Ver Versão Completa : Comparação da vida dos motores
Eu li muito todas as questões colocadas neste forum. Entendi que o consenso geral é o seguinte:
Motor à diesel bem cuidado:
1.) Bandeirantes - 1.000.000 de Km ou mais;
2.) Land Rover Defender 90 - 250.000 Km ( me chocou saber que um carro tão caro tivesse um tempo de vida tão curto de motor em relação a um Bandeirantes e até em comparação a um Fusca !!)
3.) Toyota Hilux?
4.) Ford Ranger?
5.) Mitsubishi L200?
6.) Misubishi TR4?
7.) Suzuki Samurai?
8.) Suzuki Vitara?
Etc...
Seria possível mais dados para continuar essa comparação?
Obrigado
Eduardo Velo
08/06/2008, 19:20
Motores Perkins e M 608 aspirados , são de baixa rotação ... fazendo as trocas de óleo , filtros e regulagem de bicos no tempo certo chegam a 1 mi ... mas não são muito queridos ... rsrs ... são lentos e tem pouca potência , mas tem torque e publico certo ...
abs ...
2.) Land Rover Defender 90 - 250.000 Km ( me chocou saber que um carro tão caro tivesse um tempo de vida tão curto de motor em relação a um Bandeirantes e até em comparação a um Fusca !!)
Onde você leu isso?
.
Olá
Vi neste fórum..infelizmente não me lembro o tópico :putz:
Falava do velho motor em comparação ao novo.
Você poderia falar segundo sua experiência?
Grato
.
Elmer_Jeep
09/06/2008, 17:18
mais de 1 milhão nos MB da band é exagero, já vi alguns abertos com 800mil que estavam com os componentes em boas condições, acredito que cheguem á 1milhão, acima disso é exagero.
[]'s
conheco cummins da dodge c/ mais de 1 milhao de "milhas"
http://www.autoblog.com/2006/04/03/chrysler-ceo-calls-owner-of-million-mile-dodge-ram/
esse eh um dos q achei na net, mas lembro q um tempo atras a penzoil tava dando premio para quem usava o oleo deles e tinha motor original... soh deu cummins e caterpillar
qual e a expectativa de vida do motor do Ford Ranger?
Eu li muito todas as questões colocadas neste forum. Entendi que o consenso geral é o seguinte:
Motor à diesel bem cuidado:
1.) Bandeirantes - 1.000.000 de Km ou mais;
3.) Toyota Hilux?
4.) Ford Ranger?
5.) Mitsubishi L200?
6.) Misubishi TR4?
7.) Suzuki Samurai?
8.) Suzuki Vitara?
Etc...
Seria possível mais dados para continuar essa comparação?
Obrigado
Defender bem cuidado entre 500.000 e 800.000 km, menos que isto ---> Defender mal cuidado, tenho relatos com 330.000/370.000 que tem corda para muito mais, e um cansado com 900.000 km.
Defender bem cuidado entre 500.000 e 800.000 km, menos que isto ---> Defender mal cuidado, tenho relatos com 330.000/370.000 que tem corda para muito mais, e um cansado com 900.000 km.
Ah bom, agora a justiça está sendo feita... :concordo:
entao:
1.) Bandeirantes :arrow: 1.000.000km
2.)Defender :arrow: 500-800.000km
3.) ?:pensativo:
Olha, eu creio que todo motor diesel bem tratado (troca de óleo e filtro a cada 5.000 Km, utilização de diesel aditivado, não exagerar nas rotações, aquecer o motor antes de acelerar) pode passar dos 500.000 Km rodados com certeza. Chegar a 1.000.000 aí é sorte...
Se estiver enganado, por favor me corrijam...
Na boa...
Acredito que essa comparação não leve a lugar nenhum.
Entre tais viaturas, muda relação de marchas, peso da viatura, tamanho da turbina (se não for aspirado...), frequência das trocas de óleo, tipo do óleo utilizado, regime de rotação de trabalho...
Muitos fatores de interferência, VIÉS.
Agora, se funcionar todos em uma bancada de teste, com condições PROPORCIONAIS, aí talvez o resultado possa ser interpretado adequadamente.
Abraço,
.
O que eu quiz entender era, se todos os motores são mais ou menos iguais, porque um carro desvaloriza e outro não?
Um carro do ano de 1990 (de uma determinada marca) pode ser mais caro que um outro (de outra marca) do ano 2000!
.
.
O que eu quiz entender era, se todos os motores são mais ou menos iguais, porque um carro desvaloriza e outro não?
Um carro do ano de 1990 (de uma determinada marca) pode ser mais caro que um outro (de outra marca) do ano 2000!
.
Aí eu acho mais complicado ainda...:mrgreen:
Depende basicamente das leis e do senso comum do mercado.
Em geral, veículos diesel desvalorizam menos. Veículos importados desvalorizam mais... os coreanos então, nem se fala...
Agora, concordo que em vários momentos presenciamos verdadeiros excessos. Por isso vale pesquisar e aprender antes de comprar qualquer 4x4.
Abraço,
JEFFCATUNDA
11/06/2008, 21:54
Este tópico infelizmente não tem como ir muito longe.....depende de tanta coisa que ..sei lá.....
Agora...inquestionavelmente tem os que quebram mais......o que quebra em cada um etc....
OS PONTOS FRACOS DE CADA MOTOR!
rogeriomotors
15/06/2008, 19:19
.
Olá
Vi neste fórum..infelizmente não me lembro o tópico :putz:
Falava do velho motor em comparação ao novo.
Você poderia falar segundo sua experiência?
Grato
.
A vida útil de motores depende muito da manutenção preventiva e também de ocorrências de acidentes, (como super aquecimentos) de percurso, que causarão com certeza deformações dos cilindros, que mesmo não estando escoriados ficam ovalizados ou com conicidade irregular provocando má vedação dos cilindros e fugas de gases para o carter. Estes gases principalmente em motores diesel, são extremamente quentes e carregados de substancias corrosivas e contaminantes o que com certeza irão provocar desgastes prematuros no motor. Eu trabalho com veículos Land Rover e outras marcas diesel. E tenho muitos clientes com veículos LR que já passaram dos 350000Km e cujos motores estão em perfeita ordem o que indica que ainda rodarão muito mais.
Afonso Carlos
16/06/2008, 00:16
Grande Hugo, Trabalhei na Land Rover 4 anos, e mexo com motores e veiculos 4x4 desde que me conheço por gente, e te digo nunca vi uma land Rover com Maxxion HSD 2.5 chegar nem mesmo a 400.000 KM, Nunca mesmo.
Não posso dizer que não exista, mas na minha empresa somente esta semana tem duas LR, fazendo motor.
Uma 130 1996 unico dono, fazendo motor pela segunda vez, quilometragem: 230.000
Uma 110 2003 unico dono, fazendo motor pela primeira vez, quilometragem: 260.000
Não passa um mes, em que eu não abra um HSD aqui na firma.
Abração.
Grande Hugo, Trabalhei na Land Rover 4 anos, e mexo com motores e veiculos 4x4 desde que me conheço por gente, e te digo nunca vi uma land Rover com Maxxion HSD 2.5 chegar nem mesmo a 400.000 KM, Nunca mesmo.
Não posso dizer que não exista, mas na minha empresa somente esta semana tem duas LR, fazendo motor.
Uma 110 2003 unico dono, fazendo motor pela primeira vez, quilometragem: 260.000
Abração.
Afonso,
Maxion HS 2,5 < 260.000 km -----> motor mal cuidado.
Abração.
:putz:
a fama to LR............
Como compara um Ford Ranger x Toyota Hilux, justifica o preco elevado da Hilux?
Deixa eu puxar a brasa pra minha sardinha. O HSD da "Natasha" tá com 140.000 + 37.000 quando trocou o velocímetro = 177.000 km. O motor tá cheio de saúde. Será que vai "abrir o bico" com mais 83.000 ? Sinceramente, não acredito. Pra mim, é falta de cuidado.
Afonso Carlos
16/06/2008, 20:21
Ok galera não tenho nenhum preconceito com as land, eu mesmo mesmo já tive duas.
Estou me referindo, ao motor maxxion HSD 2.5, que na realidade é um projeto Land Rover, podem existir exceções, mas motor HSD com mais de 300.000 ou com 250.000 em perfeitas condições ainda não vi nenhum.
Já vi muito maxxion das familias Q20, S4, MWMs 226, 229, X10 Com altíssima kilometragem, mas os HSD nunca vi.
Abração.
Abração.
Afonso,
Você é mecânico? Haja que é normal um motor MaXion HS 2,5 ter um desgaste das peças com a quilometragem mencionada (2x em 230.000 km ou 1x em 260.000 km)? Nos dois exemplos a retifica foi por problemas no sistema de lubrificação, na qualidade dos materiais ou por outro motivo? Os outros doze que abriu no último ano sabe os motivos?
Abração.
Afonso,
Mais uma pergunta: Qual foi a tua função na Land Rover?
Carlão Rover
16/06/2008, 22:14
Além de teste de bancada para comparar os motores, poderíamos imaginar uma situação em que os proprietários seguissem as manutenções preventivas, com trocas dos componentes que sofrem desgastes naturais e manutenção dos fluidos corretamente. E devemos compara motores com as mesmas características e desempenho, senão perde todo o sentido. Comparar um diesel High speed turbo intercooler com um velho cummins ou caterpilar não procede.Além é claro do piloto, que no dia-a-dia faz toda a diferença.Quanto ao motor hsd 2.5 das lands, acredito que estejam (até 2005-6,montadas no Brazil) com regulagem (admissão e escape)aquém da capacidade do motor, portanto teoricamente mais resistentes...
Um abraço a todos...
