PDA

Ver Versão Completa : Válvula Termostática 4 CC OHC

simtesch
08/06/2008, 21:06
Pessoal,
Qual válvula termostática posso usar no jipe com um OHC 4c?não vejo nestes sites de peças essa válvula pra vender?tem alguma adaptção de um modelo similar?e aproveitando a válvula temperatura painel(marcador temperatura) qual similar tb?Obrigado

Roland

Lucas Nassif
08/06/2008, 21:24
Qual a temperatura de abertura da valvula original? Procure uma que tenha a temperatura igual, ou a mais proxima possivel.

No meu caso, que tenho um BF161, a que deu mais certo foi de Opala!

Dodger
08/06/2008, 23:08
no www.maveco.com.br tem original, entra lá em peças pra Maverick e depois motor 4 cil, acho que tava uns 45 reaus.
Mas já me falaram da valvula do motor CHT de Del rey Corcel II etc, tem que confirmar isso aí pq nunca testei.

calhiandro
11/09/2012, 22:43
Olá pessoal, estou ressuscitando o tópico meu jeep ohc álcool está sem valvula termostática, ontem instalei um medidor de temperatura e a temperatura quase não encosta em 70º depois de aquecido, o medidor é cronomac e vem com o sensor. Será que tem algo instalado errado ou a temperatura desse motor sem válvula é essa mesma?

rodrigo.hoffman
12/09/2012, 08:42
Olá pessoal, estou ressuscitando o tópico meu jeep ohc álcool está sem valvula termostática, ontem instalei um medidor de temperatura e a temperatura quase não encosta em 70º depois de aquecido, o medidor é cronomac e vem com o sensor. Será que tem algo instalado errado ou a temperatura desse motor sem válvula é essa mesma?

Bom

Se em motores a gasolina a VT ja é recomendada, imagina no motor a alcool.. Coloca a valvula urgente nesse motor, deve ta jogando alcool pela descarga sem queimar, contaminando o oleo e gastando pra cacete...

Qt ao relogio da Cronomac eu tb tenho um elétrico e a temperatura fica proximo dos 90.. Onde vc instalou o sensor que veio junto? Por um acaso vc não ligou junto o marcador de temperatura do relogio original junto com o outro neh?

[ ]´s

calhiandro
12/09/2012, 08:57
Bom

Se em motores a gasolina a VT ja é recomendada, imagina no motor a alcool.. Coloca a valvula urgente nesse motor, deve ta jogando alcool pela descarga sem queimar, contaminando o oleo e gastando pra cacete...

Qt ao relogio da Cronomac eu tb tenho um elétrico e a temperatura fica proximo dos 90.. Onde vc instalou o sensor que veio junto? Por um acaso vc não ligou junto o marcador de temperatura do relogio original junto com o outro neh?
[ ]´s

Rodrigo, copiei sua ideia rsrsrsr. Peguei o sensor antigo abri rosca e coloquei o sensor novo rosqueado no antigo. O meu relógio também é elétrico. Não liguei o antigo e o novo juntos não. A ligação está feita apenas para o relógio cronomac. Se o problema for esse vou providenciar a válvula termostática.

não esta acontecendo isso não a descarga do carro esta sequinha, sequinha, não está jogando álcool pela descarga não.

Obrigado pela dica.

O seu esta com válvula termostática?

calhiandro
25/09/2012, 21:48
Pessoal, possuo um jeep ohc 2.3 álcool e instalei nele a válvula termostática do chevette à álcool, o medidor de temperatura instalei agora a pouco também, é um da cronomac, ele marcava próximo de 70º antes de instalar a válvula termostática, depois que instalei a válvula termostática ele esta marcando 80º e não passa disso. Observando os mangotes o superior esta quente, mas o inferior fica gelado como senão estivesse circulando água. Essa válvula termostática do chevette abri a 90º, então se está marcando 80º, não deve abrir, como de fato acho que não está abrindo, pois não esta passando água quente para os mangotes inferiores. Pergunto por que não está atingindo 90º de temperatura? tem problema a água ficar presa no bloco sem nunca a válvula atingir a temperatura de abertura?. A hélice do ventilador do motor é mecânica.

