Ver Versão Completa : Câmbio Automático X Câmbio manual
Eduardo Eustaquio
10/06/2008, 16:34
Prezados foristas,
Estou atrás de informações sobre os pontos positivos e negativos na comparação entre um câmbio mecânico e o câmbio automático para veículos Diesel. Procurei algumas coisas aqui no fórum e as informações quando não estão espaças, termina em discussão entre os foristas.
Para uma pessoa que anda entre 60 e 70% de estradas de asfalto e o restante em estrada de chão, sendo que na parte de chão, em vários locais a pessoa tem que andar com o veículo tracionado seja 4x4 Alta ou 4x4 reduzida, além disso, nos mesmos locais anda-se em alguns momentos carregados. Os tipos de terreno em estrada de chão vão desde cascalhos, lamaçais, atravessar alguns trechos alagados, terrenos argilosos e alguns acidentados.
Pode-se gerar algum problema no câmbio automático devido a se andar por vários quilômetros com bastante barro na parte debaixo do veículo?
No aguardo das informações dos experts do assunto.
simaoall
10/06/2008, 20:52
rapaz,provavelmente vai gerar uma polêmica imensa,uma discussão infinita,e não vão chegar a uma conclusão.
só lhe digo uma coisa: isso é pessoal,se você prefere AT compre até,caso contrário compre MT
shimomoto
10/06/2008, 21:56
Bom...Vou dar meu pitaco...
Câmbio A/T só se for Toyota. O resto...
(Serjão vai adorar meu post!)
Abraços!
lealrenato
10/06/2008, 22:14
:stop::stop:cambio at, só e sómente se for tiptronic. esse sim é O cambio automatico.
fora isso, é jogar dinheiro fora. prefiro o mt.
:concordo::concordo:
murilloaquino
10/06/2008, 23:13
Pra mim cambio automatico casa super bem em carros com alto torque.
So acima de 35 kgfm de torque...
Pequeno jr
11/06/2008, 00:15
POntos positivos:
- Conforto tanto na cidade qto estrada;
- Durabilidade do conjunto maior do que o MT;
- Praticidade no Off-Road podendo até ajudar e ser mais fácil usando um cambio CA do que MT
Pontos Negativos:
- Se der problema é umas 3x mais caro que arrumar um MT;
- Dependendo da marca consumo é desde um pouco maior como tbm Beemm maior;
Pelo menos são essas dicas que eu tenho.
Duas pessoas q seriam interessantes de opinar sobre o q vc pergunta é o Waldir e o Luis Toin (Meu irmão). O Waldir saiu de uma L-200 MT para uma Hilux AT e o Toin saiu de uma L-200 AT para uma L-200 MT (igual a sua q foi roubada).
FlavioLouveira
11/06/2008, 08:48
Minha opniao, no quesito conforto, qualquer cambio automatico é melhor que um cambio manual. QUALQUER um. ja andei em hilux, l200, sportage, sorento, ranger,corola,aquele nissan do tiozao, e outras automaticas .pra mim qualquer auto é melhor que manual..
Na estrada e na cidade vc vai tranquilo, eu faço as vezes viagens de 900 km, em um dia só, e não imagino como seria isso com um manual. Se eu já chego cansado de auto, imagina trocando marcha...puts.
Na cidade para mim é a mesma coisa, celular, anotação etc, e trocar marcha? nem pensar.
Para o meu uso de 4x4, em fazenda, as vezes carregado, e no MMS não sinto falta do manual ( logico que os aficcionados do MMS sabem/dizem que manual vc tem ´´mais controle´´, massss como eu só vou para brincar, comigo ta otimo)...
Exemplo pratico, vou para Uberlandia agora, pela anhanguera... nao cansa... vc vai falando no celular, com as maos livres...é bem lehor...
freitasjr
11/06/2008, 14:07
Caro colega E.Eustáquio, na minha opinião o câmbio AT é bem melhor que o manual. Por que ? explico:
1) Melhor conforto na cidade e estrada(cansa menos)
2) Permite vc dirigir com uma das mãos livres caso seja necessário
3) Melhor performance no Off-Road
4) Sai-se melhor em travessias de alagados
5) Não se tem despesas com trocas/gastos com embreagem(disco/platô, etc)
Vc perguntou se tem algum problema andar em um carro com câmbio AT tracionado por estrada lamacentas, e respondo que Não tem problema nenhum, pelo contrário é até melhor que um manual. Vc pode com um câmbio AT ao atravessar alagados e lamaçais trocar de marcha, já em um câmbio manual se vc fizer isso, prejudicará a embreagem(a lama secará prejudicando a mesma) ou poderá permitir(na troca de marcha do manual) até que se entra água pelo escapamento.
Em areia fofa e dunas então aí que o AT é melhor, pois como a troca é feita automaticamente, o giro do motor permanece sempre constante e com o motor cheio; já em um manual a troca tem que ser feita muito rápido p/ não deixar o giro cair e o carro perder o embalo.
Em erosões com aclives melhor ainda o AT, pois o controle fica só no acelerador e se necessário o freio; no manual, vc sofre tendo que fazer o jogo de embreagem, freio e acelerador.
Só tem uma única situação em que o câmbio manual seja melhor que o automático; é no caso de uma subida muito íngrime de morro com areia aonde Não se tenha espaço p/ pegar embalo, neste caso o manual é melhor. E tb pelo fato de geralmente um carro manual ser mais econômico que um auto. De resto, todo o resto, o câmbio automático sempre é mlhor que um manual.
Já estou em meu 2º carro 4x4 AT, tb já dirigi manuais no off-road e te digo que o AT é bem melhor.
E por fim, p/ se conservar bem um câmbio AT, basta trocar o óleo recomendado pelo fabricante no tempo correto e a cada 100.000 mil trocar o filtro do óleo do câmbio; fazendo-se isso, o câmbio AT dura tanto quanto o motor do carro ou até mais se brincar.
Um abraço e boa escolha na compra de seu novo carro, cordialmente, Francisco de Freitas...
Ticianeli
11/06/2008, 14:39
Colega, sem entrar no quesito marca/modelo, a única coisa que me deixa triste é minha ranger não ter câmbio automático, minha opinião compre uma AT...
Abs
Uma opinião divergente... não sei dizer em relação a possíveis danos por andar na terra, acredito que não tem risco disso, agora eu particularmente prefiro cambio manual sempre pois vc tem mais controle do carro, sem falar que gasta menos.
E, vamos ser francos... o AT pode ser mais confortável e tal... mas o manual é muito mais gostoso de pilotar! Se quisesse um carro confortável não compraria um 4x4, pra começo de conversa... comprava um Civic, Corolla, etc hehe...
lealrenato
11/06/2008, 16:23
POntos positivos:
- Conforto tanto na cidade qto estrada;
- Durabilidade do conjunto maior do que o MT;
- Praticidade no Off-Road podendo até ajudar e ser mais fácil usando um cambio CA do que MT
Pontos Negativos:
- Se der problema é umas 3x mais caro que arrumar um MT;
- Dependendo da marca consumo é desde um pouco maior como tbm Beemm maior;
Pelo menos são essas dicas que eu tenho.
Duas pessoas q seriam interessantes de opinar sobre o q vc pergunta é o Waldir e o Luis Toin (Meu irmão). O Waldir saiu de uma L-200 MT para uma Hilux AT e o Toin saiu de uma L-200 AT para uma L-200 MT (igual a sua q foi roubada).
pequeno
eu tb tive L 200 at e troquei por uma mt, para ter o carro sob controle.
cambio at, so se for tiptronic.
abs
pereira da costa
11/06/2008, 19:00
Caro colega E.Eustáquio, na minha opinião o câmbio AT é bem melhor que o manual. Por que ? explico:
1) Melhor conforto na cidade e estrada(cansa menos)
2) Permite vc dirigir com uma das mãos livres caso seja necessário
3) Melhor performance no Off-Road
4) Sai-se melhor em travessias de alagados
5) Não se tem despesas com trocas/gastos com embreagem(disco/platô, etc)
Vc perguntou se tem algum problema andar em um carro com câmbio AT tracionado por estrada lamacentas, e respondo que Não tem problema nenhum, pelo contrário é até melhor que um manual. Vc pode com um câmbio AT ao atravessar alagados e lamaçais trocar de marcha, já em um câmbio manual se vc fizer isso, prejudicará a embreagem(a lama secará prejudicando a mesma) ou poderá permitir(na troca de marcha do manual) até que se entra água pelo escapamento.
Em areia fofa e dunas então aí que o AT é melhor, pois como a troca é feita automaticamente, o giro do motor permanece sempre constante e com o motor cheio; já em um manual a troca tem que ser feita muito rápido p/ não deixar o giro cair e o carro perder o embalo.
Em erosões com aclives melhor ainda o AT, pois o controle fica só no acelerador e se necessário o freio; no manual, vc sofre tendo que fazer o jogo de embreagem, freio e acelerador.
Só tem uma única situação em que o câmbio manual seja melhor que o automático; é no caso de uma subida muito íngrime de morro com areia aonde Não se tenha espaço p/ pegar embalo, neste caso o manual é melhor. E tb pelo fato de geralmente um carro manual ser mais econômico que um auto. De resto, todo o resto, o câmbio automático sempre é mlhor que um manual.
Já estou em meu 2º carro 4x4 AT, tb já dirigi manuais no off-road e te digo que o AT é bem melhor.
E por fim, p/ se conservar bem um câmbio AT, basta trocar o óleo recomendado pelo fabricante no tempo correto e a cada 100.000 mil trocar o filtro do óleo do câmbio; fazendo-se isso, o câmbio AT dura tanto quanto o motor do carro ou até mais se brincar.
Um abraço e boa escolha na compra de seu novo carro, cordialmente, Francisco de Freitas...
Freitas, quando ce fala em "...trocar o óleo recomendado pelo fabricante no tempo correto...", creio que esteja falando do fluido da at, não? Uma vez vi na 4rodas na seção auto-defesa, que comentava problema na at do civic, e seguindo recomendações dos mecânicos entrevistados, passei a trocar o fluido da transmissão na metade do tempo recomendado pelo fabricante do civic que eu tinha.
Pra mim a at do civic foi excelente e depois não quis sair mais e pulei pra caminhonete at. "Quem bebe água gelada não volta mais pra água natural." Eh,eh!
Bom...Vou dar meu pitaco...
Câmbio A/T só se for Toyota. O resto...
(Serjão vai adorar meu post!)
Abraços!
Vai mesmo!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Pequeno jr
11/06/2008, 22:16
Vai mesmo!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
X2!!!
Daqui a pouco ele vem postar sobre o "mundo toyota"
LUIS ANTONIO -BA
11/06/2008, 23:59
O cambio AT por mais desatualizado que seja (L200 Sport) é miloes de anos luz a frente do MT, a minha anterior era AT, comprei MT por questão mercadologica, pois em Fevereiro pretendo comprar uma Hilux AT e na revenda eu iria perder mais dinheiro, só quie se soubesse que iria sentrir tanta falta preferia ter perdido os 10.000 a mais.
Sem contar que a manutenção do AT é mais barato que o MT.
Faça a conta de quantas embreagens se troca até fazer uam manutenção no AT.
Se um carro na garantia der problema na embreagem a garantia não cobre, ja no AT o que apresentar a garantia paga.
Compre AT e se for Tiptronic melhor ainda.
freitasjr
12/06/2008, 00:57
Freitas, quando ce fala em "...trocar o óleo recomendado pelo fabricante no tempo correto...", creio que esteja falando do fluido da at, não? Uma vez vi na 4rodas na seção auto-defesa, que comentava problema na at do civic, e seguindo recomendações dos mecânicos entrevistados, passei a trocar o fluido da transmissão na metade do tempo recomendado pelo fabricante do civic que eu tinha.
Pra mim a at do civic foi excelente e depois não quis sair mais e pulei pra caminhonete at. "Quem bebe água gelada não volta mais pra água natural." Eh,eh!
Caro colega Pereira, é exatamente isso, o fluido do AT. Tem gente que passa "séculos" p/ trocar esse flúido ou por economia porca bota um mais barato diferente do recomendado pelo fabricante(como fez um amigo meu), e depois fica reclamando que não sabe o pq o cãmbio deu problema, etc e tal :parede:
E tem outra coisas que algumas pessoas não sabem; boa parte dos câmbios AT possuem um filtro p/ reter as impurezas, se for de alumínio é bom mandar limpar a cada 100.000 mil, se for de plástico(carros da MIT por exemplo) é melhor mandar trocar pois não é caro, e assim se mantem ainda mais a vida útil do câmbio.
E como vc disse, qdo se acostuma com câmbio AT, vc Não quer mais voltar p/ um MT. Eu por exemplo tou com uma dúvida danada - vou trocar de carro agora(tenho uma Pajero Sport AT 2002) e ou eu pego um AT 4x4 seminovo 06/2007(pois novo é muito caro p/ mim), ou um MT 4x4 Zero :roll: Xiiii :putz:ou então a chaleira da Outdoor AT 0 Km hehehee :shock: (essa só se for c/ o "Kit Gelo")
Abraços, atenciosamente, Francisco de Freitas...
Walter L. L. Casitta
12/06/2008, 07:45
O pessoal que postou aqui a favor do câmbio MT, deveriam pelo menos fazer um teste drive numa Hilux AT antes de ficarem repetindo o que escutaram sabe-se lá onde.:roll:
Câmbio AT é ruim só em motores a gasolina com pouco torque. No motor diesel é só alegria...:concordo:
pereira da costa
12/06/2008, 12:47
Caro colega Pereira, é exatamente isso, o fluido do AT. Tem gente que passa "séculos" p/ trocar esse flúido ou por economia porca bota um mais barato diferente do recomendado pelo fabricante(como fez um amigo meu), e depois fica reclamando que não sabe o pq o cãmbio deu problema, etc e tal :parede:
E tem outra coisas que algumas pessoas não sabem; boa parte dos câmbios AT possuem um filtro p/ reter as impurezas, se for de alumínio é bom mandar limpar a cada 100.000 mil, se for de plástico(carros da MIT por exemplo) é melhor mandar trocar pois não é caro, e assim se mantem ainda mais a vida útil do câmbio.
E como vc disse, qdo se acostuma com câmbio AT, vc Não quer mais voltar p/ um MT. Eu por exemplo tou com uma dúvida danada - vou trocar de carro agora(tenho uma Pajero Sport AT 2002) e ou eu pego um AT 4x4 seminovo 06/2007(pois novo é muito caro p/ mim), ou um MT 4x4 Zero :roll: Xiiii :putz:ou então a chaleira da Outdoor AT 0 Km hehehee :shock: (essa só se for c/ o "Kit Gelo")
Abraços, atenciosamente, Francisco de Freitas...
Freitas, obrigado pelos esclarecimentos! Agora sobre as opções de troca de sua viatura a dúvida vai ser muito cruel mesmo!! De qualquer maneira você conhece bem o Pajero sport; vejo falar que os pajero sport atuais bebem demais e sofremm em desempenho; mas se sair do at vai sentir mesmo o desconforto!! Ce podia também dar uma olhada mais ampla nas opções do mercado, conforme suas necessidades claro!
Beleza que vc tá com um problema bom pra resolver!
Eduardo Eustaquio
12/06/2008, 18:49
Um breve comentário sobre câmbio automático: Parafraseando com o que o forista Walter L. L. Casitta comentou em seu post, aqueles que conhecem apenas os antigos câmbios automáticos ou veículos de baixa potência como, por exemplo, a L200 outdoor Automática faça um test-drive nessas três lindas e maravilhosas camionetes automáticas, ou seja, Toyota Hilux, L200 triton e Frontier SEL.
Vocês podem ter a certeza de que a idéia de vocês sobre esses câmbios vai mudar.
See tiveres tempo e paciência para iguinorar as discussoes sugiro que leia esse topico:
Cambio automatico no off road. (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=19862&highlight=cambio+automatico)
Tem bastante material nesse topico e da pra tirar uma opiniao das discussoes qual seria o melhor pro seu uso.
Na minha opiniao o melhor seria o AT, tanto que estou estudando a possibilidade de quando chegar o momento de comprar o cambio pro meu projeto, estudarei e muito um AT.
[]´s
murilloaquino
12/06/2008, 21:43
Fez o test drive nas 3 eDuardo?
Queria que vc colocasse a sua opinião sobre o test drive que vc fez, mas sem a paixão pela MIT...
Fiz o test drive na Toyota Hilux e na Frontier SEL. Gostei muito.
Achei que a Hilux troca as marchas com mais suavidade e a Frontier "estica" mais.
Ambas excelentes.
Estou me segurando. Afinal, como fica o FRanger: FFrontier ou FHilux?
De negativo vejo a fila de espera da Toyota e o baixo número de concessionárias da Nissan no Brasil.
Abraços,
FRanger
JEFFCATUNDA
12/06/2008, 22:19
Quem Não Se Acostuma Com Mordomia???????
Banho Quente.
Agua Gelada.
Controle Remoto.
Direção Hidráulica.
Vidros Eletricos.
Travas Elétricas.
Suspenção Automática.
Ajustes De Assento E Direção Automáticos.
Automáticos. Automáticos. Automáticos.....
.....................câmbio Automático..................
No Meu Grupo Off-road...98,5% Dos Colegas São Obêsos E Barrigudos!
JEFFCATUNDA
12/06/2008, 22:26
Rodei Mais De 1000km Recentemente Entre São Franciscoe Las Vegas...minha Promeira Vez Com Um Câmbio Automático....nos Promeiros Passos, Quase Arranquei O Pescoço De Minha Esposa Tentando Passar A Segunda (pense No Pezão No Freio)...depois Que Domei O Esquerdo...m A R A V I L H A......
Tava Num Hyunday Elantra (a Hyunday Está Invadindo O Mundo).......
Quando Voltei Para O Brasil A Minha Sw4 97 Insistia Em Não Sair Do Canto Sem Que Eu Passase As Marças...ela Não Evoluiu!
Pense Nas Esticadas De Primeira Até Cair Na Real.........
Fiz o test drive na Toyota Hilux e na Frontier SEL. Gostei muito.
Achei que a Hilux troca as marchas com mais suavidade e a Frontier "estica" mais.
Ambas excelentes.
Estou me segurando. Afinal, como fica o FRanger: FFrontier ou FHilux?
De negativo vejo a fila de espera da Toyota e o baixo número de concessionárias da Nissan no Brasil.
Abraços,
FRanger
Acho que vou continuar me segurando. Após este "post" andei lendo alguma coisa sobre alguns problemas apresentados na SEL e fiquei cabreiro. É a curva da banheira, infelizmente mesmo comprando carro zero estamos sujeitos à problemas com o carro novo...
Abraços,
FRanger
Pequeno jr
15/06/2008, 20:34
Franger ... se a tua viatura estiver boa e vc conseguir segurar a anciedade .. espera para decidir isso lá por novembro pois ai já saberemos o q vai estar por vir tanto na Ford, GM e Mitsubishi (outdoor)
Franger ... se a tua viatura estiver boa e vc conseguir segurar a anciedade .. espera para decidir isso lá por novembro pois ai já saberemos o q vai estar por vir tanto na Ford, GM e Mitsubishi (outdoor)
E a Toyota também me ajuda; fiquei surpreso ao saber que a fila aqui em Campo Grande aumentou para 6 meses e que uma concessionária em Curitiba está cobrando mais R$9.000,00 além dos já absurdos R$122.000,00 pela Hilux.
Será alguma técnica de marketing lançar um produto de sucesso e deixa-lo mais de 3 anos com uma demanda reprimida?
Abraços,
FRanger
Num sei não, mas acho que esta fila é lenda.
Eu sinceramente não entendo esta "estratégia" de MKT. Quando fui comprar minha Hilux, pediram 60 dias. Acabei aceitando. E o carro chegou em 25 dias.
JEFFCATUNDA
16/06/2008, 22:56
voltando aos cambios......
vitarinha 97 2portas automático é bom?
Pequeno jr
17/06/2008, 00:46
Jeff, acho q falta torque para o bixim.
