PDA

Ver Versão Completa : Gorki

Walter Louzan
13/06/2008, 00:59
Colegas...

Bom, por fim chegou o dia, e hoje começou realmente a reforma do meu Niva, batizadode Gorki.

Então, a exemplo do amigo Bacalhau e seu Pangaré, peço licença e abro um tópico para ir registrando e compartilhando aqui, aos poucos (bem aos poucos ;) ) a reforma do Gorki.

Logo de cara, o russo vai perder originalidade procurando facilidade de manutenção e um pouco de conforto. Entram uma direção hidráulica VW, hidro-vacuo e cilindro mestre de freio de VW Santana, e um motor AP 1.8, todo devidamente instalado pelo Bacelar.

Depois disso, e quando já estiver morando na roça, o bicho entrará na fase de repintura, acessórios, acabamento, etc.

Vou tentar postar umas fotos do Gorki no seu estado original, e semana que vem, algumas do bicho, com o cofre do motor limpinho.

Desde já, opiniões e conselhos dos colegas serão muito bem-vindas.

Aquele abraço...

Walter

BACALHAU
13/06/2008, 02:00
Camarada Valter:
Mais uma vez o meu desejo de que corra tudo bem para você e o Gorki. Pelo que dizem, ele vai estar em muito boas mãos. Todos falam que o Dr. Bacelar é um "cirurgião" extremamente competente.
Só não esqueça de, se possível, registrar em fotos todos os detalhes dessa transformação. Mostre as peças utilizadas, de preferência, antes, durante e depois da colocação. (pedi muito? :twisted:)
Diga para o Rogério que não é para fazer concorrência não, mas que por aqui é difícil até achar quem calibre pneus decentemente (pressão correta). Não é exagero não.

Zabumbas e Boa $orte.

"Há em Gorki a força do natural e a beleza do espontâneo, que tanto fascinam, em nossa busca de legitimidade. Há também a transfiguração da realidade, o surrealismo da fuga ao legítimo, que é uma espécie de descanso do espírito, no seu enquadramento real."
Este trecho que descreve o escritor Aleksei Maksimovich Peshkov (em russo, Алексей Максимович Пешков) conhecido na literatura mundial como Máximo Gorki (Максим Горький), parece-me apropriado a essa etapa do Gorki (NIVA).
A título de curiosodade: Gorki significa "azedo" ou "amargurado".

braszil
13/06/2008, 04:12
Walter te desejo muita sorte na sua empreitada e irei acompanhar de perto mais um Nivinha renascer das cinzas. Tenho certesa que fez a escolha certa pois por esperiencia propria assim fica muito mais facil de encontrar ajuda nas horas mais dificeis e nos lugares mais distantes. Nao vou dar minha opiniao em relaçao ao mecanico nem a oficina escolhida porque posso não ter uma opinião das mais "isentas", foi a ultima. Mas mesmo assim se tiver alguma duvida pode perguntar. O Cacique foi quase todo refeito com ele.

Abraços e boa sorte

brasil

Walter Louzan
13/06/2008, 08:48
Cacilda, os caras não dormem, mesmo.

Então, duas respostas em uma.

Bacalhau: obrigado mesmo pelo desejo de boa sorte, e pelo banho de cultura literária. Poesia pura. Aliás, o Gorki tem um passado de transporte literário, que um dia eu conto.
Sobre o registro fotográfico da reforma, lamentavelmente a novela dos papeis demorou tanto que só consegui entrar com o carro na oficina agora, a uma semana de mudar de cidade, com toda a correria que isso implica. Mas vou tentar fotografar o máximo possível, e vou ver se o Rogério pode ir fotografando para mim quando eu não estiver lá. Gostaria de poder ser um dono mais presente no momento dos transplantes, mas tem tanta coisa rolando que fica difícil:cry:. Mas faremos do melhor jeito possível.
Em tempo: A sua francesa vai estar na minha mão no começo da próxima semana. Aí entro em contato contigo. E estou pensando como podíamos fazer com o motor:pensativo:. Vai pensando vc também.

Brasil: Obrigado pelo desejo de boa sorte também. E sobre a escolha do cirurgião, se eu tivesse tido alguma dúvida, ontem, e graças a vc e o Cacique, eu a teria perdido. Explico: ontem tive a honra de que o Bacelar me pedisse para tirar seu carro da oficina e estacionar na rua para ajeitar a oficina:dance:. O seu russo é um prazer de manobrar, e a caixa de marchas ficou muito legal mesmo. Do ronco do motor melhor não falar para não parecer invejoso. Muito bom. Sinceramente, fiquei com gosto de “foi pouco”. Meus mais sinceros parabéns:palmas:. Um único senão: Claro que o uso que vamos dar para os nossos russos vai ser diferente, mas para um cara “bem pouco esguio” como eu, os seus belos bancos de competição dão um baita trabalho para entrar e sair.:-D

Walter Louzan
13/06/2008, 08:51
Esqueci de me despedir.

Então, até pronto, que e vou seguir fechando caixas para da mudança.

Aquele abraço...

Walter

Girti
13/06/2008, 11:55
Esqueci de me despedir.

Então, até pronto, que e vou seguir fechando caixas para da mudança.

Aquele abraço...

Walter

Pois é, parece que este pessoal não dorme... :shock::shock::shock:

Walter, desculpe-me pela minha "inguinorância", talvez você já tenha escrito a respeito aqui no forum, mas... para onde você está mudando?

Carlão Pinheiro
13/06/2008, 12:11
O relógio do servidor é que deve estar errado, já percebi isso a algum tempo.
Estou postando 13/06/08 as 12:12 hs

Girti
13/06/2008, 12:29
O relógio do servidor é que deve estar errado, já percebi isso a algum tempo.
Estou postando 13/06/08 as 12:12 hs

O relógio está certo, veja o horário de sua mensagem.

braszil
13/06/2008, 14:42
Caro Walter,
Que bom que pode dirigir o Cacique ele ta ficando pronto pra mais uma aventura pelo Brasil. Acabo de trocar todos os fios de cabo a rabo, foi uma brincadeira e tanto mas valeu a pena agora alem de ter um chicote novinho e personalisado para ele sei posso eu mesmo detectar qualquer falha na eletrica sem ter que levar a alguem nem mesmo o eletricista que disse que nao podia fazer porque nao trabalhava com carros de fibra (dorme com um barulho desses). Eu ia te recomendar uma caixa de chevete mas agora voce ja testou uma e sabe a diferença. Quanto aos bancos é um pouco trabalhoso entrar e sair mas uma vez dentreo eles sao muito confortaveis e seguros. Estarei no Rogerio para pegar ele Domingo e verei o Gorki. se precisar de algo é so falar.

Abraços

Edu Niller
13/06/2008, 14:50
Camarada....
Boa sorte na sua reforma... e vai postando aew as modificacoes... que nem o bacalhau falou... abraçao!!!!

BACALHAU
13/06/2008, 15:05
Caro Walter,
Que bom que pode dirigir o Cacique ele ta ficando pronto pra mais uma aventura pelo Brasil. Acabo de trocar todos os fios de cabo a rabo, foi uma brincadeira e tanto mas valeu a pena agora alem de ter um chicote novinho e personalisado para ele sei posso eu mesmo detectar qualquer falha na eletrica sem ter que levar a alguem nem mesmo o eletricista que disse que nao podia fazer porque nao trabalhava com carros de fibra (dorme com um barulho desses). Eu ia te recomendar uma caixa de chevete mas agora voce ja testou uma e sabe a diferença. Quanto aos bancos é um pouco trabalhoso entrar e sair mas uma vez dentreo eles sao muito confortaveis e seguros. Estarei no Rogerio para pegar ele Domingo e verei o Gorki. se precisar de algo é so falar.

Abraços

Também "capei" TODA a fiação do Pangaré. Também vou ter que fazer todo o chicote novo e sozinho. Alguma dica ou idéia que você usou?
E quanto a esses bancos, você poderia colocar umas fotos? Também vou trocar os originais, em prol da minha coluna. Estou até disposto em investir no São Marino. Dizem que são bons. Alguém dá uma sugestão? Para ter uma idéia, os da minha Quantum, que é GLS (nada a ver com opções sexuais), está me fu...ferrando a coluna.

shuther4x4
13/06/2008, 15:16
C
Em tempo: A sua francesa vai estar na minha mão no começo da próxima semana. Aí entro em contato contigo. E estou pensando como podíamos fazer com o motor:pensativo:. Vai pensando vc também.
D

Não entendi!!!!!

shuther4x4
13/06/2008, 15:19
Parabéns pela viatura e que a preparação saia melhor que o esperado, pelo menos em boas mãos ele está.
Agora, se puder me tirar uma dúvida. Como vai fazer com a documentação. Pergunto isso nos detalhes mesmo. Se for regularizar, tipo assim. Hoje levei no inmetro, vistoriaram assim, assado..... se puder vai passando pra gente essas informações.
Abraços.

BACALHAU
13/06/2008, 15:32
Não entendi!!!!!

Rapaz, não se mete nisso não. :twisted:

Que mal tem se a gente curte uma "petite femme française". Quando um não quer mais passa para o outro. Afinal é como dizem: lavou, trocou o lubrificante, tá nova. Ás vezes, fica até meio folgada, mas essa ele me garantiu que está apertadinha, quase nova. Não é uma maravilha? :dance:

braszil
13/06/2008, 15:37
Os meus bancos sao San Marino mas concha fixo. por isso fica um pouco dificil entrar e sair especialmente atras ai é quase impossivel mas como sou um viajante egoista e so viajamos a dois eu e a esposa, problemas so para colocar e tirar coisas do banco traseiro. Se eu fosse comprar hoje compraria os San Marinos reclinaveis.

braszil
13/06/2008, 15:45
Também "capei" TODA a fiação do Pangaré. Também vou ter que fazer todo o chicote novo e sozinho. Alguma dica ou idéia que você usou?
E quanto a esses bancos, você poderia colocar umas fotos? Também vou trocar os originais, em prol da minha coluna. Estou até disposto em investir no São Marino. Dizem que são bons. Alguém dá uma sugestão? Para ter uma idéia, os da minha Quantum, que é GLS (nada a ver com opções sexuais), está me fu...ferrando a coluna.

Eu arranquei inclusive as caixas de fusiveis e deixei o carro limpinho, coloquei tambem o comando de seta do Fiat Uno que tem controle dos farois e limpadores dianteiro e traseiro eliminando aquele botao no painel escondido atras do volante. Ficou show de bola. Vou postar depois o esquema de fios do comando de setas para que os amigos possam adaptar mais rapido. Quanto ao chicote me diga o que pretende fazer.

Girti
13/06/2008, 15:49

Eu iria sugerir os bancos da Rallye Design, são extremamente confortáveis e anatômicos e, embora algo pesados no bolso, são para toda a vida, tenho os meus há mais de 10 anos, já passaram por 3 Nivas! Mas, infelizmente, a Rallye Design ainda não abriu uma filial em Tamboril... Mas ouvi dizer que estão fazendo um estudo de mercado, para ver se vale a pena abrir uma loja lá! :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

braszil
13/06/2008, 15:52
Aqui vai uma fotinho dos bancos que tenho. Aconselho que coloque os reclinaveis para das acesso ao banco traseiro.

BACALHAU
13/06/2008, 16:04
Braszil, tenho que refazer TUDO. Tirei todos os fios do NIVA, as duas barras de fusíveis, relés, ... Estava tudo uma bo$t@.
Minha idéia, já que o carro está todo desmontado, é subir pelas colunas dianteiras com um conduite flexível (não lembro o nome agora) que é de metal revestido com uma capa tipo borracha, muito usado em embarcações e plataformas marítimas. Idêntico aos conduites flexíveis antigos que eram uma espiral metálica, mas sem o revestimento.
Subindo pelas colunas dianteiras e indo pelos cantos do teto até à parte porterior do NIVA por onde desce. Por ali seguem os fios das lanternas traseiras, do marcador de combustível e o que mais for preciso (luz para o interior do porta-malas, farol auxiliar de ré,...). Não quero mais o chicote seguindo pelo piso do carro.
Pretendo também instalar uma caixa estanque para os relés e os fusíveis, num local de mais fácil acesso. Debaixo do painel é o fim da picada.
Isso aí é só uma idéia geral, tem outros pequenos detalhes. Mas enfim, tudo novo.

Carlão Pinheiro
13/06/2008, 16:05
Eu arranquei inclusive as caixas de fusiveis e deixei o carro limpinho, coloquei tambem o comando de seta do Fiat Uno que tem controle dos farois e limpadores dianteiro e traseiro eliminando aquele botao no painel escondido atras do volante. Ficou show de bola. Vou postar depois o esquema de fios do comando de setas para que os amigos possam adaptar mais rapido. Quanto ao chicote me diga o que pretende fazer.

Aqui tem um esquema: http://www.natal4x4.com.br/ideia_09.htm

BACALHAU
13/06/2008, 16:07
Eu iria sugerir os bancos da Rallye Design, são extremamente confortáveis e anatômicos e, embora algo pesados no bolso, são para toda a vida, tenho os meus há mais de 10 anos, já passaram por 3 Nivas! Mas, infelizmente, a Rallye Design ainda não abriu uma filial em Tamboril... Mas ouvi dizer que estão fazendo um estudo de mercado, para ver se vale a pena abrir uma loja lá! :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Esse Gil hoje tá que tá.
Aqui em Tamboril vende uns bancos forrados com couro de jumenta que são de primeira. Que trocar pelos seus?
Quanto ao fato de serem "pesados" no bolso, isso para mim não é problema, o que interessa é a minha coluna não reclamar.
Aliás, eu queria ser pobre só um dia na vida, para saber como é ...
Já sei como é ser pobre todos os dias.

braszil
13/06/2008, 17:11
O comando de seta é esse mas as cores dos fios nao batem nem com o comando nem com o Niva infelismente. Tive que testar e descobrir um por um

braszil
13/06/2008, 17:16
Braszil, tenho que refazer TUDO. Tirei todos os fios do NIVA, as duas barras de fusíveis, relés, ... Estava tudo uma bo$t@.
Minha idéia, já que o carro está todo desmontado, é subir pelas colunas dianteiras com um conduite flexível (não lembro o nome agora) que é de metal revestido com uma capa tipo borracha, muito usado em embarcações e plataformas marítimas. Idêntico aos conduites flexíveis antigos que eram uma espiral metálica, mas sem o revestimento.
Subindo pelas colunas dianteiras e indo pelos cantos do teto até à parte porterior do NIVA por onde desce. Por ali seguem os fios das lanternas traseiras, do marcador de combustível e o que mais for preciso (luz para o interior do porta-malas, farol auxiliar de ré,...). Não quero mais o chicote seguindo pelo piso do carro.
Pretendo também instalar uma caixa estanque para os relés e os fusíveis, num local de mais fácil acesso. Debaixo do painel é o fim da picada.
Isso aí é só uma idéia geral, tem outros pequenos detalhes. Mas enfim, tudo novo.

Eu troquei tudo tambem. So nao sei se vai passar pelas colunas pois nao tem passagem vai ter que cortar a coluna pra abrir passagem. Eu tentei passar os fios dos milhas do teto e nem isso passou direto. Eu passei eles com conduintes por dentro do carro mesmo entre os isolamentos ficou muito bom nao da pra ver nem sentir nada e fica de facil acesso.

Carlão Pinheiro
13/06/2008, 17:21
O relógio está certo, veja o horário de sua mensagem.

Gil,

O nó cego aqui que não tinha configurado o fuso horário.

Girti
13/06/2008, 17:50
Gil,

O nó cego aqui que não tinha configurado o fuso horário.

Hehehe... acontece nas melhores famílias.... e nas piores também! :mrgreen:

Quem já não deu uma pisada de bola deste tipo que atire a primeira pedra! :roll:

Luciano SHAKALL
13/06/2008, 18:57
"... Aqui vai uma fotinho dos bancos que tenho ... Aconselho que coloque os reclinaveis para das acesso ao banco traseiro..."Pedindo licença no tópico do CAmaRAda :oops: ...

Braszil, SEMPRE tive dúvidas a esse respeito :pensativo: . . .
Você teria com postar uma(s) foto(s) do Cacique com a porta aberta, e o banco "levantado", como se alguém fosse entrar atrás (EITA!)?

Outra coisa: Seus cintos dianteiros são do tipo "4 (ou 5) Pontos", né?
Tem como explicar e, se possível, postar fotos da "ancoragem" desses cintos, inclusive, no que diz respeito ao cesso ao banco traseiro?

Desde já agradeço.

[]'s

Walter Louzan
13/06/2008, 19:33
Gil,

Nem eu mesmo lembro se já tinha falado para onde estou mudando.

