PDA

Ver Versão Completa : Velas Pre Aquecimento Kia Sportage Tdi



ponciano
11/06/2008, 20:36
Estou com um problema e gostaria de saber se tem alguem que pode me ajudar , minha Sportage está queimando vela de aquecimento , ja queimou 2 jogos em menos de 90 dias ! o que pode estar ocasionando isto? levei na mecanica e fizeram testes na parte eletrica e disseram que esta tudo normal, seria velas ruins ou nao compativeis ?

Nava
11/06/2008, 21:25
Cara faz o seguinte, leve seu carro em alguma bosch service e pede pra eles fazer um check nisso.
Todo o sistema de injeçao Kia é bosch, pelo menos o da gasolina. Mesmo se nao for os caras vao te atender e te dar as dicas da coisa. Vc pode, por exemplo, ter algum problema com a injeçao o que pode causar umsobreaquecimento da camara e pifar as velas aquecedoras. Ta andando normal? Vc mexeu na bomba? Ta fumando muito?

Marcus Pereira
11/06/2008, 22:26
Estou com um problema e gostaria de saber se tem alguem que pode me ajudar , minha Sportage está queimando vela de aquecimento , ja queimou 2 jogos em menos de 90 dias ! o que pode estar ocasionando isto? levei na mecanica e fizeram testes na parte eletrica e disseram que esta tudo normal, seria velas ruins ou nao compativeis ?
Olá Ponciano,
Acho que posso te ajudar. Tenho uma TDI 2003 a pouco mais de uma ano e já tive muitos problemas com queima de velas, chegavam até a derreter a ponta, troquei ( eu mesmo ) 3 jogos em 3 ou 4 meses. Cansei de procurar oficinas e resolvi investigar com meus recursos. Descobri a causa e resolvi o problema. A mais de 6 meses que não troco nenhuma vela.
Sugestão para investigar:
Instale uma pequena lampada ou um led ( mesmo de forma provisória ) em paralelo com as velas para poder monitorar o tempo que estas ficam energizadas no momento da partida do motor. O normal é que fiquem energizadas por cerca de 6 segundos ( apaga o sinal no painel ) e mais 6 segundos após o motor ser ligado.
Descobri que no meu carro as velas permaneciam energizadas as vezes ( nem sempre ) por muito tempo explicando assim a queima.
Faça esse teste, se confirmar minha suspeita, te digo que solução apliquei.
Realmente é necessário a instalação desta lampada, pois não dá para confiar só na indicação do painel.
Se precisar de alguma orientação para esta instalação, me pergunte.

Abç,

Marcus Pereira.

Robinho da Jaguatirica
19/06/2008, 12:14
Olá Ponciano,
Acho que posso te ajudar. Tenho uma TDI 2003 a pouco mais de uma ano e já tive muitos problemas com queima de velas, chegavam até a derreter a ponta, troquei ( eu mesmo ) 3 jogos em 3 ou 4 meses. Cansei de procurar oficinas e resolvi investigar com meus recursos. Descobri a causa e resolvi o problema. A mais de 6 meses que não troco nenhuma vela.
Sugestão para investigar:
Instale uma pequena lampada ou um led ( mesmo de forma provisória ) em paralelo com as velas para poder monitorar o tempo que estas ficam energizadas no momento da partida do motor. O normal é que fiquem energizadas por cerca de 6 segundos ( apaga o sinal no painel ) e mais 6 segundos após o motor ser ligado.
Descobri que no meu carro as velas permaneciam energizadas as vezes ( nem sempre ) por muito tempo explicando assim a queima.
Faça esse teste, se confirmar minha suspeita, te digo que solução apliquei.
Realmente é necessário a instalação desta lampada, pois não dá para confiar só na indicação do painel.
Se precisar de alguma orientação para esta instalação, me pergunte.

Abç,

Marcus Pereira.

Caríssimos,

Também passei pelo problemas das velas aquecedoras:parede:, gastei 3 jogos (shyng-lyng):putz:, depois de absolutamente tudo testado, (relé, fiação, sensor) resolví instalar um botão e anular o relé, ou seja, eu apertava o botão e acionava as velas, dava uns 10 segundos e dava a partida, o resultado foi o mesmo:shock:, as velas queimaram até pipocar a ponta, pesquisando aqui no fórum descobri que o grande problema seria a economia das velas shyng-lyng:parede:, não encontrei ninguém que tivesse instalado velas paralelas que não deu o mesmo problema, então paguei 62 latas em cada vela original, desfiz a gambiteck do botão de acionamento voltando para o relé, e a 6 meses nem lembro que existe vela aquecedora, não queimou mais:dance:.
Ou seja, se as velas que estão na viatura se queimarem, nem adianta tentar economizar comprando chyng-lyng de 15 latinhas, elas são descartáveis, vai logo nas originais de 62 latas e pronto, para de passar raiva. E que raiva, ligar uma sportage sem vela aquecedora é uma peleija, força o motor de arranque, sai um fumaceiro branco e o cheiro de diesel crú fica seguindo a gente o dia inteiro.:mrgreen:

Boa lama!



Robinho da Jaguatirica

Amostardeiro
19/06/2008, 12:48
Robson/ Todos

Não vale a pena gastar em vela de 2ª linha , gastei uns 3 jogos até encontrar uma Delphi por R$ 47/ pç, foi em dezembro de 2006 e estão até hoje funcionando bem, aqui de manhã anda na faixa dos 5°C, portanto é o famoso "barato que sai caro" :concordo:.

Abraço

Robinho da Jaguatirica
19/06/2008, 13:00
Robson/ Todos

Não vale a pena gastar em vela de 2ª linha , gastei uns 3 jogos até encontrar uma Delphi por R$ 47/ pç, foi em dezembro de 2006 e estão até hoje funcionando bem, aqui de manhã anda na faixa dos 5°C, portanto é o famoso "barato que sai caro" :concordo:.

Abraço

Caro Antônio Desaparecido Amostardeiro,

Tá sumido!
Dá a dica destas velas da Delphi, na época que tive os problemas procurei Bosch e nada de encontrar:sad:, bom saber que da Delphi servem:-D.

Vê se não some mais!

Forte abraço!


Robson

acjaekel
04/01/2009, 19:31
Olá Ponciano,
Acho que posso te ajudar. Tenho uma TDI 2003 a pouco mais de uma ano e já tive muitos problemas com queima de velas, chegavam até a derreter a ponta, troquei ( eu mesmo ) 3 jogos em 3 ou 4 meses. Cansei de procurar oficinas e resolvi investigar com meus recursos. Descobri a causa e resolvi o problema. A mais de 6 meses que não troco nenhuma vela.
Sugestão para investigar:
Instale uma pequena lampada ou um led ( mesmo de forma provisória ) em paralelo com as velas para poder monitorar o tempo que estas ficam energizadas no momento da partida do motor. O normal é que fiquem energizadas por cerca de 6 segundos ( apaga o sinal no painel ) e mais 6 segundos após o motor ser ligado.
Descobri que no meu carro as velas permaneciam energizadas as vezes ( nem sempre ) por muito tempo explicando assim a queima.
Faça esse teste, se confirmar minha suspeita, te digo que solução apliquei.
Realmente é necessário a instalação desta lampada, pois não dá para confiar só na indicação do painel.
Se precisar de alguma orientação para esta instalação, me pergunte.
Abç,

Marcus Pereira.
Tb estou com o mesmo problema - velas queimando. O mecanico falou que o temporizador do acionador esta deixando as velas ligadas muito tempo mas ta usando umas genericas que vem do uruguai. falou tb que existe uma "caixinha" uruguaia que isola o acionador original e permite ajustar manualmente o tempo de acionamento das velas. gostaria de receber a soluçao que o Marcos Pereira ofereceu, ja que segundo o mecanico a substituiçao do controlador custa uns 2500 reais.
Grato

Nava
05/01/2009, 13:17
Cara, na pior hipotese faça ligação paralela manual. Vc aciona antes de dar a partida, com botão de pressao. Depois que aqueceu vc dá partida.

No trator é assim e nunca dá pau. Perde-se conveniencia e originalidade, mas conserva-se grana e sabe que vai funcionar...

Robinho da Jaguatirica
05/01/2009, 14:17
Se as velas são shyng-lyng não adianta acionamento manual, eu já fiz isso e só joguei dinheiro na fogueira, o melhor mesmo é colocar as velas originais, custam em torno de 68 latas cada, mas valem cada centavo.

Boa lama!

