Conectar

Ver Versão Completa : Minhas modificaçoes na suspensão / hilux 95

Rabello
07/06/2008, 12:32
Olá a todos ! :)
SOu novo no fórum, mais há algum tempo venho lendo os posts aqui! Realmente é uma cervo muito bom de informaçoes off road em geral! Parabeins a todos... Mais o meu "problema" é o seguinte :
COmprei uma hiliux 95 japonesa faz uns 8 meses ( em otimo estado de conservaçao) e fiz algumas mudanças nela. Primeiramente queria modificar a altura colocando pneus maiores, entao fiz o seguinte : Coloquei pneus 35" da Kumho, coloquei mais uma mola nos feiches dianteiros e rabati eles, para que ficassem mais invergados. COm isso, os amortecedores originais nao tiveram altura suficiente, obviamente, entao meu "moleiro" me deu uma idéiam,que por sinal foi bem de girico, mais como eu nao queria gastar muito nela a principio e tava afim soh da estética da bicha, topei. Ele mandou fazer no torno um alongador do cursor da suspensão ( nao sei se sao esses os nomes tecnicos hehe). ou seja. o ferrinhu que entra e sae da suspensao foi adaptado com um maior, por meio de rosca. Assim acrescentou em torno de uns 15cm só nesse amortecedor, mais as molas entao ficou uma boa altura nela. Foi uma coisa bem casera, tosca mesmo, mais sei la, nao ficou muito ruim nao, esteticamente ficou meio feio, mas providenciei umas sanfonas de moto para tapar o vazio. Outro detalhe importante, o bracinhu da direçao quando estercia tudo para um lado pegava no grampo das molas, entao foi esqeuntado e "entortado" levemente. Surpreendentemente, a dirigibilidade dela está otima, nunca foi feito geometria ( ainda nao deu tempo). Queria opnioes do pessoal entendido do asunto ae...
Brigadaao!!!:concordo:

praiasecacustom4x4
07/06/2008, 12:49
finalmente
um outro "maluco como eu" che mecheu na hilux
eu mudei as lamina do feixos,coloquei de comprimento maior,construi o suporte do jumelo novos,mais por atras.consegui a levantar ela de 5 polegada e dar curso.construi um suporte do amortecedor dianteiro novo,mais alto.
que che vs fes de colocar um alongador de amortecedor acho muito perigoso,primeira pohada braba que vc pega e a mola va em compeçao maxima ou estoura o amortecedor ou entorta eli.
manda uma foto com as 35,eu estou na duvida se colocar 33 ou 35.
hoje acabei de instalar o guingho e estou montando paralama alargados em fibra com snorkel embutido.

Rabello
07/06/2008, 16:22
Entao.. praiaseca! Algumas perguntas pra vc... Se poderes me ajudar eu agradeceria muito!
Como fazer a mudança no suporte do amortecedor ? Como seria essa peça?
Gostaria de informaçoes sobre seus paralamas alargados e sobre o seu snorkel tb, visto que os que eu achei na internet pra hilux sao meio feios.
A foto estou achando uma boa aqui, ja ja posto!

valeeuu!!!!!

praiasecacustom4x4
07/06/2008, 20:43
construi novo suporte do jumelo dianteiro e soldei no chassi 15 cm para atras do originais,assim deu para colocar um feixo bem mais comprido.desloquei de 1,5 cm o eixo para atras assim da ficar com maior espaço na parte dianteira.
vou a colocar roda 10x15 ,pode ser com bead-lock,precisava de alargadores de paralama,decidi de construir paralama completamente novos em fibra e no ldo do motorista o paralama faz da estrutura para o snorkel.
na parte traseira vou alargar a casamba com chapa

Guiga Tostes
08/06/2008, 09:49
Praia,

posta fotos do andamento do seu trabalho para acompanharmos...estou bastante curioso!!

Abrs

praiasecacustom4x4
08/06/2008, 21:01
tenho foto,estau muito "pesadas"
vou fazer outras e vou postar

Guiga Tostes
08/06/2008, 22:37
Valeu!! Aguardo!!

Abrs curiosos

Rabello
08/06/2008, 22:57
Estao ae entao.. duas fotinhos do Bola de NEve! 8-)
Na foto da areia da pra ver bem a gambiarra feita no amortecedor!
QUe por falar nisso, fui botar as sanfonas nele hoje, nao consegui dar o aperto denovo, ficou frouxo e fazendo barulho :x
BLz entao!!!!

HIlux 95, 2.8 T 35" - Bola de neve !!!

praiasecacustom4x4
09/06/2008, 07:47
ficou lindo com as 35,enquanto a rodar na rua a quinta marcha aguenta ou fica muito alongada?

curiosidade,vc tava atolado? o scenic consegui a livrar vs?

elmestizo
09/06/2008, 11:16
Ops...