Obs: vendi minha 110 ano 96 com mais de 240 mil km e só precisava trocar pela terceira vez a correia dentada, de resto funcionando redonda...
Carlão Rover
16/06/2008, 22:22
Só para ilustrar a discussão:
Minha Defender é 2001.Está com 175 mil km.
As fotos estão aí para serem analisadas e quem quiser dar uma volta está convidado!!!
Abraços a todos...
JEFFCATUNDA
16/06/2008, 22:48
Só para ilustrar a discussão:
Minha Defender é 2001.Está com 175 mil km.
As fotos estão aí para serem analisadas e quem quiser dar uma volta está convidado!!!
Abraços a todos...
O certo é que estes motores diesel de alta rotação podem até ir bem longe...mas é necessário muita manha, muito carinho...ao contrário dos velhos e pesados motores antigos que suportavam (quase) tudo....
Algum chegam até a perder a graça, pois não pode fazer isso, não pode fazer aquilo........é um saco!
E o precinho da manutenção ó.....
Afonso Carlos
17/06/2008, 12:19
Afonso,
Você é mecânico? Haja que é normal um motor MaXion HS 2,5 ter um desgaste das peças com a quilometragem mencionada (2x em 230.000 km ou 1x em 260.000 km)? Nos dois exemplos a retifica foi por problemas no sistema de lubrificação, na qualidade dos materiais ou por outro motivo? Os outros doze que abriu no último ano sabe os motivos?
OK Grande Hugo, sou mecanico e proprietario da TT4, embora minha formação academica seja Direito (coisas de familia).
A Land 130 citada, não fez 2 vezes o motor no periodo de 230.000 KM, mas era sua segunda retifica, ou seja foi aberto novamente após 230.000 KM de primeira retifica.
Em 90% dos motores HSD que eu abro, os problemas são relacionados a pistão, cilindro, balanceiro, comandos e cabeçote, virabrequim ou lubrificação, muito raro dar problemas.
Motores cansados com consume excessivo de oleo, etc...
Abração.
Afonso Carlos
17/06/2008, 12:23
Afonso,
Mais uma pergunta: Qual foi a tua função na Land Rover?
OK.
Inicialmente, como consultor tecnico, logo após como gerente de vendas Land Rover, na Kadar, concessionaria Land Rover e BWM, que hoje reprezenta a citroen.
Abração.
Afonso Carlos
17/06/2008, 12:31
O certo é que estes motores diesel de alta rotação podem até ir bem longe...mas é necessário muita manha, muito carinho...ao contrário dos velhos e pesados motores antigos que suportavam (quase) tudo....
Algum chegam até a perder a graça, pois não pode fazer isso, não pode fazer aquilo........é um saco!
E o precinho da manutenção ó.....
OK, Isso mesmo, não quer dizer que isso se aplica somente aos motores HSD, mas a grande maioria dos diesel de alta, até o Sprint 6 que é um veneno, tem que ter um pouco de carinho, pois o motor diesel lida com extremas forças em seu interior, e altas rotações por periodos prolongados + peças moveis pesadas + Taxa de compressão altissima = Retifica.
Só para ter ideia, o impacto do pistão do motor HSD é de 18 toneladas a cada explosão, imagine isso em 4.000 RPM ou mais.
Abração.
JEFFCATUNDA
17/06/2008, 23:10
Concordo plenamente.
OK, Isso mesmo, não quer dizer que isso se aplica somente aos motores HSD, mas a grande maioria dos diesel de alta, até o Sprint 6 que é um veneno, tem que ter um pouco de carinho, pois o motor diesel lida com extremas forças em seu interior, e altas rotações por periodos prolongados + peças moveis pesadas + Taxa de compressão altissima = Retifica.
Só para ter ideia, o impacto do pistão do motor HSD é de 18 toneladas a cada explosão, imagine isso em 4.000 RPM ou mais.
Abração.
Quanto tempo um motor diesel tem que ficar esquentando até se poder acelerar?
Matiusso
18/06/2008, 15:44
Abração.
Afonso
Este motor é o mesmo da S10 2.5? tenho uma ano 2000 com 140.000 Km (diz a lenda), espero não precisar, mas caso necessite fazer o motor, qto vou gastar?
E u tinha uma V6 GNV, fiz besteira em trocar? qual é mais dura mais e qual é mais caro a manut?
Deculpe tantas perguntas, é que depois que comprei é que fiquei sabendo da fama do motor Maxion
Afonso
Este motor é o mesmo da S10 2.5? tenho uma ano 2000 com 140.000 Km (diz a lenda), espero não precisar, mas caso necessite fazer o motor, qto vou gastar?
E u tinha uma V6 GNV, fiz besteira em trocar? qual é mais dura mais e qual é mais caro a manut?
Deculpe tantas perguntas, é que depois que comprei é que fiquei sabendo da fama do motor Maxion
Quando a do meu amigo fundiu, ele trocou por um 2.8 (base de troca)
está muito satisfeito!
Concordo com quem diz que não podemos comparar motor de baixa rotação com motores de alta: os de baixa rodam infinitamente mais.
Trabalhei como mecânico diesel por 10 anos e o que vi de motor maxion hsd abrindo o bico antes da hora, não foi brincadeira.
Motor pra mim é o maxion s4t Plus......
t4_carcara
18/06/2008, 21:36
Pessoal:
quantos anos deve viver o meu MWM 2.8? Piso leve no asfalto (de verdade), o ponteiro raramente sobe dos 90, 100km. Troco óleo, filtro, etc, com a regularidade solicitada e o motor é original...
Ele está com 80.000km e ando 20.000 por ano. Vai dar para o meu neto dirigir? :oops:
Comigo do lado, claro!!!:lol:
Carcará.
JEFFCATUNDA
18/06/2008, 23:27
Por outro lado:
se não bebe
não fuma
não reza
não corre
não namora
não
não
não
viver muito para que?
Por outro lado:
se não bebe
não fuma
não reza
não corre
não namora
não
não
não
viver muito para que?
Mas morrer jovem também não é uma boa.....:mrgreen:
JEFFCATUNDA
18/06/2008, 23:55
:concordo:
nâo é nada bom......
esses caras achavam que sim: http://www.youtube.com/watch?v=vtX7nCHHCIo
um senhor baterista, heim?
Motor pra ser bom tem que viver muito!
Cantor de rock pra ser bom, tem que viver pouco! :mrgreen:
Brincadeirinha: stones, led zepellin, pink floyd, aerosmith e outros estão aí pra provar o contrário...
Afonso Carlos
19/06/2008, 02:02
Quanto tempo um motor diesel tem que ficar esquentando até se poder acelerar?
OK Grande Dr. Folgado, hahahahahaha (é o máximo chamar promotor de folgado), mas vamos lá:
Temperatura do motor:
Quando vc da a partida no motor frio tenha em mente que todas sua partes estão na temperatura X, ou seja pistão, cabeçote, cilindros, bloco etc... estão na mesma temperatura.
A partir da primeira revolução ou seja da primeira volta do motor em funcionamento ocorre que, o pistão está comprimindo a mistura, que vai ser detonada em PMS (Ponto morto superior) a compressão + explosão gera uma enorme quantidade de calor, que se irradia em todas as partes do motor, está temperatura em parte é expelida pelo escape e parte é absorvida pelo motor, o qual troca calor com o radiador ou o ar ambiente (Motores refrigerados a ar).
Sendo assim tudo que está no motor principalmente no conjunto cilindro, pistão e cabeçote vai esquentar rapidamente e posteriormente o resto todo do motor, numa temperatura muito menor.
Ocorre, que o pistão por ser feito de materiais mais leves normalmente de liga aluminio, tem um coeficiente de dilatação muito maior que o aço, ou seja dilata mais e mais rapido, então quando vc da a partida o pistão é o que esquenta mais rapido, dilata mais rapido etc... enquanto que a camisa (Cilindro) vai esquentar e dilatar mais vagarosamente, só que a folga prevista entre os dois vai diminuindo, até estarem todos os componentes em sua temperatura ideal de trabalho, situação que já foi prevista no seu motor.
O que fazer então: De a partida no seu motor e aguarde alguns instatantes, coisa de 2 minutos com ele em funcionamento, e boa, pode sair, mais sem enfiar o pé ,até motor atingir sua temperatura de trabalho, ou algo proximo disso.
Mais atenção: também não é recomendado o funcionamento do motor frio por muito tempo em marcha lenta, ou seja sem carga, sem andar mesmo, e porque ?
O motor não atingiu a temperatura termodinamica ideal, ou seja a queima não é perfeita e os residuos de combustivel não queimado vão lavar seu cilindro prejudicando a lubrificação e contaminando o oleo lubrificante.
Tudo o que escrevi vale para carro, alcool, gasolina e diesel.
Abração.
Afonso Carlos
19/06/2008, 02:07
Motor pra ser bom tem que viver muito!
Cantor de rock pra ser bom, tem que viver pouco! :mrgreen:
Brincadeirinha: stones, led zepellin, pink floyd, aerosmith e outros estão aí pra provar o contrário...
Grande Caveso, vc citou vários mestres, mas como vc pode esquecer de: IRON MAINDEN, DEEP PURPLE, ACDC, BLACK SABBATH, JUDAS PRIEST, UFO.
Pode até falar mal de mim, mas destas bandas ai em cima, se falar mal perto de mim vai arrumar confusão e das boas.
UP THE IRONS !!!!!!!!!!!!
Abração.
Afonso Carlos
19/06/2008, 02:10
OK Ok, THE WHO, rock and roll, nu e cru, sem frescura, nata do rock, simplesmente show de bola.
UP THE IRONS !!!!!
Abração.
Afonso Carlos
19/06/2008, 02:15
Afonso
OK sim é o mesmo, c tiver que cair na retifica e tiver que fazer tudo, mais ou menos R$ 6.000,00 c for cabeçote pro pau também (não é raro) mais uns 2 conto.
