Ver Versão Completa : LUz Advertencia Agua no Oleo Diesel
Marcos Bianchini
06/06/2008, 09:00
Pessoal sou novo nesse negocio de carro a diesel 3 meses tenho um ranger XL 2001 gostaria de saber qual e essa luz qe acende no painel para avisar agua no oleo .
Allan Nielsen
06/06/2008, 10:02
É a indicação que fica ao lado do voltimetro (bateria lado direito), o icone é uma bomba de abastecimento com gotas dagua ao lado. Quando liga a chave ela acende (lamp test) e depois da partida apaga.
cassianoca
29/07/2008, 09:40
Olá amigos
A luz que indica água no combustível da minha ranger acende de vez em quando e apaga....é quase como se piscasse, e normalmente é quando aperto um pouco mais no acelerador.
Isto é normal?
Grande abraço
Cassiano
Fernandes Kappes
29/07/2008, 10:05
Na s10 ta contecendo a mesma coisa, mesmo eu drenando o filtro continua a acender a luz, acho que o sensor ta com defeito ou o diesel ta muito ruim por aqui, acredito que seja o diesel mesmo..
Abs
Rogerinho
29/07/2008, 10:55
Amigos,
Quando vcs dizem dessa luz, qual seria?...Check Gage?
Assim que peguei minha pick-up essa indicação no painel acendia, procurei e me relataram em outro fórum (Fórum comum, sem direcionado a Ranger ou qualquer veículo ciclo-diesel) que seria necessária a troca do filtro de diesel!!!Pois bem, fiz a troca e tudo se normalizou no painel...porém, "Check Gage" traduzindo para o português seria "Cheque os instrumentos" que seriam o voltimetro, pressão do óleo, temperatura e combustível........não sei se possui função como em carros convencionais de "Check Engine" !!!
Se não for esse o caso, me falem que luz é essa, por favor !!! E se posso dar um conselho, façam a troca do filtro de diesel junto com a troca de óleo e de filtro de óleo (No meu caso a cada 5.000km) e evitem terem esse tipo de problema...
Um forte abraço
Fernandes Kappes
29/07/2008, 11:14
No caso da s10 é uma luz específica mesmo para água no diesel, o filtro não ta velho ainda, deve ter uns 8k que foi trocado, e mesmo que o filtro estivesse velho creio que o sensor não acusaria.
Sds
Allan Nielsen
29/07/2008, 11:55
O acendimento momentaneo e aleatorio da luz indicadora de agua no diesel é normalmente falha do sensor. Este sensor tem uma eletronica interna, e seu corpo é todo de plastico e quebra com a maior facilidade na hora de aperta-lo. Tem uma junta de borracha que vai deformando e normalmente não vem com o filtro novo, ai quando é feita a troca do filtro começa a vazar diesel dai o cabra aperta mais o sensor e acaba quebrando.
Com relação a troca do filtro de diesel a recomendação é de 20K km. A sujeira que fica no filtro é a que entra junto com o diesel no abastecimento, portanto troca deste filtro esta diretamente com a qualidade do diesel que vc abastece. No meu caso que sempre abasteço nos mesmos postos, já fiz a troca com mais de 40K km, abri o filtro e ele estava completamente limpo.
Abs
Fernandes Kappes
29/07/2008, 12:39
Pesquisei agora e ví que esse assunto já foi bastante discutido nesse tópico, creio que ajude.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=18119
Sds
gnomovet
29/07/2008, 13:02
Colega cassiano
Tenho uma ranger tambem e essa luz acende de vez quando mesmo quando o filtro é novo. Acho que é normal. Ela nao pode é ficar acessA o tempo todo. Abraços
proelton
29/07/2008, 14:38
o meu carro tambem, a cada tipo uns 10 ou 20 dias eu percebo de relance uma piscadinha ali. Mas coisa bem rapida, normalmente em momentos específicos, por exemplo após ligar, ou após abastecer, mas nunca do nada, enquanto está rodando a camionete a bastante tempo.
Ah, mais uma coisa, um dia deu uma piscada, na mesma hora fui fazer o procedimento de tirar a agua do decantador, e não tinha água nenhuma la dentro...
Deve ser o sensor ruim mesmo. Se fosse água ou diesel de má qualidade o rendimento do motor cairia.
Abraços.
cassianoca
30/07/2008, 09:42
Valeu Pelas Respostas Turma...
Vejo Que Tenho Muito A Aprender....quero Começar A Fazer Esta Manutenções Preventivas Mais Simples, Mas Como Ja Disse Aqui, Nao Entendo De Mecanica....alguem Tem Algum Manual Pra Indicar? Site? Etc?
Obrigado
Cassiano
proelton
30/07/2008, 11:26
Valeu Pelas Respostas Turma...
Vejo Que Tenho Muito A Aprender....quero Começar A Fazer Esta Manutenções Preventivas Mais Simples, Mas Como Ja Disse Aqui, Nao Entendo De Mecanica....alguem Tem Algum Manual Pra Indicar? Site? Etc?
Obrigado
Cassiano
O manual da ranger ele tem várias dicas, como sangrar o filtro do diesel por exemplo. Outra fonte é esse mesmo forum!
Abraço
Joao Carlos Portela
30/07/2008, 15:45
Olá amigos
A luz que indica água no combustível da minha ranger acende de vez em quando e apaga....é quase como se piscasse, e normalmente é quando aperto um pouco mais no acelerador.
Isto é normal?
Grande abraço
Cassiano
Na minha ranger acontecia isto. Ai o eletrecista da cocessionaria me disse que teria que trocar o sensor que fica embaixo do filtro. Mas como achei caro tirei o sensor e lixei com lixa bem fina o sensor que é uma especie de parafuso de bronze e sanou o problema.
