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Ver Versão Completa : Motor desligou andando



Fernando Pasche
08/06/2008, 13:22
Meus amigos, estava eu ontem dirigindo e qdo acelerei forte o contagiros nao subiu e o motor desligou :parede: e travou a direcao, aparecendo no painel as siglas
ABS e CHECK GAGES, isso ocorreu hj de novo, desligo o carro e ligo-o novamente e normal.
o que pode ser isso?:pensativo:
obrigado pela ajuda amigos.
Qdo tiver um encontro aqui no Rio quero muito ir tb.

nzardo
10/06/2008, 09:54
Fernando,

Pode ser uma série de coisas, até mesmo algum mal contato.... massss.... passe o scanner na viatura q o erro ficou gravado... dai vc mata a charada rapidin.... :concordo:

carllo
10/06/2008, 11:01
Meus amigos, estava eu ontem dirigindo e qdo acelerei forte o contagiros nao subiu e o motor desligou :parede: e travou a direcao, aparecendo no painel as siglas
ABS e CHECK GAGES, isso ocorreu hj de novo, desligo o carro e ligo-o novamente e normal.
o que pode ser isso?:pensativo:
obrigado pela ajuda amigos.
Qdo tiver um encontro aqui no Rio quero muito ir tb.

Fernando, quando acende a lâmpada CHECK GAUGES é um aviso pra que você verifique todo o painel, um dos indicadores deve mostrar o problema. Se for somente a luz do ABS que acende o problema é com o ABS (óbvio), aí tô com o Nilton, sem o scanner fica difícil.
Um exemplo, aconteceu comigo:
Deixei o som ligado por muito tempo e a bateria fiou com pouca carga, quando fui dar partida quase não girava o arranque e acendeu o CHECK GAuGES, resultado a bateria estava com voltagem muito baixa, obviamente. Foi só carregá-la e apagou o CHECK GAUGES. Agora não me lembro bem, mas se não me engano quando ligava a chave o ponteiro do voltímetro ia até o final e voltava, pra "se mostrar".
T+

Marcelo Carvalhal
13/06/2008, 14:48
Verifique o Sensor de velocidade..

Fica acoplado à cx de transferência....

Sensor da posição do virabrequim tbm causa isso..

Sensor de temperatura..tbm...


Dá uma famosa ..."CINCO GIROS" e anota os códigos...

Só pra começar....:mrgreen:

carllo
13/06/2008, 22:42
Verifique o Sensor de velocidade..

Fica acoplado à cx de transferência....

Sensor da posição do virabrequim tbm causa isso..

Sensor de temperatura..tbm...


Dá uma famosa ..."CINCO GIROS" e anota os códigos...

Só pra começar....:mrgreen:

Marcelo,
Por falar em cinco giros, no JGC laredo 98/98 não funciona de jeito nenhum. Nem com 5 off/on, nem com 5 on/off, nem com 3, nem em 5 segundos, etc, nem segurando o reset do hod. parcial, etc etc, voce conhece alguma outra seqüencia, ou nesse ano/modelo não tem jeito mesmo........?? Ou será que pelo fato desse ano ser produzido pelos Hermanos, "esqueceram" de gravar a sequencia......
Em um XJ 2000 funcionou normalmente fazendo o ON segurando o hod. parcial
T+

gus.pass
15/06/2008, 11:41
na minha aconteceu isso sexta...

deixei o carro no mec. pra trocar aquela polia que tem uma borracha.

o especialista deixou o cabo da bateria sem aperto.

Darwin
22/07/2008, 00:58
Pessoal,

faz umas duas semanas que a minha XJ começou a falhar... começou com coisa muito pequena e rápida, mas perceptível no acelerador... aí foi aumentando os engasgos... até que no meio da semana passada, as tossidas chegavam a apagar o motor às vezes... subida, descida, acelerando, reduzindo, em velocidade constante, ... enfim, não havia um padrão de comportamento, mas notei que sempre que eu abastecia, na sequência, estas falhas se intensificavam bastante... pensei então que fosse sugeira no tanque.

