PDA

Ver Versão Completa : Consumo da SW4



Aurélio
29/07/2004, 09:21
Pessoal,

Qual o consumo médio ( estrada e cidade ) da SW4 2.8?

[]'s

du
29/07/2004, 09:32
Segundo um amigo aqui.

Cidade 9 km/l
Estrada 11 km/l

Está é 1999 4 portas toda original.

Abraços Du.

BrunoBB
29/07/2004, 14:27
Eu tenho uma SW4 1994 que tem um consumo que varia de 8km/l a 13km/l, independente de estar em cidade, estrada ou trilha.
No asfalto se pisar ela bebe mesmo.
Agora, como já estou com 274.000km rodados o motor está um pouco cansado, troquei recentemente os elementos dos bicos injetores e percebi uma melhora mas creio que antes dos 400.000km terei que abrir o motor para uma retífica.
Em tempo, estou com o motor aspirado.

Luca
29/07/2004, 14:51
Aurélio,

Minha impressão é sememlhante à do BrunoBB. Se "apertá" o pé na estrada, faz 8 km/l, se for tranquilo, faz até 12 km/l. Na cidade, é idêntico. Meu carro é 1.993. E eu também não turbinei.
[]´s

Aurélio
29/07/2004, 17:47
Pelas respostas, o consumo da minha que é 1993, aspirada, está na faixa!:lol:
Na cidade faz 8km/l e na estrada entre 10 e 11km/l.
Obrigado, galera :wink:

[]'s sempre TOYOTEIROS,

Luca
29/07/2004, 23:14
Aurélio,
Que qualidade. Três casos distintos, três usos diferentes, três carros com pelo menos 10 anos. Mas o consumo é idêntico. Ô máquina boa. :)
[]´s

Caio
30/07/2004, 09:15
Mais um para completar.........

10km estrada (3000 rpm 110 -120 sem apertar)
7km estrada (4000 rpm 120-140 apertando :twisted: )
9 km cidade.

Um turbo instalado na especificação certa (pressão e vazão) não altera o consumo.


Aurélio,
Que qualidade. Três casos distintos, três usos diferentes, três carros com pelo menos 10 anos. Mas o consumo é idêntico. Ô máquina boa.

BrunoBB
30/07/2004, 12:21
Pensei em turbinar mas meu mecânico me desaconselhou, disse-me para esperar quando for retificar. Dai coloco a turbina e o intercooler e me preparo para mais 400.000km.

Em tempo, tive que trocar as velas de aquecimento, elementos dos bicos injetores (já citei anteriormente) e o conjunto completo da embreagem. Compensou (financeiramente) ir de BH a Foz do Iguaçu, comprar as peças do lado dos hermanos e voltar (aproveitei para fazer um turismo).
O que eu iria gastar aqui ficaria mais caro do que o diesel, pedágios e as peças lá.

Devo voltar em breve para buscar as borrachas das portas (R$ 800,00 por aqui) e quem sabe a tampa traseira da Hilux Surf (que não veio para o Brasil), que tem o local da placa deslocado para a esquerda e um suporte de estepe atrás, abrindo para o lado. Assim fico com dois estepes, um embaixo e o segundo atrás.

Luca
30/07/2004, 14:39
...da Hilux Surf (que não veio para o Brasil), que ...
Bruno,
Você tem fotos da ssua SW4? É que eu nunca vi esse modelo Surf. Posta no fórum, prá gente ver.
[]´s

BrunoBB
31/07/2004, 08:46
A minha SW4 está original, exceto pelo quebra mato e 3 faróis de milha de 6 polegadas à frente da grade.
A SW4 também foi chamada de Surf e 4Runner em outros países/continentes.
Em Ciudad del Este e pelo Paraguai afora é muito como encontrar estas "irmãs" de nossas toyotas.
De acordo com o pais que as fabricou, foram feitas alterações estéticas para agradar o gosto local.
A 4Runner nos EUA teve aceitação maior com o eixo rígido na dianteira (pelas pesquisas que fiz) pois as adaptações são mais fáceis nesta configuração.
Posto algumas imagens de uma Surf que tinha coletado na net, só para deixar os proprietários com vontade de fazer um upgrade.
Em tempo, Cuidade Del Este tem duas boas lojas de peças para veículos japoneses, coreanos, orientais em geral, uma é a Supply (mas ao procurar diga supli, eles não entendem se disser como seria em inglês), a outra fica uns 100 metros antes, já me esqueci o nome e tem também a concessionária Toyota um 1km adiante, do outro lado da principal avenida da cidade.
Tem também a opção do "Auto Peças Ferro Velho", próximo à estas duas lojas.
No início deste ano fomos até San Pedro de Atacama pelo Paraguai, norte da Argentina, descemos o Chile e voltamos por Santiago, cortando a Argentina e Uruguai. No Paraguai e Chile, vi muitas Surf, o que me deixou doente de vontade e adquirir alguns itens não disponíveis para nós aqui na Terra Brasilis.

