Conectar

Ver Versão Completa : Def. 90 CSW aquecendo na estrada

busta
13/06/2008, 22:02
Pessoal, boa noite.

É a primeira vez que posto, acabo de me cadastrar pois como muitos realizei o sonho da primeira 90tinha, há 2 semanas.

Para quem é de SP talvez conheçam o carro (acabei de comprar do Dr. Marcelo Moura): é uma 90 CSW vinho, 1998, inglesa ainda.

Ao pegar o carro fiz uma geral de óleos em geral (motor, diferenciais, freio, etc...), correias, mangote do turbo, tudo que tinha direito.

Venho andando com o carro na cidade normalmente, sem nenhum problema. Hoje peguei pela primeira vez estrada com o carro e pra minha surpresa o motor esquentou quase ao ponto de ferver após 30 minutos andando a 120 km/h, com giro por volta das 2000 rotações. Não chegou a ferver, mas quando vi o ponteiro da temperatura quase perto do vermelho encostei. Enchi a água, deixei esfriar um pouco e consegui arrastar o carro de volta pra casa andando a 50km/h, com a temperatura controlada.
Nesse momento ela não mais voltou a subir, mas quando subia a mais de 100km/h era visivel a vontade do ponteiro de colar de novo no vermelho.

Ao entrar na cidade, ainda controlando a temperatura, rodei mais meia hora e pra minha surpresa a temperatura estagnou na ideal, como sempre vinha fazendo.

:?: Então vem a pergunta: qual poderia ser a causa de um aquecimento exagerado apenas em alta velocidade, quando teoricamente o normal é que a temperatura baixe com a alta ventilação? As condições de temperatura externas eram de 20 graus, ou seja, sem o solzãpo comendo solto no capô.

Desde já agradeço a ajuda - logo postarei fotos no novo brinquedo.

Abraço
Marcelo Bustani - Busta

Arrivabene
13/06/2008, 22:34
Olá amigo, tive o mesmo problema com uma Hilux SW4 que comprei na mesma situacao que voce...como comprei na Concessionaria Mitsubishi de Campinas, levei até eles....acabei devolvendo o carro 01 mes apos isso....MAS FIQUE CALMO....o seu motor é confiável.
Leve no mesmo lugar que voce comprou que tem garantia....caso nao opte por fazer isso lá vai...

1. A agua sumiu do radiador no dia seguinte pela manha ?
2. Leve ate alguem q arrume o radiador, manda tirar, limpar, varetar...e checar a valvula termostatica, bem como a tampa do radiador.
3. O nivel de oleo do motor esta ok ?

Defender 90tinha - Viatura
Galloper 99 - Cuitona
Willys 62 - Gemada

slick
14/06/2008, 01:07
Ola Companheiro
Estes nosso brinquedinhos, não são para andar nesta velocidade de 120km.Não são carros de corrida e não equeças que são 4x4.Estes motores são 2.5, não são 2.8 e nem 3.0
Dando um tapa na bomba e fazendo algumas regulagens,melhoram muito, mais esquentam andando forte. Seria bom dar uma olhada no radiador do ar cond e o radiador de agua,se não há algo estranho entre eles,sujeira poeira ,grama ou barro.
Em certos momentos o melhor seria abrir o radiador e limpar.Muito parado a agua enferruja os dutos e entope.
Depois só curtir e aproveitar em Passeios e Trilhas
slick

Eduardo Tescarollo
14/06/2008, 10:52
Amigo, nunca tive um Defender, que sabe um dia, mas 120 Km não é velocidade de cruzeiro para este carro, e tambem a esta velocidade não esta só a 2000 RPM, pelo que li a 2500 RPM ela esta a 100 Km, portanto voçê estava forçando seu motor.

Abç

henrique wamser
14/06/2008, 11:16
bom dia...
tem uma mangueirinha em forma de y que chega no reservatório, que costuma entupir, e costuma dar este sintoma.
bomba d`agua no fim da vida, tambem
termostática não atuando....
e tem que ver se o cabeçote já não empenou(consequencia).
73 a todos

_portela
14/06/2008, 15:38
Marcelo,

Além do que o Henrique já citou, verifique se não há vazamento por alguma mangueira e também o acoplamento viscoso...

P.S.: Você não está forçando o seu motor...Mas também não está a 2000RPM a 120km/h. Está beirando os 3000RPM. Mas entre a faixa de torque e potência...

Abs.,

Lothar
14/06/2008, 15:51
Marcelo,

Além do que o Henrique já citou, verifique se não há vazamento por alguma mangueira e também o acoplamento viscoso...

P.S.: Você não está forçando o seu motor...Mas também não está a 2000RPM a 120km/h. Está beirando os 3000RPM. Mas entre a faixa de torque e potência...