Espero ter ajudado.
Edintruder
30/07/2008, 19:40
É só limpar mesmo. Se o filtro é novo pode ser realmente água no diesel, então drena o filtro e recolhe o diesel para verificar realmente se é o diesel com água ou o sensor.
Anthoniusnikos
30/07/2008, 20:19
Esse sensor de água é "Coisa pra inglês ver". Se estiver piscando, é sinal que ainda quer dizer alguma coisa. Se ficar aceso, direto é sinal que está em curto. Se não acender nuca, sabe lá o quê ele está marcando. Eu desliguei o meu, só abasteço em posto de confiança e troco o filtro a cada 5.000 ou 10.000 Km. Até vou usar a fiação desse sensor para a bóia de nível do anexo do reservatório de arrefecimento.
Abraços
Anthoniusnikos
muricaum
31/07/2008, 00:27
A minha s10 tbm acendia essa p@$@%!$$# dessa luz direto.. começou acender uma vez e eu drenava esse filtro de manhã antes de ligar a primeira vez, logo quando estava abastecendo, em lua cheia, em lua minguante.. ou seja.. drenei de todo o jeito possível mas ela acabava acendendo sempre.. daí desliguei o cabo que é ligado no sensor e pronto.. acabou o problema.. ahahhahaha só não pode esquecer de trocar o filtro periodicamente hehe
abraços
duardobruno
31/07/2008, 09:25
Isso é uma @#%&&*(@$ mesmo!!! O meu acendia direto, tinha hora que eu tinha a impressão que era mal contato pq era quando o carro trocava de marcha ou dava algum tranquinho.:pensativo: Daí resolvi trocar o filtro, o sensor venho junto e não tinha santo que desenroscasse o sensor do filtro.:putz: Resultado, coloquei meu filtro, sem o sensor. Pronto, apagou a luz, quando troco o óleo, troco o filtro.:palmas:
Walter L. L. Casitta
31/07/2008, 09:44
Isso é uma @#%&&*(@$ mesmo!!! O meu acendia direto, tinha hora que eu tinha a impressão que era mal contato pq era quando o carro trocava de marcha ou dava algum tranquinho.:pensativo: Daí resolvi trocar o filtro, o sensor venho junto e não tinha santo que desenroscasse o sensor do filtro.:putz: Resultado, coloquei meu filtro, sem o sensor. Pronto, apagou a luz, quando troco o óleo, troco o filtro.:palmas:
Quando troca o filtro não pode deixar os caras porem a mão no sensor. Eles apertam de mais, fondem com a rosca que é de plástico e na próxima troca ninguém consegue tirar. O prejú é de R$120,00...
crystyan2003
01/09/2008, 18:39
Beleza Bruno vi que vc tambem é de brasilia poderia me informar onde vc comprou ela já com o sensor? A minha ta acesa direto!
Pequeno jr
01/09/2008, 20:15
Olá amigos
Isto é normal?
Grande abraço
Cassiano
QUando acende é sinal que tem água no Diesel :dance::dance::dance:
Allan, que junta de borracha do sensor é essa? Abraço
O acendimento momentaneo e aleatorio da luz indicadora de agua no diesel é normalmente falha do sensor. Este sensor tem uma eletronica interna, e seu corpo é todo de plastico e quebra com a maior facilidade na hora de aperta-lo. Tem uma junta de borracha que vai deformando e normalmente não vem com o filtro novo, ai quando é feita a troca do filtro começa a vazar diesel dai o cabra aperta mais o sensor e acaba quebrando.
Com relação a troca do filtro de diesel a recomendação é de 20K km. A sujeira que fica no filtro é a que entra junto com o diesel no abastecimento, portanto troca deste filtro esta diretamente com a qualidade do diesel que vc abastece. No meu caso que sempre abasteço nos mesmos postos, já fiz a troca com mais de 40K km, abri o filtro e ele estava completamente limpo.
Abs
Allan Nielsen
01/09/2008, 21:44
Allan, que junta de borracha do sensor é essa? Abraço
É uma arruela de borracha macia que fica entre o sensor e o filtro.
O corpo do sensor é todo de plastico, e na rosca que prende no filtro tem uma ranhura para drenar. Vc solta um pouco o sensor e a agua/diesel escorre por esta ranhura, quando vc aperta o que veda é este anel de borracha. Com o tempo ele vai deformando, dai aperta-se mais para não vazar, até que quebra.
Abs
http://img61.imageshack.us/img61/5332/sensoraguant3.jpg
coruja77
06/11/2019, 13:25
Tenho uma Ranger 2011, motor MWM 3.0, NGD, Powerstroke, com 57.000 km. Recentemente, por causa do acendimento da luz de advertência de água no diesel, fiz um serviço completo de limpeza no sistema de alimentação, incluindo limpeza/lavagem do tanque, limpeza da peneira e das tubulações, troca do filtro de diesel completo (carcaça, refil, sensor e chicote adaptador). Esclarecendo: a algum tempo atrás, numa das revisões, a Ford trocou o filtro que era blindado, por um de plástico que permite a substituição do refil.
Depois de realizar todo o serviço relatado acima, a luz de advertência permanece apagada quando o motor ainda está frio, e tão logo o sensor de temperatura acusa temperatura normal de trabalho, a luz acende. Se desligar o motor, e deixá-lo esfriar, a luz se apaga e volta a acender, quando religamos o motor e ele atinge a temperatura normal de trabalho. Alguém já teve problema semelhante? Obrigado pela ajuda