PDA

Ver Versão Completa : qual rádio devo comprar?

Ismar Leal Machado
14/06/2008, 10:42
Amigos, pretendo comprar um rádio para minha viatura, mas tenho que admitir que não sei nada de rádio, nem como liga, assim podem imaginar o quanto é difícil para mim escolher qual modelo vai atender as minha necessidades. Pretendo usar nas trilhas que faço, e eventualmente em viagem mais longas.
tenho a oportunidade de buscar algo mais moderno no exterior, se alguém puder indicar ficarei grato...
um abraço fraterno a todos...

Gouveia
15/06/2008, 22:21
Ismar, o mais importante do rário é ter com quem falar. Ou seja, veja que tipo de rádio seus companheiros de trilha usam, PX ou VHF? se for comprar PX, compre um Cobra 40 canais AM pois são pequenos e robustos. Se for VHF (PY) sugiro um Yaesu FT2800 = http://www.rigpix.com/yaesu/ft2800m.htm .

Ismar Leal Machado
16/06/2008, 07:26
obrigado, Golveia..
vou olhar com o pessoal...
como disse não entendo nada de rádio, imaginei que houvesse um aparelho que tivesse várias opções conjuntas...

Gouveia
23/06/2008, 12:10
obrigado, Golveia..
vou olhar com o pessoal...
como disse não entendo nada de rádio, imaginei que houvesse um aparelho que tivesse várias opções conjuntas...

Até tem, rádios amadores HF ou "banda corrida" como são popularmente chamados. Exemplos: Yaesu FT-817D, 857D, 897D. Icon IC 7000, etc... mas são muito caros e não recomendo se a pessoa vai usar só na trilha e não é radioamador que gosta de fazer DX (contatos a distância)

Eu tinha um FT-857D na Ranger, desbloqueado, dava pra usar como PX (, VHF e Talk About (com a vantagem de ter 20W pra TA, 50W pra VHF e 100W pra PX). Ainda dá pra ouvir PRF, bombeiro, aviação, etc... Foto em anexo. Eu vendi ele, mas me arrependi, vou comprar outro em breve pra por na Explorer..

Murillus
24/06/2008, 16:58
Ismar,

desculpa mas vou ter que te responder com uma pergunta...

qual é a frequencia que o pessoal da tua regiao usa?
é vhf ou uhf?
é radio cidadao ou é radioamador?

outra pergunta...
vc pretende fixar na viatura ou pretende comprar radio de mao (camado HT) ?

[]s

Murillus
24/06/2008, 17:07
desbloqueado...

Nao querendo polemizar mas... deixco o alerta que desbloquear o radio (popularmente chamado de abrir o radio) é um crime federal...

resumindo... isso é modificar as configuracoes "aceitas" pela ANATEL...

desaconcelho...

de uma lida nos topicos que tem muita coisa sobre radios...

[]s

Ismar Leal Machado
24/06/2008, 17:41
desculpa a demora pessoal, bom perguntei o pessoal do clube e ele usam o vhf. bom vale lembra ao pessoal que não entendo nada de rádio, nada mesmo.. quando falam em (, VHF e Talk About (com a vantagem de ter 20W pra TA, 50W pra VHF e 100W pra PX) para mim é como se não tivesse escrito nada...rssss
o que preciso mesmo é de uma boa orientação, para não comprar um rádio que depois vou ficar na mão, tipo não consegui falar ou mesmo ficar com aquele chiado....
agradeço muito ao amigos que me ajudarem.
em tempo, como havia dito, pensei em comprar nos estados unidos, mas pelo que vejo não vai valer a pena, então, aceito sugestões de lojas que trabalham com o produto indicado e com bom preço..rsssssssss
obrigado pessoal...

Ismar Leal Machado
24/06/2008, 17:46
murilus me esqueci de te responder.
me parece que e rádio amador que o pessoal usa porque tem que fazer prova na anatel.
quanto ao modo de usar é mesmo na viatura.

Murillus
24/06/2008, 18:06
murilus me esqueci de te responder.
me parece que e rádio amador que o pessoal usa porque tem que fazer prova na anatel.
quanto ao modo de usar é mesmo na viatura.

se for isso mesmo, eles usam a faixa do radio amador que gira entorno de 144000 a 148000 mhz...

nessa faixa vc tem a opcao de radio base e HT...

radio base ficam intalados no veiculo... tem em media 50W de potencia o que pode te dar uma cobertura de 50 km...

eu uso estes... alinco dr 130 te... mas te aconcelho os yaessu...

os HT sao radios de mao (portateis) que operam na mesma faixa de frequencia 144000 a 148000 mhz (tb chamada de "2 metros") mas tem somente 5W de potencia ou seja de propicia 5 km de abrangencia em condicoes muito boas... tipo campos abertos... senao isso cai ate pra 1km somente

outra desvantagem do HT é a curta duracao da bateria... ja os base ficam lkigados na bateria do carro...

os TA (talkabout) sao radios que operam em uma frequencia especifica (acho que é 460000 mhz) e usam pilhas... no geral so pegam ate 1 km...

espero ter ajudado...

[]s

PS: veja quais os radios que o pessoal ai usam... inclusive onde eles compram... assim fica mais facil... e se for realmente radioamador, prepare-se pra tb tirar a licença...

Ismar Leal Machado
25/06/2008, 01:26
Murillus, toda informação que vc me der será sempre muito útil.
agora eu lhe pergunto, vc sabe onde posso comprar este modelo "yaessu" que vc indicou com um preço bom? e este modelo não tem um número de identificação que o diferencie, como acontece com os Icon, que tem 8000 ou 2200 ?
obrigado pela atenção, sei que para vcs que entendem deve ser um saco ficar falando coisas tão banais...

Rammster
25/06/2008, 07:15
Grandes, mais importante do que o modelo e registra-lo na anatel depois. Eu fiz isso, fiz a ficha paguei 35 reais e todo ano vou pagar algo em torno de 13reais. Vale a pena, pois posso andar com calma sem me preocupar com os guardas chatos.

Abraços

PXY6504-01
Qra-Antar

Ismar Leal Machado
25/06/2008, 09:11
amigos acabei de fazer uma busca sobre o yaessu ft 2800 que me foi indicado acima. mas um fornecedor me disse que este modelo saiu de linha. veja a mensagem que ele me enviou:

O FT-2800M saiu de linha.
Veja o modelo FT-1802 que entrou em seu lugar em http://www.radiohaus.com.br/detalhes.asp?produto=907

Atenciosamente,

Erwin Hübsch Neto, PY2QI
Depto. Comercial
Radiohaus Radiocomunicação
www.radiohaus.com.br

VISITE A III FENARCOM - www.fenarcom.com.br

O QUE VCS ACONSELHAM?

Tarcisio Pinheiro
25/06/2008, 09:31
Olá amigos,

BLZZ, por ai, me desculpa a intromissão, OK.

Já tive radio PX no passado e na época os radios bons e mais comuns eram o VOYAGER 94 (esse eu tive 1) e o COBRA 148 GTL, esses são radios muito bons.

Conheco pouco de radios e pelo que sei YAESU e uma marca de radio bem superior a essas que eu citei, me parece ser um radio para se comparar com o KENWOOD ou mais.

Aí vai depender do modo de usar e do tamanho do BOLSO !

Sem mais Até!!!:concordo:

Guilherme Velloso
25/06/2008, 12:05
amigos acabei de fazer uma busca sobre o yaessu ft 2800 que me foi indicado acima. mas um fornecedor me disse que este modelo saiu de linha. veja a mensagem que ele me enviou:

O FT-2800M saiu de linha.
Veja o modelo FT-1802 que entrou em seu lugar em http://www.radiohaus.com.br/detalhes.asp?produto=907

Atenciosamente,

Erwin Hübsch Neto, PY2QI
Depto. Comercial
Radiohaus Radiocomunicação
www.radiohaus.com.br (http://www.radiohaus.com.br)

VISITE A III FENARCOM - www.fenarcom.com.br (http://www.fenarcom.com.br)

O QUE VCS ACONSELHAM?
Caro Ismar, eu tenho em minha viatura um VHF - Icon ICV8000, tem boa potência, bem versátil e tem me atendido muito bem.
Mas novamente, rforçando o que outros colegas já falaram, é necessárioa sua homologação junto a Anatel, para andar legalizado;
Falou!!!
Guilherme - pY4 GVD

Murillus
10/07/2008, 15:12
YAESU ou KENWOOD ou ICON sao muito bons...

como Guilherme falou necessárioa sua homologação junto a Anatel, para andar legalizado... pois isso incorre em um crime federal...

no rally dos sertoes de 2006 eles deram uma batida antes da prova e multaram varias equipes....

[]s

Cláudio Brasília
10/07/2008, 21:51
Lá no início alguém que pediu opção no exterior e para aquele que tenha oportunidade de trazer, via amigo ou mesmo pessoalmente; se estiver pensando em rádio para banda 11 metros tem este rádio, que é italiano e muito bom. Tem modulação em FM, também e compressor de audio. Veja detalhes em: http://www.thunderpole.co.uk/intek-m-490-plus.htm
Penso que este é um bom kit e com preço em conta, caso tenha como importar sem frete lá do Reino Unido (UK); espero um dia por a mão em um para fazer um teste bigode a kilometro. Grande abraço a todos.

Murillus
11/07/2008, 16:14
se estiver pensando em rádio para banda 11 metros tem este rádio, que é italiano e muito bom

Claudio,

este radio nao serve pro nosso amigo pois ele usa a faixa de 2 metros... é radioamador mesmo e não radio cidadao...

[]s

Ivan Natal
11/07/2008, 20:05
Claudio,

este radio nao serve pro nosso amigo pois ele usa a faixa de 2 metros... é radioamador mesmo e não radio cidadao...

[]s
Caros colegas
Nunca usei PX , uso VHF porem acho estranho quando vejo alguns colegas falando que usam px em trilhas e passeios pois as informações que tenho me dizem que o PX que nescessita de antenas maiores cobre grandes distancias porem deixa buracos na comunicação quando se estar muito perto, como é o caso de trilhas aonde vc fala com quem está a poucos metros, alem do px não ter a opção de se usar HT que apesar da pouca potencia, o que não vem ser o caso quando a comunicação em comboios ganha em versatilidade pelo fato de vc mesmo fora da viatura está em plena comunicação alem de poder ser adaptado a antena na viatura o que deixa pelo menos em recepção igual a qualquer radio base e as baterias podem ser recaregadas atraves da bateria da viatura(Sou fã de HT).Em VHF alem do mais vc poder ser auxiliado por uma repetidora que normalmente toda região tem a sua (alem de alguns clubes de jeep)aumentando infinitamente a area de comunicação. Quanto a UHF a infromação que tenho e que as ondas transpoem obstaculos tipos paredes e lages porem são de curto alcance sendo assim indicadas para locais fechados tipo segurança de shoop center.
Uso um Icom ICV 8000 que tem 75 W de potencia ou seja um pouco mais que a maioria dos radios, e é bastante robusto, ja naufragei com o carro ficando o PTT embaixo dagua e depois voutou a funcionar normalmente.
Não vejo porem nenhuma reclamação de quem tem outros radio, tipo yaesu kenyood e outros. Quanto a licença não é do radio e sim do operador e é otida na anatel depois de uma prova. A legislação é muita confusa pois trata que a licença é da estação porem nem especifica que equipamento compõem a mesma e o indicativo que é da estação quem responde é o operador.

SDS Ivan Natal

Murillus
13/07/2008, 14:40
A legislação é muita confusa pois trata que a licença é da estação porem nem especifica que equipamento compõem a mesma e o indicativo que é da estação quem responde é o operador.

Ivan,

a licença é tanto pra pessoa quanto pro radio...

na verdade são tres licenças:
1) COER
2) Licença da estação
3) Licença do radio

As duas primeiras vc tira na ANATEL... e vem no seu nome...

A 3ª é de responsabilidade do fabricante do radio... ou seja, é bom consultar a ANATEAL pra saber se o radio é aprovado pra uso no Brasil... eu SEMPRE tenho comigo a licença do meu radio que é um ALINCO DR 140 TE, junto ao COER e a Licença da estação...

Vou tentar melhorar... Fazendo um a comparação com dirigir... o COER é a carteira de motorista... a licença da estação é o documento do carro... e a Lincença do radio é um documento que a montadora (GM) tem que a permite vender a Tracker (minha viatura) no brasil (pois esta dentro da legislação)...

[]s

Ivan Natal
14/07/2008, 14:50
Ivan,

1) COER
2) Licença da estação
3) Licença do radio

A 3ª é de responsabilidade do fabricante do radio... ou seja, é bom consultar a ANATEAL pra saber se o radio é aprovado pra uso no Brasil... eu SEMPRE tenho comigo a licença do meu radio que é um ALINCO DR 140 TE, junto ao COER e a Licença da estação...

Vou tentar melhorar... Fazendo um a comparação com dirigir... o COER é a carteira de motorista... a licença da estação é o documento do carro... e a Lincença do radio é um documento que a montadora (GM) tem que a permite vender a Tracker (minha viatura) no brasil (pois esta dentro da legislação)...

