desses na garagem. PS: sua frontier ta linda cara, parabens! A q eu to vendo tb eh uma negona, e se pegar uma dessa cor, e vo chama de nega marrenta huahuahua!

Mauricio, obrigadao pelas orientacoes e nocoes dos precos, devo da uma volta nela essa semana, e vou avaliar isso q vc me falou e mto mais (vazamento de compressao na tampa de oleo, son da turbina etc...)

Galera, quanto mais informacao tiverem eu agradeco! Vou lendo e aprendento tudo!

Abracos.

magnumpi
23/11/2011, 12:24
Olá, tem uns amortecedores a gás CORVEN, por um preço muito bom no Mercado Livre.
link dos dianteiros: produto.mercadolivre.com.br/MLB-208465985-par-amortecedor-dianteiro-a-gas-nissan-frontier-4x4-02-_JM
link dos trazeiros: Par Amortecedor Traseiro A Gás Nissan Frontier 02/... - R$ 230,00 en MercadoLibre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-209235580-par-amortecedor-traseiro-a-gas-nissan-frontier-02-_JM)

Será que são bom ou é roubada? Pra nim não importa a marca, contanto que sejam bem macios!

Pablo RR
23/11/2011, 13:01
Ano passado e 43.000km comprei os amortecedores dianteiros a gás da Monroe, Monroe turbogás gold.. custaram na epoca 110 cada um.
O carro melhorou bastante, logo percebi porque na garagem de casa subo um batente e a frente da frontier sempre ficava balançando mesmo depois que chegava no plano.
Ao colocar os amortecedores novos isso acabou, passo no batente a suspensão trabalha mas não fica balaçando depois. E até hoje os amortecedores estão lá sem nenhum defeito.. sem barulhos, sem vazamentos e trabalhando normalmente...

Pablo RR
23/11/2011, 13:05
PROBLEMA NA HORA ERRADA:

Bom esse final de semana, dei uma lavada no carro e aproveitei pra checar todos os niveis de oleo e tudo estava ok. Olhei debaixo do carro e notei um pequeno vazamento de oleo de motor na junção com a caixa de marcha, dei uma lavada caprichada por baixo, tirando todo o oleo melado na caixa e na travessa que fica embaixo pra ter certeza que não era oleo antigo, ou sujeira que os trocadores de oleo fazem.

Hoje pela manha antes de vir pro trabalho dei uma olhada e a porcaria do vazamento está lá mesmo... é pouco.. nem mela o chão da garagem (ceramica branca) só a caixa e a travessa que fica embaixo. Como eu mesmo já tive problemas há 18 meses, já sei que a maior probabilidade é que seja o RETENTOR DO VOLANTE.

Minha dúvida é:

1) quando troquei o volante bimassa pelo rígido, coloquei um retentor original mwm (eu mesmo comprei e custa 21 reais), e esse novo só rodou 18 meses ou 40.000km, o volante rígido poderia estar prejudicando o retentor? Já que coloquei tudo novo e original (embreagem luk, atuador sacks, retentor e volante mwm)

2) Como sabemos o retentor tem um preço muito bom... mas a M.O. de 400 latinhas não é nada legal. Teria algum problema para outras peças (o nivel de oleo praticamente não baixa... falta 1.000km pra eu trocar e tá no máx na vareta) se eu deixar o oleo ficar vazando pelo retentor, por mais uns 30 dias??

O problema em si nem é (só) a grana (final de mês é.. como todo func. pub. só recebo dia 01 de dez.heeh).. mas o tempo sem o carro (2 dias)... To trabalhando o dia todo, fazendo cursinho anoite.. quase entregando monografia de conclusao de curso (reunioes com orientador quase todo dia).. e não tenho tempo de ficar me deslocando de bike..hehe

3) Não sei se é psicologico, mas rodando ontem e hoje... notei mais ruido vindo da caixa, será que esse oleo que tá vazando ajuda a aumentar o ruído?? eheheh o ruido é como se tivesse algo desbalanceado dentro da caixa ou um rolamento ruim.... já que vou mandar baixar a caixa vou mandar dar uma olhada também..

4) uma vez eu li em algum lugar que o oleo sujaria a embreagem e essa ficaria patinando, estragando o conjunto isso procede?

Anderson_MA
23/11/2011, 15:13
PROBLEMA NA HORA ERRADA:

Bom esse final de semana, dei uma lavada no carro e aproveitei pra checar todos os niveis de oleo e tudo estava ok. Olhei debaixo do carro e notei um pequeno vazamento de oleo de motor na junção com a caixa de marcha, dei uma lavada caprichada por baixo, tirando todo o oleo melado na caixa e na travessa que fica embaixo pra ter certeza que não era oleo antigo, ou sujeira que os trocadores de oleo fazem.

Hoje pela manha antes de vir pro trabalho dei uma olhada e a porcaria do vazamento está lá mesmo... é pouco.. nem mela o chão da garagem (ceramica branca) só a caixa e a travessa que fica embaixo. Como eu mesmo já tive problemas há 18 meses, já sei que a maior probabilidade é que seja o RETENTOR DO VOLANTE.

Minha dúvida é:

1) quando troquei o volante bimassa pelo rígido, coloquei um retentor original mwm (eu mesmo comprei e custa 21 reais), e esse novo só rodou 18 meses ou 40.000km, o volante rígido poderia estar prejudicando o retentor? Já que coloquei tudo novo e original (embreagem luk, atuador sacks, retentor e volante mwm)

2) Como sabemos o retentor tem um preço muito bom... mas a M.O. de 400 latinhas não é nada legal. Teria algum problema para outras peças (o nivel de oleo praticamente não baixa... falta 1.000km pra eu trocar e tá no máx na vareta) se eu deixar o oleo ficar vazando pelo retentor, por mais uns 30 dias??

O problema em si nem é (só) a grana (final de mês é.. como todo func. pub. só recebo dia 01 de dez.heeh).. mas o tempo sem o carro (2 dias)... To trabalhando o dia todo, fazendo cursinho anoite.. quase entregando monografia de conclusao de curso (reunioes com orientador quase todo dia).. e não tenho tempo de ficar me deslocando de bike..hehe

3) Não sei se é psicologico, mas rodando ontem e hoje... notei mais ruido vindo da caixa, será que esse oleo que tá vazando ajuda a aumentar o ruído?? eheheh o ruido é como se tivesse algo desbalanceado dentro da caixa ou um rolamento ruim.... já que vou mandar baixar a caixa vou mandar dar uma olhada também..

4) uma vez eu li em algum lugar que o oleo sujaria a embreagem e essa ficaria patinando, estragando o conjunto isso procede?

Amigão, o problema é quando o óleo começar a respingar no kit de embreagem, com certeza vai causar algum problema.

Trotta.79
23/11/2011, 17:13
Será que esse óleo vem do retentor mesmo? O reservatório do fluido da embreagem não está abaixando?

Já verificou o nível de óleo da caixa?

Como o vazamento é muito pequeno, não precisa se desesperar. Verifique todas as possibilidades antes de desmontar a caixa. E programe-se com calma.

Não adianta nada o retentor ser original se ele não foi instalado da forma adequada. Abs

Gustavo.
23/11/2011, 18:23
Boa tarde galera!

O volante do motor bimassa da minha frontier já vem dando sinais que está arregando faz um bom tempo, pelo que eu andei lendo nos posts aqui resolvi troca-lo por um fixo, mas estou sentindo dificuldade em encontrar as peças, alguém sabe me indicar onde eu consigo comprar o volante rígido e o kit de embreagem originais da luk. Aqui na região de São Carlos não consegui em lugar nenhum!

Desde já obrigado!
Abraço.

fpandur
23/11/2011, 19:12
Gustavo, já procurou em autorizada MWM ? O meu quando precisei trocar encontrei o volante em revendedor peças MWM, tem que falar que é para Nissan, pois tem peça diferente para a S10. Além do volante, tem que comprar os parafusos do volante, pois do bimassa são diferentes. O platô e disco são os mesmos da S10 MWM, comprei em uma loja de autopeças geral. Caso não encontre por aí, nessa loja aqui tem o Kit completo:

Kit Embreagem Frontier/ Xterra / S10 / Blazer Mwm 2.8!!! - RJ IMPORTS (http://loja.tray.com.br/loja/produto-161753-1224-kit_embreagem_frontier_xterra__s10__blazer_mwm_28)

Eles tem também os volantes rígido e bimassa:
Volante Motor Nissan Frontier / X-terra - Rigido - RJ IMPORTS (http://loja.tray.com.br/loja/produto-161753-1275-volante_motor_nissan_frontier__xterra__rigido)
Volante Motor Nissan Frontier / Xterra Mwm 2.8 Novo Original - RJ IMPORTS (http://loja.tray.com.br/loja/produto-161753-1223-volante_motor_nissan_frontier__xterra_mwm_28_novo_ original)

Já fiz uma compra com eles e chegou tudo certo. Só não comprei com eles todo o KIT porque consegui encontrar por aqui e daí não compensava o frete.

Sérjão Dark Panther
23/11/2011, 21:58
Caramba, dei uma olhada nas fotos, vc usou e abusou desse jeito da bixa e soh deu esses probleminhas de desgaste normal? Ate caminhao tu puxaste. Pneuzao legal esse q esta nas fotos! Parece q eh feito p andar ate na lua! rs
Ja ouvia falar da robustes deste carro, mas parece que se vc cuida direitinho ela eh queixo duro mesmo, e pelo que vi, esse itens n sao tao caros,com certeza vale a pena p ter um 4x4 brabo desses na garagem. PS: sua frontier ta linda cara, parabens! A q eu to vendo tb eh uma negona, e se pegar uma dessa cor, e vo chama de nega marrenta huahuahua!

Mauricio, obrigadao pelas orientacoes e nocoes dos precos, devo da uma volta nela essa semana, e vou avaliar isso q vc me falou e mto mais (vazamento de compressao na tampa de oleo, son da turbina etc...)

Galera, quanto mais informacao tiverem eu agradeco! Vou lendo e aprendento tudo!

Abracos.

Olá amigos, blz pessoal
Rafa, esqueci de falar, troquei tbm o kit completo de embreagem , incluindo Volante Rigido,não percebi diferença a não ser um pouco de barulho em marcha lenta, nada que incomode ( muito mais barato que o bi- massa ).
Sobre os pneus, uso dois jogos, asfalto 31-10,5 Max Bravo 751 e terra 32-11,5 Max Bighorn.
obs: Esse nome vai ficar show!!!!!

Pablo RR
24/11/2011, 13:48
Será que esse óleo vem do retentor mesmo? O reservatório do fluido da embreagem não está abaixando?
Já verificou o nível de óleo da caixa?
Como o vazamento é muito pequeno, não precisa se desesperar. Verifique todas as possibilidades antes de desmontar a caixa. E programe-se com calma.
Não adianta nada o retentor ser original se ele não foi instalado da forma adequada. Abs

Não sei dizer ao certo se o problema está somente no retentor, mas que é oleo de motor eu tenho certeza... Não é fluido da embreagem, o reservatorio esta completo, nunca nem completei o nível. Verifiquei os niveis das caixas também, oleo tá bonito e tá no nivel.

Já conversei com o meca, ele disse pra rodar tranquilo, então falei pra ele que só vou lá final do ano que vem... heeheh já agendei pra perto do natal..
O meu medo maior era estragar um kit de embreagem com 40.000km rodados. e tomar um prejuizo de 800 latinhas num kit novo.

Pablo RR
24/11/2011, 13:51
Boa tarde galera!

O volante do motor bimassa da minha frontier já vem dando sinais que está arregando faz um bom tempo, pelo que eu andei lendo nos posts aqui resolvi troca-lo por um fixo, mas estou sentindo dificuldade em encontrar as peças, alguém sabe me indicar onde eu consigo comprar o volante rígido e o kit de embreagem originais da luk. Aqui na região de São Carlos não consegui em lugar nenhum!

Desde já obrigado!
Abraço.

Entre no site da mwm e procura a autorizada mwm mais proxima... como o amigo fpandur recomendou. As peças na internet estão mais caras que nos representantes, vale a pena você ir pessoalmente com o código das peças em mãos. Procura nesse tópico que tem o código de todas as peças.
boa sorte

Anderson_MA
24/11/2011, 14:42
Boa tarde galera!

O volante do motor bimassa da minha frontier já vem dando sinais que está arregando faz um bom tempo, pelo que eu andei lendo nos posts aqui resolvi troca-lo por um fixo, mas estou sentindo dificuldade em encontrar as peças, alguém sabe me indicar onde eu consigo comprar o volante rígido e o kit de embreagem originais da luk. Aqui na região de São Carlos não consegui em lugar nenhum!

Desde já obrigado!
Abraço.

Amigão, no meu kit completo (volante fixo+platô+disco+atuador) gastei 2000 latinhas na autorizada MWM.

Gustavo.
24/11/2011, 20:26
Opa galera!

Valeu pela ajuda, vou procurar no site da mwm uma autorizada proxima ( não tinha pensado nisso! :parede:), porque pelo google não achei nenhuma, mas se não encontrar vai pelo site mesmo!
Quando estava conversando com o mecanico ele me falou dá possibilidade de soldar o bimassa e transforma-lo em um fixo, iria ficar bem mais barato, mas fiquei com medo, alguem sabe me dizer se compensa?

Valeu pelas dicas!

Trotta.79
24/11/2011, 20:34
Opa galera!

Valeu pela ajuda, vou procurar no site da mwm uma autorizada proxima ( não tinha pensado nisso! :parede:), porque pelo google não achei nenhuma, mas se não encontrar vai pelo site mesmo!
Quando estava conversando com o mecanico ele me falou dá possibilidade de soldar o bimassa e transforma-lo em um fixo, iria ficar bem mais barato, mas fiquei com medo, alguem sabe me dizer se compensa?

Valeu pelas dicas!

É possível soldar sim. Mas tem que ser uma solda muito bem feita e depois tem que mandar balancear.

Mas tenho minhas dúvidas que seja a mesma coisa de um volante rígido. Acho que o volante rígido é mais pesado, se não me engano o Fpandur pesou os dois. Se o volante rígido for mais pesado é porque a MWM, depois de muitos testes, concluiu que era melhor. Abs.

Gustavo.
24/11/2011, 20:52
Achei que seria duvidoso mesmo, soldar o bimassa acaba sendo uma adaptação, se tem a peça certa melhor.
Acabei de olhar no site da mwm é para minha surprsa, aqui em São Carlos (sou novo aqui) tem uma revendedora, amanha vou lá. rsrs
Valeu galera!
Abs.

kuramoto-san
25/11/2011, 09:21
olá para todos, dei uma sumida tava resolvendo uns problemas aki...
a frontier de casa ta quase no ponto.. so falta uma regulagem melhor da bomba injetora, e ainda estamos correndo atraz da vibração...
então.. por isso vim pedir ajuda..
ela esta vibrando de 1º e 2º marcha, ja trocamos as cruzetas do cardan e o rolamento do centro do cardan.. mais nada, ainda vibra
vcs podem me dar uma ajuda? ja não seu mais onde olhar..
obrigado e aguardo resposta!

fpandur
25/11/2011, 09:32
Sobre soldar o volante, o Trotta já disse tudo. E confirmo que o monomassa (rigido) é mais pesado sim que o volante bimassa. Na ocasião que troquei o sistema de embreagem (volante+platô+disco+atuador), aproveitei que estava com fácil acesso e troquei também o rententor do motor, é barato, R$ 35 Sabó. Gastei em junho/2011 cerca de R$ 2250 em todo o material, mão-de-obra não teve porque eu mesmo fiz todo o serviço. A partir do post abaixo tem um relato mais detalhado da época que fiz a troca:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suvs-sport-utility-vehicles/53009-comprei-um-xterra-e-gostei-200.html#post1466279

magnumpi
26/11/2011, 19:30
olá para todos.
Qual a diferença,efetivamente, de um amortecedor 4x4 e um 4x2?
Tipo assim, tenho numa NISSAN Frontier 2003 4x4 nacional.
Eu comprei uns amortecedor turbogás da COFAP ,para ela, pela internet.
Só que como consta no catálogo da COFAP tem diferença.
AMORTECEDOR Posição
DIANTEIRO Código Cofap
GL12926 Tipo
TURBOGÁS Obs* 4X2 AMORTECEDOR Posição
DIANTEIRO Código Cofap
GL12854 Tipo
TURBOGÁS Obs* 4X4 AMORTECEDOR Posição
TRASEIRO Código Cofap
GB47867 Tipo
TURBOGÁS Obs* 4X2 AMORTECEDOR Posição
TRASEIRO Código Cofap
GB47866 Tipo
TURBOGÁS Obs* 4X4
Será, que se no meu caso, se vier os 4x2, eu consigo instalar os mesmos na minha 4x4.
Qual a diferença de amortecedores 4x2 para os 4x4? Eu não entendo isso, para mim me parece a mesma coisa, pois o que tem haver a tração com os amortecedores? São 2 coisas independentes. Mas no catálogo tem diferença!
Aguardo vcs.

Trotta.79
26/11/2011, 20:33
olá para todos.
Qual a diferença,efetivamente, de um amortecedor 4x4 e um 4x2?
Tipo assim, tenho numa NISSAN Frontier 2003 4x4 nacional.
Eu comprei uns amortecedor turbogás da COFAP ,para ela, pela internet.
Só que como consta no catálogo da COFAP tem diferença.
AMORTECEDOR Posição
DIANTEIRO Código Cofap
GL12926 Tipo
TURBOGÁS Obs* 4X2 AMORTECEDOR Posição
DIANTEIRO Código Cofap
GL12854 Tipo
TURBOGÁS Obs* 4X4 AMORTECEDOR Posição
TRASEIRO Código Cofap
GB47867 Tipo
TURBOGÁS Obs* 4X2 AMORTECEDOR Posição
TRASEIRO Código Cofap
GB47866 Tipo
TURBOGÁS Obs* 4X4
Será, que se no meu caso, se vier os 4x2, eu consigo instalar os mesmos na minha 4x4.
Qual a diferença de amortecedores 4x2 para os 4x4? Eu não entendo isso, para mim me parece a mesma coisa, pois o que tem haver a tração com os amortecedores? São 2 coisas independentes. Mas no catálogo tem diferença!
Aguardo vcs.


Não sou especialista em amortecedores, mas imagino que os motivos das diferêncas devam variar de viatura para viatura, por exemplo: Geralmente os veículos 4x4 tem mais curso e os amortecedores são maiores, alguns veículos 4x4 possuem eixo diferencial na frente a carga do amortecedor é maior, imagino também que os 4x4 devem ser mais voltados para estradas de terra, e por ai vai.
Valeu

Rafa Cabral
27/11/2011, 00:45
Galera, andei numa 4x2 2007 hj e achei ela bastante macia e confortavel (pelo menos na frente, pq atraz eh um suplicio de apertado mesmo uhauha) mas a suspensao eh otima! o motor MWM eh manso ate os 2k rpm, depois disso vira um cabrito! Gostei mto de andar na bixa, mas tenho uma duvida: A suspensao desse modelo (2007) eh a mesma das 2003/2004? pois achei ela beeem macia confortavel, com minhas proprias maos fiz pressao na parte de tras do carro e o mesmo se comportou como um sedan, passei por quebra-molas, buracos, paralelepipedos, e nda do carro pular, absorveu tudinho podem ser os pneus (que estavam zerinhos)?
Abracos a todos!

Pablo RR
27/11/2011, 11:25
A suspensão é a mesma de 2003 até 2007 sim...

o que eu já notei que há diferença das 4x2 para as 4x4 é uma barra estabilizadora traseira. As 4x4 não possuem barra estabilizadora traseira, acredito que para ter maior curso.. já as 4x2 possuem essa barra..

Rafa Cabral
27/11/2011, 11:28
E na pratica qual a diferenca no comportamento do carro que a auxencia desta barra causa?

Walter L. L. Casitta
27/11/2011, 11:34
E na pratica qual a diferenca no comportamento do carro que a auxencia desta barra causa?

Essa barra diminui a inclinação nas curvas. Aumenta a segurança e diminui o conforto...

Rafa Cabral
27/11/2011, 11:41
Essa barra diminui a inclinação nas curvas. Aumenta a segurança e diminui o conforto...

Entaum se bem entendi, as 4x4 sao ainda mais confortaveis que as 4x2 por n terem esta barra, eh isso?

Walter L. L. Casitta
27/11/2011, 15:16
Entaum se bem entendi, as 4x4 sao ainda mais confortaveis que as 4x2 por n terem esta barra, eh isso?

Por conta dessa barra, teoricamente sim...

Anderson_MA
28/11/2011, 15:25
Amigos, já tirei o carro da oficina, ficou bom demais. Até a embreagem que eu reclamava bastante de uma trepidação que eu sentia diminuiu bastante. A única coisa que estou notando é que o carro está consumindo muito, como posso realizar um teste pra saber qual o consumo real do carro? estava pensando em desconectar a mangueira da BI e ligá-la em uma garrafa de um litro com óleo diesel e andar até antes da mesma secar pra ter uma noção do consumo. O que acham???

Walter L. L. Casitta
28/11/2011, 15:41
Amigos, já tirei o carro da oficina, ficou bom demais. Até a embreagem que eu reclamava bastante de uma trepidação que eu sentia diminuiu bastante. A única coisa que estou notando é que o carro está consumindo muito, como posso realizar um teste pra saber qual o consumo real do carro? estava pensando em desconectar a mangueira da BI e ligá-la em uma garrafa de um litro com óleo diesel e andar até antes da mesma secar pra ter uma noção do consumo. O que acham???

Isso não funciona, a BI tem retorno. Melhor completar o tanque e andar normalmente. Quando for abastecer de novo, você fica sabendo...

Anderson_MA
28/11/2011, 16:42
Isso não funciona, a BI tem retorno. Melhor completar o tanque e andar normalmente. Quando for abastecer de novo, você fica sabendo...

Mais o retorno não vai pro tanque???

Walter L. L. Casitta
28/11/2011, 16:55
Mais o retorno não vai pro tanque???

Por isso mesmo...

Anderson_MA
28/11/2011, 17:19
Por isso mesmo...

Estou sem entender, me explica direito ai amigão??? please... kkk

Walter L. L. Casitta
28/11/2011, 17:30
Estou sem entender, me explica direito ai amigão??? please... kkk

Então, se você colocar a garrafa lá a BI vai passar a maior parte do diesel da garrafa pro tanque antes antes de mandar pro motor.

Além disso você corre o risco de fazer a BI rodar sem diese e portanto sem lubrificação...

MaurícioBsb
28/11/2011, 18:48
(repetindo)Amigos mais uma, na minha Frontier o antigo proprietário colocou uma ponteira de escapamento cromada e virada para baixo, apesar de bonita levanta uma poeira dos infernos, como nao gosto de pertubar os incautos motoristas, estou querendo colocar um escapamento saido pela lateral lado do motorista apos o pneu traseiro e ponteira dupla, ou mesmo saído logo abaixo do parachoque traseiro, alguém ja modificou e se puder poste uma foto para que eu tenha uma noção e na fazer caca, agradeço!

Anderson_MA
29/11/2011, 13:45
Então, se você colocar a garrafa lá a BI vai passar a maior parte do diesel da garrafa pro tanque antes antes de mandar pro motor.

Além disso você corre o risco de fazer a BI rodar sem diese e portanto sem lubrificação...

Mas e se eu ligar tanto a alimentação, quanto o retorno na garrafa, isso acarretaria em algum problema?

Walter L. L. Casitta
29/11/2011, 14:19
Mas e se eu ligar tanto a alimentação, quanto o retorno na garrafa, isso acarretaria em algum problema?

Pensa no trampo que isso vai te dar. Pensa também se vale a pena fazer BI girar em diesel desnecessariamente, que é o que vai acontecer quado o diesel da garrafa acabar e durante a sangria pra voltar a funcionar.

Nos motores 2.5 e 2.8 da Ranger e da L200 que não precisão de sangria, mas precisam de girar o motor derranque pelo menos por uns 10 segundo pra voltarem a funcionar.

Sérjão Dark Panther
29/11/2011, 18:13
(repetindo)Amigos mais uma, na minha Frontier o antigo proprietário colocou uma ponteira de escapamento cromada e virada para baixo, apesar de bonita levanta uma poeira dos infernos, como nao gosto de pertubar os incautos motoristas, estou querendo colocar um escapamento saido pela lateral lado do motorista apos o pneu traseiro e ponteira dupla, ou mesmo saído logo abaixo do parachoque traseiro, alguém ja modificou e se puder poste uma foto para que eu tenha uma noção e na fazer caca, agradeço!
Olá amigos, blz pessoal
MaurícioBsb; na Dark Panther, retirei o silencioso, coloquei tubo de 3 pol. direto.
Se precisar de mais fotos é só me avisar .
Abs

MaurícioBsb
29/11/2011, 19:17
Olá amigos, blz pessoal
MaurícioBsb; na Dark Panther, retirei o silencioso, coloquei tubo de 3 pol. direto.
Se precisar de mais fotos é só me avisar .
Abs

Beleza Serjão era essa ideia que eu queria, saída pela lateral, valeu mesmo assim que colocar postarei fotos!

kuramoto-san
30/11/2011, 17:15
olá para todos..
como ninguem respondeu a minha pergunta( ate pq acho que ja tinha feito antes)
a vibração finalmente parou.. era o cardan que tava montado errado, agora ela ta lisinha,
como não era so esse o problema, ela ainda continuava xoxa, sem força nenhuma, depois de passar por dois bombistas( nunca mais levo neles) parece que finalmente ela vai ficar boa.. to no 3º bombista, dessa vez acho que sai alguma coisa, a Bi ta toda desmontada, o corpo dela ta com uns buracos de tão degastado, usaram peças que n eram dela, roubaram meus bicos novos, e colocaram bicos velhos,
resultado da brincadeira ate agora: R$ 3,700 com 4 elementos dos bicos novos + cabeçote da bomba novo + carcaça nova + mao de obra amanha na parte da tarde devo pegar ela pra ver como ficou, ah.. tbm to resolvendo o problema no trocador de calor, ta indo oleo pro reservatorio de agua.

Anderson_MA
01/12/2011, 13:09
olá para todos..
como ninguem respondeu a minha pergunta( ate pq acho que ja tinha feito antes)
a vibração finalmente parou.. era o cardan que tava montado errado, agora ela ta lisinha,
como não era so esse o problema, ela ainda continuava xoxa, sem força nenhuma, depois de passar por dois bombistas( nunca mais levo neles) parece que finalmente ela vai ficar boa.. to no 3º bombista, dessa vez acho que sai alguma coisa, a Bi ta toda desmontada, o corpo dela ta com uns buracos de tão degastado, usaram peças que n eram dela, roubaram meus bicos novos, e colocaram bicos velhos,
resultado da brincadeira ate agora: R$ 3,700 com 4 elementos dos bicos novos + cabeçote da bomba novo + carcaça nova + mao de obra amanha na parte da tarde devo pegar ela pra ver como ficou, ah.. tbm to resolvendo o problema no trocador de calor, ta indo oleo pro reservatorio de agua.

Amigão, qual é a referência dos bicos que vc colocou nela? vou ter que colocar os 4 na minha tb, mais preciso saber das referências e se são os mesmos usados na S10. achei esses no ML, alguém me indica?

Bico Injetor S10 2.8 ( Mwm Sprint)( Elemento)( Dsla145p975) - R$ 63,81 en MercadoLibre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-209899117-bico-injetor-s10-28-mwm-sprint-elemento-dsla145p975-_JM#questionText)

kuramoto-san
01/12/2011, 19:46
Anderson_MA.. não sei qual a referencia, deixei ela com o bombista, ele que comprou tudo, so sei que n e bosh pois os mesmos custariam 1200 e os que foram colocados custaram 480.
o resultado foi otimo.. parece outro motor.. muito mais forte, ta andando muito bem, agora quero ver o consumo na estrada, antes fazia 11~12km/l agora creio que va fazer uns 10~11 mais ta bom, antes não me aventurava a ultrapassar.. agora da pra animar..

Anderson_MA
02/12/2011, 08:55
Anderson_MA.. não sei qual a referencia, deixei ela com o bombista, ele que comprou tudo, so sei que n e bosh pois os mesmos custariam 1200 e os que foram colocados custaram 480.
o resultado foi otimo.. parece outro motor.. muito mais forte, ta andando muito bem, agora quero ver o consumo na estrada, antes fazia 11~12km/l agora creio que va fazer uns 10~11 mais ta bom, antes não me aventurava a ultrapassar.. agora da pra animar..

Amigão, não teria como vc ver a marca com ele? tem garantia? é muito longe de sua casa? kkk

kuramoto-san
02/12/2011, 13:23
Andreson, so se eu ligar pra eles.. não é perto de casa, mais tbm não é longe.
aproveitando.. vc sabe onde eu acho os grampos do feixe de mola da ironman?
to querendo trocar, pq uma vez perdi um por falta de aperto, acabei colocando um que achei.. e de ferro não é aço..

