PDA

Ver Versão Completa : Pajero IO - Pneus Maiores + Lift de Suspensão

Allan
15/06/2008, 23:22
Senhores,

Sei que esse assunto já foi demasiadamente discutido aqui no fórum. Mas vou escrever a minha experiência mesmo assim, porque creio que no pagar das luzes possa ajudar algum futuro aventureiro ou saciar os curiosos.:concordo:

No começo do mês corrente (Junho/08) eu comprei uma Pajero IO, azul, ano 2000 para o meu uso no dia-a-dia e também para me divertir. Apesar de eu preferir manual, acabei comprando uma automática por causa do estado do carro x custo.

Bom, li boa parte da troca de mensagens daqui do fórum a respeito de levantar esses carros e calçar pneus maiores. Então fiz a minha opção: calço na suspensão e tentar calçar pneus 245/75 R16.

Vamos ao que interessa:

Fui na Salvatori, revenda da Michellin, no Recreio dos Bandeirantes, indicado pelo meu mais novo amigo e mecânico Katsunori. Cheguei lá, pedi ao Soares, gerente da loja, para calçar em uma roda original minha um BF 245/75 R16 AT. Apesar de ele ter falado que já tentou fazer essa experiência sem lograr sucesso, insisti e montamos um BF na roda dianteira direita do carro. Bom, o primeiro sentimento que tive foi de alegria porque ficou bonito pra cacete!!! :palmas: Pedi para apertar um parafuso para que a roda ficasse centralizada no cubo e conseguir "avaliar" a proeza. O carro continuou suspenso pelo elevador :dance:. O pneu pegou logo de cara na bandeja da mola, mas nada que um espaçador de 3cm não resolvesse, porque a bandeja da mola tem uma inclinação o que permitiria o descolamento do pneu, caso fosse "jogado um pouco mais pra fora". Liguei o carro e girei a direção toda para ambos os lados. Pegou um pouco na parte de trás e bastante na parte da frente. Para isso, a solução seria a troca do parrachoque por um tubular, feito sob medida. Além disso, teria que trocar os parafusos prisioneiros do cubo por maiores para conseguir vencer o espaçador.

Diante do acima exposto, não me restou opção senão calçar minhas rodas com BFs 235/70 R16 AT. A diferença de raio dos entre os dois pneus é de 1,93cm. É bastante! Bom, os 235 caíram como uma luva, levantaram o vão livre do carro, comparado com os 215/65 R16 originais, em 2,48cm. Parece pouca coisa, mas o efeito prático e visual foi bastante notório. Esses 235 pegam um pouco no interior da caixa de rodas na última meia volta do volante, quando se está virando todo o jogo. Apenas isso! Nada de grave :mrgreen:...

Paguei R$ 460,00 por cada BF. A conta total com os pneus + alinhamento + balanceamento + 4 vávulas (merreca) foi 2.000 latinhas (no cartão de crédito).

Abaixo seguem as fotos que eu tirei, inclusive uma comparação entre o 245/75 e o 235/70.

Agora o próximo passo é fazer um lift na suspensão. Vou colocar mola de TR4 na dianteira + calços de 35mm, feitos pela Toca do Dino. Na traseira, seguindo a receita já experimentada do amigo Felipe Balaiune, vou colocar as molas dianteiras da Courrier 1.6 (paguei R$ 116,00 o par na Nova Alteze, na Penha). O lift vou fazer essa semana lá na MITSUNORI, na Barra, vou postar aqui as minhas impressões e fotos.

Nota: Ainda não deu tempo de medir a diferença de consumo do carro, mas já notei que perdeu um pouco de torque (pouco, acho que os 245 iriam "colar o carro no chão"), ainda mais por que é automático.

Desculpem-me a extensão do tópico.

Abraços.

Edson CGJC
19/06/2008, 22:14
ALLAN,
Ficou muito bonita a sua pajero e Parabéns pela aquisição, agora só resta saber quando iremos ver ela nas trilhas.

Abraços!

Allan
20/06/2008, 00:16
Pois é senhores,

Conforme era previsto, antes de ontem eu levantei a bichina. Não foi nada complicado de fazer. Fizemos tudo em três horas e meia de serviço.

Seguindo a receita do Felipe Balaiune (valeu garoto!!!), as molas dianteiras de courrier 1.6 ficaram perfeitas. São bem maiores, vide foto comparativa abaixo.

Os caloços que mandei fazer na Toca do Dino ficaram bons, porém o Ronaldo deu mole na furação e tivemos que fazer um pequeno trabalho em um dos furos da parte inferior do calço, para que todos casassem com os parafusos da cabeça do conjunto amortecedor/mola. Nada de Grave! 8)

Também tirei uma foto do conjunto amortecedor/mola montado com o calço já devidamente instalado.

Troquei as molas dianteiras da IO, que estavam bem cansadas pela da TR4, paguei R$ 212,00 o par das molas dianteiras Fabrini para TR4 no Pestana (Jacarépagua - RJ). Na Mit custa R$ 470,00:?. Só de mola dianteira tivemos uma diferença de uns 3 cm, mas acho que foi por conta das molas da IO estarem cansadas.

