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Ver Versão Completa : Suspensão com molas espirais....de novo...



Reginaldo Jacaré
27/07/2004, 04:42
Galera, calma...não é quebra pau de novo...já li umas discussões antigas, e garanto que não é minha intenção recomeçar...Tô precisando de uma ajudinha....Fui mais uma vítima da antiga JR 4x4...se arrependimento matasse...mas tudo bem.. partindo do famigerado kit, modifiquei o miserável totalmente, chegando, enfim, a uma suspensão com molas espirais ( helicoidais?), que ficou muito boa.Bom curso, relativamente macia e muito confiável...mandarei fotos, apesar de não ser nenhuma criação inédita, mas até que ficou bacaninha...Acontece que já usei várias molas, desde as Pampa ( sai de mim, JR), Opala 6cc com ar ( muito macia) Galaxie ( muito dura e curso pequeno), e hoje em dia, molas do Alfa Romeu antigo (JK), quase impossível de encontrar, pois os Opaleiros de velocidade na terra arrematam todas...Pergunta : alguém tem alguma sugestão (pintar de verde não vale) de outro jogo de molas, pois as de Alfa são um pouquinho duras demais...mas que tenham bom comprimento ( leiam curso )... e tem mais... se alguem tiver curiosidade ou interesse, entrre em contato, pois tive que mexer tanto no tal kit, que já me considero expert em suspensão adaptada made in garage da minha house...!!!!!!!!!!!!!! abraço

m.vinicius
27/07/2004, 05:51
:evil: fala jacare, vc disse estinta jr4x4, aquilo fechou? tambem fui vitima daquela turma e cansei de ouvir as lorotas do Rui e x$#kDP uma vez me deixou muito puto e acabei arrancando tudo e voltando para feixes de molas. porem como fiquei muito puto comprei um outro chassis eixos de rural e falei que vou montar outro jeep. com aquela "coisa". estou em contato com alguns expert's em carros, da universidade federal de minha cidade para "tentar fazer funcionar". a minha luz no fim do tunel eh que eles dizem que ira funcionar sim. não entendi sobre as molas, as que vieram no kit vc cortou?

Reginaldo Jacaré
27/07/2004, 08:27
Oba vinicius.. vc tambem caiu no golpe...aqui em Curitiba até que não foram muitos...consegui avisar a galera a tempo...a minha "sorte", é que eu gosto muito de inventar, meio prof. Pardal, além de ter alguns amigos doidos que toparam reinventar a roda, .. acabou que criamos o "IGNORANTE', meu 51, que logo envio fotos. As molas que vieram no kit eram, provavelmente, de desmanche, pois eram muito fracas.. de Pampa na traseira e Opala na dianteira, mas não aguentam um tranco ou salto um pouco mais forte, dando batente toda hora.. isso num 51 com motor de Opala 4cc.. que é mais leve...
Eu mudei todo o sistema, posição das molas, baços, barras panhard, buchas, que não aguentavam nem o esforço de uma arrancada mais forte...

Nos eixos, fabriquei peças parecidas com o sistema da engesa, mei Troller, quase um carrinho de catar papel...até que ficou legal...No final da história, tenho uma suspenção muito boa, mas isso levou uns três anos de tentativas e erros ( muitos desses, por sinal...) mas valeu.. só estou pretendendo melhorar ainda mais o curso x conforto, trocando umas ideias com outros malucos que ja enjoaram de rebater molas e trocar buchas e jumelos...
Parece que vc vai voltar pro time dos "espirais"... conte comigo pro que precisar, nem que seja pra xingar os JR's da vida....

Alexandre Reis
27/07/2004, 16:21
All,

No site da Dana tem uma tabela de molas de carros, com medidas de arame e elos e etc. que pode te ajudar...Vale a pena dar uma olhada...
Um tempo atrás o site www.camper.com.br também tinha uma tabela de um outro fabricante...Pode ser mais uma dica...Com as medidas da mola na mão fica mais fácil...

Se uma das molas que vc usava era da Pampa, a mola da Camper/Engesa também deve servir, pois o pessoal que roda com 6cc costuma trocar as molas originais por essas...

Parece que as molas da Land também servem, mas essa eu não posso afirmar...

[]'s

Reginaldo Jacaré
28/07/2004, 01:40
Obrigado Alexandre

Vou dar uma olhada nesse sites. Talvez seja a solução!!
Não costumo me dar muito bem com tabelas e conversões, calculos e fórmulas, mas por tentativa, a gente chega lá....afinal, se fosse fácil não tinha graça!!!!

abraço.

