PDA

Ver Versão Completa : Limpador de pára-brisa com temporizador



Luiz Claudio
29/07/2004, 01:32
Pessoal,

Como vou ter que mexer no limpador de pára-brisa do Engesa que está quebrado, gostaria de aproveitar e instalar um temporizador no sistema original.

Isso é possível???

[]'s...

Luca
29/07/2004, 09:36
Luiz,

Já vi, há muito tempo (e põe muito nisso), um sistema que era adaptável na própria fiação do motor do limpador. Acredito que ainda exista. Tratava-se de uma pequena central eletrônica, com um simples botão para ajuste da frequência, de acordo com a necessidade (+ chuva, > frequência; - chuva, < frequência). Tipo liga e ajusta. Tudo no mesmo botãozinho. Acredito que você encontre facilmente em loja de acessórios.
[]´s

andretomasi
29/07/2004, 20:19
Fala Luiz,

Quando fala em temporizador, está se referindo à "paradinha", o limpador vai até embaixo, fica um tempo e depois limpa de novo, certo? No Velho Barreiro foi colocado um relé próprio pra isso, se não me engano era da Bosch como os limpadores.. é só colocar ele no sistema original..

Vou ver se descubro com o eletricista de que carro é esse relé. Segue desenho (tosco) da instalação dos limpadores no Velho Barreiro;

[ ]´s

Luiz Claudio
30/07/2004, 03:18
Luca e Keko,

Obrigado pelas dicas!!!

Hoje conversando com o pessoal no Ibira acabei descobrindo que não tem muito segredo para adaptar um temporizador ao sistema original de limpador.

Basta colocar um relé e um botão de acionamento que permita acionar essa função.

Nos próximos dias estarei correndo atrás disso e depois posto aqui o resultado.

[]'s...

Eduardo Velo
20/09/2004, 13:01
LC , ta com temporizador ?
To esquentando a cabeça pra colocar a churrasqueira de volta sem ter o sofrimento que tive pra tirar pra poder dar manut. qdo for preciso ...

O articulado do meu Engesa é inferior , usa alguma coisa do M 608 , mas o central não é , a saga vai ser achar de q carro é essa peça , por enqto soldei pra poder usar o mesmo ...

[]s...

Eduardo Chaves
20/09/2004, 13:44
Xará,

Churrasqueira ???

Se juntar com o Jeepão do Donatti vai derrubar o Cabral de quinta... hehehe...

[]'s...

Luiz Claudio
20/09/2004, 15:23
Se juntar com o Jeepão do Donatti vai derrubar o Cabral de quinta... hehehe...

Chopp e churrasco...Não tem combinação melhor!!!


LC , ta com temporizador ?

Edu,

Ainda não!!!

Estou indo por etapas...Levei o Engesa na Rota e troquei todo sistema do limpador, menos o motor. Troquei palheta, haste, braço externo, pivô, suporte, etc...

O temporizador, pelo que me informei, qualquer eletricista coloca fácil. Como pretendo mexer também no painel, estou esperando um pouco para fazer tudo de uma só vez.

Conversando com o João da Rota, ele me disse que o sistema de limpador do fase 2/3 é tão complicado e ruim de mexer que nem eles fazem, mandam pra um auto-elétrico próximo.


O articulado do meu Engesa é inferior , usa alguma coisa do M 608 , mas o central não é , a saga vai ser achar de q carro é essa peça , por enqto soldei pra poder usar o mesmo ...

Tenta ligar na Rota e dar uma de "João sem braço" pra ver se eles te falam de que carro que é a peça...

[]'s...

Eduardo Chaves
20/09/2004, 16:02
Estou indo por etapas...Levei o Engesa na Rota e troquei todo sistema do limpador, menos o motor. Troquei palheta, haste, braço externo, pivô, suporte, etc...

Luiz, tá aí uma coisa que até hj está engasgado e com problema no Jericó...

Qto ficou a brincadeira ??? Vc chegou a cogitar a instalação do sistema do F2 com o limpador embaixo ??? Se sim tem idéia do custo ???


Tenta ligar na Rota e dar uma de "João sem braço" pra ver se eles te falam de que carro que é a peça...

Demora hein... Lá é tudo peça original Engesa... hehehe...


[]'s curiosos...

Luiz Claudio
20/09/2004, 16:46
Luiz, tá aí uma coisa que até hj está engasgado e com problema no Jericó...

Qto ficou a brincadeira ??? Vc chegou a cogitar a instalação do sistema do F2 com o limpador embaixo ??? Se sim tem idéia do custo ???

Edu,

No Barão o que aconteceu foi o seguinte: Primeiro quebrou a haste direita do mecanismo interno, ou seja, fiquei sem o limpador daquele lado. Como era do lado direito, fiquei andando assim mesmo pois não fazia muita falta...

Um pouco depois, voltando de Caraguá com o pessoal aqui do fórum e no meio de uma puta chuva, quebrou a haste do lado esquerdo. Voltei acionando o limpador na mão, fiquei até com bolha nos dedos...hehehe...

