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Ver Versão Completa : Redução no Samurai Helicoidal



MaGao
10/06/2008, 21:55
Fala galera,

se eu trocar meu anel e pião do diferencial por um 5.38 ou 4.57
quanto que ficaria minha redução ? tenho pneus 215/75/15
pretendo por 235/75/15 ou maior..

so trocar isso ou precisa trocar mais alguma parte para reduzir no diferencial?

abraços,

Alexandre X
10/06/2008, 22:35
5.38 é 37% de redução, iria bem com um pneu 36"
4.56 é 16% de redução, iria bem com um pneu 30"

Mas a pergunta que não quer calar... onde vc vai encontrar essas relaçoes de coroa e pinhão para o Samurai Helicoidal?

diogo ludovico
11/06/2008, 00:11
Magao, acho que não tem relações de diferenciais diferentes para o samurai 97 não, no seu caso, o mais facil$$$$ seria a troca do cambio pelo do chevette (12% reduzido), evitando de ter que trocar a caixa de tração
Alexandre, de acordo com meus calculoos, a relação 5,38 com pneus 33" ficaria 10% mais reduzido que o original certo? :roll:
Pensei em colocar a 4.88, que no meu calculo daria perfeitamente, apenas 1% mais reduzido, mas fiquei receoso de que o peso maior dos 33" acabasse por deixar o carro xoxo.

MaGao
11/06/2008, 12:10
5.38 é 37% de redução, iria bem com um pneu 36"
4.56 é 16% de redução, iria bem com um pneu 30"

Mas a pergunta que não quer calar... onde vc vai encontrar essas relaçoes de coroa e pinhão para o Samurai Helicoidal?


rapaz.. eu achei nos USA.. amigo meu pode mandar para mim.. so preciso saber se cabe hoaiehioea afinal não so expecialista..
ele tem la Pinon and ring 5.38 e 4.56..
so com isso da para usar no 97?

abraços,

MaGao
11/06/2008, 12:12
Magao, acho que não tem relações de diferenciais diferentes para o samurai 97 não, no seu caso, o mais facil$$$$ seria a troca do cambio pelo do chevette (12% reduzido), evitando de ter que trocar a caixa de tração
Alexandre, de acordo com meus calculoos, a relação 5,38 com pneus 33" ficaria 10% mais reduzido que o original certo? :roll:
Pensei em colocar a 4.88, que no meu calculo daria perfeitamente, apenas 1% mais reduzido, mas fiquei receoso de que o peso maior dos 33" acabasse por deixar o carro xoxo.

eu achei essas peças para samurai.. nos USA.. ai o que ta.. so com isso da para reduzir ou tem que trocar mais algo dentro do diferencial?

e para por caixa de chevette.. precisa de alguma adaptação ? e qual caixa seria do chevette 4 ou 5 marchas?

vlw!

diogo ludovico
11/06/2008, 12:48
Magao, no meu caso é mais facil pois estou usando eixos de rural, então as peças são faceis de encontrar.
Se voce onsegue trazer paa o samurai, ai tudo bem, mas no seu caso seria mais facil reduzir da seguinte forma:
1° cambio de chevette 5 m - reduz em 12%, o fabiano (fabil) produz o kit de acoplamento no motor original, facil de adaptar. Custo total aproximado de uns R$ 600,00 ,contando kit e cambio (to estimando)
2° Colocar o kit do alexandre X (4.16), reduz em 12% em 4x2 e 4x4H e em 85% em low, ideal para pneus até 31" (limite do eixo original)
Neste caso vc teria que trocar a caixa de tração por uma dos antigos (+-R$ 2200,00) + kit 4.16 (R$ 1400,00) fora a MO, mas é a melhor escolha técnica.
3° O alexandre X está prestes a lançar um kit para o helicoidal, que reduz em 25% tanto em 4x2 quanto em low, só que neste caso o pneu ideal seria um 33", pois mesmo com os 31" o carro ficaria reduzido.
A questão é vc ver qual é a sua intenção, radicalizar com pneus 31" ou maiores ou só usar um pneu pouca coisa maior.
Nos EUA só te msamurai feixe, então não sei se a coroa pião do antigo serve no 97, ae paso a bol para os experts.:mrgreen:

Supercharger
11/06/2008, 14:34
O eixo dianteiro do samurai helicoidal é diferente do eixo do samurai feixe.
Nos EUA só teve samurai feixe, então...

Fabil
11/06/2008, 15:23
só se nos EUA estiverem fabricando C&P p/ Jimny ( ao menos p/ exportacao, já que na zoropa os jimnys estao bombando)

enfim.. C&P de jimny serve em samurai helicoidal.. aqui no brasil a maioria dos jimnys sairam com relacao 45x11 ( 4.09:1) que é uma mixaria de nada mais reduzido que o samurai helicoidal, 43x11 ( 3.90:1) e nao vale a pena o investimento..

cambio de chevette 1.6 5 marchas deixa as relacoes em torno dos 10% mais reduzido que o cambio original

cambio de chevette JUNIOR deixar as 1, 2 e 3 marchas quase 20% mais reduzido que o cambio original do samurai, porem achar cambio de chevette junior é mosca branca...

sem falar que / usar cambio de chevette no motor original vai ter que fabricar flange p/ o motor original... nao vale a pena.. se fosse samurai já com motor AP dai seria molesa..

pega o kit Xcrawl corrente e resolva seus problemas..

