Conectar

Ver Versão Completa : Ajuda Relação Diferencial.



diogosp
12/06/2008, 12:45
Pessoal,

li os topicos referentes a relação de diferencial e mesmo assim fiquei com duvida. Gostaria da ajuda da galera se possivel:

Configuração atual:

Motor Ford 3000
Relação 44x9
Pneus Tork 265 (Podemos dizer que na altura chega a 31/32, mais ou menos certo??)

Se tudo der certo, devo trocar meus eixos por 1 de relação 43X8

Minha dúvida é:

Como devo fazer Spoa, gostaria de futuramente aumentar os pneus e ai vai...

Será que:
Motor Ford 3000
Relação 43X8
Pneus Tork 33 (Podemos dizer que na altura chegue a 34??)

Será que meu motor vai puxar esse pneu??

Podemos até fazer a conta para 35 polegadas, se alguem tiver esse configuração e puder dar um relato agradeço

Obrigado desde ja a todos

Abraços

Diogo

Felipe
13/06/2008, 19:50
44/9 = 4,88
43/8 = 5,37

5,37/4,88 = 1,10 ou seja, ao colocar 43/8 o jipe ficará 10% mais reduzido

34/31 = 1,09 ao colocar pneu 34 vc vai aumentar 9% a relação

em resumo, praticamente um anula o outro, o jipe ficará como está

diogosp
13/06/2008, 22:48
Fala Felipe,

valeu pela resposta....

Entao, eu havia feito esse calculo e pelo resultado, como voce mesmo mostrou da "elas por elas" será q na pratica é isso mesmo??

Essa é minha preocupacao heheheheh, nao puxar os pneus...Ai ter que partir pra mais motor com o cofre vazio...rsrs

Mas valeu pela ajuda

Abraços

Diogo

Felipe
17/06/2008, 19:45
acho que não tem muito erro, troquei o 31 por 33, 44/9 por 43/8 e o jipe ficou um pouco mais reduzido do que estava, consistente com a conta

acho que vc pode deixar sua preocupação para outras questões: os pneus vão raspar onde? o cambio vai aguentar? e as pontas de eixo? vai ter rediemsionar o freio? e por ai vai

p.peleje
18/06/2008, 10:29
Sim, aumentando o pneu e reduzindo a relação na mesma proporção, relaxa que não vai mudar nada.

O que o Felipe falou tá certissimo, sua preocupação deve ser outra; freios, eixo, cortar carroceria ou mudar rodas com offset apropriado..........

[]s e boa sorte

Peleje

diogosp
01/07/2008, 14:08
Fala Galera,

valeu pela resposta.....

Bom, quanto ao dimensionamento estou me preocupando com isso....

Vou colocar SPOA e tenho freio a disco nas 4 rodas com servo

Minha duvida agora é....O Pneu maior vai influenciar muito no cambio?? Desculpem minha ignorancia no assunto. Será que o 4 marchas do Jeep aguenta um 33 com recape TORK???

Valeu galera

Abraços

Durval
01/07/2008, 14:19
Gente, desculpem a ignorância de um novato, mas o que é SPOA?:oops:

p.peleje
01/07/2008, 14:23
Eu rodei 3 anos com um câmbio 4 marchas willys que estava bem ruim, mas nunca me deixou na mão, embora estivesse pedindo aposentadoria já.

Se o câmbio estiver em boas condições, vai na boa, é só não abusar.

[]s e boa sorte

p.peleje
01/07/2008, 14:25
Gente, desculpem a ignorância de um novato, mas o que é SPOA?:oops:

Com certeza vai entrar alguém aqui e dizer, que essa pergunta só o Bill sabe responder:mrgreen:

Vá em busca e digite SPOA, vai achar muita coisa a respeito.

the EIXOS is on the FEIXE DE MOLAs. hehehehehe

[]s

diogosp
01/07/2008, 15:11
Gente, desculpem a ignorância de um novato, mas o que é SPOA?:oops:

Fala Durval.....

O que nosso amigo esta querendo dizer é que esse assunto ja foi bastante discutido por aqui, utilize a ferramenta de pesquisa que vai encontrar muita coisa....Teve ate uma epoca que quem perguntasse o Que era SPOA tomava uma SPOADA huahuahuahua

Basicamente é colocar os F. de molas por cima dos eixos, ganhando altura, proporcionando maior curso de suspensao etc....etc...etc...
Mas existem diversas variaveis a serem consideradas e discutidas para um SPOA bem feito.

