PDA

Ver Versão Completa : Vencendo a inércia



monge
01/06/2003, 10:21
Fala gente :)

Vamos supor a seguinte situação:

Seu amigo está atolado, ele nem vc tem guincho. Então vamos passar o cabo de aço jeep a jeep. 8)

Dæ vc que está em terra firme começa a puxar, o cabo estica mas o jeep dele não vem. Vc acelera, seu jeep derrapa, e o do amigo está lá n atoleiro, inerte. :?

Dæ vc dá uma rézinha (ops) o cabo encurta um pouquinho, vc arranca novamente, dæ ocorre o "tranco" e o jeep do amigo vence a inércia e começa a sair. :)

Só que este tranco é altamente perigoso para o seu jeep e vc. Então minha dúvida é como vencer esta bendita inércia nesta situação? :cry:

Eu por experiência própria, só quebro meu jeep ajudando os outros, e todas as vezes que quebrei foi assim. Agora cansei, ou vou achar uma solução (que não seja o guincho por enquanto) ou vou desistir de ajudar os outros. :cry:

Pq além de vc quebrar ajudando um amigo, ele depois vem te zuando dizendo que seu jeep não aguenta nada, é só sair pra trilha que quebra. Só que ele não vê que vc só quebra ajudando ELE :!: :!: :!: :evil:

[]'s p da vida com ESTE amigo. :)

Eugênio

Eduardo Chaves
01/06/2003, 16:09
Falae Monge,

Acho que no seu caso, o guincho vai até sair barato, comparando com os consertos que já fizestes e que estão por vir... :lol: :lol: :lol:

[]'s...

Giovani
01/06/2003, 17:04
Fala gente :)
Dæ vc que está em terra firme começa a puxar, o cabo estica mas o jeep dele não vem. Vc acelera, seu jeep derrapa, e o do amigo está lá n atoleiro, inerte. :?
Dæ vc dá uma rézinha (ops) o cabo encurta um pouquinho, vc arranca novamente, dæ ocorre o "tranco" e o jeep do amigo vence a inércia e começa a sair. :)
Só que este tranco é altamente perigoso para o seu jeep e vc. Então minha dúvida é como vencer esta bendita inércia nesta situação? :cry:
Eu por experiência própria, só quebro meu jeep ajudando os outros, e todas as vezes que quebrei foi assim. Agora cansei, ou vou achar uma solução (que não seja o guincho por enquanto) ou vou desistir de ajudar os outros. :cry:
Eugênio

:D Grande Eugênio!

:D Finalmente começou a andar esse tópico... Achei que ninguém tinha dúvidas...
:D Faço trilhas à 8 anos, sem guincho! Nunca fui sozinho, sempre com outros Jeeps. E também nunca consegui fazer o porquinho engordar até o ponto de conseguir um guincho... :lol: :lol:
:D Primeira dica: Nunca use cabos de aço nessas situações! Cabo de aço só se usa com guincho ou com uma patesca, e nunca se dá trancos em cabos de aço!!
Compre uma cinta de Nylon de 6 ou 8 metros e capacidade de umas 6Ton. Será seu melhor investimento. Com a cinta vc pode dar uma esticada daquelas! Dá um ré até perto do jeep atolado e vai com tudo. Quando ela esticar e vc sentir o "puxão", ponha um pé na embreagem e outro no freio, e deixe seu jeep arrastar de volta pra trás. A cinta estica e puxa os dois jeeps, tanto o atolado quanto o seu. O tranco não é "seco", não quebra nada, e usando a embreagem, vc não força nenhum componente do seu Jeep. Vc só estará usando a força da cinta e o "embalo". Faça isso 3 ou 4 vezes se preciso. Ele vai desatolando aos poucos, quando vc sentir que ele está saindo, mantenha a aceleração!
Por essas bandas aqui ninguém mais usa cabos de aço, somente cintas de nylon. Mas é cinta de nylon, não aquelas cordas que "esticam"... :wink:

monge
01/06/2003, 20:52
Fala Giovani, valeu pela informação. :)

Também acho que tem muita coisa aqui no forum que o pessoal não usa. :(

Acaba ficando só nos assuntos de mecanica, eu particularmente achei que a resposta iria demorar... :( Mas vi que não... :D

Aqui agora que está aparecendo os guinchos, já temos em 2 jipes, um work 4.500lbs e um mariner numa toyota, para 9 toneladas.

