Ver Versão Completa : Quadra Trac II não funciona - WJ
Chevalier
07/06/2008, 12:54
A CT da minha Laredo WJ 2000 está com o óleo correto (Dexron III) mas não aciona a tração dianteira quando a trazeira perde tração (patina). Porém o Part Time (4x4) funciona normalmente quando engatado. E tenho percebido que o óleo da CT, normalmente de cor vermelha, tem ficado muito escuro como se estivesse, por hipótese, queimando algum tipo de disco de acoplamento (se é que existe algum disco desses na CT).
Há algum tempo a viatura tinha problemas para fazer curvas fechadas (baixa velocidade), pois quando isso ocorria ela acionava sozinha o 4x4 e arrastava as rodas dianteiras como se insistisse em querer andar em linha reta. Esse problema foi resolvido com a simples troca de óleo da CT que, aparentemente, estava como óleo de especificação errada. Foi só colocar o Dexron III.
Um meca de Itajai, que possui uma oficina especializada em câmbio automático e "Caixa de Tração" como ele diz, disse que a caixa de tração tem que usar óleo de diferencial. No mínimo tem pouco conhecimento dessas Caixas de Transferência com acoplamento automático de 4x4, ou 4x4 full time. Parece óbvio que, por ter esse sistema de acoplamento automático, o óleo tem que ser mais delicado e compatível do que um óleo bruto como é o de diferencial ou de "caixa de tração".
Eu gostaria de receber a opinião dos experts dese fórum a respeito desse problema atual da CT, que não está acionando o Quadra Trac II. Seria algum problema relacionado ao "acoplamento viscoso"? Afinal, essa Laredo tem esse "acoplamento viscoso"? E se tem esse "acoplamento viscoso" ele fica no interior da CT ou na parte de fora?
A CT da minha Laredo WJ 2000 está com o óleo correto (Dexron III) mas não aciona a tração dianteira quando a trazeira perde tração (patina). Porém o Part Time (4x4) funciona normalmente quando engatado. E tenho percebido que o óleo da CT, normalmente de cor vermelha, tem ficado muito escuro como se estivesse, por hipótese, queimando algum tipo de disco de acoplamento (se é que existe algum disco desses na CT).
Há algum tempo a viatura tinha problemas para fazer curvas fechadas (baixa velocidade), pois quando isso ocorria ela acionava sozinha o 4x4 e arrastava as rodas dianteiras como se insistisse em querer andar em linha reta. Esse problema foi resolvido com a simples troca de óleo da CT que, aparentemente, estava como óleo de especificação errada. Foi só colocar o Dexron III.
Um meca de Itajai, que possui uma oficina especializada em câmbio automático e "Caixa de Tração" como ele diz, disse que a caixa de tração tem que usar óleo de diferencial. No mínimo tem pouco conhecimento dessas Caixas de Transferência com acoplamento automático de 4x4, ou 4x4 full time. Parece óbvio que, por ter esse sistema de acoplamento automático, o óleo tem que ser mais delicado e compatível do que um óleo bruto como é o de diferencial ou de "caixa de tração".
Eu gostaria de receber a opinião dos experts dese fórum a respeito desse problema atual da CT, que não está acionando o Quadra Trac II. Seria algum problema relacionado ao "acoplamento viscoso"? Afinal, essa Laredo tem esse "acoplamento viscoso"? E se tem esse "acoplamento viscoso" ele fica no interior da CT ou na parte de fora?
Buenas Chevalier,
Provavelmente a CT de seu WJ é a NV249, que possui sim o acoplamento viscoso, e ele fica dentro da CT.
Se o fluido da CT está sendo contaminado pode ser que o Acop. Viscoso tenha pifado. Até pelo fato de não estar funcionando o 4x4 high. No 4x4 low o acoplamento viscoso não entra em ação, daí estar funcionando o "low".
Por este site http://www.masoncomputing.com/np249/ você pode ter uma idéia do que é substituir o AV.
Outra coisa, quando ao fluido, a maioria das CT usados pelos Cherokees usam o fluido ATF, se colocar o óleo 90..........................sei lá o que pode acontecer.
Como regra geral:
sempre verificar os lubrificantes/fluídos recomendados pelo manual do proprietário ou pelo manual de manutenção
Abraço
Chevalier
07/06/2008, 13:30
Grande Carllo, percebo que é de Ponta Grossa... e sou natural de Rio Azul, região de Irati. Muito interessante o link que Vc enviou, assim como o seu entendimento a respeito do problema.
Acredito, então, que minha Cheroka possa estar com o acoplamento viscoso danificado em função, principalmente, do antigo proprietário ter utilizado óleo inadequado.
Vc comenta sobre a utilização comum do óleo ATF. Seria o caso de eu colocar esse tipo de óleo na CT para experimentar? Como eu disse, coloquei o Dexron III como indica o manual original da viatura. E fiz isso duas vezes, uma para substituir aquele óleo "fedido" que estava lá e outra algumas centenas de quilometros depois para tentar remover completamente os resquícios de sujeira do óleo antigo.
Ou Vc acha que o acoplamento viscoso "já foi pro saco!"? Isso poderia explicar o fato do óleo estar ficando escuro, não é mesmo?
Forte abraço
Chevalier
07/06/2008, 13:46
Pelas ilustrações do link que Vc, Carllo, me enviou, percebi que há um speedometer sensor, ou sensor de velocidade. Poderia esse sensor estar com algum tipo de problema que afete o acoplamento viscoso? Afinal, entendo que é em função da diferença de velocidade entre o diferencial trazeiro (maior) e o dianteiro (menor) que o acoplamento visco aciona, com mais transferência de torque ou não de acordo com a diferença de velocidade.
Abraço
Grande Carllo, percebo que é de Ponta Grossa... e sou natural de Rio Azul, região de Irati. Muito interessante o link que Vc enviou, assim como o seu entendimento a respeito do problema.
