PDA

Ver Versão Completa : Niva ou Suzuki Samurai



wagner_moc
05/06/2008, 13:52
Olá pessoal, gostaria da ajuda de vocês do fórum para adquirir um veículo 4x4. É o seguinte, já há algum tempo venho pesquisando sobre o Niva, peças, manutenção, etc. Mas um amigo meu me indicou para comprar um Samurai. Aí então surgiu a dúvida, preciso de um carro para rodar em estrada de terra nos fins de semana e asfalto nos dias de trabalho, e eventualmente uma trilha leve. Tenho para gastar no máximo umas 20 milhas, o que me sugerem, um Niva ou Samuka ou outro 4x4? Grato por qualquer dica.

Natanael Junior
05/06/2008, 15:35
Bem vindo!
Vai começar no off road agora? quer um conselho? vire pescador!! ou então gaste suas economias em jogatina, hehehe. Acredite, vai sair mais barato...
Brincadeira. A prática do fora-de-estrada só tem pontos positivos, principalmente os novos amigos que fará.
Quanto à sua pergunta, a resposta mais sensata seria : "compre o que 'piscar' pra você". Isso. Nenhuma sugestão racional ou "científica", com prós e contras de cada 4x4 é capaz de te levar àquele que vai, de fato, te fazer feliz "jipeirísticamente" falando.
Um exemplo, tenho um conhecido lá pras bandas de goiás véi que tem uma pampa 4x4. Não empresta, não vende, não aluga. Tá bom que não faz trilha, mas isso é outro departamento, hehehe.
Meu primeiro jipe de trilha foi um niva - é muito confortável para o uso misto, mas é beberrão pro desempenho que tem, demanda cuidado e muita manutenção preventiva, isso se achar um realmente em dia. As limitações em trilhas mais pesadas, me levaram primeiro a um CJ3b e depois tive um dois samurais, e um deles vendi, comprei de volta e é meu atual trilheiro.
Mas vc começou fazendo a coisa certa. Pesquisando antes de bater o martelo.
Boa sorte nas buscas!

wagner_moc
05/06/2008, 16:38
Bem vindo!
Vai começar no off road agora? quer um conselho? vire pescador!! ou então gaste suas economias em jogatina, hehehe. Acredite, vai sair mais barato...
Brincadeira. A prática do fora-de-estrada só tem pontos positivos, principalmente os novos amigos que fará.
Quanto à sua pergunta, a resposta mais sensata seria : "compre o que 'piscar' pra você". Isso. Nenhuma sugestão racional ou "científica", com prós e contras de cada 4x4 é capaz de te levar àquele que vai, de fato, te fazer feliz "jipeirísticamente" falando.
Um exemplo, tenho um conhecido lá pras bandas de goiás véi que tem uma pampa 4x4. Não empresta, não vende, não aluga. Tá bom que não faz trilha, mas isso é outro departamento, hehehe.
Meu primeiro jipe de trilha foi um niva - é muito confortável para o uso misto, mas é beberrão pro desempenho que tem, demanda cuidado e muita manutenção preventiva, isso se achar um realmente em dia. As limitações em trilhas mais pesadas, me levaram primeiro a um CJ3b e depois tive um dois samurais, e um deles vendi, comprei de volta e é meu atual trilheiro.
Mas vc começou fazendo a coisa certa. Pesquisando antes de bater o martelo.
Boa sorte nas buscas!
Grato pela dica Natanael. Agora uma pergunta: quais os prós e contras que você viu no Samurai já que você teve dois?

Otávio Luiz
05/06/2008, 16:59
E o Vitara? Vai bem na cidade, no estradão e na trilha leve.
Entre os dois citados:
Samurai - jipinho valente e com pouca preparação encara trilhas mais difíceis. Suspensão dura (feixes) p/ cidade e o canvas (teto de lona) pouco seguro.
Niva - para uso urbano e estradões perfeito (pra quem tem pouca grana né...), para trilhas mais pesadas precisa de muita preparação e não resiste muito (minha opinião, lá vem pedradas).
Demanda mais manutenção que os Suzukis, mas se achares um bom não terás (muita) dor de cabeça.
Eu tenho Niva e uso na cidade e passeios. É meu carro (carro?) do dia-a-dia. Mas uso GNV, assim fica mais econômico que o 4x2 1.0 da patroa.

Natanael Junior
05/06/2008, 17:05
Tive dois porque o primeiro era muito novinho pra ralação e porque estava precisando de grana quando vendi.
A estória toda está em http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=41425

Os prós:
É pequeno, fácil de mexer, muito robusto, projeto bem elaborado, muito confiável - um suzuki bem tratado simplesmente não dá dor de cabeça, excelente na trilha, econômico.

Os contras:
É pequeno (às vezes é pró, as vezes é contra,hehe), algumas peças originais são difíceis de achar, anda pouco (mas jipe não foi feito pra correr), está supervalorizado no mercado.

abraço

joão k. chikui
05/06/2008, 18:46
Wagner
Entre os dois , com certeza fique com um Vitara 3D.

RHL
05/06/2008, 23:12
Wagner
Entre os dois , com certeza fique com um Vitara 3D.