Essa hilux era do Fismann? Se for.. a explicação para aguentar os 35 chama-se Raschmotoren...

abrass

Rabello
09/06/2008, 12:06
NAo era do fisman nao! Nem conheço ele! :roll:
Sobre a quinta marcha posso te ajudar pouco, primeiro pq sou praticamente leigo em off road, segundo pq as pocuas vezes qeu guelei ele na BR nao passei de 100, mais motor e potencia tem! Nao sinto ele perde força nao! Ultrapasso caminhoes de quinta na boa a 80km.
E sobre o episódio da areia, fui desatolar meu colega ( scenic) e acabei atolando as rodas traseiras do Bola de NEve! Atolei acho que por falta de experiencia na areia, pq realmente em areia fofa é mt difcil conseguir traçao .

Elmer_Jeep
09/06/2008, 12:35
Já vi essa gambi de prolongador na haste do amortecedor, um amigo meu levantou um vitara e no kit veio esses adaptadores, rodou uns dias e um deles espanou a rosca, o amortecedor saiu esfregando no asfalto...

Apesar dos pesares, tá bonita pra caramba sua viatura.

[]'s

praiasecacustom4x4
10/06/2008, 20:53
amanha vou fazer foto mais leve da minha "perereca" e vou postar.
ate hoje e Under Constrution ma da para ter uma ideia

Rabello
23/06/2008, 00:32
Ok pessoal!! Ocorreu o ja previsto por um colega ae, a haste gambiarra do meu amortecedor quebrou e o amortecedor também foi pro pal. :-(
Como a montagem foi pura estétca, neste final de semana nao guentou o tranco na praia,logo está na hora de falar mais serio.:twisted: Aqui na primeira pagina tem as fotos da camionete ( Bola de neve)

Primeiro: uso penus 35', posso manter todo o sistema original dela de direçao? Guenta ou nao guenta?

Segundo : Jumelos articulados ? DEvo ? Dará mais macieza? maior curso e amplitude? uso na traseira tb?

Terceiro : Qual amortecedor indicado neste caso ?
Obs: a haste do amortecedor tinha 14cm, mais os feiches de molas envergados e reforçados com uma mola extra.

abraços!

Hilux 95/ 2.8D T 35' -Bola de Neve

praiasecacustom4x4
23/06/2008, 07:25
ola Rabello,a mecanica guenta,pode colocar jumelos articulado.eles nao da maciez so curso.para fazer um trabalho serio tem da construir un supporte do amortecedor novo e fixar no chassi.esta impossivel sem medir curso,distancia do battente que amortecedor daria pra colocar.
estou postando as foto da minha

praiasecacustom4x4
23/06/2008, 07:30
no falta boa vontade,so falta tempo,
alguma foto da "Perereca crawler"

Rabello
23/06/2008, 11:30
Obrigado pela atenção ae praiaseca... =8 )
Fui no meu mecanico hoje, e como o $ nao é suficiente, vou ter que esperar mais um pouco pra comprar uns amortecedores nervosos... la na oficina ele tinha 2 amortecedores de Band, maiores e com o curso maior, pergunto : Seria uma boa ideia adapta eles POR ENQUANTO ? Visto que no max daqui uns 2 meses encomendarei uns rancho da vida...
o praia, seu amortecedor ali é original da hilux ? O motivo de vc ter feito aquela adaptaçao no chassis seria pra diminuir o curso que o amortecedor faria? Pq nao usar no lugar original ?
Ultima : onde consigo jumelos articulados, aqui onde moro nao tem..
abraço

praiasecacustom4x4
23/06/2008, 18:07
eu modifiquei o suporte do jumelo ara colocar um feixo de comprimento maior,assim da mais cuso a suspençao.vou a fazer um suporte novo da soldar no chassi,mais alto assim da permitir colocar um amortecedor mais longo.nao saberia te dizer se da ou nao o amortecedor da band,seria de ver com a tua mola ,tenho medo que todo fechado eli poderia estourar.para ou rticulado nao te saberia te dizer,estavo em contato com um meu amigo que produziva ,agora esta no esterior e parou.precisavo eu tambem de 4.estou procurando

EduardoToyota
23/06/2008, 22:11
Grande amigo Rabello.

Sugiro desistir de tudo que já fez na sua pickup. Tenho uma identica a sua, 95 CD 4x4 diesel, coloquei pneus BFG 33" e rodas mangels 15x10", minha suspensão é original, apenas coloquei amortecedores com um diametro maior, para aumentar a força exigida pelo conjunto todo. Para levantar sua pickup basta fazer um "body lift" ou seja, erguer apenas a lata, colocando calços de nylon entre o chassi e a carroceria, deixando assim a suspensao original, e tirando os para lamas do meio do caminho para os pneuzões. Segue foto da minha bicha erguida, ergui cerca de 10 cm apenas com o Body lift, eu mesmo fiz em casa, o pneu nao raspa em lugar algum e gastei em torno de R$ 300 para fazer, além de ficar super estável na estrada. Faz cerca de 2 anos que ergui e nunca gastei 1 centavo a mais, pois nunca quebrnadaou. Basta fazer a coisa certa com muita pesquisa que nao vai se arrepender. Procure no fórum mais páginas sobre Body lift que tem muita coisa interessante.
Qualquer dúvida só perguntar!

tenho vários vídeos da minha monsta no youtube, segue um deles.
http://www.youtube.com/watch?v=YYyZsiw_Tf4
http://www.youtube.com/watch?v=cZmkzQitAfs&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=DFNEk37zZio&feature=related

