Conectar

Ver Versão Completa : Explorer V6 4.0 - Motor com ruido estranho

Orleans
03/06/2008, 19:01
Amigos, minha Explorer 4X4 está com um problema estranho há uns 20 dias e peço a ajuda de vocês.
Com o veículo parado, o motor funciona com variações constantes na rotação e sempre que vou para a estrada, cerca de 40km após, aparecem um estalos sob o capô, porém não parece ser no motor. O barulho é semelhante a estalo de fuga de corrente ou como se estivesse uma peça metálica batendo no ventilador.
Quando o giro do motor está normal, ele funciona super silencioso como sempre foi.
O ventilador foi verificado e não tem nada pegando.
Hoje pela manhã, assim que o carro foi ligado, os estalos vieram juntos e novamente oscilação na rotação e quando acelero a rotação cai bastante, quase desligando o motor.
Se alguém sabe o que pode ser ou o que devo mandar verificar, ficarei muito grato. Orleans

Márcio T
03/06/2008, 19:16
Olá, Orleans.

A embreagem do compressor do ar condicionado tem estas mesmas características: Ruído no acoplamento e variação na rotação. De frente para o motor, é a polia do lado superior direito (lado do motorista).

Claro que é "chute"...

Boa sorte.

Márcio Teixeira

Orleans
03/06/2008, 19:42
Oi Márcio!

Quando o problema apareceu pela primeira vez, desliguei o ar condicionado e nada. Quando os estalos aparecem, são fortes e constantes e da para ouvir fora do veículos.
Obrigado por tentar ajudar, se tiver mais alguma dica agradeço.

Orleans

Márcio T
03/06/2008, 21:15
Hoje pela manhã, assim que o carro foi ligado, os estalos vieram juntos e novamente oscilação na rotação e quando acelero a rotação cai bastante, quase desligando o motor.

Desculpe, Orleans, não tinha atentado para este parágrafo. :parede:

Tem GNV? Acendeu a lâmpada de CHECK ENGINE? Já deu uma olhada se tem fuga nos cabos de vela?

Comigo já aconteceu de rachar a bobina de ignição (figura anexa), mas nesse caso o motor iria apagar logo. :pensativo:

Veja se consegue localizar de onde vem o ruído e pode ser que os chutes melhorem.

Boa sorte.

EDEM2008
03/06/2008, 22:04
Amigo Orleans,
Verifica O "sensor Hall". Ele Fica Num Local Meio Escondido, Por Traz Do Motor. Normalmente Deve-se Elevar O Veículo Numa Prancha Para Verificar Por Baixo.a Explorer Do Meu Cunhado (já Vendida) Apresentou Uns Estalos Com O Funcionamento Irregular Do Motor, Parecido Com O Que Você Descreve.
Outra Sugestão, Seria Verificar O Tensor Da Correia, A Correia E Os Rolamentos Do Compressor Do Ar-condicionado E Alternador.
Espero Ter Ajudado De Alguma Forma.
Abraços!
Em Tempo, Vou Verificar Alguns ítens A Mais.

Orleans
03/06/2008, 22:38
Oi Márcio, o carro não tem GNV e a lâmpada de CHECK ENGINE não acendeu, mas vou mardar retirar os cabos de vela e testar todos.
Quando o ruido começa precebo dentro do carro, porém quando paro e abro o capô não consigo localizar de onde vem. Ontem na estrada, parei em um posto fiquei olhando e escutando com atenção e nada. Vou verificar a bonina também. Muito obrigado, assim que descobrir te mando uma resposta e se tiver mais alguma dica, será muito bem vinda. Abraço.

Orleans
03/06/2008, 23:02
Prezado Edem, vou verificar o sensor hall. O tensor e a correia são novos, mas é bom eu olhar novamente. O compressor do ar condicionado está ok, mas como percebo que durante a oscilação da rotação o ponteiro de carga da bateria, fica tendo variações fora do normal, a dica do alternador já foi anotada. Estava em Salvador ontem, e se tivesse lembrado do fórum teria postado antes para pegar as dicas e verificar por lá, mas aqui na cidade a Ford é quem manda, acho que chego lá. Muito obrigado, se lembrar de mais algum ítem e puder me enviar, ajudará bastante. Estou relacionando tudo para olhar na quinta. Abraço.