Mauro Cezar
20/07/2009, 14:13
Passei algum tempo pesquisando sobre o assunto. Hoje tenho um Sorento 3.8 V6 A/T. O câmbio automático é superior em vários pontos como abordado anteriormente. Faço apenas duas ressalvas: deve ser empregado em veículos de alta potência, devido a perda de tempo nas trocas de marcha; e deve possuir comando eletrônico ("tiptronic") para permitir que você tenha total controle do carro em situações "off road". Um abraço.
igominati
20/07/2009, 19:48
A maior diferença dos cambios é o gosto de que está dirigindo, pois prefiro o manual, fazer em dois tempos as mudanças, segurar na marcha tudo em dois tempos, embora não fosse preciso mas era muito bom de fazer, gostaria de ter uma RAM, mas ela só é aut, poxa 300 e lá vai cavalos e vc não poder nem dar uma cambiada. Concordo que o aut é mais confortável, fácil de guiar e tem menos manutenção, mas nunca vai ser tão prazeroso quanto o manual.
cRiPpLe_rOoStEr
20/07/2009, 22:07
Câmbio AT é ruim só em motores a gasolina com pouco torque.
depois que inventaram o cvt e o conversor de torque "lock-up", câmbio automático não é ruim nem com motor pequeno a gasolina... com o trânsito estressante das grandes cidades, até fiat uno fica melhor com câmbio automático... o problema no brasil é cultural, ainda se associa câmbio automático às "banheiras" e a carros adaptados para deficientes físicos...
Edintruder
21/07/2009, 11:18
A maior diferença dos cambios é o gosto de que está dirigindo, pois prefiro o manual, fazer em dois tempos as mudanças, segurar na marcha tudo em dois tempos, embora não fosse preciso mas era muito bom de fazer, gostaria de ter uma RAM, mas ela só é aut, poxa 300 e lá vai cavalos e vc não poder nem dar uma cambiada. Concordo que o aut é mais confortável, fácil de guiar e tem menos manutenção, mas nunca vai ser tão prazeroso quanto o manual.
Mas é típico ver esse tipo de comentário... :parede: Como não dá para dar cambiada???
É só fazer as marchas uma a uma e pronto. A única coisa que não consegue fazer é usar uma marcha mais longa pra passear, fora isso tu andas na marcha que desejares e pronto. Consegue-se ter um comportamento idêntico ao MT só utilizando as opções da alavanca.
Eu gosto de deixar em 3a marcha e na lenta do motor ficar passeando à noite pelas ruas, isso no AT não é possível e tem que ficar constantemente acelerando pra manter 25, 30km/h.
Eu muito fazia as trocas no "semi-manual" quando tinha AT.
linuxhellmaster
21/07/2009, 12:47
Mas é típico ver esse tipo de comentário... :parede: Como não dá para dar cambiada???
É só fazer as marchas uma a uma e pronto. A única coisa que não consegue fazer é usar uma marcha mais longa pra passear, fora isso tu andas na marcha que desejares e pronto. Consegue-se ter um comportamento idêntico ao MT só utilizando as opções da alavanca.
Eu gosto de deixar em 3a marcha e na lenta do motor ficar passeando à noite pelas ruas, isso no AT não é possível e tem que ficar constantemente acelerando pra manter 25, 30km/h
Eu muito fazia as trocas no "semi-manual" quando tinha AT.
Sem contar os shift kits que voce pode instalar no cambio AT e ter total controle sobre as marchas (inclusive impedindo a troca ou reduzida da marcha, e tmb incluindo a opcao de "reduzir".. igual um MT) dependendo eh claro do tipo de cambio AT.... (Falo isso pq lido/conheco alguns apenas... e os recursos depende de cada cambio/shit kit).... ele passa a aceitar bem a troca "manual" das marchas... (jah tentou entrar com o drive e/ou outra marcha com rotacao no motor ?, rsss)..
Eh opcao obrigatoria em todos os nossos (meus) cambios AT, mais ate q um conversor com lockup.
Cambios eletronicos sao legais, porem exigem a tal da eletronica entre outras coisas p/ funcionar legal (como uma calibragem adequada).... o unico uso q vejo pros mesmos eh voce ter o controle eletronico das marchas... oq pra mim eh interessante em 2 casos.
- motorista normal
- carros de alta potencia q devem ser usados na rua tmb (1000hp+) e ainda ser "macios"
Em todas as outras situacoes um cambio comum com shift kit & amigos eh uma otima pedida... principalmente como nossos amigos ae em cima andaram dizendo... "nos tempos de stress" que vivemos... sendo muito show pro offroad tmb... (e muito mais confiavel que qualquer cambio eletronico, o cambio em si e a eletronica que o mesmo usa).
Sem contar o fator instalacao, cambios AT comuns sao muito faceis de se recalibrar p/ qualquer carro.... os eletronicos nem tanto... e se funcionarem um tempo fora de specs (pressao de linha, lockup do conversor vs temperatura vs dados de input..etc..) voce mata ele sem aviso previo... principalmente esses modelos mais simples que equipam carros de passeio...
o mustang da minha assinatura possui um C6, 3 marchas com conversor billet racing e stall em 5000 rpm sem lockup.... eh um tesao de rodar... mudancas firmes e sem tranco... muito rapidas e uma pegada forte.... o tempo q voce mantem o peh no acelerador voce fica grudado no banco, ate o carro alcancar uns 120 por hora e o fim da 2a marcha.. ae voce consegue levantar as maos (ou tirar do volante)
minhas opnioes, eh claro...
cheers
Edintruder
21/07/2009, 14:39
O Hidramático aceitava numa boa Drive com rpm alta. Queimava os pneus sem dó! Eheheh! Os Automáticos com gerenciamento eletrônico só programando a central.
linuxhellmaster
21/07/2009, 14:52
O Hidramático aceitava numa boa Drive com rpm alta. Queimava os pneus sem dó! Eheheh! Os Automáticos com gerenciamento eletrônico só programando a central.
Yup, porem pelo menos nos q eu conheco/trabalho.. da um tranco legal no cambio (e olha q nem to dizendo do tranco das cruzetas/diff)... quem faz uma vez e ouve aquele barulho horrivel... nunca mais. fritar pneu ?, deixa subir a rpm ate o stall speed e solta o freio.. ( -=
Claro q estou dizendo voce por o cambio em D saindo do N, com o motor com rpm mais alta...
cheers
Walter L. L. Casitta
22/07/2009, 15:45
depois que inventaram o cvt e o conversor de torque "lock-up", câmbio automático não é ruim nem com motor pequeno a gasolina... com o trânsito estressante das grandes cidades, até fiat uno fica melhor com câmbio automático... o problema no brasil é cultural, ainda se associa câmbio automático às "banheiras" e a carros adaptados para deficientes físicos...
Isso mesmo, a patroa tem tem um Honda Fit CVT. O carrinho é perfeito, mas o mesmo não se pode dizer do Kia Picanto que com o câmbio AT convencional é muito ruim...
Walter L. L. Casitta
22/07/2009, 15:52
...Mas é típico ver esse tipo de comentário... :parede: Como não dá para dar cambiada???...
X2. Só faltou dizer que com o câmbio MT o carro fica mais na mão.
A maioria que diz preferir o câmbio MT não conhece o câmbio AT.
O problema não é ter que trocar as marchas, mas ter que usar a embreagem pra isso. Não tem nada mais irritante que o tal do pedal de embreagem...
FLÁVIO FAF
22/07/2009, 16:30
meu proximo caro nao seu qual vai ser, mas vai ter cambio at, tem gente que acha ventilador melhor do que ar condicionado , gosto nao precisa ter logica.
DiEgOsEiChIrLz
22/07/2009, 16:44
cambio at é bom até o dia q der defeito.
e si a modernidade é sempre algo melhor, pq até hoje elogiam as caixas secas fuller dos fiatao e dos internationals???
linuxhellmaster
22/07/2009, 16:46
O problema não é ter que trocar as marchas, mas ter que usar a embreagem pra isso. Não tem nada mais irritante que o tal do pedal de embreagem...
Pois eh, tem gente que ainda acredita nessa lenda.... mal sabem eles que os preferidos p/ dragracing & uso agressivo (alem do conforto nos carros normais....) do carro sao justamente os AT, pelo conforto.. seguranca... e rapidez nas trocas de marcha! ou seja.. soh precisa acelerar e frear.
(Nunca voce vai explodir uma caixa seca de automatico por errar uma marcha ou se tua embreagem falhar..)
cheers
linuxhellmaster
22/07/2009, 16:53
cambio at é bom até o dia q der defeito.
e si a modernidade é sempre algo melhor, pq até hoje elogiam as caixas secas fuller dos fiatao e dos internationals???
Custo, custo de manutencao.... cuidados na manutencao...
um cambio MT eh simples... tendo oleo e voce usando a embreagem.... vai longe...
um AT tem muito mais pontos de cuidado... (nivel do fluido, filtro, temperatura do fluido, estado dos materiais de atrito) sendo assim custa mais, e exige maior cuidado na manutencao....
Agora imagina voce dar um carro/caminhao com cambio AT p/ um peao dirigir em uma viagem de 2000km.... sera q dura ? e os custos de manutencao/reparo....
Sendo assim (na minha opniao pelo menos) o AT eh um item pra quem sabe dar valor a ele, que da valor ao conforto que o mesmo proporciona e que realmente pode bancar os reparos em caso de necessidade.....
Claro que isso eh uma simplificacao da coisa toda.... mas agora voce poe na balanca... e vai ver q realmente eh preferivel os MT em MUITAS aplicacoes.... nao que isso queira dizer que um eh melhor ou nao, mais moderno ou nao... (cambios automaticos existem desde sempre....) simplesmente eh questao de...
- pra que
- pra quem
- tempo q voce passa dirigindo
- impossibilidades fisicas.
- se voce pode bancar o conserto caso precise ou nao.
- mao de obra especializada
claro que como sempre..... sao apenas minhas opnioes.
cheers
Alexandre Souto
22/07/2009, 16:59
Linux e Walter, falram tudo...
Eu sou 500% A/T, "pelo conforto.. seguranca... e rapidez nas trocas de marcha! ou seja.. soh precisa acelerar e frear."
abs...!!!!
Augustoqm5
22/07/2009, 18:07
Meus 3 ultimos carros foram AT. Depois do primeiro não pretendo mais adquirir carro com cambio mecânico.
Atualmente ando com uma Actyon Sports. O cambio dela, assim como o motor, é feito com tecnologia MB. É excelente. São 6 marchas com opção de câmbio sequencial com troca no volante, que aliás só uso descendo ladeiras muuito íngremes para manter o carro em primeira marcha. Fora disso o tiptronic é inútil para mim.
Ando sempre em estrada de terra e, sempre que posso, na lama. O câmbio AT é excelente nessas condições.
Comparando com meu carro anterior, um Civic, o câmbio da AS é bem melhor.
Sugiro quem estiver interessado em 4x4 com cambio AT que faça alguns test drives com a Actyon Sports e compare com os concorrentes.
Foi o que eu fiz antes de decidir.
cRiPpLe_rOoStEr
22/07/2009, 19:12
Isso mesmo, a patroa tem tem um Honda Fit CVT. O carrinho é perfeito, mas o mesmo não se pode dizer do Kia Picanto que com o câmbio AT convencional é muito ruim...
aí eu pergunto: o quê será que levou a honda a passar a usar câmbio automático convencional no new fit???
ASantiago
23/07/2009, 01:16
O câmbio automático está fazendo com o câmbio manual, o que a injeção eletrônica fez com o carburador. No começo muita gente desconfiava da I.E.. E hoje? qual o carro que sai de fábrica com o velho e obsoleto carburador? Quando comprei a Dodge RAM(2009) ainda perguntei ao vendedor: não tem com câmbio manual não? ele sorriu e disse: use e daqui a uma semana me diga o que achou!... Não quero outro câmbio. É perfeito. Além do que o motor fica mais protegido contra abusos por parte do motorista, impedindo a famosa "saída " de giro nas acelerações mais violentas. Vi nos Estados Unidos (estado de Michigan) RAMs com mais de 500.000km e com o câmbio automático perfeito(motor idem).
cRiPpLe_rOoStEr
23/07/2009, 01:33
O câmbio automático está fazendo com o câmbio manual, o que a injeção eletrônica fez com o carburador. No começo muita gente desconfiava da I.E.. Além do que o motor fica mais protegido contra abusos por parte do motorista, impedindo a famosa "saída " de giro nas acelerações mais violentas.
até a kombi, mesmo quando usava refrigeração a ar, chegou a vir injetada... e agora até honda biz e cg150 estão vindo com injeção... quanto à confiabilidade, lembra que os primeiros gol gti sofriam alguma interferência em regiões com mtas antenas de transmissão de rádio, tv e telefonia móvel?
não só o próprio motor, como o câmbio fica mais protegido, meu avô que o diga...
a propósito: e os câmbios automatizados como o easytronic e o dualogic/dfn? trata-se quase de uma "gambiarra" para estender em parte os benefícios do câmbio automático à durabilidade do motor e do próprio câmbio, e ainda gasta menos a embreagem que um manual convencional... enquanto os câmbios manuais comuns costumam ser sincronizados, os automatizados não o são, e a ausência de anéis sincronizadores os torna mais robustos... alguns caminhões americanos estão usando esse tipo de câmbio ao invés de manuais sincronizados, e uma das principais vantagens apontadas foi justamente a durabilidade...
linuxhellmaster
23/07/2009, 01:39
O câmbio automático está fazendo com o câmbio manual, o que a injeção eletrônica fez com o carburador. No começo muita gente desconfiava da I.E.. E hoje? qual o carro que sai de fábrica com o velho e obsoleto carburador? Quando comprei a Dodge RAM(2009) ainda perguntei ao vendedor: não tem com câmbio manual não? ele sorriu e disse: use e daqui a uma semana me diga o que achou!... Não quero outro câmbio. É perfeito. Além do que o motor fica mais protegido contra abusos por parte do motorista, impedindo a famosa "saída " de giro nas acelerações mais violentas. Vi nos Estados Unidos (estado de Michigan) RAMs com mais de 500.000km e com o câmbio automático perfeito(motor idem).
Sinto estourar sua bolha amigo, mas o cambio manual nunca vai deixar de ser oferecido, principalmente nos modelos mais esportivos...
Simplesmente tem pessoas (e eu sou uma delas) que "prente" usar e abusar do conjunto mecanico... dirigindo mesmo como se tivesse roubado o carro/caminhonete :mrgreen:, entao eu espero mesmo q o lance saia fritando e virando pros lados (((( = ,, nao q nao seja possivel com o automatico.. mas eh diferente.
Um exemplo simples.... eu tenho um carro com 440 e pouquinhos hp's na roda traseira.. com cambio automatico... mesmo com varias modificacoes de performance e talz..... "pra acelerar"... ainda sou mais o outro carro.... q tem quase 800 hp's... com um reles e simples cambio manual de 4 marchas....
Vai do uso... mesmo pq no fds com qual eu vou passear?, clarrrrrro que eh com o AT.... mesmo pq os cambios AT nao precisam provar serem melhores q os manuais... pois eles existem desde sempre.... nao vou dizer q os mais antigos nao tinham seus problemas.... mas em geral era devido a modificacoes no motor... eles nao toleravam bem qualquer tipo de modificacao... (ate mesmo uma diferenca de vacuo), claro que existiam e existem gambiarras ainda nos automaticos, mas nao vamos considerar isso :mrgreen:, ou seja sempre existiram sistemas muito bons por ae..... se saem nos carros como padrao hj em dia, nao eh esse o motivo...
como sempre eu tenho de dar minha opniao.... pra mim os principais motivos de se ter um carro q sai de fabrica "somente" na versao AT.. seria mais relacionado a tocada do mesmo, pois um cambio AT faz um motor menor render mais no sentido de tocar o carro... ou seja o efeito multiplicador de torque.... aliado ao bloqueio do conversor... e sistemas diversos no motor p/ melhorar a performance em varias faixas.... nisso vem um motor menor do q o necessario ao carro com cambio manual.... imagina voce numa serra.. subida.. caminhonete carregada... cambio manual ..... se voce tem um v6 ou um v8 ou ainda um turbo diesel "legal"... voce vai subir sem maiores problemas (tirando o conforto talvez)... porem agora imagina com um motor dimensionado mais p/ "carga parcial a maior parte do tempo", ou talvez p/ reboque..... nao seria tao confortavel e com certeza precisaria de um numero maior de marchas.... sendo assim na minha opniao esse seria o maior motivo p/ um carro sair de fabrica somente na versao automatica.
Veja as explorers, tem AT, tem MT.. e varios outros carros tmb, mantendo o motor....
bem eh isso amigo. :pipoca:
cheers
cRiPpLe_rOoStEr
23/07/2009, 02:01
o cambio manual nunca vai deixar de ser oferecido, principalmente nos modelos mais esportivos...
Simplesmente tem pessoas (e eu sou uma delas) que "prente" usar e abusar do conjunto mecanico... dirigindo mesmo como se tivesse roubado o carro/caminhonete :mrgreen:, entao eu espero mesmo q o lance saia fritando e virando pros lados (((( = ,, nao q nao seja possivel com o automatico.. mas eh diferente.
Um exemplo simples.... eu tenho um carro com 440 e pouquinhos hp's na roda traseira.. com cambio automatico... mesmo com varias modificacoes de performance e talz..... "pra acelerar"... ainda sou mais o outro carro.... q tem quase 800 hp's... com um reles e simples cambio manual de 4 marchas....
pra mim os principais motivos de se ter um carro q sai de fabrica "somente" na versao AT.. seria mais relacionado a tocada do mesmo, pois um cambio AT faz um motor menor render mais no sentido de tocar o carro... ou seja o efeito multiplicador de torque.... aliado ao bloqueio do conversor... e sistemas diversos no motor p/ melhorar a performance em varias faixas.... nisso vem um motor menor do q o necessario ao carro com cambio manual.... imagina voce numa serra.. subida.. caminhonete carregada... cambio manual ..... se voce tem um v6 ou um v8 ou ainda um turbo diesel "legal"... voce vai subir sem maiores problemas (tirando o conforto talvez)... porem agora imagina com um motor dimensionado mais p/ "carga parcial a maior parte do tempo", ou talvez p/ reboque..... nao seria tao confortavel e com certeza precisaria de um numero maior de marchas.... sendo assim na minha opniao esse seria o maior motivo p/ um carro sair de fabrica somente na versao automatica.
ja reparou que o porsche carrera gt só saiu com câmbio manual ao invés de usar um grande ícone da tecnologia da porsche que é o tiptronic, bem como as versões mais top do corvette? a propósito: algumas empresas de preparação adaptam câmbio automático com "paddle-shift" em corvettes de versões oferecidas só com câmbio manual em função de uns americanos que não abrem mão do automático.........
não é à toa que no japão tem tanto carro com câmbio automático... topografia montanhosa, mtos motores pequenos... até aquelas caminhonetes kei tem câmbio automático, mas não chegam a ser oferecidas apenas com câmbio automático (sempre tem um que gosta de sofrer:mrgreen:)...
Walter L. L. Casitta
23/07/2009, 09:08
aí eu pergunto: o quê será que levou a honda a passar a usar câmbio automático convencional no new fit???
Acredito que o câmbio CVT não seja tão resistente quanto o câmbio hidráulico convencional. Por exemplo eu já consegui fazer o CVT derrapar em situações extremas e acredito que não suportaria se colocasse o Fit pra rebocar, muito diferente do câmbio AT convencional que sempre é mais indicado para rebocar que o câmbio MT.
linuxhellmaster
23/07/2009, 10:42
ja reparou que o porsche carrera gt só saiu com câmbio manual ao invés de usar um grande ícone da tecnologia da porsche que é o tiptronic, bem como as versões mais top do corvette? a propósito: algumas empresas de preparação adaptam câmbio automático com "paddle-shift" em corvettes de versões oferecidas só com câmbio manual em função de uns americanos que não abrem mão do automático.........
não é à toa que no japão tem tanto carro com câmbio automático... topografia montanhosa, mtos motores pequenos... até aquelas caminhonetes kei tem câmbio automático, mas não chegam a ser oferecidas apenas com câmbio automático (sempre tem um que gosta de sofrer:mrgreen:)...
Issae!
O cambio AT eh uma coisa de outro mundo cara, se voce souber usar e cuidar, voce usa um carro p/ muito mais coisas do q voce poderia usar se ele fosse MT (considerando um motor "economico).... a propria natureza do cambio AT torna ele a "pedra de toque"....