Um abraço,

praiasecacustom4x4
23/06/2008, 22:14
ola Edu nao consegui a ver as foto da tuaHilux,manda o link

curiosidade braba

EduardoToyota
23/06/2008, 22:29
Amigos!

segue fotos da toyota

EduardoToyota
23/06/2008, 22:36
e aí amigo, conseguiste visualisar as fotos e vídeos??
aposto q tá te divertindo com os vídeos!
abraço

praiasecacustom4x4
23/06/2008, 22:47
teve um um bom coragem o car da saveiro chegar ate la.
te falta so om bom lameiro

Rabello
24/06/2008, 00:15
Essa hilux puchando o onibus é tua!? aushuas... eu ja tinha esse videio add no meu orkut! MT bom mesmo, levanta a moral da hilux la em cima! =8 )
Entao, a dirigibilidade dela no asfalto fico bom com os Body lift? mts me falaram que como ela fica mais alta pela carroceria, o centro de massa dela sobe, como se fosse um mercedes classe A da vida, ta ligado? E como assim tu fez em casa? è simples assim o proceso? os body lift se manda fazer no torno?
Desculpa tantas perguntas, é que sou curioso e um pouco leigo ainda, se desse pra postar uma foto onde vai os calços certinhu eu agradeceria!!!! =8 )

abraço e valeu ae Eduardo!

Alexandre X
24/06/2008, 00:59
Primeiro: uso penus 35', posso manter todo o sistema original dela de direçao? Guenta ou nao guenta?

Guenta mas eu colocaria uma direção hydro-assist.

Segundo : Jumelos articulados ? DEvo ? Dará mais macieza? maior curso e amplitude? uso na traseira tb?

Jumelo Articulado não traz maciez.
A receita para articular é simples: molas bem longas, reposicionar os suportes e amortecedores de curso longo.
Como a hilux tem um entre-eixos daria para arriscar um shackle-reverse (ponto fixo dianteiro e jumelo no ponto anterior)

Terceiro : Qual amortecedor indicado neste caso ?
Obs: a haste do amortecedor tinha 14cm, mais os feiches de molas envergados e reforçados com uma mola extra.

Primeiro monte a suspensão, coloque a Hilux na rampa e tire as medida do amortecedor, só depois vá as compras.

Mas definitivamente molas longas é o segredo da articulação.
Olha a bosta que fiz no meu Samurai e olha uma Hilux com molas longas e shackle-reverse.

praiasecacustom4x4
24/06/2008, 07:33
ola Alexandre,nao da pra fazer o Shackle reverse na hilux,da problema com a barra antiswap.so reposicionar o suporte do jumelo original mas por atras.eu cooquei as molas mestre 15 cm mais comprida.nao consegui ainda a fazer teste aprofondidos,fiz so o basicos,nao estou muito lonje da a hiluz da foto.estou vendo de melhorar inda a susp dianteira furando a caixa dos paralama e levantando mais o suporte ligando eli com uma barra regulavel transversal

Vinicius4x4
24/06/2008, 10:22
Rabello.......
Muito linda a sua PkP........ ficou D+ com os 35..., mas na minha humilde opinião, acho melhor vc fazer um BL como o Eduardo citou anteriormente, pois sua PKp, ficaria com a suspensão totalmente original, evitando assim, possiveis problemas mecânicos e o pior, com a Policia e afins.

Eduardo.....

sua hilux é Turbo?
como ela se comporta aqui em Caxias do Sul( mtos morros) com os Bf 33........??? to pensando em colocá-los na minha, mas estou com um pouco de receio de perder mta potência, de ficar com a pkp meio "xoxa.....já que a pkp tem somente 77 cv......

abraço a todos e parabéns pelas viaturas, estão d+!!!!

Alexandre X
24/06/2008, 12:10
Se vc acha que nao da, entao blz ;-)

O problema de falta de forca do motor para girar pneus maiores vc resolve trocando a relacao do dif.
4.88 e suficiente para uns 33-35, eu uso 5.29

Rabello
24/06/2008, 12:13
BRigado pelas ajudas ae Pessoal! Vamos ver entao:
Vinicius hilux, sobre se encomodar com a policia, existe uma resoluçao do contram (No 292 acho) que autoriza a modificaçao na suspensao original tanto pra cima quanto para baixo. Basta ir no Detran da sua cidade requerir um teste no inmetro, fazer a inspeçao e depois voltar ao detram para confecçao do novo documento com as caracteristicas midifcadas no campo das observaçoes. Digo isso, pq estou fazendo isto com a minha, e acho muito valido pra quem quer ter 4x4 monstro e qeu roda na cidade direto!
Sobre as molas maiores, poderia ser doq? f250 ? F1000? Pergunto : Reposicionar os amortecedores é obrigadorio devido ao motivo deles terem que ficar exatamente no meio do feiche ? seria por isso ? e na hilux da foto ali, me parece que o amortecedor foi fixado na lataria por dentro dos paralamas.
Otro : em se trarando de repsiçao de jumelos, tem que ser somente os traseiros? colocalos mais para tras, é isso ?

