Ver Versão Completa : Update na Ranger: Sai 2.5HSD e entra o PS 2.8 TGV
Walter L. L. Casitta
14/06/2008, 23:12
Hoje fui literalmente intimado por dois amigos a resolver essa pendência. O 2.8 juntamente com as peças já estavam prontos a mais de mês lá em casa. Pra isso me arranjaram até uma viatura de reserva.
Para colocar o 2.8 no lugar do 2.5 tive que comprar um tubo original da Ranger 2.8, Kit completo da embreagem, o tubo do escapamento também da Ranger 2.8 e mais algumas mangueias para adequar o circuito do arrefecimento da 2.5 ao da 2.8. Os chicote elétrico e mangueira da HD do 2.5 vou passar pro 2.8 que veio sem nenhum.
Então, hoje conseguimos retirar o 2.5 e preparar o 2.8 com o chicote, embreagem e as mangueiras. Amanhã se não houver imprevistos instalaremos o 2.8. Até o momento tudo aconteceu dentro do previsto a não ser o fato do 2.8 ter o flange 10mm mais largo o que deslocaria a caixa de marchas 10mm para trás. Ainda não sei quais serão as conseqüências disso. Amanhã saberemos.
Abaixo algumas fotos da festa de despedida do bravo HSD 2.5...
http://img260.imageshack.us/img260/4453/p1010012ob3.jpg
http://img237.imageshack.us/img237/39/p1010023je8.jpg
http://img237.imageshack.us/img237/6794/p1010026in0.jpg
http://img237.imageshack.us/img237/1552/p1010028hl9.jpg
shimomoto
14/06/2008, 23:20
Puxa!!!!
Parabéns!!!! Deus vai ajudar e vai dar tudo certo no "transplante"!!!
A proposito, vou te pedir, conte para nós como se comportou o 2.5 ao longo desses anos (quantos mil km, sustos, falhas, etc.)
Abs!
Anthoniusnikos
14/06/2008, 23:21
Também, com dois bruta mecânicos do lado, até eu faria o serviço !
Casitta ! Só não esqueça de trocar a correia dentada !
A propósito, e o tal do módulo GEM , é o mesmo ?
Abração
Renatopami
14/06/2008, 23:30
Quem será o Casitta na segunda foto???:pensativo:
Parabéns.....Tem que ter conhecimento e coragem pra encarar uma empreitada destas:palmas:
ABRAÇOS!!!
Walter L. L. Casitta
14/06/2008, 23:39
Puxa!!!!
Parabéns!!!! Deus vai ajudar e vai dar tudo certo no "transplante"!!!
A proposito, vou te pedir, conte para nós como se comportou o 2.5 ao longo desses anos (quantos mil km, sustos, falhas, etc.)
Obrigado Daniel, o 2.5 ta com 170.000Km e ta OK. Não tive qualquer problema com ele em 7 anos de uso e a única vez que que me assustou com uma parada subta foi numa viagem devido ao filtro de combustível que se soltou. Não tem nenhum vestígio de óleo ou sopro no respiro e a turbina só apresenta um pequenina folga longitudinal. Não sei se isso é normal ou não, mas depois vou ver se existe alguma alguma folga na turbina do 2.8 pra saber.
O problema do 2.5 na minha Ranger estava na falta de torque pra compensar o uso dos pneus 285x75x16.
Walter L. L. Casitta
14/06/2008, 23:44
Casitta, paletó no 2,8 ! Só não esqueça de trocar a correia dentada !
Tranquilo, o 2.8 assim como os agregados: alternador, turbina TGV, Bomba da DH, Bamba injetora... São todos 0Km...
Walter L. L. Casitta
14/06/2008, 23:44
Quem será o Casitta na segunda foto???:pensativo:
Parabéns.....Tem que ter conhecimento e coragem pra encarar uma empreitada destas:palmas:
ABRAÇOS!!!
Eu sou o bonitão da frente :mrgreen:
shimomoto
14/06/2008, 23:46
Obrigado Daniel, o 2.5 ta com 170.000Km e ta OK. Não tive qualquer problema com ele em 7 anos de uso e a única vez que que me assustou com uma parada subta foi numa viagem devido ao filtro de combustível que se soltou. Não tem nenhum vestígio de óleo ou sopro no respiro e a turbina só apresenta um pequenina folga longitudinal. Não sei se isso é normal ou não, mas depois vou ver se existe alguma alguma folga na turbina do 2.8 pra saber.
O problema do 2.5 na minha Ranger estava na falta de torque pra compensar o uso dos pneus 285x75x16.
Walter;
Eu imagino mesmo....285/75 é um incremento grande!
Bom saber do seu HS! por ai a gente vê que um HSD bem utilizado é muito bom! E tem gente que ainda critica o "Maxion-Rover".
Parabéns mais uma vez pela empreitada!
Abs!
Anthoniusnikos
15/06/2008, 11:26
Casitta, faça o favor de ir postando fotos da montagem, dos macetes, etc. E também de como resolveu o problema da diferença dos 1,0 cm da flange. Daí o eixo cardã teria de ser mais curto ? Que flange é essa ?
Abs e bom domingo de trabalho.
Edintruder
15/06/2008, 12:47
Procurei nas fotos, o tal bonitão da frente, eu vi três homens de seus 45 ~50 anos, mas bonitão eu não identifiquei nenhum! Ahahahah!!!!
Parabéns pelo serviço! Estamos aguardando os resultados finais. O Amithai colocou um motor desses na Ranger dele, em relação ao flange ele deve saber de algo.
mak (SP/ZN)
15/06/2008, 14:20
Casitta, faça o favor de ir postando fotos da montagem, dos macetes, etc. E também de como resolveu o problema da diferença dos 1,0 cm da flange. Daí o eixo cardã teria de ser mais curto ? Que flange é essa ?
Abs e bom domingo de trabalho.
Tenho um amigo que colocou esse motor numa EXPLORER 94 e deu essa pequena diferença da mecanica original... teve que deslocar o suporte do cambio e por consequencia cardans tbm...
Devo colocar um 2.5 numa explo98 e já fiquei mais tranquilo porque depois desse relato já deu pra perceber que será realmente plug & play! ;-)
jose motta
15/06/2008, 15:53
Amigo Walter, o que vc irá fazer com o motor 2.5? Pretendes vender?
por quanto?
abço e boa sorte na mudança.
Allan Nielsen
15/06/2008, 17:27
Até o momento tudo aconteceu dentro do previsto a não ser o fato do 2.8 ter o flange 10mm mais largo o que deslocaria a caixa de marchas 10mm para trás. Ainda não sei quais serão as conseqüências disso. Amanhã saberemos.
Walter,
em tese o estriado dos cardans poderia absorver esta diferença, mas na pratica eu não sei pois o cardan traseiro entra bem justo nas flanges. Se realmente houver esta diferença entre os pontos de fixação nos coxins e a flange do motor e não puder ser compensada pelo estriado dos cardans acho que a melhor solução é refazer a furação do apoio do coxin no chassis.
Desejo boa sorte na empreita:palmas:
Allan Nielsen
15/06/2008, 17:31
Devo colocar um 2.5 numa explo98 e já fiquei mais tranquilo porque depois desse relato já deu pra perceber que será realmente plug & play! ;-)
Mak, como fica a parte legal? Tenho ouvido que pela nova legislação a turma dos CJs tá tendo dificuldade em trocar o motor.
Abs
aoliveira
15/06/2008, 18:36
Walter, quando tiver estreiado o 2.8 conta pra nós o que achou do desempenho com os 285 (já que você já conhece a 2.8 original e a 2.5 com os 285) :grin:
Tô só esperando mudar de casa pra botar os pisantes novos junto com o BL (na minha garagem atual não entra nada mais alto que a ranger original :putz:).
boa sorte no procedimento cirúrgico da viatura :concordo:
Walter L. L. Casitta
15/06/2008, 19:48
Pessoal, o motor já esta lugar definitivamente fixado e até já funcionou por um curto periodo de tempo já que imprevistos impediram que os testes fossem além.
Como disse o motor 2.8 tem um flange diferente do flange do 2.5. Ele é 10 milímetro maior e tem 2 ou 3 furos em posições diferentes. Felizmente a caixa também tinha outros furos em posições que coincidiram sobrando no final das contas um parafuso. É perfeitamente possível corrigir fazendo um os mais furos no flange, mas não achei que valia a pena.
O tamanho maior do flange fez com que os coxins do motor e câmbio ficassem sob tensão, mas felizmente os furos da travessa onde é fixado coxim do câmbio são oblongos no sentido longitudinal. Foi desapertar as porcas que tudo se acomodou perfeitamente. Os cardans vão ter que absorver a diferença. O dianteiro eu sei que está OK e traseiro ainda tenho que verificar.
Um outro imprevisto foi a impossibilidade de conectar a mangueira da saída do compressor até o intercooler. Os nips do intercooler tem o diâmetro maior que o do compressor. Pensei que só teria que cortar a mangueira do 2.5, mas não deu.
Também pensava em aproveitar a mangueira do radiador, mas encontrei um pequeno defeito então vou ter que colocar uma nova mesmo.
Por fim o tubo de descarga dianteiro que comprei original do 2.8 não se encaixou com o tubo traseiro do 2.5, mas isso vai ficar pro final. Provavelmente vou mandar alguem trocar o flange do tubo traseiro.
Para colocar o motor em funcionamento fui logo abrindo o parafuso de sangria do filtro, mas não foi necessário. Na primeira triscada na ignição o motor pegou redondo. Com um som maravilhoso. Tipo Tô Tô Tô comparado com o KLEM KLEM KLEM do 2.5. Completamente diferente e até mesmo com o cano de descarga aberto já deu pra perceber que é mais silencioso.
Por enquanto é isso, se der amanhã vou tentar terminar e conto aqui...
Walter L. L. Casitta
15/06/2008, 19:50
Procurei nas fotos, o tal bonitão da frente, eu vi três homens de seus 45 ~50 anos, mas bonitão eu não identifiquei nenhum! Ahahahah!!!!
Edi,
Felizmente pra você, a minha mãe vai ler isso que que você escreveu.:mrgreen:
Walter L. L. Casitta
15/06/2008, 19:55
Amigo Walter, o que vc irá fazer com o motor 2.5? Pretendes vender?
por quanto?
abço e boa sorte na mudança.
José Motta,
Em princípio pretendia dar o motor pro meu irmão colocar na Ranger dele, 99 2.5 a gasolina, mas chegamos a conclusão que o melhor e trocar por uma diesel 4x4. Então acho que vou vender sim, mas antes tenho que ver como com o DETRAN.
Walter L. L. Casitta
15/06/2008, 19:59
Mak, como fica a parte legal? Tenho ouvido que pela nova legislação a turma dos CJs tá tendo dificuldade em trocar o motor.
Abs
Ainda não sei exatamente como, mas a Ranger já era diesel, acredito que não terei os mesmos problemas do pessoal dos CJs. É certo que vou acabar caindo na mão do pessoal do IMETRO. Acho que vou mexer com isso só no ano que vem...
Allan Nielsen
16/06/2008, 08:08
Walter,
Parabens pelo sucesso na empreita :palmas::palmas:
Ainda com relação ao aumento da espessura da flange continuo acreditando que o estriado do cardan absorverá esta diferença. A inclinação do cardan traseiro é minima e portanto a variação longitudinal pelo movimento da suspensão traseira é minima. De qualquer forma acho bastante prudente confirmar, pois tensão neste cardan de aluminio e alto torque pela reduzida em locais offroad poderá causar empeno.
Em caso de duvidas, sugiro que vc meça a furação de apoio do coxim do motor em uma Ranger 2.8 para comparar. Eu não vejo problema nenhum em abrir o furo na parte frontal com uma mini-retifica (+-5mm). A tendencia de deslocamento do motor é sempre em direção a frente, pois é onde sofre as maiores acelerações.
Com relação a parte legal, não vejo nenhuma dificuldade no seu caso (exceto a estupida burocracia brasileira), pois vc esta colocando o motor original de fabrica, apenas modernizado (veja o caso dos fuscas 1.3-1.6 quem vai saber?). Esta nova exigencia apenas é necessaria no caso de transferencia ou inspeção. Acho até que se quiser dar uma de "João sem braço" fica tudo na mesma. Vale conferir com um despachante.
Boa sorte no resto da tarefa.
felippetti
16/06/2008, 18:32
Putz... Eu fico dos mais contentes com qualquer parafuso que melhoro na minha Ranger... Imagina dar um peitaço e botar um 2.8, como o Walter fez...
Um dia, quem sabe...
Parabéns, Walter... quando eu crescer quero ser que nem vc... hehehehhee...
Abraço!
mak (SP/ZN)
16/06/2008, 19:18
Abs
Se estiver escrito AUTOMOVEL/MISTO/JIPE no campo "especie/tipo" do dcto é tranquilo... explorer quadradinha até 94 beleza... mas no caso de explorer acima de 95 isso não ocorre... esta escrito AUTOMOVEL/MISTO no dcto... mas ela tem 4x4 e reduzida e a lei pode ser interpretada como passivel de troca... estou vendo com quem já fez (temos 3 casos só aqui no forum) pra ver como ficou isso...
Se não der certo na EXPLO a outra opção é SW4 gasolina... essa dá... compra uma 4cilindros 2.4 baratinha e soca diesel... mesmo com o 2.5 da ranger ela fica mais mais forte e economica que a 2.8 original... deve gastar um pouco mais com a flange da TCASE e outras pequenas adaptações mas é possivel e, ao meu ver, viavel. ;-)
mak (SP/ZN)
16/06/2008, 19:23
José Motta,
Em princípio pretendia dar o motor pro meu irmão colocar na Ranger dele, 99 2.5 a gasolina, mas chegamos a conclusão que o melhor e trocar por uma diesel 4x4. Então acho que vou vender sim, mas antes tenho que ver como com o DETRAN.
Vc só consegue documentar esse motor na ranger 2.5 gasolina se no dcto estiver determinado que ela aguenta acima de 1T de capacidade...
se vc tiver a nota desse motor é tranquilo resolver a pendenga do dcto... mas vai ter que fazer inmetro de qualquer jeito...
mak (SP/ZN)
16/06/2008, 19:24
Ainda não sei exatamente como, mas a Ranger já era diesel, acredito que não terei os mesmos problemas do pessoal dos CJs. É certo que vou acabar caindo na mão do pessoal do IMETRO. Acho que vou mexer com isso só no ano que vem...
se vc tiver a nota desse motor é tranquilo resolver a pendenga do dcto... mas vai ter que fazer inmetro de qualquer jeito...
Walter L. L. Casitta
16/06/2008, 20:43
Antes de tudo gostaria de agradecer esse mote de elegidos a todos. Valeu.