Anderson_MA
02/12/2011, 13:38
Andreson, so se eu ligar pra eles.. não é perto de casa, mais tbm não é longe.
aproveitando.. vc sabe onde eu acho os grampos do feixe de mola da ironman?
to querendo trocar, pq uma vez perdi um por falta de aperto, acabei colocando um que achei.. e de ferro não é aço..

Vou dar uma pesquisada sobre os grampos, agora amigão, se vc puder ver a marca dos bicos pra mim ficarei muito grato!

kuramoto-san
02/12/2011, 16:50
Anderson, liguei pro bombista, ela n sabe falar a marca, pq ela compra do fornecedor, eles so são conhecidos como "bicos importados REf: 975" acredito que sejam esses msm do mercado livre Bico Injetor S10 2.8 ( Mwm Sprint)( Elemento)( Dsla145p975) - R$ 63,81 en MercadoLibre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-209899117-bico-injetor-s10-28-mwm-sprint-elemento-dsla145p975-_JM) nem perguntei.. a sua e bomba mecanica ou e a eletronic?
obrigado por plocurar os grampos!

kuramoto-san
02/12/2011, 16:57
Anderson, achei o fabricante dos bicos do mercado livre, que acredito serem os msm que foi colocado na minha frontier. Segue o site...
NAUT DIESEL PARTS (http://www.naut.com.br/index.html)

Anderson_MA
02/12/2011, 17:18
Anderson, achei o fabricante dos bicos do mercado livre, que acredito serem os msm que foi colocado na minha frontier. Segue o site...
NAUT DIESEL PARTS (http://www.naut.com.br/index.html)

Valew amigão, te agradeço!!!

JOEL_DARLAN
02/12/2011, 18:32
Ae galera, alguém tem uma dica para diminuir o barulho das molas traseiras da pkp?? já procurei muito o VISCOSOL mais não acho pra vender em nenhum lugar.. coloquei graxa nas molas.. melhorou muito o barulho de rangidos, mais logo voltou o nhec, nhec... alguém tem uma dica?

kuramoto-san
02/12/2011, 19:11
olá, Joel.. hoje tirei um tempo pra olhar um barulho no feixe de mora da frontier notei que para ao jogar oléo na ponta das lâminas.. vi que entre uma lâmina e outra tem uma especie de borracha, olhei o outro feixe e vi que faltava essa tal borracha. no mercado livre tem Calço Feixe Molas Traseiro Frontier 4x4 2003 Em Diante - R$ 15,00 en MercadoLibre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-211263980-calco-feixe-molas-traseiro-frontier-4x4-2003-em-diante-_JM) da uma olhada..
da uma olhada nesse outro, parece ser melhor pois é de PU e ainda ofereçe 1 ano de garantia Calço Anti Ruido Para Feixe De Mola Em Nylon - S10 - R$ 9,00 en MercadoLibre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-211932971-calco-anti-ruido-para-feixe-de-mola-em-nylon-s10-_JM)

espero ter ajudado!

fpandur
02/12/2011, 19:58
Joel, confirmando a informação do kuramoto, na minha Xterra (mesma mecânica da Frontier) o barulho era nesses calços. Certa vez borrifei óleo em spray e resolveu por um bom tempo. Agora por esses tempos começou de novo, como eu já tinha comprado os calços de nylon (último link que o kuramoto indicou), resolvi trocar. Ao retirar os calços velhos pude ver que os calços maiores são de plástico e eles estavam "vitrificados", esse fato que provocava o barulho. Troquei as 8 peças nesta semana, obviamente que está tudo silencioso pois as peças são todas novas. Vamos ver como vai se comportar no decorrer do tempo. Uma ressalva: para os calços de borracha que ficam bem na ponta do feixe, o pino de encaixe é menor, então tem que desbastar o pino do calço de nylon de 11 mm p/ 8 mm. Tirando isso, é retirar um e colocar outro, não precisa nem tirar os pneus.

kuramoto-san
02/12/2011, 20:04
olá Fpandur, 8 calços??
pra mim era so os 4, 2 em cada feixe. sera que a frontier daki ta falantado alguma coisa?
hehe

fpandur
02/12/2011, 20:14
kuramoto, aqui na Xterra são 2 calços em cada ponta, portanto de cada lado do carro tem 4 calços, não acho que a Frontier seja diferente. Um calço fica bem na ponta do feixe, esse é o de borracha e pelo que pude ver da minha, o que fica mais "esmagado" pelas lâminas. O 2º calço fica mais em direção ao centro do feixe e esse é o calço maior e de plástico. Dê uma olhada com mais cuidado pois deve ter 2 calços em cada ponta. Ou então o de borracha já se esfarelou ... rs, rs, rs mas poderá ver o furo de encaixe dele na lâmina que está logo abaixo da mola mestra. Caso queira, posso tirar fotos dos calços de nylon instalados e dos calços velhos que retirei.

kuramoto-san
02/12/2011, 20:23
hum.. quantas lâminas tem o seu feixe? aki tem 2 mais finas e uma mais grossa, nas pontas so tem 1 furo para colocar o calço,um em direção o parachoque e outro em direção a cabine se puder tirar uma foto eu agradeço..

fpandur
02/12/2011, 20:39
kuramoto, acho que é isso mesmo, a mola mestra (a 1ª de cima e mais grossa, onde o feixe vai fixado no chassis) e depois mais 2 embaixo e uma última bem grossa, que só entra em funcionamento quando o carro está com bastante peso. Vou providenciar fotos e neste sábado pela manhã coloco aqui no tópico

kuramoto-san
02/12/2011, 21:00
ok, obrigado! hehe

fpandur
03/12/2011, 12:58
Seguem as fotos. O calço maior é o de plástico e cuja superfície estava vitrificada, ele que provocava o rangido. No feixe, ele vai na parte mais interna, o que vai mais na ponta é o calço de borracha.

Pablo RR
03/12/2011, 18:08
A minha frontier não possui esse maior.. somente o menor... e são 2 pequenos em cada lado..

Pablo RR
03/12/2011, 18:10
comprei esses calços (de borracha mesmo) a 8 reais cada um.. pedi pro meca trocar.. foram os 32 reais mais bem gastos que dei na Frontier, pq eu usava uma lata de viscosol (aqui custa 45 reais) por mês no feixe pra deixar ele silencioso. Agora em dezembro completou 1 ano que coloquei e nunca mais passei nenhum tipo de lubrificante..

Trotta.79
03/12/2011, 19:30
Esse calços não podem ser de qualquer borracha. Se a borracha não tiver a dureza (ui!) necessária começa a se desfazer em pouco tempo. Abs.

Anderson_MA
05/12/2011, 11:02
Amigos, andei em uma S10 essa semana e fiz o teste do ABS e agora estou com uma dúvida, como sei que minha frontier está com o ABS funcionando? Tenho quase certeza que o antigo dono mandou desligar a luz indicadora do ABS no painel, pois pelo que vi em outra frontier, quando se gira a chave a luz acende e apaga rapidamente, e na minha ela não acende. Como testar os sensores do ABS de cada roda pra saber se estão funcionando? abração...

Nilo
05/12/2011, 11:16
Testar ABS, eu faço assim, pista molhada, estrada de terra ou pista com areia, enfia o pé no freio até o fim, se travar... é porque o ABS já era...

Anderson_MA
05/12/2011, 11:28
Testar ABS, eu faço assim, pista molhada, estrada de terra ou pista com areia, enfia o pé no freio até o fim, se travar... é porque o ABS já era...

Amigão, mais qual é o comportamento do pedal de freio no momento do acionamento? abraço.

DieselPower
05/12/2011, 11:30
Amigão, mais qual é o comportamento do pedal de freio no momento do acionamento? abraço.

Trepidação.

Lima5.3
05/12/2011, 11:49
Bom dia Anderson_MA!

Voce só precisa pedir pra passar o scaner, que ele acusa se ouver alguma irregularidade no ABS e outros componemtes.
Espero ter te ajudado.

Lima.

Anderson_MA
05/12/2011, 12:41
Bom dia Anderson_MA!

Voce só precisa pedir pra passar o scaner, que ele acusa se ouver alguma irregularidade no ABS e outros componemtes.
Espero ter te ajudado.

Lima.

Mesmo ela não sendo eletrônica tem como passar o scanner?

Pablo RR
05/12/2011, 17:16
tem sim... tira a a tampa de fusivel que voce vai ver o conector..

A Frontier além dos soquinhos no pedal de freio faz uns estalos na parte da frente do painel.. parece vir do lugar onde agente poe oleo de freio..

Alguem com MWM eletronico percebeu o aumento no preço dos filtro pro eletronico? o filtro eletronico agora tá custando 92 reais sem sensor e 182 com sensor.. o ultimo que comprei (há 3 meses) custou 65 reais .. e com sensor era 98 reais. Não vi nenhuma mudança no filtro.. a não ser a economia de não pintar mais ele de preto.heeheh

Novidades: Esse fds fui na concessonaria comprar os retentores da caixa de marcha e de redução.. no total sao 2 na cx de marcha e 4 na cx de redução + 1 defletor de oleo.. paguei 260 reais.. mas não tem nenhum em estoque.. me pediram até o dia 20/12 pra chegar.. vou explicar o motivo..

Depois que fiz uma viagem onde usei o 4x4 por mais de 1.000km pelas praias começou um pequeno vazamento na caixa de marcha e de redução.... deixei no mecanico pra ajeitar.. mas nem perguntei o que ele fez.. só notei que ele 'melou' com silicone nas junções...mas que parou de vazar parou....

Como já havia dito... fds trasado tinha dado uma conferida nos oleos.. descobri que o mecanico botou oleo de outra cor (ele disse ser 80w90) no lugar do ATF (vermelho) que é mais fino.. disse ser o oleo que todo mundo bota nesse cambio.. inclusive o oleo é da propria eaton (80w90) e lá tá recomendado o uso no cambio FSO-2405. No manual Nissan manda usar ATF III. Meu carro usou o ATF por 100.000km sem nunca vazar.. por isso decidi trocar todos os retentores e voltar para 'originalidade'.

Já comprei o retentor do volante original mwm...27 reais.. vou esperar chegar os retentores e deixar a viatura parada 2 dias pra fazer a revisao do cambio e redução e trocar o retentor do volante.... Meca pediu 600 latinhas... é muito?

felipewg
05/12/2011, 17:43
Pessoal, boa tarde!

Gostaria de saber a opinião dos colegas a respeito da substituição das lâmpadas do farol da Frontier.
Acho a iluminação original meio fraca, comparada com outras camionetes que já tive.
Estive consultando a internet e encontrei as seguintes possibilidades:

- Philips VisonPlus - esta não encontrei mais o link no site da Philips, mas ainda tem pra vender no ML e nos States.
- Philips Crystal Visonhttp://www.luz.philips.com.br/portalNewsDetail.do?par=8251:1_1_2:7909:4429:8251

- Osram Silver Star
- Osram Nigth Brasker Plus http://www.osram.com.br/osram_br/Consumidor/Iluminacao_Automotiva/Produtos/Farois/NIGHT_BREAKER_PLUS/index.html

Minhas perguntas são:
1) Alguém teve/tem experiência no uso destas possibilidades?
2) O tipo de lampada da Frontier é a H4?
3) Trocando a lampada do farol, automaticamente temos luz alta e baixa trocadas?
4) E o farol de neblina, qual o modelo de lâmpada que a Frontier usa?

Grato pela atenção de todos!

Att.

Luiz Felipe

MaurícioBsb
05/12/2011, 18:53
Pessoal, boa tarde!

Gostaria de saber a opinião dos colegas a respeito da substituição das lâmpadas do farol da Frontier.
Acho a iluminação original meio fraca, comparada com outras camionetes que já tive.
Estive consultando a internet e encontrei as seguintes possibilidades:

- Philips VisonPlus - esta não encontrei mais o link no site da Philips, mas ainda tem pra vender no ML e nos States.
- Philips Crystal Visonhttp://www.luz.philips.com.br/portalNewsDetail.do?par=8251:1_1_2:7909:4429:8251

- Osram Silver Star [/URL]
- Osram Nigth Brasker Plus [URL]http://www.osram.com.br/osram_br/Consumidor/Iluminacao_Automotiva/Produtos/Farois/NIGHT_BREAKER_PLUS/index.html (http://www.osram.com.br/osram_br/Consumidor/Iluminacao_Automotiva/Produtos/Farois/SILVERSTAR/index.html)

Minhas perguntas são:
1) Alguém teve/tem experiência no uso destas possibilidades?
2) O tipo de lampada da Frontier é a H4?
3) Trocando a lampada do farol, automaticamente temos luz alta e baixa trocadas?
4) E o farol de neblina, qual o modelo de lâmpada que a Frontier usa?

Grato pela atenção de todos!

Att.

Luiz Felipe

Felipe, se não me engano na Frontier e H4 de farol e H3 nas milhas, uso a OSRAM NIGHTBREAKER, pra mim são as melhores, acho que o ideal e instalar aquelas milhas no quebramato se achar necessario, boa sorte

Alexandre F.M. Gherardi
05/12/2011, 19:15
tem sim... tira a a tampa de fusivel que voce vai ver o conector..

A Frontier além dos soquinhos no pedal de freio faz uns estalos na parte da frente do painel.. parece vir do lugar onde agente poe oleo de freio..

Alguem com MWM eletronico percebeu o aumento no preço dos filtro pro eletronico? o filtro eletronico agora tá custando 92 reais sem sensor e 182 com sensor.. o ultimo que comprei (há 3 meses) custou 65 reais .. e com sensor era 98 reais. Não vi nenhuma mudança no filtro.. a não ser a economia de não pintar mais ele de preto.heeheh

Novidades: Esse fds fui na concessonaria comprar os retentores da caixa de marcha e de redução.. no total sao 2 na cx de marcha e 4 na cx de redução + 1 defletor de oleo.. paguei 260 reais.. mas não tem nenhum em estoque.. me pediram até o dia 20/12 pra chegar.. vou explicar o motivo..

Depois que fiz uma viagem onde usei o 4x4 por mais de 1.000km pelas praias começou um pequeno vazamento na caixa de marcha e de redução.... deixei no mecanico pra ajeitar.. mas nem perguntei o que ele fez.. só notei que ele 'melou' com silicone nas junções...mas que parou de vazar parou....

Como já havia dito... fds trasado tinha dado uma conferida nos oleos.. descobri que o mecanico botou oleo de outra cor (ele disse ser 80w90) no lugar do ATF (vermelho) que é mais fino.. disse ser o oleo que todo mundo bota nesse cambio.. inclusive o oleo é da propria eaton (80w90) e lá tá recomendado o uso no cambio FSO-2405. No manual Nissan manda usar ATF III. Meu carro usou o ATF por 100.000km sem nunca vazar.. por isso decidi trocar todos os retentores e voltar para 'originalidade'.

Já comprei o retentor do volante original mwm...27 reais.. vou esperar chegar os retentores e deixar a viatura parada 2 dias pra fazer a revisao do cambio e redução e trocar o retentor do volante.... Meca pediu 600 latinhas... é muito?

Amigo Pablo.

Se a mão de obra for desse meca que mudou o tipo de óleo, sem te consultar, podes crer, tá caríssimo.

Alexandre F.M. Gherardi
05/12/2011, 19:34
Pessoal, boa tarde!

Gostaria de saber a opinião dos colegas a respeito da substituição das lâmpadas do farol da Frontier.
Acho a iluminação original meio fraca, comparada com outras camionetes que já tive.
Estive consultando a internet e encontrei as seguintes possibilidades:

- Philips VisonPlus - esta não encontrei mais o link no site da Philips, mas ainda tem pra vender no ML e nos States.
- Philips Crystal Visonhttp://www.luz.philips.com.br/portalNewsDetail.do?par=8251:1_1_2:7909:4429:8251

- Osram Silver Star [/URL]
- Osram Nigth Brasker Plus [URL]http://www.osram.com.br/osram_br/Consumidor/Iluminacao_Automotiva/Produtos/Farois/NIGHT_BREAKER_PLUS/index.html (http://www.osram.com.br/osram_br/Consumidor/Iluminacao_Automotiva/Produtos/Farois/SILVERSTAR/index.html)

Minhas perguntas são:
1) Alguém teve/tem experiência no uso destas possibilidades?
2) O tipo de lampada da Frontier é a H4?
3) Trocando a lampada do farol, automaticamente temos luz alta e baixa trocadas?
4) E o farol de neblina, qual o modelo de lâmpada que a Frontier usa?

Grato pela atenção de todos!

Att.

Luiz Felipe

Amigo Luiz.

Estou usando a Crystal Vision ha + ou - um ano, e posso falar, são ótimas. Antes de levar uma multa, eu usava nas milhas Xenon 6000K.

1º) Nos faróis são as H4, pois é o alto e o baixo numa só.

2º) Nas milhas ( auxiliares ) H3.

Sd's.

felipewg
06/12/2011, 02:32
MaurícioBsb:
Felipe, se não me engano na Frontier e H4 de farol e H3 nas milhas, uso a OSRAM NIGHTBREAKER, pra mim são as melhores, acho que o ideal e instalar aquelas milhas no quebramato se achar necessario, boa sorte

Alexandre F.M. Gherardi:
Amigo Luiz.
Estou usando a Crystal Vision ha + ou - um ano, e posso falar, são ótimas. Antes de levar uma multa, eu usava nas milhas Xenon 6000K.
1º) Nos faróis são as H4, pois é o alto e o baixo numa só.
2º) Nas milhas ( auxiliares ) H3.
Sd's.



Prezados Maurício e Alexandre, desde já, obrigado pela ajuda.

Então, agora a coisa ficou mais simples... pelos depoimentos, qualquer uma q eu optar vou estar bem servido! hahahahahahaha

Mas continuo com uma dúvida: A minha camionete não tem o farol de milha, apenas o de neblina, original, embutido no parachoque. Esta lâmpada também deve ser trocada? Pois creio que ela tenha luz amarela, penso se não vai ficar estranho o farol com luz branca e o de neblina com luz amarela.

Outra coisa, vc's também tinham a percepção de o farol da Frontier iluminar pouco?

Abs.

Att.
Luiz Felipe

MaurícioBsb
06/12/2011, 11:14
MaurícioBsb:
Felipe, se não me engano na Frontier e H4 de farol e H3 nas milhas, uso a OSRAM NIGHTBREAKER, pra mim são as melhores, acho que o ideal e instalar aquelas milhas no quebramato se achar necessario, boa sorte

Alexandre F.M. Gherardi:
Amigo Luiz.
Estou usando a Crystal Vision ha + ou - um ano, e posso falar, são ótimas. Antes de levar uma multa, eu usava nas milhas Xenon 6000K.
1º) Nos faróis são as H4, pois é o alto e o baixo numa só.
2º) Nas milhas ( auxiliares ) H3.
Sd's.



Prezados Maurício e Alexandre, desde já, obrigado pela ajuda.

Então, agora a coisa ficou mais simples... pelos depoimentos, qualquer uma q eu optar vou estar bem servido! hahahahahahaha

Mas continuo com uma dúvida: A minha camionete não tem o farol de milha, apenas o de neblina, original, embutido no parachoque. Esta lâmpada também deve ser trocada? Pois creio que ela tenha luz amarela, penso se não vai ficar estranho o farol com luz branca e o de neblina com luz amarela.

Outra coisa, vc's também tinham a percepção de o farol da Frontier iluminar pouco?
Abs.

Att.
Luiz Felipe
Sim, por isso coloquei as Nightbreakers, agora parece dia hehe!

Anderson_MA
06/12/2011, 14:00
Amigos, essa semana vou mandar trocar o rolamento do cardan, quero também trocar as cruzetas, são todas iguais? quero comprar antes de mandar desmontar. Alguém sabe a referência? abração...

JOEL_DARLAN
06/12/2011, 19:18
Joel, confirmando a informação do kuramoto, na minha Xterra (mesma mecânica da Frontier) o barulho era nesses calços. Certa vez borrifei óleo em spray e resolveu por um bom tempo. Agora por esses tempos começou de novo, como eu já tinha comprado os calços de nylon (último link que o kuramoto indicou), resolvi trocar. Ao retirar os calços velhos pude ver que os calços maiores são de plástico e eles estavam "vitrificados", esse fato que provocava o barulho. Troquei as 8 peças nesta semana, obviamente que está tudo silencioso pois as peças são todas novas. Vamos ver como vai se comportar no decorrer do tempo. Uma ressalva: para os calços de borracha que ficam bem na ponta do feixe, o pino de encaixe é menor, então tem que desbastar o pino do calço de nylon de 11 mm p/ 8 mm. Tirando isso, é retirar um e colocar outro, não precisa nem tirar os pneus.

Valeu pela dica, acho que isso vai solucionar meus problemas.. já vou fazer o pedido, depois posto o resultado...

Anderson_MA
07/12/2011, 08:37
Galera, bom dia. Ontem tive que fazer uma manutenção no painel do carro e a luz do airbag agora picando depois de ter removido a bolsas direita para colocação de uma porca que sustenta a caixa do ar-condicionado, como resolver esse problema? abração... e com relação às cruzetas, alguém sabe as referências?

Trotta.79
07/12/2011, 09:07
OSRAM NIGHTBREAKER é a melhor em minha opnião tb. Alemão é foda! Abs

fpandur
07/12/2011, 09:11
Cruzetas: Spicer = 5-153xs ou Nakata = NUJ153 Essas são com bico graxeiro, sem bico graxeiro a Spicer é 5-625x. Claro que existem outros fabricantes, mas eu utilizo somente Spicer ou Nakata. Mas com essas referências, já conseguirá comprar. Outras aplicações dessa cruzeta: D10 até 79, F1000 até 92, Jeep, Kombi. Na Autoz encontra Nakata por R$ 27 ou Spicer por R$ 42.

Sobre as lâmpadas, tem que considerar também a temperatura de côr, quanto mais puxado para o branco / azul, pior é o desempenho na chuva ou neblina. Já a muito tempo utilizo em meus veículos as CoolBlue da Osram, na época era o que havia para se ter algo melhor que as lâmpadas originais, elas tem 4000K de temperatura de côr. As originais tem 3200K. E realmente, sempre percebi uma piora sensível em situações de chuva. A CrystalVision da Philips tem 4300K, portanto é mais branca ainda que a CoolBlue e portanto em chuva deve ser pior ainda. Recentemente queimou uma CoolBlue da Xterra, optei pelas NightBreaker da Osram, tem cerca de 3700K de temperatura de côr, porém tem maior quantidade de lumens, ou seja, ilumina mais que as outras e com luz não tão branca. Se pesquisar um pouco na NET irá ver muita gente que confirma que as CrystalVision e DiamondVision (5000K) são ruins na chuva. A Philips tem uma equivalente à NightBreaker, é a XtremePower, coloquei um par dessas no neblina e ficou muito bom com o conjunto NightBreaker dos faróis. Para finalizar, a Philips tem uma lampada com 3 temperaturas de côr, uma para cada faixa de uso (frente e laterais) chama-se NightGuide, mas não tenho maiores informações sobre o desempenho delas.

Anderson_MA
07/12/2011, 10:13
E com relação a luz do airbag, como resetar a central isso s for possível?

gukampos
07/12/2011, 12:41
Olá. troquei a minha embreagem (disco, plato e atuador) o sintoma foi: acabou a embreagem do nada, reservatorio vazio, e vazamento de oleo na cx... Poderia ter trocado somente o atuador, ja que o disco e o plato estavam meia vida. mas como da muito trabalho descer a cx e por isso a mao de obra é cara... resolvi trocar tudo... Ficou bom somente uma pequena dificuldade as vezes, na hora de engatar a primeira e re. Segundo o mecanico isso é por conta de bolhas de ar no sistema. Se nao parar em alguns dias tenho que voltar la para nova sangria. Dei mole so na coisa do volante do motor que nao sei se é o tal do (bimassa) ou (monomassa). Isso ainda eu nao consegui entender...
Abc a todos!


Quando foi feito o reparo do motor em Jujuy na Argentina, me foi mostrado que o disco de embreagem tinha algum gasto mas nada que desse defeito.

Como estava com o motor fora do carro, aproveitamos a oportunidade para trocar. Como não tinha grana suficiente optamos por recondionar o disco e não trocar por um novo. O recondicionamento ficou em torno de 50 pesos para você ter uma idéia.

Após montar tudo e testar o carro subindo de volta a cordilheira resolvi partir para o Brasil na manhã seguinte.

A 50 km de Jujuy a embreagem do carro começou a patinar mas como estava a 1200 metros de altitude e Foz do Iguaçu que fica a 250 metros de altitude e como as estradas argentinas são boas, resolvi seguir em frente.

Quando cheguei em Foz do Iguaçu o defeito estava bem melhor como que acamando o disco recondicionado.

Quando cheguei em Vitória, já estaria uns 70% boa e se eu continua-se usando iria dentro de algum tempo ficar aceitável.

Como tinha que fazer uma revisão na Pasola (MWM) do serviço que foi feito na Argentina resolvi fazer o serviço também.

Resumo da ópera: Como tenho que ter o carro pronto para qualquer viagem mandei trocar por um novo ( disco e platô) e dar um pase no volante do motor para ficar tudo zerado.

Anderson_MA
07/12/2011, 12:57
E com relação a luz do airbag, como resetar a central isso s for possível?

RESOLVIDO.

O que fiz foi o seguinte:

Primeiro assisti esse video, depois de pesquisar no google: Airbag warning light reset on Nissan Frontier - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=mkUFQLzWImI)

Ai segui os passos dele pois pensei que poderia ser a mesma coisa.

1 - Girar a chave até a posição on e esperar a luz do airbag piscar a primeira vez e girar a chave para Off, e contar 5 gegundos e girar para a posição on novamente. Repeti esse procedimento 3 vezes, ai na quarta vez ela vai entrar em modo diagnóstico, vai piscar mais lentamente, daí é só esperar uns 10 segundos girar a chave para a posição Off novamente, religá-la e pronto, a luz se apagou. Abração..

danilo.dualiby
08/12/2011, 17:07
Boa tarde pessoal,

Sou novo aqui no forum, estou a uns 3 dias lendo as respostas do pessoal pra saber se achava alguma resposta para o meu problema mas não achei muita coisa.

Vamos lá

Estou com uma Frontier SE 4x4 2004, e ao sair em uma subida ou até mesmo na reta, tenho um pouco de dificuldade, e outro problema é que quando vou sair com ela, o cambio treme Muito, mais muito mesmo, chegando até a desencaixar o console central de tanto que treme, levei no mecanico e ele me disse que os coxins do motor não estavam bons, levei pra ele trocar agora a tarde e estou esperando pra ver, vcs tem alguma ideia do que pode ser

Obrigado a quem puder ajudar

MaurícioBsb
08/12/2011, 18:30
Boa tarde pessoal,

Sou novo aqui no forum, estou a uns 3 dias lendo as respostas do pessoal pra saber se achava alguma resposta para o meu problema mas não achei muita coisa.

Vamos lá

Estou com uma Frontier SE 4x4 2004, e ao sair em uma subida ou até mesmo na reta, tenho um pouco de dificuldade, e outro problema é que quando vou sair com ela, o cambio treme Muito, mais muito mesmo, chegando até a desencaixar o console central de tanto que treme, levei no mecanico e ele me disse que os coxins do motor não estavam bons, levei pra ele trocar agora a tarde e estou esperando pra ver, vcs tem alguma ideia do que pode ser

Obrigado a quem puder ajudar

Pode ser coxim do câmbio, bomba injetora desrrregulada, embreagem gasta, isso para começar, não esqueça que ainda existe recall das nossas viaturas, ligue para uma concessionária nissas e passe o numero do chassi para eles, no caso da sua s#ao várias coisas para trocar e inteiramente gratis ok!