Boa Sorte

Abraços

Luciano SHAKALL
01/07/2008, 15:38
"... Sim, aumentando o pneu e reduzindo a relação na mesma proporção, relaxa que não vai mudar nada ..."Eu não diria nada, assim... exatamente não :discordo: ....
Alguma diferença há! Não na relação final em si, pois realmente, nesse caso, (como foi postado) "um anula o outro",
mas talvez o Jeep ainda dê a sensação de ter ficado "um pouco mais fraco",
devido ao maior peso dos pneus, além do maior arrasto proporcionado pela "banda" mais larga :pensativo: . . .


"... O que o Felipe falou tá certissimo, sua preocupação deve ser outra; freios, eixo, cortar carroceria ou mudar rodas com offset apropriado..."Concordo plenamente :concordo: ! ! !

[]'s

p.peleje
01/07/2008, 15:44
Eu não diria nada, assim... exatamente não :discordo: ....
Alguma diferença há! Não na relação final em si, pois realmente, nesse caso, (como foi postado) "um anula o outro",
mas talvez o Jeep ainda dê a sensação de ter ficado "um pouco mais fraco",
devido ao maior peso dos pneus, além do maior arrasto proporcionado pela "banda" mais larga :pensativo: . . .

Concordo plenamente :concordo: ! ! !

[]'s

Sim, vc foi mais detalhista, mas uma coisa é certa se vc alonga numa parte e reduz na outra, na mesma proporção, sua perda vai ficar apenas no detalhes que vc escreveu. Claro que pneus maiores forçam mais.............

[]s

p.peleje
01/07/2008, 16:10
para facilitar a vida da galera:

http://www.suzukioffroad.com.br/tecnica/calculator.php

diogosp
01/07/2008, 17:38
Bom,

eu creio que essas medidas de preparação para um pneu maior eu esteja tomando..SPOA etc....
Nao tinha pensado no peso dos pneus.....Talvez eu levo uma pessoa a menos heheheheheh

Quanto aos eixos, creio que o 33 recape tork nao demande ainda os kits Ensimec ou voces acham que sim.....??????????

Abraços

p.peleje
01/07/2008, 19:00
Segurança nunca é demais!!!

Eu rodo com eixo original chavetado, relação 53x9, bloqueio Full LOckIV e pneus 33", na verdade 235 85/16, porém dá a mesma medida do 33, só que mais estreito. Eu até hj n tive problema, só que sei que rodo no limite, e procuro n forçar, sempre tentando aliviar, mas claro nem sempre é possível. Tô nessa configuração já faz um bom tempo, até agora n tive problema.

Mas é claro, se puder dar um reforço pro eixo é melhor.

[]s e boa sorte

coterobr
01/07/2008, 20:42
Segurança nunca é demais!!!

Eu rodo com eixo original chavetado, relação 53x9, bloqueio Full LOckIV e pneus 33", na verdade 235 85/16, porém dá a mesma medida do 33, só que mais estreito. Eu até hj n tive problema, só que sei que rodo no limite, e procuro n forçar, sempre tentando aliviar, mas claro nem sempre é possível. Tô nessa configuração já faz um bom tempo, até agora n tive problema.

Mas é claro, se puder dar um reforço pro eixo é melhor.

[]s e boa sorte

Acabei de colocar nestas medidas 235 85/16, com tudo original. Só peguei estrada até agora, e tá andando bem :dance:.

Não dá pra compensar a perda de torque na trilha instalando um bloqueio? :pensativo:

Abs,

p.peleje
02/07/2008, 12:03
Não dá pra compensar a perda de torque na trilha instalando um bloqueio? :pensativo:

Abs,

Td joia contigo? Então, o bloqueio não faz aumentar o torque e sim apenas a tração.

[]s

coterobr
02/07/2008, 13:51
Td joia contigo? Então, o bloqueio não faz aumentar o torque e sim apenas a tração.

[]s

Blz, eu sei disso. O que eu quis perguntar é que utilizando o bloqueio, e com isso aumentando a tração nas rodas que giraram iguais, facilitaria a transposição de obstáculos, que ficaram mais difíceis pela perda de torque? Claro que tudo tem um limite, e quando faltar torque não tem como bloqueio resolver.

Eu ainda não usei o jeep em trilhas com esta configuração de pneus e relação, então não sei como será o comportamento dele. Só tô pensando em melhorar o desempenho com o bloqueio, pra não ter que mexer em relação.

Não sei se agora fui claro, ou se a pergunta procede. Mas enfim... queria manter a relação e poder usar o jeep andando relativamente bem em trilhas.

Abs,

p.peleje
02/07/2008, 14:23
Blz, eu sei disso. O que eu quis perguntar é que utilizando o bloqueio, e com isso aumentando a tração nas rodas que giraram iguais, facilitaria a transposição de obstáculos, que ficaram mais difíceis pela perda de torque? Claro que tudo tem um limite, e quando faltar torque não tem como bloqueio resolver.