Uma ajudinha ai pelaamordeDeus :???:

rodrigo.hoffman
25/09/2012, 22:49
Pessoal, possuo um jeep ohc 2.3 álcool e instalei nele a válvula termostática do chevette à álcool, o medidor de temperatura instalei agora a pouco também, é um da cronomac, ele marcava próximo de 70º antes de instalar a válvula termostática, depois que instalei a válvula termostática ele esta marcando 80º e não passa disso. Observando os mangotes o superior esta quente, mas o inferior fica gelado como senão estivesse circulando água. Essa válvula termostática do chevette abri a 90º, então se está marcando 80º, não deve abrir, como de fato acho que não está abrindo, pois não esta passando água quente para os mangotes inferiores. Pergunto por que não está atingindo 90º de temperatura? tem problema a água ficar presa no bloco sem nunca a válvula atingir a temperatura de abertura?. A hélice do ventilador do motor é mecânica.

Cara..

Onde é que ta instalada a termostatica?? Qual é o radiador?? O meu demora +/- uns 10 minutos pra chegar perto dos 90 com ele ligado na marcha lenta, lembrando que eu não tenho termostatica e a ventoinha é eletrica.. O sensor ta instalado no lugar original neh..

Da pra fazer um teste retirando a helice pra ver se a temperatura alcança uns 90°..

[ ]´s

calhiandro
26/09/2012, 08:45
Cara..

Onde é que ta instalada a termostatica?? Qual é o radiador?? O meu demora +/- uns 10 minutos pra chegar perto dos 90 com ele ligado na marcha lenta, lembrando que eu não tenho termostatica e a ventoinha é eletrica.. O sensor ta instalado no lugar original neh..

Da pra fazer um teste retirando a helice pra ver se a temperatura alcança uns 90°..

[ ]´s

A válvula esta instalada no lugar original na saída do mangote superior, peguei o manual do motor ohc para vê, está tudo instalado no lugar correto. O radiador é o original do jeep, com hélice mecânica de plástico, possui ventoinha com embreagem eletromagnética, mas eu travei por que não estava funcionando. No seu caso rodrigo vi que seu radiador é de celta, senão me engano, bem menor que o original do jeep, deve ser por isso que ele aquece bem rápido, e outra a sua ventoinha é elétrica. Queria saber se existe algum problema de a água ficar presa no bloco sem nunca circular????

rodrigo.hoffman
26/09/2012, 18:32
CAra..

Fez o teste com a helice parada.. Na minha cabeça um motor tem que esquentar ate atingir a temperatura de trabalho dele..

Outra coisa.. a valvula do chevete encaixa certinho na saida ali do motor??

Da pra testar esse relogio ai fora do motor fervendo um copo d´agua e uma bateria pra alimentar ele.. Tem que marcar perto dos 100° qd estiver fervendo

[ ]´s

marcobertioga
27/05/2013, 19:04
O meu esta com ventoinha elétrica, mais ainda não coloquei a válvula termostática.

Peguei ele com hélice de plástico 5 pás e sem a válvula e só trabalhava frio, o que não é bom.

Coloquei o " T " chamado kit verão do tempra com cebolão 86 - 76, coloquei a princípio na mangueira de baixo mais achei que demorava para acionar a ventoinha ai coloquei na mangueira de cima, ficou melhor.

Mais mesmo assim se sair e pegar logo estrada não esquenta nada o motor .

Gostaria de saber como ficou a válvula do chevete pois esta tem aqui nas lojas, penso em colocar a gasolina.

Esta válvula coube certinho?

Alguém indicou que indicou?

Abraço.

marcobertioga
27/05/2013, 19:17
O ideal é uma pistola laser que mede a temperatura, aponta na parte de baixo do radiador, na parte de cima, no bloco e ai você vai ter certeza da temperatura.

Um amigo aqui tem vou comprar um deste tá uns R$80,00 no Mercado livre Medidor Temperatura Laser - MercadoLivre Brasil (http://lista.mercadolivre.com.br/medidor-temperatura-laser)

Tenho medidor de combustível willtec e mesmo assim deveis em quando pego uma haste de madeira que fica do lado do banco e enfio no tanque só pra confirmar, não da pra confiar muito neste sensores, tem que comparar com outra forma de medição.

Dodger
28/05/2013, 08:07
O meu esta com ventoinha elétrica, mais ainda não coloquei a válvula termostática.

Peguei ele com hélice de plástico 5 pás e sem a válvula e só trabalhava frio, o que não é bom.

Coloquei o " T " chamado kit verão do tempra com cebolão 86 - 76, coloquei a princípio na mangueira de baixo mais achei que demorava para acionar a ventoinha ai coloquei na mangueira de cima, ficou melhor.

Gostaria de saber como ficou a válvula do chevete pois esta tem aqui nas lojas, penso em colocar a gasolina.

