Ver Versão Completa : freio a disco sem servofreio, melhora???
ricleite
05/06/2008, 21:56
Como já relatei anteriormente, tenho um cj5 1966 com mecânica original e não gostaria de alterar ítens de originalidade por gosto pessoal; tais como posição e tipo de pedais. No entanto gostaria de saber dos mais experientes, se eu colocasse um kit de freio a disco na frente e mantivesse os pedais originais sem alterar a originalidade, haveria alguma melhora na frenagem???
A outra dúvida é se haveria um jeito de troar a caixa de direção, de maneira a não cortar o painel ou mexer na posição do volante, mantendo assim a aparente originalidade mesmo que o sistema interno, como a caixa e braços, fossem de outro veículo.
Sei que para a maioria dos participantes do forum a originalidade não é importante, pelo fato de seus jipes serem mais voltados para trilhas, exigindo assim sistemas mais seguros. No entanto apesar de eu ser mais purista em relação a preservação da originalidade, vejo que não existe nenhum outro forum ou meio de discussão tão fértil em opniões e experiências em materia de jeep como este aqui.
parabéns e aguardo dicas e bofetadas:pensativo:
Ricleite,
No meu jeep coloquei freio a disco nas 4 rodas e não uso servo, as pastilhas com o disco tem uma area de atrito menor do que as lonas com o tambor, então sem o servo ele acaba sendo menos eficiente, você precisa fazer mais força na perna para o Jeep parar, necessidade que é cumprida pelo servo freio.
A grande vantagem do disco é que se usar para trilha, ele continua funcionando depois de molhado e a manutenção e limpeza acaba sendo mais simples.
Com disco e sem servo freio é uma questão de costume, vai ter que fazer bem mais força na perna e freiar um pouco antes.
Quanto ao sistema de direção,acho que não tem problema manter a posição original do volante, vai ter que usar algumas barras articuladas para ligar a coluna de direção à caixa de direção que desejará usar.
Servo num melhora em nada a eficiencia de freios, diminui apenas o esforço que vc terá que fazer no pedal, só isso. Grande parte da força que vc teria que aplicar no pedal para parar o jeep será feita pelo servo utilizando o vácuo do motor.
Só é sempre bom verificar se o curso(volume deslocado de fluido) do cilindro mestre é adequado ao acionamento das pinças que vc vai colocar lá no lugar do "burrinhos" originais.
Caixa de direção acho que a que se usa no maverick pede pouca modificação, o pessoal não gosta pq é muito desmultiplicada para ser leve, e já que quase todo mundo adapta sistema hidraulico isso num faz muita diferença, mas se vc não vai fazer isso, já é uma vantagem em favor destas caixas, sem falar que a maioria delas é sistema de esferas recirculantes e muito resistentes. pode pegar a maioria dos Maverick jogados por aí que dificilmente vc acha um com folga na direção como acontece com caixas de direção de outros carros, isso pq o maverick mais novo por aí tá com 30 anos de estrada.
abraço
Marcos ET
06/06/2008, 10:46
Se eu colocasse um kit de freio a disco na frente e mantivesse os pedais originais sem alterar a originalidade, haveria alguma melhora na frenagem???
Saudações ricleite! Olha, vc teria uma melhora sim... além daquela que o ZIKAO falou, o sistema de freio a disco é mais homogeneo, nao tem perigo de "ovalar" o tambor (mas tem de empenar o disco, ok)... embora o pessoal fale que o sistema fica mais duro, eu pessoalmente nao senti muita diferença, mas veja que até mesmo isso tem solução! se voce achar muito duro, pode reposicionar a articulação da vareta do freio, diminuindo a alavanca que esta faz ao acionar o cilindro mestre original do jeep! em outras palavras, fura um outro buraquinho mais perto da articulação do pedal e prende a vareta acionadora lá....