Eu ainda não usei o jeep em trilhas com esta configuração de pneus e relação, então não sei como será o comportamento dele. Só tô pensando em melhorar o desempenho com o bloqueio, pra não ter que mexer em relação.

Não sei se agora fui claro, ou se a pergunta procede. Mas enfim... queria manter a relação e poder usar o jeep andando relativamente bem em trilhas.

Abs,

O melhor que vc tem a fazer, é ir pro teste prático. :wink: :concordo: Claro que com o bloqueio vc terá mais facilidade para transpor obstáculos. Porém, pra trilhas o qto mais reduzido melhor.:concordo:

[]s e boa sorte

Peleje

coterobr
02/07/2008, 15:03
O melhor que vc tem a fazer, é ir pro teste prático. :wink: :concordo: Claro que com o bloqueio vc terá mais facilidade para transpor obstáculos. Porém, pra trilhas o qto mais reduzido melhor.:concordo:

[]s e boa sorte

Peleje

Blz, Peleje. Eu vou testar e ver o que faço. Como meu uso não é muito pesado, acho que não terei grandes problemas. Mas concordo com o que você diz :concordo:.

Grande abraço,

junior braga
02/07/2008, 17:37
So pra pegar uma carona nesse assunto de relações do diferencial, segue o meu relato, respostas por favor.
O meu cj estava todo original, digo em motor bf+cambio 3m+ rodas originais + pneus militar 600-16 e relação 9x44, ate ai tudo bem, eu estava andando no asfalto a uma velocidade media de 70km/h sem forçar, pisando um pouquinho mais dava ate 80km/h (limite) não passava disso ai de jeito nenhum, so se fosse descendo uma serra e de ponto morto,rsrsrsr. Bom ai eu coloquei os pneus tork 265/70R16, lembrando que o restante continuou do mesmo jeito, inclusive as rodas, pra minha surpresa o danado agora so da 60km/h no pe. Ué achei estranho, pois pneu maior, era pra andar mais e subir menos, concordam comigo? O que pode estar acontecendo?
Sds,

p.peleje
03/07/2008, 11:15
So pra pegar uma carona nesse assunto de relações do diferencial, segue o meu relato, respostas por favor.
O meu cj estava todo original, digo em motor bf+cambio 3m+ rodas originais + pneus militar 600-16 e relação 9x44, ate ai tudo bem, eu estava andando no asfalto a uma velocidade media de 70km/h sem forçar, pisando um pouquinho mais dava ate 80km/h (limite) não passava disso ai de jeito nenhum, so se fosse descendo uma serra e de ponto morto,rsrsrsr. Bom ai eu coloquei os pneus tork 265/70R16, lembrando que o restante continuou do mesmo jeito, inclusive as rodas, pra minha surpresa o danado agora so da 60km/h no pe. Ué achei estranho, pois pneu maior, era pra andar mais e subir menos, concordam comigo? O que pode estar acontecendo?
Sds,

Seu motor não tá empurrando o jeep. Não consegue subir o giro. O BF161 a potência maxima dele só aparece beirando a rotação máxima do motor, ai ele n tem folego, principalmente se o motor tiver cansado. Por isso que td é uma equação. Se o motor conseguisse empurrar, vc com certeza andaria mais. O que pode estar te prejudicando é a relação de diferencial, se vc tivesse como testar com uma 8x43. O que atrapalha tb é esse câmbio, bem mal escalonado, embora isso n modifique sua velocidade final.

Posso estar errado, mas eu creio que seja isso.

[]s e boa sorte

Peleje

junior braga
03/07/2008, 12:24
Fala Peleje, entendi sua colocação, então vc acha que devido ao peso com pneus maiores ocasinou isso? Eu tenho relação 8x43, so que pra testar teria que desmontar e trocar, mas com a 8x43 acho que ai que não vai andar mesmo? concorda?
........pensativo.....

Abraços

p.peleje
03/07/2008, 13:11
Fala Peleje, entendi sua colocação, então vc acha que devido ao peso com pneus maiores ocasinou isso? Eu tenho relação 8x43, so que pra testar teria que desmontar e trocar, mas com a 8x43 acho que ai que não vai andar mesmo? concorda?
........pensativo.....

Abraços

Na verdade n é o peso dos pneus maiores, e sim que com pneus maiores vc alongou sua relação final e seu motor não tem potência "cavalaria" pra empurrar essa relação final mais longa. Ou seja, se vc reduzir a relação de diferencial, vc vai praticamente anular o aumento da relação final devido a troca do pneu. E vai ficar com a relação mais ou menos perto do que era antes. Sacou? E assim quem sabe o seu motor consiga empurrar, porém é claro vc n vai conseguir ser mais rápido do que era qdo estava td original, porém talves fique igual era antes do pneu maior.

