PDA

Ver Versão Completa : Roda- livre



Pedro Bachir
31/05/2003, 21:25
opas,
alguem conhece algum reparo da roda- livre automática original do jeep?
Quando engata a tração, o diferencial roda mas não passa força para a roda. :cry:
valeu

Giovani
01/06/2003, 02:07
:D Grande Pedro!

:D Não sei se existe... Mas ponha uma manual, funcionamento garantido!

monge
01/06/2003, 09:59
Existir existem. :?

Mas não vão durar muito. :(

A melhor opção mesmo são as manuais, ou então pra radicalizar geral, coloca uma flange. Nos jeeps mais antigos eram assim. Só que vai rodar todo o conjunto dianteiro junto. :?

[]'s

Eugênio

Pedro Bachir
01/06/2003, 15:35
blz?
valeu Giovani pela dica, mas eu andei abrindo a roda livre e vi que era um pininho que trava no eixo para acionar os roletes da roda-livre, que quebro, uma bobagensinha. :roll: :roll:
Eu não queria trocar a roda- livre do jeep só por causa disso, pois o resto está quase novo, pois o antigo dono quase não usava a tração.

e monge, só por curiosidade, o que é esse tal de flange, é tirar a roda- livre?
Valeu a todos
flw :) :) :)

Giovani
01/06/2003, 16:42
blz?
valeu Giovani pela dica, mas eu andei abrindo a roda livre e vi que era um pininho que trava no eixo para acionar os roletes da roda-livre, que quebro, uma bobagensinha. :roll: :roll:
Eu não queria trocar a roda- livre do jeep só por causa disso, pois o resto está quase novo, pois o antigo dono quase não usava a tração.
e monge, só por curiosidade, o que é esse tal de flange, é tirar a roda- livre?
Valeu a todos
flw :) :) :)

:D Grande Pedro!

:D Essa flange que o Monge fala, é uma tampinha de ferro que se parafusa no lugar da roda-livre. Dessa forma estará sempre engatada.
:D Se vc usar muito o seu jeep nas trilhas, verá que a automática não dura muito... E vc corre o risco do "desengate automático" em descidas íngremes, onde mesmo com a tração engatada, a roda-livre desengata, perdendo a tração nas rodas dianteiras... Um dos sintomas será a barulheira, uns "clacks" quando vc força a tração, patinando ou rebocando alguém. Quando fizer isso, ela já foi... :wink:

monge
01/06/2003, 20:36
Nem vou dizer mais nada.. heheheh :)

depois desta aula do Giovani.... assino em baixo. :D :D :D :D :D :D :D

[]'s

Eugênio

Pedro Bachir
01/06/2003, 20:47
Como vão todos? :lol:
Eu já li ou ouvi alguma vez que quando vc ta descendo um morro com a tração engatada, a roda livre desarma e só funciona o freio motor na roda traseira. :(
:arrow: TEM DISSO??? :?
:arrow: na manual não acontece isso. Certo??? :?

monge
01/06/2003, 22:30
Exatamente :!: :!: :!:

Tem disso sim, a roda livre dianteira só é ativada quando vc está acelerando o jeep, parou de acelerar, ela desarma. :?

Dizem as más lingüas que as novas não desarmam. Pra desativa-las vc tem que dar uma rézinha. :P

Mas como são automáticas, sei lá... eu não confio.

[]'s

Eugênio

Giovani
01/06/2003, 23:23
Exatamente :!: :!: :!:
Tem disso sim, a roda livre dianteira só é ativada quando vc está acelerando o jeep, parou de acelerar, ela desarma. :?
Dizem as más lingüas que as novas não desarmam. Pra desativa-las vc tem que dar uma rézinha. :P
Mas como são automáticas, sei lá... eu não confio.
[]'s Eugênio

:D Grande Eugênio e Pedro!

:D É isso mesmo Eugênio! As novas precisam de uma ré para desengatar. Quanto à durabilidade posso dizer que um amigo meu quebrou a dele (nova) na 1ª trilha! :wink:

merlin
03/06/2003, 15:23
Pessoal,

Aproveitando alguem sabe onde posso adquirir reparo para Roda Livre Manual, pois há minha quebrou a mola.

[]' Anderson Merlin

Giovani
04/06/2003, 02:18
Pessoal,
Aproveitando alguem sabe onde posso adquirir reparo para Roda Livre Manual, pois há minha quebrou a mola.
[]' Anderson Merlin

:D Grande Mago Merlin!