A outra dúvida é se haveria um jeito de troar a caixa de direção, de maneira a não cortar o painel ou mexer na posição do volante, mantendo assim a aparente originalidade mesmo que o sistema interno, como a caixa e braços, fossem de outro veículo.
Tem sim! eu uso uma caixa do Opala mecanica (mas em breve será trocada pela do Macerick) e nao mudei a posição do voltante... só que tive que furar a grade dianteira para passar a coluna de direção. MAS, se vc nao quer isso, pode procurar outras caixas de direção tipo "coroa e sem-fim" que se movem no sentido contrário as do maveco e dos opala (tem, por exemplo, uns modelos de F.1000 antiga que eram assim) e prender ela na longarina do chassis, só que com o braço pitman virado para frente...
Se vc nao gostou, pode adaptar também o sistema do VW GOL como todo mundo tem usado, nao fura nada na grade e só dá pra ver a adaptação se vc deitar sob o jeep... Para nao tirar o volante do lugar, basta que exista uma cruzeta na saída da tubeira do volante e outra na entrada do eixo da caixa de direção e, para sua segurança, instale uma "barra de colapso" (aquela barra retrátil telescopicamente, usada em quase todos os carros... retire as travas internas para ela trabalhar solta) entre estas duas cruzetas!
Nao gostou tambem? bom, aqui mesmo no fórum teve um colega nosso que instalou uma caixa de santana paralela ao chassis, com a parte telescópica movimentando-se para frente e para tras, daih ele ligou uma barra de direção entre esta caixa e o boomerang (aquela peça em "V" que fica sob seu radiador) e o resto manteve original (mas esta adaptação foi alvo de críticas pois nao diminue os pontos de folga na direçaõ do jeep)
Se vc nao gostou de nenhuma destas adaptações, devem existir outros modelos mais caros (Full Hidro - rsrsrs) mas acho que uma destas que citei já vai resolver seu caso ne?
ricleite
06/06/2008, 22:17
Alguem tem ideia de qaunto fia pra colocar uma caixa mecanica do gol, peças e mão de obra. Acho que deve ser a adaptação mais barata.
Valeu
leopoldo
07/06/2008, 00:06
Olha, colocar freio a disco sem servo é procurar problema.
O freio a disco necessita de servo, que já foi explicado no outro tópico, aumenta de 2 a 5 X a força.
Se vc estiver a 80 km/h e necessitar para um jeep com disco e sem servo, vai ficar com os olhos arregalados vendo alguma coisa chegar e o jeep NÂo parar.
Outro problema é que a enorme força que vc vai fazer no pedal para compensar a falta de servo pode romper o painel do jeep, se o mestre está na parede de fogo do jeep, por exemplo.
Outra coisa: caixa de direção de carro leve não deveria ser cogitada de ser instalada num jeep. Obviamente fica SUB dimensionada.
Elmer_Jeep
07/06/2008, 11:14
Nao gostou tambem? bom, aqui mesmo no fórum teve um colega nosso que instalou uma caixa de santana paralela ao chassis, com a parte telescópica movimentando-se para frente e para tras, daih ele ligou uma barra de direção entre esta caixa e o boomerang (aquela peça em "V" que fica sob seu radiador) e o resto manteve original (mas esta adaptação foi alvo de críticas pois nao diminue os pontos de folga na direçaõ do jeep)
Isso é um belo exemplo do que NÃO FAZER no sistema de direção, já vi uma gambi dessas, ficou muito feio o negocio.
[]'s
ricleite
07/06/2008, 12:47
O Leopoldo resumiu tudo claramente em poucas palavras.
