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Ver Versão Completa : GNV x Diesel



helsu
04/06/2008, 14:26
Qual sao as vantagens e desvantagens de um motor para outro?

Walter L. L. Casitta
04/06/2008, 15:06
Qual sao as vantagens e desvantagens de um motor para outro?

Isso não importa mais. O GNV está condenado no Brasil. Essa semana teve um aumento no preço de 40%.

helsu
04/06/2008, 15:26
Bem, nas minhas pesquisas para compra de um carro, pensei na Ranger com GNV, pois tem um preço bem mais em conta e o combustível seria mais barato. Mas na forma que vc coloca, o motor a diesel é ainda a melhor escolha, mesmo que o preço do carro a diesel seja muito mais caro?:parede:

Edintruder
04/06/2008, 16:25
Entendesses direitinho...
O que ocorre se compras um a GNV e o preço começa a disparar???
Diesel pode ser mais caro na compra mas também vale mais na venda! Porque ninguém quer saber de Tempra 16V, Monzas 2.0, Omegas 4.1... Gastam muito, e embora baratos para comprar usados, são eternos casamentos!

willys1960_ctba
04/06/2008, 16:45
Olha, eu tenho uma strada com GNV e to trocando por ranger diesel, sabendo que vou me empenhar em 12mil a mais no valor mas tenho certeza que vai valer a pena, em 10 meses usando o carro com GNV nao tive um unico mes de sussego, não recomendo a ninguém usar e tão breve resolvendo a questão judicial com a empresa que vendeu e instalou o kit eu posto o nome da maldita empresa.

Resumindo vai de Diesel ou gasolina ou alcool GNV esquece isso é pura farsa.

[]s
Raphael

eduardoflu
04/06/2008, 17:19
Nunca tive carro a diesel, logo não vou opinar sobre este combustível. Porém minha Ranger é um V6 e com GNV, a instalação foi perfeita com variador de avanço e etc... não reclamo em nada do GNV, na minha situação ainda é vantagem usar o gás, até pq tb tenho um desconto de 75 % no IPVA. Na minha opinião o GNV é perfeito....

helsu
04/06/2008, 19:14
Entao GNV sem futuro, e o diesel!:p

alexborba
04/06/2008, 19:26
Isso não importa mais. O GNV está condenado no Brasil. Essa semana teve um aumento no preço de 40%.

Nunca tive carro a diesel, logo não vou opinar sobre este combustível. Porém minha Ranger é um V6 e com GNV, a instalação foi perfeita com variador de avanço e etc... não reclamo em nada do GNV, na minha situação ainda é vantagem usar o gás, até pq tb tenho um desconto de 75 % no IPVA. Na minha opinião o GNV é perfeito....

as duas opiniões distintas acima não citam o principal fator que me convenceu do uso do GNV: a poluição dele é perto de zero.

entre tantos combustíveis disponíveis a escolher, com preços por litro/m3, desempenho e depreciações semelhantes, acho que o GNV seria a escolha mais ecologicamente correta.

diesel, IMHO, o cheiro me enjoa, além de ser um péssimo exemplo para as gerações futuras... outro ponto é pagar quase cem mil reais por uma picape que polui como um caminhão de entregas, daqueles que corremos fechar os vidros quando passamos por eles no trânsito. (ok, elas são melhor reguladas, novas, catalisadas, mas ainda sim expelem sabe deus quantas partículas a mais no ar...).

então, se vc tem um mínimo de respeito ao lugar que vive e pretende deixar para seus filhos, pense nisto.

e se houver uma oportunidade real de fazer esta escolha, mesmo pagando mais caro por isso, talvez seu pequeno subsídio diário seja impagável para todos nós. egoismos à parte.

esta reflexão não é para pegar no pé de ninguém, por favor! e nem quero ficar aqui posando de poliana, que acredita ingenuamente nas coisas. cada qual tem ou teve seus motivos para escolher o combustível que o locomove. mas se você está balançado a ponto de lançar um tópico aqui a este respeito, devo apostar que está aberto a ouvir e discutir a respeito, pensando não só em si mas no nosso futuro comum, cidadão.

a se pensar, não é um certo contra-senso andar no meio do mato em 4x4, em contato com a natureza exuberante e poluir ao mesmo tempo? não seria como ficar jogando lixo, bitucas e sacos plásticos pela janela nas trilhas ou aí em paraty, sua cidade?

enfim, escolha o que lhe convir melhor. esta é minha opinião e depoimento.

abraços,
b

carioca10
04/06/2008, 20:33
Walter,

O preço do GNV subiu 40% em SP, pois estava destoando da média nacional. No resto do país que eu saiba, sofreu pouca alteração, porque os preços nos outros Estados já estavam ou igual ou acima do preço atualizado em SP.