pboratto
02/05/2005, 16:58
Olá amigos, com relação ao consumo, no meu trajeto diário ando uns 60% de estrada e 40% de cidade e o consumo da minha sw4 93 é de 10,5 a 11Km/l.

Estou tendo problemas para ligar o carro pela manha, como em minha casa faz muito frio de madrugada, pela manhã é aquela surra. Já troquei as velas de aquecimento originais (R$124,50) cada e o problema continua o mesmo.

Agradeço a quem puder ajudar.

Um abraço

Daniel RJ
02/05/2005, 19:09
Olá pessoal.

Vou deixar minha experiencia registrada também.

A minha faz 10 km/l com ar ligado na cidade.
Na estrada faz 13 sem AC e 11,5 com AC

lembrando que não tenho pé pesado ando na faixa de 2500 a 3000 rpm.
A minha é 93/94 com 212600 km rodados.

BrunoBB
02/05/2005, 20:29
Hilux Surf...

Luca
02/05/2005, 23:49
Hilux Surf...
Valeu, Bruno! Estive há pouco na Patagônia, e vi algumas por lá. Pena que nunca trouxeram para cá.



Estou tendo problemas para ligar o carro pela manha, Paulo,
Você não diz exatamente qual é o sintoma que sua Hilux apresenta pela manhã. Suponho que seja apenas não pegar, ou seja o motor num tá cansadão, motor de arranque tá jóia e os filtro tão limpos. Se assim for, sugiro primeiramente verificar se as velas estão realmente sendo acionadas. Com uma lampada 12V e um par de fio, ou um simples multímetro, você mesmo faz isso. Se realmente tudo estiver em ordem, uma limpeza nos bicos e/ou regulagem da bomba de injeção deverão resolver. Depois disso, acho que é bater e pegar.
[]´s

Daniel RJ
03/05/2005, 00:58
Na minha acontecia isso e tive de trocar as velas. Fiz o teste de 12v tinha corrente, mas as velas estavam queimadas mesmo.Só que uma delas o mecanico deixou quebrar dentro do motor de tão velhas que estavam. Disse que queima com a compresão. Será? Pedi para abrir e tirar.

pboratto
03/05/2005, 10:41
OK ! Luca,
O motor gira normalmente, por isso suponho que bateria e motor de arranque estão em perfeita ordem, a bateria aguenta que eu insista umas 6 vezes +- , os filtros foram trocados tem uns 10.000 km, as velas trocadas há 15 dias, vou fazer o teste da corrente nas velas como sugeriu e depois dou o retorno aqui.

Mais uma dúvida, no frio vcs usam acionar todo o acelerador para dar a partida no carro ? O manual recomenda que sim, mas fico em dúvida, não existe o perigo de "afogamento" do motor ? E também esqueci de dizer que este problema só acontece na primeira partida do dia pela manhã, depois disso deixo o carro quase o mesmo tempo parado (que durante a noite) em um estacionamento e na hora de sair ele pega de primeira, sem acelerador e sem fumaça branca.

Muito obrigado

Luca
03/05/2005, 13:44
... não existe o perigo de "afogamento" do motor? Paulo,
Não, não há afogamento em motor diesel. Aliás, tecnicamente o motor diesel já é afogado por natureza, pois ele num tem borboleta no acelerador. Mas isso são outros quinhentos. Entendi a sua preocupação. Pode socar o pé que não vai encharcar, vamos dizer assim.
Na minha Railukis dou a partida sem tocar no acelerador. O motor pega regularmente, exatamente como na sua descrição de partidas ao longo do dia. Tomo o cuidado, porém, quando a primeira partida é feita em regiões de extremo frio, de esperar pelo apagamento da luz espia e pelo "TIC" do relé. Assim, tenho certeza de que as velas se aqueceram ao máximo, e o circuito já desarmou, liberando toda energia possível para o motor de arranque. O motor pega em meia volta, ou menos. O motor "pega mais que gonorréia" :D Em partidas subsequentes, ao longo do dia, se o motor se esfriou ( +que 2h de repouso), apenas aguardo o desligamento da luz espia.
Se o motor da sua Toyota gira, gira, gira e num pega, prá mim, é bomba ou é bico injetor. Mas meu conhecimento de motores diesel é alguma teoria, e alguma prática desde que comprei esta minha Hilux.
Qq. coisa grita aí.
[]´s