Pra evitar novos problemas, levei o Engesa na Rota (só achei essas hastes lá) e aproveitei pra trocar tudo, menos o motor que estava bom.

Paguei tudo, peças e mão de obra, 200 latinhas...

Não cogitei a colocação do limpador inferior, acho mais prático continuar do jeito que está. Ele funciona muito bem e fica fácil dar manutenção quando for preciso.

Segundo o que o Jõao da Rota me falou, pra mexer no limpador do fase 2/3 é necessário remover o painel, o que torna bem mais complicado que o sistema do fase 1...

[]'s...

Eduardo Chaves
20/09/2004, 16:58
Valews Barão Luiz... hehehe...

[]'s...

guilhermeabreu
20/09/2004, 20:08
CAROS Edu Chaves, Edu Velo e Luis Claudio,
Quis colocar o limpador com temporizador qdo tive uma toyo,meu eletricista falou que teria que comprar um comando de seta com temporizador, assim o fiz. E que ele daria um jeito de puxar outra perna de fio do motor do limpador. Fiquei em duvida, e consultei outros eletricistas. Eles responderam que nao tinha jeito, teria que trocar o motor para um que tivesse o tal fio para o temporizador.
Voltei ao 1º eletricista e paguei para ver. Ficou 100%, o cara e um genio.
AGORA no meu CORAÇAO VALENTE F-1, detesto o limpador no teto.Levei a ele para colocar o limpador em baixo, no que de pronto respondeu:" E MOLE PRA NOIS ". O carro ainda esta la, mas o limpador esta funcionando PERFEITO. Ele usou todo o conjunto da KOMBI das mais novas, so teve que tirar uma chapa de suporte do painel, que tem 2 buracos redondos, depois ele coloca um reforço. Ficou facil de manutençao e e de KOMBI. Espero ter ajudado.
Em tempo: coloquei o comando de seta do corsa com volante e tudo.

Eduardo Chaves
21/09/2004, 16:27
Valeu Guilherme,

Grande dica...

Pena que seu eletricista está tão longe para efetuar o serviço... hehehe...

Tens fotos de como ficou ?

[]'s...

guilhermeabreu
22/09/2004, 13:29
EDUARDO CHAVES
Vou providenciar as fotos.
Edu, nao e bicho de 7 cabeças nao, acredito que qualquer eletricista com boa vontade pode fazer. E fica tudo original, sem emendar nada.

Eduardo Chaves
22/09/2004, 14:22
Beleza Guilherme...

Estou no aguardo das fotos... hehehe...

Falando em comando de setas, ontem fiquei com o Ka de meu irmão e gostei do modelo dele, pois o comando do farol é integrado ao comando de seta, sem necessitar daquele botão adicional no painel que existe na grande maioria dos veículos para acender o farol, mas achei muito franzino pro Engesa, alguém conhece outro veículo em que o sistema seja o mesmo ???

[]'s...

andretomasi
22/09/2004, 14:52
Fala Eduardo,

Ka, Fiesta, Courier, etc, todos tem coluna assim.. na Ranger também tem, não sei dizer qual é o modelo, mas o que eu vi parecia ser bem mais "proporcional" pra ser usado em um Engesa.

[ ]´s

Eduardo Chaves
22/09/2004, 15:53
Grande Keko...

Valeu mesmo...
Entaum vou procurar a de Ranger...
E naum mais a de S-10 como imaginava... hehehe...

[]'s com o painel limpo...

guilhermeabreu
24/09/2004, 13:32
EDU CHAVES
O comando de setas da toyo hilux, tambem voce liga a lanterna e os farois no comando. Talvez ai em Sampa ache com facilidade e barato no desmanche, e é muito resistente.

Eduardo Chaves
24/09/2004, 16:13
Valeu pela informação Guilherme...

Naum sei se é chatice minha, mas não gosto dos botões no painel, a não ser claro auxiliares se houver necessidade...

[]'s...

NeRo
13/10/2004, 17:36
Segundo o que o Jõao da Rota me falou, pra mexer no limpador do fase 2/3 é necessário remover o painel, o que torna bem mais complicado que o sistema do fase 1.
Grande Luizão!
Temos informações divergentes então, pois hoje o mesmo João disse que era fácil instalar... embora eu tenha olhado a coisa e é bem apertado para mexer... talvez instalando o sistema pré-montado fique mais fácil :?. Cotei o preço para instalar tudo novo, conjunto e motor: 400 latas... eu pagaria de bom grado, mas infelizmente não tenho mais dinheiro, mesmo, acabou, pindaíba :D... vou tentar dar um jeito com o que tenho, se eu não conseguir resolver aí sim rodo bolsa e morro com a grana :(

NeRo
13/10/2004, 17:38
Naum sei se é chatice minha, mas não gosto dos botões no painel.
Sim... é chatice sua! :lol:

Eduardo Velo
13/10/2004, 18:44
Nero , tive um trabalhão pra tirar o painel com churrasqueira onde vão os braços articulados dos limpadores , idéia de CORNO colocar daquele jeito , tem que soltar o painel de instrumentos pra deslocar e segurar a cabeça dos parafusos passantes pra alguém soltar do outro lado , método lusitano - mas acho que nem lá eles seriam tão burros ...
Tá na última gaveta da escrivaninha da caxola um novo sistema , assim que bolar posto aqui , daquele jeito não volta mais nem fod....

