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Ver Versão Completa : Como alinhar as rodas do CJ5?



Flavio Ramos
03/06/2008, 20:42
Pessoal, alguém tem informações de como alinhar as rodas do CJ5?
Não consegui encontrar nenhuma oficina especializada em alinhamento que pelo menos tenta-se alinhar a viatura, acho que é pelo fato de não ser um carro novo como esses sacanas estão acostumados!!!
Valeu,

Felipe
03/06/2008, 21:51
perceba que as duas extremidade da barra de direção são roscas e os terminais são "parafusos", basta soltar as "abraçadeiras" que existem nas duas extremidades da barra de direção e então girar a barra, isso vai fazer com que a rosca "saia" do "parafuso" (ou entre, dependendo do sentido que você girar), abrindo ou fechando as rodas, compreendeu?

qualquer alinhador sabe fazer isso, não tem segredo nenhum

Jeep83
03/06/2008, 22:15
Pessoal, alguém tem informações de como alinhar as rodas do CJ5?
Não consegui encontrar nenhuma oficina especializada em alinhamento que pelo menos tenta-se alinhar a viatura, acho que é pelo fato de não ser um carro novo como esses sacanas estão acostumados!!!
Valeu,

O Jeep so tem como alinhar convergencia. Caster, cambagem, etc... nao tem regulagem.
Para acertar a convergencia qq aficina de alinhamento tem como fazer... é o mais facil de fazer. E é como o colega citou, basta soltar as abracadeiras... etc...

O angulo de convergencia de cabeça nao sei... e provavelmente a oficina que voce procurou tambem nao tinha.

Spina4x4
04/06/2008, 00:53
3 graus fechado a frente !!

matrakaum
04/06/2008, 09:28
Opa isto mto me interessa.
Já tentei encontrar alguém q faça o alinhamento e o balanceamento mas nada.
Repete pra mim com o esquema e as medidas do alinhamento?

Um abraço,

Rodrigo59
04/06/2008, 10:15
spina não são 2 graus em cada roda abrindo a frente??

Daher
04/06/2008, 11:17
Isto me interessa tambem, para o cj3 as medidas são as mesmas??
são 3 ou 2 graus aberto ou fechado?

matrakaum
04/06/2008, 11:38
Como assim aberto para frente? Diz se é convergente ou Divergente, que tb. não sei o que é, mas, é o que vejo o mexanico falar....rs..

Obrigado

wcas
04/06/2008, 12:54
To precisando fazer isso no meu também, mais vou esperar alguma resposta mais exata. Até onde eu li, era a frente fechada em torno de 1 cm. V

felipemendes
04/06/2008, 17:30
Tem que ser fechado sim. Se colocar aberto, dá shimmy. Pra ajustar o caster (só faça isto se tiver algum problema com a direção), tem que usar cunhas entre o feixe de molas e o eixo. Normalmente não se precisa mexer, só se a suspensão dianteira foi muito mexida (suportes fora do lugar, mais altos, mais baixos, etc).

Flavio Ramos
04/06/2008, 19:38
Ok Felipe, entendi, mas você não teria por acaso algum desenho demonstrando tal convergência?
A tempos atrás vi aqui mesmo no forum um desenho bem detalhado, porém não achei mais!!!
Tenho certeza que se algum companheiro postar algum esboço que mostre mais detalhes seria de grande valia, tendo em vista que o assunto despertou o interesse de muitos.
Valeu a todos pela ajuda!!!!

Felipe
04/06/2008, 21:14
a convergência pode ser 2 ou 3, não deve fazer muita diferença, o resultado vai depender também do seu pneu, suspensão ... como cada jipe é único nunca se sabe bem no que vai dar.

Jorge Dias Martins
06/06/2008, 22:26
Amigos,
hoje eu tenho o alinhamento feito em local proprio. Mas quando comprei o meu CJ5 a primeira coisa que troquei foram todas as ponteiras e improvisei um alinhamento com um cano muito grosso colocado da roda traseira ate a dianteira e foi apertando e afroxando ate que estivessem as rodas dianteiras bem corretas em relacao as traseiras, havia visto em uma revista (1991) indicando fazer o mesmo usando barbante e sei que ficou tao legal que usei sem mexer por muitos anos.