Dalton
03/05/2005, 23:34
Ola Pessoal,
Já faz um certo tempo que leio este forum, e é a primeira vez que escrevo.
Bom, vou voltar um pouquinho no assunto para enviar uma foto de uma Hilux Surf ano 1987, que é de um dos diretores do Jeep Clube Piracicaba.
Ela tem algumas curiosidades: era utilizada pelo Consulado do Chile e foi comprada por brasileiros, possui apenas 3 portas (contra 5 das mais novas), em seu painel existe "inclinometro" e bussola, possui feiche de molas na frente, e seu volante era do lado direito, adaptado a esquerda agora.

Abracos

Luca
03/05/2005, 23:42
Dalton,
Não sabia desta configuração. Valeu a colaboração.
[]´s

pboratto
05/05/2005, 11:52
Luca,

estou escrevendo para agradecer, ontem fiz o teste em casa e não tinha corrente nas velas, para conferir levei no mecânico que trocou as velas e confirmou minha suspeita: não tinha corrente nas velas e a razão era um fusível de 80A queimado.

Troquei o fusível e estava ancioso para chegar hoje de manha para testar a partida a frio, e não deu outra, como disse, acho que o motor não deu nem 1 volta e já tinha pegado, sem engasgar e sem fumaça branca, maravilha.

O problema se resumiu a 1 fusível e eu já estava até anunciando para vender a bichona, pois não estava aguentando mais fazer ela pegar no tranco quando o tempo estava mais frio, ou seja todos os dias de uns 15 dias para cá.

Valeu mesmo Luca, obrigado pelas dicas.

Um abraço

Luca
06/05/2005, 20:47
Paulo,
Toyota é assim. Simples mesmo.
[]´s

André 4Runner RJ
11/05/2005, 13:04
Caros amigos Toyoteiros,

Possuo uma 4Runner 1991, V6 Automática e pretendo trocar a mecânica para Diesel.
Já estou com uma caixa mecânica da 2.8 e seus periféricos (pedaleira, burrinhos hidráulicos, mangote, flexível embreagem e volante do motor).
Agora me resta comprar o motor, ficando a dúvida entre o 2.8 e 3.0 turbo.
O 2.8 é só colocar no lugar, já o 3.0 não sei se seria tão fácil...
Se souberem de alguma dica, agradeço.

Grato,
André

Ps. : Estou vendendo a mecânica anterior.

FERNANDOMS
13/07/2006, 11:44
Alguém sabe o consumo das SW4 gasolina 2.7 e 3.4?

guilhermeabreu
05/10/2006, 19:42
Vai Lá

A Minha é Sw4 93 Turbinada Por Fora , Turbo Ihi , Já Comprei Assim Ha 4 Anos Nunca Deu Defeito No Turbo .

Consumo Estrada De 100 A 110 , Em Torno De 3.000 Giros Faz 10 Km/l Na Cidade 8,5 Km/l , De 120 A 140 Km// Faz 7,5 A 8,0 Km/l .

Depende Do Pé , Do Bolso , E Da Pressa .

Normalmente Sou Pé Pesado , Na Cidade Só Ando Rápido .

Celsogvs
16/10/2006, 16:26
Amigos, tenho uma SW4 ano 93 e fiz uma viagem de aproximadamente 1500 km neste feriado do dia 12/10/2006.

Como foi a primeira viagem que fiz com a SW4, fiquei surpreso com o consumo e desempenho.
A melhor media fio 7 km por litro de diesel sem ligar o AC e andando a +- 100 km/h a 3.000 RPM.

Para conseguir andar nesta velocidade tive que pisar fundo no acelerador e o que é pior, nas subidas cai muito à velocidade.

Na cidade consegui um media de 6 km/litro.

Lembro que tenho o turbo original e que fiz uma revisão antes da viagem onde troquei oleos, filtros e fiz alinhamento e balaceamento.

