PDA

Ver Versão Completa : Viagem para Ushuaia



MARCO A. HARGER LÜCKMANN
08/06/2008, 21:58
Caros Amigos

Este é meu primeiro acesso ao fórum :smile: e gostaria de contar com a ajuda dos colegas.

No fim de ano estou pretendendo viajar para o Ushuaia.

Moro em Curitiba e além da esposa tenho três filhos.

O carro que pretendo viajar é uma TUCSON 2.0 GLS.

Pelas minhas contas terei uma disponibilidade de 20 dias ou seja do dia 20 de dezembro de 2008 a 08 de janeiro de 2009.

Já pesquisei algumas informações na internet, mas agradeceria se pudessem me enviar algumas dica tipo, trajeto, locais de parada, hotéis, de formar a tornar a viagem bem proveitosa.

Um detalhe importante é que no fim do ano passado estive no Uruguai. Fui de Curitiba direto a São Miguel das Missões e de lá segui pra Livramento, indo a Montevideo, Punta, Maldonado, Chuí, Cassino. Porto Alegre e Floripa.

Coloco esta informação pois já vi que a maioria das dicas é entrar na argentina via Montevideo, colonia, etc... Entretanto, conversando com um amigo, ele me sugeriu sair de Curitiba e entrar na argentina por Santa Catarina (cidade de Dionísio Cerqueira), tem um tal de porto seco...

Confesso que até agora só ouvi esta informação deste meu amigo.

Agradeceria também se pudessem me informar aproximadamente quantos quilometros eu rodaria, pois posso vir a ter problemas de revisão do carro.

A revisão da TUCSON é a cada 10.000 KM e não gostaria de ter problemas com garantia de fábrica.

Alguém sabe se é possível efetuar a revisão na Argentina, ela seria válida......

Outra coisa... tenho uma espécie de Plano B que vai depender das informações que eu receber...

Vou aproveitar para adiantar um pouco, dentro do que já foi exposto, principalmente quanto ao tempo disponível que tenho para viagem, tinha idéia de fazer um outro roteiro ou seja sair de Curitiba e ir para o chile passando por córdoba, mendoza chegando a Santiago. De lá desceria para o Ushuaia.

Caros amigos desculpe as inúmeras dúvidas, mas como marinheiro de primeira viagem, toda e qualquer dica será muito bem vinda.

Um grande abraço.

Marco Lückmann

Curitiba

Pato jipeiro
12/06/2008, 08:27
Se voce quiser algumas infos sobre Argentna e Uruguai, e pontos turisticos, tente o blog de nossa amiga Emilia http://aturistaacidental.wordpress.com/

que tem boas dicas de passeios e hospedagem.

Eu já fui várias vezes, mas nenhuma de carro, exceto pequenos trechos com carro alugado.

neilsonhenriques
12/06/2008, 09:42
Marco,

Leia esse tópico aqui do fórum:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=39936

Há algumas dicas legais e imperdíveis dos que já foram até lá.

Boa viagem e aproveite ! :concordo:

Um abraço,
Neilson

MARCO A. HARGER LÜCKMANN
12/06/2008, 18:20
Se voce quiser algumas infos sobre Argentna e Uruguai, e pontos turisticos, tente o blog de nossa amiga Emilia http://aturistaacidental.wordpress.com/

que tem boas dicas de passeios e hospedagem.

Eu já fui várias vezes, mas nenhuma de carro, exceto pequenos trechos com carro alugado.

Ok meu amigo

Vou dar uma olhada no blog que vc indicou.

abraços

Marco

MARCO A. HARGER LÜCKMANN
12/06/2008, 18:25
Marco,

Leia esse tópico aqui do fórum:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=39936

Há algumas dicas legais e imperdíveis dos que já foram até lá.

Boa viagem e aproveite ! :concordo:

Um abraço,
Neilson

Neilson

Agradeço a dica... dei uma olhada no tópico... só se não estou sabendo ver direito pelo fato de ser mirim... mas o que pude verificar é que fala de telefone, temperaturas, etc...

É isso mesmo....

Você poderia me ajudar ou confirmar... pois quando vc mencionou sobre dicas legais e locais imperdíveis muito me interessou..

Um grande abraço

Marco

LUIZ MOTTA
12/06/2008, 18:54
Marco, procure ler o livro "Viagem ao Fim do Mundo" - Uma viagem de Kombi ao deserto de Ushuaia, de Virgínio Cordeiro de Mello, um médico de Petrópolis.

Ele fez essa viagem numa Kombi adaptada em motor-home e seu livro contém mapa do roteiro, fotos coloridas e alguns detalhes práticos para futuros viajantes.

Espero que seja útil.

Abraços e sucesso em seu projeto.

Pato jipeiro
12/06/2008, 22:42
Semana que vem deve sair o post da nossa viagem para Ushuaia. De qualquer maneira, o que eu puder ajudar, estou a disposição.

Engels Kbça
13/06/2008, 18:32
Caro Marco
:pensativo:Estou com viagem programada para Usuhaia, para DEZ/2008. Saida está prevista para o inicio de Dez, com retorno no dia 10 Jan/2009.Quem sabe a gente se encontra pelo caminho.???
:palmas:Dá uma olhada nesse tópico que tem um monte de boas dicas. http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=15903
:concordo:O jeison é super gente boa, vai tirar qualquer dúvida que tenha.
Boa viagem !!!

MARCO A. HARGER LÜCKMANN
16/06/2008, 08:57
Caro Marco
:pensativo:Estou com viagem programada para Usuhaia, para DEZ/2008. Saida está prevista para o inicio de Dez, com retorno no dia 10 Jan/2009.Quem sabe a gente se encontra pelo caminho.???
:palmas:Dá uma olhada nesse tópico que tem um monte de boas dicas. http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=15903
:concordo:O jeison é super gente boa, vai tirar qualquer dúvida que tenha.
Boa viagem !!!

Engels

Obrigado pela dica...

Vou dar uma olhada e conversar com o jeison... afinal preciso reunir o maior número de dicas para planejar bem a viagem....

Vamos conversando também....

Por enquanto já tenho a data de saída definida que é 14 de dezembro de 2008...

Preciso estar de volta em Curitiba no máximo dia 12 de janeiro de 2009.

Com certeza vamos nos encontrar...

Abraços.

Marco

MARCO A. HARGER LÜCKMANN
16/06/2008, 08:59
Semana que vem deve sair o post da nossa viagem para Ushuaia. De qualquer maneira, o que eu puder ajudar, estou a disposição.

Valeu amigo..

Fico no aguardo de seu post....

Com certeza vou precisar de dicas....

Mais para frente te contato....

Abraços.

Marco

Pato jipeiro
16/06/2008, 23:18
O post de Ushuaia ja está lá http://aturistaacidental.wordpress.com/

Murillus
17/06/2008, 17:20
Marco,

Tua viatura tem todas as proteçoes na parte de baixo ? ... motor, carter, tanque de combustivel ? ...

O rispio é prejudicial a parte inferior da viatura... alem de ser muito escorregadio...

Sua autonomia nao sera de 500 Km de asfalto lembre-se que o rispio é igual a piçarra, e faz com que o rendimento da viatura caia um pouco...

[]s

Murillus
17/06/2008, 17:21
Marco,

no meu caso, tenho uma Tracker (antigo suzuki gran vitara), e por isso foi facil de achar quase tudo

no geral nao achei nada pra ela... pois nao é um carro de offroad pesado... mas merece umas protecoes se for mesmo pegar o rispio...

alem das proteçoes tb tem os pneus... os dela sao muito ruins pro offroad...

tente falar com as lojas offroad

[]s

jeisonk
19/06/2008, 19:10
Engels

Obrigado pela dica...

Vou dar uma olhada e conversar com o jeison... afinal preciso reunir o maior número de dicas para planejar bem a viagem....

Vamos conversando também....

Por enquanto já tenho a data de saída definida que é 14 de dezembro de 2008...

Preciso estar de volta em Curitiba no máximo dia 12 de janeiro de 2009.

Com certeza vamos nos encontrar...

Abraços.

Marco

Blz Marco

Dá uma lida no meu tópico sobre a viagem que fiz, depois veja o que tem de dúvidas e me avisa, terei um enorme prazer em te ajudar no que eu puder.
Tem também mais alguns tópicos aqui no fórum mesmo sobre essa região, dá uma boa fuçada, outra boa fonte de informação é a comunidade "Caminhos da patagônia/atacama" no orkut, gente séria, não é aquela baboseira comum no orkut, muita informação mesmo.

Abração e boa sorte na empreita.

MARCO A. HARGER LÜCKMANN
20/06/2008, 14:08
Blz Marco

Dá uma lida no meu tópico sobre a viagem que fiz, depois veja o que tem de dúvidas e me avisa, terei um enorme prazer em te ajudar no que eu puder.
Tem também mais alguns tópicos aqui no fórum mesmo sobre essa região, dá uma boa fuçada, outra boa fonte de informação é a comunidade "Caminhos da patagônia/atacama" no orkut, gente séria, não é aquela baboseira comum no orkut, muita informação mesmo.

Abração e boa sorte na empreita.

Jeison

Tudo bem...

Obrigado pelas dicas.. vou dar uma olhada...

Com certeza dúvidas irão surgir e pretendo contar com os amigos do fórum.

Um grande abraço.

Marco

MARCO A. HARGER LÜCKMANN
20/06/2008, 14:13
Jeison

Me perdoe eventuais dúvidas que porventura sejam banais... (afinal ainda estou começando no fórum).

Mais uma vez agradeço suas dicas...

Uma coisa... quando vc sugere dar uma olhada no seu tópico que vc fez sobre sua viagem... como faço para identificá-lo...

Eu encontrei um tópico que vc abriu sobre o seu projeto de viagem..onde tem várias indicações de outrois colegas.. por acaso é este...

Pelo que entendi o tópico que vc cita é específico sobre a viagem realizada.. é isso mesmo..

Se puderes me ajudar agradeço...

Um grande abraço.

Marco

Fernando da Terra
20/06/2008, 15:33
Marco, é só clicar embaixo da assinatura do Jeison, onde está em vermelho:
Andes 2007.

ou, se preferir:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=15903

MARCO A. HARGER LÜCKMANN
20/06/2008, 15:37
Marco, é só clicar embaixo da assinatura do Jeison, onde está em vermelho:
Andes 2007.

ou, se preferir:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=15903

Fernando.

Obrigado pela dica...

Abraços.

Marco.

jeisonk
20/06/2008, 16:36
Valeu Fernando :concordo:

Marco, agora manda bala, e não desista diante das dificuldades, sempre tem algumas, mas o que tu vai encontrar lá fora é coisa do outro mundo, compensa tudo e muito mais.

[]'s

Hum
30/06/2008, 12:49
Para quem for fazer a Ruta 40, existem alguns videos no youtube que dá uma idéia da estrada.
http://br.youtube.com/watch?v=GfGVc1NM1Xg&feature=related
e relacionados.

Dica preciosa: Em El Bolson tem um posto de re-hidratação importante, fica na Ruta 40 na saída norte, é o camping e cervejaria El Bolson. Dá para acampar e se hidratar legal.

LuizFernando
06/07/2008, 22:15
Caro Marco, estou planejando uma viagem de Salvador para Ushuaia para o início de Dezembro, Também vou com a família, esposa e filhos de 7 e 4 anos. Eles devem ir de avião até Foz. Por enquanto o roteiro é:
Salvador - Foz - Peninsula Valdez - Ushuaia - Puerto Natales - El Calafate - Carretera Austral (entrando em Chile Chico e saíndo em Futaleufú) - Barilhoche. Volta para casa.

Dicas:
Guia O Viajante: Argentina e Chile
site com mapas e rotas da Argentina www.ruta0.com (http://www.ruta0.com)

Uma das melhores partes da viagem é o planejamento

Um abraço

jeisonk
07/07/2008, 12:43
Luiz, veja também dados para GPS em:

www.proyectomapear.com.ar
www.viajerosmapas.com

Mapas excelentes do Chile em:

www.turistel.cl - entra em "mapas ruteros" e seleciona a região que tu quer, usei eles na carretera austral.

Quanto ao roteiro pela costa argentina, é pra quem gosta de ver bicho (pinguim e afins), do contrário não tem quase nada pra ver, eu particularmente acho muito mais negócio ficar em volta dos Andes.

Abraços

Pedro Jácome
08/07/2008, 17:55
Prezados,

Sairemos de João Pessoa, ponto mais oriental das Américas, no dia 20/12/2008. Natal em Floripa e Reveillon em Ushuaia. Por enquanto estou avaliando as reais condições da "Pantera", nossa L200 GL 2000 velhinha de guerra, de aguentar o tranco. Daqui da Paraíba a Ushuaia vão-se aproximadamente 8.000 Km, pela rota mais curta. A volta será via Cordilheira com entradas no Chile.
Esperamos estar de volta 30 dias depois, mas quem sabe não dá pra esticar?
Pelo que vi nesse tópico, é provável que nos encontremos com outros on-roaders nas estradas por aí a fora, daí o interesse em comentar nossos planos e quem sabe, fazer alguns trechos em comboio.

Saudações,

MARCO A. HARGER LÜCKMANN
09/07/2008, 18:27
Caro Marco, estou planejando uma viagem de Salvador para Ushuaia para o início de Dezembro, Também vou com a família, esposa e filhos de 7 e 4 anos. Eles devem ir de avião até Foz. Por enquanto o roteiro é:
Salvador - Foz - Peninsula Valdez - Ushuaia - Puerto Natales - El Calafate - Carretera Austral (entrando em Chile Chico e saíndo em Futaleufú) - Barilhoche. Volta para casa.

Dicas:
Guia O Viajante: Argentina e Chile
site com mapas e rotas da Argentina www.ruta0.com (http://www.ruta0.com)

Uma das melhores partes da viagem é o planejamento

Um abraço

Prezado Luiz..

Como você, estou na fase de planejamento... Olha é muiiiita informação..

O seu roteiro é muito parecido com o meu.... entretanto, tenho idéia de fazer o roteiro ao contrário.. entraria por bariloche... e por ai afora...

Estou começando a montar o roteiro (coisa simples) o qual vai contemplar as distâncias entre as cidades e locais onde deveremos pernoitar..

quando estiver pronto entro em contato contigo.. quem sabe podemos inverter....o meu ou o seu...pois por enquanto estou indo sozinho..

Ops.. perdão.. tem o engels que é ai de salvador que também está planejando viagem para a patagonia...

Um grande abraço e vamos conversando.

MARCO A. HARGER LÜCKMANN
09/07/2008, 18:32
Luiz, veja também dados para GPS em:

www.proyectomapear.com.ar (http://www.proyectomapear.com.ar)
www.viajerosmapas.com (http://www.viajerosmapas.com)

Mapas excelentes do Chile em:

www.turistel.cl (http://www.turistel.cl) - entra em "mapas ruteros" e seleciona a região que tu quer, usei eles na carretera austral.

