PDA

Ver Versão Completa : Freio a disco nas 4 SAMURAI

Fabil
03/06/2008, 19:36
Povo...

é o seguinte, um samurai com eixos de CJ, e kit de freio a disco dianteiro e traseiro ( com pincas de kadett) o servo é original e o cilindro mestre é de S10 ( é praticamente plug'n play no servo do samurai), o cilindro mestre original do samurai é minusculo e nao dava vazao suficiente p/ encher as 4 pincas numa pisada só..

acontece mesmo usando o cilindro mestre de S10 o freio nao fica bom, o carro nao para nem a pau.. vc pisa e faz uma forca enorme mas nao consegue travar as rodas..

na circuito de freio traseiro do samurai existe uma vavula equalizadora ( que ainda esta lá) já me falaram que se tirar ela o freio melhora,, mas sob meu ponto de vista ela esta lá justamente p/ evitar que a toda pressao chegue no freio traseiro e trave as rodas traseiras durante a frenagem certo?

minha duvida é a seguinta... essa valvula, originalmente é p/ carros com freio a tambor, em carros originalmente com freio a disco nas 4 possui um outro tipo de valvula, entao alguem sabe me explicar essa diferenca?

enfim.. o o sistema de freio tá perfeito sem vazamentos, pastilhas novas, pincas novas, cilndro mestre dimencionado p/ as novas pincas etc... mas pq raios ele nao funciona direito?

pesquisando na no pirate http://www.pirate4x4.com/tech/billavista/Brakes/ esse é um artigo excelente sobre freios, e nele diz que existem dois tipos de cilindro mestre, um desenhado p/ freio com tambor atras e outro p/ freio a disco nas 4 que no caso já possui um "dozador" de pressao embutido e tb em que varios carros com freio a disco nas 4 usam o cilindro mestre comum e o tal "dozador" é externo na linha de freio traseira...

enfim.. como diabos fazer esse freio estancar direito?

lembrando que a configuracao é:
servo freio original samurai
cilindro mestre de S10
pincas dianteiras de kombi
pincas traseiras de kadett
valvula equalizadora traseira original

alguma luz??

T+

joão k. chikui
03/06/2008, 20:55
Fabil
Nas Band , qdo se troca o traseiro de tambor para disco , elimina-se a valvula de retenção e , qdo necessário , adapta-se valvula redutora de pressão .

Para que é usada a retenção nos tambores? Simplesmente pq as sapatas voltam por ação de molas , sem esta retenção simplesmente voltariam muito e te deixaria sem pedal qdo fosse usar. No freio a disco ,não tem mola, só de vc deixar de pressionar as pastilhas ficam apenas "tocando" nos discos.
Fabil , qual a bitola interna desse cilindro mestre de S-10?? Se for muito grosso, vc perde fator de desmultiplicação.

Fabil
04/06/2008, 09:01
bacana... no samurai tem duas valulas... uma fica na parte da frente onde o circuito de freio cruza ( roda dianteira esquerda atua junto da traseira direita) e na parte de tras tem a valvula equalizadora ( que deve atuar tb com valvula de retencao certo?), devo tirar e colocar tudo direto? e se por ventura as rodas traseiras tenderem a travar nas frenagens devo colocar o redutor de pressao?

sobre a bitola tenho que desmontar p/ medir, mas no "olho" me pareceu ter uns 20mm

me explica melhor sobre esse fator de desmultiplicacao.... pq se a bitola for grossa diminui?