Acredito, então, que minha Cheroka possa estar com o acoplamento viscoso danificado em função, principalmente, do antigo proprietário ter utilizado óleo inadequado.
Vc comenta sobre a utilização comum do óleo ATF. Seria o caso de eu colocar esse tipo de óleo na CT para experimentar? Como eu disse, coloquei o Dexron III como indica o manual original da viatura. E fiz isso duas vezes, uma para substituir aquele óleo "fedido" que estava lá e outra algumas centenas de quilometros depois para tentar remover completamente os resquícios de sujeira do óleo antigo.
Ou Vc acha que o acoplamento viscoso "já foi pro saco!"? Isso poderia explicar o fato do óleo estar ficando escuro, não é mesmo?
Forte abraço
Olá conterrâneo,
Quanto ao fluído, o DexIII é superior ao ATF simples e o que você fez também vou fazer, já troquei uma vez o fluido da CT, agora vou rodar uns 1000km pra trocar novamente, o anterior estava bem escuro....
Quanto ao AV, é bem provável que já tenha pifado mesmo. Você já experimentou fazer um teste com a viatura levantada? Pra ver se as 4 rodas são giram? Se só girarem as de trás.............
Você comentou sobre o funcionamento do AV. No meu entendimento, por conter um fluído de alta viscosidade e sensível à temperatura, o funcionamento é somente mecânico, quando os eixos dianteiros e traseiros giram na mesma velocidade o acoplamento não é solicitado, é o mesmo que você amarrar uma corda pra reboque entre dois carros e os mesmos andarem na mesma velocidade, a corda estará inativa. Se o veículo de trás perder velocidade aí sim a corda sofrerá tração e puxará este veículo. No AV é mais ou menos a mesma coisa, quando o eixo de trás patina o dianteiro está parado, ou em menor velocidade, aí o AV entra em ação pois sofrerá aquecimento já que sua entrada estará com rotação maior do que a saída. Acredito que isso ocorra com o aquecimento do fluido que tem no seu interior. O pior é que, pelo que li, não tem reparo, só trocando e os americanos preferem até trocar a caixa de transferência inteira por uma sem o AV, como as dos Cherokee Sport, veja aqui: http://jeephorizons.com/tech/tcase.html
Outra coisa, com o veículo andando em linha reta o AV praticamente não é solicitado, agora se por acaso os pneus estiveram com desgaste irregular ou pior ainda forem de tamanho diferente o AV trabalhará continuamente.
Um motivo para os americanos falarem mal desse AV, acredito eu, é que lá nos EUA neva bastante e os carros rodam pra caramba e aí já sabe, o AV deve trabalhar o tempo todo.
Bem, me alonguei, mas faça uns testes antes, pode ser que esteja tudo em ordem. Abraço.
A Quadra Trac II.... tem a CT NP 247 q é corrente.... :concordo:.. dai tem q ver se é ajuste da alavanca da CT.... ou até algum outro problema interno... :pensativo:
A Quadra Trac II.... tem a CT NP 247 q é corrente.... :concordo:.. dai tem q ver se é ajuste da alavanca da CT.... ou até algum outro problema interno... :pensativo:
Nilton, a CT 247 não seria a quadra-drive? Salvo engano a quadra-trac I tem somente 4x4 full (NV147) e a quadra-trac II tem a (NV/NP249) 4x4 full e 4x4 low :pensativo:
Chevalier
10/06/2008, 18:51
Não Carllo, o Nilton têm toda a razão. Confirmei hoje pessoalmente no sêlo da CT, que ela é 247, com Quadra Trac II e posições "4x4 All Time", "N" e "4x4 Low".
Levei a viatura hoje num meca aquí de Balneário Camboriú, que resolveu levantar um lado só do brutamontes para fazer os testes. Primeiro ele deu uns trancos na alavanta da CT e em seguida ligou o motor e engatou... achei maluquice dele, pois se a tração dianteira funcionasse e só uma roda dianteira começasse a receber tração (além da trazeira que também estava no ar), certamente o diferencial dianteiro ativaria o bloqueio e mandaria tração para a roda que estava no chão causando um belo desastre.
Pois é, o fato é que a roda dianteira levantada tracionou assim que a trazeira rodou livre. Mas o bloqueio do diferencial dianteiro não funcionou... (acho que a viatura tem alma e percebeu o desastre que poderia ocorrer!).
Assim, concluí que ocorreram duas coisas: a primeira é que o "4x4 All Time" só engatou depois dos trancos do meca, o que é mais um sinal de que o cabo da alavanca de engate precisa ser regulado; e segundo, me parece que o bloqueante do diferencial dianteiro não está funcionando. Acho que preciso trocar o óleo do diferencial dianteiro... desde que comprei a viatura não fiz essa troca... estou procurando dor de cabeça!
Não Carllo, o Nilton têm toda a razão. Confirmei hoje pessoalmente no sêlo da CT, que ela é 247, com Quadra Trac II e posições "4x4 All Time", "N" e "4x4 Low".
Levei a viatura hoje num meca aquí de Balneário Camboriú, que resolveu levantar um lado só do brutamontes para fazer os testes. Primeiro ele deu uns trancos na alavanta da CT e em seguida ligou o motor e engatou... achei maluquice dele, pois se a tração dianteira funcionasse e só uma roda dianteira começasse a receber tração (além da trazeira que também estava no ar), certamente o diferencial dianteiro ativaria o bloqueio e mandaria tração para a roda que estava no chão causando um belo desastre.
Pois é, o fato é que a roda dianteira levantada tracionou assim que a trazeira rodou livre. Mas o bloqueio do diferencial dianteiro não funcionou... (acho que a viatura tem alma e percebeu o desastre que poderia ocorrer!).