Estamos indo para São Francisco Xavier, distrito de São José dos Campos, na serra da Mantiqueira.

Abraço...

Walter

shuther4x4
13/06/2008, 20:11
mas essa ele me garantiu que está apertadinha, quase nova. Não é uma maravilha? :dance:

Preciso arrumar uma francesa dessa pra minha pessoa!!!!!!!!!!!!!!

shuther4x4
13/06/2008, 20:18
Braszil, tenho que refazer TUDO. um conduite flexível (não lembro o nome agora) que é de metal revestido com uma capa tipo borracha, muito usado em embarcações e plataformas marítimas. Idêntico aos conduites flexíveis antigos que eram uma espiral metálica, mas sem o revestimento.

Esse chicote pelo chão do niva é de lascar!!!! Eta projetinho joselito.....
Agora bacalhau, se esse conduíte for de metal e esse metal não for revestido "por dentro", cuidado!!!!! pode ser uma fonte eterna de curtos e afins. Pois vai estar em contato em grande parte com a superficie dos fios e com vibração, torção, aquecimento, etc... e tempo, pode começar a dar problema, e aí, imagina puxar tudo pra fora novamente para "consertar". Porquê não pensa naqueles flexíveis originais, que são "cortados" e por cima vai a fita?
É só uma humirde sugestão!
Abraços.

BACALHAU
13/06/2008, 20:52
Agora bacalhau, se esse conduíte for de metal e esse metal não for revestido "por dentro", cuidado!!!!! pode ser uma fonte eterna de curtos e afins. Pois vai estar em contato em grande parte com a superficie dos fios e com vibração, torção, aquecimento, etc... e tempo, pode começar a dar problema, e aí, imagina puxar tudo pra fora novamente para "consertar". Porquê não pensa naqueles flexíveis originais, que são "cortados" e por cima vai a fita?
Abraços.

Bacana, agradeço a sua preocupação, mas fique tranqüilo. Esse produto se destina exatamente a esse fim. Esse eletroduto, como o nome já diz, é apropriado à passagem de fios, inclusive em tensões muito mais elevadas que os 12 VCC dos nossos NIVAs. São usados em áreas industriais, refinarias, embarcações, plataformas petrolíferas e em outros ambientes agressivos onde é necessário que os condutores elétricos fiquem devidamente protegidos.
Apesar do interior do tubo ser feito de uma lâmina metálica em espiral, ela não apresenta superfícies cortantes, é protegida contra a corrosão (a fita poder ser zincada, cobrada ou estanhada).
Como sugestão, dê uma olhada no site abaixo, onde também são apresentados conectores compatíveis. Vale também olhar a imagem anexada.

http://www.pltubos.com.br/Produtos/PL%20EPLT/produto.htm

Em relação à sua pergunta: "Porquê não pensa naqueles flexíveis originais, que são "cortados" e por cima vai a fita?" Se eu precisar acrescentar outro fio, ou substituir um defeituoso, é só fazer que nem nas instalações elétricas prediais, passo um guia pelo tubo para puxar outro fio. Nos chicotes automotivos tradicionais, você tem que desfazer o chicote todo, trocar ou acrescentar outro fio e depois refazer tudo novamente, além de não oferecerem nenhuma proteção.

Em relação a passar esses dutos pelas colunas e teto, eu sei que as colunas são "entupidas", mas, eu já descobri onde é. Vou abrir uma pequena "janela" nas mesmas, pelo lado de dentro do carro, vou furar uma chapa no interior das colunas que obstrui a passagem e fechar novamente a "janela".

Zabumbas

braszil
13/06/2008, 21:09
Abraços.

Uma pena que nossos colegas aqui tenham a lingua tao afiada. Sem nem saber de nada ele sugere que voce use o mesmo conduinte usado pelo modelito joselito. Mas nao tem problema quem quer faz quem nao sabe desdenha quem fez. mas eu perdoo aos colegas que falam dos outros sem saber.

braszil
13/06/2008, 21:17
Pelo comentario do nosso colega sabe tudo os fios do cacique estao espalhados pelo chao do carro alguns ate amarrados no pe do banco com barbante de pao. Esqueci que ele deve estar pensando que tambem usei fita durex como fita isolante. Se ele soubesse que o projeto e material usado foi todo importado especialmente para as necessidades do cacique. Qualquer dia quando ele tiver o prazer de ver o carro terei um babador especial so pra ele esperando no portaluvas. tadinho dele

braszil
13/06/2008, 21:30
Pedindo licença no tópico do CAmaRAda :oops: ...

Braszil, SEMPRE tive dúvidas a esse respeito :pensativo: . . .
Você teria com postar uma(s) foto(s) do Cacique com a porta aberta, e o banco "levantado", como se alguém fosse entrar atrás (EITA!)?

Outra coisa: Seus cintos dianteiros são do tipo "4 (ou 5) Pontos", né?
Tem como explicar e, se possível, postar fotos da "ancoragem" desses cintos, inclusive, no que diz respeito ao cesso ao banco traseiro?

Desde já agradeço.

[]'s

Como postei anteriormente meu carro esta preparado para apenas duas pessoas e os bancos nao reclinam nem suspende por isso eu recomendei ao colega que se fosse colocar que compre os reclinaveis, custam um pouco mais mas pra quem precisa do banco traseiro vale a pena. Os cintos sao de 4 pontas e sao presos no suporte do banco. Vou tentar tirar umas fotos do que pediu pra postar pra voce.

shuther4x4
13/06/2008, 21:40
Uma pena que nossos colegas aqui tenham a lingua tao afiada. Sem nem saber de nada ele sugere que voce use o mesmo conduinte usado pelo modelito joselito. Mas nao tem problema quem quer faz quem nao sabe desdenha quem fez. mas eu perdoo aos colegas que falam dos outros sem saber.

acho que você está confundindo bife ali na mesa com bife a milanesa!!!!
Estou falando do PROJETO ORIGINAL, que é muito ruim, aqueles fios passando pelo assoalho quase sem proteção. O meu foi encapado com conduite, mas acabei tirando porque estava mal feito. Tem vários no fórum que já fizeram esse trabalho e ficou muito bom aparentemente.
Agora, dê uma olhada nas minhas mensagens anteriores, acho que em nenhuma delas eu desdenhei de alguém, pelo contrário, acho!
Agora se entendeu assim (infelizmente o entendimento é uma coisa bem pessoal), o que posso fazer é pedir desculpas (a todos do fórum) se desdenhei de alguém.
Abraços
Fábio

shuther4x4
13/06/2008, 21:43
Pelo comentario do nosso colega sabe tudo os fios do cacique estao espalhados pelo chao do carro alguns ate amarrados no pe do banco com barbante de pao. Esqueci que ele deve estar pensando que tambem usei fita durex como fita isolante. Se ele soubesse que o projeto e material usado foi todo importado especialmente para as necessidades do cacique. Qualquer dia quando ele tiver o prazer de ver o carro terei um babador especial so pra ele esperando no portaluvas. tadinho dele

E a língua afiada é minha.
MP enviada!

Girti
13/06/2008, 21:57
Gil,

Nem eu mesmo lembro se já tinha falado para onde estou mudando.

Estamos indo para São Francisco Xavier, distrito de São José dos Campos, na serra da Mantiqueira.

Abraço...

Walter

Conheço SFX há tempo, é muito simpática! Está sendo povoada de paulistanos, que estão abrindo pousadas, restaurantes e lojas por lá, para atender aos turistas... paulistanos!

E você, com o perdão da curiosidade (nada tenho contra os paulistanos, sou um deles!), está neste grupo?

BACALHAU
13/06/2008, 22:45
Ainda sobre os eletrodutos...

aguiar-albuquerque@ig.com
14/06/2008, 00:53
Eu preciso enter o porque dos camaradas funçarem o tempo todo procurando defeitos e soluções das mais desagradaves posiveis. O NIVA é um transporte de serviço de multiplas utilidades que vai além das brincadeiras de trilhas. Sinceramente não encontro muita objetividade nessas buscas.:discordo:
Colegas...

Bom, por fim chegou o dia, e hoje começou realmente a reforma do meu Niva, batizadode Gorki.

Então, a exemplo do amigo Bacalhau e seu Pangaré, peço licença e abro um tópico para ir registrando e compartilhando aqui, aos poucos (bem aos poucos ;) ) a reforma do Gorki.

Logo de cara, o russo vai perder originalidade procurando facilidade de manutenção e um pouco de conforto. Entram uma direção hidráulica VW, hidro-vacuo e cilindro mestre de freio de VW Santana, e um motor AP 1.8, todo devidamente instalado pelo Bacelar.

Depois disso, e quando já estiver morando na roça, o bicho entrará na fase de repintura, acessórios, acabamento, etc.

Vou tentar postar umas fotos do Gorki no seu estado original, e semana que vem, algumas do bicho, com o cofre do motor limpinho.

Desde já, opiniões e conselhos dos colegas serão muito bem-vindas.

Aquele abraço...

Walter

BACALHAU
14/06/2008, 01:49
Eu preciso enter o porque dos camaradas funçarem o tempo todo procurando defeitos e soluções das mais desagradaves posiveis. O NIVA é um transporte de serviço de multiplas utilidades que vai além das brincadeiras de trilhas. Sinceramente não encontro muita objetividade nessas buscas.:discordo:

Já que você pensa assim, porquê você postou o seguinte em outro tópico?

"pancada no diferêncial na passagem de macha
Adoro o GIVAGO, mas esse problema acompanha-me desde o primeiro NIVA (esse é o terceiro), sempre se repete nas passagens de macha uma pancada grave no diferê:dance:ncial. Nos ultimos tempos tem relacionado o problema com alteração de rotação ou desequilibrio na mistura. Será que os amigos podem esclarecer esse caso. Obs: as únicas adptções é carburador e a igniçao eletronica."

Não fique fuçando procurando saber o motivo dessa pancada grave no diferencial na passagem de "macha". Não relacione a alteração de rotação nem o desequilíbrio da mistura com nada. Porquê que você foi "funçar" nessas soluções das mais desagradáveis possíveis que foram a adaptação do carburador e da ignição eletrônica?
Falando em alteração da rotação e desequilíbrio da mistura, não foi você que no tópico " carburador e centralização da borbulete" disse que "...esse mecânico de Paulo Afonso o VAL, quando pegou na peça identificou um erro elementar no eixo da borbuleta e nos glices, a mistura ficou propocional e consumo não aumentou, o nosso niva faz 12 km por um litro na destrada e quase 10 na area urbana." E isso pelo correio. Que espetáculo. Pura paranormalidade. Ou seria "funçação"?
Não fique preocupado em entender o que os outros fazem nos seus carros. É problema deles. Se não pode contribuir, não critique, pois para um camarada que não entende o porquê dos outros procurarem resolver ou minimizar os problemas de suas viaturas até que você pede muita ajuda para "funçar" na sua.
A propósito, que eu saiba quem fuça é porco e que eu saiba nenhum dos nossos colegas o é.

"Cada um pensa em mudar a humanidade, mas ninguém pensa em mudar-se a sí mesmo." (Liev Tolstói)

braszil
14/06/2008, 02:58
Ainda sobre os eletrodutos...

Gostei do material muito bom mesmo. So acho que precisa ter um equipamento muito bom para montar os segmentos de tamanhos corretos para que sejan conectados corretamente com os devidos caminhos percorridos. Sera tambem dificil caso precise fazer algum reparo na parte eletrica posteriormente, vai ter que retirar varias seçoes para chegar onde esta o problema.

BACALHAU
14/06/2008, 03:03
Gostei do material muito bom mesmo. So acho que precisa ter um equipamento muito bom para montar os segmentos de tamanhos corretos para que sejan conectados corretamente com os devidos caminhos percorridos. Sera tambem dificil caso precise fazer algum reparo na parte eletrica posteriormente, vai ter que retirar varias seçoes para chegar onde esta o problema.

Não é não. Já viu como é trocada a instalação elétrica de uma casa, embutida na parede? Os dutos permanecem no lugar, os fios é que são acrescentados ou retirados. Consegui complicar? :mrgreen:

braszil
14/06/2008, 03:07
Sim mas para conectar esse voce vai ter que rosquear e um chicote se divide em varias ramificaçoes e muitas veses nao da pra torcer nem retirar um sem danificar outros. Sera que consegui me explicar?

braszil
14/06/2008, 03:20

Sera que voce ja leu sobre o Darwin. A Evoluçao é o segredo da sobrevivencia. Gosto nao se discute se lamenta o que uma pessoa acha desagradavel da prazer a varias outras. Existem pessoas cuja criatividade é limitada, fica quase impossivel tentar mostrar a elas que existe o amanha.

Eu concordo plenamente com nosso colega acima quando disse para nao se preocupar com quem quer criar mas tambem nao atrapalhe os genios trabalhando.

Se nao quer participar da criaçao entao fique quietinho e assista.

GARCIA/SP
14/06/2008, 17:45

Então tá. Não perca seu tempo por aqui. "Funçe" em outro lugar. Tchau.

Flugêncio
14/06/2008, 20:27

Para que vc possa entender esta objetividade, sugiro que procure fazer imediatamente duas coisas:
Primeiro - Pegue uma bela trouxa de roupa e vá lavar em um barranco de rio; e
Segundo - Se escanche em uma cangaia, sobre o lombo de um jumento manco, com os pés dentro de caçuás e cutuque no vazio do mesmo pra ver o que dá.
Se as soluções de centenas de camaradas são desagradáveis, alguma coisa tá errada com vc.
Acaba não mundão!!!!!

braszil
14/06/2008, 20:59
acho que você está confundindo bife ali na mesa com bife a milanesa!!!!
Estou falando do PROJETO ORIGINAL, que é muito ruim, aqueles fios passando pelo assoalho quase sem proteção. O meu foi encapado com conduite, mas acabei tirando porque estava mal feito. Tem vários no fórum que já fizeram esse trabalho e ficou muito bom aparentemente.
Agora, dê uma olhada nas minhas mensagens anteriores, acho que em nenhuma delas eu desdenhei de alguém, pelo contrário, acho!
Agora se entendeu assim (infelizmente o entendimento é uma coisa bem pessoal), o que posso fazer é pedir desculpas (a todos do fórum) se desdenhei de alguém.
Abraços
Fábio

caro colega estou aqui em publico pedindo desculpas pela interpretaçao erronea do seu comentario a respeito do local do chicote. Espero que depois disso voltemos aos velhos tempos de PAZ. So acho que colocando os fios em lugares de acesso muito dificil fica quase impossivel fazer reparos ou upgrades no systema eletrico sem ter que tirar o chicote inteiro, como por exemplo passar ele pelo teto.
Abraços

braszil

BACALHAU
14/06/2008, 23:34
Compartilhando com os camaradas a minha idéia a repeito da fiação do Pangaré, seguem fotos que, acredito eu, sejam auto-explicativas.
Vale observar que, para demonstração, utilizei um eletroduto flexível plástico amarelo (conduite) desses utilizados por dentro das paredes. Nada impede que o mesmo seja usado, porém, a fim de ter uma proteção mecânica e térmica melhor, uma vez que este tipo, com o calor, acaba ficando quebradiço, pretendo utilizar do tipo citado anteriormente. O mesmo está meio solto em alguns lugares, mas deverá ser bem preso para que não hajam vibrações ("grilos")
Afirmo ainda que, no caso de uma eventual necessidade de substituir um ou mais condutores, não é necessário retirar tudo. Basta que tenhamos acesso às duas pontas do eletroduto e identificando o(s) condutor(es) a ser(em) substituído(s) prendamos o(s) fio(s) novo(s) a uma das pontas de um fio a ser retirado e puxando esse na outra ponta, puxemos o(s) fio(s) novo(s). Não devem ser usadas mangueiras de borracha, pois, com o tempo, o isolamento do fio gruda nela. Compliquei?
No caso de só acrescentar mais condutores (p.ex. instalação de autofalantes ou outro acessório), podemos ainda passar uma guia de fibra (à venda em qualquer loja de material elétrico) por dentro do eletroduto e através dela puxar o(s) fio(s) a ser(em) acrescentado(s).
Tudo isso sem ter que mexer na forração e acabamentos do veículo.

Foto 1 - Cofre motor (bloqueio-luz ré); foto 2 - Cofre motor (farol-buzina-pisca); foto 3 - Cofre motor (radiador); foto 4 - Cofre motor (temperatura motor-ignição); foto 5 - Cofre motor(limpador-nivel freio). Entre parênteses, exemplos do equipamento a ser ligado, dependendo do local.

BACALHAU
14/06/2008, 23:49
Observe-se que tem espaço suficiente para passar mais de um duto, podendo ser usado um duto para cada grupo de equipamentos (p.ex. um duto para as lanternas traseiras esquerda passando pelo lado esquerdo do carro, idem para lado direito, outro grupo para altofalantes, outro para fios da bóia de combustível, etc.).
Esses eletrodutos existem a partir de 3/8".

