PDA

Ver Versão Completa : DÍESEL : um sonho que não pode mais ser realizado



guilhermeabreu
13/06/2008, 21:05
Tive a triste notícia hoje qdo fui fazer a vistoria de 2008 do meu ENGESA e do reboque do barco .

Dois vistoriadores que tem e gostam de jipe ficou admirando meu ENGESA e ficou encantado como MWM dele , e RELATOU QUE :

Ha uns 6 meses atras , saiu uma portaria do DENATRAN não me lembro direito , que a partir daquela data não poderia mais ser modificado os motores de gasolina/álcool para DÍESEL nos jipes .

Eles me afirmaram com muita convicção .

Se ísto realmente esta acontecendo , os ENGESAS a gasolina/álcool ficarão com preços estagnados , e os DÍESEL supervalorizados , e os JPX que tem preços estagnados deverão serem supervalorizados , pq saem de fábrica com motorização DÍESEL , daí seria só trocar um motor DÍESEL RUIM DELE para um motor DIESEL BOM , MWM , Q20B , MAXION , que ficaria bem valorizado .

PERGUNTO A VCS : SABIAM DISTO ? SERÁ QUE É BOATO ?

Eduardo Velo
13/06/2008, 21:27
Fala Doctor , finalmente apareceu ... rsrs ...

Sabia que tinham dificultado ainda mais a instalação de Motor diesel em não utilitários , que é nosso caso ...
Os Argentinos podem vir pra ca com carros de passeio diesel que fazem em torno dos 18 km/l duram muuuuuuuuiiiiiiiiitttttttoooooo mais que qqer gasolina ou alcool e nós não podemos ir pra lá sem seguir as normas deles ...
Tem o Iveco 4x4 diesel ... é só encurtar a carroceria ... rsrs ...

http://comerciais.sapo.pt/vehicleDetails.aspx?vid=46fccd895685da00&bid=251&so=&po=&wp=

abs ...

Kim
13/06/2008, 21:56
Grande Dr. Guilherme!

Há controvércias!

No começo dessa semana fui ao Detran-Pr para começar a mexer no doc do Brancão.

Fui como quem não sabia de nada...

Na lata o cara falou que éra impossivel a mudança de combustível, pois não tinha capacidade de carga de 1000kg a cima.

Falei da caixa redutora.

O cara ligou para a capital.

A resposta foi positiva para a troca, até o cidadão ficou surpreso!:shock:

Havia uma portaria proibindo, mais me parece que foi revogada.

Abraços.

Kim.

Hugo4x4
13/06/2008, 23:01
Tive a triste notícia hoje qdo fui fazer a vistoria de 2008 do meu ENGESA e do reboque do barco .

Dois vistoriadores que tem e gostam de jipe ficou admirando meu ENGESA e ficou encantado como MWM dele , e RELATOU QUE :

Ha uns 6 meses atras , saiu uma portaria do DENATRAN não me lembro direito , que a partir daquela data não poderia mais ser modificado os motores de gasolina/álcool para DÍESEL nos jipes .

Eles me afirmaram com muita convicção .

Se ísto realmente esta acontecendo , os ENGESAS a gasolina/álcool ficarão com preços estagnados , e os DÍESEL supervalorizados , e os JPX que tem preços estagnados deverão serem supervalorizados , pq saem de fábrica com motorização DÍESEL , daí seria só trocar um motor DÍESEL RUIM DELE para um motor DIESEL BOM , MWM , Q20B , MAXION , que ficaria bem valorizado .

PERGUNTO A VCS : SABIAM DISTO ? SERÁ QUE É BOATO ?

Guilherme,

No Brasil o combustível de hoje e amanhã é o etanol, tenho certeza de acontecerá ao contrario do que você está prevendo. Para um JPX com motor original esperaria por um moderno V6 injetado a álcool assim que estivesse disponível no mercado

CAVESO
14/06/2008, 01:31
Eu continuo no dilema: alcool ou diesel????????:pensativo:

Eduardo Velo
14/06/2008, 08:12
Eu continuo no dilema: alcool ou diesel????????:pensativo:

O Diesel tem preço mais estável que o Alcool , a variação é pouca em qqer lugar do brasil , motores diesel tem muito mais durabilidade , o Alcool tem muita variação , chega a dobrar em relação a SP em muitos lugares , motores a álcool não são economicos , mas o preço na maioria das vzs compensa ... para viagens longas o diesel é melhor , vc acha até em cidades peq. , usam em tratores , barcos e em toda a América do Sul ... minha opção pelo diesel foi mais por esse motivo ...