Detalhe, sou contra carros europeus tmb.... :stop:
Aqui soh entra FORD. :twisted:
RSSSSSSSSSSSSSSSSSSS :mrgreen:
A minha experiencia com carro automaticos é muito pequena, e sem consideraçoes tecnicas de cunho cientifico, apenas empirico.
Apos 18 dias e 9000 km rodando com meu carro automatico, por 7 estados do Brasil e 2 paises, por estradas de terra e asfalto pessimo, por areia, lama, travessia de rio, areas urbanas, congestionamentos.
Oq tenho a concluir é q para mim, acertei ao comprar um carro AT.
Em varias situaçoes, acredito q fiz certo em trocar as posicoes do cambio.
Ao meu ver a maioria das pessoas tem restriçao ao At, por nao terem noçao d q é possivel cambia-lo, digo, vc tem q "pensar um pouco" vc tem L, 2, 3D, e D.
E vc pode usar o cambio conforme sua necessidade, podendo e qdo necessario muda-lo andando.
Manutençao?
Com relaçao ao veiculos, mais modernos, quais sao, falando em AT...Existem?
Lembrando q alguns motoristas, tem q trocar sistema completo de embreagem completo a cada 50 mil km, oq no meu antigo carro (ford ranger) nao saia por menos de R$ 2000,00 peças e mao de obra, em consecionario oficial, nao vamos considerar outras alternativas, haja visto, q consertos no At teremos q fazer nelas...
linuxhellmaster
23/07/2009, 14:05
A minha experiencia com carro automaticos é muito pequena, e sem consideraçoes tecnicas de cunho cientifico, apenas empirico.
Apos 18 dias e 9000 km rodando com meu carro automatico, por 7 estados do Brasil e 2 paises, por estradas de terra e asfalto pessimo, por areia, lama, travessia de rio, areas urbanas, congestionamentos.
Ao meu ver a maioria das pessoas tem restriçao ao At, por nao terem noçao d q é possivel cambia-lo, digo, vc tem q "pensar um pouco" vc tem L, 2, 3D, e D.
E vc pode usar o cambio conforme sua necessidade, podendo e qdo necessario muda-lo andando.
Manutençao?
Lembrando q alguns motoristas, tem q trocar sistema completo de embreagem completo a cada 50 mil km, oq no meu antigo carro (ford ranger) nao saia por menos de R$ 2000,00 peças e mao de obra, em consecionario oficial, nao vamos considerar outras alternativas, haja visto, q consertos no At teremos q fazer nelas...
Pois eh amigo...
Tem muito carro moderno com transmissao automatica, em geral os carros saem com as 2 opcoes, caminhonetes tmb... e os de hj em dia sao muito bons heins... baixa manutencao.
As manutencoes mais comuns seriam o fluido, por cor e tempo de uso, filtro do fluido, estado do cooler do fluido...
Depende o uso voce pode precisar trocar as bandas de friccao... depende o tipo de cambio tmb.... os q tem conversores com lockup em geral "rodam mais"... mas eh relativo tmb, depende muito o uso.
No C6 de um dos meus carros eu costumo ter de trocar todas as bandas de ficcao a cada.... hummm.... 30 mil km... rsssss, enquanto num outro, com o mesmo cambio jah acumulou uns... 110 mil, e esta como novo! mas faco uso totalmente diferente dos carros (q sao quase iguais).
ehhh amigao, voce acertou no AT, da pra perceber que o uso que voce faz eh pra te levar de um lugar ao outro.... como um luva mesmo..:concordo:
cheers
Gostaria de pedir ajuda aos amigos , tenho uma s10 mwm 2.8 2000 4x4, não consigo saber o fabricante da caixa alguem pode me ajudar,
Alexandre Souto
23/07/2009, 23:41
Gostaria de pedir ajuda aos amigos , tenho uma s10 mwm 2.8 2000 4x4, não consigo saber o fabricante da caixa alguem pode me ajudar,
Amigo, procura o Afonso, da Evolution4x4. Ele participa do forum ativamnete.
Absssssss
Alexandre Souto
23/07/2009, 23:59
Manutençao?
Ola amigo...
Claro que em consecionario oficial sai bem salgadinho, gastei 2.7 k a pouco mais de 6 meses, e hj peguei o carro de mais uma labuta, agora uso plato do material Heavy Duty, me parece ser material usado em caminhoes e maquinas. Disco recondiconado r$450 + r$230 mao de obra. É a minha tentativa com a Ranger.... uma das ultimas nesse quezito :? Se nao adiantar e ter mais dor de cabeça ( $ ) com i$to, e tb se nao sair a Ranger 2010 AUTO, eu troco de marca de carro de viagem e passeio, só pq meu pai tem uma SEL auto e que hj ta com uns 50milKM ele me sugeriu (e eu prefior por segurança) e no fim do ano, se a Ranger me dexar na mão ate lá, vou herdar a SEL.... mas FORD ta no sangue!
Sonho ter uma F350 automatica e trucada.... :roll: com pneus 40".... RSSSSSSSSSSSSS kkkkkkkkk... mas néééééé HOOOOOOJE.....
[]'s dum FOrDEIRO indeciso... :evil:
bom...
vou falar do que senti, tinha um voyage SPORT aspirado e era o unico dono, adorava o cambio de gts e a resposta do bixo, apesar do trambulador FDP...
ha quase 2 anos troquei ele num CIVIC antigo 1993 EX porque estava muito bom e etc, o carro está hoje com 85mil MILHAS... e o cambio AUTO está 100% sem sequer nada a desejar e foi trocado o oleo com 70 mil milhas (pois não sabia se já tinham trocado ou não) apesar de tudo estar aparentemente bem...
O que posso dizer é que como carro de corrida, de dia a dia e de uso, vou de AT sempre, nunca mais de MT... se possivel
meu jeep só está de MT porque não achei um cambio AT plug'n'play no OHC em bom estado dos eletronicos, mas logo mais...
AT é foda
Alexandre,
Tambem gosto de Ford, fiquei com minha ranger por 3 anos.
Em relacao as Pick up japonesas, sao bem mais em conta, tem sempre a pronta entrega, peças entao nem se fale...
Mas a ranger ficou pra tras...
Vi umas fotos das 2010, e gostei, gosto de atualizaçao, nao gosto de carro velho, estilo ultrapassado, igual tem gente q diz q as 2003 eram bonitas, hehehehe, gosto é q nem....
Carro antigo é uma coisa, carro ultrapassado é outra.
Mas oq vai mudar na ranger? Nada, so visual.
Optei pelos Joaopones, pq tem ar eletronico, cambio automatico, a cacamba é maior, é um carro bem mais atual.
Nesta viagem andei uns 2500 km em estrada de terra, e te digo, na ranger ate o relogio do meu braço pulava, senti muito mais firmeza na toyota.
Se vai prestar? Vou saber daqui a 100.000 km ou 3 anos...ela ta com 20 dias e 9200 km.
Agora nao deveria ser tao mais caro, 50% mais caro q a ranger.
E ainda tive q esperar 40 dias pra chegar...
Nem vamos entrar no merito de aqui no Brasil compramos oq as montadoras querem vender, ate nos nosso vizinhso sub-subdesenvolvidos, tem Tundra, f150, e sei la mais oq...
E nos?
CONCORDO PLENAMENTE. A maioria dos que falam sobre o prazer das trocas de marcha do MT não tem experiencia nenhuma com o AT, como é meu caso.
Eu particularmente não vejo prazer nenhum em empurrar a embreagem "trocentos" milhoes de vezes quando estou no centro da cidade, MAS também não posso dizer muito sobre AT pq só uma vez dirigi um Corolla e desde então não esqueço mais como foi bom.
Respeito todas as opinioes mas seria melhor se os foristas colocassem suas experiencias com os dois câmbios pra se ter melhor parâmetro.
:concordo:
CONCORDO PLENAMENTE. A maioria dos que falam sobre o prazer das trocas de marcha do MT não tem experiencia nenhuma com o AT, como é meu caso.
Eu particularmente não vejo prazer nenhum em empurrar a embreagem "trocentos" milhoes de vezes quando estou no centro da cidade, MAS também não posso dizer muito sobre AT pq só uma vez dirigi um Corolla e desde então não esqueço mais como foi bom.
Respeito todas as opinioes mas seria melhor se os foristas colocassem suas experiencias com os dois câmbios pra se ter melhor parâmetro.
Cara, automático na cidade sem dúvida nenhuma é muito mais confortável, principalmente em cidades com trânsito intenso. Mas na estrada confesso q prefiro o manual. A não ser q o veículo seja uma RAM, q tem muito motor sobrando, no geral o cambio automatico piora a performance, aumenta o consumo e o q é pior, pode até representar um risco, pois até vc se acostumar bem com o conjunto cambio/motor do carro, pode ter uma surpresa nada agradavel em alguma ultrapassagem.
Marcelo-HPE
11/01/2010, 09:59
È isso que tenho receio , o Cambio limita o desempenho do carro , cambio AT para valer apena hoje , só com trocas sequênciais
Walter L. L. Casitta
11/01/2010, 10:14
Não cheguei a medir nada mas a impressão que tive da minha Ranger com câmbio AT foi:
-A arrancada melhorou um pouco.
-A retomada melhorou muito (mesmo com o QuickDown desabilitado).
-A velocidade final aumentou embora manter a velocidade de cruzeiro piorou nas subidas. Mas pode ser divido a relação da 4º do câmbio AT que era 0,7:1 enquanto a 5º do MT era 0,78:1 e deve ser por isso também que a velocidade final aumentou.
O consumo aumentou muito, mesmo na estrada. Pisando chegou a 6Km/L e na cidade não consegui mais de 8Km/L...
OBS.: O Câmbio só limita o desempenho se o motor não tiver torque...
Marcelo-HPE
11/01/2010, 10:21
O desempenho que quiz dizer que o cambio AT não é tão rápido nas trocas como no manual . Manual pensou trocou !! no AT não é bem assim .
Walter L. L. Casitta
11/01/2010, 10:45
O desempenho que quiz dizer que o cambio AT não é tão rápido nas trocas como no manual . Manual pensou trocou !! no AT não é bem assim .
Justamente as trocas são muito mais rápidas, o Câmbio AT nunca tem preguiça de trocar as marchas, e não erra nunca, tanto que o tempo de retomada em qualquer veículo com cambio AT é menor que nos com câmbio MT.
O Cambio MT só é mais rápido se for seqüencial como os usados em competição. Ou como são os câmbio usados nas motos.
:pensativo: Ou seja:
Tem muito com o modo de dirigir, se o cara é mais agressivo e gosta ou precisa de ultrapassagens é melhor o MT.
Se prioriza o fato de não ter o trabalho de tá pisando na embreagem é melhor o AT.
Tem ainda o risco do AT esquentar (mit) e a questão do consumo.
Mas vamos as comparaçoes.
Quem teve ou tem os dois tipos, qual prefere???
Walter vc colocou um AT , possivelmente o único do Brasil numa Ranger, o que me diz, vale a pena o conforto ou hoje vc teria um MT novamente na boa.
OBG.
:stop:
Bom amigos, meu irmão tem uma agencia de carros e esses caras só pegam carros bem abaixo do preço por isso já encomendei uma AT talvez 2005 ou 06, só vou ver se consigo antes dar uma testada numa pra saber o que eu mesmo acho da dirigibilidade.
Tomara só que eu não esquente a cabeça depois. hehe
Valeu.
Este negócio de dizer que o câmbio MT é mais agressivo, na minha opinião, é tudo balela...
Com o câmbio AT vc pode trocar as marchas manualmente. Eu fazia isto com a minha ex-L200 e com a minha ex-Hilux. Quando eu queria mais desempenho, eu mesmo ia trocando as marchas para cima. Basta ir trocando a alavanca de posição. Muito simples e fácil de se acostumar.
Este negócio de dizer que o câmbio MT é mais agressivo, na minha opinião, é tudo balela...
Com o câmbio AT vc pode trocar as marchas manualmente. Eu fazia isto com a minha ex-L200 e com a minha ex-Hilux. Quando eu queria mais desempenho, eu mesmo ia trocando as marchas para cima. Basta ir trocando a alavanca de posição. Muito simples e fácil de se acostumar.
AKPG acho que vou pegar mesmo uma l200 AT talvez 05-06... e vc o que acha desse carro especificamente, já que vc possuiu uma. Com o KIT Gelo dá pra encarar esse motor 2.5 sendo AT?
:dance: Amigo vc ta no Texas e sentindo frio, tive oportunidade de passar 8 dias aí numa viagem de trabalho e quase morri de calor, uma dia saimos do wall mart quase desmaiei pela diferença de temperatura, respirava abafado parecia que estava dentro de um forno, devia tá uns 42graus .
Só que fui em agosto...
AKPG acho que vou pegar mesmo uma l200 AT talvez 05-06... e vc o que acha desse carro especificamente, já que vc possuiu uma. Com o KIT Gelo dá pra encarar esse motor 2.5 sendo AT?
:dance: Amigo vc ta no Texas e sentindo frio, tive oportunidade de passar 8 dias aí numa viagem de trabalho e quase morri de calor, uma dia saimos do wall mart quase desmaiei pela diferença de temperatura, respirava abafado parecia que estava dentro de um forno, devia tá uns 42graus .
Só que fui em agosto...
Gugu,
Vc já tem pleno conhecimento de como e quando a L200 AT esquenta. Então, sabendo disto, acho que vc fará uma boa compra. E caso a sua apresente este problema, vc já sabe a solução.
A vantagem da AT é que na estrada, o giro dela fica menor, o que ajuda no consumo e em poupar o motor. Porém na cidade o consumo dela será bem alto. A minha fazia na cidade de SP a média de 5 a 5,5 km /l.
Quanto ao Texas, realmente no verão aqui as temperaturas passam fácil de 40 graus e é muito abafado. Ao andar na rua, parece que vc está numa sauna. Agora este inverno a coisa está brava. Até neve já caiu aqui. E alguns dias atrás, a temperatura chegou a -5, com sensação térmica de -12!!!! Coisa de doido....
Walter L. L. Casitta
11/01/2010, 19:56
:
Walter vc colocou um AT , possivelmente o único do Brasil numa Ranger, o que me diz, vale a pena o conforto ou hoje vc teria um MT novamente na boa.
OBG.
Não tenho nada contra o câmbio MT. Tenho sim contra a embreagem. De qualquer forma não pretendo mesmo ter caros com câmbio MT nunca mais. Tomara que a Ranger tenha sido a última....
dalmolin
11/01/2010, 20:51
Com o câmbio AT vc pode trocar as marchas manualmente. Eu fazia isto com a minha ex-L200 e com a minha ex-Hilux. Quando eu queria mais desempenho, eu mesmo ia trocando as marchas para cima. Basta ir trocando a alavanca de posição. .ao descer uma serra , e vc tirar de D e colocar uma 2 , que geralmente eh uma 3ª de cambio manual , o carro esguela o giro do motor e nao troca a marcha ??
mesma coisa subindo a serra , vc poe 3 no AT , tipo uma 4ª do MT , mete o pé o motor vai ate o limite do giro e nao passa 4 ??
outfitter
11/01/2010, 21:25
Prezados foristas,
Estou atrás de informações sobre os pontos positivos e negativos na comparação entre um câmbio mecânico e o câmbio automático para veículos Diesel. Procurei algumas coisas aqui no fórum e as informações quando não estão espaças, termina em discussão entre os foristas.
Para uma pessoa que anda entre 60 e 70% de estradas de asfalto e o restante em estrada de chão, sendo que na parte de chão, em vários locais a pessoa tem que andar com o veículo tracionado seja 4x4 Alta ou 4x4 reduzida, além disso, nos mesmos locais anda-se em alguns momentos carregados. Os tipos de terreno em estrada de chão vão desde cascalhos, lamaçais, atravessar alguns trechos alagados, terrenos argilosos e alguns acidentados.
Pode-se gerar algum problema no câmbio automático devido a se andar por vários quilômetros com bastante barro na parte debaixo do veículo?
No aguardo das informações dos experts do assunto
Caro Eduardo
Não sou um dos experts mas alguém que, com mais de cinquenta anos, sempre utilizou veiculos utilitários e os utilizou tanto em meio rural como em rodovias e uso urbano.Em termos de Ats os tive em Cherokees Limited e Sport, Toyota SW4 e LR Discovery.Atualmente na Frontier SEL AT.Os cambios AT são utilizados como norma em SUVs e pickups nos EUA desde os anos 60. Eu mesmo utilizei inumeras vezes em condições rurais nos estados do Missouri e Iowa. Com barro e eventualmente neve.Sem problemas. Tenho varios amigos lá que utilizam seus veiculos em uso fora de estrada (uso rural, caçadas,pescarias,etc) sem qualquer problema. para nós os AT são ainda novidade e geram compreensivel polemica. Mas se for te resumir diria: Para utilização convencional (não trilhas radicais,direção esportiva,etc) se puderes adquira um AT.Não vais te arrepender.Custa um pouco mais, gasta um pouco mais, mas o pelo conforto vale cada centavo.
Abç
AM
Justamente as trocas são muito mais rápidas, o Câmbio AT nunca tem preguiça de trocar as marchas, e não erra nunca, tanto que o tempo de retomada em qualquer veículo com cambio AT é menor que nos com câmbio MT.
O Cambio MT só é mais rápido se for seqüencial como os usados em competição. Ou como são os câmbio usados nas motos.
Cara, AT erra sim. Aliás erra com tanta frequencia q inventaram o kickdown. O problema não é a rapidez com q é feita a troca, mas sim a rapidez com q é feita a escolha correta de marcha em algumas situações. O cambio não tem olhos nem cerebro pra ver o q está acontecendo à frente e selecionar a marcha mais adequada, ele apenas obedece à sua programação q tenta adivinhar. Enquanto um humano bem treinado (bom motorista) faz a escolha correta em uma fração de segundo, o AT fica la, tentando interpretar os sinais recebidos pra so depois mudar a marcha... e a retomada no AT só é melhor pq ele reduz quando no modo auto... seleciona o modo sequencial e faz o teste de retomada como é feito nos MT pra vc ver. Não tenho nada contra o cambio automatico, na verdade acho muito bom. Só acho errado falarem q ele não diminui a performance, pq isso diminui mesmo. Pelo menos nos cambios auto mais comuns aqui no brasil, q só tem 4 marchas, a diferença na aceleração é grande... sei q isso está mudando e q ja existem cambios mais modernos e melhores, mas esses, salvo algumas exceções, ainda não chegaram por aqui, principalmente para picapes.
Walter L. L. Casitta
11/01/2010, 22:21
Cara, AT erra sim. Aliás erra com tanta frequencia q inventaram o kickdown. O problema não é a rapidez com q é feita a troca, mas sim a rapidez com q é feita a escolha correta de marcha em algumas situações. O cambio não tem olhos nem cerebro pra ver o q está acontecendo à frente e selecionar a marcha mais adequada, ele apenas obedece à sua programação q tenta adivinhar. Enquanto um humano bem treinado (bom motorista) faz a escolha correta em uma fração de segundo, o AT fica la, tentando interpretar os sinais recebidos pra so depois mudar a marcha... e a retomada no AT só é melhor pq ele reduz quando no modo auto... seleciona o modo sequencial e faz o teste de retomada como é feito nos MT pra vc ver. Não tenho nada contra o cambio automatico, na verdade acho muito bom. Só acho errado falarem q ele não diminui a performance, pq isso diminui mesmo. Pelo menos nos cambios auto mais comuns aqui no brasil, q só tem 4 marchas, a diferença na aceleração é grande... sei q isso está mudando e q ja existem cambios mais modernos e melhores, mas esses, salvo algumas exceções, ainda não chegaram por aqui, principalmente para picapes.
É um grande erro quando se fala em câmbio AT dizer que o menor número de marchas é uma desvantagem.
Também é errado pensar no câmbio AT esquecendo da existência do conversor de torque que além de duplicar o torque ainda estende a relação de marchas além das apenas 4 ou 3 ou 2...
Lembrando que mais torque, mais retomada e capacidade para reboque e por aí vai. O conversor de torque diminui bastante a necessidade de muitas relações de marcha tanto que em competições de arrancada é muito comum usarem câmbio AT com apenas duas marchas. Com o famoso Power Glide de 2 marchas que originalmente equipavam os GM Impalas da década de 50...
