PDA

Ver Versão Completa : Próximo problema.



leomichetti
11/06/2008, 07:00
Amigos,

Já sei que logo mais terei um possível problema...pois é a segunda vez que me ocorre o seguinte: O NIVA está ligado e funcionando normalmente....aí quando vou desligar chego até a tirar a chave do contato que o Danado não desliga. Já me ocorreu 2 vezes e aí parou de ocorrer. Antes que eu tenha um problema maior com isso...o que deve ser ? Ignição ? Se for qual a solução mais econômica...já que sempre que tenho problemas as opções são as mais caras...heheheh. Se eu adaptar uma ignição eletrônica, resolve? Imagino que a ignição no niva original seja mais caro e difícil de achar do que adaptar uma eletrônica...Pode ser algum mal contato ? Quais fios posso checar nesse caso ? Algum auto-elétrico bom pra isso no RJ ?...já que os últimos que andei rodando quando olham qual é o carro ou fogem ou quando arriscam mexer e fica esquisito dão uma desculpa e deixam como está, condenando o carro!

PS.: O meu problema antes a esse era justamente o contrário...não ligava! Era o arranque, agora, não desliga !!! Só pode ser sacanagem...será que ficará bom até o dia da viagem pra STL...? Cada hora é uma coisa e o tempo ($$$) vai esgotando tb.


Léo.

Soldier
11/06/2008, 09:27
Amigos,

Já sei que logo mais terei um possível problema...pois é a segunda vez que me ocorre o seguinte: O NIVA está ligado e funcionando normalmente....aí quando vou desligar chego até a tirar a chave do contato que o Danado não desliga. Já me ocorreu 2 vezes e aí parou de ocorrer. Antes que eu tenha um problema maior com isso...o que deve ser ? Ignição ? Se for qual a solução mais econômica...já que sempre que tenho problemas as opções são as mais caras...heheheh. Se eu adaptar uma ignição eletrônica, resolve? Imagino que a ignição no niva original seja mais caro e difícil de achar do que adaptar uma eletrônica...Pode ser algum mal contato ? Quais fios posso checar nesse caso ? Algum auto-elétrico bom pra isso no RJ ?...já que os últimos que andei rodando quando olham qual é o carro ou fogem ou quando arriscam mexer e fica esquisito dão uma desculpa e deixam como está, condenando o carro!

PS.: O meu problema antes a esse era justamente o contrário...não ligava! Era o arranque, agora, não desliga !!! Só pode ser sacanagem...será que ficará bom até o dia da viagem pra STL...? Cada hora é uma coisa e o tempo ($$$) vai esgotando tb.


Léo.

Léo, já vi relatos deste mesmo problema neste e em outros fóruns e pelo que me lembro trata-se de um problema relativamente simples e barato... provavelmente o problema é no miolo da chave (nada a ver com a ignição eletronica) e se não tiver concerto, basta trocar o miolo da chave de ignição... de qualquer forma, se vc não souber fazer, certamente o Flugêncio poderá te ajudar ou indicar alguém que o faça...

[]s :concordo:

leomichetti
11/06/2008, 09:49
Léo, já vi relatos deste mesmo problema neste e em outros fóruns e pelo que me lembro trata-se de um problema relativamente simples e barato... provavelmente o problema é no miolo da chave (nada a ver com a ignição eletronica) e se não tiver concerto, basta trocar o miolo da chave de ignição... de qualquer forma, se vc não souber fazer, certamente o Flugêncio poderá te ajudar ou indicar alguém que o faça...

[]s :concordo:

RSRSRS...O Flugêncio vai virar meu consultor particular, hehehe...acho melhor pensar seriamente em abrir uma oficina nem que seja só de FDS para nós aki do RJ, hein Flugêncio ?! A hora que eu juntar um cascalho, me ofereço como seu sócio e embora não entenda muito eu tenho disposição e boto a mão na massa junto!

Tb me ocorreu sobre Fusível...esses dias o mecânico disse que aproveitou e trocou uns 4 que estava queimado...será que não tá dando problema aí, tipo fechando contato direto, sei lá. Se for o miolo, qualquer um pode ser usado, é fácil de encontrar será?

Com essas perguntas cretinas vou ser demitido da sociedade antes de começar, hahaha

Obrigado e ogo mais posto as fotinhas de como tá ficando o NIVA.

Léo.