[]s...

Luiz Claudio
13/10/2004, 18:50
Nero,



Segundo o que o Jõao da Rota me falou, pra mexer no limpador do fase 2/3 é necessário remover o painel, o que torna bem mais complicado que o sistema do fase 1.
Grande Luizão!
Temos informações divergentes então, pois hoje o mesmo João disse que era fácil instalar... embora eu tenha olhado a coisa e é bem apertado para mexer... talvez instalando o sistema pré-montado fique mais fácil :?.

Quem me passou essa informação foi o próprio João!!! Ao nosso lado estavam o Igor e o mecânico, e ambos concordaram... Eles chegaram até a comentar que o auto-elétrico em questão fica ali bem próximo deles...

Acredito que eles levem no auto-elétrico por causa da desmontagem do painel, e não do sistema de limpador...

Mas sei lá, talvez eles tenham falado que é fácil pra não perder o cliente...


Cotei o preço para instalar tudo novo, conjunto e motor: 400 latas...

O que foi exatamente que quebrou???

Você vai aproveitar e fazer que nem eu fiz e trocar tudo???


se eu não conseguir resolver aí sim rodo bolsa e morro com a grana

Rodar bolsa??? :shock:

O difícil vai ser arrumar cliente :twisted: :twisted: ...hahahaha...

[]'s...

NeRo
14/10/2004, 10:20
Você vai aproveitar e fazer que nem eu fiz e trocar tudo?
A intenção era essa... mas realmente não tenho dinheiro :(, no sábado vou tentar desmontar o painel como o Edu Velo disse e ver o que consigo fazer... :?


O que foi exatamente que quebrou???
Ainda não sei... começou com os limpadores "parando" na esquerda, eu tinha que botar a mão pra fora e dar um empurrão... depois não aconteceu mais... já no passeio para Cananéia começou de novo a travar na esquerda, amarrei um barbante para a Érica puxar de volta. Depois de um tempo parou de vez... a Érica teve que funcionar o limpador na mão mesmo...

Eduardo Chaves
14/10/2004, 13:41
Naum sei se é chatice minha, mas não gosto dos botões no painel.
Sim... é chatice sua! :lol:

É que vc naum tem o F1, parece painel de fogão, e pilotar fogão naum é comigo...

Algum pobrema ??? hehehe...

[]'s...

Eduardo Velo
14/10/2004, 17:53
Atento Nero , se os limpadores forem em bx com o meu , torce pra sair fácil , senão é sofrimento pra arrancar o bicho ...
Vai precisar de ajudante e muiiiiiiiiita paciência ...

[]s e bom trampo ... só tomando uma ...

NeRo
15/10/2004, 20:32
Fala pessoar!

Bom... fui no Reinaldo para dar um aperto no diferencial dianteiro e acabamos decidindo por arrumar o limpador lá com ele mesmo :D
O motor estava fraco... vamos trocar e montar o sistema de novo... se continuar o problema, saberemos então que teremos que verificar as articulações... amanhã darei o resultado.

aproveitando...

Edu Velo! Vou precisar da sua ajuda para instalar os bancos concha e os cintos de 4 pontos :cry: Nem preciso dizer que a cerveja é por minha conta né? :D

Edu Chaves! Se não pilota fogão, quando eu for pros seus lados, nem preciso dizer que o restaurante é por sua conta né? :D

Grande abraço!

guilherme junior
16/10/2004, 13:31
EDUARDO CHAVES

Nao e mania nao. Ter um limpador de parabrisa com temporizador no comando de seta, é conforto e segurança. Ja falei que coloquei no meu CORAÇAO VALENTE F-1 o limpador completo da KOMBI mais nova e comando de seta do CORSA com volante e tudo, ja tirei as fotos, so que o cara aqui e uma besta para computador e camera digital. É que no site so aceita fotos de 640x380 nao sei la o que , acho que e pixels de tamanho; e a camera tirou fotos maiores, dai nao sei o que fazer para posta-las. As fotos ficaram otimas, muito nitidas e claras para serem entendidas. A camera é SONY P-32; me ajude como fazer para posta-las.

Pedro
17/10/2004, 09:42
ja tirei as fotos, so que o cara aqui e uma besta para computador e camera digital. É que no site so aceita fotos de 640x380 nao sei la o que , acho que e pixels de tamanho; e a camera tirou fotos maiores, dai nao sei o que fazer para posta-las. As fotos ficaram otimas, muito nitidas e claras para serem entendidas. A camera é SONY P-32; me ajude como fazer para posta-las.
Guilherme, baixe o programa IrfamView aqui na area de downloads do site
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=164
Abra a imagem e use o comando "resize" e salve novamente o arquivo com o tamanho que preferir.

guilhermeabreu
17/10/2004, 14:24
PEDRO

Muito obrigado pela resposta; agora vou pedir para meu filho fazer isto, pois como falei , entedo bulufas de computador. Nhac!#@#@$%#$¨&%&%*&¨*$¨*%$%$* pqp como pode uma besta velha como eu nao aprender uma bos@#$¨% dessa.