Foto 1 - Caixa roda traseira (som); foto 2 - Próximo à barra de fusíveis; foto 3 - Teto acima porta motorista; foto 4 -Teto lado esquerdo (luz cortesia); foto 5 - Teto traseira (luz bagagueiro).

BACALHAU
14/06/2008, 23:58
Para terminar, mais algumas.
Talvez devesse ter aberto um novo tópico, mas já que o assunto começou aqui...

WALTER - Desculpe pela invasão e outras "coisas" no seu tópico.

Foto 1 - Retrovisor; foto 2 - Traseira (luz placa - reboque). foto 3 - Traseira esquerda (escondido); foto 4 - Traseira esquerda (freio-pisca-ré...).

shuther4x4
15/06/2008, 10:46
caro colega estou aqui em publico pedindo desculpas pela interpretaçao erronea do seu comentario a respeito do local do chicote. Espero que depois disso voltemos aos velhos tempos de PAZ. So acho que colocando os fios em lugares de acesso muito dificil fica quase impossivel fazer reparos ou upgrades no systema eletrico sem ter que tirar o chicote inteiro, como por exemplo passar ele pelo teto.
Abraços

braszil

Mal entendidos acontecem, ainda mais quando existe um interesse comum forte (como vemos aqui no fórum - NOSSAS VIATURAS), e todos juntos, mas separados fisicamente, ás vezes o que queremos passar não é o que é entendido.
Mas beleza, amizade retomada (sem viadagem claro)!
Abraços
Fábio

Walter Louzan
15/06/2008, 19:53
Gil: esclarecendo, sou brasileiro e paulista por opção desde 1989 (na verdade nasci em Argentina). Mas a patroa e eu tínhamos o plano de cair fora de Sampa apenas fosse possível, e o momento chegou.
É, acho que me encaixo nessa sua descrição de paulista retirante.:smile:

Bacalhau: não precisa se desculpar por nada, antes ao contrario, eu que agradeço. Acho que o seu aporte contribui para o principal objetivo do forum, que é compartilhar idéias para que os demais possam aprender com a experiência. E eu estou aprendendo pacas. (Falei bonito, confessa!). Mas acho que esses post não podem faltar no tópico do Pangaré. Tem que por eles lá também.

Shuter /Braszil: As vezes é muito difícil transmitir claramente uma intenção por escrito. Uma idéia, ainda dá. Uma intenção nem sempre. Ainda bem que vocês são dois caras de boa paz, e com o caráter (quase pus os bagos...) para vir a público e optar pela paz e o bom humor. Gostei.:concordo: E gostei também do teu post “Darwin”, excelente.:palmas:

Aguiar-Albuquerque: Ufff... Não, nada. Deixa pra lá.

Abraços...

Walter

BACALHAU
15/06/2008, 20:21
...
Bacalhau: não precisa se desculpar por nada, antes ao contrario, eu que agradeço. Acho que o seu aporte contribui para o principal objetivo do forum, que é compartilhar idéias para que os demais possam aprender com a experiência. E eu estou aprendendo pacas. (Falei bonito, confessa!). Mas acho que esses post não podem faltar no tópico do Pangaré. Tem que por eles lá também.
...

Abraços...

Walter

É... Para um argentino... :pensativo:

Brincadeira, amigo Walter, você se expressou muito bem. :palmas: Não só gramaticalmente mas, também, na clareza das suas expressões. Nota-se que além do Brasil você também adotou a nossa Língua.
Quanto ao tópico Pangaré, eu vou colocando as coisas por lá à medida em que vou fazendo, para servirem de referência a quem achar válidas as minhas idéias. Tanto essa dos conduítes, como outras que eu estou ainda amadurecendo.

Zabumbas

Walter Louzan
17/06/2008, 13:44
Colegas, reproduzo aqui uma oferta recebida de uma oficina especializada em Niva, daqui de São Paulo, pelo motor que está sendo retirado do Gorki (no fim deste post, reproduzo parte do anuncio, para esclarecer).

Somos uma oficina especializada em 4x4, e vendemos peças novas e usadas para o jipe niva.
Caso tenha interesse, podemos pegar seu motor completo (alternador, motor de arranque, carburador, etc) por R$ 180,00, que seriam trocados em peças e mão de obra em nossa oficina.
Assim ao invés de ficar com o motor encostado aí, vc terá a opção de usa lo como moeda de troca em peças, e mão de obra que precisará.

Tá me parecendo uma merreca. Ou será que estou louco?
Anyway, por esse valor (e ainda mais com o agravante de ficar como cliente do ofertante) prefiro deixar o motor para peso de papel.

Abraços

Walter

O anuncio:
Vou trocar esta semana o motor do Niva, e vai sair dele um motor original russo. O carro é um 91, o motor está rodando bem, é posso garantir que nunca foi judiado, porque conheço bem o único dono anterior, que fora da cidade é da estrada, só pegava terra para ir ao sitio da mãe em Ibiuna. É só ver o carro para ver como foi tratado o motor.
Enfim, o objetivo é abrir espaço, pois não tenho lugar nem interesse em guardar o motor. Se algum colega tiver interesse nesta “jóia da mecânica soviética”, seja para usar ele inteiro ou em partes, ainda da tempo de ver ele funcionando dentro do cofre do carro, aqui em Sampa.
O que sei do motor: Nunca foi retificado, o carburador foi trocado, o atual (um Weber mini progressivo) está francamente mal, e bebendo como um cossaco.

Otávio Luiz
17/06/2008, 13:53
Vende as peças, só no motor de arranque você pega os R$180,00.
AH! Já tava esquecendo, manda a oficina pra PQP!!! Quando você vai comprar dos caras tudo custa caro, quando vai vender não vale nada. O motor de arranque é um exemplo, pesquisa na net e veja quanto custa um, e é tudo a base de troca.

Walter Louzan
17/06/2008, 13:58
É Otávio, acho que vc tem razão.

Mas é que estou mudando pro interior este final de semana, e queria me poupar de carregar o motor.
Mas acho que vou levar e fazer isso mesmo.

Bração...
W

Luciano SHAKALL
17/06/2008, 14:07
"... reproduzo aqui uma oferta recebida de uma oficina especializada em Niva, daqui de São Paulo, pelo motor que está sendo retirado do Gorki ... podemos pegar seu motor completo (alternador, motor de arranque, carburador, etc) por R$ 180,00, que seriam trocados em peças e mão de obra em nossa oficina. ... Tá me parecendo uma merreca. Ou será que estou louco? ... Walter, se a questão é "PARECER uma merreca", a mim também parece :rolleyes: . . .

Pô, já vi venderem cabeçote por mais que esse valor! E o bloco?
Ainda tem os componentes internos (virabrequim, comando, pistões, bielas, válvulas...)...
Tudo bem, são usados :stop: ; mas precisa serem trocados :pensativo: ?
Fora os agregados (Alternador, motor de partida, carburador - vai ver quanto custa SÓ um carburador :shock: )...

REALMENTE, por esse preço - ainda que fosse a média do mercado - eu guardaria o motor "de lembrança" :evil: ...

[]'s

Walter Louzan
17/06/2008, 20:54
Oi Shakall, boa noite...

Pois é, só alguns componentes internos já custam isso no mercado. Veja o exemplo que deu o Otávio Luiz, logo acima.

Pelo que andei sondando, um preço mais o menos por um motor desses, nesse estado, deve andar pelos R$ 600,00. Tô falando de classificados neste mesmo forum, e da opinião do próprio Bacelar, que entende algo de este mercado.

Isso sem contar que posso oferecer, para quem quiser saber a historia do carro que sempre teve esse motor, o telefone do único proprietário anterior, e do único mecânico que tratou ele desde 0 KM. Verdade é que nada disso garante nada no futuro, e trata-se de vender o motor “no estado”, mas de poucos motores é possível conhecer direto esse tipo de informação.

Ou seja, vou esperar um pouco mais, estudar alguma outra proposta (cá entre nós, tenho uma de R$ 181,00 de um cara de Tamboril-CE, mas não posso dar muitos detalhes por enquanto...:lol::lol:), ou ficar com o motor e quando tiver um tempo, começar a desmontar ele e vender por partes.

Aquele abraço...

W

BACALHAU
17/06/2008, 22:27
Minha oferta final.
R$ 184,99 se trocar o óleo, filtro de óleo, filtro de ar, velas, cabos de vela de silicone (tudo novo) e adaptar Ignição Eletrônica.
Ah! Frete e mão-de-obra de instalação grátis.
Parcelando em 10 vezes, sem juros, com nota fiscal e garantia de 10.000 km. Tanque cheio também.
É pegar ou largar.
:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

E não adianta me mandar àquele lugar que eu não vou.

Digger
18/06/2008, 00:14
Somos uma oficina especializada em 4x4, e vendemos peças novas e usadas para o jipe niva.
Caso tenha interesse, podemos pegar seu motor completo (alternador, motor de arranque, carburador, etc) por R$ 180,00, que seriam trocados em peças e mão de obra em nossa oficina.
Assim ao invés de ficar com o motor encostado aí, vc terá a opção de usa lo como moeda de troca em peças, e mão de obra que precisará.

Tá me parecendo uma merreca. Ou será que estou louco?
Anyway, por esse valor (e ainda mais com o agravante de ficar como cliente do ofertante) prefiro deixar o motor para peso de papel.

Abraços

Walter

O anuncio:
Vou trocar esta semana o motor do Niva, e vai sair dele um motor original russo. O carro é um 91, o motor está rodando bem, é posso garantir que nunca foi judiado, porque conheço bem o único dono anterior, que fora da cidade é da estrada, só pegava terra para ir ao sitio da mãe em Ibiuna. É só ver o carro para ver como foi tratado o motor.
Enfim, o objetivo é abrir espaço, pois não tenho lugar nem interesse em guardar o motor. Se algum colega tiver interesse nesta “jóia da mecânica soviética”, seja para usar ele inteiro ou em partes, ainda da tempo de ver ele funcionando dentro do cofre do carro, aqui em Sampa.
O que sei do motor: Nunca foi retificado, o carburador foi trocado, o atual (um Weber mini progressivo) está francamente mal, e bebendo como um cossaco.

Olha, se falam isso aí pra mim, se passam essa proposta. Sinceramente, eu dou um chute tão forte, mas tão forte no rabo de quem me dissesse isso que a água do meu joelho iria matar a sede do pobre infeliz por uns 2 anos, vá pra PQP...

Louzan, Nem eu que não sou muito fá de argentino não faria uma dessa, no máximo, no máximo mandar abrir Itaípu toda :dance:

BACALHAU
18/06/2008, 10:02
Olha, se falam isso aí pra mim, se passam essa proposta. Sinceramente, eu dou um chute tão forte, mas tão forte no rabo de quem me dissesse isso que a água do meu joelho iria matar a sede do pobre infeliz por uns 2 anos, vá pra PQP...

Louzan, Nem eu que não sou muito fá de argentino não faria uma dessa, no máximo, no máximo mandar abrir Itaípu toda :dance:

Nooosssssaaa, como ele tá brabinho.
Digger, sinceramente, essa sua TPM ainda vai fazer você perder a cabeça. Dar um chute no rabo do cara não se faz. Além de sujar o seu pé ainda corre o risco do cara se apaixonar por você. Mais um rolo para você resolver às vésperas do seu casório.
Vai casar mesmo? Pensa melhor... :mrgreen:
Agora, quanto a abrir a Itaipu toda... Psiu, me diz: Onde é que fica o registro?:twisted:
Brincadeirinha, Walter, brincadeirinha...

Digger
18/06/2008, 10:25
OUAhOAUhOUAhoUAhoUAH brequei a charrete depois dessa... :mrgreen:

BACALHAU
18/06/2008, 11:04
PessoALL:
Quem poderia traduzir para mim as seguintes expressões?
- "dá gravata cortada no casório" (Tópico "Automático de Partida")
- "brequei a charrete"
Não sei se não entendi devido à diferença de latitude ou de longIDADE.

Zabumbas

Digger
18/06/2008, 11:13
Pô, eu mesmo explico... o Brequei a charrete é o mesmo que parei.. tipo, "trabalho é sagrado, nem réla..." ou um simples, poutz, depois dessa aí não falo mais nada... espanto.

Aprendi essa aí com um amigo meu piloto, o bichão é 13 total. Já te adianto, 13 é louco, inimputável coisa do antigo código penal, acabou virando jargão pra descrever pessoas fora do seu normal.

Agora essa da gravata, sei de nada...

BACALHAU
18/06/2008, 12:27
Aprendi essa aí com um amigo meu piloto, o bichão é 13 total. Já te adianto, 13 é louco, inimputável coisa do antigo código penal, acabou virando jargão pra descrever pessoas fora do seu normal.

Agora essa da gravata, sei de nada...

Obrigado pela explicação de "brecar a charrete".
Quanto à explicação, ou melhor, a falta de explicação da "gravata cortada", não me convenceu :discordo:. Você está escondendo o jogo...:mrgreen:
Agora, em relação ao "13", cabe aqui um esclarecimento:
O artigo 13 do Código Penal, refere-se à relação de causalidade (não confundir com "casualidade"), ou seja, "fala" a respeito da imputação da pena a quem deu causa a um crime.
O artigo que "fala" sobre imputabilidade de pena a quem cometeu um crime, por doença mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado, é o art. 26 do C.P..
Já em um "Código de Ocorrências Policiais", em desuso na Polícia do Rio de Janeiro, "22" refería-se a "indivíduo aparentando sinais de demência". Ou seja, em priscas eras, dizer que alguém era "22 de carteirinha", era o mesmo que dizer que o cara era doido de atestado e tudo.
Valeu?
Para aqueles que acharem que o assunto não tem nada a ver com NIVAs, pergunto: Quem compra um NIVA pode ser considerado normal?:mrgreen:

Soldier
18/06/2008, 13:13
... "22" refería-se a "indivíduo aparentando sinais de demência". Ou seja, em priscas eras, dizer que alguém era "22 de carteirinha", era o mesmo que dizer que o cara era doido de atestado e tudo...

Por pouco a coincidência não era geral :shock:... imagina se fosse o 21 :putz:... 2121 :mrgreen:

Quanto a "gravata cortada" (pelo que li, expressão do Leo Michetti), se é a que eu conheço, trata-se de uma tradição em festas de casamento... aqueles amigos mais "cara de pau", catam o noivo, juntam uma gravata e um tesoura e saem "vendendo" pedaços da dita pela festa... dizem que dá sorte a quem compra, mas segundo minha experiência (quando casei fiz isso) dá sorte é aos noivos que arrecadam uma boa grana e no meu caso, pagou nossa viagem de lua de mel... rsrsrs!

[]s :concordo:

Otávio Luiz
18/06/2008, 13:18
Cortar a grava ou passar a gravata é uma bincadeira que se faz na festa de casamento.
Pega-se a gravata do noivo e vai passando de mesa em mesa vendendo um pedaço para os convidados.
É um geitinho de conseguir uma grana extra pra lua de mel, ou como já falaram, arrumar a viatura quebrada na garagem...:mrgreen:

Digger
18/06/2008, 13:29
Será que se eu passar uma gravata virtual aqui e o número da minha c/c eu arrecado uma graninha boa pra colocar minha VTR em pronto funfionamento ??? :pensativo: :dance: :lol:
Pode até sobrar uma graninha pra esticar uma semana em Bariloche, tá bom tá bom, me contento com Campos do Jordão :roll: :grin:.

Se bem que minha Corregedora queria mesmo é ir pra Bahia, :putz: Desculpa aos Bahianos, mas eu não tenho a menor vontade de ir pra lá, ODEIO praia e calor... :twisted:

GARCIA/SP
18/06/2008, 19:01
Por pouco a coincidência não era geral :shock:... imagina se fosse o 21 :putz:... 2121 :mrgreen:

Quanto a "gravata cortada" (pelo que li, expressão do Leo Michetti), se é a que eu conheço, trata-se de uma tradição em festas de casamento... aqueles amigos mais "cara de pau", catam o noivo, juntam uma gravata e um tesoura e saem "vendendo" pedaços da dita pela festa... dizem que dá sorte a quem compra, mas segundo minha experiência (quando casei fiz isso) dá sorte é aos noivos que arrecadam uma boa grana e no meu caso, pagou nossa viagem de lua de mel... rsrsrs!

[]s :concordo:

Também paguei minha lua-de-mel(da) com a $$$$ da gravata...:mrgreen:

Walter Louzan
18/06/2008, 20:13
Põ Digger, sabia que Bariloche tá cheia de argentinos?????

Não tô entendendo...:?