Me lebrei do dia que deixei o conector do módulo de controle da cambio na minha Ranger solto e saí pra rua. O conector se soltou completamente e o cambio AT entro no modo de oficina e ficou fixo na terceira marcha. A Ranger ficou lerda nas arrancada mas graças ao conversor de torque acompanhei o transito sem problemas até em casa.
É um grande erro quando se fala em câmbio AT dizer que o menor número de marchas é uma desvantagem.
Então pq os câmbios AT mais recentes tem 5 ou 6 marchas? A indústria está andando pra trás?
Walter L. L. Casitta
11/01/2010, 22:44
Então pq os câmbios AT mais recentes tem 5 ou 6 marchas? A indústria está andando pra trás?
O conversor de torque não trabalha de graça. Ele gera calor e calor é energia desperdiçada, gerada a partir do combustível que o motor consome. Com mais marchas o conversor trabalha menos, aquece menos e menos combustível é gasto.
O conversor de torque não trabalha de graça. Ele gera calor e calor é energia desperdiçada, gerada a partir do combustível que o motor consome. Com mais marchas o conversor trabalha menos, aquece menos e menos combustível é gasto.
Certo... e será q mais marchas trabalhando juntamente com o conversor de torque não geram combinações mais apropriadas para as diversas situações de trafego e assim melhoram não apenas o consumo mas tbm a performance?
Walter L. L. Casitta
11/01/2010, 23:22
Certo... e será q mais marchas trabalhando juntamente com o conversor de torque não geram combinações mais apropriadas para as diversas situações de trafego e assim melhoram não apenas o consumo mas tbm a performance?
Com certeza. Por isso existe o CVT com infinitas marchas. A Aisin por exemplo já fabrica com 8 marchas. Mais marchas menos calor. Sobra mais energia para por o carro em movimento. Portanto maior desempenho também.
ao descer uma serra , e vc tirar de D e colocar uma 2 , que geralmente eh uma 3ª de cambio manual , o carro esguela o giro do motor e nao troca a marcha ??
mesma coisa subindo a serra , vc poe 3 no AT , tipo uma 4ª do MT , mete o pé o motor vai ate o limite do giro e nao passa 4 ??
É isso ai!!!!
Postado originalmente por dalmolin http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/buttons/viewpost.gif (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=1068587#post1068587)
ao descer uma serra , e vc tirar de D e colocar uma 2 , que geralmente eh uma 3ª de cambio manual , o carro esguela o giro do motor e nao troca a marcha ??
É isso ai!!!!
:shock: É mais ou menos o que o AKPG fala de trocar as marchas como se fosse um MT. Em ultrapassagens mais difíceis, poderia ser a mesma coisa???
:rolleyes:
Uma coisa é certa, ainda não vi ninguém que tenha usado um AT por algum tempo, que diga que não usaria novamente. A maioria que saiu para um MT foi por medo do esquente(mit) ou por outras razões que não opção própria.
A reclamação mesmo é só sobre o consumo que aumenta um pouco e a demora em alguns casos na troca de marcha.
Tou quase decidido, obrigado aos amigos pelas dicas.
Deivid/silveira
12/01/2010, 11:35
:lol: Cambio AT é pra preguiçoso!!
Só se for de seguencial !!:lol::lol::lol:
Pequeno jr
12/01/2010, 12:07
Uma coisa é certa, ainda não vi ninguém que tenha usado um AT por algum tempo, que diga que não usaria novamente. A maioria que saiu para um MT foi por medo do esquente(mit) ou por outras razões que não opção própria.
A reclamação mesmo é só sobre o consumo que aumenta um pouco e a demora em alguns casos na troca de marcha.
Tou quase decidido, obrigado aos amigos pelas dicas.
Gugu, se eu pudesse$$ hj não teria outra escolha de próxima viatura que não fosse AT.
E olha que falo que seria viatura para tudo, desde passeios, dia a dia, viagens, trilhas leves, brincadeiras e etc.
Quem fala diferente disso é ou quem não usou ou que teve o azar com as L-200 AT. Como seu uso é simples, pode ter certeza que vc só escreverá coisas boas aqui no forum sobre ela.
Vai em frente rapa ... só que mais uma vez te falo ... "EU" escolheria uma Pajero SPORT 2.8 HPE AT!!! Isso sim é máquina Mit !! E custa a mesma coisa que a L-200
Vc já teve algum carro AT? Já dirigiu algum carro AT? Já fez trilha com algum Jeep AT?
Deivid/silveira
13/01/2010, 18:28
:o Trilha com AT não fiz ainda, mas já tive experiencia com AT, mas o meu perfil é MT.
Walter L. L. Casitta
13/01/2010, 19:12
Eu estou esperando aparecer alguém que já teve um ou mais veículos com câmbio AT e que mesmo assim prefira o câmbio MT.
Gente que não conhece afirmando que não gosta tem um monte...
MARCELOLUCHESI
13/01/2010, 19:39
ja tive varios at e mt hj tenho um gol mt uma rav at e um wrangler at toda minha familia tb tem carros at. Em geral prefiro at ate para trilha. Mas para pau mesmo nao tem cambio tip, sequencial, at que bata o MT. Os novos at tao vindo bem espertos se forem comprar at prefiram o carro que tenha maior numero de marchas 5 ou 6. Esses se acemelham muito as Mt.
MARCELOLUCHESI
13/01/2010, 19:47
hj eu acho bobagem comprar um carro acima de 80mil reais que nao seje automatico; Exeto algumas camionetes. E veiculos que nao oferecem opçao de cambio.
MARCELOLUCHESI
13/01/2010, 20:00
Pessoal quando me referi que Mt é mais esperto pro pau eu to me referindo a carro de passeio nao comparem com at de ferrari enzo, f1, dragster , jeep de rockcrawlin esses tem necessidade de serem at e é outra tecnologia e proposta.
Gugu, se eu pudesse$$ hj não teria outra escolha de próxima viatura que não fosse AT.
E olha que falo que seria viatura para tudo, desde passeios, dia a dia, viagens, trilhas leves, brincadeiras e etc.
Quem fala diferente disso é ou quem não usou ou que teve o azar com as L-200 AT. Como seu uso é simples, pode ter certeza que vc só escreverá coisas boas aqui no forum sobre ela.
Vai em frente rapa ... só que mais uma vez te falo ... "EU" escolheria uma Pajero SPORT 2.8 HPE AT!!! Isso sim é máquina Mit !! E custa a mesma coisa que a L-200
PEQUENO VC É GRANDE !!!
Amigo estou mesmo pensando em arriscar na L200 pela caçamba, mas se aparecer uma Pajero AT vou ver com cuidado.
Se não fosse minha ideia de cambio AT eu nem saia da minha jumentinha GLS 2001 que é uma excelente picape para o meu uso, acho que nao consome tanto, coloquei pneus a quase dois anos e estão do mesmo jeito(estranho-ainda bem) e nunca me deu um trabalho de nada.:dance:
Só que depois que dirigi o corola automático nunca mais esqueci como gostei, só tenho medo pq nunca dirigi uma L200 AT e falam desse mau escalonamento do câmbio.:pensativo:
Como quanto mais novo um carro menos risco, vou esticar a grana e tentar pegar uma outdoor 06-07 mas existem poucas por aqui.
Pegar pela net sem saber a procedencia , aí é phooood@.:roll:
Edintruder
13/01/2010, 21:30
Eu mesmo sendo Rangeiiro de carteirinha, compraria uma L200 Sport AT sem medo. Mesmo as 2004 que aquecem eu encaro sem problemas. O dia que aquecer eu boto um Maxion 2.5 HSD e nunca mais terei dores de cabeça com a L200! Mesmo AT, não existem queixas de problemas no câmbio dela.
Eu mesmo sendo Rangeiiro de carteirinha, compraria uma L200 Sport AT sem medo. Mesmo as 2004 que aquecem eu encaro sem problemas. O dia que aquecer eu boto um Maxion 2.5 HSD e nunca mais terei dores de cabeça com a L200! Mesmo AT, não existem queixas de problemas no câmbio dela.
Pessoal estava procurando outdoor na internet e vi a foto de uma com uma hélice antes do radiador (entre o radiador e a tela) como se fosse colocada pra evitar aquecimentos.
Será que é isso mesmo ou existe dessa forma original?
E se fosse, seria melhor já pegar com esse "acessório" ou isso significaria que ela já aqueceu??????????????????????????????
Poxa!!!! :putz::putz::putz:
http://www.apontador.com.br/automoveis/mitsubishi/C402866283984066125D50/mitsubishi_l_200_outdoor_hpe_4x4_2_5__aut___cab__d upla__preto_2006_2007_diesel.html
Walter L. L. Casitta
13/01/2010, 22:56
Colocando um radiador de óleo auxiliar só para o câmbio também deve resolver o problemas do aquecimento...
Marcelo-HPE
14/01/2010, 00:17
Basta um sistema de arrefecimento descente . esse cambio AT da longo da l200 deve ser bom na asfalto .
Colocando um radiador de óleo auxiliar só para o câmbio também deve resolver o problemas do aquecimento...
Mas aí seria algo mais para projeto... já que os caras são teimosos...
...e algo mais caseiro, como a hélice eletrica???
Não seria bom o proprietário de uma L200 AT usada, já preventivamente fazer algo, gastar um pouco antes e evitar de gastar muito mais depois??
Qual seria a forma mais econômica e eficaz???a hélice, O kit gelo????????
:pipoca:
Daniel.Shimomoto
14/01/2010, 01:42
Põe um HS2.8 logo de cara:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
__________________________________________________ _________
De cambio automático eu falo meio que de carteirinha porque tive que abrir os dois daqui de casa...
O que mata câmbio automático chama-se lubrificante ATF.
Todo mundo compra 1 carro AT e esquece que tem o ATF que, além lubrificar o cambio, tem suas funções no conversor. Ai vai usando, usando usando...segura o carro no motor na subida, o oleo superaquece, passa mais tempo e quando o cambio quebra, compra uma caixa MT no desmanche e coloca no lugar (já vi muito isso - procurem um Santana automático, dificilmente acharão - a maior parte teve o cambio trocado).
Tem que trocar o óleo, não adianta. Falam em 60 mil km ou dois anos, não sei. Depende do que recomenda o fabricante mas precisa trocar.
Uma dica extremamente util para quem quiser comprar um carro AT usado é tirar a vareta do óleo do cambio. Se o óleo que sair nela for cor de ATF, cheiro de ATF, o cambio PROVAVELMENTE estará ok.
Mas se o lubrificante estiver escuro, com particulas (desgastes nas cintas), e, principalmente cheirando queimado (um cheiro forte, ruim pra kct), CERTAMENTE o cambio já foi para o espaço e necessitará de reparos,
Abs
Walter L. L. Casitta
14/01/2010, 08:41
Mas aí seria algo mais para projeto... já que os caras são teimosos...
...e algo mais caseiro, como a hélice eletrica???
Não seria bom o proprietário de uma L200 AT usada, já preventivamente fazer algo, gastar um pouco antes e evitar de gastar muito mais depois??
Qual seria a forma mais econômica e eficaz???a hélice, O kit gelo????????
Eu acredito que a única coisa que poderia amenizar o problema do aquecimento seria separando o sistema de arrefecimento do câmbio do sistema de arrefecimento do motor. Isso é um pouco complicado, mas daria pra fazer como sugeri.
Quanto ao kit gelo é um gambi de fábrica. Resolve o problema da Mit porque faz o cliente parar com as reclamações. Por esse ponto de vista funciona, mas obriga ao motor trabalhar fora dos parâmetros ideais de temperatura. Só adia o problema. Certamente vai reduzir a vida do motor, mas quando der problema a garantia de fábrica terá expirada...
Hélice foi feita para ajudar o arrefecimento quando o veículos estiver parado ou em baixa velocidade. Acima de 40Km/h não precisa de hélice. Como o problema do aquecimento aparece também em alta velocidade, mexer com a hélice ou acrescentar outra não resolve.
Deivid/silveira
14/01/2010, 10:49
Báh:putz:!!
Que isso, os amigos AT se morderam...
Vou colocar um tip tronic na minha Ranger.
ABração
Pequeno jr
14/01/2010, 12:13
Caso fosse trocar de carro agora e fosse para ter apenas um carro, seria assim:
Minha primeira opção sendo ela MIT seria Pajero Sport HPE 2.8
a segunda opção dentro da Mit seria L-200 AT.
Eu já estou na onda do que muitos falam aqui ... bye, bye câmbio MT.
Se Deus me permitir, meio do ano terei um Mit, mas a Gas e MT que é a Tr-4.
Não devo me desfazer da Ranger. (EU Achoo:roll::roll::pensativo::pensativo: )
Walter L. L. Casitta
14/01/2010, 12:45
Caso fosse trocar de carro agora e fosse para ter apenas um carro, seria assim:
Minha primeira opção sendo ela MIT seria Pajero Sport HPE 2.8
a segunda opção dentro da Mit seria L-200 AT.
Eu já estou na onda do que muitos falam aqui ... bye, bye câmbio MT.
Se Deus me permitir, meio do ano terei um Mit, mas a Gas e MT que é a Tr-4.
Não devo me desfazer da Ranger. (EU Achoo:roll::roll::pensativo::pensativo: )
Se você comprar a L200 AT considere-se presenteado com um radiador de óleo com ventoinha elétrica e tudo...
Pequeno jr
14/01/2010, 13:55
Se você comprar a L200 AT considere-se presenteado com um radiador de óleo com ventoinha elétrica e tudo...
Agora eu vi vantagem !!!! heheheh!!!!
Walter, quem sabe. Vamos ver como o meu bolso se comportará nos próximos meses.
Desde já agradeço.
Pessoal estava procurando outdoor na internet e vi a foto de uma com uma hélice antes do radiador (entre o radiador e a tela) como se fosse colocada pra evitar aquecimentos.
Será que é isso mesmo ou existe dessa forma original?
E se fosse, seria melhor já pegar com esse "acessório" ou isso significaria que ela já aqueceu??????????????????????????????
Poxa!!!! :putz::putz::putz:
http://www.apontador.com.br/automoveis/mitsubishi/C402866283984066125D50/mitsubishi_l_200_outdoor_hpe_4x4_2_5__aut___cab__d upla__preto_2006_2007_diesel.html
Já que ninguém respondeu vou chutar: essa hélice pode ser um eletro ventilador para resfriar o condicionador do ar condicionado. Não tem nada a ver com o sistema de arrefecimento do motor.
Abraços.
Marcelo-HPE
14/01/2010, 18:20
Com kit de refrigeração da MIT a temperatura do motor fica entre 88°C e 90°C . temperatura ideal , quem controla a temp. do motor não é o KIT e sim a válvula termostática .
O resfriador de óleo da l200 AT é do dobro do tamanho do resfriador da MT . isso sobrecarregava o sistema de arrefecimento .
Quando comprei a minha pensei : se essa po##@ aquecer , coloco o kit , e se for na garantia melhor ainda . , mas ela nunca superaqueceu ...então vou indo .
...
Já que ninguém respondeu vou chutar: essa hélice pode ser um eletro ventilador para resfriar o condicionador do ar condicionado. Não tem nada a ver com o sistema de arrefecimento do motor.
Abraços.
Até que enfim alguém viu a bola quicando. :dance:
Mas se observar na foto a hélice está do lado do motorista dando a impressão que está resfriando mesmo o radiador , né isso não? :pensativo:
Daniel.Shimomoto
14/01/2010, 22:30
Até que enfim alguém viu a bola quicando. :dance:
Mas se observar na foto a hélice está do lado do motorista dando a impressão que está resfriando mesmo o radiador , né isso não? :pensativo:
Gugu7;
Mas é isso mesmo que o Raposo falou. Na maioia dos casos é para forçar o ar a passar pelo condensador do A/C como função principal. Carros a gasolina mesmo usam esse sistema. Os proprios Vectras usavam isso (o eletroventilador estrategicamente colocado na frente de tudo). O Vitara faz uso do mesmo sistema, enfim, acredito que na Mit não seria diferente, até porque para gerar o fluxo de ar necessário para refrigerar o motor, só aquele ventiladorzinho não daria conta.
Abs!!!
cRiPpLe_rOoStEr
16/01/2010, 01:26
O que mata câmbio automático chama-se lubrificante ATF.
Todo mundo compra 1 carro AT e esquece que tem o ATF que, além lubrificar o cambio, tem suas funções no conversor. Ai vai usando, usando usando...segura o carro no motor na subida, o oleo superaquece, passa mais tempo e quando o cambio quebra, compra uma caixa MT no desmanche e coloca no lugar (já vi muito isso - procurem um Santana automático, dificilmente acharão - a maior parte teve o cambio trocado).
Tem que trocar o óleo, não adianta. Falam em 60 mil km ou dois anos, não sei. Depende do que recomenda o fabricante mas precisa trocar.
esse desleixo é complicado mesmo... mas em porto alegre e região não é tão difícil achar modelos da década de 80 com câmbio automático, principalmente monzas...
cRiPpLe_rOoStEr
16/01/2010, 01:28
Não cheguei a medir nada mas a impressão que tive da minha Ranger com câmbio AT foi:
-A arrancada melhorou um pouco.
-A retomada melhorou muito (mesmo com o QuickDown desabilitado).
-A velocidade final aumentou embora manter a velocidade de cruzeiro piorou nas subidas. Mas pode ser divido a relação da 4º do câmbio AT que era 0,7:1 enquanto a 5º do MT era 0,78:1 e deve ser por isso também que a velocidade final aumentou.
será que se o kickdown estivesse habilitado facilitaria um pouco manter a velocidade de cruzeiro em subidas?
cRiPpLe_rOoStEr
16/01/2010, 01:39
preconceito:parede::parede::parede:
preguiça por preguiça, ficar trocando marcha e pisando na embreagem uma porrada de vezes num trânsito pesado é um saco... mas um câmbio sequencial para aquelas vezes em que dá vontade de trocar as marchas como se fosse mesmo um câmbio manual é interessante...
câmbio manual só serve para fazer pegar no tranco:odedo::odedo::odedo:
Walter L. L. Casitta
16/01/2010, 09:55
será que se o kickdown estivesse habilitado facilitaria um pouco manter a velocidade de cruzeiro em subidas?
O Kickdown serve para ajudar nas retomadas...
ja tive varios at e mt hj tenho um gol mt uma rav at e um wrangler at toda minha familia tb tem carros at. Em geral prefiro at ate para trilha. Mas para pau mesmo nao tem cambio tip, sequencial, at que bata o MT. Os novos at tao vindo bem espertos se forem comprar at prefiram o carro que tenha maior numero de marchas 5 ou 6. Esses se acemelham muito as Mt.
Concordo. Cambio AT com 4 marchas hj é coisa de museu e só continua sendo usado por ser mais barato e representar uma maior margem de lucro para as montadoras. Isso torna a coisa uma palhaçada maior ainda quando pensamos em camionetes q custam mais de R$ 100.000,00 sendo equipadas com cambios ultrapassados q limitam o desempenho do veículo e aumentam o consumo.
O Kickdown serve para ajudar nas retomadas...
Walter hoje vi uma Pajero AT sport HPE 2.8 04/05 novíssima e achei um carrão, só tenho pena de perder minha caçamba de picape mas tou com muito medo de pegar L200 AT.
Que vcs me dizem sobre o motor e cambio AT dela.???
Walter L. L. Casitta
16/01/2010, 21:47
Walter hoje vi uma Pajero AT sport HPE 2.8 04/05 novíssima e achei um carrão, só tenho pena de perder minha caçamba de picape mas tou com muito medo de pegar L200 AT.
Que vcs me dizem sobre o motor e cambio AT dela.???
Eu acho legal essa Pajero, mas a manutenção é bem mais cara. Se tiver uma boa procedência pode ser uma boa opção. Dá uma olhada no IPVA que deve ser mais caro que o de uma picape....
Eu acho legal essa Pajero, mas a manutenção é bem mais cara. Se tiver uma boa procedência pode ser uma boa opção. Dá uma olhada no IPVA que deve ser mais caro que o de uma picape....