[]s
Veja que confusão na legislação

O COER- Certificado de operador de estação de radioamador praticamente não me dá direito de modular pois somente ele não me dá indicativo Ex PU7 IVA e muinto menos tem numeração alem de ter validade indeterminada. Já a licença para funcionamento de estação tem numero, validade, indicativo e classe ou seja muito mais cabendo estas qualificações a pessoa(operador) alem da prova que o operador é quem faz, dar o direito a licença da estação. O coerente seria que o indicativo e as provas fossem para o COER Certificado de operador e na licença para funcionamento de estação ai sim constaria modelo, numero de serie e outras coisas que identificasem o radio. Deste jeito sim só licenciava estações com radios Homologados. Nunca tive a preocupação quanto a homologação do radio em virtude de uma vez ter feito a consulta e praticamente todos estes radios que estão no comercio estarem homologados.
Abs Ivan
por enquanto ZZ7IVA

Ivan Natal
14/07/2008, 15:23
[quote=Murillus;646257]Ivan,

1) COER
2) Licença da estação
3) Licença do radio

Murilus

Queres ver mais incoerencia.
Ao pé da letra se eu for falar em um outro radio que não seja o meu que ninguem sabe qual eh pois tenho varios ht`s e um base que tambem eh movel e isto não conta na licença da estação, devo me identificar como Ivan e não com o meu indicativo e falar que estou usando a estação Ex zdr4vv que do dono do outro radio. Na pratica isto funciona??? Em que isto modifica a comunicação??? Me desculpe se vc eh Radioamador fervoroso, mais de que adianta aquela linguagem do Q só para confudir pois não diminuem em nada o tempo de transmição, pois foram estes os argumentos que me apresentaram. Quanto as faixas de frequencia e uma outra confusão pois as frequencias que a anatel diz que eh para uso de simplex depois reclamam que está interferindo num satelite americano ao passar por cima do territorio brasileiro Ex 144500. Tem repedirora homologada usando frequencia destinada a simples 145500.

Veja que confusão.

Abs Ivan

Murillus
14/07/2008, 16:13
Ivan,

é confuso mesmo...

to tentando simplificar pros colegas novos....

mas se vc for começar a mexer vai acabar fedendo pois ninguem tem interresse em nosso hobby...

pelo contrario a ANATEL tem "raiva" do radioamador pois muitas vezes atrapalhamos outras frequencias...

[]s

rogeriomasih
16/09/2008, 00:03
Fala, Murillus.

cara, comprei o rádio. Quais os próximos passos (locais e pessoas aqui em Fortaleza)?

Fico no aguardo das tuas orientações.

Murillus
16/09/2008, 15:16
Fala, Murillus.

cara, comprei o rádio. Quais os próximos passos (locais e pessoas aqui em Fortaleza)?

Fico no aguardo das tuas orientações.

Cara,

Aqui em Fortaleza, vc tem que entrar em contato com a LABRE-CE pra eles te ajudarem na obtencao da lisença e COER... procure o Feitosa...

quem tinha o contato dele era o Viriato (PU7 MVV) mas o cara esta sumido das trilhas... talvez vc ligando pra ele possa convence-lo a voltar as atividades 4x4... alem de te ajudar com isso... pois a galera ta com saudades do gv dourado botanto pra gerar nas dunas dos cataventos...

[]s

Gouveia
22/09/2008, 22:23
Nao querendo polemizar mas... deixco o alerta que desbloquear o radio (popularmente chamado de abrir o radio) é um crime federal...

resumindo... isso é modificar as configuracoes "aceitas" pela ANATEL...

desaconcelho...

de uma lida nos topicos que tem muita coisa sobre radios...

[]s

:palmas:

Tá certo! não quero incentivar ninguém a desbloquear seu rádio, hehe

rogeriomasih
23/09/2008, 12:01
Pois eu ainda nem instalei o meu e já estou doido para desbloquear...

Os guardas conferem esse tipo de coisa quando param um carro com rádio?
alguém já passou por isso?

e se descobrir, apreendem o rádio?

Murillus
23/09/2008, 14:06
Pois eu ainda nem instalei o meu e já estou doido para desbloquear...

Os guardas conferem esse tipo de coisa quando param um carro com rádio?
alguém já passou por isso?

e se descobrir, apreendem o rádio?

blitz da anatel é igual a 29 de fevereiro... geralmente nao existe, mas de 4 em 4 anos la esta ele...

pode nunca ocorrer... lembre-se que nos jipeiros somos muito visados... mas se ocorrer, ja viu...

vou fazer uma perguntinha basica: pra que vc quer abrir o radio? da pra fazer radio escuta sem problema com ele original mesmo...

se vc quer utilizar as frequencias "proibidas" sugiro pensar 2,3,4,5 vezes antes disso... ou senao vai acabar na PF tendo que dar esplicacoes e sujando a ficha...

[]s

rogeriomasih
23/09/2008, 15:17
Era só para poder escutar essas frequencias tb. Não tenho a intenção de me comunicar com elas.

Dá para liberar essa escuta sem cometer crime?

Juan
29/09/2008, 09:44
Era só para poder escutar essas frequencias tb. Não tenho a intenção de me comunicar com elas.

Dá para liberar essa escuta sem cometer crime?

Rogerio, as frequencias da policia, bombeiros, etc, são abertas para escutas sim!

O que vc não consegue (teoricamente) é responder na frequencia deles.

Caso a policia te pare e vc nao tenha a licença da Anatel para operar o rádio, vc já estará irregular.

Abraços

Juan Sanchez

rogeriomasih
01/10/2008, 07:23
Pois meu objetivo é somente escutar essas frequencias mesmo; não tenho a menor intenção de responder.

No entanto, logo que comprei um o rádio, liguei para um colega para pegar a frequencia do aeroporto e estava fora da faixa de operação do meu rádio. Procede?

alvaro.jrc
03/10/2008, 14:48
Pois meu objetivo é somente escutar essas frequencias mesmo; não tenho a menor intenção de responder.

No entanto, logo que comprei um o rádio, liguei para um colega para pegar a frequencia do aeroporto e estava fora da faixa de operação do meu rádio. Procede?

Tb sou novato no meio dos rádio, acabei de comprar um Icom 2200H, mas dei uma pesquisada sobre esse lance de frequências, elas dependem de diversos fatores, tipo de rádio, utilização, antena, etc.

Para uma abrangência dessas que vc quer, para ouvir tudo vai precisar de no mínimo 3 rádios diferentes.:mrgreen:

Existem alguns rádios que são desbloqueados e conseguem uma abrangência maior, porém isso é crime federal, se for pego o rádio é apreendido, o sujeito fica com a ficha suja e ainda vai prestar serviço a comunidade.

Procura se informar com alguns jipeiros aí da região se eles costumam usar px ou py, possivelmente seja PY, visto que é uma tendência que o pessoal tem adotado de substituir os px pelos py pela qualidade de suas transmissões e outros fatores tecnicos tb.

No ML encontrei um rádio que seria ideal para jipes, um modelo marítimo, mas só opera em faixas específicas para embarcações, mas o vendedor me garantiu que está pra receber um modelo VHF resistente a água para utilizar em jipe. :palmas:

[ ]s!!

Jonas sat
05/11/2008, 16:31
Amigos,
Sou novo por aqui, já tive PX à uns 15 anos atraz, e parei, e agora pretendo voltar.
Alguem aí sabe se consigo um rádio Cobra 148GTL?
Na minha época era um dos melhores, ou tem algum que "bata" nele hoje em dia?
Grato, e parabens pelo forum.
PS.: Estou citando aqui, pq como já disse, sou novo aqui, e não consegui criar um novo tópico ainda

Murillus
05/11/2008, 18:00
estava fora da faixa de operação do meu rádio. Procede?

Descrição da Freqüência
Cobertura da Frequência
Extremely Low Frequency (ELF)

0 até 3 Khz
Very Low Frequency (VLF)

3 até 30 Khz
Radio Navigation maritime / aeronautical mobile

9 até 540 Khz
Low Frequency (LF)

30 até 300 Khz
Medium Frequency (MF)

300 até 3000 Khz
Rádio AM

535 até 1630 Khz
Travellers Information Service

1610 Khz
High Frequency (HF)

3 até 30 Mhz
Rádio de Ondas Curtas

5.95 até 26.1 Mhz
Rádio Cidadão (PX)

26.96 a 27.86 Mhz
Canais e Freqüências do PX

01 - 26,965 Mhz
02 - 26,975 Mhz
03 - 26,985 Mhz
1T - 26,995 Mhz
04 - 27,005 Mhz
05 - 27,015 Mhz
06 - 27,025 Mhz
07 - 27,035 Mhz
2T - 27,045 Mhz
08 - 27,055 Mhz
09 - 27,065 Mhz
10 - 27,075 Mhz
11 - 27,085 Mhz
3T - 27,095 Mhz
12 - 27,105 Mhz
13 - 27,115 Mhz
14 - 27,125 Mhz
15 - 27,135 Mhz
4T - 27,145 Mhz
16 - 27,155 Mhz
17 - 27,165 Mhz

18 - 27,175 Mhz
19 - 27,185 Mhz
5T - 27,195 Mhz
20 - 27,205 Mhz
21 - 27,215 Mhz
22 - 27,225 Mhz
23 - 27,235 Mhz
24 - 27,245 Mhz
25 - 27,255 Mhz
26 - 27,265 Mhz
27 - 27,275 Mhz
28 - 27,285 Mhz
29 - 27,295 Mhz
30 - 27,305 Mhz
31 - 27,315 Mhz
32 - 27,325 Mhz
33 - 27,335 Mhz
34 - 27,345 Mhz
35 - 27,355 Mhz
36 - 27,365 Mhz
37 - 27,375 Mhz

38 - 27,385 Mhz
39 - 27,395 Mhz
40 - 27,405 Mhz
41 - 27,415 Mhz
42 - 27,425 Mhz
43 - 27,435 Mhz
44 - 27,455 Mhz
45 - 27,465 Mhz
46 - 27,475 Mhz
47 - 27,485 Mhz
48 - 27,505 Mhz
49 - 27,515 Mhz
50 - 27,525 Mhz
51 - 27,535 Mhz
52 - 27,555 Mhz
53 - 27,565 Mhz
54 - 27,575 Mhz
55 - 27,585 Mhz
56 - 27,605 Mhz
57 - 27,615 Mhz
58 - 27,625 Mhz

59 - 27,635 Mhz
60 - 27,655 Mhz
61 - 27,665 Mhz
62 - 27,675 Mhz
63 - 27,705 Mhz
64 - 27,685 Mhz
65 - 27,695 Mhz
66 - 27,715 Mhz
67 - 27,725 Mhz
68 - 27,735 Mhz
69 - 27,745 Mhz
70 - 27,755 Mhz
71 - 27,765 Mhz
72 - 27,775 Mhz
73 - 27,785 Mhz
74 - 27,795 Mhz
75 - 27,805 Mhz
76 - 27,815 Mhz
77 - 27,825 Mhz
78 - 27,835 Mhz
79 - 27,845 Mhz
80 - 27,855 Mhz
Very High Frequency (VHF)

30 até 300 Mhz
Controle remoto de garagens, sistemas de alarmes

40 Mhz (+/-)
Telefones sem fios

40 a 50 Mhz
Babá eletrônica

49 Mhz
Aviões de controle remoto

70 Mhz (+/-)
Carros de controle remoto

75 Mhz (+/-)
Estação espacial MIR:

145 e 437 Mhz
Colares para localização de animais selvagens:

215 a 220 Mhz
Canais de TV - 2-6

54 até 88 Mhz
Rádio FM

88 até 174 Mhz
Guarda-parques Aconcágua

142.8 MHz
Canais de TV - 7-13

174 até 216 Mhz
Super Band (mobile/fixed radio & TV)

216 até 600 Mhz
Ultra-High Frequency (UHF)

300 até 3000 Mhz
Rádios UHF Talkabout Motorola

Canal

MHz

1

462.5625

2

462.5875

3

462.6125

4

462.6375

5

462.6625

6

462.6875

7

462.7125

8

467.5625

9

467.5875

10

467.6125

11

467.6375

12

467.6625

13

467.6875

14

467.7125
Canais 14-70

470 até 806 Mhz
L-band:

500 até 1500 Mhz
Telefones celulares

824 a 849 Mhz
Celular GSM

850 MHz
Novos telefones sem fios de 900 Mhz

900 Mhz (+/-)
Radar de controle de tráfego aéreo

960 a 1215 Mhz
Celular GSM

950 MHz
Sistema de posicionamento global (GPS - Global Positioning System) :

1227 e 1575 Mhz
Telefone via satélite (recepção)

1610 a 1621,35 MHz
Celular GSM

1800 MHz
Personal Communications Services (PCS)

1850 até 1990 Mhz
Celular GSM

1900 MHz
Unlicensed PCS Devices

1910 até 1930 Mhz
Comunicações de rádio no espaço

2290 a 2300 Mhz
Telefone via satélite (transmissão)

2483,5 a 2500 MHz
Superhigh Frequencies (SHF) (Microondas)

3 até 30 Ghz
C-band

3600 até 7025 Mhz
X-band:

7.25 até 8.4 Ghz
Ku-band

10.7 até 14.5 Ghz
Ka-band

17.3 até 31 Ghz
Extremely High Frequencies (EHF) (Millimeter Wave Signals)

30.0 até 300 Ghz
Additional Fixed Satellite

38.6 até 275 Ghz
Radiação Infravermelha

300 Ghz até 430 Thz
Luz visível

430 Thz até 750 Thz
Radiação ultravioleta

1.62 Phz até 30 Phz
Raio X

30 Phz até 30 Ehz
Raio Gama

30 Ehz até 3000 Ehz

Murillus
05/11/2008, 18:11
Freqüências de rádio

http://static.hsw.com.br/gif/radio-spectrum.gif

Nos Estados Unidos, a FCC (Federal Communications Commission) é o orgão regulador da radiodifusão.