Resultado: Um carro muito bonito. Estável e mais firme um pouco. Alto pra cacete! Tá mais alto que uma Pajero Sport... Ainda não sei qual como vai ser o desempenho dela nas trilhas:pensativo:...

Tive um probleminha normal na Cambagem, porque ficou muito negativa (com as rodas voltadas pra dentro), mas nada que 80 pratas não resolvesse. Aproveitei o tempo de espera e bebi uma, porque ninguém é de ferro!

Quanto a Homocinética, não achei que ficou numa angulação muito ruim não. Segue uma foto da nova angulação dela após o Lift.

É isso. Seguem abaixo as fotos. Inclusive uma que eu faço o comparativo entre a IO sem o Lift e com o Lift. Qualquer dúvida, crítica, sugestão ou convite pra biritar, estamos ae :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgr een:...

Abraços.

brpresente
20/06/2008, 11:46
Realmente ficou muito boa as mudanças...
depois poste pra gente como ficou a estabilidade dela na estrada por favor.

Allan
22/06/2008, 22:32
Realmente ficou muito boa as mudanças...
depois poste pra gente como ficou a estabilidade dela na estrada por favor.

Meu Amigo,

Esse final de semana fui a Búzios com ela. Rodei uns 400 km de estrada. Notei que a frente do carro ficou um pouquinho "boba", mas muito pouco. Fiz curvas na estrada a 100km/h sem nenhum problema. É questão de costume mesmo.

Andei bastante com o carro nas dunas de cabo frio, e tudo correu bem! Aliás, muito bem :mrgreen:.

Recomendo o lift de suspensão.

Abraço.

dkrabbe
24/06/2008, 12:58
Fala Allan.

Ficou muito show o seu carro. Vou pegar no pé do Ronaldo (Toca do....) quanto a qualidade....he.he.he. Ele pega as medidas do meu carro para fazer o calço e depois vende peça sem qualidade, aí não dá...rs. Ele agora tá no Rally dos Sertões, categoria Caminhões (ele faz o apoio rápido mecanico, indo no próprio caminhão do André Azevedo). Dei uma olhada e eles estão em segundo lugar.

Ele tem outras alterações na manga. Pedi para ele fazer uma mudança no trilho do meu banco tumén e ficou show. Com meus 1,83m, não dava para ter ergonômia adequada entre pernas e braços na TR4. naum...

Abs

DKrabbe

Allan
24/06/2008, 15:58
Dkrabbe,

Obrigado pelo elogio. Realmente o carrinho ficou show de bola. Espero ter esclarecido mais ainda o pessoal que está pensando em fazer essas alterações, por isso fiz questão de colocar até o quanto gaste pra galera interessada ir se preparando... hehe

É, a TR4 é realmente muito pequena pra passageiros maiores que 1,75. Eu tenho 1,70 e vou bem, tranquilo. Mesmo assim o espaçoatrás é bem apertado. Com você não deve existir né?!?!?

Tínhamos que ver cm o ronaldo se ele não faz uma proteção de cárter, caixa de tranferência, tudo junto... acho que deve ficar bem legal! Acho que vi alguns tópicos assinados por você falando sobre isso.

Abraço.

mjps
25/06/2008, 13:25
Falando em pneus, a uns três meses atrás encomendei aqui em Friburgo 4 BF 225/75/16. Infelizmente apenas hoje me ligaram da Michellin me informando que chegaram, mas já comprei outros pneus 225/70/16 Pirelli.(depois de 3 meses né)
Ou seja para quem estiver procurando BF encontra aqui por R$539,00 cada, fica na Consercionária Volks Frivel aqui em friuburgo. É só procurar por Cleber.
Saudações

Allan
25/06/2008, 15:00
Opa,

No meu caso eu optei por colocar 235/70 R16, visto que os 225/75 R16 têm diferença de apenas 0,425cm de raio. Acho que o ideal seria um 235/75 R16, o que daria uma diferença de raio de 1,175cm e relação aos que eu coloquei.

Abraço.

mjps
25/06/2008, 15:15
Sim Allan,

Mas em relação a ganho de altura sem a necessidade do uso de calço, pelo que sei a melor opção para não raspar ainda é o 225/75. Por ser um pouco mais fino pode ser um pouco mais alto.
O difícil é achar estes pneus eu fiquei chateado de ter colocado outros, e agora não poder gastar mais R$2000,00 de novo.

Allan
25/06/2008, 15:34
Marcio,

Anuncia teus pneus cara. Tem muita gente procurando opções aqui no fórum.

Aqui na Salvatori (Recreio - RJ) eu sei que tem os 225/75 R16, eu os vi! Tenta vender e te ajudo a negociar esses pneus aqui!

Qualquer coisa me fala.