Elmer_Jeep
14/06/2008, 09:33
Grande Dr. Guilherme!

Há controvércias!

No começo dessa semana fui ao Detran-Pr para começar a mexer no doc do Brancão.

Fui como quem não sabia de nada...

Na lata o cara falou que éra impossivel a mudança de combustível, pois não tinha capacidade de carga de 1000kg a cima.

Falei da caixa redutora.

O cara ligou para a capital.

A resposta foi positiva para a troca, até o cidadão ficou surpreso!:shock:

Havia uma portaria proibindo, mais me parece que foi revogada.

Abraços.

Kim.

É lamentável esses "profissionais" que não entendem de um assunto que faz parte do seu trabalho...

[]'s

Eduardo Tescarollo
14/06/2008, 10:27
Para que facilitar se podemos complicar!!! Este deve ser o lema de nossos governantes.
Hoje tenho um jeep a diesel, mas no preço atual deste combustivel aqui no Brasil não acho mais viavel qualquer adaptação para este. Mesmo que o alccol tenho grande variação sua manuntenção é bem mais barata do que o diesel, na minha opinião acho o motor flex mais viavel.
Agora a dificuldade em alterações não se restringe a troca de motor gasolina/alcool por diesel, tambem não podê aumentar potencia!!!

CAVESO
14/06/2008, 20:09
É lamentável esses "profissionais" que não entendem de um assunto que faz parte do seu trabalho...

[]'s

É verdade..............alguns não sabem, não querem saber e repassam inverdades a nós que pagamos seus salários...

folgado
14/06/2008, 21:44
Se você fizer um cálculo da diferença de preço do litro do diesel em comparação com o de gasolina ou álcool, e levar isso em consideração para a mudança do motor, NUNCA vai instalar um motor a diesel. Serão necessários vários e vários anos para a diferença de preço valer a pena.

No entanto, no meu caso, a escolha pelo motor a diesel deveu-se à sua durabilidade, confiabilidade e autonomia, além do barulhão do motor... :mrgreen:

CAVESO
14/06/2008, 21:49
Além da paixão, é claro!

Fui criado em meio a tratores e máquinas e o enxofre do diesel ficou impregnado no sangue....:mrgreen:

folgado
14/06/2008, 21:57
Pra quem gosta de motores diesel, vale a pena ver este "site":

http://www.clubedodiesel.com.br/

[]s

CARLOS SIQUEIRA
14/06/2008, 23:37
Desde que comprei o meu F-1 a gasolina (4cc) +GNV, sempre sonhava em converte-lo para diesel. A oportunidade surgiu mais rápido do que esperava, através do grande Afonso da TT4, e não pestanejei, comprei o Q20b e aguardei um contato confiável para providenciar a documentação. Durou quase um ano a "saga", realmente não saiu barato, a "dona patroa" duvidava o tempo todo que fosse possível, o "stress" era grande. Mas hoje digo que valeu a pena cada centavo investido. Resolvendo alguns detalhes que ainda (sempre) faltam, pretendo usufruir junto com a fámilia, passeios, encontros e outros eventos, tendo um veículo confiável, seguro, resistente e com manutenções rotineiras como se faz em qualquer outro. Chamam-me, como a muitos outros deste fórum, de louco que "joga dinheiro fora", mas com certeza, quem conhece e olha as nossas "máquinas" ficam maravilhados e compreendem a dedicação e empenho para preservar uma "espécie em vias de extinção", e por consequência muito rara e especial.

[]'s biodiesélicos,
Carlos Siqueira

guilhermeabreu
15/06/2008, 01:27
DÍESEL

Esta estória de economia tem até fundamento , que levará um tempão para compensar , mas para quem como o meu caso que rodo 700km por semana em cima desse LANDAU 4x4 a díesel , nãoacredito que levará muito tempo para fazer a compensação não .

Mas o caso principal é o seguinte : NUM CARRO A DÍESEL COMO OS DOIS QUE TENHO , ando neles de enjoar e não me lembro de ter parado ele para levar num mecanico pq a marcha lenta dele esta morrendo , ou seja NÃO DÁ MARCHA LENTA , com carros a gasolina/álcool/GNV de 3/3 meses +- vc tem que fazer revisão pq tem alguma coisa que faz ele não funcionar 100% .