Se for, avisa o Bacalhau pra não abrir o registro com vc lá :p:p:p

Bração...

Walter

Walter Louzan
23/09/2008, 22:17
Camaradas,

Peço perdão pelo sumiço, mas mudança, reforma do Ap, reforma da casa na roça, inicio das obras no terreno, e outra montanha de coisas me tiveram afastado deste forum.
Mas tô vivo ainda, e o Gorki continua na oficina do RB, acho que finalmente na etapa da montagem. Por conta da distancia ta dificil acompanhar o andamento da coisa e tirar fotos do proceso, então vou ter que fotografar tudo no fim.
Só para contar alguma novidade, na reforma entrou também uma caixa de marchas Clark de 5 marchas original de Chevette (obrigado, Braszil!), e agora estou atras de uma coluna de direção completa de Kadett ou Monza, mas daqui da roça tá fueda localizar uma em bom estado.
Por enquanto é só. Apenas baixe as fotos ao PC posto algumas.
Aquele abraço...

Wazan

braszil
11/03/2009, 02:40
Camaradas,

Peço perdão pelo sumiço, mas mudança, reforma do Ap, reforma da casa na roça, inicio das obras no terreno, e outra montanha de coisas me tiveram afastado deste forum.
Mas tô vivo ainda, e o Gorki continua na oficina do RB, acho que finalmente na etapa da montagem. Por conta da distancia ta dificil acompanhar o andamento da coisa e tirar fotos do proceso, então vou ter que fotografar tudo no fim.
Só para contar alguma novidade, na reforma entrou também uma caixa de marchas Clark de 5 marchas original de Chevette (obrigado, Braszil!), e agora estou atras de uma coluna de direção completa de Kadett ou Monza, mas daqui da roça tá fueda localizar uma em bom estado.
Por enquanto é só. Apenas baixe as fotos ao PC posto algumas.
Aquele abraço...

Wazan

Caro walter cade voce?
Por onde anda estou tentando entrar em contato com voce.

Um abraço

Girti
11/03/2009, 12:25
Caro walter cade voce?
Por onde anda estou tentando entrar em contato com voce.

Um abraço

Se ele não estiver acessando o forum, não vai ler esta mensagem! Você já enviou uma MP para ele? Se enviar, uma mensagem será enviada para o endereço de e-mail dele, avisando-o que existe uma MP no site 4x4 Brasil, ou seja, mesmo se ele não acessar o site, estará sendo avisado.

Luciano SHAKALL
11/03/2009, 16:34
" ... Caro walter cade voce? ... estou tentando entrar em contato com voce ... "

" ... Se ele não estiver acessando o forum, não vai ler esta mensagem! ... "Bom, acessando ele até tá...
Apesar da última postagem dele ter sido esta desse tópico (em 23 de Setembro do ano passado, às 22:17 :mrgreen: ),
sua última entrada foi no dia 16 do mês passado às 21:10 . . .

" ... Você já enviou uma MP para ele? Se enviar, uma mensagem será enviada para o endereço de e-mail dele,
avisando-o que existe uma MP no site 4x4 Brasil, ou seja,
mesmo se ele não acessar o site, estará sendo avisado ... "Ele pode ter bloqueado as notificações de MP via e-Mail, então, ele só as veria quando "logasse" novamente....

Em relação às notificações, poderia ser até que a iniciativa do Bras(z?)il (de postar aqui no tópico) desse certo,
se ele optasse por receber notificações via e-Mail de tópicos assinados, mas parece que também não é o caso :pensativo:...

Outra coisa que pode ser tentada, é enviar diretamente um e-Mail para ele,
através do Forum mesmo, usando o link abaixo:
:arrow: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sendmessage.php?do=mailmember&u=14488 .
SE o e-mail que ele usou pra se cadastrar no Forum estiver atualizado, ele vai receber :concordo: !

VALEU!!!

[]'s

Walter Louzan
12/03/2009, 19:14
Boa noite, moçada!

Primeiro, obrigado pela preocupação de todos. Andei correndo com uns pepinos típicos de mudar para a vida rural, e só agora estou encontrando o tempo para responder. Peço desculpas pela demora.:oops:

Também devo confessar que isso de mudar para a roça me deixou com uma certa preguiça de sentar no computador. Mas aos poucos vou controlando ela.

Well, depois de uma enooorrrmmmeee espera, o RB (Rogerio Bacelar) terminou a primeira parte do projeto Gorki. :dance:O cara é bastante complicado na organização dos tempos da oficina, mas sejamos justos, o trabalho ficou uma beleza (quase escrevi "primoroso", mas achei meio boiola...) e o cara é muito gente fina. Foi pintura do cofre (com o vizinho do RB, um tal de Mosquito... :putz:Ficou bem meia boca. Se alguém for fazer uma adaptação com o RB, melhor levar pintado), troca do motor original por um AP 1.8 MI, aberto e revisado, instalação da DH do Santana, do servo freio do Santana, de uma caixa Clark original de Chevette, e uma coluna de direção de Kadette. Agora o Gorki está em casa.:dance: Já comecei (aos poucos, que ainda estou resolvendo problemas da vida rural) a desmontar o interior dele, e marquei funileiro para o mês que vem tampar a buraqueira que está aparecendo nele. Ou seja, daqui para frente, faremos cosmética e estética.
Bom, na verdade já marquei com o RB para instalar o kit de suportes para trocar os amortecedores originais pelos da F 1000. Vou acabar ficando sócio do cara, :putz:como alguns outros colegas do fórum (E ai Sergio, respondi a tua MP agora a pouco...) mas acho que não deva ter por ai ninguém com tantas soluções pensadas para o Niva como o RB. Quem sabe, não duvido, existam melhores, mas tantas num cara só, acho difícil.

Vou tratar de postar a primeira foto da criança no lar, se não me enroscar tudo.:parede:

E apenas tenha tempo de ir comprimindo as imagens do Gorki, vou postando.

Um abraço a todos...

Walter

BACALHAU
12/03/2009, 22:12
Caro Walter, é um prazer "revê-lo" (nunca pensei que diria isso a um ARGHentino :mrgreen:).
Você está INTIMADO, sob pena de deportação (o Gorki fica), a postar TODAS as fotos dessas modificações, o mais rápido possível (de preferência para ontem):mrgreen: juntamente com as suas impressões sobre o desempenho da viatura, consumo, etc
Gostaria de saber, também, (já lhe havia pedido) maiores detalhes sobre essa adaptação dos amortecedores da F1000.
Estou achando que essa sua alegação de falta de tempo é simplesmente preguiça. Levanta logo dessa rede, "seu mininu"!!!
Já esse negócio de "correndo com uns pepinos"... Sem comentários, deve ser coisa de ARGHentino.:mrgreen:

Por coincidência, passei por aqui hoje para pesquisar a respeito dessa caixa "Clark" do Chevette. Ouvi dizer que são muito boas. Como é isso? O bloqueio e a reduzida, fica tudo funcionando como antes? A adaptação é complicada? De qual modelo de Chevette? Desculpe tantas perguntas e se mais ALLguém tiver informações, desde já agradeço.

No mais, desejo-lhe muitas alegrias com a sua viatura.

Zabumbas

Otávio Luiz
13/03/2009, 09:36
Caro ............Por coincidência, passei por aqui hoje para pesquisar a respeito dessa caixa "Clark" do Chevette. Ouvi dizer que são muito boas. Como é isso? O bloqueio e a reduzida, fica tudo funcionando como antes? A adaptação é complicada? De qual modelo de Chevette? Desculpe tantas perguntas e se mais ALLguém tiver informações, desde já agradeço.
............

Nobre peixe do norte, no tópico do Nivopala tem bastante informação sobre a caixa de Chevette no Niva. O galináceo desprovido de visão também coleciona informações sobre esta adaptação.
A reduzida e bloqueio permanecem, e o acoplamento elástico desaparece.
Parece uma ótima solução p/ quem vai trocar o motor pelo AP.

BACALHAU
13/03/2009, 12:55
Nobre peixe do norte, no tópico do Nivopala tem bastante informação sobre a caixa de Chevette no Niva. O galináceo desprovido de visão também coleciona informações sobre esta adaptação.

Pois é, Otávio, eu já vi esse tópico, entre outros, e essa caixa parece ser uma boa opção para "nacionalizar" o NIVA.
Mas NUNCA vi maiores detalhes sobre essa adaptação e nem comentários posteriores. Ou seja, como muitas adaptações apresentadas aqui, as notícias são do momento em que a coisa é feita. Depois não se sabe mais nada a respeito. Como a coisa evoluiu. Se depois de muito tempo de uso, apareceram problemas ou não.
Já avisei o Walter: se ele não postar logo por aqui as fotos e demais detalhes, vou me "hospedar" uns 15 dias na casa dele futricando no Gorki. :twisted:
Agora, o que eu ando pensando mesmo é na possibilidade de adaptar a caixa do Chevette no motor original. Não buscando maior desempenho (parece-me que nesse aspecto é trocar seis por meia dúzia) e sim a possibilidade de colocar uma caixa confiável, de fácil manutenção e obtenção de peças, no caso de ter que trocar a original. Para isso, gostaria de contar com a experiência de quem conhece bem o assunto para avaliar as possibilidades.

eniomurara
13/03/2009, 16:23
A piracema deve ter acabado, o BACALHAU reproduziu e agora ele volta a dar o ar de sua graça aqui pelas bandas do Fórum 4X4, ja que SEXO denovo só na piracema 2010. :mrgreen:

Meu niva ta com problema na caixa tbm, parece ter uma ambulância me perceguindo, ele faz um óoooooooooo chato pra cacete.
Isso só com uma marcha engrenada e acelerando, ele andando solto no freio do motor não ronca nada.

Aí vem o cara me falar em caixa chevete no motor niva.
Tbm me interessou.

A idéia ja tem 2 interessados.

Abraços a todos.
Enio

Otávio Luiz
13/03/2009, 17:12
No motor original acho melhor a original mesmo, mais barato e menos incomodo.
Procura uma de Laika ou faz um orçamento na sua mesmo, se tá roncando pode ser só os rolamentos. Só abrindo pra saber... :pensativo:

Girti
13/03/2009, 17:13
A piracema deve ter acabado, o BACALHAU reproduziu e agora ele volta a dar o ar de sua graça aqui pelas bandas do Fórum 4X4, ja que SEXO denovo só na piracema 2010. :mrgreen:

Meu niva ta com problema na caixa tbm, parece ter uma ambulância me perceguindo, ele faz um óoooooooooo chato pra cacete.
Isso só com uma marcha engrenada e acelerando, ele andando solto no freio do motor não ronca nada.

Tbm me interessou.

Abraços a todos.
Enio

MILAGRE!!! MILAGRE!!! Os dois falecidos levantaram da tumba!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Distintos senhores: o que os leva a crer que a caixa do Chevette (que também é um carro antigo e, ao contrário do Niva, está fora de linha de fabricação há anos, o que faz com que não haja grandes garantias de boa qualidade de seus componentes, vez que a GM não faz mais um controle de qualidade sobre os mesmos) irá resolver todos os seus problemas? Por que não utilizar os e$forço$ desta adaptação (que poderá, caso mal executada, se transformar em mais uma adaptraição...:twisted:) em uma reforma completa e bem executada da caixa original?

BACALHAU
13/03/2009, 18:13

Tbm me interessou.

Abraços a todos.
Enio

Meu caro amigo, BACALHAU não é peixe de piracema. Não é peixe que se reproduz em rios. É um peixe que se reproduz nas águas oceânicas e geladas. Afinal, porque você acha que eu quero me mudar para SC? :odedo:

Quanto ao ronco, concordo com o nosso amigo Otávio. Deve ser o seu rolamento :shock: (ops, da caixa) que está folgado.:twisted:
A caixa daquela mesa-Opala também "ronca" ou o rolamento dela está mais "justo"? :twisted:

BACALHAU
13/03/2009, 18:52
MILAGRE!!! MILAGRE!!! Os dois falecidos levantaram da tumba!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Distintos senhores: o que os leva a crer que a caixa do Chevette (que também é um carro antigo e, ao contrário do Niva, está fora de linha de fabricação há anos, o que faz com que não haja grandes garantias de boa qualidade de seus componentes, vez que a GM não faz mais um controle de qualidade sobre os mesmos) irá resolver todos os seus problemas? Por que não utilizar os e$forço$ desta adaptação (que poderá, caso mal executada, se transformar em mais uma adaptraição...:twisted:) em uma reforma completa e bem executada da caixa original?

Caro Gil, não perca as esperanças. Tenha fé. Quem sabe se um dia o "seu falecido" também não levanta? :odedo:
Seria "O Retorno da Múmia - parte III" :twisted: Já que você acredita em milagres...

Quanto à caixa do Chevette: Todos sabemos que é um carro antigo, que está fora de fabricação há anos, etc., etc., ...
O NIVA também é antigo, se ainda é fabricado "Eu não sei, nunca vi, só ouço falar...", mas para nós é como se não fosse.
Veja o número de Chevettes que foram fabricados (no Brasil) e vendidos. Vejas quantos ainda temos rodando por aí. Quantos NIVAs?
Procure uma caixa de Chevette e uma de NIVA (ou Laika) e me diga qual foi a mais barata e mais fácil de encontrar. Procure um mecânico que conserte uma de NIVA e um mecânico que conserte uma de Chevette e me diga qual o mais fácil de encontrar e o que vai cobrar mais barato. Procure uma peça qualquer das duas caixas e me diga qual foi a mais barata e mais facilmente encontrada.
Quanto ao controle de qualidade, todos sabem que independentemente da peça ser importada ou nacional, de carro ainda em linha ou não, de fabricante A ou B, existem Peças e peças.
Quanto aos e$forço$ de adaptação, não significam apenas $$$ e sim de encontrar peças e profissionais qualificados. Posso ter a grana necessária para comprar uma Land 0 km, o que não tenho, mas nem assim vou encontrar na maioria das cidades do Brasil um mecânico ou as peças necessárias para realizar uma "reforma completa e bem executada". Se aí em Sampa e Rio o povo reclama da falta de profissionais qualificados, imagina em outros lugares mais distantes, fora do eixo Rio-São Paulo.
O uso que pretendo dar para o Pangaré (quando será?) é viajar para onde me der na telha. Por isso, a minha intenção de "nacionalizá-lo" no que puder. Para que, em caso de quebra, possa ter o mínimo de dificuldade possível no seu reparo. Mas, com consciência de estar fazendo de forma criteriosa e MUITO BEM FEITA.
Só para comparar: O que motivou você a substituir os aros 16 originais por aros 15 não foi a maior facilidade e opções de pneus aro 15?
Pergunte ao Ênio o que é mais fácil para ele encontrar, se uma caixa de Chevette ou um mecânico que conserte uma ou se uma caixa de NIVA ou um mecânico que saiba/queira mexer em uma caixa russa.
Se a caixa da GM não fosse boa ou fácil de conseguir/consertar, não tinha tanto jipeiro com elas em suas viaturas.
Observe que não estou aqui falando mal das caixas dos nossos NIVAs e sim vendo opções para uma eventual falta de peças ou no caso de não ser possível ou compensador o reparo de uma.

Girti
13/03/2009, 19:17
Caro Gil, não perca as esperanças. Tenha fé. Quem sabe se um dia o "seu falecido" também não levanta? :odedo:
Seria "O Retorno da Múmia - parte III" :twisted: Já que você acredita em milagres...

Quanto à caixa do Chevette: Todos sabemos que é um carro antigo, que está fora de fabricação há anos, etc., etc., ...
O NIVA também é antigo, se ainda é fabricado "Eu não sei, nunca vi, só ouço falar...", mas para nós é como se não fosse.
Veja o número de Chevettes que foram fabricados (no Brasil) e vendidos. Vejas quantos ainda temos rodando por aí. Procure uma caixa de Chevette e uma de NIVA (ou Laika) e me diga qual foi a mais barata e mais fácil de encontrar. Procure um mecânico que conserte uma de NIVA e um mecânico que conserte uma de Chevette e me diga qual o mais fácil de encontrar e o que vai cobrar mais barato. Procure uma peça qualquer das duas caixas e me diga qual foi a mais barata e mais facilmente encontrada.
Quanto ao controle de qualidade, todos sabem que independentemente da peça ser importada ou nacional, de carro ainda em linha ou não, de fabricante A ou B, existem Peças e peças.
Quanto aos e$forço$ de adaptação, não significam apenas $$$ e sim de encontrar peças e profissionais qualificados. Posso ter a grana necessária para comprar uma Land 0 km, o que não tenho, mas nem assim vou encontrar na maioria das cidades do Brasil um mecânico ou as peças necessárias para realizar uma "reforma completa e bem executada". Se aí em Sampa e Rio o povo reclama da falta de profissionais qualificados, imagina em outros lugares mais distantes, fora do eixo Rio-São Paulo.
O uso que pretendo dar para o Pangaré (quando será?) é viajar para onde me der na telha. Por isso, a minha intenção de "nacionalizá-lo" no que puder. Para que, em caso de quebra, possa ter o mínimo de dificuldade possível no seu reparo. Mas, com consciência de estar fazendo de forma criteriosa e MUITO BEM FEITA.
Só para comparar: O que motivou você a substituir os aros 16 originais por aros 15 não foi a maior facilidade e opções de pneus aro 15?
Pergunte ao Ênio o que é mais fácil para ele encontrar, se uma caixa de Chevette ou um mecânico que conserte uma ou se uma caixa de NIVA ou um mecânico que saiba/queira mexer em uma caixa russa.
Se a caixa da GM não fosse boa ou fácilde conseguir/consertar, não tinha tanto jipeiro com elas em suas viaturas.
Observe que não estou aqui falando mal das caixas dos nossos NIVAs e sim vendo opções para uma eventual falta de peças ou no caso de não ser possível ou compensador o reparo de uma.