Pablo RR
08/12/2011, 20:32
Danilo seja bem vindo...
Já mandou fazer o serviço... mas vai a dica de que na concessonaria os coxins sao baratos (cerca de 60 reais cada) troque os 2 do motor e os 2 coxins do cambio tambem..

sobre a saida... dependendo do seu carro anterior vai ter que acostumar com a Frontier.. a saida é mais lenta mesmo.. a 1º marcha é longa e o motor só demonstra torque acima de 1.800 rpm por depender muito da turbina.... mas depois que se acostumar a tocar a bixa vai ver que é tranquilo.. eu mesmo já consigo sair apenas soltando a embreagem mesmo em ladeiras...

danilo.dualiby
08/12/2011, 22:44
MaurícioBsb e Pablo RR

Obrigado pelas respostas, a questão dos coxins do motor, dei foi sorte, comprei eles paralelos em uma loja perto de casa, paguei 115 em cada, pra minha surpresa eles não encaixaram na caminhonete, tinham furação errada, devolvi os coxins, e liguei na nissan, R$58,00 cada com 10% de desconto no dinheiro.

o problema maior da minha é quando vou sair mesmo, que o motor e a alavanca tripidam muito, quando estou parado ou engato outras marchas ou na estrada, não tripida, ladeira de ré tbm é tranquilo não tripida.

andei com ela 1500 km de estrada ela fez média de 9.5 andando a 120km acredito que esteja bom ja que ela está com pneus 31/10.5R15

ORIONE
09/12/2011, 00:49
danilo.dualiby

Ja passei por isso, troquei o rolamento de centro do cardã por prevenção (original só vende o cardã inteiro) por um paralelo e aconteceu exatamente isso, troquei de novo e nada. Troquei os dois coxins do câmbio e nada, a solução foi adaptar o rolamento da toyota bandeirante q é muito mais bem feito e ainda tem ponto de graxeira.
Nas pág. anteriores tem tudo explicado com fotos e tudo mais. Não seja preguiçoso, vai passando as pág. ai q vc axa!

Depois q troquei os 4 bicos e limpeza da B.I, ajuste e etc.. A pick-up ficou ainda mais suave. Tem tudo explicado ai pra tráz tbm.

Talvez seja + fácil ir no meu perfil e procurar pelos meus posts...

Abraço.

JOEL_DARLAN
09/12/2011, 08:14
A minha frontier não possui esse maior.. somente o menor... e são 2 pequenos em cada lado..

Pablo, a sua frontier tem apenas 2 calços em cada conjunto de molas tambem??? verifiquei e na minha tem apenas o calço entre a mola mestre e a 2º mola, não tem o calço na menor mola que fica mais embaixo... não tem nem o furo na mola pra colocar um calço ali...

kuramoto-san
09/12/2011, 16:49
danilo.dualiby eai??
arrumou a frontier?
quando exatamente ela vibra?
se for na primeira marcha e na segunda.. pode ser que o seu cardan esteja montado errado, a daki de casa tava com o msm problema.. tinha trocado tudo, cruzeta, rolamento do cardã, buchas do feixe de mola, se der, leva em um oficina especializado em cardans que eles resolvem o problema, foi isso que fiz, agora a daki de casa ta zera.
qualquer coisa estamos ai..

danilo.dualiby
09/12/2011, 18:47
Boa noite,

depois de trocado os coxins do motor, a alavanca do cambio continuou balançando do mesmo jeito.
vi o pessoal falando que existem dois coxins no cambio da frontier, porem, só consegui achar um, o que fica no centro, inclusive na pag.150 o Sérjão Dark Panther tbm não conseguia encontrar esse coxim, porem não achei a resposta se ele achou ou não.
se alguem tiver algum esquema de onde se encontra esse coxim ou me explicar onde fica eu agradeço.

kuramoto-san
a alavanca balança muito, quando vou sair com a frontier, principalmente na subida, ela balança até uns 20km/h, depois não balança mais, nem em ponto morto nem em movimento ou estrada, é só na saida mesmo, até parado com o freio de estacionamento acionado se tentar sair ele balança.

fpandur
09/12/2011, 18:54
danilo.dualiby, veja se não são essas as peças que você procura:

COXIM DA CAIXA DE TRANSFERENCIA DA FRONTIER,XTERRA MWM 2.8 4X4 2003 A 2007 (http://www.eletrocarsp.com.br/loja/produto-184756-20880-)
COXIM DO CAMBIO DA FRONTIER,XTERRA MWM 2.8 2003 A 2007 (http://www.eletrocarsp.com.br/loja/produto-184756-20878-)

kuramoto-san
09/12/2011, 19:10
Danilo, pelo que vc ta falando acho que no seu caso vai ser os calços msm, se ela tivesse vibrando quando vc acelera muito, seria o cardan. ah.. sobre o coxim, na minha cidade so se acha o maior, do centro tbm

danilo.dualiby
09/12/2011, 22:34
fpandur
É esse COXIM DA CAIXA DE TRANSFERENCIA DA FRONTIER,XTERRA MWM 2.8 4X4 2003 A 2007, que eu não to achando onde ele fica instalado no carro, devo ta ficando cego, por que eu não acho ele rsrs, alguem pode me dar uma dica de onde ele fica

O

gukampos
10/12/2011, 08:40
PROBLEMA NA HORA ERRADA:

Bom esse final de semana, dei uma lavada no carro e aproveitei pra checar todos os niveis de oleo e tudo estava ok. Olhei debaixo do carro e notei um pequeno vazamento de oleo de motor na junção com a caixa de marcha, dei uma lavada caprichada por baixo, tirando todo o oleo melado na caixa e na travessa que fica embaixo pra ter certeza que não era oleo antigo, ou sujeira que os trocadores de oleo fazem.

Hoje pela manha antes de vir pro trabalho dei uma olhada e a porcaria do vazamento está lá mesmo... é pouco.. nem mela o chão da garagem (ceramica branca) só a caixa e a travessa que fica embaixo. Como eu mesmo já tive problemas há 18 meses, já sei que a maior probabilidade é que seja o RETENTOR DO VOLANTE.

Minha dúvida é:

1) quando troquei o volante bimassa pelo rígido, coloquei um retentor original mwm (eu mesmo comprei e custa 21 reais), e esse novo só rodou 18 meses ou 40.000km, o volante rígido poderia estar prejudicando o retentor? Já que coloquei tudo novo e original (embreagem luk, atuador sacks, retentor e volante mwm)

2) Como sabemos o retentor tem um preço muito bom... mas a M.O. de 400 latinhas não é nada legal. Teria algum problema para outras peças (o nivel de oleo praticamente não baixa... falta 1.000km pra eu trocar e tá no máx na vareta) se eu deixar o oleo ficar vazando pelo retentor, por mais uns 30 dias??

O problema em si nem é (só) a grana (final de mês é.. como todo func. pub. só recebo dia 01 de dez.heeh).. mas o tempo sem o carro (2 dias)... To trabalhando o dia todo, fazendo cursinho anoite.. quase entregando monografia de conclusao de curso (reunioes com orientador quase todo dia).. e não tenho tempo de ficar me deslocando de bike..hehe

3) Não sei se é psicologico, mas rodando ontem e hoje... notei mais ruido vindo da caixa, será que esse oleo que tá vazando ajuda a aumentar o ruído?? eheheh o ruido é como se tivesse algo desbalanceado dentro da caixa ou um rolamento ruim.... já que vou mandar baixar a caixa vou mandar dar uma olhada também..

4) uma vez eu li em algum lugar que o oleo sujaria a embreagem e essa ficaria patinando, estragando o conjunto isso procede?

Bom dia Pablo e todos do fórum!
Estou com um problema parecido com o citado acima:
Troquei semana passada a embreagem (disco e platô "luk") e atuador "sachs". Porém continua um pequeno vazamento na caixa, exatamente acima da travessa. Me parece ser óleo de motor pelo fato de ser "preto".
Perguntas:
O que deve ser e qual a solução para o problema?
Posso rodar uns 4000km e depois resolver ou corro o risco de danificar alguma coisa?

Obs: na troca da embreagem nao foi trocado volante e nenhum retentor...
Obrigado, Gustavo.

ORIONE
10/12/2011, 12:01
Ta ai os dois coxins da cx., ja troquei os dois, comprei na conc. e ñ foram caros.

danilo.dualiby
10/12/2011, 12:50
Boa tarde

o meu coxim não tem nada a ver com esse ai não e é só um mesmo, acredito que fizeram uma adaptação. olha a foto do meu coxim http://i1114.photobucket.com/albums/k538/danilo_dualiby/10122011949.jpg
http://i1114.photobucket.com/albums/k538/danilo_dualiby/10122011947.jpg

Pablo RR
10/12/2011, 17:28
gukampos..
também fiz esse questionamento com o povo aqui no forum.. mas ninguem soube opinar ao certo... meu medo não é rodar sem oleo no motor (pq sempre olho o nivel) mas sim se iria estragar o conjunto de embreagem.. o mecanico disse não ter problema.... mas não soube dizer se esse oleo que vaza do motor suja o conjunto plato + disco..

eu estou rodando com esse pequeno vazamento de oleo do motor há mais de 1 mes .. e só dia 20 de dezembro (quando todas as peças chegarem) vou mandar trocar o retentor do volante.. assim que solucionar o problema eu posto aqui

Pablo RR
10/12/2011, 17:30
danilo,
qual o ano e modelo da sua frontier? é 4x2 ou 4x4? os coxins que uso na frontier são identicos ao que o orione postou..

Orione, onde consiguiu um catalogo de peças nissan? estou atras de um desses =D

gukampos
10/12/2011, 18:50
gukampos..
também fiz esse questionamento com o povo aqui no forum.. mas ninguem soube opinar ao certo... meu medo não é rodar sem oleo no motor (pq sempre olho o nivel) mas sim se iria estragar o conjunto de embreagem.. o mecanico disse não ter problema.... mas não soube dizer se esse oleo que vaza do motor suja o conjunto plato + disco..

eu estou rodando com esse pequeno vazamento de oleo do motor há mais de 1 mes .. e só dia 20 de dezembro (quando todas as peças chegarem) vou mandar trocar o retentor do volante.. assim que solucionar o problema eu posto aqui

Valeu Pablo! Minha duvida é essa tbm...
Adquiri o carro a 10 meses, ele veio com esse vazamento. Rodei 11000km. Minha embreagem acabou um belo dia do nada... E só troquei, disco e platô pq a mão de obra é cara (r$400,00) e aproveitei... Minha duvida é: porque esse problema aconteceu (a embreagem acabou)? O vazamento que existia era um sinal? Como continua o vazamento, daqui mais ou menos uns 10000km vou ter que mexer de novo??
Obrigado pelo retorno!
Vamos falando
Abc. Gustavo.

danilo.dualiby
10/12/2011, 23:34
a minha é 04/04 2.8TDI 4x4

kuramoto-san
13/12/2011, 11:07
folga na coluna de direção

olá, alguem ai sabe como tirar folga na coluna de direção?
quando se passa em um buraco a coluna da uns "socos" na direção, alguem pode me ajudar?

gukampos
13/12/2011, 11:19
Kuramoto, nao sei se é a mesma peça mas fiz o recall do acoplamento de direçao...

kuramoto-san
13/12/2011, 11:33
olá gukampos, qual o ano da sua? oq seria esse acoplamento?

gukampos
13/12/2011, 12:14
Exatamente o mesmo ano da sua (03/03 se). Nao sei te dizer bem o que é essa peça. Mas quando foi feito o recall, identifiquei uma peça nova (nova no sentido de limpa, sem uso) do lado direito do motor (entre o motor e a cx de rodas) na barra de direção...
Abc.

Pablo RR
13/12/2011, 12:34
Em novembro de 2010 houve um recall para todas as Frontier 2003 até 2008 com motor 2.8 para a troca da Coluna de direção....

eu fiz o recall em dezembro/10 sob determinação judicial (porque ia fazer uma viagem de mais de 10.000km em janeiro e a concessonaria 'nao recebia a peça da fabrica').. a nova barra tem um design diferente da antiga.. Os fdp's da concessonaria ao instalarem... quebraram o fio da buzina e deixaram enrolar na nova coluna.. dando a impressão que havia 'folgas' na nova coluna.. depois de arrumado isso ficou perfeito..

kuramoto-san
13/12/2011, 12:36
ah.. no site da nissan não aparece recall pra minha..

gukampos
13/12/2011, 15:02
Quando olhei da minha tbm nao tinha nada no site da nissan... Mas liguei no 0800 eles confirmaram que tinha direito ao recall. Informaram que o procedimento era ligar p concessionária, passar o n do chassi e agendar. Foi o que eu fiz. Meu recall foi feito esse ano (acho que em Março). Trocaram os cabos de freio de estacionamento, barras de torção, acoplamento de direção. Ainda tinha direito a lanternagem e pintura da parte dianteira do carro, caso houvesse alguma trinca. Mas nao foi o caso.
Da uma olha...
Abc.

L A G O
13/12/2011, 15:08
Valeu Pablo! Minha duvida é essa tbm...
Adquiri o carro a 10 meses, ele veio com esse vazamento. Rodei 11000km. Minha embreagem acabou um belo dia do nada... E só troquei, disco e platô pq a mão de obra é cara (r$400,00) e aproveitei... Minha duvida é: porque esse problema aconteceu (a embreagem acabou)? O vazamento que existia era um sinal? Como continua o vazamento, daqui mais ou menos uns 10000km vou ter que mexer de novo??
Obrigado pelo retorno!
Vamos falando
Abc. Gustavo.

Fala amigos do Fórum,

Mes passado tive o mesmo problema que voces e solucionei da seguinte maneira: (vou tentar resumir a historia)

Meu carro começou a apresentar uma pequena mancha de oleo no chao da garagem, todos os dias eu ia la limpava e nao dava outra, ele aparecia la novamente.

Como sou chato com o carro, nao perdi tempo, levei no meu mecanico e o mesmo deu o diagnostico: o oleo que estava vazando era oleo de embreagem, o que poderia ser constatado tanto pelo fato da caixa estar melada por baixo quanto pelo nivel do oleo estar baixando no rezervatorio da frente.

Como tive que baixar a caixa toda, aproveitei a mao de obra (qua nao e barata) e troquei tudo por novo (disco, plato, retentor, e mais um negocio do virabrequim q nao lembro agora) comprei tudo na concessionaria que por incrivel que pareça ficou mais barato do que no paralelo, e ainda tinha a garantia de tudo ser mwm original.

Trocado tudo, resolvido o problema! :pular:

gukampos
13/12/2011, 19:02
Fala amigos do Fórum,

Mes passado tive o mesmo problema que voces e solucionei da seguinte maneira: (vou tentar resumir a historia)

Meu carro começou a apresentar uma pequena mancha de oleo no chao da garagem, todos os dias eu ia la limpava e nao dava outra, ele aparecia la novamente.

Como sou chato com o carro, nao perdi tempo, levei no meu mecanico e o mesmo deu o diagnostico: o oleo que estava vazando era oleo de embreagem, o que poderia ser constatado tanto pelo fato da caixa estar melada por baixo quanto pelo nivel do oleo estar baixando no rezervatorio da frente.

Como tive que baixar a caixa toda, aproveitei a mao de obra (qua nao e barata) e troquei tudo por novo (disco, plato, retentor, e mais um negocio do virabrequim q nao lembro agora) comprei tudo na concessionaria que por incrivel que pareça ficou mais barato do que no paralelo, e ainda tinha a garantia de tudo ser mwm original.

Trocado tudo, resolvido o problema! :pular:


Valeu Lago.
Mas acho que o meu problema é um pouco diferente do seu: Acho que o oleo do meu carro,vem do motor, e vaza pelo retentor do volante da embreagem. Porque troquei disco, plato e atuador hidraulico e o vazamento continua...
Hj pela manha foi esse diagnostico que tive do mecanico. Farei uns testes que ele me sugeriu e depois dou noticia aqui no forum!
Abc.

fabiobertini
13/12/2011, 20:32
Olá pessoal não sou muito velho no forum mais tb não muito novo, mas sempre li sobre a frontier, tenho uma se 4x4 2006, mas vamos la, peguei o mesmo problema de vibração na viatura quando saio , troquei o rolamento do cardan por um paralelo pois o original é uma facada, a vibração almentou pois a borracha do mesmo é muito mole, acabei comprando o original mesmo, troquei os coxins do cambio e motor e nada, na bosch service me disserão que pode ser o volante bimassa, alguém pode me falar se o volante rigido fica bom.

grato

dsamaz
13/12/2011, 21:15
Tem algumas pessoas que soldam as duas peças do volante bi-massa, transformando-o em rígido.
Assim não precisa alterar disco e platô.

Daniel



Olá pessoal não sou muito velho no forum mais tb não muito novo, mas sempre li sobre a frontier, tenho uma se 4x4 2006, mas vamos la, peguei o mesmo problema de vibração na viatura quando saio , troquei o rolamento do cardan por um paralelo pois o original é uma facada, a vibração almentou pois a borracha do mesmo é muito mole, acabei comprando o original mesmo, troquei os coxins do cambio e motor e nada, na bosch service me disserão que pode ser o volante bimassa, alguém pode me falar se o volante rigido fica bom.

grato

fpandur
13/12/2011, 22:11
Para transformar em rígido o volante bimassa, além da solda tem que fazer um balanceamento no conjunto, senão corre o risco de a médio prazo detonar algo no motor e/ou câmbio. Já existe o volante rígido pronto original MWM, na faixa de R$ 1000 ou se quiser manter o bimassa, na faixa de R$ 2000. Em ambos os casos, o platô, disco e acionador hidráulico são os mesmos. O que irá mudar de comportamento na viatura com o rígido é que irá notar que na marcha lenta terá alguns barulhinhos a mais, que se pisar na embreagem somem. Para diminuir/sumir com esses barulhinhos, alguns sobem a rotação da lenta para algo em torno de 900 RPM (original é 750 RPM), nessa faixa mais alta some todo e qualquer barulhinho, pelo menos na minha viatura ficou assim, e tem vários outros relatos no Forum dizendo o mesmo.

L A G O
14/12/2011, 11:43
Valeu Lago.
Mas acho que o meu problema é um pouco diferente do seu: Acho que o oleo do meu carro,vem do motor, e vaza pelo retentor do volante da embreagem. Porque troquei disco, plato e atuador hidraulico e o vazamento continua...
Hj pela manha foi esse diagnostico que tive do mecanico. Farei uns testes que ele me sugeriu e depois dou noticia aqui no forum!
Abc.

Antes de fazer qualquer coisa, verifica se esse óleo que esta pingando la no volante não esta vindo de uma bomba que fica no motor logo acima dele... na minha também começou a vazar ali e o óleo escorre ate la embaixo dando impressão que o vazamento vem do retentor do volante... vou tirar uma foto do vazamento e posto aqui...

Segundo meu mecânico falou este vazamento é bem comum nas frontier e é super simples de resolver, vou aproveitar minha semana de ferias semana que vem para resolver isso...

Quanto a saber se é óleo do motor ou da caixa, e so vc verificar qual a cor do óleo que esta vazando, se for preto é motor, se for mais transparente é embreagem... se estiver vazando óleo pelo retentor do volante tem que ser óleo da caixa e não de motor.

A noite posto a foto aqui...

fpandur
14/12/2011, 20:40
se estiver vazando óleo pelo retentor do volante tem que ser óleo da caixa e não de motor.Na verdade é ao contrário, se o óleo está vazando pelo retentor do volante esse óleo é do motor. Óleo do câmbio vaza pelo retentor do eixo piloto. Claro que pode ser também vazamento no atuador hidráulico, mas isso não tem a ver com óleo do câmbio, pode-se perceber o problema no atuador quando o óleo do reservatório da embreagem, dentro do capô do motor, começa a abaixar. Mas como o gukampos citou que trocou atuador, não deve ser esse o problema.

gukampos
15/12/2011, 13:14
Na verdade é ao contrário, se o óleo está vazando pelo retentor do volante esse óleo é do motor. Óleo do câmbio vaza pelo retentor do eixo piloto. Claro que pode ser também vazamento no atuador hidráulico, mas isso não tem a ver com óleo do câmbio, pode-se perceber o problema no atuador quando o óleo do reservatório da embreagem, dentro do capô do motor, começa a abaixar. Mas como o gukampos citou que trocou atuador, não deve ser esse o problema.

O Oleo que vaza no meu caso é preto (motor) e nao baixa nada no reservatório da embreagem... Ele vaza na caixa e pinga numa travessa... O que me foi sugerido pelo é mecanico, para ter certeza se é retentor do volante é o seguinte: Com o carro quente, parar numa ladeira, com a frente virada p baixo (nesta posição teoricamente nao pode vazar). Depois inverta a posição do carro e com a frente agora para cima o vazamento tende a aumentar... Vou esperar parar de chover um pouco aqui em BH, p eu poder entrar debaixo do carro e fazer esses testes...
Fpandur, como foi vc mesmo que trocou a sua embreagem... opni mais por favor?!
Lago, que bomba é essa que vc citou que fica acima motor? Seria bomba de oleo? O vazamento dela eu consigo identificar por cima do motor?
Quanto puder post as fotos por favor?!
Brigadao a todos!

gukampos
15/12/2011, 13:28
pessoal mudando um pouco do assunto do vazamento de oleo: Hj peguei a BR 040 debaixo de uma tempestade. Vidros fechados, ar ligado e velocidade entre 80 e 90. Notei que quanto aumentava um pouco a velocidade 100/110, vinha um ronco grave que parecia um mono motor querendo decolar...rs. Nao consegui identificar de onde veio esse barulho (motor, pneus, deslocamento de ar, etc).
O fato é que esse ruido so aparecia quando aumentava a velocidade e temperatura e luzes de painel nao deram nem indicativo de problemas....
Ja aconteceu isso com alguem?
OBS: Tava uma tempestade, e meus pneus traseiros ja estão bem ruins...
Obrigado.

fpandur
15/12/2011, 16:35
gukacampos, quando desmontei a embreagem tinha um pequeno vazamento pelo retentor do volante, não chegava a pingar no chão, mas tinha uma pequena mancha de óleo na junção do câmbio com a capa seca, onde fica abrigado o sistema de embreagem. Até pensei que esse óleo viesse do atuador hidráulico da embreagem, pois sem abrir não dá para saber se vem do câmbio ou motor, uma vez que a mancha estava bem na junção dos 2. Mas quando abri, notei claramente que o vazamento vinha do motor. Esse teste que seu mecânico passou é válido sim, a não ser que o vazamento só esteja ocorrendo quando o motor em funcionamento (volante rodando). Mas se o vazamento ocorre também com motor parado, o teste que ele citou é válido sim.

felipewg
19/12/2011, 22:58
Quando olhei da minha tbm nao tinha nada no site da nissan... Mas liguei no 0800 eles confirmaram que tinha direito ao recall. Informaram que o procedimento era ligar p concessionária, passar o n do chassi e agendar. Foi o que eu fiz. Meu recall foi feito esse ano (acho que em Março). Trocaram os cabos de freio de estacionamento, barras de torção, acoplamento de direção. Ainda tinha direito a lanternagem e pintura da parte dianteira do carro, caso houvesse alguma trinca. Mas nao foi o caso.
Da uma olha...
Abc.


Gukampos, ao verificar no site pelo chassi da minha (Frontier 05/05 SE), também não aparece nada.
Até os 110.000 todas as revisões foram feitas em concessionárias. Será que no 0800 eles sabem informar o que foi feito e o que não foi? Pq com certeza a minha deve ter pego todos estes recalls.

De qquer forma, vou tentar e informo aqui se eles tem o controle do que foi e do que não foi feito.

Abs.

Anderson_MA
20/12/2011, 08:57
Amigos, um dia comentei que a minha frontier ao pressionar o botão de travamento do alarme ela só emitia um sinal luminoso, e me disseram que isso era normal em todas as Frontier/X-terra. Só que ontem anoite, por curiosidade resolvi fazer um teste e acabei achando uma forma de acionar o sinal luminoso/sonoro dela, tipo, quanto eu pressiono o botão de travamento ela não mais emite só um sinal luminoso, agora ela também dá um toque na buzina, sempre achei mais legal assim, e agora, está como eu queria.

O que fiz foi o seguinte: Pressionei por 5 segundos os dois botões(de travamento e o de destravamento) ao mesmo tempo no controle do alarme, feito isso ela emitiu um breve toque na buzina e estava acionado o modo normal do alarme. Acho que o outro modo deve ser um silencioso. Espero que essa dica sirva para vcs.

Lima5.3
21/12/2011, 11:39
Amigos, um dia comentei que a minha frontier ao pressionar o botão de travamento do alarme ela só emitia um sinal luminoso, e me disseram que isso era normal em todas as Frontier/X-terra. Só que ontem anoite, por curiosidade resolvi fazer um teste e acabei achando uma forma de acionar o sinal luminoso/sonoro dela, tipo, quanto eu pressiono o botão de travamento ela não mais emite só um sinal luminoso, agora ela também dá um toque na buzina, sempre achei mais legal assim, e agora, está como eu queria.

O que fiz foi o seguinte: Pressionei por 5 segundos os dois botões(de travamento e o de destravamento) ao mesmo tempo no controle do alarme, feito isso ela emitiu um breve toque na buzina e estava acionado o modo normal do alarme. Acho que o outro modo deve ser um silencioso. Espero que essa dica sirva para vcs.

E tem mais se vc bater a porta e não fechar corretamente, ao acionar o botão de travamento não vai acionar o som da buzina por não esta fechada corretamente.

Att. Lima.

Anderson_MA
21/12/2011, 11:40
Amigos, troquei os 2 coxins do motor e o rolamento de centro, porém, pensando que iria melhorar quando ao "balanço" do motor, percebi que ao ser trocadas essas peças, o mesmo move-se de um lado para o outro muito mais que quando estava com os coxins velhos, mesmo um deles estando rompido. Teria como resolver esse problema? quanto a marca do rolamento de centro, qual é a mais indicada depois da original? tendo que vista que o original só vende junto com o carda e custa nada menos que 3800 completo? abração...

Walter L. L. Casitta
21/12/2011, 11:44
Amigos, troquei os 2 coxins do motor e o rolamento de centro, porém, pensando que iria melhorar quando ao "balanço" do motor, percebi que ao ser trocadas essas peças, o mesmo move-se de um lado para o outro muito mais que quando estava com os coxins velhos, mesmo um deles estando rompido. Teria como resolver esse problema? quanto a marca do rolamento de centro, qual é a mais indicada depois da original? tendo que vista que o original só vende junto com o carda e custa nada menos que 3800 completo? abração...

Você tem certeza que isso é um problema? Toda Frontier que dirigi balança a alavanca mesmo.

Pablo RR
21/12/2011, 19:31
Anderson,

As Frontier tem esse 'molejo' ao se dar partida ou desligar o carro.. o que não pode é ficar batendo em alguma parte plastica...

Creio que o mwm tá muito 'mal assentado' no chassi da frontier.. pois eu só de acelerar e soltar o acelerador voce ve o cambio se movimentando.. mas creio que seja caracteristica do carro mesmo...

Quanto ao rolamento de centro.. eu já vi na concessoria.. custa 1.500 (mais ou menos isso) e vende sem o carda completo.. o nome dele é Kit de rolamento do carda-rei. Já vi alguns comentários de foristas que colocaram rolamento paralelo e reclamaram.. tem tambem um forista que adaptou o da toyota bandeirante e disse que ficou muito bom (porem outro tb adaptou e disse que piorou demais hehee). Sei que quando o rolamento original der defeito vou tentar chorar na nissan mesmo.ehehe
.

gukampos
22/12/2011, 01:30
E tem mais se vc bater a porta e não fechar corretamente, ao acionar o botão de travamento não vai acionar o som da buzina por não esta fechada corretamente.

Att. Lima.
Essa programação está indicada no manual (pelo menos no meu). Se tiver alguma porta aberta, as lanternas nao piscam no modo silencioso, sem o bip (buzina). Uns dos meus controles parou de funcionar: achei que era bateria fraca. Coloquei uma nova e nao resolveu. A buzina dispara e só consigo parar, acionando o outro controle (que nao tem defeito).
Alguem tem alguma coisa?
Abc!

Anderson_MA
22/12/2011, 10:07
Anderson,

As Frontier tem esse 'molejo' ao se dar partida ou desligar o carro.. o que não pode é ficar batendo em alguma parte plastica...

Creio que o mwm tá muito 'mal assentado' no chassi da frontier.. pois eu só de acelerar e soltar o acelerador voce ve o cambio se movimentando.. mas creio que seja caracteristica do carro mesmo...

Quanto ao rolamento de centro.. eu já vi na concessoria.. custa 1.500 (mais ou menos isso) e vende sem o carda completo.. o nome dele é Kit de rolamento do carda-rei. Já vi alguns comentários de foristas que colocaram rolamento paralelo e reclamaram.. tem tambem um forista que adaptou o da toyota bandeirante e disse que ficou muito bom (porem outro tb adaptou e disse que piorou demais hehee). Sei que quando o rolamento original der defeito vou tentar chorar na nissan mesmo.ehehe
.

Melhor tentar comprar nesse site: 1998-2004 Nissan Frontier Center Bearing - OES Genuine W0133-1723340 (http://www.autopartswarehouse.com/details/QQNissanQQFrontierQQOES_GenuineQQCenter_BearingQQ1 9982004QQW0133-1723340.html) e ainda tem frete free.

gukampos
22/12/2011, 14:41
Gukampos, ao verificar no site pelo chassi da minha (Frontier 05/05 SE), também não aparece nada.
Até os 110.000 todas as revisões foram feitas em concessionárias. Será que no 0800 eles sabem informar o que foi feito e o que não foi? Pq com certeza a minha deve ter pego todos estes recalls.

