Ver Versão Completa : São Paulo/Rio de Janeiro por terra
Eduardo Tescarollo
04/06/2008, 10:46
É uma planilha antiga, alguma coisa com certeza já mudou, fiz ela em 1992, para quem gosta de andar em estradas de terra com belas paisagens e um prato cheio.
Blz
Rogerio Luiz
04/06/2008, 11:42
Eduardo me fala melhor desta trilha!
Gostei, acho que poderiamos organizar seria um belo passeio.
Eduardo Tescarollo
04/06/2008, 14:41
Rogerio, eu não consegui anexar a planilha aqui no forum, vou tentar te mandar uma MP. Este planilha para ser feita inteira deve levar uns 4 dias,
isto sem parar muito, e olha que tem muitos lugares para apreciar.
Eduardo Tescarollo
04/06/2008, 14:42
Rogério me passe seu e-mail que fica mais facil.
Rogerio Luiz
04/06/2008, 15:05
rogeriorover@hotmail.com
É realmente uma bela trilha, para aventureiros que não tem pressa de chegar, mas sim pressa de viver!!!
Vamos depois divulgar esta possivel trilha e formar-mos um comboio legal.
MANFREDI
04/06/2008, 15:21
Mande para meu e-mail também por favor.
f-manfredi@uol.com.br
Obrigado
Flugêncio
04/06/2008, 15:24
Gostaria de receber tb.
addsumus@yahoo.com.br
Por favor, eu tbm gostaria de receber
jeepa@hotmail.com
Grato,
Pan
Pra mim tb, por favor :concordo:
soldierlopes@aeiou.pt
tks!
faltou o "o"
jeepao@hotmail.com
É uma planilha antiga, alguma coisa com certeza já mudou, fiz ela em 1992, para quem gosta de andar em estradas de terra com belas paisagens e um prato cheio.
Blz
Se for a planilha que eu conheço, é uma que foi publicada na revista 4 Rodas há muuuuuuitos anos. Eu a percorri de carro (4x2) em 1987, durante uma viagem de férias com uma amiga. Saímos de São Paulo, via Mairiporã e rodamos com calma, parando em alguns lugares (Campos do Jordão, Passa Quatro, Visconde de Mauá) por mais tempo. Acabamos em Visconde de Mauá (o roteiro segue até a Serra da Bocaina), porque estava tão bom lá que os 3 dias previsto para nossa estadia viraram 7 dias, com o que desistimos do resto do trajeto.
Percorri o trajeto novamente, em alguns trechos, por diversas vezes, ele sofreu alterações, principalmente próximo a Sâo Paulo, mas ainda é uma bonita opção de viagem!
Eduardo Tescarollo
04/06/2008, 17:57
Gil, a planilha é esta mesma. Fiz ano passado de Campos do Jordão até Itamonte e não mudou nada.
Mandei por e-mail a planilha para quem pediu, se alguem conseguir coloca-la em anexo aqui seria legal, eu não consegui.
Rogerio Luiz
04/06/2008, 18:44
E ai pessoal que recebeu a planilha agora vamos nos organizar para fazer-mos
mais esta trilha que pela distância e percurso mais parece uma pequena expedição.
Eu estou dentro! Fui
alexborba
04/06/2008, 19:02
Gil, a planilha é esta mesma. Fiz ano passado de Campos do Jordão até Itamonte e não mudou nada.
Mandei por e-mail a planilha para quem pediu, se alguem conseguir coloca-la em anexo aqui seria legal, eu não consegui.
há uns dois meses fiz este passeio de 4x2 de campos a itamonte e não é nenhum bicho de sete cabeças não...
talvez na volta, que tem que passar numa ribanceira de serra de uns 8, 10km a coisa complique, principalmente com chuvas. na viagem que fiz com a família, descemos esta serra de saibro em primeira marcha, freando sempre. o visual é lindo, mas no fim, na cidade quase fantasma do pé da serrinha não tinha sequer um buteco pra comer uma coxinha ou tomar um suco... tivemos que seguir mais um tantão até chegar a itamonte, que também não é lá essas coisas pra passear. sem ofender ninguém da região, atração turística é zero ali.