Hoje vi o do ano passado desta pajero 2.8 hpe 04/05, que estava no porta luvas, foi na época 1640,00 ( achei caro mas de acordo com o preço do carro), mas aqui no Ceará o IPVA fez foi reduzir este ano, talvez vá ficar nuns 1400,00.
Também não sei quanto é de uma L200 HPE AT 04/05 por exemplo pra comparar. A minha GLS 2001 é mais de 800,00, então acho que não tem tanta diferença da pajero, visto que ela desvaloriza muito e na tabela fipe ficam próximos os preços de ambas 2005 (l200 x Pajero).
Sei que é 2,5% da tabela fipe vou ver isso.
Mas minha preocupação maior é quanto a saber se o carro tem relatos de vicio oculto como muitas L200 AT (esquentar do nada como com o Luís Antonio e o Alexandre). Alguém sabe algo?
aoliveira
17/01/2010, 15:34
Pelo que percebi um dos únicos pontos negativos do AT é o maior consumo em relação ao MT. Mas dá pra quantificar essa diferença? pras pickups de mesma versão e ano que possuem as duas opções de câmbio, qual o consumo da MT e da AT?
Pequeno jr
17/01/2010, 20:11
Na maioria dos casos, vc coloca 1 km a mais. Só que tem relatos aqui no forum em cidades em que o trânsito é péssimo que chega perto dos 2km a menos.
Na maioria dos casos, vc coloca 1 km a mais. Só que tem relatos aqui no forum em cidades em que o trânsito é péssimo que chega perto dos 2km a menos.
É o preço do conforto!
Cerca de 20% a mais do gasto de combustível no final do mês.
cRiPpLe_rOoStEr
18/01/2010, 01:11
e aqueles câmbios AUTOMATIZADOS, será que alguma caminhonete vai disponibilizar algum no mercado brasileiro? há quem diga que são mais duráveis que um câmbio manual sincronizado convencional, gerenciam melhor o uso da embreagem e em alguns casos chegam a ter um consumo menor... outro tipo de câmbio que me chama a atenção são os cvt...
Walter L. L. Casitta
18/01/2010, 07:51
e aqueles câmbios AUTOMATIZADOS, será que alguma caminhonete vai disponibilizar algum no mercado brasileiro? há quem diga que são mais duráveis que um câmbio manual sincronizado convencional, gerenciam melhor o uso da embreagem e em alguns casos chegam a ter um consumo menor... outro tipo de câmbio que me chama a atenção são os cvt...
O câmbio Automatizado usa o mesmo câmbio manual. Existe até um automatizador para o Eaton FSO2405 usado nas Ranger e Frontier.
Existe uma Sprinter com câmbio automatizado de 6 marchas...
leobarroso
18/01/2010, 21:00
Pelo que percebi um dos únicos pontos negativos do AT é o maior consumo em relação ao MT. Mas dá pra quantificar essa diferença? pras pickups de mesma versão e ano que possuem as duas opções de câmbio, qual o consumo da MT e da AT?
Amigo, tenho uma L200 HPE AT.
faço com ela 6km/l
Certa vez na oficina conversando com um proprietario de L200 HPE MT
ele me disse que a dele fazia na faixa de 10 a 12 Km/l na cidade.
Aqui no forum ja ouvi relatos de HPE que façam 5 ou 6 até 7.
O fato é que pisando leve, o carro troca de 1ª p 2ª marcha com 2250rpm
e de 2ª p 3ª apenas com 3250, mas afroxando o pe vc consege trocar a partir de 2500 rpm.
creio que devido estas altas rotaçoes, o motor consuma muito.
mas tmb é uma bala qnd enche a turbina depois dos 3000rpm.
É O PREÇO DO SUCESSO !!! :p
Antes tinha uma Hillux 2.8 passava a marcha com 2000 rpm era super economica, chegava a fazer 11 km/l
cRiPpLe_rOoStEr
18/01/2010, 23:26
O câmbio Automatizado usa o mesmo câmbio manual. Existe até um automatizador para o Eaton FSO2405 usado nas Ranger e Frontier.
Existe uma Sprinter com câmbio automatizado de 6 marchas...
essa sprinter é mosca branca loira dos olhos azuis... quanto ao câmbio automatizado, pode até usar o mesmo sistema do câmbio manual mas por não ser sincronizado é mais resistente e de fácil manutenção... a propósito: se a ford estivesse oferecendo câmbio automatizado na ranger ao menos como opcional seria uma grande sacada ja que não teria que gastar tanto redimensionando o conjunto de transmissão como acontece nos automáticos...
Leo que ano é sua L200 At, a quanto tempo vc tem, qual sua impressão do carro, deu algum problema?
Vc gosta do cambio automático ou pretende voltar ter uma picape Mecanica?
Valeu
Amigo, tenho uma L200 HPE AT.
faço com ela 6km/l
Certa vez na oficina conversando com um proprietario de L200 HPE MT
ele me disse que a dele fazia na faixa de 10 a 12 Km/l na cidade.
Aqui no forum ja ouvi relatos de HPE que façam 5 ou 6 até 7.
e de 2ª p 3ª apenas com 3250, mas afroxando o pe vc consege trocar a partir de 2500 rpm.
É O PREÇO DO SUCESSO !!! :p
Antes tinha uma Hillux 2.8 passava a marcha com 2000 rpm era super economica, chegava a fazer 11 km/l
Amigo, tenho uma L200 HPE AT...
l
Deixa eu ver se entendi.
O Câmbio AT troca as marchas pela rotação do motor, giros.
Na cidade Eu troco quase todas as marchas da minha picape com 2000 rpm...
Isso quer dizer que só vou andar de primeira e segunda se eu usar um cambio AT????
No Carro mecanico vc considera além do giro a velocidade para trocar as marchas. Ex: numa descida troco as marchas mais rapido e com menos giro do motor. Numa subida faço o contrário.
E no AT como reage o carro? :pensativo::pensativo::pensativo:
E para fazer o inverso, diminuir velocidade??? Pergunto: se eu vier com 100KM/h e tirar totalmente o pé do acelerador o giro cai de 3000 para 1000 na mesma hora, e o que vai acontecer se o carro for AT, vai reduzir tudo de uma vez pq o giro ficou em 1000 rpm??
Só mais uma última pergunta por favor: essas reações são diferentes nos cambios da L200 e da Pajero AT pq já vi que eles tem certas diferenças na "manete" interna do cambio e alguém por aqui citou que um é burro o outro inteligente.:putz:
Valeu.
Alexandre Souto
20/01/2010, 09:34
Deixa eu ver se entendi.
Isso quer dizer que só vou andar de primeira e segunda se eu usar um cambio AT????
Se vc usar o cambio AT, certamente isto irá mudar, a troca de marchas varia qto ao RPM, isto depende mto do cambio/marca, mas certamente vc usaria a 3 e 4 marcha a 1500 ou 2500 RPM's na cidade
No Carro mecanico vc considera além do giro a velocidade para trocar as marchas. Ex: numa descida troco as marchas mais rapido e com menos giro do motor. Numa subida faço o contrário.
O cambio e motor não perderão giro, reduz a marcha mais rapido que vc no MT e no caso da descida, no começo vc ja reagi (quando acostumado, inconscientemente) e poe na 1, 2 ou 3 no cambio AT
E para fazer o inverso, diminuir velocidade??? Pergunto: se eu vier com 100KM/h e tirar totalmente o pé do acelerador o giro cai de 3000 para 1000 na mesma hora, e o que vai acontecer se o carro for AT, vai reduzir tudo de uma vez pq o giro ficou em 1000 rpm??
Não, mas se vc não fizer nada neste momento, quando a velocidade estiver aproximando do usual, o cambio reduzirá. Se vc quiser parar derrepente a 100KM/h, no caso de evitar um atropelamento por acaso, engate uma marcha mais reduzida ate chegar na 1 e mete o pe no freio e deixa o pau cantar no ABS
Só mais uma última pergunta por favor: essas reações são diferentes nos cambios da L200 e da Pajero AT pq já vi que eles tem certas diferenças na "manete" interna do cambio e alguém por aqui citou que um é burro o outro inteligente.:putz:
Disso (MIT, AT) eu nao tenho nem idéia.... :mrgreen:
Valeu.
Espero ter ajudado!!!!
Abs e boa sorte!!!
Walter L. L. Casitta
20/01/2010, 10:18
Basicamente o câmbio AT seleciona as marchas pela informação de velocidade e pressão no acelerador sem considerar o giro do motor.
Alguns câmbios com controle eletrônico (não todos) podem considerar a rotação do motor para controle do WOT que vulgarmente é conhecido como Kickdown.
Os com controle eletrônico também podem considerar outros fatores como o freio, temperatura do motor e do câmbio, AC ligado ou desligado, RPM do motor, mas 99% das decisões para a troca de marchas e a velocidade e posição do pedal do acelerador.
Os câmbios eletrônicos inteligentes são aqueles que identificam a forma como o motorista usa o acelerador e freio e escolhem um entre vários mapas programados para mudar o comportamento do câmbio. Eles conseguem identificar por exemplo se o motorista está tentando reduzir a velocidade e tentam ajudar reduzindo as marchas por exemplo...
Alexandre Souto
20/01/2010, 10:28
Falou e disse ai o professor!!!!
Mto bom Walter!!!!
[]'s...
Falou e disse ai o professor!!!!
Mto bom Walter!!!!
[]'s...
:concordo: Valeu galera.
Mas é que dias atras quando perguntei opinião sobre pajero AT ou L200 AT um dos amigos disse: gugu vai de pajero que tem o cambio inteligente e a L200 tem o cambio burro. Na manete existe diferença, a da Pajero tem um L tem um 3, e na L200 não vi.
E essa diferença alguém sabe :?::?::?:
freitasjr
27/01/2010, 12:56
:concordo: Valeu galera.
Mas é que dias atras quando perguntei opinião sobre pajero AT ou L200 AT um dos amigos disse: gugu vai de pajero que tem o cambio inteligente e a L200 tem o cambio burro. Na manete existe diferença, a da Pajero tem um L tem um 3, e na L200 não vi.
E essa diferença alguém sabe :?::?::?:
Na Pajero Sport vc tem P - R - N - D - 3 - 2 - L
Na L200 P - R - N - D - 2 - L . A 3ª marcha na L200 é substituída pelo botão over-drive, que faz a mesma coisa.
Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...
Nicodemus
27/01/2010, 18:46
olha, sempre tive carros, caminhonetes MT, comprei uma triton AT e acho
dificil voltar pra um MT, vc se acostuma e não quer ficar sem...
Na concessionaria o gerente me falou que de cada 20 tritons vendidas,
somente 1 é MT o resto é AT e ele diz que só vende a MT pq é a que sobra.
o consumo é mais alto sim, é inegável, mas na minha cidade que vc tem que
acelerar e frear a cada 100m o AT e uma maravilha.
MT se Deus quiser, nunca mais...
Abraços.
cRiPpLe_rOoStEr
27/01/2010, 23:53
dificil voltar pra um MT, vc se acostuma e não quer ficar sem...
x2
é pouco comum encontrar quem prefira um MT...
o consumo é mais alto sim, é inegável, mas na minha cidade que vc tem que acelerar e frear a cada 100m o AT e uma maravilha.
os ortopedistas especializados em joelho é que não devem gostar tanto dessa proliferação de câmbios automáticos :mrgreen: (embora eles certamente usem)
leobarroso
28/01/2010, 12:45
Leo que ano é sua L200 At, a quanto tempo vc tem, qual sua impressão do carro, deu algum problema?
Vc gosta do cambio automático ou pretende voltar ter uma picape Mecanica?
Valeu
Cara, O carro em si é muito bom. Agora tente comprar uma com procedencia.
O cambio AT delas nao é dos melhores. Acgo que as marchas sao muito forçadas. devido a isso o alto consumo. Se vc é o tipo do cara que se preocupa muito com o gasto com combustivel, pegue uma MT. Aqui em belem, a minha faz 6 km/l e com a diferença do preço do diesel em relação a gasolina, equivale a um carro a gasolina que faça 8 km/l.
Dê uma garimpada que vc encontra carros bons. aqui em belem vc consegue comprar uma L200 2004 a partir de 40k ( com dinheiro na mao e sem presa).
Quanto a ter outro carro MT, teria sim, sao 2 praseres distintos.
AT - Conforto e Baixa Manutenção e alto consumo.
MT - Sao embreagens pesadas, dao mais manutenção, o carro rende mais e o consumo é menor.
O rendimento do combustivel em uma HPE AT é apenas 60% do rendimento da MT.
Obs. O importante é cuidar o Oleo e sistema de arefecimento do carro. Sao pontos cruciais para que o motor nao quebre facil.
leobarroso
28/01/2010, 12:55
Deixa eu ver se entendi.
Valeu.
Exatamente.. 2 2ª marcha chega a ums 60km/h.
O motor é muito "forçado".
Ele trabalha em altas rotaçoes para aproveitar as faixas de maior TORQUE.
Logo, vc sempre esta com o motor cheio. pode pisar q é praticamente instantaneo.
Mas este comportamento compromete a durabilidade do motor..
Por isso q as HPE apresentam muito problema.
Muito combustivel, Altas temperaturas, Altas rotaçoes= muita potencia sempre = oficina
leobarroso
28/01/2010, 13:00
Ah...
Se alguem souber se é possivel "Reprogramar" um Cambio AT.
Me avise...
Se ja remapeiam chip de injeção..
Deve ser possivel remapear um cambio AT.
Gostaria de fazer na minha .. :-D
Edintruder
28/01/2010, 15:04
Se o sistema da L200 AT é todo mecânico, sempre que tirar o pé do acelerador, dependendo do rpm do câmbio, ele tentará passar pra próxima marcha. Se estiver a 100km/h com uns 3000 rpm, ela entrará o OD e baixará a rpm para a próxima marcha, porém não ficará na marcha lenta não, ele fica engatado mantendo freio motor e reduzirá as marchas até permanecer em velocidade mínima na lenta do motor em 1a marcha.
A desvantagem do sistema mecânico é que não entram as marchas antes do limite mínimo, como ocorre nos câmbios com gerenciamento eletrônico... Por isso o consumo é mais elevado.
Ou seja, é praticamente a mesma coisa quanto ao dirigir.:pipoca:
:pensativo::pensativo::pensativo:
Mas por que alguns amigos do fórum citam o cambio Invecs II da Pajero japonesa como superior aos da L200 AT? Falam que o cambio AT da L200 tem um mau escalonamento!
O cambio AT da Pajero tem algum gerenciamento eletrônico ou coisa assim que justifique um melhor desempenho em relaçao ao cambio Nacional?
Ou a Pajero Japonesa também teria esse mesmo mau escalonamento?
* OBG a todos os amigos que estão me respondendo MP.
Na Pajero Sport vc tem P - R - N - D - 3 - 2 - L
Na L200 P - R - N - D - 2 - L . A 3ª marcha na L200 é substituída pelo botão over-drive, que faz a mesma coisa.
Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...
Uma opinião sem muita base, até porque dirigi poucos KM e apenas até 60km/h e não tive como apertar o pé pq estava no transito da cidade:
No meio da semana dirigi uma Pajero HPE AT 04/05 e cerca de 20 minutos depois dirigi uma hilux SRV 07 AT.(ambos carros de amigos do trabalho)
Não senti diferença alguma quanto ao câmbio, repito dirigi muito pouco.
O que se sobressaiu de imediato foi o silêncio da Hilux em desfavor do barulho do motor da Pajero dentro do carro. ( não sei se pq eram carros usados e aí não dá pra ser um comparativo mais exato, lógico)
Vou comprar a Pajero pela opção da grana mas assim que puder pulo para a Hilux SRV que achei 10.(fora consumo e tudo mais que citam aqui no fórum)
Ou seja, é praticamente a mesma coisa quanto ao dirigir.:pipoca:
:pensativo::pensativo::pensativo:
Mas por que alguns amigos do fórum citam o cambio Invecs II da Pajero japonesa como superior aos da L200 AT? Falam que o cambio AT da L200 tem um mau escalonamento!
O cambio AT da Pajero tem algum gerenciamento eletrônico ou coisa assim que justifique um melhor desempenho em relaçao ao cambio Nacional?
Ou a Pajero Japonesa também teria esse mesmo mau escalonamento?
* OBG a todos os amigos que estão me respondendo MP.
Deivid/silveira
30/01/2010, 22:52
Sou Rangeiro :D
Mas a Hilux AT é show :mrgreen:
Daniel.Shimomoto
31/01/2010, 02:00
Sou Rangeiro :D
Mas a Hilux AT é show :mrgreen:
X2!!!!
Abs!!!!
Edin e o sistema da Pajero 2.8 Japonesa, também é todo mecânico:?::?::?:
Se o sistema da L200 AT é todo mecânico, sempre que tirar o pé do acelerador, dependendo do rpm do câmbio, ele tentará passar pra próxima marcha. Se estiver a 100km/h com uns 3000 rpm, ela entrará o OD e baixará a rpm para a próxima marcha, porém não ficará na marcha lenta não, ele fica engatado mantendo freio motor e reduzirá as marchas até permanecer em velocidade mínima na lenta do motor em 1a marcha.
A desvantagem do sistema mecânico é que não entram as marchas antes do limite mínimo, como ocorre nos câmbios com gerenciamento eletrônico... Por isso o consumo é mais elevado.
Amigos, uma dúvida.
Nessa semana dirigi uma MT por um trecho cheio de quebra-molas e tive a impressão que o câmbio é muito curto. Várias vezes tentei passar bem lento e em segunda, mas, ao acelerar, ela de início não desenvolvia e instantes depois dava um pulo e eu ficava "colado" no banco. Por ter estranhado esse comportamento passei a superar os obstáculos em primeira. Como estou acostumado com a AT fiquei em dúvida se o "problema" está entre o volante e o banco ou se é uma característica das MT.
Quem tem MT e costuma passar lombadas devagar (para não sacrificar os caronas traseiros) usa qual marcha?
Grato e abs.
eujacio junior
15/11/2010, 22:46
Amigos, uma dúvida.
Nessa semana dirigi uma MT por um trecho cheio de quebra-molas e tive a impressão que o câmbio é muito curto. Várias vezes tentei passar bem lento e em segunda, mas, ao acelerar, ela de início não desenvolvia e instantes depois dava um pulo e eu ficava "colado" no banco. Por ter estranhado esse comportamento passei a superar os obstáculos em primeira. Como estou acostumado com a AT fiquei em dúvida se o "problema" está entre o volante e o banco ou se é uma característica das MT.
Quem tem MT e costuma passar lombadas devagar (para não sacrificar os caronas traseiros) usa qual marcha?
Grato e abs.
IRMAO, DEPENDE DA VELOCIDADE QUE PASSO N OBSTACULO... COMO VC DISSE PARA NAO JUDIAR OS PASSAGEIROS ATRAZ MELHOR PASSAR EM PRIMEIRA..
EU PREFIRO..
ABRAÇOS.:concordo::concordo::concordo::concordo:
Amigos, uma dúvida.
Grato e abs.
Amigos,
esclarecendo: é que pintou uma L200 Hpe 2009/2010 com apenas 12000 km por 76 latinhas. A nossa é AT tá inteira e nunca deu problemas, mas é 2006. Por isso pensei em pegar a viatura. Ocorre que não estou acostumado com o cambio MT e estranhei o comportamento dela conforme relato acima.
Prefiro o câmbio AT, mas como não existe mais 0km At e a grana agora não dá p/ uma Triton...
Como sei que vcs estão sempre dispostos a ajudar, aguardo mais informações. A patroa está fazendo o maior loby para pegar uma TR4 zero AT (74,5 latinhas), vcs devem saber o porquê...
Obs: E.J. valeu a opinião.
Abs.
Pequeno jr
16/11/2010, 10:22
JR,
Quando tinhamos a L-200 passamos em 1º marcha em quebra molas. Em lombadas era de segunda ou terceira.
Claro que tudo depende uma série de fatores, mas pelo menos assim que fazia.
Sobre o cãmbio, sim L-200 tem um câmbio curto pacas.
JR,
Quando tinhamos a L-200 passamos em 1º marcha em quebra molas. Em lombadas era de segunda ou terceira.
Claro que tudo depende uma série de fatores, mas pelo menos assim que fazia.
Sobre o cãmbio, sim L-200 tem um câmbio curto pacas.
OK, valeu.