A toyota ainda está em reformas, o work tem 3 semanas que está no jeep, praticamente nem foi estreado.

Aqui carregamos só o cabo de aço e cordas de nylon, as cordas não aguenta e o cabo de aço arrebentam com o jeep. :(

Vou providenciar uma cinta urgente. :D Pois o guincho só Deus sabe-se lá quando. A turma de jipenet sempre me chama pra fazer parte de um consórcio de guinchos que eles fazem, mas nunca coincidi estar empregado quando uma turma nova é aberta. :cry: :cry:

Minhas experiencias com o cabo de aço foram as piores.
:arrow: 3 trincas no chassis
:arrow: um gancho G partido
:arrow: 2 quebras da caixa de marchas
:arrow: 1 quebra de diferencial.

E acredite, sempre ajudando o mesmo cara... por isso eu torrei. E quando é a vez dele me ajudar, æ que arrebenta com tudo, pois ele sempre, não sei se por burrice, sacanagem ou vista torta me puxa torto, e com muitos trancos. Se bem que ultimamente parei de atolar... :P

[]'s

Eugênio

Giovani
01/06/2003, 23:32
:D Grande Eugênio!

:D Ô louco! Que preju... No início eu também usava cabos de aço e fiz algumas besteiras, mas hoje, rebocando ou sendo rebocado, vou pessoalmente conferir o local de ancoragem, a cinta, como vai ser puxado, etc. :wink:
À menos que meu zeca saiba tudo isso previamente... :lol:
[]'s com tudo inteiro... :D

02/06/2003, 00:05
Olá,

A dica da cinta de nylon é boa, nao tinha ídeia de que ela era bem melhor que o cabo de aço para "trancos".

Outra coisa interessante (e bem mais barata) é o macaco hi lift. Atolou? Levanta o carro com o macaco, ai com uma pá dobravel de 20 reais voce joga area no buraco debaixo da roda atolada, depois desce o macaco e vai embora. Ou usa os tapetes de borracha (to penasndo em até comprar um jogo de tapetes so para usar como "desatoladores") debaixo das rodas.

Valeu!

Giovani
02/06/2003, 03:59
E acredite, sempre ajudando o mesmo cara... por isso eu torrei. E quando é a vez dele me ajudar, æ que arrebenta com tudo, pois ele sempre, não sei se por burrice, sacanagem ou vista torta me puxa torto, e com muitos trancos. Se bem que ultimamente parei de atolar...

:D Grande Eugênio!

:D Só complementando minha resposta anterior... Desça do jeep e estude o local, a maneira mais reta possível de puxar, pontos de ancoragem nos Jeeps, etc. Combine com o outro, seja puxando ou sendo puxado, o momento de aceleração, combine gestos e sinais. E no puxar, é só um tranco por vez. Pare, volte de ré, alinhe o jeep e repita o "puxão". Não adianta nada ficar com o pé embaixo patinando, se o outro não se move. Ele tem que vir na "esticada" da cinta.


Olá,
Outra coisa interessante (e bem mais barata) é o macaco hi lift. Atolou? Levanta o carro com o macaco, ai com uma pá dobravel de 20 reais voce joga area no buraco debaixo da roda atolada, depois desce o macaco e vai embora. Ou usa os tapetes de borracha (to penasndo em até comprar um jogo de tapetes so para usar como "desatoladores") debaixo das rodas.

:D Olá Ojaneri!