Abraços,

Felipe

PS: Preço do gás natural sobe a partir deste sábado em São Paulo

http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u407089.shtml

helsu
04/06/2008, 20:39
as duas opiniões distintas acima não citam o principal fator que me convenceu do uso do GNV: a poluição dele é perto de zero.

entre tantos combustíveis disponíveis a escolher, com preços por litro/m3, desempenho e depreciações semelhantes, acho que o GNV seria a escolha mais ecologicamente correta.

diesel, IMHO, o cheiro me enjoa, além de ser um péssimo exemplo para as gerações futuras... outro ponto é pagar quase cem mil reais por uma picape que polui como um caminhão de entregas, daqueles que corremos fechar os vidros quando passamos por eles no trânsito. (ok, elas são melhor reguladas, novas, catalisadas, mas ainda sim expelem sabe deus quantas partículas a mais no ar...).

então, se vc tem um mínimo de respeito ao lugar que vive e pretende deixar para seus filhos, pense nisto.

e se houver uma oportunidade real de fazer esta escolha, mesmo pagando mais caro por isso, talvez seu pequeno subsídio diário seja impagável para todos nós. egoismos à parte.

esta reflexão não é para pegar no pé de ninguém, por favor! e nem quero ficar aqui posando de poliana, que acredita ingenuamente nas coisas. cada qual tem ou teve seus motivos para escolher o combustível que o locomove. mas se você está balançado a ponto de lançar um tópico aqui a este respeito, devo apostar que está aberto a ouvir e discutir a respeito, pensando não só em si mas no nosso futuro comum, cidadão.

a se pensar, não é um certo contra-senso andar no meio do mato em 4x4, em contato com a natureza exuberante e poluir ao mesmo tempo? não seria como ficar jogando lixo, bitucas e sacos plásticos pela janela nas trilhas ou aí em paraty, sua cidade?

enfim, escolha o que lhe convir melhor. esta é minha opinião e depoimento.

abraços,
b



:palmas:

Concordo plenamente com você ainda mais que eu tenho um sítio ecológico aqui em Paraty. Mesmo assim, vc poderia me dizer sobre performance do motor, consumo Km/l e tempo de vida útil desse motor?
Grato

carioca10
04/06/2008, 20:51
Gabrielli defende cobrança da Cide para álcool e GNV

http://www.atarde.com.br/economia/noticia.jsf?id=896216

Até quando?

carioca10
04/06/2008, 21:05
Walter,

GNV x diesel: depende de onde se mora.

Onde estamos, em MG, a demanda é baixa, e, o mercado está em retração, não absorve a capacidade que o sistema nacional contratualmente tem a oferecer a MG. Há margem para o GNV ser oferecido tanto para o GNV como para aplicações industriais. O que sobra é provavelmente redistribuído ao sistema nacional, mas como deve ser também muito pouco, pouco influencia.

Só que se o GNV aumentar mais um pouco, ele é capaz de deixar de ser vendido em MG.

MG para mim é o "túmulo do GNV", risos.

Abraços,

Felipe

Mineiro desiste de carros a gás
http://www.uai.com.br/UAI/html/sessao_4/2008/06/04/em_noticia_interna,id_sessao=4&id_noticia=65742/em_noticia_interna.shtml

Walter L. L. Casitta
04/06/2008, 21:48
O futuro do GNV é incerto. Pra que tem, muito bom. Pra quem não tem ainda, pode ser um investimento de risco...

Também não gosto da poluição do diesel, mas pelo menos não tenho que preocupar com o próximo abastecimento. Simplesmente encosto no próximo posto e abasteço seja la onde for.

Infelizmente a chance de errar comprando um veículo a diesel é muito menor. Se não gostou é só vender e vende rápido. Certas afirmações das vantagens dos outros combustíveis são inócuas num pais como o nosso que favorece quem usa o diesel. Infelizmente!

shimomoto
04/06/2008, 22:15
O futuro do GNV é incerto. Pra que tem, muito bom. Pra quem não tem ainda, pode ser um investimento de risco...

Também não gosto da poluição do diesel, mas pelo menos não tenho que preocupar com o próximo abastecimento. Simplesmente encosto no próximo posto e abasteço seja la onde for.