Concordo!
Vai de Vitarinha 1.6 8v

JEFFCATUNDA
08/06/2008, 01:11
Tambem acho que o Vitara vai ser melhor para o que você se propõe a fazer.

Pablo Toledo
08/06/2008, 11:19
Olá pessoal, gostaria da ajuda de vocês do fórum para adquirir um veículo 4x4. É o seguinte, já há algum tempo venho pesquisando sobre o Niva, peças, manutenção, etc. Mas um amigo meu me indicou para comprar um Samurai. Aí então surgiu a dúvida, preciso de um carro para rodar em estrada de terra nos fins de semana e asfalto nos dias de trabalho, e eventualmente uma trilha leve. Tenho para gastar no máximo umas 20 milhas, o que me sugerem, um Niva ou Samuka ou outro 4x4? Grato por qualquer dica.


Olá Wagner;

Digo desde já. Compre um Samurai!!!

Eu tenho um Vitara e adoro ele, mas vou te explicar porque recomendo o Samurai.

Esse papo de fazer somente trilhas leves é a maior auto-enganação que existe. Você começa com trilhas leves sim, mas conforme começa a se envolver com o meio off-road, as trilhas deixam de ficar leves e em pouco tempo você vai ser meter em meio de várias encrencas. Dai você vai começar a ir atrás de melhorias pra sua viatura e começa a descobrir as limitações. A grande vantagem do Samurai é que ele quase não tem limitações e conta com uma vasta gama de produtos tanto no Brasil e muito mais nos EUA. O mesmo não é verdade para o Vitara e ainda mais para o Niva.

Como você é de Minas Gerais e as trilhas dai são muito pedregosas, o eixo rígido é uma baita vantagem nessas situações. A resistência a quebras é muito maior e o curso de suspensão também. Sem falar que no Samurai você consegue utilizar pneus 31" numa boa. Já no Vitara, por não ser eixo rígido, usar 31" é muito complicado e requer diversas adaptações. E mesmo assim teu diferecial dianteiro e homocinéticas ficaram muito suscetíveis a quebras.

Alguém disse que o Samurai tá inflacionado, o que é uma verdade. Por isso, muita calma na hora da compra. Faça sem pressa.

[]s

leo cabral
08/06/2008, 18:38
me recuso a imaginar uma comparação entre um samurai e um lata niva.:discordo:

mas ficaria assim... 10000000000000000000000 samurai , -0 lata niva.:dance:


( la vem pedradas):parede:

JEFFCATUNDA
08/06/2008, 22:20
Certamente que concordo com tudo que já escreveram sobre o Samurai...
Ocorre que nosso colega quer uma vaitura para uso mixto..... e mais para a cidade que para as trilhas... e convenhamos que o Samurai é um jumentinho de duro...É muito duro para o asfalto...tenho dois colegas que desistiram dele após algum tempo por conta disso... ele realmente só serviria para todo e qualquer tipo de trilha...OFF-ROAD....Cidade não é a praia de um samurai...é como andar em uma cangalha de jumento....

Devemos levar isso em consideração....Samurai, só se for um segundo carro e para uso só OFF-ROAD e raramente no asfalto.:concordo:

leo cabral
08/06/2008, 22:39
Certamente que concordo com tudo que já escreveram sobre o Samurai...
Ocorre que nosso colega quer uma vaitura para uso mixto..... e mais para a cidade que para as trilhas... e convenhamos que o Samurai é um jumentinho de duro...É muito duro para o asfalto...tenho dois colegas que desistiram dele após algum tempo por conta disso... ele realmente só serviria para todo e qualquer tipo de trilha...OFF-ROAD....Cidade não é a praia de um samurai...é como andar em uma cangalha de jumento....

Devemos levar isso em consideração....Samurai, só se for um segundo carro e para uso só OFF-ROAD e raramente no asfalto.:concordo:

jeefcatunda


vc ja dirigiu um samurai acima de 1997?:concordo:

recomendo os dois colegas testarem tb.:dance:

Gigantin Samurai
08/06/2008, 23:25
me recuso a imaginar uma comparação entre um samurai e um lata niva.:discordo:

mas ficaria assim... 10000000000000000000000 samurai , -0 lata niva.:dance:


( la vem pedradas):parede:


Concordo plenamente com o dito acima.


Sai de um ford/ka com direção hidráulica e cai de para-quedas no mundo off-road direto num samurai 97 e não me arrependo nem por um minuto.
:twisted:
Digo mais, esse samuca eu comprei a pouco tempo (+ ou - 7 meses), uso TODOS OS DIAS PARA TRABALHAR e uso de noite para sair para baladas. Já fiz duas viagens; uma a uns 100km de distância e outra a 230km e em ambas foi tranquilim demais.

Trilha leve NÃO EXISTE ao longo da vida do jipeiro. Digo isso porque eu só queria fazer passeios e trilhas leves e já levei ele duas trilhas consideradas médias (desci corcovas e formiguinhas), sendo que meu samuca ainda não tem proteções inferiores e fui na coragem pq sei que o samuca original guenta o tranco se for na manha.