Robinho

Amostardeiro
05/01/2009, 16:13
Tb estou com o mesmo problema - velas queimando. O mecanico falou que o temporizador do acionador esta deixando as velas ligadas muito tempo mas ta usando umas genericas que vem do uruguai. falou tb que existe uma "caixinha" uruguaia que isola o acionador original e permite ajustar manualmente o tempo de acionamento das velas. gostaria de receber a soluçao que o Marcos Pereira ofereceu, ja que segundo o mecanico a substituiçao do controlador custa uns 2500 reais.
Grato

Jaekel

Dá uma tentada na "Bombas Verno" aqui em Pelotas, foi lá que comprei as Delphi, já estão com 2 anos em uso :concordo: e funcionando, heheheheh.

Abraço

acjaekel
05/01/2009, 19:53
valeu demais, amanha passo la pra ver se consigo. tks

carlosnoia
05/01/2009, 23:03
Olá, pessoal estou com esse problema na minha sport 97 diesel, pela manhã é uma peleia para ligar, deve estar com as velas queimadas, onde ficam as mesmas, é facil efetuar a troca, qual vela vcs indicariam para substituir?
Obrigado!!

rosalvonet
16/12/2009, 08:42
Oi pessoal, bom dia.

Acredito que terei que substituir a vela aquecedora (ou as velas).

Alguém sabe quantas são utilizadas em uma Sptg 2001 Turbo Diesel?

Outra coisa, além do preço das próprias velas, quanto vocês acham que seria um preço "normal" para esta troca?
Dá muito trabalho pra trocar?

Abraço pessoal!!

Marcus Pereira
16/12/2009, 09:53
Caro Rosalvo, são 4 velas, uma para cada cilindro, dá para trocar em casa mesmo se vc tiver as ferramentas ( chave cachimbo de 7 ou 8 mm e chaves boca ou estria de 10 ou 12 mm ) retire o intercooler para ter acesso as velas, ficam do lado direito do motor, próximo aos bicos injetores.
Na oficina acho podem cobrar em torno de R$40,00.
Boa sorte.

Robinho da Jaguatirica
16/12/2009, 10:03
Se colocar velas shing-ling jogará dinheiro fora, compra logo as originais na KIA, devem custar umas 70 latas cada, mas duram o resto da vida.


Boa lama!


Robinho da Jaguatirica

Geisler®
14/05/2010, 03:29
Bem, foi só cair um pouco a temperatura aqui no sul, que dar a partida de manhã se tornou algo critico....
Resolvi investigar, desmontei toda a parte de intercooler, e tal, para ter acesso as velas, então desconectei todas, e testei uma a uma, e haviam duas queimados, uma no primeiro e outra no quarto cilindro.:parede:
Haviam 3 velas da marca DELPHI, e uma outro sem marca, e um pouco mais comprida.
Fui na KIA e comprei duas, por R$66,00 cada e como paguei em dinheiro, e não solicitei nota, o cara fez as duas pra mim por R$110,00 :palmas:
As originais Kia tem o mesmo comprimento daquela unica mais comprida, alias esta estava queimada, e uma das 3 delphi tambem.
Agora, tem duas originais KIA e duas da marca Delphi, vamos ver se duram...
Abaixo umas fotos que tirei com celular ao fazer a troca depois d expediente na empresa em que trabalho...
Na ultima foto, a direita, estão as 4 velas que estavam na viatura, na primeira foto, a esquerda, esta uma vela nova e uma das que estam funcionando.

Abraço, e LAMA \o/:mrgreen:

JairMS
23/06/2011, 19:55
Antônio.
Onde posso encontrar mecanico bom para sportage em Pelotas?

ebilla
03/08/2011, 19:43
Antônio.
Onde posso encontrar mecanico bom para sportage em Pelotas?

Acredito que em sua cidade o Sr. Miguel, da Clinica da Van, MAAT para os no foristas, seja o mais indicado.
Boa sorte.

ebilla
03/08/2011, 19:56
Bom, convivo com o problema do tal aquecimento das velas já algum tempo, ou seja desde que comprei o meu veículo (Sportage TD 2.0 2001), o qual veio com a adaptação para aquecimento, conforme citado abaixo e sugerido no incio deste tópico.
Estou tentando corrigir o defeito e voltar a originalidade do veiculo. O que me assusta é que provavelmente eu não seja o único também com este defeito.
Hoje em pesquisa descobri um post, oficina brasil - dica 473 (abaixo).
Gostaria de saber quem já passou por este problema e conseguiu solucionar?

Dica 473 (http://www.oficinabrasil.com.br/index.php/boletim-tecnico/1184-dica-473)

Sex, 08 de Outubro de 2010 18:22 Seção: Geral
Kia Sportage turbodiesel 2002
Defeito: Velas aquecedoras e luz de referência do painel inativos Verificamos o módulo de controle do sistema localizado na região dos pés do carona e o comutador, porém sem obter sucesso. Devido a peça ter um custo elevado na rede autorizada, recorremos ao fórum do Jornal Oficina Brasil para obter alguma opção. Solução: A dica postada pela Casa do Diesel é isolar o sistema e substituir por interruptor para acionamento manual em dias mais frios. Proceda da seguinte maneira: Quando o motor está frio, o módulo recebe o sinal de temperatura, acionando o relé das velas aquecedoras, que ficam nos pés do carona, porém este relé possui um fusível de ‘alta’ que fica no capô dianteiro. A luz do painel é independente do sistema das velas, tanto é que ao apagar a luz, as velas ficam energizadas e quentes por mais uns cinco segundos. Aqui na Casa do Diesel eliminamos este sistema e colocamos um interruptor. Reparador Eilers e Casa do Diesel Dica extraída do fórum do Jornal Oficina Brasil
.

ebilla
03/08/2011, 19:57
Duplicidade da mensagem.

Solrac Alberto
15/02/2012, 11:06
Prezados,
Tenho tido também bastantes problemas com as velas de ignição, o acionamento do meu veículo Sportage TDI 2001 é adaptado (manual). Não consegui achar velas de boa qualidade, portanto tenho usado as paralelas mesmo das quais não duram muito. O problema que já aconteceu por duas vezes é o seguinte: Ao dar partida não há problema, pega normalmente, porém elas queimam com veículo depois de aquecido, ou seja, quando já estou andando após vários KM percorridos. Por coincidência foram em subidas íngremes, que após forçar o motor dá um estrondo assustador e alto, perder potência e em seguida um tic tac em alto som e muita fumaça. Fiz o teste da lâmpada e ao acionar o interruptor e soltá-lo a lâmpada apaga, portanto ela não permanece acionada. As duas ocorrências foram uma foi antes de fazer o motor e a outra foi esses dias após o motor feito a um mês. Troco as velas e tudo volta ao normal até queirmar e estourar de novo. Já aconteceu isso ou algo parecido com alguns de vocês?

Marcus Pereira
15/02/2012, 19:00
Comprei recentemente 4 velas importadas da Coreia com o Sr. Fernando da CFImport, Peças e Acessórios para Automóveis Importados | Produtos CF Import (http://www.cfimport.com.br) tel; (11) 3739 0160.
Paguei R$ 30,00 cada + despesas de correios.
Seu relato é muito estranho, quando usava velas "ching-ling" queimavam com muita frequencia ( as pontas ficam derretidas ) mas nunca observei ruidos ou estouro muito menos perda de potência no motor, só percebia a queima quando precisava partir o motor pela manhã nos dias mais frios. Essas novas já estão instaladas a aproximadamente 3 meses sem problema.
Em minha Sport instalei uma chave no painel de forma que posso desativar o relé das velas quando quiser, dessa forma só faço uso das mesmas nos dias mais frios, creio que dessa forma consigo uma vida útil maior.
No sistema original, as velas ficam energizadas por 6 segundos e mais 6 após a partida do motor.
Boa sorte na sua investigação e não se esqueça de nos informar quando resolver o problema.
Abç.

Solrac Alberto
16/02/2012, 15:58
Comprei recentemente 4 velas importadas da Coreia com o Sr. Fernando da CFImport, Peças e Acessórios para Automóveis Importados | Produtos CF Import (http://www.cfimport.com.br) tel; (11) 3739 0160.
Paguei R$ 30,00 cada + despesas de correios.
Seu relato é muito estranho, quando usava velas "ching-ling" queimavam com muita frequencia ( as pontas ficam derretidas ) mas nunca observei ruidos ou estouro muito menos perda de potência no motor, só percebia a queima quando precisava partir o motor pela manhã nos dias mais frios. Essas novas já estão instaladas a aproximadamente 3 meses sem problema.
Em minha Sport instalei uma chave no painel de forma que posso desativar o relé das velas quando quiser, dessa forma só faço uso das mesmas nos dias mais frios, creio que dessa forma consigo uma vida útil maior.
No sistema original, as velas ficam energizadas por 6 segundos e mais 6 após a partida do motor.
Boa sorte na sua investigação e não se esqueça de nos informar quando resolver o problema.
Abç.