Fui então na AGIII na Sexta passada e passaram o scanner nela... tudo beleza... NADA detectado além de falha na ignição de cilindro e como as velas são novas (BOSCH com uns seis mêses de uso), me indicaram trocar os cabos das velas, e como estes estavam aparentemente "feios", troquei (comprei NGK a R$ 126,00 na MercadoCar).

Troquei os cabos e dito e feito, o carro "alisou" o ronco novamente :dance:... rodei um montão e nada mais de falhas... aí, ontem à noite eu abasteci novamente... o de sempre, 70 litros de Shell V-POWER pra dentro e voltei pra casa... e hoje de manhã, em plena rampa do Shopping Metrô Sta Cruz, a danada começou a tossir... e bem forte... quase apagou :shock:, pra desespero do Uno que vinha logo atrás... e depois disso, estão de volta os mesmos sintomas... fortes engasgadas, tendendo a "morrer o motor" :sad:.

Alguma idéia do que possa ser? :pensativo:

Atenciosamente,

Rones Jr
22/07/2008, 12:47
como está seu filtro de gasolina?

AG
22/07/2008, 17:01
caros, a minha também apresentou este problema, e o motivo era um conjunto de pequenos problemas. 1) mandei lavar o carro apos a trilha e pedi para apenas jogar agua + diese + aguar e o ANIMAL jogou AGUA+LIMPA BAU+AGUA. Apos 6 meses, TODOS os contatos começaram a apresentar corrosao. Junto a isso, os cabos de velas ressecaram e a bobina ainda era a original. O "problema" é que a cherokee é muito forte e esconde estes pequenos problemas. Desconectamos todos os terminais, limpamos, trocamos os cabos e bobina e os 198 cavalos voltaram e os apagões sumiram. O pior de tudo é que no GNV ela se comportava bem.

lucio biscaia
22/07/2008, 17:08
Qdo eu tinha uma ranger à GNV, cada vez que colocava no neutro - famoso banguela(na estrada, geralmente) ela apagava..era um susto só....

AG
22/07/2008, 17:16
Lucio, isto acontece com o GNV quando a lenta está muito lenta e/ou filtro de ar sujo.
Tente liberar um pouco mais de GNV na marcha lenta aumentando a marcha lenta. Existem casos que quando pisam no freio o carro morre, quando viram a direção etc. Se acertar a marcha lenta, normalmente resolve.

gutoxj98
23/07/2008, 02:49
Pessoal,

faz umas duas semanas que a minha XJ começou a falhar... começou com coisa muito pequena e rápida, mas perceptível no acelerador... aí foi aumentando os engasgos... até que no meio da semana passada, as tossidas chegavam a apagar o motor às vezes... subida, descida, acelerando, reduzindo, em velocidade constante, ... enfim, não havia um padrão de comportamento, mas notei que sempre que eu abastecia, na sequência, estas falhas se intensificavam bastante... pensei então que fosse sugeira no tanque.

Fui então na AGIII na Sexta passada e passaram o scanner nela... tudo beleza... NADA detectado além de falha na ignição de cilindro e como as velas são novas (BOSCH com uns seis mêses de uso), me indicaram trocar os cabos das velas, e como estes estavam aparentemente "feios", troquei (comprei NGK a R$ 126,00 na MercadoCar).

Troquei os cabos e dito e feito, o carro "alisou" o ronco novamente :dance:... rodei um montão e nada mais de falhas... aí, ontem à noite eu abasteci novamente... o de sempre, 70 litros de Shell V-POWER pra dentro e voltei pra casa... e hoje de manhã, em plena rampa do Shopping Metrô Sta Cruz, a danada começou a tossir... e bem forte... quase apagou :shock:, pra desespero do Uno que vinha logo atrás... e depois disso, estão de volta os mesmos sintomas... fortes engasgadas, tendendo a "morrer o motor" :sad:.

Alguma idéia do que possa ser? :pensativo:

Atenciosamente,

Darwin, tenta limpar os conectores dos Bicos, devem ou algum deve estar com mal contato.