Assim, concluí que ocorreram duas coisas: a primeira é que o "4x4 All Time" só engatou depois dos trancos do meca, o que é mais um sinal de que o cabo da alavanca de engate precisa ser regulado; e segundo, me parece que o bloqueante do diferencial dianteiro não está funcionando. Acho que preciso trocar o óleo do diferencial dianteiro... desde que comprei a viatura não fiz essa troca... estou procurando dor de cabeça!
Muito interessante Chevalier..........é uma confusão esse troço......mais agora acho que entendi:
No ZJ como não tem controle eletrônico dos diferenciais, é usada a NV249 com o acoplamento viscoso e o sistema como um todo é chamado de "Quadra-Trac II". No WJ sem controle eletrônico nos diferenciais (varilock) mas com a CT NV247, o sistema também é chamado "Quadra-Trac II". Agora sim, no WJ com os diferenciais controlados eletronicamente (varilock) e ainda com a CT NV247 o sistema de tração é chamado "Quadra-Drive".
Em resumo, sua CT não tem o acoplamento viscoso e sim um tal de "Gerotor pump-applied disc clutch with low-range lock".
E tem mais, o fluído recomendado pelo manual de manutenção da NV247 não é o DexIII não, veja a imagem:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=125012&stc=1&d=1213144096
Antes de me incomodar com outra coisa eu colocaria o fluído correto.
Só fazendo mais uma colocação, a única diferença entre a 247 e a 249 é justamente o acoplamento, a casca e todo o resto é igual. Falei m... lá tras quando escrevi que o WJ tinha ct 249....sorry
Abraço
samukanvas
10/06/2008, 21:52
E na trilha? Qual deles é o melhor na pedra e na terra? Qual pneu cada um aguenta sem quebrar? Qual kit de redução tem pra cada um? Qual tamanho de radiador vai precisar pro câmbio quando eu aumentar os pneus? Qual bloqueio de diferencial irá funcionar com esse quadra-drive? :pensativo:
E na trilha? Qual deles é o melhor na pedra e na terra? Qual pneu cada um aguenta sem quebrar? Qual kit de redução tem pra cada um? Qual tamanho de radiador vai precisar pro câmbio quando eu aumentar os pneus? Qual bloqueio de diferencial irá funcionar com esse quadra-drive? :pensativo:
Eu gosto do 4x4full das 249/247:concordo:, tenho admiração pela 242 do JCSport:palmas: e há quem diga que a mais resistente e menos problemática é a 231:pensativo: que não tem 4x4full/high. O sistema quadra-drive já tem bloqueio nos diferenciais. Tem muitas informações neste link: http://www.4x4review.com/tech/tCase-spotters-guide/default.asp
Chevalier
11/06/2008, 06:44
xiiiii marquinho.... agora danô!!!! Então porque raios o manual da WJ recomenda o DEXIII para a CT da viatura? Eu não acredito que essa CT tenha sido trocada um dia.
Mas enfim, se o óleo recomendado é esse MOPAR TRANSFER CASE LUBRIFICANT P/N 05016796 como fundamenta o amigo Carllo, preciso fazer essa experiência para ver no que dá. Mas em que tipo de estabelecimento consigo encontrar esse óleo? Há muita diferença entre esse óleo e o DEXIII?
A propósito Carllo, Vc sabe onde posso encontrar na web o esquema ou diagrama desse "Gerotor pump-applied disc clutch with low-range lock" na NV247, para que eu possa entender melhor o seu funcionamento?
Outra coisa: Estou postando o novo tópico "CA assobiando na primeira marcha". Por favor se manifestem.
Chevalier
11/06/2008, 08:05
Pessoal, vejam esse link sobre CT's (bem interessante!):
http://www.wjjeeps.com/tcases.htm
xiiiii marquinho.... agora danô!!!! Então porque raios o manual da WJ recomenda o DEXIII para a CT da viatura? Eu não acredito que essa CT tenha sido trocada um dia.
Mas enfim, se o óleo recomendado é esse MOPAR TRANSFER CASE LUBRIFICANT P/N 05016796 como fundamenta o amigo Carllo, preciso fazer essa experiência para ver no que dá. Mas em que tipo de estabelecimento consigo encontrar esse óleo? Há muita diferença entre esse óleo e o DEXIII?
A propósito Carllo, Vc sabe onde posso encontrar na web o esquema ou diagrama desse "Gerotor pump-applied disc clutch with low-range lock" na NV247, para que eu possa entender melhor o seu funcionamento?
Outra coisa: Estou postando o novo tópico "CA assobiando na primeira marcha". Por favor se manifestem.
Pois é Chevalier, te falo que esse troço é uma confusão. A indicação de fluído que postei no tópico anterior é do manual de manutenção do wj2001. Se no manual do proprietário que você tem indica o DEXIII esse é o óleo correto, só não esqueça que o manual normalmente serve pra todos os modelos do mesmo ano, seja Laredo ou Limited aí também tem a indicação pra todas as CT disponíveis nos modelos. Quanto ao "MOPAR TRANSFER CASE LUBRIFICANT P/N 05016796" acho que só tem na autorizada e mesmo que custe caro não vão mais de 2 litros, a diferença entre ele e o DEX tem de pesquisar. Achei uma vista explodida da CT247/249 onde mostra todas as peças com seus códigos pra cada ano de fabricação.
samukanvas
11/06/2008, 09:20
Eu gosto do 4x4full das 249/247:concordo:, tenho admiração pela 242 do JCSport:palmas: e há quem diga que a mais resistente e menos problemática é a 231:pensativo: que não tem 4x4full/high. O sistema quadra-drive já tem bloqueio nos diferenciais. Tem muitas informações neste link: http://www.4x4review.com/tech/tCase-spotters-guide/default.asp
É meu amigo... do jeito que esse fórum tá ficando tá perdendo a graça...