Obrigado Marcus,

Estou propenso a acreditar que talvez seja o relê que deva estar acionando o aquecimento das velas por conta própria, eventualmente durante o percurso, e as deixando energizadas por um longo tempo tempo, ocasionando assim a queima, queima não, derretimento, pois ficam totalmente danificadas. O que me intriga é o estrondo que faz, pois o motoqueiro que estava à frente quase cai da moto de tanto susto (rsrs, exageros à parte). Adquiri um jogo de vela "Delphi" que dizem ser originais e muito boas, vamos ver. Irei fazer um teste ligando fios nas hastes conectados às velas com quatro lâmpadas para cada velas. Deixarei estas lâmpadas visíveis dentro do carro para que eu possa observar, pois se acender alguma lâmpada durante os percursos, saberei se estão energizando sozinhas. Quando obtiver o resultado, informarei aqui.

Abraços e bom carnaval.

Carlos Alberto

enricof18
10/04/2012, 09:36
Pessoal, alguém sabe de algum site na net, até no exterior, onde se consiga o comando de aquecimento das velas? Essa peça é muito cara na concessionária e ela é muito importante, não só para a partida, já que ela tem a função de aquecer as velas mesmo quando o motor está funcionando, para ajudar na queima em determinadas situações. O comando da minha está defeituoso, precisava de encontrá-lo mais em conta. Se alguém souber e puder ajudar, eu agradecerei.

judemar swarowsky
14/05/2012, 09:07
Bom dia amigos!
seguinte,tenho uma tdi diesel 2001,e alguns dias atras não acendeu mais o indicador das velas de aquecimento no painel. Como sou leigo no assunto,consultei com mecanico que me disse que teria que trocar as velas. no sabado passado levei para trocar,mas o sinal no painel não acendeu,mesmo assim ele me disse que não teria problema,mas,infelizmente com o friozinho que faz aqui onde moro,pela manhã está pior pra pegar na partida.Se alguém puder me ajudar fico grato.
abraços...

jotaunior
14/05/2012, 10:49
Bom dia amigos!
seguinte,tenho uma tdi diesel 2001,e alguns dias atras não acendeu mais o indicador das velas de aquecimento no painel. Como sou leigo no assunto,consultei com mecanico que me disse que teria que trocar as velas. no sabado passado levei para trocar,mas o sinal no painel não acendeu,mesmo assim ele me disse que não teria problema,mas,infelizmente com o friozinho que faz aqui onde moro,pela manhã está pior pra pegar na partida.Se alguém puder me ajudar fico grato.
abraços...

Pode ser o rele das velas, ele fica no lado do carona embaixo do tapete.

DouglasMac
18/05/2012, 18:33
Olá Judemar. O assunto aí é para eletricista.
Seu mexanico pelo menos testou as velas antes de trocar? Trocou por originais?

judemar swarowsky
21/05/2012, 17:25
ola amigos!
então,fui no eletrecista e resolveu mole mole,sem pagar nada,apenas restou a duvida se realmente as velas precisavam ser trocadas,mas agora já era né rsrs.
obrigado pelas dicas.

Marcus Pereira
22/05/2012, 17:28
ola amigos!
então,fui no eletrecista e resolveu mole mole,sem pagar nada,apenas restou a duvida se realmente as velas precisavam ser trocadas,mas agora já era né rsrs.
obrigado pelas dicas.

E aí Judemar... não vai contar nada pra gente? Qual era o problema afinal ?

DouglasMac
22/05/2012, 22:12
É fodha!!!! Né??

judemar swarowsky
24/05/2012, 09:53
bom dia!
então Marcus, não acompanhei o serviço do eletrecista,pois é de minha confiança,mas quando busquei a viatura estava pronta e sem custo,apenas que o sinal do painel continuaria sem funcionar,mas sem problema algum para o aquecimento.

judemar swarowsky
31/05/2012, 11:27
bom dia!
Marcus,referente ao problema nas velas de aquecimento,segundo conversei com o eletrecista,no lado do carona existe uma central,ao lado do rele né, e nessa central havia desconectado uma entrada, mais ou menos isso ok.
agora está tranquilo.
abraço.

Marcus Pereira
31/05/2012, 13:05
Obrigado pela atenção Judemar.
Assim a gente satisfaz a curiosidade e aprende um pouco mais.
Abraço.

eduardommelo
24/12/2012, 11:08
A minha sportage tdi esta queimando o fusivel direto, mas quando desligo o relé das velas ele para de queimar, já chegou a fumaçar, acho que aqueceu a a fiação do carro... O problema pode ser as velas aquecedoras que nunca troquei? E outra, a partida muito pesada, quando está com motor frio a partida eh normal, mas qwuando o motor atinge a temperatura normal, fica muito pesada, chega as vezes não funcionar... eh caso das velas tbm?

Claudio_Mag
24/12/2012, 12:23
Amigos,

Tambem estava com o problema da Sportage 2001 não pegar com o motor frio. A indicação da "molinha" no painel acendia, apagava depois de alguns segundos, mas nada do motor pegar. Só insistindo muito, por vários minutos. . . . Meu mecânico deu o diagnostico das velas aquecedoras, as quais comprei na conce$$$$$ionária KIA da Barra da Tijuca (R$ 86,57 x 4). Porem fiquei intrigado com o fato de no dia anterior a viatura não ter apresentado problemas. . .queimaram as 4 de uma vez ? ?? Coloquei uma lâmpada em paralelo com a vela mais proxima do radiador (o acesso é fácil) e constatei que não estava chegando nenhuma tensão nas mesmas . . . seguindo a fiação e as dicas dos amigos do forum, localizei o relé situado no assoalho do carro, em frente ao carona. . .(relé azul na primeira foto). O mesmo estava com sinais de superaquecimento e desmontando o mesmo, verifiquei que sua bobina estava "torrada".
Mas relé dificilmente "torra" por problemas no mesmo. . . . Deveria haver algum outro motivo, e não bastaria apenas trocar o relé . . . componente difícil de encontar e que me custou mais 120 reais. . . em outra concessionária. Medindo a tensão nos fios que ligam a central ao relé (os dois fios mais finos), constatei que quando a chave de ignição era acionada (e aparecia a indicação luminosa no painel por cerca de 6 segundos) os 12 V eram aplicados na bobina do relé, como esperado. Este relé deveria ficar acionado por mais alguns segundos após a indicação do painel apagar e depois desarmar. Mas não era o que estava acontecendo. Por provável defeito na central, ele ficava energizado permanentemente . . . enquanto o motor estivesse ligado ele ficava energizando permanentemente as velas aquecedoras . . . . . até a hora que pifou. . .Como o preço da central na conce$$$$ionária KIA era absurdo, fiquei tentado em instalar a gambitec da chavinha manual. . . mas preferi uma outra solução. Entre a central e a bobina do relé, instalei um relé temporizado ajustado para 10 segundos (na foto, a caixinha branca no lado superior direito da placa de proteção da fiação) . . . desta forma, a cada acionamento da chave de ignição, existe o acionamento do relé e das velas aquecedoras por exatos 10 segundos. Ficou operacionalmente bom, a uma fração do cu$$$to KIA do módulo. Aproveitei e fixei a central um pouco mais alta no assoalho (proteção contra alagamentos ????)- nada mudei, apenas a desloquei para cima, e instalei uma placa de alumínio para proteção da fiação, relé e conectores da central. . . confesso que não gostei de somente existir um fino carpete protegendo estas partes. . . . um salto alto feminino seria um perigo para estes componentes. . . . . . . será que as meninas não usam salto alto na Koreia ??? Ah sim, e instalei um led amarelo em paralelo com as velas (não esquecer o resistor em série), de modo a monitorar a operação das mesmas (foto mostrando o mesmo do lado esquerdo do volante, preso no encaixe da tampa do painel, sem nenhum tipo de furação, etc. Desta forma, tenho como controlar o tempo em que as velas aquecedoras ficam energizadas.

Úm abraço e um ótimo Natal e Ano Novo, com muita Saude, passeios, trilhas e lama . . ..