Mais cedo ou mais tarde o sujeito perde a dó do jipe e coloca ele na terra todo fim de semana, ainda mais se for solteiro e não tiver uma dona onça por trás enchendo a paciência.

É isso, FIQUE COM O SAMUCA E SEJA FELIZ! Suzuki em geral é o melhor custo/benefício que tá tendo. Manutenção barata e felicidade garantida. :concordo:

PS: Como disse o amigo acima: "la vem pedradas" :parede:

JEFFCATUNDA
09/06/2008, 00:25
É mais existem considerações a se fazer a respeito da mudança da suspenção dos samucas mais novos.......já não são mais tão "hylander".......

leo cabral
09/06/2008, 06:20
É mais existem considerações a se fazer a respeito da mudança da suspenção dos samucas mais novos.......já não são mais tão "hylander".......

Não jeffcatunda, o samurai só fez melhorar.:discordo:

No asfalto - maior conforto:mrgreen:

Na trilha - infinitamente mais versátil e com possibilidades de modificações:evil:

Detalhe :

O fato de um carro ser duro não esta diretamente ligado a sua resistência.:discordo:

Veja o seu caso, pelo que esta escrito no seu avatar você tem uma SW4 que apesar do conforto não deixa de ser um SUV resistênte:concordo:


Volto a afirmar: Não existe concorrente quando se trata de jipes pequenos com os Samurais , principalmente os fabricados entre 1996-1999. ( e que ainda são fabricados em algums países).:dance:

O Vitara é o jipe da barbie perto de um samurai ( eita, mais pedras!!):parede:

wagner_moc
09/06/2008, 09:15
Não jeffcatunda, o samurai só fez melhorar.:discordo:

No asfalto - maior conforto:mrgreen:

Na trilha - infinitamente mais versátil e com possibilidades de modificações:evil:

Detalhe :

O fato de um carro ser duro não esta diretamente ligado a sua resistência.:discordo:

Veja o seu caso, pelo que esta escrito no seu avatar você tem uma SW4 que apesar do conforto não deixa de ser um SUV resistênte:concordo:


Volto a afirmar: Não existe concorrente quando se trata de jipes pequenos com os Samurais , principalmente os fabricados entre 1996-1999. ( e que ainda são fabricados em algums países).:dance:

O Vitara é o jipe da barbie perto de um samurai ( eita, mais pedras!!):parede:
Olá turma, obrigado pelas dicas. Mas ainda tenho algumas dúvidas, como minha grana é curta, vale a pena comprar um Samurai mais antigo, antes de 97, original, sem nenhuma melhoria ou invisto em um pós 97, já com mudanças?
E também que tipo de mudanças são significativas para melhorar o Samuca ou é pegar e sair andando?

diogo ludovico
09/06/2008, 12:16
Olha, tenho um samurai 97, e digo que é só pegar e sair andando.
meu uso é misto, e ele é meu unico carro.
Como dizem, esta história de trilha leve é lenda, comprei o meu falando que só queria um 4x4, que o samurai original estaria perfeito coisa dete tipo:rolleyes:
hoje......eixos de rural + pneus 33" beem diferente do originalzimnho que comprei a quase 2 anos, e olha que nem comecei a fazer trilhas de verdade, só pelo uso "no trabalho" como engenheiro agronomo dando assistencia em fazendas.
A história completa está em http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=24269

Não desmerecendo niva e vitara, mas o fato do niva não ter chssi, em ambos serem sem eixo rigido dianteiro realmente limita o potencial do carro.
Assim como um willys, o limite do samurai está no bolso e na imaginação do feliz proprietário.:concordo:

wagner_moc
09/06/2008, 17:45
Continuando ainda com algumas dúvidas, gostaria de saber o que devo analisar em um Samurai para não acabar comprando um carro detonado, já apareceram algumas ofertas, vejo em alguns comentários falando sobre T-Case, o que é?:?::?::-?:-?

joão k. chikui
09/06/2008, 19:11
Wagner
Resumo geral:
-Samurai até 92 = carburado
-de 93 a 95 = injetado e com molas semi-elipticas
-96 = injetado, mola semi-elíptica, reduzida(T-case) por corrente
-97 a 99 = injetado, mola helicoidal, T-case por corrente
Os melhores para trilha pesada , pela suspensão e por ter a T-case por engrenagem , para a qual temos no mercado kits de reduzida rock crawler que reduzem no lugar dos 2.2 originais , 4.16 , 5,14 e até 6.50 :1.

Mas , pelo teu perfil , um Samurai helicoidal (97,98 e 99) atenderia , embora , ainda acho que para trilhas médias , uso diário e em cidade , o Vitara é muito superior( e veja que sou apaixonado pelo meu Samurai).

Girti
09/06/2008, 19:26
Olá pessoal, gostaria da ajuda de vocês do fórum para adquirir um veículo 4x4. É o seguinte, já há algum tempo venho pesquisando sobre o Niva, peças, manutenção, etc. Mas um amigo meu me indicou para comprar um Samurai. Aí então surgiu a dúvida, preciso de um carro para rodar em estrada de terra nos fins de semana e asfalto nos dias de trabalho, e eventualmente uma trilha leve. Tenho para gastar no máximo umas 20 milhas, o que me sugerem, um Niva ou Samuka ou outro 4x4? Grato por qualquer dica.