Finalmente consegui fazer um teste rápido da Ranger na rua pra checar a temperatura e possíveis vazamentos. Parece que esta tudo Ok, mas já estava escuro e então o teste final fica pra amanhã cedo quando vou levar numa casa especializada em escapamentos pra trocar o flange do silencioso original. O barulho do escapamento aberto tá atrapalhando ouvir eventuais ruídos que denunciariam qualquer problema inesperado.
Já deu pra perceber a diferença de torque e ficou tão boa de acelerar que quase esqueci que tenho que esperar os primeiros 1000Km para amaciar o motor. Em princípio a relação de marchas pro motor 2.5 mais os pneu 285 ficou bem parecida com a da Ranger 2.8 original, mas ainda vou dirigir a 2.8 de um amigo para ver se ficou igual mesmo.
A embreagem tá um pouco baixa e as vezes alguma marcha endurece. Como a alavanca deslocou para trás junto com o câmbio, vou ter que modificar de novo o extensor da alavanca (do body lift).
De cara já notei que a pressão do turbo só chega aos 1.05Kgf/m. O ponteiro sobe bem mais rápido que antes, passa de 1.2Kgf, imediatamente volta e fica no 1.05Kgf. Sem o silencioso é muito bacana ouvir a turbina e como o ruído muda quando as palhetas da turbina mudam de estado.
Como eu não gosto de sair correndo pelas ruas, faço os teste morro a cima, o que não falta por aqui. Numa delas com o asfalto irregular os pneus gritaram até que pisei na embreagem e passei para a segunda e quando a turbina encheu veio mais uma cantadina, mas não consegui repetir o feito. Tô gostando do brinquedo novo.8)
Parabéns Walter esse motor realmente dá prazer de dirigir!!
Abraços,
FRanger
shimomoto
16/06/2008, 22:08
(...)
Já deu pra perceber a diferença de torque e ficou tão boa de acelerar que quase esqueci que tenho que esperar os primeiros 1000Km para amaciar o motor. Em princípio a relação de marchas pro motor 2.5 mais os pneu 285 ficou bem parecida com a da Ranger 2.8 original, mas ainda vou dirigir a 2.8 de um amigo para ver se ficou igual mesmo.
A embreagem tá um pouco baixa e as vezes alguma marcha endurece. Como a alavanca deslocou para trás junto com o câmbio, vou ter que modificar de novo o extensor da alavanca (do body lift).
De cara já notei que a pressão do turbo só chega aos 1.05Kgf/m. O ponteiro sobe bem mais rápido que antes, passa de 1.2Kgf, imediatamente volta e fica no 1.05Kgf. Sem o silencioso é muito bacana ouvir a turbina e como o ruído muda quando as palhetas da turbina mudam de estado.
(...)
Walter;
Pra você brincar de fazer conta, uma planilha besta que fiz algum tempo atrás....
Insira as relações do câmbio e diferencial e o perimetro do pneu e divirta-se!
Abraços!!
Pequeno jr
17/06/2008, 00:59
MInhas considerações,
O walter não é bunito .. é fei pra burro ...kkkk
Os outros então no coments !!
Masssss o bixim competente viu !!
Parabéns
Elmer_Jeep
17/06/2008, 16:27
E o cardan ? ficou original mesmo ou teve que mexer ?
[]'s
RCarlosf
17/06/2008, 21:13
Parabens Walter !!
Vc é um verdadeiro "Macgeyver"
Ta ficando show de bola o novo bólido.
um abraço e sucesso
Anthoniusnikos
18/06/2008, 10:45
Shimomoto, enquanto o Casitta não posta outras fotos e macetes do enxerto, pergunto se você não tem uma Planilha dessas para os Maxion 2.5 ? A minha TRATORETTA, em 3.000 rpm só chega a 120 km/h em retas.
Abs
Parabéns pela coragem e dedicação Walter... Só por curiosidade? quantos te disseram que não vale a pena fazer isso e que era melhor vender e comprar uma amis nova, já com o 2.8.. que não ia fazer seguro, documento, bla, bla, bla e vc não ouviu? hehehe
Maranguas
18/06/2008, 15:53
Alguem tem alguma novidade para a Ranger 2009 ??
Walter L. L. Casitta
18/06/2008, 21:06
E o cardan ? ficou original mesmo ou teve que mexer ?
Vou ver isso no próximo fim de semana. Vou desmontar e medir. Acredito que o cardam não será problema maior que o da alavanca do câmbio que também se moveu para traz. No meu Ranger que tem body lift, vou ter que mexer apenas no extensor da câmbio. Fosse um Ranger original sem o BL, teria que modificar o piso e na posição do console.
o tubo da descarga já está pronto e com o silêncio já deu pra escutar um ronco/vibração todas as vezes que arranco forte. Pode ser alguma parte do motor ou do escapamento encostando em algum lugar da carroceria.
Walter L. L. Casitta
18/06/2008, 21:09
Parabens Walter !!
Vc é um verdadeiro "Macgeyver"
Ta ficando show de bola o novo bólido.
um abraço e sucesso
Ehhhhhh, Pra quem andava num Ranger com HSD 2.5 e pneus 285x75x16 até prece que agora eu tenho um bólido mesmo...:concordo:
Walter L. L. Casitta
18/06/2008, 21:11
Walter;
Pra você brincar de fazer conta, uma planilha besta que fiz algum tempo atrás....
Insira as relações do câmbio e diferencial e o perimetro do pneu e divirta-se!
Abraços!!
Rapaz, é mesmo, eu tinha esquecido da sua planilha. :concordo:
Walter L. L. Casitta
18/06/2008, 21:14
Shimomoto, enquanto o Casitta não posta outras fotos e macetes do enxerto, pergunto se você não tem uma Planilha dessas para os Maxion 2.5 ? A minha TRATORETTA, em 3.000 rpm só chega a 120 km/h em retas.
Abs
A planilha do Daniel serve pra qualquer carro. Você só tem que colocar as relações do cambio e a circunferência do pneu...
Walter L. L. Casitta
18/06/2008, 21:36
Parabéns pela coragem e dedicação Walter... Só por curiosidade? quantos te disseram que não vale a pena fazer isso e que era melhor vender e comprar uma amis nova, já com o 2.8.. que não ia fazer seguro, documento, bla, bla, bla e vc não ouviu? hehehe
Foram muito poucos. Eu tive mesmo foram muito mais incentivos porque o que contava mais era o desfio. Vender o Ranger e comprar outro seria fácil demais e sem graça nenhuma além do que eu teria que instalar todos os acessório de novo fora eleiminar as mazelas deixadas pelos dos donos anteriores. Além disso o dia que vender o Ranger certamente será pra compra outro modelo Hilux ou SEL AT.
Problemas com seguro e documentos são só bla bla bla mesmo...
Pequeno jr
19/06/2008, 08:19
Foram muito poucos. Eu tive mesmo foram muito mais incentivos porque o que contava mais era o desfio. Vender o Ranger e comprar outro seria fácil demais e sem graça nenhuma além do que eu teria que instalar todos os acessório de novo fora eleiminar as mazelas deixadas pelos dos donos anteriores. Além disso o dia que vender o Ranger certamente será pra compra outro modelo Hilux ou SEL AT.
Problemas com seguro e documentos são só bla bla bla mesmo...
WAlter .. como t disse, parabens pela empreitada. So fiquei com uma duvida, depois da instalação do 2.8, vc ainda vai para a idéia do cambio AT na ranger???
Walter L. L. Casitta
19/06/2008, 09:55
WAlter .. como t disse, parabens pela empreitada. So fiquei com uma duvida, depois da instalação do 2.8, vc ainda vai para a idéia do cambio AT na ranger???
Sim, iremos automatizar a bicha sim. Por enquanto o câmbio provável será o 4L60-E.
Como o objetivo é eliminar a embreagem ainda não decidi de que forma esse câmbio vai ser controlado já que é um câmbio eletrônico. A possibilidades seriam:
-Totalmente automático controlado por um daqueles módulos de controle feitos no USA (muito caro).
- Semi-automático seqüencial. Similar ao tiptronic. As trocas acima e abaixo poderiam ser feita de forma manual, mas mesmo assim teria que ter um módulo de controle mais simples apenas para redução das marchas e controle do conversor de torque. Isso também depende de o câmbio permitir já que muitas funções dele são exclusivamente de controle hidráulico. Esse módulo eu mesmo consigo desenvolver.
- 100% manual. Nesse caso seriam feitas várias modificações no corpo de válvulas do cambio. A seqüência da da alavanca do câmbio também invertida (PRND32L para PRNL23D ou PRN1234). Pra isso eu tenho uma receita de bolo que espero que funcione.
dudas_308w
19/06/2008, 18:28
Eu sou o bonitão da frente :mrgreen:
aquele vermelho pendurado por duas correntes? Ahhh, bom! :dance:
dudas_308w
19/06/2008, 18:53
Vou ver isso no próximo fim de semana. Vou desmontar e medir. Acredito que o cardam não será problema maior que o da alavanca do câmbio que também se moveu para traz. No meu Ranger que tem body lift, vou ter que mexer apenas no extensor da câmbio. Fosse um Ranger original sem o BL, teria que modificar o piso e na posição do console.
Walter, mais um parabens. :palmas:
Apesar de eu achar que vc nao tem futuro como modelo fotografico....:discordo:
Passando a parte seria, teu problema será o cardã dianteiro, se ficou muito curto, escapar no fim de curso da suspensao. Entao, levante a ranger pelas travessas, deixando as rodas cairem. Eu acho que o curso do diferencial dianteiro é minimo, servindo o cardã somente p/ compensar a posiçao e nao a distancia. Mas se a CT foi p/ trás, ele distendeu um pouquinho sim.
abs
Walter!!
Parabéns pela coragem e pelo serviço!!!!
Coragem, pois são poucos que trocam o motor, todos preferem a troca do veículo.
Serviço, ficou muito bom o trabalho, isso chama-se perseverança!
Agora uma dúvida minha!
O diferencial dianteiro da Ranger não é fixo, igual ao traseiro do Omega?
Se for, não precisa se preocupar com o cardam, pois a luva é somente para a movimentação do motor sobre os coxins, não tem a mesma atuação como a luva do cardam traseiro, que o eixo movimenta-se.
No Omega, não há luva no cardam.
Na Ranger, penso que é o mesmo sistema, bola fixa, com homocinéticas para as rodas.
Abraços.
Kim.
Walter L. L. Casitta
19/06/2008, 19:25
Walter!!
Parabéns pela coragem e pelo serviço!!!!
Coragem, pois são poucos que trocam o motor, todos preferem a troca do veículo.
Serviço, ficou muito bom o trabalho, isso chama-se perseverança!
Agora uma dúvida minha!
Se for, não precisa se preocupar com o cardam, pois a luva é somente para a movimentação do motor sobre os coxins, não tem a mesma atuação como a luva do cardam traseiro, que o eixo movimenta-se.
No Omega, não há luva no cardam.
Na Ranger, penso que é o mesmo sistema, bola fixa, com homocinéticas para as rodas.
Obrigado Kim,
É isso mesmo, o Dudas se enganou, o dif dianteiro é fixo...
dudas_308w
19/06/2008, 19:26
Agora uma dúvida minha!
eh essa a minha duvida... nao lembro se é fixo, ou se tem um pequeno curso de coxins. Se for fixo-fixo mesmo, entao o cardã dianteiro ja ta resolvido.
se tiver algum curso, levantando pela travessa mata a charada...
Ele não é fixo-fixo, ele é fixo-meio-solto-mas-preso mesmo, sabe né. :mrgreen::mrgreen:
Walter L. L. Casitta
21/06/2008, 18:25
Hoje reposicionei o escapamento. O silencioso da 2.8 tem o dobro do tamanho do 2.5 e a parte de cima estava encostando numa travessa. Falta agora só modificar o alongador da alavanca do câmbio. Amanhã mato essa pendência.
Tá ai a folga que sobrou entre o câmbio e o cardam traseiro. É o suficiente.
Hoje verifiquei novamente o dianteiro e tô achando que vou ter que alonga-lo. Uns 15mm mais ou menos. Amanhã tenho que conferir isso direito...
http://img385.imageshack.us/img385/1870/folgapu2.jpg
Anthoniusnikos
21/06/2008, 22:31
Essa diferença do cardã traseiro e câmbio está parecendo uns 30 mm. É isso mesmo, Casitta ? Se puxar o câmbio para trás e fixar o cardã de trás, então ficaria uma folga de 45 mm pro cardã da CT ? É uma boa hora para ir sem pressa.
O que você fazer certo na sua, vai dar muito mais certo na minha.
Vai com calma. Tá frio..., vai tomando um quentão...! De vagar e sempre.
Amanhã à tarde verificaremos o próximo passo.
O importante é que o 2.8 transforme a TRATORETTA em um BÓLITO de verdade, como diria o Edin.
Cadê o AMITHAI que fez o mesmo enxerto para conferir ?
Abs e Bom Fim de Semana !
Walter L. L. Casitta
21/06/2008, 23:07
Essa diferença do cardã traseiro e câmbio está parecendo uns 30 mm. É isso mesmo, Casitta ? Se puxar o câmbio para trás e fixar o cardã de trás, então ficaria uma folga de 45 mm pro cardã da
Você não entendeu. não precisa mexer com a caixa. Essa folga de 30mm é devido a luva do cardam estar totalmente comprimida. Fiz isso só pra saber quanto de folga ainda sobrou depois que o motor deslocou o cambio para trás...
leobnaval
22/06/2008, 16:12
Walter parabéns mesmo são poucos que como você tem amor pelo veículo a ponto de injetar dinheiro e o mais difícil tempo e problemas para serem resolvidos, sendo muito mais fácil trocar de carro, mas no final você poder dizer fui eu que fiz não tem dinheiro que pague e é por isso que hoje você tem uma das melhores rangers que ja vi e ainda vai melhorar afinal sempre tem o que melhorar ainda mais pra você que esta sempre buscando melhorias e é isso que o faz uma pessoa diferente das outras.
Com relação ao cardan uma simples flange em aço com 10mm não resolve seu problema?
Votos de um L200teiro que um dia pretende por um mwm 2.8
Walter L. L. Casitta
22/06/2008, 17:14
Walter parabéns mesmo são poucos que como você tem amor pelo veículo a ponto de injetar dinheiro e o mais difícil tempo e problemas para serem resolvidos, sendo muito mais fácil trocar de carro, mas no final você poder dizer fui eu que fiz não tem dinheiro que pague e é por isso que hoje você tem uma das melhores rangers que ja vi e ainda vai melhorar afinal sempre tem o que melhorar ainda mais pra você que esta sempre buscando melhorias e é isso que o faz uma pessoa diferente das outras.