Quanto ao roteiro pela costa argentina, é pra quem gosta de ver bicho (pinguim e afins), do contrário não tem quase nada pra ver, eu particularmente acho muito mais negócio ficar em volta dos Andes.

Abraços

Jeison

Valeu pelas dicas dos mapas... ontem fiquei quase louco tentando localizar alguns sites que tinham mapas do Chile...

Tinha anotado uns três, mas como estou fora em viagem não tinha eles a mão..

Com este site do Chile vou poder continuar a montar o roteiro.. quando estiver pronto vou te enviar para dar uma olhada e ouvir sua opinião..

Um grande abraço.

MArco

Herbert Lima
09/07/2008, 18:36
Saudações:

Estamos organizando uma viagem semelhante.


http://amazonasjeepclube.com.br/forum/index.php?topic=120.0


Abraços

Herbert Lima

MARCO A. HARGER LÜCKMANN
09/07/2008, 18:38
Prezados,

Sairemos de João Pessoa, ponto mais oriental das Américas, no dia 20/12/2008. Natal em Floripa e Reveillon em Ushuaia. Por enquanto estou avaliando as reais condições da "Pantera", nossa L200 GL 2000 velhinha de guerra, de aguentar o tranco. Daqui da Paraíba a Ushuaia vão-se aproximadamente 8.000 Km, pela rota mais curta. A volta será via Cordilheira com entradas no Chile.
Esperamos estar de volta 30 dias depois, mas quem sabe não dá pra esticar?
Pelo que vi nesse tópico, é provável que nos encontremos com outros on-roaders nas estradas por aí a fora, daí o interesse em comentar nossos planos e quem sabe, fazer alguns trechos em comboio.

Saudações,

Pedro

A minha data de viagem é um pouco antes da sua...ficará um pouco difícil nos encontrarmos no caminho.. a não ser em ushuaia.. pois também pretendemos passar o reveillon lá...

Vamos conversando e trocando idéias... principalmente sugestões de lugares.....

Outra coisa.. como sou de Floripa...apesar de morar atualmente em Curitiba, se você precisar de alguma coisa ou dica daquela terra maravilhosa, tipo hotéis, restaurantes, fique a vontade.. também se precisares de algumas dicas de floripa para frente dependendo do seu roteiro.. posso te dar dicas de alguns hotéis no caminho, pois já viajei para o uruguai e região sul.. vai depender naturalmente de onde você vai entrar..

Um forte abraço.

Marco.

MARCO A. HARGER LÜCKMANN
09/07/2008, 18:42
Saudações:

Estamos organizando uma viagem semelhante.


http://amazonasjeepclube.com.br/forum/index.php?topic=120.0


Abraços

Herbert Lima

Herbert

ou dar uma olhada... e conversamos mais para frente quem sabe nos encontramos na estrada.

Abraços.

Marco

MARCO A. HARGER LÜCKMANN
09/07/2008, 19:26
Luiz, veja também dados para GPS em:

www.proyectomapear.com.ar (http://www.proyectomapear.com.ar)
www.viajerosmapas.com (http://www.viajerosmapas.com)

Mapas excelentes do Chile em:

www.turistel.cl (http://www.turistel.cl) - entra em "mapas ruteros" e seleciona a região que tu quer, usei eles na carretera austral.

Quanto ao roteiro pela costa argentina, é pra quem gosta de ver bicho (pinguim e afins), do contrário não tem quase nada pra ver, eu particularmente acho muito mais negócio ficar em volta dos Andes.

Abraços

Jeison

Preciso de um ajuda do amigo ou de qualquer outro forista..

Pelo que estou tentando montar de roteiro vou entrar no Chile algumas vezes....

Você saberia me dar algumas distâncias entre algumas cidades...

O que estou precisando é o seguinte:

Esquel - AR até fronteira com chile -entrando em Futaleufu - CL

Futaleufu - CL até Coihaique - CL

Coihaique - CL até Pto Ing. Ibañez - CL

Pto Ing. Ibañez até Divisa com Argentina (se não me engano a cidade é Ing. Pallavicini.

Puerto Natales - CL até Punta Arenas - CL

Punta Arenas - CL até Punta Delgada - CL

Punta Delgada - CL até San Sebastian - CL

Grato e um grande abraço.

Marco

jeisonk
09/07/2008, 19:34
Marco, amanhã te trago essas distâncias, meus mapas estão em casa e eu só tenho net no serviço.

Abraços cara

MARCO A. HARGER LÜCKMANN
09/07/2008, 22:47
Marco, amanhã te trago essas distâncias, meus mapas estão em casa e eu só tenho net no serviço.

Abraços cara

Valeu Jeison

Fico no aguardo...

Abração.

Marco

LuizFernando
09/07/2008, 23:40
Prezado Luiz..

Como você, estou na fase de planejamento... Olha é muiiiita informação..

O seu roteiro é muito parecido com o meu.... entretanto, tenho idéia de fazer o roteiro ao contrário.. entraria por bariloche... e por ai afora...

Estou começando a montar o roteiro (coisa simples) o qual vai contemplar as distâncias entre as cidades e locais onde deveremos pernoitar..

quando estiver pronto entro em contato contigo.. quem sabe podemos inverter....o meu ou o seu...pois por enquanto estou indo sozinho..

Ops.. perdão.. tem o engels que é ai de salvador que também está planejando viagem para a patagonia...

Um grande abraço e vamos conversando.


Caro Marco:

Após algumas leituras acabei invertendo a viagem, vou voltar pela ruta 3. A idéia é:
- Sair de Ushuaia e dormir em Puerto San Julian (850 km), não recomendam dormir em Comodoro hoteis caros e quase sempre lotados.
- Ir até Trelew (790 km) para dormir.
- Sair cedo, visitar a pinguineira de Punta Tombo (115 km voltando) pela manhã e retornar indo para a Peninsula Valdez (270km ate Puerto Piramides) visitar Punta Cantor (elefante marinho) e Norte (elefante e lobo do mar). Não recomendaram a punta sul devido ao acesso bloqueado por hotel. Dormir em Puerto Piramides ou se não for possível voltar até Puerto Madryn.
- Pé na tabua para Salvador, ainda não sei por onde saiu, só não será por Foz.

Se alguém já fez este trajeto e tem alguma dica, manda! Espero não estar sendo otimista de mais em relação aos trechos diários.

Um abraço

LuizFernando
10/07/2008, 00:06
Jeison

Preciso de um ajuda do amigo ou de qualquer outro forista..

Pelo que estou tentando montar de roteiro vou entrar no Chile algumas vezes....

Você saberia me dar algumas distâncias entre algumas cidades...

O que estou precisando é o seguinte:

Esquel - AR até fronteira com chile -entrando em Futaleufu - CL

Futaleufu - CL até Coihaique - CL

Coihaique - CL até Pto Ing. Ibañez - CL

Pto Ing. Ibañez até Divisa com Argentina (se não me engano a cidade é Ing. Pallavicini.

Puerto Natales - CL até Punta Arenas - CL

Punta Arenas - CL até Punta Delgada - CL

Punta Delgada - CL até San Sebastian - CL

Grato e um grande abraço.

Marco

Marco, seguem algumas que já peguei:

Esquel - AR até fronteira com chile -entrando em Futaleufu - CL via Trevelin 83 km

Futaleufu - CL até Coihaique - CL 334km rípio +- 6 horas

Coihaique - CL até Pto Ing. Ibañez - CL 120 km e você terá que atravessar o lago General Carrera de balsa, vale a pena circundar o lago, dizem ser um dos trechos mais bonitos da Carretera Austral. Você entra na Argentina por Chile Chico CL - Los Antiuos AR`.

Pto Ing. Ibañez até Divisa com Argentina (se não me engano a cidade é Ing. Pallavicini. Pelo mapa você atravessa de balsa para Chile Chico e deste são 5km até Los Antiguos AR

Puerto Natales - CL até Punta Arenas - CL 254 km pela R9, estrada em ótimas condições

Punta Arenas - CL até Punta Delgada - CL

Punta Delgada - CL até San Sebastian - CL

jeisonk
10/07/2008, 11:15
Apenas complementando o que o Luiz te passou:



Futaleufu - CL até Coihaique - CL 334km rípio +- 6 horas

É mais ou menos isso mesmo, nos mapas diz mais, 418km em um e 387km em outro, mas quando fiz deu menos também.



Coihaique - CL até Pto Ing. Ibañez - CL 120 km e você terá que atravessar o lago General Carrera de balsa, vale a pena circundar o lago, dizem ser um dos trechos mais bonitos da Carretera Austral. Você entra na Argentina por Chile Chico CL - Los Antiuos AR`.

Isso mesmo, 150km em um e 119km em outro. A sugestão do Luiz de circular é 10, fiz isso, além de muito bonita a região, você pode visitar a Catedral de Mármore que fica próximo a Puerto Tranquilo, seguem anexo fotos do lugar.



Pto Ing. Ibañez até Divisa com Argentina (se não me engano a cidade é Ing. Pallavicini. Pelo mapa você atravessa de balsa para Chile Chico e deste são 5km até Los Antiguos AR

Não tenho a distância até Paso Ing.Pallavicini (não é cidade), mas geralmente as pessoas vão via Chile Chico, mas nada impede de fazer esse roteiro e não parece ser longo.



Puerto Natales - CL até Punta Arenas - CL 254 km pela R9, estrada em ótimas condições

Isso, 246km e 260km



Punta Arenas - CL até Punta Delgada - CL

153km e 151km


Punta Delgada - CL até San Sebastian - CL

184km e 192km, em ambos deve somar o tempo de balsa para atravessar o Estreito de Magalhães.


Luiz, obrigado pela ajuda cara
Marco, se precisar algo a mais avise.

Abraços galera

Engels Kbça
10/07/2008, 13:13
Caro Marco:

Após algumas leituras acabei invertendo a viagem, vou voltar pela ruta 3. A idéia é:
- Sair de Ushuaia e dormir em Puerto San Julian (850 km), não recomendam dormir em Comodoro hoteis caros e quase sempre lotados.
- Ir até Trelew (790 km) para dormir.
- Sair cedo, visitar a pinguineira de Punta Tombo (115 km voltando) pela manhã e retornar indo para a Peninsula Valdez (270km ate Puerto Piramides) visitar Punta Cantor (elefante marinho) e Norte (elefante e lobo do mar). Não recomendaram a punta sul devido ao acesso bloqueado por hotel. Dormir em Puerto Piramides ou se não for possível voltar até Puerto Madryn.
- Pé na tabua para Salvador, ainda não sei por onde saiu, só não será por Foz.

Se alguém já fez este trajeto e tem alguma dica, manda! Espero não estar sendo otimista de mais em relação aos trechos diários.

Um abraço

Luiz Fernando
Também irei para Ushuaia no inicio de Dez/2008 e poderemos ir juntos, por medida de segurança. Vou com minha esposa e encontrarei meu filho em Buenos Aires para seguir viagem.
Minha idéia é sair do Brasil para o Uruguay, em Santana do Livramento/Rivera e seguir até Paysandú e atravessar a ponte para a Argentina.
:concordo:Comprei o SUPER ATLAS ARGENTINA editado pela Firestone, e comprei também o Guia do Viajante - América do Sul e também o da Argentina. Tenho algumas revistas "VIAGEM' com reportagens da Argentina e Chile. Já tenho muitas informações, pois iria fazer essa viagem no ano passado.
Como vc mora próximo de Salvador podemos nos encontrar pessolmente para o planejamento da viagem.
:dance:O Marco, de Curitiba, também pretende ir para Ushuaia, mas não sei se na mesma época, mas vamos trocando idéias....:concordo:
PS Mandei uma MP para vc com o N° do celular para contato
Um abraço.

Pedro Jácome
11/07/2008, 16:25
Pedro

A minha data de viagem é um pouco antes da sua...ficará um pouco difícil nos encontrarmos no caminho.. a não ser em ushuaia.. pois também pretendemos passar o reveillon lá...

Vamos conversando e trocando idéias... principalmente sugestões de lugares.....

Outra coisa.. como sou de Floripa...apesar de morar atualmente em Curitiba, se você precisar de alguma coisa ou dica daquela terra maravilhosa, tipo hotéis, restaurantes, fique a vontade.. também se precisares de algumas dicas de floripa para frente dependendo do seu roteiro.. posso te dar dicas de alguns hotéis no caminho, pois já viajei para o uruguai e região sul.. vai depender naturalmente de onde você vai entrar..

Um forte abraço.

Marco.


Ok Marco,

Por enquanto tenho registrado apenas os trechos até Livramento, na divisa com o Uruguai. Se quiser te passo. Pretendo fazer uma média de 1.200Km/dia até Floripa. Depois a coisa esfria um pouco, sem trocadilho.
Nosso plano prevê campings sempre que possível. Você tem alguma referência desses locais a partir de SC?
Na ilha pretendo levar a família num restaurante às margens da Lagoa. Já estive lá este ano, mas não gravei o nome. Lembro que tem um píer particular e fica numa entrada meio escondida. Você conhece?

Um abraço,

Pedro

MARCO A. HARGER LÜCKMANN
12/07/2008, 10:09
Prezados Luiz e Jeison

Obrigado pelas dicas preciosas quanto as distâncias....

Com estas informações vou continuar a montar o roteiro..

Quando estiver pronto envio para os amigos..

Abraços.

Marco

MARCO A. HARGER LÜCKMANN
12/07/2008, 10:16
O Marco, de Curitiba, também pretende ir para Ushuaia, mas não sei se na mesma época, mas vamos trocando idéias....:concordo:

Engels

Dentro da minha programação estou saindo dia 14 de dezembro (domingo de manhã bem ceeeeedddooo)..

Tenho que estar de volta a Curitiba no dia 12 de janeiro de 2009.. existe uma possibilidade de poder ampliar mais uns 3 dias.. mas prefiro não contar com isso..

Depois te mndo o roteiro que estou fazendo... pelo que vi estamos indo em direções opostas...mas até a data da viagem muito coisa rola... de repente podemos ajustar o roteiro.

Um grande abraço.

Marco

MARCO A. HARGER LÜCKMANN
12/07/2008, 10:21
Caro Marco:

Após algumas leituras acabei invertendo a viagem, vou voltar pela ruta 3. A idéia é:
- Sair de Ushuaia e dormir em Puerto San Julian (850 km), não recomendam dormir em Comodoro hoteis caros e quase sempre lotados.
- Ir até Trelew (790 km) para dormir.
- Sair cedo, visitar a pinguineira de Punta Tombo (115 km voltando) pela manhã e retornar indo para a Peninsula Valdez (270km ate Puerto Piramides) visitar Punta Cantor (elefante marinho) e Norte (elefante e lobo do mar). Não recomendaram a punta sul devido ao acesso bloqueado por hotel. Dormir em Puerto Piramides ou se não for possível voltar até Puerto Madryn.
- Pé na tabua para Salvador, ainda não sei por onde saiu, só não será por Foz.