Ô X... kde a xcrawl corrente??? agiliza ae se nao daqui a pouco os interessados arrumam outra solucao..hehehe

T+

MaGao
11/06/2008, 16:07
só se nos EUA estiverem fabricando C&P p/ Jimny ( ao menos p/ exportacao, já que na zoropa os jimnys estao bombando)

enfim.. C&P de jimny serve em samurai helicoidal.. aqui no brasil a maioria dos jimnys sairam com relacao 45x11 ( 4.09:1) que é uma mixaria de nada mais reduzido que o samurai helicoidal, 43x11 ( 3.90:1) e nao vale a pena o investimento..

cambio de chevette 1.6 5 marchas deixa as relacoes em torno dos 10% mais reduzido que o cambio original

cambio de chevette JUNIOR deixar as 1, 2 e 3 marchas quase 20% mais reduzido que o cambio original do samurai, porem achar cambio de chevette junior é mosca branca...

sem falar que / usar cambio de chevette no motor original vai ter que fabricar flange p/ o motor original... nao vale a pena.. se fosse samurai já com motor AP dai seria molesa..

pega o kit Xcrawl corrente e resolva seus problemas..

Ô X... kde a xcrawl corrente??? agiliza ae se nao daqui a pouco os interessados arrumam outra solucao..hehehe

T+

ele tem a C&P para jimny tbm.. hehe o kit do X nao sai.. dai ja vamos procurando outras soluções.. ehhehe

cacanakagi
11/11/2008, 11:11
só se nos EUA estiverem fabricando C&P p/ Jimny ( ao menos p/ exportacao, já que na zoropa os jimnys estao bombando)

enfim.. C&P de jimny serve em samurai helicoidal.. aqui no brasil a maioria dos jimnys sairam com relacao 45x11 ( 4.09:1) que é uma mixaria de nada mais reduzido que o samurai helicoidal, 43x11 ( 3.90:1) e nao vale a pena o investimento..

cambio de chevette 1.6 5 marchas deixa as relacoes em torno dos 10% mais reduzido que o cambio original

cambio de chevette JUNIOR deixar as 1, 2 e 3 marchas quase 20% mais reduzido que o cambio original do samurai, porem achar cambio de chevette junior é mosca branca...

sem falar que / usar cambio de chevette no motor original vai ter que fabricar flange p/ o motor original... nao vale a pena.. se fosse samurai já com motor AP dai seria molesa..

pega o kit Xcrawl corrente e resolva seus problemas..

Ô X... kde a xcrawl corrente??? agiliza ae se nao daqui a pouco os interessados arrumam outra solucao..hehehe

T+
Fabil, gostei da idéia do câmbio de chevete Junior... 20% de redução em certas marchas... Meu samuka 97 tá originalzinho e o custo benefício dessa adaptação parece interessante... Por quantas latas sairia essa flange do câmbio??? Vou dar um jeito de caçar essa mopsca branca por aqui em Jaboticabal....

Fabil
11/11/2008, 11:27
p/ fazer uma flange bem feita vai ficar na casa dos 400~500,00...
o ideal seiria usinar uma capa seca nova, mas dai o custo sobe absurdamente..

T+

cacanakagi
13/01/2009, 20:38
p/ fazer uma flange bem feita vai ficar na casa dos 400~500,00...
o ideal seiria usinar uma capa seca nova, mas dai o custo sobe absurdamente..

T+
Fabil... por acaso, pode me passar a relaçao da tcase de samurai helicoidal e feixe... Tanto em Hi como em Low... preciso dos números pra tentar uma negociação... procurei no fórum e não encontrei...

Alexandre X
13/01/2009, 20:50
Helicoidal:
Diferencial: 3,909
HIGH 1,320
LOW 2,123

Feixe
Diferencial: 3,727
HIGH 1,409
LOW 2,268

X Crawler 4.16
HIGH 1,578
LOW 4,16

X Crawler 2.65
HIGH 1,63
LOW 2,65

cacanakagi
14/01/2009, 08:18
Helicoidal:
Diferencial: 3,909
HIGH 1,320
LOW 2,123

Feixe
Diferencial: 3,727
HIGH 1,409
LOW 2,268

X Crawler 4.16
HIGH 1,578
LOW 4,16

X Crawler 2.65
HIGH 1,63
LOW 2,65
Valeu X...

cacanakagi
28/01/2009, 16:59
p/ fazer uma flange bem feita vai ficar na casa dos 400~500,00...
o ideal seiria usinar uma capa seca nova, mas dai o custo sobe absurdamente..

T+
Certo Fabil... Pelo que soube, os câmbio de chevete não aguentam bem o tranco... Ouvi dizer de muitos câmbios quebrados... Olhando relações de alguns câmbios por aí, encontrei o da c10 4 marchas que parece ter uma relação interessante e provavelmente mais forte.... mas tb deve ser um burucutu de um câmbio né(Grande)... Existe a possibilidade de instalar ele num Samurai???
As relações dele são as seguintes:
Clark 260F* - 4,22:1 - 2,36:1 - 1,47:1 - 1,00:1 - ** - 3,99:1

Fabil
28/01/2009, 17:11
putz!!! cambio de chevette nao aguenta um APzinho??? ue?? qual será a magica entao que a negada aqui na pista de arrancada usa chevette com motor AP turbo de 300cv, chevette com motor 2.2 16v de vectra, chevette com motor GM151 turbo de opala, alguns até com GM4.1????

o cambio do chevette, é praticamente o mesmo cambio de opala, so muda a capa seca e e relacao...0
o cambio de C10 é ENORME, duvido que caiba dentro do tunel do samurai sem ter que cortar