Abraço.

mauarj
01/07/2008, 17:59
KARO AMIGO ALLAN E OS DEMAIS PARTICIPANTES DESSA PARTE DA COMUNIDADE 4x4BRASIL, TEU CARRO FICOU SHOWWWWWWWWWWWW, EU QND LI A ALGUNS MESES AKI NO FORUM SOBRE LIFT, JA ME DESPERTOU, MAS, AGORA, ASSIM Q SOBRAR O CAPILÉ IREI LEVANTAR A MINHA TR4 KRIPTON, E TINHA MUITAS DUVIDAS A RESPEITO DOS PROXIMOS PNEUS Q IRIA COLOCAR.APROVEITANDO A OPURTINIDADE, GOSTARIA DE LANÇAR AKI NO FORUM(NÃO SEI SE ALGUÉM JA TOCOU NESSE ASSUNTO) DE MARCARMOS UMA TRILHA/PASSEIO COM OS NOSSOS PAJERO's IO's E AS TR4's, POW ADQUIRI O CARRO TB A POUCO TEMPO E TO DOIDO PRA VER O TOTAL DESEMPENHO DELE NA LAMA. GRANDE ABRAÇO A TODOS E EM ESPECIAL CONGRATULAÇÕES AO AMIGO ALLAN.

MARCOS THEODORO - MAUARJ
PAJERO TR4 KRIPTON

Allan
01/07/2008, 18:29
KARO AMIGO ALLAN E OS DEMAIS PARTICIPANTES DESSA PARTE DA COMUNIDADE 4x4BRASIL, TEU CARRO FICOU SHOWWWWWWWWWWWW, EU QND LI A ALGUNS MESES AKI NO FORUM SOBRE LIFT, JA ME DESPERTOU, MAS, AGORA, ASSIM Q SOBRAR O CAPILÉ IREI LEVANTAR A MINHA TR4 KRIPTON, E TINHA MUITAS DUVIDAS A RESPEITO DOS PROXIMOS PNEUS Q IRIA COLOCAR.APROVEITANDO A OPURTINIDADE, GOSTARIA DE LANÇAR AKI NO FORUM(NÃO SEI SE ALGUÉM JA TOCOU NESSE ASSUNTO) DE MARCARMOS UMA TRILHA/PASSEIO COM OS NOSSOS PAJERO's IO's E AS TR4's, POW ADQUIRI O CARRO TB A POUCO TEMPO E TO DOIDO PRA VER O TOTAL DESEMPENHO DELE NA LAMA. GRANDE ABRAÇO A TODOS E EM ESPECIAL CONGRATULAÇÕES AO AMIGO ALLAN.

MARCOS THEODORO - MAUARJ
PAJERO TR4 KRIPTON

Opa,

Assim eu acabo me sentindo gente importante... :mrgreen:

Valeu pelos elogios Marcos. O que você ou mais alguém precisar estou a disposição para ajudar e esclarecer na minha pífil experiência.

Bom, já começamos bem, temos 3 pessoas para fazer o passeio, são elas:

1) Marcos Theodoro - TR4 KRIPTON
2) Fabio Fonseca (meu cunhado) - SPORTAGE
3) Allan Barreiros - IO TROVÃO

Pra onde ainda não sabemos, nem quando:mrgreen::mrgreen::mrgreen:. Mais alguém se habilita??????

Mandem sugestões de lugares tb.

Abraço.

mauarj
01/07/2008, 19:10
Karaz Meu Sogro Tem Casa De Praia Em Maricá, E, Eu Participo Do Jeep Clube Maricá, Então, Pode Ser O Ponto De Partida. E Diga-se De Passagem Maricá Tem Muita Escolha, Tem Areia, Tem Lama, Tem Morros, Fica Ae Minha Dica.abs.

Allan
02/07/2008, 11:24
Karaz Meu Sogro Tem Casa De Praia Em Maricá, E, Eu Participo Do Jeep Clube Maricá, Então, Pode Ser O Ponto De Partida. E Diga-se De Passagem Maricá Tem Muita Escolha, Tem Areia, Tem Lama, Tem Morros, Fica Ae Minha Dica.abs.

Gostei da Idéia! :palmas:

Você conhece lguma trilha por lá? O teu sogro deve conhecer né??? Chama ele pra se unir nessa.... que tal abrirmos um tópico só pra combinar essa???:pensativo:

Abraço. Allan.

Gobbi
02/07/2008, 13:43
bah cara, ótimas dicas.
Estou querendo fazer o mesmo na minha io.
coloquei pneus 235/75, está pegando no para-barro (só porque tem um parafusinho maldito que ta meio frouxo e sem rosca).
mas quero colocar as molas da TR4 tb.
Hoje falei com a FOX, uma das concessionárias de poa e a parte técnica da oficina me disse que "não tem como colocar nem os amortecedores da TR4 porque não encaixa". Teria que importar, a R$ 1.600,00 o jogo dos dianteiros. Jésusssss.

valeu, abraço.

mando notícia de quando levantar a bichinha.