RogérioNunes
04/08/2004, 20:28
Reginaldo,

Tenho uma F75 com motor 4c e como tenho a doença da adaptação, vou colocar molas helicoidais na suspensão.Por ser mais pesada que o cj, qual molas vc sugere? E qto ao comprimento dos tensores, tava pensando em aproveitar os suportes do feixo já existentes mas nas viaturas que observei( Lands e engesa) os tensores são bem compridos.

[]'s arranjando mais dor de cabeça.

Reginaldo Jacaré
12/08/2004, 03:50
Oba Roger.
Desculpa a demora pra responder, mas eu até tinha escrito um texto, mas perdi na hora de enviar...
De pronto, eu não vou poder te ajudar quanto a mola que vc deve usar, poisisso depende de varios fatores : posição dos suportes, altura pretendida, curso, conforto...etc. Veja bem, eu uso as do Alfa Romeu antigo ( JK).. são bem parecidas com as do Opala, porém com o arame um pouco mais grosso. Já usei as do Galaxie, mas achei que ficou muito firme. Sugestão : tente com as do Opala 6cc completo, que deve chegar próximo ao desejado, e com a tabela de molas que tem no site da camper.com.br, vc faz a correção necessária.
Quanto aos tensores ( ou braços oscilantes), com certeza não vai dar pra usar os suportes das molas originais. Ia ficar muito curtinho, portanto sem curso de abertura. Sugiro braços com pelo menos 1,20 m, pois espaço vc tem de sobra, e, teoricamente, quanto maior, melhor!!
Claro que tem outros limitantes : comprimento das molas, curso das cruzetas, das luvas dos cardãs, shime, etc...Lembrando, se vc pretende elevar muito o chassi em relação aos eixos, vai ter que mudar o ângulo das carcaças dos diferenciais, pois senão não tem cruzeta que aguente!!!
Lembre que a suspensão vai abrir muito mais!!!
Ô loco, falei um montão, e num disse nada....mas.. amigo, não desista que vale a pena...nunca mais rebater mola, nem ficar andando capenga pros lados, nem engraxar bucha de jumelo.....!!!!!!!!!!

Sério..se eu puder ajudar, será um prazer!!!!!

abraço.

RogérioNunes
12/08/2004, 19:10
Fala Reginaldo, blz?

Esquecí de comentar sobre o que pretendo.Pois bem, quero melhorar o conforto(se é que com a suspensão original se tem algum) e parar de pular dentro do carro igual a pipoca qdo passo por um buraco sem falar naqueles inconvenientes que vc comentou, então, não quero grande curso de suspensão queria ver se conseguia um "rodar"mais macio e não elevar o carro nas alturas para pôr pneus de 35" por exemplo.Acredito que por mais que se mexa nos feixes retirando molas ou colocando da Band por exemplo se chegue a um nível de flexibilidade das molas helicoidais e pelo visto o jeito é cair na prática,fazer e ver no que vai dar..Já tinha pensado nas molas do opala 6cc e vou começar por elas.Qto as braços oscilantes, concordo com vc que qto maior melhor se vc deseja atingir o máximo de abertura na sua suspensão mas não é o meu objetivo então vou experimentar fixá-los nos suportes já existentes e aproveitar essa peça que já é original e de certa robustez e ver no que vai dar.

[]'s

willys1960_ctba
27/08/2004, 19:53
Reginaldo, vc é de Curitiba?
eu tava quase comprando essa coisa da JR, mas na hora não deu coragem e resolvi esperar, até que um dia fui numa loja de acessórios no bacacheri e o Vendedor me falou que era bucha e não valia a pena.
Pois bem, estou querendo mudar p/ molas heliciodais, mas queria ver o resultado em algum JEEP. tem como?


Att

Raphael
Willys1960

andretomasi
27/08/2004, 20:29
Pois bem, estou querendo mudar p/ molas heliciodais, mas queria ver o resultado em algum JEEP. tem como?


Raphael, tem como sim, mas é trabalhoso. Alguns exemplos que lembro de cabeça:

- O kriptonita do Dennis Figueiredo
- O T-Rex feito pelo Giovani pro irmão dele

Tem outros também, mas agora só lembrei desses dois.. tenta falar com eles (procura no pesquisa pelo nome em negrito acima, aperta no nome e manda uma MP) que eles deve te esclarecer melhor. Não esquece de colocar aqui o que decidir e se o fizer, as fotos e o resultado.