Eduardo Velo
17/10/2004, 15:00
Fala Guilherme , vai tentando aí camarada ...
Eu tbm levo muita surra , somos 2 burros véios então , hehehe ... mas não me rendo fácil ... , o Microsoft Photo Editor tem como redimensionar e salvar , é assim que coloco fotos aqui , o MGI tbm é uma ótima ferramenta , além da indicada pelo Pedrão ...
Faz o seguinte ... , traz esse Engesão aqui pra Sampa numa quinta no Ibira ou um fds pra uma trilha e pronto ...

[]s...

guilhermeabreu
17/10/2004, 15:35
EDU VELO

Pensei que seria o unico mongoloide para mexer nesta bos!@#$%¨&&*. Mas agora sei que tenho um parecido comigo.
Sem sombras de duvidas que irei ai no IBIRA para conhecer voces; mas estou um pouco longe dai em torno de 750 Km, e meu CORAÇAO VALENTE agora, esta indo para fazer so a adaptaçao dos dois farois e correçao de pequenos reparos na lataria e manter a mesma cor ainda (branco). Darei tambem uma enfocada para podermos fazer uma trilha. Mas quem tem ENGESA o sonho fica sempre a ser alcansado. Nao pude fazer agora, mas ainda mudarei a pintura pra azul MIGHT da FRONTIER nova com teto e para-choques de cinza; e pneus MUDZILLAS 33" com rodas compativeis e ar cond.e bloqueios de dif. . Ai sim para mim estara completo.
ATE O MAIS BREVE POSSÍVEL.
OBS: Aqui na minha regiao, sou filho único de engesa; aqui so tem CJs e TOYOTAS, fica dificil trocar ideias.

Eduardo Chaves
17/10/2004, 16:29
Guilherme,

Eu uso o IrfanView, o mesmo indicado pelo Pedro, é simples de alterar o tamanho, só precisa fuçar um pouquinho como disse o Xará...

A gente sempre tem o objetivo de deixar a viatura como sonhamos, mas parece que cada dia fica mais longe e precisam de muito mai$$ latinha$$ pra chegar lá...

NeRo,

Beleza, só piloto churrasqueira e forno à lenha, e olha lá...
Por aqui o churrasco funciona assim: cada um traz o que bebe e o que come... hehehe...

[]'s...

andretomasi
17/10/2004, 17:07
E aí pessoal,

Antes que vocês fiquem com raiva dos pcs http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/6f5f9f5daf09d361d236a908483447da.gif, resolvi dar uma mãozinha :lol:

Redimensionando imagens (http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?p=64682#64682)

Tem uma explicaçãozinha e o programa pra baixar :wink:

[ ]´s

guilhermeabreu
17/10/2004, 19:10
EDUARDO CHAVES


La vao as fotos com a ajuda do Pedrao e Edu Velo.

guilhermeabreu
17/10/2004, 19:18
EDUARDO CHAVES

Incluindo o restante das fotos.

Eduardo Chaves
17/10/2004, 20:16
Guilherme,

Ficaram muito boas as fotos, valeu pelos vários ângulos...

Se não me engano, os limpadores da kombi têm 40cm, e qdo testei uns tempos atrás não serviriam, teriam que ser de 30 cm no máximo, vc fez isto mesmo ou é TUDO da kombi...

Tens idéia da área limpa se é suficiente para o motorista e carona ?

E pela cara do motor, parece que dá para usar o original, será ?

[]'s...

guilhermeabreu
17/10/2004, 20:51
EDUARDO CHAVES

O conjunto e completo da kombi das mais novas, voce ver que a chapa preta que e o suporte base dos limpadores em suas extremidades nada foi cortado; e a area que limpa e quase toda do vidro, fica apenas 1 cm para a area que um limpa para o outro, deu para entender?. Fica bom para o motorista e o carona. Eu vou ver se sujo o parabrisa de lama e ligo o limpador e tiro outra foto para mostrar a area que cobriu. Vale a pena voce colocar.

Eduardo Chaves
17/10/2004, 21:06
Pow Guilherme...

Nem precisa tanto, só a explicação que vc deu do teste feito já vi que é o suficiente...

É que é o principal motivo de meu descontentamento com os limpadores, o dono anterior usou braço e palheta do fusca, entaum imagina a beleza em dia de chuva, eu até consigo ver alguma coisa, mas a esposa tem que vir no meio do jipe se quiser enxergar... hehehe...

Mas estou lhe explorando, pq é uma solução que eu já havia pensado, mas não havia chegado à conclusão de qual carro seria o doador, única coisa que penso às vezes é na originalidade, mas não existe almoço grátis, né...

[]'s...