:D De fato o Hi-Lift é um acessório essencial para o Jeepeiro. Essa de levantar e calçar embaixo pode e deve ser utilizada em conjunto com a cinta, para desatolar...
Mas cuidado com o uso do Hi-Lift!!!! É realmente muito perigoso e não deve ser manuseado sozinho. O Manual dele não é enfeite, leiam com muita atenção! Ah, e ele não substitui o macaco original, ou hidráulico. Para trocar um pneu, o melhor ainda é um hidráulico de 2ton. Além do Hi-Lift não ser homologado pelo CTB. Ele é para uso industrial e agrícola. :wink:
:arrow: Acompanha aqui Eugênio: não tenham pressa em puxar o outro Jeep. Como já disse, estudem a maneira de desatolar. Usem o cérebro e poupem os músculos, ou melhor, seus Jeeps... :lol: Preparem o terreno, de forma que o jeep saia na primeira tentativa. Cavem, ponham pedras, estepe, etc. Isso vale para o uso do guincho também. Se não, haja bateria...
Outra coisa: tem gente que "prepara" o terreno antes de cruzar, como uma vala por exemplo. Colocam galhos, tábuas, etc, no fundo da vala, em sentido longitudinal pensando que estão fazendo uma grande coisa. Tenho verdadeiro pavor!!! Além da rodas girarem por cima dos galhos, perdendo toda a tração, corre-se o risco de um pedaço daqueles levantar a ponta e acertar o radiador, cárter, mangueiras, etc. Ponham apenas pedras pequenas, não maiores que uma laranja. Um monte delas. Ou não ponham nada! Tem uns "gênios" que ainda jogam uma pedra maior que uma melancia dentro da vala, geralmente coberta de água suja. Pobre diferencial... Por favor, não façam isso! :lol:
:arrow: Aqui vai uma de graça: quando atolar na areia fofa, cave um pouco e jogue água. A areia endurece e vc sai fácil... :wink:

02/06/2003, 07:21
Grande Giovani! Valeu pela dica...agora, me tira uma duvida sobre a atolada na areia. Eu cavaria do lado da roda, ou cavaria com "as rodas" acelerando? Valeu!

Giovani
02/06/2003, 13:04
Grande Giovani! Valeu pela dica...agora, me tira uma duvida sobre a atolada na areia. Eu cavaria do lado da roda, ou cavaria com "as rodas" acelerando? Valeu!

:D Grande Ojaneri!

:D Se vc cavar "acelerando", vai afundar mais ainda... :roll:
:D Vc deve cavar com uma pá, ou mesmo com as mãos, por baixo de todo Jeep, se for preciso. Libere as rodas e os eixos da areia, cavando. E faça tipo um trilho, por onde o jeep vai sair, seja de ré ou de frente mesmo. Então molhe a areia por onde o jeep vai passar... :wink:

Eduardo Velo
04/06/2003, 21:55
Galera da lama , já vi alguns lances com cabos de aço dando tranco , 1 x quebramos 2 cabos com um Engesa tentando sacar um Band com o diferencial enroscado , aí , pra piorar , dobramos o cabo que restou passando no gancho G do Engesa e abraçando o pára-choque prendendo no gancho de arraste da Toyota , no tranco saiu o pára-choque da Band indo nos pneus do Engesa , por isso é bom ter em conta o peso do atolado , outra x um cabo partiu e se encaixou no radiador do que estava atolado , já ouvi falar tbm de parabrisas quebrados com quebra de cabo de aço em tranco .
Como já estouramos muitas cintas , estou usando estropo curto com corda de nylon , vem funcionando muito bem , faço exatamente como o Giovani citou , estico e seguro por um tempo até tirar o atolado , a corda pode partir , mas o estrago é bem menor que cabo de aço e ás x não dá pra usar o hi-lift o jeito (fora Guincho) é dar tranco mesmo .
Outra coisa que o Giovani citou é a preparação do terreno , um tronco na longitudinal pode causar um estrago danado , sempre entro devagar , mesmo que atole , em lugar que não conheço , ou então entro na lama pra ver se não tem alguma surpresa , já peguei uma pedra que fez o jipe estancar , mas por sorte pegou na proteção .
Qto a água na areia , funciona mesmo , experiência própria com um fiesta .

Giovani
05/06/2003, 01:33
outra x um cabo partiu e se encaixou no radiador do que estava atolado , já ouvi falar tbm de parabrisas quebrados com quebra de cabo de aço em tranco .

:D Grande Eduardo e PessoALL!