Infelizmente a chance de errar comprando um veículo a diesel é muito menor. Se não gostou é só vender e vende rápido. Certas afirmações das vantagens dos outros combustíveis são inócuas num pais como o nosso que favorece quem usa o diesel. Infelizmente!

Walter;

Um motorzinho a diesel em marcha lenta, bem regulado polui menos que qualquer carro a gasolina de mesma cilindrada, pois trabalha com mistura pobre. A diferença está no material particulado que o diesel emite e a gasolina não tem e em algumas situações, nos NOx

A diferença que a poluição do diesel você vê e percebe enquanto a da gasolina mata silenciosa...

Em tempo: Por quilômetro rodado uma moto nova, com um carburadorzinho sem vergonha e escape direto emite CO, NOx no ar por pelo menos 5 carros zero km, com injeção eletrônica e catalisado. Agora que algum burocrata acordou para isso e resolveu inventar o ProMot.

Abs!

carioca10
04/06/2008, 22:17
A discussão é infindável de argumentos pró e contra.

Com relação ao GNV, o governo federal demonstra uma má vontade terrível: talvez porque o GNV lhe causou maiores danos políticos à sua imagem. Se ele demonstrasse 10% de dedicação ao GNV da que ele dedica ao álcool, talvez a questão do GNV estivesse melhor equacionada.

Basta comparar também o lobby dos pró-álcool com o lobby dos pró-GNV.

Vai depender de como o Brasil definir a sua matriz energética.

Anthoniusnikos
04/06/2008, 22:32
Carioca, aquí em Santa Catarina existem uma centena de postos que já há muito tempo vendem GNV trazidos por caminhões. É, trazidos por caminhões tanque, assim como o GLP. Até o final de 2007 tinha um carro com GNV e o preço já estava a R$ 1,64/m3, equanto em SP estava R$ 1,00. Agora não faço a menor idéia de quanto está.

Alex, o produto da queima de qualquer hidrocarboneto ou fonte orgânica, ex.: gasolina, querosene, álcool, benzina, GLP, GNV, diesel, dendê, mamona, soja, amendoim, carvão, etc., vai ter como produto da queima = gás carbônico + água. Então todos são poluentes. Ideal mesmo, seriam os veículos elétricos, ou os que venham a utilizar o gás hidrogênio (cujo produto da queima é somente vapor de água) como fonte de energia. Só que a medida para sua implantação é econômica e governamental. Enquanto isso, vamos trabalhando e nos divertindo com o que temos.
Abs
Anthoniusnikos

carioca10
04/06/2008, 22:42
Anthoniusnikos,

Eu sei e acredito. Aqui em MG, não.

Felipe

Anthoniusnikos
04/06/2008, 23:00
Então "velho", depois do diesel o diesel+biodiesel, (a VW já está testando o B20) e depois o biodiesel ou o óleo vegetal puro, ambos ao preço do álcool. Até agora quem vem ditando seus preços é o petróleo. Ou estou enganado ? O álcool só não passou o preço da gasolina porque tem 30% menos calorias. Senão ...! Portanto, tem que ser vendido 30% mais barato que a gasosa.
Abs

Walter L. L. Casitta
04/06/2008, 23:05
Carioca, aquí em Santa Catarina existem uma centena de postos que já há muito tempo vendem GNV trazidos por caminhões. É, trazidos por caminhões tanque, assim como o GLP. Até o final de 2007 tinha um carro com GNV e o preço já estava a R$ 1,64/m3, equanto em SP estava R$ 1,00. Agora não faço a menor idéia de quanto está.

Alex, o produto da queima de qualquer hidrocarboneto ou fonte orgânica, ex.: gasolina, querosene, álcool, benzina, GLP, GNV, diesel, dendê, mamona, soja, amendoim, carvão, etc., vai ter como produto da queima = gás carbônico + água. Então todos são poluentes. Ideal mesmo, seriam os veículos elétricos, ou os que venham a utilizar o gás hidrogênio (cujo produto da queima é somente vapor de água) como fonte de energia. Só que a medida para sua implantação é econômica e governamental. Enquanto isso, vamos trabalhando e nos divertindo com o que temos.
Abs
Anthoniusnikos

Depende de como a eletricidade é gerada. Se for através termoelétricas o veículo elétrico poluirá indiretamente tanto quanto um com GNV ou diesel. O mesmo vale pro veículo a hidrogênio.