=8 )

EduardoToyota
24/06/2008, 22:32
Grande Rabello,

A Hilux puxando o busão é minha sim, baita presença! Cara, com o BL a estabilidade ficou a mesma, ficou até melhor! Porque eu tenho pneus 33" A/T colocados em rodas Mangels 15x10", com offset muito bom, ou seja, o pneu fica cerca de 10 cm para fora dos para-lamas(problema resolvido com alargadores). Assim, mesmo aumentando-se o centro de gravidade, voce aumenta também a distancia entre as rodas, compensando a elevaçao na carroceria, tirando os pneus com 12,5" de largura (muito maior que os originais, que sao de cerca de 9,5"). Com relação ao body lift utilizei marerias encontrados em uma ferragem (parafusos mais compridos para fixaçao e uma barra de nylon de 70mm de diametro). Mandei tornear os mesmos em blocos de 90mm de comprimento e fazer um furo de diametro de 14mm no centro(para passar o parafuso). É só voce ver os pontos aonde a lata está parafusada com o chassi, e colocar estes blocos exatamente nestes locais, com parafusos mais compridos. Nao esquece de soltar a barra de direçao, pois a mesma necessitará de um prolongador, que deve ser soldado para aumentar seu comprimento. A alavanca de cambio também deve ser aumentada ou torcida para trás(o que eu fiz) senao quase pega no rádio em 1a. Os pára-choques também sao presos no chassi, e terás de prodivenciar um prolongador para ambos, ou se preferir tire-os fora(tirei o meu traseiro). O processo é bem simples e barato, porém necessita de mao de obra. Colocarei fotos neste tópico ainda essa semana.

Um abraço,

EduardoToyota
24/06/2008, 22:49
Rabello.......
Muito linda a sua PkP........ ficou D+ com os 35..., mas na minha humilde opinião, acho melhor vc fazer um BL como o Eduardo citou anteriormente, pois sua PKp, ficaria com a suspensão totalmente original, evitando assim, possiveis problemas mecânicos e o pior, com a Policia e afins.

Eduardo.....

sua hilux é Turbo?
como ela se comporta aqui em Caxias do Sul( mtos morros) com os Bf 33........??? to pensando em colocá-los na minha, mas estou com um pouco de receio de perder mta potência, de ficar com a pkp meio "xoxa.....já que a pkp tem somente 77 cv......

abraço a todos e parabéns pelas viaturas, estão d+!!!!
Vinicius!

Até que enfim um Caxiense!! Já chegaste a ver minha Hilux pela cidade??
Cara, minha Hilux nao tem turbo nao, e a minha não é SR5, é japonesa, e tem 88cv. Mas o seguinte, nao muda muito em relaçao a original, é manca mesmo, faz 2 anos que tenho ela assim e é só se acostumar. fiz inumeras viagens e sinto que ela sofre com os pneuzoes, mas sofria antes também, nao da mta diferença. Pretendo turbinar até o final do ano, mas nao tem ninguem que faça um serviço com aqui na serra, tem apenas o pessoal da Sul Turbos que coloca uma turbina Borg Warner por R$3.000 e nao dá nem garantia pro motor, eu to fora, acho q vo fazer em NH. Mas nao te intimida pra botar os 33", fica show de bola, a pickup vira atraçao por onde passa, nunca vi!! huahuaehu aproveita e faz o BL senao raspa na lata também. se quiser posso fazer contigo, ou eu recomendo um mecanico de confiança para a mao de obra. gasta em torno de R$ 400. A Vitor 4x4 faz também mas cobram R$1.500. Nao quer marcar um dia pra reunirmos as pickups? Eu so parcero de abrir o Clube da Toyota de Caxias do Sul!!

grande abraço

EduardoToyota
24/06/2008, 22:55
BRigado pelas ajudas ae Pessoal! Vamos ver entao:
Vinicius hilux, sobre se encomodar com a policia, existe uma resoluçao do contram (No 292 acho) que autoriza a modificaçao na suspensao original tanto pra cima quanto para baixo. Basta ir no Detran da sua cidade requerir um teste no inmetro, fazer a inspeçao e depois voltar ao detram para confecçao do novo documento com as caracteristicas midifcadas no campo das observaçoes. Digo isso, pq estou fazendo isto com a minha, e acho muito valido pra quem quer ter 4x4 monstro e qeu roda na cidade direto!
Sobre as molas maiores, poderia ser doq? f250 ? F1000? Pergunto : Reposicionar os amortecedores é obrigadorio devido ao motivo deles terem que ficar exatamente no meio do feiche ? seria por isso ? e na hilux da foto ali, me parece que o amortecedor foi fixado na lataria por dentro dos paralamas.
Otro : em se trarando de repsiçao de jumelos, tem que ser somente os traseiros? colocalos mais para tras, é isso ?

=8 )
Em relaçao a parte legal da brincadeira, a minha é legalizada, tenho no documento a seguinte observação:

"SUSPENSAO MODIFICADA LEVANTADA ALTURA FAROL SOLO 1060mm"

vamo que vamo!!

grande abraço aos toyoteiros.