Cara se o seu V6 tivesse dado pau, não ficaria muito longe deste valor.
Abração.
Afonso Carlos
19/06/2008, 02:17
Pessoal:
quantos anos deve viver o meu MWM 2.8? Piso leve no asfalto (de verdade), o ponteiro raramente sobe dos 90, 100km. Troco óleo, filtro, etc, com a regularidade solicitada e o motor é original...
Ele está com 80.000km e ando 20.000 por ano. Vai dar para o meu neto dirigir? :oops:
Comigo do lado, claro!!!:lol:
Carcará.
Já vi MWM 2.8 com 400.000 KM e já vi estourar com 180.000 KM também, mas via de regra é um motor duravel.
Abração.
Grande Afonso, muito boas suas explicações.
Tem um cara que tem uma Ranger em frente à minha casa. Todo o dia, lá pelas 7 da manhã, ele liga o carro e logo em seguida, pra "esquentar" o carro, fica acelerando sem dó o bixo... filha da p.ta! acorda todo mundo. O motor dele está com os dias contados, então.
Olha, de tudo o que vocês falaram, o top é Led Zeppelin. Tinham o melhor baterista, guitarrista e vocalista que já houve na história do rock...
Eduardo Velo
19/06/2008, 09:58
Olha, de tudo o que vocês falaram, o top é Led Zeppelin. Tinham o melhor baterista, guitarrista e vocalista que já houve na história do rock...
Concordo plenamente ... não enjoo de ouvir L. Z. ... , mudamos um pouco de assunto , mas já que estamos falando de durabilidade ... How Many More Times e No Quarter , são rocks clássicos que vão atravessar os tempos ... rsrs ...
abs ...
JEFFCATUNDA
19/06/2008, 11:55
concordo Plenamente ... Não Enjoo De Ouvir L. Z. ... , Mudamos Um Pouco De Assunto , Mas Já Que Estamos Falando De Durabilidade ... How Many More Times E No Quarter , São Rocks Clássicos Que Vão Atravessar Os Tempos ... Rsrs ...
Abs ...
Meu Voto Vai Pro Led Tambem......já Estou Com O Motor Em 4.7 E Ainda Não Cansei De Ouvir Este Grupo.
Já, Já Que Vamos Pro Geral Of Topic......
Afonso Carlos
19/06/2008, 12:11
OK LED é bom, mas são todos umas frutinhas bem fresquinhas, vixe agora vai pega !!!! hahahahahahahaha.
UP THE IRONS !!!!
Abração.
Afonsão: não listei os outro dinossauros e lendas, pois já estava de madrugada, eu cheio de vinho na cabeça e com os neurônios todos dormindo....:mrgreen:
Já que é pra votar: Led e Maxion S4T Plus!
OK LED é bom, mas são todos umas frutinhas bem fresquinhas, vixe agora vai pega !!!! hahahahahahahaha.
UP THE IRONS !!!!
Abração.
Você é um cara de muita coragem, Afonsão: falar mal do Led e do motor da Land por aqui é colocar as mãos na cabeça e esperar as pedradas :mrgreen:
JEFFCATUNDA
19/06/2008, 12:54
UP THE IRONS !!!!
Abração.
Minha relação com este conjunto limita-se a ouvir música...
agora, se o colega tem preferências entre "ativos e passivos"....ai já é entre vocês:mrgreen::mrgreen::mrgreen:....quem sou eu para dizer quem vai primeiro.:concordo:
Afonso Carlos
19/06/2008, 13:06
Afonsão: não listei os outro dinossauros e lendas, pois já estava de madrugada, eu cheio de vinho na cabeça e com os neurônios todos dormindo....:mrgreen:
HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA, CERTEZA, tava melhor que eu então.
Meu Voto: Iron e MWM
UP THE IRONS !!!!
Abração.
Afonso Carlos
19/06/2008, 13:07
Você é um cara de muita coragem, Afonsão: falar mal do Led e do motor da Land por aqui é colocar as mãos na cabeça e esperar as pedradas :mrgreen:
Certeza, agora vou ter que aguentar, hahahahahahahahahaha, e olha que nem comecei a falar mal do PT e sua corja.
Abração.
Afonso Carlos
19/06/2008, 13:08
Minha relação com este conjunto limita-se a ouvir música...
agora, se o colega tem preferências entre "ativos e passivos"....ai já é entre vocês:mrgreen::mrgreen::mrgreen:....quem sou eu para dizer quem vai primeiro.:concordo:
HAHAHAHAHAHAHA, fala merda agora guenta burro, hahahahahaha to fudido.
UP THE IRONS !!!!!!!!!
Abração.
Elmer_Jeep
19/06/2008, 17:54
Um topico legal sobre motores High Speed e Low Speed http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=6391
[]'s
Tá certo... afinal ambos são "Metal Pesado" :mrgreen: , o S4T Plus deve pesar prá la de 400 Kg...
Tá certo... afinal ambos são "Metal Pesado" :mrgreen: , o S4T Plus deve pesar prá la de 400 Kg...
Acho que não chega a 400 kg, deve ser uns 300 e poucos...
Mas o que são alguns kg a mais pra um jipe de 2 T ?????
O torque ignorante compensa tudo...
Um topico legal sobre motores High Speed e Low Speed http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=6391
[]'s
Passei mais de uma hora lendo o tópico indicado pelo Elmer.
É excelente! :concordo:
Tirei um monte de dúvidas sobre motores diesel...
Acho que o título do tópico permite que eu lance a minha pergunta:
E o BF-161 velho de guerra ?
Alguém sabe dizer qual é o record de longevidade ?
Abraços a todos...
Passei mais de uma hora lendo o tópico indicado pelo Elmer.
É excelente! :concordo:
Tirei um monte de dúvidas sobre motores diesel...
Elmer_Jeep
20/06/2008, 09:38
Acho que não chega a 400 kg, deve ser uns 300 e poucos...
Mas o que são alguns kg a mais pra um jipe de 2 T ?????
O torque ignorante compensa tudo...
340 :concordo:
[]'s
340 :concordo:
[]'s
Menos que eu imaginava....:mrgreen:
Isso sim é motor!
Eduardo Velo
20/06/2008, 21:23
Aproveitando a boa vontade de alguns mestres e de quem tem Q20B , queria tirar umas dúvidas ...
Qdo comprei a Jabiraca , com motor Q20B aspirado , a temp. ficava na 2a marca do marcador , na cidade , e na 3a marca qdo pegava estrada mantendo velocidade acima de 100 km/h e a pressão ficava abaixo de 2.0 (kgf/cm2) ... chegou a ir até a 4a marca numa subida longa na estrada pq o radiador estava sujo ... fiz reparo de furos 3 vzs , depois disso a temp. aumentava mais ainda qdo pegava estrada , manter velocidade acima de 100 km /h ia pra 4a marca ...
Qdo furou de novo , ha uns 8 meses , troquei a colméia por uma com uma fileira a mais de tubos , mas mantendo as mesmas dimensões ... agora , mesmo mantendo acima de 100 km/h não passa da 2a marca a pressão fica sempre acima de 2.1 ... , fica na 1a marca andando na cidade ... ando entre 2000 e 2200 rpm , raramente passo disso e tb não deixo muito tempo em 2200 rpm , sempre fiz assim , mesmo qdo aquecia mais ...
Minhas dúvidas são as seguinte :
- é bom ou ruim pra esse tipo de motor trabalhar nessa seg. marca ? aquecido é melhor ? sei que o ar de admissão qto mais frio melhor , mas e o motor ??
- alguém sabe que temp. é essa 2a marca , eu chuto que é entre 40 e 45 graus cada marca ...
- Até qto em RPM posso andar com esse motor ? sigo a marcação do conta giros , verde até 2000 rpm ... era de uma D20 Q20B aspirado ...
- Qual a pressão de óleo ideal pra esse motor ? o óleo quente com pressão bx favorece a lubrificação ? uso Ursa 40 , qdo usei o 20W50 aqueceu muito o motor e a pressão ficou abx de 1,4 ... agora na cidade fica prox. de 2.8 e na estrada pouco acima de 2.1 ... será que é ruim essa pressão ? qdo peguei ele sempre ficava com a pressão entre 1.7 e 2.1 ...
Seguem fotos do painel e do c. giros ...
abs ... e desculpem o catatau , mas são duvidas que estou com dificuldade de tirar ...
Eduardo Velo,
Em quanto ao indicador de temperatura sugiro fazer um teste para saber a correspondência entre as marcas e a temperatura. Para isto, aquece água até fervura em um recipiente, retira o bulbo localizado no circuito de água do motor e coloca na água quente. Com ajuda de um termômetro de mercúrio escala 0 - 150 °C mede a temperatura e compara com os ponteiros do indicador do painel. O manual do q20b diz que a faixa de temperatura é de 80 a 98 °C, nesta a pressão do óleo mínima é de 2,1 kgf/cm2 e à rotação máxima 4,2 kgf/cm2. Temperaturas e pressões abaixo ou acima são prejudiciais.
A rotação máxima do q20b é 2800 rpm, então em estradas a velocidade de cruzeiro de 100 km/h bom seria rodar entre 1800 - 2000 rpm, andar na faixa verde é uma boa.
OK Grande Hugo, sou mecanico e proprietario da TT4, embora minha formação academica seja Direito (coisas de familia).
A Land 130 citada, não fez 2 vezes o motor no periodo de 230.000 KM, mas era sua segunda retifica, ou seja foi aberto novamente após 230.000 KM de primeira retifica.
Em 90% dos motores HSD que eu abro, os problemas são relacionados a pistão, cilindro, balanceiro, comandos e cabeçote, virabrequim ou lubrificação, muito raro dar problemas.