Tive uma BAND 90 com motor OM 314 , um dinossauro em se tratando de motor díesel , mas fiquei com ele 4 anos e só percebi que ele precisava de fazer manutenção na bomba injetora qdo fui ao 1º festival BRaSIL OFF-ROAD no Shoping Center Norte aí em São Paulo , naquelas subidonas de Cachoeira Paulista a minha BAND ficava para tras das outras BANDs iguais , daí fui ao bombista e pronto , MAS ELA FUNCIONAVA PERFEITAMENTE SEM ENGASGAR , e o bombista falou que nunca ela tinha sido aberta , logo estava desde 0Km funcionando durante 10 anos , NUM CARRO A GASOLINA/ÁLCOOL/GNV , ÍSTO NUNCA ACONTECERÁ .


Por ísto sou apaixonado pelo DÍESEL .

OBS : Meu ENGESA ainda não esta pronto a nível de não precisar de fazer reparos com frequencia ainda não , mas em breve chegarei ao ponto de só andar e fazer manutenções preventivas apenas e SEM QUEBRAS , ENGUIÇOS . OU SEJA UM JIPE/LANDAU 4X4 , CONFORTÁVEL , SEGURO , CONFIÁVEL E DURADOURO . COM UM CUSTO/BENEFÍCIO MUITO BOM , SEM FALAR QUE QDO VC PASSA TODO MUNDO OLHA E ESCLAMA !!!!!!!!!!!!!!!!!!! NOSSA QUE JIPÃO É ESTE ?????????????????????

CAVESO
15/06/2008, 11:24
Pra quem gosta de motores diesel, vale a pena ver este "site":

http://www.clubedodiesel.com.br/

[]s

Muito bacana a iniciativa, Folgado!

Mas será que os caras não pensaram ainda em transformar o blog num fórum?????

PQP.........se isso acontece, mais um pra eu virar madrugadas nele....:mrgreen:

Samir Abib
15/06/2008, 19:13
Pois é .... hoje realmente trocar o combústivel da viatura de Gasolina ou Alcool para Diesel está bem mais dificil, mas ainda é possível sim para veículos 4x4. Pelo menos aqui em SP, isso ainda está acontecendo.

Eu tinha antes no meu Engesão motor alcool e vira e mexe tinha dor de cabeça. Depois de 2 trocas de motores, resolvi colocar um Diesel (Q20B) e de lá pra cá, só alegria. Há quase 2 anos rodando com ele, nunca tive que fazer nada no motor. E é so o começo.

Pra quem mete o jeepão nas trilhas então ... não tem motor mais ideal. Trabalha estável com qualquer inclinação e submerso em água, o radiador fica completamente sujo de barro e a temperatura não sobe mais do que 5 graus ... sem contar que nunca te deixa na mão e você para antes no posto, coloca 20 reais de diesel e passa o dia inteiro fazendo trilha.

Até o cheiro do Diesel que antes eu odiava, agora eu gosto .... :mrgreen: :dance:

Hugo4x4
15/06/2008, 19:26
Pessoal,

A relação de preços entre o diesel e o álcool hidratado bem crescendo nos últimos anos, desde 2001 até 2006 (fonte ANP) tem sido de 0,85-1,00-1,08-1,21-1,26-1,11 respectivamente, sendo que hoje na minha cidade é 2,06/1,055 = 1,95. A relação entre diesel e gasolina está acontecendo o mesmo com valores de 0,50-0,60-0,70-0,71-0,75-0,73 e hoje 2,06/2,395 = 0,86. Este fato torna não competitivo o diesel para automóveis, não esquecendo que diesel é mais caro quando se trata do preço do carro, do seguro e retífica. Falando em poluição melhor um biocombustível. A durabilidade de um motor a álcool é muito boa, e já vi um Gol 1.8 com mais de 400.000 km sem baixar uma gota de óleo, mais isto deixo para pessoas do fórum que tem mais dados para falar da vida média. Os motores álcool com injeção que andei em estes últimos anos não tem dado nenhum defeito, dois com 200.000 cada, um com 30.000 e outro com 10.000 km. Mais um dado, o consumo mensal de álcool igualou o de gasolina neste ultimo mês de Maio.

fpc3
15/06/2008, 23:16
Seguinte, sinceramente que eu sou feliz com meu 4cc a alcool no engesa.O unico combustivel que não da mal cheiro é o alcool.Meu carro pega que nem gonorreia e é carburado.Pelo preço da transformação e pelo preço que se encontra hoje o combustivel diesel, eu prefiro gastar a grana com outras mudanças, por exemplo:penso em por uma caixa de redução do JPX ou toy band, colocar eixos flutuantes, injeção eletronica,etc...