Allan
02/07/2008, 14:46
bah cara, ótimas dicas.
Estou querendo fazer o mesmo na minha io.
coloquei pneus 235/75, está pegando no para-barro (só porque tem um parafusinho maldito que ta meio frouxo e sem rosca).
mas quero colocar as molas da TR4 tb.
Hoje falei com a FOX, uma das concessionárias de poa e a parte técnica da oficina me disse que "não tem como colocar nem os amortecedores da TR4 porque não encaixa". Teria que importar, a R$ 1.600,00 o jogo dos dianteiros. Jésusssss.

valeu, abraço.

mando notícia de quando levantar a bichinha.

Meu Amigo,

Fico pasmo como ainda existem profissionais e entidades que enganam as pessoas.:shock: Não sou mecânico, mas eu posso te garantir 100% que eu comprei amortecedores da TR4 (os 4) e coloquei na minha IO. O encaixe é o mesmo. Perfeito! É capaz de você pagar os R$ 1.600,00 pelos amortecedores da IO e eles instalarem os da TR4, que custam em média R$ 630,00 os quatro:concordo:.

Dá uma olhada em outros tópicos aqui no fórum Mitsubish e você vai ver que muitos outros amigos fizeram o mesmo. Amortecedores de TR4 na IO.

Aliás, quase tudo serve. Pastilhas de freio, molas, filtro de ar... Eu fiz uma revisão geral na minha quando comprei em Maio. A única coisa que não pôde ser da TR4 foram as correias (correia dentada, alternador e direção hidráulica). O resto foi tudo da TR4.

Sugiro você ir em outra concessionária ou procurar um bom mecênico em POA que entenda desses bichinhos.

Abraço.

mauarj
05/08/2008, 11:57
Karaz To Na Secura, Liguei Pro Ronaldo Da Toca Do Dino, E, Encomendei Os Calços De 1,5", To Louco Pra Chegar Logo, E Vou Comprar As Molas De Courrier, Lá Altese, Mas, Só Ficar Satisfeito Mesmo, Qnd Sobrar Aquela Verba E Eu Puder Trocar Os Pneus, Mas, De Qualquer Forma, Estou Seguindo A Risca Sua Receita, valew Allan grande abraço.

Fred Augusto
06/08/2008, 22:06
Oi Allan!!!! Parabéns; a sua IO ficou linda. Há uns meses eu também pesquisei sobre pneus e lift na IO e acabei colocando as molas da TR4 e pneus BF 225/75 na roda original aro 16 (os pneus dianteiros pegam na caixa de roda quando viro todo o jogo ou quando passo rápido por uma forte lombada; os traseiros pegam muito pouco e só quando o carro "torce" muito). Só depois que vi o Tópico do Fred Bailune (também agradeço a ele pelos conselhos) "ensinando" sobre as molas da Courrier, mas já era tarde. Consegui, com essas alterações, uma razoável elevação da minha "IO Jubiléia", mas ainda me dou por insatisfeito.....QUERO MAIS!!! Minha dúvida é; você fez o mesmo que o Bailune (molas dianteiras da Courrier na traseira de sua IO e molas da TR4 com calço na dianteira)????
Abaixo vão algumas fotos da minha "Jubiléia".

mauarj
07/08/2008, 14:22
fala Ae Galera, Só Atualizando O Post, Coloquei Os Pneus Bf Goodrich All Terrain 225/75/16 T/a, Nesse Sabado Devo Acabar Com A 2° Faze Do Lift, Colocando Os Calços De 1,5" E As Molas Da Courrier, Posto Fotos Qnd Estiver Terminado.abs.

allanbarreiros
07/08/2008, 18:12
Oi Allan!!!! Parabéns; a sua IO ficou linda. Há uns meses eu também pesquisei sobre pneus e lift na IO e acabei colocando as molas da TR4 e pneus BF 225/75 na roda original aro 16 (os pneus dianteiros pegam na caixa de roda quando viro todo o jogo ou quando passo rápido por uma forte lombada; os traseiros pegam muito pouco e só quando o carro "torce" muito). Só depois que vi o Tópico do Fred Bailune (também agradeço a ele pelos conselhos) "ensinando" sobre as molas da Courrier, mas já era tarde. Consegui, com essas alterações, uma razoável elevação da minha "IO Jubiléia", mas ainda me dou por insatisfeito.....QUERO MAIS!!! Minha dúvida é; você fez o mesmo que o Bailune (molas dianteiras da Courrier na traseira de sua IO e molas da TR4 com calço na dianteira)????
Abaixo vão algumas fotos da minha "Jubiléia".

Fala ae meu amigo,

Foi isso mesmo que eu fiz. Mola de TR4 na frente com calços de 35mm e molas dianteiras de courrier na traseira do carro.

Estou vendendo meu kit todo, porque vou precisar vender meu carro. Ta anunciado aqui no forum. Quero vender tudo, inclusive os pneus. Rodei uns 2.000 km só com esse lift e pneus, portanto tá tudo zero bala! Qualquer coisa estamos ae.

Abraço.