Olá, Wagner!

Apesar de seus preços de mercado serem semelhantes, os dois veículos são bem diferentes. Para que você faça a sua escolha, é importante você definir, por exemplo, quantas pessoas pretende transportar, se vai levar bagagem se prefere conforto ou economia, etc... De modo geral, temos:

Manutenção: ambos são confiáveis, sua manutenção não é complicada. Os Nivas, em grande parte, forma muito maltratados, razão pela qual muitos deles estão cobrando o preço destes maus tratos, requerendo uma reforma geral para se tornarem mais confiáveis. O mesmo não ocorreu com os Samurais, portanto é mais fácil achar um Samurai em bom estado, desde que o mesmo não tenha sido utilizado em trilhas radicais. As peças do Niva são fáceis de ser encontradas e não costumam ser caras, as peças Suzuki são mais difíceis de se achar e mais caras, mas isto está melhorando, à medida que aparecem mais importadores independentes. Portanto, em nenhum dos dois você deverá ter problemas com peças, salvo uma ou outra "mosca branca"

Consumo: o Samurai é bem mais econômico, pois o seu motor é tem menor cilindrada e é mais moderno que o motor do Niva. Além disso, o Samurai é mais leve que o Niva e - fator importante - é 4x2, no uso normal, enquanto o Niva tem tração integral, isto é, é 4x4 o tempo todo.

Conforto: aqui, a vantagem fica com o Niva, ele tem um espaço interno maior e uma suspensão mais macia, além de possuir um porta-malas razoável, ao contrário do Samurai, cujo espaço para bagagem é ridículo. Assim, caso você pretenda viajar com 3 ou 4 pessoas no carro, o Samurai irá lhe trazer problemas, por falta de um porta-malas. Para duas pessoas, existe o recurso de escamotear os bancos traseiros para levar a bagagem. Aliás, este bancos traseiros são um capítulo à parte, são extremamente desconfortáveis para um adulto, uma viagem no banco traseiro de um Samurai é um exercício de masoquismo.
O Niva não tem ar condicionado nem direção hidráulica, e a sua adaptação é muito complicada, enquanto os Samurais podem ter a opção destes itens.

Desempenho: ambos são ótimos e ágeis 4x4, passando por quase todos os obstáculos que possam aparecer em seu caminho

Como você pode ver, será necessário você definir com maior precisão qual será a utilização dada ao seu futuro 4x4. Quantas pessoas você pretende levar? Adultos ou crianças? Você precisa de ar condicionado e direção hidráulica? Prefere economia de combustível com maior desconforto, ou o contrário?

Minha sugestão: dirija vários Nivas e vários Samurais, para ter melhor idéia do carro que mais atende aos seus interesses. Depois, você poderá escolher com maior conhecimento. Em todo caso, qualquer que seja a escolha, se esta for feita com calma, evitando carros maltratados ou em mau estado, você terá escolhido um bom veículo 4x4!

Boa sorte!

JEFFCATUNDA
10/06/2008, 00:44
Terminei não entendendo quais são ..."
Os melhores para trilha pesada , pela suspensão e por ter a T-case por engrenagem , para a qual temos no mercado kits de reduzida rock crawler que reduzem no lugar dos 2.2 originais , 4.16 , 5,14 e até 6.50 :1...."

dá para explicar melhor...tambem tenho interesse neste tema.

Grato




Wagner
Resumo geral:
-Samurai até 92 = carburado
-de 93 a 95 = injetado e com molas semi-elipticas
-96 = injetado, mola semi-elíptica, reduzida(T-case) por corrente
-97 a 99 = injetado, mola helicoidal, T-case por corrente
Os melhores para trilha pesada , pela suspensão e por ter a T-case por engrenagem , para a qual temos no mercado kits de reduzida rock crawler que reduzem no lugar dos 2.2 originais , 4.16 , 5,14 e até 6.50 :1.

Mas , pelo teu perfil , um Samurai helicoidal (97,98 e 99) atenderia , embora , ainda acho que para trilhas médias , uso diário e em cidade , o Vitara é muito superior( e veja que sou apaixonado pelo meu Samurai).

joão k. chikui
10/06/2008, 06:17
Jeff
Os Samuka de 93 a 95 são os melhores para preparar para trilhas hard.
Spoa,jumelos articulados , amortecedores especiais,reduzida X ou Calmini ,Bloc e pneus altos.

leo cabral
10/06/2008, 08:42
Terminei não entendendo quais são ..."
Os melhores para trilha pesada , pela suspensão e por ter a T-case por engrenagem , para a qual temos no mercado kits de reduzida rock crawler que reduzem no lugar dos 2.2 originais , 4.16 , 5,14 e até 6.50 :1...."

dá para explicar melhor...tambem tenho interesse neste tema.

Grato

no caso jeffcatunda , o melhor (se for pensar em preparação) seria um 97 com a t-case dos antigos ( que são por engrenagens).Por possibilitar o uso de kits de redução.