Faça uns cáculos aqui: http://www.suzukioffroad.com.br/tecnica/calculator.php

p.peleje
03/07/2008, 13:22
Pensa numa situação:

Pega a bicicleta comece a andar e ganhar velocidade, e vá gradativamente colocando "marchas + rápidas", vai chegar uma hora que se vc n tiver um bom preparo fisico, musculatura e um pulmão preparado, vc n terá mais pique pra colocar "marchas + rápidas" e com isso continuar ganhando velocidade, ai vai ver que ainda tem marcha sobrando só que suas pernas não permitem.

Ai vc vai olhar pro lado e vai ver um cara com uma bike igualzinha a sua, só que ele por ser mais preparado fisicamente vai mais rápido que vc e consegue colocar as outras "marchas + rápidas", aquelas que seu pulmão e suas pernas não permitiram que vc coloca-se e mesmo se vc colocar, vc vai ver que vai ficar tão pesado que seu coração vai querer sair pela boca.

Será que eu consegui explicar minha teoria?:mrgreen: Não sou muito didático :putz:

Se alguém ai puder ajudar.:oops:

[]s e boa sorte

Peleje

junior braga
03/07/2008, 13:49
Pensa numa situação:

Pega a bicicleta comece a andar e ganhar velocidade, e vá gradativamente colocando "marchas + rápidas", vai chegar uma hora que se vc n tiver um bom preparo fisico, musculatura e um pulmão preparado, vc n terá mais pique pra colocar "marchas + rápidas" e com isso continuar ganhando velocidade, ai vai ver que ainda tem marcha sobrando só que suas pernas não permitem.

Ai vc vai olhar pro lado e vai ver um cara com uma bike igualzinha a sua, só que ele por ser mais preparado fisicamente vai mais rápido que vc e consegue colocar as outras "marchas + rápidas", aquelas que seu pulmão e suas pernas não permitiram que vc coloca-se e mesmo se vc colocar, vc vai ver que vai ficar tão pesado que seu coração vai querer sair pela boca.

Será que eu consegui explicar minha teoria?:mrgreen: Não sou muito didático :putz:

Se alguém ai puder ajudar.:oops:

[]s e boa sorte

Peleje

Peleje, será não:stop:, explicou perfeitamente:palmas:, posso te dizer que entendi o que esta acontecendo com o danado, muito interessante esse link que vc postou, achei legal.
Pude concluir que devo trocar as relações pra compensar as diferenças, e atraves dos testes nesse link simulador irei ter novamente o mesmo desenpenho anterior com a relação 8x43.

Ps: So :discordo: tenho certeza se é isso :pensativo:, pois os pneus originais 600-16 equivalem a quantas polegadas? Eu citei pra fazer o teste algo em torno de 26" e isso mesmo? Ja os novos 265/70R16 = +/-31" correto? Caso esse calculo esteja correto, podemos afirmar que: com a relação 8x43 vai ficar melhor o desenpenho do que o atual.

É isso?:concordo:
Estou aprendendo:dance:,rsrsrsrs

Muito Obrigado pelas dicas

Abraços

junior braga
03/07/2008, 13:57
Resumindo tudo: pneu maior + relação longa, anda mais, so que tem que ter motor pra empurrar, se não..................fica igual a tartaruga,rsrsrsrsrs

Abraços

p.peleje
03/07/2008, 14:01
Peleje, será não:stop:, explicou perfeitamente:palmas:, posso te dizer que entendi o que esta acontecendo com o danado, muito interessante esse link que vc postou, achei legal.
Pude concluir que devo trocar as relações pra compensar as diferenças, e atraves dos testes nesse link simulador irei ter novamente o mesmo desenpenho anterior com a relação 8x43.

Ps: So :discordo: tenho certeza se é isso :pensativo:, pois os pneus originais 600-16 equivalem a quantas polegadas? Eu citei pra fazer o teste algo em torno de 26" e isso mesmo? Ja os novos 265/70R16 = +/-31" correto? Caso esse calculo esteja correto, podemos afirmar que: com a relação 8x43 vai ficar melhor o desenpenho do que o atual.

É isso?:concordo:
Estou aprendendo:dance:,rsrsrsrs

Muito Obrigado pelas dicas

Abraços


600 x 16 tem mais ou menos 24"

265 70/16 tem +/- 31

Veja pode ser que seja apenas relação mesmo, como tb pode ser um monte de outras coisas, motor cansado, embreagem "gasta" e com isso pode ficar patinando, motor fora de ponto.........., não estou vendo seu jeep, nnao estou sentindo o motor, ou seja, td snao suposições e um pouco de "matemática", não sou nenhum expert nisso, apenas curioso.

