PDA

Ver Versão Completa : Guincho e parte elétrica no Samurai.



Angelo Briganó
29/07/2004, 08:53
Olá pessoal,
Pretendo instalar um guincho elétrico de 9000 lbs no meu Samurai. Serão necessárias alterações na parte elétrica da viatura? Quais alternadores e baterias são recomendados? O meu alternador é original com uma bateria de 48 ampéres.

[]s

Samurai_MOA
29/07/2004, 09:07
Um alternador fácil de se adaptar é o do santana (bosch 90Ah) e tem ele da linha reman com 1 ano de garantia, certamente tera que colocar uma bateria maior.
Ainda não tenho guincho, mas preparei a parte eletrica do meu Samuca com o alternador do santana e uma bateria de 65 Ah! :wink:

Wallace
29/07/2004, 10:13
Oi Ângelo,

Eu particularmente acho um guincho de 9000 lbs grande para um Samurai.
O ideal sempre é colocar a maior bateria que for possível, já que na pratica é ela quem toca o guincho quando se pega pesado.
Se for ter uso constante do guincho ai sim deve trocar o alternador.
Se interessar eu vendo guinchos:
O que indico para Samurai é o HDW 6000 E, R$ 1.580,00 a vista ou 6 parcelas de R$ 270,00 num consorcio que estou fechando aqui no grupo.
A grande vantagem é que é um guincho mais leve, a eventual desvantagem é que é mais lento que o modelo abaixo, pois tem um motor de 1,8 Hp contra os 3,6 Hp do 9000.
HDW 9000 G, R$ 1.870,00 a vista, ou 7 parcelas de R$ 270,00 no consorcio.
Desconfie da capacidade em libras de alguns fabricantes.
O melhor para comparar é verificar o diâmetro dos cabos.
Para referencia os cabos que usamos em cada modelo:
3000 cabo de 3/16", cerca de 4,75 mm
6000 cabo de 9/32", cerca de 7,15 mm
8000 cabo de 5/16", cerca de 8 mm
9000 cabo de 21/64", cerca de 8,3 mm
10000 cabo de 3/8", cerca de 9,5 mm
Nossos cabos são padrão aeronáutico, então desconfie de qualquer guincho que informe maior capacidade usando cabos similares.

Angelo Briganó
29/07/2004, 10:28
Oi Ângelo,

O ideal sempre é colocar a maior bateria que for possível, já que na pratica é ela quem toca o guincho quando se pega pesado.


Wallace, valeu pelas dicas mas, como posso saber qual a maior bateria que for possível? Há algum problema em colocar uma bateria com amperagem muito maior que a do alternador?
Ainda não escolhi o guincho, com certeza levarei em conta suas considerações e seus guinchos. Estes consórcios já estão com os grupos fechados?

[]s

Wallace
29/07/2004, 11:30
Oi Ângelo,

Tem baterias de alguns tamanhos, mas na pratica acho que são dois os tamanhos mais comuns.
Para o tamanho menor a mais forte que encontrei foi de 70 Amperes.
Para o tamanho grande acho que a maior é de 110 Amperes.

Bateria pode colocar a maior possível sem problemas.
O que não pode (ou não deveria) é colocar um alternador/regulador de tensão que carregue a bateria com uma carga superior ao limite da mesma, pois isso vai diminuir a vida útil da bateria.

Quando comprar a nova, guarde a antiga e leve quando foi fazer alguma coisa que possa precisar do guincho.

ojaneri
29/07/2004, 13:07
Eu ja uso um de 12.000 no meu Samuca, sem problemas.

O Alternador agora tem 120A e bateria de 63Ah. Mas antes rodava com a mesma bateria e com alternador de 60A e nunca tive problemas, sabendo usar o guincho. Inclusive com o carro desligado ja usei sem problemas.

Tem as opções do HDW, mas tambem tem os nacionais da Work (www.guinchoswork.com.br). Uso o Work 12.000 compact e nao troco por outro.

Só mudando a sua bateria por uma maior (acho que a de 63ah é a maior devido ao espaço fisico pro Samuca) da pra levar um 9.000 bem.

Samurai_MOA
29/07/2004, 13:12
Wallace,

Qual é a marca desse guincho que vc tah vendendo? Onde posso pegar mais informações sobre ele? Eh uma marca que tem tradição no mercado?

Angelo Briganó
29/07/2004, 13:34
O Alternador agora tem 120A e bateria de 63Ah.