[ ]´s

Reginaldo Jacaré
27/08/2004, 23:30
Fala Raphael, beleza??

Tá mesmo afim de entrar pro time dos malucos?? Tem que ser mais da metade doido pra encarar "fabricar" uma suspensão pro jipe, mas, afinal, todo mundo tem um pouco...

Botei umas fotos do "ignorante" no album, mas se vc quiser dar uma olhada ao vivo, me ligue 9608.3354.

O único problema é que eu não lavei o Ig, já faz uns mêses....

Wallace
29/08/2004, 16:51
Com feixes pode-se ter uma otima suspensão também no quesito conforto.
Minha Cherokee tem feixe...
O "problema" dos CJ é o chasis... que não permite espaço para uma boa suspensão helicoidal.

Mauro B.
30/08/2004, 20:28
Botei umas fotos do "ignorante" no album,
Onde ???? :roll:


Com feixes pode-se ter uma otima suspensão também no quesito conforto.

Oi Wallace! :D Se vc tivesse um cj5 e vc quisesse melhorar o conforto do seu cj5, o que vc faria ??? :?:

[]'s

Reginaldo Jacaré
31/08/2004, 02:42
oba Mauro, beleza??

Botei umas fotos do meu jeep no álbum do Fórum mesmo. Procura po "Ignorante" que vc acha... Apesar de que não aparece muito da suspensão, mas dá pra ter uma idéia. Assim que eu tiver tempo, e o jeep tiver limpo ( difícil....) vou tirar umas fotos mais dedicadas, da suspensão, e de outras maluquices que a gente andou inventando...

abraço.

Beto Lacerda
31/08/2004, 03:17
apesar de não gostar de helicoidais em jeep , o Dennis tem uma que segundo ele funciona :twisted: , espero que sim pois provavelmente ele vai ser minha dupla pro trial em SP :lol: , mas ja tentou as do opala ??o pessoal usa em niva , e as de rural 4x2 ??? são relativamente longas
[]'s

Wallace
31/08/2004, 09:43
Eu trocaria os feixes originais, banco, direção hidraulica e freio a disco.

Dennis Figueiredo
31/08/2004, 11:40
helicoidais em jeep , o Dennis tem uma que segundo ele funciona ...


Funcionava... depois que coloquei eixo de F-75 e levantei o CJ ele ficou com comportamento doidão... quando arranca forte ou está trancado na trilha e se despeja torque, a traseira levantando violentamente, estamos quebrando a cabeça porque isso está prejudicando o desempenho dele... :?

Beto Lacerda
31/08/2004, 11:52
helicoidais em jeep , o Dennis tem uma que segundo ele funciona ...


Funcionava... depois que coloquei eixo de F-75 e levantei o CJ ele ficou com comportamento doidão... quando arranca forte ou está trancado na trilha e se despeja torque, a traseira levantando violentamente, estamos quebrando a cabeça porque isso está prejudicando o desempenho dele... :?
Dennis isso ta acontecendo num é por causa dos eixos , é pq vc mudou o entre-eixos e consequentemente o squatch , da uma pesquisada sobre squatch que o Bill ja falou bastante disso aki , entendendo o principio vc soluciona isso
[]'s

Wallace
31/08/2004, 12:04
O entre eixos, pneus maiores e acho que a altura do Centro de Gravidade e até mesmo o tipo de suspensão influencia, mesmo que menos né...

Dennis Figueiredo
31/08/2004, 12:54
Dennis isso ta acontecendo num é por causa dos eixos


Sim Betão... :D eu sei, eu me expressei mal. Oque eu quis dizer com os eixos de F-75 foi ponto de partida para mim modificar um pouco minha suspensão. Estava funcionando maravilhosamente bem, acontece que com a adoção dos eixos largos coloquei tb pneus 35", daí uma coisa puxa outra. Oque modifiquei na suspensão??? 7cm de entre eixos, molas mais longas feitas sob encomenda, e aumento da altura em( eixo chassis) em 8 cm aproximadamente, com esse aumento de altura a angulação dos links foram modificadas também. Resultado: Comportamento totalmente diferente do de antes, parece que esta andando em outro carro. Infelizmente estamos na tentiva erro até acertar denovo. Na configuração antiga levamos em torno de 8 meses para acertá-la, espero que desta vez não demore tanto :wink:

Outra coisa.... também ganhei um shimmy filho da puta :shock: mas isso não me encomada tanto.

willys1960_ctba
31/08/2004, 18:09
Galera, vc's tem conhecimento do kit da extreme?
por acaso é o mesmo estilo da JR ? :twisted:

willys1960_ctba
31/08/2004, 18:20
- O kriptonita do Dennis Figueiredo
- O T-Rex feito pelo Giovani pro irmão dele

Alguns Desses pode me dar a dica de como ficou esses JEEP's no asfalto?
e a tendência a tombar ????