Fred Augusto
07/08/2008, 19:21
Fala ae meu amigo,

Foi isso mesmo que eu fiz. Mola de TR4 na frente com calços de 35mm e molas dianteiras de courrier na traseira do carro.

Estou vendendo meu kit todo, porque vou precisar vender meu carro. Ta anunciado aqui no forum. Quero vender tudo, inclusive os pneus. Rodei uns 2.000 km só com esse lift e pneus, portanto tá tudo zero bala! Qualquer coisa estamos ae.

Abraço.

Oi Allan;
você me venderia apenas as molas da Courrier + os 2 calços dianteiros ou apenas os 2 calços???? Caso afirmativo, quais os valores???
Desculpe a "barganha" :oops:, mas é que também acabo de colocar as molas da TR4 e os Pneus BF na minha, ok:concordo:?!

Eliseu
08/08/2008, 09:23
Bateu a tristeza. Ontem fui a serviço para Santana do Livramento e aproveitei para ir ao Uruguai (Rivera) para adquirir um jogo de 235/70 R16 ou 225/75 R16, e desisti. Não está sendo vantagem, pois o preço é somente 30 reais na unidade menor que aqui no BR e considerando o risco de perder os pneus para a Rceita Federal, não achei vantagem. Vou adquirir um jogo aqui. Antes chegava a 50% a diferença, mas agora está insignificante.

mauarj
08/08/2008, 18:28
Fala Ae Galera Hoje Finalmente Estou Tão Feliz Quanto No Dia Em Que Comprei Meu Carango, Fiz O Lift(1,5") E Coloquei Os Pneus Bf Goodrich All Terrain T/a 225/75/16, O Carro Ficou Lindo, Muito Mais Alto, Ficou Mais Gostoso De Dirigir, Ficou Mais Durinho, Firme Na Estrada. Vou Fazer Trilha Nesse Sabado(09-08-2008), Lá Em Maricá E A Previsão é De Chuva , Então, Farei Area De Praia, Com Lama, E Erosões, Hahahahaha, Mal Posso Esperar, Depois Posto Aki Todos Os Detalhes Da Trilha E Fotos Com Detalhes Das Modificações Do Carango. Abs.

mauarj
12/08/2008, 18:02
FALA AE GALERA, POW COMO DISSE, ATUALIZANDO O POST TAE AS FOTOS DO LIFT 1,5"+SAPATOS BFG ALLTERRAIN T/A 225/75/16. ABS.

http://picasaweb.google.com/mauarj/BODYLIFTTR4KRYPTON

Celso Pajero
13/08/2008, 21:32
FALA AE GALERA, POW COMO DISSE, ATUALIZANDO O POST TAE AS FOTOS DO LIFT 1,5"+SAPATOS BFG ALLTERRAIN T/A 225/75/16. ABS.

http://picasaweb.google.com/mauarj/BODYLIFTTR4KRYPTON

Fala Mauarj....

Tua viatura ficou muito show.... e tá muito didático a galeria de fotos... PARABENS..!!!

Seguindo as dicas do lift.... já estou calçado com os pneus BF 225/75/16... deu um up grade no visual do carro... fora a altura que já melhorou muito... vou fazer algumas trilhas assim... prá sentir o carro e os novos pneus... Só de andar no asfalto já os senti mais macio que os Yokoyama que calçava antes 215/70/16...

Na sequencia faço o lift na suspensão.... vc diz que os calços foram feitos em SP... vc tem o contato...?? Chegou a fazer nova cambagem?

Abraços...

Celso

mauarj
13/08/2008, 23:41
fala Ae Celso, Bele?!?!! Pow Ainda Não Fiz A Cambagem, Pois Coloquei Os Pneus Antes E Esperei Pra Fazer O Lift E Depois Fazer, Ainda Não Tive Tempo De Ir A Loja De Novo, Mas Tenho Q Fazer Né/?? Pow Anota Ae O Tel Do Ronaldo, Ele é Muito Gente Boa E Muito Profissional Tb.abs Ae Celso E Coloca Fotos Ae Do Carango.

Toca Do Dino(ronaldo)
Tel: 012-3943 546

mauarj
07/11/2008, 11:30
Amigos jipeiros e companheiros de Pajero IO/TR4, somos orfãos, ninguém dá importância ao nosso jipinho, criei um topico do Clube Pajero IO/TR4, pra ver se consiguimos reverter essa imagem negativa e erronea do nosso jipinho guerreiro.Abs a todos.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=48249 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=48249)

MANFREDI
08/11/2008, 09:41
MAUARJ,

acho que es´tá faltando um numero no telefone do dino, poderia verificar e mandar novamente, pois estou pra ligar e encomendar os lifts.

mauarj
10/11/2008, 08:44
MAUARJ,

acho que es´tá faltando um numero no telefone do dino, poderia verificar e mandar novamente, pois estou pra ligar e encomendar os lifts.

Manfredi , me desculpe, nem perdecbi que estava faltando um n°, então lá vai todos os n°:

Ronaldo Toca do Dino: 0xx12 3943 8546 / 0xx12 9172 5552
Grande abraço ae Manfredi, e curta seu lift.