Estoun pensando em fazer uma boa revisão e deixar o sistema original mesmo, que afinal para o meu tipo de uso é bem suficiente. Agora a direção tá difícil manter a original, infelizmente meu mecanico não consegue tirar a folga , acho que vou pesquisar mais um pouco mantes de decidir. Meu vizinho já colocou a do gol ou santana mecanica ficou justa e sem folga. Conforme o leopoldo falou pode ter ficado subdimensionada, mas como nó nnão fazemos trilha acho que para rodar nos finais de semana é melhor do que o sistema original.
valeu,
Marcos ET
08/06/2008, 03:59
Isso é um belo exemplo do que NÃO FAZER no sistema de direção, já vi uma gambi dessas, ficou muito feio o negocio.
[]'s
... como eu disse, alvo de críticas.. rsrsrsrs
Concordo com o Elmer, pra mim este tipo de adaptação nem deveria existir.. mas como existe, acabei falando dela... rs
Quanto as observações do Leopoldo, estou certo de que ele teve seus motivos para expor sua idéia, porém, uso o kit UBD na dianteira e tambores na traseira (com cilindros de roda de 1"1/4 da dianteira) com cilindro mestre original do jeep... raramente ando a 80 km/h mas quando andei e tive que parar, nao tive problemas com os freios.. meu unico medo é por ser um acionamento simples e nao o duplo, como nos mais modernos.... o jeep freia bem e a unica coisa que eu fiz foi reposicionar o furo da vareta de acionamento... como o deslocamento do pedal é menor, o reposicionamento faz com que o pedal tenha seu curso "normal" só que com mais força no cilindro mestre... aumento de força por aumento de força, o meu é 100% mecanico e nao depende do motor em funcionamento para parar a viatura....
Claro que isso é convicção minha... pode ser que pra andar a 100km/h meu sistema de freio nao seja tao bom assim... mas eu jamais andarei a esta velocidade... pra isso eu tenho um Pálio... rs
carlossc
08/06/2008, 21:07
... como eu disse, alvo de críticas.. rsrsrsrs
Concordo com o Elmer, pra mim este tipo de adaptação nem deveria existir.. mas como existe, acabei falando dela... rs
Quanto as observações do Leopoldo, estou certo de que ele teve seus motivos para expor sua idéia, porém, uso o kit UBD na dianteira e tambores na traseira (com cilindros de roda de 1"1/4 da dianteira) com cilindro mestre original do jeep... raramente ando a 80 km/h mas quando andei e tive que parar, nao tive problemas com os freios.. meu unico medo é por ser um acionamento simples e nao o duplo, como nos mais modernos.... o jeep freia bem e a unica coisa que eu fiz foi reposicionar o furo da vareta de acionamento... como o deslocamento do pedal é menor, o reposicionamento faz com que o pedal tenha seu curso "normal" só que com mais força no cilindro mestre... aumento de força por aumento de força, o meu é 100% mecanico e nao depende do motor em funcionamento para parar a viatura....
Claro que isso é convicção minha... pode ser que pra andar a 100km/h meu sistema de freio nao seja tao bom assim... mas eu jamais andarei a esta velocidade... pra isso eu tenho um Pálio... rs
Marcos, tenho uma rural 63 e estou colocando somente o freio a disco na trazeira, com as pinças do kadet, achei interessante a dica do reposicionamento da vareta, sera q vc poderia postar fotos da mudança...
Marcos ET
09/06/2008, 00:00
Fala Carlos, blza?
Cara, foto eu nao tenho, pois minha esposa levou a maquina para Sao Paulo.. rsrsrs
Mas fz um desenho pra vc ver mais ou menos como é....
Espero que ajude!
Ei, vc é de SC? Puxa vida! eu estive por aih (Floripa) em outubro... procurei, procurei e nao encontrei um único jeep por aih!! credo! vcs tem que sair dvz em quando! rs
qqr problema, tamo por aqui.
carlossc
09/06/2008, 18:40
Grande Marcos,
Obrigadao da dica, clareou bem as ideias.
Poxa, axo q vc deu azar de nao axar nenhum, jipeiro, ruraleiro, e picapeiro... heheheheheh, eu moro aki mais pro oeste, mais sei q o pessoal
de floripa ate rio do sul gosta bastante da brincadeira...