:D Muitas lojas têm a roda-livre: www.donatti4x4.com.br ; www.oxfordbr.com ; www.portugues4x4.com.br ; www.offroadacessorios.com.br ; www.jipebras.com.br .

billj
04/06/2003, 08:57
Pessoal,
Aproveitando alguem sabe onde posso adquirir reparo para Roda Livre Manual, pois há minha quebrou a mola.
[]' Anderson Merlin

:D Grande Mago Merlin!

:D Muitas lojas têm a roda-livre: www.donatti4x4.com.br ; www.oxfordbr.com ; www.portugues4x4.com.br ; www.offroadacessorios.com.br ; www.jipebras.com.br .

Sim, todas tem. Mas são aquelas merda de AVM com capa de alumínio, as que explodem cada vez que fica perto do meu jipe. A AVM fabrica um outro model com capa de aço, mas só para exportação. Aqui a gente fica com merda....... :P :( :evil:

Giovani
05/06/2003, 01:51
Sim, todas tem. Mas são aquelas merda de AVM com capa de alumínio, as que explodem cada vez que fica perto do meu jipe. A AVM fabrica um outro model com capa de aço, mas só para exportação. Aqui a gente fica com merda....... :P :( :evil:

:D Grande Bill!

:D Isso é verdade! São de alumínio e plástico! Apenas duram mais que uma automática, mas são muito ruins...
:D Com muita sorte consegui uma AVM antiga, que tem a borboleta de bronze. Ela engata com 4/5 de volta, através de uma rosca. Não possui molas nem peças plásticas. Tem rolamento interno e não desengata nunca!
Muito robusta, não quebra! Recentemente revisei elas, troquei os rolamentos e retentores. Gastei uns 20 reais... :lol: :lol:

walter.andreis
05/06/2003, 02:41
Giovani...
Onde você mora?
Vou mandar assaltar sua casa e roubar essas preciosidades! :D :D :D .
Brincadeiras a parte... vou pedir pro meu "fornecedor" procurar dessas crianças lah no PY...
Ahh.. antes que eu me esqueça... ele já está com a lista de peças q eu mandei cotar.. mas nunca mais fui pra lá pra buscar.. assim que eu pegar repasso para todos que pediram..
[]´s

billj
05/06/2003, 08:23
SE ALGUÉM ACHAR ESSAS RODAS LIVRES ANTIGAS EM 27 ESTRIAS PARA O EIXO DO ENGESA, EU COMPRO!!!!!!!!!!!

Alguns já sabem da maneira meio " não nconvencional" que rodo no asfalto com o meu jipe. Tenho (tive) rodas livres nas quatro rodas. Como tenho soldado o diferencial traseiro, eu desengato as rodas livres traseiros para andar na rua e deixo a t-case em 4x4. Mas como o cardan traseiro gira em falso, estou efetivamente andando em 4x2 tração dianteira.

Atualmente, tenho duas rodas livres boas, aquelas antigas. Mas até que acho mais 02, vou meter flanges cegas no eixo dianteiro. Esta configuração deve provocar bastante comentário nas feiras da vida. Um jipe com flanges cegas no eixo dianteiro e rodas livres no traseiro. Os caras não vão entender nunca!!!!! :D

monge
05/06/2003, 15:19
Bill, eu entendo.. mas não compreendo. :D :D :D :D

Mas que fique claro, entendo pq é vc.... hehehehe :D :D :D :D

O que já pude ler do Spider, nada que vc disser eu assusto. :D :D :D

[]'s

Eugênio

Hélio
06/06/2003, 08:03
Olá a todos!!! :D

Houvi dizer a respeito de uma "roda livre" soldada. Quando a sua esta desengatando na trilha vc vai e troca por esta soldada.
Alguém já viu algo neste sentido? É possível isto na trilha?

billj
06/06/2003, 09:28
Olá a todos!!! :D

Houvi dizer a respeito de uma "roda livre" soldada. Quando a sua esta desengatando na trilha vc vai e troca por esta soldada.
Alguém já viu algo neste sentido? É possível isto na trilha?


É nada mais que uma capa cega..........

monge
06/06/2003, 10:14
também conhecida por flange :D :D :D

É a que eu falei no inicio deste tópico. :)

[]'s

Eugênio

Pedro Bachir
06/06/2003, 14:08
:D Grande Bill!