MANFREDI
10/11/2008, 15:49
Obrigado, vou ligar e encomendar.

Carlos TA
20/11/2008, 10:51
Pessoal,

estou vendendo 4 pneus BF AT KO 225/75/16 ideais para o carro de vocês.

Mais detalhes aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=48812 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=48812)

Valeu.

mauarj
29/12/2008, 20:43
Senhores foristas e amigos da lama, alguém falou em algum topico referente à lift no TR4 sobre colocar o amortecedor traseiro de L200 gl na traseira do TR4, eu fiz! Ficou muito bom, tive uma melhoria impressionante , pois, o amortecedor tem uma calibragem de carga muito maior do que o do TR4, então tudo muda, a altura, pq o amortecedor é 2cm maior, então a mola trabalha livre em seu curso, com isso o jipe ficou mais duro e estavel nas curvas.
Testado e aprovado o amortecedor traseiro da L200 no TR4, sem contar que é mais barato, são R$290,00 do TR4 contra R$ 182,00 da L200.abs.

mauarj
14/01/2009, 00:25
Passando pra divulgar o evento passeio/trilha do dia 25/01/2009,
espero todos os amigos jipeiros dessa parte do forum por lá, abs a All.
Obs: A inscrição é gratis, porém obrigatória.

http://www.cdvonline.com.br/ralliart/flyer_baixa.jpg

Manchur
09/02/2009, 12:09
Alex De Marialva, é O Fernando De Maringa Da Pajero Io, Poderia Me Ligar, Não Consigo Ligar No Numero Q Vc Me Passou.
Obrigado

FELICIANO
16/02/2009, 13:02
pois é Senhores,

Conforme Era Previsto, Antes De Ontem Eu Levantei A Bichina. Não Foi Nada Complicado De Fazer. Fizemos Tudo Em Três Horas E Meia De Serviço.

Seguindo A Receita Do Felipe Balaiune (valeu Garoto!!!), As Molas Dianteiras De Courrier 1.6 Ficaram Perfeitas. São Bem Maiores, Vide Foto Comparativa Abaixo.

Os Caloços Que Mandei Fazer Na Toca Do Dino Ficaram Bons, Porém O Ronaldo Deu Mole Na Furação E Tivemos Que Fazer Um Pequeno Trabalho Em Um Dos Furos Da Parte Inferior Do Calço, Para Que Todos Casassem Com Os Parafusos Da Cabeça Do Conjunto Amortecedor/mola. Nada De Grave! 8)

Também Tirei Uma Foto Do Conjunto Amortecedor/mola Montado Com O Calço Já Devidamente Instalado.

Troquei As Molas Dianteiras Da Io, Que Estavam Bem Cansadas Pela Da Tr4, Paguei R$ 212,00 O Par Das Molas Dianteiras Fabrini Para Tr4 No Pestana (jacarépagua - Rj). Na Mit Custa R$ 470,00:?. Só De Mola Dianteira Tivemos Uma Diferença De Uns 3 Cm, Mas Acho Que Foi Por Conta Das Molas Da Io Estarem Cansadas.

Resultado: Um Carro Muito Bonito. Estável E Mais Firme Um Pouco. Alto Pra Cacete! Tá Mais Alto Que Uma Pajero Sport... Ainda Não Sei Qual Como Vai Ser O Desempenho Dela Nas Trilhas:pensativo:...

Tive Um Probleminha Normal Na Cambagem, Porque Ficou Muito Negativa (com As Rodas Voltadas Pra Dentro), Mas Nada Que 80 Pratas Não Resolvesse. Aproveitei O Tempo De Espera E Bebi Uma, Porque Ninguém é De Ferro!

Quanto A Homocinética, Não Achei Que Ficou Numa Angulação Muito Ruim Não. Segue Uma Foto Da Nova Angulação Dela Após O Lift.

é Isso. Seguem Abaixo As Fotos. Inclusive Uma Que Eu Faço O Comparativo Entre A Io Sem O Lift E Com O Lift. Qualquer Dúvida, Crítica, Sugestão Ou Convite Pra Biritar, Estamos Ae :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgr een:...

Abraços.

Allan,

Também Levantei Minha Tr4 E Ficou Muito Show, Porém, Peguei Uma Estrada Esse Final De Semana E Senti Uma Vibração No Volante Quando Eu Chegava A 100 Km/h. Um Mês Antes De Levantar O Carro Eu Coloquei Os Pneus Bf 225 75, Fiz Alinhamento E Balancemento. Após O Lift Eu Fiz Só O Alinhamento De Novo. Será Que é A Cambagem?

alessandrovbarros
03/05/2010, 14:44
realmente ficou muito show....

SUZUTCHÊ
15/07/2010, 15:30
amigos e o lift de 2" da ADAMS ninguem testou ainda na pajero tr4/io?

