Ver Versão Completa : Troca do disco de embreagem
rogeriomasih
06/06/2008, 19:32
Senhores,
ontem troquei o disco de embreagem da RANGER. Ao sair da oficina senti o carro vibrando mais que de costume. Como já era no final da tarde, deixei para voltar hoje.
Reclamei e o mecânico disse que ajeitou apertando a ´travessa´ (?). Realmente ficou melhor, mas ainda está vibrando, principalmente quando estou andando de ré (bem devagar) ou em pisos inclinados.
Quero voltar na oficina e reclamar novamente, mas gostaria ser mais específico nas minhas solicitações.
Assim sendo, recorro aos amigos para pedir indicações de possíveis causas para o problema.
Antecipadamente agradeço pela atenção.
Edintruder
06/06/2008, 21:12
É estranho vibrar assim. É apenas andando ou quando está arrancando ainda com o pé na embreagem?
rogeriomasih
08/07/2008, 17:03
Oi...aindei meio sumido...fazia mais de um mês que não aparecia por aqui.
Só quem não sumiu foi a merd@ da vibração...:parede:
É como se a vibração do conjunto caixa/motor estivesse passando para a carroceria.
Como estava viajando, deixei o carro na oficina para testar tudo: mudaram coxim do escapamento, verificaram base do motor e base da caixa de marcha. Nada foi encontrado...e a vibração lá.
Ela aparece quando o carro fica estacionado em uma plano inclinado, rampa de garage, por exemplo, ou quando está próximo de 1500/1800 RPM. Também fica muito forte quando estou dando ré em baixa velocidade - acredito que a rotação fique perto desse valor.
Um mecânico sugeriu que eu verificasse as bases da carroceria.
Alguém já passou por isso?
Quais os palpites?
Anthoniusnikos
08/07/2008, 18:44
Prazer em conhecê-lo Rogério.
Se ela estava sem essas vibrações antes da troca da embreagem, então pode ser remontagem mal feita de alguns ítens (que são desmontados para a troca da embreagem) tais como: cardã; coifas do cardã; parafusos mal colocados, as vezes deixam até de colocar alguns parafusos da carcaça da caixa/motor, pelo fato dos de cima serem mais difíceis de apertar; coxins; o escapamento também é um quebra-cabeças para o encaixe, e se o cara não tiver paciência faz na alavanca e food# tudo.
Por enquanto é o que posso suspeitar.
Abs
rogeriomasih
08/07/2008, 19:31
Obrigado pelas dicas. A vibração apareceu após a troca do kit de embreagem, antes estava tudo normal.
Cardã sei que não é, pois a vibração tb aparece com o carro parado.
Quanto ao escapamento, já troquei os coxins de apoio; tb testamos o carro com o escapamento solto e a vibração permaneceu.
Vc conhece as bases que ligam a carroceria ao chassis? acha que pode ser isso?
Anthoniusnikos
08/07/2008, 19:45
Sei que existem uns calços de borracha. Pode até ser que algum esteja com o parafuso frouxo.
Pelo fato de se ter que soltar um monte de travessas embaixo, pode ser que alguém afrouxou algum deles.
Tem certeza que o calço (coxin) da caixa foi colocado de maneira correta? Também se os parafusos desses calços foram apertados corretamente ? Está dando a impressão de reinstalação mal feita.
Abs
rogeriomasih
08/07/2008, 21:33
Tem certeza que o calço (coxin) da caixa foi colocado de maneira correta? Também se os parafusos desses calços foram apertados corretamente ? Está dando a impressão de reinstalação mal feita.
Este tb foi meu palpite desde o início do problema. levei ao mecânico e ele disse que reapertou a travesse e que tinha ficado bom...nada.
Desisti deste mecânico e levei em outro. Este tb checou a travessa e as bases da caixa de marcha e falaram que estava tudo bem. Chegaram a afouxar a travessa e apoiá-la em um macaco, de modo a isolar a vibração da caixa de marcha do chassis. Tb não resolveu.
Chegamos até a suspender o motor, para tirar o peso das bases do motor, o que tb não resolveu.
Tá difícil...e a vibração me deixa logo nervoso!!!
Anthoniusnikos
08/07/2008, 23:29
Rogério, enquanto não aparece alguém que tenha uma solução objetiva, e você não se incomodar, vamos especular mais um pouco.
Já ví um caso em que após a troca da embreagem, na remontagem houve desnivelamento da caixa de mudanças, e as flanges do eixo cardã também ficaram desalinhadas, e por esse motivo, em determinada rotação quando atingia a freqüência equivalente, apareciam as vibrações.
Foi preciso afrouxar todos os parafusos da caixa/motor e os parafusos das flanges do cardã, colocar os calços no tamanho correto, nivelar (com um nivel), reapertar tudo e as vibrações sumiram.
Se for isso mesmo, só vai dar trabalho e vai ser preciso muita paciência, ou um mecânico muito bom.