Motores cansados com consume excessivo de oleo, etc...
Abração.
Afonso,
A estatística de site de usuários de Defender com motor 300 Tdi difere da tua, a maioria dos motores tem morte prematura por problemas de superaquecimento, ou por falta de água ou óleo. Insisto em que um bem cuidado como é a pergunta que iniciou esta enquete, a duração não é a relatada por você. Observam-se na foto do motor de Carlos duas melhorias introduzidas, uma na tampa do reservatório de água, onde foi instalado um sensor de nível que aciona um alarme se este for baixo. Tem um sistema melhorado na África do Sul que alem de este sensor possui um alarme por pressão baixa de óleo, isto é para proteger por se a bomba de água quebrar o faltar óleo no motor. A outra é a substituição dos tampões de plástico da válvula termostática e do radiador por uns de metal.
Rammster
22/06/2008, 18:05
O Maxxion Hs 2.5 dura tão pouco assim? mesmo andando com cuidado? po acabei de gastar quase 3 conto no meu motor, pq achei que ia durar, mas já estou vendo que cai por terra.....
VOVÔ DO TROLLER
22/06/2008, 18:27
:concordo:
nâo é nada bom......
Eu mesmo não morro jovem (pois estou quase com 60 rssss). Abçs. Válter
Hugo, que números você tem?
Conversando com o Folgado via MSN, lembrei-me de um detalhe simples e óbvio: o motor de baixa rotação, por girar menos que os de alta (consegue mais torque rodando menos e pela diferença de rotação: os de alta rodam mais, os de baixa menos), logicamente rodarão muito mais...
Fiz-me entender? :mrgreen:
Eduardo Velo
23/06/2008, 09:36
Eduardo Velo, ... quanto ao indicador de temperatura sugiro fazer um teste para saber a correspondência entre as marcas e a temperatura. .. . O manual do q20b diz que a faixa de temperatura é de 80 a 98 °C, nesta a pressão do óleo mínima é de 2,1 kgf/cm2 e à rotação máxima 4,2 kgf/cm2. Temperaturas e pressões abaixo ou acima são prejudiciais. A rotação máxima do q20b é 2800 rpm, então em estradas a velocidade de cruzeiro de 100 km/h bom seria rodar entre 1800 - 2000 rpm, andar na faixa verde é uma boa.
Hugo , vou fazer o teste , mas é que pensei que alguém poderia saber já que todos Engesas saem com este marcador ... a pressão está correta , fica entre 2,1 e 2,8 ... essa rotação de 2800 rpm , nem sei se chega ... rsrs ... o max. que já andei foi 2.400 rpm e pouquissimo tempo ...
abs ...
Joao Baeta
23/06/2008, 10:38
:arrow:Após de ler todo o tópico...
Tenho um GV TD 2001 que fez a retífica aos 105 mil km! :putz:
Estou plenamente sastisfeito.... Causa da retífica:
Andando na areia baixa..... e pegou o tubo do radiador que fica embaixo... E BUM!
E fiquei 50 dias esperando! Voltou novo!
Lembrando que o Motor é Mazda de 87cv!
Abs
:pensativo: Interessante é que até agora ninguém teve coragem de discordar dele, como fazem quando outra pessoa fala mal do HSD
:stop: Acho que é pq o cara tem história ( Know How) com motores diesel.
JEFFCATUNDA
23/06/2008, 19:59
Falar mal de motor de land tudo bem....agora, pixar o som do Led são outros 500...
Afonso Carlos
24/06/2008, 00:17
Afonso,
A estatística de site de usuários de Defender com motor 300 Tdi difere da tua, a maioria dos motores tem morte prematura por problemas de superaquecimento, ou por falta de água ou óleo. Insisto em que um bem cuidado como é a pergunta que iniciou esta enquete, a duração não é a relatada por você. Observam-se na foto do motor de Carlos duas melhorias introduzidas, uma na tampa do reservatório de água, onde foi instalado um sensor de nível que aciona um alarme se este for baixo. Tem um sistema melhorado na África do Sul que alem de este sensor possui um alarme por pressão baixa de óleo, isto é para proteger por se a bomba de água quebrar o faltar óleo no motor. A outra é a substituição dos tampões de plástico da válvula termostática e do radiador por uns de metal.
Grande Hugo, não sei o que é bem cuidado pra vc, mas para mim é: fazer as trocas de fluidos nos períodos recomendados, bem como os filtros etc..., amaciar o motor como informado pelo fabricante, não extrapolar rotação observar os marcadores, e dirigir o quanto quiser.
Quanto as modificações que vc cita como melhorias, não acho que são melhorias mas sim prevenções, porem também faço uso, e há anos, e te dou mais uma dica, instale no cavalete de água da válvula termostatica a cebolinha de água de alarme do caminhão Volks Motor MWM X10, + a cigarra dentro do carro, se a temp chegar a mais de 90º dispara um som que ninguém consegue mais dirigir, ou seja escuta mesmo, quanto ao óleo, vc pode instalar o mesmo alarme sonoro (Cigarra) conjugado com a lâmpada do painel.
Voltando a kilometragem, pode ser que exista motor HSD com milhares de kilometros rodados como vc cita, só digo e reafirmo, que nunca vi.
Hoje mesmo, entreguei a Land do Frank uma 110 de Brasília, que chegou aqui na sexta com sua esposa, para adaptar o maxxion power stroque 2.8, pois seu motor já estava indo pro brejo, não estava fundido, tanto que veio rodando de Brasília até Bauru, que é uma puchada de 1.000 KM, só para vir, mas falando do motor o mesmo já estava bem cansado, com consumo excessivo de óleo tanto de motor como de óleo diesel, alem do que seu rendimento estava bem aquém do esperado, sabe qual era a kilometragem ? 173.000 KM, carro tirado zero, com manual carimbado em agencia até hoje, sabe quantas trilhas fez até hoje ? nenhuma, o carro é usado para viagens, pneus lisos medida e desenho original.
Eu devo ser o dono de oficina mais sortudo do mundo, pois todos os donos de land, S10, e Ranger, que não cuidam de seus motores HSD vêm parar aqui ! Não acho que seja isso !
C vc quiser, posso passar via MP, os telefones de pelo menos cinco clientes, tenho certeza que me autorizam para tal, inclusive o do Frank pois, já, até comentei a respeito do tópico com ele hoje, é só vc me mandar uma MP que envio pra vc na hora, ai vc fala diretamente com as pessoas e confirma o que te falo aqui, c precisar de mais que cinco é só falar também.
Pra encerrar, motor HSD tem muitas virtudes, tanto que foi utilizado em uma vasta gama de carros, mas como tudo no mundo também tem suas desvantagens.
As fotos abaixo são carro do Frank, tiradas no dia 20/06/2008 as 21:30 (sexta feira passada).
Um grande Abraço.
Afonso Carlos
24/06/2008, 00:33
Grande Hugo olha essa foto, um cabeçote de HSD, repare nas camaras dos cilindros 2 e 3, este buraco foi feito porque a junta do cabeçote vazou agua e deixou superaquecer, detalhe, isso não é detectado por cebolinha (sensor de temperatura) pois o vazamento é mínimo, mas no cabeçote a temperatura fica critica bem rapido, e como o cabeçote do HSD é de aluminio a temperatura acabou de fazer o resto, não preciso nem falar a foto está ai.
Abração.
Afonso Carlos
24/06/2008, 00:35
Falar mal de motor de land tudo bem....agora, pixar o som do Led são outros 500...
OK Grande Jeff Certeza !!!!. hahahahahaha
UP THE IRONS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Abração.
Todos os motores diesel HS têm cabeçote de alumínio?
Alguém quer comprar uma 90tinha com 45.000 km? rsrsrs
dalmo cruz torres
24/06/2008, 11:02
Quando eu retifiquei o Maxion 2.5 ,que estava colocando na camionete, minha principal preocupação era deixar o motor confiável. Então peguei o cabeçote e levei em uma empresa especializada em cabeçotes, que fazem uma série de testes para detectar trincas. Paguei R$700,00 reais para fazer os testes, assentar válvulas e aplainar. Montei o motor com todas as peças originais. Coloquei o motor na camionete, com o radiador novo e o intercooler. O motor funcionava uma vez por semana, e eu acompanhando a temperatura pelo termometro.
Um belo dia, ao desmontar o escapamento, tinha água no cano da saída da turbina. Desmontei a turbina e ela cheia d'água. Tirei o coletor do escapamento, e ele com água. Chamei o mecânico e mandei ele tirar o cabeçote, por sorte não tinha água no cilindro, mas tinha uma micro trinca no pé da haste da válvula de escape do cilindro mais perto do volante. Por sorte essa válvula de escape sempre parava fechada quando o motor era desligado, senão teria ido para água para o cilindro, aí....
Depois disso eu decidi comprar um MWM, cabeçote de ferro, e é um motor comprovadamente resistente.
Afonso Carlos
24/06/2008, 11:14
Todos os motores diesel HS têm cabeçote de alumínio?
Alguém quer comprar uma 90tinha com 45.000 km? rsrsrs
OK A maioria sim.
Abração.
Na minha opinião de leigo, acho que a principal causa para a vida curta do motor é o diesel com alta concentração de enxofre. Enxofre + água = ácido sulfúrico. Não há metal que aguente. Depois disso vêm trocas de óleo, uso em altas rotações, etc.
Temos que abastecer em postos de confiança...
Na minha opinião de leigo, acho que a principal causa para a vida curta do motor é o diesel com alta concentração de enxofre. Enxofre + água = ácido sulfúrico. Não há metal que aguente. Depois disso vêm trocas de óleo, uso em altas rotações, etc.
Temos que abastecer em postos de confiança...