Vinicius4x4
25/06/2008, 11:18
Vinicius!

Até que enfim um Caxiense!! Já chegaste a ver minha Hilux pela cidade??
Cara, minha Hilux nao tem turbo nao, e a minha não é SR5, é japonesa, e tem 88cv. Mas o seguinte, nao muda muito em relaçao a original, é manca mesmo, faz 2 anos que tenho ela assim e é só se acostumar. fiz inumeras viagens e sinto que ela sofre com os pneuzoes, mas sofria antes também, nao da mta diferença. Pretendo turbinar até o final do ano, mas nao tem ninguem que faça um serviço com aqui na serra, tem apenas o pessoal da Sul Turbos que coloca uma turbina Borg Warner por R$3.000 e nao dá nem garantia pro motor, eu to fora, acho q vo fazer em NH. Mas nao te intimida pra botar os 33", fica show de bola, a pickup vira atraçao por onde passa, nunca vi!! huahuaehu aproveita e faz o BL senao raspa na lata também. se quiser posso fazer contigo, ou eu recomendo um mecanico de confiança para a mao de obra. gasta em torno de R$ 400. A Vitor 4x4 faz também mas cobram R$1.500. Nao quer marcar um dia pra reunirmos as pickups? Eu so parcero de abrir o Clube da Toyota de Caxias do Sul!!

grande abraço

BLZ eduardo.......
é são poucos os caxienses aqui no Fórum......sempre é bom reunir os conterrâneos ...hehehehe
com relação a sua PKP...,com certeza já vi ....... é um monstro.......hehehehe...
a última vez que a vi, foi próximo ao Recreio da Juventude.......
e podemos marcar sim, vamos colocar as toyotas para apavorar aqui pela região..... só combinarmos e marcarmos....

outra coisa, quanto aos seus vídeos do you tube...... foram feitos naquela estrada que vai a Mato Perso?

pergunto isso, pois quando estvam querendo pavimentar essa estrada, me diverti muito naquele "mar de lama" hehehehe....

mas com certeza vamos marcar alguma "brincadeira" com as pkps......

abraço e conversamos.....

DieselPower
25/06/2008, 11:41
EduardoToyota,
Meu sogro possui uma Sr5 1999 e vamos turbina-la em breve (tomara que muito em breve).
Um grande amigo meu é proprietário de uma Bosch Truck Service, me indicou um engenheiro mecânico (o sobrenome é Polleto) que possui uma oficina em Erechim (Turbo Center se eu não me engano), e falou que o cara é muito bom.
Liguei e conversei com ele, realmente transmitiu muita confiança. Disse que já turbinou uma infinidade de Toyotas.
Eu vou sair de Santa Catarina e vou realizar o serviço aí em Erechim.
Se você estiver interessado, lhe passo o número do telefone dele, ou da um olhada no tópico que eu abri (turbinar Hilux com mais de 200.000 Km).
Ah, e o kit utiliza turbina Garret, e é bem em conta. Precisa de 2 dias de serviço.
Abraço.

Rabello
14/07/2008, 01:17
olá a todos novamente! Como anteriorente falado, estou estudando as possibilidades para fazer novas modificaçoes na suspensão da camionete. Primeiramente, queria modificar os jumelos dianteiros e por jumelos revolver, segundo seria por a mola mestra maior e fixá-la mais para trás no chassis. Seria fazer mais ou menos o que o praiaseca fez com a dele, só com a diferença dis jumelos revolver. Peço opniões dos usuários, pois serão destas que sairão a ideia final para as modificaçoes. Abraço

Hilux 95 2.8 TD - 35" CD - Bola de neve

praiasecacustom4x4
15/07/2008, 21:58
alonga as lamina mestre e levanta o suporte do amortecedor.na traseira pode colocar calzo ou fazer o mesmo trabalho para melhorar mais ainda o curso.

Renatopami
15/07/2008, 23:34
Quando tinha minha hilux com BF 33",os policiais rodoviários implicavam com os pneus saindo bem pouco para fora dos alargadores de páralamas....Nunca ninguém passou por isso???
A toyota com estes pneus fica muito linda,lembro que quando parava nos sinais de trânsito,olhava para o lado,o motorista do outro carro parece que ficava ipnotizado com olhar fixo para os pneus da minha viatura:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
ABRAÇOS!!!!

praiasecacustom4x4
16/07/2008, 06:57
eu vo de 35",vamo a ver a rodoviaria que va falando
ehheehhe

Rabello
17/07/2008, 00:28
Sim praiaseca! Sobre aumentar os feiches e sobre os suportes dos amortecedores ja tenho certeza que funciona, mais e os Jumelos revolver? Seria uma boa ideia? Alguem ae ja viu alguma Hilux com eles ? E otra coisa que estou estudando seria a possibilidade de por molas helicoidais...
Queria opnioes do povo ae!:pensativo:

abraço!!!!

zelucas
17/07/2008, 11:03
Pode até colocar jumelos revolver, mas precisa ver se os amortecedores já não estão dando curso máximo...