T+

MaGao
28/01/2009, 20:52
eu nunca vi um cambio de chevette quebrado =)
e nego usa isso em cada motor parrudo de arrancada e não da nada..

melhor que adaptar uma caixa ou sei la o que.. ne melhor por uma redução existente e testar? =)

ABraços,

cacanakagi
29/01/2009, 08:58
eu nunca vi um cambio de chevette quebrado =)
e nego usa isso em cada motor parrudo de arrancada e não da nada..

melhor que adaptar uma caixa ou sei la o que.. ne melhor por uma redução existente e testar? =)

ABraços,
Bom escutar isso do cambio de chevete..... Então como já comprei a 2.65....... Que resolverá 85% do problemas, falta agora o câmbio de chevete Junior pro fim de 2009... Aí acho que a coisa vai ficar boa.... Pois conforme lido no forum, terei mais 20% de redução na 1ª 2ª e 3ª marchas e manterei a 4ª e a 5ª quase originais.... Correto???

Fabil
29/01/2009, 09:28
diz p/ nós aqui... juntando os 25% de reducao em high da Xcraw 2.65 + 20% de reducao da primeira e segunda marcha do chevette junior, vc terá aproximados 45% de reducao em high em relacao a mecanica original...

qual tamanho de pneus vc pretende usar no seu samurai?

T+

cacanakagi
29/01/2009, 10:08
diz p/ nós aqui... juntando os 25% de reducao em high da Xcraw 2.65 + 20% de reducao da primeira e segunda marcha do chevette junior, vc terá aproximados 45% de reducao em high em relacao a mecanica original...

qual tamanho de pneus vc pretende usar no seu samurai?

T+
Certo fabil, vamos fazer as seguintes considerações:
1 - Uso o Jipe só nos fins de semana para trilha;
2 - Não tenho outro veículo adequado para puxar o Jipe então se eu fizer alguma viajem (que é difícil) para trilha ou passeio, será com as próprias "pernas", ou melhor rodas;
Baseado nestas opções quero um carro mais "trilha" que asfalto não podendo desconsiderar o asfalto, digamos um veículo que tenha velocidade de Cruzeiro em torno de 90km/h +/-...... Seria 85% trilha e 15% asfalto.
Então se a 4ª e 5ª marcha do câmbio do Chevette for próxima a do Samurai, terei um câmbio que equilibra o uso Estrada e trilha (Não uso ele na cidade)
Uso pneus 235/75 r15 e com este câmbio vou ter a opção de usar um pneu 255/75 ou 31..... Como também manter os 235/75...
Será que vai ficar muito reduzido em HI??? Posso também optar por colocar a 5ª relação do 1,6 como já vi num outro tópico...

MaGao
29/01/2009, 11:31
Com os 24% em HIGH .. uso pneu 215/75/15 recapado. da +- a altura do 235.. minha velocidade de cruzeiro é 70.. a 3mil giros.. se tu poem +20% com pneu menor que um 31 por exemplo tu vai andar a 60km/h em high com uns 4mil giros.. e teu carro vai dar no maximo 90km/h kekeke

to falando vc ta reduzindo d+ pra o pneu que vc usa.. se tu usa somente o carro pra trilha pesada blz.. agora pra fazer mixto.. fica muito reduzido..

por exemplo.. eu ando com o carro pra tudo.. na cidade quase não uso primeira.. segunda pra frente.. ao passar num quebra molas eu ponho 3. marcha a 20km/h e ele levanta velocidade normal.. muito raro eu usar segunda marcha pra ter retomada por exemplo..

lembrando que tenho somente so a redução de 24%.. então imagina tu pondo + 20% de redução.. hehe

Abraços,


Certo fabil, vamos fazer as seguintes considerações:
1 - Uso o Jipe só nos fins de semana para trilha;
2 - Não tenho outro veículo adequado para puxar o Jipe então se eu fizer alguma viajem (que é difícil) para trilha ou passeio, será com as próprias "pernas", ou melhor rodas;
Baseado nestas opções quero um carro mais "trilha" que asfalto não podendo desconsiderar o asfalto, digamos um veículo que tenha velocidade de Cruzeiro em torno de 90km/h +/-...... Seria 85% trilha e 15% asfalto.
Então se a 4ª e 5ª marcha do câmbio do Chevette for próxima a do Samurai, terei um câmbio que equilibra o uso Estrada e trilha (Não uso ele na cidade)
Uso pneus 235/75 r15 e com este câmbio vou ter a opção de usar um pneu 255/75 ou 31..... Como também manter os 235/75...
Será que vai ficar muito reduzido em HI??? Posso também optar por colocar a 5ª relação do 1,6 como já vi num outro tópico...