Abs
Chevalier
11/06/2008, 09:38
Mas por que está perdendo a graça, Samuka?
Chevalier
11/06/2008, 12:21
Caracas... pesquisei em concessionárias Chrysler/Mercedes aquí da região e não há o tal óleo MOPAR, ou seja, eles utilizam CASTROL. Existe compatibilidade? Que outro óleo compatível poderia ser utilizado então na CT NV 247 que não o de especificação Dexrom III? Ou será que pode ser utilizado o Dexrom III com algum aditivo?
samukanvas
11/06/2008, 12:42
Mas por que está perdendo a graça, Samuka?
Antigamente tinha uma galera que via as coisas voltadas pra trilha, entende?
Se alguém perguntava sobre um diferencial ou uma ct, era voltado pra trilha. Quais vantagens teria na terra, pedra etc... E dava uma idéia de como funcionava na prática. Não "copiar colar" de alguma página que o google achou...
O que o fórum de cherokee virou foi uma grande "forma dos outros resolverem meu problema de graça sem sair de casa". 99% das pessoas que frequentam o fórum de cherokee não liga a tração, quem dirá colocar o carro na terra. Se o pessoal reparar, o símbolo do fórum é um jipinho enfiado na terra e se lerem outros tópicos, verão que por lá o pessoal faz trilha.
Pesquise e verá. 99% dos tópicos é: "Estou com problemas! Resolvam!!!" E tá chegando ao cúmulo de abrirem tópico pra perguntar preço de carro, perguntar porque o carro faz "toc toc" quando anda ou porque o carro canta pneu quando tracionado na rua. Assim não dá né? Estamos "andando pra trás" em conhecimento real e nos entupindo de dados técnicos que nem os melhores engenheiros da fábrica necessitam saber. Uma sopa de letrinhas que só serve pra poluir e "pesar" o servidor gratuito. Chamo de informação sem conteúdo.
O seu caso, na minha humilde opinião, é leitura de manual. Como em 99% dos casos desse fórum de cherokee. Respeitando o manual não tem porque dar errado. Se está errado, ou não seguiu o mesmo ou o antigo dono não seguiu.
Eu já fui proprietário de uma wj com quadra-drive. Que eu me lembre não tem bloqueio no diferencial (Não chamo um lsd de bloqueio, chamo de enfeite. Bloqueio deve bloquear 100%). O que ela fez foi copiar o sistema de freios de mão do gurgel x12 com um módulo que usa as infos dos sensores de abs pra travar a roda que está girando mais rápido. Funciona pro básico, mas pra trilha é uma bosta por vários motivos.
Ler é legal. Estimula o cérebro, atualiza, interessa por novas descobertas. Mas descobrir como as coisas funcionam fazendo trilha é bem mais legal e dá experiência pra falar como funciona ao vivo.
Um novo mundo se abre quando vc testa em diversas condições seu carro. Vc verá que faz diferença esse tipo de teste em relação ao "teste google".
Como nesse fórum ou em americanos, canadenses, australianos etc... a maioria das infos é equivocada justamente por conta do copia e cola.
Essa é apenas minha opinião. Estou sempre na luta para que as pessoas coloquem seus carros na trilha e curtam o piso que ele se sente melhor. Depois venham aqui, coloquem fotos e falem o que o carro tem de bom e ruim.
Grd Abç
Galera, me perdoem os DEX, NV's NP's, TC's e tudo o mais, eu havia entendido errado o espírito do forum, principalmente porque uso meu JEEP somente em trilhas leves e estradas de terra e procuro resolver os problemas lendo o forum, os manuais e uso bastante o google. Não tenho nenhuma experiência em trilhas pesadas, locks100%, body lifts, etc. o que admiro muito. No máximo vou colocar uns espaçadores pra levantar um pouco, quem sabe uns pneus mais OFF quando os atuais se forem...
T+
Chevalier
11/06/2008, 16:56
Prezado Samukanvas (com o devido respeito por não saber exatamente seu nome, afinal trata-se de um “ancestral” com 95 anos),
O que eu tenho a lhe dizer é que com essa sua manifestação Vc foi extremamente indelicado e deselegante.
Está certo que Vc é uma pessoa muito experiente em aventuras fora de estrada, e pelo que entendí essa é sua maior paixão... e que pelo jeito não tem a mínima paciência (coisa de idosos!) para tratar com iniciantes que, um dia, também querem chegar lá. Afinal, quem investe num 4x4 não o faz por mero capricho, mas sim porque tem de fato o interesse por esse tipo de aventura.
Mas nenhum iniciante (principalmente os acostumados a Civic, Pálio, Santana ou coisas do gênero, e à estradas asfaltadas), em sã consciência, vai se aventurar por uma trilha sem que antes tenha vestido totalmente sua viatura conhecendo-a em seus mínimos detalhes, principalmente detalhes técnicos. Sim, porque Vc precisa vestir e conhecer de fato a sua viatura para adquirir a confiança necessária e assim poder colocá-la na trilha sabendo dos recursos que tem à mão. E depois de conhecer tecnicamente a viatura ainda precisará de fartas lições e dicas sobre como pilotar na trilha, o que será muito mais custoso de assimilar.
Para Vc isso tudo que estamos discutindo no Fórum certamente não é novidade. Para nós, entretanto, é uma excelente forma de trocar experiências e conhecimentos sobre os instrumentos com os quais queremos nos divertir em trilhas, e não necessariamente economizar com mecânicos (afinal quem gosta de ser enganado?). E sem o fórum, e o indispensável apoio de Vcs “mais velhos”, não conseguiríamos ganhar a confiança necessária para finalmente subir até estágios avançados como o seu, a ponto de esquecermos problemas das viaturas para discutirmos incidentes das aventuras. Primeiro precisamos “arredondar” as viaturas para depois, inicialmente nas oportunidades que aparecerem, partir finalmente para as trilhas... o que deve ser “adrenalina pura”.