Quanto à suspensão com molas helicoidais, teria que mudar muuuita coisa pra por...

muito bonita a tua hilux Rabello :palmas:

[]s Um dia terei uma dessas...

zelucas
22/07/2008, 14:56
Desculpe minha ignorância...

Não entendi qual é a vantagem da instalação de shackle-reverse??

[]s

Elmer_Jeep
22/07/2008, 15:02
As hilux de eixo rigido já são reverse de fábrica...

[]'s

praiasecacustom4x4
22/07/2008, 20:11
o shakle reverse aumenta ainda o angulo de entrada em um degrau e tambem eu acho bem mais seguro em caso de pohada braba na dianteira.
amanha vou postar as foto do suporte doa amortecedores dentro na caroceria.
fiz um teste muito simples,ainda nao definitivo.
875 mm de curso total sem amortecedores e pneu 33.
com certeza tenho da limitar o curso devido a colocaçao de pneu 35.se consigo a ter 80 cm de curso na configuraçao final esta SHOW

Rabello
23/07/2008, 02:14
Motrando aos colegas os alargadores adptados da frontier. Foram 30 dias em cima deles para ajeitar os encaixes. O preço saiu salgado, mais o pessoal das fibras fez o molde para futuros adquirintes. E sobre as molas, jumelos e etc... ainda correndo atrás nas oficinas de bons preços. Breve posto as novidades.
Abraço a Todos!

praiasecacustom4x4
23/07/2008, 07:03
Rabello
trabalho de arte.SHOUUUUUUUUUUUUUUUUU
nunca imaginei que casava assim o alargadores do frontier
muito bom

praiasecacustom4x4
24/07/2008, 19:57
Rabello quanto alargou o paralama da carroceria?ficou muito bom

praiasecacustom4x4
24/07/2008, 19:59
a minha soluçao para aumentar o curso

Rabello
26/07/2008, 09:03
Nao foi mexido no paralama original não, só posto o de fibra em cima, só que mais alargado, mais espesso. Pedi pra eles fazerem eles bem salientes a ponto de esconder totalmente o pneu, que no meu caso está beem pra fora por ser 35' e pelo aro estar com o espelho virado. Em cm nao saberia lhe dizer o quanto alargou, mais tapa certinho o pneu. Me informei com policiais daqui e eles me falaram que provavelmente nao terei problema algum nas estradas. 8)
abraço!

Rabello
08/01/2009, 13:18
Olá a todos do fórum! :-D
Negocio eh o seguinte, como faço para conseguir 8,5" de lift somente com molas? Onde consigo achar tais molas?
COnsegui exatos 8,6 polegadas de lift na camionete com jumelos, calços etc.. mãããs, depois de pesquisar ( sempre é assim.. faz e desfaz né, fazer oq) vi que seria loucura ficar andando la no alto, mais com uma suspensao muito mal feita. Preciso muito achar molas mais longas pra tentar manter essa altura que consegui, para daí sim comprar um bom amortecedor e quem sabe ter uma boa suspensao tb. Aguardo opnioes e ajudas diversas!

abraçoS!

HIlux 95 TD - 35" - Bola De Neve

elmestizo
08/01/2009, 13:57
Ops..

Ou manda fazer, ou importa.

abrass

Rabello
08/01/2009, 14:04
Sim, mando fazer onde? Onde se faz barato e bom ? e importo de onde? quem? Nomes ae... Moro em Sc e pra serviço desse tipo o conhecimento tecnico que eu consigo é através dos foruns... aqui o pessoal é da gambiarra.com! auishuas Mais me ajudem ae achar umas molas baratas... por favor quem tem contato com alguem do ramo me ajudem, para min ir montando ela e repassando as alteraçoes aqui. Acho mais confiavel fazer ela com a supervisao desse forum doq qlqer outra oficina daqui.

abraços!

praiasecacustom4x4
08/01/2009, 21:43
um bom moleiro faz sem problema,so achar um com boa vontade epaixao.eu estou trabalhando nas minhas da 2 meses,fis um feixo zero de teste ate chegar as condiçao otimais e agora me esta fazendo as duad dianteiras,no mesmo tempo estou desenvolvendo a traseita.da trabalho e muito ma depois o trabalho da sadisfaçao
Barato e bom esqueçe,na suspençao os materiais bom estao caros e eu pesoalmente vou poupar em outras coisa ma na suspençao quero o melhor possivel

zelucas
14/01/2009, 17:52
Cara 8,5'' só com molas é difícil, por causa da mola dianteira que não tem espaço para colocar umas mais longas, então se vc simplesmente arquear vai virar um ''U'', mas você pode colocar 2'' de bodylift que não dá nem pra perceber, aí os outros 6,5'' é possível com molas...

Mas coloca umas fotos aí da suspensão como está para darmos uns palpites.

[]s

Amaro de Mello e Alvim Sa
27/01/2009, 11:15
Rabello, qual o tel dos caras da FIBRAS, seu paralama ficou muito lindo.

praiasecacustom4x4
27/01/2009, 22:01
ola
se consegue sim 8.5 co com a molas,so mudar de posiçao o suporte do jumelo dianteiro e traseiro.
na minha consegui 7 polegada praticamente com muito pouco trabalho de arquiamento.so estudar um pouco e na hilux da para fazer coisa muito boa

laserman
28/01/2009, 01:02
Em minha Japa usei a lâmina mestra traseira na dianteira e jumelo maior.
Elevou em 4" com excelente curso !