de qualquer forma, vc poderia, por favor, me mandar a planilha alexborba@gmail.com. coleciono tudo da região serrana...
e, quando forem fazer o passeio me avisem. se puder, sigo vocês a partir de campos!
abraço!
b
cmurteira
04/06/2008, 19:05
Ai pessoal,
Me enviem a planilha também: cmurteira@ig.com.br
Esse passeio também me interessou.:concordo:
Rogerio Luiz
04/06/2008, 19:12
Ai pessoal sugiro o mês de julho ou agosto para fazermos este passeio, oque acham.
Rogerio Luiz
04/06/2008, 19:25
Aos loucos por trilha assim como eu!!!!!
Sexta feira 13/06/2008 tem a trilha do pinheirinho a meia noite saindo do bar do pedrão na serra da cantareira, é tradicional , maravilhosa e termina com um belo churras.
Quem for é só entrar no item pinherinho meia noite aqui no forum.
Valeu
Eduardo Tescarollo
05/06/2008, 09:04
Alex, cada um tem uma opinião, a cidade de Itamonte realmente é meio estranha, talves pelo fato da BR passar pelo meio da cidade, mas a região tem inumeros pontos turisticos, como por ex. é a porta de entrada para o Itatiaia.
Blz
há uns dois meses fiz este passeio de 4x2 de campos a itamonte e não é nenhum bicho de sete cabeças não...
talvez na volta, que tem que passar numa ribanceira de serra de uns 8, 10km a coisa complique, principalmente com chuvas. na viagem que fiz com a família, descemos esta serra de saibro em primeira marcha, freando sempre. o visual é lindo, mas no fim, na cidade quase fantasma do pé da serrinha não tinha sequer um buteco pra comer uma coxinha ou tomar um suco... tivemos que seguir mais um tantão até chegar a itamonte, que também não é lá essas coisas pra passear. sem ofender ninguém da região, atração turística é zero ali.
Alex, que "cidade fantasma" é esta, qual o seu nome?
Quanto a Itamonte, sinto discordar radicalmente de você, conheço bem a região, Itamonte não só oferece uma enormidade de atrações, por ser o portal de entrada para muitas delas (Alagoa, Aiuruoca, Campos de Altitude, Fragária, P.N. Itatiaia - parte alta, entre as principais) como tem alguns sites informativos bem organizados. Digite "Itamonte" no Google e surpreenda-se!
Pra mim tb, por favor :concordo:
soldierlopes@aeiou.pt
tks!
Carlos Eduardo, arquivos recebidos... obrigado! :concordo:
Eu escaneei o artigo da revista 4 Rodas, vou anexar. Não está assim uma Brastemp, pois os anexos não podem ser muito pesados (minha linha é discada), mas devem ser perfeitamente legíveis! Vão em duas mensagens, pois são 6 anexos, e só posso colocar 5 de cada vez.
Seguem algumas fotos de minha primeira viagem por este percurso, em 1.987. As fotos não estão muito boas, pois provém de slides antigos, mas darão uma idéia da beleza da viagem.
bioranieri
05/06/2008, 13:07
Pode me enviar a planilha tb?
bioranieri@hotmail.com
Obrigado!
Allan Nielsen
05/06/2008, 13:56
Será se não tem um Cristo pra botar este trem (planilha) na rede (web); mandem pra allannielsen666@hotmail.com que disponibilizo pra todos.
Sugestão: atualizar a planilha, cada um que tiver interesse e conhecer algum trecho faça as correções e comentarios. Assim teremos melhores informações e atuais.
abs
Eduardo Tescarollo
05/06/2008, 15:31
Beleza Gil, eu tentei colocar todos os anexos de uma vez, aprendi mais uma.
Valeu
Eu escaneei o artigo da revista 4 Rodas, vou anexar. Não está assim uma Brastemp, pois os anexos não podem ser muito pesados (minha linha é discada), mas devem ser perfeitamente legíveis! Vão em duas mensagens, pois são 6 anexos, e só posso colocar 5 de cada vez.