386738386739386740386741

eduardommelo
26/12/2012, 22:23
Pardal, eu fiz esse teste na minha, comprei velas novas, pois as velhas estavam quebradas, fiz o teste com a lâmpada, ele manda a energia pras velas e depois de uns 10 segunda ela apaga, mas quando ligo o carro ela volta a mandar energia pra velas novamente e não desliga mais, chegou a fumaçar a fiação do carro... superaqueceu! Vc acha que o problema eh na central e tenho que colocar um relé como vc fez?



Amigos,

Tambem estava com o problema da Sportage 2001 não pegar com o motor frio. A indicação da "molinha" no painel acendia, apagava depois de alguns segundos, mas nada do motor pegar. Só insistindo muito, por vários minutos. . . . Meu mecânico deu o diagnostico das velas aquecedoras, as quais comprei na conce$$$$$ionária KIA da Barra da Tijuca (R$ 86,57 x 4). Porem fiquei intrigado com o fato de no dia anterior a viatura não ter apresentado problemas. . .queimaram as 4 de uma vez ? ?? Coloquei uma lâmpada em paralelo com a vela mais proxima do radiador (o acesso é fácil) e constatei que não estava chegando nenhuma tensão nas mesmas . . . seguindo a fiação e as dicas dos amigos do forum, localizei o relé situado no assoalho do carro, em frente ao carona. . .(relé azul na primeira foto). O mesmo estava com sinais de superaquecimento e desmontando o mesmo, verifiquei que sua bobina estava "torrada".
Mas relé dificilmente "torra" por problemas no mesmo. . . . Deveria haver algum outro motivo, e não bastaria apenas trocar o relé . . . componente difícil de encontar e que me custou mais 120 reais. . . em outra concessionária. Medindo a tensão nos fios que ligam a central ao relé (os dois fios mais finos), constatei que quando a chave de ignição era acionada (e aparecia a indicação luminosa no painel por cerca de 6 segundos) os 12 V eram aplicados na bobina do relé, como esperado. Este relé deveria ficar acionado por mais alguns segundos após a indicação do painel apagar e depois desarmar. Mas não era o que estava acontecendo. Por provável defeito na central, ele ficava energizado permanentemente . . . enquanto o motor estivesse ligado ele ficava energizando permanentemente as velas aquecedoras . . . . . até a hora que pifou. . .Como o preço da central na conce$$$$ionária KIA era absurdo, fiquei tentado em instalar a gambitec da chavinha manual. . . mas preferi uma outra solução. Entre a central e a bobina do relé, instalei um relé temporizado ajustado para 10 segundos (na foto, a caixinha branca no lado superior direito da placa de proteção da fiação) . . . desta forma, a cada acionamento da chave de ignição, existe o acionamento do relé e das velas aquecedoras por exatos 10 segundos. Ficou operacionalmente bom, a uma fração do cu$$$to KIA do módulo. Aproveitei e fixei a central um pouco mais alta no assoalho (proteção contra alagamentos ????)- nada mudei, apenas a desloquei para cima, e instalei uma placa de alumínio para proteção da fiação, relé e conectores da central. . . confesso que não gostei de somente existir um fino carpete protegendo estas partes. . . . um salto alto feminino seria um perigo para estes componentes. . . . . . . será que as meninas não usam salto alto na Koreia ??? Ah sim, e instalei um led amarelo em paralelo com as velas (não esquecer o resistor em série), de modo a monitorar a operação das mesmas (foto mostrando o mesmo do lado esquerdo do volante, preso no encaixe da tampa do painel, sem nenhum tipo de furação, etc. Desta forma, tenho como controlar o tempo em que as velas aquecedoras ficam energizadas.

Úm abraço e um ótimo Natal e Ano Novo, com muita Saude, passeios, trilhas e lama . . ..


386738386739386740386741

eduardommelo
26/12/2012, 22:50
amanhã mesmo vou fazer novos testes, caso continue vou em um eletricista mesmo hehehehe

Claudio_Mag
27/12/2012, 08:59
Prezado Eduardommello,

Parece que o amigo está com o mesmo problema que eu tive. . . . como não consegui nenhum eletricista por Niterói ou pelo Rio de confiança que podesse resolver este problema (o meu habitual preferiu declinar de pegar o serviço, por não ter prática com este tipo de veículo . . . se algum amigo do fórum puder indicar algum pelas terras cariocas agradeço bastante . . . .) e precisava do carro com urgencia para o trabalho diário, optei por esta solução que a princípio seria provisória (somente até conseguir um bom eletricista ou uma central a preço compatível. . .). Mas já estou rodando há uns cinco meses sem problemas . . . . bem, agora com a temperatura no Rio a 43º₢, talvez nem mais precise de vela de aquecimento neste verão . . .rs..rs...rs ...

Um procedimento que me recomendaram e que tentei, sem sucesso, foi o de remover a central, soltar os conectores, limpar os contatos elétricos, abrir com cuidado a central e ver se não tinha poeira, umidade, etc. . .e montar tudo de novo. Não funcionou no meu caso, mas quem sabe ???? . . . . . não custa tentar . . . . . .

Uma boa sorte e fico a disposição no que puder ajudar,

Abraços,

Claudio

eduardommelo
27/12/2012, 10:59
Valeu Pardal, vou fazer isso sim, não custa tentar heheheheh... Assim que tiver resultado eu posto aqui, muito obrigado! :)

sigelmann
23/02/2013, 23:24
Eu fiz esta adaptação e ficou muito bom, comprei o relé para 30 segundo de 12 V neste site: H3Y-2 DC 12V Delay Timer Time Relay 0-30 Second w/ H3Y-2 Base - Free Shipping (http://www.suntekstore.com/goods-14004189-h3y-2_dc_12v_delay_timer_time_relay_0-30_second_w_h3y-2_base.html) e dá até para ouvir quando o relé desarma. Ele é daquele de dupla função: energiza por até 30 segundos um circuito (você escolhe o tempo) e depois corta o circuito ou ao receber a energia, ele aguarda por até 30 segundos e energiza o circuito. Nesse caso usei a primeira opção energizando a central das velas por 12 segundos e desarmando em seguida. Até agora nada de trabalho para fazer a balsa pegar de manhã.

DouglasMac
23/02/2013, 23:32
Bem-vindo Sigelmann....boa dica!! Ao substituir as velas (quando precisar) não use xing-ling barata pois, duram um mes!!

LAMA!!

eduardommelo
26/02/2013, 08:49
O problema da minha era um sensor que fica bem próximo ao sensor de temperatura, deixei desligado e ela esta funcionando normal, ativa e desativa as velas automaticamente. Aqui em maceió não consegui encontrar este sensor, e no mercado livre só tem para o modelo a gasolina.

ViniFreitas
26/02/2013, 21:13
Alguém sabe me informar o código das velas originais KIA? Não quero comprar gato por lebre. Um Abraço!

lorpa
26/02/2013, 22:10
Olhei no Microcat

O código é 0K05418140

ViniFreitas
27/02/2013, 12:26
Obrigado Lorpa, ainda não consegui instalar o Microcat!

Fastjack
10/05/2013, 11:27
Estou com o mesmo problema, agora começou a gear por aqui e a sportage não liga, lá pela décima tentativa espaçada a bateria descarrega por completo (é normal? ela já é meio velha...).

Ah e gostaria de lembrar que as velas aquecedoras num modelo ideal continuam funcionando mesmo com o veículo rodando: Diesel - Autopeas - Automveis e Oficinas - Bosch do Brasil (http://www.bosch.com.br/br/autopecas/produtos/diesel/aquecedora.htm).

E no caso de ligar/desligar o relé é o sensor de temperatura próximo a vareta de óleo que comanda o tal relé né (situado no caroneiro). Vejo que removo lá no motor o cabo que dá no sensor de temperatura e coloco um multímetro ali direto no sensor de temperatura, em escala de Ohms e conforme aqueço o bloco do motor ali perto com água quente no inverno essa resistência medida vai baixando, pela manhã era de 3,5KOhms.

Minhas velas aquecedoras devem estar queimadas, mas não sei onde comprar... se alguém souber de algum lugar dá uma dica, ou um site na internet que despache para o RS. Valeu galera!

eduardommelo
10/05/2013, 13:27
Com certeza estão queimadas, vc deve desligar o plug deste sensor ou comprar um novo sensor, no meu caso desliguei, comprei novas velas e ela pega de primeira... moro aqui em MCZ, aqui vende as velas para sua SPT

andersoncolares
11/05/2013, 14:53
Estou com o mesmo problema, agora começou a gear por aqui e a sportage não liga, lá pela décima tentativa espaçada a bateria descarrega por completo (é normal? ela já é meio velha...).