O órgão equivalente no Brasil é a ANATEL.

Consulte Como funciona o rádio (http://informatica.hsw.uol.com.br/radio.htm) para obter mais informações sobre as ondas de rádio.

Ao ouvir uma estação de rádio, o locutor anuncia: "você está ouvindo a 91.5 FM WRKX Rock". Isso quer dizer que você está ouvindo uma estação de rádio transmitida por um sinal FM na freqüência de 91.5 megahertz, com as letras WRKX atribuídas pela FCC.

Megahertz significa "milhões de ciclos por segundo", então "91.5 megahertz" significa que o transmissor da estação de rádio oscila numa freqüência de 91.500.000 ciclos por segundo. Sua rádio FM (frequência modulada) pode sintonizar esta frequência específica e receber o sinal de uma estação.

Todos as estações FM transmitem em uma banda de frequência entre 88 e 108 megahertz. Esta banda do espectro eletromagnético é utilizada somente para transmissão de rádio FM.

Já a rádio AM (http://informatica.hsw.uol.com.br/radio8.htm) é confinada em uma banda que vai de 535 a 1.700 kilohertz (kilo significa "milhares", então seriam 535 mil até 1.700.000 ciclos por segundo). Se o locutor de uma rádio AM (amplitude modulada) diz: "esta é a AM 680 WPTF", quer dizer que é uma estação de rádio transmitindo sinal AM em 680 kilohertz e com as letras WPTF atribuídas pela FCC.

As bandas de freqüência mais comuns são:

rádio AM - 535 kilohertz a 1.7 megahertz
rádio de ondas curtas - 5.9 megahertz a 26.1 megahertz
rádio CB - 26.96 megahertz a 27.41 megahertz
canais de TV - 54 a 88 megahertz do canal 2 até o 6
rádio FM - 88 megahertz a 108 megahertz
canais de TV - 174 a 220 megahertz do canal 7 até o 13
Um aspecto interessante das ondas de rádio é que cada tecnologia wireless tem a sua pequena faixa de banda disponível. Existem centenas delas. Por exemplo:

controle remoto de garagens, sistemas de alarmes (http://informatica.hsw.uol.com.br/alarmes-antifurto.htm), etc: em torno de 40 megahertz
telefones sem fios (http://informatica.hsw.uol.com.br/telefones-sem-fio.htm): 40 a 50 megahertz
babá eletrônica: 49 megahertz
aviões de controle remoto (http://informatica.hsw.uol.com.br/brinquedos-radio-controlados.htm): em torno de 72 megahertz
carros de controle remoto (http://informatica.hsw.uol.com.br/brinquedos-radio-controlados.htm): em torno de 75 megahertz
colares para localização de animais selvagens: 215 a 220 megahertz
estação espacial (http://informatica.hsw.uol.com.br/estacoes-espaciais.htm) MIR: 145 megahertz e 437 megahertz
telefones celulares (http://informatica.hsw.uol.com.br/celular.htm): 824 a 849 megahertz
novos telefones sem fios de 900 MHz: em torno de 900 megahertz.
radar de controle de tráfego aéreo (http://informatica.hsw.uol.com.br/controle-de-trafego-eua.htm): 960 a 1,215 megahertz
sistema de posicionamento global (GPS - Global Positioning System) (http://informatica.hsw.uol.com.br/receptores-gps.htm): 1,227 e 1,575 megahertz
comunicações de rádio no espaço: 2290 megahertz a 2300 megahertz
Por que a banda da rádio AM vai de 550 a 1.700 kilohertz enquanto a banda da rádio FM vai de 88 a 108 megahertz? Estas escolhas são aleatórias e estão relacionadas com a história.

A rádio AM é mais antiga do que a FM. As primeiras transmissões de rádio aconteceram em 1906 e a alocação de freqüências para a rádio AM ocorreu nos anos 20 (antes mesmo da fundação da FCC). Nesta época, as rádios e a capacidade dos equipamentos eletrônicos eram muito limitadas, por isso a rádio AM só captava baixas freqüências.

Os canais de TV (http://informatica.hsw.uol.com.br/televisao.htm) praticamente não existiam até 1946, ano em que a FCC começou a estabelecer a banda de transmissão para as televisões. Em 1949, um milhão de pessoas tinham televisões e, em 1951, esse número aumentou para 10 milhões em toda a América.

A rádio FM foi inventada por um homem chamado Edwin Armstrong. O objetivo era transmitir música em alta fidelidade e sem a interferência de eletricidade estática. Ele construiu a primeira estação em 1939, mas a rádio FM só se tornou popular na década de 60. Por isso, as freqüências da rádio FM são mais altas.

para ficar mais facil pescar... basta imprimir isso...

Bruno Sander
17/12/2008, 23:09
Putz...
Murillus, PARABÉNS!
Você deu uma Senhora aula...
Até eu, que não entendo NADA de Rádio, já fiquei um pouco mais familiarizado (Valeu)!

E, aproveitando os seus conhecimentos...
Farei a Transamazônica em Fevereiro de 2009 com minha Nissan Frontier SEL 2008 + 04 outros carros (de "conhecidos virtuais" aquí do Fórum que moram no Nordeste) e, UMA CONDIÇÃO PARA PARTICIPAR DA EXPEDIÇÃO É TER RÁDIO PY (VHF de 2 mts) no carro.
Assim como o colega Forista que abriu o tópico, TAMBÉM NÃO ENTENDIA (quase) NADA DE RÁDIO! Com sua aula melhorou um pouco!

Mas...
Qual Rádio recomenda que eu compre ????
Pensei no Yaesu 4800 ou Yaesu 7800... Além do preço, não entendí qual a diferença entre os dois!
Outra coisa...
Moro em BH-MG, então, como devo proceder para me "regularizar" e o rádio comprado para instalá-lo em minha Picape ????
Quais empresas (ou orgãos) devo procurar ?????

Muitíssimo obrigado!

alvaro.jrc
17/12/2008, 23:18
Nãoooooooo!!! O Sander desistiu dos tópicos sobre PKPs e veio zoar no de rádio!!! :twisted:

Bruno os Yaesu são ótimos rádios, mas considere também uma ótima opção o ICOM IC-V8000, ou como alternativa mais barata o IC-2200H, eu uso este último e não queixas.

Sobre a legalização, procure a LABRE de BH que eles lhe ajudarão.

[ ]s!!

Bruno Sander
20/12/2008, 11:14
Alvaro,
Obrigado pela ajuda.
Hoje fechei negócio com o Guincho (Comprei o Warn 9.5Ti)!
Agora falta o PY e os Pneus MUD...
Aí sim a Ivete estará pronta para a Transamazônica.

Ps. Você me indica onde comprar o PY (VHF 2mts) ?????

Bruno Sander
20/12/2008, 11:27
Inclusive, dêem uma olhadinha nestes Links...
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-86112727-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-84370187-yaesu-ft-1802-transceptor-vhf-2-metros-50-watts-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-86135184-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-86089965-radio-yaesu-ft-7800r-dual-band-vhfuhf-50-watts-_JM

Qual destes é o melhor ????
Qual vocês recomendam ????

Muito obrigado!

lpfm
20/12/2008, 17:15
Bruno,
quando estiver em sp , passa na rua santa efigenia. Precos imbativeis. Comprei meu yaesu ft 8900 la. No mais eh homologa-lo junto a labre e fazer o curso pra tirar o PU. Fora isso, eh pedir ajuda para o Mestre Murillus que domina o assunto e tem paciencia com ignorantes como nos!!
abs,
lp

Bruno Sander
22/12/2008, 12:24
Risos...
Mas, preciso do Rádio instalado e FUNCIONANDO em minha Picape até o dia 31 de Janeiro de 2009 (e antes disto não irei à SP)!
Espero que o Murilus possa me dar uma ajudinha...

lpfm
22/12/2008, 14:04
Risos...
Mas, preciso do Rádio instalado e FUNCIONANDO em minha Picape até o dia 31 de Janeiro de 2009 (e antes disto não irei à SP)!
Espero que o Murilus possa me dar uma ajudinha...
Nesse caso, o problema nem eh tanto comprar e instalar. Mas vc estara usando um radio pirata e isso tem consequencias legais. Curso de radio amador (anatel) e homologaçao junto a labre nao tem data, so ano que vem me disseram. E como vc ta com pressa, sugeriria alugar um HT para sua viagem depois vc providencia um pro carro para ficar instalado!
abs,
lp

lpfm
22/12/2008, 14:05
a proposito o radio precisa ter o numero FCC ID. se nao tiver isso nao consegue homologaçao

Bruno Sander
29/12/2008, 16:30
Mas o curso de Rádio Amador + Homologação demora mais que 30 dias ???
Se eu comprá-lo até, no máximo, 10 de Janeiro de 2009, não seria possível conseguir a "Licensa de uso" até o final de Janeiro ?????
Obrigado!

marc7767
03/01/2009, 22:00
Olá, Bruno:

Você não necessita da homologação do rádio. Você só vai ter problemas neste sentido se for parado em uma fiscalização da Anatel, pois esta informação, sobre os aparelhos homologados, ninguém tem ou quer saber. É um problema secundário. E nos meus 13 anos de radioamador, eu só vi fiscalização da Anatel em casos absurdos, como nos casos de rádios piratas ou do imbecil que resolveu operar uma estação de mais de 1000 watts, aqui em Curitiba. Em outras palavras, não é necessário cadastrar o rádio que irás usar, junto à Anatel.

O que se dá comumente é o sujeito ser parado em uma blitz policial sem estar devidamente licenciado como radioamador e com autorização para operação móvel (que se obtém juntamente com a autorização para operação de estação fixa, bastando, para tanto, optar), e o policial implicar. Isso ocorre às pampas.

Quanto aos cursos para o radioamadorismo, tem de todo tamanho e para as mais diversas finalidades. Os mais curtinhos, para a realização da prova para classe C, duram em média duas semanas.

Agora, a licença de uso de estação de radioamador é condicionada à realização de prova, que, uma vez superada, necessita de formalização, pelo interessado, junto à Anatel, para obtenção do prefixo. Isso deve demorar no mínimo um mês. Com sorte.

Depois disso, é só pagar as anualidades em dia e nunca mais vais ter problemas ou apreensões. Vale a pena.

Abraços,

Marcelo.

Murillus
11/01/2009, 16:08
O que se dá comumente é o sujeito ser parado em uma blitz policial sem estar devidamente licenciado como radioamador e com autorização para operação móvel (que se obtém juntamente com a autorização para operação de estação fixa, bastando, para tanto, optar), e o policial implicar. Isso ocorre às pampas.

na maioria das vezes nao da problema...

o correto é voce desligar o radio antes de entrar na blitz evitando despertar a "curiosidade" do policial...

eu normalmente desligo meu radio e retiro o ptt... assim parece um toca-fitas... e ninguem vai ficar fuçando seu carro por isso...

se o ploicial quiser implicar com voce ele tem o extintor de incedio, cinto de seguranca, luz de placa, pisca alerta, luz de re, luz de frio, pneus pra fora do veiculo, pneus carecas, quebramato, xenons... e ainda a documentacao do carro...

[]s
entao ser pego numa blitz pelo radioamador é ser azarado... ne...

marc7767
12/01/2009, 15:25
Murillus disse:

se o ploicial quiser implicar com voce ele tem o extintor de incedio, cinto de seguranca, luz de placa, pisca alerta, luz de re, luz de frio, pneus pra fora do veiculo, pneus carecas, quebramato, xenons... e ainda a documentacao do carro...

[]s
entao ser pego numa blitz pelo radioamador é ser azarado... ne...

Olá, Murillus: eu concordo em parte. Se o policial está com más intenções, todo motivo é motivo prá criar problemas. Além disso, você pode esconder o ptt, mas a antena não tem jeito de ficar colocando e tirando. Não acho que valha a pena dar chance ao azar e acabar perdendo o radinho ou, o que é pior, com o carro apreendido.

Um abraço,

Marcelo.