Com relação ao cardan uma simples flange em aço com 10mm não resolve seu problema?
Votos de um L200teiro que um dia pretende por um mwm 2.8
Valeu Leo,
Acho que vou fazer o flange mesmo, assim deixo o cardam original...
Walter L. L. Casitta
22/06/2008, 17:21
Seguem as fotos do alongador do câmbio que faz parte do Body lift. Com isso finalizo a adaptação da alavanca do câmbio. Falta agora só fazer o flange para o cardam dianteiro...
Na primeira foto o alongador, na segunda o alongador modificado e na terceira tudo montado 8)
http://img385.imageshack.us/img385/7467/antesuv1.jpg
http://img385.imageshack.us/img385/299/depoisth0.jpg
http://img59.imageshack.us/img59/1408/finalja1.jpg
Anthoniusnikos
22/06/2008, 17:56
Casitta, agora entendí ... Só não me referí antes sobre a flange, porque me veio na cabeça "bolacha".
Então, com as flanges nos cardãs dianteiro e traseiro, tudo está resolvido ?
Pensei que fosse dar mais trabalho. eheheheheh...!!!!!!!
Se puder fazer o favor de postar a flange adaptada, agradeço.
Nota: Faltou a terceira foto.
Abs.
Walter L. L. Casitta
22/06/2008, 18:10
Casitta, agora entendí ... Só não me referí antes sobre a flange, porque me veio na cabeça "bolacha".
Então, com as flanges nos cardãs dianteiro e traseiro, tudo está resolvido ?
Pensei que fosse dar mais trabalho. eheheheheh...!!!!!!!
Se puder fazer o favor de postar a flange adaptada, agradeço.
Nota: Faltou a terceira foto.
Abs.
O flange é só pro dianteiro. No traseiro a luva deu conta do recado...
Anthoniusnikos
22/06/2008, 19:02
Conseguiu montar tudo, hoje ?
Abs
Walter L. L. Casitta
22/06/2008, 19:37
Conseguiu montar tudo, hoje ?
Abs
Sim. Esta tudo no lugar. Finalmente.8)
Edintruder
22/06/2008, 19:40
Walter, por um acaso o teu extintor ainda está plastificado? Cuidado que andar com plástico no extintor dá multa.
Esse deslocamento para frente eu não fiz no alongador da minha Ranger,e acabei tendo que ajustar no console mesmo. Realmente a solução é bem prática.
Na bolacha do cardam dianteiro não tem recurso? Que eu me lembre ele tem um recurso no encaixe da homocinética que dá conta do recado.
Walter L. L. Casitta
22/06/2008, 20:01
Walter, por um acaso o teu extintor ainda está plastificado? Cuidado que andar com plástico no extintor dá multa.
Esse deslocamento para frente eu não fiz no alongador da minha Ranger,e acabei tendo que ajustar no console mesmo. Realmente a solução é bem prática.
Na bolacha do cardam dianteiro não tem recurso? Que eu me lembre ele tem um recurso no encaixe da homocinética que dá conta do recado.
É mesmo? vou tirar o plástico então. Sempre deixe eles com o plástico.
Eu estou meio inseguro com a bolacha do cardam já que não dá pra ver por dentro. Poderia estar muito no limite. Vou fazer um flange por segurança...
Anthoniusnikos
23/06/2008, 18:30
Caro amigo Casitta. Estamos aguardando as fotos das flanges de segurança, bolacha, e os testes on road. Mas é lógico, com tranqüilidade.
Também aproveito a oportunidade para perguntar se pode nos informar qual a rotação dos cardãs traseiro e dianteiro (rpm). Vai depender de cada marcha ?
Abs
Walter L. L. Casitta
23/06/2008, 20:39
Também aproveito a oportunidade para perguntar se pode nos informar qual a rotação dos cardãs traseiro e dianteiro (rpm). Vai depender de cada marcha ?
Abs
A rotação é proporcional a velocidade do veículo. Em quarta marcha é a mesma do motor...
Anthoniusnikos
24/06/2008, 13:16
Desculpe a ingüinourança, mas se, por exemplo: o conta giros estiver marcando 2.000 rpm, em 4a marcha, então o cardã estará a 2.000 rpm ?
Nota: Não estou conseguindo te mandar MP, tem algo encrencado no seu painel de controle.
Então vai por aquí mesmo: Ajuda no tópico "Como trocar o rolamento traseiro" Da Ranger, é claro!
Abração
Edintruder
24/06/2008, 14:26
Sim!
Todas as caixas manuais de 5 marchas que eu conheço a 4a marcha é 1:1, ou seja, existe apenas o acoplamento entre o eixo piloto e o primário do grupo, então o sentido de giro e a velocidade do cardam é exatamente o mesmo do motor. A variação final de velocidade relativa ao solo depende apenas do diâmetro do pneu e da relação do diferencial.
Anthoniusnikos
24/06/2008, 16:39
Suponho (nheto) que essa rotação seja a mesma do eixo de engrenagens da caixa de câmbio ?
Desculpe a brincadeira, mas são dúvida reais.
Pretendo ser um bom mecânico, após uns 10 anos de convívio com os EXPERTs aquí do Fórum.
Agora está ficando claro a importância do óleo das caixas de transmissão. Estou certo ?
Aração
Anthoniusnikos
Walter L. L. Casitta
29/06/2008, 19:51
...Eu estou meio inseguro com a bolacha do cardam já que não dá pra ver por dentro. Poderia estar muito no limite. Vou fazer um flange por segurança...
Aí esta o flange para o cardam dianteiro. Infelizmente não deu pra montar porque esqueci de comparar os parafusos allem mais compridos.
Nada como passar a tarde domingo ralando a barriga no torno.:parede:
http://img294.imageshack.us/img294/5683/flangeur2.jpg
leobnaval
29/06/2008, 20:39
Walter belo serviço, você mesmo torneou? que material utilizou?
Abraços
Anthoniusnikos
29/06/2008, 22:37
Casitta, pensei que você só tivesse uma oficina completa no fundo do quintal, mas uma tornearia, é brincadeira. É exclusiva, ou aceita pedidos por encomenda ?
Dê uma olhada no reforço da cruzeta, ou bolacha que os hermanos bolaram... Meio sinistro, não acha ?
Bom trabalho ! E boa semana !
Abs http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/icons/icon14.gif
Walter L. L. Casitta
30/06/2008, 09:07
Walter belo serviço, você mesmo torneou? que material utilizou?
Leo,
Eu mesmo torneei. Fiz em alumínio...
Walter L. L. Casitta
30/06/2008, 09:24
Casitta, pensei que você só tivesse uma oficina completa no fundo do quintal, mas uma tornearia, é brincadeira. É exclusiva, ou aceita pedidos por encomenda ?
Dê uma olhada no reforço da cruzeta, ou bolacha que os hermanos bolaram... Meio sinistro, não acha ?
Bom trabalho ! E boa semana !
Abs http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/icons/icon14.gif
A oficina fica no fundo do quintal mesmo, mas como um bom tarado por máquinas e ferramentas tenho de tudo um pouco la...
Não entendi o que você quis mostrar na foto. Não consegui ver nada de anormal e a bolacha fica no lado oposto ao lado mostrado na foto.
Anthoniusnikos
30/06/2008, 11:27
:pensativo: Tudo bem. Desculpa aí alguma coisa mal colocada.
Posso continuar com Casitta ou prefere Walter ?
Abs :shock:
Edintruder
30/06/2008, 11:30
Que inveja de uma espaço assim com um TORNO!!!
Anthoniusnikos
30/06/2008, 13:09
Também fiquei ! Não só do torno, mas: muck, prensa, esmeril, morsa ... Só não ví ainda o eleva-car.
Assim como foram feitas as trocas dos CDs, poderíamos pensar em empréstimos de ferramentas pelo correio.
Daquelas 2V.
Abs
leobnaval
30/06/2008, 18:15
Walter, párabens mesmo por uma acaso você foi a feira de mecânica no anhembi em são paulo?
To começando a minha oficina em casa a sua pelo jeito ja esta pronta e bota pronta nisso até torno, tem MIG támbem?
E que expeiência tens na área tipo curso superior, senai, sei lá algo do tipo ou aprendeu tudo com a convivência e a vida?
Walter L. L. Casitta
30/06/2008, 19:03
Walter, párabens mesmo por uma acaso você foi a feira de mecânica no anhembi em são paulo?
To começando a minha oficina em casa a sua pelo jeito ja esta pronta e bota pronta nisso até torno, tem MIG támbem?
E que expeiência tens na área tipo curso superior, senai, sei lá algo do tipo ou aprendeu tudo com a convivência e a vida?
Obrigado Leu. Já fui na feira sim.
Ainda não tenho a solda MIG, só a elétrica mesmo, mas o preço vem baixando e assim que encontrar uma oportunidade eu compro uma.
A maioria da máquinas e ferramentas que tenho comprei da década de 80. Ná época tinha inflação alta e éra mais fácil de encontrar com "descontos" ou preços dezajustados em até 70%. Não perdia uma. De qualquer forma hoje existem as máquinas e ferramentas chinesas. Por exemplo, o meu torno que hoje novo custa por volta de R$15000,00, mas tem tambem o chines por menos de R$4000,00 que tem até as escalas com medidores digitais em LCD. Também tem uma furadeira fresadora com mesa cordenada chinesa e tudo por menos de R$5000,00. Uma nascional usada com mais de 30 anos de uso só encontrei por mais de R$12000,00. Tá na mira...
O problema hoje é que la em casa (é a casa da minha pobre mãezinha) não tá cabendo as coisas e eu sempre estou querendo comprar mais alguma coisa
Eu não tenho curso superior não e o meu ramo é o da eletrônica e informática, sou especializado em equipamentos de vídeo e áudio profissional, revenda e fabricação de equipamentos para produção de programas de cinema e TV. Mecânica é só pra brincar mesmo e vou aprendendo na marra...
João Fellipe
30/06/2008, 20:56
Cassita que rodas são essas da sua ranger? com pintou? ta parecendo as rodas 16 " da ranger sport porém nunca vi dessa cor?
Walter L. L. Casitta
30/06/2008, 21:03
Cassita que rodas são essas da sua ranger? com pintou? ta parecendo as rodas 16 " da ranger sport porém nunca vi dessa cor?
É essa mesmo. Da Sport. Mandei pintar na cor grafite...
Anthoniusnikos
01/07/2008, 21:08
E aí Casitta, já comprou os parafusos e colocou as flanges, ou fica para o fim-de-semana?
Gostaria de saber se as flanges de Al vão aguentar bem. Não seria melhor se fossem de aço?
Abs
simaoall
01/07/2008, 22:24
Walter,
agora me bateu uma duvida.
será que um dia você vende o carro e compra um novo,ou só vai o aperfeiçoando eternamente?
shimomoto
01/07/2008, 22:33
Walter,
será que um dia você vende o carro e compra um novo,ou só vai o aperfeiçoando eternamente?
Do jeito que as coisas vão, é bem provavel que o Walter compre outro carro sim. E dos bons. Mas a Ranger ficará com ele, firme e forte!
Abs!
Walter L. L. Casitta
01/07/2008, 22:41
E aí Casitta, já comprou os parafusos e colocou as flanges, ou fica para o fim-de-semana?
Gostaria de saber se as flanges de Al vão aguentar bem. Não seria melhor se fossem de aço?
Abs
Aguenta sim. Na verde aquilo não chega a ser um flange e sim apenas um espaçador que vai ser montado entre dois flanges. Entre o do cardan e o da CT. Tudo que espero dele é que fique no lugar e que mantenha o cardan alinhado com a CT.
Já comprei os parafusos, mas ainda estou sem o motor da tração que ainda não chegou. Se não chegar amanhã só na próxima semana. Então não tenho pressa. Quinta tenho que ir ao RJ, aproveitar e testar o motor na estrada. Vai ficar tudo para a semana que vem mesmo...
Walter L. L. Casitta
01/07/2008, 22:55
Walter,
Não diria aperfeiçoando, apena modificando. Vou ficando com a Ranger enquanto as modificações derem certo ou até aparecer outra distração...
Walter L. L. Casitta
01/07/2008, 23:05
Do jeito que as coisas vão, é bem provavel que o Walter compre outro carro sim. E dos bons. Mas a Ranger ficará com ele, firme e forte!
Gostaria que fosse assim, mas não tenho bala pra isso além do que ele não caberia na minha garagem, então vamos nos divertindo com a Ranger por enquanto. Mesmo que não fique com ela, vai continuar na familia...
Luizinho
03/07/2008, 09:29
Walter,
Não vi nenhuma referência sua sobre a troca do intercooler e o da 2.8 é bem maior que o da 2.5 e proporciona efetivamente diferença de comportamento. Tem de trocar o intercooler e o defletor do radiador.
Troquei o da minha 2.5 com bomba e bicos Rasch e a diferença foi grande (fiz um Tópico relatando).
Walter L. L. Casitta
04/07/2008, 11:41
Walter,
Não vi nenhuma referência sua sobre a troca do intercooler e o da 2.8 é bem maior que o da 2.5 e proporciona efetivamente diferença de comportamento. Tem de trocar o intercooler e o defletor do radiador.
Troquei o da minha 2.5 com bomba e bicos Rasch e a diferença foi grande (fiz um Tópico relatando).
É verdade, mas eu só vou fazer isso quando encontrar essas peças com preço de oportunidade já que a Ranger tá andando bem...
Anthoniusnikos
04/07/2008, 14:12
Fico feliz em saber que as flanges, e tudo o mais, deram certo e que já está rodando com a viatura.
Só fiquei numa dúvida: O seu intercooler já é um TGV, inclusive novo, não é ?
Abraços
Anthoniusnikos
shimomoto
05/07/2008, 02:01
Obrigado Leu. Já fui na feira sim.
Ainda não tenho a solda MIG, só a elétrica mesmo, mas o preço vem baixando e assim que encontrar uma oportunidade eu compro uma.
A maioria da máquinas e ferramentas que tenho comprei da década de 80. Ná época tinha inflação alta e éra mais fácil de encontrar com "descontos" ou preços dezajustados em até 70%. Não perdia uma. De qualquer forma hoje existem as máquinas e ferramentas chinesas. Por exemplo, o meu torno que hoje novo custa por volta de R$15000,00, mas tem tambem o chines por menos de R$4000,00 que tem até as escalas com medidores digitais em LCD. Também tem uma furadeira fresadora com mesa cordenada chinesa e tudo por menos de R$5000,00. Uma nascional usada com mais de 30 anos de uso só encontrei por mais de R$12000,00. Tá na mira...