De qquer forma, vou tentar e informo aqui se eles tem o controle do que foi e do que não foi feito.

Abs.

O antigo dono da minha tbm fez todas as revisões em rede nissan autorizada... E quando ele me vendeu, uns dos argumentos p me convencer a comprar, foi que o carro tinha todos os recalls em dia. Mas liguei na autorizada e ninguem soube me informar. Entao marquei um dia e trocaram: acoplamento da coluna de direção, barras de torção e cabos de aço de freio de estacionamento.
Liga lá! Esse pessoal de autorizada são bem desorganizados...
Abc.

MaurícioBsb
22/12/2011, 19:29
Olá pessoal, voltei de uma aprazivél viajem a Porto Seguro, e relato algumas coisas que aconteceram com minha Frontier:
CONSUMO - melhor 12,5km/l média 108Km/h no GPS, pior 9,5Km/l com média de 128km/h no GPS com ar condicionado ligado;
DESEMPENHO - a bichina voa na BR, senti vibração no volante quando me aproximava de 120km/h, ao passar ficava tranquila acho que pode ser balanceamento ou o rolamento do cardã que troquei, vou ver em janeiro;
DIESEL - Não sei se a bichinha estranhou, mais voltou fumaçando mais, so vou saber quando abastecer aqui em Bsb, na estrada Diesel mais barato a 1,77 o litro, e o mais caro R$2,35 em Porto Seguro aff;
Conselho, pessoal de Brasilia Região e Goiás, a estrada tem muito trechos bem ruins, e lógico que nada que segure nossas viaturas mais alguns vao testar bem o ABS, abraços e feliz Natal a todos!

gukampos
23/12/2011, 08:12
Bom dia. Vi alguma coisa proximo a pg 94 sobre a troca da Correia do motor "6pk1945".
A do meu carro esta cantando (ruído) e notei que quando o carro esta frio o ruído é mais alto. A medida que o carro vai esquentando diminui ate parar.
Meu Mecanico esta sem tempo e me enrolando... Sugestao dele: Com a correia girando passar uma vela (dessas que agente usa em casa quando acaba a luz). Fiz, deu certo, mas só na hora. Depois volta o ruido...
Alguem aqui do fórum já fez essa troca sozinho? Tem como eu mesmo fazer? É fácil?
Obrigado, abc.

nandyn_net
23/12/2011, 08:35
Pessoal vem fazer uma pergunta pra voces, a alguma tempo minha caminhonete apresentou um barulho estranho na trasmissão era o o maldito volante do motor , segundo o mecanico que mexeu disse que eu poderia rodar tranquilamente ainda por um bom tempo sem necessidade de troca, e me disse que o kit de embreagem ainda estava bom, fazem mais ou menos 4 meses, como o carro é usado somente para passeio estava tudo normal, agora estou mexendo com construção e precisei utilizar a caçamba ( primeira vez comigo que pegou peso) agora a caminhonete esta fazendo um barulho muito estranho quando troco de marcha com giro ainda baixo? e parece que quando piso na embreagem a mesma parece estar seca não sei como dizer parece que tem areia dentro ( não me entendam mal é o primeiro pickup tenho apenas 23 anos e muito barriga verde) agora o maior problema como estou mexendo com construção não tenho dim dim nem para pensar em trocar esse kit, porem só utilizo o carro em pequenos percusos, praticamente só na minha cidade.

A principal pergunta corro algum risco de danificar algo mais no carro utilizando o mesmo ainda que desse jeito?
só poderei fazer o reparo por meados de fevereiro? ficou aproximadamente R$ 1200 volante do motor - rigido / R$ 1050 kit de embreagem mais atuado hidraulico / R$400 mão de obra.

Anderson_MA
26/12/2011, 15:38
olá para todos, dei uma sumida tava resolvendo uns problemas aki...
a frontier de casa ta quase no ponto.. so falta uma regulagem melhor da bomba injetora, e ainda estamos correndo atraz da vibração...
então.. por isso vim pedir ajuda..
ela esta vibrando de 1º e 2º marcha, ja trocamos as cruzetas do cardan e o rolamento do centro do cardan.. mais nada, ainda vibra
vcs podem me dar uma ajuda? ja não seu mais onde olhar..
obrigado e aguardo resposta!

Já resolveu amigão??? se não, pede para checar a posição em que foi colocado o rolamento de centro, o meu tinha sido colocado na posição errada e a viatura ficou com esse mesmo problema, foi só virar ele de lado que o problema acabou. O lado certo é aquele que tem 3 partes de borracha separadas virado para trás ou para o lado do diferencial, consequentemente, o lado arredondado fica para frente ou para o lado da caixa de marchas.

Anderson_MA
28/12/2011, 16:22
Acabei de receber os Elementos dos Bicos injetores, assim que instalá-los, vou postar as impressões!!! abração, FELIZ 2012 pra todos, e que DEUS nos ilumine sempre!!!

JOEL_DARLAN
28/12/2011, 19:38
Pessoal, o meu problema de rangidos na susp. traseira persiste, acabo de trocar os calços que separam a mola mestra da mola abaixo por um calço melhor e achava que terminaria os rangidos.. cheguei a conclusão que os rangidos vem da bucha que fica na mola mestra e prende ela na pkp, aquela redonda que passa um parafuso no meio, Inclusive troquei 2 dessas buchas e o barulho de nhec-nhec continua (barulho chato, de rangido de borrachas), alguem tem uma ídeia se deve lubrifica-las, e qual seria o melhor produto???

gukampos
29/12/2011, 07:18
Sempre quando lavo por baixo, lubrifico com um óleo para chassis (que compro no "Jair óleos" aqui em BH). Segundo o mecanico que alinha meu carro, esse óleo, lubrifica e protege sem danificar as borrachas. Além de na proxima lavada ficar limpo, porque toda a sugeira fica grudada no oleo e sai com a pressao da água. Assim, tento proteger o carro e até agora não tive problemas com rangido de suspensão
Abc. Frontier Se 2003.

Pablo RR
29/12/2011, 12:13
Joel vc está se referindo a esse calço?

326401

Pablo RR
29/12/2011, 12:17
Tinha problema com rangidos.. colocava Viscosol todo o mes no feixe para ele ficar silencioso.
Comprei calços desses 4 calços desses a 7 reais cada.. isso foi em novembro de 2010... Nunca mais gastei 1 centado com viscosol.. que alias.. era o unico que durava 30 dias.. nunca mais coloquei produto nenhum.. e já rodei 40.000km no mais absoluto silencio.

JOEL_DARLAN
29/12/2011, 12:30
Exatamente, esses calços que ficam entre as molas foram trocados... mais o rangido continua... verifiquei bem e eles vem das borrachas que ficam na mola mestra, bem onde a mola principal fica fixada no chassi bem na ponta da mola.. conforme vai trabalhando, vai rangindo a boracha, peor que acabei de fazer o serviço no moleiro e colocar os calços.. naõ sei se mando trocar agora essas borachas ou experimento algo que lubrifique as borrachas sem danifica-las.. alguem segere algum produto que lubrifique as borrachas sem danifica-las?file:///C:/DOCUME%7E1/JOEL%7E1.LOP/LOCALS%7E1/Temp/moz-screenshot-51.jpg

DieselPower
29/12/2011, 21:43
verifiquei bem e eles vem das borrachas que ficam na mola mestra, bem onde a mola principal fica fixada no chassi bem na ponta da mola..

Troquei esta bucha no feixe direito da Xterra por R$ 56,00 (já com mão-de-obra inclusa).
Porém a minha, quando estava gasta não rangia, apenas gerava um ruído de "metal com metal" quando caia em buracos ou contornava curvas fechadas.

DieselPower
29/12/2011, 21:44
verifiquei bem e eles vem das borrachas que ficam na mola mestra, bem onde a mola principal fica fixada no chassi bem na ponta da mola..

Troquei esta bucha no feixe direito da Xterra por R$ 56,00 (já com mão-de-obra inclusa).
Porém a minha, quando estava gasta não rangia, apenas gerava um ruído de "metal com metal" quando caia em buracos ou contornava curvas fechadas.

Anderson_MA
30/12/2011, 13:59
Amigos, as buchas dos feixes de molas estão gastas, as buchas dianteiras eram paralelas, mais as traseiras ainda eram as originais, quero substituí-las, porém, as buchas que coloquei paralelas são muito frágeis, elas são de um tipo que parece ser ôca e bem no meio delas tem uma parte de borracha, a que procuro é igual essas: Bucha Feixe Olhal Da Mola Frontier Grd. (maior Durabilidade) - R$ 24,90 en MercadoLibre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-206582916-bucha-feixe-olhal-da-mola-frontier-grd-maior-durabilidade-_JM) pois elas tem borracha por completo, onde posso encontrar? ou posso substituir por de outra pick-up? abraço feliz 2012!!!

Walter L. L. Casitta
30/12/2011, 14:22
Pessoal uma bucha dessas precisa ter a borracha vulcanizada pra ficar perfeitamente fixadas nas partes de metal pra não gerar ruido e não precisar de lubrificante. Bucha feita com borracha aproveitada de pneu de trator é gambiarra sem fim.

JOEL_DARLAN
30/12/2011, 17:36
Pessoal, levei novamente a pkp no moleiro, ele verificou e o rangido vem dos grampos que prendem as molas... eles bateram nesses grampos e abriram eles e o barulho diminuiu, como eu não tinha tempo hj, deixei assim pra levar novamente semana que vem para tirarem as molas e verificarem... alguem sabe onde encontro esses grampos originais, caso seja necessário trocá-los.. o problema é a boracha que fica entre os grampos e as molas... está ressecada e fica rangindo... o barulho é insuportável.. nem caminhão velho rangi tanto...

notec
30/12/2011, 18:10
Olá amigos,blz pessoal

Kumamoto-san, pelo que entendi e andei perguntando à alguns amigos que tem frontier, esses espaços são para que sejam colocados mais pontos de tomada de força,pode ver que o espaço é o mesmo do local onde está colocado a tomada do meu gps.
Abs, Sérgio

na verdade, essas tampas, em outros paises(USA) tem suas funçoes, como interruptor p/ desligar o AIRBAG..

ZYKAO
31/12/2011, 00:17
Pessoal, uma Rodalivre minha abriu o bico, e vou precisar troca-la, quero manter o modelo automatico então fiz algumas cotacões:

Concessionária cada rodalivre R$ 1.600,00

AVM automatica R$ 1.050,00
...
AVM manual R$ 550,00

Nos sites gringos só achei a manual 4x4parts U$82,00

Mercadolivre usada R$300,00


Alguem tem alguma sugestão?

abs

Walter L. L. Casitta
31/12/2011, 00:18
Pessoal, uma Rodalivre minha abriu o bico, e vou precisar troca-la, quero manter o modelo automatico então fiz algumas cotacões:

Concessionária cada rodalivre R$ 1.600,00

AVM automatica R$ 1.050,00
...
AVM manual R$ 550,00

Nos sites gringos só achei a manual 4x4parts U$82,00

Mercadolivre usada R$300,00


Alguem tem alguma sugestão?

abs

Procura uma usadinha...

Trotta.79
31/12/2011, 19:30
Pessoal, uma Rodalivre minha abriu o bico, e vou precisar troca-la, quero manter o modelo automatico então fiz algumas cotacões:

Concessionária cada rodalivre R$ 1.600,00

AVM automatica R$ 1.050,00
...
AVM manual R$ 550,00

Nos sites gringos só achei a manual 4x4parts U$82,00

Mercadolivre usada R$300,00


Alguem tem alguma sugestão?

abs

Compra uma usada e para alguma viagem longa compra outra reserva. As vezes quebra mesmo!

Pablo RR
02/01/2012, 00:36
Nissan Parts, NISMO and Nissan Accessories - Courtesyparts.com (http://www.courtesyparts.com/40560-hub-assy-free-running-xterra-wd22-2000-2004-p-1487.html)

original e 0km.. não é barato.. mas não chega nem perto nos 1.600 que a nissanbrasil quer..

ZYKAO
02/01/2012, 08:04
Olá Pablo,

O que inviabiliza a compra nesse site é o custo do frete, por lá a RL custa 188U$, mas o frete U$314,00, de uma olhada nesse site do fabricante na China dependendo da quantidade ela custa entre U$20 e 80U$:
Free wheel hubs for Nissan Frontier/X-Terra/Pickup D22 auto products, buy Free wheel hubs for Nissan Frontier/X-Terra/Pickup D22 auto products from alibaba.com (http://www.alibaba.com/product-gs/328115572/Free_wheel_hubs_for_Nissan_Frontier.html)

Mandei um email perguntando o custo para envio de uma caixa com 16 pecas, vamos ver o custo se for interessante e mais alguem quiser para deixar de reserva pode ser uma boa.

abs

Anderson_MA
02/01/2012, 08:53
Pessoal, uma Rodalivre minha abriu o bico, e vou precisar troca-la, quero manter o modelo automatico então fiz algumas cotacões:

Concessionária cada rodalivre R$ 1.600,00

AVM automatica R$ 1.050,00
...
AVM manual R$ 550,00

Nos sites gringos só achei a manual 4x4parts U$82,00

Mercadolivre usada R$300,00


Alguem tem alguma sugestão?

abs

Amigão, troquei as minhas pelas manuais a pouco tempo, uma tá boa, se quiser negociar, manda MP.

gas21
03/01/2012, 15:20
Boa tarde pessoal. Sou um novo usuário do seleto grupo dos proprietários de Viaturas Diesel. Recentemente, 2 meses atrás, comprei uma Frontier XE Attack 2006 com 80.000 KM originais, o veículo era do meu Tio que comprou o novo Bólido da Nissan (Nova Frontier). Pergunta de vestibular: Qual a melhor marca de óleo lubrificante para o motor? Porque usar essa marca?
Aproveitando algumas medidas da Viatura:
130Km/h a 3000rpm.
10km/l - cidade.
12km/l - estrada a 110km/h máximo (Anhaguera, Don Pedro e Carvalho Pinto - SP).

ZYKAO
03/01/2012, 15:25
Boa tarde pessoal. Sou um novo usuário do seleto grupo dos proprietários de Viaturas Diesel. Recentemente, 2 meses atrás, comprei uma Frontier XE Attack 2006 com 80.000 KM originais, o veículo era do meu Tio que comprou o novo Bólido da Nissan (Nova Frontier). Pergunta de vestibular: Qual a melhor marca de óleo lubrificante para o motor? Porque usar essa marca?
Aproveitando algumas medidas da Viatura:
130Km/h a 3000rpm.
10km/l - cidade.
12km/l - estrada a 110km/h máximo (Anhaguera, Don Pedro e Carvalho Pinto - SP).

Eu uso Lubrax Top Turbo ou Ursa TDX, porque? porque é mutcho bom:violao:

abs

Trotta.79
03/01/2012, 15:53
Eu uso Lubrax Top Turbo ou Ursa TDX, porque? porque é mutcho bom:violao:

abs

Concordo 100%!

gas21
03/01/2012, 17:59
Obrigado ZYKAO e TROTTA.79...!!! Vou arrematar o balde de 20l...!!!

MaurícioBsb
03/01/2012, 21:36
Boa tarde pessoal. Sou um novo usuário do seleto grupo dos proprietários de Viaturas Diesel. Recentemente, 2 meses atrás, comprei uma Frontier XE Attack 2006 com 80.000 KM originais, o veículo era do meu Tio que comprou o novo Bólido da Nissan (Nova Frontier). Pergunta de vestibular: Qual a melhor marca de óleo lubrificante para o motor? Porque usar essa marca?
Aproveitando algumas medidas da Viatura:
130Km/h a 3000rpm.
10km/l - cidade.
12km/l - estrada a 110km/h máximo (Anhaguera, Don Pedro e Carvalho Pinto - SP).

Coloque na lista também o MOBIL Delvac MX, bom e barato!

gas21
04/01/2012, 10:52
Obrigado MaurícioBSB. Aproveitando o cotovelo, aonde encontro esse óleo aqui na Capital do Cerrado (BSB)?

Albieri,R.J.
04/01/2012, 11:54
All,

pergunta basica porque preciso comprar ate sexta. Pode ir sem medo numa frontier 04 a 06? para uso diaria, sitio e tal, nada de trilhas...

algum pros e contras? o motor eu conheço. e o resto? suspa, conforto, peças em geral...?

MaurícioBsb
04/01/2012, 13:57
Obrigado MaurícioBSB. Aproveitando o cotovelo, aonde encontro esse óleo aqui na Capital do Cerrado (BSB)?

Amigo, eu compro a granel, parece uma bomba de combustivél mais para óleo, compro na TOYOBENZ, no SOF SUL última rua na beira do parque ecológico do guará, Quadra 19 conjunto B, procure pelo Divino, o cara e gente boa, vou te mandar o telefone por MP

MaurícioBsb
04/01/2012, 14:00
All,

pergunta basica porque preciso comprar ate sexta. Pode ir sem medo numa frontier 04 a 06? para uso diaria, sitio e tal, nada de trilhas...

algum pros e contras? o motor eu conheço. e o resto? suspa, conforto, peças em geral...?

Pode ir sem medo, pelo ano você pode escolher com bomba mecânica ou eletrônica, vai do seu gosto, os únicos problemas mais sérios que as Frontier's tem são, o "Rolamento central do cardã" e o "Volante bimassa do motor" fique atento a ruidos estranhos e teste a viatura em várias velocidades, a minha é 2003 rodei 3.000km numa viagem ao Nordeste e só alegria!

Albieri,R.J.
04/01/2012, 14:51
Pergunta de quem entende tudo de nissan!

motor injetado da frontier é a partir de qual ano? ou nao tem essa? prefeencias?

Imperador!
04/01/2012, 15:01
Pergunta de quem entende tudo de nissan!

motor injetado da frontier é a partir de qual ano? ou nao tem essa? prefeencias?

Motor eletrônico na Frontier é a partir de 2005.
Eu particularmente prefiro o motor dela mecânico (até o modelo 2004), pois é mais econômica. Só que nesse caso tem o problema de que o carro é mais rodado e, portanto, mais difícil de garimpar um em boas condições.

ZYKAO
04/01/2012, 15:12
Motor eletrônico na Frontier é a partir de 2005.
Eu particularmente prefiro o motor dela mecânico (até o modelo 2004), pois é mais econômica. Só que nesse caso tem o problema de que o carro é mais rodado e, portanto, mais difícil de garimpar um em boas condições.


Acho que a eletronica saiu apartir do modelo 2006, pode ser 05/05 (mecanica) ou 05/06 eletronica.

Imperador!
04/01/2012, 15:16
Acho que a eletronica saiu apartir do modelo 2006, pode ser 05/05 (mecanica) ou 05/06 eletronica.
É isso mesmo :concordo:

JOEL_DARLAN
05/01/2012, 12:32
Pessoal, alguem sabe onde congiso os grampos que prendem as molas da frontier, estou garimpando mais não achei em nenhum site... são aqueles grampos que deixam as molas paralelas.. tem 1 em cada conjunto de molas

DieselPower
05/01/2012, 13:52
Acho que a eletronica saiu apartir do modelo 2006, pode ser 05/05 (mecanica) ou 05/06 eletronica.


X2!
Possuí uma Se Serrana 2005 Mecânica.

DieselPower
05/01/2012, 13:57
Obrigado MaurícioBSB. Aproveitando o cotovelo, aonde encontro esse óleo aqui na Capital do Cerrado (BSB)?

Eu utilizo APENAS o Lubrax Top Turbo.
Este é fácil de ser encontrado, pois é vendido em qualquer posto BR.
Pago R$ 11,00 o litro, ou R$ 180,00 o galão de 20L.

gas21
05/01/2012, 14:30
Também concordo DIESELPOWER, você é o quinto que tem essa opinião... Estou estudando as especificações e os gráficos individuais dos três lubrificantes (Ursa, Top e Mobil), assim que obter os resultados vou postar aqui.

Imperador!
05/01/2012, 14:36
Também concordo DIESELPOWER, você é o quinto que tem essa opinião... Estou estudando as especificações e os gráficos individuais dos três lubrificantes (Ursa, Top e Mobil), assim que obter os resultados vou postar aqui.

Tenho interesse nisso.
Eu sou um dos defensores do Mobil Delvac MX

gas21
06/01/2012, 16:11
Conforme prometido segue:
Bom a briga ficou entre o Mobil e o Ursa.
Mobil Delvac MX Lubrax Top Turbo Ursa Premium TDX
Grau SAE 15W40 15W40 15W40
Viscosidade 40º 105 107,2 125 Quanto maior melhor 100º 14,2 14,8 15,5 Quanto menor melhor Ponto de Fulgor 215 230 232 Quanto menor melhor Ponto de Fluidez -33 -27 -33 Quanto menor melhor Índice de Viscosidade 138 142 130 Quanto maior melhor Cinzas Sulfatadas 1,1 1,17 1,44 Quanto menor melhor Índice de Basicidade Total 10 11 12,2 Quanto menor melhor





Viscosidade A viscosidade é a propriedade dos fluidos correspondente ao transporte microscópico de quantidade de movimento por difusão molecular. Ou seja, quanto maior a viscosidade, menor será a velocidade em que o fluido se movimenta. Ponto de Fulgor O ponto de fulgor é a temperatura em que o óleo desprende vapores que, em contato com o oxigênio presente no ar, podem entrar em combustão momentânea, na presença de uma fonte de calor. O ponto de fulgor não tem relação direta no desempenho do combustível, mas um valor mínimo é estabelecido para garantir segurança no armazenamento e manuseio do produto. Ponto de Fluidez Ponto de fluidez é a menor temperatura em que o combustível ainda escoa. Este ponto é uma medida importante para a determinação das características de armazenagem e de transporte do combustível na instalação. Não há uma relação direta entre o ponto de fluidez e a viscosidade do óleo combustível. Índice de Viscosidade Modificações de viscosidade, devido às temperaturas, são muito diferentes, dependendo dos vários tipos de óleos. O índice de viscosidade (IV) é um meio convencional de se exprimir esse grau de variação e pode ser calculado por meio de uma fórmula. Quanto maior for o IV de um óleo, menor será sua variação de viscosidade entre duas temperaturas. Cinzas Sulfatadas É o resíduo mineral que permanece da combustão completa do óleo combustível. Os componentes da cinza (compostos de metal) podem causar a formação de depósitos em superfícies de troca térmica. Quando em proporções elevadas, a cinza pode fundir-se e causar a corrosão de alta temperatura nos metais e reagir com os materiais cerâmicos (isolamentos térmicos e forros internos). Índice de Basicidade Total É a medida da reserva de alcalinidade (base) adicionada a um óleo lubrificante para proteger o motor dos efeitos corrosivos dos ácidos formados durante a combustão de combustível contendo enxofre.

gas21
06/01/2012, 16:12
Não saiu conforme havia postado...!!!