Fiquei devendo o mapa, que segue agora. Precisei reescaneá-lo em um tamanho menor, pois o site não aceitou o tamanho anterior. Aproveito para anexar mais duas fotos da viagem de 1.987.
klaus motta
06/06/2008, 11:21
Caro amigo se puder me mandar o planilha lhe agradeço.
klaus@cityhall.com.br
valeu
klaus
Eduardo Velo
06/06/2008, 12:30
Gil , vc é mais corajoso que eu pensava ... rsrs ... encarei um bom trecho dessa viagem de XR3 alcool , era beeeemmmm mais econômico que um Polara ... rsr ...
Tenho essa planilha que vc colocou ai , segui ela até V. de Mauá de XR 3 ... vou caçar esse mapa aqui em casa ...
Tive um Dodge 1800 em 79 ... ele comia gasolina com farinha ... rsrs ...
Se pintar um fds que eu possa participar , to dentro ... saindo daqui de SP sexta a tardinha até da pra fazer e voltar no dom. a tarde do Rio ...
abs ...
Eduardo Velo
06/06/2008, 12:31
Tem alguma outra planilha ou é essa que o Gil colocou ?
Eduardo Tescarollo
06/06/2008, 12:35
Tem alguma outra planilha ou é essa que o Gil colocou ?
É esta mesmo.
Gil , vc é mais corajoso que eu pensava ... rsrs ... encarei um bom trecho dessa viagem de XR3 alcool , era beeeemmmm mais econômico que um Polara ... rsr ...
Tenho essa planilha que vc colocou ai , segui ela até V. de Mauá de XR 3 ... vou caçar esse mapa aqui em casa ...
Tive um Dodge 1800 em 79 ... ele comia gasolina com farinha ... rsrs ...
Se pintar um fds que eu possa participar , to dentro ... saindo daqui de SP sexta a tardinha até da pra fazer e voltar no dom. a tarde do Rio ...
abs ...
Tive 4 Dodges, um Dodge 1800 75, um Polara GL 77, outro Polara GL 79 e, enfim, um Polara GLS 81, que ficou comigo durante 12 anos (mesmo depois que comprei meu primeiro Niva, em 94, mantive o Polara durante mais um ano). Ao todo, foram 19 anos de Dodginho, que deixaram muita saudade, eram carros valentes e confortáveis, ótimos para viajar (e como viajaram!). O consumo era compatível com um carro 1.8 carburado e um motorista com um pé direito um pouco pesado, algo em torno de 7,5 a 8,5 Km/l na cidade, e uns 11,0 a 12,0 Km/l na estrada, onde a falta de uma quinta marcha aumentava o consumo.
LUIZ MOTTA
06/06/2008, 20:13
Blz
Eduardo, se puder mandar para meu e-mail também, agradeço.
lc.motta@globo.com
Gostei das fotos e sempre tive vontade de fazer um roteiro por terra entre Visconde de Mauá, Campos do Jordão e Monte Verde. Essa planilha indicada por você me interessou bastante.
Mais uma vez obrigado e um abraço.
Pessoal, quem quiser programar esse passeio, curtindo e sem pressa, poderíamos agitar.
Opa.
Por favor, envie para mim também.
luisaureliomb@terra.com.br
Abs,
Me envie também, por favor.
rogeriofortini@hotmail.com
Mas tenta zipar o arquivo e anexar aqui.
Eduardo Tescarollo
09/06/2008, 09:19
Para quem esta pedindo a planilha, ela já esta anexada aqui mesmo neste tópico, e só imprimir e se divertir.
Blz
Eduardo Velo
09/06/2008, 11:00
Pra quem quiser ir perguntando , os locais de passagem são esses ...
