Conectar

Ver Versão Completa : turbo em f1000 d229 com 345000km

sylvioks
09/06/2008, 22:06
acabo de turbinar e intercoolar minha f1000sc ano 93 e motor MWM D229-4
que ja esta com 345000km. gostaria de saber se alguem ja fez este seviço neste motor com quilometragem avançada como o nosso?
e ai, fizeram? ja rodaram bastante e nenhum problema???
tenho tb a dizer que meu motor tem funcionamento ate hj como quando era novo. (antes de turbinar) pega bem, mesmo consumo, n aquece, n ratia, n baixa oleo. enfim, mecanica perfeita.

acham que terei problemas? tem mais algo que devo fazer p ganhar mais potencia? muita gente fala de turbinar por dentro. oque exatamente seria isso?

obrigado

Kim
09/06/2008, 22:43
Opa Sylvioks!

Um MWM desses, sendo bem feitas as manutenções preventivas, é um motor para 700.000 - 800.000 km.

Para turbinar "por dentro", teria que fazer algumas alterações no virabrequim, bem como no comando de válvulas, para assim mudar o pico de torque do motor. (ou algo assim, o Elmer pode explicar melhor!)

Coloque a turbina, vá a um bombista, mande "abrir o óleo" um pouco a mais do que o comum, pois como o ar "entrará mais frio", necessitará de mais combustível.

Não sei se "abrirá o giro" do motor, pois por aqui, o pessoal deixa com 3.800 a 3.900 RPM.

Se abrir o giro, não esqueça de dimencionar a quantia de óleo para o giro que deixou, lembrando que deve ser um pouco a mais por causa do cooler!

Lembrando, falta de combustível é = a pistão derformado por superaquecimento.

Espero ter ajudado!

Abraços.

Kim.

shimomoto
09/06/2008, 22:57
Bom....entendo um pouco de turbinar motores EM TEORIA, pois acompanhei de perto alguns casos, mas vamos lá!

Turbinar um motor com 340 mil km funciona, mas eu sinceramente acho arriscado. Não considero que fique algo, digamos, confiável pois continuará sendo um motor de 340 mil km.

Para ficar algo decente, o ideal é trocar o kit camisa e pistão da versão aspirada (razão de compressão de 17:1) por outro do motor turbinado, que se não for impressao minha é de 15.9:1.

Mexer no comando também é uma medida interessantem, bem como aumentar a vazão e a circulação do óleo pel.o motor.
Esse é o turbinar por dentro, e não simplesmente colocar uma turbina e esperar ver ela trabalhar.

É importante notar e seguir a recomendaçao do fabricante.

Fazer um MWM é facil facil...A menos que esteja muito rodado ou tenha fervido completamente, é comum o 229 aceitar uma leve polida no virabrequim apenas, dispensando retífica. Há aqueles que dizem que o kit original MWM é composto de pistão KS com camisa Mahle. Não sei se é verdade mas seja como for, fiz essa combinaçao em um Valmet e por enquanto não notei diferença em relação ao kit MWM original, colocado em outro trator com o mesmo motor

Um abração

Edintruder
09/06/2008, 22:58
kim, só vou lembrar que motor diesel não tem esse lance de pouco combustível, se não tem combustível não tem aceleração, isso é só para motor ciclo otto!

De resto é isso aí, podes compensar a bi pois como não tem LDa não te dá um desempenho tão elevado como em um motor turbo original. O ideal é buscar uma bomba com LDA ou abrir o débito para compensar.

sylvioks
09/06/2008, 23:17
kim, só vou lembrar que motor diesel não tem esse lance de pouco combustível, se não tem combustível não tem aceleração, isso é só para motor ciclo otto!

De resto é isso aí, podes compensar a bi pois como não tem LDa não te dá um desempenho tão elevado como em um motor turbo original. O ideal é buscar uma bomba com LDA ou abrir o débito para compensar.

acredito que o lda que edintruder citou, deva ser esse cabeçote redutor de fumaça, oque seria o bi??

bem, outra coisa. ou instalei a bomba de oleo lubrificante do motor turbo, ela eh bem maior que a do aspirado, acredito que possa dar uma diferença.

andamos com o carro essa semana, mesmo nunca tendo andado em uma f1000 tubo de fabrica, o desempenho foi bem satisfatorio.

aguardo resposta de alguem que ja tenha feito esse tipo de adaptaçao na f1000

abraço

Kim
09/06/2008, 23:18
Edintruder!

Compreendo sobre esse fato, mais o que quis alertar, é que quando coloca-se a turbina, há uma certa empolgação, pois o comportamento do veículo muda, isso é fato!

Bem, está turbinando e colocando intercooler, então mexerá na bomba, vai querer andar mais, vai "cortar" no final do giro, pistão vai trabalhar com a "cabeça seca"...

Então aumenta levemente a vazão de óleo do bico (só uma fumacinha preta - só um pouquinho), que o motor trabalha melhor quando em viagem, até a temperatura oscila menos.

Shimomoto!

O negócio de turbinar por dentro, teria que colocar o comando do X10, alterar os pesos de virabrequim, balancear...
em resumo, não ví ninguém fazer por aqui...
Nem mexer nos kits...
Só turbinar e "abrir bomba!"

sylvioks
09/06/2008, 23:52

acredito que o lda que edintruder citou, deva ser esse cabeçote redutor de fumaça, oque seria o bi??

bem, outra coisa. ou instalei a bomba de oleo lubrificante do motor turbo, ela eh bem maior que a do aspirado, acredito que possa dar uma diferença.

andamos com o carro essa semana, mesmo nunca tendo andado em uma f1000 tubo de fabrica, o desempenho foi bem satisfatorio.

aguardo resposta de alguem que ja tenha feito esse tipo de adaptaçao na f1000

abraço

sylvioks
10/06/2008, 00:00
enviei sem querer a mesma resposta . enfim, kim. novamente entendi o ponto que vc esta ressaltando.

no nosso caso, nao alteramos praticamente nada o giro do motor, somente a quantidade de oleo.

bem, como disse, quando abrio o bico, fazemos todo o restp que tem direito. somos um pouco chatos... e incomum eh a palavra que mais gosto...
os cabeçotes do nosso 229 foram todos trabalhados (tipo oque se faze em carro de competiçao a gasolina) escape trabalhado internamente, descarga de 3" ate a saida , coletor de admissao trabalhado... enfim.. ja foi um cado de trabalho.. o preoximo passo so quando quebrar.. me explica melhor, entao o comando do x10 eh uma boa pedida p o d229? quanto aquecimento, nosso motor tem trabalhado em temperatura ideal, a fumaça aperece quando pisamos, e praticamente some em velocidades constantes.

abraço