Se alguém já fez este trajeto e tem alguma dica, manda! Espero não estar sendo otimista de mais em relação aos trechos diários.

Um abraço

Luiz..

No meu roteiro que estou montando ainda não cheguei na parte da volta.. estou ainda em Ushuaia...

Mas suas observações são pertinentes.. já colhi informações a respeito.....

Outra coisa... quand vc fala que inverteu o roteiro significa dizer que vc vai pela costa atlantica e retorna por ela... não voltaras pela Ruta 40...ou seja vais até Ushuaia e voltas ou vais também para el calafatte (Perito Moreno)..

Desculpe a minha curiosidade.

Úm grande abraço.

Marco

MARCO A. HARGER LÜCKMANN
12/07/2008, 10:25
Engels

Você poderia me dizer quando que vc vai sair de salvador....

Abraços.

Marco.

MARCO A. HARGER LÜCKMANN
12/07/2008, 10:46
Ok Marco,

Por enquanto tenho registrado apenas os trechos até Livramento, na divisa com o Uruguai. Se quiser te passo. Pretendo fazer uma média de 1.200Km/dia até Floripa. Depois a coisa esfria um pouco, sem trocadilho.
Nosso plano prevê campings sempre que possível. Você tem alguma referência desses locais a partir de SC?
Na ilha pretendo levar a família num restaurante às margens da Lagoa. Já estive lá este ano, mas não gravei o nome. Lembro que tem um píer particular e fica numa entrada meio escondida. Você conhece?

Um abraço,

Pedro

Pedro

Tudo bem...

Cara é chão heim....

Bom vc deve conhecer bem a estrada pois para rodar 1.2000 Km num dia... é uma pegada forte principalmente pelo nível de estradas que temos no Brasil..

Não sei se vc vem pelo litoral.. mas da última vez que vim de Porto Seguro até vitória (ES) deu raiva.. a vontade era de não pagar mais impostos para o governo... eu nunca vi tanto buraco... quase quebrei o carro todo..

O seguinte, se não te der trabalho, manda os trechos que tu já montou até livramento.

Qual a data que vc estará saindo e sua previsão de passar em Curitiba..

Olha só.. com relação as dicas de camping, vou te ficar devendo pois minhas viagens sempre envolvem hotel... infelizmente não tenho nem barraca.. acontece que viajo muito... mas muito mesmo é coisa de louco... acaba não sobrando tempo para este tipo de lazer que acho sensacional...

Mas vou conversar com um amigo do rio de janeiro que fez a mesma viagem e priorizou sempre que possível a utilização de camping.. ele falou bem de alguns.

Com relação aos restaurante da Lagos em Floripa.. não seria "Deca".. que fica no Canto da lagoa..

Infelizmente pelas referências não consigo identificar...mas vai algumas dicas...

Na lagoa na avenida das rendeiras... estrada que segue para a joaquina... tem o restaurante chamando "Casa do CHico" muito bom.....

Uma outra opção mas que fica no sentido de quem vai para ingleses e canasvieira é o restaurante do gugu.. é muto bom... antigamente era estrada de chão batido para chegar lá... o guia 4 rodas recomenda....ele fica na estrada para o sambaqui.... é fácil chegar...

Deixo como outra opção esta é mais quando a gente vai como pessoa jurídica... tem no centro da ilkha próximo a beira mar o restaurante Toca da Garoupa... é muiiiito bomm.. porém é carissimo... a ultima vez que estive lá eu e a patroa gastei praticamente 01 salário mínimo e olha que foram umas duas garrafas de cerveja e uma caipirinha... mas valeu a pena.

Bom vamos conversando e trocando mais idéias e informações..

Um grande abraço.

Marco

iwakura
12/07/2008, 11:34
Pedro

Tudo bem...

Cara é chão heim....

Bom vc deve conhecer bem a estrada pois para rodar 1.2000 Km num dia... é uma pegada forte principalmente pelo nível de estradas que temos no Brasil..

Não sei se vc vem pelo litoral.. mas da última vez que vim de Porto Seguro até vitória (ES) deu raiva.. a vontade era de não pagar mais impostos para o governo... eu nunca vi tanto buraco... quase quebrei o carro todo..

O seguinte, se não te der trabalho, manda os trechos que tu já montou até livramento.

Qual a data que vc estará saindo e sua previsão de passar em Curitiba..

Olha só.. com relação as dicas de camping, vou te ficar devendo pois minhas viagens sempre envolvem hotel... infelizmente não tenho nem barraca.. acontece que viajo muito... mas muito mesmo é coisa de louco... acaba não sobrando tempo para este tipo de lazer que acho sensacional...

Mas vou conversar com um amigo do rio de janeiro que fez a mesma viagem e priorizou sempre que possível a utilização de camping.. ele falou bem de alguns.

Com relação aos restaurante da Lagos em Floripa.. não seria "Deca".. que fica no Canto da lagoa..

Infelizmente pelas referências não consigo identificar...mas vai algumas dicas...

Na lagoa na avenida das rendeiras... estrada que segue para a joaquina... tem o restaurante chamando "Casa do CHico" muito bom.....

Uma outra opção mas que fica no sentido de quem vai para ingleses e canasvieira é o restaurante do gugu.. é muto bom... antigamente era estrada de chão batido para chegar lá... o guia 4 rodas recomenda....ele fica na estrada para o sambaqui.... é fácil chegar...

Deixo como outra opção esta é mais quando a gente vai como pessoa jurídica... tem no centro da ilkha próximo a beira mar o restaurante Toca da Garoupa... é muiiiito bomm.. porém é carissimo... a ultima vez que estive lá eu e a patroa gastei praticamente 01 salário mínimo e olha que foram umas duas garrafas de cerveja e uma caipirinha... mas valeu a pena.

Bom vamos conversando e trocando mais idéias e informações..

Um grande abraço.

Marco

Não é um pouco frio pra acampar no sul da Argentina??? Principalmente prum nordestino, que não tá nada acostumado com o frio...

Ah, Floripa! A Toca da Garoupa é tudo de bom (menos o preço!), mas o Deca, eu não recomendo não!

Duas dicas: em Sambaqui têm o pequeno, barato e charmoso restaurante Gaivotas de Sambaqui (Rod Gilson da Costa Xavier, 1963). Vou lá desde que era numa garagem. Restaurante pequeno, mas muito bom. Podes sentar na praia, em baixo de uma árvore, apreciando a paisagem.

No outro lado da ilha, no Ribeirão da Ilha, têm o famoso Nostradamus (Baldicero Filomeno 7640) e o novo e muuuuito bom Porto do Contrato (Baldicero Filomeno 5544).

[]
Mário.

MARCO A. HARGER LÜCKMANN
12/07/2008, 22:50
Apenas complementando o que o Luiz te passou:



É mais ou menos isso mesmo, nos mapas diz mais, 418km em um e 387km em outro, mas quando fiz deu menos também.



Isso mesmo, 150km em um e 119km em outro. A sugestão do Luiz de circular é 10, fiz isso, além de muito bonita a região, você pode visitar a Catedral de Mármore que fica próximo a Puerto Tranquilo, seguem anexo fotos do lugar.



Não tenho a distância até Paso Ing.Pallavicini (não é cidade), mas geralmente as pessoas vão via Chile Chico, mas nada impede de fazer esse roteiro e não parece ser longo.



Isso, 246km e 260km



153km e 151km



184km e 192km, em ambos deve somar o tempo de balsa para atravessar o Estreito de Magalhães.


Luiz, obrigado pela ajuda cara
Marco, se precisar algo a mais avise.

Abraços galera

Jeison / Luiz

Com certeza vou considerar a dica de circundar o lago...principalmente depois das fotos...

Jeison...

Você saberia me dizer quanto tempo eu gasto fazendo este trajeto.. KM e Hora.. pois vou considerar que entrarei por Chile Chico e los Antiguos seguindo a dica dos amigos.

Grato

MArco

MARCO A. HARGER LÜCKMANN
13/07/2008, 00:22
Não é um pouco frio pra acampar no sul da Argentina??? Principalmente prum nordestino, que não tá nada acostumado com o frio...

Ah, Floripa! A Toca da Garoupa é tudo de bom (menos o preço!), mas o Deca, eu não recomendo não!

Duas dicas: em Sambaqui têm o pequeno, barato e charmoso restaurante Gaivotas de Sambaqui (Rod Gilson da Costa Xavier, 1963). Vou lá desde que era numa garagem. Restaurante pequeno, mas muito bom. Podes sentar na praia, em baixo de uma árvore, apreciando a paisagem.

No outro lado da ilha, no Ribeirão da Ilha, têm o famoso Nostradamus (Baldicero Filomeno 7640) e o novo e muuuuito bom Porto do Contrato (Baldicero Filomeno 5544).

[]
Mário.

Pedro

Concordo com as observaçoes do mário quanto ao frio...se você não estiver acostumado, vai dar trabalho...

Bom, com relação as dicas de floripa, reforço as palavras do mário...

O restaurante Gaivota eu já ouvi falar mas não fui... o do Deca eu fui uma vez com um pessoal de uma empresa que efetuei trabalho lá em floripa... me pareceu razoável...e o último é coisa mais nova.. mas tenho certeza que são execelentes dicas do mário..

Uma coisa.. o tal do Deca se não me engano era do irmão do dono do "Bar do Arante" que fica no extremo suld a ilha... o cara serve um peixe na brasa que é uma loucura.. antigamente você deixava o carro na beira da praia e ia a pé... era frequentadissímo... não sei como está hoje.. quem sabe o mário pode nos dizer...

Pelo jeito o Mário conhece bem a minha terrinha... heh

Um abraço aos dois..

Marco

iwakura
13/07/2008, 08:37
Pedro

Concordo com as observaçoes do mário quanto ao frio...se você não estiver acostumado, vai dar trabalho...

Bom, com relação as dicas de floripa, reforço as palavras do mário...

O restaurante Gaivota eu já ouvi falar mas não fui... o do Deca eu fui uma vez com um pessoal de uma empresa que efetuei trabalho lá em floripa... me pareceu razoável...e o último é coisa mais nova.. mas tenho certeza que são execelentes dicas do mário..

Uma coisa.. o tal do Deca se não me engano era do irmão do dono do "Bar do Arante" que fica no extremo suld a ilha... o cara serve um peixe na brasa que é uma loucura.. antigamente você deixava o carro na beira da praia e ia a pé... era frequentadissímo... não sei como está hoje.. quem sabe o mário pode nos dizer...

Pelo jeito o Mário conhece bem a minha terrinha... heh

Um abraço aos dois..

Marco

Marco,

Vc é de SC?

O peixe na brasa que vc tá falando é o do Bar do Arante? Infelizmente não comi, ainda... Este ano fui, pela primeira vez, lá. Depois de 6h de caminhada desde a praia de Armação, pelas trilhas da Lagoinha do Leste... Cheguei lá pelas 4h (era março), e ainda estava cheio...

Mas, podes deixar o carro na praia (se encontrar lugar...), ou em um dos estacionamentos da av. principal.

A única ressalva, e que me fez demorar a ir lá, são aqueles bilhetes grudados por tudo. Embora seja uma coisa pitoresca e a marca dele, é um pouco nojento... Só por ser quase um patrimônio da ilha é que a vigilância sanitária não fechou aquilo!

[]
Mário.

jeisonk
13/07/2008, 09:09
Jeison / Luiz

Com certeza vou considerar a dica de circundar o lago...principalmente depois das fotos...

Jeison...

Você saberia me dizer quanto tempo eu gasto fazendo este trajeto.. KM e Hora.. pois vou considerar que entrarei por Chile Chico e los Antiguos seguindo a dica dos amigos.

Grato

MArco

Olha Marco, da Villa Cerro Castilho até Chile Chico acredito que você irá levar umas 5 a 6 horas, a estrada é muito bonita, você fica parando bastante e vai levar mais umas 2 horas para ver a catedral de mármore.
Eu fiz um pouso em Puerto Tranquilo e fui logo cedo fazer o passeio, depois peguei a estrada. Em Puerto Tranquilo tem uns hostais simples mas bacanas.
Se você quiser tem saídas de barco desde Puerto Tranquilo, mas é bem mais longe da catedral. Nós fomos até próximo, pegamos a indicação na cidade e fomos de carro até onde existe uma família que mora na beira do lago e tem uns barquinhos para esse passeio, foi mais barato e mais rápido.

Abraços

jeisonk
13/07/2008, 09:18
Marco, mais umas dicas:

Se você for até Villa O'Higgins, não deixe de visitar Caleta Tortel, é uma pequena vila na borda do Pacífico, no meio de fiordes, ela é toda feita em cima de algo tipo palafitas, o solo é meio esponjoso, muito interessante o lugar, não pousamos por lá, mas ficamos algumas horas, só tem que ter perna pra subir e descer várias escadarias, mas é show o lugar.
O acesso até lá também é interessante, você anda no meio de fiordes numa vegetação completamente plana, tipo um chaco, um pântano, com uma estrada erguida no meio.
É um lugar pouco mencionado, não é turístico, nem sabíamos disso, pegamos a informação conversando com um médico aposentado na balsa de Hornopirém a Caleta Gonzalo.
Vai umas fotos do local.

Abraços

Newton Guerra
13/07/2008, 12:14
Não é um pouco frio pra acampar no sul da Argentina??? Principalmente prum nordestino, que não tá nada acostumado com o frio...

[]
Mário.

Mário, dá pra acampar na boa. Tem que ter um bom saco de dormir e só. O meu é confortável a 0 graus. Fui em janeiro de 2007, acampei em Puerto Madryn (Camping ACA), Rio Gallegos, Torres del Paine, el Calafate (Camping municipal) e Esquel. Os campings são muito bons e baratos, eles têm uma estrutura muito melhor que a nossa. Principalmente em Torres del Paine, recomendo acampar. O preço de hotéis é absurdo.


Abraços

jeisonk
13/07/2008, 12:28
Mário, dá pra acampar na boa. Tem que ter um bom saco de dormir e só. O meu é confortável a 0 graus. Fui em janeiro de 2007, acampei em Puerto Madryn (Camping ACA), Rio Gallegos, Torres del Paine, el Calafate (Camping municipal) e Esquel. Os campings são muito bons e baratos, eles têm uma estrutura muito melhor que a nossa. Principalmente em Torres del Paine, recomendo acampar. O preço de hotéis é absurdo.


Abraços

X2, acampar é bom demais e o bolso agradece

Na foto estamos no Parque Nacional Quelat, na Carretera Austral - Chile, tem um camping bacana por lá e se tiver sorte e pegar o tempo aberto, dá pra ver o Ventisquero Colgante, um pequeno glaciar, estava bastante frio, amanheceu tudo nevado nos picos ao redor, mas não conseguimos ver nada.
Haaaaaaaaaja água de Minas pra aguentar o frio. :lol::lol::lol:

[]'s

iwakura
13/07/2008, 12:42
Haaaaaaaaaja água de Minas pra aguentar o frio. :lol::lol::lol:
[]'s

Jeison,

Bonitas fotos!