Se vc tiver condições de colocar a 8x43 para fazer o teste, seria legal.

boa sorte ai

Peleje

junior braga
03/07/2008, 14:09
600 x 16 tem mais ou menos 24"

265 70/16 tem +/- 31

Veja pode ser que seja apenas relação mesmo, como tb pode ser um monte de outras coisas, motor cansado, embreagem "gasta" e com isso pode ficar patinando, motor fora de ponto.........., não estou vendo seu jeep, nnao estou sentindo o motor, ou seja, td snao suposições e um pouco de "matemática", não sou nenhum expert nisso, apenas curioso.

Se vc tiver condições de colocar a 8x43 para fazer o teste, seria legal.

boa sorte ai

Peleje

Concordo com as suas suposições, mas posso adiantar que não é o caso, pois, tudo isso que vc citou está 1000%.

Curioso> :discordo:, companheiro.

Acho que irei efetuar a troca, e ver no que vai dar.

Abraço
Valeu!!!!

Julinot
04/07/2008, 19:49
Amigo... sugiro não trocar a relação para 43/8, não.
Acho que esse teu motor vai empurrar na boa, seja o pneu 33/34, seja o 35. Pelo menos teste com os pneus maiores antes de trocar o diferencial.

Abraços a todos...


Pessoal,

li os topicos referentes a relação de diferencial e mesmo assim fiquei com duvida. Gostaria da ajuda da galera se possivel:

Configuração atual:

Motor Ford 3000
Relação 44x9
Pneus Tork 265 (Podemos dizer que na altura chega a 31/32, mais ou menos certo??)

Se tudo der certo, devo trocar meus eixos por 1 de relação 43X8

Minha dúvida é:

Como devo fazer Spoa, gostaria de futuramente aumentar os pneus e ai vai...

Será que:
Motor Ford 3000
Relação 43X8
Pneus Tork 33 (Podemos dizer que na altura chegue a 34??)

Será que meu motor vai puxar esse pneu??

Podemos até fazer a conta para 35 polegadas, se alguem tiver esse configuração e puder dar um relato agradeço

Obrigado desde ja a todos

Abraços

Diogo

Felipe
06/07/2008, 19:21
So pra pegar uma carona nesse assunto de relações do diferencial, segue o meu relato, respostas por favor.
O meu cj estava todo original, digo em motor bf+cambio 3m+ rodas originais + pneus militar 600-16 e relação 9x44, ate ai tudo bem, eu estava andando no asfalto a uma velocidade media de 70km/h sem forçar, pisando um pouquinho mais dava ate 80km/h (limite) não passava disso ai de jeito nenhum, so se fosse descendo uma serra e de ponto morto,rsrsrsr. Bom ai eu coloquei os pneus tork 265/70R16, lembrando que o restante continuou do mesmo jeito, inclusive as rodas, pra minha surpresa o danado agora so da 60km/h no pe. Ué achei estranho, pois pneu maior, era pra andar mais e subir menos, concordam comigo? O que pode estar acontecendo?
Sds,


a troca dos pneus 31/26 = 1,19 irá alongar mais ou menos em 19% a relação final, a troca de coroa e pinha de 44x9 por 43x8 vai reduzir 10% a relação, no final o jipe ainda vai ficar uns 9% mais longo do que estava antes da troca de pneus

se vc usa o jipe pra trilha coloca a 43x8, vc não vai se arrepender, ainda mais com o cambio de 3m, vai melhorar bastante o buraco da segunda marcha

junior braga
06/07/2008, 21:06
Opa blz Felipe?

É o seguinte os pneus originais equivalem a +/- 24'', sendo assim, vc acha que ao final das contas, como vai ficar o rendimento?
Sds,

Felipe
07/07/2008, 19:10
31/24=1,29 com o 31 o jipe vai ficar 29% mais longo, subtraindo os 10% da redução proporcionada pela troca da relação, no fim o conjunto estaria cerca de 19% mais longo que o atual

seguinte, o meu conjunto é relação 43x8, cambio 3m e motor opala 4cc, ou seja, parecido com o seu, só que meus pneus são 33. O resultado é excelente, ficou na medida certa, caso o seu não fique bom é o motor que está fraco, verifique o que já falaram: ponto, filtros ar e com, compressao, velas, embreagem ............

junior braga
12/08/2008, 20:10
31/24=1,29 com o 31 o jipe vai ficar 29% mais longo, subtraindo os 10% da redução proporcionada pela troca da relação, no fim o conjunto estaria cerca de 19% mais longo que o atual

seguinte, o meu conjunto é relação 43x8, cambio 3m e motor opala 4cc, ou seja, parecido com o seu, só que meus pneus são 33. O resultado é excelente, ficou na medida certa, caso o seu não fique bom é o motor que está fraco, verifique o que já falaram: ponto, filtros ar e com, compressao, velas, embreagem ............