Eduardo Velo
18/10/2004, 12:18
Só como complemento - a parte interna nos Fase 2 e 3 são diferentes do fase 1 , tem uma camara entre o painel frontal e a parte interna do carro , mais um sinal de burrice , se fosse igual os fase 1 seria muita fácil adaptar outro limpador ...

[]s ...

NeRo
18/10/2004, 13:58
Apenas para manter o pessoal informado o problema é nas hastes internas mesmo :? Troquei o motor e o problema continua.
O braço "pende" para esquerda e trava o movimento... resolvi provisoriamente fazendo um "limitador" com papelão e silver tape. E vai ficar assim um bom tempo agora! :twisted:

guilhermeabreu
18/10/2004, 21:22
EDU VELO

Concordo com voce; nao entendo como pode um cara fazer engenharia e projetar uma churrasqueira externa com corte no capo so para colocar um simples limpador de parabrisa. Viu como ficou minha adaptaçao? Nem parece adaptaçao, porque foi usado todo o conjunto original da KOMBI. Acredito que nao terei problemas pq nao mudei nada, nao emendei nada, nao enverguei nada , so para lembrar ao EDUARDO CHAVES, que os braços externos e as palhetas nao sao da KOMBI, o eletricista mediu e achou que daquele tamanho estaria bom

, nao sei de qual carro ele usou, se quizer pergunto a ele e posto aqui.
EDU CHAVES ,quando voce fala em originalidade, esta adaptaçao é original da KOMBI , como o ENGESA usa muitas peças originais GM.

Eduardo Velo
18/10/2004, 21:32
É isso aí Guilherme , vc não sabe o qto tá me deixando irritado esses articulados do limpador , não consigo achar de que carro é , as bases dos braços e as hastes são do M608 , mas o articulado central não ... , é esse que tá me fazendo pensar ... já soldei onde ele quebrou , mas não consigo ajuste pra fazer o braço do lado do motorista trabalhar paralelo com o carona , ele fica bom no começo , mas acaba abrindo mais com qqer vento e agarra na borracha do vidro ...

[]s ...

Eduardo Chaves
19/10/2004, 13:40
Grande Guilherme,

Sabia... o da Kombi naum cabe, eu já tinha medido...

Se vc conseguir essa informação lhe agradeço muito, pois aí é que está o outro X da questão... hehehe...

Xará,

Deixa a churrasqueira só pro ar e pensa nesta adaptação do Guilherme, e no lugar dos braços vc instala os brucutus, será que fica muito esquisito ?

[]'s...

Eduardo Velo
19/10/2004, 13:49
Xara , foi isso que expliquei acima , que no Fase 3 não dá pra adaptar assim , tem uma câmara entre a frente e a parte interna ...
Bem que eu queria ...

[]s...

Luiz Claudio
19/10/2004, 17:42
...tem uma câmara entre a frente e a parte interna ...

Edu,

Não tem como você abrir essa câmara na parte que fica voltada para o motor?

Isso acarretaria algum problema maior, tipo a água da chuva que entra pela churrasqueira cair diretamente no motor?

Eu não me recordo como é exatamente essa câmara do F-II, mas fazendo isso você não conseguiria fazer uma adaptação igual a do Guilherme?

[]'s...

Eduardo Velo
19/10/2004, 18:27
L.C. , totalmente inviável , tem que gastar a cabeça pra usar a churrasqueira mesmo ...
Segue croqui da camara e da entrada de ar , ela tem um tampão de borracha embaixo no lado do carona pra lubrificação ...a entrada de ar do lado do motor tem uma chapa com abertura pra baixo e outra parafusada pra cima , sobre ela , com passagem direta para água que cai da churrasqueira , ... chose di lock ...

[]s ...

guilhermeabreu
20/10/2004, 23:58
EDUARDO CHAVES

Quando vc diz : Sabia... o da Kombi nao cabe, eu ja tinha medido; vc se refere aos braços e palhetas?. Se for isto, ja vou me informar de qual carro ele (o eletricista) colocou. Como disse anteriormente ele usou de outro carro.

Eduardo Chaves
21/10/2004, 15:18
Guilherme,

Exatamente, me refiro aos braços e palhetas, já há um bom tempo, queimei os neurônios e diesel atrás do que instalar no lugar dos que eu tenho, que são de fusca, e até hj não consegui uma solução...

Gostei muito de sua adaptação, gostaria realmente de saber o carro de origem dos braços e palhetas para poder viabilizar a instalação...

[]'s...

Eduardo Velo
21/10/2004, 16:19
A palheta original é 13" , esqueci de que carro é , mas é traseira ...

guilhermeabreu
22/10/2004, 10:36
EDUARDO CHAVES

Os braços ele usou do GOL e as palhetas usou de 12" que da 30.48 cm, como vc ja havia falado que a de 40 cm nao dava so daria se fosse de 30cm; bateu com suas medidas.
DETALHE: o eletricista me informou ainda,que teve que fazer uma pequena adaptaçao no eixo (encompridar) dos braços para poder fixar no painel sem ficar forçando o conjunto de motor e braços que saem do motor. RESUMINDO: o ideal EDU, seria vc fazer uma programaçao ai , e dar uma volta por aqui e fazer este serviço completo aqui, e conhecer o meu canto aqui, novos ares e novas trilhas .