Mas, cuidado que esse tipo de água batizada (e sou bairrista, prefiro a gaúcha!) tá dando cadeia ultimamente...

Newton: não nego que pra quem tá acostumado com o frio, vai tranquilo. O problema é com o pessoal mais acostumado a andar só de bermuda e camiseta. Tipo quando a temperatura baixa dos 20º já se encarangam! Muitos acham que Gramado já faz parte da Antartida!:roll::lol::lol:

[]
Mário.

LuizFernando
13/07/2008, 15:55
Engels, peguei a MP, estava envolvido na festa de aniversário do caçula. Ligo para você segunda.

Um abraço

Luiz Fernand0

LuizFernando
13/07/2008, 16:17
Luiz..

No meu roteiro que estou montando ainda não cheguei na parte da volta.. estou ainda em Ushuaia...

Mas suas observações são pertinentes.. já colhi informações a respeito.....

Outra coisa... quand vc fala que inverteu o roteiro significa dizer que vc vai pela costa atlantica e retorna por ela... não voltaras pela Ruta 40...ou seja vais até Ushuaia e voltas ou vais também para el calafatte (Perito Moreno)..

Desculpe a minha curiosidade.

Úm grande abraço.

Marco


Marco, por enqunato está assim:
ida: Salvador -->Foz do Iguaçu e de lá para Bariloche. Não sei se atravesso para o Chile na região dos lagos é muito bonito mas vai depender do tempo disponível.Bariloche -->Esquel/Trevelin entro no Chile por Futaleufu, para o sul pela carretera austral até Chile Chico, volto para a Argentina - routa 40 até El Chatén/El Calafate, Puerto Natales (Cl) - Punta Delgada (Cl) - Ushuaia.
volta: Ushuaia - Puerto San Julian - Trelew - pinguineira - Península Valdez - Puerto Piramides ou Puerto Madryn - Volta para casa.

Dúvidas para os universitários
Qual o melhor caminho entre Foz e Bariloche?
Qual o melhor caminho da Peninsula Valdez para Brasil? Não vou parar em B. Aires.

Sds,
Luiz Fernando

Sds,

iwakura
13/07/2008, 19:54
Dúvidas para os universitários
Qual o melhor caminho entre Foz e Bariloche?
Qual o melhor caminho da Peninsula Valdez para Brasil? Não vou parar em B. Aires.

Sds,

Luiz Fernando,

Especifique melhor a pergunta! Melhor caminho num fórum de 4x4 não é a mesma coisa que num fórum de Palio ou Gol, que por sua vez é diferente do melhor caminho do site dos Mochileiros... Só eventualmente, esses três tipos de pessas vão te dar uma resposta igual...

Por, exemplo, pra mim a resposta da tua primeira pergunta: o mais próximo possível da cordilheira! Essa seria a resposta típica do 1º e 3º sites do parágrafo anterior...:dance:

Pra chegar mais rápido e voltar, entretanto, há dois caminhos principais (quem já fez poderá te detalhar melhor): o primeiro passa por Entre Rios e o segundo por BsAs e Uruguai. Por Entre Rios é mais barato (principalmente se o teu carro for a gasolina), mas há o problema da coima e talvez da falta de combustível na Argentina. O segundo é mais tranquilo, mas mais caro, principalmente por causa do ferry (mais barato entre BsAs e Colônia). Nesse caso, dê uma paradinha pra conhecer Colônia, que vale a pena!

[]
Mário.

Engels Kbça
13/07/2008, 20:09
Engels

Você poderia me dizer quando que vc vai sair de salvador....

Abraços.

Marco.

Marco
A data prevista é 01/12, e o retorno está previsto para 10/01.

Engels Kbça
13/07/2008, 20:34
[FONT="Times New Roman"][SIZE="4"]Companheiros, esse era o roteiro que iria fazer no ano passado, que já mudei algumas coisas, principalmente no Brasil.
SAÍDA CHEGADA Distância (Km)
Salvador Vitória 1.209
Vitória Niterói 520
Niterói Florianópolis 1.158
Florianópolis Porto Alegre 506
Porto Alegre Rivera UR 494
Rivera UR Frey Bentos UR 472
Frey Bentos UR Buenos Aires-AR 203
Buenos Aires-AR Mendoza -AR 1.079
Mendoza -AR Vina del Mar - CL 428
Vina del Mar - CL Victoria-CL 735
Victoria-CL Pino Hachado 187
Pino Hachado Zapala-AR 182
Zapala-AR Vila Angostura 351
Vila Angostura Bariloche - AR 83
Bariloche - AR Esquel 300
Esquel Perito Moreno-AR 644
Perito Moreno-AR El Calafate-AR 632
El Calafate-AR Glaciar Perito Moreno 100
El Calafate-AR Puerto Natales 350
Puerto Natales Ushuaia 780
Ushuaia Buenos Aires-AR 3.083
Buenos Aires-AR Niteroi 2.833
Niteroi Salvador 1.729
TOTAL 18.058

MARCO A. HARGER LÜCKMANN
14/07/2008, 23:39
Marco,

Vc é de SC?

O peixe na brasa que vc tá falando é o do Bar do Arante? Infelizmente não comi, ainda... Este ano fui, pela primeira vez, lá. Depois de 6h de caminhada desde a praia de Armação, pelas trilhas da Lagoinha do Leste... Cheguei lá pelas 4h (era março), e ainda estava cheio...

Mas, podes deixar o carro na praia (se encontrar lugar...), ou em um dos estacionamentos da av. principal.

A única ressalva, e que me fez demorar a ir lá, são aqueles bilhetes grudados por tudo. Embora seja uma coisa pitoresca e a marca dele, é um pouco nojento... Só por ser quase um patrimônio da ilha é que a vigilância sanitária não fechou aquilo!

[]
Mário.

Mário

Sim... sou de Santa Catarina...

Morei em floripa até 2000, depois fui transferido para Curitiba...

Agora é só saudades da terrinha..

Com relação ao peixe.. é a anchova grelhada... e é no arante mesmo...

Bom os bilhetes fazem parte da cultura do pessoal e é realmente engraçado...

Faz tempo que eu não vou lá...

Eu geralmente ia a noite, era mais calmo..

Hoje quando vou pra lá fico mais no continente indo para as praias do sul. tipo Sonho, Guarda do Embaú, Garopaba...

sabe que a sua terra também é muito boa.. Adoro Porto Alegre...

tens uns restaurantes fantásticos, como por exemplo o Priz, Barranco, e por ai afora...

Abraços

Marco

MARCO A. HARGER LÜCKMANN
14/07/2008, 23:41
Olha Marco, da Villa Cerro Castilho até Chile Chico acredito que você irá levar umas 5 a 6 horas, a estrada é muito bonita, você fica parando bastante e vai levar mais umas 2 horas para ver a catedral de mármore.
Eu fiz um pouso em Puerto Tranquilo e fui logo cedo fazer o passeio, depois peguei a estrada. Em Puerto Tranquilo tem uns hostais simples mas bacanas.
Se você quiser tem saídas de barco desde Puerto Tranquilo, mas é bem mais longe da catedral. Nós fomos até próximo, pegamos a indicação na cidade e fomos de carro até onde existe uma família que mora na beira do lago e tem uns barquinhos para esse passeio, foi mais barato e mais rápido.

Abraços

Jeison

Obrigado pela informação e as dicas adicionais... vou considerar no meu roteiro..

Abraços.

Marco.

MARCO A. HARGER LÜCKMANN
14/07/2008, 23:44
Marco, mais umas dicas:

Se você for até Villa O'Higgins, não deixe de visitar Caleta Tortel, é uma pequena vila na borda do Pacífico, no meio de fiordes, ela é toda feita em cima de algo tipo palafitas, o solo é meio esponjoso, muito interessante o lugar, não pousamos por lá, mas ficamos algumas horas, só tem que ter perna pra subir e descer várias escadarias, mas é show o lugar.
O acesso até lá também é interessante, você anda no meio de fiordes numa vegetação completamente plana, tipo um chaco, um pântano, com uma estrada erguida no meio.
É um lugar pouco mencionado, não é turístico, nem sabíamos disso, pegamos a informação conversando com um médico aposentado na balsa de Hornopirém a Caleta Gonzalo.
Vai umas fotos do local.

Abraços

Jeison

Vou anotar e ver como fica esta dica em meu roteiro... vai faltar dia para tanta coisa .. hehee

Obrigado.

Marco

MARCO A. HARGER LÜCKMANN
14/07/2008, 23:52
Marco, por enqunato está assim:
ida: Salvador -->Foz do Iguaçu e de lá para Bariloche. Não sei se atravesso para o Chile na região dos lagos é muito bonito mas vai depender do tempo disponível.Bariloche -->Esquel/Trevelin entro no Chile por Futaleufu, para o sul pela carretera austral até Chile Chico, volto para a Argentina - routa 40 até El Chatén/El Calafate, Puerto Natales (Cl) - Punta Delgada (Cl) - Ushuaia.
volta: Ushuaia - Puerto San Julian - Trelew - pinguineira - Península Valdez - Puerto Piramides ou Puerto Madryn - Volta para casa.

Dúvidas para os universitários
Qual o melhor caminho entre Foz e Bariloche?
Qual o melhor caminho da Peninsula Valdez para Brasil? Não vou parar em B. Aires.

Sds,
Luiz Fernando

Sds,

Luiz

Assim que concluir meu roteiro te passo..

Quem sabe em algum ponto da viagem a gente se encontra e podemos seguir juntos... vai depender das datas..... o nosso roteiro é bem parecido...

Outra coisa... eu vou montar um outro roteiro indo primeiro para o chile.. (Santiago, Valparaíso, Vina del Mar, Osoro) ai voltaria e entraria por Vila rica (se Não me engano) faria o roteiro dos lagos para dai seguri para Bariloche.. Na realidade este seria o primeiro roteiro.. mas como o tempo é curto estou deixando o mesmo em segundo plano..

Um abraço e vamos conversando.

Marco

MARCO A. HARGER LÜCKMANN
15/07/2008, 00:09
[font="Times New Roman"][size="4"]Companheiros, esse era o roteiro que iria fazer no ano passado, que já mudei algumas coisas, principalmente no Brasil.
SAÍDA CHEGADA Distância (Km)
Salvador Vitória 1.209
Vitória Niterói 520
Niterói Florianópolis 1.158
Florianópolis Porto Alegre 506
Porto Alegre Rivera UR 494
Rivera UR Frey Bentos UR 472
Frey Bentos UR Buenos Aires-AR 203
Buenos Aires-AR Mendoza -AR 1.079
Mendoza -AR Vina del Mar - CL 428
Vina del Mar - CL Victoria-CL 735
Victoria-CL Pino Hachado 187
Pino Hachado Zapala-AR 182
Zapala-AR Vila Angostura 351
Vila Angostura Bariloche - AR 83
Bariloche - AR Esquel 300
Esquel Perito Moreno-AR 644
Perito Moreno-AR El Calafate-AR 632
El Calafate-AR Glaciar Perito Moreno 100
El Calafate-AR Puerto Natales 350
Puerto Natales Ushuaia 780
Ushuaia Buenos Aires-AR 3.083
Buenos Aires-AR Niteroi 2.833
Niteroi Salvador 1.729
TOTAL 18.058

Engels

Obrigado pelo retorno..

Como citei para o Luiz, assim que tiver o roteiro pronto vou mandar para ele e para vc também.. talvez possamo trocar algumas idéias....

Quem sabe podemos viajar uma parte juntos se não tiveres objeção é claro, pois, por enquanto, estou indo sózinho..

Vou também elaborar um segundo roteiro que na realidade seria o meu roteiro original, mas não sei se vou conseguir colocar em prática.. Se conseguir ele vai ficar muito parecido com o que vc postou..

Vamos nos falando..

Abraços.

Marco

Pedro Jácome
15/07/2008, 11:50
Pedro

Tudo bem...

Cara é chão heim....

Bom vc deve conhecer bem a estrada pois para rodar 1.2000 Km num dia... é uma pegada forte principalmente pelo nível de estradas que temos no Brasil..

Não sei se vc vem pelo litoral.. mas da última vez que vim de Porto Seguro até vitória (ES) deu raiva.. a vontade era de não pagar mais impostos para o governo... eu nunca vi tanto buraco... quase quebrei o carro todo..

O seguinte, se não te der trabalho, manda os trechos que tu já montou até livramento.

Qual a data que vc estará saindo e sua previsão de passar em Curitiba..

Olha só.. com relação as dicas de camping, vou te ficar devendo pois minhas viagens sempre envolvem hotel... infelizmente não tenho nem barraca.. acontece que viajo muito... mas muito mesmo é coisa de louco... acaba não sobrando tempo para este tipo de lazer que acho sensacional...

Mas vou conversar com um amigo do rio de janeiro que fez a mesma viagem e priorizou sempre que possível a utilização de camping.. ele falou bem de alguns.

Com relação aos restaurante da Lagos em Floripa.. não seria "Deca".. que fica no Canto da lagoa..

Infelizmente pelas referências não consigo identificar...mas vai algumas dicas...

Na lagoa na avenida das rendeiras... estrada que segue para a joaquina... tem o restaurante chamando "Casa do CHico" muito bom.....

Uma outra opção mas que fica no sentido de quem vai para ingleses e canasvieira é o restaurante do gugu.. é muto bom... antigamente era estrada de chão batido para chegar lá... o guia 4 rodas recomenda....ele fica na estrada para o sambaqui.... é fácil chegar...

Deixo como outra opção esta é mais quando a gente vai como pessoa jurídica... tem no centro da ilkha próximo a beira mar o restaurante Toca da Garoupa... é muiiiito bomm.. porém é carissimo... a ultima vez que estive lá eu e a patroa gastei praticamente 01 salário mínimo e olha que foram umas duas garrafas de cerveja e uma caipirinha... mas valeu a pena.

Bom vamos conversando e trocando mais idéias e informações..

Um grande abraço.

Marco


Marco,

Realmente 1.200/dia é alto, mas já fiz pelo menos em três ocasiões justamente no trecho João Pessoa-Campinas, via BR-101 inicialmente e depois pela 116, de Feira de Santana-BA até Minas. Ou seja, não vou pela 101 (litoral) que é muito mais movimentada e esburacada. A última vez que fiz o percurso foi em dezembro último e a estrada estava bastante razoável.
Te envio a planilha com os trechos em seguida, pois ficou no desktop em casa (escrevo do portátil).
Quanto às opiniões dos colegas de fórum quanto ao frio, são pertinentes sim. Quando estivemos nos Alpes e Dolomitas sentimos um pouco de frio, mas logo vimos que o problema era o agasalho (ou melhor, a quase total ausência dele). Essa também é a opinião dos Russos.
O Arantes, no sul da ilha, está na minha lista e vi fotos que um amigo trouxe semana passada. Tem um "peixe do vilão" que é descrito como feito "no vinho e com muuuuiiiita pimenta" que me cativou de pronto.