MaGao
29/01/2009, 11:32
Antes eu andava na areia com reduzida 2..3 marcha..
agora eu uso high primeira segunda.. da mesma forma =)

e quando poem reduzida fica BRUTO.. ehhe imagino uma x 4.16 a maravilha que ele fica com 87% hehe

breve testarei essa redução né X ? :P

Abraços,

diogo ludovico
29/01/2009, 12:25
Concordo com o magao, vai ficar muito reduzido.
Com a sua configuração atual (pneus 235) , seu crawl ratio (CR) já está em 30,31, se colocar a X2.65, seu CR vai para 37,97:concordo: já dá para garantir a diversão:rolleyes: porem velocidade maxima de 100km/h a 4000rpm.
Se colocar o cambio do 1.0 mais o kit 2.65, vai ficar com um CR de 44,53:twisted: praticamente um monstro na trilha. velocidade maxima de 96km/h a 4000RPM.
A minha configuração está me dando 42,4 de CR, devido a relação 5.38 nos diferenciais, o que me permite andar com pneus 33" e ainda ficar 11% reduzido em relação ao samurai original.
Se realmente pretende colocar pneus 255 pra cima ai até que se justifica, mas se for ficar com os 235 mesmo vai ficar reduzido demais:concordo:

cacanakagi
29/01/2009, 13:05
Concordo com o magao, vai ficar muito reduzido.
Com a sua configuração atual (pneus 235) , seu crawl ratio (CR) já está em 30,31, se colocar a X2.65, seu CR vai para 37,97:concordo: já dá para garantir a diversão:rolleyes: porem velocidade maxima de 100km/h a 4000rpm.
Se colocar o cambio do 1.0 mais o kit 2.65, vai ficar com um CR de 44,53:twisted: praticamente um monstro na trilha. velocidade maxima de 96km/h a 4000RPM.
A minha configuração está me dando 42,4 de CR, devido a relação 5.38 nos diferenciais, o que me permite andar com pneus 33" e ainda ficar 11% reduzido em relação ao samurai original.
Se realmente pretende colocar pneus 255 pra cima ai até que se justifica, mas se for ficar com os 235 mesmo vai ficar reduzido demais:concordo:
É... pode ser... é uma idéia... to esperando o X me mandar a 2.65 pra instalar... Vamos ver o comportamento... Caso eu sinta necessidade de reduzir um pouco mais, posso pensar no cambio do 1.6 tb... Mas pelo comentário de todos talvez nao haja necessidade... To tão encucado com a redução pq já queimei a embreagem precisando de força... Vamos testar e depois analiso a necessidade... O f... é o trampo da adaptação... Mais esse problema, será uma adaptação...

MaGao
29/01/2009, 15:52
É... pode ser... é uma idéia... to esperando o X me mandar a 2.65 pra instalar... Vamos ver o comportamento... Caso eu sinta necessidade de reduzir um pouco mais, posso pensar no cambio do 1.6 tb... Mas pelo comentário de todos talvez nao haja necessidade... To tão encucado com a redução pq já queimei a embreagem precisando de força... Vamos testar e depois analiso a necessidade... O f... é o trampo da adaptação... Mais esse problema, será uma adaptação...


em certos treixos de areia.. o cara queimava embreagem mesmo na reduzida..
agora na high e nem fedeu kekeke

=)

cacanakagi
30/01/2009, 10:44
em certos treixos de areia.. o cara queimava embreagem mesmo na reduzida..
agora na high e nem fedeu kekeke

=)
Blz Magao... mas a tocada na areia é uma tocada... Aqui costumamos fazer percursos mais mistos... E a gente sempre quer fazer diferente dos outros né... pra não dizer pior... hehehehehehehehe E quando falta redução, dá um ódio cara!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Espero que não falte mais...

edson lele
30/01/2009, 11:14
I ae galera tudo na paz por ai????
Eu tenho um samurai 92 com caixa de redução original e pneus 235/70/15, e ele ja da uma segurada legal, como é meu carro do dia-dia estou montando um jogo de roda F1000 com pneus magion frontiera 7.50 R16 só para o barro. queria saber se vou conseguir andar bem com o jeep original ou tenho que reduzir ele mais???
Será que vou forçar muito a embreagem?

joão k. chikui
30/01/2009, 19:13
Edson
Seguramente terá que Spoar , jogar um pouco (~1") o eixo dianteiro para frente e instalar X-Crawler 4.16 ou similar.

MaGao
30/01/2009, 20:25
Blz Magao... mas a tocada na areia é uma tocada... Aqui costumamos fazer percursos mais mistos... E a gente sempre quer fazer diferente dos outros né... pra não dizer pior... hehehehehehehehe E quando falta redução, dá um ódio cara!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Espero que não falte mais...

tocada na areia é pior =) falta força bem pior que tudo.. kekeke menos RC claro =x

Abraços,

Samuka Shrek
30/01/2009, 22:42
Olá pessoal...
Li o tópico e gostaria de sanar algumas dúvidas...

Se colocar a caixa de chevette junior, somente as 3 primeiras marchas vão ficar reduzidas???? A 4ª e a 5ª marchas permanecem com a mesma relação do Samurai 97???
Se isso ocorrer, não vai ficar uma distância muito grande entre a relação da 3ª e 4ª marchas????
Se puderem, façam uma comparação das relações de cada cambio....

Ainda, para adaptar o cambio do chevette precisa da flange somente??? Ou precisa de adaptar mais algo?? Suportes, t-case etc... Como vai ficar a alavanca dentro do carro???

Valeu pessoal..