Abs.,
Portela

Se não for abuso, pode me da uma explicada neste "faixa de torque e potência" ?

_portela
14/06/2008, 15:59
Grosso modo,

Faixa de torque é aquela onde o carro disponibiliza força.
Faixa de potência é onde ele disponibiliza a sua cavalaria.

O Defender tem torque máximo a 1600RPM e potência máxima a 3800RPM.

Força-se o carro abaixo do torque e acima da potência...

Abs.,

busta
15/06/2008, 13:14
Pessoal, bom dia. Desculpem a demora pela resposta, é que a Net de São Paulo insiste em me dar cambau no serviço de Internet rápida...

Primeiro obrigado a todos que postaram aqui. Já vi que a ajuda da turma aqui é rápida e direta. Obrigado.

Creio sim que possa ser bomba d'água fim da vida, pois não vi nos históricos de manutenção do carro nenhum registro de troca. Óleos de motor são novos, trocados 1 dia antes do fato, e água não baixou na manhã seguinte depois que eu enchi. Checamos todas as mangueiras durante a manutanção preventina e nenhum vazamento foi constatado.

Vou dar uma olhada na mangueira Y, se bobear já pedirei ao Virgilio que mande uma pra trocar também.

Agora, não quero discordar de vocês, mas durante a empreitada para achar esse carro ( o Portela sabe!) fui algumas vezes pro RJ procurar carros. As viagens foram feitas numa 90tinha 97, com 260000 km, do alexandre sápia que vocês devem conhecer. Todas as viagens foram feitas a média de 120 km/h, com média de 5 e 1/2 horas de duração, e nunca nem de perto o ponteirinho da temperatura chegou a mover pra cima.

De qualquer maneira, ontem testei de novo e peguei a castelo com média de 100km/h, cravado , nada pra cima nem pra baixo, e após 20 min ameçou subir de novo.

Quanto a giro vocês tem razão; em 5a marcha, a 100km/h, o giro estava em +- 2400rpm.

Portanto vou fazer o seguinte:

- Checar a mangueira em Y do radiador
- Tirar e limpar o radiador
- Checar a bomba d'água (existe alguma maneira de testar o funcionamento e eficiência da bomba??)
- Checar o acoplamento viscoso

Só mais uma coisa. Quando comprei o carro solicitei ao Fraga o histórico de manutenções. Vi que certa vez foi trocado um balancim e fui investigar.
Causa: aquecimento do motor. O ex dono do carro viaja muito entre SP e Tocantins, e uma certa vez o carro aqueceu. O Fraga disse que foi necessário apenas trocar o balancim, e que não chegou a afetar o cabeçote. Isso foi há mais ou menos 1 e 1/2 ano, e desde então o ex-dono refez a viagem muitas vezes, sem se deparar com o problema. Vocês acham que vale a pena, caso todos os checks listados acima não mitiguem o problema, dar uma olhada mais a fundo no cabeçote?

Abraços a todos e bom resto de fim de semana.

Busta

busta
15/06/2008, 16:29
Ihhh turma, retiro quase tudo o que eu disse.
Agora há pouco fui rever o menino, e ....

1) Sim, de ontem pra hj baixou o nivel d'água
2) na mesa do guincho tá uma babatina louca, mistureba de água com o aditivo verde.
3) A água babou sem nem pegar estrada, em baixa, na cidade.

Portanto, segunda feira, direto pro médico. Pergunta: se eu tiver que trocar o radiador, vocês recomendam o original ou algum outro com maior performance, que aguente mais viagens longas?

Abraço,
Busta

Lothar
15/06/2008, 19:05
Grosso modo,

Faixa de torque é aquela onde o carro disponibiliza força.
Faixa de potência é onde ele disponibiliza a sua cavalaria.

O Defender tem torque máximo a 1600RPM e potência máxima a 3800RPM.

Força-se o carro abaixo do torque e acima da potência...

Abs.,

Obrigado amigo pela resposta. Concluo, não forçar em alta, nem deixar o giro descer muito.

rogeriomotors
15/06/2008, 20:32
Caro amigo com certeza sua bomba d`àgua pifou, o que é muito comum neste motor, até por causa dos sintomas descritos. O rotor da mesma costuma quebrar ou soltar do eixo, e, dentro de circuito urbano e em baixa rotação, a temperatura permanece normal, pelo efeito de termo-cifão, onde a água mais fria desce para a parte baixa e a quente sobe, provocando um pequeno movimento do fluido e consequentemente a troca de calor. Mas em altas rotações constantes em uma rodovia este movimento do fluido é muito pequeno para poder arrefecer o sistema. Trabalhamos com estes veículos em BH e portanto é um defeito que encontramos com muita frequencia. O vazamento do fluido é consequencia das repetidas subidas de temperatura, que pode romper manqueiras, e a junta do suporte da bomba tal como o próprio radiador. Um abraço.

busta
16/06/2008, 15:52
Pessoal, apenas um update.