Como esta a bomba de combustivel ?..............ela pode tambem estar dando sintomas de morte celebral.....hhhehe


Tambem dava um boa olhada na sua SONDA LAMBDA (UPSTREAM OK ?).........ela pode estar fazendo leitura errada.



abraços

AG
23/07/2008, 10:30
Lembrei de mais um problema que ocorreu com a minha. Certa vez, queimou o fusivel (10) da bomba. Comprei outro e substitui. Acontece que o "novo" é ligeiramente mais "fino" que o original, causando certa folga. Entao, como o fusível nao está com pressao, ele acaba esquentando e corta a energia. SOLUÇÃO : Tentar arrumar um fusível nas mesmas dimensões da originao ( nao achei no brasil ) ou calçar de maneira que dê melhor contato.

Darwin
24/07/2008, 00:04
Darwin, tenta limpar os conectores dos Bicos, devem ou algum deve estar com mal contato.

Como esta a bomba de combustivel ?..............ela pode tambem estar dando sintomas de morte celebral.....hhhehe


Tambem dava um boa olhada na sua SONDA LAMBDA (UPSTREAM OK ?).........ela pode estar fazendo leitura errada.



abraços
Falaê Guto, belê?

então, sobre os bicos (de acionamento eletrônico), eu até pensei também, mas como o scanner não detectou problema neles, desencanei, mas é vero, não custa nada dar um bisú... quanto a bomba, putz, não tenho a menor idéia de como ela está... existe algum teste "caseiro" a se fazer pra ter uma noção do estado dela, ou somente mesmo medindo a pressão e a constância?... quanto a sonda Lambda, agora que vc tocou no assunto, me lembrei... o dono anterior mexeu na caixa de direção e ao remontar o sistema, deixou o conduíte do fio da Lambda passando entre o bloco do motor (coletor de escape) e o suporte do reservatório do flúido da direção hidráulica... resumindo, o conduíte acabou encostando no coletor de escape e derreteu tudo, inclusive os fios... descobri sem querer, ao verificar o nível do flúido da direção hidráulica cerca de 1 mês atrás e confesso, fiz uma gambi do kct... acho que vc matou a charada... anyway, o que é UPSTREAM???... super tks!!!

[ ]'s

Darwin
24/07/2008, 00:08
como está seu filtro de gasolina?
Rones Jr,

tem como saber como está o filtro sem tirá-lo lá de dentro do tanque???... eu "acho" que não, mas... alguma idéia?

[ ]'s

Darwin
24/07/2008, 00:13
caros, a minha também apresentou este problema, e o motivo era um conjunto de pequenos problemas. 1) mandei lavar o carro apos a trilha e pedi para apenas jogar agua + diese + aguar e o ANIMAL jogou AGUA+LIMPA BAU+AGUA. Apos 6 meses, TODOS os contatos começaram a apresentar corrosao. Junto a isso, os cabos de velas ressecaram e a bobina ainda era a original. O "problema" é que a cherokee é muito forte e esconde estes pequenos problemas. Desconectamos todos os terminais, limpamos, trocamos os cabos e bobina e os 198 cavalos voltaram e os apagões sumiram. O pior de tudo é que no GNV ela se comportava bem.
AG,

agora que vc falou, lembrei de mais uma coisa que também fiz quando comprei minha XJ uns 6 mêses atrás: lavagem do motor... usaram um produto líquido cor de rosa... ficou realmente limpo, parecendo novo, mas... me fala uma coisa: que "terminais" e "contatos" especificamente vc desconectou e limpou???... alguma dica de produto pra esta limpeza, ou apenas o bom e velhor WD-40?

[ ]'s

AG
24/07/2008, 09:57
Darwin, utilizamos um produto chamado LIMPA CONTATOS, específico para este fim.
A droga é que nao detectamos quem estava com mau contato ou se o todos estavam com mau contato. só sei que melhorou.
O grande problema é que nao consiguimos repassar o prejuizo ao lava-rapido. eles alegam que nao traz problemas.

gutoxj98
24/07/2008, 22:28
Falaê Guto, belê?