Girti
11/06/2008, 13:08
Amigos,

Já sei que logo mais terei um possível problema...pois é a segunda vez que me ocorre o seguinte: O NIVA está ligado e funcionando normalmente....aí quando vou desligar chego até a tirar a chave do contato que o Danado não desliga. Já me ocorreu 2 vezes e aí parou de ocorrer. Antes que eu tenha um problema maior com isso...o que deve ser ? Ignição ? Se for qual a solução mais econômica...já que sempre que tenho problemas as opções são as mais caras...heheheh. Se eu adaptar uma ignição eletrônica, resolve? Imagino que a ignição no niva original seja mais caro e difícil de achar do que adaptar uma eletrônica...Pode ser algum mal contato ? Quais fios posso checar nesse caso ? Algum auto-elétrico bom pra isso no RJ ?...já que os últimos que andei rodando quando olham qual é o carro ou fogem ou quando arriscam mexer e fica esquisito dão uma desculpa e deixam como está, condenando o carro!

PS.: O meu problema antes a esse era justamente o contrário...não ligava! Era o arranque, agora, não desliga !!! Só pode ser sacanagem...será que ficará bom até o dia da viagem pra STL...? Cada hora é uma coisa e o tempo ($$$) vai esgotando tb.


Léo.

Concordo com o Soldier, o problema deve estar no miolo da chave de ignição (partida). Não deve ser algo muito complicado para um bom eletricista.

leomichetti
11/06/2008, 14:08
Concordo com o Soldier, o problema deve estar no miolo da chave de ignição (partida). Não deve ser algo muito complicado para um bom eletricista.

O problema é esse..."um bom eletricista". E qto à dúvida do miolo ? Qual posso colocar ou se o do niva mesmo é fácil de encontrar...não pude pesquisar ainda.

Léo

MITROTO
11/06/2008, 14:26
Amigo

Peça pra um eletricista dar uma checada no comutador (partida).
A chave de partida gira o comutador que aciona o motor de partida, e depois volta para o posição "on" que mantem a parte elétrica funcionando, e o motor de partida desligado. Certa vez, ao dar partida na minha Band, o comutador (que estava velho e estragado) travou na posição em que o motor de partida fica ligado. Vi o motor de partida fumacear e queimar na minha frente sem poder fazer nada a tempo de evitar a queima. Fui até um eletricista que refes o motor de partida e sugeriu a troca do miolo (+ chave) e do comutador, pois trabalham juntos, e se um deles não estiver legal, acaba zuando o outro.
No seu caso, o comutador pode estar com problemas, pois quando vc desliga (gira a chave) o comutador não desliga o motor. Muito cuidado para não acontecer contigo o que aconteceu comigo, de o comutador quebrar, ou a chave travar na posição em que o motor de partida fique ligado.
Sugiro no seu caso a troca do miolo + chaves e do comutador.

Guilherme

leomichetti
11/06/2008, 14:35
Muito cuidado para não acontecer contigo o que aconteceu comigo, de o comutador quebrar, ou a chave travar na posição em que o motor de partida fique ligado.
Sugiro no seu caso a troca do miolo + chaves e do comutador.

Guilherme

Nem brinca com isso !!!
Meu motor de partida é novinho em folha e paguei uma nota nele...isso não pode acontecer..rsrsr.
Outra coisa...um cara da Araucária (não citarei nomes), disse que no caso do NIVA, a chave não pode virar até o fim...precisa deixar um tantinho antes, pouca coisa, pois se girar a chave toda a própria ignição corta a partida...ou seja ele fica girando sem fazer o motor ligar !!! No meu primeiro NIVA eu já tinha reparado que sempre que ficava lá com a chave virada até a posição normal ele demorava a pegar...mas virando um pouco menos ele pegava no estalo. Isso é verdade mesmo ou foi mera coincidência ? Nunca ouvi falar disso, essa foi a primeira vez...

Léo.

MITROTO
11/06/2008, 14:56
Caro

O comutador custa algo em torno de 15/20 reais, e um miolo + chaves novas algo em torno de 30/40 reais. No meu caso, depois da troca ficou tudo uma beleza. Se o seu caso for problema no comutador ou no miolo, como eu suspeito, vale a pena vc trocar os dois, pois queimar o motor de partida não é brincadeira.
A melhor opção é vc procurar um eletricista de cinfiança e pedir pra ele checar esses itens.

Abraço
Guilherme

Luciano SHAKALL
11/06/2008, 15:21
"... O NIVA está ligado e funcionando ... quando vou desligar chego até a tirar a chave do contato que o Danado não desliga ... O meu problema antes a esse era justamente o contrário...não ligava! Era o arranque, agora, não desliga !!! Só pode ser sacanagem ... Não queria tanto que ele ligasse? Agora "guenta" ele ligado :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: . .