Acho que vou ter de fazer teste drive com a Ranger e Frontier (MT) para poder avaliar isso.
A Hilux já dirigi e não achei o câmbio ruim.
Abs.
euclidesneto
09/01/2011, 10:34
Câmbio manual, só se for por castigo.
Tomem cuidado com câmbio automático.:stop:
Minha Explorer está caminhando para 300.000km só trocando óleo e filtro, nunca troquei uma peça da transmissão, esse tipo de coisa acaba gerando sérios problemas, as casas de peças especializadas não vendem os kits, mecânicos ficam parados e o pior, não temos o que fazer nas oficinas. Cuidado!:lol:
NGDaniel
09/01/2011, 18:02
Câmbio manual, só se for por castigo.
Olha, até bem pouco tempo atraz achava esse negocio de cambio automatico coisa de frutinha... mas agente envelhece e hoje...
Cambio manual, infelizmente, é pra quem nao PODE ter um automatico... e é, como dito, por CASTIGO...
sds,
Alagoano
09/01/2011, 18:20
Antes da nossa atual Ranger aparecer, procurávamos por uma Hilux SRV Automática...
A Ranger foi uma compra puramente "racional", oq pagamos nela acho que ainda faltaria uns 2 ou 3 mil latinhas pra pegar uma Hilux SRV AT 2006, então não pensamos nem duas vezes e ficamos com a Ranger 2010 e sua garantia...
No próxima troca, acho que já vou estar casado e na minha casa, mas uma picape automática será um dos meus objetivos...
Imperador!
09/01/2011, 18:30
Antes da nossa atual Ranger aparecer, procurávamos por uma Hilux SRV Automática...
A Ranger foi uma compra puramente "racional", oq pagamos nela acho que ainda faltaria uns 2 ou 3 mil latinhas pra pegar uma Hilux SRV AT 2006, então não pensamos nem duas vezes e ficamos com a Ranger 2010 e sua garantia...
No próxima troca, acho que já vou estar casado e na minha casa, mas uma picape automática será um dos meus objetivos...
Na minha próxima troca de carro só espero não estar casado.
NGDaniel
09/01/2011, 18:41
Na minha próxima troca de carro só espero não estar casado.
nao espere msm...
é um inferno ter de prestar contas a patroa de nossas viaturas :odedo:
abs
Imperador!
09/01/2011, 18:58
Falando sério agora,
Eu ainda sou velha guarda (kkk) em relação a câmbio em picapes.
Pode ser porque nunca usei uma picape com cÂmbio AT no dia-a-dia, mas eu ainda acho que picape é MT.
Pra mim AT é para sedan, carro de cidade.
Opinião polêmica, eu sei, mas é a minha, pelo menos, por enquanto.
Câmbio AT é muito bom pra cidade e pra estrada (Hilux e Frontier SEL estão dando show), mas eu ainda acho que para um uso mais específico (subir dunas, por exemplo), um câmbio MT deve responder melhor.
De qualquer forma, como eu disse, é a opinião de quem não utilizou um câmbio AT mais intensamente. Essas observações são feitas com base nos meus achismos pessoais. Por enquanto.
euclidesneto
09/01/2011, 19:15
O primeiro carro com câmbio automático que dirigi foi um Landau, lá pelos idos de 1975. Desde então, MT pra mim se tornou coisa pré-histórica. Fazer força, quando tem máquina pra fazer por mim? Tô fora.
Galera, só pra aumentar a polemica, vi que um companheiro falou para termos cuidado com cambio AT e que o carro dele tava perto dos 300 mil e tals. A pajerona AT diesel ta quase lá tb. Troco óleo da cx AT a cada 40mil km e ta zerada!!!! Nao consigo me ver trocando marcha, só faço isso no da patroa pra nao esquecer como era, kkkkkkkkk.
Como disseram, cambio MT, só se for castigo.
Imperador!
09/01/2011, 20:05
Galera, só pra aumentar a polemica, vi que um companheiro falou para termos cuidado com cambio AT e que o carro dele tava perto dos 300 mil e tals. A pajerona AT diesel ta quase lá tb. Troco óleo da cx AT a cada 40mil km e ta zerada!!!! Nao consigo me ver trocando marcha, só faço isso no da patroa pra nao esquecer como era, kkkkkkkkk.
Como disseram, cambio MT, só se for castigo.
O colega foi irônico, cara!
Alexandre Souto
09/01/2011, 20:22
O primeiro carro com câmbio automático que dirigi foi um Landau, lá pelos idos de 1975. Desde então, MT pra mim se tornou coisa pré-histórica. Fazer força, quando tem máquina pra fazer por mim? Tô fora.
Uso este conjunto na minha Rural(motor e cx), as passagens em D são tão confortáveis quanto o Tucson da mãe ou a SEL do papa... :-D juro, são muito suaves.
Mas na Rural não busco conforto com o cambio hidramático, e sim precisão e constância. Tanto que futuramente farei um upgrade no cambio para melhorar para trilha. Alterar o conversor e corpo de válvulas. E não ficara nada confortável!
Alagoano
09/01/2011, 22:34
Opinião polêmica, eu sei, mas é a minha, pelo menos, por enquanto.
Câmbio AT é muito bom pra cidade e pra estrada (Hilux e Frontier SEL estão dando show), mas eu ainda acho que para um uso mais específico (subir dunas, por exemplo), um câmbio MT deve responder melhor.
Imperador...
Posso te dizer que as vantagens do câmbio MT são mínimas em comparação ao AT. Não que o MT seja ruim, cada um tem suas peculiaridades....no final das contas, o AT supera principalmente pelo conforto, vc é novo ainda....vai chegar um momento que vc vai achar um saco e troca constante de marchas...
Sobre o uso específico que vc falou, concordo com vc....o AT no uso em areia fofa por exemplo não é tão bom, pois como sai de primeira tende a cavar....no MT dá pra sair de 2ª....3ª na manha....já houvi falar que no AT dá pra fazer isso tbm, mas nunca fiz...
Outra coisa, o público que usa picape nesse tipo de situação também é muito específico, quase ninguém....Picape hj é artigo de luxo, e casa muito bem com o AT...
Bem...
Vamos falar um pouco disse e aumentar a discussão.
Na verdade, no Brasil seguimos algumas coisas dos EUA e outras da Europa. Temos o cambio manual como principal como era antigamente na Europa (ainda é hj, mas tem muita opção, diferente daqui).
Abandonamos muitas coisas q tinhamos dos Americanos (grandes carros e motores grandes).
Nos EUA, todos os carros são manuais. Se não me engano, existe até uma habilitação especifica para qm dirige carro com cambio manual.
Já na Europa, carro manual é muito usado por jovens e existe um investimento absurdo na industria.
Um mesmo veiculo tem varias opções de motores e cambio. Uso sempre como exemplo o Astra. Lá tem versão tanto 1.4 como versão 2.0 turbo. Tem acabamento ao seu gosto e equipamentos como vc quiser...
Aqui no Brasil a coisa é mais padronizada, pq brasileiro compra carro pensando em vender e principalmente para mostrar ao vizinho.
Como um veiculo pequeno, voltado a cidade com motor 1.0 (valorizando a economia de combustivel) tem um cambio de 5 marchas super curto. Vc anda a 120km/h a mais de 4 mil rpm. Como pode?
O correto era ter um cambio auto (voltado ao conforto), de preferencia um CVT. Assim aproveitando toda a economia e desenvoltura desse motor. Curto para o dia-a-dia e longo para quando vc usa em avenidas mais rapidas.
O cambio correto no motor correto proporciona uma economia absurda. Porem existem exemplos de um certo e outro errado e dois dois errados.
Ex: Sentra 2.0 CVT: motor e cambio perfeito.
Motor de aluminio, coletor de admissão variavel (melhora o torque em baixa), comando de valvulas variavel e 16V. Isso deixa ele uma blz. Consegue passar dos 140cv e ainda rende bem.
Cambio CVT. Não existe relações de marcha. Somente duas polias q colocam o motor no melhor giro para a velocidade desejada.
Ex: Quando vc quer acelerar, ele joga o giro lá em cima e o carro fica o demonio. Quando vc estabiliza, ele busca o conforto e melhor consumo. Giro baixo e constancia.
Existem testes q falam de um Sentra CVT com ar ligado com media de 110km/h fazendo mais de 15 km/l. Fala se isso não é bom?
Corolla:
O Corolla com motor 2.0 e cambio auto de 4 marchas.
O motor é perfeito. Tudo de mais moderno. Diferente dos outros do mercado, o comando de valvulas é Dual. É variavel tb nas valvulas de escape e o coletor é preparado para todo tipo de giro... desenvolve uma super-potencia e torque maravilhosos. Chega quase nos 160cv.
O cambio é medio. Na atualização q ele teve, ele aproveitou para ganhar uma central eletronica. Pq antes era somente hidraulico, o q trouxe a fama de "sem quebras".
O problema é q as vezes o motor é apagado pelo cambio. O cambio não responde.
Se fosse um cambio de 6 marchas, seria perfeito.
O mesmo acontece com o Golf, porem o contrario. Ele tem um cambio TipTronic de 6 marchas que é usado no Jetta, Passat, Tiguan, Touareg e outros da marcha na Europa. Porem o motor é o 2.0 do Santana desenvolvido para ser Flex e rende apenas 120cv no alcool. E bebe q nem um doido.
Dois ex de motor vs cambio. Um dos dois não é bom.
Agora tem o podre.
Ex: Vectra 2.0 Auto.
Eita carro morno.
Agora com o motor de 140cv a coisa ficou melhor. É 8v, não tem nenhuma tecnologia a não ser ser flex. Só isso e nada mais. Coletor de plastico foi colocado na geração atual, porem não é variavel.
O cambio é o Aisin de 4 marchas q chegou a ser usado até no Marea. Esse cambio é antiquado, de moderno só tem a central não salva o cambio.
O carro ficou tão ruim, q rechearam ele de coisa. O cambio chega a colocar em N quando vc para o carro tentando melhorar o consumo, pq bebe demais e anda de menos.
Existem relatos de Vectra q bebe mais q muito carro 2.4 ou 2.5 do mercado. O modleo Elite 2.4 saiu de linha pq era pior ainda. Tinha 150cv, bebia como um V6 e andava como um 1.6. Era pessimo.
Por isso, não podemos julgar o carro... precisamos saber como é o conjunto.
Sobre o manual, isso é coisa q em breve vai morrer. A tendencia é o CVT e o automatico entrarem para tentar reduzir o consumo e o o nivel de emissões. Principalmente agora com a tendencia dos veiculos hibridos.
Um cambio manual não vai aproveitar melhor o uso dessas tecnologias. Um automatico consegue extrair mais e fazer o veiculo render.
Espero que ajude.
Abraços
euclidesneto
10/01/2011, 11:29
Nos EUA, todos os carros são manuais. Se não me engano, existe até uma habilitação especifica para qm dirige carro com cambio manual.
Já na Europa, carro manual é muito usado por jovens e existe um investimento absurdo na industria.
Vc pensou uma coisa e escreveu outra, certo?
mas eu ainda acho que para um uso mais específico (subir dunas, por exemplo), um câmbio MT deve responder melhor.
Veja esse câmbio automático com 16 anos de uso subindo parede. http://www.youtube.com/watch?v=2TUEz-war0E
Troco óleo da cx AT a cada 40mil km e ta zerada!!!!
Esse é o segredo.
A maioria trata câmbio automático como “peça” que só deve ser recondicionada ou trocada quando apresenta defeito, fato que ocorre pela grande falta de conhecimento e mão de obra especializada.
Câmbio automático tem que ser tratado como motor, que necessita de troca de óleo, filtro e sensores externos, que são utilizados no seu gerenciamento.
no MT dá pra sair de 2ª....3ª na manha....já houvi falar que no AT dá pra fazer isso tbm, mas nunca fiz...
Já fiz, engatei a 2ª e foi tranquilo, mas não lembro se foi no 4X4 High ou Low.
Pow tenho uma pajero sport 2.5 diesel automática 4x4,ela não passa da segunda marcha, o que faço se alguém puder me ajudar ou medar uma dica agradeço desde já.
Pequeno jr
18/02/2011, 08:40
Pow tenho uma pajero sport 2.5 diesel automática 4x4,ela não passa da segunda marcha, o que faço se alguém puder me ajudar ou medar uma dica agradeço desde já.
As manutenções do cambio estão em dia?? To falando referente a troca de oleo do cambio AT.
Imperador!
18/02/2011, 09:53
As manutenções do cambio estão em dia?? To falando referente a troca de oleo do cambio AT.
X2!
Primeiro passo: verificar nível / trocar o óleo.
Pena que os posts neste tópico pararam! :pipoca:
Alguém tem mais algum relato?
...
Eu particularmente vinha usando um Corolla SEG pois adoro o conforto do cambio AT.
Estava procurando uma picape AT mas acabei que ( de súbito) comprei uma Frontier 2004 pra passear nas areias daqui da terrinha (muito bom carro). :putz:
Só que eu estranhei demais voltar a passar marchas e não consigo me desvencilhar do conforto do câmbio AT do corolla principalmente na cidade, motivo pelo qual estou com os dois carros. :parede:
Minha saída deve ser mesmo vender os dois carros e pegar uma picape AT (pela minha grana, possivelmente uma Outdoor AT 2008 ou até uma Hilux SRV 2006).
ANTONIO GABRIEL COSTA
03/02/2012, 22:05
Estou usando cambio at há 1 ano e meio e te digo que é tudo de bom.
Usar um At e depois voltar pro Mt é bravo.
Simplismente não consigo me imaginar usando uma hilux Mt.
Hoje vi um cara numa novinha, sem placa, Mt, falei putz o cara paga 125k numa mt, porque não paga 130 na at:???:
Paulista VM
04/02/2012, 01:50
AT eh outra vida....
Mas parece gol... Fica a td hora esgoelando pra andar...
O carro da patroa eh AT, uma maravilha... Mas a malícia passa longe... Eh um saco qdo tenho que dirigir o dia td na cidade com a pkp, mas cai na estrada, ou na terra aí ce vê a malícia da pkp MT, reduziir, deixar da uma cavucada numa curva... At eh mais de tiozao...
E qdo viajo longe com o carro dela qse durmo, num tem Nd pra fazer... Na minha pelo menos eu fico cambeando, mas não posso negar que cansa mais dirigir 1000km num MT que no AT
Marcelo Corradi
04/02/2012, 08:18
oq me mata de raiva no AT é quando eu preciso de força e piso fundo no acelerador, e vo pisando... aí ele vai e puxa uma marcha! q saco!
no MT é bom q vc pode colar o acelerador lá no assoalho. no AT vc fica naquela: "vou pisar mais um pouquinho, ainda deve tá sobrando acelerador..." e fica confiando nisso e pisando mais um pouquinho, aí de repente o carro reduz a marcha.
euclidesneto
04/02/2012, 09:00
Vou repetir meu mantra. MT só por castigo. E dos brabos.
Costalonga
04/02/2012, 09:47
oq me mata de raiva no AT é quando eu preciso de força e piso fundo no acelerador, e vo pisando... aí ele vai e puxa uma marcha! q saco!
no MT é bom q vc pode colar o acelerador lá no assoalho. no AT vc fica naquela: "vou pisar mais um pouquinho, ainda deve tá sobrando acelerador..." e fica confiando nisso e pisando mais um pouquinho, aí de repente o carro reduz a marcha.
Isso de puxar a marcha não é do cambio AT e sim do motor sem força pra levar o carro em tal marcha!
É igual estar em um carro 1.0 e querer que ele parta de 60KM/H em 5ª marcha, simplesmente ele vai beber mais e num vai.
Eu tenho uma Full 3.2 AT, ela só puxa marcha quando eu quero, se eu toxa o pé mesmo ela rasta até duas marchas, mas logo volta pra que estava antes porque o motor tem força pra levar.
Na L200 eu tinha esse problema de acelerar e puxar marcha a qualquer hora, porque o motor da L200 é fraco em certas situações, só ia bem acima dos 2300RPM, abaixo disso ficava ruim de manter.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Costalonga
04/02/2012, 09:51
AT eh outra vida....
Mas parece gol... Fica a td hora esgoelando pra andar...
O carro da patroa eh AT, uma maravilha... Mas a malícia passa longe... Eh um saco qdo tenho que dirigir o dia td na cidade com a pkp, mas cai na estrada, ou na terra aí ce vê a malícia da pkp MT, reduziir, deixar da uma cavucada numa curva... At eh mais de tiozao...
E qdo viajo longe com o carro dela qse durmo, num tem Nd pra fazer... Na minha pelo menos eu fico cambeando, mas não posso negar que cansa mais dirigir 1000km num MT que no AT
O meu eu num esgoelo pra andar não.
Ao contrário a 2000RPM ela já tá a 120KM/H, e se eu quiser andar mais é só cutuca que eu vejo o ponteiro a 180KM/H rapidim!
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Quarta feira eu vim de MG pro ES, passando pela BR 116, ali é serra pura, e tinha um Golf 2.0 e uma Linea 1.8 andando junto, nas baixadas eles me acompanhavam, até passavam, ai depois nas subidas eu engolia eles e ia embora, e sem reduzir uma marcha se quer.
Carro pra ser AT tem que ter motor, ou o cambio ser muito melhor que outros.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Marcelo Corradi
04/02/2012, 10:14
num é bem assim não Costalonga. Qualquer carro AT se vc colar o acelerador no assoalho ele vai puxar marcha. E eu estou usando como base uma Cherokee V8, quer mais força?
o q eu acho ruim é simplesmente vc não saber até onde pode pisar. vc num sabe se está pisando pouco e se for pisando mais, acaba puxando uma marcha e dá aquela brochada.
outra coisa ruim, é pra manobrar. como não tem a embreagem pra vc controlar o carro, as vezes vc precisa acelerar muito pra vencer algum obstáculo, aí o carro dá um pulo. se tiver alguma coisa perto e vc bobear, vc bate. mas em matéria de conforto principalmente na cidade, o AT é indiscutível.
Costalonga
04/02/2012, 10:36
num é bem assim não Costalonga. Qualquer carro AT se vc colar o acelerador no assoalho ele vai puxar marcha. E eu estou usando como base uma Cherokee V8, quer mais força?
o q eu acho ruim é simplesmente vc não saber até onde pode pisar. vc num sabe se está pisando pouco e se for pisando mais, acaba puxando uma marcha e dá aquela brochada.
outra coisa ruim, é pra manobrar. como não tem a embreagem pra vc controlar o carro, as vezes vc precisa acelerar muito pra vencer algum obstáculo, aí o carro dá um pulo. se tiver alguma coisa perto e vc bobear, vc bate. mas em matéria de conforto principalmente na cidade, o AT é indiscutível.
Ai então é falta de costume com o cambio.
Se você for impurrando o pé ele vai aumentando sem puxar marcha, e se ele puxar é porque realmente precisa.
As vezes eu to a 120KM/H e meto o pé pra Full crescer e passar rápido, mas logo ela joga a marcha acima e continua igual antes.
E sobre manobrar pra mim a maior vantagem do AT é justamente essa, facilidade de manobra, não existe ladeira pro cambio AT, você tira o pé do freio e ele fica parado é só controlar o acelerador, acelerar pouco que ele vai indo.
Fácil fácil!
KKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
euclidesneto
04/02/2012, 10:44
Concordo.:p
Paulista VM
04/02/2012, 14:34
Isso de puxar a marcha não é do cambio AT e sim do motor sem força pra levar o carro em tal marcha!
É igual estar em um carro 1.0 e querer que ele parta de 60KM/H em 5ª marcha, simplesmente ele vai beber mais e num vai.
Eu tenho uma Full 3.2 AT, ela só puxa marcha quando eu quero, se eu toxa o pé mesmo ela rasta até duas marchas, mas logo volta pra que estava antes porque o motor tem força pra levar.
Na L200 eu tinha esse problema de acelerar e puxar marcha a qualquer hora, porque o motor da L200 é fraco em certas situações, só ia bem acima dos 2300RPM, abaixo disso ficava ruim de manter.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Kkkkkk cê ta de sacanagem neh costalonga, vc fala isso pq ta muntado numa full.... Pega uma l200 sport hpe proce ver...
Eu concordo com vc... Porém uma hilux AT ou uma Triton ainda num eh uma full...
E repito... Essas pkp at, tirando o conforto na cidade perde toda a malícia... Vira td golzinho esguelador kkkkkk
Costalonga
04/02/2012, 15:02
Kkkkkk cê ta de sacanagem neh costalonga, vc fala isso pq ta muntado numa full.... Pega uma l200 sport hpe proce ver...
Eu concordo com vc... Porém uma hilux AT ou uma Triton ainda num eh uma full...
E repito... Essas pkp at, tirando o conforto na cidade perde toda a malícia... Vira td golzinho esguelador kkkkkk
Rapaiz a Hilux pra atingir 3000RPM o cara tem que atochar o pé sem dó mesmo!
E anda fácil tá, principalmente a SW4.
A Frontier num posso falar, mas pelo torque deve ser tipo a Full.
Lembrando que minha Full é 165cv e BI ainda, a com CR é mais esperta ainda.
A Triton AT é um avião também, ainda mais se remapear, ai ela vira um furacão.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
.
Estou no 4º carro AT e quando preciso de força geralmente acelero gradativamente e o carro responde bem sem ao menos reduzir. Mas num carro AT se vc colar o acelerador no assoalho ele vai puxar marcha sim, pois ele entendeu que vc quer que ele faça isso e ... tome força do motor. É similar num carro MT quando vc mesmo reduz!
..
Mas é uma questão de gosto sim.
Ao menos 1 vez por mês eu subo 25km de serra bastante ingreme e as vezes vou num AT e outra num MT: é como se um me conduzisse e o outro eu o levasse nas costas. hehe
É como diz um amigo meu: é como ter ou não portão elétrico... os dois vão funcionar, mas ... !
Cada qual, com seu cada qual!!!
Paulista VM
04/02/2012, 18:49
Rapaiz a Hilux pra atingir 3000RPM o cara tem que atochar o pé sem dó mesmo!
E anda fácil tá, principalmente a SW4.
A Frontier num posso falar, mas pelo torque deve ser tipo a Full.
Lembrando que minha Full é 165cv e BI ainda, a com CR é mais esperta ainda.
A Triton AT é um avião também, ainda mais se remapear, ai ela vira um furacão.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Perai... Deixa ver se eu entendi, pra não criar confusão... Vc esta dizendo que a hilux (AT) e SW4 (AT) e Triton AT andam muito?
A Triton AT eu não sei dizer, a hilux não anda mal, mas ta longe da Full... Agora a SW4 eh amarrada pacarai... Eu recusei uma, num negocio pq o trem não anda, podem ateh dar a desculpa de que foi mal amaciada, não sei... Porém a experiência que tive foi péssima, e a própria Toyota da minha cidade falou que ela daria problema com os bicos injetores no futuro, via de regra...
Se o cambio eh manual, ou ao menos seqüencial, vc segura a marcha pra ganhar controle numa ultrapassagem por exemplo, qdo falta potência, mas um AT comum, ainda mais na SW4, eh bucha....
Relação a conforto, na cidade, principalmente, eh indiscutível a vantagem do AT... Porém ainda acho que soh se discute a diferença, por questão de gosto mesmo.... Se a Triton tivesse um cambio seqüencial, pras horas que se quer um controle maior, e fosse ao menos 6 marchas, não teria pego uma MT...
Mas a diferença de preço, me fez pagar seguro e ipva por 2 anos (dos 3 de garantia, que eh o que pretendo ficarcom ela) e ainda trocar os pneus... E pro meu uso, não compensava pagar mais, jah que ando muito pouco com ela dentro da cidade...
Mas gosto não se discute....
ANTONIO GABRIEL COSTA
04/02/2012, 23:21
Vou repetir meu mantra. MT só por castigo. E dos brabos.
X2, e que castigo
freitasjr
07/02/2012, 05:24
X3, mais que castigo, é Tortura...
euclidesneto
07/02/2012, 05:34
Mas gosto não se discute....
É igual a perna, uns tem, outros....:twisted:
Costalonga
07/02/2012, 09:15
Eu não acho o cambio MT um castigo, só que pela lógica e pelo benefício é evidente que a escolha pelo AT fique mais clara nos dias de hoje.
Tenho os dois AT e MT, o AT é grande o MT pequeno, algumas vezes que vou ao centro vou no grande por conta do transito, e com o AT não se passa raiva nesse quesito.
Agora o MT leva uma ampla vantagem na parte do não ficar apé, ainda mais no meu caso que ando em estrada de chão [50KM mato a dentro] e muita das vezes deixo o carro parado e vou andar na macega procurando rocha de pedra, então se nesse tempo o bendito resolve não pegar eu fico apé.
Como já aconteceu com minha Ex L200 AT, mas por sorte agente tava em dois carros ai fiz uma chupeta e tudo certo, mas do contrário eu tava apé.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
euclidesneto
07/02/2012, 10:35
Verdade. Essa é a grade desvantagem do AT. Tem que andar com a bateria em dia.
Conforto.... lógico AT
Economia e desempenho... MT
Verdade. Essa é a grade desvantagem do AT. Tem que andar com a bateria em dia.
Também concordo, tanto que tenho um cabo no porta malas mas... (nunca na vida eu usei para mim, e sim num MT dentro de uma garagem)
Mas não dá pra se deixar de ter um carro AT por essa "desvantagem".
Afinal carros, principalmente os novos não vivem dando pane de bateria!
Dá pra achar uma desculpa melhor.
Hehe.
O certo é que estou tão viciado no conforto do AT que apesar de estar adorando a Frontier não consigo vender o Corolla. :putz:
Armindo Neto
07/02/2012, 22:25
O Cambio AT tem muito mais conforto....
mais perde em arrancada pro Manual.
euclidesneto
08/02/2012, 09:49
Como não aposto corrida.....:):twisted:
Eu acho isso uma coisa muito pessoal, cada um tem sua opinião e cada cambio tem suas vantagens. Cambio manual é para quem gosta de ter o carro nas mãos (ir numa estrada de chão e da uma brincadinha, ir para uma trilha leve/media/pesada), já o AT é para aqueles que querem conforto (só para quem anda na cidade e não gosta quando a roda traseiro gira mais rápido do que a dianteira).
euclidesneto
08/02/2012, 11:22
Não sei de trilha pesada, nunca fiz. Mas nas leves, não vejo problema, aliás, acho até melhor.
Paulista VM
08/02/2012, 14:19
Esses câmbios que seguram reduzida, ficam soh na 1a, soh na 1a e 2a, ateh 3a (OD) e todas, permitem fazer o mesmo que qualquer cambio manual... A diferença se da apenas na agilidade (pra mim, que não sou acostumado, eh mais difícil me encontrar com o AT, com a mesma facilidade que o MT), outra coisa que eh diferente nesses casos eh a possibilidade de dar aquela queimadinha na embreagem (não muito aconselhável, mas em algumas situações eh bem útil) e no AT, apesar da aceleração poder ser gradual, não da tanta margem de controle da mesma, como um carro com embreagem...
Numa pkp com 4x4 HI e LOW, provavelmente seriam raras as situações que um AT atole onde um MT passe...
O que me fez pegar a MT em vez da AT, foi o preço o fator determinante... Gostaria que minha próxima pkp fosse AT, pra avaliar melhor, sob minhas condições de uso, se um MT realmente leva vantagem no quesito controle...
Se der pra dar aquelas saídas de lado no AT, darei o braço a torcer de vez....
Ah, tudo isso se na próxima troca de pkp, a diferença não for tao significativa pra mim ($)! Kkkkk
Vai ser muito bom quando houver alguma camionete no brasil com cambio sequencial (tipo os de F-1, que troca de marcha no volante), pois a unica coisa que não gosto nos cambio AT é que eles deixam o giro do motor muito alto, exemplo, até um tempo atrás eu tinha um Corolla AT, e fui ao Paraguay com ele (quem já foi para lá sabe que é sobe-desce-sobe-desce) e coloquei no piloto automático 110km/h, na decida era tubo bem, mas na hora de subir, ele mudava para a 2ª a 6000giros, dai o consumo era de 6,5km/l, a solução era descer a 150 (nada aconselhado para uma rodovia movimentada), e ir soltando acelerador aos poucos e terminar a subia a 110km/h.
euclidesneto
08/02/2012, 15:15
O da L200 é justamente o contrário. Vira e volta tenho que reduzir na alavanca porque ele teima em deixar no OD.
Moipessoa
08/02/2012, 16:16
Vai ser muito bom quando houver alguma camionete no brasil com cambio sequencial (tipo os de F-1, que troca de marcha no volante), pois a unica coisa que não gosto nos cambio AT é que eles deixam o giro do motor muito alto, exemplo, até um tempo atrás eu tinha um Corolla AT, e fui ao Paraguay com ele (quem já foi para lá sabe que é sobe-desce-sobe-desce) e coloquei no piloto automático 110km/h, na decida era tubo bem, mas na hora de subir, ele mudava para a 2ª a 6000giros, dai o consumo era de 6,5km/l, a solução era descer a 150 (nada aconselhado para uma rodovia movimentada), e ir soltando acelerador aos poucos e terminar a subia a 110km/h.
apesar de não ser a mais indicada para o off-road, a pick up ssangyong tem cambio sequencial (através de aletas atras do voltante tb), senao me engano.
ANTONIO GABRIEL COSTA
08/02/2012, 21:29
De vez em quando guio uma Outlander V6 da minha irmã com os paddle shift no volante e te digo, que no meu caso aquilo ali é enfeite. Prefiro usar o sequenicial no câmbio mesmo (pilotada hard) ou só o drive mesmo ( pilotada light).
Costalonga
08/02/2012, 21:56
De vez em quando guio uma Outlander V6 da minha irmã com os paddle shift no volante e te digo, que no meu caso aquilo ali é enfeite. Prefiro usar o sequenicial no câmbio mesmo (pilotada hard) ou só o drive mesmo ( pilotada light).
Eu só uso o sequencial descendo serra.
Porque a Full teima em andar de 3ª me atentando as idéia!
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Pedro-GO
08/02/2012, 21:59
A coisa mais inutil que tem num cambio AT è o tiptronic!
E o mais utilé o botão sport, que é uma pena muitas picapes não ter!
Na minha opinião é claro!
Paulista VM
08/02/2012, 22:05
Jah ia dizer que o seqüencial, na manopla do cambio, eh mais interessante na minha humilde opinião...
No volante eu acho legal pra carro baixo, esportivo... Num orna com pkp!
Pedro-GO
08/02/2012, 22:21
Como costumo usa uma carguinha tipo esta, vou relatar minhas esperiencia!
Na L200 HPE mandei aumentar o giro original em 500rpm, ficou 10! "para pesso"
Já na SsangYong Actyon na autorissada não deicharão aumentar,, ai usava o tiptronik em subidas longas para não forçar o motor e algumas ultrapassagem em subida! :parede:
Se tivesse o botão esport tava resolvido!:)
331364
Eu acho isso uma coisa muito pessoal, cada um tem sua opinião e cada cambio tem suas vantagens. Cambio manual é para quem gosta de ter o carro nas mãos (ir numa estrada de chão e da uma brincadinha, ir para uma trilha leve/media/pesada), já o AT é para aqueles que querem conforto (só para quem anda na cidade e não gosta quando a roda traseiro gira mais rápido do que a dianteira).
Eu viajava na L200 GLS e chegava quebrado comparando com quando fazia a mesma viagem na Pajero sport AT.
No Corolla SEG então, parece que a viagem não demora comparando aos que "passam" marchas.
É uma tendencia inegável e geralmente muitos falam ainda somente com base nos velhos preconceitos, independente de uso ou não de um AT.
Esses câmbios que seguram reduzida, ficam soh na 1a, soh na 1a e 2a, ateh 3a (OD) e todas, permitem fazer o mesmo que qualquer cambio manual... A diferença se da apenas na agilidade (pra mim, que não sou acostumado, eh mais difícil me encontrar com o AT, com a mesma facilidade que o MT), outra coisa que eh diferente nesses casos eh a possibilidade de dar aquela queimadinha na embreagem (não muito aconselhável, mas em algumas situações eh bem útil) e no AT, apesar da aceleração poder ser gradual, não da tanta margem de controle da mesma, como um carro com embreagem...
Numa pkp com 4x4 HI e LOW, provavelmente seriam raras as situações que um AT atole onde um MT passe...
O que me fez pegar a MT em vez da AT, foi o preço o fator determinante... Gostaria que minha próxima pkp fosse AT, pra avaliar melhor, sob minhas condições de uso, se um MT realmente leva vantagem no quesito controle...
Se der pra dar aquelas saídas de lado no AT, darei o braço a torcer de vez....
Ah, tudo isso se na próxima troca de pkp, a diferença não for tao significativa pra mim ($)! Kkkkk
... pra mim, que não sou acostumado ...
provavelmente seriam raras as situações...
se um MT realmente leva vantagem...
Concordo que tem muito de gosto pessoal e cada cambio tem sua caracteristica, mas...
Sem querer desacreditar o texto do amigo, mas só pra mostrar que muitas vezes as pessoas dão opiniões baseadas em conceitos pre-formados advindos de meras suposições.
Paulista VM
02/03/2012, 23:09
... pra mim, que não sou acostumado ...
provavelmente seriam raras as situações...
se um MT realmente leva vantagem...
Concordo que tem muito de gosto pessoal e cada cambio tem sua caracteristica, mas...
Sem querer desacreditar o texto do amigo, mas só pra mostrar que muitas vezes as pessoas dão opiniões baseadas em conceitos pre-formados advindos de meras suposições.
Conceitos pre-formados, dentro da experiência que tive com diferentes tipos de cambio...
Não são suposições, são opiniões com a humildade de manter uma margem de duvida, tendo consciência de que ninguém aqui já utilizou todos os câmbios existentes na face da terra.
Mas eh evidente no texto, que deixo claro ter utilizado MT mais que AT.
Vamos pegar 2 pkps iguais, uma AT e outra MT, colocar elas dentro de todas as situações possíveis, eliminar o fator humano, depois testar todos os câmbios AT existentes no mundo e refazer tudo denovo, dai teremos uma opinião valida, que atenda as suas exigências.
Oooooooou, podemos trocar idéias e opiniões, quem sabe ateh mudar conceitos que tínhamos, e debater sobre um assunto, uma vez que a verdade absoluta eh apenas um conceito, não uma realidade... Assim como a perfeição.
Por isso meu texto foi baseado em opiniões, não certezas. Se eu soubesse de tudo não perderia tempo em um fórum tentando aprender um pouco, e quem sabe ate ensinar alguma coisa.
Lógico, o forum é pra discutirmos conforme o que achamos, independente de certeza ou não, e estou aqui justamente pra aprender e trocar experiências.
Mas,... não é acostumado, baseou-se no que acha provável , e no "se", ratificando agora não ter usado tanto o câmbio AT.
Só copiei exatamente termos do texto pra mostrar que muitos expressam um conceito formado basicamente por probabilidades e hipóteses, ou seja, um conceito PREformado ou PREconceito com o câmbio AT:
Mas se de alguma forma, ofendi...
desculpas.
pilotothiago
03/03/2012, 16:38
Essa discuçao de cambio AT e MT vai muito longe, em casa tenho meu carro F250 (MT) e minha esposa um Kia Soul (AT), e falo uma coisa, gosto muito do cambio MT, mas final de semana, quando vou sair no kia, parece que ando e nao canso, sabe, parece que voce pode andar conversando mais atentamente, pode dirigir mais tranquilo, sei que meu proximo carro estou tendendo a ser uma Amarok ou uma Ranger (Nova), e um quesito é quase certo ela sera AT...
Imperador!
03/03/2012, 16:45
Essa discuçao de cambio AT e MT vai muito longe, em casa tenho meu carro F250 (MT) e minha esposa um Kia Soul (AT), e falo uma coisa, gosto muito do cambio MT, mas final de semana, quando vou sair no kia, parece que ando e nao canso, sabe, parece que voce pode andar conversando mais atentamente, pode dirigir mais tranquilo, sei que meu proximo carro estou tendendo a ser uma Amarok ou uma Ranger (Nova), e um quesito é quase certo ela sera AT...
X2!
Eu sou um grande defensor do câmbio manual, mas é inegável o quanto o AT é mais prático e confortável.
Hoje em dia você só compra MT se for uma condição muito boa ou REALMENTE quiser MT. Se estiver na dúvida, compre um AT e seja feliz.
euclidesneto
04/03/2012, 07:17
Câmbio manual? Só por castigo.:pipoca:
Câmbio manual? Só por castigo.:pipoca:
Fui castigado, estou com a Frontier (muito boa picape), e o que tá salvando é o Corolla SEG pra rodar na cidade:
Não vou a tanto, quanto o Euclides, mas que o Automático é show, isso é sim.
Semana passada eu vinha conversando sobre isso com um motorista na Blazer do trabalho e ele falou que não se incomodava de mudar marcha e fez gesto com a alavanca.
Eu falei que o maior saco nem era a alavanca e sim o pedal da embreagem.(principalmente em picapes)
Por brincadeira convenci a ele a contar qts vezes pisava na embreagem até minha casa(faltavam uns 2km)
O trânsito nem tava dos piores. Num curva(esquina) notei que ele entrou de 3ª marcha pra ver se a estatística não aumentava e eu reclamei rsrs.
Mesmo assim: Ele pisou 44 vezes... Aí sim, ele achou um absurdo .. eu desci e ele foi guardar a VTR.
Uns dias depois ele me confessou que passou a ter preguiça de pisar na embreagem. hehe
Mas gosto é gosto!
RenatoCoelho
04/03/2012, 20:14
Na MINHA opniao cambio automatico temque ser dupla embreagem e motor forte, temos um Audi A4 com dupla embreagem e 8 marchas motor 180 cv, o carro é perfeito, eu tinha um Civic dos novos automatico, uma tragedia cada troca era um soquinho no carro e fora que o motor com 140 cv ficava chorando marcha toda hora.Nunca mais.
Paulista VM
05/03/2012, 23:45
Kkkk minha mulher tem um soul tb, AT... Carrinho gostoso de guiar... Na CIDADE!
Não troco minha pkp pelo dela qse nunca. Tenho o melhor dos dois mundos, um carro pequeno, AT pra rodar na cidade, e uma caminhonete MT pra trabalhar... Tendo as duas coisas, eu ainda prefiro a minha MT.
Jah fiquei uns 15 dias com uma L200 AT, dum primo, viajar na estrada eh um cagasso atras do outro, e na fazenda uma gastacao de diesel, compraria uma Triton AT qdo fosse veio e preguicoso, e viesse com uma loira de shortinho pra amarrar a carga... Aí sim! Kkkkk qr moleza?
Na MINHA opniao cambio automatico temque ser dupla embreagem e motor forte, temos um Audi A4 com dupla embreagem e 8 marchas motor 180 cv, o carro é perfeito, eu tinha um Civic dos novos automatico, uma tragedia cada troca era um soquinho no carro e fora que o motor com 140 cv ficava chorando marcha toda hora.Nunca mais.
Tenho um Corolla SE-G 2003, são 9 anos de uso, e ele troca as marchas quase imperceptível. Mesmo eu que tenho costume com o carro, pra sentir, tenho que ficar prestando atenção. Um carona não tem como saber quando mudou.
Ontem tava numa hilux AT 2009, também perfeita.
A única AT que tive que dava esses soquinhos foi uma Pajero 2004 e mesmo assim foi depois que resolvi "mecher" nos bicos pra parar a fumaça preta. ( daí foi uma "estória" e desisti do carro)
Kkkk minha mulher tem um soul tb, AT... Carrinho gostoso de guiar... Na CIDADE!
Não troco minha pkp pelo dela qse nunca. Tenho o melhor dos dois mundos, um carro pequeno, AT pra rodar na cidade, e uma caminhonete MT pra trabalhar...
Estou extamente com isso: usando um At na cidade e uma picape MT aos finais de semana pois onde viajo tem umas buraqueiras.
Mas não tem comparação, câmbio MT é pra trabalho mesmo.
euclidesneto
10/03/2012, 01:59
Fazer trabalho repetitivo ( trocar marchas ) é coisa pra máquina e não pra macaco com cérebro.
Fazer trabalho repetitivo ( trocar marchas ) é coisa pra máquina e não pra macaco com cérebro.