:D Se vocês olharem no meu Álbum, vão ver que na frente do pára-brisa do meu Jeep, tem uma tela de aço! Não está lá por frescura! Uma vez que atolei o Jeep, estávamos tentando puxar com outro Jeep e um cabo de aço com ganchos nas pontas. A bola de engate do outro arrebentou, voando direto pro meu Jeep! Ela bateu uns 15cm abaixo do vidro, bem na emenda da lata, abaixo do quadro. O buraco está lá até hoje. O cabo com gancho passou pela lateral do jeep, entre o pára-lama dianteiro e uma pessoa que ali estava, à menos de 1 metro! :wink:
:!: Cabos de aço são perigosos! Não se deve dar "trancos" neles! Usem cintas de nylon!!! :!:

EduardoLang
25/07/2003, 09:37
Prezados Senhores,


Bom dia!!!

Com relação à este fato, jeep ancorado, tive uma experiência que demos uma solução devido às ferramentas existentes no local. Casualmente, encontramos no caminho uma carcaça de pneu de caminhão, não me lembro bem ao certo de qual caminhão era, mas era de caminhão pelo tamanho, talvez de um f 4000, 608, ou algo parecido. Então, um de nossos amigos pegou esta carcaça no caminho para usar de limitador de estacionamento na garagem de sua casa, evitando encostar o parachoque do carro na parede. Foi então que um de nossos jeep's atolou até o sac...........!!!! Vocês podem imaginar o quanto ruim é tirar uma toyota bandeirante, detalhe: LONGA E PICAPE COM CARROCERIA DE MADEIRA!!!!!! atolada até o sac......, ou melhor com as duas bolas, do diferencial é claro, praticamente incobertos pela lama. Não tínhamos nenhum guincho em questão e somente cabos de aço e algumas cintas. Bem tentamos por alguns minutos, ou melhor acho que foram algumas horas e não obtivemos muito sucesso. Foi então que veio uma idéia!!! Vamos nos utilizar daquele pneu que havíamos pego na estrada!!!! Então fizemos o seguinte:

Mais ou menos na metade da distância entre os dois jeep's, colocamos o pneu deitado no chão. Então pegamos dois cabos de aço com ganchos nas pontas e fizemos o seguinte. Uma ponta do primeiro cabo de aço, fixamos no gancho da toyota, passamos por dentro do pneu e voltamos com ele até o gancho da toyota. O outro cabo fizemos o mesmo com o meu jeep que estava na frente. Desta forma criou-se uma elasticidade entre os cabos e dando uns bruta, mais uns BRUTA TRANCÕES MESMO, conseguimos tirar a danada do barro. Cara como esta bagaça é pesada!!!!!!!!

Desta forma, sempre que vamos às trilhas levamos conosco um pneu de caminhão como ferramenta de trabalho. Pode parecer um pouco absurdo, mas o custo de aquisição é ZERO, pois sempre que precisamos recorremos à ruas........


Forte abraço a todos e espero ter contribuido!!!!

Paulo Rodrigues de Souza
26/07/2003, 02:54
Olá pessoal,
...lá em cima o Ojaneri falou de uma tal pá dobrável! Como é essa pá e em que tipo de loja posso encontrá-la? Existe enxada dobrável tbm?

Eduardo Chaves
26/07/2003, 08:48
Paulo,

Eu tenho esta da Tramontina, vc encontra em boas lojas de ferragens, o preço é em conta e até hoje nunca me desapontou...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//medium/

Ela dobrada, tem uns 40 cm... :wink:

[]'s... :lol: :lol: :lol:

Giovani
26/07/2003, 20:42
Olá pessoal,
...lá em cima o Ojaneri falou de uma tal pá dobrável! Como é essa pá e em que tipo de loja posso encontrá-la? Existe enxada dobrável tbm?

:D Fala Paulo!

:D Essa é a pá dobrável. Ótimo quebra-galhos!!! Ou melhor: Cava-buracos... :D
:D Vc pode dobrar o cabo em 90°, virando uma "enxada". :wink:
:D O Donatti tem: www.donatti4x4.com.br
[]'s

Gepeto
28/07/2003, 23:33
Muito bom este Post, deveria ir para algum tutorial ou coisa do gênero.