Murillus
15/01/2009, 00:03
Olá, Murillus: eu concordo em parte. Se o policial está com más intenções, todo motivo é motivo prá criar problemas. Além disso, você pode esconder o ptt, mas a antena não tem jeito de ficar colocando e tirando. Não acho que valha a pena dar chance ao azar e acabar perdendo o radinho ou, o que é pior, com o carro apreendido.

Marcelo,

salvo engano, a lei nao preve apreencao nem do carro nem do radio...

na verdade o que pode ser feito é lacrar o radio pra que voce nao uso o ptt...

a radio-esculta é permitida a todos os cidadaos... mas transmitir é de cunho privativo dos radioamadores legalmente registrados...

mas acho melhor nao dar chance ao azar... tira logo a licensa e o COER... nao vai levar nada mais que um mes de leitura e depois so 01 horinha de prova pra resolver isso...

73

PU7 MMU

alvaro.jrc
15/01/2009, 12:34
Outra que para poder utilizar repetidoras só com o registro.

Já baixei algumas apostilas em pdf estou estudando e mês que vem devo procurar a LABRE ou a ANATEL daqui.

Acho difícil ter algum problema com Blitz, mas por mais remota que seja a possibilidade detestaria que acontecesse, portando não vale a pena permanecer na ilegalidade. :concordo:

[ ]s!!

marc7767
15/01/2009, 16:43
Murillus disse:

salvo engano, a lei nao preve apreencao nem do carro nem do radio...

na verdade o que pode ser feito é lacrar o radio pra que voce nao uso o ptt...

Olá, Murillus:

Talvez você tenha razão, mas eu duvido que se o guarda criar caso, você não saia da blitz pelo menos sem o radinho. Vai explicar legislação para o guarda...

Abraços,

Marcelo (PU5MVE).

Bruno Sander
19/01/2009, 09:49
Primeira etapa vencida...
Pessoal, PASSEI NA PROVA DE RADIOAMADOR CLASSE C !!!!!!!!!!!!
Agora, já posso ter o Rádio VHF na Picape sem me preocupar com fiscalização ou com os "Homi"...
Bom dia,PU4-BUI QRL...

Bruno Sander

marc7767
19/01/2009, 13:39
Parabéns, Bruno. Bem vindo ao time.

Abraços,

Marcelo.

marcelo.conrado
15/02/2009, 18:21
Não sabia desta complicação toda para utilizar rádio em carro, para se comunicar em trilhas com os amigos.
Acabei de comprar um rádio para minha picape, modelo Yaesu FT 7800 R e comprei também um portatil HT Icom IC V8~.
Não sei se este rádios são bons, afinal, não conheço nada sobre rádios deste tipo, só sei que o rádio FT 7800 R é dual band, ou seja, deve operar em PX e VHF, acho que é isso.
Tenho algumas perguntas:

1. Só preciso pagar a licença na Anatel e aguardar ou pelo fato do meu rádio ser dual band, terei que fazer algum tipo de prova?

2. Não poderei utilizar nenhum dos meus rádios até que esta licença seja concedida? Na prática existe real fiscalização ou posso solicitar a licença, pagar as taxas e já começar a utilizar?

3. Alguém saberia me informar um locar, onde eu possa fazer a instalação deste equipamento na picape? Algum local em São Paulo - Capital, que seja especializado nestas instalações?

4. Este equipamento que comprei é bom ou comprei um mico? Sei que deveria ter perguntado antes.......

Obrigado,

Marcelo

marc7767
16/02/2009, 15:27
Já respondido em outro tópico.

Abraços.

pmarc
18/03/2009, 14:55
Não sabia desta complicação toda para utilizar rádio em carro, para se comunicar em trilhas com os amigos.
Acabei de comprar um rádio para minha picape, modelo Yaesu FT 7800 R e comprei também um portatil HT Icom IC V8~.
Não sei se este rádios são bons, afinal, não conheço nada sobre rádios deste tipo, só sei que o rádio FT 7800 R é dual band, ou seja, deve operar em PX e VHF, acho que é isso.

Marcelo, está muito bem servido de rádio. Icom é uma marca excelente. Se a instalação foi bem feita, não com que se preocupar.

Agora, quanto aos outros comentários: assim como tem que ter registro do veículo e CNH, tem que ter COER e licença de estação para operar rádio. Não é complicação, é legislação.

O teu rádio é dual-band VHF e UHF, nas frequencias de radioamador.
PX é o prefixo de estações do serviço de radio do cidadão, não o nome do serviço em si.

Tenho algumas perguntas:

1. Só preciso pagar a licença na Anatel e aguardar ou pelo fato do meu rádio ser dual band, terei que fazer algum tipo de prova?

Tem que fazer a prova, esperar o COER e aí pedir a licença de estação.
No momento da expedição do COER e da licença incide taxa. No caso da licença, a taxa é anual.

2. Não poderei utilizar nenhum dos meus rádios até que esta licença seja concedida? Na prática existe real fiscalização ou posso solicitar a licença, pagar as taxas e já começar a utilizar?

Tem que esperar a licença para poder operar.
Operar sem licença é crime. Isso independe de fiscalização.

4. Este equipamento que comprei é bom ou comprei um mico? Sei que deveria ter perguntado antes.......

O equipamento é bom. Resta saber se foi instalado de maneira competente.

Murillus
24/03/2009, 15:55
O Rádio Ft 7800 R é Dual Band, Ou Seja, Deve Operar Em Px E Vhf, Acho Que é Isso.

Problema Do Dual Band é A Antena Que Se Deve Usar...

pmarc
25/03/2009, 12:48
Problema Do Dual Band é A Antena Que Se Deve Usar...

É só usar uma antena dual band.

Quando, num equipamento de radioamador, se diz dual band, ele é VHF e UHF (2m e 70 cm).

Basta usar uma antena dual band. Eu tenho duas, uma que é 1/4 e outra que é 5/8 de onda em 144MHz.

No Gol, eu usava a 1/4 sobre a base magnética no teto. Na atual viatura, não sei como vou fazer ainda.

Chokytu
25/03/2009, 16:00
Pessoal, aqueles rádios Talkabout da motorola, é possivel converssar com rádios px/py??? Por exemplo, tenho o talkabout e alguém na trilha tem px, é possivel efetuar contato entre os dois??
Grato.

marc7767
25/03/2009, 21:52
Olá, Chokytu:

Acredito que com relação aos PX, infelizmente não. As frequências são diversas. O que pode acontecer é que alguém tenha algum PY "aberto", que possa se comunicar com você na mesma frequência dos seus talkabouts. Para isso, você tem que verificar a frequência deles e pedir para o proprietário do PY sintonizar na mesma frequência, caso o rádio do mesmo tenha abrangência esta faixa do espectro. Caso contrário não.

Abraços,

Marcelo.

Chokytu
25/03/2009, 22:26
Valeu Marcelo pelo esclarecimento, mas na verdade eu não possuo os talkabout, estou perguntando pois estou em duvida entre eles e o PX.
Abraço.

marc7767
25/03/2009, 22:38
Olá, Chokytu:

Como se fala em futebol, "cada um é cada um", mas se fosse para mim, iria de PX, sem dúvida. A única chateação é se inscrever na Anatel e, uma vez por ano, pagar a anualidade da autorização para operação da estação móvel (e outra fixa, se você quiser). Não precisar fazer prova nem nada e o número de usuários é imenso. Quanto ao talkabout, você tem uma melhor qualidade na recepção e só.

Abraços,

Marcelo.

Mkaye
27/03/2009, 23:23
Olá amigos,

Também estou querendo comprar um radio.
Como também sou leigo no assunto, preciso da ajuda de vocês.

O modelo que estou querendo é o Yaesu FT-7800R

Gostaria da ajuda de vocês para esclarecimentos sobre este equipamento, instalação e antena.

1) O equipamento é bom??

2) Existe necessidade de partir para a serie 8800 e 8900? Qual seria a diferença entre eles?

3) A viatura em questão é uma Pajero TR4 c/ dvd de tela retratil, portanto o espaço é limitado.
Onde devo instalar ? na mala do carro? embaixo do banco? porta luvas?
Pela descrição do produto, percebi que é bem flexivel quanto à instalação.

4) Quando vocês falam sobre "qualidade na instalação", o que estaria em destaque neste ponto ??

5) Sobre a antena...
Eu gostaria de usar a melhor antena possivel com o menor tamanho.
Isso seria possivel ? ou a qualidade do sinal esta ligada ao tamanho da antena?
Qual seria a menor antena possivel para o produto funcionar em perfeitas condições?

6) Ouvi falar sobre "serviços extra" no aparelho para pegar frequencias adicionais, incluindo compatibilidade com os talkabout, etc...
Devo fazer esse serviço ? (o vendedor me entrega pronto por 50 pratas a mais)

Desde já agradeço a ajuda

Abraço !!!!!!!!!!!!!

cleudes ferreira da costa
30/03/2009, 16:55
CAROS AMIGOS EU TENHO UM RADIO YAESU E ELE E BLOQUEADO ALGUEM SABE DE UM ESQUEMA DE DESBLOQUEIO ,POR FAVOR ME PASSEM OBRIGADO .:roll:

rogeriomasih
22/04/2009, 20:48
Pessoal, aqueles rádios Talkabout da motorola, é possivel converssar com rádios px/py??? Por exemplo, tenho o talkabout e alguém na trilha tem px, é possivel efetuar contato entre os dois??
Grato.

Não entendo praticamente nada sobre o tema...mas vou tentar contribuir:

comprei um par de talkabout motorola que possui 22 canais. O primeiro canal opera em 462.5625 MHz e o último em 462.7250 MHz (com variações de 50MHZ entre os canais). Os 07 primeiros canais operam em GMRS/FRS; os 07 seguintes em FRS; e os demais em GMRS.

Acho que para conseguir falar com estes rádios, o teu tem que ser UHF e operar nestas frequências.

no tópico abaixo existem explicações mais detalhadas:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=30927

hagel
01/05/2009, 11:38
Olá amigos,

Também estou querendo comprar um radio.
Como também sou leigo no assunto, preciso da ajuda de vocês.

O modelo que estou querendo é o Yaesu FT-7800R

Gostaria da ajuda de vocês para esclarecimentos sobre este equipamento, instalação e antena.

1) O equipamento é bom??

SIM. É DUAL BAND, ou seja, opera em 2m (VHF) e 70cm (UHF).

2) Existe necessidade de partir para a serie 8800 e 8900? Qual seria a diferença entre eles?

A diferença entre os modelos das séries citadas é o preço e a operação em CROSSBAND, ou seja, você pode operar nos modos V/V, U/U e V/U. O que significa isso (pra quem ainda tá lendo e aprendendo...): ouve em uma banda e fala em outra. Você pode ouvir em uma frequencia e falar em outra, só na banda de 2m, só na banda de 70cm, ou nas duas.
Ex.: Eu posso programar pra ouvir em 146.100 e falar em 147.100. (V/V)
Posso também programar para ouvir em 467.000 e falar em 468.000 (U/U)
E também posso programar para ouvir em 146.100 e falar em 468.000 (V/U)

Outro item é que estes rádios possuem VFO duplo, ou seja, pode escutar duas frequencias ao mesmo tempo. Se eu não me engano o FT-7800R só pode ouvir em uma frequencia (1 VFO). Ele é dual band, mas se colocar pra scannear/ouvir as bandas ele corre todo a faixa do VHF e só depois vai pra faixa de UHF.

3) A viatura em questão é uma Pajero TR4 c/ dvd de tela retratil, portanto o espaço é limitado.
Onde devo instalar ? na mala do carro? embaixo do banco? porta luvas?
Pela descrição do produto, percebi que é bem flexivel quanto à instalação.

Caso não deseja instalar o rádio inteiro é possível comprar o kit extensor: um cabo que você liga entre a frente destacável e o rádio. Instala ele escondido em algum lugar e coloca só a frente c/ ptt perto do painel.

4) Quando vocês falam sobre "qualidade na instalação", o que estaria em destaque neste ponto ??

Qualidade na instalação significa instalar o rádio adequadamente (elétrica) e principalmente INSTALAR A ANTENA corretamente. Quando se instala um rádio é preciso medir a estacionária (potência que retorna ao rádio devido a falha no casamento de impedâncias entre cabo, rádio e antena. Como se faz isso: para rádios VHF/UHF não precisa ter tamanho de cabo específico como no PX (5,5m). É colocar o cabo que precisar e ajustar a antena (no tamanho da vareta ou bobina) para acertar o ROE (que deve estar próximo de 1/1). ROE 1/1 siginifica que toda a potência emitida pelo rádio está sendo emitida pelo sistema de antena/cabo. É difícil ter ROE 1/1 pois todo sistema sempre apresenta perdas. Uma ROE abaixo de 1/1,5 já é uma boa instalação. Dizem que até 1/2,5 não dá tanto problema.

O que acontece se eu instalar um rádio e antena e não ajustar a ROE: PODE QUEIMAR A SAÍDA DO RÁDIO, pois se a ROE estiver muito alta, quando você apertar o PTT toda a potência vai voltar pro rádio e daí.... chora!!!!