Raphael

willys1960@uol.com.br

Dennis Figueiredo
31/08/2004, 19:58
- O kriptonita do Dennis Figueiredo
- O T-Rex feito pelo Giovani pro irmão dele

Alguns Desses pode me dar a dica de como ficou esses JEEP's no asfalto?
e a tendência a tombar ????

Raphael

willys1960@uol.com.br

To na batalha pra acertá-la denovo, vou falar sobre a configuração antiga. Ao meu ver só tive vatagens: bem mais macio, muito mais curso e mais estável que o original, não tem rangido dos feixes, não tem jumelos pra pegar em pedras e não torce o chassis, logo não torce a carroceria logo a mesma não trinca. Comportamento dele no asfalto sei lá, peguei asfalto umas 2 vezes só, mas em estrada de areião esburacada e com costelas ando a 80-90km/h tranquilo. Mas digo... da um puuuta trampo... gigante.

Wallace
01/09/2004, 11:52
Galera, vc's tem conhecimento do kit da extreme?
por acaso é o mesmo estilo da JR ?

Não é do mesmo estilo não.
É a mesma coisa.
A Extreme e parte da JR... vamos dizer que é outro nome para vender o que a fama de uma já não deixa...
Ou seja, estão enganando duas vezes...

Sergio Rocha
01/09/2004, 18:34
Eu trocaria os feixes originais, banco, direção hidraulica e freio a disco.

Esqueceu de citar: ar condicionado,cd, geladeira. :lol:

Beto Lacerda
02/09/2004, 15:29
Galera, vc's tem conhecimento do kit da extreme?
por acaso é o mesmo estilo da JR ?

Não é do mesmo estilo não.
É a mesma coisa.
A Extreme e parte da JR... vamos dizer que é outro nome para vender o que a fama de uma já não deixa...
Ou seja, estão enganando duas vezes...
Vamos por partes , conheço o Alexandre que trabalha na extreme ,e o que rola é o seguinte o Clovis , um dos donos e projetistas da suspenção , trabalhava para/com a JR , brigou com o socio majoritario , se juntou com um cara (Thiago se não me engano ) e criou a extreme , os 1ºs kits realmente eram identicos , mas o tempo foi passando e a suspenção foi mudando , hj é bem diferente do que era inicialmente , tem um longo topico sobre a extreme onde eu tentei fazer com que eles respondessem os questionamentos do pessoal do forum , mas aparentemente eles não se preucupam em que a imagem de sua empresa e a qualidade de seus produtos permaneção da maneira que estão , mas respondendo a pergunta inicial , são semelhantes por se tratarem de kits de supenção com molas helicoidais do tipo 2-link c/ panhard , mas não são a mesma coisa não , se funciona ou não , me abstenho de comentarios pois nunca pude dirigir nenhuma viatura com o novo kit da extreme , nem tenho conhecimento suficiente para questionar um projeto de suspensão por fotos , mas os JR e os antigos da extreme é meio que unanimidade entre os proprietarios que dão problema
[]'s

menongoes
01/04/2008, 08:54
Galera, calma...não é quebra pau de novo...já li umas discussões antigas, e garanto que não é minha intenção recomeçar...Tô precisando de uma ajudinha....Fui mais uma vítima da antiga JR 4x4...se arrependimento matasse...mas tudo bem.. partindo do famigerado kit, modifiquei o miserável totalmente, chegando, enfim, a uma suspensão com molas espirais ( helicoidais?), que ficou muito boa.Bom curso, relativamente macia e muito confiável...mandarei fotos, apesar de não ser nenhuma criação inédita, mas até que ficou bacaninha...Acontece que já usei várias molas, desde as Pampa ( sai de mim, JR), Opala 6cc com ar ( muito macia) Galaxie ( muito dura e curso pequeno), e hoje em dia, molas do Alfa Romeu antigo (JK), quase impossível de encontrar, pois os Opaleiros de velocidade na terra arrematam todas...Pergunta : alguém tem alguma sugestão (pintar de verde não vale) de outro jogo de molas, pois as de Alfa são um pouquinho duras demais...mas que tenham bom comprimento ( leiam curso )... e tem mais... se alguem tiver curiosidade ou interesse, entrre em contato, pois tive que mexer tanto no tal kit, que já me considero expert em suspensão adaptada made in garage da minha house...!!!!!!!!!!!!!! abraço


poe molas do escort com amortecedores da kombi de açao simples, lembrando q as molas devem ficar atraz do eixo diant e a frente do traz. abraço