Obrigado da força...
cRiPpLe_rOoStEr
24/03/2009, 23:18
o cilindro-mestre do chevette sem hidrovácuo pode ser uma boa alternativa... só tem que ter um "braço" de acionamento mais curto e mais curso no pedal para ficar macio... eu estou interessado em retificar e turbinar o motor do clio do meu pai (1.0 8v, não podia ser pior...) e para ter mais liberdade de trabalhar num coletor de admissão seria bom não ficar dependendo do vácuo para o freio...
cRiPpLe_rOoStEr
24/03/2009, 23:20
retificando: provavelmente o da kombi ficasse melhor por ja estar dimensionado a um utilitário...
inaciocm
07/04/2009, 23:22
Freio a disco precisa de servo??? sei que fica mais macio, mais nao é tao necessario assim nao!!!:shock:
Meu freio era original, e como sabem, freio a tambor quando esquenta nao freia nada!!!
Depois de alguns apuros, instalei um kit dianteiro da PWB, comprado na JIPEBRAS(se nao me engano, na época foi R$ 780,00) e mantive o restante do sistema original, só troquei os fluidos e as lonas dos freios traseiros(nen reparo de cilindro mestre nao foi trocado)
Resultado: é pisar e ele travar as 4 rodas!!! chega a "afundar" a dianteira e cantar as rodas traseiras, além de acabar o sofrimento com o superaquecimento do sistema!!! nunca vi uma diferença tao significativa!!!
Sei que com o servo ele fica mais macio, a frenagem fica mais gradativa e etc, mas nao queria retirar as pedaleiras originais.
Mais p quem nao quer descaracterizar o Jeep com pedaleiras suspensas ou nao tem grana para montar um sistema hidrovacuo, fica ai a sugestão!!!
OBS: sempre antes de sair de casa, é bom dar umas pisadas no pedal de freio, para ele ficar "no ponto".:concordo:
leopoldo
08/04/2009, 18:44
Bom, obviamente eu não pensei em todas as modificações existentes e as que podem dar certo no casamento cilindro mestre x pressão x diametro do disco x curso de pedal x diametro do pneu x peso do jeep.
A coisa, em geral, funciona assim .... quando mudaram de lona para disco, descobriram que era, em geral, necessário mais pressão no sistema, porque o freio a disco não tem o efeito alavanca dos patins sobre a panela; então freia menos, mas guardadas as devidas proporções.
Depois tem o problema de por ser mais compacto, a área de frenagem ser menor.
Além disso, como característica de projeto, os discos vieram para projetos de rodas menores, do aro 16 para o aro 14 ou menos e, para veículos que são muito mais rápidos. Então, viu-se a obvia necessidade de aumentar a pressão e ai vem o servo.
No jeep, dependendo da combinação já mencionada, pode ficar muito bom, mas em geral, o pedal fica mais duro mas bem alto, pois o volume do mestre original é respeitável. Mas o mestre original perde em segurança por não ser duplo.
benderrr
05/10/2009, 19:09
ola pessoal!!
este assunto de freio a disco na dianteira sem servo freio ja foi amplamente discutido neste forum no passado! porem continuo com duvidas! gostaria de instalar o kit completo de freio a disco mas nao penso em trocar a pedaleiras assim nao posso instalar servo freio ... porem gostaria de saber se feita algumas adaptacoes tipo pastilhas maiores (sera q to falando besteira?) ajudaria ? eu sei q vai ficar meio duro o freio e tal mas como ja disse eu sou teimoso e prefiro as pedaleiras originais!! kkk
gostaria da opiniao de vcs
Pablo.pinto2007
05/10/2009, 21:28
ola pessoal!!
este assunto de freio a disco na dianteira sem servo freio ja foi amplamente discutido neste forum no passado! porem continuo com duvidas! gostaria de instalar o kit completo de freio a disco mas nao penso em trocar a pedaleiras assim nao posso instalar servo freio ... porem gostaria de saber se feita algumas adaptacoes tipo pastilhas maiores (sera q to falando besteira?) ajudaria ? eu sei q vai ficar meio duro o freio e tal mas como ja disse eu sou teimoso e prefiro as pedaleiras originais!! kkk
gostaria da opiniao de vcs
Amigo pelo visto você não quer abrir mão da originalidade aparente, mas por baixo quer ter um sistema moderno, ou é por que acha que vai economizar dinheiro?