André_rally
15/07/2010, 18:06
Senhores foristas e amigos da lama, alguém falou em algum topico referente à lift no TR4 sobre colocar o amortecedor traseiro de L200 gl na traseira do TR4, eu fiz! Ficou muito bom, tive uma melhoria impressionante , pois, o amortecedor tem uma calibragem de carga muito maior do que o do TR4, então tudo muda, a altura, pq o amortecedor é 2cm maior, então a mola trabalha livre em seu curso, com isso o jipe ficou mais duro e estavel nas curvas.
Testado e aprovado o amortecedor traseiro da L200 no TR4, sem contar que é mais barato, são R$290,00 do TR4 contra R$ 182,00 da L200.abs.

Sim MAUARJ, eu fiz isso na minha, mas troquei as molas originais pelas do santana. Tbm coloquei pneus GOODYEAR WRANGLER MTR 31x10,5x15" com rodas da ranger, ta o capeta.

André_rally
16/07/2010, 13:48
Fotos ruins pois são do celular.

Bargiela
17/07/2010, 22:05

Andre,

Ta usando espaçadores? teve quer dar um passe nas rodas da ranger? ou é plug and play? qual modelo/ano das rodas q tu colocou? dessas ainda nao tinha visto, ja vi IO com as da ranger 2006, dessas q tu colocou ainda nao, ficaram iradas.

Aguardo resposta,

Abs,
FBargiela

Brusa85
19/07/2010, 17:27
Ae galera, oq fiz na minah tr4 2003.
Fiz um lift de 1,5". Na dianteira e atras molas da currier....
Com relacao a pneus, resolvi montar um segundo jogo de rodas, entao consgeui as rodas da scorro s150 aro 15, q cabem c uma luva na tr4 sem adaptacoes e sem poegar na pinca... Escolhi os pneus mud 30,5 polegadas... Tive q tirar todos os plasticos de dentro da cx de roda, me deixou um pouco preocupado pq deixou os farois de milha muito expostos a lama e agua, mas vo providenciar uma borracha p colocar la e protegelos um pouco, hehe... Fiz um envelopamento no carro de preto fosco q proteger um pouco a pintura de galhadas e riscos na trilha... Mas ficou bacana, mas gostaria de saber de alguem ja tirou todas as protecose da cx de roda e o q fez p proteger o farol de milha??? Ou deixou exposto mesmo...
Valeuuu
brusa

André_rally
19/07/2010, 21:38
Cara não sei o ano das rodas não, mas deve ser entre 2001 e 2004 eu imagino, a pintura dourado fiz por conta. Se usar alargador tenque investir em coisa boa, tipo os da AVM de 3cm com novos prisioneiros. Esses de 6mm não valem nada, não centralizam a roda e não dão balanceamento, na minha passamos a lixadeira sem dó nas pinças de freio não to usando alargador nenhum. Como coloquei pneus 31" precisou rebater a lata sim e tirar os para-barros originais. Minha IO tem calços de 2" na dianteira, mas ta esterçando tudo a direção e ta com a apatencia bem interessante. não sei quanto tempo vai durar a embreagem com esse pneu ai...

SUZUTCHÊ
23/07/2010, 16:54
Ae galera, oq fiz na minah tr4 2003.
Fiz um lift de 1,5". Na dianteira e atras molas da currier....
Com relacao a pneus, resolvi montar um segundo jogo de rodas, entao consgeui as rodas da scorro s150 aro 15, q cabem c uma luva na tr4 sem adaptacoes e sem poegar na pinca... Escolhi os pneus mud 30,5 polegadas... Tive q tirar todos os plasticos de dentro da cx de roda, me deixou um pouco preocupado pq deixou os farois de milha muito expostos a lama e agua, mas vo providenciar uma borracha p colocar la e protegelos um pouco, hehe... Fiz um envelopamento no carro de preto fosco q proteger um pouco a pintura de galhadas e riscos na trilha... Mas ficou bacana, mas gostaria de saber de alguem ja tirou todas as protecose da cx de roda e o q fez p proteger o farol de milha??? Ou deixou exposto mesmo...
Valeuuu
brusa

posta as fotos ai amigão
abçs
t+

Brusa85
27/07/2010, 17:14
ta ai amigao....

Marines
08/09/2010, 16:21
Oi tenho um pajero io 2001 e vou trocar os pneus pelos 225/70/16, bem pelo que fui informada pela o vendedor são equivalentes aos do manual 215/65/16, gostaria de saber se terei que fazer algum ajuste na suspensão.:rolleyes:
Grata,..

Bargiela
26/09/2010, 22:09
Uma dúvida minha para os que já tem a experiência com o Lift...

Fiz o lift de 2" em minha IO, colocando amortecedores de L200 molas do zetec e calço de 2" na dianteira, fiz o alinhamento, caster e balanceamento.

Mas em qualquer curva acima de 60km/h os pneus da frente cantam...
Acho mt estranho, pois parece que esta perdendo tração e acabo por reduzir a velocidade.