Claudio Almeida Machado
25/04/2012, 13:58
Pessoall,
Me ajudem ai...
Mudei de ideia denovo, agora decidi...vou colocar molas espirais em meu cj. Não é esta porcaria de kit-fess.
Queria algumas opiniões sobre as molas mais adquadas a ser usada...
Na traseira vou colocar as do opala...alguém ja instalou estas antes? qual foi o resultado?
Agora na frente ainda estou em dúvida, como meu motor é o bf 161, muito pesado eu não sei...estava pensando nas dianteiras do troller diesel, ou então mandar fazer uma mola, pois encontrei as empresas abaixo que confecciona molas, sendo assim da para fazer uma mola maior e ganhar conforto e curso...tem que ver o preço ainda...

Vou fazer do tipo do JPX, um triangulo.

OBS: Eu mesmo irei fazer, vai dar um trabalhão, mas irei arriscar, gostaria antes de algumas dicas do pessoal que ja usa estes sistema...


Segue as empresas que fabricam molas sobre medidas...
S.R.C. Molas Industriais (http://www.molassrc.com.br/src/)

http://www.molassampaio.com/

Abraço a todos

Renato Fraga
25/04/2012, 14:25
Amigo, acredito que a mola do Opala fique ótima na dianteira do seu Jeep, e na trazeira, tem uma grande gama de opções.

Tudo vai depender do resultado que deseja obter.

Fazer na configuração que você citou, certamente seu Jeep vai ficar muito duro e péssimo para o off road

Abraços

Claudio Almeida Machado
25/04/2012, 14:57
Renato,
Já vi o pessoal colocar estas molas do opala na frente mas com motor AP, bem mais leve do que o meu. Mas vamos lá qualquer sujestão é bem vinda...
no caso na traseira vc aconselharia colocar qual mola?
Queria um carro bem macio...

maxdelta
25/04/2012, 17:28
Renato,
Já vi o pessoal colocar estas molas do opala na frente mas com motor AP, bem mais leve do que o meu. Mas vamos lá qualquer sujestão é bem vinda...
no caso na traseira vc aconselharia colocar qual mola?
Queria um carro bem macio...
Não é a mola q irá te dar conforto e sim o amortecedor! Vc pode colocar a mola dianteira da pampa, na pampa ela trabalha comprimida, no seu caso ela trabalhará com menos atrito! Acredito q mola da pampa seja 60cm, menor eu recomendaria a traseira do kadett/monza, e a do kadett as extremidades entram sobre a mola! Ela é boa pra quem quer um curso e não quer mola grande! Ou a traseira do opala de gnv!

Vai retirar o feixe de mola e fazer links? O link q é o problema, ele tem de ser bem feito, resistente e os terminais tem de ser bem resistentes!

Não sei qual tipo de trilha vc faz, só sei q o jpx em trilhas muito de erosões ele não vai bem! No meu caso seria uma merda, se eu fosse fazer link hj pra mim pra por no jipe, teria de ser um projeto 4link! 90% das trilhas q faço tem mais erosão do q lama! Mas as de lama são mais divertidas, mas as de erosão são as melhores!

Já pensou tb em desprezar a mola, e usar amortecedores pneumáticos! Já vi um vídeo do largatixa trophy, em q um troller possuia esse pistão, e ele controlava o amortecedor ao seu belprazer, para evitar capotamento!

http://www.4x4brasil.com.br/forum/geral-off-topic/53551-suspensao-pneumatica-pistao-seria-uma-boa-opcao.html

Olhe este vídeo bem educativo, mostrando como montar um cilindro pneumático, vou até conversar com um amigo aqui q quer fazer isto no jipe dele! MARVITUBOS - VIDEO AULA - Cilindro Pneumático Atirantado ISO 80 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=rao6kVI31JI)

Essa empresa fabrica para até 2000mm de curso do cilindro, já é algo a se pensar! Apesar q para mim eu só usaria no máximo 14" de curso! MARVITUBOS - Tubos brunidos e Barras cromadas (http://www.marvitubos.com.br/index.htm)

Boa sorte!