Certamente chegaremos lá um dia e seremos tão autosuficientes como Vc, com a sua ajuda ou sem ela. Confesso que fiquei absolutamente chocado com a sua postura que, diga-se de passagem, foi até grosseira e desrespeitosa. E não venha querer me dizer que nunca passou por essa fase de precisar da ajuda de outros. Pode até ser que Vc tenha identificado os problemas quando fazia trilhas, mas nós já queremos identificá-los agora. É só uma questão de ponto de vista.
Enfim, essa não foi sua primeira manifestação malcriada comigo. Então pelo que se percebe, esse é mesmo o "jeitão bruto", despachado, desagradável e pouco polido do velho Samukanvas.
samukanvas
11/06/2008, 18:46
A verdade é uma merda, né? Eu prefiro continuar nesse estilo deselegante (pra VC) do que me juntar aos que ficam satisfeitos com qualquer coisa, aqueles que são do time dos que se repetem e se copiam, dos que são preguiçosos.
Eu, antes de postar qualquer tópico, pesquiso muito. Encontro várias respostas buscando no meu carro sem entender nada do assunto. Compro ferramentas e meto a mão na massa. Só quem quer aprender, aprende. Com vontade se chega lá e pelo jeito, pra VC chegar lá vai precisar de muita ajuda, porque a vontade lhe falta. Até agora nao demonstrou a que veio.
O Fórum é gratuito. Somente o é porque um jipeiro fanático o criou. O criou pq gosta de trilhas. Se gosta de trilhas e criou o Fórum, qual seria a função do mesmo senão trilhas? Para poluir existem outros fóruns que tentaram copiar esse e não foram bem. Pode procurar, ou melhor, eles te acharão por meio de MP. Já já juntarão um time de repetidores e copiadores e criarão um fórum cheio de conteúdo vazio.
Fico chocado eu, que sou obrigado a conviver com essas frescuras de quem parece ter sido criado pela nobreza. Jipeiro é o oposto disso e os melhores mecânicos de jipe são geralmente os mais sujos e que fazem mais trilha. Vai decorando isso... Quando ver algum mecânico falando palavrão ou cuspindo no chão, não se vá. Ele pode ser sua salvação. Isso serve pra qualquer "doutô" que entrar aqui e pensar que deve ser tratado "bonito". Da minha parte não lerá falsidades. Escrevo o que penso, mesmo que seja apenas minhas defecadas cerebrais.
Eu expert? De onde tirou isso? Todos os dias eu tenho a humildade de aprender mesmo quando me dão esporro. Quem acha que está acima disso é porque não tem a humildade de aprender quando erra, então desça do pedestal pq ninguém vai aplaudi-lo sem mostrar serviço. Eu retiro sempre as melhores partes, mesmo que seja xingamento e pode estar certo que as tirei do seu post malcriado. Não seja presunçoso de achar que ganhará alguma coisa citando assuntos "batidos". Traga algo novo, que faça diferença e será tratado de igual. Eleve o nível (seu e do fórum) e será tratado como igual. Desça o nível e ature os chatos.
Segundas, terceiras, quartas, ducentésimas serão as vezes que entrarei pra tentar elevar o nível. Ao meu ver somente assim o nível aumenta. Largar isso solto é voltar a ser macaco. Estarão perguntando se é necessário colocar óleo no motor em poucos dias... Então o mal se faz necessário. É assim nesse fórum, acostume-se e vá criando sua "casca" protetora evitando falar besteira. Quanto maior a mesma, menor a tolerância.
Dito isto, acredito que fui muito educado as duas vezes que lhe enviei respostas. A próxima será no estilo jipeiro. Assim já começa a entrar no clima.
Sem abraços dessa vez.
samukanvas
11/06/2008, 18:49
Não tenho nenhuma experiência em trilhas pesadas, locks100%, body lifts, etc. o que admiro muito. No máximo vou colocar uns espaçadores pra levantar um pouco, quem sabe uns pneus mais OFF quando os atuais se forem...
T+
O que vc quer saber sobre isso?
Se eu puder te ajudar a chegar no que quiser, estarei disposto a te indicar sites que compro, melhores kits pra montar em casa, o que fiz e deu errado, dirigibilidade com o carro mais alto etc...
Não estou falando de cortar o carro todo e colocar pneus 40" e sim chegar na altura que quiser, com pneu que desejar e ter desempenho máximo fora da estrada gastando o mínimo.
Já tá bem mais interessante!!!!
Abs
...............:pensativo:
O que vc quer saber sobre isso?
Se eu puder te ajudar a chegar no que quiser, estarei disposto a te indicar sites que compro, melhores kits pra montar em casa, o que fiz e deu errado, dirigibilidade com o carro mais alto etc...
Não estou falando de cortar o carro todo e colocar pneus 40" e sim chegar na altura que quiser, com pneu que desejar e ter desempenho máximo fora da estrada gastando o mínimo.
Já tá bem mais interessante!!!!
Abs
Tá certo, vou procurar uns tópicos sobre o assunto, se tiver alguma dúvida do um grito.
T+
Pois é ancestral Samukanvas...
Tempos modernos estes, onde é só ter estepe na tampa traseira pra ser jipeiro...
samukanvas
12/06/2008, 15:54
Pois é ancestral Samukanvas...
Tempos modernos estes, onde é só ter estepe na tampa traseira pra ser jipeiro...
É tudo culpa da ford...:rolleyes:
Se a ecosport custasse 30 conto, não teria esse tipo de problemas no fórum.
bejunda
Sergio Rocha
13/06/2008, 13:22
É tudo culpa da ford...:rolleyes:
Se a ecosport custasse 30 conto, não teria esse tipo de problemas no fórum.
bejunda
gente sem noção tem em todos os lugares.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=628248#post628248
[]'
Carlo preciso trocar o oleo da caixa de transferencia da minha WJ 4.7 qual é o similar ao mopar especificado.