Um abraço,

Pedro

Pedro Jácome
16/07/2008, 08:21
Marco e demais colegas,

O que tenho até agora é o que segue:

RoteiroKm/diaJoão Pessoa - Vitória da Conquista20/12/2008sábado1309Vitória - Campinas21/12/2008domingo1271Campinas - Curitiba22/12/2008segunda450Curitiba - Florianópolis23/12/2008terça294Florianópolis - Porto Alegre25/12/2008quarta491Porto Alegre - Chuí26/12/2008quinta538Chuy - Montevideo26/12/2008quinta250

Por enquanto, acabei mudando a entrada no Uruguai de Livramento para Chuí, embora na prática a quilometragem seja quase a mesma. O que os Srs acham?

Grato,

Pedro

iwakura
16/07/2008, 10:19
Marco e demais colegas,

O que tenho até agora é o que segue:

RoteiroKm/diaJoão Pessoa - Vitória da Conquista20/12/2008sábado1309Vitória - Campinas21/12/2008domingo1271Campinas - Curitiba22/12/2008segunda450Curitiba - Florianópolis23/12/2008terça294Florianópolis - Porto Alegre25/12/2008quarta491Porto Alegre - Chuí26/12/2008quinta538Chuy - Montevideo26/12/2008quinta250

Por enquanto, acabei mudando a entrada no Uruguai de Livramento para Chuí, embora na prática a quilometragem seja quase a mesma. O que os Srs acham?

Grato,

Pedro

Floripa no feriadão do Natal deve lotar. É bom reservar hotel com antecedência.

Tanto Livramento quanto o Chuí são bons caminhos. Pelo Chui/Chuy as estradas do Uruguai são melhores.

O Ferry da Buquebus para BsAs é mais barato em Colônia, é por onde normalmente os argentinos entram para ir a Punta. As fronteiras de Fray Bentos e Paysandu estavam fechadas em janeiro quando passamos por lá, por causa do problema das papeleiras entre Uruguai e Argentina. Somente Concórdia estava funcionando. Não sei como está por agora.

[]
Mário.

Newton Guerra
16/07/2008, 10:27
Floripa no feriadão do Natal deve lotar. É bom reservar hotel com antecedência.

[]
Mário.

E é muito importante reservar hotel em Buenos Aires já! Se tiverem a data certa, não deixem para depois. Tive muita dificuldade de encontrar hotel em Buenos Aires para o final de dezembro quando tentei reservar (em outubro/2006). Já tinha desistido, quando um "hermano" amigo conseguiu pra mim através de um cunhado dele.

Abraços

MARCO A. HARGER LÜCKMANN
16/07/2008, 15:40
Marco,

Realmente 1.200/dia é alto, mas já fiz pelo menos em três ocasiões justamente no trecho João Pessoa-Campinas, via BR-101 inicialmente e depois pela 116, de Feira de Santana-BA até Minas. Ou seja, não vou pela 101 (litoral) que é muito mais movimentada e esburacada. A última vez que fiz o percurso foi em dezembro último e a estrada estava bastante razoável.
Te envio a planilha com os trechos em seguida, pois ficou no desktop em casa (escrevo do portátil).
Quanto às opiniões dos colegas de fórum quanto ao frio, são pertinentes sim. Quando estivemos nos Alpes e Dolomitas sentimos um pouco de frio, mas logo vimos que o problema era o agasalho (ou melhor, a quase total ausência dele). Essa também é a opinião dos Russos.
O Arantes, no sul da ilha, está na minha lista e vi fotos que um amigo trouxe semana passada. Tem um "peixe do vilão" que é descrito como feito "no vinho e com muuuuiiiita pimenta" que me cativou de pronto.

Um abraço,

Pedro

Valeu Pedro

Fico no aguardo..

No mais, o negócio é botar o pé na estrada.. Afinal, o que importa, é o espírito de aventura..

Abraços.

Marco.

MARCO A. HARGER LÜCKMANN
16/07/2008, 15:51
Marco e demais colegas,

O que tenho até agora é o que segue:

RoteiroKm/diaJoão Pessoa - Vitória da Conquista20/12/2008sábado1309Vitória - Campinas21/12/2008domingo1271Campinas - Curitiba22/12/2008segunda450Curitiba - Florianópolis23/12/2008terça294Florianópolis - Porto Alegre25/12/2008quarta491Porto Alegre - Chuí26/12/2008quinta538Chuy - Montevideo26/12/2008quinta250

Por enquanto, acabei mudando a entrada no Uruguai de Livramento para Chuí, embora na prática a quilometragem seja quase a mesma. O que os Srs acham?

Grato,

Pedro

Pedro

Se vc não vai voltar pelo mesmo caminho, valeria a pena entrar por livramento, mas para isso seria necessário alterar seu roteiro partindo de floripa..

Em Livramento vc pode comprar muita coisa boa e barata, para a esposa e filhos é diversão total... para nós fica o peso no bolso.. :smile:

No ano passado, quando fui para o Uruguai, dormi em livramento (Hotel Jandaia) e sai pelo Chui/Chuy.

Em Curitiba pretendes ficar em Camping ou Hotel...

Como moro em Curitiba, posso te dar uma mão....

Abraços.

Marco

MARCO A. HARGER LÜCKMANN
16/07/2008, 15:52
E é muito importante reservar hotel em Buenos Aires já! Se tiverem a data certa, não deixem para depois. Tive muita dificuldade de encontrar hotel em Buenos Aires para o final de dezembro quando tentei reservar (em outubro/2006). Já tinha desistido, quando um "hermano" amigo conseguiu pra mim através de um cunhado dele.

Abraços

Newton

Vc poderia indicar o hotel que vc ficou... Por acaso é estilo família...

Marco

iwakura
16/07/2008, 16:43
Pedro

Se vc não vai voltar pelo mesmo caminho, valeria a pena entrar por livramento, mas para isso seria necessário alterar seu roteiro partindo de floripa..

Em Livramento vc pode comprar muita coisa boa e barata, para a esposa e filhos é diversão total... para nós fica o peso no bolso.. :smile:

No ano passado, quando fui para o Uruguai, dormi em livramento (Hotel Jandaia) e sai pelo Chui/Chuy.

Em Curitiba pretendes ficar em Camping ou Hotel...

Como moro em Curitiba, posso te dar uma mão....

Abraços.

Marco

Marco,

Livramento/Rivera, com a baixa do dólar, está lotadésimo todo fim de semana. Feriadões então, impraticável, hotel nem pensar...

Um bom site para reservas em Hotéis na Argentina (entre outros paises da América do Sul e Caribe) é:

http://www.interhabit.com.ar

[]

Newton Guerra
16/07/2008, 17:03
Newton

Vc poderia indicar o hotel que vc ficou... Por acaso é estilo família...

Marco

Marco, é um hotel no centro, bem caro normalmente:

http://www.nh-hotels.com/nh/en/hotels/argentina/buenos-aires/nh-crillon.html?nhagentid=10006&nhsubagentid=100060000000

Dei sorte porque eles estavam em reforma e teoricamente não estavam recebendo hóspedes em mais da metade do Hotel. O cara trabalhava lá e me arrumou um quarto novo, super legal e paguei para 4 pessoas menos da metade da tarifa de casal.

Tenta ver nesses do tipo Holiday Inn Express, que ficam em Puerto Madero, são bons e não muito caros. Buenos Aires tem muitas opções.

Boa sorte!

Pedro Jácome
16/07/2008, 17:22
Marco, é um hotel no centro, bem caro normalmente:

http://www.nh-hotels.com/nh/en/hotels/argentina/buenos-aires/nh-crillon.html?nhagentid=10006&nhsubagentid=100060000000

Dei sorte porque eles estavam em reforma e teoricamente não estavam recebendo hóspedes em mais da metade do Hotel. O cara trabalhava lá e me arrumou um quarto novo, super legal e paguei para 4 pessoas menos da metade da tarifa de casal.

Tenta ver nesses do tipo Holiday Inn Express, que ficam em Puerto Madero, são bons e não muito caros. Buenos Aires tem muitas opções.

Boa sorte!

Marco, Mário, Newton,

Obrigado pelas dicas. Não pretendo parar em BsAs (é que colei o roteiro do excel direto e a formatação foi perdida). Para quem vai, fica como contribuição a dica de um Hostel muito legal na Av Brasil, em San Telmo.
Talvez a volta seja por Ciudad Del Este, onde temos amigos (e a esposa e flihas deleitar-se-ão com as bugigangas).
Marco, obrigado pela oferta. Realmente pretendo passar uma noite em Curitiba, mas creio que pelo desencontro de datas (você sai antes) não nos veremos.

Abraços,

Pedro

LuizFernando
16/07/2008, 19:32
Caro Marco, devo sair de Salvador por volta de 27/11 e retornar no máximo 23/12. Vou direto para Foz do Iguaçu onde para por 01 dia. De Foz desço para Bariloche parando só para dormir e em Bariloche começo realmente o passeio. Em uma ou duas semanas devo estar com o roteiro completo e coloco aqui.

Abraço

Luiz Fernando

LuizFernando
16/07/2008, 19:51
Luiz Fernando,

Especifique melhor a pergunta! Melhor caminho num fórum de 4x4 não é a mesma coisa que num fórum de Palio ou Gol, que por sua vez é diferente do melhor caminho do site dos Mochileiros... Só eventualmente, esses três tipos de pessas vão te dar uma resposta igual...

Por, exemplo, pra mim a resposta da tua primeira pergunta: o mais próximo possível da cordilheira! Essa seria a resposta típica do 1º e 3º sites do parágrafo anterior...:dance:

Pra chegar mais rápido e voltar, entretanto, há dois caminhos principais (quem já fez poderá te detalhar melhor): o primeiro passa por Entre Rios e o segundo por BsAs e Uruguai. Por Entre Rios é mais barato (principalmente se o teu carro for a gasolina), mas há o problema da coima e talvez da falta de combustível na Argentina. O segundo é mais tranquilo, mas mais caro, principalmente por causa do ferry (mais barato entre BsAs e Colônia). Nesse caso, dê uma paradinha pra conhecer Colônia, que vale a pena!

[]
Mário.

Mário, obrigado pela dica.

Como não terei muitos dias para a viagem (passeio), ela iniciará de fato em Bariloche e terminará em Puerto Madryn. De Salvador para Bariloche e de Puerto para Salvador, pretendo pegar o caminho mais rápido, parando somente para dormir. No maplink peguei um bom caminho pelo Brasil dormindo em Montes Claros e Marília. O site www.ruta0.com (http://www.ruta0.com) traça o caminho na Argentina porém o caminho indicado tem muitas mudanças de rodovia e fiquei na dúvida.

Sds,

MARCO A. HARGER LÜCKMANN
16/07/2008, 20:12
Marco,

Livramento/Rivera, com a baixa do dólar, está lotadésimo todo fim de semana. Feriadões então, impraticável, hotel nem pensar...

Um bom site para reservas em Hotéis na Argentina (entre outros paises da América do Sul e Caribe) é:

http://www.interhabit.com.ar

[]

É verdade mário

Tinha me esquecido deste detalhe..

Obrigado pela dica do site de hotéis.. vou dar uma pesquisada.

Valeu.

Marco

MARCO A. HARGER LÜCKMANN
16/07/2008, 20:14
Caro Marco, devo sair de Salvador por volta de 27/11 e retornar no máximo 23/12. Vou direto para Foz do Iguaçu onde para por 01 dia. De Foz desço para Bariloche parando só para dormir e em Bariloche começo realmente o passeio. Em uma ou duas semanas devo estar com o roteiro completo e coloco aqui.

Abraço

Luiz Fernando

oK Luiz

Fico no aguardo.

Abraços.

Marco

MARCO A. HARGER LÜCKMANN
16/07/2008, 20:22
Marco, é um hotel no centro, bem caro normalmente:

http://www.nh-hotels.com/nh/en/hotels/argentina/buenos-aires/nh-crillon.html?nhagentid=10006&nhsubagentid=100060000000

Dei sorte porque eles estavam em reforma e teoricamente não estavam recebendo hóspedes em mais da metade do Hotel. O cara trabalhava lá e me arrumou um quarto novo, super legal e paguei para 4 pessoas menos da metade da tarifa de casal.

Tenta ver nesses do tipo Holiday Inn Express, que ficam em Puerto Madero, são bons e não muito caros. Buenos Aires tem muitas opções.

Boa sorte!

Valeu Newton

Vou dar uma olhada e obrigado.

Marco.

MARCO A. HARGER LÜCKMANN
16/07/2008, 20:27
Marco, Mário, Newton,

Obrigado pelas dicas. Não pretendo parar em BsAs (é que colei o roteiro do excel direto e a formatação foi perdida). Para quem vai, fica como contribuição a dica de um Hostel muito legal na Av Brasil, em San Telmo.
Talvez a volta seja por Ciudad Del Este, onde temos amigos (e a esposa e flihas deleitar-se-ão com as bugigangas).
Marco, obrigado pela oferta. Realmente pretendo passar uma noite em Curitiba, mas creio que pelo desencontro de datas (você sai antes) não nos veremos.

Abraços,

Pedro

Pedro

Realmente saio antes... mas devemos nos encontrar no caminho dependendo do roteiro é claro...

Se quiseres alguma dica de hotel fique a vontade... afinal morei 8 anos em hotéis na cidade de Curitiba..Tem hotéis para todos os tipos e gostos...

Vou dar uma olhada em sua dica de hotel e ver como se encaixa em meu roteiro.

Abraços.

Marco

MARCO A. HARGER LÜCKMANN
24/07/2008, 10:11
Ok Marco,

Por enquanto tenho registrado apenas os trechos até Livramento, na divisa com o Uruguai. Se quiser te passo. Pretendo fazer uma média de 1.200Km/dia até Floripa. Depois a coisa esfria um pouco, sem trocadilho.
Nosso plano prevê campings sempre que possível. Você tem alguma referência desses locais a partir de SC?
Na ilha pretendo levar a família num restaurante às margens da Lagoa. Já estive lá este ano, mas não gravei o nome. Lembro que tem um píer particular e fica numa entrada meio escondida. Você conhece?

Um abraço,

Pedro

Pedro

Tudo bem...

Como está os preparativos da viagem...

Olha só..

Tem um forista do Rio que fez a viagemn semelhante a que pretendemos fazer...

Eu já conversei com ele no sentido de pegar algumas orientações e dicas...

Quando ele foi ele procurou priorizar a utilização de camping... assim acredito que ele deva ter boas informações e referências para te dar.

Segue os dados dele. o Luiz é gente finissima....



Luiz Eduardo Ricon
M. Sc. Educação
Assessor Especial


MULTIRIO - Empresa Municipal de Multimeios

luizricon@yahoo.com (luizricon@yahoo.com)
55 21 2528-8278

plopes
26/07/2008, 09:42
Prezados,

Vamos que vamos esfriar as cabeças no Ushuaia ! :lol:

Planejo minha esticada saindo do Rio em fevereiro/09 passndo pelo Chui, uns 2 dias em BUE, descendo pela Ruta 3 até Ushuaia, subindo de volta pela Ruta 40 e entrando de volta no Brasil por Foz, sem me entranhar muito pelo Chile porque ficaria para uma outra viagem.