Alexandre X
31/01/2009, 00:23
1a 2a 3a 4a 5a
Samurai Feixe 3,652 1,947 1,423 1,000 0,795
Samurai Helicoidal 3,652 1,947 1,423 1,000 0,864
Chevette 1.0 5M 4,280 2,310 1,480 1,000 0,900
Chevette 1.6 5M 3,746 2,157 1,378 1,000 0,840

Sobre a adaptação, nosso especialista em soluções de contorno, Fabil, daqui a pouco se pronuncia. :mrgreen:

cacanakagi
31/01/2009, 12:37
Com os 24% em HIGH .. uso pneu 215/75/15 recapado. da +- a altura do 235.. minha velocidade de cruzeiro é 70.. a 3mil giros.. se tu poem +20% com pneu menor que um 31 por exemplo tu vai andar a 60km/h em high com uns 4mil giros.. e teu carro vai dar no maximo 90km/h kekeke

to falando vc ta reduzindo d+ pra o pneu que vc usa.. se tu usa somente o carro pra trilha pesada blz.. agora pra fazer mixto.. fica muito reduzido..

por exemplo.. eu ando com o carro pra tudo.. na cidade quase não uso primeira.. segunda pra frente.. ao passar num quebra molas eu ponho 3. marcha a 20km/h e ele levanta velocidade normal.. muito raro eu usar segunda marcha pra ter retomada por exemplo..

lembrando que tenho somente so a redução de 24%.. então imagina tu pondo + 20% de redução.. hehe

Abraços,
Só pra constar Magao... o Meu pneu é recapado tb... E mesmo os 2 sendo recapados com altura 75, tem uma diferença considerável em torno de 3 a 4cm pelo que conversei com um pessoal que faz recapagem...

MaGao
31/01/2009, 14:04
Só pra constar Magao... o Meu pneu é recapado tb... E mesmo os 2 sendo recapados com altura 75, tem uma diferença considerável em torno de 3 a 4cm pelo que conversei com um pessoal que faz recapagem...

uma coisa aprendi com o X
os numero não mente =)

são 24% a mais.. então da pra vc usar com pneu 33,2" pra ficar igual ao original =)

Abraços,

cacanakagi
01/02/2009, 23:08
uma coisa aprendi com o X
os numero não mente =)

são 24% a mais.. então da pra vc usar com pneu 33,2" pra ficar igual ao original =)

Abraços,
Pessoal... Só uma pergunta a mais... Na junta, devo raspá-la tirando os excessos antigos e colocar que tipo de junta/cola??? No diferencial usei Cola Junta de motores à diesel da 3M... Tá normal... Sem vazamentos e tal.. Uso ela mesmo ou alguma outra específica?

MaGao
02/02/2009, 11:02
Pessoal... Só uma pergunta a mais... Na junta, devo raspá-la tirando os excessos antigos e colocar que tipo de junta/cola??? No diferencial usei Cola Junta de motores à diesel da 3M... Tá normal... Sem vazamentos e tal.. Uso ela mesmo ou alguma outra específica?


da uma raspada e poem veda junta de motor.. a vermelha..
foi o que eu fiz no meu =)

cacanakagi
02/02/2009, 11:19
da uma raspada e poem veda junta de motor.. a vermelha..
foi o que eu fiz no meu =)
Fala Magao... Vulgo "João" pra nós aqui....
Escuta, quando vc vai poder ver a Flange pra mim lá???

Alberto.Oliveira
02/02/2009, 12:05
Fala Magao... Vulgo "João" pra nós aqui....
Escuta, quando vc vai poder ver a Flange pra mim lá???

Cacá,

Eu to ligando pro Gilson e ele não está atendendo. Assim que ele atender, eu vejo e posto aqui.

[]'s
Alberto

MaGao
02/02/2009, 12:23
Fala Magao... Vulgo "João" pra nós aqui....
Escuta, quando vc vai poder ver a Flange pra mim lá???


to indo la 13:00..
vo procurar la uma com 27 estrias.. e te aviso por aki

Abraços,

cacanakagi
02/02/2009, 12:28
to indo la 13:00..
vo procurar la uma com 27 estrias.. e te aviso por aki

Abraços,
Vlw Magao.... No aguardo.............

edson lele
04/02/2009, 09:06
João.
Domingo passado fizemos a trilha rio do ouro, meu samurai feiche esta com jumelos altos, calço de 2p, parachoque refeito(por mim), pneus 7.50/16 frontiera.
Foi até que bem, na medida do possivel, não pegou em nada,mas senti que forçou a embreagem.
Gostaria de saber sobre o kit de redução da alternativa4x4 se vale a pena comprar, pois o valor é menor que o x-crawler?
O x-crawler eu sei que é bom ,pois todo mundo fala bem,mas o da alternativa não vi ninguem falar nada, sará que o barato pode sair caro??????

MaGao
04/02/2009, 10:34
João.
Domingo passado fizemos a trilha rio do ouro, meu samurai feiche esta com jumelos altos, calço de 2p, parachoque refeito(por mim), pneus 7.50/16 frontiera.
Foi até que bem, na medida do possivel, não pegou em nada,mas senti que forçou a embreagem.
Gostaria de saber sobre o kit de redução da alternativa4x4 se vale a pena comprar, pois o valor é menor que o x-crawler?
O x-crawler eu sei que é bom ,pois todo mundo fala bem,mas o da alternativa não vi ninguem falar nada, sará que o barato pode sair caro??????

nem sabia que alternativa vendia kit de redução para samurai..

tem alguma informação sobre ele ? a pagina algo..

Abraços,

edson lele
04/02/2009, 10:51
Então a alternativa4x4 tem o kit de redução p/ o samurai no valor de R$880,00, primeiro lote ainda em teste como me disse o Marcelo(vendedor). Ele disse que as engrenagens ainda ronca,mas não vi ninguem que tem instalado pr confirmar se o kit é bom!! pelo menos o preço é ótimo!!!
Se vc ligar ele te passa maiores informaçôes(011)(22210363).
Só estou esperando alguem se manifestar e falar do kit pr analizar e saber sa vale a pena comprar!!!!