O problema hoje é que la em casa (é a casa da minha pobre mãezinha) não tá cabendo as coisas e eu sempre estou querendo comprar mais alguma coisa
Eu não tenho curso superior não e o meu ramo é o da eletrônica e informática, sou especializado em equipamentos de vídeo e áudio profissional, revenda e fabricação de equipamentos para produção de programas de cinema e TV. Mecânica é só pra brincar mesmo e vou aprendendo na marra...
Walter;
Vi esse site e lembrei-me de você. Para vocé se divertir....
http://www.resisteferramentas.com.br
Abraços!!!
PS: Com um quintal desses igual ao da casa da sua mãe, onde dá até pra trocar motor de Ranger, cabe sempre + 1 carro que não couber na tua garagem!!!!:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Anthoniusnikos
05/07/2008, 02:33
Shimomoto, já tive um laboratório de análises químicas no fundo do meu quintal e foi a época mais produtiva da minha vida. Agora a minha preocupação é com a minha Tratoretta (2000 4x4 diesel CD). Poderia me dizer quais as ferramentas básicas que Eu precisaria para ela. Tipo: sacadores de rolamentos, chaves em polegadas e mm, outras especiais ?
Estou perguntando porque entendi que você trabalha numa retífica, ou tem uma. Sua informação me vai ser de grande valia, assim como para os outros foristas.
Abração
Walter L. L. Casitta
05/07/2008, 11:13
Walter;
Vi esse site e lembrei-me de você. Para vocé se divertir....
http://www.resisteferramentas.com.br
Abraços!!!
PS: Com um quintal desses igual ao da casa da sua mãe, onde dá até pra trocar motor de Ranger, cabe sempre + 1 carro que não couber na tua garagem!!!!:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
La cabe sim, mas é longe :roll:
Beleza de site, eu sou cliente desse: http://www.lojadomecanico.com.br/
shimomoto
05/07/2008, 21:28
Shimomoto, já tive um laboratório de análises químicas no fundo do meu quintal e foi a época mais produtiva da minha vida. Agora a minha preocupação é com a minha Tratoretta (2000 4x4 diesel CD). Poderia me dizer quais as ferramentas básicas que Eu precisaria para ela. Tipo: sacadores de rolamentos, chaves em polegadas e mm, outras especiais ?
Estou perguntando porque entendi que você trabalha numa retífica, ou tem uma. Sua informação me vai ser de grande valia, assim como para os outros foristas.
Abração
Anthoniusnikos
Bem na verdade nao tenho retifica, mas de certa forma mexo com mecanica diesel. Sou gerente de uma propriedade agricola de cafe e plantar café e mexer com motor são meus vicios.
Com relaçao a ferramentas, quem gosta de ferramentas (eu particularmente adoro!) é dificil dizer, compra isso ou compra aquilo. Aleem do básico, (jogo de chaves combinadas, soquetes, mm e pol, soquetes tork, etc.) compre tudo de boa marca (Gedore, Robust, Mayle, Belzer, Corneta, etc.). E ai conforme voce for sentindo falta (um saca polias, torquimetro, etc.) ai voce vai comprando. É a melhor coisa!
O Walter pode te orientar melhor do que eu!
Abs!
Anthoniusnikos
05/07/2008, 22:12
Shimomoto, já ajudou bastante. Estou adquirindo várias ferramentas a medida que vou desmontando e sentindo necessidade.
Se o Casitta puder ajudar, agradeço.
NOTA: Tenho que trocar os parafusos e junta da tampa do cabeçote, pois estão vazando ligeiramente "muito pouco".
Pergunto:
1 - Tirando essa tampa do cabeçote, tem como Eu dar uma regulada nas válvulas ?
Abração
Anthoniusnikos
Walter L. L. Casitta
05/07/2008, 23:14
Shimomoto, já ajudou bastante. Estou adquirindo várias ferramentas a medida que vou desmontando e sentindo necessidade.
Se o Casitta puder ajudar, agradeço.
NOTA: Tenho que trocar os parafusos e junta da tampa do cabeçote, pois estão vazando ligeiramente "muito pouco".
Pergunto:
1 - Tirando essa tampa do cabeçote, tem como Eu dar uma regulada nas válvulas ?
Pra regular as válvulas, você vai precisar de um calibre de folga: http://www.lojadomecanico.com.br/index2.asp?cod=2255&cat=23&subcat=204&pg=1
http://www.lojadomecanico.com.br/mostra_foto.asp?foto=calibre_folga.jpg&largura=300&altura=300
Anthoniusnikos
05/07/2008, 23:39
Me dá uma idéia prática de como posso fazer essa calibragem. E quais as calibragens para a minha Ranger.
Para começar, quantas válvulas tem a minha Ranger ? Desculpe a ingüinorança.
Já ví um cabeçote, mas em 1968... Percebo que o motor da minha tem um pouco de som metálico.
Abs
Walter L. L. Casitta
06/07/2008, 00:04
Me dá uma idéia prática de como posso fazer essa calibragem. E quais as calibragens para a minha Ranger.
Para começar, quantas válvulas tem a minha Ranger ? Desculpe a ingüinorança.
Já ví um cabeçote, mas em 1968... Percebo que o motor da minha tem um pouco de som metálico.
Esse som metálico é comum no motor 2.5 e muda com o tempo. O meu por exemplo começou aos 80.000Km, mas aos 150.000Km diminuiu. O diesel também influencia. Esse barulho não tem nada a ver com a regulagem de válvulas, mas o recomendado é que sejam reguladas a cada 10.000km.
No manual do motor tem todos os detalhes de como regular as válvulas. Eu sé mexo a cada 20 ou 30.000Km e pra isso levanto uma das rodas traseiras e com o câmbio em quinta marcha vou girando a roda até que o motor fique na posição para o ajuste da folga de cada um das válvula.
Deixa eu palpitar!!!
De preferência, regule as válvulas do motor de manhã, assim, terá certeza que está realmente frio o motor.
Tem que saber qual a ordem de ignição, pois tem que seguir a ordem para regular, pistão 1, válvulas deste, depois o 3 e, assim seqüentemente.
Cada cilindro tem no mínimo duas válvulas, admissão e escape, mais há motores com mais válvulas, sendo 2 de admissão e 2 de escape, não sei quantas no caso em questão.
É algo simples, mais tem que ter atenção para não passar nenhuma batida.
Abraços.
Kim.
Edintruder
06/07/2008, 00:24
Eu engato a 5a marcha e fico empurrando a Ranger pra frente e pra trás.
No HSD são 2 por cilindro, então quando as valvulas se mexerem no cruzamento das válvulas (entre fechamento do escape e abertura da admissão) no 1o cilindro tu regulas o 3o e vice versa, e quando cruzar no 2o cilindro tu regulas o 4o e vice versa.
Allan Nielsen
06/07/2008, 11:31
Complementando......paginas 49 e 50 do manual da International (acho q vc tem esse manual)
abs
http://img396.imageshack.us/img396/9943/regvalvulasox2.jpg
MARCELO VITARA SUBMARINO
07/07/2008, 11:50
Walter,
Sua Ranger tá simplesmente show, hoje de manha acho que passou por mim, e se não for a sua, tem uma irmã gemea rodando aqui em BH. Local de avistamento: Raja Gabaglia em cima do viaduto do BH Shopis +/- 9:00 AM. Trabalho aqui perto.
Abs
Walter L. L. Casitta
07/07/2008, 12:52
Walter,
Sua Ranger tá simplesmente show, hoje de manha acho que passou por mim, e se não for a sua, tem uma irmã gemea rodando aqui em BH. Local de avistamento: Raja Gabaglia em cima do viaduto do BH Shopis +/- 9:00 AM. Trabalho aqui perto.
Abs
Passei por lá hoje por volta das 9:30... Obrigado Marcelo.
Anthoniusnikos
07/07/2008, 14:32
Obrigado pelas informações, pessoal. Já dei uma lida no Manual mas faltavam essa dicas práticas.
Me parece que essas réguas tem espessuras diferentes. Então para a Ranger 2.5 só precisaria da de 0,20 mm de espessura(tanto para a admissão quanto para a de escape) ?
O desenho do Allan mostra que a régua é colocada entre o topo (capa) da mola e o braço do balancin. É isso mesmo?
Abs
aoliveira
14/07/2008, 21:49
Walter, onde você conseguiu suas rodas 16"? pois já passei em uma porrada de loja de rodas aqui em BH e nenhuma tá tendo roda 16" pra ranger. :(
Tô praticamente decidido a te imitar na escolha dos pisantes pra ranger..heheheh...liga não né? :grin:
Qual loja comprou os pneus?
Walter L. L. Casitta
14/07/2008, 22:27
Walter, onde você conseguiu suas rodas 16"? pois já passei em uma porrada de loja de rodas aqui em BH e nenhuma tá tendo roda 16" pra ranger. :(
Tô praticamente decidido a te imitar na escolha dos pisantes pra ranger..heheheh...liga não né? :grin:
Qual loja comprou os pneus?
Aqui em BH é difícil em. Achei uma só lá no início da Pedro Segundo e cara pediu caro. Por acaso acabei encontrando em Cuiabá bem mais barato. Estou tentando encontrar mais 4 pro meu irmão, mas tá difícil. Semana que vem tenho que voltar Cuiabá e vou ver se encontro mais. Cuiabá tem muito mais picapes que BH e então é mais fácil de encontrar essas coisas...
Os pneus comprei na Tropical Pneus na Pampulha, Abraão Caran em frente ao Mineirão.
aoliveira
16/07/2008, 19:17
Aqui em BH é difícil em. Achei uma só lá no início da Pedro Segundo e cara pediu caro. Por acaso acabei encontrando em Cuiabá bem mais barato. Estou tentando encontrar mais 4 pro meu irmão, mas tá difícil. Semana que vem tenho que voltar Cuiabá e vou ver se encontro mais. Cuiabá tem muito mais picapes que BH e então é mais fácil de encontrar essas coisas...
Os pneus comprei na Tropical Pneus na Pampulha, Abraão Caran em frente ao Mineirão.
Pois é, isso q tô vendo mesmo...o povo aqui enfia a faca...e nem assim tô encontrando :-(
Putz, quer dizer então q além de tudo vc virou meu concorrente na busca às rodas?? :putz:heheheh...pior q sendo o irmão na jogada posso tirar meu cavalinho da chuva de pedir pra vc olhar as rodas pra mim em cuiabá..hehehe
Sei onde é a Tropical mesmo, trabalho ali pertinho na orla. Brigadão
E eu agora atrás de umas 15 pra botar na minha 3.0 LTD + 33" que veio com 16 originais...mas devo guardar as originais caso tire os 33" mais pra frente.
aoliveira
17/07/2008, 21:46
E eu agora atrás de umas 15 pra botar na minha 3.0 LTD + 33" que veio com 16 originais...mas devo guardar as originais caso tire os 33" mais pra frente.
Putz...heheheh...eu tb tava pensando se guardo as originais pra voltar quando for vender a viatura...mas a gente bem que podia fazer um rolo nelas enh? :pensativo:
Alagoano
17/07/2008, 23:14
Uma consulta aos Rangeiros:
Pessoal,
Acabei de abastecer a viatura até a última gota de diesel, tive uma surpresa, a belezinha melhorou o consumo e agora ta fazendo 10,4 km/l 100% na cidade, metade com ar e metade sem....
Notei uma coisa, esse consumo apareceu depois q mudei a calibragem dos pneus (255/70 15", os mesmos originais q equipam a Hillux 3.0), a loja da Goodyear disse q a libra na cidade era 30...achei pouco e coloquei 32.
Que libra vcs me aconselham na cidade? E na estrada? Lembrando q ela só anda com a caçamba vazia...
E sobre o consumo...oq vcs acham q aconteceu? Foi só a calibragem? Pq ela vinha fazendo 9,6 Km/l desde janeiro ...
Abs!!
alagoano
quanto menor a resistencia /atrito, menor o trabalho, menor o consumo
entretanto sugiro aguardar a media de 3 tanques
a minha 99, não faz isto nem na estrada
regis
Alagoano
18/07/2008, 00:04
alagoano
quanto menor a resistencia /atrito, menor o trabalho, menor o consumo
entretanto sugiro aguardar a media de 3 tanques
a minha 99, não faz isto nem na estrada
regis
Pô Regis...nem na estrada cara?! Vc ja verificou isso?? Alguma coisa ta errada...até onde sei na 2.5 o consumo é parecido.
E a libra cidade e estrada? Oq diz?
Abs!
Uma consulta aos Rangeiros:
Pessoal,
Acabei de abastecer a viatura até a última gota de diesel, tive uma surpresa, a belezinha melhorou o consumo e agora ta fazendo 10,4 km/l 100% na cidade, metade com ar e metade sem....
Notei uma coisa, esse consumo apareceu depois q mudei a calibragem dos pneus (255/70 15", os mesmos originais q equipam a Hillux 3.0), a loja da Goodyear disse q a libra na cidade era 30...achei pouco e coloquei 32.
Que libra vcs me aconselham na cidade? E na estrada? Lembrando q ela só anda com a caçamba vazia...
E sobre o consumo...oq vcs acham q aconteceu? Foi só a calibragem? Pq ela vinha fazendo 9,6 Km/l desde janeiro ...
Abs!!
realmente o consumo diminui, porem o desgaste central do pneu vai aumentar , consequantemente diminuindo a vida util.. falo por experiencia propria o ideal e usar 28lbs para durar mais o pneu ou 32lbs para economizar diesel...
Alagoano
18/07/2008, 18:35
realmente o consumo diminui, porem o desgaste central do pneu vai aumentar , consequantemente diminuindo a vida util.. falo por experiencia propria o ideal e usar 28lbs para durar mais o pneu ou 32lbs para economizar diesel...
To ligado....então um "meio termo" de 30lbs na cidade seria legal?
Abs!
To ligado....então um "meio termo" de 30lbs na cidade seria legal?
Abs!
e o que o fabricante recomenda, mas mesmo assim apresentou desgaste no centro do pneu, usei 30k assim ....
Walter L. L. Casitta
27/07/2008, 15:14
Nessa semana o meu motor 2.8 zerado por pouco não superaqueceu. Uma das mangueiras do radiador ficou encostada no motor e foi se desgastando até furar e começar a vazar.
Por sorte isso aconteceu chegando em casa e quando fui sair de novo que vi aquela agua verde escorrendo. Se estivesse na estrada não sei se poderia ter evitado.
O pior é que quando montei o motor vi que estava encostando e então amarrei a mangueira pra que não encostasse em nada, mas me parece que não apertei a abraçadeira de nylon o suficiente e a mangueira ficou encostado na cabeça de um parafuso. Com a vibração foi se desgastando até furar.
O jeito foi cortar a mangueira e emendar.