:D Isso é verdade! São de alumínio e plástico! Apenas duram mais que uma automática, mas são muito ruins...
:D Com muita sorte consegui uma AVM antiga, que tem a borboleta de bronze. Ela engata com 4/5 de volta, através de uma rosca. Não possui molas nem peças plásticas. Tem rolamento interno e não desengata nunca!
Muito robusta, não quebra! Recentemente revisei elas, troquei os rolamentos e retentores. Gastei uns 20 reais... :lol: :lol:

E ae Giovani? :D

Essa roda livre foi usada em algum jipe?(tipo Toyota Band mais antigo) :P

Valeu :D

Giovani
07/06/2003, 01:18
Essa roda livre foi usada em algum jipe?(tipo Toyota Band mais antigo) :P


:D Grande Pedro!

:D A da Toyota não serve! Ela foi usada em toda linha Willys 4x4. O negócio é garimpar pelo interior. Sei de uma, que está numa F-75 de um agricultor... O cara não sabe nem pra que serve, mas não vende de jeito nenhum. :(

marco cruz
01/09/2003, 12:11
Giovanni, Bill, Monge e all

Tenho que relatar um fato lamentável.
Minha roda livre quebrou pois algum FDP mexeu na borboleta passando para o 4x4.
Eu estava pronto para pegar estrada qdo fui tomar um chocolate na padoca, e nem passou pela minha cabeça olhar de novo a RL.
Pois é, comecei a ouvir um barulho estranho, mas como o lagartixa emite sons estranhos, não encanei.
Foi qdo, de repente, quebrou o rolamento e, por conseqüência, a RL esquerda.
Conversando com alguns conhecidos, ouvi que este caso não é único, ou seja, há imbecis à solta mexendo nas rl dos jeeps.
Tomem cuidado.

Falando um pouco de RL, aquela da Hilux (manual) serve no CJ?

[]'s putos sem rl,

Fábio
01/09/2003, 14:26
também conhecida por flange :D :D :D

É a que eu falei no inicio deste tópico. :)



E alguém sabe aonde encontrar essas flanges? Estou querendo compra-las há um bom tempo, a fim de levar um par desses nas trilhas como backup às rodas livres manuais...

[]´s

mattheus
01/09/2003, 16:32
Ae pessoal,

Estou fazendo, no meu CJ, algo parecido com o que vocês colocaram nesse tópico, só que ao invés de colocar a flange dos dois lados, coloquei apenas de um lado só, sendo que do outro lado deixei uma roda livre.
Com esse método tenho a possibilidade de trabalhar apenas com uma roda livre, sendo ligada e desligada somente por um lado :? , enquanto o outro lado fica direto.
Não sei se vai funcionar direito, mas assim que concluir o serviço dou um toque para vocês, e se funcionar ou economizar uma roda livre :twisted: , pois quando quebrar terei outra novinha para por no lugar :D :D .
Essas flanges eram usadas nos CJ´s antigos, mas não sei especificar em qual modelo, e descolei com um camarada mecânico, vou ver se ele tem mais :roll: :roll: .

[]´s na espectativa

Mattheus

billj
01/09/2003, 17:01
também conhecida por flange :D :D :D

É a que eu falei no inicio deste tópico. :)



E alguém sabe aonde encontrar essas flanges? Estou querendo compra-las há um bom tempo, a fim de levar um par desses nas trilhas como backup às rodas livres manuais...

[]´s

Para o Jeep velho, a Garra 4x4 tem. Para o Jeep novo e Engesa, ainda não achei........ :cry:

billj
01/09/2003, 17:02
Ae pessoal,

Estou fazendo, no meu CJ, algo parecido com o que vocês colocaram nesse tópico, só que ao invés de colocar a flange dos dois lados, coloquei apenas de um lado só, sendo que do outro lado deixei uma roda livre.
Com esse método tenho a possibilidade de trabalhar apenas com uma roda livre, sendo ligada e desligada somente por um lado :? , enquanto o outro lado fica direto.
Não sei se vai funcionar direito, mas assim que concluir o serviço dou um toque para vocês, e se funcionar ou economizar uma roda livre :twisted: , pois quando quebrar terei outra novinha para por no lugar :D :D .
Essas flanges eram usadas nos CJ´s antigos, mas não sei especificar em qual modelo, e descolei com um camarada mecânico, vou ver se ele tem mais :roll: :roll:



[]´s na espectativa

Mattheus


Vai explodir a caixa satélitite, pois ela não foi projetada para girar o tempo todo sobre si.........

Mauricio Mei
02/09/2003, 08:57
Pessoal,

apenas uma palavrinha em defesa do Barney....tenho um CJ5 1974 que comprei inteiro original e veio sem roda livre, so com a flange. Ou seja, apenas para defende-lo ele nao eh tao velhinho assim, e gracas a Deus nao tem RL.

Tudo bem, que o ruido eh um pouco maior...mas falar que o carro fica muuuuuito mais solto acho meio folclore...prefiro a garantia de que nao vou ficar na mao....