Gostaria de auxílio sobre infos de abastecimento de Diesel ao longo das Rutas 3 e 40, pois é minha principal preocupação.

Alguém desceu de Toyota ?
Fiquei mais tranquilo após pesquisar e ver que nas cidadezinhas menos-menores :mrgreen: rola concessionárias, mas a dúvida é se eles costumam ter peças em estoque para simples reparos. Revisão de 5.000 em 5.000 é brabo.

Ví também o contato do camarada forista Luiz, também do Rio, que fez a viagem, porém não consegui acha-lo no forum. Sabem se ele postou relato ?

Obrigado a todos pelas informações postadas por aqui.

Abraços.

raphaelmacae
27/07/2008, 18:41
tenho vontade de fazer uma viajem dessas... :/
parabens pra turma

Newton Guerra
27/07/2008, 19:14
Prezados,

Vamos que vamos esfriar as cabeças no Ushuaia ! :lol:

Planejo minha esticada saindo do Rio em fevereiro/09 passndo pelo Chui, uns 2 dias em BUE, descendo pela Ruta 3 até Ushuaia, subindo de volta pela Ruta 40 e entrando de volta no Brasil por Foz, sem me entranhar muito pelo Chile porque ficaria para uma outra viagem.

Gostaria de auxílio sobre infos de abastecimento de Diesel ao longo das Rutas 3 e 40, pois é minha principal preocupação.

Alguém desceu de Toyota ?
Fiquei mais tranquilo após pesquisar e ver que nas cidadezinhas menos-menores :mrgreen: rola concessionárias, mas a dúvida é se eles costumam ter peças em estoque para simples reparos. Revisão de 5.000 em 5.000 é brabo.

Ví também o contato do camarada forista Luiz, também do Rio, que fez a viagem, porém não consegui acha-lo no forum. Sabem se ele postou relato ?

Obrigado a todos pelas informações postadas por aqui.

Abraços.

O abastecimento de diesel por lá só Deus sabe. Teoricamente existem postos, mas a crise por está brava e o abastecimento varia dia após dia. Nunca deixe o tanque baixar muito, encontrou um posto abasteça, mesmo que tenha 3/4 de tanque. Lavar uns galões a mais é recomendável, embora dê chance para a polícia te encher.

Toyota lá é mato, tem peças onde você quiser.

Boa viagem!

Murillus
28/07/2008, 16:21
O abastecimento de diesel por lá só Deus sabe.


mas isso é so pro diesel ou tb vale pra gasosa?...

[]s

Newton Guerra
28/07/2008, 16:47
mas isso é so pro diesel ou tb vale pra gasosa?...

[]s

Vale também para a gasolina, mas pelo que tenho acompanhado o problema com o Diesel é maior. Em janeiro, tive que pegar fila para gasolina na provincia de Missiones. E parece que a coisa piorou.

Na Argentina o diesel sempre foi muito mais barato que a gasolina e grande parte dos carros (passeio inclusive) é diesel. O problema maior é que o diesel foi ficando mais caro e o governo começou a controlar o preço. As "petroleras" fazem então um boicote disfarçado. Eles estão nessa briga há um tempo, imagino que logo a economia vai pro buraco (já vimos esse filme).

Aproveitem enquanto podem a moeda desvalorizada.

Abraços

MARCO A. HARGER LÜCKMANN
28/07/2008, 18:10
Prezados,

Vamos que vamos esfriar as cabeças no Ushuaia ! :lol:

Planejo minha esticada saindo do Rio em fevereiro/09 passndo pelo Chui, uns 2 dias em BUE, descendo pela Ruta 3 até Ushuaia, subindo de volta pela Ruta 40 e entrando de volta no Brasil por Foz, sem me entranhar muito pelo Chile porque ficaria para uma outra viagem.

Gostaria de auxílio sobre infos de abastecimento de Diesel ao longo das Rutas 3 e 40, pois é minha principal preocupação.

Alguém desceu de Toyota ?
Fiquei mais tranquilo após pesquisar e ver que nas cidadezinhas menos-menores :mrgreen: rola concessionárias, mas a dúvida é se eles costumam ter peças em estoque para simples reparos. Revisão de 5.000 em 5.000 é brabo.

Ví também o contato do camarada forista Luiz, também do Rio, que fez a viagem, porém não consegui acha-lo no forum. Sabem se ele postou relato ?

Obrigado a todos pelas informações postadas por aqui.

Abraços.

Pedro

O luiz postou alguns relatos sim...

O e-mail dele é luizricon@yahoo.com..

O cara é gente fina e com certeza pode te ajudar.

Abraços e boa sorte na empreitada.

Marco.

MARCO A. HARGER LÜCKMANN
28/07/2008, 18:23
Prezados Amigos

Por motivos de força maior serei obrigado a postergar minha viagem para o Ushuaia...

Infelizmente terá que ficar para 2009/2010....

Aos amigos que irão seguir viagem principalmente o Engels, Pedro Jacone, Luiz Fernando, etc., desejo sucessos e que aproveitem bastante...

Agradeço também aoss amigos que contribuiram com o meu projeto fornecendo inúmeras informações..

Apesar de ter postergado minha viagem, vou ficar acompanhando de perto a viagem de vocês... pois 01 ano passa rápido e quero contar com a ajuda dos amigos colhendo mais informações.

Para não perder todo o embalo da viagem e como poderei me ausentar somente 15 das da minha empresa, vou passar as festas de fim de ano no Uruguai e Argentina.

O período de minha estada na região será do dia 29/12/2008 até o dia 08/01/2009. Quem sabe nos encontramos por lá.

Um grande abraço a todos.

Marco

MARCO A. HARGER LÜCKMANN
28/07/2008, 18:30
Marco, Mário, Newton,

Obrigado pelas dicas. Não pretendo parar em BsAs (é que colei o roteiro do excel direto e a formatação foi perdida). Para quem vai, fica como contribuição a dica de um Hostel muito legal na Av Brasil, em San Telmo.
Talvez a volta seja por Ciudad Del Este, onde temos amigos (e a esposa e flihas deleitar-se-ão com as bugigangas).
Marco, obrigado pela oferta. Realmente pretendo passar uma noite em Curitiba, mas creio que pelo desencontro de datas (você sai antes) não nos veremos.

Abraços,

Pedro

Pedro

Mandei uma MP para vc.

Abraços.

Marco

jeisonk
28/07/2008, 18:45
Prezados Amigos

Por motivos de força maior serei obrigado a postergar minha viagem para o Ushuaia...

Infelizmente terá que ficar para 2009/2010....

Aos amigos que irão seguir viagem principalmente o Engels, Pedro Jacone, Luiz Fernando, etc., desejo sucessos e que aproveitem bastante...

Agradeço também aoss amigos que contribuiram com o meu projeto fornecendo inúmeras informações..

Apesar de ter postergado minha viagem, vou ficar acompanhando de perto a viagem de vocês... pois 01 ano passa rápido e quero contar com a ajuda dos amigos colhendo mais informações.

Para não perder todo o embalo da viagem e como poderei me ausentar somente 15 das da minha empresa, vou passar as festas de fim de ano no Uruguai e Argentina.

O período de minha estada na região será do dia 29/12/2008 até o dia 08/01/2009. Quem sabe nos encontramos por lá.

Um grande abraço a todos.

Marco

Marco, isso acontece cara, o que não pode é desanimar, eu mesmo tive que adiar a minha primeira ida aos Andes em um ano.
Agora, pode ter certeza, no outro ano irá muito mais preparado e confiante, mas como disse, não deixa a peteca cair, fica sempre em contato aqui com a turma e torne esse sonho em realidade.

Abraços

iwakura
28/07/2008, 19:05
Marco, isso acontece cara, o que não pode é desanimar, eu mesmo tive que adiar a minha primeira ida aos Andes em um ano.
Agora, pode ter certeza, no outro ano irá muito mais preparado e confiante, mas como disse, não deixa a peteca cair, fica sempre em contato aqui com a turma e torne esse sonho em realidade.

Abraços

x2!

Quem sabe no outro ano vamos junto, já que não conheço ainda o Usuhaia!

[]
Mário.

Newton Guerra
28/07/2008, 19:17
x2!

Quem sabe no outro ano vamos junto, já que não conheço ainda o Usuhaia!

[]
Mário.


x3! Eu queria ir desde quando estava na faculdade (lá pelos anos 80) mas não tinha dinheiro. Depois comecei a trabalhar e não tinha tempo. Aí casei e tive minha filha, não tinha tempo nem dinheiro. Depois veio o segundo filho, acabou o tempo, dinheiro e o sossêgo :mrgreen:.

Então, uns 20 anos depois da primeira idéia fomos com os filhos e acampando, foi a melhor viagem de minha vida!

Abraços

plopes
29/07/2008, 15:16
Acontece mesmo, Marco.

Estou com quase tudo OK para partir no carnaval de 2009, mas dependendo da crise do abastecimento de combustível sei que vou ter que postergar e aí poderemos alinhar as datas pra 2009/2010.

Abraço e obrigado pelas dicas.

jeisonk
29/07/2008, 16:18
mas dependendo da crise do abastecimento de combustível sei que vou ter que postergar

É na verdade a única coisa que me preocupa, mas no meu caso fica mais fácil, se estiver dessa maneira até lá, corto o NOA do projeto e incluo a Cordilheira Blanca no Peru, que é outro lugar fantástico e fica fácil de adaptar no roteiro.

[]'s

Robram
31/07/2008, 14:03
Jeison,

Andei pelo Norte da Argentina, Norte do Chile, voltei a Santiago e atravessei a regiao central da Argentina, realmente ha varios lugares na Argentina com falta de combustivel, mas quando nao tem em um, no proximo sempre tem, acredito que aliado a falta de combustivel ha tambem a questao da regiao ser um lugar isolado com pouco lugares alternativos, o unico lugar q fiquei com receio foi qdo passei por Purmamarca, ali meu carro mudou completamente o consumo, oque me trouxe preocupaçao, antes de chegar ali nao tinha visto postos na beira da estrada, nao quis entrar nas cidades, e estava com meio tanque, mas em Susques, tinha 2 pquenos postos e os 2 tinham diesel.
Acredito q como segurança ter 20 litros de reserva em uma bombona, seja o suficiente para qualquer eventualidade...

Abraços,

Robson Ramos

jeisonk
31/07/2008, 16:15
Valeu Robson, bom saber disso.
No bugão carrego sempre pelo menos 40 litros, mas tenho lugar para 60 no bagageiro, então acredito que não terei problemas, a não ser que se agrave a situação até lá.

Abraços

ramonpoa
31/07/2008, 17:51
tenho viajado bastante pela Argentina e Chile de pickup....

a falta de diesel é crônica desde 2005, notadamente na época de plantação ou colheita.

muitos postos não abastecem veículos com placa brasileira ou limitam a 50,00.
sempre levo ao menos 1 galão....

uma vez, contudo, até o galão secou... e na rota 16 em sans roque pen fiquei na unha. o posto tinha diesel, mas abastecia os "conhecidos" , outros postos não tinham diesel...

1 hora de boa conversa até o cara me abastecer 50 pesos....
em corrientes, mesma ladainha, mas dei 20 pesos ao frentista e ele encheu o tanque......

Engels Kbça
01/08/2008, 21:27
Prezados Amigos

Por motivos de força maior serei obrigado a postergar minha viagem para o Ushuaia...

Infelizmente terá que ficar para 2009/2010....

Aos amigos que irão seguir viagem principalmente o Engels, Pedro Jacone, Luiz Fernando, etc., desejo sucessos e que aproveitem bastante...

Agradeço também aoss amigos que contribuiram com o meu projeto fornecendo inúmeras informações..

Apesar de ter postergado minha viagem, vou ficar acompanhando de perto a viagem de vocês... pois 01 ano passa rápido e quero contar com a ajuda dos amigos colhendo mais informações.

Para não perder todo o embalo da viagem e como poderei me ausentar somente 15 das da minha empresa, vou passar as festas de fim de ano no Uruguai e Argentina.

O período de minha estada na região será do dia 29/12/2008 até o dia 08/01/2009. Quem sabe nos encontramos por lá.

Um grande abraço a todos.

Marco

Grande Marco

:parede:Uma pena, no ano passado tive que adiar minha viagem ,sei oque está passando, mas de qualquer forma nesse pequeno periodo que estará na Argentina, quem sabe não nos encontramos para um bate-papo regado a umas geladinhas....:concordo::dance:
Um abraço

plopes
02/08/2008, 08:33
muitos postos não abastecem veículos com placa brasileira ou limitam a 50,00.

Porra... e ainda tem essa ? :evil:

No interior isso ?
Sempre ouvi que essa antipatia era própria dos portenhos...

Abraços preocupados.

jeisonk
02/08/2008, 11:25
Pedro, não dá pra generalizar, tem muita gente boa por lá, frutas podres sempre tem alguma no meio da cesta, não é?

[]'s

Romulord
04/08/2008, 20:28
Ola, sou recente neste forum e adicionalmente meu teclado ainda nao estah configurado para acentuacao grafica. Paciencia comigo.
Na ultima semana de dezembro de 2008 pretendo sair de Brasilia para Ushuaia, uma viagem que ja planejo ha alguns anos. Parece que agora vai. Estou atualizando informacoes sobre a viagem e agradeco qualquer experiencia teorica ou pratica vividas.
Utilizarei um Pajero GLS 2.8 Turbo, diesel, com tripulacao de mulher e dois filhos menores. Planejamos ficar na estrada cerca de 25-30 dias, com possibilidade de tambem ir ao Chile.
Abracos,
Romulo

Pedro Jácome
09/08/2008, 15:17
Prezado Romulo,

Como você deve ter visto, sairemos de João Pessoa por volta do dia 20/12 e pretendemos passar o reveillon em Ushuaia, com retorno pelo Chile até Santiago. Nossa pretensão é ficar 30 dias na estrada, mais ou menos na mesma época que vocês. Espero que nos encontremos.
Estou na fase dos preparativos, com pesquisas diversas em camping, navegação e pontos interessantes a visitar.