Alexandre X
04/02/2009, 17:11
Ligue pro mecanico Daniel 50925423 que ele ja teve algumas experiencias praticas com esse Kit.

edson lele
05/02/2009, 09:33
O Alexandre, muito obrigado pelas informações passadas, liguei p/ Daniel e ele tirou todas as minhas duvidas. Assim que puder vou comprar o x-crawler ja com a certeza de que é um ótimo invertimento,abraço.

cacanakagi
06/02/2009, 01:01
Bom pessoal... de início queria informar que a instalação da xCrawler 2.65 no meu Samurai 97 foi um sucesso até então pois não tive tempo de testá-la em estrada e trilhas... mas dei uma volta e tudo funcionando perfeitamente...
Queria agradecer também à todos que me auxiliaram e usaram seu tempo me ajudando como Magao, Fabil, Alvaro, Luiz Felipe, X etc...
Abs á todos....


Cacá

p.s.: Reduções à todos!!!

Luiz Felipe Guerra Jr
06/02/2009, 21:07
Cacá

Na verdade foi vc que me ajudou pois meu mecânico não descobriu o problema foi vc.

Abraço




Bom pessoal... de início queria informar que a instalação da xCrawler 2.65 no meu Samurai 97 foi um sucesso até então pois não tive tempo de testá-la em estrada e trilhas... mas dei uma volta e tudo funcionando perfeitamente...
Queria agradecer também à todos que me auxiliaram e usaram seu tempo me ajudando como Magao, Fabil, Alvaro, Luiz Felipe, X etc...
Abs á todos....


Cacá

p.s.: Reduções à todos!!!

cacanakagi
08/02/2009, 01:17
Ai ai... hj o dia foi bom... A trilha q costumamos fazer foi bem afetada pelas chuvas das ultimas 2 semanas e o lugar estava bem judiado... Fui na frente metendo a cara com bloqueio e redução 2.65... Foi quase uma brincadeira de criança...rsrsrsrsrsr
Onde passei, tive q voltar pra tirar willys do buraco e depois disso ainda voltei de ré pra dar uma febre,,, O samuka ficou 10!!!
A redução tá funcionando perfeitamente. sem vibrações ou algum ruído estranho... na estrada rodou perfeito e onde eu antes colocava terceira, ele subiu em quinta numa boa... realmente a 2.65 resolveu e muito a redução a mais que eu precisava... Agora to esperando chegar os Armadillo pra calçar nele...

abs pessoal...

MaGao
08/02/2009, 10:45
Ai ai... hj o dia foi bom... A trilha q costumamos fazer foi bem afetada pelas chuvas das ultimas 2 semanas e o lugar estava bem judiado... Fui na frente metendo a cara com bloqueio e redução 2.65... Foi quase uma brincadeira de criança...rsrsrsrsrsr
Onde passei, tive q voltar pra tirar willys do buraco e depois disso ainda voltei de ré pra dar uma febre,,, O samuka ficou 10!!!
A redução tá funcionando perfeitamente. sem vibrações ou algum ruído estranho... na estrada rodou perfeito e onde eu antes colocava terceira, ele subiu em quinta numa boa... realmente a 2.65 resolveu e muito a redução a mais que eu precisava... Agora to esperando chegar os Armadillo pra calçar nele...

abs pessoal...

falei pra vc.. =) 2.65 resolveria seu problema haeuhuuae
fica show d+ o carro =)

ABraços,

cacanakagi
09/02/2009, 08:06
falei pra vc.. =) 2.65 resolveria seu problema haeuhuuae
fica show d+ o carro =)

ABraços,
Ficou mesmo Magao... Muito bom... É que a gente vê por aí os 4.16 e acha que o 2.65 acaba sendo fraco... Numa trilha pesada deve ser muito difícil alguém com o 4.16 usar a 1ª ou até mesmo a 2ª (pois se tiver pneus largos, acaba forçando muito o conjunto original)... Agora o meu 2.65 mesmo nas subidas mais fortes nem precisei cutucar a embreagem como antes (Isso me incomodava muito)... Subiu só no aceleredor... A vantagem do 4.16 é q ele abre um leque de opções pra vc usar, mas mesmo assim fiquei muito contente com o 2.65...
Vida nova ao Samuka...

Fabil
09/02/2009, 08:57
um dica...

evite rebocar jipes atolados com o seu agora com kit de reducao.. o esforco sobre os eixos aumente propocionalmente ao fator de reducao ness situacao..

eu raramente reboco ou puxo jipes agarrados, quando o faço uso 3 marcha ( que equivaleria a 1 marcha com a tcase reduzida original) e se o motor nao aguentar puxar, paro por ae.... rebocar de ré??? JAMAIS... dai achamos outra solucao, vira e puxa no guincho , ou chama outro jipe maior p/ puxar, etc,..

T+

MaGao
09/02/2009, 10:05
Eu tento não rebocar.. mais como quem anda comigo é outro samurai e um jimny.. tem q rebocar hehehe agora ainda ponho a 4.16 ou 4.9 mais pra frente.. so pra sentir o crawl ratio =)

Abraços,

cacanakagi
09/02/2009, 12:21
um dica...

evite rebocar jipes atolados com o seu agora com kit de reducao.. o esforco sobre os eixos aumente propocionalmente ao fator de reducao ness situacao..

eu raramente reboco ou puxo jipes agarrados, quando o faço uso 3 marcha ( que equivaleria a 1 marcha com a tcase reduzida original) e se o motor nao aguentar puxar, paro por ae.... rebocar de ré??? JAMAIS... dai achamos outra solucao, vira e puxa no guincho , ou chama outro jipe maior p/ puxar, etc,..