T+

Rômulo Tanure Campos
04/06/2008, 11:26
Fabil
Quanto maior a diferença de bitola entre o cilindro mestre e o restante do circuito, maior a pressão obtida com a mesma força aplicada ao pedal.
Um cilindro mestre com o diametro interno maior (por exemplo o da S10 comparado com o original do Samuka) comporta maior volume de oleo e maior fator de multiplicação da força aplicada no pedal.
Mantida a bitola interna do restante do circuito, maior pressão ele proporciona. As valvulas no circuito conseguem regular e equalizar esta pressao nas pinças e cilindros, por variação do seu diametro interno. O restante dessa pressão e força (presumivelmente regulada e equalizada) se dissipa nos cilindros de maior diametro das pinças e burrinhos, ao acionarem os freios deslocando os embolos. A desmultiplicação seria a redução da força ou pressão, pelo aumento da bitola nos varios pontos do circuito aonde ela deve ocorrer, seja para equalização e regulagem, seja para acionamento das pinças.
ABS
Trem Mineiro

Joao Baeta
04/06/2008, 11:54
:arrow:Interessante....
Nem ia colocar no disco traseiro no eixo original?
:pensativo:

Fabil
04/06/2008, 12:00
Romulo... preste atencao no que o Jao disse.. ele disse que o cilindro mestre de maior diametro vai DESMULTIPLICAR.... sacou??

no meu entendimento vai é aumentar a pressao exercida na linha de freio, tanto é que por isso o cilindro mestre original ( que é um tripinha) foi trocado pelo da S10 em vista do maior volume de fluido exigido pelas pincas... com o cilindro mestre original com apenas uma pisada nao dava freio.. mesmo sem ar no sistema vc tinha que pisar umas duas vezes p/ dar freio... o reservatior até baixava o volume..

por isso eu achei estranho e pedi p/ ele me explicar o pq da DESMULTIPLICACAO usando cilindro mestre maior, quando a logica diz ser exatamente o contrario..

T+

joão k. chikui
04/06/2008, 12:47
Fabil
Não existe almoço grátis , vcs sempre citam este ditado, certo??
Qdo se troca um cilindro de 14 por outro de 22(apenas para exemplificar), vc ganha bem mais volume de fluido deslocado , vai dar pedal bem mais cedo , mas....
Como a area sobe no quadrado da bitola, esse pouco mais de 50% que vc aumentou na bitola do cil. mestre , vai te exigir uma força aplicada sobre o pedal 2,5X maior que antes.
Mas , entre um pedal duro e outro baixo (com 2 bombadas) , prefiro o 1º.
Fabil , essa formula SBD uso num Willys 51 , e pára relativamente bem, mas o cilindro mestre não sei de qual carro é(vou tentar descobrir). Já tive um com cil do Opala e era bom.

Fabil
04/06/2008, 13:15
aahhh saquei, entao no caso vai exigir mais forca no PEDAL p/ empurrar o embolo certo??

realmente isso aconteceu, eu outro samurai com freio a disco nas 4 aqui ( porem usando eixos originais e com isso pinca dianteira original e traseira de golf com freio de mao) tb coloquei o cilindro de S10, tá freiando bem porem o pedal tá mais pesado.. mas suportavel.. hehe

no caso entao p/ aliviar a forca no pedal, o ideal seria o que? alterar a "alavanca" do pedal ou colocar um servo maior? ( colocar um servo maior no samurai fica complicado pois o espaco no cofre do motor é apertado)

joão k. chikui
04/06/2008, 19:40
Fabil
Eu tentaria voltar o cil. mestre do Samuka e ver pq o pedal está baixo:
-folga em rolamentos , disco com leve empeno, ar no sistema e por ultimo regulagem em agulha.
Digo isto pq , se não tiver folga , as pastilhas só descolam do disco, qq mijo de gato que o cilindro manda, já breca.
Nada dando certo , partiria para um cil. mestre intermediário, entre o do Samuka e o da S-10.

[]s

Fabil
05/06/2008, 09:03
Joao..

seguinte:

samurai com tudo original ( cilidro mestre, disco na frente e tambo atras) = OK freia bonito

samurai com disco nas 4 (pinca de golf traseira) e cilindro mestre orginal = só dá freio apos a 2 pisada no pedal.. nao tem vazamento e nem ar..

samurai com disco nas 4 e cilindro mestre de S10 = dá freio, pedal fica alto, mas bem mais pesado que deveria estar

Samurai com disco nas 4 e eixo de willys ( pinca dianteira de kombi e traseira de kadett) + cilindro de S10 = nao para nem fudendo...

lembrando que o servo é o original em todos os casos..