Meu motor ja foi turbinado, e vou te falar que andar a 140 no engesa é perigoso, pelo menos sem os amortecedores rancho e com os pneus recapados.Entao viajo a 110 km e to satisfeito.Vale lembrar que isso é a minha opinião pessoal, 0,02 centavos de contribuição, nada contra o diesel.Acho que quem roda muito ou faz competição deve por diesel e hoje temos opções maravilhosas como o mwm 2.8 da s-10 ou o 3.0 eletronico a ranger e troller.

eu pago 1,26 no alcool e diesel ta caminhando pra 2 reais, pra trocar 5,5 km por litro de alcool por 11 de diesel nao compensa.Eu lembro que em 1997 o alcool custava 47 centavos e o diesel 90 centavos o litro, entao a proporção vem sendo essa, pra quem roda pouco como eu vou ser feliz no meu 4ccd por bastante tempo.

sylvioks
16/06/2008, 11:14
bem, motor diesel no brasil, so em utilitario com capacidade de carga de mais de 1000kg, ou dotado de reduçao. a lei é dura, mas a agrale arrumou uma sida bem engenhosa de contorna-la. seu jeep nem tem capacidade de carga de de 1000kg, muito menos reduçao, mas como ter entao motor diesel dentro da lei? eles usaram uma caixa de cambio em que a primeira é tao curta que foi coonsiderada uma reduzida, logo possibilitando a homologaçao do motor diesel!
boa saida certo.
cabe a nos contornar estas leis infundadas!!

guilhermeabreu
16/06/2008, 18:17
BOA NOTÍCIA

Hoje fui ao meu despachante que agiliza a documentação dos meus carros , e fiz a pergunta da troca de combustível para DÍESEL , e ele me respondeu que esta como antes , sem problemas , mas insisti que o rapaz do DETRAN local havia informado o contrário , daí ele ligou para o irmão dele que tem um posto do INMETRO aqui em CAMPOS - RJ. , e el reafirmou que esta tudo como antes , ou seja : para trocar o motor por um DÍESEL o carro se for 4x2 terá que ter capacidade mínima de carga de 1.000 kg , E OS CARROS COM TRAÇÃO 4X4 DE FÁBRICA , tb podem , nem citou que precisa de ter REDUÇÃO .

Qdo troquei meu motor eles nem viram que no meu ENGESA não tem REDUÇÃO , e passou tranquilo . O laudo do INMETRO foi favorável a troca de motor .

BELEZA , PODEM CONTINUAR A SONHAR E COLOCAR O SONHO EM PRÁTICA .

paulobarbosa
16/06/2008, 18:56
Só para alimentar mais ainda a (boa) discussão. Tive durante 7 anos uma S10 CD gasosa. Nunca coloquei gas, porque faria ela andar menos ainda.
Consumo médio 6Km/L. Troquei por uma Camper diesel Maxxion S4. Consumo 11Km/L de diesel.
Quando o preco do diesel está encostando na gasolina, mas o consumo não encosta.
Para ser o mesmo custo/km teria que ser o dobro do preco da gasolina.
Tem que calcular que o carro a alcool/gasosa de mesmo peso que um a diesel gastam mais litros por Km. Logo a conta não é apenas verificar o preco do litro.

Eu ando muito. Cerca de 3500 por mes, sem muita viagem. Se tivessem viagens, andaria o dobro facilmente. Felismente estou com mulher grávida, o que diminuiram minhas viagens. Mas mesmo assim, economizei MUITO com o diesel. Não teria outro carro a gasolina com certeza.
Quando se falam em biocombustiveis, existe o biodiesel para isso.

Abracos
PB

Rammster
25/06/2008, 07:35
na transformação não tem uma história que quando o carro no doc é jipe, pode? eu ouvi uma história por alto mas nunca fui a fundo.