T+
Boa dica Fabil... Depois de ter tirado ele que pensei nisso... Será que to forçando o conjunto??? Mas vlw a explicação das marchas ae...

Alexandre X
09/02/2009, 12:40
Eu nao sei se a caixa por corrente e mais robusta para isso, mas para a caixa por engrenagens, ja vi diversos casos de quebra, as vezes da carcaca, as vezes das engrenagens, as vezes tudo. Isso vale para tcase standard, camini ou X Crawler. Portanto nao reboquem ou deem trancos para tirar os outros do enrrosco, use guincho.

ricardo sabóia
09/02/2009, 15:00
É,já vi muito nêgo de samurai e vitarinha tentando puxar no tranco carros maiores, inclusive camionetes que pesam quase duas vezes mais.Só em caso de muita emergência é que se faz isso,pois o risco de dor-de-cabeça é grande

cacanakagi
10/02/2009, 10:04
E a propósito, não puxei ele de ré pois o eixo dele ficou escorado, então fui pra trás dele e tirei ele do buraco... Daí eu apenas saí de ré de onde ele não passou... hehehehehehehehehe

cacanakagi
08/03/2009, 00:24
Só pra dar uma reanimada no tópico pois já recebi 2 MP's perguntando sobre a 2.65.... Se o pessoal ler aqui vai entender melhor o que é a 2.65 no Helicoidal......

cacanakagi
09/03/2009, 08:22
X Recebi 2 MP's perguntando se era uma boa ou não... Se o cara perder 15 minutos lendo esse tópico, ele vai por sim... hehehehehehehe... Só pra vc ter uma idéia, nesse vídeo embaixo antes era necessário eu ficar cutucando a embreagem pra subir e ainda tinha que vir mais embalado... Agora com a 2.65, ele sobe de boa, só no acelerador...

Subida com relação antiga, + embalo e forçando embreagem.
[ame=http://www.youtube.com/watch?v=Dx-6uCJf95M]YouTube - Morro do Chocolate[/URL]

Alexandre X
09/03/2009, 08:53
Caca, por mais que se fale, explique, de exemplos, o cara so se convence "sentindo". Vc e um exemplo, tava pensando em mil e uma loucuras quando a solucao era bem mais simples. Pelo preco de 2 trocas de embreagem (que para quem faz trilhas pesadas frequentes vai em 1 ano facil) hoje vc e um cara mais feliz :mrgreen:

cacanakagi
10/03/2009, 12:03
Caca, por mais que se fale, explique, de exemplos, o cara so se convence "sentindo". Vc e um exemplo, tava pensando em mil e uma loucuras quando a solucao era bem mais simples. Pelo preco de 2 trocas de embreagem (que para quem faz trilhas pesadas frequentes vai em 1 ano facil) hoje vc e um cara mais feliz :mrgreen:
É X concordo, mas o problema está nos números... Vc quer mais redução no seu Jipe e olha um 4.16 contra um 2.65.... Vc teria dúvidas??? Então tentei partir pra conseguir a tcase do 95... ou então se ficasse mais em conta uma (double Tcase)... Mas aí vc vê que nehum dos 2 é fácil... Conclui que seria mais prático a 2.65, mesmo achando que não me daria o que eu precisava, mas a surpresa foi ótima, a 2.65 rodou tão bem quanto a 4.16 nos lugares que fomos e em alguns casos, até melhor... A 4.16 não vai resolver muita coisa se não tiver um bloqueio(por exemplo) pois em qualquer desnível mínimo, vai fazer "X" e consequentemente "giro nas satélites"... Mas aí serão "casos" e "casos" onde irão influenciar: Terreno, suspensão, pneus, bloqueios etc, etc, etc........ Na minha opinião a 4.16 vai te dar mais opções, como transformar seu Samuca mais num Rock Crawling que num Jipe (Que resultará em investimentos absurdos)... Agora se pegar 2 Samurais originais pra andar, um com a 4.16 e outro com a 2.65 eles farão praticamente o mesmo serviço... Ou seja, a 2.65 não vai deixar a desejar.......

Alexandre X
10/03/2009, 12:24
Excelente feedback caca.
O fator determinante na escolha da melhor reducao e a utilizacao do veiculo. Assim em teoria um Jipe de MJ teria mais necessidade de reducao que um Jipe em SP devido ao tipo de terreno, pq normalmente o terreno e mais ingrime e com pedras. Mas nao ha uma regra geral.


É X concordo, mas o problema está nos números... Vc quer mais redução no seu Jipe e olha um 4.16 contra um 2.65.... Vc teria dúvidas??? Então tentei partir pra conseguir a tcase do 95... ou então se ficasse mais em conta uma (double Tcase)... Mas aí vc vê que nehum dos 2 é fácil... Conclui que seria mais prático a 2.65, mesmo achando que não me daria o que eu precisava, mas a surpresa foi ótima, a 2.65 rodou tão bem quanto a 4.16 nos lugares que fomos e em alguns casos, até melhor... A 4.16 não vai resolver muita coisa se não tiver um bloqueio(por exemplo) pois em qualquer desnível mínimo, vai fazer "X" e consequentemente "giro nas satélites"... Mas aí serão "casos" e "casos" onde irão influenciar: Terreno, suspensão, pneus, bloqueios etc, etc, etc........ Na minha opinião a 4.16 vai te dar mais opções, como transformar seu Samuca mais num Rock Crawling que num Jipe (Que resultará em investimentos absurdos)... Agora se pegar 2 Samurais originais pra andar, um com a 4.16 e outro com a 2.65 eles farão praticamente o mesmo serviço... Ou seja, a 2.65 não vai deixar a desejar.......

cacanakagi
04/07/2009, 14:19
Excelente feedback caca.
O fator determinante na escolha da melhor reducao e a utilizacao do veiculo. Assim em teoria um Jipe de MJ teria mais necessidade de reducao que um Jipe em SP devido ao tipo de terreno, pq normalmente o terreno e mais ingrime e com pedras. Mas nao ha uma regra geral.
Fala X... Me diz uma coisa... Quais os prós e contras de se instalar um cambio de Vitara num Samurai? Necessita flange? Daria uma DUAL tcase?

