Conectar

Ver Versão Completa : Conservação e limpeza da viatura

Raposo
12/06/2008, 18:46
Alô, pessoal. Eu hoje estava lavando a "Natasha" e me veio à cabeça: qual a maneira correta de se limpar e conservar a pick up? Já existe tópico a respeito? Eu, particularmente, lavo externamente uma vez por semana, aspiração quinzenal e, às vezes, encero a carroceria e hidrato o couro. A cera é a PERFECT-IT e o hidratante do couro é o REFRESH, ambos da 3M. Confesso que não sei a periodicidade de lavar por baixo, não faço trilha e na verdade, não sei se precisa lubrificar. Logo que comprei a viatura, segui o "conselho" de curiosos e acabei lavando e aplicando antiruste por baixo; não gostei :parede:. Aguardo as dicas.
Um grande abraço.

LEONARDORAZO
13/06/2008, 00:21
Raposo, acho que os produtos e a periodicidade estão ok. Usava anti ruste na minha ranger anterior (não era oleo de mamona não), nunca tive problemas como ressecamento de borrachas e ela ficava até mais macia, mas com o tempo vai se formando uma crosta em baixo, uns dizem que é bom para proteger mas outros dizem que é prejudicial. Na miha atual ainda não usei ainda por falta de oportunidade.
um abraço

Raposo
13/06/2008, 11:43
Raposo, acho que os produtos e a periodicidade estão ok. Usava anti ruste na minha ranger anterior (não era oleo de mamona não), nunca tive problemas como ressecamento de borrachas e ela ficava até mais macia, mas com o tempo vai se formando uma crosta em baixo, uns dizem que é bom para proteger mas outros dizem que é prejudicial. Na miha atual ainda não usei ainda por falta de oportunidade.
um abraço
Valeu, Leonardo. O que eu não gostei do antiruste é que o carro fica com uma crosta por baixo. Quando eu passei num lamaçal, a lama agarrou em tudo, para lavar foi um porre.
Um abraço.

Anthoniusnikos
13/06/2008, 16:22
Raposo, uso detergente , desse comum para limpeza doméstica, PURO, até para limpar a graxa das mãos. É muito melhor e não é tóxico como o querosene, gasolina e outros solventes ainda mais tóxicos. Então, para a limpeza por baixo da viatura uso somente água+detergente em um esguicho de alta pressão (WAP). CUÍDADO com a parte elétrica e os radiadores. Uso detergente puro até para tirar a graxa das peças.
Ainda não entendí porque o uso do óleo de mamona pode danificar as peças de borracha, uma vez que é rico em glicerina que pode revitalizar a superfície das peças de borracha, evitando o ressecamento. Usam muito a glicerina no "pretinho" para pneus, não usam ? Quem sabe se os silicones fossem mais adequados para a lubrificação por baixo, que também são muito usados para a revitalização dos painéis dos veículos.
Quanto as peças de borracha sob pressão (coxins, calços, etc.) realmente ficam mais moles quando embebidos com óleos, mas também ficam mais sujeitos ao estrangulamento e esmagamento.
Peças de borracha automotica de BOA QUALIDADE tem na sua composição parafina, que vai migrando vagarozamente da parte mais interna das peças para a superfície, evitando-se assim o ressecamento precoce.
PODEM ME INFORMAR A COMPOSIÇÃO QUÍMICA DESSE ANTI-RUSTE ?
É o que sei.
Abração

Allan Nielsen
13/06/2008, 18:47
PODEM ME INFORMAR A COMPOSIÇÃO QUÍMICA DESSE ANTI-RUSTE ?
É o que sei.
Abração

Anthonius,

de uma olhada http://planetabuggy.com.br/carroceria/antirust.htm

Edintruder
13/06/2008, 19:38
Xiii.... a minha só está vendo água quando chove!!!

Por baixo uma vez por mês vai uma pulverização de óleo de motor.

Anthoniusnikos
14/06/2008, 05:30
Olá Raposo e Leonardo, lí a especificação do Anti-Ruste que o Allan indicou. Esse produto sai da bôrra da destilação do petróleo, talvez um pouco antes do asfalto. Muito semelhante ao piche, que é o produto da destilação do alcatrão da húlha.
Essa crosta melequenta de película que forma, só vai impedir o contato do oxigênio do ar com os metais na formação de ferrugem. Pela sua origem, o solvente apropriado para remoção é o querosene. Eu não usaria!
Para a proteção da corrosão da carroceria, só uso mesmo a lavagem com água e detergente, depois faço como o Edin, dou uma ligeira pulverizada com óleo mineral de motor novo (não o queinado), principalmente que a minha garagem está a 30 m do Mar.
Agora, outros veículos que tive, sem nunca terem visto o Mar, "apodreceram" depois de 10 anos porque a ferrugem já vinha pela fabricação da carroceria com sucata de ferro. A ferrugem vinha de dentro da lata para fora.
Na Tratoretta, já lixei e passei um ferroxi ou zarcão, a base de chumbo (aquele laranja ou cinza) nas partes em baixo das portas (longarinas em baixo da viatura). Verifique que existem uns furos com espuma para não entrar água, e se estiver sem, é bom colocar e umedecer com óleo.
Abração pra todos

HENRIQUE JR
14/06/2008, 13:51
Oi Pessoal;

Na minha Ranger, costumo lavar a pintura toda semana, com detergente Neutro e uma vez por mês, dou um polimento e mando pulverizar vazelina líquida por baixo. Quando tinha um Buggy, costumava usar o óleo anti ferrugem, porem ele cria uma crosta que após muitas aplicações não sai mais, então resolvi adotar a vazelina, pois é o produto que aplicamos a mais de 10 anos na Geladeira da casa de praia e nunca nos deu problema. Com relação as borrachas, ainda não tive problemas tambem.

Edintruder
14/06/2008, 19:38
Eu muito usei o óleo queimado, porém começei a usar óleo novo pois eu tinha ficado sem estoque de óleo queimado, e percebi que o óleo novo fica muito melhor que o óleo queimado!

simaoall
14/06/2008, 19:44
Eu muito usei o óleo queimado, porém começei a usar óleo novo pois eu tinha ficado sem estoque de óleo queimado, e percebi que o óleo novo fica muito melhor que o óleo queimado!

não gruda sujeira embaixo não?

dudu83
14/06/2008, 20:31
não gruda sujeira embaixo não?

isso em estrada de chao deve ficar uma meleca....

Anthoniusnikos
14/06/2008, 23:01
Quando se pulveriza óleo de motor, em contato com terra ou areia fica uma meleca, mas sai facilmente quando se lava com água e detergente comum e jateador (hoje são todos neutros, pH=7,0).
Abs