Abraço.
Com ventoinha eletrica tem que colocar a termostática e o cebolão só vai funcionar ok se ficar na saida do radiador ou melhor mesmo é instalado direto na base do radiador. senão fica aquele liga e desliga toda hora e temperatur muito baixa e oscilando demais(isto que ferra o motor!).
vt acho que o pessoal tava usando do fiesta9tem que confirmar), original ainda acha por ai tbém.
bom tbém que a coifa da ventoinha feche todo o radiador

Sydney66
02/06/2013, 20:39

Amigo Calhiandro, a mangueira superior é por onde a água quente sai do motor para o radiador, troca calor com o radiador e sai mais frio (menos quente) na mangueira inferior voltando para o motor. Se a mangueira superior está quente e a inferior está fria significa que seu sistema está funcionando. Quando a válvula termostática não abre a mangueira superior não esquenta e a temperatura do motor começa a subir, não tem como funcionar assim direto, queimaria a junta, se a temperatura do seu motor está em 80°C e não sobe o sistema está funcionando. Como seu jeep é a álcool não tenho muitas informações técnicas dele mas o OHC a gasolina trabalha a 80°C, nos motores a álcool não deve ser muito diferente disto.
A válvula pode dar medo mas é necessária ao correto funcionamento do motor, já andei sem a minha e o motor demorava para chegar na temperatura, quando chegava. Quando não se tem um medidor de temperatura confiável é melhor andar sem ela, mas com um mínimo de medição de temperatura é importante mantê-la. Abra a tampa do radiador e ligue o motor, você verá que quando a válvula abrir o líquido começa a circular, enquanto estiver fechada o líquido permanece parado, mas não pode jogar água para fora do radiador, isso pode indicar junta queimada e está passando pressão da queima para o sistema de refrigeração.
Abraços.

calhiandro
02/06/2013, 21:07
Sydnei 66, faz uns 6 meses que tinha colocado essa válvula termostática, andei mais ou menos 1 mês e meio com o carro dentro da rua e a temperatura no máximo 82º. Então fui fazer um passeio, tinha uma ladeira um pouco ingrime, comecei em 3ª reduzido ai vi que o carro começou a falhar então reduzi para 2ª e terminei a ladeira, então o carro ficou queimando dois cilindros, depois disso o motor apagou e eu não consegui mais fazer o carro pegar. Fiz todos os testes elétricos e de alimentação e estava tudo perfeito, então mandei para o mecânico, eles abriram o cabeçote e surpresa: a junta queimada entre o terceiro e quarto cilindro. Agora pergunto: pode queimar junta sem superaquecimento? Por que em nenhum momento o carro ferveu ou a temperatura passou de 82ª. O termômetro estava corretíssimo é CRONOMAC e conferi com termômetro a laser. Desde de então não estou mais usando válvula termostática, por medo. rsrrsrsrs.

Valeu Sidiney66, aguardo ansiosamente sua resposta sobre a questão da junta que queimou.

Grande abraço

Sydney66
04/06/2013, 21:45
Junta pode queimar sem mostrar alta temperatura do termômetro? Pode, se houver problemas na lubrificação ou nos dutos cavernosos do bloco, você falou que teve esse problema depois de subir uma ladeira, pode ter havido falta de lubrificação ou perda de pressão do óleo com a inclinação do cárter devido pescador de óleo com borra ou dutos obstruídos. Verifique a pressão de óleo da bomba, aproveite que abriu o motor e verifique se não há sinais de falta ou deficiência na lubrificação, existem passagens de óleo pelo cabeçote e bloco que ajudam a trocar calor. Afinal essa área do motor trabalha a uma temperatura muito superior a da ebulição da água, mas a mesma não ferve devido ao pouco tempo de contato e ao óleo que também ajuda na troca de calor.
Abraços

renatosapulha
05/06/2013, 16:12

Abraço.

Marcobertioga,

Cuidado, colocando a cebola nas manguerias superiores vc corre o risco do radiador cuspir um pouco de agua fora, e baixar o nivel, se baixar muito o nivel ao ponto do nivel da agua ficar abaixo do nivel da cebolinha... ela pode ficar sem agua pra fazer a leitura... e nunca acionar a ventoinha..

A instalação mais apropriada é na parte de baixo.

Abraço.

renatosapulha
05/06/2013, 16:14
Eu comprei no mes passado uma valvula termostatica do OHC, procurei e encontrei somente no josewal 4x4. 40 dilmas... quem precisar fica aqui a dica.

www.josewal4x4.com.br

abraco!