Quanto a suspensão:

Os samurais acima de 96 usam molas helicoidais .Os feixe de mola usados nos samurais anteriores a 1996 barateia a preparação mas não a torna melhor.

o samurai ideal (para trilhas pesadas) é algo bem parecido com do diogo ludovico (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=8748)

wagner_moc
11/06/2008, 09:17
Olá, Wagner!

Apesar de seus preços de mercado serem semelhantes, os dois veículos são bem diferentes. Para que você faça a sua escolha, é importante você definir, por exemplo, quantas pessoas pretende transportar, se vai levar bagagem se prefere conforto ou economia, etc... De modo geral, temos:

Manutenção: ambos são confiáveis, sua manutenção não é complicada. Os Nivas, em grande parte, forma muito maltratados, razão pela qual muitos deles estão cobrando o preço destes maus tratos, requerendo uma reforma geral para se tornarem mais confiáveis. O mesmo não ocorreu com os Samurais, portanto é mais fácil achar um Samurai em bom estado, desde que o mesmo não tenha sido utilizado em trilhas radicais. As peças do Niva são fáceis de ser encontradas e não costumam ser caras, as peças Suzuki são mais difíceis de se achar e mais caras, mas isto está melhorando, à medida que aparecem mais importadores independentes. Portanto, em nenhum dos dois você deverá ter problemas com peças, salvo uma ou outra "mosca branca"

Consumo: o Samurai é bem mais econômico, pois o seu motor é tem menor cilindrada e é mais moderno que o motor do Niva. Além disso, o Samurai é mais leve que o Niva e - fator importante - é 4x2, no uso normal, enquanto o Niva tem tração integral, isto é, é 4x4 o tempo todo.

Conforto: aqui, a vantagem fica com o Niva, ele tem um espaço interno maior e uma suspensão mais macia, além de possuir um porta-malas razoável, ao contrário do Samurai, cujo espaço para bagagem é ridículo. Assim, caso você pretenda viajar com 3 ou 4 pessoas no carro, o Samurai irá lhe trazer problemas, por falta de um porta-malas. Para duas pessoas, existe o recurso de escamotear os bancos traseiros para levar a bagagem. Aliás, este bancos traseiros são um capítulo à parte, são extremamente desconfortáveis para um adulto, uma viagem no banco traseiro de um Samurai é um exercício de masoquismo.
O Niva não tem ar condicionado nem direção hidráulica, e a sua adaptação é muito complicada, enquanto os Samurais podem ter a opção destes itens.

Desempenho: ambos são ótimos e ágeis 4x4, passando por quase todos os obstáculos que possam aparecer em seu caminho

Como você pode ver, será necessário você definir com maior precisão qual será a utilização dada ao seu futuro 4x4. Quantas pessoas você pretende levar? Adultos ou crianças? Você precisa de ar condicionado e direção hidráulica? Prefere economia de combustível com maior desconforto, ou o contrário?

Minha sugestão: dirija vários Nivas e vários Samurais, para ter melhor idéia do carro que mais atende aos seus interesses. Depois, você poderá escolher com maior conhecimento. Em todo caso, qualquer que seja a escolha, se esta for feita com calma, evitando carros maltratados ou em mau estado, você terá escolhido um bom veículo 4x4!

Boa sorte!
Olá Gil, é o seguinte, a minha intenção é realmente um uso maior na cidade e aos finais de semana, idas ao sítio (estrada mais parece uma trilha - tenho uma palio adventure e sofro com ela mesmo sendo um pouco alta), algumas pescarias usando estradas de terra cascalhentas. Na questão de peso, nas idas ao sítio (dois adultos + três crianças pequenas), nas pescarias (três a quatro adultos incluindo motorista) no veículo. No resto, carro mais econômico melhor, se tiver alguma opção de conforto melhor ainda. No mais estou olhando mesmo alguns Samurais, 1º da lista, Vitara, 2º e por último Nivas, de preferência veículos que estejam em Minas. Abraços e grato pelas dicas.

Girti
11/06/2008, 13:26
Olá Gil, é o seguinte, a minha intenção é realmente um uso maior na cidade e aos finais de semana, idas ao sítio (estrada mais parece uma trilha - tenho uma palio adventure e sofro com ela mesmo sendo um pouco alta), algumas pescarias usando estradas de terra cascalhentas. Na questão de peso, nas idas ao sítio (dois adultos + três crianças pequenas), nas pescarias (três a quatro adultos incluindo motorista) no veículo. No resto, carro mais econômico melhor, se tiver alguma opção de conforto melhor ainda. No mais estou olhando mesmo alguns Samurais, 1º da lista, Vitara, 2º e por último Nivas, de preferência veículos que estejam em Minas. Abraços e grato pelas dicas.