O diesel realmente assusta na hora de completar, mas é so pensar a garantia que ele te passa. Eu faço na média de 8;9 na cidade se eu tivesse um alcool/gasolina cairia para 3;4 ai fica dificil

zguilherme
25/06/2008, 11:57
é assustei com o preco do diesel aqui em brasilia esta 2,02. Nao faco ideia de quanto esta em uberlandia - mg, mas ta bem salgado em 6 meses subiu praticamente 50 centavos. é muita coisa.

e meu jipe nao é tao economico assim, acredito fazer apenas 7 por litro. no maximo com o q20b turbinado.

vejo o pessoal andando de d20, com a mesma relacao do meu jipe e fazendo 1200 km com um tanque, da uma inveja.... como um amigo q tem um jpx q tambem faz miséria.

junior braga
25/06/2008, 13:38
é assustei com o preco do diesel aqui em brasilia esta 2,02. Nao faco ideia de quanto esta em uberlandia - mg, mas ta bem salgado em 6 meses subiu praticamente 50 centavos. é muita coisa.

e meu jipe nao é tao economico assim, acredito fazer apenas 7 por litro. no maximo com o q20b turbinado.

vejo o pessoal andando de d20, com a mesma relacao do meu jipe e fazendo 1200 km com um tanque, da uma inveja.... como um amigo q tem um jpx q tambem faz miséria.

Pessoal hoje recebi uma ligação do assistente comercial, para me informar que a partir de 01/07 haverá um novo aumento no diesel, devido a nova mudança na mistura, hoje comercializo o Biodiesel b2 interior, que e composto de 2% de mistura, e segundo fui informado apos a data citada passara a ter 3% sendo assim irei receber o Biodiesel b3 interior, devido a essa alteração, ira ter um novo aumento no preço algo em torno de +/-0,05 centavos no litro. Ta ficando complicado...R$R$R$$.

Sds,:concordo:

R-Mendes
25/06/2008, 18:49
O assunto do tópico não é bem esse, mas como tá descambando pro lado do Biodiesel, vou opinar. Estou no último ano de Engenharia Agrícola e meu projeto de conclusão de curso é na área de biodiesel. Já participei de um seminário em Niterói e por falta de grana (afinal de contas, meu sonho de adquirir um Engesa está próximo) não vou no Congresso Brasileiro desse ano, em Lavras. Mas sou um pouco por dentro do assunto... A questão da mistura é obrigatoriedade, protegida por lei. Até então era o B2. A partir de 1/7 será o B3 e daqui por diante a mistura ficará cada vez com uma quantidade maior de biodiesel. O processo de fabricação é simples e já existem miniusinas a venda no Brasil (já vi a partir de R$ 10K), onde você pode produzir a partir de 90L de biodiesel por dia no fundo de casa. A usina é muito pequena, ocupa a metade do espaço de um carro comum. Se compensa?! Bem, se seguir as recomendações do fabricante da miniusina, você não terá nada além de diesel no seu tanque. A diferença é a matéria prima. Não deixa resíduos, não estraga o motor e o rendimento comparado com o petrodiesel é praticamente o mesmo. Você pode utilizar óleo de extração de plantas oleaginosas, óleo que se vende no supermercado, óleo de fritura (depois de fritar o pastel e o torresmo é só transformar em biodiesel e dar umas voltas), óleo de televisão de cachorro, banha de porco... Praticamente tudo. E a ajuda ao meio ambiente é notável: ao invés da fumaça preta do petrodiesel, uma fumaça praticamente incolor com cheiro de fritura, dezenas de vezes menos tóxica que a comum. Vale a pena pensar no assunto quem tem condições de adquirir uma miniusina e fabricar o próprio combustível. Ah... Não sou vendedor de miniusinas. :mrgreen:

cRiPpLe_rOoStEr
06/11/2008, 21:45
bem, motor diesel no brasil, so em utilitario com capacidade de carga de mais de 1000kg, ou dotado de reduçao. a lei é dura, mas a agrale arrumou uma sida bem engenhosa de contorna-la. seu jeep nem tem capacidade de carga de de 1000kg, muito menos reduçao, mas como ter entao motor diesel dentro da lei? eles usaram uma caixa de cambio em que a primeira é tao curta que foi coonsiderada uma reduzida, logo possibilitando a homologaçao do motor diesel!
boa saida certo.
cabe a nos contornar estas leis infundadas!!


a reduzida nos jipes foi adotada por conta do motor continental 1600 de 44hp usado nos primeiros modelos, que era o mesmo usado para mover compressores de ar condicionado e suspensões a ar em ônibus como os gm-coach pd 4107... mas quando a toyota lançou o landcruiser usava um motor que era uma cópia do stovebolt six da chevrolet, aí meteram uma crawler só por desencargo de consciência... tanto que quase sempre os bandeirantes fazem como o corinthians e arrancam na 2ª...