O carro tá no Fraga, vamos fazer um teste da bomba d'água e da válvula Y, além de uma varetada geral no radiador. Assim que diagnosticarmos o problema posto aqui os dados, ok?

Obrigado a todos pela ajuda,
Abraço e boa semana.

_portela
17/06/2008, 10:06
Está em boas mãos...

Abs.,

busta
20/06/2008, 16:42
Turma,

Identificados....

Entupimento de aprox 1/3 do radiador de água, internamente, além de um pequeníssimo furo na parte frontal
Bomba d'água em perfeitas condições
Válvula Y em perfeitas condições

Executados...

Varetada do Radiador
Troca da Bomba D'água
Troca da válvula Y
e mais alguns caprichos não relevantes...

Resultado:

Peguei a estrada novamente hoje, média de 120 km/h por aprox. 45 min, e a temperatura estagnada na metade do ponteiro.

Portanto, somente nos resta acreditar que o arrefecimento era prejudicado pelo radiador entupido e com o mini furo. Sigo agora fazendo o acompanhamento diário do nível d'água, e a princípio tudo perfeito.

valeu a todos pela ajuda,
busta

Hugo4x4
21/06/2008, 07:02
Turma,

Identificados....

Entupimento de aprox 1/3 do radiador de água, internamente, além de um pequeníssimo furo na parte frontal
Bomba d'água em perfeitas condições
Válvula Y em perfeitas condições

Executados...

Varetada do Radiador
Troca da Bomba D'água
Troca da válvula Y
e mais alguns caprichos não relevantes...

Resultado:

Peguei a estrada novamente hoje, média de 120 km/h por aprox. 45 min, e a temperatura estagnada na metade do ponteiro.

Portanto, somente nos resta acreditar que o arrefecimento era prejudicado pelo radiador entupido e com o mini furo. Sigo agora fazendo o acompanhamento diário do nível d'água, e a princípio tudo perfeito.

valeu a todos pela ajuda,
busta

Busta,

O rotor da bomba nova e diferente da antiga?

_portela
21/06/2008, 07:19
Ufa!

Hugo, o rotor das novas é de "prástico".

Abs.,

Hugo4x4
21/06/2008, 14:07
Portela,

Minha dúvida é se Busta trocou ferro em bom estado por plástico, se for assim penso que foi uma opção busta. Será que a minha é de material sintético?

Gugu7
15/07/2008, 15:58
Amigo, nunca tive um Defender, que sabe um dia, mas 120 Km não é velocidade de cruzeiro para este carro, e tambem a esta velocidade não esta só a 2000 RPM, pelo que li a 2500 RPM ela esta a 100 Km, portanto voçê estava forçando seu motor.

Abç
:pensativo: Concordo com o Eduardo, melhor vc aferir seu conta giros. Sei que depende de diferencial, cambio etc mas a minha ex Ranger 2.5 andava a 120 com cerca de 3000 rpm.
E outra: 120km/h acho que é pra rodar tranquilo, mesmo na Defender.
A minha L200 GLS que nao é nova ( 2001) segura tranquilo 120 km/h e olha que falam demais de aquecimentos nas L200.
Consulta quem tem uma Defender sobre estes detalhes.
Boa sorte

Noventinha 00
15/07/2008, 16:26
A velocidade de cruzeiro das Defender é de 100 Km/h a 110 km/h no máximo!!

Lothar
16/07/2008, 12:09

Concordo, segundo as conclusões já alcançadas em outros tópicos sobre este tema no forum, inclusive com informaçoes da própria fábrica, o motor da defender, o 300tdi, tem seu funcionamento ideal dentro da faixa de 2000 a 2500 rotaçoes. Acima disso, pode comprometer a durabilidade, a médio prazo, do motor.:concordo:

Carlão Rover
16/07/2008, 13:51
Na minha antiga 110 ano 96, tinha o rpm original no painel, e ele tinha cores para indicar a melhor rotação...ficava entre 1800 e 3200 rpm...acho que vale a pena procurar o manual dos motores 300 tdi na net...andem com a velocidade de 110 km/h(o painel marca menos as vezes...ainda mais se os pneus são de medidadas diferentes das originais..) e olhem a rpm...
Abraços

Gugu7
16/07/2008, 15:20
Falou quem possui uma.:palmas:
Além do mais não consegui ficar com os 120km/h que citei acima, não.
Hoje mesmo fui a uma cidade vizinha(Itaitinga) e mesmo que eu consiga os 120 fácil, não consegui estabilizar por 1 minuto sequer, sempre aparecem carros animais etc e voltamos para 100km/h ou menos.:parede:
Então faz o que falou o amigo: usa ela com 100km/h que já é bom para um carro desse porte.