T+

Supercharger
05/06/2008, 11:31
Entendo que para determinada configuração, tudo certinho e sem vazamentos, só tem duas maneiras de diminuir a força necessária no pé. Aumentando a alavanca ou aumentando a força proporcionada pelo servo.

joão k. chikui
05/06/2008, 12:50
Fabil
Tive problema parecido com o JPX da esposa(eixo flut. de Band):Disco ventilado nas 4 , pinça original Varga nas 4 , cil mestre original (Opala 22mm), só pegava bem no fim do pedal. Troquei o cil por um de Band acima de 95 (23,8mm) , ficou excelente.
Depois veja o diametro int de cada um dos cil. mestres, talvez deva achar um nem muito peq. nem muito exagerado.

Fabil , por aí se acha a pinça traseira do stilo Schumacker?

Joao..

seguinte:

samurai com tudo original ( cilidro mestre, disco na frente e tambo atras) = OK freia bonito

samurai com disco nas 4 (pinca de golf traseira) e cilindro mestre orginal = só dá freio apos a 2 pisada no pedal.. nao tem vazamento e nem ar..

samurai com disco nas 4 e cilindro mestre de S10 = dá freio, pedal fica alto, mas bem mais pesado que deveria estar

Samurai com disco nas 4 e eixo de willys ( pinca dianteira de kombi e traseira de kadett) + cilindro de S10 = nao para nem fudendo...

T+

Fabil
05/06/2008, 13:21
mas ae é que tá Joao..

o samurai tá freiando bem, pedal alto e tudo.. só de encostar no pedal já da freio, o problema é que p/ vc freiar a ponto de arrastar rodad vc tem que fazer muita forca no pedal,, mas freia..

já o outro ( com eixo de willys e os kits de freio do mercado) esse nao freia mesmo fazendo forca até rasgar a cueca..heheh

sobre a pinca do stilo, deve achar, tem que bater perna nos desmanches.. mas duvido que seja barata.. mas pq as do stilo? o que elas tem de especial?

T+

joão k. chikui
05/06/2008, 18:57
Fabil
Pode ser que o Diam.dos cilindros de roda de Kombi e de Kadet Gsi sejam menores que os dos caliper de Samuka e Golf. Isto explicaria esta diferença.

Em carro com DH pode se pensar no servo da F250, que não usa vácuo, mas sim pressão de oleo.

Rubens
17/10/2008, 14:42
Joao..

seguinte:

T+

Fabil...

Desenterrando este tópico ... gostaria de saber o seguinte ... :

Qual foi o desfeixo final desta história ... e também ... Qual a Receita Básica e Eficiente de Freio a Disco Traseiro para o Samuca (Helicoidal) com eixos originais????

Fabil
17/10/2008, 16:37
o desfecho é que depois de ajustes e troca do cilindro mestre que estava ruim, tudo voltou a frear..
entao a receita é:

1- cilindro mestre da S10 ( mas antes de comprar deixe com o orginal mesmo e avalie o resultado)
2- pincas traseiras de golf / monza / kadett / tempra
3- fabricar os suportes das pincas ( nesse caso, vai ser sob medida p/ pinca que vc escolher)
4- comprar tb o sistema de cabos do freio de mao do carro doador da pinca
5- comprar um par de disco de freio dianteiro de samurai
6- fazer uma flange com o tambor do seu disco de freio p/ fixar o disco de freio nela
7- adaptar conduites de freio/ suportes p/ o cabo do freio de mao, etyc..etc...

se vc mesmo for colocar a mao na massa, vc vai gastar uns 800,00 a 1.000,00 na brincadeira toda..

se for mandar alguem fazer, um valor medio nessa mao de obra seria uns 500,00

T+

Rubens
17/10/2008, 17:22
o desfecho é que depois de ajustes e troca do cilindro mestre que estava ruim, tudo voltou a frear..
entao a receita é:

1- cilindro mestre da S10 ( mas antes de comprar deixe com o orginal mesmo e avalie o resultado)
3- fabricar os suportes das pincas ( nesse caso, vai ser sob medida p/ pinca que vc escolher)
6- fazer uma flange com o tambor do seu disco de freio p/ fixar o disco de freio nela

se vc mesmo for colocar a mao na massa, vc vai gastar uns 800,00 a 1.000,00 na brincadeira toda..