então, sobre os bicos (de acionamento eletrônico), eu até pensei também, mas como o scanner não detectou problema neles, desencanei, mas é vero, não custa nada dar um bisú... quanto a bomba, putz, não tenho a menor idéia de como ela está... existe algum teste "caseiro" a se fazer pra ter uma noção do estado dela, ou somente mesmo medindo a pressão e a constância?... quanto a sonda Lambda, agora que vc tocou no assunto, me lembrei... o dono anterior mexeu na caixa de direção e ao remontar o sistema, deixou o conduíte do fio da Lambda passando entre o bloco do motor (coletor de escape) e o suporte do reservatório do flúido da direção hidráulica... resumindo, o conduíte acabou encostando no coletor de escape e derreteu tudo, inclusive os fios... descobri sem querer, ao verificar o nível do flúido da direção hidráulica cerca de 1 mês atrás e confesso, fiz uma gambi do kct... acho que vc matou a charada... anyway, o que é UPSTREAM???... super tks!!!

[ ]'s

A XJ tem duas sondas, uma UPSTREAM e outra DOWNSTREAM, ou seja a que realmente serve para alguma coisa é a UP, que fica embaixo do coletor de admissao e a outra é no Catalizador para ler infos de pouliçao, que so serve para isso !!!!!

Vc deu uma olhada no Rele da Bomba de Combustivel, como vc mandou lavar pode ter entrado algua e estar em curto, ou oxidada mesmo !!!!!

veja isso tbem !!!!!!


Nunca lavei meu motor por causa disto, no lava que eu frequento ele disse que 90 % que lavaram o motor lá sairam de guincho !!!!!.......vou lavar mesmo com agua sem pressão e isolar bem as partes eletricas.


abraços

AG
25/07/2008, 09:52
Guto, onde está localizado este relê de combustivel ?

gutoxj98
25/07/2008, 11:49
Guto, onde está localizado este relê de combustivel ?


AG, está dentro da caixa de fusiveis, no cofre do motor...............so nao me lembro o nº...


abraço

Darwin
26/07/2008, 19:46
Darwin, utilizamos um produto chamado LIMPA CONTATOS, específico para este fim.
A droga é que nao detectamos quem estava com mau contato ou se o todos estavam com mau contato. só sei que melhorou.
O grande problema é que nao consiguimos repassar o prejuizo ao lava-rapido. eles alegam que nao traz problemas.
Valeu AG, vou procurar esse LIMPA CONTATOS, desconectar tudo que eu conseguir e usar esse trem!!!

[ ]'s

Darwin
26/07/2008, 19:47
A XJ tem duas sondas, uma UPSTREAM e outra DOWNSTREAM, ou seja a que realmente serve para alguma coisa é a UP, que fica embaixo do coletor de admissao e a outra é no Catalizador para ler infos de pouliçao, que so serve para isso !!!!!

Vc deu uma olhada no Rele da Bomba de Combustivel, como vc mandou lavar pode ter entrado algua e estar em curto, ou oxidada mesmo !!!!!

veja isso tbem !!!!!!


Nunca lavei meu motor por causa disto, no lava que eu frequento ele disse que 90 % que lavaram o motor lá sairam de guincho !!!!!.......vou lavar mesmo com agua sem pressão e isolar bem as partes eletricas.


abraços
Yes Sir, one more time, super tnx for all your precious instructions!!!... relê na lista!!!

[ ]'s

Darwin
29/07/2008, 18:27
Yes Sir, one more time, super tnx for all your precious instructions!!!... relê na lista!!!

[ ]'s
Guto,

peguei umas putas dicas de lavagem de motor com o Samuka, vc e o Raven (Diesel + Treco Rosa + Shell ProtCar), comprei o LIMPA CONTATOS que o AG falou, fixei a sonda DOWNSTREAM (que estava com o conector solto e apoiado na barra do eixo dianteiro) com presilha no suporte fixado ao bloco do motor (pra este fim, suponho) e agora irei lavar o motor, limpar todos os contatos/plugs (bicos, borboleta, ...) e verificar a sonda UPSTREAM (embaixo do coletor - essa eu achei) o tal relê da bomba que vc falou que fica dentro da caixa de fusiveis, no cofre do motor... well, vou olhar novamente, pois ou não achei :shock:, ou não sei detectar um relê :putz:

[ ]'s

Darwin
04/08/2008, 13:08
Guto e AG,

lavei o Jeep na Sexta passada... por cima, por baixo, motor, por dentro, e tudo o mais que eu tinha direito e na sequência, soltei tudo que era conector eletrônico que ví (distribuidor, bombina, velas, Sonda Lâmba - que tava solta em cima do eixo dianteiro - bicos injetores, conectores no corpo da borboleta, ...), fusíveis (todos) e relês (todos) e babei o LIMPA CONTATOS neles... aproveitei pra mandar WD-40 na mola da borboleta e cabo do acelerador... depois fiz um Check do painel (aquele que se faz através do botão do odômetro parcial) e saí rodando... subida, descida, reta, devagar, na média, enfiando o pé, acelerando, desacelerando, no seco, na chuva, no Sol, no frio, ... anyway, rodei o final de semana todo e só trilha mesmo eu não fiz (ainda)... nenhuma única falha o motor apresentou... e mais, a marcha lenta estabilizou-se alí nuns 900 RPM, mesmo depois de enfiar o pé... resumindo, "aparentemente", o problema foi resolvidor e o motor dela tá "lisinho" outra vez!!!

Valeu as dicas!!!

[ ]'s

Luiz Carlos Moreira
09/08/2008, 18:38
Pessoal, Todos os sintomas que disseram nos leva a pensar que o problema está nas velas, cabos, bobina, etc, mas possivelmente pode estar na sonda lambda, e nem sempre este problema aparece no "chek engine" porque a mesma as vezes volta a funcionar. Faça as famosas voltinhas na chave e se aparecer o código 21 é sonda. Agora se aparecer somente o código 12 seguido do código 55 a máquina esta em ordem.

CC98
09/08/2008, 23:20
A minha XJ 98 apresentou um problema durante uma viagem longa, uns pequenos "trancos" no motor por volta de 120km/h como se a ignição desligasse e religasse em frações de segundo. isso aconteceu umas 4 vezes no mesmo trecho, tanto na ida quanto na volta.

já chegando em casa, descendo uma serra longa (estrada de terra) com o cambio na posição 1-2, acendeu a luz "check-engine" e ficou acesa por uns 2 dias até que de uma hora para outra apagou.

esse comportamento (falhas do motor e a luz acesa) não voltaram a aparecer. mas na duvida estou seguindo um roteiro preventivo: revisando todos os contatos de todas as conexões eletricas do motor (desde velas, cabos até sondas e sensores), limpei os bicos injetores e suas conexões, e revisei a linha de combustivel.

passei o scanner e deu um P1698 (falha de comunicação, aparentemente relacionada ao cambio, curioso é que a luz "check engine" acendeu justamente quando o cambio estava em 1-2 com rotação alta, em uma descida ingreme), mas fora isso o comportamento do carro está absolutamente normal. é muito complicado encontrar esses defeitos "aleatorios" e intermitentes.

por isso a manutenção preventiva. mas eu sinceramente gostaria de encontrar o defeito e corrigir definitivamente.

vou continuar com meu plano de manutenção preventiva. faltam trocar os oleos e arrumar o feixe de mola traseiro (um está um pouco mais baixo do que o outro), e finalmente fazer uma chave reserva + controle remoto devidamente codificados. quanto aos "trancos" e codigo P1698, vou continuar observando até encontrar o culpado.

gutoxj98
10/08/2008, 18:48
Quanto a falha de comunicaçao do cambio, observe o MODULO do CA que fica se nao me engano embaixo do banco do motorista, os pinos e ou conexões podem estar oxidados, que é bastante comum isso acontecer.

O check engine aparece mesmo quando o modulo encontra erros, e depois some, más o codigo fica gravado no modulo.


abraçao

alemaobaum
11/08/2008, 13:17
em uma chuvarada certo dia consegui entortar 2 bielas(calco hidraulico) achei que era o fim para a minha ZJ mas consegui arrumar e ficou muito bom.O problema e que a caixa da uns socos e a re apaga(tem que engatar e ficar acelerando).Agora ela nao da a partida,fiz o teste de erro e aparece 1.1 Sera que alguem pode me ajudar