Anthoniusnikos
04/06/2008, 23:09
O gás hidrogênio pode ser produzido por eletrólise a partir de energia elétrica gerada por usinas eólicas, por exemplo. Atualmente temos um potencial imenso para usinas hidroelétricas. Dá para produzir toneladas de gás hidrogênio sem poluição alguma.
Abs

Walter L. L. Casitta
04/06/2008, 23:11
Então "velho", depois do diesel o diesel+biodiesel, (a VW já está testando o B20) e depois o biodiesel ou o óleo vegetal puro, ambos ao preço do álcool. Até agora quem vem ditando seus preços é o petróleo. Ou estou enganado ?
Abs

Fora o lado ecológico, o petróleo não deve subir tanto ou irá viabilizar outras formas de energia. Só o golfo do México tem gás congelado pra 3000 anos de consumo americano. Além disso mais uma vez esquecendo o lado ecológico, o Brasil caminha pra ter a terceira maior bacia petrolífera, mais o que poderá se encontrado a frente. Então acho que não vou viver o suficiente pra ver o fim do diesel e da gasolina...

carioca10
04/06/2008, 23:12
Como disse, a discussão é infindável.

Para piorar, no RJ, tem-se uma situação, em SP outra, em SC outra, em MG outra, etc.

Anthoniusnikos
04/06/2008, 23:19
Aquí em SC temos a porcaria do carvão mineral e o xisto, que Petrobrás insiste em explorar para queimar em termoelétrica para produção de energia elétrica. Espero que tenham muito boicote pela frente.
Mas esse negócio de defender o hidrogênio já me custou o congelamento da página (Site) do Instituto do Sol do Prof. Bautista Vidal (aquele que criou o pró-álcool).

Abs

Raposo
05/06/2008, 17:16
Eu já tive uma S-10 e uma Ranger, ambas com GNV. Na minha opinião o GNV é uma m.... Ocupa a caçamba, diminui em 15 % a potência do motor, quando você viaja num feriadão para lugares que tem pouca oferta a fila é terrível, a autonomia é baixíssima, tem longos trechos de rodovia que não têm GNV, e por aí vai. Não via a hora de trocar por uma pick up diesel e agora estou satisfeito. Sem falar no barulhinho do motor que é música nos meus ouvidos. Fiz uma viagem para Porto Alegre, abasteci no Rio e depois só em Curitiba, quero ver fazer isso em carro com GNV. Ainda por cima aqui no Rio você tem que fazer inspeção no sitema de GNV uma vez por ano ao custo de R$ 80,00, senão bye bye documento. Além disso pergunto: alguém faz trilha com 4 X 4 a gás?

diniz
05/06/2008, 19:02
Bem, nas minhas pesquisas para compra de um carro, pensei na Ranger com GNV, pois tem um preço bem mais em conta e o combustível seria mais barato. Mas na forma que vc coloca, o motor a diesel é ainda a melhor escolha, mesmo que o preço do carro a diesel seja muito mais caro?:parede:

rapaiz vai pegar um novo ou usado?
se tem grana p/ bancar o carro a diesel, manutenção, seguro, imposto mais caro, vai de diesel... se for um mal acabado duro como eu vai de gnv hehehe

se quiser saber mais sobre gnv entra nesse forum:
http://gnv.forumvila.com/gnv.html
la vc vai ver a real de quem realmente usa... todos os problemas, manutenção, vantagens e desvantagens

abs

shimomoto
05/06/2008, 19:30
PessoALL

Pra quem gosta de ler e/ou entende um pouco de quimica, aqui vão dois artigos que de certa forma "desmistificam" um pouco o assunto.

O do link foi feito por estudantes da UFMG e o do arquivo anexado saiu na revista Quimica Nova, revista esta publicada pela Sociedade Brasileira de Quimica

Abracos

http://www.demec.ufmg.br/disciplinas/ema003/liquidos/diesel/diesel.htm

TylerNTL
05/06/2008, 21:01
Alguns especialisatas falam nos árabes da energia hidroelétrica (Brasil, Canadá e Rússia). Países que teriam condições de produzir hidrogênio barato e limpo.

O Brasil ainda tem diversos aproveitamentos hidroelétricos de grande porte. Um dos pontos fracos destas novas usinas é a distância os centros de consumo que demandam altos investimentos nos sistemas de transmissão.

No futuro uma usina dessas lá no meio do amazonas, com uma fábrica de hidrogênio ao lado seria o equivalente a um grande campo de petróleo.