T+

Fabil...

Essa acaba de entrar pra lista de Ur-Grade do meu samuca ... e quando iniciar a saga ... vou contar com tua "consultoria"...rsrsrsrs

Valewwwwww...

Fabil
17/10/2008, 17:28
se seu samurai ainda tá original e vc quer fazer trilha, acho que tem coisa muito mais importante p/ vc fazer do que colocar freio a disco atras

T+

Pablo Toledo
17/10/2008, 21:03
O Samuca do Rubens tá coisa fina para as trilhas mais pesadas. Bloqueio, X-Crawler e tudo mais.

Só falta o freio à disco nas quatro rodas!

cacanakagi
21/10/2008, 10:22
Fabil, vc q é um cara bem informado, me diz que disco dá pra usar na traseira do Samurai eixo original???

Fabil
21/10/2008, 10:37
sem adaptacao , que eu saiba nenhum.... o mais facil de adaptar é o dianteiro do samurai mesmo... mas vc pode tentar outros com o mesmo padrao de furacao, tipo F1000, willys, etc..

T+

cacanakagi
22/10/2008, 10:26
sem adaptacao , que eu saiba nenhum.... o mais facil de adaptar é o dianteiro do samurai mesmo... mas vc pode tentar outros com o mesmo padrao de furacao, tipo F1000, willys, etc..

T+
Não sabe de ninguém que bateu fotos ou colocou exemplos no forum???
Será que alguém do forum pode ajudar? Estou com as pinças de kadett prontas para serem instaladas...

joão k. chikui
22/10/2008, 19:09
Cacá
Seu carro não está com eixo de Rural??:?:

Fabil, vc q é um cara bem informado, me diz que disco dá pra usar na traseira do Samurai eixo original???

cacanakagi
23/10/2008, 08:59
Cacá
Seu carro não está com eixo de Rural??:?:
Pois é João, meu Samurai chegou no sábado passado(18/10/08), levei ele na segunda feira pro mecânico olhar e comentei com meu primo (Jipeiro há muito tempo) que tinha comprado um Samuka... Na terça ele veio ver e ficou doido com o carro... Ontem ele arrumou um Samurai 97 pra mim filézinho, novinho, todo preparado porém o cara tem medo de por na trilha.... Não aguentei, desembolsei mais uma grana e to pegando esse 97... hehehehehehehe........

Marcion
17/11/2008, 14:33
entao a receita é:

T+

Olá Fabil,

Na minha região é muita lama, e estou pensando seriamente nos discos traseiros. Tenho algumas dúvidas:
Na tua receita acima, a questão da equalização do freio dianteiro e traseiro não precisa ser mexida?
E a adaptação do disco no eixo, você tem alguma foto desta flange fabricada com o tambor? minha preocupação é manter a roda na mesma posição, nem pra fora nem pra dentro.

Agradeço o retorno,

[]s

Fabil
17/11/2008, 15:26
tenho foto nao.. mas usando o tambo p/ fazer a flange a roda vai ficar 10mm mais p/ fora.. nao chega a ser perceptivel

sobre a equalizadora, nao precisou alterna nada nao

T+

Marcion
17/11/2008, 16:05
Valeu, Fabil. Vou começar minha peregrinação em busca das pinças.

[]s

Marcion
18/11/2008, 15:56
Fabil,

- Estou achando as pinças de freio traseiro muito caras. Se for somente pelo freio de mão, é fácil dar outro jeito (uma válvula de bloqueio do fluido, p.ex.). há algum impedimento em utilizar outra pinça frontal mesmo, p.ex. de kombi? Qual seria o cuidado a ser tomado?