Eduardo Chaves
22/10/2004, 13:43
Grande Guilherme...

Olha... realmente é de se pensar...
Qtos km será que dá de Campinas-SP a Campos-RJ ??? hehehe...

Mas vou imprimir este tópico e levar pro eletricista, vamos ver o que ele acha...

[]'s agradecidos...

guilhermeabreu
23/10/2004, 12:25
EDU CHAVES

É um maior prazer receber voces aqui ; a distancia de CAMPOS a CAMPINAS é em torno de 750 Km, pois de CAMPOS a TAUBATÉ é de 570Km, e de TAUBATÉ ate aí deve ser uns 180 Km certo? É um tiro rapidinho.
Um abraço

Eduardo Velo
26/10/2004, 11:36
Essa é a câmara que não permite instalar o limpador como o Guilherme fez ... , serve pra trazer "algo" da Bolivia ou Paraguai , hehehe ...

[]s...

gnecchi
01/11/2004, 19:33
Edu Velo,

Meu limpador do lado do motorista tava blz.... mas depois dos limpadores serem acionados com o capô aberto.... FERROU !!!! pois o capô não permitiu final de curso :cry: :cry:

Agora o limpador do lado do motorista só vai até a metado do curso :evil: :evil:

E realmente o esquema do F3 é uma "M....", pois o acesso às hastes deve ter sido em função da evolução do Eng JOAQUIM :twisted:



[]'s com a visão comprometida em dia de chuva

Eduardo Velo
02/11/2004, 09:41
Marcos , o articulado tem uma mola que não deixa danificar o curso , essa mola pode ter emperrado e deve ter comido os dentes da haste , tira o limpador e passa uma serrinha nso dentes ...

[]s...

Eduardo Velo
30/11/2004, 21:15
Galera , infelizmente , depois de muita procura percebi o seguinte :

O pivo que movimenta o limpador do lado do motorista é do M 608 , porém cortado uns 10 mm da ponta e feito novo canal de trava ...
O Pivo central que movimenta o limpador do carona e tbm o pivo do lado do mot. é o mesmo só que é retirado o pino e colocado um maior passando para os 2 lados ...

Isso significa que a Engesa adaptou os pivos do M608 para o jipe e não tem pra vender no mercado , só na Rota , por $ 40,00 cada , considerando que o do M608 custa $ 37,00 não tá tão fora assim ...

Os braços tbm tem no Rota , tbm é $ 40,00 cada , e os braços do M608 são maiores ...

[]s frustados com a situação ...

gnecchi
01/12/2004, 11:50
Grande Edu Velo,

A hora que eu tiver paciência pra desmontar todo o mecanismo eu tb irei trocar o pivô e braços e assim deixar a casa em dia :wink: :wink:

Por enquanto irei rodar com a "gambi" que fiz pra compensar a mola do articulado que foi pro saco :? :?

Também acho que o valor que a Rota está cobrando é justo.



[]'s com o limpadores funcionando todo dia graças ao São Pedro

Eduardo Velo
02/12/2004, 19:52
Marco e All , comprei o cjto completo do Fase 2/3 por $ 110,00 na Rota com o João , (ele está fazendo pro Marruá tbm , que é um pouco maior , mas é o mesmo esquema) , até que enfim , agora é só montar ...

Realmente o Pivo é do M 608 , é retirado o eixo e soldado/rebitado um eixo menor com canal pra trava no LM (lado Motorista) e prensado um eixo passante com canais pra trava no pivo central , LC ...

[]s...

Eduardo Velo
04/12/2004, 12:39
Mesmo com toda articulação nova , o curso do limpador continuou longo como antes , a solução foi achar um braço de limpador maior com palheta menor , resultado :

Braço do Palio ( lado esquerdo ) e palheta de fusca , pode até ser uma palheta de 11" ... Ficou muito bom ...

´[]s...

Eduardo Velo
25/02/2005, 10:08
Ontem no Ibira descobri , que todos que tem fase 2 passam pelo mesmo aperto , pode deixar aquele maldito curso bem regulado que qdo chove o curso abre e lá vai o limpador pra fora do parabrisa .

Conversando com o Reinaldo , ele colocou um parafuso na churrasqueira pra limitar o curso , APELOU ... , bem eu tbm resolvi APELAR , pq ele achava que com os braços novos resolveria , os do meu Engesa são novos , então não é isso , é que os Engenheiros da Engesa cagaram em mais uma mesmo , sobra pra nós arrumar solução ...

Nero ou Porva , pede pro Reinaldo entrar no site e ver essas fotos , ontem a gente discutiu e acabei fazendo esse Tabajara que ficou muito feio , mas é funcional e não mexe em nada de original , não precisa furar nada , é só confeccionar essa peça e colocar no parafuso do capo ...

[]s...