Eu tb sou apenas um curioso, mas acho que qualquer motor diesel de alta que o usuário "der pau" vai pro saco.
Usando direitinho duram muito. :dance:
Afonso,
Carimbo no manual não faz parte de um bom pedigree, só vale para a garantia. O importante para um motor bem cuidado é um proprietário com conhecimento, bom senso mais um bom e confiável mecânico.
Por superaquecimento os cabeçotes de alumínio ou ferro se deformam, aparecendo regiões de menor aperto entre este e o bloco favorecendo a fuga dos gases pela junta. Vazamento de vapor de água alcalino com 20 kgf/cm2 e 300 °C risca flanges de aço, gases ácidos da combustão do diesel a mesma pressão e mais de 600°C em superfícies de alumínio ou aço o farão com mais intensidade. Isto se dá em motores mal cuidados, com motoristas desatentos e donos sem ações preditivas e preventivas, então o fim e a ação curativa em oficinas. Quem faz curativo sabe dos casos que trata e quem faz preditiva de quantos estão andando por ai com saúde e longevidade. A minha está com tudo encima aos 130.000 km, neste último tempo estou rodando em média 15.000 km/ano, então por meus cálculos tem muita corda e se for possível ficará comigo até meus últimos dias e sem fazer motor. Também como Carlos anexo fotos da minha.
Faltam 169 km para trocar óleo, veja que o nível está encima sem precisar adicionar entre uma troca e outra.
Rammster
24/06/2008, 21:27
Grandes eu acabei de fazer o motor, tudo novo; só uso diesel podium petrobras e só ando com o pé em cima, mesmo assim o motor dura pouco? Lembrando que o meu é da sprinter
Abraços
Afonso Carlos
24/06/2008, 23:57
Afonso,
Carimbo no manual não faz parte de um bom pedigree, só vale para a garantia. O importante para um motor bem cuidado é um proprietário com conhecimento, bom senso mais um bom e confiável mecânico.
Ok, Grande Hugo vamos lá:
Acho que pode sim, ser encarado como um fator positivo, o proprietário do veiculo manter sua manutenção em dia em uma concessionária, ainda mais quando o carro já passa dos 150.000 km e tem mais de cinco anos de uso (algo raro de se fazer no Brasil, onde concessionárias mais que extrapolam seus preços), embora existam muitas empresas qualificadas para o mesmo, que não são da rede credenciada, também sei por expêriencia própria, que um carro bem cuidado por fora e muito bem cuidado por dentro, e no caso que citei (Frank) o carro é imaculado.
Não acho que o proprietário deve ter conhecimento de motores, para que possa usufruir do seu carro, acho que o bom senso como vc cita, vale mais do que conhecimento mecânico, no quesito "rodar" com o veiculo.
Acho que todo projetista de motores deve levar em conta, que nem todos os seus clientes finais têm formação ou experiência mecânica e muitas vezes nem bom senso, pratica e experiência ao volante de um utilitário, etc... mas pagaram por ele, e no meu ponto de vista um valor bem razoável, justamente para não terem dores de cabeça.
Acho que um motor diesel, que por natureza de concepção é "robusto" deve suportar cargas por um período muito maior que seus semelhantes gasolina/álcool.
Tenho certeza que, se eu mesmo tiver um motor HSD em alguns de meus carros e quiser que o mesmo dure um milhão de quilômetros, eu consigo, mas a que custo ?
Jamais andar no transito pesado, Jamais rodar com a capacidade de carga máxima, jamais viajar com reboque, jamais trafegar com o ar condicionado ligado, jamais rodar com temperatura ambiente acima de 40º, carregar combustível do mesmo posto aonde for, jamais esticar uma marcha para fazer uma ultrapassagem, jamais trafegar em vias sem asfalto, visitar meu mecânico uma vez por semana ? Acho que não !
Um motor diesel, na minha concepção, não é para corrida, mas sim para ser durável, confiável, e para fazer força.
Percebo que vc tem uma afinidade muito grande com sua Land, e acho isso muito legal, pois também tenho minhas paixões embora conheça suas limitações técnicas continuo adorando os mesmos, como exemplo cito os motores V8, o qual tenho um caso de amor desde que ouvi o primeiro ronco de um destes, mas sei que os mesmos tem muitas vantagens, mas também tem muitas desvantagens, como por exemplo: o desgaste prematuro de mancais do virabrequim, pois nesta configuração de motor a pouco espaço para os mesmos, o próprio angulo em V do motor, que mantêm o pistão esfregando mais a camisa de um lado do que do outro devido à força da gravidade, o balanceamento critico do virabrequim, pois tem de suportar duas bielas em um mesmo mancal, etc...
Mas continuo, admirando e adorando os V oitão, mesmo sabendo que um motor em linha principalmente os seis cilindros são muito mais resolvidos e duráveis nos itens que citei.
Grande Hugo espero e acredito, que sua Land vá rodar muitos milhares de quilômetros e desejo sucesso total a vc, mas minha experiência com usuários comuns, me mostra o que escrevi aqui, e embora não seja nem um pouco comercial ou simpático o que venho escrevendo nestas paginas, só posso dizer que é, e foi, a minha experiência com estes motores ao longo de mais de 12 anos, desde o meu tempo de Land Rover até hoje na TT4.
Um Grande Abraço.
Afonso Carlos
25/06/2008, 00:03
Grandes eu acabei de fazer o motor, tudo novo; só uso diesel podium petrobras e só ando com o pé em cima, mesmo assim o motor dura pouco? Lembrando que o meu é da sprinter
Abraços
Amacie bem seu motor, fique de olho na temperatura, faça revisões e trocas de fluidos no periodo certo, e vai ter motor por um bom tempo.
Abração.
Rammster
25/06/2008, 00:22
Como eu sei que o motor tá zero, eu vou criar o hábito de 1 vez por semana fazer uma vistoria mais geral, apesar de nunca ter tido problemas por falta de óleo, mas nunca é bom dar esses tipos de vacilo, o óleo troco no mesmo lugar a 2 anos(desde que ganhei meu carro), e meu pai a anos,pois o dono é amigo dele. o posto tirando quando viajo e sempre no mesmo posto.
Mas obrigado, já tirou um peso das minhas costas
Carlão Rover
25/06/2008, 00:32
Bom, meu cj 5 está com o motor 1.9 tdi....
Andei com ele na estrada 600km...com uma velocidade média de 110 km/h, o turbo manteve 0,7/0,8 kgf/cm3; o rpm ficou em 2000; a temperatura entre 70 e 80 graus;
fiz uma média de 12 km/l.Lembrando que estou com bomba injetora (sem o módulo) e com pneus 35' mtr wrangler.A água nunca abaixou (já rodei 2200 km com ele) muito menos o óleo.Isso porque eu descobri que meus amortecedores estão ruins e já comprei os novos para substituir, o que creio que melhorará o desempenho geral consideravelmente...O que vocês acham deste motor?
Abraços
Carlão
JEFFCATUNDA
25/06/2008, 00:37
Motores diesel duram bem mais tempo se só rodarem nos dias impares e repousarem nos dias pares...podemos também apelar para um mapa astral dos motores levando em consideração a data do fechamento inicial do bloco, fases da lua e cotação do dolar....
A única coisa que ficou de consenso deste tópico é que motores diesel de alta rotação (todos) tem a vida útil igual a de motores a gasolina de veículos de passeio... e que devemos tomar cuidados com eles da mesma forma que temos com os nossos motores de 1000 cilindradas....
JEFFCATUNDA
25/06/2008, 00:39
Como fica então a comparação da durabilidade destes motores diesel de alta rotação com os grandões a gasolina de 6 ou 8 em V...fora o consumo, é claro.......
Ok, Grande Hugo vamos lá:
Acho que pode sim, ser encarado como um fator positivo, o proprietário do veiculo manter sua manutenção em dia em uma concessionária, ainda mais quando o carro já passa dos 150.000 km e tem mais de cinco anos de uso (algo raro de se fazer no Brasil, onde concessionárias mais que extrapolam seus preços), embora existam muitas empresas qualificadas para o mesmo, que não são da rede credenciada, também sei por expêriencia própria, que um carro bem cuidado por fora e muito bem cuidado por dentro, e no caso que citei (Frank) o carro é imaculado.
Não acho que o proprietário deve ter conhecimento de motores, para que possa usufruir do seu carro, acho que o bom senso como vc cita, vale mais do que conhecimento mecânico, no quesito "rodar" com o veiculo.
Acho que todo projetista de motores deve levar em conta, que nem todos os seus clientes finais têm formação ou experiência mecânica e muitas vezes nem bom senso, pratica e experiência ao volante de um utilitário, etc... mas pagaram por ele, e no meu ponto de vista um valor bem razoável, justamente para não terem dores de cabeça.
Acho que um motor diesel, que por natureza de concepção é "robusto" deve suportar cargas por um período muito maior que seus semelhantes gasolina/álcool.
Tenho certeza que, se eu mesmo tiver um motor HSD em alguns de meus carros e quiser que o mesmo dure um milhão de quilômetros, eu consigo, mas a que custo ?
Jamais andar no transito pesado, Jamais rodar com a capacidade de carga máxima, jamais viajar com reboque, jamais trafegar com o ar condicionado ligado, jamais rodar com temperatura ambiente acima de 40º, carregar combustível do mesmo posto aonde for, jamais esticar uma marcha para fazer uma ultrapassagem, jamais trafegar em vias sem asfalto, visitar meu mecânico uma vez por semana ? Acho que não !
Um motor diesel, na minha concepção, não é para corrida, mas sim para ser durável, confiável, e para fazer força.