5) Sobre a antena...
Eu gostaria de usar a melhor antena possivel com o menor tamanho.
Isso seria possivel ? ou a qualidade do sinal esta ligada ao tamanho da antena?
Qual seria a menor antena possivel para o produto funcionar em perfeitas condições?

Antenas existem de tudo que é tipo e marca. Nem sempre as maiores antenas são as melhores, mas na grande maioria é a verdade. O que eu quero dizer: não adianta ter uma "baita antena" com uma ROE muito alta. O sistema não vai ficar bom...

6) Ouvi falar sobre "serviços extra" no aparelho para pegar frequencias adicionais, incluindo compatibilidade com os talkabout, etc...
Devo fazer esse serviço ? (o vendedor me entrega pronto por 50 pratas a mais)

Saiba que abrir o rádio (aumentar a faixa de TX) é ilegal... Mas todo mundo abre! Se você solicitar esse serviço, garanta que o cara saiba bem o que está fazendo para não estragar o rádio. (E sempre vai estragar depois de um tempo no qual ele não vai mais aceitar dar "garantia" do serviço e daí... chora de novo...")
O TalkAbout opera em uma frequencia de UHF que os rádios de 70cm(UHF) podem operar, após a abertura da frequencia (462.xxx).
Para ouvir, geralmente não precisa mexer nada.
O FT-7800R recebe na faixa 108 a 520 MHz, e 700 to 999.99Mhz.
Só precisa abrir PARA FALAR com TalkAbout...

PX não dá pra pegar com rádio dual-band VHF/UHF.
PX opera na faixa de 11m (frequencia 27mhz).
VHF opera na faixa de 2m (frequencia 144Mhz).
UHF opera na faixa de 0,7m (frequencia 430Mhz).

Abrir o rádio só aumenta um pouco a faixa que ele opera, ou seja: se eu compro um rádio VHF ele vem na faixa de 144-146 que é a de radioamador. Após a abertura ele pode operar na faixa de 138-174...
Mas não tem como abrir ele até 27mhz (faixa do px) pois é outra faixa de frequencia (chamada só de HF).

Espero ter esclarecido a todos.

Abraços a todos.

Marcio Martin
02/05/2009, 10:19
Aproveitando o Tópico e q o amigo Hagel entende do assunto..rsss

Comprei a algum tempo o rádio Motoradio FA-M21 analógico, veio sem antena, paguei por ele 130,00 sem conhecer nada sobre o rádio, sei q não era roubado ok...hehe.
Gostaria de saber se é um bom equipamento para uso em trilhas, vou instalar no JPX, alguma recomendação sobre a anena ideal? Dicas ou recomendações

[]´s

hagel
02/05/2009, 10:57
Caro amigo,

Não conheço o FA-M21, mas pelo que vi na internet ele é um bom rádio PX (apesar de mais antigo) e pode ser aberto para ter 39 canais positivos (iguais ao de qualquer rádio PX simples) + 15 negativos...
Não tenho como te dar opinião sobre um rádio que não conheço, mas... tenho um Claricon 23canais aqui (beemmmm antigo) e funciona melhor do que um Cobra DXIII que tenho... Na minha opinião, qto mais velho, melhor...

Quanto a antena já fiz testes com antena bobinada, aquelas da aquario menores e maria-mole. Pra PX na viatura, qto maior a antena melhor. Tenho uma maria-mole instalada e pega mto mais que as outras que testei.

Marcio Martin
02/05/2009, 13:01
Valeu Hagel...

[]´s

pmarc
04/05/2009, 08:51
Aproveitando o Tópico e q o amigo Hagel entende do assunto..rsss

Acho que realmente o Hagel esgotou o assunto :palmas:

Um toque que ajuda, é a antena ficar o mais alto possível.

Estou com um Aquario B-2050, é aquela bobinada, com meio metro de comprimento.
Por enquanto, só usei em comboio e foi bem. Preciso testar na estrada ainda.
Em todo caso tenho uma daquelas de 1,6m... que quero testar também, mas não sem antes ver a estacionária.

O problema é o portão do meu prédio, que tem míseros 2m de altura. Então qualquer coisa pega....

Guilherme A. Araújo
25/05/2009, 14:04
Pessoal, me diz uma coisa, o Px fala qtos km de distancia??
E o PY??Se tiver repetidora fala mais longe??

pmarc
26/05/2009, 11:05
Px fala qtos km de distancia??

Depende da(s) antena(s) e da propagaćão

E o PY??Se tiver repetidora fala mais longe??depende da frequencia, da(s) antena(s), da propagaćão, da potência e do relevo.

[] indeterminados

Guilherme A. Araújo
26/05/2009, 18:02
Depende da(s) antena(s) e da propagaćão

depende da frequencia, da(s) antena(s), da propagaćão, da potência e do relevo.

[] indeterminados
Entao...
Pergunto pelo seguinte, já ouvi dizer que px dá pra falar bem mais de 500km de distancia, mas fica um ponto cego entre 15km e uns 60km, depois pega que é uma beleza. Como fazer isso??

E já ouvi falar tbm que py fala a mais de 2mil km de distancia, porém a uns 5 anos atras meu pai tinha fazenda a 200km daki, e tinha py nas caminhonetes da fazenda e na dele, mas nao conseguia falar daki lá, só a uns 100km de distancia...

Ambos em condiçoes normais de instalaçao, com estacionária dentro dos conformes e uma antena de até 1,62 fala qto mais ou menos??

pmarc
27/05/2009, 08:46
Então...
Pergunto pelo seguinte, já ouvi dizer que px dá pra falar bem mais de 500km de distancia, mas fica um ponto cego entre 15km e uns 60km, depois pega que é uma beleza. Como fazer isso??

Basicamente existem 3 tipos de propagacão.

Onda direta: é como funciona a maioria das comunicacões em VHF e acima. Também chamado de linha de visão.
Onda Terrestre: é a maneira pela qual se conduz a maior parte das comunicacões em frequências abaixo dos 3.5 MHz.
Reflexão Ionosférica: é como acontece a maior parte das comunicacões em HF. A faixa dos 11m (27MHz) é HF.

Tem também uns modos de propagacão esquisitos, como ducting, reflexão lunar, meteor scatter, tropo scatter, mas não vem ao caso, pois são situacões esporádicas (ou nem tanto) e não servem para o estabelecimento de um link confiável.

Então, respondendo tua pergunta: Esse ponto cego é o limite entre a onda direta e a distância do primeiro salto ionosférico.

http://www.radio-electronics.com/info/propagation/ionospheric/nvis.gif

E já ouvi falar tbm que py fala a mais de 2mil km de distancia, porém a uns 5 anos atras meu pai tinha fazenda a 200km daki, e tinha py nas caminhonetes da fazenda e na dele, mas nao conseguia falar daki lá, só a uns 100km de distancia...
Então...

Radioamadores podem usar uma ampla gama de frequências.

É possível sim comunicacões em distâncias grandes, quando houver um (ou mais) saltos ionosféricos.
Eu mesmo já falei de São Paulo a Jujuy na Argentina, durante o dia em 28MHz.

http://ham-shack.com/images/sky-wave_propagation.jpg

Em veículos, normalmente usa-se VHF, por conta do tamanho das antenas.
Em VHF, para contatos DX, é necessário um equipamento mais diferenciado e um pouco mais de preparacão.
A distância "máxima" para contatos em VHF, sem uso de repetidora está em torno de 50km. Afinal, a propagacão se dá pela onda direta, e essa sofre o efeito da curvatura da terra.

Consegui explicar ou compliquei tudo?

Murillus
27/05/2009, 10:32
Paulo Marcondes,

me atrevendo a completar... cito: Sarmento Campos (http://blog.sarmento.eng.br/)...

... A propagação de ondas de rádio em HF, falaremos das variações típicas da ionosfera.

Graças à existência da dependência da ionosfera com a radiação solar, é evidente que mudanças na posição elativa entre Terra e Sol (rotação e translação), bem como mudanças nos padrões de radiação solar, irão influenciar como a ionosfera se comporta.

As variações “típicas”, e que podem ser relativamente preditas e antecipadas classificam-se nas seguintes categorias:

1 - Dia e Noite
2 - Sazonal (estação do ano)
3 - Geográfica
4 - Cíclica

http://blog.sarmento.eng.br/up/s/sa/blog.sarmento.eng.br/img/ion_layers_4px.jpg

http://blog.sarmento.eng.br/2009/03/15/entendendo-a-propagacao-ionosferica-parte-2/ (http://blog.sarmento.eng.br/2009/03/15/entendendo-a-propagacao-ionosferica-parte-2/)

[]s

PU7 MMU

Guilherme A. Araújo
27/05/2009, 13:48
Basicamente existem 3 tipos de propagacão.

Onda direta: é como funciona a maioria das comunicacões em VHF e acima. Também chamado de linha de visão.
Onda Terrestre: é a maneira pela qual se conduz a maior parte das comunicacões em frequências abaixo dos 3.5 MHz.
Reflexão Ionosférica: é como acontece a maior parte das comunicacões em HF. A faixa dos 11m (27MHz) é HF.

Tem também uns modos de propagacão esquisitos, como ducting, reflexão lunar, meteor scatter, tropo scatter, mas não vem ao caso, pois são situacões esporádicas (ou nem tanto) e não servem para o estabelecimento de um link confiável.

Então, respondendo tua pergunta: Esse ponto cego é o limite entre a onda direta e a distância do primeiro salto ionosférico.

Então...

Radioamadores podem usar uma ampla gama de frequências.

É possível sim comunicacões em distâncias grandes, quando houver um (ou mais) saltos ionosféricos.
Eu mesmo já falei de São Paulo a Jujuy na Argentina, durante o dia em 28MHz.

Em veículos, normalmente usa-se VHF, por conta do tamanho das antenas.
Em VHF, para contatos DX, é necessário um equipamento mais diferenciado e um pouco mais de preparacão.
A distância "máxima" para contatos em VHF, sem uso de repetidora está em torno de 50km. Afinal, a propagacão se dá pela onda direta, e essa sofre o efeito da curvatura da terra.

Consegui explicar ou compliquei tudo?

Bom, ficou bem melhor sim, com certeza.
Agora, o que fazer no rádio PX pra conseguir falar com esta distancia, longe??
Tem que fazer alguma modificaçao, ou uma antena grande?? O q fazer?

No caso do Py, tendo repetidoras fala-se bem mais longe entao né?
Quanto menor a frequencia de transmissao maior a distancia??

Faço estas perguntas pq possuo um PX, mas uso só pra falar com os amigos nas trilhas e nas estradas converdando com os caminhoneiros pra saber movimento etc..
Pretendo colocar um PY no meu carro e um no do meu pai, que vive viajando tbm, assim poderiamos conversar onde nao tem sinal de celular coisas rápidas, etc...

pmarc
29/05/2009, 11:30
Agora, o que fazer no rádio PX pra conseguir falar com esta distancia, longe??
Tem que fazer alguma modificaçao, ou uma antena grande?? O q fazer?

Uma antena melhor, com certeza. Não necessariamente maior.

No caso do Py, tendo repetidoras fala-se bem mais longe entao né?

Mas aí que está transmitindo é a repetidora!

Quanto menor a frequencia de transmissao maior a distancia??

Em geral sim. Mas nem sempre.

Faço estas perguntas pq possuo um PX, mas uso só pra falar com os amigos nas trilhas e nas estradas converdando com os caminhoneiros pra saber movimento etc..
Pretendo colocar um PY no meu carro e um no do meu pai, que vive viajando tbm, assim poderiamos conversar onde nao tem sinal de celular coisas rápidas, etc...

Olha, para vc conseguir falar com alguém que esteja muito, muito longe, você teria que atracar uma repetidora que conseguisee atracar outra, para aí sim ser ouvido do outro lado.

Se não me engano, as repetidoras são instaladas de tal forma a não se atracarem mutuamente...

Outra alternativa seria achar uma repetidora Echolink de um lado e outra do outro lado.

Em geral, se a distância dor superior a uns 100km, esqueça VHF FM com polarização vertical.

pmarc
29/05/2009, 11:32
Paulo Marcondes,
me atrevendo a completar... cito: Sarmento Campos (http://blog.sarmento.eng.br/)...

tnx PU7MMU de PU2PIX 73

RAFAEL KIPPER
08/06/2009, 19:58
Olá!
Pretendo comprar um PY, poso adquirilo oriundo do Paraguai, por encomenda ou no camelodromo se Nota Fiscal ?
Se futuramente quiser fazer as devidas documentaçao vou conseguir?

NeMéZiO
21/07/2009, 20:21
Tenho dois rádios VHF. Um Base e um HT. Acho que para off-road não tem tecnologia melhor.

Murillus
22/07/2009, 16:09
Tenho dois rádios VHF. Um Base e um HT. Acho que para off-road não tem tecnologia melhor.

pro teu kit ficar completo so falta um telefone via SAT...

kkk... brincadeirinha...

os radios de VHF são muito bons pro off road...

