PDA

Ver Versão Completa : Tração e reduzida qual velocidade?



Paulo Rodrigues de Souza
01/06/2003, 11:40
Olá Pessoal
Qual a velocidade máxima até a qual eu posso engatar a tração e a reduzida sem danificar o sistema no willys (CJ5)? :?:

um abraço
Kent
Paulinho-Mococa

Giovani
01/06/2003, 17:12
:D Grande Pedro!

:D Tanto a tração quanto a reduzida devem ser engatadas com o jeep PARADO!
Idem para o desengate! :wink:

monge
01/06/2003, 21:10
E æ Paulo.. blz?

Bom eu não sirvo muito de exemplo não. O que o Giovani disse é a maneira correta, eu geralmente não o faço. Só a reduzida engato parado, ou quase parando. A tração hoje eu também engato nestas circunstâncias. :)

Antigamente, veja bem, antigamente quando meu jeep ainda era SPUA e eu corria em indoor eu engatava a tração com ele rodando numa velocidade até considerável, e desengatava também. :) Só a tração. a reduzida nunca. :shock: A exemplo disso, eu achava que o jeep tocando o eixo dianteiro "ficava mais pesado, mais lerdo", então nas pistas quando tinha curvas em atoleiros, eu engatava a tração na entrada da curva, entrava acelerando, e na saida da curva eu desengatava. :?

Não cheguei a quebrar nem nada, mas parei com esta mania boba. Hoje nem ando mais em pista. :)

Tem hora que pra desengatar, as alavancas não soltam, então eu vou tocando devagarzinho e puxando as alavancas até soltarem. Mas isso é um defeito, não uma qualidade. :oops:

Fique com a dica do giovani, se nào vai ficar igual eu. Com a caixa de marchas desmontada há 2 semanas. :cry:

[]'s

Eugênio

Raniel
28/03/2005, 17:04
Paulo,

O que disseram os amigos acima está correto, outra dica é o seguinte, com a redução ligada, pelo menos no JEEP, nunca passe de 40 km/h. Bom, pelo menos é o que o manual informa.

toyotafoz
03/06/2005, 21:31
e no Band? é o mesmo procedimento?

Giovani
04/06/2005, 01:14
e no Band? é o mesmo procedimento?

:D Sim!

[]'s

Florestal
17/09/2005, 03:23
Nos XJ dizem que o ideal é engatar a reduzida entre 3-5 km/h. Pelo menos é isso que diz no
http://www.jeep.com/4x4/index.html

Wallace
17/09/2005, 11:41
Esquece isso.
Tem que parar colocar o cambio em neutro e acionar a reduzida de forma seca e rápida.

Florestal
17/09/2005, 11:55
Obrigado Wallace. Bom saber disso...

Mas qual a diferença entre entre engatar andando e parado?

Wallace
18/09/2005, 13:16
vai arranhar e detonar...

Pedro Freitas
18/09/2005, 14:25
Tome cuidado ao engatar tração e reduzida andando, já passei por este problema, só que no meu caso a reduzida estava escapulindo. No meio dos obstáculos ela soltava e fazia um barulho mto estranho... o desgaste pode ser fatal.

Abraços.

Florestal
18/09/2005, 21:09
valeu moçada....

Só ainda tô curioso pra saber pq a JEEP diz que é melhor engatar andando (em todos os sistemas ela diz isso...desde o command-trac até o quadra-drive) se todo mundo diz que detona a dita cuja. Alguma idéia?

Edintruder
24/09/2005, 13:27
Só ainda tô curioso pra saber pq a JEEP diz que é melhor engatar andando (em todos os sistemas ela diz isso...desde o command-trac até o quadra-drive) se todo mundo diz que detona a dita cuja. Alguma idéia

O pessoal está falando em Jeep Willys ou Ford e não JEEP Cherokee!!! :|


O que disseram os amigos acima está correto, outra dica é o seguinte, com a redução ligada, pelo menos no JEEP, nunca passe de 40 km/h. Bom, pelo menos é o que o manual informa.

Um Jeep original chega a 40 com a reduzida??? :putz:

Wallace
24/09/2005, 13:53
Uma Cherokee a 100 km/h... :mrgreen:

Florestal
24/09/2005, 14:27
Estão falando em JEEPs..qualquer um basta olha no site da JEEP.com

Qto a velocidade...imagino que não deva ser bom andar em alta velocida com reduzida....

Giovani
25/09/2005, 01:34
Um Jeep original chega a 40 com a reduzida??? :putz:
Passa disso fácil. Em muitas provas de Jeep Cross o pessoal "corre" na reduzida... Depende da pista... :concordo:

[]'s

Edintruder
25/09/2005, 09:29
Na Ranger, a 5a reduzida é um pouco mais curta que a 3a normal, então vai até uns 70km/h no máximo!

leovalle
25/09/2005, 10:17
E aí Monge?

É vc que conhece meu irmão, Délzio (piensa num nome bonito!)?

[]'s

Rogério Tortato
25/09/2005, 11:00
eu não sou expert no assunto, mas tirei algumas deduções.

vejam que um jeep em movimento, com as rodas livres dianteiras acionadas, mesmo com a tração desengatada, está com o diferencial dianteiro em movimento e, por óbvio, em sincronia com o câmbio. assim, com cuidado, é até possível engatar e desengatar com ele em movimento.

nesse caso, o eixo traseiro (com pneus idênticos e mesma relação que o dianteiro) está automaticamente sincronizando o giro com o câmbio.