Percebo que vc tem uma afinidade muito grande com sua Land, e acho isso muito legal, pois também tenho minhas paixões embora conheça suas limitações técnicas continuo adorando os mesmos, como exemplo cito os motores V8, o qual tenho um caso de amor desde que ouvi o primeiro ronco de um destes, mas sei que os mesmos tem muitas vantagens, mas também tem muitas desvantagens, como por exemplo: o desgaste prematuro de mancais do virabrequim, pois nesta configuração de motor a pouco espaço para os mesmos, o próprio angulo em V do motor, que mantêm o pistão esfregando mais a camisa de um lado do que do outro devido à força da gravidade, o balanceamento critico do virabrequim, pois tem de suportar duas bielas em um mesmo mancal, etc...
Mas continuo, admirando e adorando os V oitão, mesmo sabendo que um motor em linha principalmente os seis cilindros são muito mais resolvidos e duráveis nos itens que citei.
Grande Hugo espero e acredito, que sua Land vá rodar muitos milhares de quilômetros e desejo sucesso total a vc, mas minha experiência com usuários comuns, me mostra o que escrevi aqui, e embora não seja nem um pouco comercial ou simpático o que venho escrevendo nestas paginas, só posso dizer que é, e foi, a minha experiência com estes motores ao longo de mais de 12 anos, desde o meu tempo de Land Rover até hoje na TT4.
Um Grande Abraço.
:palmas: :palmas: :palmas:
Concordo em GNG.
Motor diesel que se preze, deve ser feito para ser usado nas mais varidas condições.
Já vi Q20b rodando com óleo queimado, radiador furado e o escambau......e rodam muito!
Tarcisio Pinheiro
25/06/2008, 16:54
Olá pessoal, tudo bem ai!
Meu pai comprou uma F-1000 98HSD em 2006, ela estava com 290.000km ele rodou mais 45.000km e vendeu ja faz 4 meses, e o outro dono ainda esta rodando.
Sabemos que o motor é estander, pois tiramos o cabeçote para plainar e vimos as condições do motor.
Acho que se for bem cuidado e com a manut em dia deve chegar aos 400.000
Atée!!:concordo:
Tarcisio Pinheiro
25/06/2008, 17:22
O meu carro é uma Sportage:mrgreen:
Faz pouco tempo que comprei, procurei bastante até achar uma bem conservada, achei e comprei.
Até os 80.000km foi de um só dono, que fez todas as revisões em concessionaria depois vendeu para outro que tambem cuidou muito bem do carro, trocando varias peças em modo preventivo e isso tudo tem NF e por isso comprei o carro.
Já rodei 10.000km em 50dias e está tudo OK, espero que esse motor dure bastante.
Eduardo Velo
25/06/2008, 17:29
Sabemos que o motor é estander, pois tiramos o cabeçote para plainar e vimos as condições do motor... :
Tarcisio , qual o motivo de ter tirado o cabeçote pra plainar ???
abs ...
Tarcisio Pinheiro
25/06/2008, 18:26
Tarcisio , qual o motivo de ter tirado o cabeçote pra plainar ???
abs ...
Foi corrosão, entrava agua no cilindro e compressão no cicuito de agua.
Plainou e acabou o defeito!!:concordo:
Já vi Q20b rodando com óleo queimado, radiador furado e o escambau......e rodam muito!
E se colocar Militec então... anda até sem óleo!!!
:palmas: :palmas: :palmas:
Concordo em GNG.
Motor diesel que se preze, deve ser feito para ser usado nas mais varidas condições.
Caveso,
Um dia perguntei a um mecânico quanto roda um motor VW Gol 1.6 a álcool, a resposta foi: " tem uns que com 30.000 km tem que fazer motor por superaquecimento, outros......” e eu já vi vender um com 500.000 km e o motor sem sinais de cansaço, então a historia é a mesma com todos. Os operadores de carros ou motoristas precisam sim de conhecimento (não de mecânico profissional) e bom senso, devemos dirigir no somente olhando o caminho mais também o painel, saber o quê nos dizem os indicadores, ler os manuais de operação, manutenção e dirigir a viatura dentro de parâmetros normais, “variadas condições” entendo que os extremos estão fora. O mais importante de toda máquina é a lubrificação, por isto devemos ter muita atenção na qualidade e temperatura dos fluidos integrantes do sistema. Não apela com o de óleo queimado e radiador furado, até um q20b vai para o espaço, e se insistir em falar em aberrações mecânicas de aqui para frente para mim o Caveso será o Avesso.
Caveso,
Não apela com o de óleo queimado e radiador furado, até um q20b vai para o espaço, e se insistir em falar em aberrações mecânicas de aqui para frente para mim o Caveso será o Avesso.
Diante de algumas idéias que rolam por aqui, prefiro mesmo me manter "Avesso" a elas.
Sugiro visitar uma retífica de motores, qualquer dia desses, e perguntar a respeito desses motores e suas "aberrações".
Se você já se espantou com óleo queimado e radiador furado, pergunte aos tratoristas (ou operadores de máquinas agricolas) a respeito do motor perkins 4236 e das condições que são utilizados no campo....
Abraços avessos....
Afonso Carlos
26/06/2008, 00:46
Caveso,
Um dia perguntei a um mecânico quanto roda um motor VW Gol 1.6 a álcool, a resposta foi: " tem uns que com 30.000 km tem que fazer motor por superaquecimento, outros......” e eu já vi vender um com 500.000 km e o motor sem sinais de cansaço, então a historia é a mesma com todos. Os operadores de carros ou motoristas precisam sim de conhecimento (não de mecânico profissional) e bom senso, devemos dirigir no somente olhando o caminho mais também o painel, saber o quê nos dizem os indicadores, ler os manuais de operação, manutenção e dirigir a viatura dentro de parâmetros normais, “variadas condições” entendo que os extremos estão fora. O mais importante de toda máquina é a lubrificação, por isto devemos ter muita atenção na qualidade e temperatura dos fluidos integrantes do sistema. Não apela com o de óleo queimado e radiador furado, até um q20b vai para o espaço, e se insistir em falar em aberrações mecânicas de aqui para frente para mim o Caveso será o Avesso.
OK, Grande Hugo, o que o Cavesso ta tentando passar é simplesmente a experiencia dele com motores, não acho que ele quer dizer que um motor Q20 ou qualquer outro possa rodar sem agua ou sem óleo, mas que deve sim resistir a cargas mais severas do que motores gasolina/alcool, pois são fabricados para está finalidade.
Abração.
Afonso Carlos
26/06/2008, 00:55
Diante de algumas idéias que rolam por aqui, prefiro mesmo me manter "Avesso" a elas.
Sugiro visitar uma retífica de motores, qualquer dia desses, e perguntar a respeito desses motores e suas "aberrações".
Se você já se espantou com óleo queimado e radiador furado, pergunte aos tratoristas (ou operadores de máquinas agricolas) a respeito do motor perkins 4236 e das condições que são utilizados no campo....
Abraços avessos....
OK Grande Ideia Cavesso!
Pessoal, nada melhor do que ir em uma retifica para se formar um boa base de dados a respeito dos motores, Hi Speed e dos Low Speed, lembrando que estamos falando em longevidade.
Quanto aos abusos Cavesso, vc nem imagina o que já vi, e vejo todo dia: meu rank de herois seriam:
Mercedes 352
Mercedes 366
Maxxion Q20, S4, S4T, S4T Plus
MWM 226, 229, X10
Esses ai de cima, carregaram e carregam o Brasil nas costas a muito tempo, e sem reclamar, e olha que em 90% dos casos não é na mão do patrão não, mas de empregados que dirigem e não estão nem ai com nada.
Abração.
Eduardo Velo
26/06/2008, 10:46
Um dia perguntei a um mecânico quanto roda um motor VW Gol 1.6 a álcool, a resposta foi: " tem uns que com 30.000 km tem que fazer motor por superaquecimento, outros......” e eu já vi vender um com 500.000 km e o motor sem sinais de cansaço ... .
Agora chegou num assunto que é bem o tópico mesmo ... tive 5 VW , 2 a ar fusca e gol(nada a reclamar) e 3 a água sendo 2 álcool - sempre tratei muito bem dos carros e sempre OLHO O PAINEL , sempre ... tive um Passat nos anos 80 , numa viagem subiu um pouco além do costume a temp. e parei pra ver o que era , a mangueira inf. do rad. cortou na chapa e tava vazando água , reparei na hr com uma camara de pneu e toquei pra trocar a mangueira ... não parava mais de aquecer depois disso , tive que encostar pra retificar cabeçote , não acreditava que o VW que todos elogiavam tava com problema ... muito burro , comprei um gol a água alcool , a mesma coisa , passou um pouco do meio pq a termost. não abriu , novamente retifica ... e por ultimo um Santana alcool , tb não abriu a term. e retifica nele ... não deixei nenhuma vez chegar no verm. e nenhum tinha passado de 70.000 km ... vendi o Santana e comprei um premio 1.3 alcool , rodei muuuuuiiiiitttooo com esse premio sem nenhum problema e todos metiam o pau na Fiat ... bom ... o Santana foi o último LIXO VW que comprei , desde 90 troco de carro , mas VW nunca mais ... se eu fosse desligado e não olhasse o painel até concordava que seria falha minha ...
Q20B - vcs me puseram medo a resp. da bomba pq to 6 anos com ele e nunca mexi , fui consultar um bombista , o cara pediu pra eu ligar o motor , observou a fumaça , deu umas aceleradas , verif. RPM e falou que seria besteira mexer nele agora pq está muito bom ... então , não é pelo tempo que mexe na bomba e sim por algum problema ...
Q20B - vcs me puseram medo a resp. da bomba pq to 6 anos com ele e nunca mexi , fui consultar um bombista , o cara pediu pra eu ligar o motor , observou a fumaça , deu umas aceleradas , verif. RPM e falou que seria besteira mexer nele agora pq está muito bom ... então , não é pelo tempo que mexe na bomba e sim por algum problema ...