Gouveia
04/06/2008, 11:52
Orleans a minha Limited está co mo mesmo problema: Marcha lenta irregular (como um carro a álcool frio) e fzendo estalos (que era pior e agoa diminuiu). Tudo isso aconteceu depois que deixei ela parada por muito tempo e a bateria descarregou. Então fiz a "chupeta" com outra bateria e perecbi isso. Pensei que poderia ser "sugeira" na injeção e retirei o cabo da bateria pos um tempo pra zerar a memória. Porém o problema persiste. Pensei então que era combustível... Após abastecer comgasolina pódium duas vezes, o problema está diminuindo,mas não creio que seja gasolina. Estou achando que é parte elétrica mesmo.. já tirei alguns cabos e recoloquei mas ainda nào todos... o ideal é trocá-los. mas como estou sem tempo e sem $$$ ela tá ainda assim.. se vc resolver , me avise o que foi..
abraços

Márcio T
04/06/2008, 13:33
Orleans, a dica do EDEM2008 é muito boa. :concordo:

Este sensor - na verdade um sensor de posição do eixo de cames e que funciona pelo "efeito hall" - informa para o PCM qual é a posição do cilindro #1. Sem esta informação, a bobina envia centelha para 2 cilindros de cada vez - sendo que um está comprimindo e o outro está expelindo os gases. Neste último, pode ocorrer detonação.

É pouco provável que o sensor esteja com defeito, mas é possível que o plug esteja mal encaixado ou a fiação rompida. O problema é que o acesso é bem difícil, porque fica na parte traseira do motor, próximo da bobina. Acho que fica mais fácil localizar seguindo o chicote do motor, pela fiação dos injetores.

Na foto, dá p'rá ver a "cara" do sensor.

Gouvêia, não sei se é aplicável no seu caso - V8, mas vou pesquisar.

Márcio

Orleans
08/06/2008, 16:39
Amigos Márcio, Edem e Gouveia, já localizei duas peças com problema, não sei se uma pode ter ocasionado o defeito da outra.
Hoje o ponteiro de pressão do óleo também oscilou por algum tempo e acendeu a luz do "Check Gage", apagando assim que o ponteiro voltou ao normal, alguma dica sobre isso?
Em breve estarei enviando uma mensagem relatando tudo para vocês. Como é a primeira vez, após tantos anos, que tenho dor de cabeça com o carro, estou tendo muita paciência.
Obrigado, abraços.

EDEM2008
08/06/2008, 21:42
Amigos Márcio, Edem e Gouveia, já localizei duas peças com problema, não sei se uma pode ter ocasionado o defeito da outra.
Hoje o ponteiro de pressão do óleo também oscilou por algum tempo e acendeu a luz do "Check Gage", apagando assim que o ponteiro voltou ao normal, alguma dica sobre isso?
Em breve estarei enviando uma mensagem relatando tudo para vocês. Como é a primeira vez, após tantos anos, que tenho dor de cabeça com o carro, estou tendo muita paciência.
Obrigado, abraços.

Orleans, boa noite!
juntando-se esse relato com o do início do tópico, não afaste a possibilidade de serem panes elétricas, tais como: aterramento, cabos do motor de arranque com folgas, perda de corrente devido a fios desencapados roçando na chapa, etc...
Sugestão, leve o carro a uma oficina, não precisa ser em concessionária, e passe um analizador.
Estou estudando outras possibilidades.
Não desanime, carro tem conserto.
Abraços!

Márcio T
09/06/2008, 13:16
Obrigado, abraços.

Olá, Orleans.

Quando possível, informe quais foram as peças com defeito e qual o problema relatado.

Quanto à oscilação na pressão de óleo, não é normal e pode ser causada por algum defeito no painel, no próprio sensor, na fiação do sensor ou no aterramento do motor. Mas, se a oscilação foi acompanhada de algum ruído diferente no motor, é provável que tenha borra no cárter. Neste caso, vai acontecer de novo e pode causar sérios danos ao motor. Seria interessante abrir o cárter para limpar. O custo não é alto, só o óleo, junta do cárter e mão de obra. Alguns postos de gasolina oferecem serviço de flush, mas não sei qual a eficácia desta limpeza.

Boa sorte.

Márcio

Gouveia
17/06/2008, 19:32
Decobri. No meu caso era apenas mal contato nos cabos de vela (extremidade do motor) do lado direito.

Orleans
23/06/2008, 16:25
Prezados amigos Márcio, Edem e Gouveia, na manhã seguinte ao último contato que fiz com vocês, piorou a oscilação da rotação, desligava o motor após a partida e falhava em baixa rotação. Retirei o atuador de marcha lenta, limpei com limpa contato e saiu uma grande quantidade de um pó preto, parecendo carvão. Após a limpeza a oscilação melhorou 90% e já providenciei um novo atuador para troca.