gas21
06/01/2012, 16:13
http://www.4x4brasil.com.br/forum/image/png;base64,iVBORw0KGgoAAAANSUhEUgAAAf4AAAMeCAIAAAB z1vHZAAAgAElEQVR4nOydQZasqhJFc1o1IadTs3Ect/cb2X7j8DeK1ABOBAFiinr2umu9V6ZAEMARUcLXsizLsrxer9fr tRDSg2H7Eg2rZVjDbsO///13SrlRu/ICQLowbC+6r2Hz9PP7zg++pnlfvsN67DYMIf3hEC8AZB/D9p87GzZPr9frI/Xv3x/x17mGEZOBpD/8wAsAaWXYnnN7w4Lk9xD9P4b12G0YTvrDz7wAkHqG7TN3N+xv5 v96vV4vsP7TwrAeuw2DSn84iRcAUsOwveW+hv1N94XeR+s/JxpGCgwt/eFUXgCIj2H7yX0Nm3/RLH+e+Jh3dC4g/SEBLwCkxLA95O6GiQWfTsv9w3rsNlxG+kMyXgCIzrB949aGzVM k9+/fH77hcwEuJv0hMS8ABDFsr+hnmJxfd5he7zfs/fuTPtkFh6oZtilvwyWlP2TBCwCJufsGpVhTx1DY9+9P5h10rBI O7aO5sPSHjHgBIB/uvkEpuTINobCU/otyeekP2fECQO6/QWnQWf8LQOkfnZtIf8iUF4Bn84ANSsOt9R/EsIbdhltJf8iaF4CnsrvdH7dBiYY9lhtKfyiAF4Dnsf8x7+gbl KLllSFm/R3W9REcvEdzW+kPxfAC8CSGbet7r/VT+q/IzaU/FMYLwDO4+0PLQd/wGdhjROUR0h+K/PD9osl36CZkveexvXpdJPYd9htw1v9cHiT9W9m8ANyUbs0a3qP p9H7PfsOUqfUIk2tK/0V5ovQHC3gBuB29G/SjuANMrg+Chj2W50r/H7wA3ImjpH+Ap6nLsvRZ4okZtvMPa9hteLr0/8ELwD3oveAz2m7e/to/bLcf1rDbQOnf4AXg6tz9MW8UFn+Qtf6DGNaw20DpT+EF4LrwVc VaOr569BCP3QZKP4YXgCsybJPdfdYPg13vYtimvA2UfgteAK7F sI11iGE99LbfQ4jO2j9sU94GSn8ZXgCuwrDNdIxhQ+zmDaQ3JM 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 oZ1m+3N4wfaLwclP5B4QWggR7vq3SeVvcxbENO/Ad4w2dlvKhHxIbSPzS8AFQxrK86GTbsGz78QOP1oPRfAF4AnHT zktzG2yN6zt3f8OFa//Wg9F8GXgCK9Jtc/4XsnH7fy0gKO+ysnx9ovB6U/ovBC4BB3znseNK/jLrWz92814PSf0l4AYD0nVwH6Z+n/QEdhm0sGvZYKP0XhheAhLtPrvtz96cjRIXSf3l4AVgZ1g/7DRv7Uy3DPh0hKpT+m8ALwHLMynUXwb279I/8dIRgKP234uEXgB51n6dI7kNU4p10kf70SepAT1Mf9HTkNlD6b 8hjLwBdFDZVrTHeoRx71r885+nIbaD035Z1IJ5tyPc4RmGHWL4 YXvo7M6xht4HSf3+ecwG4sfQfRL+nIwzkcDEo/U/hCReAuy+p96eXYd21f1iP3QZK/7O49wVg2Krd3TDu5r0elP4nctcLwLCVomG1DGvYbaD0P5f7XQC GrU7HyfX6ttE8DTK5XhfJekbvHLYpbwOl/+nc6QIwbEU6GtZXaDsYti7z93gLdmXYprwNlH6yLHe5AAxbhX6 Gbc+hB5F++f5Tx7D9wzblbaD0k42rXwD2Gj/6BxpHXPCh9F8USj9Jue4FYFizuxk23idwn/Y67G2g9BPMFS8AwxrcybA1QObnPwNEmDiIYQ27DZR+YnGtC0CP BZ9pHvct9c+CyjxN88JtxmQPlH5S5ioXgGGN7Dvr32IkU/pJK5R+4mX8C0A386IF7IHiUH5epJTfxNrFsA06rGG3gdJP6hj5 AtBvci1ElUvqHsZ7/kxsKP2khTEvAJ2X1APjrKsMGyDzQc+fbwOln7Qz2gWglzGR2Pf Q294LPt3g8+fHQuknexnnAtDjDR/IIEI27KtHD3r+fBso/aQPI1wATjdA4/aGPef5822g9JOerNPRs0rvlNOoX5od9dWj7gxr2G2g9JNDOOUC cPc3fEY2bI3eyVn/NaD0kwP58gXg/m/4DG5YWPfp8DSa0n80lH5yOF+7ANx9cj3sq0dB+j9XgHGuSUSF0 k++xBcuALdd6x/91aOPgeuqzyjXJKJC6Sdf5dALwLB6QcNqGdaw20DpJydw0AVgW L3otq4y6Kx/2G3GRIXST06j+wVgf25X+vBIj29i9TJs1G3GRIXST06m4wWgm/R3nsIeJGTjPE0d9naEqFD6yRB0uQB004sgZYN/afbO71AOa9htoPSTgdh5AeitF5/ln1HeV+kdGXlghR3WsNtA6SfD0XwBOEr6h3mvvzu7DcuXevrcL A3rsdtA6SeD0nAB6L3g023N/+5r/RHhC8f7oPQfDaWfDE3VBYCPeWt5mGFkg9JPLoDzAtBN+q/xvsqwCnvn58+3gdJPLkPxAjCsXhyypD7qNYkLPpeA0k8uhnEBG FYv7msYH/NeFUo/uSTwAjCsXtCwWoY17DZQ+smFSS4Aw+oFDatlWMNuA6WfXJ71Aj CsXtCwWoY17DacJv2EEGLw73//8d/9/vGSTvrzGnWqSMNqGdaw2/CPCz7kNgyrFzSslmENuw2UfnIfhtULGlbLsIbdhvOlX+6f7BUk d33ZOMpwnuID8pXkbuF5yYkMqxc0rJZhDbsNJ0t/rMbv358eEjxPa57ztG0rnKfXNMkd5v2/KkfOpaQX798f2d/Etf/n9530v3kSe2XjDapxNtvcRe9NNKy3YWQvp0q/tuP7/fsz/X46C5ybS9XOFFxIf3x0mu2E5OKYejFPr5/fOdaqpJ+InhOL1RxPGX5+fz9Jtz6Mux0NO8Aw0oFTpV/T3vfvD+wT2xyjoOB/l4t0tWea47PTKQy5OmW9eJtCtvWOMPtQu9snqczPuGmlYf0NI/sYRPrjxfmkR4B5v2vyPk8oAfo/cg+qhUy9nZynn9/35w+R6BMs82iFpWGU/oMZasHn0xOS3rGe4571ZzkmQabW+01K/62oFLKVbeUh/B66xt9/tjSyAx6psDSM0n84Qz7mVXqHWAeK+lbytEhGMY865PZ7tvZDbk GrkImu8P79+fmdP11onl7TPMtV6mQKcbDC0jByFOe/3BlNyPOJQfQ+wLQtNa7Jpt/sgxUiS6TxH+2PSuZF4AY0Cln0bGmeXj8/ctL6g95FmHs/tKRhtYaRfZwv/YT0wtSL9EovZ6RSqaI70fym8nNSPgkx3hWgYV0NIx2g9JP7MKx e0LBahjXsNlD6yX0YVi9oWC3DGnYbKP3kPgyrFzSslmENuw2nS T8hhJATYbx+siy3mGcNWwUaVsuwhpGdsF2H4waDbdgq0LBahjW M7ITtOhw3GGzDVoGG1TKsYWQnbNfhuMFgG7YKNKyWYQ0jO2G7D kf/wVaI0r4e6LaTurUKSVT63NS9QV5rDCsYk8RGSMzx7JZqNSwqZ3 m9lte0Hfj9WV6v5fVaPnE8w5/JaW5iw0SlLxJk19qp3BWx2/oakWko/cPRXfoLUdpBlMe9NFUhi0oPIg3kwYoPMsxjzErmuffvlHq7l2F RKctrWn5/Nk2fp+Wv3Om1vH6W9985P8sOlwnDoqgRWkD3ejr2uzOh9JO9dJ b+YpR2If29Omx7FeIogVl8sa9Jv8cYcFqGd9LZ7jEp/aLY5fVa5q7Sn1ZlrTYM36t82enn93cN+pXcO62fG4gPRLXakk/z50whuOAeLGqcPPO3/BqVsyB885NI/29+K+0t/UtQ+oejq/R7orTnXXsvB0r/vvWGI6TfE6y8s2ESKP3TZ3lHLvj8/DZkvxqW38CAry5BZ0Qx3mHM3ygCHfr/9Yi8sKzXDqPERJGzzPHNi12QrCOsBqymv/QvQekfjo7S3xylfSeHSf9K4xLuAdJvKH+Fg3tK/zrlLx6sMaxa+r1fdlJXSjLPbvd8OA2a90fam2eOm8gsCATANqq BnFQo/UtQ+oejn/T7orRbt9iNHC/9jeup3aXfGLxVV6du0v83zc/L1Y77DUvrIx7A5EonLxRYfXtLPy7xGOlH7UrpJ3vpuuDzoTJK+ 066SL9lauudcrP0K8ZoPqy2r5P0z9u7PQm7Z/1yGST+I1r0eGX6KHxRkn7pT7CS41Vk6X284LNm3iD9SqMXpL+i 9C/xWrKqrIYdoQ1Knv453DWenu/hWOmvf++wgaYqgC/2JKbKu5i2TuA2rGxMOAQnwlFql59bPBa9uPlaft/bm53r+53ySIenI3HF8pUW8b0m8S7s+mUnvDQUzkwfD6MleHPBB 5UYq2ueeYv0J7fT2QWwvAJml/4lPp9l3yxwv4/WE0r/xiHS/12GrcKxhu0YyZf02KlPKclO/to1uYfNr2Pycp9fY9W3smAqcBGeJvOdMHgmfsXqBgyrAn6GrcK hhu158/SZHiMnsn2WPb8n056QhN/Sb8NlC3b2i14iybZEiE+FZ+JXrG7ADQbbsFWgYbUMaxjZSfr4X hHUv1l3tCqULnKCR/NpqkW9nJhvaMEzlVesbsCLEPIkzo3X/6f9kcpmc+k/uUVvJVlvZW2plqL0wze0tDPvM9GPeF1/njVsFWhYLcMaRnaytes8RQvpi6Ku2xup2oIPek4M3uQSpxXeCY NnHvlu4rncYLANWwUaVsuwhpGdiHbd9iwHVh1G7zKJhRnlrSyY Kn1VOiSYzXfC8Jm4gOtzg8E2bBVoWC3DGkZ2wnYdjhsMtmGrQM NqGdYwshO263B0GmzvUuz7/Mh6YO8tVFMVUoO1Y8uOXWlfM6zWsibD4mD9Rmj+HVH7Y8Nu+j5 1V9TAFINB6R+OHtI/l8PN50f6PUGvr0JmcDgqvjSwUh8N/2uGgQdZBxmWB+s34jPvCN0sDIt2cPXbznW3FzYo/aSRbrfYZvQxEINMSP/ODttYhUQE5uhLA4jqR/3HGhZJ/1cM+6b0p86Gb+DN5t7MQ+P1w3uSvMT0zO2O92GB+yn9w3Ga9C9 5126kh8K+ky8NlM4fwrDmJbNO0q+E5t8RtX81LL+RQUEp7W2c8 5Hx+uGWJFgiKgXfxTSUmG6H2lH6sVD6h+M86e/GfoWVI0WxrcXqow37kwox4g82zP5EV059/M526Qfz/lLkTmt70FKIqob3eKISYSm4N905cD+lfzhOk37rXruO3Qpb3qv dtq3jUMP2XE17Sr8Rmr8+av9LXfBZ/0YCB/dmHi39ULsPlX7UxpR+0sgR0u96zNuPHusqH8Dkuv32+FDDpNzV +vSQWf+f0M/opxbDttWP+I/kwqjvzSxKf2FnaEMYfe05RFZKg/QrjVyQ/orSj4XSPxw9pF/ebKfP3eQ4S470or4KwOD1FzGQfn7fyblHK2yNYTvefaw2zA7W/1Hi8HR3R9T+2LDY9fnazqnx+uNbsnw5Hi5GofviXSUWpd9f+rF Q+oej26z/PA6pQo/h8STD3stPy2e5EizDzng4SXpxeZW5H5R+yJ5o+CuPMqwLwxpGd sJ2HY4bDLZhq0DDahnWMLKTFyGEkBM5N14/Id14jTpVpGG1DGsY2QnblfRnWL2gYbUMaxjZCduV9GdYvaBhtQ xrGNnJX7uK13W/FGnOGdNOvjdrvUdxt+h/F2dYvaBhtQxrGNnJKv1b3LxK8W9TXb/0uzKn9A9Fo16sO4+2ruEOSX+kYZ7dcGIHU8vk6TjDdm7ciw1r3 7P2HNTAFIORSD+OVrLtQtsVc1Xu+pvgjji0ZT+P3oc3BMrN0ek 9zBhRUp9Di5DNU9hoOr3CHtSqkPTHGZZ/HgAd2RkV4zjDmr9tkBkW7eDqt53rbtO2i0r/2kFg9NT9MVezWB9K4NNlO5LIeEn6ZaiM8OMoUVKfw65VgiTOzO nSLy1L+syn2+0Pg3qQYdY5tYalGcjAyDBSTb5Uy3j9VaUfS7rW D4Jt4KBz9YH3or8LgU8/1M/6c+kfJlTec9glZFO8mOMMSf8Fw+KenozcM6VfNwye02ZYddBmU PT+uaO8sOT3W/kkEpbonws2lJi2xo7SjyVd8FkWcOBY6a97fFuS/u1aYlpF6T+SdiHLQ0vWhqQ/yDDYYz4j9lTptwyzzqk0rFr6wbx/n4DYwdTwJBKVWCEI94/Xn1+rUWTRYsvhVB/EkXjBx6g0XALKV422o2/wcUFkFaX/SBqFDEaTrw1Jf4Rhejf9GwYnSr9tmH1OnWFpLnIdOJMFOfzBLf lyiPRD7T5U+pFbry79YBHImHFvlzyQamO9TP78zptEo+eyIkWW z4wjxIp7SmR4cojSfyRNQjbH7/Z8OH/Wn92Nz5OY2a437F9/zOsxbPdSgjBsW/2I/0CzseS9C6f023NHW4ix57XnEM65IOP1XwfhbKr7abQImYwp/3cN8ISk/4JhcjLxSr8YEEmhNuU50TBwzh7D4uzytR3G6y9L/ygz0btJP3gniHydpjnsN6BhtViG8TW5KzNohyOX5pJCdio0jHw Ztivpz7B6QcNqGdYwspMXIYSQE2G8fnITXqNOFWlYLcMaRnbCd iX9GVYvaFgtwxpGdsJ2Jf0ZVi9oWC3DGkZ2cr14/cVXYJVNNc4SSQeG1QsaVsuwhpGdXC9ef+vuB0r/9+ijF3n4fhDQ/wTDkt1bSSiX723pyjncYyhSJYlRA1MMxuXi9Zc3y0VpfCWyR/elg5Ct4ft/f0Kg5vzIKYZZEfA7RElr53CPRTu4+m3nutuu+4tK/9qdUWTRBcYgrYq5mkdek96BwdrSpaga6a8scU+YKyLouUowZR/kyo+46bp8kXWXHSJ2AY+l1ZWBkWGkmvxGiPH6q0o/lsvF66+R/roS7zb7OJEeQvZefv7C9azT1fzIKYatBqb9Zc8cb3yPVQdt3ux ivP620o/lcvH6e0h/IdQq2UtPhf1brZ7NI27aDHvnEzfQX3bd3Y/vsWrpB/P+fQJiB1PDUzpUIiylLWgzmkRePWgziixabDmc6oM4Ei+/GJW2pR9Fi02P+kqk8HelUcimT1RO2W/y0PytwfrbDcvI+9DOHnQBj6V1nhmvn/H6vxqvX3mKi2L3u0tkuM++dFDY358gZ+uMNT9yimH45nzvY6Ir eGxb/Yj/QDOweILGeP1NpR8LX9ol/em6cr1OV/MjZxg2owj4u18QuIjHZsbrL5VYXpF2l34slH7Sn17rKt2hYbVY hp3xcJL0YtAORy7NJYXsVGgY+TJsV9KfYfWChtUyrGFkJy9CCC Encm68/t0Pqgj58Bp1qkjDahnWMLKTv3YFL1IR0sywekHDahnWMLITtiv pz7B6QcNqGdYwspNtl7Z7uWd7QbXHIpFr+3tSEAwy1wslT/82/V0b+u/BsHpBw2oZ1jCyk13S3wNfbpEen7I8RemvoFUv3knwwjmOjL/YO34ONGxeXlnwy3mKDu6LjH+cx8TWqv2GoUiVY/O1Z5hqPIpRyaVfCXM6g8D3MGTCtj3b6CQoNzNJEu4OGCA2Gub7 CVOTov3oWSoUKGKasu2GeMx5a3RnmoRsnv7CbYgulUbGh+GZjj bs/bu8puX3J5b+eXn9LNPn4BoZf2oMk3mgx1zBsjyGRTu4+m3nukn 8rFtIvxlotBgo7ZPJ+ieMcZjnZicRaeJ91ChI5+e31KQsVAhqo 9gVoNbo1JYa3Zj2VQLop/UgjIz7HcMS6f/9WaY5ux58bgW+c036w/RYMjlrcNlmWHrtWPPTItXkM6RD4/XjOVlU6zzz9+PC9K9A6bejzYFJd9qrlHCmWQbiDzvJguU6uWKp TZ4WKiuWzsiVywkMwfFJ2laj+9JLyOYp9dw7H1HfMSxS+XmLj9 bpoygHeayj9Of3WUgd7MkUnFYq4dvAbcoWMm4G0fNhiXgmt/0/vnmxC8IK5J89l0r/EodJv1EjTSgLTvjzV5Q4S/SnDCgMKpb+NNVSlH7Z1eC8p6JGt6WXkG0HxS3fa5rF2PqWYVLl f3+Wn9/04NI+5d9lmOmxM6UfzMLhmepKSXYZKQVTQ/N+bWFgfmqY/hWf9Itmdy/46HXCuZXXIucpWkhfFNdtbtVMQjMF0BOhnfGEQnzbt6VGd6Wzk H1ap+fyRS2byotwmH///i4DO2Li7zLsax5Lu/P6d0ExFPXtLf24xGOkH/nxptIvLnUy8H1yq5ZeBPWlDpibnWQtQ/4gbzvypKlJ299yXT5NlYwWWOtPkkl2kZYa3ZQ+QjZPoiXDHPaV HPqaYfnaTnRwbn63Z69hpsfiZYqdT0e2ZZD4j3iyZMyQitJfmJ 95FVmuo+AFnzXzBulXPFmSUH/pX4Iv7ZL+NAmZvF2XT2KS63J6R3+4YX/T+RcKfL9K//pmZ+v7nYd5bDvUJjKxYVGJo8Xr1+ZkW0Z55i3Sj6d0xdmzu/QvQekn/Wmfwx4MDavFMuzUp5RkJ4N2OHJpLilkp0LDyJdhu5L+DKsXNKy WYQ0jO3kRQgg5kXPj9RPSjdeoU0UaVsuwhpGdsF1Jf4bVCxpWy 7CGkZ2wXUl/htULGlbLsIaRnUT7NV6vl9xzfeh7W87XjdFruV32RqFgI6QTw+ oFDatlWMPITrIPNL63vagHIi4s2w5ERLLVzzStaoMEpf9A9ukF Co5f/slFk2FvPbZi9FMS3KVq5tTbMPSjebrPsL1b6p6AGphiMF7Lgmf 4UQWyCP5ZF0CRk6KjWeSntER1p19awDSj4oRF+ITYoFL8fdVy4 qBd+nFw/NJPBxo2pzHxXT9Vb9Psatjfzz+/v5P8MT9SaVi0g6vfdq67hTm8kvRrsf9EBfIYpJ9fjJRmxec0XH JB+tX8oggidlylGUXVr7acFNm7SmDo+7elf1kWU51Kg+ccw/468DxFc5nkSK1h6WCHo2U2Z1SHxuuH9yTKh6fyUt6PC9zvlH4U kiJJh2O0vuzazNNL3DfUSD8ormRPmj6PrVFhOTF4uPQ3zBy6Gv ZZtI1C0SRHqg3Lw6mhoJSo6tHc67h4/VCaYImoFHwX01BicdLsL/1YPgs+Rns5RFmLmLr+ZiybfE6vkX5cXBK7LzsBSv8Oy4nGs6W/5Z6xo2FSZNbF0ORIg2HV0o9nVGbkzthzmR8bwuijEmEpDXHccI kl5awo/VheHwNEi6XxRFEFEluViKkrSSvKZ8l5jnI1RpV+UFx8ND8hfph tRpdVLSceniz9baO4n2G5IP1iiao1LJ2Fz8PF68fPY46UfnuB+ QrSLzsMvG1JKyD7V7pG94mYGvXBtLehx6jbM9hf7ZMA8v4qKW4 7mFySS1H1Ky0nZXpK/1/M5Bn99DXDKqQfPv46w7AFzfH3rPVHE0T5B5q04RlVSfql9/K7DFuIsee15xBZKQ3Sr7R1ab3EX/qx8KVd0p926c+D479/l9fP8kY/fcMwuWyxTtu2deR0htCo/H0N207pKv1poaPF60dTtuJiFMhxX4mOp6Te0o+F0k/6s3fWv/Fefhq/dgvpYNgxo/SShp3xcJL0gtJP+tNP+juz37D6ebOLGxtGxoTtSvozrF7QsFqG NYzs5EUIIeREzo3X3/p8ipCM16hTRRpWy7CGkZ1k4dsI2c2wekHDahnWMLITtivpz7B6 QcNqGdYwspNtl7Z7uWd7QbXHIpFzt+yuXVaGncpP/j28njOzDZY7vHbGG8DVDKsXNKyWYQ0jO9kl/T3wS7/YJ3G4+PWV/oDDyeVTniH9WVz+35+wk2tf19tt2LtPFPw+hqVFr1uF4K7Wtll HbJiYxIzfC09CDUwxGLn0K2FOtw170wT2rcnNe0lgB9RJUG5mE uhPECAqPlq2M1JSYBUuot7+1Izk/DQc1DRrRd9f+vO4/PMUbejdMZj2Sf+chcjPj3zNsKzo9++0hVOIFcf4qcKwaAdXv+1 cl+jRFVxZ+s1Aozi2WtqlcDhT8Wuem52ktOCzprCjkGZdH95Ny DqiUxvsz4/OKD5tOSLUJQbK7sl1HKtn+/9558S/g2Gwb54z6zdillUucHoMS5PCITebcybG668q/Vig9NvR5kAATWM+C1oR5mYn0WI8gQ4256H2VTsTPUd1BEW02J/WAQfwy68O2fB5ovRPr+Xnd1mWENeB0m8XXRFsrsKw/IYBqYM984LTSmVog6vUFjJuZrz+3Rwm/UZFNOm06o5kU3ZGfPEp2VmUflhEi/1aHfRclNpR+in9ZtFdhZ/x+qtLrNJSu/Rj8Um/aHb3go9eFZybfSuKpgaJTmapQecyFnygVbCIFvvTOkTnbxlijZ e1e6j0ywWfHdW/vfT3XOtJDEvTr38XFEOZXh0g/Xjt60jpL6zO3kD6xRUuiXQv9Ti99umLHzA3M0n0m1xW+5xuhdo 37JQ/aXVMimiyPzUjNiVbPExmFXHRj5P+UR7zLssysvQbqwbtCwrCsG 31I/4jnj4Zc6ai9OP50Arj9feEL+2S/uxSWBiXf9oVpr+PYdESxjqFM6/2BxqWFR0d+FOXj8qAn9oMizPK13YYr98xjXaXfiyUftKfDpPrY 3iWYUffjpzxcJL0YtCRQC7NsxS2B0cY1iWC/1ChEWwAACAASURBVLAeIzthu5L+DKsXNKyWYQ0jO3kRQgg5kXP j9ZNR+Pe//842YS/DVoGG1TKsYbfhLA9T+ofjBoNt2CrQsFqGNew2UPpJ4AaDbdgq0 LBahjXsNlD6SeAGg23YKtCwWoY17DZQ+kngBoNt2CrQsFqGNew 2UPpJ4AaDbdgq0LBahjXsNlD6SeAGg23YKtCwWoY17DZQ+kngB oNt2CrQsFqGNew2UPpJ4AaDbdgq0LBahjXsNlD6SeAGg23YKtC wWoY17DZQ+kngBoNt2CrQsFqGNew2UPpJ4AaDbdgq0LBahjXsN lD6SeAGg23YKtCwWoY17DZQ+kngBoNt2CrQsFqGNew2UPpJ4Aa Dbdgq0LBahjXsNpwm/d+PE81//Md//Md/5/7jrH84/nGeRchjOGu8U/qHg9JPyHOg9JMApZ+Q50DpJ4H2rjBPr9fP73u3Bb3yMUuY5gPz J+QqUPpJIO0KfiE+Tvrfvz+vklh7zlnzH0n458nvNb/pbZXc4Zp5er1efy3w/v2xa6RUebCGOZCBakrpJ4GkK8zTa5rO7qh9pf/CjCv9MmVR+ruXfjUaatrq1BKUfhKIu8JfH8176vv3Z5uah2n6J r5hBvj6aPH79+f1eq0Jtp+zA2HSGBKu6X7ynD9p83PWQ+gmZPs t/1FkDlLO08/v/Em9FT79bq4QmX/8VU4VjWlo3mrXdhFWTAVn2lV2pVrbXpQa9YekvUWNZM/Z/j+q8u7S0xRpJxClrm7XG241LCsONaXe6L9TctDfOnnyrIyGbox culD6yUrUFT6j1dT+zwLNR7Lfvz9Rf5yn1yrcf9eRVfPWS4Y8f 5X+KOPYAOOceXoJfYwHhntuCn6UuX1WLCLT5TLG+v/FVJpQroe3bPGNzZYenlmsspYqq4s5VVWKKUp/n9KX9+9P9DPKQbo9bbjMdlAcaspio7e0Dkwu266hG0M7l4XST1 ZkV9i6mKL9UnzjI6+XIlhxv36Fmwo5Q5GHxaQsnf4o50RnJNKf/JbrqDXvj1wQ/tDGo3LRBKmS0Z2bhzLApsIzPVXOU6l1QbPMLJsK6e9Ueqp/MAd5UvL/wEV5ccjWcqNbHUEvOneasLihG2M7l4XST1ZEV5A9KO9gQWuRQC 9r94zWgdZMwUVhO9+Q/uQSUDgnx14vlTNHPOs/XvrhpBxLRmaqdmbxkatXfDc32VeQY6TfKn2v9KsuksUdI/2gaIf013ZjSj8psnWFqLukd9SLmHwkSv7+nVYx/vl9C3mep2neVoq08yMRjxZzNlmfp5dyzvoTYrbepknmVcaCz+q MdNFapl/1wk6FVz9iL8vLY5rDZio8066yJxVoeXATqEh/ckuTSX+n0q0FH+h2reEQ8rYjM1tr9Ey7K1qnJP0t3Vh1KaWfBN aukAwwXfvThRpxQxoSfG4ftm4Y/Z6cny/vTNMkJf/1+nuqq5wT3a0gjXD8OE0TmvVPybO7ZP61FRzdC9ipor+QeeISO//+pAelqfBMu8pqqqwudjbq8vOaz/Qrjc+XW/aUvuSdKm8LY6af5Y6KQ00JC9LvdXytYyZPhwxwB+7GwM5lofST Fe7mVQBzzcNSkQG5Z1NS+kmA0q9A6X8492xKSj8JUPoJeQ6Ufh Kg9BPyHCj9JEDpJ+Q5UPpJgNJPyHOg9JMApZ+Q50DpJwFKfxeK u2gJGQFKPwk8QfpLO1x7lOAooJ8Zw713qFTNb2dzjU5wxfHd6U Ao/SQgusI4M9dxLBmTEaTf00b3lP4D+F6Hp/STwKcriK3if7FytvjmeWDA5W+em8coF6d+Nqk7g55vJU5TRbDy 3JgQNkieDAMJZNVEVoEaZXErQCpca9UMpei8ltt+/RcIDFAITBPSrvEVYPwAZ1un5iqxHI753sAuVxS6St4Qc1RAiB+ 1RWFy54aSYGc6OkPDsAonUfpJAM/6UTyz+JQ4uBWKF7gkp203ynMhunoauwpHi0lKERoD4mfl4cOya iKr8hoZgcOiCua11s3AmeR1zCOjeZzjSYvmznZbZ7GIYH0P+N7 AflcYXcXsA59c48raueUmFZ3p7AwNw2pZKP1kRZV+HKdMxmTT5 oxJyijy1TSnOjODyMbJRSgCx/IChkeRsNZpfTQOtEtMHL4xmVdFOaipslobZuBM0iqCLF3O0cxR pN/b1kqD4bJQts012uMKu6uYrYmaz8wNm1RypqczNA6rZaH0k5Wy9 MspKh7iSf98twQ9N6S/vAp6nPSnNRpO+j1LxH7pr2jrGumH2TbXaI8rWqT/73/gFL0k/cAkSj8ZA5f0g3WgwnKBnDVnqxxzIbq6ev+r4ZV+sOCz5Y2symt krNVEFcxr7VvwQUXn+Xij81tpY3OyVii1tdJgsCyYbXON9rii0 FWUhpin188PGhzu3KQBBWc6OkPjsFqWc6U/8cdqpLPpqlDyVC6lOAPnmVdFdoX3GiI87jHbnesWEBz04OgGN/w4T86g57DEdVwU7uPd0i9LzqqZWwVLjnKAdVFqrZqBM0lZjamK zp+l/QWLMHFsfU9bJ22U3iVmdqJs22u0wxWFrqI0hJDaCumHJpWd6eg MjcNqOXnWH+mxel07Ekr/xsFd4f4ORIxc65FtI07aG/HcBZ85fhJtTs1e+awhnQnKa2ieKrqhX+cd2eW1zztnF4TSfwAj 13pk24iTq0q/0P743gg9Kfr8pq2Nrv+PvBHfhWUrm/hUeKbM3ftE6RI8YTcvIeSPsx/zIrmOZfrV9EZdOiMvvHiwoHm/+opCxG0mTpR+Qp7D2dIftD9S2WwuXftGXZpqKUp/33fOrgmln5DncLr0fx5Ray/aydO8b9Rlqb78ztk1ofQT8hzOl/6/lRap2asOt71RB1N9+Z2zK0LpJ+Q5DCD9ZAyO7griheV5us8Vk5 BLQuknAaUrbE88oqWucLPll/D3320TeAR/DF0eyvR7siNvFQ+67t12KdLmrGpffecppZ8EitJfPjoSI0m/CIWgvVJ8Q+77RsS3ofSTI4m6AtrLJl99EvNXvB8921WnbJpDO/IyqkOrL4nwoF148d5AdVd9/J5xnMc7jYGumZ+9aby+hQwKhRmAh1epNTJiDHK1DYjlAM2DmXc JPb+UGhrXS2vorQkLbeRyV77v6Oo7Tyn9JCC6At71lvR18dw9E wh78oE2zZk30HN1aHUtlMp6GLwqZks/sj+azVvVTbyB3KS7DPwCt8EUtjKaFHcv2pmLyDbRu3SwcZsbGt cL7tbc/t/XRnm2wLT4ZcGr7zyl9JPA1hWUXW8V0g+X9Aub5kzxM2JjKZnEr/NGTFm4Npf05/b7hHWv9OfOxPsKzf2JNrjFFfNA5vBM5eLb3NBKvTQJ3l4HL3qg Zt4vr/uX3nlK6SeBrtK/fFKguZsyTz1Q+rPxXC390H7nnBos+OT1L67Sxs4E5cphn5latN Ap/Tjzr0i/Uq+90u921zy9lGD9W0YX2nlK6SeBrSvgvWya9CfTa2VtIh6rYr Yoj+rTXmsyiDNR1gE+pMXhWsCBvtlfsZwS3X7DxRHPs19xucsL BsPeu9qBWxyZp7ajKf1dGlqpF27otRSP9DvdNWvB+qNTQm/XFnxQ9ZVb1axFtE4I2s5YVQtQ+kkAxOvPdr0h6Rc3oZ8nhNHtp rhEfI5sm+bEDaw55rzrAMpNNzJoSyTXqEQtkkyA/enPtmygiqJCE6Az0dHoZiVzdUELRIsfEse/S0PDLqQsypkKrXlY9kxoHgrWDxtI7V1n7jyN+gClnwS4m/fimEtG3huUUj7kusR9gNJPApT+CxOtGANmczabnkvpvyNJH6D0 kwCln5DnQOknAUo/Ic+B0k8ClH5CngOlnwQo/YQ8B0o/CVD6CXkOlH4SuKb0WxuECCEalH4SuKT017y0WEvFq/DBlu8FWx+defucQ9GNu/32bco7Za8ApZ8ELin9R1Ir/QpPlH5Zk1Y33scbDjr1tRoo/SQQBW12x8ffdtunEdvTM7et6Ch+ugh0AHaib5vft7R2uEXrVxC ACNRIDQUBgink0WK2EAgHBFsv+B81We6YQlz+ChsShU5iGChR3 HBYwKI38quBq+fI0yu//ZD3lqhGHUZKUqQrjuh+KP0kEMfrl3KVRA2EUzoR3iQKP5gF8IK xbsAMD5Wixcmx50z5r2m4LDxJVQLAyYpERsPzcVw25KI49pYxa Vb9rzeZTGsXB8N2QhtQaDbTRIf0a+bpZTl7TvSr3bezsrLgarH BXUaK0oOPvBmg9JNAMuu3Aii+Ij6xJLNRXRFEd3aFpE/S7p73b7M4UKNYn7OK5PVQzodh5nYEW9f8b0e4y2xRVN5nA2xZ5 fcK6YfmFcry9Rx5vuEoXFbac5NZf4eRkvSmr8z7Kf0kUCH9WLv 3SP/yKe2VLxNEv0eBDVHAQ8+vwRgwi8OldZF+aJJ2ZtVNzF/a7tJv2DCQ9K+FmD1HmlYt/XFvqZJ+50iRp5a6bi8o/STglX50g68vGmQdutSbxSjMzkukX+atyrCySjTL2OuwRsqCj6y ItuAjftoWLqBJ8EzFHmk6qI9H+nFxseG1NoBlJU36YUElv5XKy gotWe7s27KsqLe4pb9ipEAnqQucXaD0k4Bb+pM7WWO9WN66ghx