[]s

NeMéZiO
22/07/2009, 23:51
Pois é Murillos, um HT é muito útil quando se sai do Jipe para estudar as "passadas".
Um abraço

Direct USA
05/08/2009, 18:28
Cobra 19 dx ou ultra lll , sao os mais cotados aqui nos estados unidos por
4x4 donos e caminhoneiros.
184544

BimRondonia
09/08/2009, 01:41
Muito perigoso, em minha região teve um jovem detido pela policia rodoviaria federal por obstrução da Justiça. Os policiais aferiram o rádio e detectaram que ele estava aberto. Responde processo criminal atualmente. Muito cuidado. Obrigado!!!

Murillus
10/08/2009, 18:13
Muito perigoso, em minha região teve um jovem detido pela policia rodoviaria federal por obstrução da Justiça. Os policiais aferiram o rádio e detectaram que ele estava aberto. Responde processo criminal atualmente. Muito cuidado. Obrigado!!!

TEORICAMENTE:::

radio aberto nao é proibido... proibido é interferir na conversacao...

radio aberto pode ser recolhido... mas o proprietario nada deve responder... escuta pode ser feita sem problema... tem inclusive jurisprudencia sobre isso...

se tiver um radio aberto e intervir... isso sim é crime...

[]s... pu7 mmu em qap e qrv...

mas eu nao abro meu radio nem a pau... 100% correto... é minha garantia...

JORGE CAMOI
30/08/2009, 00:18
TEORICAMENTE:::

radio aberto nao é proibido... proibido é interferir na conversacao...

radio aberto pode ser recolhido... mas o proprietario nada deve responder... escuta pode ser feita sem problema... tem inclusive jurisprudencia sobre isso...

se tiver um radio aberto e intervir... isso sim é crime...

[]s... pu7 mmu em qap e qrv...

mas eu nao abro meu radio nem a pau... 100% correto... é minha garantia...gente a conclusão que cheguei,na trasamazonica,que devo estar fazendo em março não pega nada de radio e tel via satelite ou internet...podem me ajudar a esclarecer isso...abraços

Murillus
30/08/2009, 10:58
gente a conclusão que cheguei,na trasamazonica,que devo estar fazendo em março não pega nada de radio e tel via satelite ou internet...podem me ajudar a esclarecer isso...abraços

pergunte ao sergio holanda (holanda pe) pois ele tem muita experiencia...

[]

JORGE CAMOI
31/08/2009, 08:31
pergunte ao sergio holanda (holanda pe) pois ele tem muita experiencia...

[]

Pois é com ele mesmo que farei a expedição em março...rsrs,vou dar uma ligada pra ele..abraços

Waldir Carlos
13/09/2009, 12:41
Uma antena melhor, com certeza. Não necessariamente maior.

Olá pmarc sou leigo no assunto. Lendo esse e outros tópicos, acabei me decidindo pelo ICOM IC8000-V 75W. Irei instalar na minha Pajerinho [trilhas]. Fui orientado para adquirir uma antena Aquário M-400C. Comprei. A dúvida agora é com relação ao suporte para instalar a antena. Baixei o manual da M-400C e está escrito que os suportes da série M-500, M-550, M-600, M-650, M-700K e M-801K, servem.

Desses citados, me interessei pelo modelo M-500, mas não estou encontrando. Estou indo ao Rio de Janeiro essa semana. Localizei uma loja no centro que tem o modelo M-600. Custa $ 50,00. Poderia me orientar?

[]s

dcifu
19/10/2009, 18:26
pessoal,

Com o Yaesu 857 eu consigo pegar PY PX e Talk about ? Ele e HT, mas dá para programar os canais do PX ?

Obrigado,

Daniel

dcifu
22/10/2009, 14:56
Como sei se um modelo é homologado na ANATEL ? Tenho que homologar também o radio ? Estou querendo trazer dos USA um Yaesu 7900 ou um 8900 (que é quadriband). Alguem sabe se eles são homologados ?
Obrigado,
daniel

Geist
22/12/2009, 15:52
Até tem, rádios amadores HF ou "banda corrida" como são popularmente chamados. Exemplos: Yaesu FT-817D, 857D, 897D. Icon IC 7000, etc... mas são muito caros e não recomendo se a pessoa vai usar só na trilha e não é radioamador que gosta de fazer DX (contatos a distância)

Eu tinha um FT-857D na Ranger, desbloqueado, dava pra usar como PX (, VHF e Talk About (com a vantagem de ter 20W pra TA, 50W pra VHF e 100W pra PX). Ainda dá pra ouvir PRF, bombeiro, aviação, etc... Foto em anexo. Eu vendi ele, mas me arrependi, vou comprar outro em breve pra por na Explorer..
BOA TARDE, TO QUERENDO COMPRAR UM RADIO PRA FALAR COM PX E COM JIPES QUE GERALMENTE USAM VHF, ESSE 857 É BOM PRA ISSO? FUNCIONA BEM COM PX? TEM QUE TER 2 ANTENAS? PRECISA DESBLOQUEAR PARA FALAR COM PX? SE ALGUEM QUISER POSTAR AQUI OU QUISER ADD MEU MSN AI PRA TIRAR UMAS DUVIDAS REFERENTES A ISSO FICO GRATO, MSN: geist84@gmail.com

abraço.

Marcio Martin
22/12/2009, 16:37
Com meu Samurai veio um desses, não sei e nunca usei rádio, alguém possui algum manual em portugues de uso e funcionamento?

Marcio

Cobra 19 dx ou ultra lll , sao os mais cotados aqui nos estados unidos por
4x4 donos e caminhoneiros.
184544

André-4WD
23/12/2009, 14:50
Como sei se um modelo é homologado na ANATEL ? Tenho que homologar também o radio ? Estou querendo trazer dos USA um Yaesu 7900 ou um 8900 (que é quadriband). Alguem sabe se eles são homologados ?

No site da ANATEL tem como ver a lista dos homologados! Na pagina principal da ANATEL vc entra em "Comunicações via Radio" e depois "consultar radios certificados". Abre uma janela do SGCH, sistema de Gestão de Certificação e Homologação" e vc procura por marca, modelo etc... ok???

Mas pelo que vi, nao sao homologados!!
andré

rogeriomasih
24/12/2009, 01:35
Sempre achei que aquele equipamento específico - e não a referência/modelo - é que deveria ser homologada pela ANATEL.

Murillus
24/12/2009, 08:01
Sempre achei que aquele equipamento específico - e não a referência/modelo - é que deveria ser homologada pela ANATEL.

a ANATEL como todos os orgaos governamentais brasileiros preza pela burrocracia...

mas ate certo ponto eles esta certos...

ja pensou vc atrapalhando as comunicaoes por ai seja ela um imples sinal de tv ou ate mesmo uma comunicaco com um piloto ???

mas a maioria dos aparelhos podem ser usados e ja esta homologados...

[]s

uvantuil
31/05/2010, 12:00

Vi seu post... e surgiu uma dúvida, tem como eu por um rádio (e qual), e ele além de funcionar durante a trilha e etc.... mas tipo chegou no destino uma cachoeira.. ainda ter comunicação com o povo que ficou no carro usando um talk About?
Como funciona?
Instalação complicada?
Antena tem que ser aquelas "maria mole"?

brocadocj
18/10/2010, 12:19
Amigo, preciso um radio para instalar no sitio e outro no carro, que vai ficar em media 50 km de distancia, com que radio e com que antena falo nessa distancia?

se for isso mesmo, eles usam a faixa do radio amador que gira entorno de 144000 a 148000 mhz...

Nessa faixa vc tem a opcao de radio base e ht...

Radio base ficam intalados no veiculo... Tem em media 50w de potencia o que pode te dar uma cobertura de 50 km...

Eu uso estes... Alinco dr 130 te... Mas te aconcelho os yaessu...

Os ht sao radios de mao (portateis) que operam na mesma faixa de frequencia 144000 a 148000 mhz (tb chamada de "2 metros") mas tem somente 5w de potencia ou seja de propicia 5 km de abrangencia em condicoes muito boas... Tipo campos abertos... Senao isso cai ate pra 1km somente

outra desvantagem do ht é a curta duracao da bateria... Ja os base ficam lkigados na bateria do carro...

Os ta (talkabout) sao radios que operam em uma frequencia especifica (acho que é 460000 mhz) e usam pilhas... No geral so pegam ate 1 km...

Espero ter ajudado...

[]s

ps: Veja quais os radios que o pessoal ai usam... Inclusive onde eles compram... Assim fica mais facil... E se for realmente radioamador, prepare-se pra tb tirar a licença...

VetranoJR
26/10/2010, 09:59
Bom dia pessoal !

Estou querendo adquirir um PY para o jipão, andei vendo uns ICOM e YAESUS, qual dessas duas me recomendam ? Estarei indo na Sta. Ifigênia sábado, alguém pode me indicar uma loja confiável para comprar este tipo de aparelho ?

Obrigado :p

Guilherme A. Araújo
15/11/2010, 19:29
Vi seu post... e surgiu uma dúvida, tem como eu por um rádio (e qual), e ele além de funcionar durante a trilha e etc.... mas tipo chegou no destino uma cachoeira.. ainda ter comunicação com o povo que ficou no carro usando um talk About?
Como funciona?
Instalação complicada?
Antena tem que ser aquelas "maria mole"?
Talkabout usa frequencia de UHF, algumas delas cmo subton, para isso, como sao mais usados o vhf, se quiser falar com os talkabout, terá que ter no minimo um Dual band, que é VHF e UHF, e devera ser desbloqueado, pois as faixas TalkAbout nao sao de radioamador.
Co um UHF desbloqueado, conseguirá falar com os TA..
Possuo um radio Yaesu FT-8900R que inclusive faz repetidora em crossbando, ou seja, posso usar um TA para falar em VHF qdo estiver proximo do local em que meu radio está operando...

uvantuil
15/11/2010, 19:49
VLW GUILHERME....
Tem problema ter o radio desbloqueado?Fiscalizações e os ome do lisarb afora....??

Guilherme A. Araújo
15/11/2010, 20:19
Sim, qqr alteraçao no equipamente é tido como crime, pois é ilegal.
Porém a maioria faz isto.
Se for pra dar pepino vai dar.
Mas quem te o poder para a fiscalizaçao do equipamento é a ANATEL, entao se alguem te parar e quiser apreender o seu radio ou etc, o correto é este oficial chamar alguém credenciado pela ANATEL para que se dirija até o locar e fazer a vistoria no radio pra ver se ele esta dentro das especificaçoes originais.
E depois disso partir para os tramites caso o equipamento esteja modificado.
Lembrando que se vc tiver o COER a possbilidade disso ocorrer é quase remota...

uvantuil
16/11/2010, 07:34
VLW GUILHERME,
BROTHER vi umas fotos de um troller branco numa expedição no pantanal em 2009 .... recorda o que aconteceu com o troller???
vi radiador, vi ele sem rodas... ou foi desmontado apenas para darem um banho nele....??

Guilherme A. Araújo
16/11/2010, 10:45
VLW GUILHERME,
BROTHER vi umas fotos de um troller branco numa expedição no pantanal em 2009 .... recorda o que aconteceu com o troller???
vi radiador, vi ele sem rodas... ou foi desmontado apenas para darem um banho nele....??
Hehe, esse é o nosso SEVERINO.
Nao aconteceu nada com ele nao, apenas quando chegamos de trilhas do pantanal fazemos isso lá na oficina da fazenda.
Desmontamos ele pra tirar o barro e a areia fina que destroi com tudo, lavamos inteiro, engraxamos o que tem que engraxar e montamos denovo.
Fazemos uma revisao geral nele!!!

Murillus
26/11/2010, 10:40
Hehe, esse é o nosso SEVERINO.
Nao aconteceu nada com ele nao, apenas quando chegamos de trilhas do pantanal fazemos isso lá na oficina da fazenda.
Desmontamos ele pra tirar o barro e a areia fina que destroi com tudo, lavamos inteiro, engraxamos o que tem que engraxar e montamos denovo.
Fazemos uma revisao geral nele!!!

quem sabe sabe...

eu pago 50 latinhas por uma lavagem porca...

e depois de 3meses la se vai rolamentos e lonas de frio...

[]s

J Carlos
29/11/2010, 22:35
Talkabout usa frequencia de UHF, algumas delas cmo subton, para isso, como sao mais usados o vhf, se quiser falar com os talkabout, terá que ter no minimo um Dual band, que é VHF e UHF, e devera ser desbloqueado, pois as faixas TalkAbout nao sao de radioamador.
Co um UHF desbloqueado, conseguirá falar com os TA..
Possuo um radio Yaesu FT-8900R que inclusive faz repetidora em crossbando, ou seja, posso usar um TA para falar em VHF qdo estiver proximo do local em que meu radio está operando...

Guilherme, o 8900 mesmo sem ser aberto, ele se comunica com um TA ? Escuta aviação ?
Qual o valor em média de um 8900 hoje ?
Valeu.

