Ver Versão Completa : Gasolina Fangio
Boa noite pessoal, é o seguinte, na Argentina tem uma gasolina de alta octanagem chamada Fangio, e eu gostaria de saber se; uma vez que para uso de combustiveis com alta octanagem, torna-se necessário uma alta taxa de compressão como nos nossos motores á alcool, será que um motor preparado para usar alcool hidratado pode usar essa gasolina sem problemas?
eu não em recordo exatamente da relação estequimética do alcool(se não me falha a memória era 12:1 ou coisa parecida), mas acho que o que pode acontecer no máximo é o motor beber mais do que o normal...
e será que esse exesso de combustivel não acabará danificando o motor(por ocasionar uma diluição do óleo lubrificante):rolleyes::rolleyes::rolleyes:
resumindo a questão: um motor á alcool pode usar essa gasolina ou vai dar zebra?
ramalho-vitoria
07/06/2008, 18:08
Prezado Zortea,
Melhor que a Fangio só a Podium da Petrobras Argentina (não confundir com a Podium do Brasil). Ao abastecer senti saudades de muito tempo atrás quando a gasolina tinha cheiro de gasolina.
O carro fica fantástico. O consumo melhora consideravelmente e é uma pena que no Brasil só tenhamos combustível de má qualidade.
vamos nos falando.
leopoldo
07/06/2008, 18:58
Zortea,
1- a gasolina de alta "octanagem" é apropriada para motores com alta taxa de compressão. Não é porque vc a usa que tem que aumentar a taxa, mas SE o seu motor tem alta taxa e não usar este tipo de gasolina, vai entrar em detonação(bater pino) e depois bater a biela no bloco.
2- Se o seu motor tem taxa semelhante ao motor a alcool, tem que usar este tipo de gasolina. Se o seu motor é a alcool, numa emergência poderia usar mas deveria ajustar o ponto de ignição, puxando dos 15º para uns 5º. (+/-)
3- Mistura estequiométrica: se seu motor é carburado, deveria diminuir o gicle, senão a mistura vai trabalhar muito rica e gastão.
4- SE o seu motor é alcool, usar essa gasolina só significa gastar mais $$
ramalho-vitoria
07/06/2008, 19:33
Não detenho conhecimentos técnicos, só falo pela minha experiência de ter feito 2 viagens pela America do Sul, na época com carros flex, num total de uns 20.000km na Argentina e Chile. Uma Kombi e um Siena 1.8
Você só percebe o quanto o nosso combustível é PÉSSIMO e CARO quando retorna ao Brasil. Nosso povo por exemplo subsidia o desenvolvimento da Petrobrás na Argentina onde oferta uma gasolina fantástica para os hermanos.
Muito papo e pouco assunto ... Pergunte a quem já esteve lá e tire suas conclusões ...
Anthoniusnikos
07/06/2008, 19:40
Brincadeiras a parte...! Vamos indo de gasolina Barrichelo, mesmo ! Quase sempre com alta taxa de aromáticos (adulterante dito "solventes"), ao invés de alta taxa de octanagem.
Abs
Leopoldo, agora vc matou a charada pra mim.
o lance mesmo era o seguinte: quem tem veículo á alcool pode ir pra Argentina?
resposta: pode sim, é só usar a gasolina de alta octanagem, desde que atrase um pouco a ignição(coisa simples de se fazer em um veículo carburado e um pouco mais dificil em um veiculo com injeção eletronica, mas nada que não se possa dar um jeito.
valeu pessoal...