[]s

Fabil
18/11/2008, 16:07
eu nao conheco nenhuma valvula de freio hidraulica p/ ser acionada como freio de mao.. ou seja.. precisa ser uma valvula que se mantenha pressionada horas a fio mantendo o carro freado.. caso contrario vc aciona agora dai uns minutos a pressao vai caindo e seu carro vai ficar solto

as que conheco por ae sao p/ no maximo vc travar uma das rodas temporariamente..

T+

Marcion
18/11/2008, 16:33
Confesso que não fui verificar especificação. Mas não creio que seja difícil encontar válvulas que suportem e mantenham a pressão. Mas a questão é com relação as pinças. Algum problema em utilizar pinças dianteiras?

cacanakagi
19/11/2008, 08:45
Marcio, vou te dar uma dica... Há quase 2 meses comprei um par de pinças de kadett de um desmanche... Vai ser difícil de encontrar por menos de 300 ou 400 latas o par... Então, se não estiver a fim de gastar, pegas as pinças do Fábio... a vantagem é q elas são originais de Samurai, a única adaptação será o suporte e mangueiras... Ao invés de ficar pondo e tirando a roda pra ver onde tem q esmirilhar... hehehhee

Marcion
19/11/2008, 12:04
Fabil e Cacá

Estou pensando nisto. A questão é ficar sem o freio-de-mão. Acabei encontrando hoje pinças de Golf num preço legal. Vou verificar no sábado o estado delas, mas acredito que estejam legais pois são de carros novos (2005 pra cá). As pinças de Golf, pegam na roda?

Fabil
19/11/2008, 12:08
quando montei num samurai aqui, estava usando mangels de aço com offset -25.. e ainda assim precisou dar uma esmeriladinha...

seu samurai tá com roda de liga??? se for, eu duvido que caiba mesmo esmerilando..

T+

Marcion
19/11/2008, 12:12
Pô, legal. Estamos online. Tô com rodas mangels offset -25. É pouca coisa esta esmerilhada?

Marcion
19/11/2008, 12:13
Será que vale a pena utilizar o disco do próprio golf? è menor?

Fabil
19/11/2008, 12:16
disco do golf nao cabe.. a esmerilacao é pouca coisa

T+

Marcion
19/11/2008, 12:18
Valeu, Fabil. Vou verificar o estado as pinças. Qualquer coisa conversamos depois

[]s

Marcion
20/11/2008, 13:35
Achei aqui mesmo no forum este link com fotos sobre montagem de freios a disco no eixo traseiro de um samurai. O interessante é o suporte da pinça. Será que é o próprio samurai?

http://www.suzuki-samurai.nl/remmen/remmen-eng.html

castilhoeduardo
22/09/2009, 16:57
Pessoal, alguem sabe me dizer qual o burrinho de freio que da pra adaptar no samurai? e se fica bom? Se não souberem, sabem aonde arranjo o burrinho original? Obrigado

leo cabral
22/09/2009, 22:23
Pessoal, alguem sabe me dizer qual o burrinho de freio que da pra adaptar no samurai? e se fica bom? Se não souberem, sabem aonde arranjo o burrinho original? Obrigado

O do chevette , você vai gastar no maximo R$ 50,00 nos dois burrinhos mais a tubulação. fica 10!:concordo::concordo:

Nava
27/09/2013, 09:41
Do catalogo bosch temos as medidas dos cilindros:

S10 - 25,4 mm
familia palio - 22mm
vw gol 1.0 e 1.6 - 19,6mm
vw gol g3 2.0 - 22mm

O unico que dá certo no servo do samuca é o da s10, mas ela usa um servo de 280mm e o nosso tem 175mm. Desta forma fica pesado o pedal pois a pressão no pé aumenta.

Comprei um kit palio completo, 240 reais, marca ATE, vou instalar pra ver o resultado.