Conectar

Ver Versão Completa : T-Case Camper

Mandruva
14/06/2008, 10:35
Estou com projetos de + no fim do ano comprar
um engesa ou uma camper, e gostaria de saber
do pessoal ai que posssui, se a camper tem o
mesmo problema que os engesa f1, na t-case,
ela tambem ronca ou a t-case das campers sao
do f2 ?

Um Abraço

Mandruva

Kim
14/06/2008, 10:45
Caro Mandruva!

Pelo pouco que sei das Campers, elas tem a t-case do FII, ou seja, não ronca.

Isso é o que sei.

Abraços.

Kim.

fpandur
14/06/2008, 11:08
Nunca andei num Engesa F1, mas na Camper a t-case não ronca quando em 4x2. Pelo que sei, a t-case F1 tem o mesmo sistema dos Willys, fica rodando direto mesmo quando em 4x2. Já no FII e Campers, a t-case só entra em funcionamento quando aciona 4x4, quando em 4x2 o câmbio aciona diretamente o cardã traseiro.

A minha está roncando quando coloca em 4x4, já revisei diferencial dianteiro, achei uns rolamentos detonados dentro dele. Mas mesmo assim ainda continua, ACHO que não é normal isso ... mas somente em 4x4.

paulobarbosa
14/06/2008, 14:32
A minha ronca quando ligado o 4x4. Perguntei uma vez para o Farias do Clube da Camper. ELe me disse que era normal. Mas que no inicio dava um medo, dava.

PB

fpandur
14/06/2008, 15:02
Será que é normal então, em 4x4 ? :shock: Porque o barulho dá um certo "medo" mesmo, como você citou ... :pensativo:

rodrigo camper
17/06/2008, 17:20
Minha Camper tb ronca em 4x4, acho que e normal,
Nunca ouvi falar em uma t-case F2 quebrada, o conjunto e praticamente indestrutivel.

Ralado/SP
17/06/2008, 17:38
FPANDUR,

é normal sim.... a minha também ronca quando acionada. Quando está desacoplada é que não pode fazer nenhum barulho ( isso só é comum nas caixas de engesa fase 1 ). Posso garantir que a caixa de tração da camper é praticamente indestrutível se tiver manutenção boa. Conheço muitas campers que utilizam e não tem problemas e alguns engeseiros também. Inclusive a engesa do Igor, se ainda estiver com a configuração que o João (saudades) deixou é a mesma que a da camper, só que o cara usa 35 polegadas e 2.8 sprinter.

Abraçones

Ralado

fpandur
17/06/2008, 22:28
Bem, eu convivo com esse "problema" já há muito tempo, mais de ano. Se bem me lembro, quando comprei a Camper não tinha o barulho não. Depois de um tempo PARECE que começou a fazer um barulho de rolamento roncando, algo raspando feio. Abri o diferencial dianteiro e encontrei o rolamento do pinhão detonado por conta de contaminação com água. Coloquei um rolamento novo, verifiquei todo o restante do diferencial e tudo certo. Fiz o ajuste e montei. Para minha surpresa, o barulho continuou. Depois de passado um tempo, começou a travar a viatura quando fazia curvas em 4x4. Descobri as cruzetas do cardã detonadas, trocadas as mesmas melhorou uns 95%, mas PARECE que ainda dá umas travadinhas quando em 4x4, principalmente se o piso é mais firme. E o barulho continua até hoje ... nas trilhas fico com receio de utilizar 4x4 direto, fico engatando e desengatando conforme a necessidade, um saco isso. Conversando com um amigo que tem uma Ranger, ele diz que a dele quando em 4x4 e piso firme (terra ou asfalto), também apresenta essas travadinhas quando vira e disseram para ele que é normal ...

O barulho só ocorre quando 4x4 e rodas-livre conectadas. Se deixar apenas um ou outro, não ocorre nada. Já levantei a viatura nos 4 cavaletes, deixei as rodas rodando em 4x4 e abri o diferencial dianteiro para tentar verificar algo com ele em funcionamento. Nada encontrei, nem barulho fez ...

Minha única suspeita agora recai sobre a t-case, vi que a tomada de saída para a dianteira tem uma folga, talvez o rolamento de saída. Ou então não tem nada de errado e é assim mesmo. Interessante que meu Willys não faz esse barulho e teoricamente, a t-case é de um projeto bem mais antigo e tem mais desgaste que a t-case da Camper ... :pensativo:

rodrigo camper
19/06/2008, 06:30
Flávo porque vc não troca os rolamento da T-case,um deles e da roda traseira do Fusca.

Não precisa men tirar a T-case do lugar, e só desmontar o focinho do cardam dianteiro e com paciência tirar o pino da engrenagem do meio.

fpandur
19/06/2008, 07:17
Rodrigo, dá para fazer a troca de rolamentos sem tirar a tcase do lugar ?? :shock:

Tenho o manual do mecânico do Engesa, preciso dar uma olhada na vista explodidad da tcase para analisar isso melhor ... :pensativo:

paulobarbosa
19/06/2008, 09:54
Alguem sabe onde é o sensor que liga a lampada do painel de 4x4 ???
A minha parou de funcionar, e o ronco é que me diz que está engata corretamente a 4x4. rs rs
Ou seja, se não tivesse ronco ficaria na duvida.

PB

fpandur
19/06/2008, 11:26
É na própria tcase, se você entrar embaixo do carro vai ver a "cebolinha" instalada nela. Verifique, pois também pode ser lâmpada queimada :wink: