PDA

Ver Versão Completa : Turbo Da Frontier



MOROZINI
10/06/2008, 08:39
Matéria da 4 rodas:(apenas para informação e curiosidade)
Foi pensando em transportar cargas pesadas e encarar longas viagens que o engenheiro Paulo Werle comprou uma picape com motor turbodiesel. Acabou optando por uma Nissan Frontier Strike zero-quilômetro, para utilizar no trajeto que costuma fazer entre São Paulo e o interior do Rio Grande do Sul, onde possui uma fazenda. Numa dessas viagens, teve início seu problema com o turbocompressor da picape. "Aos 14 000 quilômetros, o turbo quebrou na estrada pela primeira vez. A quebra começou com um forte barulho no motor e logo depois provocou a perda de uns 4 litros de óleo, que foi jogado pelo escapamento, seguido de uma cortina de fumaça. Foi preciso um guincho para levar a picape até a autorizada", afirma o engenheiro.

Mas a dor de cabeça de Paulo não terminou aí. "Aos 22 0000 quilômetros, uma nova pane aconteceu na mesma peça e voltou a imobilizar o veículo. A diferença é que dessa vez eu estava acompanhado da minha esposa e com a picape carregada. Devido à falta da peça no estoque das concessionárias, fiquei sem o veículo por 13 dias", diz o engenheiro.
No entanto, o caso de Paulo é só um entre diversos que existem no Brasil. Esse defeito no turbocompressor da Frontier, que também se manifesta no Xterra, é um velho conhecido até da fábrica, como pode ser comprovado pelo boletim técnico que ela enviou à rede autorizada em 12 de março de 2004. Tivemos acesso ao comunicado da Nissan, que informa o modelo e a série de motores afetados pelo problema intitulado pela fábrica de "ruptura do eixo e ruído excessivo do turbocompressor".
O boletim descreve o sintoma que caracteriza o defeito e o procedimento a ser seguido pelas oficinas no caso de atenderem picapes com esse defeito. O comunicado explica que, para as Frontier e Xterra que chegarem às concessionárias Nissan com reclamação de ruptura de eixo ou de ruído excessivo do turbocompressor, deverá ser efetuada a troca da peça, juntamente com a instalação de um novo tubo de retorno de óleo lubrificante. Ainda segundo o documento, os motores atingidos têm número de série até 407.04.151900 e de 407.04.151916 a 407.04.154496, o que envolveria mais de 11 900 veículos.
Devido à falta da peça em algumas regiões e ao preço alto, há casos de proprietários que deram um jeitinho todo próprio. Foi o que fez o estudante Thiago Luiz Spessatto, de Xanxerê (SC), dono de uma Frontier 2003. "Aos 40000 quilômetros, a turbina da minha picape estourou. Procurei pela peça original em diversas concessionárias e, depois de muita pesquisa, encontrei na revenda de Chapecó (SC). Como a turbina original da Nissan era muito cara [3 000 reais, da marca BorgWarner], optei por trocar por um modelo Garret utilizado no mesmo motor MWM que equipa a Chevrolet S10, o que me custou 2 000 reais" diz Thiago. "Até agora ela não deu nenhum problema e estou satisfeito."

Walter L. L. Casitta
10/06/2008, 08:50
Esse é um problema que acompanha o motor MWM. Existem vários relatos similares com a S10...

Edintruder
10/06/2008, 09:47
O que é isso!!!
MWM não quebra!!!
blá blá blá...

... e ainda falam mal do HSD... A turbina no HSD se tomando o cuidado de não acelerar na partida e esperar um pouco antes de desligar dura tanto quanto o motor.
Ao meu ver o 2.8PS, o 2.5HSD euro II são os motores que aliam potência, propicia excelente condução e durabilidade em um único motor.

O MWM é quadrado, barulhento e vibra muito, e por relatos similares não demonstram bastante confiança até ter que gastar para consertar o defeito de fábrica, e os motores eletrônicos ao meu ver apenas não dispõem de confiança esperada, pois uma simples pane elétrica acaba com um passeio e a manuteção tem um custo mais elevado por envolver bicos caros e vários sensores para darem problemas.

O Dalmo estava mecanizando um NGD com o Rasch, alguém sabe como ficou??? Esse sim que seria perfeito!

csirani
10/06/2008, 11:06
Sempre segui os conselhos de um amigo mecânico credenciado pela Master Power, quais sejam, não acelerar demasiadamente tão logo ligado o motor, especialmente no frio, bem como não desligar imediatamente após trabalhar em altas rotações e especialmente, cuidar dos filtros e da qualidade do óleo lubrificante.

A minha turbina tem agradecido por isto.

Anthoniusnikos
10/06/2008, 11:38
Compensa muito trocar o óleo do motor a cada 5.000 Km e o filtro a cada 10.000 Km. Colocar sempre óleo de boa marca. O motor e a turbocompressor vão tranqüilamente aos 400.000 Km. A BI também vai longe quando se troca o filtro do comb. a cada 5.000 Km. Também deve-se estar de olho nos dispositivos que melhoram a eficiência do motor: válvula termostática, bomba d'água, fluído de arrefecimento, bombas de combustível, etc.
Desde que não se tenha pé de chumbo!
Abs

cbridi
10/06/2008, 12:01
Os relatos que o Walter fala, sobre problemas com a S-10, também foram matéria da 4Rodas vejam aqui: http://quatrorodas.abril.com.br/autoservico/autodefesa/conteudo_228898.shtml

[]'s

A.Tavora
10/06/2008, 14:36
Rodei com a minha FRONTIER 2,004 50.000km, e nunca
tive nenhum problema deste tipo. Eu trocava ÓLEO e
FILTRO a cada 7.000km.


Abçs

DieselPower
10/06/2008, 16:03
Lembrando a todos que os problemas de Frontier e S-10 não podem ser relacionados, pois os turbocompressores são de fornecedores diferentes.
Frontier: Borg & Warner
S-10: Garret
Ps.: csirani: Não se trata de acelerar pouco e sim de NÃO acelerar (deixar em marcha lenta) durante 30 segundos ao dar a partida e antes de desligar o motor. Sempre fiz isto com todas as camionetes e nunca tive problemas com turbina. No começo é meio chato, mas depois acostuma... Hoje até em carro a gasolina, as vezes espero (força do habito).
Abraço.

Fernandes Kappes
10/06/2008, 16:36
A minha s10 2006 usa turbina BorgWarner, sempre deixo funcionando alguns segundos após parar, quando ligo pela manhã especialmente, ando em marcha lenta.
Saudações

csirani
10/06/2008, 16:46
Lembrando a todos que os problemas de Frontier e S-10 não podem ser relacionados, pois os turbocompressores são de fornecedores diferentes.
Frontier: Borg & Warner
S-10: Garret
Ps.: csirani: Não se trata de acelerar pouco e sim de NÃO acelerar (deixar em marcha lenta) durante 30 segundos ao dar a partida e antes de desligar o motor. Sempre fiz isto com todas as camionetes e nunca tive problemas com turbina. No começo é meio chato, mas depois acostuma... Hoje até em carro a gasolina, as vezes espero (força do habito).
Abraço.

Nos dias mais frios eu deixo até mais tempo, mas nos demais deixo uns 10-15 segundos e saio acelerando até a faixa de 1200-1300 rpm, pois o turbo da s10 só entra a partir dos 1800 (valendo mesmo só depois de 2200, pelo que percebo).

Sempre bato o arranque em marcha lenta e não começo a acelerar imediatamente, mas já vi gente acostumada com carro a gasolina, bater o arranque com o pé no assoalho. Dava até dó da camionete.

"juntamente com a instalação de um novo tubo de retorno de óleo lubrificante".

Minha impressão é que alguém andou fazendo m... por ai.

Esse é um mal dos motores genéricos, a miscelânia de peças, pois esses motores além das citadas a GM usou turbinas da Mit por um bom tempo.

Daniel Albuquerque
10/06/2008, 22:47
A maioria dos problemas com turbinas decorrem de má utilização das mesmas, seja pela falta de espera do tempo adequado quando liga-desliga seja pelo desrespeito aos prazos/especificações de troca de óleo/filtro recomendados pelo fabricante...

vejo muito por aí a prática bizarra de ligar o motor e já sair no pezão! seja a gasolina ou a diesel, essa pratica abrevia bastante a vida útil do motor, pois o certo é sempre dar um tempo mínimo de 20s antes de acelerar para o motor "lubrificar, revisar parametros de injeção (em motores eletrônicos), pre-aquecer..."

a lubrificação do motor deve ter atenção especial, pois é a maior responsável pela longevidade da vida-útil do motor, portanto é recomendável investir em óleos de boa qualidade e troca-los sempre abaixo da recomendação padrão (haja visto as condições de rodagem brasileiras)...

abraço!