P.S. O que vcs estão fazendo com o cardan ? Projetaram algum prolongador ? Pois com +4" meu cardan já abre estrias !

Boa lama,

Rabello
28/01/2009, 10:05
Laserman, eu alonguei meu cardan, o quando nao saberia lhe dizer. Na verdade as hilux com feixes são ótimas pra se conseguir lift, desempenho off road etc, mas qualquer alteração ela ja sofre as consequencias né? A partir de 4" o bracinho da direção ja nao acompanha mais seu curso natural, no meu caso tive que adaptar outro, com um pouco mais de torção para que ele se conseguisse manter mais horizontalmente. E mais os cardãs. os estabilizadores.. etc
ALguem ja tirou os estabilizadores da frente?

laserman
28/01/2009, 11:49
Qd fiz o lift na dianteira as bieletas estouraram no segundo quebra molas ! Então saquei a barra td fora para projetar bieleta maior, no entanto como calcei-a com largos pneus em tala 10" minha cascuda ficou com uma puta estabilidade e esqueci das bieletas !
O curso está ótimo, o que limita agora são os mangotes de freio !

Laserman, eu alonguei meu cardan, o quando nao saberia lhe dizer. Na verdade as hilux com feixes são ótimas pra se conseguir lift, desempenho off road etc, mas qualquer alteração ela ja sofre as consequencias né? A partir de 4" o bracinho da direção ja nao acompanha mais seu curso natural, no meu caso tive que adaptar outro, com um pouco mais de torção para que ele se conseguisse manter mais horizontalmente. E mais os cardãs. os estabilizadores.. etc
ALguem ja tirou os estabilizadores da frente?

Rabello
29/01/2009, 03:07
Laserman! Na dianteira da hilux ( feixes dianteiros e traseiros) existem duas bieletas ( estabilizadores né?) e mais um braço mais reforçado com uma base cônica e com a junta arredondada, esqueci o nome deste ultimo. Retirando este para aumentar o curso da suspensão, traria algum problema maior?

abraço!

praiasecacustom4x4
29/01/2009, 06:43
vc entende a barra antiwrap,aquela que vem ligada na colun soldada no eixo?
aquela precisa para nao quebrar o feixos dianteiro e manter o caster correto.
estou fazendo uma regulavel.levantando tem da corregir o caster colocando as cunha entre eixo e feixo,com a barra regulavel vc consegue um afinamento bem mais preciso.
a barra estabilizadora diminue curso e flexibilidade,se pode jogar fora eheheheheh

Rabello
29/01/2009, 09:27
um.... È vero! Seria bom confeccionar uma antiwrap no eixo traseiro traseiro também?
Alguém ja fez isso ?

Hilux 95 2.8 TD CD - 35" ( estudando uma suspa decente) - Bola de NEve

laserman
30/01/2009, 13:03
Não visualizei a barra e base cônica !
Se for a barra de torção sobre o difrencial, ela é um link extremamente necessário, pois suporta os esforços de rotação relativos ao torque do motor !

Abç,

Laserman! Na dianteira da hilux ( feixes dianteiros e traseiros) existem duas bieletas ( estabilizadores né?) e mais um braço mais reforçado com uma base cônica e com a junta arredondada, esqueci o nome deste ultimo. Retirando este para aumentar o curso da suspensão, traria algum problema maior?

abraço!

brunodhfr
29/05/2009, 21:03
Pessoal quero levantar um pouco minha hilux... uns 5 a 6 cm... é possivel levantar o carro só arqueando as molas do feixe de molas? prejudica algo no carro? alguem ja fez e recomenda? ate qto de altura é possivel usando amortecedores originais??? sem gambiarras e afins....

Obrigado pessoal! :concordo:

laserman
02/06/2009, 11:53
Não é aconselhável arquear as molas da Hilux de feixe dianteiro, ficará mt dura, kikando a ponto de perder o controle. E mesmo assim em pouco tempo elas cederão ao que eram antes !
Os amortecedores dianteiros têm pouco curso com lift de 2" já darão batente na extensão ! Na minha estouraram e pus logo um par de gás premium longo curso !
Para o lift de suspensão pode fazer uso de calços, jumelos maiores, troca de lâminas e etc ...

Boa lama,

Pessoal quero levantar um pouco minha hilux... uns 5 a 6 cm... é possivel levantar o carro só arqueando as molas do feixe de molas? prejudica algo no carro? alguem ja fez e recomenda? ate qto de altura é possivel usando amortecedores originais??? sem gambiarras e afins....

Obrigado pessoal! :concordo:

brunodhfr
02/06/2009, 14:18
iiiiiiiiiiihhh... agora ja mandei fazer... e estranho que mandei tb trocar as buxas... de todos os feixes de mola.. e após trocar isso tudo a direção do carro ficou dura como se estivesse estrangulando a caixa de direção... o que pode ser isso? me ajudem!!!