Graaaande Bacalhau, a questão que não quer calar é: há garantias de que esta adaptação é segura, ou seja, não vai virar uma adaptraição? Entendi bem o seu ponto quanto à maior facilidade em encontrar as peças e o "mechânico" para o câmbio GM do que para o câmbio Lada, mas se esta adaptação não for 100% bem executada, com tudo bem alinhado e funcionando muuuuito bem, você estará trocando 6 por menos de meia dúzia.

Muitos já devem ter reparado que eu tenho grandes, na verdade enooooormes reservas quanto às adaptações feitas no Niva. Motor AP, motor Opala, câmbio de Chevette, pneus de Caterpillar :mrgreen:, etc... Acontece que eu tenho fortes razões para isto, pois, nos inúmeros Nivas que eu já vi por aí, seja nos encontros (Ibirapuera, Pacaembu, ABC...), seja nas oficinas (Wilson e outros), já vi muitas, mas muuuuuitas gambiarras e adaptraições, grande parte delas irreversíveis ou muito difíceis e caras de serem invertidas para o original. E o pior é que, em muitos destes casos, os seus proprietários, talvez por inexperiência, talvez por desconhecerem outros Nivas além dos seus, estavam tranqüilos, achando que aquele seu Niva era um Niva normal, ou até melhor do que outros, quando, na verdade, era um Niva ruim, eventualmente péssimo. E, infelizmente, a tendência é de piora, vez que, cada vez mais, os novos proprietários de Niva desconhecem o carro e, empolgados, começam a alterar o carro antes de o conhecerem melhor, ou de resolverem os seus problemas básicos.
Exemplificando: o cidadão compra um Niva e acha que o carro não está andando bem, e seu consumo está alto. Ao invés de, como manda o bom senso, mandar fazer um exame completo de todos os componentes que possam estar causando estes problemas (velas, cabos de velas, carburador sujo, desregulado ou precisando de troca, platinado gasto, freios presos, pneus inadequados ou mal calibrados, etc...), ele resolve trocar o motor por um AP. Se esta adaptação não for bem feita, ele vai gastar um dinheirão, e o carro vai ficar, eventualmente, pior do que estava. E aí este cidadão, frustrado e irritado, irá vender o Niva (que será um Niva ruim, com problemas a serem resolvidos por seu novo e infeliz proprietário) e passará a falar mal do russinho.

Enfim, o que eu acho importante é que, antes de se fazerem adaptações e alterações mais profundas (não considero a troca de rodas de 16" por rodas de 15" uma alteração profunda :mrgreen: ), sejam pesados os prós e contras, sejam experimentados outros Nivas em melhor estado (para efeito de comparação), enfim, sejam esgotadas todas as possibilidades. Caso, depois destes cuidados, o cidadão ainda queira fazer as modificações, ao menos estará fazendo-as com plena convicção e conhecimento de causa.

BACALHAU
13/03/2009, 21:57
Gil, concordo plena e totalmente com você. Toda e qualquer modificação, ainda que aparentemente simples, precisa ser muuuuuito bem planejada e muitíííííííssimo bem executada, sob o risco de virar uma enorme caquinha irreversível. E essa minha preocupação está muito bem explícita numa frase no post 77 destinado ao Otávio Luís, que não sei se você notou, mas talvez seja a explicação para as "adaptraições" que você menciona. Para você não ter o trabalho de procurar, ei-la, em azul.

"Mas NUNCA vi maiores detalhes sobre essa adaptação e nem comentários posteriores. Ou seja, como muitas adaptações apresentadas aqui, as notícias são do momento em que a coisa é feita. Depois não se sabe mais nada a respeito. Como a coisa evoluiu. Se depois de muito tempo de uso, apareceram problemas ou não."

O que talvez aconteça seja o seguinte: O cara faz a "melecada" e todo eufórico posta aqui no Fórum com riqueza de detalhes. Passado algum tempo, cai na real e vê o tamanho da K-g@d@ e para não dar o braço a torcer ou por vergonha, sei lá, não menciona mais nada. Não quero criticar ninguém, mas seria bom que fossem relatados também os fracassos, para servirem de exemplo e evitar que outros façam a mesma besteira.
Posso estar divagando, mas isso já foi comentado por aqui. Fala-se na peça X que pode ser substituída pela peça Y com muitas, poucas ou nenhuma adaptação, mas são raríssimos os casos em que o colega forista chega aqui e posta os resultados a médio ou longo prazo.
Por isso, transcrevo outra frase:

"Para isso, gostaria de contar com a experiência de quem conhece bem o assunto para avaliar as possibilidades."

Alguém se habilita?

Girti
13/03/2009, 23:20
"Mas NUNCA vi maiores detalhes sobre essa adaptação e nem comentários posteriores. Ou seja, como muitas adaptações apresentadas aqui, as notícias são do momento em que a coisa é feita. Depois não se sabe mais nada a respeito. Como a coisa evoluiu. Se depois de muito tempo de uso, apareceram problemas ou não."

O que talvez aconteça seja o seguinte: O cara faz a "melecada" e todo eufórico posta aqui no Fórum com riqueza de detalhes. Passado algum tempo, cai na real e vê o tamanho da K-g@d@ e para não dar o braço a torcer ou por vergonha, sei lá, não menciona mais nada. Não quero criticar ninguém, mas seria bom que fossem relatados também os fracassos, para servirem de exemplo e evitar que outros façam a mesma besteira.

BINGO!!! Você leu meus pensamentos, e foi direto ao ponto! Muita gente descreve com detalhes toda a lambança que fez, mas não relata, depois de algum tempo, quais foram os resultados obtidos! Muitas vezes, o carro é vendido pouco depois, na surdina, eventualmente devido a algum fracasso não-revelado. É que esse pessoal é muito tímido... :twisted:
É por isso que eu insisto: muuuuuito cuidado com essa história de "eu li", "eu ouvi falar"... O negócio é ver para crer, precisa dirigir o carro, encher o dono do mesmo de perguntas, enfim, é necessário ter certeza de que a alteração funciona, e que funciona a médio/longo prazo! Se for funcionar até a próxima esquina, não adianta nada...

eniomurara
14/03/2009, 11:08
Deixa eu exclarecer uma coisinha :

Moro no SUL, só tem meu NIVA na cidade então fico sem referencia para muita coisa, e tudo que faço é com ajuda da galera do fórum e tbm do Kavuska de Floripa.

Sobre esse maldito óooooooooo do meu NIVA, ja me foi dito de tudo.
EX: Rolamento de Roda / Diferencial / Caixa de Marchas / Reduzida.

Aí fico eu aqui sem rumo, vcs me entendem ???
É foda a gente tentar resolver um problema na base da tentativa de erro e acerto. Sei que os colégas não tem nada a ver com meu problema e que todos dentro das suas experiências tentam ajudar da melhor maneira possível.

Dependendo do problema, nem a troca de caixa do NIVA por uma CHEVETTE resolveria a questão, pois ainda não identifiquei exatamente de onde vem o barulho de ambulãncia (óooooooooo).

Agradeço pela disposição de todos em debater esse assunto eu fico aqui de longe tentanto "filtrar as informação" para descobrir o PONTO "G" da questão. :concordo:

Vlw....ENIO

BACALHAU
14/03/2009, 12:45
Olá, Ênio, não se desespere (ainda). Seus problemas acabaram (de começar).:twisted:
Vou dizer mais uma coisa que pode ser: rolamento (colar) de embreagem. :twisted:
Faz o seguinte teste: Quando estiver fazendo barulho, encoste o pé na embreagem sem pisar muito, se parar a sirene é ele. :concordo:
Não fique chateado com tantos "pitacos" que você ouve. Realmente identificar o problema só pela sua narrativa, sem ser ao vivo e a cores, não é trabalho de mecânico e sim de "mãe Dinah" ou padre Quevedo.:mrgreen:
Uma coisa eu posso garantir com certeza, o problema está entre o seu pára-choques dianteiro e o seu traseiro (quero dizer o pára-choques traseiro):shock: :oops:
Perco o amigo mas ...

Girti
14/03/2009, 13:17
Deixa eu exclarecer uma coisinha :

Moro no SUL, só tem meu NIVA na cidade então fico sem referencia para muita coisa, e tudo que faço é com ajuda da galera do fórum e tbm do Kavuska de Floripa.

Sobre esse maldito óooooooooo do meu NIVA, ja me foi dito de tudo.
EX: Rolamento de Roda / Diferencial / Caixa de Marchas / Reduzida.

Aí fico eu aqui sem rumo, vcs me entendem ???
É foda a gente tentar resolver um problema na base da tentativa de erro e acerto. Sei que os colégas não tem nada a ver com meu problema e que todos dentro das suas experiências tentam ajudar da melhor maneira possível.

Dependendo do problema, nem a troca de caixa do NIVA por uma CHEVETTE resolveria a questão, pois ainda não identifiquei exatamente de onde vem o barulho de ambulãncia (óooooooooo).

Agradeço pela disposição de todos em debater esse assunto eu fico aqui de longe tentanto "filtrar as informação" para descobrir o PONTO "G" da questão. :concordo:

Vlw....ENIO

Já vi que o negócio é enviar o Wilson a Benedito Novo! :mrgreen:

braszil
14/03/2009, 17:51

Nem sempre ele desaparece nao. No meu ele permanece e alivia muito a tremedeira da caixa de transferencia

BACALHAU
14/03/2009, 23:35
Pois é, Mr. Braszil, o senhor, segundo as "más línguas", tem umas modificações beeeem interessantes na sua bela viatura.
Poderia brindar-nos com uma detalhada explanação a respeito?
O que foi feito, há quanto tempo, o que deu certo, o que não ficou exatamente como esperado, ...

Estou sendo muito abusado e pedindo muito? :oops:
Ah, não? Que ótimo. Coloca umas fotos também. :twisted:

Pelo que sei, quem fez essas alterações foi o RB e pelo jeito estão satisfatórias, pois parece-me que as modificações que o Walter fez foi por indicação sua...
A não ser...
Não, não acredito. Tá certo que o cara é ARGHentino, mas, você não ia sacanear o cara. :odedo:

Ia? :shock:

braszil
15/03/2009, 02:29
Pois é, Mr. Braszil, o senhor, segundo as "más línguas", tem umas modificações beeeem interessantes na sua bela viatura.
Poderia brindar-nos com uma detalhada explanação a respeito?
O que foi feito, há quanto tempo, o que deu certo, o que não ficou exatamente como esperado, ...

Estou sendo muito abusado e pedindo muito? :oops:
Ah, não? Que ótimo. Coloca umas fotos também. :twisted:

Pelo que sei, quem fez essas alterações foi o RB e pelo jeito estão satisfatórias, pois parece-me que as modificações que o Walter fez foi por indicação sua...
A não ser...
Não, não acredito. Tá certo que o cara é ARGHentino, mas, você não ia sacanear o cara. :odedo:

Ia? :shock:

Dear Codfish,

A historia do CACIQUE é publica aqui no forum, na galeria tem varias fotos e posso colocar mais algumas mas este topico aqui é do Gorki primo irmao mais novo. http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=143
detalhada explanaçao podem encontrar aqui http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=618172&postcount=86
quem sabe poso abrir um topico chamado Cacique e ai sim detalhar mais sobre ele, mas este pertence ao brother Walter.
Estou aqui para qualquer pergunta que tenha sobre as modificaçoes feitas é so perguntar, Nao indiquei as modificaçoes ao Walter so indiquei ele ao RB que no meu ver é a pessoa que mais entende de modificaçoes bem feitas ao nivinha. O Cacique é uma delicia de Niva nap tenho o que reclamar sobre ele

Marcio Rossetto
16/03/2009, 08:06
Gil , vc em parte tem razão, o cambio do Niva é muito bom , porém as peças são uma fortuna , por isso que o pessoal opta por adaptações .

No geral é isso .

Exemplo : Um anel sincronizado custa R$ 80,00 e a engrenagem da quinta marcha R$ 400,00

Um anel sincronizado do cambio do chevette custa R$ 20,00 . Um cambio inteiro R$ 400,00

Os cambios são bem parecidos , o único problema é a falta de um Kit de adaptação bem estudado .

Graaaande Bacalhau, a questão que não quer calar é: há garantias de que esta adaptação é segura, ou seja, não vai virar uma adaptraição? Entendi bem o seu ponto quanto à maior facilidade em encontrar as peças e o "mechânico" para o câmbio GM do que para o câmbio Lada, mas se esta adaptação não for 100% bem executada, com tudo bem alinhado e funcionando muuuuito bem, você estará trocando 6 por menos de meia dúzia.

Muitos já devem ter reparado que eu tenho grandes, na verdade enooooormes reservas quanto às adaptações feitas no Niva. Motor AP, motor Opala, câmbio de Chevette, pneus de Caterpillar :mrgreen:, etc... Acontece que eu tenho fortes razões para isto, pois, nos inúmeros Nivas que eu já vi por aí, seja nos encontros (Ibirapuera, Pacaembu, ABC...), seja nas oficinas (Wilson e outros), já vi muitas, mas muuuuuitas gambiarras e adaptraições, grande parte delas irreversíveis ou muito difíceis e caras de serem invertidas para o original. E o pior é que, em muitos destes casos, os seus proprietários, talvez por inexperiência, talvez por desconhecerem outros Nivas além dos seus, estavam tranqüilos, achando que aquele seu Niva era um Niva normal, ou até melhor do que outros, quando, na verdade, era um Niva ruim, eventualmente péssimo. E, infelizmente, a tendência é de piora, vez que, cada vez mais, os novos proprietários de Niva desconhecem o carro e, empolgados, começam a alterar o carro antes de o conhecerem melhor, ou de resolverem os seus problemas básicos.
Exemplificando: o cidadão compra um Niva e acha que o carro não está andando bem, e seu consumo está alto. Ao invés de, como manda o bom senso, mandar fazer um exame completo de todos os componentes que possam estar causando estes problemas (velas, cabos de velas, carburador sujo, desregulado ou precisando de troca, platinado gasto, freios presos, pneus inadequados ou mal calibrados, etc...), ele resolve trocar o motor por um AP. Se esta adaptação não for bem feita, ele vai gastar um dinheirão, e o carro vai ficar, eventualmente, pior do que estava. E aí este cidadão, frustrado e irritado, irá vender o Niva (que será um Niva ruim, com problemas a serem resolvidos por seu novo e infeliz proprietário) e passará a falar mal do russinho.

Enfim, o que eu acho importante é que, antes de se fazerem adaptações e alterações mais profundas (não considero a troca de rodas de 16" por rodas de 15" uma alteração profunda :mrgreen: ), sejam pesados os prós e contras, sejam experimentados outros Nivas em melhor estado (para efeito de comparação), enfim, sejam esgotadas todas as possibilidades. Caso, depois destes cuidados, o cidadão ainda queira fazer as modificações, ao menos estará fazendo-as com plena convicção e conhecimento de causa.

Girti
16/03/2009, 10:35
Gil , vc em parte tem razão, o cambio do Niva é muito bom , porém as peças são uma fortuna , por isso que o pessoal opta por adaptações .

No geral é isso .
Exemplo : Um anel sincronizado custa R$ 80,00 e a engrenagem da quinta marcha R$ 400,00
Um anel sincronizado do cambio do chevette custa R$ 20,00 . Um cambio inteiro R$ 400,00
Os cambios são bem parecidos , o único problema é a falta de um Kit de adaptação bem estudado .