Ah e gostaria de lembrar que as velas aquecedoras num modelo ideal continuam funcionando mesmo com o veículo rodando: Diesel - Autopeas - Automveis e Oficinas - Bosch do Brasil (http://www.bosch.com.br/br/autopecas/produtos/diesel/aquecedora.htm).

E no caso de ligar/desligar o relé é o sensor de temperatura próximo a vareta de óleo que comanda o tal relé né (situado no caroneiro). Vejo que removo lá no motor o cabo que dá no sensor de temperatura e coloco um multímetro ali direto no sensor de temperatura, em escala de Ohms e conforme aqueço o bloco do motor ali perto com água quente no inverno essa resistência medida vai baixando, pela manhã era de 3,5KOhms.

Minhas velas aquecedoras devem estar queimadas, mas não sei onde comprar... se alguém souber de algum lugar dá uma dica, ou um site na internet que despache para o RS. Valeu galera!

Fastjack, tive problema de dificuldade de partida mas bastou trocar as velas aquecedoras e tudo se resolveu. Troque apenas pelas originais. Paguei na Kia de Belo Horizonte cerca de R$ 360,00 pelas 4 e já faz uns 2 anos. Nunca mais tive problema de partida.

Abraços e boa sorte

denishark
16/05/2013, 21:38
O problema da minha era um sensor que fica bem próximo ao sensor de temperatura, deixei desligado e ela esta funcionando normal, ativa e desativa as velas automaticamente. Aqui em maceió não consegui encontrar este sensor, e no mercado livre só tem para o modelo a gasolina.

Boa noite Eduardo...

Notei que as minhas velas ficavam ligadas por uns 10s quando eu ligava a chave... e após dar partida... elas continuavam ligadas por um tempão.

Também desconectei o sensor... agora elas ligam por uns 3s quando ligo a chave, e desligam logo após o motor pegar, vou testar para ver.

Denis

eduardommelo
20/05/2013, 14:32
Boa noite Eduardo...

Notei que as minhas velas ficavam ligadas por uns 10s quando eu ligava a chave... e após dar partida... elas continuavam ligadas por um tempão.

Também desconectei o sensor... agora elas ligam por uns 3s quando ligo a chave, e desligam logo após o motor pegar, vou testar para ver.

Denis


Mas é isso mesmo, quando vc abre a chave uma luz laranja acende, mesmo quando ela apaga as velas continuam ligadas e demoram mais um tempo, acho que em torno de uns 16 segundos e depois desligam, isso com o sensor desligado! Qualquer dúvida estou por aqui! :D

denishark
20/05/2013, 23:48
Mas é isso mesmo, quando vc abre a chave uma luz laranja acende, mesmo quando ela apaga as velas continuam ligadas e demoram mais um tempo, acho que em torno de uns 16 segundos e depois desligam, isso com o sensor desligado! Qualquer dúvida estou por aqui! :D

Então... ela ficou ruim de pegar com o sensor desconectado.

Mudei pro botao mesmo... o botão agora aciona o rele original das velas. Vou fazer um upgrade e colocar junto com o puxador da partida a frio, assim quando eu puxar ele ja aciona as velas.

Fastjack
21/05/2013, 08:45
Com certeza estão queimadas, vc deve desligar o plug deste sensor ou comprar um novo sensor, no meu caso desliguei, comprei novas velas e ela pega de primeira... moro aqui em MCZ, aqui vende as velas para sua SPT

Havia 1 queimada e outra estava empenada no cabeçote, sem cabeça e o fio dela estava isolado, o mecânico tirou para mim e colocou as 2 originais, hj amanheceu 10º girei a chave no contato e esperei o som do relê desarmando, mal girei a chave e o motor ligou. Valeu pessoal, me foi de grande ajuda.

Flavio Samoel
06/06/2013, 23:47
Olá, sou novo no pedaço. Tenho uma SPT TBD 2002, e não está acendo o espiral que indica o aquecimento das velas. Na verdade está com problema no sensor de temperatura, já verificado por eletrecista. Não estou conseguindo este sensor, alguém pode me ajudar? Abraço.

ebilla
24/06/2013, 18:38
Olá Flavio!!

Tem como esclarecer melhor que sensor é esse, por foto do local e do próprio sensor?

No aguardo!




Olá, sou novo no pedaço. Tenho uma SPT TBD 2002, e não está acendo o espiral que indica o aquecimento das velas. Na verdade está com problema no sensor de temperatura, já verificado por eletrecista. Não estou conseguindo este sensor, alguém pode me ajudar? Abraço.

ebilla
24/06/2013, 18:40
Olá Eduardo!!

Tem como esclarecer melhor que sensor é esse, por foto do local e do próprio sensor?

Tem o código dele??

No aguardo!



O problema da minha era um sensor que fica bem próximo ao sensor de temperatura, deixei desligado e ela esta funcionando normal, ativa e desativa as velas automaticamente. Aqui em maceió não consegui encontrar este sensor, e no mercado livre só tem para o modelo a gasolina.

eduardommelo
01/07/2013, 12:18
Olá Eduardo!!

Tem como esclarecer melhor que sensor é esse, por foto do local e do próprio sensor?

Tem o código dele??

No aguardo!


Vou tirar uma foto e posto aqui

Motinho
05/07/2013, 19:23
Olá pessoal, hoje coloquei um led auxiliar em paralelo com a vela e notei que após o motor funcionar o led volta a acender, pelo que entendi no tópico isto ocorre porque o motor está frio? Quando ele esquentar vai apagar ou continua aceso? Parece que o Marcus Pereira tem outra teoria sobre este funcionamento.

Marcus Pereira
05/07/2013, 19:54
Olá pessoal, hoje coloquei um led auxiliar em paralelo com a vela e notei que após o motor funcionar o led volta a acender, pelo que entendi no tópico isto ocorre porque o motor está frio? Quando ele esquentar vai apagar ou continua aceso? Parece que o Marcus Pereira tem outra teoria sobre este funcionamento.

Olá Motinho, também tenho um led instalado em paralelo com as velas, o que me mostra que o normal é que as velas permanecem energizadas por um tempo após o motor partir, não sei quanto tempo nem sei se está relacionado com a temperatura do motor. Fiz a instalação de uma chave no painel para desligar o relé das velas, desligo essa chave imediatamente após o motor partir, acho que assim estou protegendo as velas de um sobreaquecimento, depois que fiz essa instalação nunca mais precisei trocar velas, isso já faz mais de 2 anos. É isso...

Motinho
07/07/2013, 22:41
Olá Marcus, hoje domingo (dia de passear com a SPT) decifrei o enigma das velas, depois de analisar o site que o colega fastjack sugeriu Diesel - Autopeças - Automóveis e Oficinas - Bosch do Brasil (http://www.bosch.com.br/br/autopecas/produtos/diesel/aquecedora.htm) analisei o funcionamento do led ou das velas acontece o seguinte: estas velas servem para dar partida no motor e depois ligam de novo para manter o diesel esquentando até a temperatura ideal de funcionamento (entre o primeiro e segundo risco do painel), isto só ocorre quando o motor está abaixo desta temperatura, ficou show pois agora além de dar a partida no momento certo quando o relé realmente desarma eu ainda acompanho no led até as velas serem desligadas, evitando assim que um dia elas fiquem acesas fora de hora por alguma anormalia do circuito.
Minha próxima gambitech será confeccionar um "Y" no sensor de temperatura para colocar um segundo sensor ligado a um buzzer dentro/embaixo do painel.

andersoncolares
09/07/2013, 20:51
Alguém aqui espera o carro esquentar antes de sair o liga e sai logo?

rosalvonet
09/07/2013, 21:12
Eu normalmente espero mais ou menos 1 minuto.

Robinho da Jaguatirica
09/07/2013, 22:11
Alguém aqui espera o carro esquentar antes de sair o liga e sai logo?
rs........ não

andersoncolares
10/07/2013, 08:21
Eu normalmente espero mais ou menos 1 minuto.

Grato Rosalvo e Robinho pela atenção. Ouvi de alguém que deveria deixar o carro esquentar para não danificar o motor, mas como nunca tive problema na saída dele sem esquentar, fiquei na dúvida.

Abraços a todos e boa semana.

Robinho da Jaguatirica
10/07/2013, 09:35
40 segundos são suficientes para chegar lubrificação em todos os componentes, principalmente na turbina que sofre muito pela altíssima rotação, mais que isso é desnecessário, claro que não se deve meter a chinela com o motor frio.