Ops, tinha me esquecido deste topico...então ainda não troquei a minha coroa e pinhão, como irei trocar pra fazer um teste, então estava pensando em revisar um eixo que tenho, e trocar o eixo completo e fazer o teste, me refiro a um eixo chavetado, canela fina, estou querendo desmonta-lo todo, lavar tudo e motar novamente, so que pintou de cara uma duvida, estive dando uma olhada nele, e pude perceber que tem um flange por fora, depois do tambor, agora pergunto:pensativo: como faço pra desmontar ele? e esse flange? ele é prensado ou roscado? pois vi que na ponta da semi-arvore tem rosca.
:shock:

Guilherme Kyrillos
13/08/2008, 19:23
Amigos, saudações.
Acho que agora vou tirar todas as minhas dúvidas.
Existe uma fórmula para calcular a relação motorXcâmbioXdiferencialXpneus?:pensativo:
Explico:stop:. É que eu ACHO que no cálculo da relação se deve considerar também dados do câmbio e do motor junto a diferencial e pneus. Eu ACHO.:pensativo:
Uma fórmula matemática que resultasse um valor X qualquer que seria comparado com um valor Y ideal, e esse cálculo DEVERIA usar os dados do motor, do câmbio, do diferencial, e das rodas/pneus.

Explico mais:stop:. No meu CJ uso motor GM151/4cc + câmbio CL2215 + diferencial 9x44 + pneus 31, e acho que a relação ficou muito longa, e por essa razão tento fazer contas para justificar a troca do diferencial 9/44 que está em uso por um 8/43.
Caso alguém possa ajudar, agradeço.
[][][]

junior braga
13/08/2008, 20:05
Amigos, saudações.
Acho que agora vou tirar todas as minhas dúvidas.
Existe uma fórmula para calcular a relação motorXcâmbioXdiferencialXpneus?:pensativo:
Explico:stop:. É que eu ACHO que no cálculo da relação se deve considerar também dados do câmbio e do motor junto a diferencial e pneus. Eu ACHO.:pensativo:
Uma fórmula matemática que resultasse um valor X qualquer que seria comparado com um valor Y ideal, e esse cálculo DEVERIA usar os dados do motor, do câmbio, do diferencial, e das rodas/pneus.

Explico mais:stop:. No meu CJ uso motor GM151/4cc + câmbio CL2215 + diferencial 9x44 + pneus 31, e acho que a relação ficou muito longa, e por essa razão tento fazer contas para justificar a troca do diferencial 9/44 que está em uso por um 8/43.
Caso alguém possa ajudar, agradeço.
[][][]

Fala Guilherme blz?
Então de uma olhada nesse link, e veja se é isso que vc se refere.

http://www.suzukioffroad.com.br/tecnica/calculator.php

:concordo:

junior braga
13/08/2008, 20:11
Ops, tinha me esquecido deste topico...então ainda não troquei a minha coroa e pinhão, como irei trocar pra fazer um teste, então estava pensando em revisar um eixo que tenho, e trocar o eixo completo e fazer o teste, me refiro a um eixo chavetado, canela fina, estou querendo desmonta-lo todo, lavar tudo e motar novamente, so que pintou de cara uma duvida, estive dando uma olhada nele, e pude perceber que tem um flange por fora, depois do tambor, agora pergunto:pensativo: como faço pra desmontar ele? e esse flange? ele é prensado ou roscado? pois vi que na ponta da semi-arvore tem rosca.
:shock:

:parede::parede::parede: alguem....help please..

leopoldo
13/08/2008, 22:03
Ai tem um problemão.

Teóricamente, vc tem que tirar o copinho, sacar a coupilha, soltar a porca e destacar o cubo com um sacador.

Digo teóricamente porque em muitas ocasiões, o cubo foi montado sem anti-engripante entre a arvore (semi-eixo) e o cubo e fica tão colado que vc tem que usar o artifício de dar 1/8 de volta na porca (soltanto), colocar a coupilha e sair pela quadra fazendo umas curvas para ver se descola.

DE outro modo, vc precisará de um baita sacador. Neste caso, muito cuidado de não ficar na frente do fuso conforme aperta pois as garras podem quebrar ou ele pular de uma vez que nem mola na sua cara.

O procedimento de montagem, que é delicado, está descrito no tópico : cuidado, seu eixo semi-flutuante pode matar.

junior braga
15/08/2008, 10:18
Ai tem um problemão.

1.porque? :discordo: entendi;

Teóricamente, vc tem que tirar o copinho, sacar a coupilha, soltar a porca e destacar o cubo com um sacador.