M-Beltrame
25/04/2012, 18:35
Pq a ponta do do diferencial ( onde o cardã encontra o diferencial) se meche tanto pra cima na aceleradas?
Fixar coloca umas fotos da suspa toda aberta e fechada.



T+

Claudio Almeida Machado
25/04/2012, 18:51
Fala Max, como vai cara!!
A eu aqui dnovo rsrsrs

Pois eh cara, tava vendo se encontrava as molas da blazer e tal...enfim acabei desistindo de tudo e pertindo para as helicoidais...agora estou certo do que eu quero!!!
Quero um bom curso de suspensão, mas nem tanto...para mim o que limita um pouco a suspensão do JPX é um especie de ponteira de direção, porém grande, que une o triangulo ao eixo, esta ponteira tem uma limitação de torção, penso em usar algum outro dispositivo com um curso maior que esta ponteira. Ou até então partir para 4 links, ja estou estudando as opções, talvez seja mais facil para mim fixar as barras, tendo em vista que a bola do diferencial não é no centro.
Esta mola que vc citou do monza ou kadett, ela não é pequena para o cj não?
Vc tinha citado anteriormente que vc havia andado em um cj com molas elicoidais, se fizer uma boa adptação no caso feita por mim msm, vc acha que vale a pena? fica bom, fica um pouco mais macio? ja me falaram que pula muito com estas molas, mas o que vai determinar e o amortecedor não, tipo assim se estiver pulando muito pode-se colocar um amortecedor um pouco mais resitente?
Obrigado mais um vez..

georgevalle
26/04/2012, 08:17
Assim que for po$$ivel vou fazer toda a suspenção do jeep enquanto isso vou juntando os pedaços comprei as molas do opala, as borrachas dos tirantes da suspensão da F-1000 mandei fazer as arruelas para as borrachas e agora tudo parado mexendo com a construção da garagem fiquei com dó de ver as viaturas no tempo.

maxdelta
27/04/2012, 16:35
Fala Max, como vai cara!!
A eu aqui dnovo rsrsrs

Pois eh cara, tava vendo se encontrava as molas da blazer e tal...enfim acabei desistindo de tudo e pertindo para as helicoidais...agora estou certo do que eu quero!!!
Se vc for correr atrás de um sonho eu te apoio!


Quero um bom curso de suspensão, mas nem tanto...para mim o que limita um pouco a suspensão do JPX é um especie de ponteira de direção, porém grande, que une o triangulo ao eixo, esta ponteira tem uma limitação de torção, penso em usar algum outro dispositivo com um curso maior que esta ponteira.
Na realidade o limita o curso de suspensão do jpx é uma cinta! O triangulo tem 2 funções, ela serve como barra estabilizadora e panhard! Nunca vi um jpx em ação sem a cinta!


Ou até então partir para 4 links, ja estou estudando as opções, talvez seja mais facil para mim fixar as barras, tendo em vista que a bola do diferencial não é no centro.
O problema não é o link em si, e sim como a suspensão irá se comportar em transito!


Esta mola que vc citou do monza ou kadett, ela não é pequena para o cj não?
Eu falei caso não queira algo grande, e tenha curso, ela entra totalmente dentro dela!


Vc tinha citado anteriormente que vc havia andado em um cj com molas elicoidais, se fizer uma boa adptação no caso feita por mim msm, vc acha que vale a pena? fica bom, fica um pouco mais macio? ja me falaram que pula muito com estas molas, mas o que vai determinar e o amortecedor não, tipo assim se estiver pulando muito pode-se colocar um amortecedor um pouco mais resitente?
Obrigado mais um vez..
Este jipe ficou ótimo, com motor de opala 6cc, era ignorante e pelo fato q o dono é doido, ninguém nunca reparou os links! Tem outro aqui com 2 link e triangulo q nem do jpx, motor opala 4cc, mas nunca andou! Está a pelo menos 5 anos, aguardando acabar de montar, o veículo está turbinado e injetado, mas não tem módulo, então nunca ligou, esse jipe está com amortecedor rancho 9000 com ajuste interno, molas dianteiras do corcel 2, pneus 33" bf! Lindo o jipe todo personalizado, foi feito em casa, tudo, até o chassi, o chassi é tubular semelhante ao do jpx. Mas não anda; é inútil!