DA-LHE FLANGE !!!

[]'s garantidos

walter.andreis
02/09/2003, 13:56
Tudo bem, que o ruido eh um pouco maior...mas falar que o carro fica muuuuuito mais solto acho meio folclore...prefiro a garantia de que nao vou ficar na mao....


Mauricio,
O problema maior de usar as flanges não está na questão dele ficar mais solto ou não, mas também no desgaste prematuro ocorrido em todo o sistema de tração dianteiro, bem como caixa de transferência e afins..

[]'s

mattheus
02/09/2003, 15:42
Ae Bill,

Sobre o que você escreveu (Vai explodir a caixa satélitite, pois ela não foi projetada para girar o tempo todo sobre si.........), daria para você dar uma explicada nisso.
Ainda não coloquei esse esquema para funcionar, e dependendo nem vou :cry: .

[]´s assustado :shock:

Mattheus

billj
02/09/2003, 16:00
Ae Bill,

Sobre o que você escreveu (Vai explodir a caixa satélitite, pois ela não foi projetada para girar o tempo todo sobre si.........), daria para você dar uma explicada nisso.
Ainda não coloquei esse esquema para funcionar, e dependendo nem vou :cry: .

[]´s assustado :shock:

Mattheus

Ok, vamu lá. Estou assumindo que você sabe como funciona um diferencial convencional, pois sem este conhecimento, não vai entender a minha explicação ........

Numa montagem normal, existem das situações de trabalho para o eixo dianteiro. Ou está girtando o trem inteiro ou não. Quando estiver parado, é fácil entender que nada vai explodir, certo?!? :wink:

E quando estiver em movimento?? Bom, também não explode porque atravez do conjunto coroa / pinhão está girando tudo na velocidade das rodas. O seja, lá vai rodando a coroa, a caixa satelélities e os semi-eixos, tudo juntos. Qualquer movimento relativo entre essas peças se deve a ação do diferencial em curvas. Ou seja, um movimento relativo suave e lento entre a caixa satélitie e os semi-eixos.......

Agora, vamos supor a sua situação de rodar com apenas uma roda livre. O que vai acontecer é o seguinte:
- O semi-eixo com roda livre vai ficar parado
- O semi-eixo sem roda livre vai girar na velocidade da roda

E onde vai ser feita a compensação para isso?!? Sim, dentro da caixa satélitie, com aquelas engrenagens girando feito louco, gerando calor suficiente para ferver o óleo do diferencial..........

Sacou?!?!? :wink:

mattheus
02/09/2003, 16:15
Beleza Bill,

Vejamos se entendi, ao colocar apenas uma roda livre, vou estar sobrecarregando apenas um lado do conjunto :? .

Estaria, neste caso, as engrenagens, de cada lado, entrando em conflito??

Se rodar direto com a roda livre acionada, pela lógica não daria problema, certo??

Já vi outros casos em que foi feito esse tipo de adaptação, e por enquanto nada aconteceu, será que é uma questão de sorte???

[]´s tendo que fazer o certo :lol:

Mattheus

billj
02/09/2003, 16:19
Beleza Bill,

Vejamos se entendi, ao colocar apenas uma roda livre, vou estar sobrecarregando apenas um lado do conjunto :? .

Estaria, neste caso, as engrenagens, de cada lado, entrando em conflito??

Se rodar direto com a roda livre acionada, pela lógica não daria problema, certo??

Já vi outros casos em que foi feito esse tipo de adaptação, e por enquanto nada aconteceu, será que é uma questão de sorte???

[]´s tendo que fazer o certo :lol:

Mattheus

Não é um problema de sobrecarregar um lado do conjunto, mas de girar apenas um lado enquanto o outro ficar parado.....

Se rodar com a roda live acionado, não vai ter problema.

mattheus
02/09/2003, 16:27
Bill

Valeu a dica :lol:

Já tava indo prá roça com esse esquema.

Vou fazer do jeito que tem de ser feito mesmo, as duas rodas livres :evil: .

[]´s

Mattheus

Danniel Pizatto
02/09/2003, 18:21
Pelo que coneço de diferenciais, o outro lado não vai ficar parado... Vai girar ao contrário! :shock:

billj
03/09/2003, 08:15
Pelo que coneço de diferenciais, o outro lado não vai ficar parado... Vai girar ao contrário! :shock:

Depende de qual oferece mais resistência, o outro lado ou o cardan. Ou um ou o outro vai girar.....