Ojaneri, uma pergunta de quem não entende nada de elétrica/mecânica: uma tensão maior do alternador em relação a bateria não ocasiona nenhum problema?


Tem as opções do HDW, mas tambem tem os nacionais da Work (www.guinchoswork.com.br). Uso o Work 12.000 compact e nao troco por outro.


Estou pensando neste guincho da Work (9000 lbs).

[]s

Wallace
29/07/2004, 13:59
Oi ojaneri,

Sinto informar que seu guincho só deve ter o nome de 12000...
Pois com um cabo de 5/16" não pode ter nem 9000 libras, ou romperia o cabo de aço quando o guincho fosse utilizado puxando próximo das 9000 libras.
Este é o motivo que usamos um cabo de maior bitola no nosso 9000.
Cabo de bitola similar usamos no nosso 8000!

Wallace
29/07/2004, 14:11
Oi Marcelo,

A marca é HDW mesmo ( Hevy Duty Winch ).
http://www.askby.com/hdw/hdw.htm
Só o HDW 6000 E que ainda não consta na pagina já que nos primeiros meses somente eu vou ter tal guincho para a venda. Mas posso enviar catalogo para os interesados.
Na realidade o fabricante do guincho não vende direto, mas tem representantes pelo mundo afora que tem a liberdade de colocar a marca que quiser no guincho.
Ele já fabricou mais de 5 milhões de guinchos!
No mercado Brasileiro tem a cerca de 1 ano, não sei precisar quantos já foram vendidos, mas deve ser algo entre 100 e 200 unidades até o momento.
Só sei de um único problema, no caso de cromeação num rolete de um dos guinchos (substituído na garantia pelo que saiba).
E outro provavelmente por uso errado, já arrancou o conector da caixa de solenóides ao tirar o cabo do controle. Mas também foi considerado como garantia.

ojaneri
29/07/2004, 14:14
Oi ojaneri,

Sinto informar que seu guincho só deve ter o nome de 12000...
Pois com um cabo de 5/16" não pode ter nem 9000 libras, ou romperia o cabo de aço quando o guincho fosse utilizado puxando próximo das 9000 libras.
Este é o motivo que usamos um cabo de maior bitola no nosso 9000.
Cabo de bitola similar usamos no nosso 8000!

Wallace, poupe-me o papo de vendedor :-)

Angelo, teoricamente não é interessante ter um alternador com maior tensão do que a bateria, simplesmente pq ele carregaria a bateria "muito rápido", e quanto mais lenta a carga da bateria for, mais durabilidade ela terá. Ou seja, teoricamente minha bateria ira pro saco mais cedo do que se usasse um alternador de menor capacidade, mas sempre terei ela sempre carregada.

E nao tem problemas da bateria ser maior que o alternador, pq o alternador vai carrega-la completamente, só que vai demorar mais tempo para isso.

Exemplo, em uma bateria de 100AH, um alternador de 100Ah iria demorar 1 hora pra carrega-la (hipoteticamente, se ela nao tivesse que fornecer energia pra nada). Um alternador de 50Ah iria demorar 2 horas pra carregar, mas carregaria a bateria do mesmo jeito. E um alternador de 200Ah carregaria em 30 minutos.

[]s

Angelo Briganó
29/07/2004, 14:26
Angelo, teoricamente não é interessante ter um alternador com maior tensão do que a bateria ...

Ojaneri, valeu pela explicação, simples e direta.
Foi muito proveitoso.
[]s

Wallace
29/07/2004, 15:16
Oi Ângelo,

A explicação do ojaneri é tão simples que é errada! :cry:

O alternador é especificado em Amperes e não em Amperes Hora.

Uma bateria de 100 Ah não significa que ela fornece ou recebe no máximo 100 Amperes não. Se fosse assim não serviria para usar com guinchos, pois facilmente qualquer guincho pode precisar de mais de 300 Amperes; chegando em alguns casso a mais de 550 Amperes.

Uma Moura de 100 Ah, por exemplo, pode suprir um pico de quase MIL amperes.

100 Ah significa que a capacidade da bateria, que é obtida pela multiplicação da corrente (ampere) pelo tempo (horas) até uma tensão (normalmente 10,5 volts). Assim tal bateria tem a capacidade de fornecer, por exemplo, 5 A por 20 horas = 100 Ah e ainda ter no mínimo 10,5 volts.