Pedro Jácome



Ola, sou recente neste forum e adicionalmente meu teclado ainda nao estah configurado para acentuacao grafica. Paciencia comigo.
Na ultima semana de dezembro de 2008 pretendo sair de Brasilia para Ushuaia, uma viagem que ja planejo ha alguns anos. Parece que agora vai. Estou atualizando informacoes sobre a viagem e agradeco qualquer experiencia teorica ou pratica vividas.
Utilizarei um Pajero GLS 2.8 Turbo, diesel, com tripulacao de mulher e dois filhos menores. Planejamos ficar na estrada cerca de 25-30 dias, com possibilidade de tambem ir ao Chile.
Abracos,
Romulo

Robram
12/08/2008, 10:28
Engels e
para quem vai estar em janeiro/2009 na RA e CH, vale a pena:


Rally Dakar na América do Sul promete ser ainda mais duro do que na África
A organização do maior rali do mundo, o Dakar, divulgou nesta terça-feira (13) mais detalhes sobre a famosa competição. A prova, que acontecerá entre os dias 3 e 18 de janeiro de 2009, terá início e término na mesma cidade, Buenos Aires, capital argentina. Os competidores percorrerão 9.000 quilômetros, sendo 6.000 de trechos cronometrados.
A primeira parte do rali ocorrerá na Patagônia para depois atravessar a Cordilheira dos Andes e com uma parada prevista em Valparaíso, no Chile. A caravana seguirá posteriormente para o Deserto do Atacama e passará por algumas províncias argentinas como Catamarca, Rioja e Córdoba. Esta será a primeira vez que o rali virá para a América do Sul, após o cancelamento de sua última edição em janeiro de 2008.

“Tudo indica que esta edição do Dakar tem tudo para ser mais dura do que as anteriores que possuíam etapas africanas, no meio do Deserto do Saara. Acredito que o rali irá surpreender muita gente com um alto nível técnico”, afirmou Jean Azevedo, piloto do carro da Equipe Petrobras Lubrax, conhecida pela sua grande experiência na prova com 20 participações.

André Azevedo, irmão e companheiro de equipe de Jean, guarda no currículo o primeiro pódio de um sul-americano no Dakar em 1990 na categoria Motos. Hoje André pilota o caminhão da equipe brasileira. “A tendência do rali é que ele seja cada vez mais difícil, ora por conta do percurso ou devido às restrições impostas no regulamento. Portanto, sabemos que ele sempre será mais complicado com o passar dos anos. E a região da Argentina e do Chile tem todos os ‘temperos’ necessários para que essa idéia se concretize”, explicou André.

A Equipe Petrobras Lubrax, mais uma vez, confirmou a sua participação no rali em todas as categorias: moto, carro e caminhão.

Confira abaixo as datas do Rally Dakar Argentina Chile 2009:
15.05 a 30.06 – inscrições
26 e 27.11 – verificações técnicas e administrativas na França
31.12.2008 a 02.01.2009 - verificações técnicas e administrativas na Argentina
03.01 – largada da primeira etapa do rali em Buenos Aires, na “Praza de la Republica”
10.01 – dia de descanso em Valparaíso, no Chile
18.01 – chegada em Buenos Aires.

Engels Kbça
12/08/2008, 17:25
Engels e
para quem vai estar em janeiro/2009 na RA e CH, vale a pena:

03.01 – largada da primeira etapa do rali em Buenos Aires, na “Praza de la Republica”


Pois é Robson, estou fazendo minha programação..Reveillon em Mendoza, dia 03 em Buenos Aires.:dance:

BADIA
18/08/2008, 10:06
All, quem precisar de maiores dicas de roteiros para viagens ao Uruguai e Argentina, indico os seguintes links para pesquiza e consulta: www.chakal.com (http://www.chakal.com) , empresa de POA que organiza passeios 4x4 constantes para estas regiões e www.cherokeros.com.ar (http://www.cherokeros.com.ar) grupo de aficcionados pelo carro e www.offroad4x4.com.ar (http://www.offroad4x4.com.ar) com passeios fantásticos pela Argentina. Boa viagem a todos. Espero ter ajudado, Badia

BADIA
25/08/2008, 10:39
Desculpa www.orffroad-4x4.com.ar (http://www.orffroad-4x4.com.ar). Badia

MARCO A. HARGER LÜCKMANN
10/10/2008, 20:07
Marco, isso acontece cara, o que não pode é desanimar, eu mesmo tive que adiar a minha primeira ida aos Andes em um ano.
Agora, pode ter certeza, no outro ano irá muito mais preparado e confiante, mas como disse, não deixa a peteca cair, fica sempre em contato aqui com a turma e torne esse sonho em realidade.

Abraços

jeison

Antes de mais nada peço desculpas aos amigos do fórum na demora em responder..

Tive um problema em meu not.. desde julho até o início do mês fiquei sem ele e não tinha back-up.. estava trabalhando com outro....

Graças a Deus consegui recuperar tudo e agora volto a luta.

Bom, agradeço suas palavras de incentivo e tenha certeza que não desisti não... neste período que estive ausente do fórum muita coisa aconteceu... algumas para melhor, outras para pior mas faz parte...

Uma coisa tenho certeza... a vontade é cada vez maior de ir para os andes..

Vamos conversando.

Um grande abraço.

Marco

MARCO A. HARGER LÜCKMANN
10/10/2008, 20:10
x2!

Quem sabe no outro ano vamos junto, já que não conheço ainda o Usuhaia!

[]
Mário.

Quem sabe mário....

Afinal vou continuar planejando e acompanhar os amigos que vão..

Vamos conversando..

Abraços.

marco

MARCO A. HARGER LÜCKMANN
10/10/2008, 20:15
x3! Eu queria ir desde quando estava na faculdade (lá pelos anos 80) mas não tinha dinheiro. Depois comecei a trabalhar e não tinha tempo. Aí casei e tive minha filha, não tinha tempo nem dinheiro. Depois veio o segundo filho, acabou o tempo, dinheiro e o sossêgo :mrgreen:.

Então, uns 20 anos depois da primeira idéia fomos com os filhos e acampando, foi a melhor viagem de minha vida!

Abraços

Newton

Realmente estas coisas realment acontecem... foi uma escolha difícil para mim... mas tive que optar pela minha empresa e olha que eu até tinha adiantado a data da festa que fazemos para os empregados... rsrsrs ....espero não precisar adiar muito....

Continuo firme e convicto que 2009 eu estarei lá.

Abraços.

Marco

MARCO A. HARGER LÜCKMANN
10/10/2008, 20:17
Acontece mesmo, Marco.

Estou com quase tudo OK para partir no carnaval de 2009, mas dependendo da crise do abastecimento de combustível sei que vou ter que postergar e aí poderemos alinhar as datas pra 2009/2010.

Abraço e obrigado pelas dicas.

Lopes

Torço que sua viagem dê certo.. porém se o combustível nào permitir sua viagem, vamos alinhar para 2009/2010...

Vamos conversando..

Abraços.

Marco

MARCO A. HARGER LÜCKMANN
10/10/2008, 20:26
Grande Marco

:parede:Uma pena, no ano passado tive que adiar minha viagem ,sei oque está passando, mas de qualquer forma nesse pequeno periodo que estará na Argentina, quem sabe não nos encontramos para um bate-papo regado a umas geladinhas....:concordo::dance:
Um abraço

Engels

Com certeza vc sabe o que é adiar um viagem que vinha planejando com muito cuidado e dedicação...

Mas vamos conversando... já que vou estar por Montevideo e Buenos Aires .. se der certo as datas pode ser que venhamos a tomar uma gelada sim...

Abraços.

Marco

MARCO A. HARGER LÜCKMANN
10/10/2008, 20:34
Pedro / Engels

Como estão os preparativos para a viagem...

mandem notícias..

Abraços.

Marco

Pedro Jácome
13/10/2008, 18:22
Pedro / Engels

Como estão os preparativos para a viagem...

mandem notícias..

Abraços.

Marco


Ôpa Marco,

Estamos à toda na preparação para a viagem. Já recebi a capota de fibra para a pickup, a barraca com PU 1200mm já foi testada com muita chuva e agora estou finalizando a compra do GPS USB.
Em paralelo acompanho a viagem de um casal de amigos de Brasília que estão no Atacama neste momento. Dicas valiosas a caminho.
O roteiro de ida está fechado e estaremos realmente em Curitiba na tarde do dia 22/12, três dias após sairmos de João Pessoa. Os 3 primeiros dias serão puxados, mas como se diz em para-choque de caminhão: a pisada é essa...

Abração,

Pedro

lpfm
13/10/2008, 22:14
Pedro, onde vc comprou sua capota de fibra? pode me dar o endereco?
grato!

Engels Kbça
13/10/2008, 22:36
Pedro / Engels

Como estão os preparativos para a viagem...

mandem notícias..

Abraços.

Marco

Grande Marco:concordo:
Só falta a carta verde......não vejo a hora.:dance::dance::dance:

Pedro Jácome
15/10/2008, 15:42
Pedro, onde vc comprou sua capota de fibra? pode me dar o endereco?
grato!

lfpm,

Comprei a capota na Allpickup (www.allpickup.com.br (http://www.allpickup.com.br)), antiga Tursche. A fábrica fica em Itaquaquecetuba, próximo a Guarulhos. Antes eu tinha uma na L200, fabricada pela Cabral (aliás, tenho ainda, pois vendi o carro e fiquei com a capota). Essa nova é pra Hilux e é uma linha mais atual, mais leve inclusive.

Pedro

Stoppa
29/10/2008, 15:31
Caros Amigos

Este é meu primeiro acesso ao fórum :smile: e gostaria de contar com a ajuda dos colegas.

No fim de ano estou pretendendo viajar para o Ushuaia.

Moro em Curitiba e além da esposa tenho três filhos.

O carro que pretendo viajar é uma TUCSON 2.0 GLS.

Pelas minhas contas terei uma disponibilidade de 20 dias ou seja do dia 20 de dezembro de 2008 a 08 de janeiro de 2009.

Já pesquisei algumas informações na internet, mas agradeceria se pudessem me enviar algumas dica tipo, trajeto, locais de parada, hotéis, de formar a tornar a viagem bem proveitosa.

Um detalhe importante é que no fim do ano passado estive no Uruguai. Fui de Curitiba direto a São Miguel das Missões e de lá segui pra Livramento, indo a Montevideo, Punta, Maldonado, Chuí, Cassino. Porto Alegre e Floripa.

Coloco esta informação pois já vi que a maioria das dicas é entrar na argentina via Montevideo, colonia, etc... Entretanto, conversando com um amigo, ele me sugeriu sair de Curitiba e entrar na argentina por Santa Catarina (cidade de Dionísio Cerqueira), tem um tal de porto seco...

Confesso que até agora só ouvi esta informação deste meu amigo.

Agradeceria também se pudessem me informar aproximadamente quantos quilometros eu rodaria, pois posso vir a ter problemas de revisão do carro.

A revisão da TUCSON é a cada 10.000 KM e não gostaria de ter problemas com garantia de fábrica.

Alguém sabe se é possível efetuar a revisão na Argentina, ela seria válida......

Outra coisa... tenho uma espécie de Plano B que vai depender das informações que eu receber...

Vou aproveitar para adiantar um pouco, dentro do que já foi exposto, principalmente quanto ao tempo disponível que tenho para viagem, tinha idéia de fazer um outro roteiro ou seja sair de Curitiba e ir para o chile passando por córdoba, mendoza chegando a Santiago. De lá desceria para o Ushuaia.

Caros amigos desculpe as inúmeras dúvidas, mas como marinheiro de primeira viagem, toda e qualquer dica será muito bem vinda.

Um grande abraço.

Marco Lückmann

Curitiba
Ola , Marco estou inda tambem em janeiro de 2009 , vou por santana do livramento ,,sobre ir pra mendonza e descer fiz isso comeco de 2008 , nao daria tempo pois foram 22 dias bsapatagonia chilena ateh bariloche foram 11.000km, terias que tr mais dias ou ir ushuaia agora e depois fazer chile ,,que tambem eh formidavel , bem to indo igual a tu ,,eu esposa e 3 filhos de 11 , 09 e 03 , todos guerreiros de estrada , uma pena que vou entre 10 e 15 de janeiro senao poderiamos conversar ,,bem boa escolha de viagem ,,vao adorar tanto uma como outra se escolher ir pro chile , vou de nissan X-Terra , sobre a validade da garantia nao sei dizer , abs Stoppa http://www.guiaypf.com.ar/guiaypf/ar_es/home/home.aspx dica de estradas muito bom

Stoppa
29/10/2008, 15:50
Grande Marco:concordo:
Só falta a carta verde......não vejo a hora.:dance::dance::dance:
nao se esqueca que a carta verde nao serve pro chile tem que ser uma extensao do seguro ,,,ve com o seu corretor ,,abs Stoppa8)

Engels Kbça
30/10/2008, 22:14
nao se esqueca que a carta verde nao serve pro chile tem que ser uma extensao do seguro ,,,ve com o seu corretor ,,abs Stoppa8)

Fiz seguro para o Mercosul, será que mesmo assim é preciso ??

cbridi
31/10/2008, 02:04
...........................

iwakura
31/10/2008, 07:28
Fiz seguro para o Mercosul, será que mesmo assim é preciso ??

A carta verde é apenas um seguro contra terceiros, válida no Mercosul.

A extensão para o Mercosul dos seguros "normais" normalmente abrange o Chile, mas verifique na sua apólice. Contudo, ela não é necessária para se entrar de carro no Chile ou qualquer país do Mercosul.

[]
Mário.

Robram
11/11/2008, 12:30
Ola, pessoal, pretendo ir ate o Ushuaia, em jan/09 mas estou em duvida se desco pela ruta 40 saindo de mendoza (quero passar em Vilavicenzio e Uspallata) ate bariloche ou descer por Santiago ate o Osorno e depois entrar na RA - Bariloche, pretendo pegar a Rn40 pelo ripio ate El calafate, Puerto Natales, e Ushuaia.
Qtos dias seria necessario pra atravessar o ripio, que acredito começar em Perito Moreno e acaba em El calafate?
Quais passeios fazer, oq visitar?
Agradeço qualquer tipo de informaçoes...

Abraços,

Robson Ramos
Telemaco Borba -Pr

Newton Guerra
11/11/2008, 14:23
Ola, pessoal, pretendo ir ate o Ushuaia, em jan/09 mas estou em duvida se desco pela ruta 40 saindo de mendoza (quero passar em Vilavicenzio e Uspallata) ate bariloche ou descer por Santiago ate o Osorno e depois entrar na RA - Bariloche, pretendo pegar a Rn40 pelo ripio ate El calafate, Puerto Natales, e Ushuaia.
Qtos dias seria necessario pra atravessar o ripio, que acredito começar em Perito Moreno e acaba em El calafate?
Quais passeios fazer, oq visitar?
Agradeço qualquer tipo de informaçoes...

Abraços,

Robson Ramos
Telemaco Borba -Pr

Robson, voltei de Ushuaia pelo caminho que você quer fazer. Ao sul de Bariloche você pode passear por El Bolsón e dormir em Esquel. Vá pelo Parque Nacional los Alerces, é muito bonito. Se você tiver curiosidade, um pouco antes de Esquel tem uma vila que se chama Cholila. Veja uma casa estilo americano. Ela foi construída por Butch Cassidy e Sundance Kid quando se refugiaram na Argentina fugindo dos federais americanos :mrgreen:.