Flavio Ramos
09/06/2008, 09:07
Jorge, pelo que me falaram as rodas dianteiras tem que ficar de 2 a 3 graus para dentro.
Essa técnica do barbante é bem prática!!!
Valeu...

wcas
10/06/2008, 13:16
Medi com o barbante a minha que veio do mecanico e esta da seguinte forma: Considerando que estou sentado no banco do motorista as rodas estão em V, ou seja a parte do pneu que esta na frente do carro fica mais aberta que a parte de traz da roda.
Esta certo isso?? Achei que era ao contrario, a frente fechada ??

wcas
10/06/2008, 13:20
Medi com o barbante a minha que veio do mecanico e esta da seguinte forma: Considerando que estou sentado no banco do motorista as rodas estão em V, ou seja a parte do pneu que esta na frente do carro fica mais aberta que a parte de traz da roda.
Esta certo isso?? Achei que era ao contrario, a frente fechada ??

Segue um desenho tosco para o entendimento.

matrakaum
10/06/2008, 14:31
Desculpa a minha ignorância...mas não estou entendendo bulufas...HUAUAUA...
Tem dois tipos de regulagem de alinhamento correto? Ou será uma de alinhamento e a outra é cambagem...sei lá.
A dúvida eh o seguinte:
Na linha horizontal, vc. olhando para a roda de frente, ela tem que estar com a parte, tomando como base a extremidade que fica mais perto do parachoque, aberta ou fechada?
Conservando o mesmo posicionamento de observação mas, agora, na linha vertical e tomando como base a extremidade mais próxima ao Paralamas, como tem de ficar a roda?
Desculpa, de novo, a minha total falta de conhecimento.

Um abraço,

GVGRJ
10/06/2008, 14:45
Desculpa a minha ignorância...mas não estou entendendo bulufas...HUAUAUA...
Tem dois tipos de regulagem de alinhamento correto? Ou será uma de alinhamento e a outra é cambagem...sei lá.
A dúvida eh o seguinte:
Na linha horizontal, vc. olhando para a roda de frente, ela tem que estar com a parte, tomando como base a extremidade que fica mais perto do parachoque, aberta ou fechada?
Conservando o mesmo posicionamento de observação mas, agora, na linha vertical e tomando como base a extremidade mais próxima ao Paralamas, como tem de ficar a roda?
Desculpa, de novo, a minha total falta de conhecimento.

Um abraço,
Boa Tarde aos amigos do Fórum e desculpem-me, mas também não estou entendendo nada! Um desenho com passo-a-passo ajudaria bastante.
Um abraço a todos!!!
Glauco Silva.

wcas
10/06/2008, 16:22
Matrakaum, alinhamento até onde eu sei, pelo menos nos carros comuns é regulagem da abertura e fechamento na vertical, conforme o rabisco que estou passando em anexo.Ulhando o jeep de cima.

Vamos esperar algum expert no assumto.

wcas
10/06/2008, 16:30
... Complementando.
O que me ensinaram foi o seguinte, passa um barbante em torno das 4 rodas(de uma volta em torno do jeep centralizando no meio dos pneus).
A roda da frente voce vai abrindo a barra que liga roda a roda até que a parte que encosta na parte de tras da do pneu fique um vão de 1/2 a 1 cm. Se alguem quizer no final de semana eu amarro o barbante e tiro uma foto.

Lembrando que foi assim que me ensinaram e é assim que esta no meu jeep e no de uma amigo, agora se estiver errado por favor me corrijam.

otavio_gomes
10/06/2008, 17:41
Pessoal, busquei essas informações bem na fonte: "manual TM 9 803" de 1944. página 187:

135. WHEEL ALINEMENT (TOE IN).

a. Caster and Camber. Caster is the backward tilt of the axle.
Camber is the outward tilt of the wheels at the top. If these conditions
require attention, notify higher authority.

b. Toe-in.
Wheel toe-in is the difference in distance between the front wheels
at the front and at the rear of the axle. To adjust toe-in, set tie rod arm of steering
bellcrank at right angles to front axle.
Use straightedge or line against outside of left wheels, as a guide.
Adjust left tie rod so that left wheel is straight ahead.
While bell crank remains at right angle to axle, check right front wheel,
and adjust tie rod if necessary. Set toe-in of front wheels at 3/64 inch to
3/32 inch by shortening right tie rod approximately one turn.

187

tradução half mouth:

alinhamento de direção:

a - definição de camber e caster, se houver problema com eles, avise o chefe.

b- definição de alinhamento (toe-in) é a diferença da distância entre as partes dianteiras das rodas de direção e as partes traseiras dessas rodas.
para ajustar: a diferença entre as frente do pneu e a traseira do pneu deve situar-se entre 1,2 e 2,4 mm, considerando pneus 600x16.

considerando que os pneus atuais são maiores, ajuste entre 2 e 3,5 mm.

observação minha: os soldados daquela época sofriam para entender esses manuais.

wcas
18/06/2008, 13:46
Seguem as fotos do alinhamento.