Brincadeiras a parte, as possíveis causas do problema, os colegas já falaram,
mas, enquanto isso, se você estiver estacionando e precisar desligar o carro (não vai sair e deixar ele lá ligado, né :rolleyes: ?),
engate uma 5ª com ele parado e devagarinho tire o pé da embreagem.
Claro que ele vai "morrer", e você terá desligado o carro.
Nem se compara àquele tranco que ele dá quando se está em 1ª ao dar a partida, ou "tira o pé" da embreagem rápido demais
(quando se está aprendendo - quem nunca passou por isso :mrgreen: ?)

[]'s e desculpa a brincadeira :oops: ...

Girti
11/06/2008, 16:20
Não queria tanto que ele ligasse? Agora "guenta" ele ligado :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: . .

Brincadeiras a parte, as possíveis causas do problema, os colegas já falaram,
mas, enquanto isso, se você estiver estacionando e precisar desligar o carro (não vai sair e deixar ele lá ligado, né :rolleyes: ?),
engate uma 5ª com ele parado e devagarinho tire o pé da embreagem.
Claro que ele vai "morrer", e você terá desligado o carro.
Nem se compara àquele tranco que ele dá quando se está em 1ª ao dar a partida, ou "tira o pé" da embreagem rápido demais
(quando se está aprendendo - quem nunca passou por isso :mrgreen: ?)

[]'s e desculpa a brincadeira :oops: ...

Como sempre, uma solução engenhosa do nosso "Homem-Enciclopédia" Luciano! Mas , tendo em vista uma certa fragilidade da quinta marcha, acredito que seja melhor fazer esta manobra usando a quarta marcha, também pouco reduzida, mas mais robusta.

GARCIA/SP
11/06/2008, 19:43
Não queria tanto que ele ligasse? Agora "guenta" ele ligado :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: . .

Brincadeiras a parte, as possíveis causas do problema, os colegas já falaram,
mas, enquanto isso, se você estiver estacionando e precisar desligar o carro (não vai sair e deixar ele lá ligado, né :rolleyes: ?),
engate uma 5ª com ele parado e devagarinho tire o pé da embreagem.
Claro que ele vai "morrer", e você terá desligado o carro.
Nem se compara àquele tranco que ele dá quando se está em 1ª ao dar a partida, ou "tira o pé" da embreagem rápido demais
(quando se está aprendendo - quem nunca passou por isso :mrgreen: ?)

[]'s e desculpa a brincadeira :oops: ...


Boa, Google-man!!!:palmas::palmas:

Abs:concordo:

Ps.: Desculpe pela brincadeira!

leomichetti
12/06/2008, 08:35
Não queria tanto que ele ligasse? Agora "guenta" ele ligado :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: . .

Brincadeiras a parte, as possíveis causas do problema, os colegas já falaram,
mas, enquanto isso, se você estiver estacionando e precisar desligar o carro (não vai sair e deixar ele lá ligado, né :rolleyes: ?),
engate uma 5ª com ele parado e devagarinho tire o pé da embreagem.
Claro que ele vai "morrer", e você terá desligado o carro.
Nem se compara àquele tranco que ele dá quando se está em 1ª ao dar a partida, ou "tira o pé" da embreagem rápido demais
(quando se está aprendendo - quem nunca passou por isso :mrgreen: ?)

[]'s e desculpa a brincadeira :oops: ...

Eu fiz diferente...como meu NIVA tem GNV, eu passeio o botão para o meio...nem gasolina nem gás, cortei o combustível e ele desligou.
Mas se não me engano mesmo desligando o motor o painel ficou com a luz de ignição acessa...aí nesse caso quem vai pro saco é a bateria...hehehe.
Final de semana assim que der eu dou um pulo no eletricista pra ver...
Vou postar umas fotinhas do NIVA depois da reforma...são de celular e de nite...qualidade péssima, mas depois eu melhoro com umas fotos de verdade com câmera de verdade.

Léo.

Flugêncio
12/06/2008, 09:37
Eu fiz diferente...como meu NIVA tem GNV, eu passeio o botão para o meio...nem gasolina nem gás, cortei o combustível e ele desligou.
Mas se não me engano mesmo desligando o motor o painel ficou com a luz de ignição acessa...aí nesse caso quem vai pro saco é a bateria...hehehe.
Final de semana assim que der eu dou um pulo no eletricista pra ver...
Vou postar umas fotinhas do NIVA depois da reforma...são de celular e de nite...qualidade péssima, mas depois eu melhoro com umas fotos de verdade com câmera de verdade.