Agora eu pergunto: quantas vezes, durante o tempo em que um carro (no caso, o Niva, mas pode ser outro carro também) permanece em seu poder, você manda mexer no câmbio? Pouquíssimas ou, eventualmente, nenhuma vez! Eu, em quase quinze anos de Niva, tive 5 Nivas, e precisei mandar abrir o câmbio de apenas UM deles, carro este que ficou comigo durante quase DEZ anos e 200.000 Km. Acho bastante razoável mexer no câmbio UMA vez durante este tempo, e não creio que compense ter todo o trabalho e preocupação de uma adaptação para apenas UM evento de abertura de câmbio. Aliás, cabe lembrar que o maior custo em um serviço no câmbio não é o das peças, e sim o da mão-de-obra, que é bastante extensa e deve ser de boa qualidade (ou seja, não se deve economizar nesta hora, deixando o carro na mão de um "mechânico" mais baratinho).

Resumindo: acho que vale a pena se pensar em "nacionalização" de peças que são trocadas ou cuja manutenção é feita com relativa freqüência, como, por exemplo, pastilhas de freio (que já são nacionais), rolamentos (já existem muitos substitutos nacionais), etc... Mas para itens que raramente sofrem manutenção, como câmbio e motor, por exemplo, acho que não vale a pena o tempo e o risco envolvidos, uma vez que são eventos que raramente ocorrem.

BACALHAU
17/03/2009, 00:58
...

Você se refere à adaptação da caixa do Chevette no motor original, certo?
Porque lendo os fóruns de "chevetteiros", pareceu-me que de tanto colocarem motores AP em Chevettes, já existe esse kit sendo produzido comercialmente. :pensativo:

BACALHAU
17/03/2009, 01:29
Agora eu pergunto: quantas vezes, durante o tempo em que um carro (no caso, o Niva, mas pode ser outro carro também) permanece em seu poder, você manda mexer no câmbio? Pouquíssimas ou, eventualmente, nenhuma vez! Eu, em quase quinze anos de Niva, tive 5 Nivas, e precisei mandar abrir o câmbio de apenas UM deles, carro este que ficou comigo durante quase DEZ anos e 200.000 Km. Acho bastante razoável mexer no câmbio UMA vez durante este tempo, e não creio que compense ter todo o trabalho e preocupação de uma adaptação para apenas UM evento de abertura de câmbio. Aliás, cabe lembrar que o maior custo em um serviço no câmbio não é o das peças, e sim o da mão-de-obra, que é bastante extensa e deve ser de boa qualidade (ou seja, não se deve economizar nesta hora, deixando o carro na mão de um "mechânico" mais baratinho).

Resumindo: acho que vale a pena se pensar em "nacionalização" de peças que são trocadas ou cuja manutenção é feita com relativa freqüência, como, por exemplo, pastilhas de freio (que já são nacionais), rolamentos (já existem muitos substitutos nacionais), etc... Mas para itens que raramente sofrem manutenção, como câmbio e motor, por exemplo, acho que não vale a pena o tempo e o risco envolvidos, uma vez que são eventos que raramente ocorrem.

Gil, mais uma vez concordo com você em gênero, número e grau.
Eu (que me lembre) nunca mandei abrir a caixa de marchas de nenhum dos carros que eu tive. E olha que eu sempre tive carros "antigos" :mrgreen: na minha vida.
Mas a minha pergunta sobre essa adaptação é na eventualidade (não muito remota) de não se encontrarem com facilidade peças de reposição, o preço das mesmas, que dependendo do que for pode tornar o reparo inviável econômicamente e, principalmente, encontrar um profissional competente para fazer o serviço, independente de quanto ele vai cobrar.
Acho que você concorda que se eu perguntar sobre uma oficina de caixa de marchas que conserte um câmbio de Chevette, em qualquer lugar vão me indicar uma, mas se eu chegar em uma oficina, ainda que decente, com uma caixa de câmbio de um NIVA, o cara vai me olhar atravessado e resmungar entre os dentes qualquer coisa como "Não mexo nisso aí não". Puro preconceito, eu sei.
Aliás, eu acho que sei porque qualquer "mexânico" se mete a consertar um desses carrões importados, cheios de firulas e diz que não "mexe" em NIVA. Ele sabe que um dono de NIVA não tem "bolso fundo" onde ele possa meter a mão com ganância e cobrar uma fortuna por qualquer besteirinha que ele fizer no carro. Na minha quase que total ignorância de mecânica, eu vejo a mecânica do NIVA como a de um outro carro qualquer: motor ciclo Otto 4 tempos, caixa de câmbio, freios a disco e a tambor, etc., etc.. Claro que tem certas particularidades que diferem, com entre todos os outros carros elas existem, mas os princípios são os mesmos. É só parar para analisar e pensar, mas esta última parte deve doer...

Marcio Rossetto
17/03/2009, 07:51
Fala Bacalhau .

Ja estudei colocar a caixa do chevette .

Me refiro ao motor AP . A caixa do Chevette 5 marchas com capa seca e flange fica em torno de 4 a 5cm mais comprida que a do Niva ,então tem que jogar a caixa de redução para traz porque é complicado jogar o motor para a frente , acontece que não tem esse espaço atrás . A propósito, se vc quer colocar a caixa do chevette , aproveita e ja deixa um vão maior no túnel .

Agora a flange entre capa seca e cambio tem quase 20 mm de espessura , isso para compensar a ponta do eixo piloto do cambio do chevette que é mais comprida .

Tem também a questão do acoplamento cambio x t case , acionamento da embreagem , etc .

Não é tão trivial assim .

Você se refere à adaptação da caixa do Chevette no motor original, certo?
Porque lendo os fóruns de "chevetteiros", pareceu-me que de tanto colocarem motores AP em Chevettes, já existe esse kit sendo produzido comercialmente. :pensativo:

BACALHAU
17/03/2009, 15:17
Obrigado pelas informações, Márcio.
Não estou querendo colocar a caixa do Chevette, acredito que a minha esteja boa. Só queria saber se alguém já a havia adaptado no motor original, numa hipótese de não ser viável o conserto da original.
Já colocando um motor AP, parece que a receita é essa mesmo.

Walter Louzan
18/03/2009, 07:11
Saude, colegas...

Ia responder ontem, mas a tormenta me deixou sem internet.

Se não ouver contratempos, esta noite posto umas fotos.

Bração...

Wazan

Walter Louzan
19/03/2009, 23:20
Well, colegas, ontem ouve contratempos. Aliás, choveu pacas e caiu barreira pra tudo que é lado.

En fim, ai vão algumas fotos do Gorki.

Começo com umas do suporte e da caixa de direção, antes de entrar o motor no cofre. Nestas ainda não tinha entrado a nova coluna de direção.

Vou tentar amanhã fazer umas fotos do conjunto da caixa de marchas e de transferencia, com a homocinética e a junta elástica.

Bração...

Wazan

Walter Louzan
19/03/2009, 23:28
Como os colgas já sabem, o ilustre peixe costuma sumir logo depois do carnavel, para reaparecer pouco antes da Páscoa, com o precinho bem inflacionado.:mrgreen::mrgreen:

O vizinho de Tamboril tava é se valorizando...:)

Bração...

Wazan

BACALHAU
20/03/2009, 00:22
Cuidado meu amigo ARGHentino as coisas não são bem assim como o senhor pensa... :twisted:
Depois de uma chuva de "pacas" pode chover "tatu". :putz:(essa foi infame)
Agora, foi muita bondade sua me chamar de "vizinho". É piada, é?

Bacana essa caixa de direção, mas não bastam só as fotos não. Faltam a marca e o modelo, as modificações que foram feitas no sistema de direção, se foi adaptada mais alguma peça, ...

Abração, Walter.

Walter Louzan
14/04/2009, 20:54
Colegas,

Para não deixar passar outro mês sem atualizar a reforma do russo da Mantiqueira, comunico que ontem começou a etapa estética da reforma.
Quem tá fazendo é um funileiro daqui do distrito, que achei competente.

E hoje eu mesmo fui comprar os materiais, e tomei um susto daqueles. Uma bela facada. Mas como a ideia é fazer uma pintura bem feita e duradoura, acho que regular na qualidade desse item é besteira, pois depois não dá pra trocar. Mas que doeu, doeu.

Estou trocando as lanternas traseiras pelas da Kombi, muito mais fáceis de achar. Como o preço das originais da Kombi na concesionária tá uma facada, por enquanto vão entrar umas genéricas. Depois que me recuperar da fase pintura, veremos.

Amanhã ou depois vou la fazer umas fotos do proceso, e vou aproveitar o macaco jacaré do meca para fazer as fotos por baixo do carro da adaptação da caixa Clark com o motor AP e a caixa de transferência originais, mantendo a junta elástica e homocinéticas originais.

Abraço a todos...

Walter

Flugêncio
14/04/2009, 21:26
Colegas,

Para não deixar passar outro mês sem atualizar a reforma do russo da Mantiqueira, comunico que ontem começou a etapa estética da reforma.
Quem tá fazendo é um funileiro daqui do distrito, que achei competente.

E hoje eu mesmo fui comprar os materiais, e tomei um susto daqueles. Uma bela facada. Mas como a ideia é fazer uma pintura bem feita e duradoura, acho que regular na qualidade desse item é besteira, pois depois não dá pra trocar. Mas que doeu, doeu.

Estou trocando as lanternas traseiras pelas da Kombi, muito mais fáceis de achar. Como o preço das originais da Kombi na concesionária tá uma facada, por enquanto vão entrar umas genéricas. Depois que me recuperar da fase pintura, veremos.

Amanhã ou depois vou la fazer umas fotos do proceso, e vou aproveitar o macaco jacaré do meca para fazer as fotos por baixo do carro da adaptação da caixa Clark com o motor AP e a caixa de transferência originais, mantendo a junta elástica e homocinéticas originais.

Abraço a todos...

Walter

Rapaiz,
Desculpe a intromissão...:oops:
Mas depois de serviços bem feitos, colocar lanterna de Kombi no Niva é o mesmo que Kgar e limpar a bunda com canjica :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Otávio Luiz
15/04/2009, 13:39
Rapaiz,
Mas depois de serviços bem feitos, colocar lanterna de Kombi no Niva é o mesmo que Kgar e limpar a bunda com canjica :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

x2, tira o escorpião do bolso e descole uma lanternas originais.:concordo:

Rones Jr
15/04/2009, 14:31
X3...se é pra adapatar q use as redondinhas universais....ao menos ficam mais, digamos, criativas...sei lá...!

baseggiov
15/04/2009, 15:16
Alguém sabe onde encontrar as originais mais barato?

BACALHAU
16/04/2009, 01:37
Rapaiz,

Depende...

http://www.rcd.com.br/produtos/view.asp?id=1267

Flugêncio
16/04/2009, 07:48
Depende...

http://www.rcd.com.br/produtos/view.asp?id=1267 (http://www.rcd.com.br/produtos/view.asp?id=1267)

A lanterna é bonita, mas... colocada no Niva, fica feio(acho).

Girti
16/04/2009, 11:45
Claro que é uma questão de gosto, mas estas lanternas do mercado paralelo não ficam mal no Niva, vejam as fotos deste Niva que fotografei em Florianópolis, em 2004! E este estava meio largado, imaginem um Niva branco ou vermelho com as versões branca (transparente) ou vermelha) destas lanternas

BACALHAU
16/04/2009, 21:13
Claro que é uma questão de gosto, mas estas lanternas do mercado paralelo não ficam mal no Niva, vejam as fotos deste Niva que fotografei em Florianópolis, em 2004! E este estava meio largado, imaginem um Niva branco ou vermelho com as versões branca (transparente) ou vermelha) destas lanternas

Gil, essas lanternas também são de Kombi e do mesmo fabricante das que eu postei, numa versão anterior,
Claro que gosto é gosto e cada um com o seu. Não tem gente por aí que gosta até do NIVA ? :shock: :putz: :-D
O problema delas (mercado paralelo) é que com o tempo ficam meio opacas, mas aí só substituir as lentes, o que é beeeeeem mais barato do que as originais, É bem provável que eu coloque o modelo que postei anteriormente (fumê). São muito bonitas e acesas são SHOW.

Flugêncio, já vi até NIVA com lanternas de Blazer numa rua ali da Penha... :twisted:

Flugêncio
16/04/2009, 21:42
São muito bonitas e acesas são SHOW.
Flugêncio, já vi até NIVA com lanternas de Blazer numa rua ali da Penha... :twisted:

Pensei que vc ia dizer que são porretas :-D:mrgreen:
De Blazer?:pensativo: nunca ví...:rolleyes:

E estas?:palmas:

MRaizer
16/04/2009, 21:54

Gostei. Só que colocaria outras redondinhas...8-)

BACALHAU
16/04/2009, 22:21

Bem... Gosto é gosto, né?

Agora, já que você nunca viu um NIVA com lanternas de Blazer... :twisted:
Essa era de um "nojento" que tinha um NIVA "multimarcas", ali na Penha, mas me parece que vendeu.

Flugêncio
16/04/2009, 22:51
Agora, já que você nunca viu um NIVA com lanternas de Blazer... :twisted:

Agora sim, tenho vaga lembrança:pensativo::palmas::mrgreen:...rs rs rs

Walter Louzan
27/08/2009, 01:49
Camaradas, unas repostas em particular e outras considerações:

Flugencio, eu nem como canjica, muito menos utlizaria o produto para limpar a única bunda que tenho. :mrgreen::mrgreen:

Otavio, o problema não é grana para um par de originais (R$ 98,00 cada), é o acúmulo de gastos na reforma.:roll::roll:

Rones, redondinhas assim como as dos ônibus, caminhões, carretinhas, vc acha "originais"???:pensativo::pensativo: Agora que varios carros tem apelado para o um tipo de lanterna redonda meio retrô, todo mundo quer copiar. Ô vontade de seguir moda...

Na verdade, estou atrás das que o Girti postou, que são o modelo Evolution da Inovox/RCD, anterior ao Evolution II, como já comentou o Bacalhau, mas sem deixar as lanternas da placa originais, como está na foto do Girti (ai fica feio pacas) . Acho que na 6ª consigo pegar elas, e instalo no lugar das paralelas, que mais serviram como gabarito para o funileiro. Se alguem as quiser, dou de presente. Flugencio, Otavio, Rones??? :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Mas nessas, caro bacalhau, nada de trocar as lentes. As desgraças são monobloco (lente colada no corpo da lanterna). Catzo!!!

Além disso, to pensando montar umas lâmpadas de led, para substituir as de filamento. Amanhã posso postar umas fotos das lanternas no estagio atual, mas não quisera ferir a sensiblidade dos camaradas mais suscetíveis.
Posso postar o mando em MP para os interesados??

Bração para todos...

Wazan

Walter Louzan
27/08/2009, 01:53
Algum dos camaradas já teve que colocar o forro do teto original??

Descolei um 0km (obrigado, Sérgio!!!), mas o bicho parece meio curto entre as varetas de sustentação.

Alguem tem alguma dica de colocação? Fazer com tempo quente ajuda??
O forro é de vinil, como o da Brasilia...

Qualquer ideia será bem-vinda.

Abraço...

W

BACALHAU
27/08/2009, 06:19
Walter, mais uma vez, seja bem vindo de volta ao "lar". :-D
Eu estou doido atrás dessas lâmpadas com LEDs, quando achar me avisa, pois vou querer também. Quem sabe se comprando "um monte" o cara não faz um preço melhor? :pensativo:
Com relação às fotos, não sendo suas :shock:, pode postar aqui à vontade. :concordo:
Quanto ao forro... Deve entrar bem esticado mesmo. É questão de jeito. Experimente deixá-lo um pouco ao Sol e vá colocando, setor por setor, com a ajuda de outra pesoa. Cada uma puxando na ponta de uma vareta. Em todo o caso, a ajuda de um capoteiro é muito bem vinda. Depois conta aí como ficou o isolamento térmico que você fez (COM FOTOS) e a colocação do forro (TAMBÉM COM FOTOS). Ainda vou ter que passar por isso também. :rolleyes:

Um abraço e até o ano que vem. :mrgreen:

Jfranck
27/08/2009, 09:11
Buenas!

Bacalhau dá uma olhada aqui:
http://shop.ebay.com/i.html?_nkw=led+bulb+lamp+car&_sacat=0&_trksid=p3286.m270.l1313&_dmpt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&_odkw=led+bulb&_osacat=0 (http://shop.ebay.com/i.html?_nkw=led+bulb+lamp+car&_sacat=0&_trksid=p3286.m270.l1313&_dmpt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&_odkw=led+bulb&_osacat=0)

Um abraço,

Jfranck:concordo:

Walter Louzan
27/08/2009, 16:53
Caros Bacalhau e Frank,

Já achei lâmpadas led de fabricação nacional, ou pelo menos uns caras que representam algum chines. Aqui,ô: http://www.autopoli.com.br/produtos/ledlamp.htm.
Já vi para vender na Mercadocar, em SP, e na Mercoparts e na Voli, aqui em SJC. Aliás, outro dia na Voli encontrei a Representante da firma montando un exibidor, e até consegui um catálogo. Acho que amanhã vou poder confirmar algum preço.
Mas estou a fim de brincar de eletrônico e fazer umas para ver se vale a pena, se compensa económicamente, etc. Vc, Bacalhau, sabe que eu curto tanto o processo quanto o resultado. E acho que da para fazer algo escapando um pouco do formato redondo, quem sabe linear ou uma matriz, para preencher melhor a lanterna. As compradas tem a vantagem do soquete pronto, mas acho que dá para pensar uma solução para isso também.