Wagner, pode esquecer o Samurai, vai ficar complicado e desconfortável para ele transportar esta quantidade de ocupantes e mais a bagagem. Também não creio que você vá encontrar um bom Vitara por um valor até R$20.000. Portanto, sobram duas opções:

gastar mais do que os R$20.000 e comprar um Vitara. É um bom carro, robusto e confiável, mas também tem um porta-malas ridiculamente pequeno, você vai ter que instalar um bagageiro, para poder levar a bagagem

comprar um Niva, de preferência um 95, que já vem com certas melhorias, e tem um bom porta-malas. Eu já viajei diversas vezes com 4 pessoas e bagagem e jamais precisei de um bagageiro. Sei que você vai achar que estou puxando a brasa para o Niva, mas tenho Nivas há mais de 14 anos, estou no quinto, um 95, já rodei mais de 300.000 Km com estes russinho, e posso lhe assegurar que um Niva bem conservado é perfeitamente válido para o uso que você pretende dar ao seu próximo 4x4. Eu viajei e viajo muito com meus Nivas, e nunca tive problemas sérios, bastou fazer uma cuidadosa revisão antes das viagens mais longas (de 3.000 a 5.000 Km, se quiser ver onde andei com os Nivas, visite http://girti.multiply.com/photos ).

O importante (aliás, importantíssimo!), tanto no caso do Vitara como no do Niva, é você escolher com calma, experimentar diversos carros, para poder ter uma boa idéia do que é um bom exemplar daquele carro.

Um Niva 95 deve estar na faixa de R$15-16.000, talvez um pouco mais, com a verba que sobrar você poderá fazer uma revisão caprichada e deixá-lo do seu jeito.

Boa sorte, um abraço!

JEFFCATUNDA
11/06/2008, 21:44
Colegas.

Acho até o projeto do Niva interessante...ouvi falar que foi desenvolvido pela FIAT...por conta disso é muito parecido com os antigos 147.....

O que ocorre é que aqui no Ceará eles enferrujam muito...na oficina que levo mimha viatura vejo o estrago que faz o clima daqui na extrutura destes ...

Quanto aos SUZUKIS...não lembro de ter visto nemhum tomado de ferrugem...

Estou certo ou é só impressão minha?:pensativo::pensativo::pensativo:

leo cabral
11/06/2008, 22:23
Colegas.

Acho até o projeto do Niva interessante...ouvi falar que foi desenvolvido pela FIAT...por conta disso é muito parecido com os antigos 147.....

O que ocorre é que aqui no Ceará eles enferrujam muito...na oficina que levo mimha viatura vejo o estrago que faz o clima daqui na extrutura destes ...

Quanto aos SUZUKIS...não lembro de ter visto nemhum tomado de ferrugem...

Estou certo ou é só impressão minha?:pensativo::pensativo::pensativo:

É simples:

Niva - com tecnologia de tratamento de chapa do final da década de 60, ou seja, sem tratamento de chapa e com qualidade do Primer e Tinta muito baixa;

Suzuki - Tratamento de chapa de ultima geração. Primer e Tinta de ultima geração.

Niva - copia do projeto 147 da Fiat , feito em parceria com a Fiat no começo da década de 70. Assim como o Lada Samara é copia do projeto Passat em parceria com a VW no começo da década de 80.

Jeff esquece essas comparações que é covardia.:rolleyes:

JEFFCATUNDA
11/06/2008, 22:46
Não Tem Coisa Mais Chata Que Ferrugem!

Otávio Luiz
12/06/2008, 09:35
Não Tem Coisa Mais Chata Que Ferrugem!

Tem sim, o leo cabral falando mal do Niva!!! :mrgreen::twisted::mrgreen:

Girti
12/06/2008, 11:56
Colegas.

Acho até o projeto do Niva interessante...ouvi falar que foi desenvolvido pela FIAT...por conta disso é muito parecido com os antigos 147.....

O que ocorre é que aqui no Ceará eles enferrujam muito...na oficina que levo mimha viatura vejo o estrago que faz o clima daqui na extrutura destes ...

Quanto aos SUZUKIS...não lembro de ter visto nemhum tomado de ferrugem...

Estou certo ou é só impressão minha?:pensativo::pensativo::pensativo:

Não é impressão sua, a qualidade das chapas metálicas do Niva é duvidosa, resultado da falta de competição na extinta URSS. Embora os Nivas mais recentes (de 95 para a frente) já tenham uma chapa de qualidade um pouco melhor, é necessária uma constante atenção e manutenção, não se deve deixar quaisquer pontos de ferrugem evoluirem. Protejam-nos, nem que seja com vaselina em pasta ou graxa, até que seja possível um serviço de funilaria e pintura!

leo cabral
12/06/2008, 14:05
Tem sim, o leo cabral falando mal do Niva!!! :mrgreen::twisted::mrgreen:


chato .. eu ? :cry::rolleyes::putz:

Otávio Luiz
12/06/2008, 15:16
chato .. eu ? :cry::rolleyes::putz:

Foi uma brincadeira... é que você está malhando desde o começo os Nivas.
Tudo bem que comparar Niva e Samurai não é a coisa mais certa a se fazer, eles só são parecidos no preço. Mas você tem um Samuca que tem a última tecnologia do mundo, enquanto o Niva, tadinho...:lol:
AH! O projeto é sim da Fiat, mas não do 147.
Gosto do Niva (estou no segundo) mas indiquei p/ o camarada um Vitara, que acredito será melhor p/ seu uso. Se fosse pra trilha indicava o Samuca, na boa. Acho ele beeeem melhor que o Niva neste quesito. Mas p/ o meu uso (cidade, passeios e viagem com a família) um Samuca não me atende, já o Niva sim.
O problema maior da má fama dos Nivas é que a galera pega uma viatura detonada (existem Nivas bem conservados, mas não são muitos) dá uma garibada e mete na trilha. Aí o bixo num guenta, o cara só tem dor de cabeça...:parede:... depois vem falar mal da viatura, que é uma porcaria... não soube comprar e não soube usar...
Por isso não costumo indicar o Niva...:mrgreen:
Assim como tem muita gente falando mal do Niva o russinho tem uma legião de fãs, no Brasil e no mundo. Não deve ser a toa...:concordo:

leo cabral
12/06/2008, 15:28
Foi uma brincadeira... é que você está malhando desde o começo os Nivas.
Tudo bem que comparar Niva e Samurai não é a coisa mais certa a se fazer, eles só são parecidos no preço. Mas você tem um Samuca que tem a última tecnologia do mundo, enquanto o Niva, tadinho...:lol:
AH! O projeto é sim da Fiat, mas não do 147.
Gosto do Niva (estou no segundo) mas indiquei p/ o camarada um Vitara, que acredito será melhor p/ seu uso. Se fosse pra trilha indicava o Samuca, na boa. Acho ele beeeem melhor que o Niva neste quesito. Mas p/ o meu uso (cidade, passeios e viagem com a família) um Samuca não me atende, já o Niva sim.
O problema maior da má fama dos Nivas é que a galera pega uma viatura detonada (existem Nivas bem conservados, mas não são muitos) dá uma garibada e mete na trilha. Aí o bixo num guenta, o cara só tem dor de cabeça...:parede:... depois vem falar mal da viatura, que é uma porcaria... não soube comprar e não soube usar...
Por isso não costumo indicar o Niva...:mrgreen:
Assim como tem muita gente falando mal do Niva o russinho tem uma legião de fãs, no Brasil e no mundo. Não deve ser a toa...:concordo:

desculpas,
vou manerar com os russinhos!!! não tenho preconceito , ate admiro também , mas as comparações....

Me tira uma dúvida ,de qual projeto o niva originou? sempre pensei que era do 147.:pensativo:

Otávio Luiz
12/06/2008, 16:55
........Me tira uma dúvida ,de qual projeto o niva originou? sempre pensei que era do 147.:pensativo:

Eu não lembrava, então fui pesquisar.
Neste site Português eles falam que foi em cima do projeto do Fiat 124:http://ladaniva4x4.net/modules/sections/index.php?op=viewarticle&artid=4
Já no best cars da uol diz que o projeto dos LAIKAS foi feito em cima do Fiat 124, e o Niva foi feito pelos russos:http://www2.uol.com.br/bestcars/cpassado3/niva-1.htm
Agora que não sei mesmo, mas acho que é este Fiat 124...:pensativo:

leo cabral
12/06/2008, 17:09
otavio a história dele ( niva ) é mais nobre que pensávamos.:palmas:

"Ele foi o primeiro projeto da Lada a não utilizar um modelo da Fiat como base. Embora o fabricante italiano já tivesse desenvolvido seu próprio jipe, o Campagnola, os russos decidiram criar seu utilitário com tecnologia e desenho próprios. O resultado foi um dos carros mais marcantes já criados pela indústria soviética, tanto que até hoje esse projeto original é produzido."

fonte:

http://www2.uol.com.br/bestcars/cpassado3/niva-1.htm

Interessante saber que ele foi o único projeto 100% Lada.:concordo:

Otávio Luiz
12/06/2008, 17:11
Googlei "fiat 124" e apareceu uma foto dele, é igualzinho ao Laika!!!
Será que cai por terra a história de que o Niva foi um projeto da Fiat?
Agora estou acreditando mais na história do Best Cars...

leo cabral
12/06/2008, 17:20
o 124 eu já sabia que era o laika , assim como o samara era o passat G1.

A "história" do Niva realmente é legal.:concordo:

Girti
12/06/2008, 19:07
Foi uma brincadeira... é que você está malhando desde o começo os Nivas.
Tudo bem que comparar Niva e Samurai não é a coisa mais certa a se fazer, eles só são parecidos no preço. Mas você tem um Samuca que tem a última tecnologia do mundo, enquanto o Niva, tadinho...:lol:
AH! O projeto é sim da Fiat, mas não do 147.
Gosto do Niva (estou no segundo) mas indiquei p/ o camarada um Vitara, que acredito será melhor p/ seu uso. Se fosse pra trilha indicava o Samuca, na boa. Acho ele beeeem melhor que o Niva neste quesito. Mas p/ o meu uso (cidade, passeios e viagem com a família) um Samuca não me atende, já o Niva sim.
O problema maior da má fama dos Nivas é que a galera pega uma viatura detonada (existem Nivas bem conservados, mas não são muitos) dá uma garibada e mete na trilha. Aí o bixo num guenta, o cara só tem dor de cabeça...:parede:... depois vem falar mal da viatura, que é uma porcaria... não soube comprar e não soube usar...
Por isso não costumo indicar o Niva...:mrgreen:
Assim como tem muita gente falando mal do Niva o russinho tem uma legião de fãs, no Brasil e no mundo. Não deve ser a toa...:concordo:

Graaaaaaaande Otávio, disse tudo :concordo:, assino embaixo, Não conheço niguém que tenha comprado um bom Niva e tenha reclamado do carro!