[]s

Robinho

andersoncolares
11/07/2013, 12:04
40 segundos são suficientes para chegar lubrificação em todos os componentes, principalmente na turbina que sofre muito pela altíssima rotação, mais que isso é desnecessário, claro que não se deve meter a chinela com o motor frio.

[]s



Robinho

Valeu a informação Robinho.

Grande abraço e boa semana a todos

eduardommelo
18/08/2013, 18:16
Alguém sabe onde eu encontro o sensor de temperatura da água, da Sportage 2001 TDi? Porque existe dois sensores na sportage, um que marca a temperatura no painel e o outro que envia informação a central pra ligar ou desligar as velas de aquecimento quando necessário. No meu caso estou precisando deste, a que trabalha em conjunto com as velas aquecedoras. Se alguém souber algum site que venda coloca aqui! Obrigado

É um desses aí...
426769

A segunda imagem é o sensor que marca a temperatura do painel.

Zerodoisabc
09/09/2015, 15:49
Boa Tarde Pessoal,

Só por curiosidade, comprei Hoje as Velas aquecedoras da minha Sportage 2002 na concessionaria aqui em São Bernardo do Campo por R$ 55,00 Cada. Após pesquisar muito, por incrível que pareça estava com o melhor preço que encontrei.

Abraços

lorpa
09/09/2015, 18:19
Eu comprei da Delphi, R$45 cada uma, R$199 as 4 mais o frete.
No corpo da vela está escrito (além da marca Delphi) DS004, acredito que este seja o modelo.

Comprei na Feoli, com o Alex (alex.feoli@hotmail.com)

FEOLI COMERCIO DE PEÇAS LTDAAv. Brasil, 1121 - Pacaembu
Cascavel - Pr
CEP: 85.816-302
Fone (045)3035-7002 - 9989-3666

mfdomingues
04/08/2016, 14:58
Trazendo o tópico a vida quase um ano depois....

O módulo de gerenciamento das velas aquecedoras da minha SPTG, faleceu estes dias. Na verdade ele já estava meio capenga, quando ligava-se a chave (meia volta) aparecia o sinal no painel das vela aquecendo, mas, não desligava, só quando o motor partia, você poderia ficar ali o dia todo que sinal ficava no painel.

Enfim, parou de funcionar, coloquei um relé do gol fazendo a ligação direto, utilizando os mesmos cabos, mas com um botão no painel, na terceira tentativa fritou, troquei os cabeços por de bito-la maior e funcionou muito bem. Mas estes dias, fritou de novo.

Minha dúvida é alguém já instalou algum módulo de outra marca nas SPTGs e funcionou?

JcPará
04/08/2016, 23:31
Trazendo o tópico a vida quase um ano depois....

O módulo de gerenciamento das velas aquecedoras da minha SPTG, faleceu estes dias. Na verdade ele já estava meio capenga, quando ligava-se a chave (meia volta) aparecia o sinal no painel das vela aquecendo, mas, não desligava, só quando o motor partia, você poderia ficar ali o dia todo que sinal ficava no painel.

Enfim, parou de funcionar, coloquei um relé do gol fazendo a ligação direto, utilizando os mesmos cabos, mas com um botão no painel, na terceira tentativa fritou, troquei os cabeços por de bito-la maior e funcionou muito bem. Mas estes dias, fritou de novo.

Minha dúvida é alguém já instalou algum módulo de outra marca nas SPTGs e funcionou?

Caro Domingues, não seria melhor você comprar um módulo desses no desmanche?
Em Curitiba existe um desmanche (MotorWanns) que tem 2 SPT (na Rodovia linha verde - Bairro Alto) acho que eles despacham pra SPaulo, existe outro (Kobber) que tem 1 SPT (na saída da linha verde sentido Spaulo - Bairro Atuba).

Ah! outro assunto Domingues... Estive aí em Spaulo mês passado e comprei minha viscosa na REGICARAUTO no Jd. Campinas na região do Grajaú. Eles tem alguns itens das SPT.
Att, Josivaldo Chaves (JcPará)

mfdomingues
05/08/2016, 09:23
Caro Domingues, não seria melhor você comprar um módulo desses no desmanche?
Em Curitiba existe um desmanche (MotorWanns) que tem 2 SPT (na Rodovia linha verde - Bairro Alto) acho que eles despacham pra SPaulo, existe outro (Kobber) que tem 1 SPT (na saída da linha verde sentido Spaulo - Bairro Atuba).

Ah! outro assunto Domingues... Estive aí em Spaulo mês passado e comprei minha viscosa na REGICARAUTO no Jd. Campinas na região do Grajaú. Eles tem alguns itens das SPT.
Att, Josivaldo Chaves (JcPará)

Josivaldo, bom dia

obrigado pelas dicas, eu ainda procurando algumas em desmanches por aqui,mas as poucas que encontrei estavam piores que a minha. Muitas com sinais de superaquecimento nos contatos, ou carcaça totalmente oxidada.

Quando não o cara falava que era diesel e chegava la era gasolina e não tinha o módulo.

Vou dar uma olhada nesta REGICARAUTO que você recomendo.

Novamente obrigado.

Att

Mauricio

mfdomingues
08/08/2016, 11:24
Caro Domingues, não seria melhor você comprar um módulo desses no desmanche?
Em Curitiba existe um desmanche (MotorWanns) que tem 2 SPT (na Rodovia linha verde - Bairro Alto) acho que eles despacham pra SPaulo, existe outro (Kobber) que tem 1 SPT (na saída da linha verde sentido Spaulo - Bairro Atuba).

Ah! outro assunto Domingues... Estive aí em Spaulo mês passado e comprei minha viscosa na REGICARAUTO no Jd. Campinas na região do Grajaú. Eles tem alguns itens das SPT.
Att, Josivaldo Chaves (JcPará)

Achar o módulo no desmanche parecer ser uma missão quase impossível, procurei muito neste final de semana, tanto nos desmanches físicos como na internet e nada, ninguém tem esse módulo. A pessoal da Regicaauto me responder hoje, eles também não tem.

Bom, instalamos de novo o modo paliativo (chave no painel) agora colocamos uma chave um pouco mais robusta, bom, fui dar a partida agora pela manhã e segurei por 5 segundos na primeira partida não pegou, deixei 5 segundos esperando e mais 5 segundos funcionando a chave, bom pegou, mas subiu logo a fumaça e o cheiro de queimado, ou seja, a chave foi para o vinagre de novo.

Não sei o que está havendo, mas ta complicado essa questão, também......

ta cada dia pior diga-se de passagem.

EDuarte
08/08/2016, 15:36
Achar o módulo no desmanche parecer ser uma missão quase impossível, procurei muito neste final de semana, tanto nos desmanches físicos como na internet e nada, ninguém tem esse módulo. A pessoal da Regicaauto me responder hoje, eles também não tem.

Bom, instalamos de novo o modo paliativo (chave no painel) agora colocamos uma chave um pouco mais robusta, bom, fui dar a partida agora pela manhã e segurei por 5 segundos na primeira partida não pegou, deixei 5 segundos esperando e mais 5 segundos funcionando a chave, bom pegou, mas subiu logo a fumaça e o cheiro de queimado, ou seja, a chave foi para o vinagre de novo.

Não sei o que está havendo, mas ta complicado essa questão, também......

ta cada dia pior diga-se de passagem.

Não da pra recuperar o seu?

[]s
(DU)

mfdomingues
08/08/2016, 15:50
Não da pra recuperar o seu?

[]s
(DU)

Eduardo, boa tarde

Sinceramente não faço ideia, pelo que vi o meu já estava instalado de forma "alternativa".

havia outros relés e fusíveis conectados a ele, e não atuava como deveria, acionava no painel, mas não desligava após os 16 segundos, ficava direto até girar a chave.

Não faço ideia de quem atual com esse tipo de eletrônica, para ser sincero achar que faça a ligação das velas diretas foi uma batalha, encontrei uma bosh truck services que o cara faz direto com relè, mas, coloca na chave sem a necessidade de central de gerenciamento, os outros poucos (só mais um que encontrei) é apenas no botão mesmo....

Conhece algum lugar que recupera?

EDuarte
08/08/2016, 17:39
Eduardo, boa tarde

Sinceramente não faço ideia, pelo que vi o meu já estava instalado de forma "alternativa".

havia outros relés e fusíveis conectados a ele, e não atuava como deveria, acionava no painel, mas não desligava após os 16 segundos, ficava direto até girar a chave.