XQH7waJx2+x2FWbd/jZZcFQui0vKKyGOZdWt+/YKt2/7ySX9UXCEuf8EG5BD5I5J+XFDRb0ZZ3p4jTbMdhcuKeotb+itG ylt82wD0kwMuApR+EuDLnQ9DWTshz4DSTwKU/odB6X80p0n/v//9x3/8x3/8x3+P+sdZ/3D846yfkMdw1nin9A8HpZ+Q50DpJwFKPyHPgdJPApR+Qp4DpZ8 E4q4gX0ge5D0Q9xsp82Sb3W2P5JGbLZ+G9KW9Kcvk2q8t2Xsya ignp/STgOgK0QYSufGyE22S6R0MxfN6KfZ723R0LRoccPhVrlMBlP7F mZzSTwJbV0gnXfn2+Xn6+Z23jZdgT+y2ObIQohamioradjaiTZ KJXsQ7bEtBY7RdvPkREGg6EiuxA1OrlDuusukQEdrL8IayuRrm jpwZl+JKsmUvfYVte+WpYZCOLLUS2KzUScBeZGeMcc330lVgLK Azy55Jpf/3c4rXwprBQukngbUrIKXPD8hevg7L/JZ9LoWohalkQTC8DA4TkFnrjhe2/YjsUcMAydElPaS6Yi3NE1cZOARM5qA3DOlfMv9nyXEACDOJPPH lOzM+psRnwm6IT9I6id2vfDHGNaJU+VhAZzo8E0t/rYV1g4XSTwKV0r8dCH/EJ4lYWmawKpzKKieeqYPpzy7ph/bAxQhFtvRKNQTXxBddR4xit/SryZM5YjEJOFE9U5kTK9If/5WnhZ2k7MbMP4UkmuWweHSmwzNKx/BZWDlYKP0kYC745POLU6XfnJBVSP82MEx7BpL+tWxx3wC8USP9 qjNFKd4k9ux9zVXcLZWkP1tWy9J+Tfqx5ah4eGbRMwdJv9JYlH 4S+CcjdyZhEMGairy3zG6xo4Om9ONUH8QR5V4eEC/E5LfA0WDMhBXZU5RXY8FHusIj/bZDQPGF1RBZ8fxXtzPdSSJfmQsgcdfCwph4HqYtdhK8qpZ3y5L nseVoLGh22p4pSn/XwULpJ4G4K4j7VUX1pvwp2ZYIrmlG8+4tJUi1sc7L/TGN09lPOAtFCUYrD8AeLP3pUI7Mga5wSb/lEFxveBRVPM1nvRDHyWF+dhLFK/jM7VgcvDqXfpk6LbkY+NrqV8pdkdkVldLxWABn+jxjSn/PwULpJ4GarqCsQ1wNeH/gpyUNuRtXHQuUfhJ4oPSDWWVtcmr/07nqWKD0kwADORDyHCj9JEDpJ+Q5UPpJgNJPyHOg9JMApZ+Q50 DpJwFKPyHPgdJPApR+spOrvuzySCj9JHB4V5gLYfSzsxtk5NBU YgNYB4WrMnWe0k08MsrCt7BfZqXwXwpKPwkc3RUqlWFM6d+2lO 5WuVrp//lJY5r9uK3otgFh25Hck3H2R4xjyeFQ+klg7QrZHlcY7gDNgcUO qTxmirIfP/kmzHrOPIF45dgSEbTAGa7dlSrTADsAnIgAh2LBZ+4SMXjWCqtb i4M3pK+mWYZ2ydzyXqPDT1M52r7TZl0aC35DrZandJmXf+qg/PWIrbG2iPm5VYklKJRCIYeiT9zfbJBu20JxKNEdLOerA4HSTwJ R5M48zNofOFzimsyK8BUHIpHBTn5+3zACWh6vHFkiylKiVsEIV lqqzDBQg9VWeD6yHLvrb/BnXgH1/ZwsNGyG9w1R+BsYKHKPzY5IdvbEuRwNSTVPXOU+KiyOidA3ufW yjykaDbqaIv2FHGyf2BVJktv9U1747U6LBwKlnwTiyJ0hjJce5 mxOQ7rHSpHrRha8bWOa8z5bDF+1J1y7kgoZFqfJZpHgfG18JnO yvyPJ1W5z+5q3zBP+B7slcmgSSbLZZv0ybPmtNO/3mGdFvkNtCfNJjAdWOaS/kIPtk5oQfnn/VK9GuvP1gUDpJwHZFaJJppyVpCNfPGyskv5s/LukH1rSV/qtld4sm/IUOEkin81+VrRSO2GmUb3SSkK3GNLfbnPxDgxh9R+3eQ3Sb9uJ raqRfrteLRWJTqyQfvezd0o/AURdYRaPFZM5mboEPtvhzuM5KtJ+NAWO/h9aIhLiBR94Q11MBYCXM12mcZL06hRlMadPc7M85b1CyS1Q+nf ZbFw5XIs8ynqJw7yC9Jtfj4DlYKvwGVsPKedg+8Qt/bh/IpPKnRYPBEo/CeTx+qP5TbiZDMHHo7tMKRr6XX3UwVH6LXWymgHXinaFa9dT4Y qBGugVAZYr1c2HbuR2WLQ423RLrNHvQrR9p836FNPyG241cIJh XmnWD74ekecDfQL7krzOvsSDVkcOpk/c0h/1z1+wsic/w2A6XxsIlH4S4JauAbBncOdzzMudO8HSeSMOqSClnwQo/eczuIgVnoWcxeBe2w+lnxwJpZ+Q50DpJwFKPyHPgdJPApR+Qp4 DpZ8EKP2EPAdKPwlQ+gl5DpR+Esi7wqAvdBDyVN6f0HH7ofSTQ NYV0ne4D7gSDPJa3iBmkKdT2Nbx/tvFVd784dkeQukngWJXoPSTr1PsdLw1bYTSTwJRVxBbw1dRTKP C5NvDUSrAthm9EChfBEbc9sGnkdnfMoQ6zAcHo/ebkZsfxzWA8RvLQeS3IAwF+3M/2F7dF949p+DSUtz5JI8sWsMWoyBtpuSk3M9ZLo4eWGmJq3aunp +ds87N1+A6SVigtNXdfVsbqtI2Sj8JxEGbQTgtJerIehinypi9 gfJxGLEsMnsUOkszLK+D2wxYgzSa1pIlQqZCFxXtd92TFKsDoz 96psyqS0Wcm1WoFUNBbL68q8BmUizEJzh6oNuSitq5er5W0N/UIQuOB5rL37eToYpto/STAPhUS/xXEjZQksZbM/Qq+kHEnswzDLM8OZBQ4iSYIs4nU8AKM9Q6xDqfzMdQAdBFLvsL k05cHVhxbx0/aCa5w5AtuX7jrgIvVHFS4Ge1fGiN15Ka2rl6vj6mZNNa0u/v2zCfzApKPwnUSX8uRDulX1W2dxLjviD9hZihJen3rRvP06v0P YNW6Xf5ARuU/aFIf9XauObS70s/9vNNpX8TemCKki+lnzSBF3zEeFPuIhc7VUqcoS/muFSHLDJ7NCQ0w+Dkt9qMuK729wyQqdBFZftxTSJwdRIlqayjZ VKlOBrLLJFzStIP/Kws+Gg90GlJVe1cPV9p+tc0i5/W4t5bRGaUQ3TQlH7dNko/CaSfakkmHfqzI/TVdEtc1qR2oHxUwgwisyezIZBMHR4eMxSEsstEW9x2ZCp0Ucl+ p0WiOg3h3c3rATy/ThxFvdcC065iNlOyWFWMsK9Xx2VJZe1cPT87J5r7J9MAsLRV17 ej6QSyjdJPAlfYzWsOv7E40dT6omtXgcjBiCY8qm0o/SRA6e/KlaR/yA+wPBs5wT+mH1H6SeAK0k8I6QOlnwQo/YQ8B0o/CVD6CXkOlH4SoPQT8hwo/SRA6SfkOVD6SYDST26GeOV/nq7yaphgnsyNAvug9JMApb8fF3oJdUB6ee+9hrc/UEGP4+2Nzt8GpZ8ETpX+m+0pOkX6b+PDPd67tBO+ajylnwSiGD 4tYfHl5nMQM2DbEF8Iy44zFyjx97Ns0lT51vikUgB32H1ZQuED AJXh4Bt8GNWrsuK7DRbhFtLW3OJLWBnO0+vPuPRgHrEg7nJJST AYgqOf2JWtrk7bKIDGl3u+cBequ4DSTwJx+Lb6sPhgroZOS+Ka 4SBceaokWyv+fvkeWUbJKtxNI1fgsqIgXOYHAOaacPBNPtTqVa 74boON+GiRr4wMNZ9n0g+6nDJxrugnRdsaqtMwCjTjYc83x4uS K6WfBGLpj+ayIYoYDiO1TkCyNVX1tFKARpBKUlYBvGSQz4TKd9 jIFbAsdKLqAX90sGYfynr5K77b4DRj3C52htCVsMr5Mn5cfl7x cj8xbWuoTlsLQuNhKm28lOb9lH4SqJP+wvJEEodQUilbgCbpl7 NROfk9WvqhB6qkf6cPqyq+2+DvSv9WwzxONa74KdLf1oK58Zr0 41W7PHkEpZ8E8ILP2ofSOLCWZIqBAm+o7flOablGnQCiYbMCl0 Nc0u8Ou/8pNF7wQR7wS3+bD5XrtKPiuw02FnykAwvSn/s8WhbJbwWBEOIFsFI/KdvWUJ1dLRgbb/b8FcfiH6WfBJJZf21Y/OwAPk2bvr1l1HWc14oyAdzucLGqbbmu0d7L1zPkCqWsNf/SBwAavnNS6cO4sUoVdxRXY/DmG7kqE/mqpJXwYeaaz+fbA7CbyI4EKq60XWS+Xdnq6jSOAmS80vORI5Tk W5Up/SSgLfg8hfKNOSFXJu7h50q/eBLxpfHlHMnyMmqtCJQXDK7Dw6VfiVn/RFeQW5L08NOlf7vDrxxhbarrl35X5jeVfkLIzRlE+tOHOPGdQN 0mICDt2yqhvddmJZd0dW1OPk3R19vEkcIeotOg9BPyHAaR/nXWP2s7JrYLQ/Z/SqqV2b3XZkXqeOGxTPoAZvsRWaU9bh8ASj8hz+F06Y/n3dprs/aLUPa7utoL16+I+F6hftafSz+0auAVIko/Ic/hdOmPJfeb0l/3+LYk/du1xLSK0k8IGYDBpF/bMeHfBJQ/MK7YayPT5EtAYEfJevS9vcht1oXSTwg5BrEtoPx9gtGkX9kxUd wEZG7TcO+1kSmyfLIdJUuy4JO/DppbRekfiAFe3Aw95Dtm9K9vj+6cP1cbh0qPlVrz4NH/rvo+Abd09SHeWjequptQ+i9iQXMHG1D6o9ceYISGHnzJY8Wzh5 IGSn8nRp67+Eji9Wc76eF9jeTLUf7jE7fpjmFhXJ73Td9FjZ1S CDpfMCYNeLD7teZCMRX19fo20rKGV5nTZVdtf4//qwm7XwRv9Vjcmke/C14zQpX6UvpJQA3flvd0NebBd6P8GxsB1flVw5u+iyr9zij2+m QvDg3T9lpz0fKG+np9G79rUf0qc16IMnFGXeuQF8GXdo+lrXno u+D+EarWl9JPAkogh7g/o1kFSoXeaMIv1GYrk+ppqUmgzzvuTOrf9NUc4o/zpU57o4Hf8G5b0fLG+np9C7RMllRa4KiR/qwaR7wNqBTl8diStn2l9Nc50D1C9fpS+kmgIP1ymKqz/pL0q0Lwbojyn55YtlAf2IUl2Hrp9xjTRfptyxvr6/XtTulHCz7uZvuy9DsW6Sukf7uWmIZVST9sI0o/KVKWfjnXtBd88Mus8P46Sv8Zvb4ll2TSWLYwShLfztsjOxmzPu kvGpOKhUyQTwWRkBUtb6yv17d4wQe3PmSexAxadxTqWvs9pq3O tXksKht2mGipEt1Z+h3oH6FqfSn9JFBc8NlmKjL6+cY8fT3K/xw/KS1ZGOXtftM3Lml7tbew4OMxJp1iJjNBuyFWWTMtb6yvz7fplT 2xP13uU5et03ojP/m+muDwGEjVzWPAtkPeBa8ZoUp9Kf0ksLsrKOu0R6NEWyY34qSu dRjw/uDLUPpJ4IrS/zfNofTfnbtJf3QPcVLNKP0k8LwtXYQ8F0o/CVD6CXkOlH4SoPQT8hwo/SRA6SfkOVD6SYDST8hzoPSTwFWkX7yjXQ5KTkgfbveSEaWfBM7 qCpUvNr+rgpJnRNvBhnwrdHyN2W/h1+rYq6C6fE57V78GSj8JiK7w1a773XHSpgXftJHS35E9BbU3O qXfgNI/HJ+uIHabZKECtnAFVqh6wbscrz+OggA29Yvt6bN2Tm51xLarfp K73rcwK5aRSdaKAbIw9GmBBguhu0TxxmmlbwmUwt+jfKLYZL+f c70VdNQxTxU3PTy5+NWEzVQUKQ0FBXlNM2j0JGTcp/sUujSk5UsPoN2zKoj/L49QSj8JKLN+2bFkPEAZEAUFU1tT2PH6tXEiI11pE7coJIoR0W xGEdiTCFu2kcpYxofjWGPtFiJLCqEmnQ0kLNyKVvNBdamtoFFH PVXa9PDknTUVMQNTx6JRkEaEq+nSUUXcwyc3GeSGpL9UBKWfBL D0R1Gr1ilHKVT9AnJSstJCgG1T7nQU5bOiuOTUjjSqFpL+gpGx FYV5f1lZXBZqnk9KbWkgVJ5aHJSVygpqdTRTpU2PT66vqa6VcX PCCdDmrZ/ft6tLAxq+9GA821Jn/fYIpfSTgCr9UN3apN+eOstZibifjhKhczpLv3UPohiQOKeX9Kv 68S5/3qBB+p11uaf0r2VCAd9Om6e/BRRtYoIsT2n+0oM0D/qF0k/q0Rd80M17g/TjrLAEb2swyY0wPEfmnN84iyPqgk/BSHwtjBaKpHOwXNZaiN2VFdPQQPGKjVWcW/rtCnrqaLplUU9uqGk82VAvUsqy5zy9fn7QMldk+C7pNztYNsxg dSj9xI3sCu9CRPg26YdZKcstIuD4dvubLIQ4gpIn2coI7OrSrG JkwYANZVJZb2FuCTKtoYHmCYa/h/l4pb9Q3Xp6GwAAIABJREFUQbWOZqqk6dHJpZrCR+5rPp9g+tCx otGTKuNn46hLt8yc8g6G2z13k/tjEguln6wMvaWLQfl7gi7S5AhK8/8TofSTwLDS/2ZQ/s5Q+r/EyDMWSj8JDCv9hJDuUPpJgNJPyHOg9JMApZ+Q50DpJwFKPyHPg dJPApR+Qp4DpZ8EhpP+k95D4esv5AlQ+kmgtisc/MpyQYELW12PKvackmpdrTjnuRe1o3rLlaH0k8Bg0n91iu45UPr 3l3h92D0LUPpJYO0KQiH+xg8IJLgkY0vsNN92o8sg+IBypHVjL 360Pd0OTZ7bpiHOtGQDnSZ8NKFo77kD5wmEkseZa65GATCykG7 bLn9vlHwBjOyPqhM1N+4wlh+juKS1Oec9JK1eFLSj0C2TptR8D o3P4lu0GJ83qNOfdR+KoPSTwNYV1j6cz5xwHLMZBFJXYpsJ5lK kdRSBC5du52OHopP2oCuL5zQwny4GdZShYGYzaL4WhkXEj4yLh 02jBIYr+iQ3EpWkNbfHkfBupCJn2EPSy6XwQiG0mhrPTeYEjFe kv8F4GP8uTQhNr/iOAqWfBERXmNM4vspsbPtVdNQssYYz3C4OFpbM+tV8oG2QaBqX TpFKp81mtHfowMiWzWnIhiQ2Y3KCdYFGhVT4BKdH1UmM8MxTtR auzhn2EF36i90yMRo2il/6640HNrrm/cgAva0p/SQgu8KcBCVPVoCS/72N9HsWh63T3jjaO3agIv32HBGd8G3ph9WRRigdBtQqn0205Nx X+qVxSL4144vS7zY+LdDpT0o/aSPqCrMISp6ImL3gs3bTQaQf2qbZ43oNpHAaGPTYgfHtOViK2V DW1sTP2oKP+Akv+JR9khkJq5NoHOoweaWMRbKanI+QfpkX8Dkw Pr03Q9LvND5pFJ8/FT+obU3pJ4G4K8hFXjHFERHqo0G03ZDCnyHfkX5km0Z0a68LYn YaTPcuhPgvP5SDnzSAJ2xVhHPNUHlvlHzBDCP7g+rEzQ07DMg7 W8RoylntIcAhpW6Ju0B+FK7ArAfXuPmtxucNWvankpXW1pR+Eh huSxc5H3M1qFvWNVPxMfiG8QdHfKb0kwCln2QcKP3RVPqwQo7i YOPfx3+jgtJPApR+Qp4DpZ8EKP2EPAdKPwlQ+gl5DpR+EqD0E/IcKP0kQOkn5DlQ+kmA0k/Ic6D0kwCln5DnQOknAUr/1XFGosgSfeel+q8VRFxQ+kngkdJ/vX2kvRlE+tkQ34bSTwJx0GYUXUV+dKLwlZU0udj8mIdrEQlBWB slWor78yx65uKkNeSXsUMT5LlS7RC9smZElzRCUJSjFuoH1GWL NuP8fgv6Zss7/uwJTA4KyutY2RCkB5R+EsBdQcbOjeNUreM4+zoKSr6mA1Gr1pP iOJEwUq4Ie6kb4M9cFjObHzCBecpfax0C7SnH3TWMUQJ8wrpkM SbLSbJvtqRdIv9/rSA70KZtCekDpZ8E0qDNyTw1CdTpDZapfNIxCoW4Tu6KoQfFBy 4MAyoyx+Znf2l5itOrHaKF2IUHIz9qxuArSF6X6O9yYHc1TSLX eXJY0M6GIJ2g9JPA1hXkdFXO+p3SD5OrAdQlpdjlUttsA5yZV0 m/NftscIhf+teU4n4CGUPpJ34o/SQQSX/+aYgq6S8kX5QbeUX689wKs2x35to6A1irsVce6h1SskeskOR1w MbgBZ+8LuIIXvDB1be+2YKT44JgHf0NQfpA6ScB2RVKX8worG/kyUGMW/BRDDznxR+4sBdYajOXKyvJ6gpwSrbeU++Q8urW53MfuFh0NJVi vS5ravf3W2bwzZb8QU6WvFDQ+kmTYkNEzxVIByj9JPDIlzuJE6 673A1KPwlQ+okOpf9uUPpJgNJPyHOg9JMApZ+Q53Ca9P/733/8x3/8x3/896h/nPUPxz/O+gl5DGeNd0r/cFD6CXkOlH4SoPQT8hwo/SRA6T8aviBJxoHSTwL/YNDmM7Vqn1SGSqTBZrRz0QldtZrCT0aC0k8CsfSvkVVq9aoos3 52iSWOa/xFAx5Jx9bfyTiWDAqlnwSQ9KehtuI7gd0fP4HMha+IeAb0dtuS xhlTI/mA6DemAXUWVdoPozwXzu/w7Zr0zM078pMsnkpmrY8KRd+0yT8IA/N5xx8OSn2VWKKEBbRyKFFdtRIgrpES5am2LyljkNJPAuasf1Y+ xLHn4yeQufRxD+9sTklTlP5KA1zV2ncH4koxd/p2DWqyitBpWhznqFDTzuyDMDAfzSS1H8Jg4HYOBg1VK2Zo9zoY 8tpjqzoGKf0kANf6zfjvBwRehxHeoyiV6eTFk1OF9NcZ4NPxJv srZ6Kdvl0Dm6ziapXEp0aFFqJtZ96H+ahBQ+Fn3grBwJUczFpW V80E9jr1ilXTl/QxSOknAbjgAw+cIP31y7adpb95gthmv5wtOuehvg8GREmOln5Y aIP05/nIg9hXNdJf6+2WqplUSX9VX6L0kyKW9MtbRbyMgKQfpzIRp8V3 vtXar0h/8vAik36/ARWDsN7+ZPa8U/qxAdp6QtZkbdKvFVqwM/sgTNH52Ff4jK1NyzkYNFTNBPc62Fdr+5I6Bin9JGBKP1gEMmbQ 240oSFVgvaONPu4R3ed610vwmuiMvxMSTQEdBsgDZYPq7d9SbF 93Matr6w4wADcfaLKamWbU+rDQ0qw//SAMzCc2CfoK98O10R05OOrpr5o3v5/fX+O7PUrRJsoYpPSTALd0kbPxCuWt+ZITKP0kQOknZ0PpXyj95 NtQ+gl5DpR+EqD0E/IcKP0kQOkn5DlQ+kmA0k/Ic6D0kwCln5DnQOkngUGlny99kH2wB0Eo/STQtSv0Gm51+TRFfIgKcye/gZ7UBQm6KjdoKMBWK6XTlqtN6SeBYaS/XcB3Sn8NN1AUTxW+6NHhSh+ZYttR+okb2RXEvvZ0R/62x9wOvP76i4aeHswjB4jJ5zSnJYXT4ogEa9jedMrqlgo84Y32 38NY9tvG+mlKQwTUzJ2R8bEf3K3QPnMH6mC2BTa7UEQp/j7qTlmMSrX6JaoNXtTQRoXeXtsKDd9XgN1PC1JS7p+UfhLYukI aam3WgvWLzrWO1iwOV5SkECryU3wWJiiNDocj9LTMEnGsyTiO2 BbVE4R+w4ZbIONzP7haoaF0mWGsCc62qChM6wa4O2UO14LBOVf mGgxecC8t9HZBRR+wh09uOe5+caet6J+UfhJYu0Lae3Hc1/rou/qgiucjUG7mKIJvFMEqmhdWBNPMJkNK1C14lYLxznxzPmx86gdf K+yZ9+dKb7aF4nN/Efkd3FLoG2oYNNdyW4vBmiWl0GzVrVD/fQWl+0Uzk5r+SekngZOkfy0TCngkcdMsVnvQAPNKv5yvqbN+n/QrWRVKV0/b/OBqhYbStRyRDZp32oo4QfpbnhTUS39LK9R/X6FN+nXbKP0k4FrwkfekBenPA69Hd/L5JAx1/Hjy8vOTr71IKqRfVsgp/cItm/1KViaF9Qog60mq9aeW0tNyzN+0JRd/EWb8fbzEgaQfpyqW3qD9sJd6lbqiDxSGD1rQy7tfam5F/6T0k4DsCts9olyVie4YS3238Jg0xB+Pbm3F7ATd5cqFY5zSP88 TT1CnUpj1aIb18cIsY/3nWbmL3+b4uR8crYBK98qPXAh4TXOxLRQrC0Wg+PuwOxkO16tf oNrg2Dz5hXSzk9T3gYbvK6jdby2wqn9S+klg0C1d5MK4FmbIKV D6SYDST3pD6R8XSj8JUPoJeQ6UfhKg9BPyHCj9JEDpJ+Q5UPpJ gNJPyHOg9JMApZ+Q50DpJwFKP/EQ7brg+zuSS73QdK70i00lX3KZs3HkhgoQSkrLGp1wme6QbOlq 2QNPWvheD+nRrO+/vUJ5uJ9Wi64xOhx46/KVwVU25nTp37YJVnaBtggdfulPM2+MCHKdzv3FrtDmy9YWGB27 h9y11n8MPjp6Of/7jXgZ6U8DZ6Qb2nfG8t52Zk9wqzSKl2FIv7rpfEvjK9Ey4esk8 fq3ytqRyp0B2d+/P38B/H+mKY3In95g1bZ4yXfQSFTuZuTvuy4YY338TFcPcdQ6sdmMAq8 0ayHGo4gEoLVXaQCW646zrVoWKNvpaF+RyW+180WoQZEydQ0Mv WD4tsIJNUI3iPSvs/75gFjeMwpjLeU7F3q54JMre1H6K0scY3lFlf6WuPxZc0SBZZRJ UBSEsNjiRvMlQCNRuVr0m6pJm+tkfw8p1Tqy2W6stFmtpczIJ4 riRO3lj/IG646yrbol8NhZbN80k1rnfzQsNSRyMQy4pppU4YQ62Tld+uPL UVxP5EsU1Q+ngn/LKIwRsXv3zfrrShzljt6Y9Vth2vKqwuZQOn84I53rlFq80HwJs D1QuUlTHDfvr+ghpVonN5tmULBiH85rAXpnXlN7AHrqjh1Y8UD BZWepfbNMKp0f3cHInHDvd9nsd0Kl0J0u/XEn+ab0W848Rvp3TygP5RzplxMf7EFF+iu8hoyE5aa34u6rc9X JikVKwlKtO0o/qkVaJqzpfum3HPgW3w9QcdlZat+C9Bedn94xvF551zWkf6cTKo VuMOmXd4vRqoIpBDjVh/iGV9wHGQPUlv74ji0fV/4SxxH+dun3BWQ3pF+e65T+ujUyZCQsN5EGYJhC1clLVZ8s1bqv 9EOfyAGltpc+AD11LzmwvOzhsbPYvqnxlc7PbIQCDIVCNcnvhE qhG036wSKQMcvebmBAqo31pkeGsY5vhRIzbOkXxW0RvbMphaNE eaDQs4+nedbvCsgee1S23eaELZ64o8Wt5kvARoJyoZGRYSpVJy 81fbJQ647Sr9Ria0y1vQoD0FP3PNuKFnba6WhfnInT+dmgfiUN myUq2lzlhCqh45YuEmjqCuXZ2ABcwsixmb0foSFXgdJPApR+Av mbNVL6bwalnwQYyIGQ50DpJwFKPyHPgdJPApR+Qp4DpZ8EKP2E PAdKPwlQ+gl5DpR+EqD0kwvz4Ne4xKaBii8oUPpJgNLv4CEC87 Vq9iqoLp+Om+irtpU7qTTv3fYFBUo/CVD6HTglZpwAHW2WXEL62518avOUC/+OeZR+EhBdAUWhfPvjwoPkYjO5DFOSHPIHkTciHmgZgvj1GyCt YIvb4fneg/hhmlO/gbrAWstTPzEz9n4aYW81c5EWgQfS/LfmK3SVLS6+HWQidkhSUh458KOfqMqKtlZ8w0B6wOy9RbNB5nG 8DXxCMRO74RZKP1nBXWHthlFAqdmOCw+Sr+lAlJ71pDjOmhHKD EQOVTN02AnTAqPjqFhGklIgrugUVGscCmznpxHaqqnHL0s9CU+ 2m0CrVCb9wCGoammsP1xlVfqd3Q8fc7ajUnjcZayLDBxoaSZmw y3LQuknK1FXyGcSNWHCyrOZaNa+TkzwdA/klku/lqFt52IYI1wRxaVL4mzBiZU+joFnYK3zlVtkR1yVLX5Yhc/NasL8QSXBz1sWpfB/ZqmGQ+BVLfaBUmVd+n3dT1CKiGebrd5gR0Hh4hOA8cYAySxbof STwNYV5LRCzjWc0g+T64okQINHM8YaLiJDp/Qba6ua9FvLsUq1sWcUxfkkQPcZrdJfW82BpD93CL6hmae/dSVNJg1PuLsfzqre7OJIQSekVsBMKP3ETyT9+XJFlfQXki/KTagy9rLc3ltE2lKGHulX7og3b3zOV1ZCYBpF+sE6kCEZ8lC8n pCbsR5Ur7H7qpmvMxgLPtLCgvTnlYqlT3WIspY1T6+fH7TuERl eIf2gyWBWznbEfUNmDlemoqEkM1c7ld5wy7JQ+slKEq//c4cMY52X48InyeWdd3YSnNhaueF7cJihS/phWvCj+3sPnx+nOZEZUBdUa5T3vP/TCC3VzPMXbD/K5Y3o5JL0o0ejWz6f72FAw0XVEh/ix+DoO9tJbXzdL3aaIf0ls3Hm6Y1idkLidmwh7BjCMZR+ErjQy 51ikBVWXm4EvGsnT2X3FxQo/SRwIelHNxG3h9JPAu8eX1Cg9JPAlaSfELIPSj8JUPoJeQ6UfhK g9BPyHCj9JEDpJ+Q5UPpJgNJPyHOg9JOApytEb1Lvfd9E2WpyB br6gZAToPSTQBq5Mwojsu4ICvtn3O+W6a8k7n4xuSOVuwMa/CCJog6M44Qr437zNWx0ygJeKOeWdn5dGEo/CcTS//OzTcn39PVrjJPvbgxr88kRNg64Ia7NJK9L5Xmtlb9Gly5C6SeB WPqnec4DLCsxDMUGKxRaZwvIngcHQJNmJQJi5RcCNt4yYn5kLQ qug7MSe+XnJj/I4ASTDBKwRWuxjEyyth0I65iHTIjzdHgJ5g9a3PldgaJJTS41L M/jH9jhd5LYJZ6yLLdZv5Ua9AAo/SSQSr8Wv/GPbVjMZmTwOD5X3qvBQUX6274QsCShS/C0D08A16PGU4kKP4CQZHGgMttIZZJacOD6M2wILTiZPTl2t/j2K0xSMqnFpYVpvfJzUforywJLRe77jW/diVH6SSCX/k8vjMMiJrOT+LqQXSWUcIbWLEed9VuB2IwMcTSsdHIJ5nevbco NbKzyQ/Q3EpeykZm4GPUFyaFXcRRJzUuwbmaLp5OI+IySSQ0utS1vlv66 spB4lwz7/ryf0k8CQPrD9OXXil3eIP0wHzuJLf12homo2VNnlFWaqMEPtdJ v3YPU1Bdb4JB+Q30Gl35TNztLv/M2rGhYYUQcAqWfBKD0y9cYleWB2YwMrkg/XGZY1iLRzbUt/UaG6ZTeHJgwq6ReDX4QR9QFn4KRWKaRA2HyGulXvATyxy3u+65 A0aQWl9qWa9IPuxyeEBTKUoXbNKzQoIdA6ScBLP3ZYPjcr5qRw TfU+RTIRyYKv/5+AsdXfyFgIxmN0a13vqqLs5qzJ4SVftiSyGj4ivSrRhYMsJKb DTGl3xWABoAGUlrc9V2BoklNLrUtV1fcQZfDvcIuSx5IyzYNKz ToAVD6SYC7eQuMtBFhYLIVIDIklH4SoPQbvHtESH8GlP5rQOkn AUo/Ic+B0k8ClH5CnsNp0v/vf//xH//xH//x36P+cdY/HP846yfkMZw13in9w0HpJ+Q5UPpJgNJPyHOg9JPAlaT/bwPONC/v34kvXN4LsEGY+BC74cpfEKL0k8A/9VMty6dTOUdkEgIo2TAZYrrseUf+b3PVqv+d2PVC+s4a1eTpt3 P/K/Z1Oew2eE3AHRQNvKu+IETpJ4F/6adaROd5//7Ib7cUwEN9+K0+wxsYGFf6j8zE5lsxz8qMY0kBSj8JxNI//cYBTKY5j+mmBGlBnyLJY+CgmDmzPFH/UopigDgIwupo6oPMhlkliZJAi0nUsaRQj/0wFQoys9qpxPltqlGDT2wnFDMptUdkqdmOWaagsqVP/ZQ+L7OFWto+aJObmliixC60cihWFnrK7A+Kzyn9JJBI/xyFFptmGT8Zf3bDjH2oRc4yVnbXk9JzNAOy7MvTTWi2GuMrShc HmlQC/H7yKNqPTI0D1QH3olNba9TgE8MJaiYoKqeGnDgU2rHY0WbzUz8 i2qjdo7S4mjgOnyL9dg7OeyT7NNQfEp9T+kkglX7lP0mfS36Ux xbHiAQ6lM1d0nOgAVFYxHWCU1r2hGbjrHBKVJG0UJf9yFTlciL +yOd57TVq8InuBJgJrjgyIJ28Fpevk6jHyFQr8isyF+aTtCUw1 SH9hRyca/XotEJ/iP6i9JNALv1//00H7qHSLyfIYC6ZZZTLD0B/Rq3JnGO1Nr8zihNthfqkH5haUFLkqz01QgYVclCd0Cz9sFLIOV kyIO2RpQ3Sn+eTrlTmptZIf2NlE4Ne2U2Meg9B6ScAIP1hFpEM jxl8QEN0u10LPsnsrbjgE92zW/JWFBplXUJnjp6FQ6EQ88ei/cBU6KXNzpKvqmvU4BPNCcVMtIU+WCnkHDUZNrUo/ebnZWA52FR8Bmy11sqm5NcqkZvqc0o/CSDplx0HrjNEyxqfQ+hTJJr0y8ySpQX9SynQgPgOPbtlV8YQNN uVMlogju5j8qRF+2GqdIKI3Jv7yl0j9XpQ4xPsBDUT2HBK6Wul KtpxvWbmlS3N+sHnZfJ84iu85f+kodcvwJRyQJUFLaV1mNweze eUfhIYfUsXX/buS9Uq0M1xTq9P4piWovSTwMjS/+aXUnrDK6lgaOk/qKUo/SQwsvQTQvpC6ScBSj8hz4HSTwKUfkKeA6WfBCj9hDwHSj8JUPo JeQ6UfhKg9JPvom3rujmDvFVL6SeBnV2hZsOokQfaxDJP0caVc fnaO4I7C2pL3rt25kuLPbpT/6yU7Kvcklb74CuB3PsV2UnpJ4F+XaG5M+NRdIygHjHiKP2D8M2 J9V63HGlrFB5CRlhZKP1kJQrkYAc3z4NSRcHW4klGdiBl2+xeD vQvc9tiIGwB0NEJUXXSaBFqtlEYRHNsI/s1M1xB4YHB1QU1JPe3DkxluGuOUv78vkG8yqQdI0GsKy49O4rc UGoCT3Vq2iIGFaTVdJd560lqcERKP/mQfKBRxCBJArTZ0h//b9T7lLhaFYH+URygaGYDAwXFwbkKERY/x72TOWh/yYwtld/gpoLKyRtaB6Wy3QUi0n2Igh9Fcpf5yl1cJqcyFhRqgtr8/W2BUyU5oEmVbM1a87YsktMYuZMAklm/HevKK/1xHwU9NjoEc4uPviKSgIX4BGxwEucQplJnbwX7y2Z8/vAb3FiQmbytdXAq211bdbcr0coq/XFcs+3M6uIM6c/q05B/RVtoqVBHhDm0VH+rOKWflLmG9Oe9PZF+MBwc0q8OonchbLqmAg