São Paulo - Serra da Cantareira – Mairiporã – Cach. Sete Quedas – Estrada de Guarulhos a Nazaré Paulista – Nazaré Paulista – Beira da Represa até B. Pião – B. Pião – Faz. Morro Azul -B. de Cruz Branca – B. das Lavras – S. Fco Xavier – Rio Manso – Nogueira – Sapucaí Mirim – Campos do Jordão – Horto Florestal – Faz. Do Charco – São Fco dos Campos – Asfalto Pol. Rodoviária – Serraria Fazenda Alegria – Delfim Moreira – Marmelópolis – Vargem Alegre – Serra Verde – Pinheirinho – Passa 4 – Itanhandu – Itamonte – Fazenda Aberta – Faz. Monte Belo – Faz. 2 irmãos – (muitas porteiras) – Sto Antonio – Mirantão – V. de Mauá – Penedo – Resende – Formoso – Arapeí – Bananal – Rio Claro – Mangaratiba – Rio De Janeiro
abs ... e boa viagem ...
cmurteira
09/06/2008, 21:07
Eduardo,
Recebi os arquivos, muito obrigado.:palmas::palmas:
Vou tentar postar, assim que conseguir um tempinho.:concordo:
LUIZ MOTTA
10/06/2008, 19:58
Para quem esta pedindo a planilha, ela já esta anexada aqui mesmo neste tópico, e só imprimir e se divertir.
Blz
Eduardo, como as imagens anexadas tiveram que ser bastante reduzidas, não ficaram legais ao serem impressas.
Por favor, se possível, alguém repasse os arquivos originais, para que possa imprimir e serem lidos satisfatoriamente.
lc.motta@globo.com
Obrigado e um abraço.
cmurteira
11/06/2008, 19:44
Eduardo, como as imagens anexadas tiveram que ser bastante reduzidas, não ficaram legais ao serem impressas.
Por favor, se possível, alguém repasse os arquivos originais, para que possa imprimir e serem lidos satisfatoriamente.
lc.motta@globo.com
Obrigado e um abraço.
Luiz,
Te enviei os arquivos por e-mail.:concordo:
São os que recebi do Eduardo Tescarollo.
LUIZ MOTTA
12/06/2008, 13:55
Claudio, muito obrigado.
Arquivos recebidos.
Agora dá para imprimir e lê-los, numa boa.
Abraços.
raphaelmacae
18/06/2008, 19:18
entao quem anima mesmo de ir neste passeio?! vamos organizar direito
Eduardo Velo
18/06/2008, 20:39
Se for num fds que eu puder particiar ... to dentro ...
O trecho = Resende --> Formoso --> Arapeí --> Rio Claro = asfalto .
O trecho que acho que vai ser muito interessante é a descida da Serra de Rio Claro pra Mangaratiba ... alguém conhece esse trecho ?
abs ...
Arturyus
19/06/2008, 10:58
Alguém pode mandar a planilha para mim também (arturyus007@yahoo.com.br)?
Eu já estava mesmo planejando uma viagem nas férias de julho para a serra da mantiqueira... Se nos organizarmos, poderemos fazer esse roteiro.
Abraços,
Artur Sousa
entao quem anima mesmo de ir neste passeio?! vamos organizar direito
Só para evitar mal entendidos, este é um roteiro para vários dias, fazê-lo "correndo" não vale a pena, pois há muitos lugares onde vale a pena ficar mais tempo, ao invés de simplesmente passar batido.
LUIZ MOTTA
20/06/2008, 00:54
Artur, acabei de enviar para seu email arquivo compactado com o material.
Aproveite.
Abs
LUIZ MOTTA
20/06/2008, 00:55
Só para evitar mal entendidos, este é um roteiro para vários dias, fazê-lo "correndo" não vale a pena, pois há muitos lugares onde vale a pena ficar mais tempo, ao invés de simplesmente passar batido.
Concordo totalmente.
Abs
Concordo totalmente.
Abs
Somente para ilustrar, eu fiz este trajeto pela primeira vez em 1.987, levei quase duas semanas, e em Visconde de Mauá, onde pretendíamos ficar por 3 dias, acabamos por ficar 6 dias, desistindo do resto do trajeto, de tão bom que estava lá!