Thiago Rodeghel
04/09/2003, 18:48
Aproveitando o embalo, falando sobre os diferenciais, no meu caso quando está com a reduzida acionada, e esterço o volante em qualquer direção ao máximo, faz uns KLANK :shock: bem forte quando está rodando, mas quando volto o volante não faz mais o barulho, acho q o Bill e a galera pode me dizer o q pode ser :?:

Valeu :!: :!:

Danniel Pizatto
04/09/2003, 20:13
Aproveitando o embalo, falando sobre os diferenciais, no meu caso quando está com a reduzida acionada, e esterço o volante em qualquer direção ao máximo, faz uns KLANK :shock: bem forte quando está rodando, mas quando volto o volante não faz mais o barulho, acho q o Bill e a galera pode me dizer o q pode ser :?:

Valeu :!: :!:

Isso tá com cara de ser problema nas cruzetas.. tira os semi-eixos dianteiros e dá uma checada..

EduardoLang
05/09/2003, 02:16
Caro colega,

vc possui bloqueio no diferencial ? ? ? ?

billj
05/09/2003, 08:14
Aproveitando o embalo, falando sobre os diferenciais, no meu caso quando está com a reduzida acionada, e esterço o volante em qualquer direção ao máximo, faz uns KLANK :shock: bem forte quando está rodando, mas quando volto o volante não faz mais o barulho, acho q o Bill e a galera pode me dizer o q pode ser :?:

Valeu :!: :!:

Articulação na ponta de eixo (cruzeta ou birfield). Verifique isso logo, antes que quebra o semi-eixo.......

mattheus
08/09/2003, 09:12
Ae Bill

Ói nóis aqui di novo, inchendo o saco :evil:

Você com a grande experiência que tem, aconselha ou não?

Estou pensando em trabalhar com a flange (roda seca) nas trilhas e a roda livre na cidade.
Acha que é bom negócio :lol: , ou vai dar muito trabalho ter que ficar trocando toda vez :( ??

[]´s

Mattheus

monge
09/09/2003, 02:27
Fala gente.... :D

Bom, não precisa ser necessariamente o bill pra responder esta... :D

Se vc tiver paciência pra ficar desaparafusando 12 parafusos, retirando trava, colocando trava e aparafusando 12 parafusos novamente toda vez que for andar de jeep... vai fundo... :D :D :D

Isso caso vc faça 1 trilha por mês, e rode o resto na cidade :shock: Agora se é trilha todo final de semana ou quase.... haja animação pra ficar trocando rodas livres... :!: :!: :!: :!:

[]'s

Eugênio

mattheus
09/09/2003, 11:31
Pois é Monge,

Como ultimamente estou meio devagar de trilha :evil: , acho que não seria tão trabalhoso assim.
O pessoal tá falando bem dessas flanges, e tem muita gente procurando elas para colocarem nos Cj´s.
To começando achar que é mais negócio :lol: andar totalmente traçado, pois como só uso o jipe nos finais de semana acho que não vai dar xabú.
O que tu achas :?: :?: vale a pena ou vou acabar com com a tração dianteira :?: :?:

[]´s

Mattheus

billj
09/09/2003, 12:13
Pois é Monge,

Como ultimamente estou meio devagar de trilha :evil: , acho que não seria tão trabalhoso assim.
O pessoal tá falando bem dessas flanges, e tem muita gente procurando elas para colocarem nos Cj´s.
To começando achar que é mais negócio :lol: andar totalmente traçado, pois como só uso o jipe nos finais de semana acho que não vai dar xabú.
O que tu achas :?: :?: vale a pena ou vou acabar com com a tração dianteira :?: :?:

[]´s

Mattheus

FWIW, todos os Jeeps Willys vendidos no Brasil de 1949 até pelo menos quando a Ford tomou conta em 1969 (?) vierem da fábrica com roda livre como OPCIONAL..........

Não tem problema algum em usar um Jeep todos os dias com queixos duros.......

Pedro Bachir
14/09/2003, 17:43
E ae?

Legal, o meu jeep tem um opicional!!!! :lol: :lol: :lol:

Flw

Fredão ºOlllllllllllllOº
02/12/2007, 12:10
Fala Pessoal,
quanto ao kit de reparo das avm...pesquisei nas lojas pela internet e não encontrei...
Alguém já comprou?
abraço

Leonardo Raffi
31/03/2008, 00:39
compre as melhores manuais q são da marca enfer... essas não estouram

coloma
01/04/2008, 09:38
Eu retirei pois estavam bem estragas eram ainda as originais eu tambem nao faço trilha so rodo aqui dentro da cidade.Existe algum problema quando a isso?