é como se, num carro normal, alguem mantivesse a velocidade e o giro do motor constantes e desengatasse e engatasse novamente a mesma marcha sem embreagem. porém, no caso do jeep, o eixo traseiro, engatado, se encarrega desta sincronia.

vejam, eu disse possível e não aconselhavel.

já com a redução essa possibilidade não existe, pois não existe sincronia, uma vez que ela reduzirá em muito o giro do diferencial, com relação ao câmbio e dará (se alguém conseguir engatar em movimento) um enorme tranco, o que, quase que certamente quebrará alguma coisa, normalmente a própria redução.

só pra exemplificar, é como alguém reduzir um câmbio normal de 5ª pra 2ª sem a embreagem.

Wallace
25/09/2005, 13:16
Estão falando em JEEPs..qualquer um basta olha no site da JEEP.com

Qto a velocidade...imagino que não deva ser bom andar em alta velocida com reduzida....Por que não?
Qual seria o problema?

Alessandro Henrique
25/09/2005, 16:28
Rogério Tortato,
Atente para o fato de que as rodas dentadas podem estar com aproximadamente a mesma velocidade, mas nao significa que estejam na posicao apropriada para engrenamento (sincronismo).

Sds.

Rogério Tortato
25/09/2005, 17:57
é verdade Alessandro.

o sincronismo a que me referi seria quanto à velocidade das engrenagens, isso não quer dizer que os dentes estariam na exata posição de encaixe, muito bem lembrado.

por isso mesmo eu disse que até é possivel, mas não aconselhavel.

abraços.

Florestal
25/09/2005, 20:13
Sei lá qual seria...desgaste por exemplo?

Wallace
26/09/2005, 00:54
Vai desgastar o que?

Edintruder
27/09/2005, 21:36
nesse caso, o eixo traseiro (com pneus idênticos e mesma relação que o dianteiro) está automaticamente sincronizando o giro com o câmbio

Raramente estarão girando na mesma rpm, pois a diferença no desgaste e pressão dos pneus dianteiros e traseiros já causam diferenças na relação entre os eixos. Paa corrigir isso existem os sincronizadores ou sincronizados que fazem os acoplamentos mesmo com as diferenças de rpm entre os eixos sem desgastar nada! Não usar um sistema de transmissão do veiculo porque acha desgasta é como não andar de noite para não gastar bateria!!! :roll: :parede:

Rogério Tortato
28/09/2005, 12:13
Edintruder.

talvez não tenha ficado claro lá atras, ou voce não tenha entendido direito.

a discussão aqui não é quanto ao uso da tração. é claro que todos nós que temos jeeps para trilhas, usamos tração quase que em tempo integral.

a discussão é se se deve ou não engatar a tração com o jeep em movimento.

quanto ao sincronizado, nunca ouvi falar que os velhos cjs tivessem este dispositivo para engatar a tração.

forte abraço.

Edintruder
28/09/2005, 18:40
Por isso que deve-se engatar sempre com ele parado! Porém na outra página alguém, confundiu tudo com CHEROKEE!

Rogério Tortato
29/09/2005, 11:17
valeu.

Leandro Carvalho
05/10/2005, 13:50
Estão falando em JEEPs..qualquer um basta olha no site da JEEP.com

Qto a velocidade...imagino que não deva ser bom andar em alta velocida com reduzida....Por que não?
Qual seria o problema?

Dar adeus a gasolina, no meu caso é claro,
tirando isso nenhum... Concorda Wallace?

Abraço. :mrgreen:

Wallace
05/10/2005, 14:26
Acho que nem isso... deve gastar só um pouco a mais... pois o esforço do motor vai ser pequeno já que se esta reduzido, deve gasatr só mais pelo alto giro.

monge
12/10/2005, 13:05
E aí Monge?

É vc que conhece meu irmão, Délzio (piensa num nome bonito!)?

[]'s

3 meses depois da minha pergunta veio a resposta... ehehehehee :D

Sim, eu já o conhecia há algum tempo, mas como ele curte moto, eu jeep... sempre foi ele pra lá, eu pra cá... nos encontrando sempre em eventos de motocross aqui na cidade. :D :D

Agora fundamos o Clube de Antigomobilismo aqui, e ele foi lá, pq é diretor da associação comercial acho...

Dæ ele começou a falar do jeep do irmão ele era isso, era aquilo, fazia isso, fazia aquilo... que estava a 1,20m de altura do chão usando pneus 33".. eheheheehehe :D

Dæ eu pensei: ... ele teve usar um calço de carroceria de uns 60cm mais ou menos.... ehehehehehe :twisted: :twisted:

Mas æ ele começou a falar do morro da skol, do endurance trial, rock crawling.....

Dæ eu chutei... Délzio, vc é irmão do Leovalle?... heheehehehe :D

Ele disse que era... ai vi tudo.. ehehehehehe :D :D :twisted: :twisted:

Agora qualquer dia vc pode juntar a turma æ e vir passear por aqui.... mas tras o jeep de 1,20m de altura do chão.. pq se nào nem precisa vir... ehehehehehe :D :D :D

[]'s

Eugênio