Uzci0sGdxY0Nek/w/VXfP02iL7S02Ss/4K6beL2y/9Zv4VbaGlUqQf3irUe3s7O13w2f6m9JOAW/qTaYp7wQe+yycO+hZ8ssER9Wdt1cKUfpwKp0/B9mtm+ILCQ4PrCqpPXtE6hVTYXbOI7J/ccdnS31KcY8EHNoEz/4q2SF2QF6QsbRVSmdWXP26/xitqlH7ywS394m59jUIO113WERHd2Kest7meQP/xTTGabeUn6Lcp2ylZKpCNMrah/ZoZrqDwtsG+grzJm1onT4XclSBkV56/RpZXpb+lONm4SR8GTdCcf+1nHpC308tUnoPHvETXUZHJ75R+Eu CWrgLFO/oC5vyMfAM2wQalnwQo/Ta7w6ZTd06HTbBB6ScBSj8hz4HSTwKUfkKeA6WfBCj9hDwHSj8 JUPoJeQ6UfhKg9BPyHCj9JBB1Bb4KcS/YniSB0k8Ccfg2p1BsZxb3MrrZK1P9LCnm2eIoF2hvdGJD2Nrp2 W0wqvAf0VKH0tFg9y6RoxqP0k8CTV3hiH45qlABjpL+97ZDNI5 mE+/7/GzevZZ+kmWh9JNxQLP+isjvOIBmFiZB7e4oT0/COTr75/edBoFItsUbtsnoB3kqEFdgM3XOAlHuqZQRgsYb1C7KrFAcDPxg f7MBZWKfj8zQYhhoUudoO9Bj8x6CjMFdPSmxZDDMBPeNQqvtGA 6pUUoqSj8JYOn3Rn5PgrrJwSuVRevwME9PQhCQTQv6qNiWBXEr xAPD1UenNlcqjVoE4sz5fFNfXNT04rKWxoBDmRjnYzP0qxqy09 N2sMemPQQagxJm9S0ZDMcLTm9Kf2vPAV1XTUXpJwFF+jNRiLoX mHumvTKKNaXM6WCenoTifGTAnIQ1T22Lh4qoYTqvUi4nKKTdmr S5UnYgs/zyZKiIy4fqrN8K4ZdnYpyvmKFdpGEx7raDlzHRQ7AxIGHu15LB OHAenPd7r9d1wyHrunoqSj8JHCj9dc8hRV+vWA2Fc8nVglf+WZ es3OSvLdVSlH45Pcwnm7WVMqQ/aH9mqSH9ZR9+RfqVefxXpD/uIdiYw6Qf9o026fc+0xFdV091uvQrN3fk63ilX3Rl94JPqYlxn u6+MYtY8Epv30azZhtazcgWkxRT4yG9BaBvrJQ1p5+naPlXrXB eQZW4ckdIv2IGXj/RlpVcbafPu7ceAo0pqbbLYCWTvG/YjbZzOETFq6nOlX5r7ZB8Ga/0i5tII8J+emNfWraBeXoSrgWupUdLtVnq1Lbtbyl/aSpZO636nySTFMGmSkWyAGa7L7fyO324OmH7AENf6cdmpGtZcU MYZmptp0p/3EOQMertgjyrZHBhvCR9w2i1tp6Df1dSnT7rJ6PA3bzjUHFzL0 WXEDcnS39NF48uxbs7uzF/iU6SBa03KUesUil5uuysPBND6R8I/8CoukoQ8uGS0t8DX26RHp+yPEXpJ4T0Zxzp/8ruIZSbmWSe0EIeXtcGS3upSdHSo2fd86hNQwBKPyHPYSTpP3z 3EMzNTiLSxI+s4DteiknyMpG/lZ2XjWuNTm2pkQaln5DnMJT0Zw/HG14hf0VEqqm+ka0nWbBcJ1es620aQlD6CXkOt5N+Y47buFFiz jfRZIm2PRQ+6U9TLUXphxtD9m79iKD0E/Icxpb+vruHWjdK5Jtorr9pCEDpfyzhRnGal2WeuNHmGYwt/b13DzVusdE30Vx20xCge1fwX4KOeFl2YPq+q4YLqPHn+6/ngFXIkzncUc3U3lqf9yqjCrd0kQBn/d9iXEUbjHEdRelvhtI/HFFXyF4PXSeSn0Wmefr5nbd7js/tzPT7+xP+Vt7cBcHco8UukQMAvbeavymbH/G98JrdLkX2wPdrtcgBGa2v4WZvliEzDM8Dm5P3j5X3htFLybbP dMei3qIVseN9ZVe7l/qYxzn6++Xq6oXdIsVaK03gdmxWa0o/CSgfaJTPlOXjbhkU5XNd2J5CRCn/TharX+BBjlgLcz6p/yTK9RYosO+FV1m5bf0QnYwfyhvSv+M1XPA4KDND9bx2smInem/YXEByvkmMegsuooejbPPsPuZyjvP9crwTCGWo1brYBG7HZrWm9 JPA1hWU10P/DqNnM+IRdzxrlLP+dMzAgWHfGGPD8jXq7IjzhVco/XnG0RTLJ/27XsPNvJuboXoenAx8XHhvWK9YZRWiP2ARex3laHd6r7paAAAg AElEQVSzj7mcE19G4/Md0u98S9vVBG7HZoZS+kkgkn5lpnu+9Ku/vuWbsukR51LrphTA3Gh+Vzvr3/ca7jy9onDzuRma59HJabEwQ7/0u6qwW/orVtZL7V4l/bjRd0h/2duUfvJd4gWfbHCELitvKl9pbz5a+q2VhzjH9Egh4WpwOroS6R e1yLeei1t1lLWo7K4PEkAzDOmHJ0s7cb1m+6VkaZmjCqi3wCJ2 OkqUp7Z7+c6y6BxjwQf3B3+L4FqrTVDjWEo/gWiPeZOnV5++NP/tdohuwA+XfmBYdgAcgQkBjoWUTwbb+7Vbqi3YvWV4lw8SpGboC z7Q5q2iicdgvWzZdVUB9RaliGZHedu91Mc8zpF5JOfD/lBsEVzrchO4HUvpJxqVXcF4pHlVRJXqlhguyVfD/N+wt4xBu2Mp/SRA6Y9miLernCR+bPMF7thbhoDST3bDLV2EPAdKPwlQ+gl5DpR +EqD0E/IcKP0kQOkn5DlQ+kmA0k/Ic6D0kwClP+EBL3iSy9C9N1L6SWBnV6jecBklHeDNv7ALRuzC7 zrUdgxd8c7ppa5FO7pE3hydkTEUpJHWzuXNsu9317Q37r8SUPp J4LxZ/xDSf7QRrWNVhg+I/zjFnG/xveaItN+h/GN0V0o/6UYUw8cMrw+noVFfFCeoo2Tb714Vlh2Gx7INRqEXFVtEtIrY/nccuL9QnB27sWxPZFkaTiyP+CUjjuY5S2uzUBdafXM76j1c6BJ vNW5+ZXNkOLpf3BwyKEMpyMfh3dVVHc23/jFI6SeBOHyb1JIkrpbszTD6zuyLM55HucI5Zwmx5OkGC/TJksgX2R/Nt/3+UcL2OuxZf08qgeI6IsGKprUw1hxsI6O9qj1c6BLmLUxNc+RJ i9VR6q8q/0ndVa8OjIWlrGNhJ1D6SSCZ9avR1qJ4WNHMDI4fPJpQrFktZz1 lNI0ywsN55tnb2dD+aGjbxTmk3z3vr5Z+kDM8U5EOVf1aPFzoE uZlr6Y5tJRGdbLm+Pl928r/ze7qqE50Ec/NcDiB0k8CFdKPRl0f6S+vX9aPJSmfnln/0dLvs2fLIDph/RuVgnM+XvqVGl1G+oNXzdWer3VXX3Xw/VsplYTSTwJe6VfuH/HdvXYbK47Hd9DFwZRMd3zSL82pWvBZ7ayQfmghHquOx7bb4kD8 ByoF51ySfk97NXm40CWc0l+d1lOdNIN5itbwwdlf666+6iiLaY VUEko/CbilP7nHtBc01LGx5lEdv37NfIuHXv4ewCfJpL2ymU7s1MULh3 +AhVEGwJ7C4jVaV1BKyWqq3oVsmZXbq8XDhS7hlf7qtM7ul95N mW+SfrO7eqoT2Q/NAKmiiwSlnwS4pesaOO4UCAHElztKPwlQ+gm5McmuMEo/CVD6CXkOlH4SoPQT8hwo/SRA6SfkOVD6SYDST8hzoPSTAKWfkOdA6SeBG0m/vpPnXoh38+fpCRUm/aD0k8B9pL9zpP3v4dkeKnj/bRH627vTqcr6xqKmvLo3hJKn3+yeFTyDbvZT+kngPtJP2rmoMg 4o/a4QP/VQ+klv9sXrz4PCp2duW/6NSOsxIoIB2Dq/xUaRkfS3He3egZeVooTcqsw5DnzxFx0syyH2RrytHxQn4iXMqk m5z/0uqAtGb9c3jROUd4ToADIbpgLBITazFZ/0qOCipip9ESHp8w3l4pp6eykYR5R+srIvXv+MgsLPtVHaI8D8B hWtZeicdRVKQZOs2pzz89cjsfE44+hkRcxtn5cNRSHGQCvX1Ve L3PkpSR5CZhd8D82Gp3aqoJoKdn4tSl9DuUX7TU8p9wmUfhLYF 68fdUQYObbiPjhbxIZF5zEY0bSvohRtULXO+yMJSnKIjVfineX 3BHploc9dZsZ/4Fauq292E6Nf5LDZ4CmGcjkxm6lbBWs6fyL9IHSfu1xcU38vxQ +DKP0ksC9e/xHSv3xMeL2MotNxlaw61JcC69KU8zz9rZetdydZDpr0o5PTYmG GHaW/fqU6qi/IY3OyT/rTVEtR+ss+2VXBis5vSH9tuX7pt3pp5MaF0k9W9sXr11Ye5T3v Tk1RilbGVUOAy1wVtvvrtpzn6fXzk6v8loMh/fDkRBKBScjnNuK0eD2hqZ3W+ipNvc0AtAUfZDYQVGh2yW97K1j R+RXpbygX29/SS6WhlH4S2Bevv3j7aeoBAhQCj2bq+flRDc1fLmV7qmaHwi8iV oFhDvqCDyxuc2eyaCFNyn3udkJ1MPpSfTftzXJK6pKbDVNBF0m zoU/6VbCi87/XXRdJn68vF9vv66VaaZR+EuDLndfgsrsWyFBQ+kmA0j8+fzM4S j/ZD6WfBCj9hDwHSj8JUPoJeQ6UfhKg9BPyHE6T/n//+4//+I//+I//HvWPs/7h+MdZPyGP4azxTukfDtAV2na9EEKGh9JPAmlXaNvpTgi5ApR+ EjhtwccVaIaQk9l25y53+CYapZ8E/sVBm2uDAbQChf/Yq8FB61i8TXLzzat9r7LeB3wTrd2U/QZQ+kkglv5zZzWnG9ACpd/NVaR/0CYtmeUym9JPAl7pF+Gg0pPe5a8RzekHg1Cst8KniEwb/s40vzIWxaQrfVxsiyVW+haYGtA3jbFVrhQauPP08ztvYbxEqba plitgRdw+iYKFzdo5yBWlj2oJjCK2flOo45870oN5E8SdMylJM dXsih2MR40e9bTU5z6zKf1kBS/4pONxtj4CFQWKlaPr01fBNQVEeI4j65qxoNUgulJa0lDmcThS+ HGxzHItUrMWmjdzl6NSWaFZpYTZeSh6aGrBFagiVT5JAi8bVYC uwJ6MDmqxnSMnGHUs+g1/XkK3KXGLPRyOMF6JpxtFSi301YXST1Zcs37rkxpa0GE5zclXSu HAM79HYdvwd8wMOq2MHPm9i8zyZDShuRQYcP5KYXeV8iqbWoq/DSriNS+tr10F7IrCvD8tAjd98fMSecHa1TcxIi4/N9XsiocZn4bqz3xeMntZFko/Wekv/ep64xt8Emso6YfTz+iqJlZpekl/YXlWkX7bVNsVuCJe84D0G1WArlA8qWZ5rPSvZb7EAo3IOjd1BO kHPi+ZvSwLpZ+s+Nb6Z+trSonomO9BpIMwXpCxPkVk2/B3wh7ph5YrVzW5uAKGYVulVIfJFROfqUXpBxWp8Ym6oJEBXaF4 0lWEdEJBPXO/wSaIigH2YV+Zw+EQ45MzzYu/7mFKPwkoL3eiYeG8P4/uRrP1iZBvpMiffAufIrJs+Pt5l/QjQ+Oqbb/Hn4LC2hUM/UUPtH/dH42ap9c0mU9fkallV2QVcftEtsOqqHoVYPtCTybVjvIDTV9ST/jUOmsCaPt7e5dfMdXsih2MR40etTCyu2w2pZ+sMIbPwRj3Ul9I Tq7IgY1O6ScBSv/BUPpJLZR+cjyUfkKeA6WfBCj9hDwHSj8JUPoJeQ6UfhKg9BPyH Cj9JEDpJ+Q5UPpJoFdXKO9LvTR80YbcAko/CShdoVbq5mRjzhhXgl6CXZePo+5yQw4vKTa7GrG4W7qaMXp2M5 R+Eugk/SljDJA9tWivQSlltLUeRhS4Ph3bf6wbrve2D/tcGj1M6SeBqCts29wnuJUfd3p0grbpHB7UxpLYjJ4GDNhiI3wp aLv4j6wfqlphUKYT0Sg0j9fTzQ4pRf9H+eAAEjLP+MwsO+SlQm VBV1RiUZouisIkZDXK7CoWofTrw5vD7p+eJAFKPwnEMXzs+GLw 7hmfoATMkcEP7WztMGHzd4O2Z6eFH2HVCtKfx/vKLyy+lB0dgvPJ6qM1ZX4m8p48Xqgs7IqxKzRljk+O+yHonakj C0Uk0Y2+1Rzl/ulJsiyUfrKydYWor2BNBN1JOSGJkSjJZQ720nTo4STfCdqeZhh +g1Vrln5gw1ccouWTewnXF/ozCR0JU+mVhe22JtIn5bnnyzH7kkR2ETg4Zm7zEc2h909vkmWh 9JOVb0g/vFUYS/rXMqGAR+tC0yxWe3wClNY9XfBJhvQLroEMIf32RFiT/sLyTFZZ2G7ymun2fFH6sxUcs4jTpH+zD/RPb5JlofSTla0riH6PF3zy+ap+QtwxzWUinK15Qy1vmQtDq0fQ 9mTi+fMjFkCAApUewG2LAEvyzDe14TsOUfLB90b2ZRxJv+Ilq7 KwKyY3Ei0LPqWLWbkIkclXmyO3QPGwlWRZKP1kRXaF9dYch843 bs+zE5THYS/5AKyQrTxFrspESb4TtD1RDfxEToZNF+MZ1k4sK8B1EXQp7OMQG P0f5gPvjYCV6mx6OyVLVaws7IpbKiXKf+4iW/qlGamluIioX3+tOUr905tkofSTFe7mfRL4doL4Kd3SVXFCc1D6 SYDS/yQo/bvpqf2UfnIelH5CngOlnwQo/YQ8B0o/CVD6CXkOlH4SoPQT8hwo/SRA6SfkOVD6SYDST84i2jlx5TePur7xeSyUfhI4KGhzRwoxIfo wUH3PJOwM+o4r3n97tXCsmWr2t2BzDunHKmDWg1wbKP0kcLb0l +U83rF+0Aii9C/Ltb1wovRXcfIdAqWfBKri9ZcnN1Z08jwr8fc2/0uLkmPFMW4qYqC761uql4KICqDVDkdBEKem+/SjyA9/HyMoBMgBLi2cmkVf2AIpbCUWv5SAm7LY3LilikY39ti6PtAUWz +chTq8NzmmqaNS+knAEa9fhhqzh9IWmGzG0cnzrMoxGNNwQA4F yyLHzUosdWd97XopGCdstUDSb88+peeqVhFcl80oTF3qsahEt0 8igz0O8cZ969RjK/qAq1+h5lO6sze5YnlLR6X0k0AhaHMUBao4DzGDVeGs4sGpzG4r pT+rRjyc0EHbSDsIFwZYCmqnBcjMJqx5WufKQcW8P77vyD2WxC 6zfZKV63IILLds7tLYY6v6gLNfoebD0u9ODmjtqJR+EihLf8XM siT9dihEOT3ZNevfJ/0g/x7Sj2uHF3zWBGDiVrpfSo1ALtXoJv2oXJdDuki/v8dW9QGv9G/VA8Fcy9IPkgNaOyqlnwQq4vWXKYaozbPCg0IuLbQv+ERrTdkFp qK+LdKfrm/g2kWvL6kfD4BpndKPXKqBF3ykx/zSDw0uOwSVa9RuZ4+t6gPtsfUdCz5mckRjR6X0k0A5Xn90a2kv Q5Z6HsrqLcKOb7+LaOlyrDhnrr6Q9P76Nkm/LFOv3XaS5+MBMq1veosLNXxneKxmwQeWW+cQh4Lv7rE1fWBfbH 3Zh6NcHckLpsvshpf+tcb5tf4Q0vIUkr7t6Tru8rvk059rbely vNw5rqvJsriacEhu0q/Olf74LusL/hQXFnvXYHIzVrrbbFxTHIorSb/L5eO6mvzNUyn9J3Kq9KMZfnR7kn1UT9zZrA+DXq9sHi+Oxo0ES sSP1+TTJpETfLvCPiE2aHtluNLy47mS9BNC9nGm9MOpW7wylT8 D+/xipCw9E8lU2ZJ+Nb/osRyavkQvb1hP8JyWHw2ln5DnMLj0w9fd4nT4FenC3eQ8vdD7w w7pB8WV7IHvjbVafhyUfkKew9kLPvoM2CPK5tvKhfdhP6fXSD8 uLnk3zX5D2Xrf2Wn5QVD6CXkO5z7mnaeXmAOn7wEjUU5UsvS2c r43xshRrsao0m++kV18i3krotLyL0DpJ+Q5nP1y5/aUNNdRIP3yBdb0we/njWDzfVj0GDV7n3rRpF9/33zN0DohfmW40vLDOacr3OR1iROg557On3BN8/L+nerXiM+WfjIM3+sK2z4JVb4O3t5xfdncUYMjfZu9gteZ6zdc P/72Raz6XwulnwS+1hUGGL47TajaydGF75fYQLRy6QkXUc8Afecu UPpJQHaFbF0MPgwvBy7fVvE+4d1/030S+fJX9kwHTSVbNkCA3RUN89R4J8c7jpWfbPMAVVN2fvhLhD a//QH0USyBdtsE6d0EfM9BxnHKywJbeaJzlYaruBqA5m78BsOaNh0 C5S7hjvgfZ5WMEewB92Ch9JOAErkzPxSNXvFgJh/nn8EfzwDj91uz952ilEqGLZM/uLtCf2nYQntGP4Oo61nVYDYVJZY9vL09MaNY7fGLDftt21LkGy ineVE6DywLbuXRGg663QY2d8FdpQyzIVDsEurAgZ0HvT1o5ewd LJR+Eog/1ZLMezTpz95ajR5Vf6YZ2c6HRPpznUneu0ozbNgAob5im2deBL/TlYyxv7+AhLbMrZOLje3hcjy1dT7aw7bNxDrpx/tasjNhwyFX+0xEfcl0l4kyBMwugVPBM5WOpuZcM1go/SSQdQW5vaBG+nPJ2Cn9qgbVbIDQpL9lPXqH9Fv7OepLRL+3S3+ jbR/SyTeciqL7vGiCf7D0g0rdS/rdg4XSTwKwK+QaGd90m4HLV0rSX1rwsUSoZsa3aV/TRwiQdYnmmh8DyJO2zPrLHvZKfyfbVraVk/gP1HlwWYWLBG447+LMojT3TunPhkCxSxQHDszKWPCxR19s7poF pZ8E1q4Q3TVGQ/nvyLr7YZ5g4PI8fVH65d1/niLLEFtYYk3VHNI9zSqf1W/ViEZ/UrXPn+W4+aBEaHOb9Htsq7sIyEUc4U/QeaAf8NIQbjjkarcfpXl7Z/3pECh3CWXg5GdmAycxHHjAPVgo/SRQ3xW8E27yUJruHS5F2xDYMXD6feSA0k8ClH5CKvmq9L+7fuS A0k8CjOFDyHOg9JMApZ+Q50DpJwFKPyHPgdJPApR+Qp4DpZ8EK P2EPAdKPwlQ+gnZg9h7ET48NTKUfhIodoXGqAcq3343tG3nbm8 T3GEnkh04rQUNUOuH8P7bblYfXmpl14ioHZ6UfhK4vfQPgLfKu 13zQN/egF7S7xqplH4SiLqC2P0tg4jA4ApZjK6/E5UgkNue/jX2Oj5THNXGQyHOpAgVkAQ7AHHhUYWMzN0h13GVsYfTWqVhvUT gPHdc+yiAjowjj/1YNq/4a+x26EYcsCEzA6VVa1HXGUBLyZzf5c8wuKxV0mLDvZ+RwAV9G jopT3ULpZ8E4qDNay+FMTTRCesxKw7njGKvozNrJ0CwUCskHPg YdGygmbnMIQpRmQdZg1XGHpa552GOIun3xrVPYqehySBwtW2e+ asRTK0iQqee1hMcotwZUEvJnKNS0MlOa3GXkLR0D1jT8qw/PkzpJ4GtK0QBn6J5kuyk2QlZ4Nh8whENmFjf0qmJb8lUn+pZFy Bl1qmHy4JzzKwmsRyggzIaJfAwyl2Tfls6UbC2JFhm1HDqRBWY Z/6qXCXzxsXXs9TReVpDCf2dAbZUEiYT3qJE7nZYi9PGSeq7h3Y7 VIr6FtlL6SeBSPrtSYNywjy9plned8YrQIvR0bMztzJBzxc/aglbpD9b0VIz7yD95kXtaOlHCFfbZ3qnoWuuuRu1S29mRp5WK7 2qM3SQfp+1zdJv+x/VVP1fxS2UfhKIF3zwamm2xBEzT6+fn3yIbnfPoiNut7fwzDhXr P12wsKCTyY9yXgrWBUvuWyKnA05WGXNgaDKyb2WLv24IL/0y7xs88xfE7djN8JKZWZoXUiT/orOoLQUlH54stPaUtqW7qHU1HUVoPSTHO0xL45Djk6IV8DFKSI w/XpQxl7Pz0TZg/EAi1iZo+elBemXJa4LXHrmszfkulJlxYGxTUme8ZcS4F0L9K0t/dgQ07yi8YnbgRuzSsEsQVr9AlbVGUBLqdIPTvZaCwtSzPZ3D21 kpUPP8D+ln6yMvqXLMWn9IvZjPkJGh9JPAoNLf79vVHSB0k+uD aWfBAaXfkJIRyj9JEDpJ+Q5UPpJgNJPyHOg9JMApZ+Q50DpJwF KPyHPgdJPApR+Qp4DpZ8EKP1nUdja+12GMubLFOt+J+dQ+klAd IVxdk+NY0kzN6jCdaHzVSj9JPDpCmILeRrQQIQp3uLFT/PnBPmrHct+2w6/RUWHQRqlJUrgGisHiRLjPqvuEsU6zEJqWhXP65hXAViYxArTtu +jhhA/KfHlReyKvGgQLiAK/IAi44vAAGn32ELO2V5CNdrt/GL/KfbAJNTHjpa6ApR+ElBm/TCm8TxFoVCS8GEyks8swtZn+cBobUsiP9ASGbPMzmElDriWR9d a/9/aqFuseO4rPXROHn2lUHSeucgNfwgFlS6bMTM8jqyG0mpx0KK2N rxkpm13PqpgsSfHdcRNVd1S14DSTwJY+qN54TrDmVHQKBhSGEV HW/NRg2TBD6k4wm1a8/5ioGN5FE9SCxXHvopNRBZmk81ilLVsqglid2Vn5kUXpV+/agCnSgda3aOUts352LelnhzXJ/qruaUuAqWfBFTpB927SfrzfFLBsuWnJP04B2GzV/q37OCagyX9xUkjshDO4dOi7VVrI+rklmVW9KaGaOZ7jvTrHihf d83+U+yB6R1Pa0tdBEo/CegLPnjd3JR+M5b9iiJY4i4cn/FGsf6VHITNINCxLxR7RcVNdVEshKKElFLX/nS+arl6Lfq9xQhGJxYvIUlZsq090t/X+eX+U+qB+iWjsqWuAaWfBGRXeIt43/GdsmdsK7Hs83yygff5MYvvn8RYXyPXO3L4gGPci/t6eV2BqyrFiuPEsgpaHdNZOJxKGj8nmmSYIYu21zSU+4xy4Huv 9Hd2frn/OHogWDZraKkrQOkngX5d4aLToMcBV/jJQ6D0kwCl/3HIuStb7GFQ+kmAu3kJeQ6UfhKg9BPyHE6T/n//+4//+I//+I//HvWPs/7h+MdZPyGP4azxTukfDtAV7hSokBAioPSTQNoV+L4fIfeF0k8C XPAh5DlQ+klAdAU7+vHRbNsClAWntn0D191tsNfy2vu3YhyPxL h9beQ+czOrd1O23+AW+2rhpx3sdQKlnwRi6T9RJYulU/rr2CP9rfSXfhFxqH9TzlncD2+60zoVpZ90wi39xXuC2u+ZxLlO k4zKYp7guDtpSPUufvZEZgGi92zxaD75/KYhE9osV1xXaholNM3sPH+LloO+ddPYRtW1S25F/jwrz8QFuVrKEa+oaLzu5DhzUfp2JQOO9Rdt9yX1V0o/CeAFH3syhEfMXP89k+2eeIvKmUbpAic4LKlPFYX9RNaCKyM6Te az/p6XWGE5dJ0CDBiKAmRa56dNgMPg17dRQ+2S6Hv5t4BQQc6WggX WGW85GbpI/D92rL9oWJJZhWWh9JOVigWfwpy1/nsmUYEzmEkpJ5RnPA2p8PxNTsrm9DMd8LR0Phwfa7AcG5MlzLK V8SZBPFP9/AW2YPz/LW3UUDvkzPQPUBdfS2HX1BhvOll7SPH5qxhTtlB027yf0k8CXu mXkxptxmpLv1ujC7JStKQtlaJ80BEw9i/IJxQvbwiaLC/OTFG2qiqVzl9gC8b/39JGDbUrSr/l0lJLacf9xneX/iq/GX1J/5XSTwIV0i80onrWr92hiyFk30RvJxQtaU4VqYwlt2L06ssOW04/uTxUWF4yRstWXYsonl8l/X5vt9ROWfBZsyq51GqpJWsswz81fRX5UOaYr3SBC2GhaLvi+q+ UfhJQXu4EF4Htphl8EWUpSX9y0y278t8t6by+ygGXXpITTEuaU iUqkFmLzEdHUzWRK9SNlitlF5pGGrI1bbLKopxfIf013q6vXVw J5YFzUpC3pcybAafxtpOjucTrk3o7HTvWX7TRl7RfKf0kwC1dZ GSKy117aH2588JQ+kmA0k+G5jjtP/SqMiqUfhKg9BPyHCj9JEDpJ+Q5UPpJgNJPyHOg9JMApZ+Q50Dp JwFKPyHPgdJPApR+Qp4DpZ8EjusKj3x3jpChofSTwGFdId0u0/FKUMqqFIcu2dcfdlqGgHK8XBGTcu/albeyYXv9fWf/pPSTwNe6wlDS3352mTvd7dyjLn1rcaD012TdWClKPwko4dtE2D X7AywQES9FxlDZUokT4EF7AJQizMzgmx7v6EssMiqiFndFREGZ lRi4eVSZrA6wpoB5+vmdPd8hiSpSiKNdyP+tfp3GXRczMJNWkN aortav+CJQsRabwUXzVk8rH5mJgsx56pF5KemKsOd8+qejUool lH4SKEu/9QEWCPwwhabXUoRBKohD+rNvesQBDJOoW+D6ZNRxOymOJZlXVM lbcZrvOyQwQGUx+7JPoP9LdYmutrN6mmZzZJ6z9e0O6alF9v81 5ikxRz//7523444RB+PHvVKJzue1hNJPAp5ZvxWPMwdHJ09UNSLMqlEqiG fWnwY4j5WxKM9ASMEMG5aeBMzNaurwWiSkSaGJZd55f8kn2P+l uuQuh6cVFycqWt/skMVawBPqzLPLmtOvxECUjoECeKaT++JwtC2h9JPAOdKfD43Bp V/eBMBZmib93vVYxea80HRNKreqJv8q6c/z3xSqdNpTpH+tsHmhV0qMpL9wa1eUfmwJpZ8ERFdI5uWt0i9vP 4U2xcmh9oNUEDgA4jtx65seiy566oJPMv11Sn9p5Squvu87JIn 0A6ta8lf8X6jLewu6LwvSV6ss85yt7/4iULEWSt8AxN0YLPggm0vzI1BkvOADTigv+JQsOV36/UOCHEvUFdbVg+n3M6gbpF+uQmytHI2v6H5W9HbHykWalWJz+k2 PWumX5qzryeHP9dsXUPo/Z4IFEPt6OU2O75DkFcmscuevrh1lDaXVBS435ad57n68rV/qkMVa5Cc4zFvrFH1kJsvK29rKqdG4Qiekt3x6pTRLzpX+0qSOf BHu5h0D7/PBofIXmVasbZETOX3WT0aB0j8Gl5T+aG7J2dwVOFn6a2YI0csO u+cVzgFQcd8Gy9DsVH7yD0vPmdnLAabXKP2EPIdLSn8P/NJvPpLsTF/pD/gWMH8o/YQ8h3GkHz2RW+Szuwm+7ySebqUPoPCD8yw3Mwl8gITfoBZHy3Y qzyenKXtYExlVbX9qRnK+fGxJ6SfkOYwk/WA/5Iz2zukv3qnvaKy/wvf/jCSlBZ81BZqF63biuwlZR3Rqg/350Vnb5UjpJ+Q5DCX92etxcAOFSGXMZ4FYw9zsJNo7s2BSDrbM qXYmeo7qCMdwy7cAAAYqSURBVIposT+tg7HVhdJPyHO4nfQbq9 qadFoL4Ug25RQeX3xKdhalHxbRYr9WB5ALpZ+Q5zC29OO9c/aCjy6ExZ14OE026y/tnAS7OY0FH2gVLKLF/rQOxi5HSj8hz2Fs6Vf2zhk7Le3FebwTz0oS/Yae2YadkzAPe0donltSx6SIJvtTM2JTol2OlH4Edx2SryK25s7 TkT2PW7pI4Mtd4eB3ZTu9Cpx+YQwUs29/hpm1ci3vTfdNXkfvShuQXlV+/03pwJPD3vZQ+kngXrP+c9WnQ+lfrMAlpH/w+BB7qnxE1Sj9xI3sCsZuiW1Bav2e0dv+xtOymJseQPgXXw6A0 r6Hmtzw1orK/RmNpRvLmMD/i/29qsY9InWexxkqD/AKHxfr9ckzpeKIcocvOzn7HpyyiB37MylJsRm1i68JVF9R+klg 6wrWw3PxrDt6XIxegV3/3970kD4W9+aQoe17aMsN2Vq9P6O99Pg9X9P/y+z9gFp5j0izr4qbTuS7G0iII9vyLT7Jg7PCXhY9c+XXYocvOF nYHCWx31o0jUONZS6U1u37ofSTwNoVwGPh/H3Q5Dk1HJVRf09nXvkT/k35fTmkwJdfm3NbzxLzpeqXdHeUHs0Sbf8v/vDF5h6Rnb7KM9SkX2YGprlwspy89BahXpt8835Xhy84uehQeWZ iTfYKntVY+rUYmqD7itJPAkdK/3reS65YxIk+B9w5pFTImSM3tLWik/Q7Su8o/agi3a1tlH5om0f6PWvjOHN84helfzMOf2yx0Fj10q9UnNJPAq4 Fn/UnTfrhyUuUV9bf/xL9gNtbM4cUcTJexKjNLV/QMhZ8+paeTtpN/xel36xIF2uVDGP3mD1HrAOVpN9a9IhNgkuSpvFp/nJJpyD92bfPYPWXqBjQQtghVrvktVAW8SIo/SQgu8KcPGbc/kYzL/UWXvb79IYzv8uNrgSOHHLW07p8QWk7TWytSDyTTmH7lZ7O4Qz/lxZ8YEX6WlvOcP10WtzwyDY8WX5vL7x7zYIV17wdZZY7vCj9he iTofraWJA9CtgM7HE3geIrSj8J3OvlTkKIBaWfBCj9hDwHSj8J UPoJeQ6UfhKg9BPyHCj9JEDpJ+Q5UPpJgNJPyHOg9JMApZ+Q50 DpJ4H/t3cGyQ3CMBTN/Q/EObLrouueI90oiQ0CrITgH/m98UxnUjBfnupjyFTC+gHGAesHA+sHGAesHwxR69+qHgAAL4L1 g3Hon8JRhh2bp7Gu11l0umtNp7X3gi8G6wdDxvpfN/BDrf/9yfpYP49J0ALWD0asS9fttKZFxQ+Tci+gvKho5bp1MJZFmfPFW c9wdip27XS/8iRuTf6owViVhrzMj6nWcqV7mtKzEfQB6wcj1qXrNp3StGhx2O +yn0tVGnduas2xLKbwZFSfu2dNrd2vKkmhyctCwc60da3L7RBg XLB+MGKtWg7rXDFtNi2aT2i/q+rQVlvz1VYq27Hs9gZxLrd7J2tpgRKZ/H6s1xzGW3q3ovTGwweMBNYPRifrf1zTNfDqvdCzk9fKtvWD1u9 c7jjrb5z8Tetnow8FWD8YsS5d+9Z/RNOi0t6mlU5eBbEXPtXrqU3r9y/nnfVK96vo5OV7Kmda3/pXVgyGBesHI9al66SmRTMHLNzLO9Pd2jbFsr7FXn6hetm6YbR2 v6pom7y8Ka3Hsmb93lWqLwNgLLB+MET/pQsAPgDWDwbWDzAOWD8YWD/AOGD9YGD9AOPQzfqvP38MBoPBGGqw65fj+v27ftkQEBZFVlgae q0w1i9HgmSTDQFhUWSFpQHrByNBssmGgLAossLSgPWDkSDZZEN AWBRZYWnA+sFIkGyyISAsiqywNGD9YCRINtkQEBZFVlgasH4wE iSbbAgIiyIrLA1YPxgJkk02BIRFkRWWBqwfjATJJhsCwqLICks D1g9GgmSTDQFhUWSFpQHrByNBssmGgLAossLSgPWDkSDZZENAW BRZYWnA+sFIkGyyISAsiqywNGD9YCRINtkQEBZFVlgasH4wEiS bbAgIiyIrLA3drP/8OtEMBoPB6DvY9ctx/f59lmwICIsiKywNvVYY65cjQbLJhoCwKLLC0tBrhf8BZRJIbau 6AMkAAAAASUVORK5CYII=