Não faço ideia de quem atual com esse tipo de eletrônica, para ser sincero achar que faça a ligação das velas diretas foi uma batalha, encontrei uma bosh truck services que o cara faz direto com relè, mas, coloca na chave sem a necessidade de central de gerenciamento, os outros poucos (só mais um que encontrei) é apenas no botão mesmo....

Conhece algum lugar que recupera?

Eu não sei como estão as modificações que vc falou, talvez se estivesse original seria possivel pra arrumar.
Não sei se é interessante pra vc,mas se quiser me mandar ele pra dar uma olhada sem compromisso e sem pressa, me da um toque.

[]s
(DU)

mfdomingues
08/08/2016, 19:50
Eu não sei como estão as modificações que vc falou, talvez se estivesse original seria possivel pra arrumar.
Não sei se é interessante pra vc,mas se quiser me mandar ele pra dar uma olhada sem compromisso e sem pressa, me da um toque.

[]s
(DU)

Eduardo,

Vou dar um jeito de fazer funcionar provisoriamente, depois removo o módulo e levo na sua casa para dar uma olhada.

Assim que tiver fora lhe dou um toque.

Valeu

EDuarte
08/08/2016, 20:18
Eduardo,

Vou dar um jeito de fazer funcionar provisoriamente, depois removo o módulo e levo na sua casa para dar uma olhada.

Assim que tiver fora lhe dou um toque.

Valeu
Blz, mas acho que nem compensa ficar quebrando a cabeça...rsss http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-723154434-rele-do-pre-aquecimento-12v-dni-8534-_JM

[]s
(DU)

mfdomingues
08/08/2016, 21:11
Blz, mas acho que nem compensa ficar quebrando a cabeça...rsss http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-723154434-rele-do-pre-aquecimento-12v-dni-8534-_JM

[]s
(DU)

Eu pensei na mesma possibilidade. Sabe se eh possível utilizar inclusive a chave e o mostrador de aquecimento no painel eliminando o modulo e utilizando somente o relé? Sei que manter o acionamento pela chave eh possível, soh não sei como.

Valeu de novo.

mfdomingues
08/08/2016, 21:19
Blz, mas acho que nem compensa ficar quebrando a cabeça...rsss http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-723154434-rele-do-pre-aquecimento-12v-dni-8534-_JM

[]s
(DU)

Então, pensei nesta possibilidade também, acho que alguém fez uma instalação com esse relé temporizador em substituição ao módulo. Acho que foi alguém do RJ inclusive.

Foda que meu meca entende soh o básico de elétrica, quebra o galho, mas não sabe nada de elétrica diesel e eu não sei quem pode fazer aqui por perto em da forma correta, lembro que a pessoa que instalou aqui aproveitou o contato da chave e inclusive o mostrador do painel (resistência aquecendo).

Vou comprar velas aquecedoras novas, o antigo dono era tão porco que aposto meu saldo negativo que as que estão la são ching ling chong fu.

JcPará
09/08/2016, 00:26
Achar o módulo no desmanche parecer ser uma missão quase impossível, procurei muito neste final de semana, tanto nos desmanches físicos como na internet e nada, ninguém tem esse módulo. A pessoal da Regicaauto me responder hoje, eles também não tem.

Bom, instalamos de novo o modo paliativo (chave no painel) agora colocamos uma chave um pouco mais robusta, bom, fui dar a partida agora pela manhã e segurei por 5 segundos na primeira partida não pegou, deixei 5 segundos esperando e mais 5 segundos funcionando a chave, bom pegou, mas subiu logo a fumaça e o cheiro de queimado, ou seja, a chave foi para o vinagre de novo.

Não sei o que está havendo, mas ta complicado essa questão, também......

ta cada dia pior diga-se de passagem.

Puxa cara! realmente tem itens da SPT que é bem difícil de encontrar. Mas ainda acho que você encontraria nos desmanches de Curitiba (que te falei), também acho que eles despacham aí pra Spaulo.
Tenta na DALPER (R. do Oratório, 2808 - Parque Oratorio, Santo André - SP), eles trabalham só com peças KIA. Quando comprei minha viatura aí em SPaulo fui até lá comprar alguns itens. Porém é super careiro.

EDuarte
09/08/2016, 08:19
Eu pensei na mesma possibilidade. Sabe se eh possível utilizar inclusive a chave e o mostrador de aquecimento no painel eliminando o modulo e utilizando somente o relé? Sei que manter o acionamento pela chave eh possível, soh não sei como.

Valeu de novo.

Sim, perfeitamente possivel, elimina o original e usa só esse.

[]s
(DU)

mfdomingues
09/08/2016, 09:49
Puxa cara! realmente tem itens da SPT que é bem difícil de encontrar. Mas ainda acho que você encontraria nos desmanches de Curitiba (que te falei), também acho que eles despacham aí pra Spaulo.
Tenta na DALPER (R. do Oratório, 2808 - Parque Oratorio, Santo André - SP), eles trabalham só com peças KIA. Quando comprei minha viatura aí em SPaulo fui até lá comprar alguns itens. Porém é super careiro.



Josivaldo, realmente para algumas peças é complicado, mas acredito que no caso deste módulo é devido a característica do mesmo, quantas SPTGs chegam ao final da vida útil com ele inteiro? Vi alguns no mercado livre, mas, pela foto digo que se não estão parados estão em vias dê com aspecto inclusive de oxidação externa. Ou seja, não é só achar, é achar um que esteja funcional.

Mas vou dar uma olhada na Dalper, por desencargo de consciência, senão vou enfrentar a empreitada de fazer com relé temporizador como o Eduardo informou acima.

Valeu

Elias Alves de LIma
31/08/2016, 05:16
Bom dia, pessoal estou com esse problema na minha sport 2.2 97 diesel, esta jogado água fora pelo reservatório, mecânico já fez a parte de cima do motor, cabeçote ja foi p retifica deu ok, junta nova, mas quando monta é só esquentar que começa a jogar água, onde pra fica uma poça, alguém pode me ajudar ou me indicar um mecânico que tenha mais conhecimento, Curitiba ou região.
Obrigado!!

JcPará
31/08/2016, 08:28
Bom dia, pessoal estou com esse problema na minha sport 2.2 97 diesel, esta jogado água fora pelo reservatório, mecânico já fez a parte de cima do motor, cabeçote ja foi p retifica deu ok, junta nova, mas quando monta é só esquentar que começa a jogar água, onde pra fica uma poça, alguém pode me ajudar ou me indicar um mecânico que tenha mais conhecimento, Curitiba ou região.
Obrigado!!

Bom dia Elias,
procure a Oficina da Auto Vans, fica na Vila Fanny, uma rua paralela à Linha verde.
Abraço

rDuran
31/08/2016, 08:59
Bom dia, pessoal estou com esse problema na minha sport 2.2 97 diesel, esta jogado água fora pelo reservatório, mecânico já fez a parte de cima do motor, cabeçote ja foi p retifica deu ok, junta nova, mas quando monta é só esquentar que começa a jogar água, onde pra fica uma poça, alguém pode me ajudar ou me indicar um mecânico que tenha mais conhecimento, Curitiba ou região.
Obrigado!!

Eu indico a Fuji Car, fica na rua espirito santo, quase esquina com a Av Pres Kennedy. Prox ao Parana clube.
O Propietário é o Ednilson, para o motor diesel da sportage ele entende muito.

Fuji Car
Rua Espirito Santo, 263
41 3332-1871

Elias Alves de LIma
31/08/2016, 20:47
Obrigado pela indicação!