Um super aquecimento por falta de agua é o tipo de problema que poderia ser evitado se o vaso de expanção tivesse um sensor do nível da água.
http://img258.imageshack.us/img258/4083/mangue1hl7.jpg
http://img258.imageshack.us/img258/2165/mangue2gj7.jpg
Allan Nielsen
27/07/2008, 18:00
Walter,
eu passei por esta situação no meu Polo VW recentemente, felizmente ele tem sensor de nivel dagua.
Semana passada fiz um teste com um reed relay e funciona perfeitamente. Usei um sensor de abertura de porta de alarme residencial (R$4), coloquei o imã dentro de um tubo metalico no interior do vaso de expansão e ele aciona perfeitamente o reed relay na parte externa. Estou pensando em colocar o imã dentro de uma ampola de vidro pra que ele flutue dentro do tubo, no nivel da agua. Na parte eletrica fica: 12v >> led piscante >> resistor pra limitar a corrente no led >> reed relay >> terra. Acho que fica muito simples e não altera nada no sistema original. Se tiver alguma sugestão......
Abs
Anthoniusnikos
27/07/2008, 20:58
Boa noite Allan. Já comprei a bóia de nível do reservatório do Santana WV R$ 35,00 (como sugeriu o amigo Ojaneri). Fiz os testes elétricos e funcionou perfeitamente, porém, como estava preocupado com o pescador do tanque de combustível, ainda não tive tempo para a instalação. Devido a falta de espaço ao lado do reserv. de arrefecimento, vou ter que fazer uma adaptação com tubulação de ferro, alumínio ou outro que aguente a temperatura e pressão.
Tão logo inicie os trabalhos posto aquí.
Camarada Allan Nielsen, Boa Sorte com o sistema de ímãs :concordo::concordo::concordo:, acho que o da bóia será mais simples :mrgreen::mrgreen::mrgreen:. Depois a gente compara :oops::oops::oops:.
OBS.: VERIFIQUEM MANGUEIRAS E FIAÇÃO AO LADO DO MOTOR, BEM COMO OS CABOS DE FREIO PERTO DOS FEIXES DE MOLAS. Vão encontrar muita coisa atritando e gastando até dar problemas.
Abraços
Anthoniousnikos
Allan Nielsen
27/07/2008, 23:04
Boa noite Allan. Já comprei a bóia de nível do reservatório do Santana WV R$ 35,00 (como sugeriu o amigo Ojaneri). Fiz os testes elétricos e funcionou perfeitamente, porém
Anthonius, qual é sua ideia, substituir o tanque de expansão original pelo do Santana ou colocar o tanque do Santana em paralelo com o original? Se for a 2° opção como vc fará a entrada de ar neste 2° tanque de expansão? as valvulas da tampa deste tanque tem pressão de abertura e fechamento equivalentes a original?
A bruxa tá solta.....esta semana foi o radiador da Band que furou!
abs
É, pelo visto a bruxa ta solta mesmo hein!
Sexta feira antes de sair, fui olhar o reservatorio de agua, e estava quase vazio...um pouquinho no fundo, completei com agua natural, e estou cuidando agora tds os dias estou olhando, se vazar vou ter que achar o vazamento...
t+
Walter L. L. Casitta
07/08/2008, 01:14
Pessoal,
Hoje consegui fazer o teste definitivo do motor 2.8 na minha Ranger ex 2.5. Sai de Belo Horizonte as 5:00 da manhã e cheguei agora 21:30 horário de Cuiabá. (1540Km rodados aproximadamente)
O consumo ficou o mesmo do motor 2.5, entre 9 e 10Km/L andando a maior parte do tempo a 110Km/h memorizado no controlador de velocidade.
A velocidade máxima em reta foi de 157Km/h registrado no GPS. Nesta velocidade o conta-giros marcava em torno de 3800RPM. Na verdade não consegui ultrapassar esse 3800RPM e esperava alcançar pelo menos os 4000RPM mas vou deixar pra confirmar isso na volta. Que tem Ranger 2.8 consegue ultrapassara os 3800?
Uma outra curiosidade: Descendo engrenado sem acelerar a mais de 100Km/h o manômetro de pressão do turbo mostra em uma pressão de 0,2Kgf. Fiquei sem entender isso. Seria o TGV tão sensível assim?
Agora o mais importante, principalmente pra quem pensa em transformar o HSD2.5 num 2.8 como discutido no outro tópico: Vinha tudo bem com o motor, torque a vontade, até que em Goias a tempera externa passou dos 29 graus. Na verdade num trecho da viagem a temperatura externa esteve em 35 graus e percebi que nas subidas a temperatura do motor subia. Foi um susto, nunca tinha visto o ponteiro da temperatura da agua da Ranger se mexer. Fui logo tirando o pé e preparando pra encostar e imediatamente o ponteiro recuou. Nem cheguei a parar, desde então vim observando o comportamento do ponteiro que subia todas as vezes que o motor era exigido. No medidor tem um desenhozinho de um termômetro e o ponteiro sempre fica logo abaixo dele. Para vocês terem uma idéia o ponteiro chegou a se deslocar até acima do desenhozinho e observei também que isso só acontecia com o AC ligado e só com a temperatura externa acima de 29 graus. Parece que o radiador do motor 2.5 não esta conseguindo refrigerar o 2.8 em situações de maior esforço. Acho que vou ter que trocar o danado também...
É isso por enquanto...
157km/h? seu motor ainda é novo neh? vai melhorar quando amaciar... se bem que esses pneus devem estar pesando um pouco tbm!
Edintruder
07/08/2008, 08:07
No painel marcava quanto? Pois a 3800rpm marca por volta de 150km/h, os pneus deveriam ampliar a velocidade no GPS.
Walter, os radiadores não são iguais entre 2.5 e 2.8?
Em descida engrenado acima de 120km/h, a WG bota cerca de 0,2Bar também.
Walter L. L. Casitta
08/08/2008, 00:32
No painel marcava quanto? Pois a 3800rpm marca por volta de 150km/h, os pneus deveriam ampliar a velocidade no GPS.
Walter, os radiadores não são iguais entre 2.5 e 2.8?
Em descida engrenado acima de 120km/h, a WG bota cerca de 0,2Bar também.
No velocímetro marcava 145Km/h. O meu velocímetro acima de 100Km/h sempre marcou pra menos...
Walter L. L. Casitta
08/08/2008, 00:37
157km/h? seu motor ainda é novo neh? vai melhorar quando amaciar... se bem que esses pneus devem estar pesando um pouco tbm!
Já andei mais de 5000Km com esse motor. Ele é novo sim mas já considero amaciado.
Eu não tô achando 157Km/h ruim não. Ele chega bem fácil nessa velocidade e eu raramente ando acima de 110Km/h. Melhor que isso acho que só com outra relação de marchas...
É, pelo visto a bruxa ta solta mesmo hein!
Sexta feira antes de sair, fui olhar o reservatorio de agua, e estava quase vazio...um pouquinho no fundo, completei com agua natural, e estou cuidando agora tds os dias estou olhando, se vazar vou ter que achar o vazamento...
t+
Roger, verifique a tampa do reservatório, pois elas dão defeito nas válvulas, a da minha ex-ranger deu defeito e é fácil de verificar! é só, de preferência um breve período em aceleração constante com a temperatura atingindo a de trabalho, colocar em marcha lenta, se alguma válvula estiver ruim, vai "jorrar" água por ela, como também como vc disse pode ser um vazamento em algum mangote! tem o lance de ser problema de junta de cabeçote, más primeiro observe esses vazamentos aparentes!
[]´s.
Rogerinho
09/08/2008, 06:48
Amigos,
À pouco troquei meu radiador, consegui um semi-novo em perfeito estado...por R$300,00 (+ o meu antigo a base de troca!)...mas aí começam as duvidas, meu antigo radiador era bem mais grosso e esse mais novo é bem fininho e leve...porém, feito em inox!!!Diz o cara (Eu realmente não sei), que justamente por ser de inox ele pode ser mais fino...que não tem problema!!!Isso realmente procede?!
Edintruder, pelo que me lembro consta lá o mesmo part-mumber...mas, minha memoria não é lá essas coisas!!!Procurei no catalogo que tenho aqui no PC mas nao encontrei...
Um forte abraço
Edintruder
09/08/2008, 19:56
Rogerinho, o aluminio é mais eficiente que o inox na troca térmica, mas da uma boa puxada na Ranger e verifica se aquece, caso fique normal está bom.
Rogerinho
10/08/2008, 16:28
Edintruder,
Ontem rodei 230km com a Ranger...mas a 100km/h !!! Quando apertava o pé ela aquecia...!!!
Estou chateado com esse negócio de aquecer, não tenho nem mais vontade de viajar com ela ... !!! Comprei todos os selos, mas por enquanto só troquei o que estava vazando...o radiador é novo, válvula termotática é nova, tampa do reservátorio é nova...etc!!!
Vou colocar algum líquido para fazer a limpeza do sistema e depois colocar o líquido de arrefecimento!!!Amanha vou na MWM comprar uma junta do cabeçote e uma bomba d'agua nova.....................................é fogo!!!
O que ta me deixando encucado é que ontem o ponteiro apontou praticamente a temperatura do sol, e quando abri o motor estava tudo em perfeito estado...!!!É comum da problema no sensor?!?!?!?
Um abração
Pequeno jr
10/08/2008, 23:11
Pessoal,
Hoje consegui fazer o teste definitivo do motor 2.8 na minha Ranger ex 2.5. Sai de Belo Horizonte as 5:00 da manhã e cheguei agora 21:30 horário de Cuiabá. (1540Km rodados aproximadamente)
O consumo ficou o mesmo do motor 2.5, entre 9 e 10Km/L andando a maior parte do tempo a 110Km/h memorizado no controlador de velocidade.
A velocidade máxima em reta foi de 157Km/h registrado no GPS. Nesta velocidade o conta-giros marcava em torno de 3800RPM. Na verdade não consegui ultrapassar esse 3800RPM e esperava alcançar pelo menos os 4000RPM mas vou deixar pra confirmar isso na volta. Que tem Ranger 2.8 consegue ultrapassara os 3800?
Uma outra curiosidade: Descendo engrenado sem acelerar a mais de 100Km/h o manômetro de pressão do turbo mostra em uma pressão de 0,2Kgf. Fiquei sem entender isso. Seria o TGV tão sensível assim?
Agora o mais importante, principalmente pra quem pensa em transformar o HSD2.5 num 2.8 como discutido no outro tópico: Vinha tudo bem com o motor, torque a vontade, até que em Goias a tempera externa passou dos 29 graus. Na verdade num trecho da viagem a temperatura externa esteve em 35 graus e percebi que nas subidas a temperatura do motor subia. Foi um susto, nunca tinha visto o ponteiro da temperatura da agua da Ranger se mexer. Fui logo tirando o pé e preparando pra encostar e imediatamente o ponteiro recuou. Nem cheguei a parar, desde então vim observando o comportamento do ponteiro que subia todas as vezes que o motor era exigido. No medidor tem um desenhozinho de um termômetro e o ponteiro sempre fica logo abaixo dele. Para vocês terem uma idéia o ponteiro chegou a se deslocar até acima do desenhozinho e observei também que isso só acontecia com o AC ligado e só com a temperatura externa acima de 29 graus. Parece que o radiador do motor 2.5 não esta conseguindo refrigerar o 2.8 em situações de maior esforço. Acho que vou ter que trocar o danado também...
É isso por enquanto...
Walter e Rogerinho aproveita e da uma lida nisso...
Walter deve se lembrar ano passado qdo fiz a manutenção da B.I. Pois bem, uns 20 dias antes de fazer manutenção completa, em toda a subida que eu estava com o ar ligado, muito quente fora e de pé embaixo o ponteiro da temperatura subia que era uma beleza.
Depois de muito futricar tentando achar o que tava rolando, foi a época que entrou uma grana e fiz a manutenção completa de B.I. Além da manutenção nela, foi visto que meu Intercooler e o Radiador necessitavam de uma boa limpeza.
Resultado: Após todo esse serviço feito, nunca mais o ponteiro subiu e só fica lá embaixo.
Será q a de vocês não está ncessitando de uma manutençlão na B.I ou Limpeza no Intercooler ou Limpeza no Radiador?? Lembro que, até se a B.I estiver fora de ponto, nas situaç~~oes que comentei o motor aquece tbm.
Rogerinho
11/08/2008, 12:02
Pequeno Jr.,
Minha B.I realmente está com o parafuso mágico frouxo...acho que vou ter que levar em uma Bosch Service pra dar uma olhada, a merda realmente é o custo que isso vai me gerar...
Meu radiador é "novo" e está varetado...o que me encuca é a espessura dele !!! Vou acabar mandando trocar a colméia por uma melhor !!!
Um forte abraço
Walter L. L. Casitta
13/08/2008, 19:07
Walter e Rogerinho aproveita e da uma lida nisso...
Walter deve se lembrar ano passado qdo fiz a manutenção da B.I. Pois bem, uns 20 dias antes de fazer manutenção completa, em toda a subida que eu estava com o ar ligado, muito quente fora e de pé embaixo o ponteiro da temperatura subia que era uma beleza.
Depois de muito futricar tentando achar o que tava rolando, foi a época que entrou uma grana e fiz a manutenção completa de B.I. Além da manutenção nela, foi visto que meu Intercooler e o Radiador necessitavam de uma boa limpeza.
Resultado: Após todo esse serviço feito, nunca mais o ponteiro subiu e só fica lá embaixo.
Será q a de vocês não está ncessitando de uma manutençlão na B.I ou Limpeza no Intercooler ou Limpeza no Radiador?? Lembro que, até se a B.I estiver fora de ponto, nas situaç~~oes que comentei o motor aquece tbm.
Pequeno,
Eu fiz uma comparação visual entre os radiadores da Ranger 2.5 com o da 2.8 e não encontrei nenhuma diferença significativa exceto os intercooler que o da 2.8 é bem maior. quase o dobro de tamanho.
Depois fui dirigir essa 2.8 que é uma 2005 XL. A minha tá andando muito mais. Muito mais mesmo, tanto pra acelerar como retomar. Por conta disso fomos até uma loja de veículos usados de um conhecido e dirigi uma XLT 2003. Não percebi grandes diferença em relação a XL2005.
Ainda não sei exatamente porque a minha anda tanto a mias que as outras, e já que você comentou o meu motor apesar de 0Km a BI não tem o lacre e o curso do meu acelerador esta bem maior que o das outras. vou verificar com o cara que me vendeu o motor a possibilidade de alguem ter mexido na bomba e conferir o ponto do motor...
felippetti
13/08/2008, 21:20
Pequeno,
Eu fiz uma comparação visual entre os radiadores da Ranger 2.5 com o da 2.8 e não encontrei nenhuma diferença significativa exceto os intercooler que o da 2.8 é bem maior. quase o dobro de tamanho.