A ruta 40 estava muito boa no verão de 2007. Eram cerca de 600 km de rípio, fiz em um dia tranquilamente. Uns 150 km ao sul de Perito Moreno tem a Cueva de las Manos. É um sítio arqueológico imperdível para quem gosta e é patrimônio da humanidade. Fica no vale do Rio Pinturas, um oásis numa região muito árida.

Estavam asfaltando a estrada, partindo de Perito Moreno em direção ao sul e de El Chaltén para o norte. Nesse trecho sul, o asfalto estava próximo de Três Lagos. Não sei a situação atual. Olho com o combustível, só tem abestecimento em Perito Moreno, Bajo Caracoles e Tres Lagos. É bom encher um galão em Perito Moreno, caso falte em Bajo Caracoles.

Não vá direto a El Calafate, perca um dia pelo menos en El Chaltén. O Cerro Torre e o Fitz Roy são maravilhosos.

Tem muita coisa para fazer no caminho, tem escolher algumas. Se você der algumas saídas da 40 em direção aos Andes, vai encontrar lugares maravilhosos (lagos Buenos Aires e Pueyrredon, Parque Nacional Perito Moreno, etc.), mas não dá para ver tudo. Dá pra ficar um mês por aí.

Ao sul de El Chaltén tem El Calafate com os glaciares e Torres del Paine no Chile, são imperdíveis. De Torres a Ushuaia são uns 900 km quase tudo asfaltado. Pergunte bem sobre a travessia de Punta Arenas a Porvenir, normalmente são poucos horários. Já por Punta Delgada - Manantiales tem muitos horários. Tenha paciência com as aduanas, pode demorar muiiiiito.

Abraços

Murillus
20/01/2013, 10:04
<<<REATIVANDO>>>

Alguem já colocou ou pensou em colocar aros 16" no troller ??? Qual seria o melhor perfil 16x8 ou 16x10 ??? Qual seria o melhor offset de um aro 16" para ser usado em um troller (originais tem offset -27) ??? Alguem sugere algum marca e/ou modelo de aros e pneus???

O objetivo seria montar um troller para viajar em expedição até USHUAIA, ou seja, rodaria cerca de 20.000 km, logo estava pensando em usar pneus AT (50/50) de caminhonetes (265/75 R 16) que me parecem bem mais resistentes que os BF AT (31x10.50 R 15) alem de facil reposição...

O que que voces acham ???
Minha maior preocupação é a questão de ter que substituir algum pneu durante a viagem... andei lendo (muito) sobre a viagem e vi vários relatos que recomendam ter um segundo estepe bem como uma provisão de combustível extra pra percorrer até 1000km... vi tambem que em alguns trechos, tipo o acesso que leva ao Glaciar Grey, o caminho de ríspio não permite andar a mais que 10 km/h... isso amenta o consumo absurdamente alem de se um "porre"...

tilapia
20/01/2013, 11:38
Tudo isso não passa de um mito, uma viajem desta você pode fazer até mesmo de uno mile, as estradas lá são melhores que as nossas aqui do interior. Combustível? tendo uns 600 de autonomia já é o suficiente, já que o maior problema de abastecimento é de gasolina, diesel tem em qualquer posto lá. Não gaste este dinheiro com pneus, é besteira.

hugorangel
20/01/2013, 14:20
<<<REATIVANDO>>>

Alguem já colocou ou pensou em colocar aros 16" no troller ??? Qual seria o melhor perfil 16x8 ou 16x10 ??? Qual seria o melhor offset de um aro 16" para ser usado em um troller (originais tem offset -27) ??? Alguem sugere algum marca e/ou modelo de aros e pneus???

O objetivo seria montar um troller para viajar em expedição até USHUAIA, ou seja, rodaria cerca de 20.000 km, logo estava pensando em usar pneus AT (50/50) de caminhonetes (265/75 R 16) que me parecem bem mais resistentes que os BF AT (31x10.50 R 15) alem de facil reposição...

O que que voces acham ???


Minha maior preocupação é a questão de ter que substituir algum pneu durante a viagem... andei lendo (muito) sobre a viagem e vi vários relatos que recomendam ter um segundo estepe bem como uma provisão de combustível extra pra percorrer até 1000km... vi tambem que em alguns trechos, tipo o acesso que leva ao Glaciar Grey, o caminho de ríspio não permite andar a mais que 10 km/h... isso amenta o consumo absurdamente alem de se um "porre"...


Murillus.

Estou com o Tilápia. Não precisa nenhum investimento especial em pneus. Eu e meu irmão fomos em duas Hilux em setembro de 2010, e não tivemos qualquer tipo de problema. Se quiser mais informações, pode ver no tópico que criei na época: http://www.4x4brasil.com.br/forum/relatos-de-viagem/77136-de-hilux-ate-ushuaia.html
Rodamos um total de 17.000 km, sendo 2.000 deles em rípio. A única preocupação que tivemos foi colocar pneus novos, no caso usamos com medidas iguais aos originais 265/70/15 Yokohama Geolander. Não tivemos um furo sequer. É claro que eles sofreram um desgaste maior que o normal, ,mas tudo por conta dos 2.000 km de rípio, mas que só foi assim tão alto porque "procuramos". Explico: se você quiser, pode rodar apenas os 160 km de rípio, 80 na ida e 80 na volta, obrigatórios no trecho chileno depois do Estreito de Magalhães até San Sebastian na Argentina, pouco antes de chegar a Ushuiaia. Todo os demais km que rodamos em rípio foi por conta de explorações e grande trecho da Carretera Austral que percorremos no Chile. No mais, é uma viagem que jamais vou esquecer, e recomendo muito a todos os aventureiros.

Um abraço.

Hugo.

Murillus
21/01/2013, 19:51
http://www.4x4brasil.com.br/forum/relatos-de-viagem/77136-de-hilux-ate-ushuaia.html

Valeu Hugo, vou dar um pulo no teu topico sobre a viagem... Preciso tambem ver questoes sobre legislacao de transito... Alguma dica ???

hugorangel
22/01/2013, 00:01
Normal Murillus, nada muito diferente do que temos aqui. Apenas os cuidados normais para alguém dirigindo num país estrangeiro. Para não ter problemas, dirigi quase sempre no limite de velocidade. Na Argentina, deve-se manter o farol aceso nas estradas, mesmo de dia. Também é necessário levar cambão e segundo triângulo, embora nada disso tenha sido solicitado nas várias vezes em que fui parado, apenas pediram os documentos do carro e carteira de motorista. Também para evitar problemas com conhecidos problemas de corrupção da policia caminera da província de missiones, não passei por ali, saí e entrei pelo Uruguai, e não tive qualquer tipo de problema desse tipo. No mais, é só curtir as belas paisagens e a simpatia dos hermanos, sem ironia, é um povo muito solícito.

Abraços.

Hugo.

JointMan
23/01/2013, 01:38
Putz!
Achei uns videos no youtube... se for 1/3 disso já vou ficar me coçando pra sair.
Pra quem ainda não foi (como eu), curtam...
Pra quem já foi, é isso mesmo?

Ruta 7: Carretera Austral Tramo 1 Puerto Montt - Chaitén - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=YkPpXhE0mpE&list=UUNNMB6QitGnsMX41fZXhn8w)

Obs: Mini-série em 9 capitulos, acho eu... ainda to assistindo!

Abraços!

jeisonk
23/01/2013, 09:04
Putz!
Achei uns videos no youtube... se for 1/3 disso já vou ficar me coçando pra sair.

JointMan, vai fundo que é isso aí e mais um pouco.
O lugar é fantástico mesmo.

Abraços

JointMan
26/01/2013, 20:04
Amigos...

Pode me dar um help nesse roteiro?
Quero percorrer a Carretera, descer a Ushuaia... , Torres del Paine, El Calafate, El Chalten... enfim aquilo que alguns aqui já fizeram. Estou com uma bela dúvida no roteiro... preciso percorrer tudo entre 25 a 30 dias...

Pode me dizer se estou "viajando" com este prazo no roteiro abaixo?

Roteiro:

Brasília – Catalão – Uberlândia – Uberaba –Osasco – Passo Fundo – Colonia del Sacaramento – Buenos Aires – Santa Rosa – Neuquen – Bariloche – Perito Moreno – Rio Gallegos – Ushuaia – Punta Arenas – Puerto Natales – Torres Del Paine – El Calafate – El Chaltén – Chile Chico – Puerto Tranquillo – Coihaique – Chaiten – Isla de Chiloé – Osorno – San Martin de los Andes – Neuquen – Rosario – Resistencia – Foz do Iguaçu – Londrina – Brasília.

Pretendo partir em outubro/2014...
O que vocês pensam disso?

Abraços!

jeisonk
28/01/2013, 09:55
Vai virar um Rally.

Estabeleça algumas prioridades e tire alguma coisa do roteiro.
Opinião só.

Sorte aí.

Abraços

xexelo
28/01/2013, 17:27
Amigos...

Pode me dar um help nesse roteiro?
Quero percorrer a Carretera, descer a Ushuaia... , Torres del Paine, El Calafate, El Chalten... enfim aquilo que alguns aqui já fizeram. Estou com uma bela dúvida no roteiro... preciso percorrer tudo entre 25 a 30 dias...

Pode me dizer se estou "viajando" com este prazo no roteiro abaixo?

Roteiro:

Brasília – Catalão – Uberlândia – Uberaba –Osasco – Passo Fundo – Colonia del Sacaramento – Buenos Aires – Santa Rosa – Neuquen – Bariloche – Perito Moreno – Rio Gallegos – Ushuaia – Punta Arenas – Puerto Natales – Torres Del Paine – El Calafate – El Chaltén – Chile Chico – Puerto Tranquillo – Coihaique – Chaiten – Isla de Chiloé – Osorno – San Martin de los Andes – Neuquen – Rosario – Resistencia – Foz do Iguaçu – Londrina – Brasília.

Pretendo partir em outubro/2014...
O que vocês pensam disso?

Abraços!

Jointman,

30 dias?????
Vou falar da experiencia que tive. Se vc quiser parar 1 dia em cada lugar turistico vai faltar tempo. Agora se vc fizer raly talvez de tempo. Eu perdi 8 dias de minha viagem resolvendo o problema da Ranger na Argentina. Sai dia 26/12 e cheguei em Ushuaia dia 14/01...
Concordo com o que o Jeison disse, estabeleça prioridades.
Ushuaia recomendo 2 dias, 1 para o passeio de barco e outro para o parque, compras e museus. Torres del Paine tem de ser um dia inteiro e para quem gosta de caminhar ainda é pouco. El Calafate, faz o passeio Rios de Hielo (que não vai a Perito Moreno) depois sai de lá e vai ate as passarelas para ver o glaciar, da um dia tbm. Se quiser fazer Minitreking no gelo tem de ficar 2 dias. El Chalten é só com caminhadas, 1 dia.
Então 2 Ushuaia, 2 TDP, 2 glaciares, 1 El Chalten. Só ai temos 7 dias.
Pense bem e analise.

UM abraço

JointMan
28/01/2013, 20:31
Valeu galera!

Pois, matutando hoje eu pensei nisso...
São muitos pontos.

Mas veja, pus apenas meu trajeto, não vou pernoitar em todos estes lugares.
Apenas peguei alguns roteiros e os nomes principais para formar um caminho...

Mesmo assim, devo retirar alguns lugares:
Buenos Aires...
Bariloche...
Ushuaia...

Minha ideia nessa viagem era percorrer a Carretera Austral.
Visitar seus parques, acampar, fazer alguns trekkings e matar saudades de Pucon...
Fui la em 2010 e gostei muito, lá eu pretendo ficar em um hostel mesmo!
Essa viagem que fiz, foi estilo mochilão e ela originou essa ideia de ir de carro.
Sonho em curtir umas termais ao final de um dia de estrada...

Vocês acreditam que assim será possível?
Agradeço qualquer sugestão!
Estou penando para montar os trajetos pois meu conhecimento com GPS é mínimo.
Estou projetando cada destino no mapeia.com...
Sei que deve ter muita coisa errada, por isso vou refinar o trajeto com um GPS, assim que tiver um hehehe.

Aceito pitacos!

Abraços!

jeisonk
29/01/2013, 09:09
Pois, matutando hoje eu pensei nisso...
São muitos pontos.

Mas veja, pus apenas meu trajeto, não vou pernoitar em todos estes lugares.
Apenas peguei alguns roteiros e os nomes principais para formar um caminho...

Opa, legal, muda um bocado o conceito da viagem.
Como tem bastante tempo até a partida, dá pra se programar legal.
Tenta montar o roteiro pelos mapas do google, é bem prático (maps.google.com), se bem que a tela do Mapeia é muito parecida, imagino que compartilhe a mesma base.

Depois fica fácil de acompanhar pelo GPS (quando for comprar, vá de Garmin).

Acho que vai ficar bom, determine suas prioridades e faça do que estiver no meio (ex: DF - Cordilheira) somente deslocamento, pé na estrada, assim tu consegue tirar o máximo possível nesses dias que estará por lá.
Infelizmente as distâncias são grandes e o tempo é curto (é o problema de todos), se não fizermos assim a viagem fica pela metade.

Vamos acompanhando, sorte aí.

Abraços

JointMan
29/01/2013, 17:11
Valeu Jeison!

Vou estudar bem um roteiro seguindo o google maps mesmo!
Concordo em tudo!
Quando tiver mais informações e um roteiro mais preciso vou abrir um tópico para quem quiser percorrer a Carretera.
Um abraço!

jeisonk
30/01/2013, 12:22
JointMan, seguem três links para um help no roteiro.

O primeiro é sobre a Patagônia como um todo e suas atrações, link: Verano 2013 en la Patagonia - Turismo en InterPatagonia (http://www.interpatagonia.com/)

Este é do governo sobre as condições das estradas Argentinas, link: Dirección Nacional de Vialidad (http://www.vialidad.gov.ar/)

E este último para utilizar no lugar dos mapas do google, tem alguns viajantes que preferem, link: Argentina - Turismo aventura y viajes - Guia de Mapas, Rutas y Hoteles (http://www.ruta0.com/)

Abraços

JointMan
01/02/2013, 19:49
Putz Jeison!

Valeu! Me ajudou bastante a me localizar o primeiro link...
Estou "catando milho" no mapeia... vendo trecho a trecho que atualizando meu roteiro.
Vai dar certo, dentro do esquema Pucon, Carretera + Parques...

Agradeço muito a ajuda!
É muito bom ficar planejando que a viagem toma corpo.
Ultimamente tenho pensado nisso umas três vezes ao dia...
Tá virando obsessão kkkkk

Abraços!

geovanih
01/02/2013, 20:55
Putz!
Achei uns videos no youtube... se for 1/3 disso já vou ficar me coçando pra sair.
Pra quem ainda não foi (como eu), curtam...
Pra quem já foi, é isso mesmo?


Obs: Mini-série em 9 capitulos, acho eu... ainda to assistindo!

Abraços!

Muito bom os vídeos, muito bom o canal para quem quer informações sobre a natureza do chile.

Tô incrito