PDA

Ver Versão Completa : TRILHA (leve, média e pesada) Como classificar?



IgorHp
15/06/2008, 15:36
Saudações a todos! Gostaria de saber como vcs classificam uma trilha leve, uma média e uma pesada?lama, barranco e etc... Os utilitários próprios para cada categoria?:pensativo:

Ronaldo B.
15/06/2008, 21:55
Igor,

Essa pergunta é dificil de responder porque tem muitas variáveis que influenciam, desde o tipo e preparo do carro até a experiência do piloto. Uma trilha que com tempo seco é fácil e pode ser feita em 1:30 hr, depois de uma chuva pode levar mais de 5:00 ou 6:00 rs prá ser feita com o mesmo carro e piloto.

Eu considero como trilha leve, uma trilha onde não se faz necessário o uso de guincho, sem atoleiros ou erosões mais profundas e que pode ser feita com pneus AT mesmo em dia de chuva, um 4x4 original entra e sai sem problemas ou danos. Tá mais prá passeio que prá trilha.

Trilha média, já começa a pegar um pouco, já tem uns atoleiros e erosões mais profundos e o uso de guincho é inevetável, é necessário que tenha pelo menos uns pneus MUD. Carro original vai sofrer, devido as condições pode ter danos na lataria, e se chover não passa se estiver original. Já não tem nada de passeio.

Trilha pesada eu considero aquela onde sem guincho, bloqueio, pneus MUD ou algum recape mais agressivo e uma suspensão melhorada nem se deve entrar, erosões, facões e atoleiros pesados estão por toda a trilha, exige muito preparo do carro e do piloto.

Cada um tem uma opinião, tem quem concorde comigo e tem quem discorde, vamos ver o que o pessoal vai falar.

[]´s

gutoxj98
15/06/2008, 22:57
Igor,

Essa pergunta é dificil de responder porque tem muitas variáveis que influenciam, desde o tipo e preparo do carro até a experiência do piloto. Uma trilha que com tempo seco é fácil e pode ser feita em 1:30 hr, depois de uma chuva pode levar mais de 5:00 ou 6:00 rs prá ser feita com o mesmo carro e piloto.

Eu considero como trilha leve, uma trilha onde não se faz necessário o uso de guincho, sem atoleiros ou erosões mais profundas e que pode ser feita com pneus AT mesmo em dia de chuva, um 4x4 original entra e sai sem problemas ou danos. Tá mais prá passeio que prá trilha.

Trilha média, já começa a pegar um pouco, já tem uns atoleiros e erosões mais profundos e o uso de guincho é inevetável, é necessário que tenha pelo menos uns pneus MUD. Carro original vai sofrer, devido as condições pode ter danos na lataria, e se chover não passa se estiver original. Já não tem nada de passeio.

Trilha pesada eu considero aquela onde sem guincho, bloqueio, pneus MUD ou algum recape mais agressivo e uma suspensão melhorada nem se deve entrar, erosões, facões e atoleiros pesados estão por toda a trilha, exige muito preparo do carro e do piloto.

Cada um tem uma opinião, tem quem concorde comigo e tem quem discorde, vamos ver o que o pessoal vai falar.

[]´s

concordo ............................. heheheheh

samukanvas
16/06/2008, 12:57
X2!!!!!!!!!!!!!!!!!

abs

IgorHp
18/06/2008, 14:06
Entendi sua classificação Ronaldo. Então que dizer que em trilha leve qualquer carro 4x4 passa tranquilo, carros como:Tacker, S10, Blazer, ZJ e etc.. sem acessórios algum. Já na trilha média, é obrigatórios pneus especiais e o uso de vez em quando do guincho, nessa categoria se encaixam carros como: As cherokees sports, L200, Nivas, TR4 e etc.. Já na trilha pesada, além de pneus especiais e uso direto do guincho e o conhecimento técnico do jipeiro se encaixam carros como o land rover, trollers, willys, bandeirante e estc... Caso esteje errado me corrija. Um abr.

Ronaldo B.
18/06/2008, 17:12
Não necessariamente a dificuldade da trilha está ligada a um modelo específico de 4x4, mas sim ao seu nível de preparo e experiência do piloto.

Na minha opinião e dentro do meu conceito de trilha pesada, nenhum 4x4 original passa, sem exceção. E mesmo o preparo de um 4x4 tem certos limites impostos por cada modelo, tem 4x4 que por mais preparo que tenha, não é adequado para fazer uma trilha realmente pesada, assim como outros modelos não são muito indicados para uma Expedição por exemplo, mesmo que preparados para isso.

[ ] ´s

samukanvas
18/06/2008, 17:36
Land e band estão mais pra expedição que trilha pesada ;)

abs

IgorHp
19/06/2008, 01:25
Entendi! Como dizem,"Cada caso um caso".Já deu pra mim entender a classificação dos niveis de trilha. Obrigado pelas opiniões galera