Anthoniusnikos
05/06/2008, 22:14
Concordo com você thelmo, mas acredito que o futuro dos motores Diesel esteja com os dias contados. Sabemos que o rendimento energético dos motores à explosão são péssimos. Sómente, aproximadamente, 35% de toda a energia proveniente da queima dos combustíveis é aproveitada, o restante é perdido em forma de calor... Talvez as células combustíveis (hidrogênio) sejam o futuro dos novos motores.

Gostei do anexo do Shimomoto. Fiquei mais tranqüilo com o menor poder poluente dos motores Diesel (quase zero em CO). Também, dá para concluir que se as refinarias melhorarem o processamento do diesel (e outros comb.) pode reduzir os teores de enxôfre, nitrogênio, etc. Outros sub-produtos pode ser eliminados com filtros e catalizadores. Só não entendo porque as montadoras e fábricas demoraram tanto para que os veículos saíssem com tais dispositivos, e a Petrobrás produzir um combustível de melhor qualidade.
Ainda é um absurdo que nosso diesel contenha 5.000 ppm (0,5%) ou até os 1.000 ppm (0,1%) *parte por milhão (ppm). Só com esses aperfeiçamentos poderemos atingir os ídices exigidos EURO IV.
Abs
Anthoniusnikos

bird
06/06/2008, 14:57
PessoALL

Pra quem gosta de ler e/ou entende um pouco de quimica, aqui vão dois artigos que de certa forma "desmistificam" um pouco o assunto.

O do link foi feito por estudantes da UFMG e o do arquivo anexado saiu na revista Quimica Nova, revista esta publicada pela Sociedade Brasileira de Quimica

Abracos

http://www.demec.ufmg.br/disciplinas/ema003/liquidos/diesel/diesel.htm

Caros,

infelizmente a Petrobrás não cumpriu o cronograma que está no artigo da UFMG e por conta disso foi condenada a retirar do ar sua campanha milionária onde alardeava ser grande defensora da natureza. Foi considerada PROPAGANDA ENGANOSA!

abs,

buchmann
06/06/2008, 15:07
Infelizmente eu sei que o Brasil ainda continua com uma politica de combustível para favorecer o ganho de dinheiro para o governo..

Concordo que carro a gnv polui menos.. mas imagina se nóis tive-semos a possibilidade de comprar carro pequenos com motor a diesel?? quanto não seria nossa economia?? dirigi uma fiorino a diesel no Chile.. lá pode.. ela fazia 17km/l.. isso andando a 120 130km/h em uma estrada maravilhosa.. (bem diferente do nossas esquecidas e esburaquentas estradas).

Agora, "segundo minha opinião", acho ainda vantagem carro a gnv.. meu pai tem uma hilux 93, me assustei quando vi o preço no posto na BR101, R$ 2,14.. está quase o preço da gasolina no mesmo local, R$ 2,54.. assim fico pensando: quanto tempo vou recuperar essa diferença no combustivel??? R$0,40 por litro, um litro faz +ou- 10km/h (chutando meio alto) seria R$ 0,04 por km.. agora calculando os R$ 10mil a mais que se paga em uma camionete com motor a diesel dividito pelo valor por kilometro ganho (0,04), vou recuperar isso somente com 250000 km.. isso mesmo 250mil..
bom.. acho que, pelos meus calculos, que não vale mais apena um carro a diesel..vendo pelo fator financeiro...

Por isso gosto do gnv.. até hj a unica coisa que me deixa chateado é a baixa kilometragem e a grande perda de espaço no porta malas.. mas estou muito contente com o meu carro..
vou e volto de curitiva com miseros R$ 55 aproximadamente, andando a uma velocidade média de 110km/h

enfim.. é minha opinião e testemunho. vlw

Anthoniusnikos
07/06/2008, 13:04
Que tal a instalação dos catalisadores ?
Já os tipos aplicados em veículos com propulsores de ciclo DIESEL usam conversores capazes de trabalhar com gases pobres e com teor de enxofre (SO2) elevado. Os mais modernos são os catalisadores de oxidação à base de platina e os filtros particulados, que fazem a oxidação de CO e HC e reduzem os particulados de carbono.

http://www.omecanico.com.br/images/upload/310.jpg


Fonte: http://www.omecanico.com.br/modules/revista.php?recid=22&edid=3

Abração
Anthoniusnikos

Gouveia
08/06/2008, 14:00
Além disso pergunto: alguém faz trilha com 4 X 4 a gás?