Edu,
Tenho um amigo "bombista" (autorizado Lucas e Bosch) que sempre me diz que só ficou rico depois do lançamento dos motores diesel HS e eletrônicos.
Nunca mexeu em tantas bombas....
Tarcisio Pinheiro
26/06/2008, 13:03
E ai, BLZZ!:concordo:
Tive uma F-1000 86 por 5 anos, rodei 400.000km, com 100.000 fiz o motor porque furou a camisa e depois foram mais 300 tranquilo e bomba nunca mexi, mas toda troca de oleo enchia de oleo lubrificante a bomba injetora.
MWM 226 motor muito bom, foram varias viagens de 5 a 6 horas com motor a 4.000rpm sem tirar o pé
Época boa!!!:concordo:
Pra camisa não furar é só usar aditivo na água de qualidade (já que a camisa do 226 é "molhada").
Bomba injetora enchendo de óleo é só trocar o retentor dela...
Puta motor esse mwm.....
Elmer_Jeep
26/06/2008, 16:05
Pessoal, MWM D226 é camisa seca. Saiu em alguns F4000.
A maioria usa o D229 (camisa umida).
CAVESO, já vi camisa umida furada em viatura que usava aditivo. Eu mesmo já tive problemas no 14B do Prateado que corroeu os selos e só usava aditivo do tipo diluido(mais fraco que o concentrado e sem risco de erro na proporção da mistura).
Outro caso era uma camisa de D229 com uma micro-trinca, quando o motor aquecia a trinca delatava e passava água pro interior do cilindro.
[]'s
Ó categórico guru, Elmer,
Apenas testei se você estava esperto aí....:mrgreen:
É verdade: o 229 é que usa camisa molhada.
Rapaz, peguei um 229 6 bocas aqui uma vez com camisa trincada, e PQP! Desmontamos e montamos umas 5 vezes até descobrir a trinca...
Desculpe, pessoal, pela desinformação que prestei acima.
Denis Takashi
26/06/2008, 17:16
OK Grande Ideia Cavesso!
Pessoal, nada melhor do que ir em uma retifica para se formar um boa base de dados a respeito dos motores, Hi Speed e dos Low Speed, lembrando que estamos falando em longevidade.
Quanto aos abusos Cavesso, vc nem imagina o que já vi, e vejo todo dia: meu rank de herois seriam:
Mercedes 352
Mercedes 366
Maxxion Q20, S4, S4T, S4T Plus
MWM 226, 229, X10
Esses ai de cima, carregaram e carregam o Brasil nas costas a muito tempo, e sem reclamar, e olha que em 90% dos casos não é na mão do patrão não, mas de empregados que dirigem e não estão nem ai com nada.
Abração.
Concordo Afonso :concordo:, apenas algumas considerações:
Pelo menos na empresa do meu pai, o MWM 4.10 ( Vulgo X10) foi, de longe, o pior motor que tivemos, apesar de ser ignorante em torque e potencia, o nosso apresentava diversos problemas com o coletor de água ( Um alumínio poroso que furava direto), consumo elevado, além de ter quebrado um anel com 220 mil Km
Entretanto, Já tivemos um OM366 que rodou 450 Mil Km e nem baixar óleo baixava, só foi aberto pois um 'Abençoado' de um motorista decidiu atravessar a marginal alagada e que resultou num calço hidráulico.
Sei que sou meio fanático pela marca, mas os OM 364 e 314 também são extemamente resistentes.
Abraços
Afonso Carlos
26/06/2008, 17:25
Pois é veio, pode ver quem coloquei em primeiro na lista.
Abração.
JEFFCATUNDA
26/06/2008, 19:00
Bem....eu rodei com uma bonanza diesel 91 por 11 anos...motor maxion 4.1 turbinado por fora....vendi sem abrir..não me perguntem com que quilometragem porque não sei...não marcava o velocimetro...manutenção anual em torno de 600 a 900 pilas...e ela andava pra caraio....
lamentavelmente é uma verdade a fragilidade destas máquinas novas...
dalmo cruz torres
26/06/2008, 19:37
Sobre os MWM Sprint 4 cilindros, será que alcançam a kilometragem dos diesel low speed?
Tarcisio Pinheiro
26/06/2008, 19:49
Pra camisa não furar é só usar aditivo na água de qualidade (já que a camisa do 226 é "molhada").
Bomba injetora enchendo de óleo é só trocar o retentor dela...
Puta motor esse mwm.....
Desculpas eu que errei, o meu motor era 229 camisa molhada e eu usava aditivo, mas mesmo assim furou.
Quanto a bomba injetora, eu que colocava oléo lubrificante nela até o oleo vazar no respiro (bomba bosch), bomba que roda lubrificada dura muito.
Caveso,
Um dia perguntei a um mecânico quanto roda um motor VW Gol 1.6 a álcool, a resposta foi: " tem uns que com 30.000 km tem que fazer motor por superaquecimento, outros......” e eu já vi vender um com 500.000 km e o motor sem sinais de cansaço, ... O mais importante de toda máquina é a lubrificação, por isto devemos ter muita atenção na qualidade e temperatura dos fluidos integrantes do sistema. Não apela com o de óleo queimado e radiador furado, até um q20b vai para o espaço, e se insistir em falar em aberrações mecânicas de aqui para frente para mim o Caveso será o Avesso.
Em 1995 eu comprei um Q20b e coloquei numa Bonanza 6 cc, e rodei quase 9 anos com ele. Num período de uns dois anos eu fui lotado no setor de logística da empresa e sabe como é conselho de mecânico.
Como ele baixava óleo eu "aprendi" apenas a completar, nem lembrava mais de trocar total, filtro entao nem falar, e nem ao menos marcava KM, pois quando adaptei ficou sem odômetro e velocimetro.
E outra, quando completava o óleo quase sempre era diferente do que havia completado na vez anterior.
A bomba da direção hidráulica, aquelas antigas, ainda de correia, ( depois comprei uma de compressor pra ficar mais leve), pois bem, uma vez completava o hidráulico com um óleo amarelo, outra vez com um vermelho...
Sabe o que acontecia com a Bonanza? NADA. Devagarzinho rodava tranquila e era bem mais econômica do que a L200 GLS que possuo hoje.:dance:
Repito: comprei o motor USADO numa sucata chamada o VALDEAN, conhecida aqui na cidade. Passei quase 9 anos com o carro e vendi sem abrir motor e 1 única vez mandei limpar bicos e bomba e perto de vender troquei os bicos porque 1 deu problema e resolvi trocar todos. (o meu jogo era bosch e só 1 bico custava quase o jogo completo da outra marca que nao lembro o nome, aí troquei o jogo).
:stop:
Agora... faz isso num motor de alta, ou numa DH dessas picapes novas. :putz:
dalmo cruz torres
30/06/2008, 22:33
GUGU7, gostei do que vc disse. Vou aproveitar para contar uma passagem interessante de uma veraneio que tivemos aqui em casa. Era uma veraneio dos anos 70(não me lembro exatamente o ano), com motor Mercedes 608. A veraneio era praticamente zero, lizinha de lata, com uma pintura metálica muito bonita, e tal. Na época nós durmiamos sem trancar o portão de casa(nem as portas, saudades dos anos 90). Um belo dia minha mãesai para dar aula e quando volta reclama que o motor está fazendo um barulho muito feio. Como desde essa época eu já era metido a mexânico, abri o capô, olhei, e como eu não entendia Por%$#a nenhum, fechei o capô e falei que não era nada. Continuamos andando normalmente com a camionete, mesmo ela fazendo o tal barulho. Até que um belo dia ela ferveu feio. O mecânico que foi socorrer a veraneio é muito acostumado com esses motores, olhou para o motor e já disse, não té circulando água. Rapidamente ele tirou o radiador, desmontou um monte de coisas e rancou a bomba dágua, completamente sem aletas e cheia de areia....alguém tinha colocado areia no radiador da veraneio. A veraneio foi guinchada até a oficina e lá o motor teve os dutos de arrefecimento limpos e uma nova bomba dágua colocada, e sabe o que aconteceu? Nada, continuamos rodando com a veraneio por muitos anos sem o menor problema no motor....vendemos ela e o atual proproetário continua viajando com ela sem nunca ter tido problemas no motor.
Tenho uma outra. Meu avô paterno comprou em 1969 o primeiro jipe Toyota da cidade, andou com ele até o dia que foi para o hospital (para não voltar mais) em 1996.....quase trinta anos sem nunca ter aberto o motor....
Tarcisio Pinheiro
01/07/2008, 20:03
E ai BLZZ!!
Pois é amigos, muitas e muitas saudades desse motores, mas a época de hoje e diferente e temos que conviver com o que temos, que é todos esses motores a diesel com cabeçote de aluminio.
Fazer o que né!!:concordo:
dalmo cruz torres
02/07/2008, 09:04
Tarsçisio, o MWM sprint não tem cabeçote de alumínio, é de ferro mesmo!
Tarcisio Pinheiro
02/07/2008, 13:43
Tarsçisio, o MWM sprint não tem cabeçote de alumínio, é de ferro mesmo!
E aí Dalmo, :concordo::concordo:
Isso é raridade, por isso que é bom e custa caro.
Atée!:concordo:
Em 1995 eu comprei um Q20b e coloquei numa Bonanza 6 cc, e rodei quase 9 anos com ele. Num período de uns dois anos eu fui lotado no setor de logística da empresa e sabe como é conselho de mecânico.
Como ele baixava óleo eu "aprendi" apenas a completar, nem lembrava mais de trocar total, filtro entao nem falar, e nem ao menos marcava KM, pois quando adaptei ficou sem odômetro e velocimetro.
E outra, quando completava o óleo quase sempre era diferente do que havia completado na vez anterior.