Amanhã lhes conto da facada.

Bacalhau: Recebeu a minha mensagem sobre o Parachoques?

Bração...

Wazan

Luciano SHAKALL
27/08/2009, 18:57
" ... " ... Estas lanternas do mercado paralelo não ficam mal no niva ... Imaginem um niva branco ou vermelho com as versões branca (transparente) ou vermelha) destas lanternas ... "

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=166793&d=1239892979

Caaaaaaaaaaaraa..... Quando vi essas fotos eu levei um susto :shock: . . .
Pensei que fosse o NIVader :lol: . . .

http://www.nivasgerais4x4.com.br/imagens/membros/luciano2.jpg

Digaê se não parece :pensativo: . . .
Mas o meu tem um acessório alí no lado esquerdo,
utilizado para dar um reforço na estrada, ou em subidas de serra . . .
Trata-se de um implante de uma PERNA ORGÂNICA/BIÔNICA que ajuda a tracionar o carro nos momentos de enrrosco :mrgreen:

" ... estou atrás das que o Girti postou, que são o modelo Evolution da Inovox/RCD, anterior ao Evolution II ... Mas nessas, caro bacalhau, nada de trocar as lentes ... As desgraças são monobloco (lente colada no corpo da lanterna) ... "Walter, Esse lance de não trocar as lentes, você se refere ao modelo que o BACALHAU postou (modelo novo)? :pensativo:

Pergunto porque (como pode ver na foto que postei) o NIVAder tem as do "modelo antigo" (iguais as que o Gil postou)
e elas "saem normalmente"... Desparafusando por fora, a lente sai para dar acesso às lâmpadas ;) . . .

LINKS para os modelos da RCD:
- http://www.rcd.com.br/produtos/view.asp?id=310 .
- http://www.rcd.com.br/produtos/view.asp?id=433 .
- http://www.rcd.com.br/produtos/view.asp?id=434 .
- http://www.rcd.com.br/produtos/view.asp?id=1266 .
- http://www.rcd.com.br/produtos/view.asp?id=1267 .

" ... to pensando montar umas lâmpadas de led, para substituir as de filamento ... "

" ... " ... estou doido atrás dessas lâmpadas com LEDs, quando achar me avisa, pois vou querer também ... ... "Vocês falam algo tipo assim? :pensativo:

- http://www.provermotos.com.br/loja/produto_detalhe.jsp?p=1749 .

- http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-97651743-lampada-led-alto-brilho-1-polo-lanternare-_JM .

- http://gambiarra.tia.mat.br/2007/07/31/faca-sua-propria-lampada-de-led/ .

[]'s

Luciano SHAKALL
27/08/2009, 18:57
" ... Algum dos camaradas já teve que colocar o forro do teto original??... "Alguem tem alguma dica de colocação? Fazer com tempo quente ajuda?? ... "Walter, um tempo atrás eu tinha visto um "passo-a-passo" sobre a colocação do forro do teto no Niva,
mas perdi alguns arquivos recentemente e não lembro onde havia visto :putz:
Vou tentar achar e "qualquer coisa" eu posto aqui.

Só pra não dizer que não indiquei nenhum link :mrgreen: , dá um olhada nesse dois
(sei que não tem muita coisa :oops: , mas talves ajude em algo):

- Forração do teto ( Acabamento Interno ) (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=18218) .

- http://www.natal4x4.com.br/forro_2x.htm (http://www.natal4x4.com.br/forro_2x.htm) .

[]'s

Girti
28/08/2009, 07:59
Eu estou doido atrás dessas lâmpadas com LEDs, quando achar me avisa, pois vou querer também. Quem sabe se comprando "um monte" o cara não faz um preço melhor? :pensativo:

[FONT=Comic Sans MS][SIZE=3]Um abraço e até o ano que vem. :mrgreen:

Pois é, Walter, você realmente andou sumido...

Sou mais um interessado nestas "lâmpadas-led", se você as encontrar (eu andei dando uma olhada na Santa Ifigênia, não encontrei. Talvez devesse ter procurado na Duque de Caxias... :parede:)

P.S.: graaaande Bacalhau, "até o ano que vem" foi cruel...:( ..... mas foi ótima!!! :mrgreen:

[ ]s

Girti
28/08/2009, 08:07
[B][SIZE="3"]Mas o meu tem um acessório alí no lado esquerdo, utilizado para dar um reforço na estrada, ou em subidas de serra . . .
Trata-se de um implante de uma PERNA ORGÂNICA/BIÔNICA que ajuda a tracionar o carro nos momentos de enrrosco :mrgreen:

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

MRaizer
28/08/2009, 09:18
Rones, redondinhas assim como as dos ônibus, caminhões, carretinhas, vc acha "originais"???:pensativo::pensativo: Agora que varios carros tem apelado para o um tipo de lanterna redonda meio retrô, todo mundo quer copiar. Ô vontade de seguir moda...

Na verdade, a vantagem das redondinhas é que dá para fazer uma "flange" e o dia que quizer (ou puder) retornar às originais sem refazer funilaria

Na verdade, estou atrás das que o Girti postou, que são o modelo Evolution da Inovox/RCD, anterior ao Evolution II, como já comentou o Bacalhau, mas sem deixar as lanternas da placa originais, como está na foto do Girti (ai fica feio pacas) . Acho que na 6ª consigo pegar elas, e instalo no lugar das paralelas, que mais serviram como gabarito para o funileiro. Se alguem as quiser, dou de presente. Flugencio, Otavio, Rones??? :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Mas nessas, caro bacalhau, nada de trocar as lentes. As desgraças são monobloco (lente colada no corpo da lanterna). Catzo!!!

Wazan

Não estou vizualizando que lanternas são estas mas aproveitando o assunto, troquei as minhas pelas novas (de prástico) importadas diretamente da mãe (?) Russia. Sobraram uma lente (e meia) além da estrutura, se alguém souber de uma fabriqueta que esteja disposta à moldar uma forma para injeção...:pipoca:

magnun
28/08/2009, 09:43
Não seriam desse tipo? São bastante utilizadas nas carrocerias da Volks bus em coletivos.

Walter Louzan
30/08/2009, 18:10
Fala, Shakall!

Obrigado pelos links, já vou dar uma olhada neles.
Sobre as lanternas tning da Kombi, um esclarecimento: O modelo Evolution II, aquele que postou o Bacalhau, realmente, é tdo colado e a lente não destaca do corpo. No Evolution I, que já tenho na mão, a lente separa, sim, vc tem razão. O bicho é que, segundo o pessoal da Voli, a lente não é vendia avulsa, o sea, tem que comprar a lanterna toda ó facilita na hora de trocar uma lâmpada. |Mas acho que vale a pena entar um contato com o fabricante.
Bacalhau, achei as lãmpadasna Voli.Uns preços como amostra:
1 polo branca R$ 16,90
1 polo vermelha R$ 19,60
2 polos vermelha R$ 19,60

Tem uma variedae enorme.

Tai o link do fabricante: www.autopoli.com.br

BACALHAU
30/08/2009, 21:12
Valeu, Walter.
Link adicionado aos meus favoritos. Com certeza essas lâmpadas valem o preço. :concordo:

Girti
31/08/2009, 00:38
Fala, Shakall!

Obrigado pelos links, já vou dar uma olhada neles.
Sobre as lanternas tning da Kombi, um esclarecimento: O modelo Evolution II, aquele que postou o Bacalhau, realmente, é tdo colado e a lente não destaca do corpo. No Evolution I, que já tenho na mão, a lente separa, sim, vc tem razão. O bicho é que, segundo o pessoal da Voli, a lente não é vendia avulsa, o sea, tem que comprar a lanterna toda ó facilita na hora de trocar uma lâmpada. |Mas acho que vale a pena entar um contato com o fabricante.
Bacalhau, achei as lãmpadasna Voli.Uns preços como amostra:
1 polo branca R$ 16,90
1 polo vermelha R$ 19,60
2 polos vermelha R$ 19,60

Tem uma variedae enorme.

Tai o link do fabricante: www.autopoli.com.br

A Voli não fica longe de minha casa, dá para ir a pé, vou passar lá amanhã! Valeu a dica, eu estava procurando por estas lâmpadas há tempo! Mas os preços assustam... :shock:

Walter Louzan
31/08/2009, 01:45
Beleza, Gil!

Amanhã vou dar uma volta pela Duque, para ver umas coisas, e vou consultar sobre as lâmpadas ali. Agora estou atras de um destelhador eletrónico para o pisca, já que o tradicional -bimetal- meio que pira com as lâmpadas led. Como elas consomem muito menos, o bimetal comeca a piscar muito rápido, como se tivesse uma lâmpada queimada. Também vou dar uma volta na Sta Efigenia, pra buscar uns componentes para as minhas lâmpadas caseiras.
Vc está perto da Voli de Congonhas? Acho que dali foram para SJC as novas lanternas do Gorki. Aliás, optei pelas de lente branca, o que vai provocar uma pequena mudanca na pintura da traseira do carro. De branco para azul naquele rebaixado onde ficam as lanternas e a placa.
Estou sem a câmera agora, mas na 4ta posto unas fotos da traseira no estado atual, e das novas lanternas.

Um abraco...

Wazan

Walter Louzan
31/08/2009, 01:55
Shakall, de novo.

Tinha esquecido de comentar que já tinha visto o site do seu último link, o Gambiarra. O artigo é bem bacana, mas o melhor é o link para um calculador on-line de matrizes de leds. Muito prático para os marinheiros de primeira viagem como eu. Agora vou atras de uma forma de estabilizar a tensão para evitar sobrecargas que encurtem a vida dos leds, especialmente dos que ficam acesos direto (lanternas). Coisa que essas lâmpadas que vem montadas acho que não tem.

Um abraco...

Wazan

Walter Louzan
31/08/2009, 02:06
Camaradas:

Algum dos distintos leitores sabe unde diabos posso encontrar aquelas gradaes laterais do capô do caminhào Volvo para por no capô do gorki?

E por casualidade, alguem que tenha desistido de manter os frisos originais, aqueles com o rebaixo no meio, teria guardado algum pedaco e quer negociar para eu poder completar o meu jogo? Só me falta um pedaco, pode ser qualquer um, só preciso para o paralamas, que é o mais curto.

Obrigado...

Walter

cesar_am
31/08/2009, 11:18
Camaradas:

Algum dos distintos leitores sabe unde diabos posso encontrar aquelas gradaes laterais do capô do caminhào Volvo para por no capô do gorki?

E por casualidade, alguem que tenha desistido de manter os frisos originais, aqueles com o rebaixo no meio, teria guardado algum pedaco e quer negociar para eu poder completar o meu jogo? Só me falta um pedaco, pode ser qualquer um, só preciso para o paralamas, que é o mais curto.

Obrigado...

Walter

Walter, quanto a grade do capô do Volvo, dê uma olhada neste link :

http://www.lider-rs.com.br/vprodutos.php?id=6047 (http://www.lider-rs.com.br/vprodutos.php?id=6047)

Vc tb encontra no site do Cassiano (Natal 4X4).

Eu encontrei aqui, em uma loja especializada em peças e acessórios para caminhões. A que comprei era de plástico, precisei fazer um preenchimento com fibra, pois com o calor do sol e motor ela deformava um pouco.

Abraços:concordo:.

Girti
31/08/2009, 12:49
Camaradas:

Obrigado...

Walter

Walter, se você se refere aos frisos largos, de borracha, que ficam instalados no rebaixo da lateral da carroceria, saiba que, embora estejam instalados em muitos Nivas, eles não são originais do Niva, são apenas acessórios. Acredito que você possa encontrá-los em uma boa casa de borrachas ou de acessórios.

Walter Louzan
01/09/2009, 01:43
Oi Cesar!

Obrigado pela dica. É essa grade mesmo. Estou procurando por aqui por SP e regiào, mas não acho. Temo que vou ter que encomendar dos caras. Já estive em varias casas de acesorios para caminhões na Dutra, no trecho SP - SJC, e algums conhecem, tem até catálogo, mas nenhuma vontade de atender direto o cliente. Sigo procurando, e vou tentar o site desse pessoal. Sobre o recurso da fibra, o Gorki tá sendo para mim um curso de fiberglass. Estou reforcando todos os plástico de acabamento, que mais parecem blisters de bolacha. Acredite, estavam todos lá, e só o apoio do pe do condutor estava quebrado, mas ainda assim deu para juntar de novo.

Aquele abraco...

Walter

Walter Louzan
01/09/2009, 01:56
Pô, Gil, tai uma coisa que não imaginava.

Mas acho que na época das concesionarias, devem ter trazido esses frisos da Russia.
Cá entre nós, eu comprei um jogo desses que o pessoal da Sarancar mandou fazer para substituir os que eu chamei de originais. A diferenca de qualidade é impresionante. Alem de serem de um tipo de plástico flexível, e nào de borracha, os que retirei do Gorki eram cortados muito mais na medida, com as pontas em bisoté, com fita dupla-face en todo o verso (e nào apenas em 3 pontos) que resistiu firmíssima durante 18 anos, os três últimos com o carro durmindo ao relento no límpido ar paulistano. Acho que em parte gracas à protecào que oferece à fita uma pestana que o friso tem na borda superior, que nem eu nem o funileiro tínhamos visto nunca em um carro nacional. Um detalhe que mostra que quem fez tomou muito cuidado.
Ainda quero achar um pedaco daquele friso, digamos, da época da chegada dos russos, e trocar pelo substituto, que sem chegar a ser chinfras de tudo, nem chega perto.

salut...

W

Girti
01/09/2009, 20:48
Pô, Gil, tai uma coisa que não imaginava.

Mas acho que na época das concesionarias, devem ter trazido esses frisos da Russia.
Cá entre nós, eu comprei um jogo desses que o pessoal da Sarancar mandou fazer para substituir os que eu chamei de originais. A diferenca de qualidade é impresionante. Alem de serem de um tipo de plástico flexível, e nào de borracha, os que retirei do Gorki eram cortados muito mais na medida, com as pontas em bisoté, com fita dupla-face en todo o verso (e nào apenas em 3 pontos) que resistiu firmíssima durante 18 anos, os três últimos com o carro durmindo ao relento no límpido ar paulistano. Acho que em parte gracas à protecào que oferece à fita uma pestana que o friso tem na borda superior, que nem eu nem o funileiro tínhamos visto nunca em um carro nacional. Um detalhe que mostra que quem fez tomou muito cuidado.
Ainda quero achar um pedaco daquele friso, digamos, da época da chegada dos russos, e trocar pelo substituto, que sem chegar a ser chinfras de tudo, nem chega perto.

salut...

W

Walter, quem poderia responder a etsa pergunta com maior precisão é o João Boteon, da Bomer, tradicional revenda Lada, ele sabe tudo sobre os Lada (talvez a Bomer até tenha esta borracha...). Mas, pessoalmente, duvido que estas borrachas sejam russas, os Niva no Brasil receberam uma série de "acessórios originais" que eram brasileiros, a exemplo dos espelhos retrovisores externos, do bagageiro, do quebra mato, do guincho (Pantanal), dos vidros verdes (Pantanal e CD). Acredito que este também seja o caso dessas borrachas.

Girti
01/09/2009, 23:22
A Voli não fica longe de minha casa, dá para ir a pé, vou passar lá amanhã! Valeu a dica, eu estava procurando por estas lâmpadas há tempo! Mas os preços assustam... :shock:

Fui hoje à Voli e comprei um par de lâmpadas-led, ao nada barato preço de R$16 e uns quebrados CADA. Chegando em casa, montei as lâmpadas no lugar das lâmpadas de freio comuns e.... graaaande decepção :putz:, a luz de freio ficou muito mais fraca!!! Ao que pude perceber, devido ao fato de terem um foco dirigido (as lâmpadas normais "espalham" a luz), elas não refletem tão bem na superfície interna facetada das lentes traseiras.
Para não perder as lâmpadas, montei-as no lugar da luz de ré, onde a diferença de iluminação, aparentemente, será menor. Agora, preciso testar as luzes de ré em um lugar escuro ou mal iluminado.