Abração
Edintruder
08/07/2008, 23:54
Eu não tenho idéia se o platô pode ficar desalinhado na Ranger, tenho que ver o platô que tenho aqui para ver se existe essa possibilidade, se tiver como isso ocorrer com certeza é esse o problema ou o platô pode estar desbalanceado, o que acho muito difícil.
cantodopirão
08/07/2008, 23:59
Rogério esse mecânico foi aqui em Fortaleza?
Quando troquei minha embreagem fiz o serviço no Airys e ficou bom. Tem outro cara que trabalha bem que é o Davi. Se quiser posso mandar referências deles. (será que foi algum deles que botou a mão no seu carro????)
rogeriomasih
09/07/2008, 12:37
Eu não tenho idéia se o platô pode ficar desalinhado na Ranger, tenho que ver o platô que tenho aqui para ver se existe essa possibilidade, se tiver como isso ocorrer com certeza é esse o problema ou o platô pode estar desbalanceado, o que acho muito difícil.
Se o platô fica desalinhado, ela vai vibrar mesmo estando parada?
Pode estragar o componente?
rogeriomasih
09/07/2008, 12:41
Rogério esse mecânico foi aqui em Fortaleza?
Quando troquei minha embreagem fiz o serviço no Airys e ficou bom. Tem outro cara que trabalha bem que é o Davi. Se quiser posso mandar referências deles. (será que foi algum deles que botou a mão no seu carro????)
Foi não, foi em juazeiro do norte.
Sempre levo em um cara muito bom, chamado Nego Diesel. Só que lá sempre está lotado e resolvi levar em outro, pois queria viajar. O outro tb é bem conceituado, mas só fez cagada. Para vc ter idéia, ele completou o nível do fluido do atuador sem tirar aquela borracha preta que fica dentro do vasilhame...:parede:...acredita?
Se arrependimento matasse, tinha sido enterrado com o disco antigo.
Quem está tentanto achar a causa é o Cláudio, da Sertões Off Road. Gosto muiito do trabalho dele, mas já esgotamos as possibilidade. Ele queria abrir novamente a caixa de marcha para tentar identificar algum erro, mas fiquei com medo de gastar (mais) dinheiro em vão.
rogeriomasih
09/07/2008, 12:42
Rogério, enquanto não aparece alguém que tenha uma solução objetiva, e você não se incomodar, vamos especular mais um pouco.
Já ví um caso em que após a troca da embreagem, na remontagem houve desnivelamento da caixa de mudanças, e as flanges do eixo cardã também ficaram desalinhadas, e por esse motivo, em determinada rotação quando atingia a freqüência equivalente, apareciam as vibrações.
Foi preciso afrouxar todos os parafusos da caixa/motor e os parafusos das flanges do cardã, colocar os calços no tamanho correto, nivelar (com um nivel), reapertar tudo e as vibrações sumiram.
Se for isso mesmo, só vai dar trabalho e vai ser preciso muita paciência, ou um mecânico muito bom.
Abração
isso aconteceria também com o carro parado?
Anthoniusnikos
09/07/2008, 13:00
Se o disco estiver empenado, também ocorre vibração com a viatura parada.
Rogério, tirei este diagnóstico do Manual de Embreagens da SACHS. Acho que vai elucidar o seu caso:
5.6. Embreagem trepida (vibra)
Possível causa Solução
- Coxins de motor e câmbio faltando ou em mal estado Examinar / repor ou substituir.
- Embolos dos cilindros hidráulicos engripando no retorno Examinar / substituir se necessário.
- Rolamento engripando no tubo guia da caixa de câmbio Reparar / substituir se necessário.
- Revestimento oleado Detectar causa e corrigir /substituir o disco.
- Falta de paralelismo entre o mancal / rolamento e as alavancas ou Verificar e corrigir anel de encosto do platô.
- Regulagem do platô alterada Substituir o platô e/ou o conjunto da embreagem.
- Rolamento do eixo piloto não foi montado Montar rolamento.
- Irregularidade nas superfícies de fricção do volante e/ou do pla†ô Retificar o volante e/ou substituir o platô.
- Disco empenado Examinar / substituir disco ou corrigir empenamento.
- Virabrequim desalinhado com eixo piloto Examinar capa seca / alinhar.
- Carcaça do platô deformada na montagem e/ou parafusos não Examinar / substituir platô apertados corretamente.
- Veja mais em: http://www.zfsachs.com.br/PO/documentos/AF%20fasciculo%201.pdf
- Abs
- Anthoniusnikos
Edintruder
09/07/2008, 14:56
Basta o motor estar ligado para causar vibração caso algum dos casos acima efetivamente esteja ocorrendo...
rogeriomasih
09/07/2008, 16:18
oi, Anthonius.
Acho que agora vai...vou imprimir e levar o check list para o mecânico.
obrigado pelas dicas e pela atenção.