Guilherme A. Araújo
29/11/2010, 22:38
Guilherme, o 8900 mesmo sem ser aberto, ele se comunica com um TA ? Escuta aviação ?
Qual o valor em média de um 8900 hoje ?
Valeu.
Nao, nao comunica.
Sim, ouve aviaçao.

Na verdadem qqr radio que nao seja "desbloqueado" somente opera nas faixas de radioamador, as outras, apenas escuta.
No Brasil um 8900 está em torno se R$2.200,00
No PY paguei no meuR$1.200,00

J Carlos
29/11/2010, 23:38
Nao, nao comunica.
Sim, ouve aviaçao.

Na verdadem qqr radio que nao seja "desbloqueado" somente opera nas faixas de radioamador, as outras, apenas escuta.
No Brasil um 8900 está em torno se R$2.200,00
No PY paguei no meuR$1.200,00

Um 8800 desbloqueado,´(prá falar com os TA) só prá trilha e corujar acha que está de bom tamanho ? Verifiquei agora no Mercado Livre , fica + ou -R$ 1.350.

Guilherme A. Araújo
30/11/2010, 10:33
Um 8800 desbloqueado,´(prá falar com os TA) só prá trilha e corujar acha que está de bom tamanho ? Verifiquei agora no Mercado Livre , fica + ou -R$ 1.350.
Na verdade, qualquer dual band(VHF/UHF) desbloqueado consegue se comunicar com os TA, entao, até um 7900, que tbm destaca a frente, se nao me engano, e que deve ser ainda mais barato já vai estar de bom tamanho.
o 8900 na verdade, comprei de alegre, pq acho que nunca vou usar as outras bandas dele, hehehe...

J Carlos
30/11/2010, 20:58
Na prática como funciona o cross band no 8800 ? Qual seria uma boa antena para esse equipamento ?
Valeu

Guilherme A. Araújo
30/11/2010, 23:21
Na prática como funciona o cross band no 8800 ? Qual seria uma boa antena para esse equipamento ?
Valeu
Funciona como uma repetidora normal, mas, no alcance da sua antena...
Como é somente ocm banda cruzada, vc só pode fazer em VHF>UHF ou vive-versa.
Pode usar um TA fora do carro que vai transmitir na frequencia VHF usada pela sua turma, bem como receber nele tbm o que for falado na frequencia....
Como para todo dual band, uma antena ideal seria uma Dualband...
qr uma dual, ou uma Comet Japao, que é triband e é o bicho das antenas...

J Carlos
03/12/2010, 15:04
Na sua opinião, qual é o melhor : IC-2720 ou FT-8800 ?

Guilherme A. Araújo
03/12/2010, 15:59
Na sua opinião, qual é o melhor : IC-2720 ou FT-8800 ?
Sou mais qqr um da Yesu, muito mais facil de mecher, de configurar, etc...
Os Icom, sao muito bons tbm, mas as funçoes deles sao combinaçoes de teclas e isso complica muito na hora de fazer alguma programaçao ou configuraçao.
Eu nao gosto de Icom!

J Carlos
04/12/2010, 21:42
Fiz uma busca na net, o problema é que os vendedores não tem nota fiscal, semana passada a secre taria da fazenda deu um bote nos correios aqui, foi um caminhão de material apreendido sem NF, como o valor do rádio é alto, não estou querendo arriscar. Quem tem NF cobra mais 10% e tudo a vista fica + ou - R$ 1.400 + o frete. Vou aguardar até janeiro, mesmo porque apenas no dia 15 de janeiro acertei com um cara da Anatel para verificar quando tem prova´, até lá vou ficar de olho prá ver se aparece uma oportunidade. Obrigado Guilherme.

André Pereira
06/12/2010, 00:03
Pessoal,

tal qual o Ismar, tenho dúvidas sobre o rádio q devo comprar. Também eu não entendo nada do assunto. Pretendo, porém, adquirir um rádio, que pretendo tb licenciar. Preciso que ele me permita comunicar: em trilhas, com outros que nela estejam; no trânsito urbano e rodoviário, com outros motoristas; em locais distantes e inóspitos (em expedições, especialmente). Alguém poderia me ajudar, indicando as marcas, modelos e preços dos equipamentos que possam me atender(e tb onde comprar)? obrigado!

André Pereira

Guilherme A. Araújo
06/12/2010, 23:08
Pessoal,

tal qual o Ismar, tenho dúvidas sobre o rádio q devo comprar. Também eu não entendo nada do assunto. Pretendo, porém, adquirir um rádio, que pretendo tb licenciar. Preciso que ele me permita comunicar: em trilhas, com outros que nela estejam; no trânsito urbano e rodoviário, com outros motoristas; em locais distantes e inóspitos (em expedições, especialmente). Alguém poderia me ajudar, indicando as marcas, modelos e preços dos equipamentos que possam me atender(e tb onde comprar)? obrigado!

André Pereira
Melhor custo beneficio, Yaesu FT-1802(se achar ainda) ou o FT-1900, que substitui 1802.
Prefira Yaesu, é mais facil de mecher, de configurar, de achar assistencia e quase todos que tem radio tem yaesu e portanto, sabem mecher bem com ele, caso precise de ajuda.
Os outros modelos, Dual Band ou com potendia de 75wats essas coisas, nao terá necessidade....

pmarc
07/12/2010, 10:25
Preciso que ele me permita comunicar: em trilhas, com outros que nela estejam; no trânsito urbano e rodoviário, com outros motoristas; em locais distantes e inóspitos (em expedições, especialmente).

Putz, André.

Você quer um rádio que fale com todo mundo e mais um pouco!

Pra esse rádio aí ficar perfeito, só preciso acrescentar 4 requistos:

custar menos de R$ 300
ser leve (menos de 500g
bateria com duração de 15 dias com regime de trabalho (TX/RX) de 50%
não precisar de antena. :dance:

Sugiro que você defina melhor os seus requisitos, pra não correr o risco de comprar um equipamento caro, com recusrsos que você não use nunca!
Aguarde até janeiro, que devo escrever um mini-manual com essas informações mais básicas.

Alguém poderia me ajudar, indicando as marcas, modelos e preços dos equipamentos que possam me atender(e tb onde comprar)?

Dá uma olhada na Radiohaus (http://www.radiohaus.com.br).

André Pereira
08/12/2010, 10:23
Prezados,

sendo inteiramente ignorante acerca do assunto, o que pretendo é, como disse, um rádio que, instalado no carro, me permita manter contato com outros rádios que estejam próximos ou distantes. É que o veículo tem uso múltiplo (vias urbanas, rodovias e trilhas) e expedições (lugares distantes e desabitados, às vezes sem qualquer tipo de assistência por centenas de quilômetros).

Assim, gostaria de um rádio que tivesse esses recursos, mesmo que somente fosse empregá-los extraordinariamente (acho que valerá à pena, em caso de uma quebra do veículo lá depois de onde o "judas perdeu as botas"). Assim, gostaria de saber os modelos e marcas que me podem atender, bem como os preços aproximados, para que possa fazer uma escolha. Exemplo, já ouvi falar de um yaesu ft 857 D. Ele me atenderia? Quais outros me atenderiam?

Obrigado,

André

pmarc
09/12/2010, 19:32
Exemplo, já ouvi falar de um yaesu ft 857 D. Ele me atenderia? Quais outros me atenderiam?

Oi André,

Dá uma olhada na Radiohaus (http://www.radiohaus.com.br), o Erwin tem vários equipamentos que te atendem, todo legalizados, com garantia. Paga-se por isso :???:

Qualquer rádio moderno multimodo, multibanda deve te atender. O problema é o quanto dele será subutilizado.
Outras opções são, o Yaesu FT857D que você indicou, o Alinco DX-70TH (http://rigpix.com/alinco/dx70th.htm), o Icom IC-706 (http://rigpix.com/icom/ic706mkiig.htm) (qualquer versão, mas refira o MkIIG), ou o Kenwood TS-480SAT (http://rigpix.com/kenwood/ts480sat.htm).

Mas veja se você vai usar mesmo tudo isso, pois esses equipamentos são bem mais caros e maiores que os VHF ou VHF/UHF. E ainda tem a complicação de montar mais antenas (ler abaixo)

Para operar em HF, é altamente recomendável um "antenna tuner", que de todos os modelos que eu relacionei, só o 480 tem. Mas tanto Icom quanto Yaesu tem os seus respectivos. Só recomendo, para instalação no carro um sintonizador de antena automático. Tem vários modelos compatíveis com os rádios, que funcionam automaticamente.

Ah, um aviso da Icom, sobre produtos falsificados (http://www.icom.co.jp/world/notice/index.html).

De qualquer forma, além de um equipamento desses HF-VHF-UHF, vai precisar também de um PX. Como esses são bem mais baratos, não dói tanto no bolso, mas o problema é como/onde montar tantas antenas.

São pelo menos duas: PX e uma dual-band (VHF/UHF). Recomendo que você procure antenas com conector NMO. Precisa furar a lataria para instalar, mas se for bem feito, não vai dar problema nunca.

Para as expedições, talvez você queira mais uma para HF. HF móvel é um troço meio especializado e não é muito fácil achar quem opere dessa maneira aqui nessas terras. Aí eu recomendaria uma antena específica (baseado apenas na literatura disponível), que é a Hi-Q (http://www.hiqantennas.com). Acho que é mais cara das screwdrivers, mas me parece realmente ser a melhor de todas.
Montar uma antena dessas também é um desafio á parte.

A montagem mais interessante que eu ví foi de alguns sujeitos que montaram ela dobrada sobre o teto do carro, com um motor para fazer a elevação. Neste caso, me parece que ele operavam apenas quando estacionário.

Porém, se for operar HF apenas quando estacionário, um dipolo comum, de fio, dá conta do recado, ou alguma das muitas dipolos e direcionais desmontáveis que estão no mercado. Ou faça a sua. É mais fácil que levantar a suspa do carro.

Esse cara é uma inspiração, ele criou o CommoJeep (http://www.commojeep.com). Mas é o tipo de coisa que só é possível nos EUA, por causa de todos os equipamentos especiais que ele usou.

O console de teto é uma excelente opção, mas meu carro tem teto solar, que eu nem gosto (nunca uso) então não dá pra instalar mesmo.

André Pereira
10/12/2010, 15:56
Valeu, Paulo!
Muito obrigado!

André Pereira
12/12/2010, 11:01
Paulo (e outros que me possam auxiliar),

para o uso que pretendo dar, além do rádio (e das antenas), que mais devo comprar?
Pergunto porque, indagando numa loja, disseram-me da necessidade de adquirir um outro equipamento (acho que o vendedor se referiu a um "fc").
Na verdade, pois, o que precisaria seria de uma lista completa do que devo adquirir, para que não tentem me "empurrar" itens desnecessários, bem como para que eu -que nada conheço sobre o assunto (pelo que a ideia é adquirir e ir aprendendo)-compre todo o indipensável.
Além disso, gostaria de conhecer as dimensões dos itens necessários, para ver se consigo ajustá-los ao veículo.
obrigado,

André

pmarc
13/12/2010, 01:38
Paulo (e outros que me possam auxiliar),

para o uso que pretendo dar, além do rádio (e das antenas), que mais devo comprar?

Andrépara instalação no carro, é só rádio, cabo(s) e antena(s).

Nunca ouvi falar em fc.

Faça a instalação bem caprichada: força vem direto da bateria, com fio grosso (4mm^2) ou maior) com isolação que aguente temperatura, e terminais argola crimppados (não soldados) presos direto no conector da bateria. Não esqueça dos fusíveis entre bateria e rádio, bem perto da bateria.

Procure ai as fotos da instalação que fiz no meu carro.

Dfpf
16/12/2010, 12:01
Alguém sabe onde compro um PY em BH para instalação no painel de minha viatura? Não queria o portátil não...

Murillus
17/12/2010, 10:24
Prezados,

sendo inteiramente ignorante acerca do assunto, o que pretendo é, como disse, um rádio que, instalado no carro, me permita manter contato com outros rádios que estejam próximos ou distantes. É que o veículo tem uso múltiplo (vias urbanas, rodovias e trilhas) e expedições (lugares distantes e desabitados, às vezes sem qualquer tipo de assistência por centenas de quilômetros).

Assim, gostaria de um rádio que tivesse esses recursos, mesmo que somente fosse empregá-los extraordinariamente (acho que valerá à pena, em caso de uma quebra do veículo lá depois de onde o "judas perdeu as botas"). Assim, gostaria de saber os modelos e marcas que me podem atender, bem como os preços aproximados, para que possa fazer uma escolha. Exemplo, já ouvi falar de um yaesu ft 857 D. Ele me atenderia? Quais outros me atenderiam?

Obrigado,

André

De forma geral,

1a. coisa e a mais importante é que todos no comboio devem ter o mesmo tipo de radio...

2a. coisa é que ou se usa um px (radio cidadao) ou se usa um "PY" (vhf 144 a 148 MHz)... pois de forma grosseira, os "px" nao conseguem falar como os "py" e virce-versa...