Agradeço se me ajudar.
Carllo preciso trocar o oleo da caixa de transferencia (NV 247) da minha WJ 99 4.7 qual é o oleo equivalente ao mopar recomendado? Agradeço antecipadamente a ajuda.
Já rodei 120000km e segundo o manual tecnico de fabrica que comprei no ebay devo trocar este oleo.
Mirim sempre comete gafes, desculpem a repetição do apelo, gostaria de intervir na discussão entre mecanica e trilhas quero dizer que preciso muito da opinião e conselhos dos dois tenho 54 anos mas diariamente necessito aprender bastante sobre mecanica para continuar desfrutando e evitando gastos absurdos nos meus adoraveis V-8 alem da WJ faço minhas trilhas em uma DODGE RAM 4X4 5.9 que pode ser vista no dodgetruckworld.com membro brazilvrod neste forum recebi ajuda sem restrições inclusive da holanda para resolver minhas broncas da dodge portanto humildemente peço que preservem todos os mais humildes apelos de socorro de todos os niveis de problemas dos nossos maravilhosos 4x4.
viva a paz.
obrigado
Carllo preciso trocar o oleo da caixa de transferencia (NV 247) da minha WJ 99 4.7 qual é o oleo equivalente ao mopar recomendado? Agradeço antecipadamente a ajuda.
Já rodei 120000km e segundo o manual tecnico de fabrica que comprei no ebay devo trocar este oleo.
Caro Magela, pela pouca quantidade de fluido utilizado na caixa de transferência, pouco mais de 1 litro, pelo provável alto custo de recuperação/substituição do acoplamento desta TC, sugiro que voce utilize o fluído recomendado no manual.
T+
Guilherme A. Araújo
22/11/2010, 21:30
Como ter certeza se é uma quadra drive ou quadra trac??
Este fim de semana fui testar se tinha bloqueio a WJ 2004, e pra minha surpresa, do jeito que deixei nao fincionou bloqueio, se é que tem...
Ela apenas trabalhava em X...
Segue as fotos para verem..
A nao ser que pela posiçao da roda traseira muito pra dentro, o controle eletronico nao funcionou devido a isso, pois qdo arranquei com tudo na areia, deu pra ver que as rodas traseiras puxaram por igual antes das dianteiras entrarem totalmente em açao...
Cesio137
03/12/2010, 09:45
Pessoal, só tirando uma duvida que nao encontrei nas mensagens anteriores: o acoplamento da tração dianteira da CT 247 é viscoso ou atraves de alugum atuador eletrico? ela parece nao ter espaço para um AV, é bem pequena.
Cesio137
03/12/2010, 10:26
É que eu fui fazer umas brincadeiras aqui em casa com ela e percebi que a tração dianteira so entra em funcionamento quando se coloca em 4x4lo.
Mas a quadra-trac II deveria acionar a tração dianteira quando a traseira perdesse tração. Não é isso?!?
Cesio137
03/12/2010, 11:00
Ou sera que funciona tipo um LSD que nao transfere o torque todo?
Cesio137
05/12/2010, 21:26
Já foi resolvido!!!
Guilherme A. Araújo
06/12/2010, 23:14
Já foi resolvido!!!
E o que era??
Posta pra gente e para os futuros que irao consultar o site/topico.
Lembrando que mesmo que achemos a soluçao sem ter que algum membro faça o milagre, é bom sempre postar o que aconteceu, o que estava causando, como foi resolvido, o pq que deu aki, enfim, o maximo de informaçoes possiveis sobvre o assunto...
Gente, o forum é pra compartilhar informaçoes e nao para achar um milagre.
Muitos buscam no forum um abençoado que lhe ensine a resolver o preblema, e qdo nao consegue, ficam chateados, falando que ningeum no forum compratilha, ou fala alguma coisa.
entao, qdo soubeerem de algo, conseguirem resolver, etc, por favor, vamos postar, e deixar que futuramente outras pessoas possa vir a consultar determinados problemas, para que nao caim nas maos de picaretas que fingem que sabem e se estrepem, sendo que temos um monte de pessoas bem infomradas que podem falar sobre muitos assuntos...
Manda pra gente aí a soluçao do problema, tbm to curioso em saber!!
Abraço e boa semana!
Cesio137
07/12/2010, 09:44
Lembrando que não pedi nenhuma solução, muito menos um milagre. Só fiz uma pergunta sobre o funcionamento do quadra-trac II que qualquer retardado dono de uma WJ sabe responder.....
A solução foi tão esdruxula que achei que nao valeria a pena postar:
A CT não tinha uma gota de oleo.... eu andei 1000km assim, fora o que o antigo dono andou sem saber.... foi so colocar o oleo e voltou tudo ao normal, agora vamos esperar e ver se nao destruiu nada.... por enquanto ta tudo direito!!!
Tenho outra duvida, ninguem vai responder mesmo, mas vou tentar!!!
Abrindo o dif traseiro tem como saber se tem bloqueio?!? pelo desenho do manual de serviço é um dana44, mas nao tem nenhuma informação conclusiva nas plaquetas de identificação. o oleo ta com limalha e nao sei se coloco oleo pra LSD ou normal!
testando como manda o MS, ele nao apresenta resitencia ao movimento. pode ser que os discos tenham ido pro saco?
abraço,
Guilherme A. Araújo
07/12/2010, 15:40
Lembrando que não pedi nenhuma solução, muito menos um milagre. Só fiz uma pergunta sobre o funcionamento do quadra-trac II que qualquer retardado dono de uma WJ sabe responder.....