J.R.
25/02/2005, 17:42
fala edu, tava com um tempinho e acabei vendo sua idéia. já ta na lista de quebra galhos. boa idéia, valeu

Eduardo Velo
25/02/2005, 22:25
Fala Reinaldo , blz ??
Cara , vim com essa peça na cabeça ontem voltando do Ibira ... Como vc colocou um parafuso pra bater por bx e deu certo , pensei numa peça pra bater na parte de cima fazendo a mesma função ...
Fiquei bem irado qdo peguei chuva indo pro Ibira , está tudo novo e ajustado e a bagaça não funciona , vai la na pqp qdo pega água e agarra na borracha do parabrisa , será que os engenheiros da Engesa nunca andaram de Engesa na chuva ???? se deu problema no prim. ano d F2 pq a partir do segundo ano não consertaram ??? , será que pegamos uma estiagem tão grande no final dos anos 80 ???

A borracha está colada e rebitada na peça de ferro que está presa pelo M8 do capo ...

[]s...

NeRo
26/02/2005, 13:22
Edu... o JR fez um limitador bem mais bonitinho pro meu. :mrgreen:
É um pafafuso que limita o curso por dentro da churrasqueira.

guilhermeabreu
26/02/2005, 22:01
EDUVELO

Será que o motor do limpador que funciona girando varias vezes dando volta completa em torno de seu própio eixo , não sofreria dano qdo vc interrompe seu giro com este batente para a palheta não bater na borracha? Seria como o pistão do motor do carro qdo ele estivesse subindo pra fazer a compressão e no meio do caminho da subida houvesse uma centelha e esplodindo a mistura alí existente e fazendo ele descer no meio do caminho da subida ( BATIDA DE PINO) nos motores a combustão por centelha.

ACHO QUE ESTE SISTEMA DE BATENTE IRÁ DANIFICAR ALGUMA COISA EM BREVE.

Eduardo Velo
27/02/2005, 10:08
Fala Guilherme , fica frio camarada , vc já viu como funciona essa tranqueira ???
Sai do motor do limpador com 1 flexível cilindrico , vai pra 2 desses no meio faz o do meio funcionar e leva o funcionamento para o do canto que tem outro , então são 4 flexíveis cilindricos , qdo chega no último , é a soma dos flexíveis . Qdo pega chuva forte com vento , a água faz o limpador deslizar mais , o vento empurra e a soma da sobra dos 4 flex. cil. joga a palheta pra fora do parabrisa que agarra na borracha e não volta .
O que eu e o Reinaldo fizemos , foi colocar um batente pra não haver essa folga , se vc ficar com o dedo segurando pra ela não passar da borracha qdo chove é suficiente , não é o motor que leva a palheta pra fora é soma das folgas ...

O seu não tem problema pq o curso é bem justo , comprei a peça nova e ela já vem com folga que é normal pelo jeito que foi feito , provavelmente o Eng. Joaquim da extinta Engesa aprovou isso ...

[]s...

Eduardo Velo
27/02/2005, 15:07
Ah ... esqueci de mencionar ...
Ontem foi testado , peguei chuva forte com vento e passei umas poçonas dágua e funciono perfeito ...

[]s...

Reptil
04/02/2010, 13:55
Ola pessoal,

Estou a algum tempo tentando soluções para o meu limpador do F1. Estou querendo manter o sistema original (com o interruptor no painel). Será que alguem sabe de que carro é o interruptor original e o relé?

Pedro
05/02/2010, 23:34
Há muitos anos atrás me disseram na GM Accioly que o botão é da Veraneio 82....

Reptil
13/02/2010, 19:03
Valeu pela dica Pedro... vou procurar e verificar. Alguem sabe se dá para ter este sistema de limpador com esguicho, temporizador e pelo menos uma velocidade??? E que não dê tanto problema...

Cabelo F1
17/02/2010, 13:37
Valeu pela dica Pedro... vou procurar e verificar. Alguem sabe se dá para ter este sistema de limpador com esguicho, temporizador e pelo menos uma velocidade??? E que não dê tanto problema...


Boa Tarde Colega!

RELATO

Estava com o meu F1 no estaleiro a 3 anos, aqui no forum existem grandes figuraras com conhecimento de causa, (fica dificil citar nomes,), pode ter certesa que na reforma de do meu Engesa compartilhei varias duvidas com 100% de acerto na pratica.
O que eu posso falar pra vce que não é da aprovação de todos e o seguinte; mudei a posição do limpador do meu F1, para parte de baixo, ficou show de bola, ate hoje não me deu problema.
O meu sistema funciona tudo (Temporizador/esguincho/ e as duas velocidades), o que eu tenho:
-Motor do limpador da kombi 1997 pra frente
-Coluna do Diplomata escamotiavel, com todas funções eletricas em dia)
-O Mais dificil foi associar um relé para funcionar bem com esta configuração, mais arrumei, foi o do limpador do katet, demorei para achar mais deu certinho.
-A ultima etapa foi achar um eletrecista que abraça-se este desafio, pois de +/- 8 eletrecista que jogaram a toalha encontrei um cara que encarou a ideia é fez direitinho o que eu queria.
Foi ele que descobriou o relé e me passou o esquema, o resto foi comigo, ate hoje so alegria.

sds
Cabelo F1

Kim
17/02/2010, 21:15
Cabelo F1!