Existe duas vertentes aí pra você:
1 - Se não quer mecher na originalidade do carro, mas quer ter um sistema eficiente e confiável de frenagem, ou seja, quer colocar freio a disco e manter as pedaleiras em baixo. Eu acho que não terá um freio bom, pois freio a disco sem hidrovácuo na minha opinião não vai ficar bom, pois a meu ver o problema do freio original está no cilindro mestre, que vai junto ao pedal. Mas por que acho isso? Simplesmente porque tenho o contrário, coloquei pedaleira suspensa do opala e hidrovácuo do mesmo no sistema de freio a tambor nas 4 rodas, e funciona bem, o único problema são as regulagens que fica realmente chato de fazer, mas isso tanto faz o cilindro mestre, se tem hidrovácuo ou não. Então se você quer manter o sistema de pedal original, eu penso que seria melhor você bolar um sistema que utilize o pedal em baixo mas que tenha adaptado ali um hidrovácuo, pois assim você teria as pedaleiras originais e ficaria com o sistema completo.
É isso, eu acho que não vale a pena colocar freio a disco e cilindro sem hidrovácuo, você não vai ter força suficiente para parar o seu jeep, tire por um carro de passeio, quer fazer o teste? coloque seu veículo numa rua deserta e retira do hidrovácuo a mangueira do vácuo e dá uma volta e tenta parar o carro, você vai colocar os bofe pra fora e não consegue... e sabe por que? por que freio a tambor simplesmente é muito mais eficiente do que a disco, repito o problema do freio a tambor em jeeps são as regulagens. Imagine que se freio a disco fosse mais eficiente do que a tambor, carreta, caminhão e ônibus teriam freio à disco em todas as rodas...
Detalhe, se realmente for fazer o teste, ao retirar a mangueira do vácuo, tampone a mesma pro lado do gerador de vácuo, com um parafuso um pouco mais espesso do que o diâmetro da mangueira, ou qualquer outra coisa que não agrida a mangueira ou o plugue.
É essa a minha opinião.
benderrr
05/10/2009, 23:36
entao pablo !
eu tambem pensei em colocar um servo e nao mexer nos tambores ja! mas o problema é q em trilha , lama etc , freio de lona nao ajuda mtoo.... onibus caminhoes nao enfrentao tais adversidades! como o pessoal aqi falou q instalaram freio discos sem servo e deram certo vi q nao sou o unico ...
sobre bolar algo q deixasse os pedais originais e instalando o servo e ate mesm o freio a disco gostaria de saber se alguem ja fez isso ... acho q ninguem.. o pessoal ja coloca suspensa mesmo ...
Colepicola
06/10/2009, 07:47
Comprei um CJ5 1980 que o antigo dono colocou a caixa do Santana e freio a disco nas quatro rodas. Fiz uma trilha há um mês atras que era extremamente íngreme, o que levou a faltar combustível. O motor apagou e percebi que estava sem freios e sem direção. Será que vou ser obrigado a tirar toda a engenhoca, como vou puxar o Jeep no tollbar com as rodas da frente sem mexer.:twisted:
Pablo.pinto2007
06/10/2009, 11:11
Comprei um CJ5 1980 que o antigo dono colocou a caixa do Santana e freio a disco nas quatro rodas. Fiz uma trilha há um mês atras que era extremamente íngreme, o que levou a faltar combustível. O motor apagou e percebi que estava sem freios e sem direção. Será que vou ser obrigado a tirar toda a engenhoca, como vou puxar o Jeep no tollbar com as rodas da frente sem mexer.:twisted:
Esse é um problema da maioria, mas não se preoculpe com o towbar, o sistema fica pesado mas não deixa de funcionar, ou seja, você ficou com o pedal duro, a direção dura, mas com certeza estavam funcionando, era só colocar um pouco mais de força.