Entretanto, que ama o feio, bonito lhe parece, conheço váááários Nivas detonados cujos proprietários, alguns deles verdadeiros apaixonados pelo russinho, estão convictos de que o seu Niva é um Niva dentro dos padrões normais do carro, quando, na verdade, está longe disto! E, em caso assim, fica difícil comentar algo a respeito, é quase como dizer a um sujeito que a mulher dele é um bucho :mrgreen:, ele vai se ofender, com certeza! E estes sinceros amantes do Niva passam a ser péssimos divulgadores das qualidades do Niva, pois alegam que este ou aquele problema do carro deles é "normal no Niva", o que não corresponde, necessariamente, à realidade.

Girti
12/06/2008, 19:14
o 124 eu já sabia que era o laika , assim como o samara era o passat G1.

A "história" do Niva realmente é legal.:concordo:

Leo, deve haver um mal entendido, pelo que sei, o Samara não é cópia de nada, é um projeto original da Autovaz/Lada. O que ocorre é que o projetista do carro é o mesmo que desenhou o Passat antigo (aquele que foi fabricado no Brasil por muitos anos), daí a semelhança entre os dois carros.

Entretanto, não descarto a possibilidade de o projetista , por preguiça ou falta de tempo, ter utilizado algum dos desenhos descartados durante o projeto do Passat!

Hugo4x4
12/06/2008, 20:36
Googlei "fiat 124" e apareceu uma foto dele, é igualzinho ao Laika!!!
Será que cai por terra a história de que o Niva foi um projeto da Fiat?
Agora estou acreditando mais na história do Best Cars...

Otávio,,

O Lada foi o Fiat 125 e não o 124.

JEFFCATUNDA
12/06/2008, 21:59
Esse tópico tá tomando uns rumos muito estranhos....1 24...URSINHO.....

Boa

JEFFCATUNDA
12/06/2008, 22:01
Boa é a citação do colega:

Quem compra um NIva Inteirinho e conservado não se arrepende...duro é encontrar ele depois de acordar.....

Otávio Luiz
13/06/2008, 09:38
Otávio,,

O Lada foi o Fiat 125 e não o 124.

O Fiat 125 é igualzinho... mas na história contada dizem que foi o 124.
http://en.wikipedia.org/wiki/Fiat_125

Luciano SHAKALL
13/06/2008, 17:44
Acho que o colega já tem subsídios para decidir.
Falta procurar (e achar) um (qualquer que seja) em bom estado,
e que esteja dentro do valor estipulado por ele como máximo.

Contudo, vou citar 2 links em que já fiz considerações a respeito do Russso:

:arrow: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=372674&postcount=3 .

:arrow: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=384506&postcount=7 .

Quanto ao fato de apelidar pejorativamente alguns veículos :stop: : Lata Niva, EcocôSport e afins,
mostra, no mínimo, uma indelicadeza que, nem de longe, combina com o tão apregoado "Espírito Jipeiro" :roll: :parede: :putz: . . .

[]'s

JEFFCATUNDA
14/06/2008, 23:20
Concordo com o colega.

wagner_moc
16/06/2008, 13:38
Acho que o colega já tem subsídios para decidir.
Falta procurar (e achar) um (qualquer que seja) em bom estado,
e que esteja dentro do valor estipulado por ele como máximo.

Contudo, vou citar 2 links em que já fiz considerações a respeito do Russso:

:arrow: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=372674&postcount=3 .

:arrow: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=384506&postcount=7 .

Quanto ao fato de apelidar pejorativamente alguns veículos :stop: : Lata Niva, EcocôSport e afins,
mostra, no mínimo, uma indelicadeza que, nem de longe, combina com o tão apregoado "Espírito Jipeiro" :roll: :parede: :putz: . . .

[]'s

E isso aí Luciano, subsídios já tenho, pois as considerações postadas pelos colegas foram muito importantes, ainda tenho algumas dúvidas, mas essas vou tirar testandos os carros. Agradeço as todos aqueles me ajudaram neste tópico. Abraços.:dance::dance::palmas::palmas:

joão k. chikui
16/06/2008, 19:33
Wagner
Se vier prá Sampa mande uma MP que te consigo algum jeep para vc testar , inclusive uma Band.

JEFFCATUNDA
16/06/2008, 22:50
É, acho que já dá para fechar a conta deste tópico.

wagner_moc
20/06/2008, 15:00
Olá João, a Band não dá, mas indo a SP com certeza vou pedir sua ajuda ok.

Abraços,

Wagner,:concordo::concordo:


Wagner
Se vier prá Sampa mande uma MP que te consigo algum jeep para vc testar , inclusive uma Band.