Léo.

Léo,
Pode começar a procurar um comutador pra ignição do seu niva.

leomichetti
12/06/2008, 10:33
Léo,
Pode começar a procurar um comutador pra ignição do seu niva.

Muito bem...agora as dicas!!! Qual comprar ? Tem alguma específicação certa ? Existe algum modelo de outro carro que sirva ? E o mais importante...Alguém sabe onde encontro, pois só achei na Sarancar, original do NIVA, mas está indisponível o produto !

Léo.

Girti
12/06/2008, 11:43
Muito bem...agora as dicas!!! Qual comprar ? Tem alguma específicação certa ? Existe algum modelo de outro carro que sirva ? E o mais importante...Alguém sabe onde encontro, pois só achei na Sarancar, original do NIVA, mas está indisponível o produto !

Léo.

Recomendo imprimir e guardar:

Segue abaixo uma pequena lista com nomes e telefones de alguns fornecedores de peças/serviços Lada em São Paulo e arredores:

Alternativa 4x4: (0XX11) 6221.5359 / 6221.5327

Auto Peças Diorio - Floriano e Wilton: (0XX11) 6557.8012 / 6557.7991 / 6553.5958 / 9577.1742 (Floriano) / 9995.7114 (Wilton)

Bomer (antiga autorizada Lada em S. Bernardo do Campo): (0XX11) 4125.0044

Lad Peças: (0XX11) 3825.1486 / 3825.1853 / 9986.4659 (Arruda)

Saran'Car - Marli (em Guarulhos): (0XX11) 6432.2509 / 9508.9205 (Marli)

Status (Santo André): (0XX11) 4451.7920 / 4974.3672

leomichetti
12/06/2008, 12:56
Recomendo imprimir e guardar:

Segue abaixo uma pequena lista com nomes e telefones de alguns fornecedores de peças/serviços Lada em São Paulo e arredores:

Alternativa 4x4: (0XX11) 6221.5359 / 6221.5327

Auto Peças Diorio - Floriano e Wilton: (0XX11) 6557.8012 / 6557.7991 / 6553.5958 / 9577.1742 (Floriano) / 9995.7114 (Wilton)

Bomer (antiga autorizada Lada em S. Bernardo do Campo): (0XX11) 4125.0044

Lad Peças: (0XX11) 3825.1486 / 3825.1853 / 9986.4659 (Arruda)

Saran'Car - Marli (em Guarulhos): (0XX11) 6432.2509 / 9508.9205 (Marli)

Status (Santo André): (0XX11) 4451.7920 / 4974.3672


Eu já tinha acessado os sites de alguns desses aí...por tel e com o nome das pessoas é mais fácil.

Vlw.

Léo.

Carlão Pinheiro
13/06/2008, 17:10
Recomendo imprimir e guardar:

Segue abaixo uma pequena lista com nomes e telefones de alguns fornecedores de peças/serviços Lada em São Paulo e arredores:

Alternativa 4x4: (0XX11) 6221.5359 / 6221.5327

Auto Peças Diorio - Floriano e Wilton: (0XX11) 6557.8012 / 6557.7991 / 6553.5958 / 9577.1742 (Floriano) / 9995.7114 (Wilton)

Bomer (antiga autorizada Lada em S. Bernardo do Campo): (0XX11) 4125.0044

Lad Peças: (0XX11) 3825.1486 / 3825.1853 / 9986.4659 (Arruda)

Saran'Car - Marli (em Guarulhos): (0XX11) 6432.2509 / 9508.9205 (Marli)

Status (Santo André): (0XX11) 4451.7920 / 4974.3672

Completando:
Alternativa - César / Robson
Diório - o Floriano é melhor de negócio, com chorinho consegue-se chegar num preço melhor
Status - Edmilson (parte comercial, bom de negócio), Zé Luiz (parte mecânica)
Como diz o Gustavo tem a Baré Parts - Thyago (lista dos camaradas do niva) - bareniva@yahoo.com.br
e a Cangaceiro Parts - Flugêncio - addsumus@yahoo.com.br
Tem o Jossano também - jossano@gmail.com

thgteixeira
09/12/2009, 08:14
Bem, meu Niva resolveu entrar em rebelião.

