Ver Versão Completa : Tanque de Gasolina de alta capacidade
Pessoal,
Para a expedição Ushuaia 2009, preciso de um galão de combustível reserva, tendo em vista as grandes distâncias da Ruta 3 Argentina. Por achar muito complicado carregar combustível dessa forma, comecei a procurar soluções para esse problema. O tanque original do Feroza é de 60 litros.
Pesquisando na internet, achei uma fábrica australiana de tanques de longo alcance, e eles fabricam um com capacidade de 98 litros para o Feroza, que vai no lugar do tanque original. Ou seja, sem galão pendurado no jipe, sem gambiarra e com 38 litros a mais de autonomia!!
Mandar buscar um lá da Austrália?!? Hahaha esquece, ia pagar metade de um Feroza de frete e imposto.
A questão é: Como fabricar um tanque desses aqui no Brasil? Que tipo de profissional devo procurar? Qual material deve ser utilizado?
O site é esse:
http://www.thelongranger.com.au/ferozalongrangefueltank.html (http://www.thelongranger.com.au/ferozalongrangefueltank.html)
http://i19.photobucket.com/albums/b178/marciorahal/daihatsu_feroza_tr16_long_ranger_fu.gif
Abraços
Fala Marcio,
Talvez de para fazer de inox (se não tiver desenho muito complexo). com quem fazer?! não tenho a menor idéia...talvez esses caras que trabalham com dobras e soldas, e que adoram fazer adaptações em jipes. Ah, se for fazer, não esqueça de colocar uns quebra-ondas.
abs
o que seriam exatamente os "quebra-ondas"?
tambem penso em uma alternativa para um tanque maior no meu jipe
[]´s
O quebra-ondas é um jeito de evitar que o combustível fique dançando de um lado para o outro...é muito usado em caminhões tanque...imagina um caminhão tanque, com o tanque pela metade em uma curva...todo o combustível é jogado para o lado e o caminhão tomba....tá certo que pode ser exagero para jipes...
geralmente é feito com umas placas perfuradas colocadas lado a lado no sentido vertical..assim as ondas formadas são reduzidas e o combustível fica distribuído dentro do tanque.
abs
AndreiMDL
05/06/2008, 12:50
na região aqui tem alguns willys/f75 utilizando tanques de ceifadeira agrícola 120L!
certo q eh formato padrão, ai teria que ver como é o espaço do feroza!
mas com um cara bom, acho que da pra fazer em inox sim!
tem os da www.metalurgicacla.com.br (http://www.metalurgicacla.com.br) , plástico, consulta pra ver a possibilidade de fazer um especial!
boa pesquisa
[]'s
Pequeno jr
08/06/2008, 17:57
Já pensou em usar o tanque do Landau que tem 110L?? Claro que teria que passar por algumas adptações para entrar no feroza, mas você achando um bom torneiro mecânico é possível fazer e te garanto que vai ficar mais barato do que mandar buscar lá na australia.
leo cabral
08/06/2008, 18:43
Na parte do suzuki ja vi um topico em que um serralheiro fez um tanque de 60Lts para um samurai , sob medida. o pro é achar o tal tópico:roll:
MARCO A. HARGER LÜCKMANN
08/06/2008, 22:34
Prezado Marcio
Estou começando a planejar minha ida para a patagonia..
Após ver seu relato confesso que fiquei um pouco apreenssivo.. tenho uma TUCSON...acho que pega uns 60 lts...
Será que realmente é preciso levar galão para combustível adicional, ou em cada posto pode ir completando.
Marco
Marco, pelo menos um galão de 20 litros é fundamental...
Márcio Rahal,
Pela distancia entre cidades da ruta 3 onde tem postos de combustíveis não vejo necessidade de tanque maior o adicional. Agora por os problemas atuais de desabastecimento eu não arriscaria uma viagem no pais vizinho.
joão k. chikui
06/07/2008, 21:30
Marcio
Deve fazer de aço inox 304 , em caldeiraria com solda TIG , e , pelo tamanho , imprescindível quebra onda.
Se informe sobre problemas com lei , pois em caminhões não pode aumentar capacidade sem o devido laudo do inmetro , certificado e etc...
Pessoal,
Para a expedição Ushuaia 2009, preciso de um galão de combustível reserva, tendo em vista as grandes distâncias da Ruta 3 Argentina. Por achar muito complicado carregar combustível dessa forma, comecei a procurar soluções para esse problema. O tanque original do Feroza é de 60 litros.
Pesquisando na internet, achei uma fábrica australiana de tanques de longo alcance, e eles fabricam um com capacidade de 98 litros para o Feroza, que vai no lugar do tanque original. Ou seja, sem galão pendurado no jipe, sem gambiarra e com 38 litros a mais de autonomia!!
Mandar buscar um lá da Austrália?!? Hahaha esquece, ia pagar metade de um Feroza de frete e imposto.
A questão é: Como fabricar um tanque desses aqui no Brasil? Que tipo de profissional devo procurar? Qual material deve ser utilizado?