Depois fui dirigir essa 2.8 que é uma 2005 XL. A minha tá andando muito mais. Muito mais mesmo, tanto pra acelerar como retomar. Por conta disso fomos até uma loja de veículos usados de um conhecido e dirigi uma XLT 2003. Não percebi grandes diferença em relação a XL2005.
Ainda não sei exatamente porque a minha anda tanto a mias que as outras, e já que você comentou o meu motor apesar de 0Km a BI não tem o lacre e o curso do meu acelerador esta bem maior que o das outras. vou verificar com o cara que me vendeu o motor a possibilidade de alguem ter mexido na bomba e conferir o ponto do motor...
Walter,
teus difenciais ainda têm a relação original? Os da 2.5 são mais "curtos" que os das 2.8 e 3.0, se não me engano. Um amigo aqui do DF também botou um 2.8 TGV numa 99 e ficou o demônio andando, mesmo com os 33". Um canhão!!
Abraço!
Walter L. L. Casitta
13/08/2008, 22:05
Walter,
teus difenciais ainda têm a relação original? Os da 2.5 são mais "curtos" que os das 2.8 e 3.0, se não me engano. Um amigo aqui do DF também botou um 2.8 TGV numa 99 e ficou o demônio andando, mesmo com os 33". Um canhão!!
Abraço!
Pois é, mas usando a planilha do Daniel fiz uma comparação entre as relações de marcha e diâmetros de pneus e não encontrei diferenças que justificassem toda essa diferença de desempenho.
De qualquer forma, fora o fato da tendência de aquecimento, a Ranger da andando pacas, tanto que hoje vindo de Cuiabá me diverti bastante com as outras picapes novinhas que teimavam em não admitir ser ultrapassados por uma Ranger velhinha que nem a minha principalmente nas subidas ja que não gosto de correia, deixava todo mundo pra tras..
Walter L. L. Casitta
11/12/2008, 20:11
O ponteiro da temperatura da minha Ranger ta parecendo o das L200. Acima de 120Km/h e se a temperatura externa estiver acima de 26 graus e o AC ligado começa a esquentar. Acima de 30º mesmo sem o AC esquenta e não posso andar a mais de 110Km/h. Isso desde que coloquei o motor 2.8. O sistema de arrefecimento tá OK. Já que o da 2.5 é o mesmo da 2.8 não precisei modificar nada. Apenas troquei a mangueira principal.
O pior de tudo é que no clima daqui das redondezas de BH ela não aquecia e já tinha esquecido do problema até a uma semana atrás no anel rodoviário morro acima com AC e pé em baixo. A temperatura externa estava em 28º. Pelo menos agora eu tenho um lugar pra testar quando precisar. Antes só nas viagem ao MT esquentava. Fui até pra SP em sentembro eu acho, rebocando e nada de aquecer.
Não chega a superaquecer, mas da um medo danado de ficar na mão no meio da estrada. Com a temperatura abaixo de 26º e principalmente a noite a bixinha fica friazinha e vira tango pra andar.
Eu vou viaja 4000Km daqui a uns 15 dias, vou pra bonito, procurar uns atoleiros no pantanal e depois no paraga. Se fosse sozinho beleza, mas vai um Hilux colada no meu calcanhar, então a Ranger tem que ta bem afinada.
A única coisa que me faltava era o intecooler original do motor 2.8. Estava com o da 2.5 que é minúsculo perto do da 2.8. A baixo as fotos do bicho. Nesse FDS vou trocar não só o intercooller, mas também o defletor do ventilador pra não ter que fazer gambiarra. Depois que tirar coloco a foto do intercooler da 2.5...
Se andar mais do que ta andano e ainda ficar friinha vai ser o máximo. Se não aí fu...
http://img505.imageshack.us/img505/5766/ic1gv2.jpghttp://img233.imageshack.us/img233/1549/ic2xg2.jpg
Walter L. L. Casitta
13/12/2008, 18:09
Acabei de trocar o intercooler. Na foto abaixo da pra ver a diferença de tamanhos entre o da 2.5 e o da 2.8...
http://img139.imageshack.us/img139/5852/ic3tc6.jpg
Capacidade de troca de calor bem maior!:concordo:
Vai melhorar bastante o desempenho.
Walter L. L. Casitta
15/12/2008, 18:21
Acho que descobri uma possível causa do aquecimento anormal da minha Ranger. Hoje passei numa autorizada MWM pra comprar os produtos de limpeza e aditivos do sistema de arrefecimento. Conversei com o gerente da oficina expliquei o problema e ele foi logo me dizendo o que poderia ser já que teve vários casos parecido na oficina.
Segundo ele, possivelmente é corrosão galvânica e acontece nas peças de alumínio como o radiador. Ele me perguntou como estava o funcionamento do aquecedor e acrescentou que assim como no radiador que perde a capacidade de trocar o calor o aquecedor perde o rendimento e passa a aquece menos. Na hora da conversa achei que o aquecedor tava ok, mas quando fui verificar constatei que ele não esta mais aquecendo como antes. Então retirei as mangueiras e soprei. Me parece que o radiador do aquecedor está quase totalmente obstruindo. Nunca tinha feito isso não tenho certeza se é assim mesmo.
Segundo ele o Radiador do motor tem conserto paliativo entre R$200,00 e R$300,00, mas que não aconselha. Dependendo do quanto avançado estiver a corrosão as paredes da colméia do radiado pode estar finas demais. Custa R$800,00 na concessionária Ford, e com um motor zerado acho que não vou arriscar e colocar um novo logo.
Segundo ele a corrosão galvânica é iniciada pela mistura de aditivos diferentes que se transformam em um terceiro e esse terceiro age como um corrosivo em vez de proteger. Sempre fiz todas as revisões nas Ford, mas após o final da garantia passei a usar o Paraflu, então isso poderia ter iniciado a bomba relógio.
Esgotei toda a agua do arrefecimento, coloque um flush da Bardhal e agua limpa pelo menos pra ver se recupero o radiador do aquecedor. Tenho que esperar 7 dias pra isso. Em seguida usarei o outro Flush da MWM e instalo o radiador novo com agua mais o aditivo da MWM que é até bem mais barato que os outros...
Vamos esperar e ver o que acontece...
Anthoniusnikos
15/12/2008, 20:52
Olá Kim, seu avatar parece uma churanha carnuda ?
Cassita,
primeiro, eu usaria um radiador (bem limpo) até que começasse a apresentar algum vazamento.
O fato é que o aditivo para radiador deve conter anticorrosivo (antiferrugem), para evitar a corrosão do radiador, deve conter inibidor de temperatura alta (antifervura) para evitar o super aquecimento, inibidor de temperatura baixa (anticongelante), para evitar congelamento. O aditivo também deve ser lubrificante para que possa lubrificar a bomba dágua. Isso é o básico para qualquer tipo de fluido de radiador. O problema é que existem muitos fluídos no mercado prometendo todas essas funções citadas acima. Como vamos saber se eles vão cumprir com suas obrigações na hora do funcionamento? Procure ler atentamente o rótulo do produto que você vai comprar. Todos os aditivos para radiadores devem ter uma norma mínima aceitável do Inmetro: NBR 13.705. Em 16/10/97, o Inmetro concluiu a análise em aditivos concentrados para radiador, a fim de verificar a conformidade em relação à Norma NBR 13.705/96. ... Leiam o resto em ...
http://saviomachado.blogspot.com/2007/06/ateno-extra-para-os-fluidos-de.html
Amigo Casitta, esse tocador de calor (intercooler) do 2.8 cabe no 2.5 ?
Abração
Antho
Walter L. L. Casitta
15/12/2008, 21:15
Amigo Casitta, esse tocador de calor (intercooler) do 2.8 cabe no 2.5 ?
Cabe sim. O Luizinho também trocou o da Ranger 2.5 dele e conseguiu melhorar bastante o desempenho. Tem um post dele por ai...
Anthoniusnikos
15/12/2008, 21:21
Valeu Casitta.
Ainda sobre os aditivos para radiador, apresentam basicamente, em sua composição, que são os polietilenoglicóis: o etilenoglicol e o monoetilenoglicol são os mais usados, e devem atender as faixas:
Ponto de Congelamento Máx.: -33 ºC
Ponto de Ebulição Mín 163 ºC
NBR 13.705/96: http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/aditivo_radiadores.pdf
Abração
Antho
felippetti
15/12/2008, 23:45
Cabe sim. O Luizinho também trocou o da Ranger 2.5 dele e conseguiu melhorar bastante o desempenho. Tem um post dele por ai...
Plug&Play, Walter?
Walter L. L. Casitta
16/12/2008, 08:42
Plug&Play, Walter?
Não, tem que fazer uma pequena modificação no suporte lateral. Usei uma segueta e um martelo pra isso.
O defletor do radiador também não vai encaixar no intercooler, mas o Luizinho precisou fazer só mais um furo pra encaixar. Eu troque pelo original da 2.8. Custa menos de R$90,00 na concessionária.
O radiador da 2.8 é exatamente o mesmo da 2.5 então o resto é moleza...
Pequeno jr
16/12/2008, 14:16
Não, tem que fazer uma pequena modificação no suporte lateral. Usei uma segueta e um martelo pra isso.
O defletor do radiador também não vai encaixar no intercooler, mas o Luizinho precisou fazer só mais um furo pra encaixar. Eu troque pelo original da 2.8. Custa menos de R$90,00 na concessionária.
O radiador da 2.8 é exatamente o mesmo da 2.5 então o resto é moleza...
Qual o custo aproximado de toda mudança Walter?
Walter L. L. Casitta
16/12/2008, 15:38
Qual o custo aproximado de toda mudança Walter?
R$800,00 é o máximo que se poderia pagar por um intercooler usado.
FernandoCBS
16/12/2008, 20:16
Opa....
Dei sorte....
A uns 2 meses atras fui a um desmanche comprar um protetor de caçamba...
Cheguei la de dei de cara com um PS 2.8, completo...
Me fiz de besta e perguntei pro cara se ele tinha o intercooler da 2.5, tenho uma S10 e quero dar essa ajuda pra ela...hehehehe....
Ai ele foi la e me mostro um igual esse pequeno da foto ai do Walter, falo que era 300, mas ai vi que estava quebrado um dos furos originais dele, falei que não queria, então ele falou eu tiro esse ai do motor, acabei comprando por 300tão, e ele ainda me mostrou um da Nisan 2.8, só que esse me paresse que iria encima do motor, então preferi o da 2.8 mesmo...
Não vejo a hr de encostar a encrenca pra instalar...
PS...No ML tinha alguns a venda o ultimo que tentei negociar o cara acabou pedindo 450...
Abraços a todos
Luizinho
16/12/2008, 20:20
Quando troquei o intercooler a principal melhora foi em baixa, as respostas ficaram mais rápidas devido a maior reserva de ar na linha da admissão. Também notei mais graças a Pick-up estar com o ponto mais adiantado, o que prejudica em baixa.
É claro que houve melhora em alta mas o maior benefício é a durabilidade, pois o ar com certeza estará mais frio. Houve muito pequena redução da fumaça (lembro que tenho bomba e bicos preparados). De bônus o consumo melhorou.
Para instalação foi necessário providenciar o intercooler (paguei R$ 350,00 no meio do ano e acho que foi na Renon Diesel), a coifa da 2.8 (se não vira gambiarra braba e custa menos de R$ 90,00 na autorizada).
O suporte do intercooler tem de passar por um processo de lanternagem a base de marreta (instrumento de altíssima precisão) pois o da 2.5 é em forma de "U" e o da 2.8 é reto. Na coifa é necessário fazer um pequeno furo (fizemos com faca quente) para prender o suporte da mangueira inferior do radiador que é diferente da 2.5 para 2.8
O saldo da alteração é bastante positivo.
Anthoniusnikos
16/12/2008, 22:36
Nessa adaptação do 2.8 para o 2.5 o defletor e/ou a hélice não ficam muito espremidos ?
Abs
Antho
FernandoCBS
18/12/2008, 21:11
No meu caso, s10 2.5 com ar condicionado, ele nem cabe ali...
To pensando em colocar ele embaixo da travessa do radiador...
O problema é que a entrada do intercooler esta muito proxima da caixa de direção, e não ta tendo espaço para faser uma curva sem ficar pegando na caixa, mas acredito que isso não trara problema, mesmo que fique encostado na caixa, ela não aquece muito e não ira danificar a mangueira...(ACHO EU NÉ...)
Um dica que um mecanico me deu, foi de eliminar aquele cotovelo de alumino que sai da turbina, e dar um "tombo" na turbina de 180°, assim ela ficara de boca pra baixo, facilitando a adapitação.
Achei interessante faser isso, fica mais limpo a adaptação, mas minha turbina é 0km, ai perderei a garantia...
PS...Se for pra perder a garantia já é bom dar algumas voltas na westgate, assim vai mudar bastante....
Abraços...
DieselPower
18/12/2008, 22:02
Fernando, tudo o que você ficar em dúvida se pode ou não esquentar e danificar as mangueiras, recubra com termotape.
Abraço!
Walter L. L. Casitta
18/12/2008, 22:50
No meu caso, s10 2.5 com ar condicionado, ele nem cabe ali...
To pensando em colocar ele embaixo da travessa do radiador...
O problema é que a entrada do intercooler esta muito proxima da caixa de direção, e não ta tendo espaço para faser uma curva sem ficar pegando na caixa, mas acredito que isso não trara problema, mesmo que fique encostado na caixa, ela não aquece muito e não ira danificar a mangueira...(ACHO EU NÉ...)
Um dica que um mecanico me deu, foi de eliminar aquele cotovelo de alumino que sai da turbina, e dar um "tombo" na turbina de 180°, assim ela ficara de boca pra baixo, facilitando a adapitação.
Achei interessante faser isso, fica mais limpo a adaptação, mas minha turbina é 0km, ai perderei a garantia...
PS...Se for pra perder a garantia já é bom dar algumas voltas na westgate, assim vai mudar bastante....
Abraços...
Esses caras vendem um kit pra S10: [/URL][url]http://www.intercooler.com.br/ (http://www.pecas-on-line.com.br/empresas.php4?Empresa=Trevauto)
Allan Nielsen
24/12/2008, 08:12
Acho que descobri uma possível causa do aquecimento anormal da minha Ranger. Hoje passei numa autorizada MWM pra comprar os produtos de limpeza e aditivos do sistema de arrefecimento. Conversei com o gerente da oficina expliquei o problema e ele foi logo me dizendo o que poderia ser já que teve vários casos parecido na oficina.
