Ver Versão Completa : Duvida sobre tipo/modelos de conta-giros
rafaelfernandez
13/06/2008, 21:08
Ola amigos!!!
A algum tempo venho tentando sem sucesso comprar um conta giros para a minha defender 110 01/02. Fui informado que teria que adquirir um modelo especifico para motor diesel, uma vez que os de motor a gasolida iriam me dar uma leitura errada. Mandei um email para a CRONOMAC perguntando qual modelo deles seria compativel com meu motor Maxion International 2.5TD, a resposta deles foi que TODOS os modelos da Cronomac são compativeis. :putz::putz::putz: Ai fica a duvida:
1) Conta giros pra motores a diesel é igual aos pra motores a
gasolina?
2) Caso contrario, onde posso encontrar um modelo correto, que va me dar uma leitura correta?
[]´s a todos trocando de marcha pelos ouvidos!!!! :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Jun Okada
13/06/2008, 23:40
Na minha Band a rotação máxima recomendada é 3000rpm. Nos moteres a gasolina e alcool isso é marcha lenta, rsrs..
Tem alguns modelos na Donatti.
Abraços
Sem falar que a leitura dos contagiros dos motores gasolina é pelo sinal da centelha(vela-bobina)
Aproveitando esse tópico
Eu acho q é compativel , os dois ( gasolina e diesel ) , tipo assim, o fio da bobina manda sinal alternado e o alternador tbm.
Só q tem uma diferença , a bobina manda mais sinal ( energia ) do que o alternador ( na verdade se o alternador rodar mais ele vai gerar mais energia e o contagiros vai marcar mais ).
Deve ser isso.
Então será q dá pra ligar um conta giros de motor a gasolina no motor a diesel ?
MInha pergunta é contraria. kkkkk
Valeu
A Dalila (minha Camper 4x2) era gasolina e foi instalado motor Diesel em algum momento no passado ... :mrgreen: Mas o conta-giros funciona atualmente, embora eu não sei se está devidamente aferido. Então a resposta à pergunta é: sim, um conta-giros para motor gasolina funciona num motor diesel. :concordo:
Detalhe: no conta-giros da Camper (Opala), tem uma regulagem interna (para quem conhece eletrônica, é um trimpot). Mexendo nessa regulagem, altera o que o conta-giros apresenta de resultado no painel. Então "basta" aferir essa regulagem com algum medidor externo, medindo diretamente no motor. Infelizmente ainda não encontrei ninguém por aqui que tenha um medidor externo de RPM para diesel, então ainda não consegui aferir o conta-giros das minhas 2 viaturas :parede: :-(
Sergio Rocha
14/06/2008, 20:27
Contagiros para motores diesel é diferente do para motores a gasolina.
O de motores a gasolina liga-se na bobina, e o de motores diesel liga-se no alternador.
Consulte o site da Cronomac que vc encontra diversos modelos.
[]'
Sim Sérgio, é verdade. A diferença está onde se capta os pulsos, como você bem citou. Mas como comentei, uma das minhas viaturas era gasolina e o conta-giros está funcionando no motor a diesel. Então creio que é questão de se ajustar um a outro. Claro que se fôr comprar um novo, o melhor é que se compre já o tipo adequado ao motor em que irá utilizar.
Sergio Rocha
15/06/2008, 11:31
Sim Sérgio, é verdade. A diferença está onde se capta os pulsos, como você bem citou. Mas como comentei, uma das minhas viaturas era gasolina e o conta-giros está funcionando no motor a diesel. Então creio que é questão de se ajustar um a outro. Claro que se fôr comprar um novo, o melhor é que se compre já o tipo adequado ao motor em que irá utilizar.
:concordo:
Outra coisa que esqueci de comentar, normalmente os contagiros para diesel marcam somente até 4 ou 5m rpm e os a gas marcam muito mais.
[]'
praiasecacustom4x4
15/06/2008, 12:37
a mioria dos contagiros modernos ou para competiçao recebe sinal do alternador.ficaria bem problematico captar sinal das bobina hoje que a maioria dos motores de alta performance tem sistema de igniçao multibobina.o alternador de toda linea International e MWM tem saida para o contagiros,so procurar um e ligar na tomada do sinal.
Tenho aqui um conta giros de um ford pampa q vai ate 8000 rpm, teria como adaptar esse contagiros na minha band ?
Mesmo se eu regular será q ficaria bom ?
Valeu
rafaelfernandez
17/06/2008, 20:48
a mioria dos contagiros modernos ou para competiçao recebe sinal do alternador.ficaria bem problematico captar sinal das bobina hoje que a maioria dos motores de alta performance tem sistema de igniçao multibobina.o alternador de toda linea International e MWM tem saida para o contagiros,so procurar um e ligar na tomada do sinal.
Ola amigo!
Valeu pela dica!!! Estou providenciando o relogio pra mandar instalar!!!
[]´s a todos e grato pela ajuda!!!
MANIMOUSIN
20/04/2010, 16:52
Estou comprando um conta-giros para instalar no meu jeep. Ele está com motor opala 4cc e os conta-giros para motores a gasolina que estou encontrando (os mais bonitos) entram no vermelho a 9.000rpm:shock: e vai até 10.000 (sacanagem:evil:) enquanto o motor opala entra no vermelho a 4.500 (metade:?) e vai até 6.000. Agora.......
1- Tem como instalar conta-giros do motor diesel no motor a gasolina?
2- Ja ouvi falar sobre ligar no alternador mas funciona normal ou tem que mecher em alguma regulagem?
Por enquanto é só.
Rafael Fedel :cool:
Jeep Willys CJ3-B 1954 (cara de cavalo). :concordo:
guilhermeabreu
25/04/2010, 11:30
Estou comprando um conta-giros para instalar no meu jeep. Ele está com motor opala 4cc e os conta-giros para motores a gasolina que estou encontrando (os mais bonitos) entram no vermelho a 9.000rpm:shock: e vai até 10.000 (sacanagem:evil:) enquanto o motor opala entra no vermelho a 4.500 (metade:?) e vai até 6.000. Agora.......
1- Tem como instalar conta-giros do motor diesel no motor a gasolina?
2- Ja ouvi falar sobre ligar no alternador mas funciona normal ou tem que mecher em alguma regulagem?
Por enquanto é só.
Rafael Fedel :cool:
Jeep Willys CJ3-B 1954 (cara de cavalo). :concordo:
CARO MANIMOUSIN
SÓ NÃO COMPRA WILTEC
São uma bos@#$%¨&*()ta , comprrei na época para meu ENGESA , desmontava na mão qdo ía colocar no painel , e a maioria marcava errado , sai fora , hoje tenho os CRONOMAC não são estas coisas tb não mas não desmancharam qdo foram instalados e marcam correto .
os alternadores que possuem a saida para tacometro ja são alternadores diferentes. n tem como adaptar uma saida para o tacometro em um alternador comun. Os motores a diesel mais modernos, equipados com common rail ou com unidade injetora, captam a rpm de até 3 pontos diferentes. para uma maior precisão, por que caso um falhe sempre havera outro para cobrir este sinal.
Se o seu veiculo é equipado com ignição eletrônica no proprio modulo de ignição ja possuie uma saida para tacometro. Pesquise o diagrama de saida das conexões do módulo que acredito eu deve existir esta saida.