Um amigo vai colocar 4link, eu vou montar junto com ele, se o dele ficar bom faço no meu!


Pq a ponta do do diferencial ( onde o cardã encontra o diferencial) se meche tanto pra cima na aceleradas?
T+
Faço a dúvida dele a mesma da minha! Isso não pode acarretar na torção do diferencial?

Claudio Almeida Machado
28/04/2012, 08:25
Fala Max, bom dia!

Este que vc andou que ficou bom conforme seu relato, o mesmo tem motor de opala 6cc acredito que o peso deve ser bem proximo do motor bf. Neste cj vc sabe me dizer quais são as molas que ele usa na frente e atrás? ele usa o triangulo?
Vc não fotos desta adptação não neh?
Abraço

georgevalle
28/04/2012, 08:35
Vendo o video o giro do diferencial é causado pela pouca distância dos pontos de apoio das barras no diferencial e pelo trabalho das borrachas junto ao chassi, eles podem resolver (minimizar) a torção com duas ações instalar arruelas maiores nas borrachas das barras junto ao suporte do chassi limitando o vai e vem da barra e tambem fazendo o suporte das buchas no diferencial maior deixando as buchas mais longes pois tão perto do eixo a alavanca é muito pequena fazendo o eixo girar, agora imagine se gira assim com tudo novo pense quando gastar um pouco as borrachas ou as buchas, mas o serviço parece bem feito apenas precisa corrigir o axle wrap (acho que assim que se escreve).

chinelao4x4
28/04/2012, 08:42
no video ta funcionando beleza, pra quem só anda em asfalto e passeios, pra trilha VAI QUEBRAR, erosão com a aderencia em uma roda a torção será maior, tem que limitar esta torção que vc esta dando no diferençial inteiro quando acelera, ta parecendo controle de tração ! rsrsrs

maxdelta
28/04/2012, 09:36
Fala Max, bom dia!

Este que vc andou que ficou bom conforme seu relato, o mesmo tem motor de opala 6cc acredito que o peso deve ser bem proximo do motor bf. Neste cj vc sabe me dizer quais são as molas que ele usa na frente e atrás? ele usa o triangulo?
Vc não fotos desta adptação não neh?
Abraço
Motor do opala 6cc do antigo chega ao peso do motor do 709, deve ser uns 450kg. O jipe em questão usava panhard! Quanto as molas eu vou me informar, semana q vem eu posto, se o jipe estiver em Friburgo eu coloco fotos! O dono do jipe está morando em sta catarina, serve como mecanico no exército, o jipe acredito q está guardado!

Vendo o video o giro do diferencial é causado pela pouca distância dos pontos de apoio das barras no diferencial e pelo trabalho das borrachas junto ao chassi, eles podem resolver (minimizar) a torção com duas ações instalar arruelas maiores nas borrachas das barras junto ao suporte do chassi limitando o vai e vem da barra e tambem fazendo o suporte das buchas no diferencial maior deixando as buchas mais longes pois tão perto do eixo a alavanca é muito pequena fazendo o eixo girar, agora imagine se gira assim com tudo novo pense quando gastar um pouco as borrachas ou as buchas, mas o serviço parece bem feito apenas precisa corrigir o axle wrap (acho que assim que se escreve).
no video ta funcionando beleza, pra quem só anda em asfalto e passeios, pra trilha VAI QUEBRAR, erosão com a aderencia em uma roda a torção será maior, tem que limitar esta torção que vc esta dando no diferençial inteiro quando acelera, ta parecendo controle de tração ! rsrsrs
Então é uma folga! O samurai quando coloquei as barras, as barras eram parecidas, mas a fim de minimizar a folga, o apoio junto ao chassi, em vez de ser pino era olhal, daria certo se quem fez as barras não tivesse colocado bucha de poliuretano azul, o mais resistente, porém uma tora de madeira! O certo naquele projeto era usar buchas vermelhas, que são mais firmes q amarelas e mais macias q as azuis! O sistema não gerava essa torção, porém o q quebrou foi o diferencial perto do apoio dos olhais. Acredito q tb foi uma fragilização por causa da solda, e sabe o q eu ouvi do cara q fez a adaptação: "Pensei q vc não ia fazer trilha" Eu falei com ele, se eu tenho um veículo 4x4 preparado, não vai ser pra ficar na garagem como o teu, aí ele queimou e eu desmontei a adaptraição, colocando feixe de molas novamente! O ideal seria usar terminais rotulares, ou ponteira de caminhão, q encontra em qualquer esquina!