Toninho
06/12/2008, 23:47
Olá pessoal,

Este assunto é muito do meu interesse, pois eu fiz esta mudança no meu ENGESA troquei um motor OPALA 4cc por uma MAXION S4T, e não me arrependo nem um pouco. Mesmo com o preço do DIESEL aqui em SP pago o litro R$ 1,99 e não é DIESEL batizado é combustível com procedência TEXACO. Deixa eu voltar para o assunto não mudou nada na lei para os 4x4 leia abaixo que peguei num grande jornal de circulação nacional:

:arrow: Segundo nossa atual legislação, todo veículo 4x4 que tenha caixa de redução (caixa com reduzida), independentemente da capacidade de carga, assim como todo utilitário, mesmo que 4x2 com capacidade de carga superior a 1000kg pode receber motor a diesel e ser devidamente regularizado.

há, entretanto a necessidade de comprovação procedência lícita do motor, o que se faz através de notas fiscais e certidões do Detran.

Precisa provar também a perfeição da adaptação, a fim de evitar riscos ao público e a você mesmo, o que é feito através de vistoria do Inmetro.

Infelizmente, por uma política equivocada, alguns Estados tentam dificultar o procedimento, "negando o direito" ao cidadão, o que pode ser resolvido com um Mandado de Segurança, que é um "remédio jurídico" gratúito e disponível a todo cidadão que tenha um direito "liquido e certo" negado por autoridade pública.

apesar de gratúito o Mandado de Segurança, você vai ter que arcar com os honorários de um advogado, mas existem muitos jeepeiros advogados que podem dar uma mão.

Caros amigos, ficam inventando moda que não existe, portanto tudo continua como era antes, ainda bem que está assim por isso equipei o meu ENGESA com um potente motor que não dá nem um pouco de trabalho, e nem manutenção como os a gasolina dão, NADA CONTRA OS A GASOLINA, ALCOOL E OUTROS, mas quem tem carro (ENGESA DIESEL) não troca por nada.

Valewww


[ ]s

cRiPpLe_rOoStEr
07/12/2008, 01:31
eu sei que é meio off-topic, mas meu pai é advogado, e dias atrás nós estávamos especulando sobre como convencer um juiz a autorizar a conersão de uma minivan 4x2 que não carrega 1000kg para rodar no diesel... se no documento caracteriza-se como veículo de uso misto/camioneta, pode-se deduzir que é um utilitário, então estaria dentro da classe de veículos que pode rodar com tal combustível...


Segundo nossa atual legislação, todo veículo 4x4 que tenha caixa de redução (caixa com reduzida), independentemente da capacidade de carga, assim como todo utilitário, mesmo que 4x2 com capacidade de carga superior a 1000kg pode receber motor a diesel e ser devidamente regularizado.

há, entretanto a necessidade de comprovação procedência lícita do motor, o que se faz através de notas fiscais e certidões do Detran.
Infelizmente, por uma política equivocada, alguns Estados tentam dificultar o procedimento, "negando o direito" ao cidadão, o que pode ser resolvido com um Mandado de Segurança, que é um "remédio jurídico" gratúito e disponível a todo cidadão que tenha um direito "liquido e certo" negado por autoridade pública.

apesar de gratúito o Mandado de Segurança, você vai ter que arcar com os honorários de um advogado, mas existem muitos jeepeiros advogados que podem dar uma mão.

meu pai ainda não tem outro jipe, teve um quando era solteiro, mas quem sabe se mesmo com os descontos que podem ser concedidos a jipeiros que não sejam colorados:parede: ou palmeirenses:putz: não sobra uma grana para comprar um...:lol: a diesel, naturalmente...:mrgreen::concordo:

CAVESO
07/12/2008, 01:42
Tesão por diesel eu tenho de sobra...

Só me falta-me o motor (de preferência um s4t plus)..........

paulobarbosa
07/12/2008, 08:32
Só uma observação. Para mandato de segurança não é necessário advogado. Qualquer pessoa pode pedir um mandato de segurança e não precisa de formalidades.
PB

cRiPpLe_rOoStEr
07/12/2008, 13:25
ontem eu fui na concessionária da hyundai e observei que a linha atual de sport-utilities não tem reduzida em nenhum modelo, nem mesmo uma crawler como no engesa... mas como no documento o tipo do veículo é especificado como uso misto/camioneta creio que seja possível convencer um juiz a autorizar a conversão para diesel mesmo na tucson 4x2...