Segundo ele, possivelmente é corrosão galvânica e acontece nas peças de alumínio como o radiador. Ele me perguntou como estava o funcionamento do aquecedor e acrescentou que assim como no radiador que perde a capacidade de trocar o calor o aquecedor perde o rendimento e passa a aquece menos. Na hora da conversa achei que o aquecedor tava ok, mas quando fui verificar constatei que ele não esta mais aquecendo como antes. Então retirei as mangueiras e soprei. Me parece que o radiador do aquecedor está quase totalmente obstruindo. Nunca tinha feito isso não tenho certeza se é assim mesmo.
Segundo ele o Radiador do motor tem conserto paliativo entre R$200,00 e R$300,00, mas que não aconselha. Dependendo do quanto avançado estiver a corrosão as paredes da colméia do radiado pode estar finas demais. Custa R$800,00 na concessionária Ford, e com um motor zerado acho que não vou arriscar e colocar um novo logo.
Segundo ele a corrosão galvânica é iniciada pela mistura de aditivos diferentes que se transformam em um terceiro e esse terceiro age como um corrosivo em vez de proteger. Sempre fiz todas as revisões nas Ford, mas após o final da garantia passei a usar o Paraflu, então isso poderia ter iniciado a bomba relógio.
Esgotei toda a agua do arrefecimento, coloque um flush da Bardhal e agua limpa pelo menos pra ver se recupero o radiador do aquecedor. Tenho que esperar 7 dias pra isso. Em seguida usarei o outro Flush da MWM e instalo o radiador novo com agua mais o aditivo da MWM que é até bem mais barato que os outros...
Vamos esperar e ver o que acontece...
Walter, o relato faz muito sentido...........
em 2001 comprei uma Ranger zero, e as manutenções de rotina (zero defeito) foram feitas na Ford com troca de aditivo de arrefecimento etc. Com dois anos de uso vazou agua na bomba dagua, coloquei uma nova. Dois meses depois vazamento na conexão da mangueira de entrada de agua no motor por acumulo de residuo e corrosão (problema conhecido). Mais uns tres meses começou a vazar agua no aquecedor (dentro da cabine), isolei o aquecedor. Pouco tempo depois furou o radiador.
Dai pensei, isso não pode ser normal (dedução brilhante modestia a parte :mrgreen:). Fiz uma manutenção geral no sistema de arrefecimento, troquei o helice com acoplamento viscoso, valvula termostatica, tampa do tanque de expansão do radiador e diversas lavagens do sistema. Aparentemente estava tudo normal com as peças trocadas e o sistema estava limpo. A partir dai passei a usar apenas o Aditvo da International HS032, que não tem etilenoglicol, apenas os sais anticorrosivo, que já usava na Band a muito tempo, e nunca mais deixei ninguem trocar a agua sem minha presença pra evitar o uso de agua torneral com cloro.
Ainda tenho esta Ranger até hoje, apesar de usa-la muito pouco. Exceto a junta (R$ 2,00) que fica entre o suporte da bomba dgua e motor, nunca mais tive qualquer problema de vazamento dagua. Em todos estes anos a temperatura do motor nunca oscilou em qualquer condição de uso.
Abs
Walter L. L. Casitta
24/12/2008, 16:27
Walter, o relato faz muito sentido...........
em 2001 comprei uma Ranger zero, e as manutenções de rotina (zero defeito) foram feitas na Ford com troca de aditivo de arrefecimento etc. Com dois anos de uso vazou agua na bomba dagua, coloquei uma nova. Dois meses depois vazamento na conexão da mangueira de entrada de agua no motor por acumulo de residuo e corrosão (problema conhecido). Mais uns tres meses começou a vazar agua no aquecedor (dentro da cabine), isolei o aquecedor. Pouco tempo depois furou o radiador.
Dai pensei, isso não pode ser normal (dedução brilhante modestia a parte :mrgreen:). Fiz uma manutenção geral no sistema de arrefecimento, troquei o helice com acoplamento viscoso, valvula termostatica, tampa do tanque de expansão do radiador e diversas lavagens do sistema. Aparentemente estava tudo normal com as peças trocadas e o sistema estava limpo. A partir dai passei a usar apenas o Aditvo da International HS032, que não tem etilenoglicol, apenas os sais anticorrosivo, que já usava na Band a muito tempo, e nunca mais deixei ninguem trocar a agua sem minha presença pra evitar o uso de agua torneral com cloro.
Ainda tenho esta Ranger até hoje, apesar de usa-la muito pouco. Exceto a junta (R$ 2,00) que fica entre o suporte da bomba dgua e motor, nunca mais tive qualquer problema de vazamento dagua. Em todos estes anos a temperatura do motor nunca oscilou em qualquer condição de uso.
Abs
Pois é, espero ter zerado o arrefecimento da minha Ranger. Instalei um radiador zero. Até agora ta tudo normal. Amanhã vou viajar e vou saber como ficou. 3500Km ida e volta...
Pois é, espero ter zerado o arrefecimento da minha Ranger. Instalei um radiador zero. Até agora ta tudo normal. Amanhã vou viajar e vou saber como ficou. 3500Km ida e volta...
Ei cara,nesses dias eu dei um pau dos grandes na Savana,e como esse periodo é muito quente por aqui estar muito quente ela subiu muito a temperatura,com isso o medo bateu logo.
Mandei retirar o radiador,troquei tudo e voltei para a estrada.Mesma coisa aconteceu.
Agora eu retirei a termostatica dela e a temperatura baixou(na cidade) e ainda não tive tempo de testar na estrada.
Pergunto agora se isso que eu fiz pode acarretar em algo serio no futuro?Pra mim eu achei bom,e lembrando que andando com 120 ela fica com a temperatura como se estivesse com 140 agora,sem a termostatica!!!
Abraços a todos!
leobnaval
25/12/2008, 22:22
netão, tambem tenho uma L200 e não utilizo a válvula termostática obtive a recomendação de um mecânico da mitsubishi cup.
O que ocorre é que em seu projeto original o motor foi projetado com a válvula para atingir mais rápido a temp. de funcionamento ideal com isso ela controla a passagem de água do sistema de arrefecimento, isto porque os materias envolvidos possuem dilatação térmica e o motor como disse estaria rendendo melhor dentro desta faixa predeterminada no projeto com isso melhor rendimento e menor desgaste das peças nesta temp. de trabalho, que com a valv. isto ocorre bem mais rápido.
Conclusão este motor tem casos de superaquecimento a minha esta sem e nunca tive problemas de temp. até achei que o marcador estava desligado só após pegar estrada careregado é que ele se mecheu e bem pouco muito longe da faixa vermelha e nunca tive problemas
A minha ficará sem, no máx. coloco outra nova mas com alguns furos na carcaça para melhorar a passagem de água e aquecer o motor em menor tempo (mas para por uma com furos prefiro deixar sem).
Abraços, Leo
Walter L. L. Casitta
26/12/2008, 07:53
Ei cara,nesses dias eu dei um pau dos grandes na Savana,e como esse periodo é muito quente por aqui estar muito quente ela subiu muito a temperatura,com isso o medo bateu logo.
Mandei retirar o radiador,troquei tudo e voltei para a estrada.Mesma coisa aconteceu.
Agora eu retirei a termostatica dela e a temperatura baixou(na cidade) e ainda não tive tempo de testar na estrada.
Pergunto agora se isso que eu fiz pode acarretar em algo serio no futuro?Pra mim eu achei bom,e lembrando que andando com 120 ela fica com a temperatura como se estivesse com 140 agora,sem a termostatica!!!
Abraços a todos!
A minha Ranger tava esquentando como disse la atrás e o problema era o radiador mesmo. Ontem rodei 1000Km andando ente 120 e 140Km/h. O ponteiro do medidor de temperatura não se moveu exatamente com sempre foi. Problema resolvido.
netão, tambem tenho uma L200 e não utilizo a válvula termostática obtive a recomendação de um mecânico da mitsubishi cup.
O que ocorre é que em seu projeto original o motor foi projetado com a válvula para atingir mais rápido a temp. de funcionamento ideal com isso ela controla a passagem de água do sistema de arrefecimento, isto porque os materias envolvidos possuem dilatação térmica e o motor como disse estaria rendendo melhor dentro desta faixa predeterminada no projeto com isso melhor rendimento e menor desgaste das peças nesta temp. de trabalho, que com a valv. isto ocorre bem mais rápido.
Conclusão este motor tem casos de superaquecimento a minha esta sem e nunca tive problemas de temp. até achei que o marcador estava desligado só após pegar estrada careregado é que ele se mecheu e bem pouco muito longe da faixa vermelha e nunca tive problemas
A minha ficará sem, no máx. coloco outra nova mas com alguns furos na carcaça para melhorar a passagem de água e aquecer o motor em menor tempo (mas para por uma com furos prefiro deixar sem).
Abraços, Leo
Hm,valeu cara,vou pegar a estrada amanhã ai digo como ela respondeu sem a termostatica!!!
Mas como aqui é bem quente,vai ficar sem!!!
Abraços!!
aoliveira
27/12/2008, 16:06
Pessoal, tive uma surpresa infeliz esse fim de semana. Minha ranger sempre ficou com o ponteiro de temperatura imóvel em qualquer condição de uso. Mas com o dilúvio que tá caindo em BH, ontem à noite pra desembaçar o parabrisa, liguei o ar quente (primeira vez que usei), num deu 5 min e o ponteiro da temperatura foi lá pro alto, até assustei quando vi o ponteiro. Imediatamente reduzi, desliguei o ar quente e pensei em parar, mas logo que desliguei o ar quente o ponteiro começou a descer e voltou pro meio. Até aí tudo bem, essa seria a primeira dúvida que tenho, o que pode ser o problema.
Mas hoje, no anel rodoviário o ponteiro começou a subir novamente (não havia percebido ele alto em outro momento) sem ar quente ligado nem forçando, andando normal mesmo, parei no posto logo depois (tava indo lá pra abastecer mesmo), e enquanto abastecia resolvi dar uma olhada debaixo do capô, para minha surpresa a água estava quase no zero (a propósito, não tinha parado pra reparar antes se aciona, a ventoinha do radiador não era pra acionar mesmo após desligar o carro já que o ponteiro de temperatura estava alto?). Achei o fato de estar sem água muito estranho, pois peguei a ranger da revisão não tem nem um mês, sendo que troquei todo o fluido de arrefecimento na revisão. Como não tinha alternativa, completei o reservatório até o nível com água comum do posto mesmo, essa é a segunda dúvida, como não é bom usar água com cloro, que tipo de água devo comprar? estou pensando em andar com uma garrafa com água na viatura para emergências como essa.
E a terceira dúvida é, será que tem alguma relação de ter ligado o ar quente com a água ter baixado? como funciona o sistema de ar quente? é independente? poderia estar com algum furo no sistema por exemplo e só ao acionar o ar quente começou a vazar água por esse furo? tô tentando entender o que pode ter acontecido, já que a ranger nunca havia esquentado, e coincidentemente eu nunca havia usado o ar quente, foi só usar que no dia seguinte já tive problema.
Qualquer ajuda é bem vinda. Valeu pessoas :concordo:
Geralmente o ar quente dos veículos usa a água do motor pra circular numa serpentina debaixo do painel e com isso esquentar o ar.
Pode ter acontecido de, como você nunca usou o sistema, ele estar vazio e quando você acionou o ar quente a válvula abriu e essa água que baixou foi para encher o circuito.
Walter, conhecedor das Ranger, procede isso ou estou falando besteira?
[]'s
Valeu pessoas
:lol::lol::lol:
Pode chamar de galera, ou algo assim :mrgreen:
leobnaval
27/12/2008, 18:40
aoliveira como disse o jeisonk, no momento que ligou o ar quente circulou água no sistema de ar quente que é um pequeno radiador que fica dentro da cabine e ligando ele a ventuinha empurra ar passando por ele sendo este aquecido, não deveria causar problema algum.
Deve ter algum vazamento no sistema de arrefecimento agora o correto é você procurar ele, o melhor a fazer é com a camionete fria e com água no sist. no nível correto presurizar o sistema (qualquer oficina boa possui esta ferramenta) e aí achar o vazamento agora pode ser algo mais complicado que daí não vai ser visualizado como junta de cabeçote, porém aí na maioria dos casos misturaria com o óleo e pode ver no nível do óleo e sua coloração parecida com uma maionese.
A ventuinha não funcionou porque no momento que estava sem água o sensor (cebolinha) não faz a leitura já que este é posicionado em contato com a água e assim liga ou não a ventuinha de acordo com a temp. da água sem água ele não teve leitura por tanto a ventuinha não ligou.
A água correta a ser utilizada no arrefecimento é água destilada destas de bateria pois não possui cloro, flúor e nem sais minerais junto de um aditivo este de preferência o que ja estiver utilizando (evite mudar de marcas constantemente) e na proporção recomendadda pelo fabricante.
Qualquer dúvida ou novidade entre em contato.
Abraços, Leo
leobnaval
27/12/2008, 18:48
A ventuinha não funcionou porque no momento que estava sem água o sensor (cebolinha) não faz a leitura já que este é posicionado em contato com a água e assim liga ou não a ventuinha de acordo com a temp. da água sem água ele não teve leitura por tanto a ventuinha não ligou.
Agora notei que apos desligar a camionete ela parou de funcionar se for elétrica a citação que eu fiz acima esta correta (pode não funcionar mesmo com o motor ligado neste caso), agora se for por acoplamento viscoso após desligar o motor a ventuinha pará mesmo já que funciona com a rotação do motor.
Não sei como é o sistema da ranger 2.8,quem souber posta aí!
Abraços, Leo
Anthoniusnikos
27/12/2008, 19:34
Leo, a ventoinha das Ranger diesel só funcionam mesmo com o motor ligado.
AOliveira, faço uso de água de chuva do interior, longe de grandes concentrações de fábricas, ex: SP, Curitica, RJ, etc. Melhor é dar uma fervida nessa água por uns 5 min. para matar as algas e bacs.
O volume do sistema de arref. das Ranger 2.5 L é de 11,75 litros, e fica um pouco caro colocar água destilada para bateria.
Às vezes uso água de abast. públ. passada por filtro de carvão ativado, que destroi os hipocloritos (muito corrosivos) mas ficam os residuais de cloretos e fluoretos, que vão contribuir com a corrosão, também.
Não esquecer que a principal função do etilenoglicol é de dar melhor rendimento, ou seja, abaixar a temperatura de aquecimento da água, e diminuir o ponto de congelamento (aquí no Brasil nas regiões onde neva).
Nas Ranger diesel, as válvulas termostáticas funcionam muito bem. Agora, em algumas L 200 o problema do sistema de arrefecimento, associado a outros problemas de projeto do motor, é grave.
Abs
Antho
aoliveira
28/12/2008, 03:59
Geralmente o ar quente dos veículos usa a água do motor pra circular numa serpentina debaixo do painel e com isso esquentar o ar.