É normal perder um pouco a frente do carro após o lift? sei que perde um pouco o centro de gravidade, e só pra ressaltar a minha é a IO, mais leve que a TR.

Aguardo as opiniões,
Abs:pipoca:

adams
27/09/2010, 10:02
Prezado Bargiela

Na verdade nao existe como clocar um lift de 2" e nao mudar a cambagem.
Por isso os pneus cantam, o alinhador compensou a cambagem na abertura de rodas.
E preciso usar reguladores de cambagem. Coisa que nao vem originalmente nos TR4...
Grande abraço

Marcelo Leitão Oliveira
27/09/2010, 11:05
Faça uma medição da sua geometria de suspensção (alinhamento) e poste aqui os resultados da medidas para podermos verificar o que aconteceu com a geometria em termos de valores.

Com estas informações é possível propor soluções

Pequeno jr
27/09/2010, 11:57

Andre .. e como ficou sua IO com esses pneuzão??? O motor sentiu o peso???

A Pajero IO tem como Chipar ??? Sabe de alguma coisa a respeito???

Ja andou em alguma TR-4 para ver a diferença no comportamento da IO para a TR-4 no quesito suspensão ???

Bargiela
27/09/2010, 19:47
Prezado Bargiela

Na verdade nao existe como clocar um lift de 2" e nao mudar a cambagem.
Por isso os pneus cantam, o alinhador compensou a cambagem na abertura de rodas.
E preciso usar reguladores de cambagem. Coisa que nao vem originalmente nos TR4...
Grande abraço

Vlw Adams,

O que seriam esses reguladores de cambagem ? Poderia passar o procedimento que deve ser feito para dar conta de vez com este problema?

Abs

adams
28/09/2010, 08:37
Manda um email para mim.

Carlo_TR4Flex
06/10/2010, 19:09
É pessoal, não teve jeito. Tive que tirar o calço de nylon da suspensão traseira. A policia rodoviaria aqui da cidade deixou claro que mais cedo ou mais tarde ia complicar minha vida.

Quem tiver interesse dá uma olhada da pagina de classificados.

RAFAEL ROTTA
19/03/2011, 14:24
sim allan,

mas em relação a ganho de altura sem a necessidade do uso de calço, pelo que sei a melor opção para não raspar ainda é o 225/75. Por ser um pouco mais fino pode ser um pouco mais alto.
O difícil é achar estes pneus eu fiquei chateado de ter colocado outros, e agora não poder gastar mais r$2000,00 de novo.

as medidas 235-70 ficou otimo na minha,achei q iria raspar ...encheu o paralama,o carro ficou mais encorpado,não sei pq n vem de fabrica com essas medidas.

rogerio kandas
28/07/2013, 15:51
Pois é senhores,

Conforme era previsto, antes de ontem eu levantei a bichina. Não foi nada complicado de fazer. Fizemos tudo em três horas e meia de serviço.

Seguindo a receita do Felipe Balaiune (valeu garoto!!!), as molas dianteiras de courrier 1.6 ficaram perfeitas. São bem maiores, vide foto comparativa abaixo.

Os caloços que mandei fazer na Toca do Dino ficaram bons, porém o Ronaldo deu mole na furação e tivemos que fazer um pequeno trabalho em um dos furos da parte inferior do calço, para que todos casassem com os parafusos da cabeça do conjunto amortecedor/mola. Nada de Grave! 8)

Também tirei uma foto do conjunto amortecedor/mola montado com o calço já devidamente instalado.

Troquei as molas dianteiras da IO, que estavam bem cansadas pela da TR4, paguei R$ 212,00 o par das molas dianteiras Fabrini para TR4 no Pestana (Jacarépagua - RJ). Na Mit custa R$ 470,00:?. Só de mola dianteira tivemos uma diferença de uns 3 cm, mas acho que foi por conta das molas da IO estarem cansadas.

Resultado: Um carro muito bonito. Estável e mais firme um pouco. Alto pra cacete! Tá mais alto que uma Pajero Sport... Ainda não sei qual como vai ser o desempenho dela nas trilhas:pensativo:...

Tive um probleminha normal na Cambagem, porque ficou muito negativa (com as rodas voltadas pra dentro), mas nada que 80 pratas não resolvesse. Aproveitei o tempo de espera e bebi uma, porque ninguém é de ferro!

Quanto a Homocinética, não achei que ficou numa angulação muito ruim não. Segue uma foto da nova angulação dela após o Lift.

É isso. Seguem abaixo as fotos. Inclusive uma que eu faço o comparativo entre a IO sem o Lift e com o Lift. Qualquer dúvida, crítica, sugestão ou convite pra biritar, estamos ae :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgr een:...

Abraços. continua com o veículo? a adaptação ficou boa? apresentou problemas, efeitos colaterais? tenho uma IO SE 2001 e pretendo elevar suspensão. obrigado. Rogério

rogerio kandas
28/07/2013, 16:18

MARCOS THEODORO - MAUARJ
PAJERO TR4 KRIPTON kripton? competição? obrigado se me esclarecer. Rogerio.