Dia 01 - São Paulo - Campos do Jordão
Dia 02 - Campos do Jordão - São Francisco dos Campos (via Itajubá, a estrada pelo Horto estava intransitável para veículos 4x2, o que era o meu caso)
Dia 03 - S. Fco. dos Campos - Passa Quatro
Dia 04 - Passa Quatro (subida ao pico do Itaguaré)
Dia 05 - Passa Quatro - Visconde de Mauá
Dias 06 a 11 - V. de Mauá
Dia 12 - V. de Mauá - São Paulo (pela Via Dutra)
Eduardo Velo
20/06/2008, 09:45
Gil , fiz o mesmo trajeto que o seu num feriadão ... vi tudo muito por cima , no domingão fizemos um tour em V. de Mauá e voltamos a noite ... pra chegar até o Rio acho que tinha que ter mais 2 dias ... no minimo ...
Arturyus
20/06/2008, 10:42
Senhores, planilha recebida.
Muito obrigado!
Gil , fiz o mesmo trajeto que o seu num feriadão ... vi tudo muito por cima , no domingão fizemos um tour em V. de Mauá e voltamos a noite ... pra chegar até o Rio acho que tinha que ter mais 2 dias ... no minimo ...
Pois é, é um roteiro que merece muuuuuuuitos dias, pois há assunto de sobra no caminho: Campos do Jordão, Passa Quatro, Itamonte, Fragária, Visconde de Mauá...
Pessoal,
tem como algúem me enviar a esta planilha? ri_lins@yahoo.com.br
Muito Obrigado!!!
negreira
09/10/2008, 19:46
Rogerio, eu não consegui anexar a planilha aqui no forum, vou tentar te mandar uma MP. Este planilha para ser feita inteira deve levar uns 4 dias,
isto sem parar muito, e olha que tem muitos lugares para apreciar.
por favor mande a planilha para mim também..........!!!!
okanguru@gmail.com
Eduardo Tescarollo
10/10/2008, 10:47
Amigo, na pagina 3 deste tópico as planilhas estão anexadas é só imprimir. Vou ver se te arrumo a planilha que vai para Monte Verde.
Blz
negreira
11/10/2008, 18:59
to pensando em fazer essa também......favor mandar planilha também a mim......e mais para março.....eu penso em fazer a estrada real.........
só não sei se vou de parati para bh....ou de bh a parati......!!!!!!!!!!!!!
quem tem essa planilha também enviar......
[]s amigos
negreira
11/10/2008, 19:02
to pensando em fazer essa também......favor mandar planilha também a mim......e mais para março.....eu penso em fazer a estrada real.........
[]s amigos
[]s amigos
Negreira, a ER tem um site próprio, o endereço é www.estradareal.org.br, lá você vai encontrar muitas informações úteis. Há também alguns tópicos tratando da ER aqui no Fórum mesmo, é só pesquisar. Que eu saiba, não há planilha, nem há necessidade de uma, trata-se de cidades que estão em qualquer bom mapa rodoviário (não o da $ Rodas, eu recomendo o da Mapograf, que tem até os vilarejos!). Além disso, há diversas opções de trajeto, a ER se "espalha" um pouco, em alguns trechos. Há sempre placas ou os utilíssimos totens (vide fotos anexas). Se você quiser ver fotos de minhas duas viagens pela ER, é só acessar http://girti.multiply.com/photos, há fotos de duas viagens, a de 1997 (quando nem se falava da ER, em termos turísticos) e a de 2006.
moraespedro
03/11/2008, 09:54
Alguém pode mandar a planília para pedrohzm@gmail.com por favor??
Muito obrigado...
negreira
03/11/2008, 10:19
Alguém pode mandar a planília para pedrohzm@gmail.com por favor??
Muito obrigado...
mandei p/ teu email....
pretende fazer quando ?
quem sabe conseguimos reunir um grupo.
:palmas::palmas::palmas:
tb quero ! as que estão anexadas aqui estão ruins para imprimir , mande pro meu email por favor , rodrigoleopoldino@gmail.com
negreira
03/11/2008, 12:53
tb quero ! as que estão anexadas aqui estão ruins para imprimir , mande pro meu email por favor , rodrigoleopoldino@gmail.com
:lol: dá 1 olhada no [[e'mail]] e ve se melhorou! :grin:
QQ COISA RODRIGO....estamos nessa:!:
negreira
04/11/2008, 18:19
AMIGOS...... tá dificil mesmo.......resolver essa visulização.....
então estou enviando o link na qual elas estão postadas.......