E quando se está puxando um veículo com o towbar ele faz a curva por si só, e o freio é do carro motor.
Agora pra puxar no towbar tem uma variável que tem que estar bem regulada, se não me engano é o caster.... senão ele não faz a curva só.
Abraços!
Pablo.pinto2007
06/10/2009, 11:20
entao pablo !
eu tambem pensei em colocar um servo e nao mexer nos tambores ja! mas o problema é q em trilha , lama etc , freio de lona nao ajuda mtoo.... onibus caminhoes nao enfrentao tais adversidades! como o pessoal aqi falou q instalaram freio discos sem servo e deram certo vi q nao sou o unico ...
sobre bolar algo q deixasse os pedais originais e instalando o servo e ate mesm o freio a disco gostaria de saber se alguem ja fez isso ... acho q ninguem.. o pessoal ja coloca suspensa mesmo ...
Com certeza, não estou defendo freio a tambor, inclusive estou com muita raiva deles, será a minha próxima modificação, eu só quis comparar que o sistema de hidrovácuo serve pra deixar o sistema leve, e que com freio a disco precisa-se de muito mais força para chegar a uma frenagem eficiente.
Com certeza freio a tambor em trilha é uma merd@, principalmente os dianteiros... que serão os primeiros que vou trocar, os traseiros fica pra próxima etapa.
Agora se você pensar bem, é possível coloca sim hidrovácuo em pedais embaixo, procura uma kombi por aí e se abaixa e ver como é o sistema de servofreio dela, pois ela é pedal embaixo do mesmo jeito do jeep.
E aí estarão resolvidos os seus problemas.
Abraços!
Marcos ET
06/09/2023, 11:23
[...] freio a disco sem hidrovácuo na minha opinião não vai ficar bom, pois a meu ver o problema do freio original está no cilindro mestre, que vai junto ao pedal. Mas por que acho isso? Simplesmente porque tenho o contrário, coloquei pedaleira suspensa do opala e hidrovácuo do mesmo no sistema de freio a tambor nas 4 rodas, e funciona bem [...]
Ressuscitando o tópico... assim como disse o inaciocm uns quinze anos atrás (kkk) Freio a disco SEM servo-freio fica bom sim! (não fica "ótimo", mas funciona perfeitamente). Desde minha última mensagem (década e meia atras) até hoje, ainda uso cilindro mestre original do Jeep, freios a tambor do CJ5 dianteiro instalados no eixo traseiro, e Kit de freio a disco dianteiro da Super Break Disk (pinças da Kombi). É um sistema que cumpre sua função. Quando tirei os freios a tambor e coloquei disco, senti que preciso de mais força nos pedais, porém nada que inviabilize a frenagem... com um pouco mais de "vontade", consigo travar as quatro rodas no asfalto.
[...] eu acho que não vale a pena colocar freio a disco e cilindro sem hidrovácuo, você não vai ter força suficiente para parar o seu jeep, tire por um carro de passeio, quer fazer o teste? coloque seu veículo numa rua deserta e retira do hidrovácuo a mangueira do vácuo e dá uma volta e tenta parar o carro, você vai colocar os bofe pra fora e não consegue... e sabe por que? por que freio a tambor simplesmente é muito mais eficiente do que a disco [...]