2.Copinho não tem, cupilha tambem não, e nem porca; qual cubo? Como eu disse la tem o tambor de freio, e por cima dele um flange garrado no semi-eixo, ah também não tem os parafusos da roda não.:shock:

Digo teóricamente porque em muitas ocasiões, o cubo foi montado sem anti-engripante entre a arvore (semi-eixo) e o cubo e fica tão colado que vc tem que usar o artifício de dar 1/8 de volta na porca (soltanto), colocar a coupilha e sair pela quadra fazendo umas curvas para ver se descola.

3.Leopoldo esse eixo está a parte no estaleiro, so eixo; com diferencial montado, esse artifício pra retirada é impossível, tem outro?:parede:

DE outro modo, vc precisará de um baita sacador. Neste caso, muito cuidado de não ficar na frente do fuso conforme aperta pois as garras podem quebrar ou ele pular de uma vez que nem mola na sua cara.

4.Será que, com um sacador eu cosigo tirar esse flange? ou melhor essa flange que estou falando, é o cubo?

O procedimento de montagem, que é delicado, está descrito no tópico : cuidado, seu eixo semi-flutuante pode matar.

5.Ja li este topico varias vezes, e fiquei até preocupado com o meu, pois não sei qual é a situação do meu eixo.

6.Agora pergunto:
Qual é o eixo Semi-flutuante? Seria esse chavetado?
E flutuante?:pensativo::pensativo:
O que ta no jeep é diferente desse que estou querendo desmontar, a roda pega direto na cabeça do semi-eixo...

Leopoldo muito obrigado pelas explicações, e estou no aguardo de mais esclarecimentos.
:palmas:

leopoldo
15/08/2008, 12:15
FLUTUANTE:

- é semelhante ao dianteiro, pode ter ou não roda livre, mas tem um cubo igual ao dianteiro.

SEMI:

chavetado ou não e NÃO TEM cubo igual ao dianteiro.

junior braga
15/08/2008, 13:55
FLUTUANTE:

- é semelhante ao dianteiro, pode ter ou não roda livre, mas tem um cubo igual ao dianteiro.

SEMI:

chavetado ou não e NÃO TEM cubo igual ao dianteiro.


Certo, Leopoldo e as outras perguntas? e que ficou citada na mesma msg sua.

Obrigado
:concordo:

leopoldo
15/08/2008, 19:07
pelo que eu tenha visto, estão todas respondidas.

Tinham ficado faltando as fotos:


EIXO SEMI FLUTUANTE MODERNO (FLANGEADO)

EIXO SEMI FLUTUANTE ANTIGO (CHAVETADO)

EIXO FLUTUANTE SEM RODA LIVRE

EIXO FLUTUANTE COM RODA LIVRE INSTALADA

leopoldo
15/08/2008, 19:08
Vou anexar as Fotos:

Manga original

Manga rebaixada

Maga instalada

junior braga
15/08/2008, 20:30
Certo, Leopoldo e as outras perguntas? e que ficou citada na mesma msg sua.

Obrigado
:concordo:

Leopoldo me refiro a estas grifadas em vermelho.
:concordo:
e agora o que eu faço?



Citação:
Postado originalmente por leopoldo (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=667056#post667056)
Ai tem um problemão.

1.porque? entendi;

Teóricamente, vc tem que tirar o copinho, sacar a coupilha, soltar a porca e destacar o cubo com um sacador.

2.Copinho não tem, cupilha tambem não, e nem porca; qual cubo? Como eu disse la tem o tambor de freio, e por cima dele um flange garrado no semi-eixo, ah também não tem os parafusos da roda não.

Digo teóricamente porque em muitas ocasiões, o cubo foi montado sem anti-engripante entre a arvore (semi-eixo) e o cubo e fica tão colado que vc tem que usar o artifício de dar 1/8 de volta na porca (soltanto), colocar a coupilha e sair pela quadra fazendo umas curvas para ver se descola.

3.Leopoldo esse eixo está a parte no estaleiro, so eixo; com diferencial montado, esse artifício pra retirada é impossível, tem outro?

DE outro modo, vc precisará de um baita sacador. Neste caso, muito cuidado de não ficar na frente do fuso conforme aperta pois as garras podem quebrar ou ele pular de uma vez que nem mola na sua cara.

4.Será que, com um sacador eu cosigo tirar esse flange? ou melhor essa flange que estou falando, é o cubo?

O procedimento de montagem, que é delicado, está descrito no tópico : cuidado, seu eixo semi-flutuante pode matar.

Abraço
:concordo::concordo:

leopoldo
15/08/2008, 22:40
Copinho não tem .......

Se não tem copinho então o eixo é flangeado

esse artifício pra retirada é impossível, tem outro ....

OU vc usa o sacador OU vc roda com ele. É simples. MAS vc só usa sacador SE o eixo é chavetado. Simples de novo.