É mais ou menos por aí. hehe
Imperador!
10/03/2012, 20:28
Evito generalizações desse tipo. Tem gente que realmente prefere MT ao AT e nem por isso é burro ou não gosta de conforto. Escolher entre AT e MT também tem a questão do gosto pessoal.
leobnaval
10/03/2012, 22:18
Evito generalizações desse tipo. Tem gente que realmente prefere MT ao AT e nem por isso é burro ou não gosta de conforto. Escolher entre AT e MT também tem a questão do gosto pessoal.
X2, preferência cada um tem a sua, nem por isso ela é melhor ou pior que a outra, tudo sem seus prós e contras, resta ao usuário pesá-los e fazer sua escolha.
[]s
Como sempre Imperador, Leobnaval,vcs tem posts impessoais, imparciais e inteligentes.(num tou puxando o saco não viu. hehe)
Por isso eu tinha dito: é mais ou menos ... por aí.
Não vejo como questão de inteligência, mas de custo benefício e algumas raras vezes, de "gosto".
Vejo que na esmagadora maioria das vezes é mais uma questão de custo benefício pra quem escolhe o manual. Se as duas opções fossem o mesmo preço, poucos optariam pelo câmbio manual. Mas mesmo num usado se prefere uma picape 1 ou 2 anos mais nova que a mais velha com Cambio AT.(essa regra tem exceção também)
É mais ou menos como um particular que entrava numa CCS pra comprar uma L200 zero km e encontrava na loja as seguintes opções: uma Outdoor GLS ou uma GL básica (daquelas que tem que descer pra usar o 4x4).
(repito: é mais ou menos...por aí)
Mas essa discussão vai longe!!!
Pequeno jr
12/03/2012, 13:49
E como vai longe essa discussão. rs!!
Mas eu tbm prefiro AT, mas convivo com um MT.
Willian Almeida
12/03/2012, 14:11
X2! Acho o cambio AT disparadamente melhor quo MT. Apesar disso, convivo com duas MT. E faria isso novamente pois, como disse em outro tópico, a Frontier XE custa R$25mil a menos que as AT mais barata, e é uma puta caminhonete.
fabiano caxias
12/03/2012, 16:36
eu vejo pelo seguinte
o carro AT é mais caro pra comprar zero e mais barato pra vender depois em 90% dos casos aqui na minha regiao,ou seja perde se muito mais dinheiro
depende de regiao pra regiao
se eu trocasse de carro uma vez a cada dois anos ja ia sempre de at,mas nao recomento usados com mais de 3 anos pra ninguem,pois em alguem ele vai rachar o bolso,pois 90% do pessoal nao troca oleo e nao cuida do cambio
oque percebo é que é quase impossivel ter um usado at e nao marchar com 5k na caixa um dia,oq acontece é que quando abre o cambio,se tem uma aroela ou a cx inteira ruim ela sai de lá revisada e com 5k de conta,nenhum mecanico tira pra correr o risco de tirar de novo
as mais velhas entao nem se fala
oq tem de cheroka,explorer,patfinder a 10 pila pra vender pq o cambio ja era,meu meca mesmo,compro uma patfinder por 10k,e ainda ganhou outra menos lata pra ele ja trocar a cx q foi pro lixo,
nao digo no brasil todo,mas por aqui tamo longe de igualar a manutençao e a desvalorização dos dois
enquanto é novo é uma maravilha hehe
euclidesneto
12/03/2012, 16:41
Lenda. Tive um santana automático que passou 11 anos com zero de problema. Minha L200 está com 06, e até agora sem problemas.
Eu acredito que para quem anda nas metrópoles = engarrafamento o melhor é o AT. Mas se for para andar na estrada, tipo engata a 5ª e esquece aí tanto faz. Eu só troco a Ranger quando tiver $ para comprar pkp AT.
Abs.
fabiano caxias
12/03/2012, 16:57
Lenda. Tive um santana automático que passou 11 anos com zero de problema. Minha L200 está com 06, e até agora sem problemas.
é...pode ser
aqui se vc for trocar um omega ,explorer,cherokee ou qualquer coisa do genero at com certa idade,na maioria das lojas o pessoal nem pega na troca se for at
vejo pq tenho revenda e tive a infeliz ideia de um dia pegar um omega at na troca,nao deu outra,vendi e marchei com a cx
é igual tempra turbo,marea turbo,gol turbo,a turbina dura um quinto do motor e em alguem vai dar zebra,ai as vezes junta os dois,tipo audi turbo tip tronic,nem de graça nao pego aqui pra vender com garantia,so se ja tiver repasse pra ele
oq digo é que sao raros os casos de carros bem cuidados e um dia cambio cobra a manuteçao de alguem,no caso do at 3 a 4 vezes mais cara
Fabiano varia de região pra região como vc disse.
Nos centros maiores já não se tem muito problema.
Aqui em Fortaleza vc vende muito mais fácil um corollinha AT com mais de 10 anos de uso do que um mecânico.
Lógico que um câmbio com 15-20 anos de uso terá maiores possibilidades de quebrar, mas que a maioria dos relatos é por conceitos formados em cima de, Lenda, isso é sim.
"Passei" minha adolecencia na Oficina do Pedim das Caixas de marcha e ele só conserta cambio manual, e a oficina está sempre cheia.
A questão de um dia de um possível reparo ser mais caro, é a questão do conforto, ele sempre tem um preço a mais.
O que eu digo é que a maioria dos que optam por um câmbio manual ou é por preconceitos, desconhecimento do conforto do AT ou custo-benefício.
E não falo tendo uma picape AT na garagem não, uso uma Frontier 2.8 2004 ( muito boa picape) mas... se um dia sobrar uma grana...
fabiano caxias
12/03/2012, 22:09
é, a regiao torna a fama de um produto boa ou ruim,como os gol 16v na epoca ,nao sabiam trabalhar nele,nao sabiam que oleo usar e ai os mecanicos diziam que nao prestava e pronto,como aqui em uma cidade com 500.000 abitantes tem so tres oficinas que meche em at tu imagina,cai ali nao tem choro é 5k,consequencia ,eu nao pego at nas trocas pq nao posso correr esse risco e assim se forma uma corrente de gente que nao pega e por ai vai
quanto ao conforto nem se discute,vc anda uma semana de at esquece como se dirige um manual que fazia 30 anos que vc usava ehehe
euclidesneto
13/03/2012, 08:10
Acho que extinção do câmbio manual é só uma questão de tempo.
NGDaniel
13/03/2012, 10:41
Acho que extinção do câmbio manual é só uma questão de tempo.
x2.. vai ser coisa so para carro esportivo, e olha lá, só acho que esse "tempo" vai demorar um tiquim, pelo menos aqui no Brasil...
euclidesneto
13/03/2012, 10:49
De qualquer maneira, a mentalidade por aqui, já mudou muito.
Paulista VM
13/03/2012, 13:30
Hmmmmm... Cê imagina comprar uma Ferrari, lamborghini, e vem com cambio automático?
Acho que o Enzo da cambota de raiva no túmulo... Se bem que lamborghini eu acho que tem..
Isso que a lamborghini foi criada por um ex-cliente da Ferrari que não gostou da EMBREAGEM e CAMBIO, dai resolveu fazer por conta...
RenatoCoelho
13/03/2012, 16:36
Hmmmmm... Cê imagina comprar uma Ferrari, lamborghini, e vem com cambio automático?
Acho que o Enzo da cambota de raiva no túmulo... Se bem que lamborghini eu acho que tem..
Isso que a lamborghini foi criada por um ex-cliente da Ferrari que não gostou da EMBREAGEM e CAMBIO, dai resolveu fazer por conta...
A lamborghini era uma fabrica de tratores e seu proprietario comprou uma ferrari, dai ele deu palpites na fabricaçao da ferrari e o Enzo ferrari se nao me engano trucou ele e disse ora seu forte é fazer tratores se vc acha que sabe fazer melhor que faça o seu rsrsr e foi isso que ele fez.Eitaaa
euclidesneto
13/03/2012, 16:48
Por mim, essas tranqueiras não precisavam nem existir. Minha praia é pick-up.
Costalonga
13/03/2012, 17:01
Vem com cambio AT sim, aquele sequencial com trocas nas borboletas.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Paulista VM
13/03/2012, 19:28
Por mim, essas tranqueiras não precisavam nem existir. Minha praia é pick-up.
Eh verdade... Pq BOM mesmo eh S-10! Ferrari e lamborghini são umas tranqueiras. Carros mal construídos, sem qualidade.... Pelo amor de deus, se vc gosta de pkp, td bem, ateh pq com nosso asfalto nem da pra sair direito com esses carros, mas chamar de tranqueira... O que eles tem de tecnologia, performance...
Eh que nem falar que prefere uma MULA, que um manga-larga... Cada um tem sua aptidão, mas dizer que o manga-larga eh ruim, eh osso...
Paulista VM
13/03/2012, 19:31
Vem com cambio AT sim, aquele sequencial com trocas nas borboletas.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Tem mesmo, Ferrari tb, mas são modelos menos esportivos, se eh q tem como...
Normalmente são crus por dentro, soh o escencial mesmo, mas outro dia, na tv, vi o Massa com uma Ferrari que tem ate central multimídia... São os novo tempos kkk
Imperador!
13/03/2012, 20:15
Eh verdade... Pq BOM mesmo eh S-10! Ferrari e lamborghini são umas tranqueiras. Carros mal construídos, sem qualidade.... Pelo amor de deus, se vc gosta de pkp, td bem, ateh pq com nosso asfalto nem da pra sair direito com esses carros, mas chamar de tranqueira... O que eles tem de tecnologia, performance...
Eh que nem falar que prefere uma MULA, que um manga-larga... Cada um tem sua aptidão, mas dizer que o manga-larga eh ruim, eh osso...
Realmente, são péssimos carros!
Olhem e babem: Technical Specifications < LP 700-4 < Aventador < Models < Automobili Lamborghini S.p.A. (http://www.lamborghini.com/en/models/aventador/lp-700-4/technical-specifications/)
A única ferrari hoje em dia que possui cambio manual é a california, e o modelo manual perde em perfomance para o modelo at.
Até pouco tempo a ferrari não possuia nenhum carro com cambio mt, e hoje só possui um (mas já possuiu muitos mt em sua história, talvez até mais do que at, só que foi no passado).
Os tempos mudaram e hoje um cambio at não é mais sinônimo de maior consumo de combustível e menor performance.
Valeu!!!
Pedro-GO
13/03/2012, 21:05
A alguns anos ninque queria;
Carro 4 portas!! quando ia vender era triste!
Ainda gosavam..""este CARRO É BOM DE SAIDA!''KKKK
Ar condicionado....... gastava muito!!
Direção hidraulica..... tambem gastava muito!
Piloto automatico.............isso é muito perigoso!!!
Carro AT..........Tá loco!
Hoje nem 1.0 sem ar, direção e 4 portas vc conseque vender!
AT é o futuro e muito breve!!
Fiz um teste em um Gol AT, e otimo!!
Paulista VM
13/03/2012, 21:43
A única ferrari hoje em dia que possui cambio manual é a california, e o modelo manual perde em perfomance para o modelo at.
Até pouco tempo a ferrari não possuia nenhum carro com cambio mt, e hoje só possui um (mas já possuiu muitos mt em sua história, talvez até mais do que at, só que foi no passado).
Os tempos mudaram e hoje um cambio at não é mais sinônimo de maior consumo de combustível e menor performance.
Valeu!!!
Pior... Eu achava que a maioria ainda era MT, andei vendo no Dr. Google, e eh td AT. Mas acredito que a questão de antes eles manterem MT não era por demérito dos AT, mas por esportividade mesmo... Mas questão de desempenho, acho que ninguém da conta de trocar de marcha mais rápido que no cambio automático... Pelo menos não sem destruir a embreagem kkkkkk
leobnaval
13/03/2012, 22:04
X2, e muito pelo contrário, hoje em dia um AT consegue obter maior performance e melhor consumo que um AT, guardada as devidas comparações com níveis tecnologicos (nada de comparar um sedan comum com sua antiquado câmbio AT de 4 marchas e o mecânico de 5).
[]s
euclidesneto
14/03/2012, 05:20
Paulista, tranqueira é algo que não me serve. Na nossa realidade, brinquedinho pra quem precisa aparecer.
Paulista VM
14/03/2012, 13:03
Hmmmm... Tindi!
Eu ia recomenda um gardenal proce... Kkkkkk
Pra mim tb num tem utilidade, mas q são o que há de mais avançado, são...
Pior... Eu achava que a maioria ainda era MT, andei vendo no Dr. Google, e eh td AT. Mas acredito que a questão de antes eles manterem MT não era por demérito dos AT, mas por esportividade mesmo... Mas questão de desempenho, acho que ninguém da conta de trocar de marcha mais rápido que no cambio automático... Pelo menos não sem destruir a embreagem kkkkkk
Viu Paulista, quando falei de conceitos pre formados ( pré-conceito) não foi pra criticar vc não.
É que as vezes ainda damos opiniões com bases em conceitos passados.
"a questão de antes eles manterem MT não era por demérito dos AT, mas por esportividade mesmo"
E ... não vejo que antes eles "mantinham" os MT pela esportividade, e agora não mais, pois os Ferrari continuam esportivos ... Simplesmente era a época do MT. Eles mudaram no tempo e na hora que o mercado direcionou, de acordo com a preferência dos clientes. ( e que clientes)
Os tempos mudam, hoje vi uma reportagem perguntando a última vez que vc usou um "orelhão" ( eu pelo menos não me lembro)
Em alguns anos câmbio AT vai ser a regra não só nas Ferrari, mas acredito que até em carro 1.0 ( como vão fazer eu não sei).
... e mais alguns anos depois disso, CÂMBIO em carros deve ser coisa do passado... (Aí nem imagino como vai ser)
:pensativo: :pensativo: :pensativo:
Paulista VM
15/03/2012, 21:12
Kkkkk vc tem razão... Mas eu acho que devo ser um cara, realmente antiquado...
Adivinha o que tem na minha pkp? Cambio MT, e um CARTÃO DE ORELHÃO... Kkkkk pelo menos não são fichas...
Desde que meu celular caiu no rio, fui acometido por uma paz danada... Ligações com bucha, soh no horário comercial, se for emergência ligam no da patroa (ela pula um tanto assim d raiva).
Mas confesso que estou estudando levar internet na fazenda... Jah eh um passo, neh..
Kkkkk vc tem razão... Mas eu acho que devo ser um cara, realmente antiquado...
Adivinha o que tem na minha pkp? Cambio MT, e um CARTÃO DE ORELHÃO... Kkkkk pelo menos não são fichas...
Desde que meu celular caiu no rio, fui acometido por uma paz danada... Ligações com bucha, soh no horário comercial, se for emergência ligam no da patroa (ela pula um tanto assim d raiva).
Mas confesso que estou estudando levar internet na fazenda... Jah eh um passo, neh..
Cara, pelo câmbio MT em si, vc ainda está atualíssimo, principalmente se está montado numa triton que é uma bela picape, mas ... uma com cartão telefônico no console não é muito comum mesmo. hehe
E ... quando eu posso ficar sem o celular ( o meu é funcional - do trabalho) sinto essa mesma "paz" que vc citou.
Valeu.
Paulista VM
16/03/2012, 20:05
Cara, pelo câmbio MT em si, vc ainda está atualíssimo, principalmente se está montado numa triton que é uma bela picape, mas ... uma com cartão telefônico no console não é muito comum mesmo. hehe
E ... quando eu posso ficar sem o celular ( o meu é funcional - do trabalho) sinto essa mesma "paz" que vc citou.
Valeu.
E num eh?! Celular eh um estorvo...
leobnaval
16/03/2012, 21:35
E num eh?! Celular eh um estorvo...
X2, tambem não costumo usar não...só no trabalho que tem que ter rsrsrsrs
euclidesneto
16/03/2012, 23:26
Pra mim é item de primeira necessidade. Se não quero ser incomodado, desligo. Simples assim. Foda é precisar de um numa urgência e não ter.
Paulista VM
16/03/2012, 23:39
Rapaz, a vida numa fazenda ensina muito...
Vejo o povo na cidade, qdo tem um problema chama alguém.. De água, a cia de água e esgoto, de luz a cia elétrica, na casa chama um pedreiro e por aí vai..
Naquele fundão, ou nos resolvemos, ou ficamos sem. Duvido que a falta de um celular próprio me fará falta, ate pq onde ando, ele dificilmente pega.
Eh claro que num sou ET, e preciso de internet e telefone, mas tenho em casa..
E tb eh obvio que alguém que entende um pouco de tudo, entende tudo de nada.. De vez enquando precisa de alguém especializado. Vou dizer que num troco essa vidinha mais ou menos por nada kkkk, meu trabalho eh meu lazer.
Alias, voltando ao assunto do AT x MT... Esse cambio da amarok tem dado pano pra manga, e com as novas pkp os câmbios AT com mais marchas estão virando tendência mesmo, será que emfim com tantas marchas a mais, e tantas possibilidades, os câmbios manuais sairão de linha?
Lembro que defendo o MT, mas comparado com os câmbios AT comuns de 4 marchas...
Eh claro que num sou ET, e preciso de internet e telefone, mas tenho em casa..
eu rí! kkkkkk
Alias, voltando ao assunto do AT x MT... Esse cambio da amarok tem dado pano pra manga, e com as novas pkp os câmbios AT com mais marchas estão virando tendência mesmo, será que emfim com tantas marchas a mais, e tantas possibilidades, os câmbios manuais sairão de linha?
Lembro que defendo o MT, mas comparado com os câmbios AT comuns de 4 marchas...
paulista, nos eua as ford f250-350 e 450 só tem cambio automatico.....e a f150 acho que apenas na versao basica.
Paulista VM
17/03/2012, 15:24
Ah, mas nos EUA há muito que o AT eh amplamente utilizado, acho q a maioria do povo lá nem sabe usar um cambio manual...
Imperador!
17/03/2012, 18:08
Ah, mas nos EUA há muito que o AT eh amplamente utilizado, acho q a maioria do povo lá nem sabe usar um cambio manual...
Ouvi dizer que lá precisa de uma habilitação especial pra poder dirigir câmbio manual...
euclidesneto
17/03/2012, 19:32
Ouvi dizer que lá precisa de uma habilitação especial pra poder dirigir câmbio manual...
Já ouvi essa com conversa também.
No Brasil vai virar regra o cambio automatizado e o automatico como opcional. O manual morre em menos de 10 anos. No maximo em modelos basicos de entrada.
Principalmente com as novas leis de segurança (em 2014 começa o ABS e Duplo Air Bag) e ainda falam em acendimento automatico dos farois, sistema Isofix, cinto de tres pontos para todos os ocupantes, farois e lanternas de neblina e regulagem de altura do farol... o cambio automatizado deve virar uma regra...
Acredito q com excessão dos populares (Celta, Mille, QQ, Gol G4 e Ka) o restante deve tudo adotar o cambio automatizado como item de serie. Esse ano chega nos modelos 1,4 (Agile e linha Fiat). Em breve ele chega até nos 1.0.
O automatico deve virar item opcional em alguns modelos com cambio automatizado e ficar nos modelos mais Top de linha. Isso é, se os de dupla embreagem não se tornar regra também (nada mais são mais eficientes, economicos e baratos de produzir).
Em modelos voltados para o off-road, o cambio manual deve continuar (Stark, Troller, L200 Savana). Mas nos modelos SUV e Picape voltados a familia, ele vai virar regra.
Abraços
leobnaval
23/03/2012, 10:00
Quem dita as regras, são o mercado e o governo...
Nada deve virar regra, porém vai aumentar bastante as vendas de veículos automáticos, automatizados, etc... daqui pra frente no Brasil.
[]s
Por falar em cambio AT, andei num Linea dualogic. Não sei se é defeito mas tem hora que o cambio não troca a marcha de jeito nenhum. Sobe o giro a 6 mil rpm de terceira e não troca.
Por falar em cambio AT, andei num Linea dualogic. Não sei se é defeito mas tem hora que o cambio não troca a marcha de jeito nenhum. Sobe o giro a 6 mil rpm de terceira e não troca.
Se ele já tiver "entendido" que vc quer força, quanto mais meter o pé, menos ele tem chance de passar a marcha. ( só se for pra reduzir)