Sim, freios a tambor freiam mais que freios a disco, desde que estejam limpos, secos e bem regulados (condições excepcionais de laboratório... kkk). A vantagem de colocar disco (ao menos das dianteiras) é ter um sistema um pouco menos eficiente, porém muito mais estável e confiável. É a diferença de você precisar frear forte num dia de chuva e descobrir que o servofreio que foi instalado não conseguiu superar a deficiencia do tambor quando está molhado.. rsrsrsrs
Desde que instalei discos de freio na dianteira (lá para os idos de 2003) nunca tive problemas, e embora não seja nenhum Schwarzenegger (sim, fui procurar o nome no Goole kkk), eu tenho força de sobra para parar o jeep, inclusive com as rodas calçadas em pneus 265/85R16...
Agora o motivo de eu estar ressuscitando o tópico é outro... como gosto de considerar e compartilhar todas as alternativas, vi recentemente uma adaptação de servofreio em Jeep, mantendo pedais originais. A adaptação consiste em manter tudo, até mesmo o cilindro mestre do jeep no lugar, MAS ao invés do cilindro mestre ir para as rodas, ele vai para um atuador de embreagem adaptado num servofreio com cilindro duplo.
Este sistema que vi, o servofreio estava instalado junto ao paralamas direito do Jeep, um pouco longe dos pedais. No caso, o cilindro mestre original do Jeep manda fluido para o atuador de embreagem, e este é que faz o papel de pedal de freio. O hidrovácuo com sistema duplo pode, então, ser instalado em qualquer lugar do Jeep.
A pessoa que fez a adaptação me disse que a vantagem é que o cilindro mestre original (circuito simples) trabalha com muito menos esforço (pois agora seu único trabalho é acionar o atuador que empurra embolo que está no hidrovácuo), o que prorroga sua vida útil e torna menos propenso a falhas... a desvantagem, no entanto, é que se houver um vazamento entre o cilindro mestre do jeep e o atuador de embreagem usado para acionar o outro cilindro mestre duplo com assistência, assim como no sistema original, você também fica sem freio.
Fica aí a ideia para considerações...
Aristides Jr
07/09/2023, 15:12
Olá pessoal! vou deixar aqui minha opinão de 2cent$!
O atuador de embreagem é mais frágil do que qualquer dispositivo hidráulico de freio!
Vai criar um ponto fraco no sistema!
Se for para criar um sistema indireto o que fica melhor e funciona adequadamente são os Hidrovácuo, agora eles estão de volta! existem para venda opções de 6' o freio fica muito leve, é muito facil da instalar e bastante seguro! Já utilizei no meu Jeep um de 4 1/2' foi ótimo, só desinstalei por falta de peças de reposição.
580779
https://http2.mlstatic.com/D_NQ_NP_795248-MLB31135550631_062019-O.webp
https://http2.mlstatic.com/D_NQ_NP_2X_171601-MLB20348325038_072015-F.webp
Na pior das hipótese ainda acho mais seguro criar um sistema de alavancas, (busquem na net adaptação de hidrovácuo no fusca).
Neste exemplo foi criado um barra de 1 pol maciça para tranferir o acionamento do pedal de freio para o outro lado
https://2.bp.blogspot.com/-QaDTb0bz_ww/UjHE556U6TI/AAAAAAAADBM/NDbiRiquIEo/s640/b4.jpg
Aristides Júnior
Aristides Jr
16/01/2024, 16:33
Olá Pessoal!
Instalei o Kit de freio disco dianteiro com pinças de pálio e disco ventilado!
Apenas isso! Não mudei o cilindro mestre nem a traseira!
Não estou rodando, pois ainda não está funcionando direito, estou fazendo ajustes finais.
Gostaria de continuar ouvindo depoimentos de quem instalou discos dianteiro sem mexer nas pedaleiras originais!
Aristides Jr
22/01/2024, 11:14
Olá Pessoal, Estão aqui umas fotos!