SERGIO MOLLO
18/06/2008, 19:14
Amigos:
Me esclareçam uma coisa.
Afinal,as rodas tem que ficar mais abertas ou fechadas na parte da frente?

wcas
18/06/2008, 23:07
A minha esta aberta na frente com esta na foto.

Daher
19/06/2008, 12:30
WCAS, valeu....

Ja tenho diversão para o final de semana.

fpandur
19/06/2008, 21:49
Até onde sei, o alinhamento tem que ser convergente, ou seja, a "frente" das rodas voltadas uma para a outra. Pelos desenhos postados, as rodas estão divergentes (a frente das rodas da frente divergem uma da outra). Já andei um tempo assim com meu CJ, pois estava dando um shimmy danado e eu absolutamente sem tempo de desmontar e ver o que era (nessa época o CJ era minha única viatura). Quando se coloca as rodas divergentes (frente abrindo), o shimmy diminui muito, normalmente até some. Mas isto tem um preço: desgaste de pneu. Foi o que aconteceu comigo ... :-x Teve um colega que disse neste tópico que divergente dá shimmy. Um cara das antigas na época me deu essa dica de acabar com o shimmy e na prática pude comprovar isso. :pensativo:

Há vários anos faço eu mesmo o alinhamento em casa, com um barbante. Aprendi o método nos bons tempos da Jipenet. Se me permitirem, posto aqui o modus-operandi:

- fixe uma ponta do barbante na parte detrás do veículo (normalmente prendo na bola traseira).
- estique o barbante por um dos lados da viatura até a frente do veículo , fazendo-o encostar na roda traseira, parte central (meia altura, meio da roda)
- alinhe o volante para que o barbante encoste nos 2 lados ao mesmo tempo do pneu dianteiro. Para ter certeza desse ajuste, afaste e encoste o barbante várias vezes no pneu da frente, até ter certeza que ele encosta em ambos os pontos do pneu ao mesmo tempo (não esqueça de verificar que na roda detrás o barbante vai estar encostando na altura da metade do pneu).
- feito isso, dê a volta por detrás da viatura, passando o barbante agora pela roda traseira do outro lado, meia altura de novo.
- é agora que se faz o ajuste, vai precisar de uma régua agora. Com o barbante esticado, encoste o mesmo no pneu da frente. Para o ajuste correto, a parte detrás do barbante deve encostar primeiro na borda do pneu. Quando isso ocorrer, meça a distância que tem na parte da frente deste mesmo pneu para o barbante. Tem que ter entre 2.4 a 4.8 mm (é a mesma medida postada acima, só que agora a diferença está toda para um lado). Eu gosto de deixar entre 3 a 4 mm.

Para ajustar, é como já falaram: solte a barra entre as rodas e movimente-a, isso vai fazer as rodas ficaram mais ou menos convergentes.

O chato desse processo é que quando mexer no ajuste a barra, tem que começar tudo de novo, deixando uma roda reta novamente e ir no outro lado medir a diferença. Sugiro usar uma régua em que a borda dela começe em 0 mm, senão aquela diferença que não tem escala na borda da régua vai interferir no ajuste. Para meu kit alinhamento, peguei uma régua plástica e cortei a borda de tal forma que ficasse em 0mm. :wink:

Um outro detalhe: quando vou checar a distância do alinhamento no pneu, já encosto a régua no pneu e por cima dela vou aproximando o barbante até que ele encoste na parte detrás. Assim tenho a leitura "instantanea", tomando o cuidado do barbante não encostar na régua, pois ele pode enroscar e te dar uma falsa leitura.

Tem uma forma alternativa, que seria utilizar uma barra ajustável, daí mede por dentro dos pneus da frente. Quem tiver interesse, posso postar depois como se faz. Mas o do barbante não precisa fabricar nenhuma ferramenta, por isso a facilidade de qualquer um fazer.

wcas
20/06/2008, 08:17
Então desse modo que esta no meu(acima) é pra corrigir o shummy mais da um desgaste maior no pneu ? é isso ? Ja vi uns 3 de amigos meu assim como o meu.

fpandur
20/06/2008, 08:21
Sim, sobre o shimmy foi uma dica que me deram na época e pude comprovar na prática que funciona. O efeito colateral foi o desgaste excessivo na parte central do pneu (não, o pneu não estava descalibrado ... :wink:)

wcas
20/06/2008, 08:38
Valeu, vou dar um toque para o pessoal la então. Não sei se o mecanico deixou o meu assim pra esconder algum shimmy, ou alguma outra cagada dele ja que foi ele fez a adaptação de nova caixa de direção, novas barras etc. Por enquanto vou deixar assim porque o que não falta nele é coisa pra arrumar nele e agora to mexendo no painel e também tava querendo trocar esses pneus mesmo então deixa ele gastar um pouco.