Anthoniusnikos
09/07/2008, 22:29
Boa sorte e aguardamos os resultados.
Valeu Edin !
Abração
EDEM2008
09/07/2008, 23:09
Boa noite pessoal.
quando troquei o kit da explorer, ficou assim, como o Rogério descreveu. Desmontei tudo, era o rolamento do eixo piloto, coloquei outro (R$ 25,00) e voltou ao normal.
Valeu turma!
rogeriomasih
10/07/2008, 00:23
Vou considerar esta possibilidade tb.
Obrigado.
cantodopirão
10/07/2008, 16:39
Caro Rogério,
Nunca trabalhei com o Cláudio da Sertões-offroad, mas tenho boas referências de amigos.
Gostei do check-list!
Foi não, foi em juazeiro do norte.
Sempre levo em um cara muito bom, chamado Nego Diesel. Só que lá sempre está lotado e resolvi levar em outro, pois queria viajar. O outro tb é bem conceituado, mas só fez cagada. Para vc ter idéia, ele completou o nível do fluido do atuador sem tirar aquela borracha preta que fica dentro do vasilhame...:parede:...acredita?
Se arrependimento matasse, tinha sido enterrado com o disco antigo.
Quem está tentanto achar a causa é o Cláudio, da Sertões Off Road. Gosto muiito do trabalho dele, mas já esgotamos as possibilidade. Ele queria abrir novamente a caixa de marcha para tentar identificar algum erro, mas fiquei com medo de gastar (mais) dinheiro em vão.
Allan Nielsen
10/07/2008, 17:04
Rogerio,
Vc trocou o conjunto disco/plato, certo?
Abs
Allan Nielsen
10/07/2008, 17:19
Rogerio,
em anexo paginas retiradas do catalogo da LUK sobre a embreagem da Ranger.
Boa sorte
dudas_308w
10/07/2008, 18:35
Da lista de possibilidades levantada pelos colegas, aposto na exclusao dos coxins, cardas, escapes e etc.
Fico com plato rolamento e disco.
Rogerio, mais um teste antes de abrir..
Se a vibraçao pode ser sentida com o motor a 1500/1800 rpm, pise na embreagem nessa hora, deixando o carro no ponto morto.
Se permanecer, vou dizer plato desbalanceado/torto/falta de parafusos etc...
Se parar, vou te dizer rolamento ou disco.
ta na cara que se o problema se acentua em uma determinada rotaçao ou posiçao, isso é obra de uma condiçao "harmonica" causada por desbalanceamento de algum tipo...
abs
rogeriomasih
10/07/2008, 21:55
Rogerio, Vc trocou o conjunto disco/plato, certo?Abs
Isso mesmo, troquei todo o conjunto. O atuador havia sido trocado a uns dois meses.
rogeriomasih
10/07/2008, 22:06
Se a vibraçao pode ser sentida com o motor a 1500/1800 rpm, pise na embreagem nessa hora, deixando o carro no ponto morto. Se permanecer, vou dizer plato desbalanceado/torto/falta de parafusos etc...Se parar, vou te dizer rolamento ou disco.
com certeza a vibração aparece mesmo com o carro parado, mas não lembro se testei pisando na embreagem. Vou testar amanhã novamente.
outra coisa: posso viajar no carro ou pode estragar algum dos componentes?
rogeriomasih
10/07/2008, 22:09
Rogerio, em anexo paginas retiradas do catalogo da LUK sobre a embreagem da Ranger.Boa sorte
Obrigado; excelente material...estou precisando dessa 'boa sorte mesmo'.
Marcos_Guedes
05/07/2015, 10:27
Bom dia a todos,
Sou iniciante no mundo 4x4, comprei uma Ranger XLT 3.0 Power Stroke 4x4 ano 2011 com 70.000KM, em outubro de 2014. Comecei a fazer passeios em dunas daí troquei os pneus e coloquei uns BF 265/75/R16. Percebi que perdi um pouco de potência, e verificando em fóruns, contatei que aumentei de mais o tamanho do pneu e com isso a perda de potência. Para não perder mais R$, achei melhor deixar como está.
Com 105.000km, troquei a embreagem (ainda original de fábrica). Após a troca, comecei a sentir uma vibração quando engato a marcha Ré, em baixa velocidade. Também acontece em 1º e 2º marcha, porém sinto a vibração quando desacelero/quando tiro o pé do acelerador (com a marcha engatada). EX estou em 2º marcha, 30km/h, e tiro o pé do acelerador. O carro vibra bastante. O mesmo mecânico que trocou a embreagem, afirma que os Coxins do motor estão danificados! Já vi em fóruns que pode ser balanceamento do cardan, tem alguma relação com a troca da embreagem ou possível erro de montagem da embreagem?
Alguém já presenciou isso?
Desde já agradeço o apoio.
Marcos Guedes
Ford Ranger XLT Diesel 163CV 3.0 Power Stroke 2011