A solução foi tão esdruxula que achei que nao valeria a pena postar:
A CT não tinha uma gota de oleo.... eu andei 1000km assim, fora o que o antigo dono andou sem saber.... foi so colocar o oleo e voltou tudo ao normal, agora vamos esperar e ver se nao destruiu nada.... por enquanto ta tudo direito!!!
Tenho outra duvida, ninguem vai responder mesmo, mas vou tentar!!!
Abrindo o dif traseiro tem como saber se tem bloqueio?!? pelo desenho do manual de serviço é um dana44, mas nao tem nenhuma informação conclusiva nas plaquetas de identificação. o oleo ta com limalha e nao sei se coloco oleo pra LSD ou normal!
testando como manda o MS, ele nao apresenta resitencia ao movimento. pode ser que os discos tenham ido pro saco?
abraço,
Nao quis dizer que vc pediu um milagre, mas tem muita gente aki q faz assim, apenas falei de um todo pra nao ter essa coisa de nao saber o pq disso ou dakilo.
Cara, que sorte nao ter estragado nada hein?? nao tá nem roncando a CT???
Bom os dif que nao sao blocantes, ao tirar a tampa vc vai ver apenas coroa e pinhao e as planetarias.
Os que for blocante com LSD, tem os dicos dentro da caixa satelite, entao é facil identificar ao abrir a tampa.
Tem umas imagens no google tbm que podem dar um auxilio na identificaçao.
Abraço
Cesio137
07/12/2010, 17:52
Valeu Guilherme,
Não percebi nenhum ronco, mas ainda estou rezando!!!
vou abrir o dif. e ver como esta, e posto os resultados!!!
Abraço,
h76custom
29/01/2015, 10:13
Está meio antigo este post, mas temos uma opção aqui no Brasil para as caixas de transferência das WJ. É o Mobilfluid 424.
É um fluído para tratores com freio úmido, portanto possui todos os aditivos necessários modificadores de atrito.
Está meio antigo este post, mas temos uma opção aqui no Brasil para as caixas de transferência das WJ. É o Mobilfluid 424.
É um fluído para tratores com freio úmido, portanto possui todos os aditivos necessários modificadores de atrito.
No final das contas, qual óleo para a CT e para os diferenciais podem ser usados na WJ com NV247? Estou com um "ronco" tipo um arranhado quando acelero e quando freio, a partir dos 30Km/h mais ou menos, se tiro o pé e deixo na inercia o barulho some. Ele começou do nada. Já troquei as coifas do semi eixo lado Caixa que estava ruim e a da roda, mas o barulho continua. Agora quero partir para os oleos antes que qualquer coisa, ou rolamentos do diferencial. Alguem tem alguma ideia do que fazer? Será que devo leavantar o carro e tentar acelerar com ele no alto pra tentar ouvir de onde está vindo? Pelo barulho que ouço parece vir da frente embaixo do carro.
Agradeço a ajuda.
Falcon-MG
26/12/2015, 15:20
No final das contas, qual óleo para a CT e para os diferenciais podem ser usados na WJ com NV247? Estou com um "ronco" tipo um arranhado quando acelero e quando freio, a partir dos 30Km/h mais ou menos, se tiro o pé e deixo na inercia o barulho some. Ele começou do nada. Já troquei as coifas do semi eixo lado Caixa que estava ruim e a da roda, mas o barulho continua. Agora quero partir para os oleos antes que qualquer coisa, ou rolamentos do diferencial. Alguem tem alguma ideia do que fazer? Será que devo leavantar o carro e tentar acelerar com ele no alto pra tentar ouvir de onde está vindo? Pelo barulho que ouço parece vir da frente embaixo do carro.
Agradeço a ajuda.
A sua é quadra-drive?
A sua é quadra-drive?
É Quadra-Trac II On Demand 4WD System. Encontrei esse post num site gringo. To vendo que essa NV247 é bem cheia de vontades. Encontrei essa tabela de equivalencia tambem do Mobilfluid 424, será que da certo?
Falcon-MG
31/12/2015, 12:04
É Quadra-Trac II On Demand 4WD System. Encontrei esse post num site gringo. To vendo que essa NV247 é bem cheia de vontades. Encontrei essa tabela de equivalencia tambem do Mobilfluid 424, será que da certo?
Se você não for usar o da mopar pode colocar o mobilfluid 424 que é compatível, total de 1600ml.
Para os diferenciais use o 75w140 sintético e aditivo limitador de deslizamento (LS) no traseiro.
Frontal - 1200ml (quadra trac e se for quadra drive tem que ter o aditivo LS)
Traseiro - 1800ml + 120ml aditivo LS
Tem alguns que já vem com o LS como o da motul, então tem que ter atenção no seu caso que é quadra trac pois só tem LS na traseira, dá uma olhada na jeepbr e fala com o Roberto.
Se você não for usar o da mopar pode colocar o mobilfluid 424 que é compatível, total de 1600ml.
Para os diferenciais use o 75w140 sintético e aditivo limitador de deslizamento (LS) no traseiro.
Frontal - 1200ml (quadra trac e se for quadra drive tem que ter o aditivo LS)
Traseiro - 1800ml + 120ml aditivo LS
Tem alguns que já vem com o LS como o da motul, então tem que ter atenção no seu caso que é quadra trac pois só tem LS na traseira, dá uma olhada na jeepbr e fala com o Roberto.
Blz Falcon, vlw mesmo, vou começar a ver isso. Tentei encontrar esse MOPAR mas só acho lá fora.
Falcon-MG
31/12/2015, 13:15
Blz Falcon, vlw mesmo, vou começar a ver isso. Tentei encontrar esse MOPAR mas só acho lá fora.
Fluidos é óleos mopar só se for estoque antigo, a receita federal proibiu inclusive a própria fábrica de importar, país que um monte de gente com merda na cabeça.