Daniel08
10/06/2008, 23:14
Pois é galera, sempre pratico esse tempinho antes de sair..
Durante esse tempinho é o que eu tou colocando o som, procurando musica e tal.. ai vai dando o tempo adequado.
Um mecânico conhecido tinha me dado essas dicas.. de que ser for fazer uma parada rápida, deixasse a pickup ligada, pq assim não teria desgaste das peças em excesso e consumo..

Mas o que me encomoda bastante é quando eu deixo a pickup em um lava-jato e fico obeservando todo percurso que aqueles caras fazem.. os caras ligam a pickup assim que ligam já vão arrancando.. eu fico doidinho,
ou então em estacionamentos com manobrista esses são poucos mas se vai em um restaurante as vezes tem manobristas, fico pensando o que esses caras não fazem com o carro dos outros..chega da dó.

Edintruder
10/06/2008, 23:29
Daniel08, por essas coisas é que manobrista nenhum toca no volante da minha Ranger! Não deixo em garagens aonde nãoposso levar a chave comigo e sempre deixo a minha Ranger fechada e com alarme.

O tempo de espera antes de acelerar eu uso para pôr o cinto de segurança e me ajeitar no banco, dessa forma eu sempre espero o mesmo tempo antes de acelerar após ligar o motor.

A quebra do eixo pouco tem a ver com o acelerar seguida da partida do motor, porém é mais afetado pelo desligamento do motor após grande esforço aonde tem grande carga térmica sem antes dar os 30 segundos que ajudam em muito a reduzir a temperatura da turbina, inclusive do eixo. A quebra é mais associada também à baixa qualidade de material utilizado em componentes que sofrem muita ação térmica com esforços físicos como torção e compressão. A temperatura varia muito na turbina o que gera temperamento do eixo e posterior quebra por demasiado endurecimento do metal.

Para ter uma idéia, com o pé embaixo e plena carga de potência do motor (subida de serra por exemplo), o caracol da turbina fica incandescende, ao tirar o pé o corpo esfria muito rapidamente, principalmente em descidas de estrada que o pé sobe e a temperatura dos gases baixa de 1.000°C para cerca de 300°C na saída do coletor de escape.
A variação da temperatura é relativamente brusca para materias de baixa qualidade, que ocasiona o temperamento do material, deixando as moléculas de carbono "cristalizadas" e termina por quebrar o eixo quando não ocorre trincas na carcaça do caracol ou quebra de aletas radiais.

Daniel08
10/06/2008, 23:46
Daniel08, por essas coisas é que manobrista nenhum toca no volante da minha Ranger! Não deixo em garagens aonde nãoposso levar a chave comigo e sempre deixo a minha Ranger fechada e com alarme.

O tempo de espera antes de acelerar eu uso para pôr o cinto de segurança e me ajeitar no banco, dessa forma eu sempre espero o mesmo tempo antes de acelerar após ligar o motor.

A quebra do eixo pouco tem a ver com o acelerar seguida da partida do motor, porém é mais afetado pelo desligamento do motor após grande esforço aonde tem grande carga térmica sem antes dar os 30 segundos que ajudam em muito a reduzir a temperatura da turbina, inclusive do eixo. A quebra é mais associada também à baixa qualidade de material utilizado em componentes que sofrem muita ação térmica com esforços físicos como torção e compressão. A temperatura varia muito na turbina o que gera temperamento do eixo e posterior quebra por demasiado endurecimento do metal.

Para ter uma idéia, com o pé embaixo e plena carga de potência do motor (subida de serra por exemplo), o caracol da turbina fica incandescende, ao tirar o pé o corpo esfria muito rapidamente, principalmente em descidas de estrada que o pé sobe e a temperatura dos gases baixa de 1.000°C para cerca de 300°C na saída do coletor de escape.
A variação da temperatura é relativamente brusca para materias de baixa qualidade, que ocasiona o temperamento do material, deixando as moléculas de carbono "cristalizadas" e termina por quebrar o eixo quando não ocorre trincas na carcaça do caracol ou quebra de aletas radiais.