Alexandre X
04/07/2009, 20:43
Explique primeiro que lambança vc pensa em fazer:

Motor de Samurai + Cambio de Vitara + Tcase de Vitara
Motor de Samurai + Cambio de Vitara + Tcase de Samurai
Motor de Samurai + Cambio de Vitara + Tcase de Vitara + Tcase de Samurai

Acredite... Eu tenho aqui comigo uma Lucky13 que é um kitizinho gringo que permite adaptar o Motor do Samurai num Cambio de Vitara. Comprei pensando que esse seria meu setup, mas duendes acabaram me perturbando e parti para algo maior :mrgreen:

cacanakagi
05/07/2009, 18:51
Explique primeiro que lambança vc pensa em fazer:

Motor de Samurai + Cambio de Vitara + Tcase de Vitara
Motor de Samurai + Cambio de Vitara + Tcase de Samurai
Motor de Samurai + Cambio de Vitara + Tcase de Vitara + Tcase de Samurai

Acredite... Eu tenho aqui comigo uma Lucky13 que é um kitizinho gringo que permite adaptar o Motor do Samurai num Cambio de Vitara. Comprei pensando que esse seria meu setup, mas duendes acabaram me perturbando e parti para algo maior :mrgreen:
hehehehe boa X... Duendes realmente ficam zunindo a cabeça da gente... Mas vamos lá...
Que algo maior vc partiu?
To caçando tcase de engrenagens boa e tá difícil de encontrar, mas continuo na luta... Enquanto isso vou procurando alguma adaptação que se encaixe no perfil do Samurai pra usar uns pneus maiores pois o meu tá com a 2.65 usando pneus 225 ressolados... A relação e o uso estão ótimos, só não quero por pneus maiores e perder na redução depois...

Alexandre X
05/07/2009, 19:38
Parti pro motor Gm 2.2, cambio de Vitara e tcase de Hilux.
Mas vc falou, falou e não disse o que quer fazer, dependendo da escolha posso ajudar a alumiar o caminho... :mrgreen:

cacanakagi
06/07/2009, 09:07
Parti pro motor Gm 2.2, cambio de Vitara e tcase de Hilux.
Mas vc falou, falou e não disse o que quer fazer, dependendo da escolha posso ajudar a alumiar o caminho... :mrgreen:
A minha idéia futura é monstrificar o Samurai só que vou dar preferencia aos eixos de Toyota Band (últimos)... Aí vou estudar o que fazer com motor cambio.... A tcase de hilux tb me pareceu interessante pelo trabalho do Marcel mas aí será aquele estudo e briga pelas peças pra encontrar uma relação adequada... Mas os princípios serão quase os mesmos dos Suzukis (leve, dificilmente quebra) porém muito mais resistente em termos de peças e mais forte(motor)... Talvez um 2.0 de um vectra, câmbio(não tenho idéia), tcase de hilux + reduzida, eixos de band e uns pneuzinhos 33 com bead lock...

Leonardo Truccolo
06/07/2009, 11:41
Usa o câmbio de hilux tb, faz q nem o Diogo ta fazendo. Ou ve se dá pra usar um GM 2.2 e cambio da S10 tb, eu acho que quanto menos flanges entre motor e embreagem, melhor.
Tb to pensando num up, assim.
Mas mais pra frente.

Abraço,

cacanakagi
07/07/2009, 10:32
Parti pro motor Gm 2.2, cambio de Vitara e tcase de Hilux.
Mas vc falou, falou e não disse o que quer fazer, dependendo da escolha posso ajudar a alumiar o caminho... :mrgreen:
Já que fez essa adaptação, me diz uma coisa.... Como foi a instalação da Tcase de Hilux com o cambio de Vitara??? a Tcase de Hilux, não é 1:1??? e a relação dos diferenciais. teve q mexer ou mudou os eixos inteiros???

diogo ludovico
07/07/2009, 13:46
Melhor que o 2.2 é o novo 2.4 do vectra / S10, alem de flex é praticamente do mesmo tamanho do 2.2.
Só não coloquei no meu samuka pois o 2.0 que achei tava zero!!
O colar do cambio da hilux serve perfeito na embreagem do astra (não sei se o do vecta é diferente), assim dá para usar o acionamento hidraulico da hilux (usando o pedal hidraulico da GM ou toyota).

cacanakagi
08/07/2009, 16:25
Melhor que o 2.2 é o novo 2.4 do vectra / S10, alem de flex é praticamente do mesmo tamanho do 2.2.
Só não coloquei no meu samuka pois o 2.0 que achei tava zero!!
O colar do cambio da hilux serve perfeito na embreagem do astra (não sei se o do vecta é diferente), assim dá para usar o acionamento hidraulico da hilux (usando o pedal hidraulico da GM ou toyota).
Boa Diogão... já é uma dica pra quem pretende futuras modificações... vlw...