Pode ter acontecido de, como você nunca usou o sistema, ele estar vazio e quando você acionou o ar quente a válvula abriu e essa água que baixou foi para encher o circuito.
Walter, conhecedor das Ranger, procede isso ou estou falando besteira?
[]'s
Valeu Jeisonk, se for assim mesmo faz sentido o que eu estava pensando (tava com medo de estar falando besteira heheheh). Eu mantendo o ar quente desligado então teoricamente não volta a aquecer (a não ser que para completar tenha tido alguma avaria no sistema e esteja vazando água em outro lugar), vou testar amanhã pegando uma estradinha e vendo como se comporta, pois não quero surpresas na viagem do reveillon. Se ficar tudo bem, em janeiro levo ela num mecânico pra checar o sistema do ar quente. :concordo:
aoliveira
28/12/2008, 04:00
:lol::lol::lol:
Pode chamar de galera, ou algo assim :mrgreen:
Acho "valeu pessoas" mais engraçado :mrgreen:
aoliveira
28/12/2008, 04:04
aoliveira como disse o jeisonk, no momento que ligou o ar quente circulou água no sistema de ar quente que é um pequeno radiador que fica dentro da cabine e ligando ele a ventuinha empurra ar passando por ele sendo este aquecido, não deveria causar problema algum.
Deve ter algum vazamento no sistema de arrefecimento agora o correto é você procurar ele, o melhor a fazer é com a camionete fria e com água no sist. no nível correto presurizar o sistema (qualquer oficina boa possui esta ferramenta) e aí achar o vazamento agora pode ser algo mais complicado que daí não vai ser visualizado como junta de cabeçote, porém aí na maioria dos casos misturaria com o óleo e pode ver no nível do óleo e sua coloração parecida com uma maionese.
A água correta a ser utilizada no arrefecimento é água destilada destas de bateria pois não possui cloro, flúor e nem sais minerais junto de um aditivo este de preferência o que ja estiver utilizando (evite mudar de marcas constantemente) e na proporção recomendadda pelo fabricante.
Qualquer dúvida ou novidade entre em contato.
Abraços, Leo
Valeu pela contribuição Leo :concordo: Como estava chovendo, tinha água em tudo quanto é lugar então ficava mais difícil localizar algum vazamento pequeno, mas grande não vi não. Vou ver se amanhã cedo dou uma verificada antes de sair e conferir o nível do reservatório de novo.
Obrigado pela dica do aditivo, vou usar o original que comprei pra revisão.
aoliveira
28/12/2008, 04:07
Leo, a ventoinha das Ranger diesel só funcionam mesmo com o motor ligado.
AOliveira, faço uso de água de chuva do interior, longe de grandes concentrações de fábricas, ex: SP, Curitica, RJ, etc. Melhor é dar uma fervida nessa água por uns 5 min. para matar as algas e bacs.
O volume do sistema de arref. das Ranger 2.5 L é de 11,75 litros, e fica um pouco caro colocar água destilada para bateria.
Às vezes uso água de abast. públ. passada por filtro de carvão ativado, que destroi os hipocloritos (muito corrosivos) mas ficam os residuais de cloretos e fluoretos, que vão contribuir com a corrosão, também.
Não esquecer que a principal função do etilenoglicol é de dar melhor rendimento, ou seja, abaixar a temperatura de aquecimento da água, e diminuir o ponto de congelamento (aquí no Brasil nas regiões onde neva).
Nas Ranger diesel, as válvulas termostáticas funcionam muito bem. Agora, em algumas L 200 o problema do sistema de arrefecimento, associado a outros problemas de projeto do motor, é grave.
Abs
Antho
Então a ventoinha não liga com o motor desligado mesmo né? já é um alívio a mais. Eu nunca havia reparado se ligava ou não, nessas horas que faz falta prestar atenção num detalhes desse...heheheh
Será que usar água mineral (dessas de garrafa, para beber) é melhor, ou "menos ruim", que usar água de torneira? ou ela é cheia de cloro do mesmo jeito?
Anthoniusnikos
28/12/2008, 10:09
AOliveira. Tinha esquecido. Água mineral de garrafão é uma boa idéia. Nas águas minerais é proibido a adição de cloro ou qualquer outra substância química. Então procure ver no rótulo: o pH (quanto manis próximo de 7,0 melhor), a concentração de CÁLCIO, MAGNÉSIO, MANGANÊS e FERRO, quanto mais baixas, menor é a DUREZA, ou seja, substâncias que podem incrustar ou, se pH muito abaixo de 7,0 (ácido) vai provocar corrosão.
Água boa:
1 - concentração de cálcio abaixo de 20,0 mg/l já está bom. Se abaixo de 10,0 mg/l será ótima.
2 - pH de 6,0 a 9,0 está bom. pH entre 6,8 e 7,8 está ótimo.
3 - magnésio abaixo de 10 mg/l está ótimo.
4 - ferro abaixo de 0,3 está bom. Geralmente está abaixo de 0,3 mg/l. Abaixo de 0,1 mg/l está ótimo.
5 - fluoretos abaixo de 0,5 mg/l está ótimo. "Cuidado com as águas fluoretadas".
6 - Qualquer sal dissolvido será tanto melhor quanto mais perto de 0,0 mg/l.
7 - As torneirais (abast. públ.) quando provém de rios e represas são leves (Ca < 20 mg/l), isentas de ferro, e pH próximo de 7,0 ; destruindo-se os hipocloritos com C.A. fica ótima; porém é adicionado flureto até 6,0 mg/l , e esse é o problema.
8 - Cuidado com as águas (para essa finalidade) provenientes de poços tubulares profundos, com Presidente Prudente, outras, que são ricas em sais minerais.
Abs
Antho
leobnaval
28/12/2008, 10:42
AOliveira. Tinha esquecido. Água mineral de garrafão é uma boa idéia. Nas águas minerais é proibido a adição de cloro ou qualquer outra substância química. Então procure ver no rótulo: o pH (quanto manis próximo de 7,0 melhor), a concentração de CÁLCIO, MAGNÉSIO, MANGANÊS e FERRO, quanto mais baixas, menor é a DUREZA, ou seja, substâncias que podem incrustar ou, se pH muito abaixo de 7,0 (ácido) vai provocar corrosão.
Água boa:
1 - concentração de cálcio abaixo de 20,0 mg/l já está bom. Se abaixo de 10,0 mg/l será ótima.
4 - ferro abaixo de 0,3 está bom. Geralmente está abaixo de 0,3 mg/l. Abaixo de 0,1 mg/l está ótimo.
5 - fluoretos abaixo de 0,5 mg/l está ótimo. "Cuidado com as águas fluoretadas".
7 - As torneirais (abast. públ.) quando provém de rios e represas são leves (Ca < 20 mg/l), isentas de ferro, e pH próximo de 7,0 ; destruindo-se os hipocloritos com C.A. fica ótima; porém é adicionado flureto até 6,0 mg/l , e esse é o problema.
8 - Cuidado com as águas (para essa finalidade) provenientes de poços tubulares profundos, com Presidente Prudente, outras, que são ricas em sais minerais.
Abs
Antho
Resumindo utilize água destilada é o que as montadoras utilizam junto com o aditivo, água destilada é barato e por mais que você teja que comprar 10 litros vale a pena quanto custa um radiador e as partes em contato com a água, agora se achar que vale a pena por água de chuva (tem ácidez devido a poluição) ou água de torneira (pior ainda) a escolha e sua em uma emergencia tudo bem põe qualquer água que é bem melhor que andar sem, agora para melhoro durabilidade e segurança água destilada, fica aqui minha contribuição....
Abraços, Leo
leobnaval
28/12/2008, 10:45
Nas Ranger diesel, as válvulas termostáticas funcionam muito bem.
:discordo::discordo::discordo::discordo: o etilenoglicol aumenta o ponto de ebulição da água diminui a temp. de congelamento além de lubrificar e proteger o sist. de corrosão.
Abraços, Leo
Anthoniusnikos
28/12/2008, 12:04
X2...! Leo.
aoliveira
28/12/2008, 18:02
Água boa:
Abs
Antho
Anthoniusnikos, :palmas::palmas:
Esse vai ficar registrado como o guia para compra de água mineral para radiador, muito bom mesmo. Valeu.
aoliveira
28/12/2008, 18:04
Resumindo utilize água destilada é o que as montadoras utilizam junto com o aditivo, água destilada é barato e por mais que você teja que comprar 10 litros vale a pena quanto custa um radiador e as partes em contato com a água, agora se achar que vale a pena por água de chuva (tem ácidez devido a poluição) ou água de torneira (pior ainda) a escolha e sua em uma emergencia tudo bem põe qualquer água que é bem melhor que andar sem, agora para melhoro durabilidade e segurança água destilada, fica aqui minha contribuição....
Abraços, Leo
Leo, sabe me falar quanto custa o litro de água destilada? onde eu consigo comprar?
Pessoal, pelos meus cálculos deve ter sido colocado uns 2,5 litros de água no radiador (água no posto ontem e completei hoje de manhã). Vale a pena tirar o fluido todo do sistema e colocar novo pra me livrar dessa água que tive que colocar emergencialmente ou essa quantidade não deve causar problemas?
leobnaval
28/12/2008, 21:53
Aoliver não se preocupe com esta água que esta utilizando já que colocou em uma emergência só troque a água de todo o sistema depois de achar a causa do problema se não gasta dinheiro a toa.
A água destilada deve custar por volta de 1 a 2 reais o litro se comprar de bastante diminui é que na minha facul tem os aparelhos para destilar a água...
Em casa de bateria, auto-peça vende.
O bom seria lavar o motor da camionete e depois de bem seco e frio (lavar frio tambem), procurar o vazamento.
Abraços, Leo
Anthoniusnikos
29/12/2008, 20:56
E aí Oliver, achou o vazamento ?
Edintruder
30/12/2008, 11:10
A minha começou a derramar água ontem por trás do motor. Agora de manhã olhei para ver de onde vem a água e não consegui descobrir. Terei que desmontar amanhã pois ainda precisarei da Ranger para ir e voltar do trabalho hoje. Quando chegar em casa tenho encontro marcado com a Ranger. Eu pensei que fosse nos selos que havia colado, porém agora estou com medo que possa ser na própria junta do cabeçote...
Como a água vaza somente para fora do motor a esperança é que possa ter vazado no selo mesmo.
Vou aproveitar e ver um pinga pinga de água que tem na bomba de água, porém é só quando funciona e eu creio ser apenas na junta da bomba e não no selo. Como vou mexer atrás vou aproveitar e mexer na frente também. Conforme for vou trocar válvula termostática e avaliar a bomba de água.
Ja que vou mexer...
A minha começou a derramar água ontem por trás do motor. Agora de manhã olhei para ver de onde vem a água e não consegui descobrir. Terei que desmontar amanhã pois ainda precisarei da Ranger para ir e voltar do trabalho hoje. Quando chegar em casa tenho encontro marcado com a Ranger. Eu pensei que fosse nos selos que havia colado, porém agora estou com medo que possa ser na própria junta do cabeçote...
Como a água vaza somente para fora do motor a esperança é que possa ter vazado no selo mesmo.
Vou aproveitar e ver um pinga pinga de água que tem na bomba de água, porém é só quando funciona e eu creio ser apenas na junta da bomba e não no selo. Como vou mexer atrás vou aproveitar e mexer na frente também. Conforme for vou trocar válvula termostática e avaliar a bomba de água.
Ja que vou mexer...
Ei cara,vai olhar a BI também?
Lembro que você citou que seu rendimento caiu um pouco.
Pequeno jr
30/12/2008, 11:30
Ja que vou mexer...
è .. uns devem curtir o ano novo .. outros .. vão curtir a Ranger
Porra Edi .. larga isso para o final de seman q vem.
Outra .. to apostando que é o selo. O meu estava ocorrendo o mesmo e troquei todos de uma só vez.
Edintruder
30/12/2008, 14:15
Pois é Pequeno, é que como vou trabalhar na sexta e sábado, não terie folga, aproveitei o Natal para ir a praia e acampar. Vou aproveitar agora para ver isso pois não suporta a idéia de ter uma viatura em casa que não posso confiar em pegar estrada. Carro meu tem que estar sempre pronto para pegar estrada sem medo de ficar pelo caminho, e no caso de vazamento de água o negócio pode custar caro...
Vou tirar esse vazamanto de água e vou aproveitar e trocar o retentor dos diferenciais pois o traseiro está começando e ficar lambuzado por fora.
Se estiver vazando novamente pelo selo acho que vou soltar o motor e tentar trocar esses selos todos...
Netão, não vou mexer na BI não. Como colocarei pneus 32" a sensação de melhora virá. Porém no caso da BI, vou comprar todos os reparos de desgastes normais e quando eu achar que realmente está ruim, eu tiro e tento trocar tudo em casa mesmo. Se não conseguir montar eu apelo para um bombista. Isso para 2 anos se continuar com essa Ranger.
Eliezer casais
18/01/2011, 23:54
Quem dera mudar 2.5 p/ 2.8 Walter sou novo aki . a caixa de macha é iqual nos 2 motores ? quais alteraçoes foram feitas? abraço
Imperador!
19/01/2011, 09:57
Quem dera mudar 2.5 p/ 2.8 Walter sou novo aki . a caixa de macha é iqual nos 2 motores ? quais alteraçoes foram feitas? abraço
Cara... dá uma lida no tópico. É praticamente um guia passo-a-passo de instalação do motor 2.8.
Posso te adiantar que aparentemente só foi modificado o motor e sistema de arrefecimento. Câmbio e diferenciais foram mantidos.
rafael viscardi
03/06/2012, 23:19
Sei que não tem muito a ver, mas estou com um problema com minha f250 2007 cummins. 4x2
realizei um BL de 4 cm.
Preciso de um prolongador para o cambio, pois ele não engate por forçar muito o guarda pó e a coifa.
Alguém me diz aonde consigo??
Obrigado.
leobnaval
04/06/2012, 00:08
Sei que não tem muito a ver, mas estou com um problema com minha f250 2007 cummins. 4x2
realizei um BL de 4 cm.
Preciso de um prolongador para o cambio, pois ele não engate por forçar muito o guarda pó e a coifa.
Alguém me diz aonde consigo??
Manda fazer em um torneiro.
Retire a manopla do câmbio (desrosqueando) e pegue os dados da rosca (diâmetro, passo e comprimento) e informe ao torneiro para fazer um prolongador de cerca de 40 mm para esta rosca.
Mais não deveria ter dificuldade no engate por causa do BL, seria bom instalar o prolongado para reposicionar a alavanca corretamente.
[]s
Edintruder
04/06/2012, 22:24
è bem simples mesmo. Basta tirar a palanca e levar num torneiro. Pede para fazer um pouco curvo para trás para não correr risco da palanca ficar batendo no painel.