Será que, com um sacador eu cosigo tirar esse flange?

Se o cubo estiver preso pela porca central (cubo chavetado) e vc soltar a porca e vc tiver o sacador correto, SIM.

ou melhor essa flange que estou falando, é o cubo?

Oque vc está falando eu não estou vendo ... e eu coloquei todas as informações básicas para identificar a peça. tá na hora de vc entender qual eixo vc tem ou colocar uma foto aqui.

junior braga
15/08/2008, 22:58
Leopoldo muito grato mais uma vez, é o seguinte esse eixo ta jogado num canto, e estou querendo revisa-lo para montar no jeep. O do jeep é o FLANGEADO. e o outro;
E é esse:
EIXO SEMI FLUTUANTE ANTIGO (CHAVETADO)
Só que ele esta conforme falei, ou seja esta faltando algumas peças nas pontas, até ai tudo bem, agora o que está me intrigando é esse flange/disco montado depois do tambor de freio. Dos dois lados tem essa mesma pç, vou ver se amanha eu consigo umas fotos.

Abraço

leopoldo
16/08/2008, 07:49
Ah ! entendí.

O chavetado tem duas fases em que foram montados:

Numa primeira, fase, a panela era montada entre o espelho e o cubo chavetado, portanto, era necessário soltar a porca central e sacar o cubo para chegar no freio( no dianterio era assim também).

Alguém deve ter percebido a imbecilidade disso e partiu-se para a segunda fase ...

Numa segunda fase, a panela ia por cima do cubo.

junior braga
16/08/2008, 22:41
Ah ! entendí.

O chavetado tem duas fases em que foram montados:

Numa primeira, fase, a panela era montada entre o espelho e o cubo chavetado, portanto, era necessário soltar a porca central e sacar o cubo para chegar no freio( no dianterio era assim também).

Alguém deve ter percebido a imbecilidade disso e partiu-se para a segunda fase ...

Numa segunda fase, a panela ia por cima do cubo.

Ok, Leopoldo, agora começamos a falar a mesma lingua, mas ainda estou devendo as fotos...
Ue então esse danado de eixo é bem antigo né?
Pude perceber nele, que os parafusos de roda estão soltos dentro da campana.
Pode deixar vou por umas fotos aqui. Me aguarde.

Abraço:concordo:

junior braga
10/09/2008, 21:52
Ok, Leopoldo, agora começamos a falar a mesma lingua, mas ainda estou devendo as fotos...
Ue então esse danado de eixo é bem antigo né?
Pude perceber nele, que os parafusos de roda estão soltos dentro da campana.
Pode deixar vou por umas fotos aqui. Me aguarde.

Abraço:concordo:

Leopoldo boa noite,
Fiquei devendo a foto sobre esse assunto do eixo, e hoje encontrei uma aqui mesmo, veja como é o sistema no qual estava referindo:

O flange que falei e esse ai por cima do tambor, não to conseguindo tira-lo.

:concordo:

leopoldo
10/09/2008, 22:00
SIM, esse é o sistema antigo .... bem antigo.

felipe kowalski
12/09/2008, 12:28
Pessoal,
Como voces chegaram na medida de 24" dos pneus 600x16??

junior braga
15/09/2008, 21:58
Pessoal,
Como voces chegaram na medida de 24" dos pneus 600x16??

Felipe foi o pessoal aqui q me informou, porque não ta certo?

Sds,,

felipe kowalski
16/09/2008, 12:34
Junior,
Acho que são 28"... 16" do aro mais 12"(6"+6") do pneu... fica 28" correto?
será que estou calculando errado?
Se alguem souber informar agradeço.

mrcrema
13/10/2008, 10:39
Junior,
Acho que são 28"... 16" do aro mais 12"(6"+6") do pneu... fica 28" correto?
será que estou calculando errado?
Se alguem souber informar agradeço.
BOM DIA

ALGUEM PODERIA ME DAR UMA AJUDA ?

QUAL RELAÇÃO DEVO USAR NO MEU JEEP ?

MOTOR AP 1.6 INJETADO TURBO
CAMBIO DE CHEVETTE 1.6
PNEUS 35"
SPOA

ESTOU ATUALMENTE USANDO 9X44, MAS NÃO CONSIGO PASSAR DE TERCEIRA MARCHA, ELE ESTA FRACO, NÃO TEM FORÇA, COLOCO 4a. PARECE QUE NÃO TEM FORÇA NENHUMA.

GRATO PELA AJUDA

MARCIO@LONDRESCONTABIL.COM.BR

p.peleje
13/10/2008, 15:03
ele ficou bom na primeira marcha?

o mais indicado logo de cara seria 43x8 ou 53x9.

[]s e boa sorte

Peleje