Edintruder
25/07/2008, 00:29
1° > Agora, lendo esse tópico, fiquei com uma dúvida, qual a velocidade máxima da land 110 e da land 90?
2° > Sou crânio em picapes, mas Land sei pouco, então vou aproveitar e perguntar quais os motores que equipam as Lands entre 1997 e 2002.
3° > O motor 300tdi é da própria Rover?
valeu!

_portela
25/07/2008, 00:45
Fala Ed!

Além de crânio em pick-ups também é modesto :mrgreen:

Muito provavelmente ninguém tenha a resposta para a sua primeira pergunta, pois isso não tem a menor relevância num Defender...

Quanto a segunda a resposta é o 300Tdi (legítimo, inglês) até 1998 e entre 1999 e 2002 é o mesmo 300 Tdi, mas fabricado pela Maxion do Brasil (atual MWM-International) com a alcunha de 2.5HSD.

A terceira é sim. O motor 300Tdi é próprio da Land Rover. Entendendo "próprio" como "desenvolvido por".

Abraço,

Joao Paulo
25/07/2008, 05:48
Portela,

os 300Tdi das Defender produzidas no Brasil não são argentinos?

João Paulo

Edintruder
25/07/2008, 14:11
Em relação à velocidade máxima, eu pergunto apenas pois quando fala-se que 120km/h é muito para um defender, dependendo da capacidade de velocidade máxima, pode ser um rítimo bem aceitável sim, uma vez que então com o motor 2.5 hsd a velocidade máxima é atingida aos 4000rpm do motor, tem-se uma idéia do rítmo à no máximo 3000rpm.

luiz ccosta
26/07/2008, 15:23
Portela meu motor é o tdi200 que só me da alegria mas por curiosidade deixa ver se entendi a land rover desenvolveu com maxion o tdi200 Rover dai fez um up grade para o tdi300, no meio do caminho a maxion foi comprada pela MWM- International que aproveitou esse motor e vende pra varias montadoras, mercedes, GM e Ford, tá tudo errado ou não, tô perguntando pois meu motor tirando os agregados é muito parecido com o tdi300.
um abraço
Luiz Claudio pick up tdi200

Carlão Rover
26/07/2008, 19:42
Em relação à velocidade máxima, eu pergunto apenas pois quando fala-se que 120km/h é muito para um defender, dependendo da capacidade de velocidade máxima, pode ser um rítimo bem aceitável sim, uma vez que então com o motor 2.5 hsd a velocidade máxima é atingida aos 4000rpm do motor, tem-se uma idéia do rítmo à no máximo 3000rpm.

O que devemos levar em consideração é que as lands são 4x4 o tempo todo e pesam em média 2 ton...o câmbio também é reduzido em relação às pick-ups...enfim o conjunto faz a diferença...já tive uma 110 ano 96(300 tdi ingles) e tenho uma 90 2001...minha opinião: o rendimento é bem parecido, embora a minha 90 esteja com upgrade do Maurício(rasch), a 110 inglesa mandava bem a 120Km/h.Você chega a esta velocidade a 3000rpm...3100...
Mas como disse, o conjunto faz a diferença...
Abraços

Edintruder
30/07/2008, 19:24
Então a relação final da transmissão é idêntica à Ranger 2.5HSD. A Ranger vazia pesa 1980kg, a minha hoje deve pesar vazia por volta de 2080kg (33", pontos de ancoragem, capota de fibra e BL), tenho que pesar para ter certeza. O peso e transmissão são semelhantes então, a diferença é apenas o 4x4 full time que altera um pouco o consumo final, cerca de 1km/l no diesel. Normalmente sempre rodava acima de 130km/h, baixei a bola depois que o meu filho nasceu, hoje ando em média a 110km/h, mas apenas por prudência, pois a mecânica empregada é muito confiável e suporte trabalhos próximos do limite sem problemas. Para terem uma idéia, o meu motor está com bomba aberta em uma volta e meia já fazem quase 50.000km, e o rpm de corte acima dos 5000rpm. Claro que eventualmente sobe no vermelho e por isso digo que o HSD suporta muito bem.
Atualmente ainda está nova, com apenas 109000km, mas muito bem aproveitados! Eheheh!

Eduardo Defender
04/08/2008, 11:16
Bom dia, com relação ao aquecimento, o que eu sugiro é a troca da válvula e da polia viscosa, são as mesmas utilizadas na Sprinter 310/312. Essa polia quando começa a apresentar problemas, não refrigera o radiador devidamente, principalmente em altas rotações, onde começa a girar em falso, o custo é baixo e vale à pena, conheço 3 Lands que ferveram, a minha inclusive, e o gasto fica bem alto depois.