:arrow: http://terra.com.br/carroonline/ter_saorio.htm
quem conseguir melhorar favor postar aqui.... pois eu :parede::parede:
desisti.......;)
AMIGOS...... tá dificil mesmo.......resolver essa visulização.....
então estou enviando o link na qual elas estão postadas.......
:arrow: http://terra.com.br/carroonline/ter_saorio.htm
quem conseguir melhorar favor postar aqui.... pois eu :parede::parede:
desisti.......;)
O roteiro indicado neste link não é o mesmo que foi mencionado no início deste tópico. :discordo:
O roteiro do link é bem mais curto, e segue pelo lado direito da via Dutra (se considerarmos o rumo São Paulo - Rio. O roteiro que foi mencionado no início do tópico saiu na revista 4 Rodas há mais de 20 anos, segue pelo lado esquerdo da Dutra (sentido São Paulo-Rio) iniciando-se em Mairiporã e seguindo, entre outros lugares, por Campos do Jordão/Passa Quatro/Itamonte/Santo Antonio/Mirantão/Visconde de Mauá, descendo depois para o Vale do Paraíba e aí sim, talvez, siga pelas mesmas estradas do roteiro do link acima.
Alguem ja fez esse trajeto ultimamente?
Sera que alguem marcou alguma cisa num GPS e pode ajudar to querendo fazer ele na proxima semana
Alguem ja fez esse trajeto ultimamente?
Sera que alguem marcou alguma cisa num GPS e pode ajudar to querendo fazer ele na proxima semana
Agora temos dois roteiros, a qual você se refere?
laudemir da silva
07/12/2008, 22:10
Nobres colegas, apos contato pessoal com o Edu Velo, vi que podemos ajudar em algumas coisas ja que uma trecho do passeio eh justamente no quintal onde bricamos, caso possamos ajudar :dance::dance::dance:, nao se acanhem pois SAO JOAO MARCOS, MACUNDU, PASSA TRES, SERRA DO PILOTO (MANGARATIBA) E MADEIRITE ( SERRA DA BOCAINA) sao locais de beleza inigualavel e nosso clube JIPERAÇO www.jiperaco.com esta sempre por estas bandas e pode passar informaçoes muito uteis, abraços LAUDEMIR:concordo::concordo::concordo:
Amigos,
Eu já havia recebido essa planilha por e-mail, mas por um problema e BIOS acabei perdendo-a.
Então, alguém poderia fazer a gentileza de reenvia-la?
Obrigado,
Galera, gostaria da planilha que passa por Campos do Jordão (por terra), porque estou indo pra lá no final de semana do dia 03.01 e gostaria de ir por terra.
Desde já agradeço.
quem tiver, favor mandar para paulo.loesch@gmail.com
Galera, gostaria da planilha que passa por Campos do Jordão (por terra), porque estou indo pra lá no final de semana do dia 03.01 e gostaria de ir por terra.
Desde já agradeço.
quem tiver, favor mandar para paulo.loesch@gmail.com
Paulo, enviei o roteiro completo para o endereço mencionado, se tiver alguma dúvida, escreva!
[ ]s
Nelson Pedromo
19/04/2009, 17:08
Olá!!Estou começando a fazer trilhas mais longas e me interessou muito esta SP-RJ.se possível me mande, napedromo@uol.com.br.
desde já agradeço,moro em Jaú e sou novo no forum.
Abraços...............Nelson
Olá!!Estou começando a fazer trilhas mais longas e me interessou muito esta SP-RJ.se possível me mande, napedromo@uol.com.br.
desde já agradeço,moro em Jaú e sou novo no forum.
Abraços...............Nelson
Pedro, eu presumi que o seu pedido era dirigido a mim, e já lhe envie os mapas e a descrição do roteiro, que, espero, lhe sejam úteis. Se tiver dúvidas, é só escrever!
[ ]s