gas21
06/01/2012, 16:15
Segue uma figura... Moderador desculpe a ignorância.
327301

Gabriel Siqueira
06/01/2012, 21:21
Considero o BRUTUS T5 a melhor escolha.

Trotta.79
06/01/2012, 22:55
Me desculpem, mas lubrificantes é uma discussão totalmente à parte. Há muitos detalhes e preferências pessoais, não sei se vale a pena discutir nesse tópico. Abs.

Imperador!
06/01/2012, 22:59
Segue uma figura... Moderador desculpe a ignorância.
327301

Ou seja, parece que no geral o Mobil é o melhor.


Me desculpem, mas lubrificantes é uma discussão totalmente à parte. Há muitos detalhes e preferências pessoais, não sei se vale a pena discutir nesse tópico. Abs.

Concordo!

Gabriel Siqueira
07/01/2012, 10:23
Também concordo que não há motivo para esse tipo de discussão!:-P
Então se referindo ao motor MWM, gostaria de saber de vocês a melhor escolha entre os motores, o com injeção mecânica ou com injeção eletrônica sendo levado em conta a durabilidade e os custos de manutenção.

Imperador!
07/01/2012, 11:32
Também concordo que não há motivo para esse tipo de discussão!:-P
Então se referindo ao motor MWM, gostaria de saber de vocês a melhor escolha entre os motores, o com injeção mecânica ou com injeção eletrônica sendo levado em conta a durabilidade e os custos de manutenção.

O mecânico tende a ganhar a durabilidade, facilidade e nos custos de manutenção.
O eletrônico ganha no conforto, potência (pequena mas ganha) e menor barulho na cabine.

Eu particularmente iria de eletrônico por ser mais novo e menos barulhento, mas se encontrasse um mecânico inteiro, também pegaria. É aquela história: usado é procedência e conservação.
Depois de ter Ranger você perde o medo de ter motor eletrônico...

Walter L. L. Casitta
07/01/2012, 11:46
O mecânico tende a ganhar a durabilidade, facilidade e nos custos de manutenção.
O eletrônico ganha no conforto, potência (pequena mas ganha) e menor barulho na cabine.

Eu particularmente iria de eletrônico por ser mais novo e menos barulhento, mas se encontrasse um mecânico inteiro, também pegaria. É aquela história: usado é procedência e conservação.
Depois de ter Ranger você perde o medo de ter motor eletrônico...

X2, ainda mais nesse motor MWM que a diferença de torque de um pro outro enorme.

DieselPower
07/01/2012, 15:57
X2, ainda mais nesse motor MWM que a diferença de torque de um pro outro enorme.

Sei não Walter,
Meu primo trocou sua antiga S10 Executive (BI), por uma Identica porém Common Rail, e se decepcionou...
Vale lembrar, que ele comprou ambas 0 Km e ficaram 100% originais o tempo inteiro que ficou com elas. Escutei muitas vezes ele reclamando que a mecânica andava muito mais e era mais econômica.
Cada louco com sua mania...
Na MINHA opinião, comprando uma 0 KM* ou semi-nova, não abriria mão do Common Rail, porém em um veículo com 8 anos de uso... A revisão da BI sai bem mais em conta...

*Alguns caminhões e tratores ainda oferecem a possibilidade de escolha entre BI e CR.

Walter L. L. Casitta
07/01/2012, 16:30
Então a MWM é muito mentirosa. Nas especificações desses motorers as diferenças estão bem claras...

DieselPower
07/01/2012, 16:57
Então a MWM é muito mentirosa. Nas especificações desses motorers as diferenças estão bem claras...


Entre o 4.07 TCA e o 4.07 TCE, são apenas 8 cv de diferença. O toque é o mesmo (34 kgf).

Walter L. L. Casitta
07/01/2012, 17:18
Entre o 4.07 TCA e o 4.07 TCE, são apenas 8 cv de diferença. O toque é o mesmo (34 kgf).

34Kgf/m e que rotação?

DieselPower
07/01/2012, 23:35
Sprint 4.07 TCA:

132 cv (3.600 RPM)
34,0 Kgf (1.800 RPM)

Sprint 4.07 TCE:

140 cv (3.500 RPM)
34,7 Kgf (1.700 RPM)

*Utilizando dados da montadora (Nissan)

Continuo não considerando uma diferença tão grande...

Walter L. L. Casitta
08/01/2012, 01:08
Sprint 4.07 TCA:

132 cv (3.600 RPM)
34,0 Kgf (1.800 RPM)

Sprint 4.07 TCE:

140 cv (3.500 RPM)
34,7 Kgf (1.700 RPM)

*Utilizando dados da montadora (Nissan)

Continuo não considerando uma diferença tão grande...

Segundo a MWM 34Kgf de 1800RPM a 2400RPM. O TCE tem gerenciamento da turbina e com isso ele consegue ter um curva de torque plana entre 1800 e 2400RPM. Isso faz muita diferença sim.

JOEL_DARLAN
09/01/2012, 07:00
Estou querendo trocar as buchas/calços que fixam a caçamba no chassi, alguem me dá um dica onde posso achar essas peças na internet...

Gabriel Siqueira
09/01/2012, 11:09
Estou querendo trocar as buchas/calços que fixam a caçamba no chassi, alguem me dá um dica onde posso achar essas peças na internet...
Na internet não acha amigo! Vai em uma concessionária e faz o pedido!

Daniel Paulino
10/01/2012, 12:31
Ola pessoal, estou adiquirindo minha primeira 4x4. Estou comprando uma Frontier 2004 mwm 2.8. Fui fazer um teste drive e percebi que a embreagem estava muita baixa e o motor nao tem muita força na arrancada.
Eu li em outros foruns onde disseram que essa falta de força na arrancada é normal.
Alguem poderia me dar umas dicas sobre esses problemas? sera que posso comprar essa caminhonete?

Obrigado

Abraço a todos

Pablo RR
10/01/2012, 13:51
É muito dificil opinar num carro em que não andamos... Mas se tiver problema com o kit de embreagem um kit novo original (luK) custa por volta de 800 reais.. (disco com mola + plato) e mais ~400 latinhas de mao de obra por ser 4x4 e os mecanicos reclamarem um bocado do trabalho que dá pra baixar a caixa.

Quanto ao problema de 'arrancada' na verdade o motor mwm sprint só demonstra torque satisfatorio em 1.800 rpm deixando a desejar em baixar rotações, somado a isso a nissan optou por uma caixa com 1º marcha mais longa..por isso a morosidade na arrancada. Mas com o tempo voce acostuma a tocada do bicho vai perceber que ele anda muito bem. e como as 2004 sao mecanicas tem fama de beber pouco também.

No mais, de uma checada na suspensao e sistema de transmissao (carda, diferencial etc), pois motor e caixa tem peças faceis no mercado, mais dificil sao peças originais de suspensao.. dificil de encontrar original e mais dificil ainda de pagar.heehhe

O interior do carro é muito bem feito, e a minha mesmo com 120.000km e 5 anos não apresenta grilos e peças mal encaixadas. O conforto no banco dianteiro (motorista) é muuuuito bom. Percebi isso, quando em uma viagem pra gramado e rodei apenas 140km num voyage 2011 1.6.. e tinha impressao que viajei sendo exprimido o dia todo.heehh Na frontier cheguei a dirigir por 1.200km em um unico dia e quando cheguei anoite depois de checkin em hotel ainda saia pra passear pela cidade inteiraço.eheh


boa sorte na compra.

Daniel Paulino
10/01/2012, 15:29
Valeu Pablo, obrigado pelas dicas.

Abraços

Albieri,R.J.
10/01/2012, 15:53
All,

ouvi falar que a frontier tem muita "quebra" no diferencial... alguem sabe alguma coisa sobre..?

Pablo RR
10/01/2012, 17:34
quebrador ele não é.... pelo menos nunca ouvi ninguem reclamando... o problema é que a nissan não vende um unica peça separada dele, apenas o diferencial completo. E se voce procurar nos catalogos dana/spicer tambem não vai achar nada.. nem rolamentos, nem coroa e pinhao.. nem os retentores...nadica de nada..

Se nao me engano um colega forista teve problema de vazamento de oleo num retentor proximo ao tambor de freio.. e até postou a referencia dele sendo SABO.. e se não me engano falou que era usado na Omega Suprema.heeh

Albieri,R.J.
10/01/2012, 17:50
oh caramba, entao pra achar peça de frontier e xterra tem que ficar garimpando? nao é so ligar pra alguem e pedir? nao tem lojas especializadas? e eu que pensei que troller era o problema...

outra coisa. vejo o povo trocar embreagem ne frontier com pouca km... é tao ruim assim?

Trotta.79
10/01/2012, 18:04
All,

ouvi falar que a frontier tem muita "quebra" no diferencial... alguem sabe alguma coisa sobre..?

Ouviu falar de quem? Quando? Ouviu mesmo ou é só boato?

Trotta.79
10/01/2012, 18:05
oh caramba, entao pra achar peça de frontier e xterra tem que ficar garimpando? nao é so ligar pra alguem e pedir? nao tem lojas especializadas? e eu que pensei que troller era o problema...

outra coisa. vejo o povo trocar embreagem ne frontier com pouca km... é tao ruim assim?

Qual povo? Quem tem trocado embreagem com pouca quilometragem? Algum forista?

De nomes por favor?

Albieri,R.J.
10/01/2012, 18:35
Entao trotta,

o camarada que comprou meu troller disse que na oficina do amigo dele sempre tem frontier fazendo serviço de diferencial...

todo mundo que ta vendendo frontier acima de 70 mil km(estou tentando comprar) ja trocou embreagem

e o camarada acabou de dizer aqui que é complicado achar peças de diferencial...

()s

Trotta.79
10/01/2012, 19:18
Caro Albieri, peço que qualquer quebra de diferencial da Frontier/Xterra seja relatado neste forum para que todos os colegas possam compartilhar desta informação. Desconheço alguma quebra deste diferencial o DANA 46 que é mais resistente que o dos troller, Ranger, S10, L200 ou Toyota SW.

Também desconheço problema na embreagem da Frontier, talvez no modelo novo, não sei. Mas no modelo antigo não há.

Boatos há sim, muitos por ai. Por isso que os casos concretos devem ser relatados.

Abs.

Walter L. L. Casitta
10/01/2012, 19:39
Entao trotta,

o camarada que comprou meu troller disse que na oficina do amigo dele sempre tem frontier fazendo serviço de diferencial...

todo mundo que ta vendendo frontier acima de 70 mil km(estou tentando comprar) ja trocou embreagem

e o camarada acabou de dizer aqui que é complicado achar peças de diferencial...

()s

Lê o fórum, Para de ouvir conversa de mecânico de fundo de quintal.

Albieri,R.J.
10/01/2012, 20:21
Lê o fórum, Para de ouvir conversa de mecânico de fundo de quintal.

Amigo, o forum é debate, opnioes... eu perguntei, tirei uma duvida, nao afirmei nada...

Walter L. L. Casitta
10/01/2012, 20:25
Amigo, o forum é debate, opnioes... eu perguntei, tirei uma duvida, nao afirmei nada...

É que você não é o primeiro com a mesma pergunta. Se tivesse lido não precisava ter perguntado. Além disso parecia querer polemizar.

Albieri,R.J.
10/01/2012, 20:33
Prezado Walter,

realmente nao procurei... Mas nao queria polemizar, pelo contrario, se voce tivesse lido tambem, saberia que minha preocupaçao provem do fato de eu querer comprar uma xterra pra mim e uma frontier pra meu pai. Como a galera do forum estava falando muito bem de ambas eu ja estava convencido... so que escutei o boato dos diferenciais hoje e, somado com minha constataçao da troca de embreagem (5 entre 7 frontier que estou vendo para comprar ja trocaram a embreagem) resolvir tirar isso a limpo aqui, como sempre faço.

()s

Imperador!
10/01/2012, 20:43
Qual o problema em trocar a embreagem?
É a uma peça de desgaste como qualquer outra.
Se tem gente que troca com 50.000km, é porque exige demais dela, provavelmente, em situações em que deveria ter utilizado reduzida.
Quem tem conhecimento melhor sobre os limites do carro consegue passar bem mais tempo sem mexer em embreagem.

Imperador!
10/01/2012, 20:47
Sobre o diferencial, você (como em tudo na vida) tem que saber filtrar.
Tem muita gente que tem o carro e está insatisfeito por alguma razão e faz questão de queimar o carro pra tudo e para todos.
Tem outros que provocam o problema no carro pelo mau uso e, insatisfeitos com o prejuízo, ficam queimando o carro, porque "ele não aguenta porrada".

Carro tem que ser bem tratado sim, especialmente se você valorizar o dinheirinho do seu bolso.

Pergunta pra alguém do fórum (70~90% mantém a manutenção de seus carros em dia) se eles já tiveram problemas com isso em suas Frontier/Xterra.

Albieri,R.J.
10/01/2012, 20:51
ok, ok...

eu so acho que trocar embreagem com 50 mil km pouco... mas, cada um com seu cada um...

Daniel Paulino
11/01/2012, 12:51
Ola pessoal, qtos km em media roda o motor da Frontier MWM 2.8?

sera que chega uns 500.000 km?

abraços

Walter L. L. Casitta
11/01/2012, 13:28
Ola pessoal, qtos km em media roda o motor da Frontier MWM 2.8?

sera que chega uns 500.000 km?

abraços

Como qualquer motor HSD, 300.000Km...

notec
11/01/2012, 13:31
eu creio q se for feita a manutençao correta acho q chega facil aos 500 mil....tem motor de onibus q so abre o bico depois de 1 milhao de kms..

ja vi um AP, com 500 mil...e nunca tinha feito retifica!!.

aos amigos, minha embreagem trepida desde de nova, hj com 70 mil km...e ainda tenho muita embreagem pela frente, como um amigo falou, é peça de desgaste, dependendo do uso...acaba cedo mesmo..

uma duvida, meu carro ta "caido" p/ direita , na frente cerca de 3 cms e atras uns 2 cms, a tras é facil de corrigir, mas e na frente, o que pode ter acontecido? meu carro é 2004, 4x4, e os amortecedores sao originais ( foi feito recall da fabrica) e nao estao ruins..

abraços!

Trotta.79
11/01/2012, 14:09
uma duvida, meu carro ta "caido" p/ direita , na frente cerca de 3 cms e atras uns 2 cms, a tras é facil de corrigir, mas e na frente, o que pode ter acontecido? meu carro é 2004, 4x4, e os amortecedores sao originais ( foi feito recall da fabrica) e nao estao ruins..

abraços!

Pede ao seu mecânico de confiança verificar o estado das buchas, pivos da suspensão e calibragem dos pneus. Se estiver tudo bem vc pode regular a barra de torção do lado direito levantando a viatura na altura correta.

Abs

notec
11/01/2012, 14:48
blz Trotta, a minha duvida é o seguinte:

a regulagem da altura da barra , é feita independente para cada lado? tava achando que fosse uma regulagem central...

cara o estado das buchas, pivos da suspensão e calibragem dos pneus( que sao zero!), aparentemente estao todos em boas condiçoes, ate pq a suspensao nao ta fazendo nenhum barulho atipico..


pode um lado da susp dianteira "arriar" do nada?

vlw !

abrço!