A bomba da direção hidráulica, aquelas antigas, ainda de correia, ( depois comprei uma de compressor pra ficar mais leve), pois bem, uma vez completava o hidráulico com um óleo amarelo, outra vez com um vermelho...
Sabe o que acontecia com a Bonanza? NADA. Devagarzinho rodava tranquila e era bem mais econômica do que a L200 GLS que possuo hoje.:dance:
Repito: comprei o motor USADO numa sucata chamada o VALDEAN, conhecida aqui na cidade. Passei quase 9 anos com o carro e vendi sem abrir motor e 1 única vez mandei limpar bicos e bomba e perto de vender troquei os bicos porque 1 deu problema e resolvi trocar todos. (o meu jogo era bosch e só 1 bico custava quase o jogo completo da outra marca que nao lembro o nome, aí troquei o jogo).
:stop:
Agora... faz isso num motor de alta, ou numa DH dessas picapes novas. :putz:
Gugu,
Quando comprei meu CJ5 76 o motor de alta estava na mesma condição, baixava tanto o nível que não precisava trocar óleo, completava com qualquer marca, o odômetro não marcava, o jeep rodava devagarzinho e não acontecia nada, vendi o motor sem abrir.
Gugu,
Quando comprei meu CJ5 76 o motor de alta estava na mesma condição, baixava tanto o nível que não precisava trocar óleo, completava com qualquer marca, o odômetro não marcava, o jeep rodava devagarzinho e não acontecia nada, vendi o motor sem abrir.
Ou seja: rodando devagar todos duram muito.
O que acontece é que se imagina sempre uma robustez maior num motor a diesel.
Qual era a marca desse motor do seu jeep?
HÉ GALERA , REALMENTE TUDO É MUITO RELATIVO , VAI TAMBEM UM POUCO DE SORTE . AFINAL VARIOS CARROS JÁ SAEM DE FABRICA COM RECALL .
AQUI NA EMPRESA DA FAMILIA TEM UM OM 314 MERCEDES . O CARRO JÁ DEU PROBLEMA DE DIFERENCIAL ,EMBREAGEM , CAIXA DE REDUÇAO , PARTE ELETRICA , TAL TAL TAL ... , EFIM . CARA , O MOTOR PASSA UMA PU#%@ CONFIANÇA . PODE SER QUALQUER LUGAR , TEMPERATURA , CEDO , TARDE . LIGOU O MOTOR , TÓ´.TO .´TO ´.TO . SIMPLISMENTE TÁ PRONTO . UMA VEZ DEU PROBLEMA NO ALTERNADOR , NAO ESTAVA CARREGANDO , E A CARGA DA BATERIA TINHA ACABADO , DÁ UM TRANCO QUE FUNCIONA É TE LEVA PRA QUALQUER LUGAR .
A PALAVRA NA QUAL DESCREVE A CARACTERISTICA DESSES MOTORES NA MINHA OPINAO É ROBUSTEZ . JÁ TIVEMOS CAMINHAO 608 E 708 . PICAPES Q20B , ST4 MESMA COISA . ROBUSTEZ = NÃO ANDA ,MAIS VC SABE QUE VAI CHEGAR !
CLARO QUE NEM TUDO É SÓ ALEGRIA : BARULHO , VIBRAÇAO E PERFORMANCE RODOVIARIO .
ESSES MOTORES SÃO USADOS NA RODOVIA , CAMPO E CIDADE POR PESSOAS ASSIM COMO EU ,QUE PRECISAM DO CARRO TODO DIA PRA TRABALHAR , TÁI QUEM SABE O GRANDE VALOR DE MERCADO DESSAS MAQUINAS , NÂO SÃO NEM AVALIADOS POR TABELA E SIM ESTADO DE CONSERVAÇAO .
pessoal olha essa curiosidade :108.920 HP
http://www.perfectum.eng.br/MaiorMotorDiesel.htm abraços :lol:
Na minha opinião, diesel é tudo é questão de horas/cv. Gosto de achar que cada motor tem um nível estipulado de horas/cv no seu projeto. Se você extrai mais cvs de um motor, com certeza ele vai ter menos horas para oferecer.
Com motores com 60, 70, 80cvs, baixa rotação, você conseguia uma maior durabilidade, mais horas de uso. Mas tem que se contentar com baixa potência, barulho, consumo e outros. Já com o HSD, é o contrário, você tem uma elevada potência, mas vai ter menos horas.
Eu não troco meus HSD's por nada. E também troco a geladeira lá de casa a cada 2 anos, ou vocês ainda usam aquelas geladeiras cor de creme com maçaneta de metal parecida com a da Rural? Isso é chamado evolução! :-) Saudosia e nostalgia a parte (até pq ainda vou ter um Maverick V8 laranja), o mundo muda, e geralmente é para melhor.
Ahh, e todo carro velho é avaliado pelo estado de conservação...Tem fusca de R$ 500,00 até R$ 5.000,00 do mesmo ano, e é o velho motor Boxer a Ar.
[]s de um
Ex-Maxion
Presente MWM
Futuro CommonRail
Antonio Nunes
06/07/2008, 20:52
[2.) Land Rover Defender 90 - 250.000 Km ( me chocou saber que um carro tão caro tivesse um tempo de vida tão curto de motor em relação a um Bandeirantes e até em comparação a um Fusca !!)]
Contrariando os boatos da mídia, o meu velho "Capitão Caverna" acaba de completar 240.000 Km, e vai muito bem, obrigado!!! Apesar das poucas gotas de óleo que amanhecem no chão todos os dias, o mecânico disse que não tenho que me preocupar. Se continuar cuidando bem dele, a expectativa é de 400.000 Km pelo menos. Ele estava fazendo o motor de uma 110 pela primeira vez, com 450.000 Km.
Abraço a todos!!!
Na minha opinião, diesel é tudo é questão de horas/cv. Gosto de achar que cada motor tem um nível estipulado de horas/cv no seu projeto. Se você extrai mais cvs de um motor, com certeza ele vai ter menos horas para oferecer.
Com motores com 60, 70, 80cvs, baixa rotação, você conseguia uma maior durabilidade, mais horas de uso. Mas tem que se contentar com baixa potência, barulho, consumo e outros. Já com o HSD, é o contrário, você tem uma elevada potência, mas vai ter menos horas.
Eu não troco meus HSD's por nada. E também troco a geladeira lá de casa a cada 2 anos, ou vocês ainda usam aquelas geladeiras cor de creme com maçaneta de metal parecida com a da Rural? Isso é chamado evolução! :-) Saudosia e nostalgia a parte (até pq ainda vou ter um Maverick V8 laranja), o mundo muda, e geralmente é para melhor.
Ahh, e todo carro velho é avaliado pelo estado de conservação...Tem fusca de R$ 500,00 até R$ 5.000,00 do mesmo ano, e é o velho motor Boxer a Ar.
[]s de um
Ex-Maxion
Presente MWM
Futuro CommonRail
Ojaneri,
O que você me diz de um motor maxion s4t plus com 150 cv de potência. É Pior que os HSDs??
É possível sim aliar resistência com potência....
Ojaneri,
O que você me diz de um motor maxion s4t plus com 150 cv de potência. É Pior que os HSDs??
É possível sim aliar resistência com potência....
Claro que é possivel. Só não dá para fazer milagres, como um motor de 180cv que dure 2 milhões de kms...:-)
Depende do projeto, mas geralmente o foco tem que ser na potência ou na durabilidade.
Opa, expressei-me mal: o s4t plus tem 150 cv originais (mexendo dá pra arrancar mais pocotós) e é um motor low e de altissima durabilidade.
Pena que seja difícil de encontrar....
Tudo bem Caveso?
Esses S4t-plus não são na essencia o mesmo s4 e s4t,com diferenças na bomba injetora e mais algumas coisas?
O que muda Do S4t para o PLUS?
Gosto desses motores...tem que ter uma boa transmissão pois os 45 kgf desse motor pode quebrar tudo com facilidade...
abs
Fala Zepi, beleza e você?
Não sei os detalhes sobre as diferenças, mas sei que cilindros, bicos e bombas são diferentes.
Tem que ter caiza e eixos parrudos mesmo, senão vira vinagre.
Elmer_Jeep
07/07/2008, 15:23
Retirei esses dados num catálogo técnico da Mahle Metal Leve.
S4 aspirado e S4T
diametro do cilindro:
100,00mm
S4 EURO 1 e S4T/PLUS EURO 1
diametro do cilindro:
101,06
A taxa de compressão dos aspirados é de 17,5:1 e nos turbinados 17,0:1
Existem também diferença nas válvulas de admissão que nos aspirados tem 45° e nos turbinados 30°
Bicos injetores também mudam.
Bielas dos turbinados são mais reforçadas e o pino de pistão alguns mm mais espesso.
O sistema de lubrificação dos turbinados é mais eficiente, a bomba de óleo é totalmente diferente.
[]'s
Esse sabe tudo! rssssssss
dalmo cruz torres
07/07/2008, 18:07
E os S4t tem Jet Cooler, que é a lubrificação na base dos pistões. Lubrifica e resfria.
Perguntinha básica:
Como identificar o S4T-plus sem ter que desmontá-lo?????
dalmo cruz torres
07/07/2008, 21:18
Zepi, essa eu respondo discostas....é só olhar o colante na tampa do cabeçote escrito S4TPlus.....
Ahhhhh bão....se é assim ótimo....hehehehehe!!!!!Não sabia que tinha essa plaquinha...Mas eu acho o S4T um baita motorzão já...porque o S4T-plus é muito investimento...imagina...caixa parruda, reduzida parruda, eixos, cardãs, reforço no chassis....e vái longe....
São difíceis de achar porque são quase indestrutíveis e duráeis,será????hehehe!
Abraço