Todos esses das fotos... :-)

Eu resumo dizendo que não existe verdade absoluta. O que é bom pra um, pode não ser pra outro.. pra vc o diesel é melhor...

Anthoniusnikos
09/06/2008, 11:41
1 - Veículo bom, é aquele que na medida do possível (bolso!) atende as suas necessidades .
2 - Combustível bom, é aquele que atende as necessidades do seu veículo, e no momento é o mais barato (bolso!).
3 - Quem usa o veículo para o trabalho, pensa de uma maneira.
4 - Quem usa o veículo para se mostrar, pensa de maneira diferente.
5 - Mais adequado seria ter um carro a gasolina para arrancar queimando pneu do que um a diesel.
6 - Têm muito "neguinho" por aí com um Diesel só pelo tamanho. E daí quer fazer o que, por enquanto, só um a gasolina faz.
7 - A meu ver, o GNV é por medida econômica (bolso!).
Abs
Anthoniusnikos

Raposo
09/06/2008, 14:36
Todos esses das fotos... :-)

Eu resumo dizendo que não existe verdade absoluta. O que é bom pra um, pode não ser pra outro.. pra vc o diesel é melhor...

Você tem razão. Eu não sabia que tinha Jipeiro usando GNV. Eu, particularmente, não quero mais usar, prefiro até o álcool. Mas não sou contra quem usa.
Um abraço.

alexborba
09/06/2008, 14:41
:palmas:

Concordo plenamente com você ainda mais que eu tenho um sítio ecológico aqui em Paraty. Mesmo assim, vc poderia me dizer sobre performance do motor, consumo Km/l e tempo de vida útil desse motor?
Grato

olá helsu!
o consumo fica na faixa dos 10km/m3.
na estrada cheguei ao recorde de 330Km/25m3 o que dava uma média de uns 12,5km/m3.
nessas contas sempre consome um pouco de gasolina, menos de 1/8 do tanque...
na cidade, um cilindro dura entre 230 e 280km. como enfio o pé sem dó e ando pouco, até ela esquentar vai muita gasolina misturada e o consumo aumenta...
li em uma matéria que o cara andava 900 e tantos km usando um cilindro de GNV de 25m3 e o tanque cheio. parece que fez milagres... deve ter andado um bocado na banguela, isso sim!

performance:
parece que nada muda, pois é de 5ª geração. só dá pra perceber mesmo na serra, quando ela pede marcha no GNV. na serra de campos do jordão, 1000m para vencer em 12km, ela sobe em 3ª no GNV a 80Km/h e em 4ª na gasolina a 100, 110km/h.

vida útil:
espero que seja a mesma da gasolina. ao menos a ford banca 2 anos de garantia... fiz a revisão anual e nada de anormal constou. gastei 1 hora e R$100 para ter o selo 2008.

tem posto de GNV em paraty ou só na dutra? isso é um incômodo realmente. para ir para campos preciso desviar 8Km para ir até taubaté abastecer, enquanto o posto frango assado da carvalho pinto espera a autorização do detran para botar as bombas de GNV, já instaladas, para funcionar... a novela já dura um ano ou mais...

bos sorte com o sítio!
b

Rogério Barthy
09/06/2008, 15:07
Aqui no estado do RJ, levando-se em conta o preço dos combustíveis, GNV R$1,55; Díesel R$1,98 ; Gasolina R$2,60 ; Álcool R$1,70, e o consumo médio dos referidos combustíveis, o menor custo do km rodado é o do GNV e levando-se em conta o desconto de 75% no valor do IPVA, o GNV ganha. O custo de instalação do GNV se dilui rapidamente e ainda o custo de aquisição de uma Ranger 0 KM alcool/gasolina é bem menor que um a díesel.
Contra, é a dificuldade em se ter o GNV em todos os locais em que se roda e ainda, a pequena autonomia.
Rogério

Matiusso
11/06/2008, 16:05
Qual sao as vantagens e desvantagens de um motor para outro?
Helsu:

No começo do ano troquei Minha Blazer V6 GNV por uma S10 a diesel, na epoca o gasto com combustivel já era o mesmo por ter quer rodar com GNV e gasolina de vez em quando.
Agora com este aumento o diesel esta mais economico, sem contar na durabilidade e valorização do motor diesel.
carro com GNV o pessoal tem receio de comprar porque zoa o motor e acaba desvalorizando o carro.
Resumindo: investe mais e vai de diesel, investi 10 mil num carro do mesmo ano e estou dando risada.