Portanto, aqui vai o alerta: nas lanternas dos modelos pós-95, o resultado é uma piora na intensidade de luz, presumo que o mesmo irá ocorre nas lanternas dos modelos mais antigos. Fiquem espertos, para não jogarem dinheiro fora! :parede:

BACALHAU
02/09/2009, 06:27
Valeu pelo alerta, nobre Gil. :idea:
Em retribuição, vou lhe avisar também:
Tome muito cuidado quando for testar a "sua ré" em um local "escuro ou mal iluminado"*. :odedo:

*Escuro e mal iluminado não é a mesma coisa? :pensativo:

Jfranck
02/09/2009, 10:52
Buenas Camaradas!

Existem lampadas com todos os leds direcionados para a frente e outras com leds diredionados para a frente e laterais, permitindo melhor aproveitamento dos refletor da lanterna.

Aquei tem para todos os gostos:

http://shop.ebay.com/s.html?LH_BIN=1&LH_SellerWithStore=1&LH_PrefLoc=2&LH_FS=1&_nkw=led%20bulb%20turn&_dmpt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&_fln=1&_sofindtype=5&_trksid=p3286.c0.m283

E não são tão caras.

Abraços,

Luciano SHAKALL
02/09/2009, 12:42
" ... comprei um par de lâmpadas-led ... montei as lâmpadas no lugar das lâmpadas de freio comuns e.... graaaande decepção :putz:, a luz de freio ficou muito mais fraca ... devido ao fato de terem um foco dirigido (as lâmpadas normais "espalham" a luz), elas não refletem tão bem na superfície interna facetada das lentes traseiras ... "
" ... Existem lampadas com todos os leds direcionados para a frente e outras com leds diredionados para a frente e laterais, permitindo melhor aproveitamento dos refletor da lanterna ... "Vale salientar também que, assim como as lâmpadas, existem LEDs mais fracos e outros mais fortes (unidade de medida em "mcd").

Outra coisa: Além desse tipo de montagem (com LEDs para frente e laterais - ao invés de apenas voltados pra frente), tem a diferença dos próprios LEDs...
Tanto os LEDs "normais" quanto os de "Alto Brilho" são altamente direcionáveis, mas existem LEDs "multifacetados", que espalham bem a luz...
Acredito que esses sejam os ideais para compor um lâmpada dessa;
EM TEMPO: Não me lembro de ter visto LED de Alto brilho "multifacetado"... Apenas os "normais" :pensativo:

Uma alternativa que o pessoal usa quando instala LED no painel de instrumentos, é lixar o LED com lixa d'água fina para que ele passe a dispersar a luz...
Não sei se daria pra fazer isso no caso dessas lâmpas já montadas :pensativo: . . .

PS. Ainda bem que comprou só um par.... Já pensou se tivesse comprado logo pisca (dianteiro o traseiro) lanterna/freio, ré, etc, tudo de uma vez? :putz:

[]'s

Girti
02/09/2009, 16:31
Valeu pelo alerta, nobre Gil. :idea:
Em retribuição, vou lhe avisar também:
Tome muito cuidado quando for testar a "sua ré" em um local "escuro ou mal iluminado"*. :odedo:

*Escuro e mal iluminado não é a mesma coisa? :pensativo:

:parede: :parede: :parede: Escuro é escuro :twisted: (sem luz), mal iluminado é mal iluminado :twisted: (pouca luz). :parede: :parede: :parede:

Girti
02/09/2009, 16:34
Buenas Camaradas!

Existem lampadas com todos os leds direcionados para a frente e outras com leds diredionados para a frente e laterais, permitindo melhor aproveitamento dos refletor da lanterna.

Aquei tem para todos os gostos:

http://shop.ebay.com/s.html?LH_BIN=1&LH_SellerWithStore=1&LH_PrefLoc=2&LH_FS=1&_nkw=led%20bulb%20turn&_dmpt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&_fln=1&_sofindtype=5&_trksid=p3286.c0.m283

E não são tão caras.

Abraços,

Acredito que, como já diz o seu nome, estas sejam as mais indicadas para a luz de freio: 2x 1157 WHITE 36-LED TURN SIGNAL BRAKE CAR LIGHTS BULB

Quem sabe não chegam logo ao Brasil?

Girti
02/09/2009, 16:40
Uma alternativa que o pessoal usa quando instala LED no painel de instrumentos, é lixar o LED com lixa d'água fina para que ele passe a dispersar a luz...
Não sei se daria pra fazer isso no caso dessas lâmpas já montadas :pensativo: . . .

PS. Ainda bem que comprou só um par.... Já pensou se tivesse comprado logo pisca (dianteiro o traseiro) lanterna/freio, ré, etc, tudo de uma vez? :putz:

[]'s

Graaaande "enciclopédia" Shakall, você anda meio sumido...

Boa a idéia de lixar os leds, vou analisar esta possibilidade. Quanto ao fato de comprar apenas um par, foi deliberado, pensei na possibilidade de a coisa não ser tããão boa como eu esperava. Mas pretendo comprar em breve (estava em falta) os leds tipo "bastonete", para a luz interna de cortesia do Niva. Qualquer coisa iluminará mais do que a original! :mrgreen:

Jfranck
02/09/2009, 17:05
Gil,

Estas devem ser as de 2 polos, equivalentes às de 21/5W.

BACALHAU
02/09/2009, 19:54
:parede: :parede: :parede: Escuro é escuro :twisted: (sem luz), mal iluminado é mal iluminado :twisted: (pouca luz). :parede: :parede: :parede:

ESCURO: [Do lat. obscuru, com mudança de pref.]
Adj.
1. Falta de luz; pouco claro; sombrio, tenebroso.

Fonte: Aurélio séc. XXI

:parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede:

Girti
02/09/2009, 23:26
Gil,

Estas devem ser as de 2 polos, equivalentes às de 21/5W.

Não sei se você está se referindo às lâmpadas que eu comprei, mas, caso seja o caso, as que comprei são de um polo.

Girti
02/09/2009, 23:32
ESCURO: [Do lat. obscuru, com mudança de pref.]
Adj.
1. Falta de luz; pouco claro; sombrio, tenebroso.

Fonte: Aurélio séc. XXI

:parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede:

Você está familiarizado com a expressão "torcer a verdade"?

BACALHAU
02/09/2009, 23:37
Você está familiarizado com a expressão "torcer a verdade"?

O quê? :shock:
Tá me chamando de mentiroso? :evil:
Vem aqui dizer isso na minha cara se você for homem. :mrgreen:

Girti
02/09/2009, 23:42
O quê? :shock:
Tá me chamando de mentiroso? :evil:
Vem aqui dizer isso na minha cara se você for homem. :mrgreen:

Hooooomem??? :shock: Aonde???? :shock: É meu, eu vi primeiro!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

BACALHAU
02/09/2009, 23:47
Hooooomem??? :shock: Aonde???? :shock: É meu, eu vi primeiro!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

:shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
Olha, olha, olha.
Mais um(a) que saiu do casulo. :mrgreen:
Daqui a pouco muda para Sorocaba. :twisted:

Walter Louzan
03/09/2009, 22:51
Calma, muchachas...

Só para mudar de tema, uma alternativa a lixar os leds: pintar eles com varniz fosco.

Tô tentando montar o primeiro jogo de leds para o pisca lateral. Até agora, tudo errado.
Mas sigo tentando.
E decidi falar com um capoteiro e ver se ele consegue colocar o forro, que eu não tenho a manha.

Bração...

W

Girti
03/09/2009, 23:23
Olha, olha, olha.

E a galinha botou maaaaaais um ovo.... :twisted: :twisted: :twisted:

shuther4x4
03/09/2009, 23:30
Olha, olha, olha.

Desculpe, mas não estamos aceitando mais MEMBROS na nossa rodinha!!!:mrgreen:

shuther4x4
03/09/2009, 23:32
Calma, muchachas...

Tô tentando montar o primeiro jogo de leds para o pisca lateral. Até agora, tudo errado.

Bração...

W

Qual a dificuldade que está tendo Walter?
abraços.

BACALHAU
04/09/2009, 20:20
Qual a dificuldade que está tendo Walter?
abraços.

Tá queimando os dedinhos no ferro de solda... :mrgreen:

Walter Louzan
11/09/2009, 20:00
Não, não. Os dedos não. Mas já queimei o pé dando aquela chacoalhada para tirar o excesso de estanho do ferro. Esqueci que estava de havaianas...

Shuter: os problemas vão sendo resolvidos. O primeiro é falta de tempo, mas aos poucos vou dando um jeito. Uma fonte mal regulada mandou pro espaço meia duzia de leds de 10 mm. Mas já fiz um retificador de tensão, então beleza. Aliás, esse é um problema que me deixa encafifado com as matrizes de leds. A tensão pode variar bastante no carro (digamos de 11,5 a 13,5V) e os leds são meio sensíveis. O ideal sería retificar a tensão, especialmente em aqueles que ficam ligados direto (lanternas, painel) ou que podem ficar ligados por um tempo mais o menos longo (freios, luz de ré). Se for retificar para cada matriz, fica grande e um pouco caro. Estou pensando em fazer um retificador para todo o sistema de iluminação quando for trocar a fiação e as caixas de fusíveis.
O primeiro teste foi com os piscas laterais. O sistema funcionou, tirando o detalhe da fonte mal regulada, mas a potência ficou muito abaixo do que eu esperava. 4 leds de alta potencia de 10mm ficaram muxibinhas de todo. Vou ter de aumentar a quantidade, o que implica em uar leds de 5mm.
Vc manja de eletrônica? Tou precisando umas dicas. Pode responder por MP, se achar melhor.

Aquele abraço...

walter

Walter Louzan
11/09/2009, 21:43
Para que o Bacalhau não faça marola, ai vai uma foto do Gorki, no atual estagio.

Algumas coias já mudaram um pouco. Amanhã posto umamais atual.

Aquele abraço...

walter

braszil
14/09/2009, 00:05
ta ficando uma blz, e o forro do teto instalou?

BACALHAU
14/09/2009, 00:07
Fazer marola não. :discordo:
Eu só quero dizer que não é bom para a sua saúde você ir ao Rio de Janeiro com o Gorki.
Você sabia que "chumbo" no organismo não faz bem? :twisted:
Se bem que a minha maior preocupação é com o Gorki. :mrgreen: Seria uma pena um NIVA tão bem cuidado ser transformado em peneira. :parede:
Ao passar em frente a uma favela, os "caras" com as ventas cheias de "talco" podem se confundir... :putz:

ra-tá-tá-tá-tá tá tá tá

braszil
14/09/2009, 15:36
Fazer marola não. :discordo:
Eu só quero dizer que não é bom para a sua saúde você ir ao Rio de Janeiro com o Gorki.
Você sabia que "chumbo" no organismo não faz bem? :twisted:
Se bem que a minha maior preocupação é com o Gorki. :mrgreen: Seria uma pena um NIVA tão bem cuidado ser transformado em peneira. :parede:
Ao passar em frente a uma favela, os "caras" com as ventas cheias de "talco" podem se confundir... :putz:

ra-tá-tá-tá-tá tá tá tá

bem eu ando a varios anos em SP onde as cores das viaturas sao vermelho e branco e nunca fui confundido com eles. Alem do mais nao acredito que o camarada va subir nenhuma favela com o Gorki, e se subir a cor nao importa eles sabem muito bem quem mora e nao mora la. Iria levar chumbo de qualquer maneira nao importa a cor.

braszil
14/09/2009, 15:39
Desculpe, mas não estamos aceitando mais MEMBROS na nossa rodinha!!!:mrgreen:

Gostaria de deixar bem claro que eu nunca aceitei e nem vou aceitar nenhum membro na minha rodinha.

Desculpe mas essa nao deu pra passar em branco!!!!!

BACALHAU
14/09/2009, 20:34
bem eu ando a varios anos em SP onde as cores das viaturas sao vermelho e branco e nunca fui confundido com eles. Alem do mais nao acredito que o camarada va subir nenhuma favela com o Gorki, e se subir a cor nao importa eles sabem muito bem quem mora e nao mora la. Iria levar chumbo de qualquer maneira nao importa a cor.

As cores das viaturas da PMSP são vermelho, branco, CINZA E PRETO, além do grafismo da pinturadessas viaturas ser beeeeeem diferente do seu NIVA.
Além do mais, a realidade da violência entre o RJ e SP é bem díspar. Em SP é muito raro a bandidagem tomar iniciativa de confrontar a PM. A quantidade de armamento nas mãos dos bandidos é muuuuito menor e menos potente que no RJ.
Na cidade (ainda?) maravilhosa bandido atira se desconfiar que é polícia. Se tiver certeza que é polícia atira da mesma forma. Não precisa subir na favela para levar tiro, devido ao alcance efetivo das .30, M-16, entre outras.
Mas, não estou aqui para discutir violência urbana e sim zoar com o meu amigo ARGHentino. Dá licença? :mrgreen:

BACALHAU
14/09/2009, 20:35
Gostaria de deixar bem claro que eu nunca aceitei e nem vou aceitar nenhum membro na minha rodinha.

...!

Sei... :twisted:

braszil
14/09/2009, 21:00
As cores das viaturas da PMSP são vermelho, branco, CINZA E PRETO, além do grafismo da pinturadessas viaturas ser beeeeeem diferente do seu NIVA.
Além do mais, a realidade da violência entre o RJ e SP é bem díspar. Em SP é muito raro a bandidagem tomar iniciativa de confrontar a PM. A quantidade de armamento nas mãos dos bandidos é muuuuito menor e menos potente que no RJ.
Na cidade (ainda?) maravilhosa bandido atira se desconfiar que é polícia. Se tiver certeza que é polícia atira da mesma forma. Não precisa subir na favela para levar tiro, devido ao alcance efetivo das .30, M-16, entre outras.
Mas, não estou aqui para discutir violência urbana e sim zoar com o meu amigo ARGHentino. Dá licença? :mrgreen:

Caro amigo pode zoar avontade ja que é isso que deixa vc feliz. Eu so tava brincando tambem com meu amigo. Peço desculpas por querer brincar com um companheiro sem pedir sua permissao.

braszil
14/09/2009, 21:08
Sei... :twisted:

Porque o nosso amigo celacanto desidratado e salgado nao conta o que sabe sobre aceitar um membro em sua rodinha. Estamos aguardando o relato de suas esperiencias com sua rodinha. Qual foi o membro que entrou em sua rodinha? Agora conta!!!!

BACALHAU
14/09/2009, 21:56
Caro amigo pode zoar avontade ja que é isso que deixa vc feliz. Eu so tava brincando tambem com meu amigo. Peço desculpas por querer brincar com um companheiro sem pedir sua permissao.

Ô xente, bichinho. :shock:
Enciumou foi? :mrgreen:
Só porque agora vão formar par (de viaturas). :mrgreen:
Deixa de ser tolinho. A gente divide esse ARGHentino. :twisted:
É só decidir em quantas partes. Vai ser no machado, facão ou serra elétrica? :mrgreen:

BACALHAU
14/09/2009, 22:01
Porque o nosso amigo celacanto desidratado e salgado nao conta o que sabe sobre aceitar um membro em sua rodinha. Estamos aguardando o relato de suas esperiencias com sua rodinha. Qual foi o membro que entrou em sua rodinha? Agora conta!!!!

BACALHAU além de não ter cabeça, também não tem rodinha. :discordo:
Mas, já que você está curioso sobre o assunto e talvez esteja com medo de sentir dor, peça maiores informações à turminha alegre de Sorocaba. :mrgreen:
Porém, BACALHAU tem espinha. Já se engasgou com uma? :twisted:
[]s

Afajoses
14/09/2009, 22:09
:parede::parede::parede::parede:

braszil
18/09/2009, 01:37
Ô xente, bichinho. :shock:
Enciumou foi? :mrgreen:
Só porque agora vão formar par (de viaturas). :mrgreen:
Deixa de ser tolinho. A gente divide esse ARGHentino. :twisted:
É só decidir em quantas partes. Vai ser no machado, facão ou serra elétrica? :mrgreen:

Ta vendo so Gorki, voce ta famoso antes mesmo de andar !!!

braszil
18/09/2009, 01:47
BACALHAU além de não ter cabeça, também não tem rodinha. :discordo:
Mas, já que você está curioso sobre o assunto e talvez esteja com medo de sentir dor, peça maiores informações à turminha alegre de Sorocaba. :mrgreen:
Porém, BACALHAU tem espinha. Já se engasgou com uma? :twisted:
[]s

Como respeito muito este forum e as pessoas que infelismente tem que ler de tudo nele,
PREFIRO NAO COMENTAR !!!

Mas quanto a espinha de peixe nada que um miolinho de pao nao de jeito, coisa simples.