3a. coisa é saber qual o tipo de comunicacao que o pessoal da tua regiao usa... aqui no ceara nos usamos a frequencia de 144.400MHz... logo nao adianta ter um PX por aqui pra falar com jipeiro...

4a. coisa é estar regularizado na anatel... se PX = radio cidadao... se "PY" = radioamador... ambos tem que tirar licenca na anatel...

5a. coisa é saber instalar o bichinho direito evitando problemas futuros...

[]s

Murillus
17/12/2010, 10:33
Andrépara instalação no carro, é só rádio, cabo(s) e antena(s).

Nunca ouvi falar em fc.

Faça a instalação bem caprichada: força vem direto da bateria, com fio grosso (4mm^2) ou maior) com isolação que aguente temperatura, e terminais argola crimppados (não soldados) presos direto no conector da bateria. Não esqueça dos fusíveis entre bateria e rádio, bem perto da bateria.

Procure ai as fotos da instalação que fiz no meu carro.

Andre,

eu optaria por usar um radio na faixa de 2 metros... 144 a 148 MHz... radioamador...

assim vc poderia ter acesso a varios contatos entre jipeiros e outros radioamadores... veja bem... a lista da frequencias usadas por jipeiros neste mundao chamado de Brasil:

162.710 MHz - Maranhão
152.250 MHz – Amazonas
148.820 MHz - Mato Grosso do Sul
147.700 MHz – Minas Gerais
146.610 MHz - Rio Grande do Norte - Jeep Ação
146.520 MHz - Socorro para radioamador
146.480 MHz - Bahia
145.600 MHz - Pernambuco - Recife 4x4
145.510 MHz - Santa Catarina
145.500 MHz - Goiás - Jipeiros de Cristo
145.500 MHz – Rio Grande do Norte
145.440 MHz - Piauí - Jeep Clube de Teresina
145.180 MHz - Brasília
145.145 MHz – Ceará - Rapaziada 4x4 Off Road (alternativo)
145.100 MHz - Rio Grande do Norte - Mossoró Jeep Clube
144.970 MHz - Socorro para radioamador
144.800 MHz - Ceará - Comando Apache (a confirmar)
144.500 MHz - Ceará - Comando Apache (a confirmar)
144.440 MHz - Goias - Cupim de Aço
144.440 MHz - Goiás - Jipe Clube de Goiás
144.400 MHz - Goiás - Jipe Clube Goiâno
144.400 MHz – Ceará - So Jeep do Brasil
144.400 MHz – Ceará - Treme terra
144.400 MHz – Ceará - So Tracao
144.400 MHz – Ceará - Amigos da Trilha
144.400 MHz – Ceará - Stauros Adventure
144.400 MHz – Ceará - Zueira Off Road
144.400 MHz – Ceará - Renegados Off Road
144.400 MHz – Ceará - Birutas Off Road
144.400 MHz – Ceará - Ninjas Off Road
144.300 MHz – Ceará - Rapaziada 4x4 Off Road
144.160 MHz – Pernambuco
144.160 MHz - Alagoas - Jeep Clube de Maceió
144.160 MHz - Paraíba
143.230 MHz - São Paulo

Murillus
PU7MMU

Murillus
17/12/2010, 11:13
pensando em movel (carro)

radio: yaesu ou kenhood ou icom

antena: nagoya ou comet

base: aquarios

cabo: aquarios

depois é so festa...

Murillus
PU7MMU

Guilherme A. Araújo
22/12/2010, 17:36
Andre,

eu optaria por usar um radio na faixa de 2 metros... 144 a 148 MHz... radioamador...

assim vc poderia ter acesso a varios contatos entre jipeiros e outros radioamadores... veja bem... a lista da frequencias usadas por jipeiros neste mundao chamado de Brasil:

162.710 MHz - Maranhão
152.250 MHz – Amazonas
148.820 MHz - Mato Grosso do Sul
147.700 MHz – Minas Gerais
146.610 MHz - Rio Grande do Norte - Jeep Ação
146.520 MHz - Socorro para radioamador
146.480 MHz - Bahia
145.600 MHz - Pernambuco - Recife 4x4
145.510 MHz - Santa Catarina
145.500 MHz – Rio Grande do Norte
145.440 MHz - Piauí - Jeep Clube de Teresina
145.180 MHz - Brasília
145.145 MHz – Ceará - Rapaziada 4x4 Off Road (alternativo)
145.100 MHz - Rio Grande do Norte - Mossoró Jeep Clube
144.970 MHz - Socorro para radioamador
144.800 MHz - Ceará - Comando Apache (a confirmar)
144.500 MHz - Ceará - Comando Apache (a confirmar)
144.440 MHz - Goias - Cupim de Aço
144.440 MHz - Goiás - Jipe Clube de Goiás
144.400 MHz - Goiás - Jipe Clube Goiâno
144.400 MHz – Ceará - So Jeep do Brasil
144.400 MHz – Ceará - Treme terra
144.400 MHz – Ceará - So Tracao
144.400 MHz – Ceará - Amigos da Trilha
144.400 MHz – Ceará - Stauros Adventure
144.400 MHz – Ceará - Zueira Off Road
144.400 MHz – Ceará - Renegados Off Road
144.400 MHz – Ceará - Birutas Off Road
144.400 MHz – Ceará - Ninjas Off Road
144.300 MHz – Ceará - Rapaziada 4x4 Off Road
144.160 MHz – Pernambuco
144.160 MHz - Alagoas - Jeep Clube de Maceió
144.160 MHz - Paraíba
143.230 MHz - São Paulo

Murillus
PU7MMU
Opa, tem a nossa ski tbm, o povo do MT Usa 2: 145.450(rpt) e 145.550 Simplex.
GRAP, Grupo de Radioamadores Pantanal!!!

jleo
05/01/2011, 17:29
algum fator é preferível na hora de escolher um py, ou seja, existe algo como "alcance" ou mesmo a relação da potencia com o tamanho da antena a ser usada?

rogeriomasih
06/01/2011, 13:23
jleo,

primeiro verifica o tipo de rádio que os jipeiros mais utilizam na tua cidade.

Murillus
06/01/2011, 16:14
jleo,

primeiro verifica o tipo de rádio que os jipeiros mais utilizam na tua cidade.

procure um clube de jipeiros da sua regiao e pergunte ao pessoal que tipo de radios eles usam...

mas de forma geral estou observando que o povo esta migrando pro radioamadorismo na faixa dos 2 metros... 144.000 a 148.000 MHz...

[]s

Leandro Salgado
07/01/2011, 18:36
All,

como faço para conseguir apostilas e manuais de operação de PX. Estou me interessando pelo assunto. Alguém poderia me ajudar?

[]'s

Guincheiro88
16/01/2011, 12:31
Acho que este post vai te ajudar!

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=1072208

Murillus
16/01/2011, 12:55
All,

como faço para conseguir apostilas e manuais de operação de PX. Estou me interessando pelo assunto. Alguém poderia me ajudar?

[]'s

site da anatel: www.anatel.gov.br

jcdorini
26/01/2011, 10:44
Estou interessado no rádio portátil dual band, marca Wouxun, principalmente para apoio em viagens e longas trilhas a pé, e estou em dúvida entre as "segundas" faixas.

KG-UVD1P (DTMF NEW Version)136-174MHz / 420-520MHz

KG-UVD1P (DTMF NEW Version) 136-174Mhz / 216-280Mhz

Qual delas é mais usual para minhas finalidades?

Desde já agradeço.

JC Dorini
São Paulo

Paraty
03/02/2011, 20:13
Pessoal,

estou por aqui considerando um HT PY e estou me deparando com duas numerações que está me complicando o entendimento

O que seria exatamente (UHF 400-470MHz) ou 136-174MHz , no Brasil e entre os 4x4 (estou no Rio Janeiro, por hora) qual a frequencia mais utilizada?

Obrigado pessoal!

paulo_schw
04/02/2011, 07:55
Pessoal,

estou por aqui considerando um HT PY e estou me deparando com duas numerações que está me complicando o entendimento

O que seria exatamente (UHF 400-470MHz) ou 136-174MHz , no Brasil e entre os 4x4 (estou no Rio Janeiro, por hora) qual a frequencia mais utilizada?

Obrigado pessoal!
Seguinte!
O radio HT que estas mencionando é dual band UHF 70cm 400-470MHz e VHF 2m 136-174MHz.

Quanto a frequencia mais usada acompanhe este topico:

Boas Rapha e Murillus

Realmente falta união.....
a ideia do adesivo é boa, colocando os estados e suas respectivas faixas QAP
podemos pensar nisso

um encontro na 16 do PX tb seria otimo...

QAP 4x4 no Brasil

PX - canal 16

PY

CE: 144.400
AL, PE, PA, RN: 144.160
SP: 146.500
RJ: 145.800

agora precisavam os 4X4 das outras regiões completarem a lista.
ai é só bolar o adesivo!!!
eu colaria até nos meus carros de passeio!!!!

segue a ideia!!:lol:
abraços

PX2Y5513 - PU2WIH

O link e:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=55452&page=5
No post 47

Paraty
04/02/2011, 09:12
Seguinte!
O radio HT que estas mencionando é dual band UHF 70cm 400-470MHz e VHF 2m 136-174MHz.

Quanto a frequencia mais usada acompanhe este topico:

O link e:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=55452&page=5
No post 47

Obrigado Paulo!

o que eu estou na dúvida é se essa freqüência dos 144000 da turma estaria englobada no resumo do VHF 2m 136-174MHz? (até supõe minha vã filosofia que sim, mas vai que... não é?!)

Esse UHF seria a freqüência marítima, avião policia, etc...?

Obrigado!

paulo_schw
04/02/2011, 10:06
Sim tranquilamente, esta englobada na faixa de VHF 136-174Mhz, repare que o radio em questão só vai transmitir nas frequencias que os outros colegas de trilha mensionarão no post 47 que postei. Ele tambem vai receber na faixa de aviação e policia, MAS NÃO VAI TRANSMITIR e nem podemos por ser faixas restritas.
Pelo visto tenho um novo amigo, Te respondi tambem no outro post.

Paraty
04/02/2011, 16:27
Sim tranquilamente, esta englobada na faixa de VHF 136-174Mhz, repare que o radio em questão só vai transmitir nas frequencias que os outros colegas de trilha mensionarão no post 47 que postei. Ele tambem vai receber na faixa de aviação e policia, MAS NÃO VAI TRANSMITIR e nem podemos por ser faixas restritas.
Pelo visto tenho um novo amigo, Te respondi tambem no outro post.

Eu vi!

Super agradeci por lá! Seu décimo primeiro post foi uma Salvação total da lavoura!

Viu o texto que escrevi lá? Não era realmente uma boçalidade?

Breve, breve estaremos nos falando Paulo!!!!

Já ouviu falar no Quansheng?

forte abraço!!!

Murillus
05/02/2011, 17:28
pessoal,

aqui no ceara existe diariamente, durante a semana (seg a sex), das 07 as 09h, a RODADA MANHA OFF ROAD, comandada pelo ROBERTO da estacao de PU7PFS, carinhasamante chamada de CENTRAL UNICA OFF ROAD ou BASE PARANGABA...

Agora estamos tranmitindo a rodada ao vivo via internet... acesse o site: www.robertobaseparangaba.com.br e escute a rodada...

[]s

JPPONTES SW4 4040
03/03/2011, 13:47
Oi Murillus Tudo bem,,?!
Onde encontro para comprar um rádio aqui em Fortaleza...????:pensativo:

JEFFCATUNDA
03/03/2011, 16:21
Olá João Paulo.

Cara, aqui em fortaleza tem o Roberto base que quase sempre tem rádios e HTs, bem como também tem a feira do radio-amador, que ocorre aos domingos pela manhã em uma pracinha em frente ao 23BC na 13 de maio.... No Roberto sempre tem rádios novos e usados e na feirinha é mais comum encontrar os usados...

Anota ai o telefone do Roberto:88118559.

Boa sorte :)

JPPONTES SW4 4040
03/03/2011, 16:35
Olá João Paulo.

Cara, aqui em fortaleza tem o Roberto base que quase sempre tem rádios e HTs, bem como também tem a feira do radio-amador, que ocorre aos domingos pela manhã em uma pracinha em frente ao 23BC na 13 de maio.... No Roberto sempre tem rádios novos e usados e na feirinha é mais comum encontrar os usados...

Anota ai o telefone do Roberto:88118559.

Boa sorte :)

Caro Jeff,
Muitíssimo Obrigado pela dica..:concordo:
Estou grudado no link ao vivo do Roberto..rsrsrs:dance:
Irei ligar e me informar quanto custa um Usado..;-)
Abração..

Murillus
27/03/2011, 14:28
A base parangaba operada pelo Roberto, PU7 PFS, aumentou a antena em mais 15 metro, ficando com uma altura total de 35metros, e portanto com uma cobertura impar...

Quem chegarpelas bandas desta terrinha, CEARA, basta canalizar na 144.400 MHz que tera sempre alguem pronto p/ QRV em QAP...

[]s