Ruído.
Levei o carro a uma oficina de dois mecânicos, ex-Ford, que já haviam feito curso de mecânica e elétrica da Explorer. Ao chegar à oficina a rotação estava um pouco baixa, mas parou de oscilar, só apresentava falhamento quando acelerava forte e tirava o pé de vez. Acabei passando por mentiroso, os mecânicos elogiaram o silencio que o motor funcionava e me pediram para voltar quando o barulho voltasse.
No caminho de volta pra casa, 5 minutos após sair da oficina, os estalos voltaram, porém mais baixos.
Levei a outra oficina, e o mecânico utilizou o detector de fuga de corrente da Wurth, e foi constatado fuga no segundo cabo do lado direito, achei estranho por se tratar de cabos originais com menos de 2 anos de uso, mas o liquido esguichado no encaixe da vela deixava claro uma forte centelha e o encaixe estava rachado. Troquei os cabos por um jogo Bosch.

Na quarta, logo ao ligar o motor, o ruído veio bem forte, porém diferente por não ter o suporte sonoro da fuga de corrente, aproveitei e fui direto para a primeira oficina e durante o percurso o ponteiro do óleo parou de funcionar. Chamei os dois mecânicos (ex-Ford), e ao ligar novamente o motor, o ruído sumiu e o ponteiro de óleo voltou ao normal. Seguindo a dica do Márcio, perguntei se borra no motor poderia causar um problema intermitente, e o mecânico confirmou que sim.

Desliguei e liguei novamente para ir embora ainda dentro da oficina, e Deus me ajudou não ter que passar por mentiroso, o ruído veio com tudo. O mecânico ouviu e comentou ter a certeza que se tratava de falta de lubrificação na parte superior do motor, pediu que desligasse o motor imediatamente para aguardar esfriar e retirar o carter.
Resumindo: o carter estava lotado de borra, parecia que tinham sido aplicadas 5 camadas de piche, o tubo de sucção estava igual. As tampas de válvulas (balancins) também foram retiradas e a situação era a mesma, borra pra todo lado.

Após a limpeza completa o motor voltou a funcionar super silencioso.

Agradeço aos amigos por terem, literalmente, salvo o motor do meu carro com as dicas. Após tantos anos, não poderia imaginar que um problema comum em alguns motores pudesse acontecer com um V6, confirmando que o combustível e o óleo, ou algum tipo de reação dos dois, estão acabando com nossos motores.

Mais uma vez, MUITO OBRIGADO.

Abraços,

Orleans
Explorer XLT V6 4X4 97 :palmas:
Ex- Hilux SW4 3.0 4X4 97 (Problema) :putz:

marcos guardiano
23/07/2008, 21:51
prezado Orleans,

Verifique o nível de água do motor....bem como velas e cabos.
Pode ser falta de água, ou algum vazamento. Isto ja ocorreu comigo.

Abs,

Marcos

marcoskamicase
14/02/2009, 20:15
olá amigos..estou com um probleminha ..tenho uma ranger 99 6 cilindros,o que acontece,minha ranger estava falhando e bebendo muito ,bom como ela está á alcool e nunca tinha trocado as velas resolvi trocalas....até aí tudo bem ,ao retirar cabo por cabo percebi que todos os cabos de vela estavão com zinabre e alguns já todo rachado resecado,comprei um jogo de cabos ngk,correto,´fui trocando 1 á 1 correspondente á cada cilindro,só que os cabos que estavão nela os antigos erão de silicone e + compridos ,conclusão no 4 cilindro perdi a contagem dos cabos e acho que inverti algum cabo ,pois a caminhonete pega mais fica falhando ,gostaria de saber se alguem pode me ajudar com a contagem dos cabos da bobina até as velas......minha bobina é uma só inteira com 6 bicos ,tres do lado da transmição e 3 do lado do coletor...até aí tá serto agora como eu fasso a contagem dos bicos da bobina com as velas por onde comessa a contar .....?????abraços á todos vcs amigos.....

Márcio T
17/02/2009, 14:28
.....minha bobina é uma só inteira com 6 bicos ,tres do lado da transmição e 3 do lado do coletor...até aí tá serto agora como eu fasso a contagem dos bicos da bobina com as velas por onde comessa a contar .....?????abraços á todos vcs amigos.....

Olá, Marcos.

Na minha Explorer (V6 4.0), que também usa bobina única, a ligação dos cabos é conforme o esquema anexado. Experimente e veja se dá certo.

Boa sorte,

Márcio