Será se é isso mesmo ou posso estar com problemas?

[]'s assustado com o desempenho e consumo.

GH
16/10/2006, 22:18
Celso,

Tem coisa errada aí...
Turbo original? Não tem 2.8 turbo.

A minha faz 11 na estrada, rodando entre 100 e 120 km/h.
Na cidade, faz 10,5.
Não tenho turbo.

E nunca preciso pisar fundo no acelerador, a minha tem regulagem mais livre (já comprei assim, não sei o que foi feito, mas anda melhor que as outras que testei, e meu mecânico fala a mesma coisa: anda melhor que as dos outros clientes dele - talvez seja bico mais aberto, sei lá...)

Celsogvs
17/10/2006, 09:31
Gustavo, realmente deve ter alguma coisa errada, vou mandar regular a bomba injetora. (acho que é a solução)

Quanto ao turbo "original", na verdade é um turbo que equipa as Hilux mais novas.

[]'s

guilhermeabreu
19/10/2006, 00:26
CELSO

Como falei acima , a sua realmente está com problemas , e deve ser a bomba injetora , o turbo pode ser original da mais nova , mas é adaptado , se corrigir a bomba e revisar o turbo e continuar na mesma ? , pode preparar o bolso que é motor na certa . A minha como disse , tem turbo ihi e anda a 100 por hora , na casquinha do ascelerador ,e não pérde muito na subida , e todo mundo que anda na minha , pensa que tem motor 3.0 , de tão disposta é para andar . E realmente andei em uma 97 3.0 de um amigo , não percbi muita diferença da minha não .

Aurélio
19/10/2006, 01:04
(...) A minha como disse , tem turbo ihi e anda a 100 por hora , na casquinha do ascelerador ,e não pérde muito na subida(...)

Guilherme,

A sua está intercoolada?
Está gastando mais embreagem do que o normal?
O consumo da minha hoje está entre 9 e 9,5km/l na cidade e na estrada, dependendo do pé e do peso, faz 11km/l.

Celsogvs
19/10/2006, 10:43
Guilherme, o meu turbo também é o IHI e não tenho intercooler.

Quanto ao motor, antes de comprar levei em uma especializada em Toyota e informaram que estava OK. Até agora já rodei 2.500 km e não baixou óleo, acho que deve ser bomba mesmo.

Qual a pressão que você usa no seu turbo?

Obrigado e um abraço,

guilhermeabreu
19/10/2006, 20:45
AURÉLIO

A minha , não é interculada, e o consumo bateu certinho com a da sua , realmente depende do pé , e eu só cosegui fazer 11km/l uma só vez , andando em estrada sem movimento , sem subida e andando de 90 a 100 por hora , atenção , só uma vez . E na maioria das vezes , é no máximo 10 km/l , a 100 - 110 km/h .

Qto a embreagem nunca troquei nada desde que comprei , e já rodei 90.000 km em 4 anos que está comigo . Está com o mesmo conjunto de embreagem de qdo comprei , não sei se é original , pois sou o 4º dono dela .

CELSOGVS

Não sei a pressão do turbo , pq já comprei o carro assim e não tem nenhum relógio , digo instrumento no painel que possa me indicar em que pressão está .
Resolve este problema , que vc vai ver que nossa SW4 , só nos dá prazer.

Luciano Almeida Silva
06/03/2007, 11:36
A minha 94/95 2.8 tem pneu 31x10,5.

A melhor média foi 10 KM/L na estrada andando a 110 com 3000 RPM.

A media a geralmente fica em 9 e 9,5 KM/L andando a 120KM
Nunca deu menos de 9 KM mesmo andando na cidade.

Gostaria de receber dicas para consegui média de 11 KM/L ou acima.

André 4Runner RJ
13/03/2007, 19:42
Caros Amigos,

Se ajuda, a minha está com o 2.8D aspirado, caixa e motor da SW4 2001, diferenciais da 4Runner gasolina V6 automática 1991, e pneus BF/ALL 33".
Na estrada aos 110/20, aos 2500 rpms fica em torno de 11/12 e na cidade 10. Com ou sem ár.
Pelo consumo, fico no receio de turbinar...
Abs,

André

GH
14/03/2007, 08:28
André,

Não entendi qual sua mecânica, pois a SW 2001 já vinha com turbo de fábrica.

JEFFCATUNDA
14/03/2007, 13:51
É isso mesmo Gustavo!