Estou usando a coluna do Kadett/Monza/Corsa + antigo.

Gostaria de saber sobre tal relê, qual seria a função do maledeto!!

Abraços.

Kim.

Reptil
18/02/2010, 09:44
Valeu pela dica cabelo...

Estou esperando passar o carnaval para levar a viatura no eletricista para dar uma geral. conto com o pessoal para auxilio e dicas para melhorar o sistema.

Abraço!!!

Cabelo F1
19/02/2010, 08:17
Cabelo F1!

Estou usando a coluna do Kadett/Monza/Corsa + antigo.

Gostaria de saber sobre tal relê, qual seria a função do maledeto!!

Abraços.

Kim.

Bom dia Grande Kim!

Desculpa-me pela demora.

Colega, pode ser que tenha outro relê que tenha esta mesma função, mas o que eu consegui achar foi este, olha, procurei +/- uns 12 modelos de carros diferante, e o deu deu certo para minha configuração foi o relê do Kadete depois de vários testes sem chegar ao conteto.
Este relê foi o unico eu achei que abilitou todas funçoes de meu limpador (temporizador/esguincho com trez passada do limpador voltando a sua posição original/e as duas velocidades).

sds
Cabelo F1

Eduardo Velo
19/02/2010, 08:48
O relé do Opala Comodoro tb serve , tem as mesmas funções , é o que vem oiginal nos Fase 2 e 3 , só que usando 2 interruptores de Fiat 147 , 1 com esguicho e intermitente e outro com 2 velociddes ...

Kim
19/02/2010, 21:44
Esse relê seria para o temporizador do esguicho d'água????

Eita que tõ perdido!!!!!!!!!!!!!!!!

Eduardo Velo
19/02/2010, 22:03
Esse relê seria para o temporizador do esguicho d'água????
Eita que tõ perdido!!!!!!!!!!!!!!!!

Esse relé de opala é para o temporizador e tb para o esguicho e 2 velocidades , qdo a Engesa montou o esq. eletr. dos fase 2 e 3 usou 2 interruptores de fiat 147 .

Flavio Junges Pereira
07/11/2011, 21:12
Olá amigo Kim;
Estou ressucitando este tópico porque fazem 8 meses que ninguem posta nada por aqui. Para variar estou com problemas no limpador, mais precisamente nas hastes externas, que seguram as palhetas, e tem aquelas que ficam por baixo da churrasqueira (elasticas) que ora limpam o vidro todo, ora só uma parte.Já li todo o tópico, mas as informações estão muito complicadas. Nunca tinha visto este tipo de mecanismo. A área que é limpa quando a palheta passa, é pequena, fica um meio circulo embaixo do vidro que não é limpo (é claro que todos vão deixar esta meia lua) mas no meu caso ele incomoda porque é justamente o ponto mais solicitado em dias de chuva. Gostaria de minimizar esta meia lua. Depois deste pequeno histórico vamos as perguntas:
Meu Engesa é FII;
Quais as hastes para palhetas recomendadas?
Quais os braços internos (em baixo da churrasqueira) que funcionam bem?
Quais as palhetas que podem ser usadas com melhor desempenho?
Se alguem puder me ajudar fico muito grato.

Um abraço

Kim
07/11/2011, 21:25
Flavio!

Pivos e haste do caminhão MB cabine alta (o conjunto vem para montar 3 limpadores.

Terá que fazer algumas modificações, mais fica perfeito

https://picasaweb.google.com/117104387613456434130/LimpadorDeParabrisaFII

Qualquer coisa, é só chamar!

Abraços.

Kim.

guilhermeabreu
08/11/2011, 00:36
KIM

Repondendo a sua pergunta antiga de qual a função do relê , é que nesta adaptação eu por exemplo usei , o motor e braços da KOMBI e a coluna da direção do ÔMEGA estes dois componentes são incompatíveis , cada marca VW e GM usam sistemas elétricos diferentes , logo o motor do limpador da KOMBI não lê as informações do RELÊ do ÔMEGA , daí o comando do volante não manda a informação correta para o motor , daí qdo vc desliga o limpador ele para na posição que vc desligou , o esguicho não funciona e o temporizador tb não e NEM TODOS ELETRICISTAS SABEM FAZER ESTA ADAPTAÇÃO PARA FUNCIONAR TUDO TENDO O MOTOR DA KOMBI COM COMANDO DO VOLANTE DO ÔMEGA .

Eu mesmo nesta última reforma da troca da carroceria , fiz a parte elétrica com outro eletricista e ele deixou tudo sem funcionar e disse que não tinha jeito pq o motor era da KOMBI e a coluna da direção era do ÔMEGA , na semana que vem vou levar no letricista que fez a adaptação para botar para funcionar tudo direitinho como ele fez da 1º vez .