Thulio Alexandre
05/06/2009, 17:07
Tbm mandei arquear os feixes da minha, dai o braço que liga a caixa de direção com o munhão fico batendo no suporte do feixe...
Solução:
Passei o massarico no suporte do feixe :lol::lol::lol:

Gambi total...

brunodhfr
05/06/2009, 17:51
Tbm mandei arquear os feixes da minha, dai o braço que liga a caixa de direção com o munhão fico batendo no suporte do feixe...
Solução:
Passei o massarico no suporte do feixe :lol::lol::lol:

Gambi total...
quando isso tava acontecendo sua direção ficou dura quando as rodas estavam retas? pq é exatamente isso q esta acontecendo com a minha... vc teve q mexer em algo de cáster?

Elmer_Jeep
05/06/2009, 18:17
já comentei à respeito dessa gambiarra no topico que vc criou: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=898567#post898567

é exatamente o problema que o Alexandre escreveu acima, vi essa situação pessoalmente.

Thulio Alexandre
05/06/2009, 21:08
quando isso tava acontecendo sua direção ficou dura quando as rodas estavam retas? pq é exatamente isso q esta acontecendo com a minha... vc teve q mexer em algo de cáster?

Com as rodas retas não, só quanto eu ia dobrar que a barra colidia com o suporte...

Rabello
17/06/2009, 19:52
Daeee pessoal!!! Tudo tranquilo? Então, andei um tempo sem postar no site devido a falta de tempo, tudo que sobra de ócio é voltado pros corres atrás de peças, orçamentos etc.. garanto que muitos aqui do fórum ja passaram poir isso. Então, como a rapaziada ae pode ver, primeiramente quando adiquiri a camionete pela falta de informação eu fiz muita merda, sem delongas. Através do fórum e dos contatos daqui provenientes consegui me informar e aprender o necessario para fazer um projeto bem próximo do ideal, mas deviso a minha falta de tempo nao consigo postar todas as etapas do processo, mais com certeza irei relatar tudo o que aprendi, as dificuldades, as melhores opçoes, diferenças de peças.. etc etc Desculpe por nao conseguir interagir com o pessoal que adiquiriu as HIlux´s novas ae do forum.. hehe

Abraço a todos, e aguardem que em breve junto todo material que tenho e daí sim a gente troca bastante ideia legal a respeito de feixes maiores, jumelos articulados e revolvers, amortecedores, direção. high steer. etc

té!:-D

brunodhfr
17/06/2009, 19:57
Daeee pessoal!!! Tudo tranquilo? Então, andei um tempo sem postar no site devido a falta de tempo, tudo que sobra de ócio é voltado pros corres atrás de peças, orçamentos etc.. garanto que muitos aqui do fórum ja passaram poir isso. Então, como a rapaziada ae pode ver, primeiramente quando adiquiri a camionete pela falta de informação eu fiz muita merda, sem delongas. Através do fórum e dos contatos daqui provenientes consegui me informar e aprender o necessario para fazer um projeto bem próximo do ideal, mas deviso a minha falta de tempo nao consigo postar todas as etapas do processo, mais com certeza irei relatar tudo o que aprendi, as dificuldades, as melhores opçoes, diferenças de peças.. etc etc Desculpe por nao conseguir interagir com o pessoal que adiquiriu as HIlux´s novas ae do forum.. hehe

Abraço a todos, e aguardem que em breve junto todo material que tenho e daí sim a gente troca bastante ideia legal a respeito de feixes maiores, jumelos articulados e revolvers, amortecedores, direção. high steer. etc

té!:-D
show de bola! poste sim!

Rodolfo40c
30/06/2011, 01:03
Hoje eu instalei mais uma lâmina em cada feixe de mpla traseiro, pois elas ja estavam cansadas. E subistituí uma lamina dianteira-direita, pois havia uma quebrada, aproveitei e mandei arquear um pouco, pra levantar o carro, que estava com a caçamba meio caída, deixei altura de uma l200.. Porém, ficou muito dura, além de a parte traseira ficar levemente uma parte maior que outra.. Segundo o mecanico, ele falou que as molas irão sentar mais um pouco e nivelar, vou ficar no aguardo.. Mas no meu caso acho que nao tinha muito o que fazer...
Só estou estranhando um barulho quando faço alguma manobra, um rangido na direção, e quando saio de primeira, o carro sente alguma resistencia.. E o eixo do cardã nao está alinhado horizontalmente.. Será que isso irá me trazer problemas futuros.. Por favor me ajudem com suas experiencias, que estou muito preocupado em danificar alguma peça. Grato

Rodolfo40c
06/01/2012, 01:53
Existe algum ângulo que seja obedecido para as barras estabilizadoras? Após uns meses com as molas arqueadas, percebi uns estalos ao manobrar o carro quando há desnível do solo. Não sei se esses estalos são provenientes das barra establizadoras estarem com as buchas desgastadas.

PMAGALHAES
26/10/2018, 15:31
Boa tarde
Tenho uma Hilux 2000, fabricada na Argentina
Qual o maior pneu e jante que consigo colocar e qual kit de elevação de suspensão devo usar?