Elias Alves de LIma
31/08/2016, 20:49
Obrigado, bem próximo ao meu trabalho, obrigado!

cipriani
15/09/2016, 13:06
galera seguinte, vou ressuscitar o topico pra nao criar outro,
minha sportage tem uma bela dificuldade na partida com o motor frio, mesmo em dias de temperatura em torno de 18 graus, eu tenho de deixar aquecer duas vezes pra depois dar arranque, e se for a primeira partida do dia, ela vai ficar tremendo com a a lenta em 400 500 rpm por uns 5 segundos, ja testei as velas, e estão TODAS BOAS, testei a eletrica, e chega positivo nelas enquanto o led esta aceso no painel, e depois que o led apaga continua chegando positivo por mais uns 2 segundos, ou seja esta tudo normal,, o que pode ser?
em dias frios (+- 5º ou menos ) eu deixo aquecer umas tres vezes e mesmo assim ela pega tremendo toda
as vezes em dias de 15º em media com duas aquecidas com o motor frio ela pega e apaga, dai tenho de deixar aquecer mais uma vez e dar a partida, isso não pode ser normal
me deem uma luz
o que pode ser?
as velas estão boas
a parte eletrica/relé também esta ok
socorro

mfdomingues
15/09/2016, 14:08
galera seguinte, vou ressuscitar o topico pra nao criar outro,
minha sportage tem uma bela dificuldade na partida com o motor frio, mesmo em dias de temperatura em torno de 18 graus, eu tenho de deixar aquecer duas vezes pra depois dar arranque, e se for a primeira partida do dia, ela vai ficar tremendo com a a lenta em 400 500 rpm por uns 5 segundos, ja testei as velas, e estão TODAS BOAS, testei a eletrica, e chega positivo nelas enquanto o led esta aceso no painel, e depois que o led apaga continua chegando positivo por mais uns 2 segundos, ou seja esta tudo normal,, o que pode ser?
em dias frios (+- 5º ou menos ) eu deixo aquecer umas tres vezes e mesmo assim ela pega tremendo toda
as vezes em dias de 15º em media com duas aquecidas com o motor frio ela pega e apaga, dai tenho de deixar aquecer mais uma vez e dar a partida, isso não pode ser normal
me deem uma luz
o que pode ser?
as velas estão boas
a parte eletrica/relé também esta ok
socorro

Está usando o afogador para dar a partida em dias frios?

Não poderia ser pouco diesel, talvez uma regulagem na BI?

cipriani
15/09/2016, 17:20
Está usando o afogador para dar a partida em dias frios?

Não poderia ser pouco diesel, talvez uma regulagem na BI?


realmente o afogador eu não uso, nem imaginei que fosse realmente nescessario
agora pouco diesel, não sei se é, pois ja tenho a BI aberta 1/2 volta

Leandroalves
19/12/2016, 03:17
Caro amigo um dia perdi meu relé das velas aquecedoras, como nao encontrei onde fica fuzivel dele resolvi refazer o sistema, utilizei um rele de partida de moto com botão embaixo do volante para acionamento, funciona muito bem e nunca mais queimou


Trazendo o tópico a vida quase um ano depois....

O módulo de gerenciamento das velas aquecedoras da minha SPTG, faleceu estes dias. Na verdade ele já estava meio capenga, quando ligava-se a chave (meia volta) aparecia o sinal no painel das vela aquecendo, mas, não desligava, só quando o motor partia, você poderia ficar ali o dia todo que sinal ficava no painel.

Enfim, parou de funcionar, coloquei um relé do gol fazendo a ligação direto, utilizando os mesmos cabos, mas com um botão no painel, na terceira tentativa fritou, troquei os cabeços por de bito-la maior e funcionou muito bem. Mas estes dias, fritou de novo.

Minha dúvida é alguém já instalou algum módulo de outra marca nas SPTGs e funcionou?

Leandroalves
19/12/2016, 03:19
Cara da uma olhada no teu filtro de combustível, e preferência troque...

mfdomingues
19/12/2016, 14:18
Caro amigo um dia perdi meu relé das velas aquecedoras, como nao encontrei onde fica fuzivel dele resolvi refazer o sistema, utilizei um rele de partida de moto com botão embaixo do volante para acionamento, funciona muito bem e nunca mais queimou

Leandro, boa tarde

Obrigado pela resposta, essa mensagem foi de agosto e logo após resolvi o problema, minha falha em não dar o retorno aqui no fórum.

Bom, aconteceu o seguinte, comecei a procurar um módulo de gerenciamento novo e no grupo do wapp das Sportage o Julio Cesar apareceu com um, foi até a casa dele instalar e quando ele bateu o olho no motor ele matou a charada, não era o módulo de gerenciamento que tinha parado de funcionar, mas, o mexanico que trocou meu cabeçote não conectou o cabo do aterramento que vai no cabeçote na parte de trás e como as velas precisam de aterramento na peça elas fechavam curto e não deixavam o módulo funcionar. Bom, ele aterrou o cabeçote, aproveitou e trocou fusíveis, reconectou cabos que estavam desgastados nas velas etc (o cara não parava mais de achar soluções para meus problemas kkkkk). Bom, feito isto o módulo voltou a funcionar muito melhor que antes.

Agora, cabe uma ótima observação que aprendi com o Reinaldo de Jundiaí. Poucos sabem, mas o módulo de gerenciamento das velas aquecedoras não faz só a função de ligar e desligar as velas na partida do motor, como um mero temporizador, se isto fosse sua função principal um simples relé funcionária. Na verdade, o módulo atua na partida do motor e também quando o motor atingi baixa temperatura (mesmo em movimento) em um dia muito frio as velas aquecedoras entram em ação através do módulo e aquecem as camarás fazendo com que o diesel queime de forma correta. o amigo Reinaldo inclusive colocou um LED no positivo da vela puxando-o para o painel interno, e várias vezes viu ele informado eu as velas estavam em funcionamento em dias frio. Ou seja, ligar direto as velas via chave no painel cria um bypass no módulo o que não faz o motor trabalhar da forma correta, claro que muitos vão dizer "eu nunca tive problemas" mas é uma questão assintomática que pode gerar problemas a longo prazo que nunca serão detectados.
Quem quiser deixar o motor funcionando da forma correta, deixe o módulo em dia, afinal, este foi sua concepção inicial.

PedrãoRS
14/04/2017, 13:33
Pessoal reativando o tópico.
Bom sou novo de Sportage e o fórum já me ajudou bastante, mas estou com um problema que não consigo solucionar referente as velas de pré aquecimento.
Já testei de tudo relé, fusível e etc. Porém não chega energia nas velas e, ocorre o seguinte: Desconectei o cabo que chega nas velas e com ajuda de um multímetro, vejo que chega entre 9 e 6 volts no cabo (acredito que essa variação seja a central atuando), mas quando conecto o cabo às velas, e testo com o multímetro, não chega NADA de corrente nas velas. Alguém tem uma pista do que pode ser?

adailtonpaulo
03/07/2017, 09:32
olá a todos estou sem utilizar esse sensor de 2 contatos q o meu quebrou , mais a partida a frio fica ruim , queria colocar o sensor mais não encontro , alguém q poderia me informar onde encontra esse sensor da sportage 2.2 de 2 contato ?

ErnoSchaefer
22/05/2018, 15:53
Boa tarde, você teria como me informar qual relé utilizou para este trabalho.

bonfimrock
31/05/2018, 13:01
bom dia a todos! A minha Grand Sport Tdi ano 2000, foi instalado embaixo do painel um botão manual, que eu pressiono por uns 15 segundos e dou partida, e seguro por mais uns 5 a 7 segundos(devido ao frio aqui em Curitiba as vezes puxo o afogador por um minuto mais ou menos e ai saio com a viatura). Minhas velas sao Bosch. * também acho valido falar que uns dois meses atras fizemos a limpeza do tanque de combustivel, troca do filtro e agora so uso diesel S10 que ajudou nas partidas a frio.

Luiz Eberton Acosta
04/09/2019, 00:04
boa noite amigos comprei agora a pouco uma sportage 2.0 tdi ano 2003 esto em duvida a vela aquecedora,na partida a frio a vela aquecedora e alimentada e quando o veiculo pega esta corrente tem q corta ou fica alimentando a vela ate o motor chega numa temperatura de trabalho,alguem pode me ajudar

EDuarte
05/09/2019, 07:28
boa noite amigos comprei agora a pouco uma sportage 2.0 tdi ano 2003 esto em duvida a vela aquecedora,na partida a frio a vela aquecedora e alimentada e quando o veiculo pega esta corrente tem q corta ou fica alimentando a vela ate o motor chega numa temperatura de trabalho,alguem pode me ajudar
A vela ainda recebe tensão por alguns segundos apos o motor pegar.

[ ]s
(DU)

luis sportage
23/02/2020, 23:55
Olá boa noite, sou Luis do Chile, tenho um Kia Grand Sportage 2.0 diesel tdi ano 2002.
Infelizmente, eu falhei com as velas pré-aquecidas e com o ar condicionado, gostaria de perguntar quem pode o diagrama elétrico deste veículo ou o manual de reparo, verifiquei fusíveis, relés, cabos etc. e não encontro a falha.
Aparentemente, a placa de contato seria boa, e também o relé das velas, verifique com um multiteste e também parece bom, as velas não estão queimadas, não acenda a luz indicadora do painel
Muito obrigado.
luisgomez2.0@hotmail.com

EDuarte
24/02/2020, 09:34
Olá Luis, seja bem vindo.
Se vc ja verificou velas, cabos e rele, com certeza o problema esta na central eletronica que fica no pé do passageiro.

[] s
(DU)