[]s

Flavio Ramos
20/06/2008, 19:28
Então pessoal a palavra final é: AS RODAS FICAM CONVERGENTES OU SEJA PARA DENTRO!!!!!!!

rctorrezam
26/07/2008, 12:32
Então pessoal a palavra final é: AS RODAS FICAM CONVERGENTES OU SEJA PARA DENTRO!!!!!!!

No manual diz que sim!

Mas dependendo da largura dos pneus pode ser indicado que não.

Complexo né?

wcas
08/04/2009, 08:35
Seguinte, fiz o alinhamento em 'V' como descrito aqui, só que depois que fiz isso o jep começa a "bater palmas" quando passo de 30km, antes ele estava com a roda divergente e isso não acontecia :pensativo:.
Vou tentar abrir um pouco pra ver o que acontece.

fpandur
08/04/2009, 08:41
Antes não dava shimmy pois o alinhamento divergente estava mascarando o problema. O correto é alinhamento convergente, se está dando shimmy não é por causa do alinhamento e sim tem alguma outra causa, que precisa descobrir o que é (folga nos terminais, rolamento do munhão, pneus, etc). Se deixar alinhamento divergente vai mascarar o problema, não dará shimmy, mas vai ter um desgaste acentuado na parte do meio da banda dos pneus (experiência própria ....)

wcas
08/04/2009, 10:00
Então , não é bem shimmy que esta ocorrendo, o que acontece é que parece que as rodas estão soltas, ficam as 2 rodas mechendo com se estivessem tortas prestes a cair, como se eu não tivesse parafusado as rodas totalmente.

Marcos ET
08/04/2009, 10:10
Então , não é bem shimmy que esta ocorrendo, o que acontece é que parece que as rodas estão soltas, ficam as 2 rodas mechendo com se estivessem tortas prestes a cair, como se eu não tivesse parafusado as rodas totalmente.

Wcas, será que nao é o conjunto dos rolamentos de roda? levanta o jeep com macaco, tira a roda/pneu fora (tem quem faça com a roda, mas...) e "balança" a ponta do eixo pra ver.

Aproveitando que o jeep estará "no ar", verifica os rolamentos conicos do munhão, sao danados pra bagunçar a cambagem do jeep, causando desgaste irregular nos pneus e um pouco de instabilidade direcional.

Dá uma olhada nas buchas das molas dianteiras tbem... aquilo lá é só pra estragar qualquer trabalho de alinhamento... além de dar uma barulheira doida. Jumelos maiores entao! tem q ver como estao as buchas do jumelo tbem.

Quanto aos terminais de direção, isso já foi dito, entao... maos à obra!

fpandur
08/04/2009, 11:05
o jep começa a "bater palmas" quando passo de 30km
Por esse trecho da sua mensagem, isso é shimmy sim. E a causa é provavelmente um dos itens que o Marcos citou. Claro, considerando que você não colocou jumelos maiores, pois se colocou, daí o ângulo do eixo foi alterado e aí somente corrigindo com cunhas ou ressoldando a bola do diferencial ...

wcas
08/04/2009, 21:44
Vamos por partes:
Referente aos rolamentos, a uns meses atras instalei o freio dianteiro a disco e na ocasião verifiquei os rolamentos e estavam ok.
Os jumelos são praticamente novos com buchas novas, são jumelos do tamanho padrão que vende nas lojas do ramo.
Terminais de direção foram trocados quando coloquei a caixa hidraulica, não rodaram nem 10km ainda.

Agora, o que é "buchas das molas dianteiras" que buchas são essas ??

Detalhe, isso só começou a acontecer quando fechei o angulo.

fpandur
08/04/2009, 22:06
a uns meses atras instalei o freio dianteiro a disco ena ocasião verifiquei os rolamentos e estavam ok.pode não ser rolamento com defeito e sim apenas um ajuste da pré-carga deles. Se estiverem apertados demais, vão detonar mais rápido (isso na melhor das hipóteses, na pior vão azular e travar ... :roll:). Se estiverem com folga em demasia, a roda fica com jogo e pode provocar shimmy.

Buchas das molas dianteiras presumo que sejam as buchas fixas. Como estão elas ?

Uma coisa que provoca shimmy e que acaba passando batido por ser de verificação mais difícil são os rolamentos do munhão, o Marcos já comentou a respeito disso. Podem estar detonados ou simplesmente mau-ajustados (eles também tem ajuste de pré-carga).