Fluidos é óleos mopar só se for estoque antigo, a receita federal proibiu inclusive a própria fábrica de importar, país que um monte de gente com merda na cabeça.
Será que tem problema colocar um desses equivalentes caso não encontre o MOBIL? Parece que são todos para trator com freio umido.
Facon, a respeito desse barulho que relatei, voce acha que pdoe ser isso (oleo da CT)? Algum lugar para indicar onde eu possa ver preço de rolamentos do diferencial, caso seja o problema?
Falcon-MG
31/12/2015, 15:00
Será que tem problema colocar um desses equivalentes caso não encontre o MOBIL? Parece que são todos para trator com freio umido.
Facon, a respeito desse barulho que relatei, voce acha que pdoe ser isso (oleo da CT)? Algum lugar para indicar onde eu possa ver preço de rolamentos do diferencial, caso seja o problema?
Então, o ideal é que realmente fosse o mopar para caixa nv247, o mobil 424 é o que eu ví até hoje sendo indicado como substituto, e eu não arriscaria colocar outro, mesmo assim com receio pois esse é complicado mesmo.
Nessa velocidade de 30km é difícil rolamento roncar, tá mais para diferenciais ou até mesmo a ct, o lubrificante errado poderia provocar vários problemas, inclusive esse que está acontecendo na sua wj.
Tentou verificar com o carro no elevador e alguém embaixo observar o funcionamento? se fizer algum ruido anormal fica mais fácil de detectar o local exato, Rapaz, tome muito cuidado com os cardãs, ok!?
Então, o ideal é que realmente fosse o mopar para caixa nv247, o mobil 424 é o que eu ví até hoje sendo indicado como substituto, e eu não arriscaria colocar outro, mesmo assim com receio pois esse é complicado mesmo.
Nessa velocidade de 30km é difícil rolamento roncar, tá mais para diferenciais ou até mesmo a ct, o lubrificante errado poderia provocar vários problemas, inclusive esse que está acontecendo na sua wj.
Tentou verificar com o carro no elevador e alguém embaixo observar o funcionamento? se fizer algum ruido anormal fica mais fácil de detectar o local exato, Rapaz, tome muito cuidado com os cardãs, ok!?
Estava pensando em levantar e tentar ouvir de mais perto mesmo, porque é muito dificil saber de dentro do carro. Blz. Muito obrigado pelas dicas.
Quanto ao "ronco" por acaso achou o que teria ocorrido? Conseguiu diagnosticar? Estou com esse mesmo problema com uma WJ 2.7 CRD. Abraços
Quanto ao "ronco" por acaso achou o que teria ocorrido? Conseguiu diagnosticar? Estou com esse mesmo problema com uma WJ 2.7 CRD. Abraços
Grande problema quando se compra uma WJ usada....Maioria dos mecanicos são uns ZERETAS no respeito as cherokas....
Erro comum, que destroi a transferencia é colocar o fluido errado. Nas WJ QT2, so o fluido Mopar. Se rodou com outro, esquece, vende o carro que é melhor. (ou arruma uma caixa nova, pois as usadas de ferro velho provavelmente usaram fluido errado)....Hoje está cada vez mais raro achar uma WJ que tenha toda manutenção correta e em dia....Ninguem vai importar ou pagar $$$$$ num fluido desses. Acho q não seria nem pelo valor, mais pela falta de informação tambem.
Outro é a direção hidraulica...só existe 1 fluido compativel aqui no BR e custa 200 o litro.
Tenho uma WJ e todo historico de manutenção desde zero KM. Não é simples manter, mas nunca terá dor de cabeça dessa forma.
diespindola76
13/10/2019, 20:23
Grande problema quando se compra uma WJ usada....Maioria dos mecanicos são uns ZERETAS no respeito as cherokas....
Erro comum, que destroi a transferencia é colocar o fluido errado. Nas WJ QT2, so o fluido Mopar. Se rodou com outro, esquece, vende o carro que é melhor. (ou arruma uma caixa nova, pois as usadas de ferro velho provavelmente usaram fluido errado)....Hoje está cada vez mais raro achar uma WJ que tenha toda manutenção correta e em dia....Ninguem vai importar ou pagar $$$$$ num fluido desses. Acho q não seria nem pelo valor, mais pela falta de informação tambem.
Outro é a direção hidraulica...só existe 1 fluido compativel aqui no BR e custa 200 o litro.
Tenho uma WJ e todo historico de manutenção desde zero KM. Não é simples manter, mas nunca terá dor de cabeça dessa forma.
Realmente.. os fluídos são difíceis de conseguir .. Estou com um problema em Minha GC WJ 2000, que pode ter ocorrido devido a uso de fluido errado na TC (ainda não foi constatado)... ela não traciona as rodas dianteiras, nem em Hi (all Time) nem Lo... durante a semana iremos inspecionar a TC pra ver como está a corrente/correia e estando ok, abriremos pra ver o que poderemos fazer.
Marco Vp
03/10/2022, 16:14
Srs tenho uma Zj v8 97, vou trocar o fluido da CT , ia importar o Mopar 5016796AC porém ficou inviável, quem quiser procurem no google(não sei anexar aqui) um relato de um dono de Cherokee (caixa Nv 245), em contato com o Sac Jeep, através do RECLAME AQUI, procurem por " Fluido Tcase NV 245 247 249" e parece que ele achou alguns fluídos equivalentes, como UNITRACTOR da Lubrax e UNITRAC da Valvoline, esses em 20 litros e o PETRONAS ARBOR MTF 10W30 em 4 litros. Enfim não sei se procede a informação dele, fiz algumas pesquisas em fóruns gringos e tem relatos de utilização dessas opções. Não sei sd procede, mas ele pareceu bem certo nas suas afirmações. Comprei o PETRONAS ARBOR no ML e vou utilizá-lo, quando trocar volto aqui e posto o resultado.