A torção gerada pelo feixe de molas, é muito dificil de copiar, pois o sistema de links não tem a torção desordenada do feixe de molas, qualquer projeto q usa o feixe de molas fica fácil! Agora 2 link e 4 link, vendo o forum pirate4x4, em q parecem ser especialistas no assunto tem muita dúvida e muita quebra!

Boa sorte!

Fixcar Suspensões
28/04/2012, 12:20
Fixcar,
O grande problema e a distancia...mas vamos lá...
Não sei se será possível sua ajuda, se sim será de grande agrado, se não eu entendo, estou com dúvidas em quais molas usar no caso de manter o cj com os eixos originais, pois o espaço é curto e também qual é o tipo de amortecedor pode dar algum esclarecimento?
Já em relação as fotos sera bem vindas...quando criar o album avisa-nos sobre o mesmo...
Desde de já grato...

Amigo montamos uma suspensão para um cj com motor falcon da f-1000, colocamos molas de opala 4 cilindros com amortecedores feitos por nós nos eixo originais. Eu vou tirar uma fotos desse cj e vou postar elas para vc ter como base para fazer o seu e vai fica melhor para conversarmos.

Fabiano-SL
14/06/2012, 23:57
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/34969-axle-wrap.html

leiam e re-leiam...

Renato Fraga
16/06/2012, 09:08
Fixcar, esta suspensão é muito parecida com o kit que era comercializado há algum tempo atrás pela JR, tem fotos dela trabalhando em rampa de RTI ou em erosões? pergunto isto pois a JR acabou fechando pois o resultado nas trilhas era desastroso. Veja aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/1957-suspensao-jr4x4.html

Acredito que um sistem tipo 4link seria melhor, tipo isto: 1991 Jeep Wrangler YJ: Clean But Mean - Jp Magazine (http://www.jpmagazine.com/featuredvehicles/154_1207_1991_jeep_wrangler_yj_clean_but_mean/index.html)

Oloco amigão, falar que essa suspensão está parecida com o que a JR4x4 fazia chega a ser ofensa.

A configuração é muito semelhante, senão idêntica à suspensão do Troller. E tudo certinho, panhard trazeira bem horizontal, panhard dianteira bem alinhada com a drag link, etc etc etc.

Melhor procurar saber o que era o kit JR4x4. Um verdadeiro montoado de ferro, desrespeitando todos os princípio de uma suspensão satisfatória.



..... no caso das suspensões da fixar eles mantem as molas no alinhamento dos antigos feixes e desta forma o carro fica como era em questão de estabilidade (ainda acho que deveriam montar um pouco mais para fora no eixo traseiro) e com a eficiência das molas espirais, tambem recomendo aumentar a distância entre as buchas no suporte do tubo do diferencial para diminuir o efeito de torção do eixo em acelerações.


Não queira comparar um sistema de suspensão com o outro só porque as molas helicoidais foram montadas no alinhamento da longarina, tal como os feixes de molas estavam montados.

O comportamento de ambos os sistemas é muito distinto.

Usar eixo de rural tem outras razões, e montas com as molas para fora da longarina aumenta a estabilidade em linha reta e em curvas de velocidade mais alta, entretanto piora bem o comportamento do carro nas trilhas mais pesadas. MAis uma vez, é a velha questão de adequar o projeto ao destino do carro.

Abraços a todos

chinelao4x4
16/06/2012, 09:20
montar com as molas para fora da longarina aumenta a estabilidade em linha reta e em curvas de velocidade mais alta, entretanto piora bem o comportamento do carro nas trilhas mais pesadas.

Abraços a todos

Fala ai meu camarada, ta sumido hemm ! encontro sempre meus amigos na fena e nunca vc ! quer ver que vc este ano vc foi e eu não . !!!
Então, sobre isso das molas, eu realizei isso no meu jeep com as molas de toy nos eixos originais, porem não com SPOA , ai vc disse sobre piorar nas trilhas, to com o jumelo art. da tt4 na traz. , ai te pergunto, pois conheço bem sua pick-up ( rsrsrss)
E se eu SPOA , ? pela teoria , voltaria a trabalhar " como original " o angulo de torção lateral do eixo ?
saudades de nossas trilhas em Bauru !

abrçs