Sobre os jumelos: se não fôr os de tamanho originais e você tiver alguma coisa a mais no jeep já propensa a provocar shimmy, eles podem ser o fator que faltava para o shimmy aparecer. Por vezes, tem-se mais de 1 fator que provoca o shimmy e a influência deles se somam :putz:

Outra coisa que lembrei que pode provocar shimmy: pneus (balanceamento, desgastados irregurlamente, etc).

Você comentou que instalou direção hidráulica: a folga da caixa de direção está bem ajustada ? E a barra de conexão caixa-roda, será que não ficou muito inclinada ? Isso também favorece o aparecimento de shimmy. A instalação de um amortecedor de direção por vezes é providencial, embora também nesse caso estaria apenas mascarando o real defeito do que provoca o shimmy.


Detalhe, isso só começou a acontecer quando fechei o anguloComo já disse antes e repito: se você quiser empurrar a situação com "a barriga", basta abrir o ângulo de novo, você mesmo disse que resolve .... mas saiba que o defeito continua no seu jeep, você estará apenas mascarando ele, não resolvendo. Várias dicas já foram dadas, agora tem que meter a mão-na-massa e ir checando os itens citados, infelizmente shimmy é uma "praga" que ás vezes dá trabalho mesmo pra resolver ... :mad:

SERGIO MOLLO
09/04/2009, 23:01
No meu CJ, já coloquei uma cunha. Será que posso colocar mais uma, pois o shimmy teima em continuar,Ja troquei rolamentos de roda, alinhei direção,está balanceado com balanceador dinamico wizard,pivos e terminal novos,chassis alinhado, barra de direção roda a roda e da caixa a roda,direção hidraulica opala,e amortecedor de direção da F250,os rolamentos do munhão estão bons e já tirei os calços que o ajustam.
O que falta fazer?

fpandur
10/04/2009, 08:23
Se fôr possível, experimenta trocar rodas/pneus para testar, podem estar com alguma deformação. Aliás, quais pneus usa ? Quanto maior o pneu, maior a probabilidade de shimmy aparecer.

Quanto a cunha, certifique-se que foi colocada pelo lado certo, para corrigir o ângulo alterado (suponho que esteja usando jumelos maiores). Até pode colocar uma cunha maior ou então uma sobre a outra, só tome cuidado para que a cabeça do pino de centro não fique curta em demasia, senão o eixo pode deslizar.

Tem uma "solução" definitiva para o shimmy: colocar uma barra panhard, como nos Engesa. Nesse caso, também não se está resolvendo o problema, apenas combatendo seus efeitos. Eu cheguei a instalar no meu CJ, quando tinha pneus 33. Depois quando troquei por pneus 31 Frederico o shimmy sumiu, então agora deixo a barra solta mesmo.

SERGIO MOLLO
10/04/2009, 09:53
Meus pneus são 245/75/16. Vou colocar outras rodas e pneus que tenho aqui e fazer o teste. Valeu

wcas
10/04/2009, 18:52
Abri um pouco mais as rodas, coisa minima e agora esta ok, pois estava fechado demais eu acho.

reslima
09/09/2009, 13:29
Para alinhar uma F75, utilizando o método acima, como devo fazer se o eixo traseiro é mais largo que o dianteiro??

Rafaminc
09/09/2009, 14:17
Pessoal, sempre que eu trocava de carro, mandava fazer geometria e depois observava com o barbate como tinha ficado.
Normalmente, os carros com tração dianteira (gol, uno, escort...)tem as rodas levemente abertas na frente, algo em torno de 2mm para cada lado (medindo com o barbante), e essa medida não é precisa, pois lembro que o erro admitido na máquina de geometria era bem grande (algo em torno de +- 1º). Numa D20 que tinha, acabei com um pneu novo em pouco mais de 1000 km. Comeu totalmente por dentro, e quando fui olhar as rodas estavam um pouco abertas.
Hoje eu regulo as rodas em casa e após uns 5000 km verifico o desgaste do pneu com o paquímetro. Se estiver gastando por fora abro um pouco, e se for por dentro, fecho e pronto.
Se deixar muito fechado, a direção fica boba, o carro parece pesado nas curvas, e se estiver muito aberto gasta legal os pneus por dentro.
No meu Jeep uso a direção do santana com 3 pivôs ainda originais (pouca folga, hehe), não tenho a barra de ligação entre as rodas, jumelos 3cm maiores que os originais e não instalei mais o amortecedor. Só retirando a folga da direção original, acabei com o shimmy, e as rodas deixo praticamente paralelas, se não me engano com uma pequena abertura dianteira (algo em torno de 1mm p/ cada lado).