O ideal é que tal bateria nunca fosse recarregada com mais de 10 A (10% da capacidade nominal), assim mesmo um alternador de 45 A pode sobrecarregar tal bateria.
Só que um alternador de 130 amperes claramente vai sobrecarregar muito mais a bateria que um de 45 A.
Pode ter certeza que após o uso do guincho quando o alternador sozinho não de conta sozinho (quase sempre quando se tem carga no guincho) você vai ter uma sobrecarga na bateria.

Angelo Briganó
29/07/2004, 15:25
100 Ah significa que a capacidade da bateria, que é obtida pela multiplicação da corrente (ampere) pelo tempo (horas) até uma tensão (normalmente 10,5 volts). Assim tal bateria tem a capacidade de fornecer, por exemplo, 5 A por 20 horas = 100 Ah e ainda ter no mínimo 10,5 volts.

Wallace, desculpe-me, mas não entendi muito bem esta parte...
O resto, acho que entendi, ou seja, o ideal seria termos um alternador com tensão igual a 10% da tensão da bateria. É isso mesmo?

[]s meio desentendidos...

Wallace
29/07/2004, 15:41
Oi Ângelo,

Imagine que eu fiz uma bateria e ela esta com carga completa.
Como vou especificar tal bateria?
Bem com a carga completa ela tem 12 volts de tensão.
Ai para medir a capacidade da bateria vou descarregar continuamente com uma lâmpada de 60 wats e 12 volts.
Tal lâmpada deve consumir exatos 5 Amperes ( 60 w = 12 v x 5 A ).
Enquanto o tempo passa vou medindo a tensão da bateria.
Quanto à tensão chegar nos 10,5 volts eu verifico quanto tempo passou.
Se passou 20 horas, chego a conclusão que a bateria pode ser especificada como uma 100 Ah, pois 20 horas vezes 5 Amperes = 100 Ah.
10,5 volts é a tensão padrão para tal teste, assim como 12 volts é a nominal da bateria.

Wallace
29/07/2004, 15:59
Um alternador de 10% da capacidade da bateria seria o ideal teoricamente só para a carga da bateria.
Mas na pratica não é bem assim não.

Angelo Briganó
29/07/2004, 16:13
Wallace, agora entendi. Não sabia que 10,5 volts é a tensão padrão para tal teste.

Obrigado pela explicação.

[]s

MARQUES
31/07/2004, 12:40
OI ANGELO,
TUDO BELEZA COM VC ?
SE NÃO ME ENGANO ESSE SAMUKA VC COMPROU COMIGO NÃO FOI ?
TÁ CURTINDO ?
SE VC QUISER EU TENHO GUINCHO , SUPORTE E PARA-CHOQUES PRA VC COLOCAR EM SEU SAMUKA.
SE QUISER TIRAR ALGUMA DÚVIDA , FICO À DISPOSIÇÃO.
UM ABRAÇO.

MARQUES
31/07/2004, 12:54
OI ANGELO,
TUDO BELEZA COM VC ?
SE NÃO ME ENGANO ESSE SAMUKA VC COMPROU COMIGO NÃO FOI ?
TÁ CURTINDO ?
SE VC QUISER EU TENHO GUINCHO , SUPORTE E PARA-CHOQUES PRA VC COLOCAR EM SEU SAMUKA.
SE QUISER TIRAR ALGUMA DÚVIDA , FICO À DISPOSIÇÃO.
UM ABRAÇO.

Samurai_MOA
02/08/2004, 08:36
Ae Wallace!

Caso tenha gente o suficiente para outro consorcio do HDW 9000 to na lista!
Qualquer novidade mantenha informado! :wink:

Valew!

Beto
02/08/2004, 10:15
OI ANGELO,
TUDO BELEZA COM VC ?
SE NÃO ME ENGANO ESSE SAMUKA VC COMPROU COMIGO NÃO FOI ?
TÁ CURTINDO ?
SE VC QUISER EU TENHO GUINCHO , SUPORTE E PARA-CHOQUES PRA VC COLOCAR EM SEU SAMUKA.
SE QUISER TIRAR ALGUMA DÚVIDA , FICO À DISPOSIÇÃO.
UM ABRAÇO.
Beleza Marques, qual para-choque que vc. tem pra guincho e valor?
Vc. já comprou esse samuca com ap ou vc. que colocou? Quero montar um com Ap, mas gostaria de mais informações.....
Valeu...
Até mais...

MARQUES
03/08/2004, 14:31
então ,,,
veio parar na minha mão um para choque original (cortado) juntamente com um quebra mato tambem adaptado.
falando assim parece que é uma m.... , mas ao contrário até que ficou bem legal. se alguem quiser ver , é só vir aqui em casa dar uma olhada ok .