O site é esse:
http://www.thelongranger.com.au/ferozalongrangefueltank.html (http://www.thelongranger.com.au/ferozalongrangefueltank.html)
http://i19.photobucket.com/albums/b178/marciorahal/daihatsu_feroza_tr16_long_ranger_fu.gif
Abraços
Rodrigo Baratti
24/04/2009, 16:19
Pessoal,
Andei pesquisando sobre tanques e achei um site sobre embarcações que tem algumas dicas na fabricação:
"O aço inoxidável é talvez um dos materiais mais utilizados, acreditando-se ser este indestrutível. Mas existe um problema técnico. O aço comumente usado,304/316 , não deve ser usado na construção de tanques, pois durante o seu aquecimento no processo de soldagem ,acima de 538ºC , ele perde o carbono, e nas regiões adjacentes é formada uma liga muito suscetível a um a rápida corrosão galvânica. A opção é utilizar tanque fabricados com ligas de aço inoxidavel 316L, 317L (L de low-carbon) e 321."
Além dessa questão do tipo de aço inox tem uma tabela com as espessuras das chapas de acordo com a capacidade do tanque e material (aço, inox, fibra, aluminio,...)
Segue o link: Barracuda - Dicas de Construção (http://barracudatec.com.br/dicas_tanques.htm)
[]
Skull Crusher
24/04/2009, 16:56
Galera, instalei um tanque da F-4000 no Sapão...testado neste feriado no Camel....84 litros, com o Catch Tank de 1,2 litros....só alegria, não tive problemas de autonomia nem de falta nas inclinações. Espero ajudar.
Abraços!
que máquina é o sapão?
eu já adaptei o galão de 20L atras do estepe....vai dessa forma mesmo..
tá chegando dia 07 de julho!
Pq inox? É caro e não é em qualquer lugar que trabalham com ele.
No meu CJ fiz 2 tanques, em chapa 18 (+- 1,21mm) de aço 1020, soldado com MIG. Pintura epóxi por fora e gasolina aditivada dentro. Nunca tive problema algum com eles.
[]'s
Rodrigo Baratti
25/04/2009, 13:15
Galera, instalei um tanque da F-4000 no Sapão...testado neste feriado no Camel....84 litros, com o Catch Tank de 1,2 litros....só alegria, não tive problemas de autonomia nem de falta nas inclinações. Espero ajudar.
Abraços!
Skull,
Onde vc adaptou o tanque? Tem fotos?
Próxima semana apareço em Jarinu.
[]
Estou procurando tbm uma solução para transporte de gasolina, o tanque tem sido a melhor opção,encomendei um projeto, o tanque de combustivel deverá ir no local do estepe abaixo do carro, feito em aço inox(não sei a especificação, mas ja li aqui a mportancia que seja 314l, 317l ou 321) manterei o tanque original (65 L) e acrescentarei mais 90 L aprox. a transferencia do combustivel devera ser por bomba eletrica,.
O problema são os custos, uma vez que nao disponho de muito $$$ para as adaptaçoes.
Pergunta, alguem sabe se é proibido levar os galoes de combustivel no bagageiro do veiculo, issona argentina e no chile.
Hilux sw4 94 V6 a gasolina.
agradeço desde já
dudas_308w
20/04/2010, 18:09
Estou procurando tbm uma solução para transporte de gasolina, o tanque tem sido a melhor opção,encomendei um projeto, o tanque de combustivel deverá ir no local do estepe abaixo do carro, feito em aço inox(não sei a especificação, mas ja li aqui a mportancia que seja 314l, 317l ou 321) manterei o tanque original (65 L) e acrescentarei mais 90 L aprox. a transferencia do combustivel devera ser por bomba eletrica,.
O problema são os custos, uma vez que nao disponho de muito $$$ para as adaptaçoes.
Pergunta, alguem sabe se é proibido levar os galoes de combustivel no bagageiro do veiculo, issona argentina e no chile.
Hilux sw4 94 V6 a gasolina.
agradeço desde já
ZLuiz,
nao sei se é proibido levar gasolina nos outros paises, mas no nosso é. É claro que nas regioes patagonicas, onde existem grandes distancias, isso tem uma folga. O mesmo acontece no Brasil, onde existem represas permitidas para barcos, e nao existe posto de gasolina e o transporte tem que ser feito em galao, dentro de carro. Mas é sempre risco e sujeito a avaliaçao do guarda...
De qualquer forma, a soluçao de um 2o tanque e a melhor. O segundo tanque em inox, ou mesmo um em plastico que entre no local do estepe (e o estepe fique pendurado) lhe dará o aumento de autonomia, alem de controle sobre o uso, pois vc precisara comandar a transferencia. Vc pode adaptar um segundo marcador de combustivel na cabine, p/ saber o nivel do tanque auxiliar. Uma outra coisa, nao se esqueça de conectar uma mangueira da parte alta do tanque auxiliar, para a parte alta do tanque principal. Assim vc garante que existe "respiro" no tanque auxiliar, e o bombeamento do combustivel ocorrera sem problemas. Use bombas eletricas "genericas" dessas vendidas para gol, tempra, saveiro turbinados, comuns nas lojas ou revistas de tunning. Vc nao terá problema de pressão ou vazão, entao qualquer bomba servirá. Use externa, nao a imersa que é mais cara. Se der, ponha um segundo bocal de abastecimento, na lataria, com tampa e chave. As tampas regulam a pressao do combustivel no tanque, apesar de que vc ja fara isso com o respiro.
abs
A Imohr fabrica tanques especiais em plástico de alta resistência, eles tem produtos e soluções excelentes a preço justo, acho que vale consulta: http://www.imohr.com.br