A instalação do Kit realmente é simples e pode ser feita no capricho em 3 e 6 horas de diversão, isso se não houver nenhum outro problema para resolver, exemplo, prisioneiros, rolamentos e retentor, tubulação...
Aparencia externa muda pouco!
Depois de montado e com a Roda no lugar Praticamente quase não dá ver!
A posição da pinça dificultou sair o ar!
Para sangrar Tive de soltar do suporte e mover até o sangrador ficar virado para cima!
Já consegui andar para testar e os primeiros kms foram bem satisfatórios!
Ainda necessita sangrar melhor! Trabalho para duas pessoas!
Em breve vou postar mais detalhes
581251 581252 581253 581254
Aristides Jr
22/01/2024, 20:55
Olá Pessoal porque minha instalação demorou:-
-> Junto com o Kit vieram dois plugs para "caninho" de freio 3/16, tive que mandar fazer os canos em aço, padrão normal de freio, pois não tenho chanfrador que faz duplo padrão original, duas peças uma com 17cm outra com 82cm!
-> Prisioneiros de um lado ainda roscas esquerda as porcas estavam feias, e do lado direito estavam soldadas na panela, tive que sair para comprar novas!
-> No cubo de um lado havia um parafuso com a rosca espanada, passei o macho de 1/2 refurei o suporte, diminuí a cabeça do parafuso para 9/16.
-> Ainda no cubo do outro lado todas as roscas estavam na medida de 12mm rosca 1,5! Tive que sair para comprar, e ajustar a cabeça na medida 9/16. Abrir o furo do suporte até 1/2" Fiz com furadeira de mão, força muito a máquina!
As esquerda tentei prensar na morsa, quebrei morsa numero 8 e não saiu, decidi ajudar com um pouco de calor, maçarico de glp, pouco calor, não queimou nem a tinta nem derreteu a graxa, saiu na pancada! Resultado empenou o cubo! Tive que levar no torneiro para alinhar, por sorte fez na hora, não levou nem 5 minutos, não aceitou pagamento e ficou ótimo!
O lado que estava soldado o cubo separou da panela e saiu bem mais fácil!
-> Não gostei de montar centralizando a pinça utilizando arruelas! Medi qual o espessura exata, do calço, construí umas pastilhas que soldei no suporte! Acabamento melhor e muito mais fácil manutenção, é rápido para montar de desmontar!
-> Sangrei uma latinha de 500 ml e não dava pedal! Entrei em contato com o fornecedor do Kit, pediu para enviar algumas fotos e imediatamente percebeu que os bicos sangradores estavam em posição que não deixada sair todo o ar. Solução fácil, soltei os 2 parafusos que seguram a pinça girei ela ainda enfiada no disco até o bico virar para cima, saiu um pouco de ar, resolveu o problema!
-> Fui sangrar a traseira para substituir todo o oleo velho, um lado quebrou o sangrador, tive que sangra no caninho, ainda não arrumei, mas como estes cilindros de roda foram encamisados em inox vale a pena retrabalhar a rosca do sangrador! Por garantia comprei outra lata de Fluido.
-> Meu pedal está com pouco de jogo e raspava na coluna de direção, decidi melhorar, fazendo corte e solda deslocar 20mm a pedaleira em direção ao acelerador!
Custos no Geral:-
R$ 1100 Kit Henri KM;
R$ 90 caninhos de freio;
R$ 150 Prisioneiros;
R$ 100 Loja de Parafusos;
R$ 70 Fluido Dot 4 Atê (35 cada).
Total R$ 1510
Não precisei gastar pois tinha em casa:-
Graxa, trava química, querosene para lavar peças.
Estavam ok e não houve gastos com:-
Rolamentos, retentores, porca travas, não tenho roda livre.
Então foi assim serviço feito em casa aproximadamente 20 horas, incluindo as saídas, tempo pesquisando na internet.
Gostei muito de fazer este trabalho!
Abraço Aristides Júnior