Depois do carburador, ontem, quando eu estava em trânsito, o carro simplesmente apagou no meio da Avenida Piraporinha aqui em S.Bernardo (pra quem não conhece, é uma movimentada avenida que liga São Bernardo a Diadema e depois à Capital).

Encostei o carro no pátio de uma fábrica, e vi que alguns toques no tambor onde fica o comutador faziam o carro "acender" novamente. No entanto, na hora de dar a partida, o carro o fazia girando a chave até o final, porém, ao voltar com a chave para o ponto de repouso, o carro apagava novamente.

Desconfiei dos terminais que ligam os fios ao comutador, e troquei todos. Mas não adiantou. Virando a chave no sentido de ligar a bateria, tudo normal, ao dar a partida, tudo normal de novo, mas ao voltar a chave para o repouso, o carro morre e apaga todo.

O Miolo da chave anda meio "bambo", será que é caso para troca do comutador e da chave?

Agora os pepinos começaram a aparecer uns atrás dos outros! :putz:

thgteixeira
09/12/2009, 08:20
Acabei de ligar para a Bomer: Conjunto completo - Comutador, miolo, tambor, inclusive com as chaves: R$ 186,00 :parede:

thgteixeira
09/12/2009, 08:29
Outro tópico sobre o tema: Comutador de Partida (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=17111)

Aqui um colega diz ter usado o comutador do caminhão Mercedes 708, mas não dá maiores detalhes. Alguém conhece alguma adaptação de qualidade que não altere o aspecto original nesse sentido?

Peter
09/12/2009, 15:00
Thiago

Recentemente eu vi num catalogo da Ind.Marilia que fornece peças eletricas para o mercado de reposição o miolo(a parte eletrica) da chave para o Niva.Tentei comprar mas não achei.Talvez voce tenha mais sorte??

Girti
09/12/2009, 18:02
Completando:
Alternativa - César / Robson
Diório - o Floriano é melhor de negócio, com chorinho consegue-se chegar num preço melhor
Status - Edmilson (parte comercial, bom de negócio), Zé Luiz (parte mecânica)
Como diz o Gustavo tem a Baré Parts - Thyago (lista dos camaradas do niva) - bareniva@yahoo.com.br
e a Cangaceiro Parts - Flugêncio - addsumus@yahoo.com.br
Tem o Jossano também - jossano@gmail.com

Retificando:

Alternativa: o Robson saiu da firma há alguns meses, estão lá o Marcelo e outro rapaz cujo nome não recordo.

SERGIO MOLLO
09/12/2009, 19:20
Thiago

Recentemente eu vi num catalogo da Ind.Marilia que fornece peças eletricas para o mercado de reposição o miolo(a parte eletrica) da chave para o Niva.Tentei comprar mas não achei.Talvez voce tenha mais sorte??

A quem interessar, no ebay tem o russo por U$ 26.50 a peca + U$ 12.50 de frete.

Peter
09/12/2009, 22:34
Thiago

Recentemente eu vi num catalogo da Ind.Marilia que fornece peças eletricas para o mercado de reposição o miolo(a parte eletrica) da chave para o Niva.Tentei comprar mas não achei.Talvez voce tenha mais sorte??

Me desculpem,mas infelizmente a memoria esta ficando fraca mas o que eu vi foi o impulsor vide http://www.marilia-sa.com.br/Site/Produtos.aspx de codigo IM80104811

thgteixeira
11/12/2009, 02:17
Me desculpem,mas infelizmente a memoria esta ficando fraca mas o que eu vi foi o impulsor vide http://www.marilia-sa.com.br/Site/Produtos.aspx de codigo IM80104811

Peter, mas mesmo assim obrigado pela dica.

Não sei se você está precisando deste impulsor, mas encontrei ele em uma auto-peças aqui em São Bernardo. Se quiser faço uma consulta pra você!

thgteixeira
11/12/2009, 02:18
A quem interessar, no ebay tem o russo por U$ 26.50 a peca + U$ 12.50 de frete.

Obrigado Sérgio!

Na Sarancar, só o comutador sai por 60 latinhas. Não sei se é novo.

thgteixeira
11/12/2009, 02:20
Agradeço também ao Geniva! Gostei da sua solução, eu só não faço o mesmo em meu Niva, porque acho que a ignição do lado esquerdo é um charme! (igual aos Porsche, como diria o Gil).

A Minha solução: Morri com 160 latinhas na Bomer, como sempre fui extremamente bem atendido (é um "boteco de niveiros" mesmo) e troquei todo o tambor por um novo.

Agora vai durar!

Valeu pessoal!