Pois é mal paro em estacionamentos para se deixar a chave o ciúme toma conta.
O problema são nesses lava-jatos, agora é que eu vou ficar de olho mesmo. :shock:

Carlos
11/06/2008, 22:29
A minha Frontier tá com 100.000 Km, nunca deu defeito nehhum (só fez o recaal dos calços dianteiros) não tenho paciência para ficar esperando 20 segundos e tal (só raras vezes), minha mulher nem sabe dessa exigência: liga e manda o pé.
Por isso vou comprar outra Frontier.
Realmente o motor MWM da Frontier é MUITO superior ao usado na Ranger. Não há comparação mesmo. Tudo isso conforme palavras de um Chefe de Oficina de autorizada MWM/Internacional, com mais de 30 anos de experiência em motores diesel.

shimomoto
11/06/2008, 23:03
A minha Frontier tá com 100.000 Km, nunca deu defeito nehhum (só fez o recaal dos calços dianteiros) não tenho paciência para ficar esperando 20 segundos e tal (só raras vezes), minha mulher nem sabe dessa exigência: liga e manda o pé.
Por isso vou comprar outra Frontier.
Realmente o motor MWM da Frontier é MUITO superior ao usado na Ranger. Não há comparação mesmo. Tudo isso conforme palavras de um Chefe de Oficina de autorizada MWM/Internacional, com mais de 30 anos de experiência em motores diesel.

Vixe...vai começar de novo...igualzinho...TUDO DE NOVO :shock::shock::shock:.

:evil::evil::evil: "O Sprint é melhor porque vende mais vende mais porque é melhor que o HS que não presta, que é superior ao Mit 4D56, sendo que o TD229 é que é o bixo,dá de 10 a zero se comparado ao Toyota D3DI da nova Hilux, basta ver e comparar com o OM352 do MBB 1113, sendo que o melhor de todos é o da Nissan SEL que puxa até esteira AD7, que por sua vez tem TD229, aliás 229 igual ao do F-1000 que é a versão anterior da 250 que usa Cummins que dura 1 milhão de km" :evil::evil::evil:.

Eita conversa sem pé nem cabeça. Motor bom é aquele que não enche o saco da gente!

Abs!

A.Tavora
11/07/2008, 15:47
A minha Frontier tá com 100.000 Km, nunca deu defeito nehhum (só fez o recaal dos calços dianteiros) não tenho paciência para ficar esperando 20 segundos e tal (só raras vezes), minha mulher nem sabe dessa exigência: liga e manda o pé.
Por isso vou comprar outra Frontier.
Realmente o motor MWM da Frontier é MUITO superior ao usado na Ranger. Não há comparação mesmo. Tudo isso conforme palavras de um Chefe de Oficina de autorizada MWM/Internacional, com mais de 30 anos de experiência em motores diesel.

Carlos, tudo bem?

A minha FRONTIER foi vendida com 50.000km
e nunca tive nenhum problema com a turbina,
e não ficava esperando os tais 20 seg. Era
chegar e parar.

REALMENTE PKP EXCELENTE.

FábioBananal
12/07/2008, 00:11
Vixe...vai começar de novo...igualzinho...TUDO DE NOVO :shock::shock::shock:.

:evil::evil::evil: "O Sprint é melhor porque vende mais vende mais porque é melhor que o HS que não presta, que é superior ao Mit 4D56, sendo que o TD229 é que é o bixo,dá de 10 a zero se comparado ao Toyota D3DI da nova Hilux, basta ver e comparar com o OM352 do MBB 1113, sendo que o melhor de todos é o da Nissan SEL que puxa até esteira AD7, que por sua vez tem TD229, aliás 229 igual ao do F-1000 que é a versão anterior da 250 que usa Cummins que dura 1 milhão de km" :evil::evil::evil:.

Eita conversa sem pé nem cabeça. Motor bom é aquele que não enche o saco da gente!

Abs!


KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Esse Forum só tem artista!!!!!!!1
Parabens pela conclusão do assunto Shimamoto!

Continuo com a máxima de um colega forista e acrescento: " o melhor motor é aquele que esta na melhor camionete: a que esta na nossa garagem!!!" hehehehehe"!!!!!!!!!!!!!!1