Ver Versão Completa : Ranger Não pega Fria...
Olá a todos, faz uns 2 meses, a bomba de água quebrou, assim estourando a correia, blz mandei arrumar , mas ficou uma "sequela",
demanhâ no frio ela não pega ¬¬, só dando tranco, aí fica a pergunta, o que ficou "fora" do normal??? o ponto???
Se for isso , eu mesmo arrumo/conserto, a bateria da giro suficiente pra ela ligar, chega a dar aqueles sinais que vai pegar mas nada...
Alguém ja teve problemas assim?
Anthoniusnikos
03/06/2008, 17:53
Meu amigo, pelo fato de ter tirado e recolocado a correia poly-V, o motor não sai do ponto. Se estava bom, então deveria continuar.
Se a bateria está boa. O motor de arranque bom. Bomba injetora boa. Bomba de combustível boa. Então pode ser a qualidade do combustível, ou entrada de ar no sistema de alimentação de combustível. Já aprendeu a sangrar pelos bicos de injeção ? [É só desatarraxar todos um pouco ! dar na partida para até sair diesel por eles (peça para alguém ficar olhando), depois aperta tudo, e pronto].
O filtro de combustível tem um dreno para a retirada periódica de água. Experimente drenar, depois bombear na bomba do filtro (O seu filtro tem bomba?) e ver se melhora.
Abração
Anthoniusnikos
TUDO está perfeito, isso que me deixa t3n50
o filtro tem bomba, ja sei sangrar, já sei abrir os bicos pra ver se ta injetando,mas vou fazer o dreno no filtro, faz uns 2 meses já que não dreno. Motor arranque , foi mandado pra mecânica , está perfeito, bomba injetora, não tem porque , o resto do dia nunca da problema, bate arranque e é instantâneo. A bomba de combustível , não deve ser, porque se deichar aquele "parafusinho aberto", sai óleo ali, mas eu ainda tenho a tese do ponto, porque a correia entrou no rolamentos de tensor e etc, e ele teve que desmontar tudo, e assim ajustando mal o ponto.
não achas?
Anthoniusnikos
03/06/2008, 18:43
Rogerrm, se dá tranco antes de pegar e quando pega dá uns estourinhos (falha), pode ser mesmo que esteja fora do ponto, mas só coloquei uma vez no ponto quando troquei a correia dentada. Com a distribuição fechada, não sei como colocar no ponto. Vamos ver se aparece um EXPERT para nos ajudar. Senão a gente manda uma MP para um deles.
Abs
Anthoniusnikos
uhm , e depois que pega, ela parece que tem alguma coisa "pegando" ou a correia meio ringindo, ISSO SO QUANDO ESTÁ FRIA.
Anthoniusnikos
03/06/2008, 18:55
Cara, quando a correia range ("o carro sai gritando") quando o motor está frio, é devido ao alternador que força e a correia patina. Um aperto no esticador resolve. O alternador também deve estar em bom estado de funcionamento.
abs
ela não patina, sim o alternador ta´mbém foi pra revisão e ta bom!
ela apenas ringe mas e pouco, minutos ate o motor esquentar
DieselPower
03/06/2008, 19:18
Olha, acredito que ar no sistema não é.
Pois se fosse o motor não pegaria nem mesmo no tranco. Só após ter drenado o sistema.
Abraço.
E estranho, hoje demanha pegou praticamente direto , foi uns 5 - 6 segundos de arranque e pegou, com a mesma bateria...isso q no momento eu to com uma de 60 ampérez, emprestada, a minha de 80 ta chegando...antes eu ja tinha de 80 mas ai secou os vasos...
com a de 80 talvez eu não tenha + problemas...
Edintruder
04/06/2008, 16:27
Bota uma bateria nova que não te encomoda mais por dois anos.
Compra uma de qualidade pois o que importa é a partida fria e nem tanto a capacidade de armazenamento de carga. Na Ranger uma bateria dura 2 anos em climas frios. Eu estou fazendo uma experiência com a minha, como o inverno está chegando mais cedo e a minha bateria tem apenas 1 ano, eu estou deixando as rodas traseiras da Ranger na rampa e de manhã cedo eu faço pegar no tranco da ré e assim estou poupando a bateria no arranque mais crítico que é na manhã fria com menos de 10°C de temoperatura. Outro dia bateu 3°C em pleno maio. Se essa bateria durar 3 anos estou no lucro!!!
Moura com platina de 80Ah com 850mcah. Paguei R$284,00 em maio do ano passado.
Anthoniusnikos
04/06/2008, 16:46
Edin. E se colocasse 10 ou 20% de querozene ou gasolina no diesel, não pegaria mais fácil nesses dias frios, aquí pelo Sul ?
Abração
O problema é da tranco todos os dias, um ou outro até vai, mas isso dá imagem de carro velho, ferro velho, problema de junta( tudo e bota fora). Por isso...
Anthoniusnikos
04/06/2008, 17:24
Rogerrrrrrmmmmm. Desculpe, é que está muito frio hoje aquí ... O pior é que de uma hora para a outra, no tranco, além de velha, vai ficar desdentada.
Abs
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
IMAGINA AQUI EM PAROBÈ RIO GRANDE DO SUL??
QUE E + FRIO QUE AI KKKKKKKKKKK
A fiorino de um amigo meu 2007, não pegou sexta demanhã
2 mm de gelo no parabrisa
imagina uma ranger? kkkk
Anthoniusnikos
04/06/2008, 18:11
Roger, acho que exagerei, deve ser 2% de querosene no diesel. Já ouviu falar ?
É recomendado para os climas frios.
Abs
Edintruder
04/06/2008, 19:29
Porém tem que cuidar que querosene é solvente. Eu muito usei querosene misturado no diesel, porém a minha bomba injetora perdeu pressão. O melhor é usar diesel aditivado apenas.
Allan Nielsen
04/06/2008, 21:42
Roger, acho que exagerei, deve ser 2% de querosene no diesel. Já ouviu falar ?
É recomendado para os climas frios.
Abs
O querosene impede que a parafina endureça, mas aqui no Brasil não temos clima pra isto pois tem que estar menor que -15°C.
O que ajuda o motor diesel pegar quando esta muito frio e ele não está 100% seja por bateria, bomba injetora, bico ou taxa de compressão é colocar um pouco de eter na entrada de ar.
Anthoniusnikos
05/06/2008, 00:09
Então Rogerrm, além do diesel aditivado e colocar uma bateria nova que o Edin recomendou, talvez você tenha que dar uma regulada geral: limpar o tanque, regular BI e bicos, etc., porque a minha, ainda pega na primeira batida mesmo nos dias bem frios, +15 graus, nada perto dos -15 que o Allan mencionou.
Abs
DieselPower
05/06/2008, 11:48
Allan, quero ver o pessoal comprar o éter...
vinidrum
05/06/2008, 12:01
O querosene impede que a parafina endureça, mas aqui no Brasil não temos clima pra isto pois tem que estar menor que -15°C.
O que ajuda o motor diesel pegar quando esta muito frio e ele não está 100% seja por bateria, bomba injetora, bico ou taxa de compressão é colocar um pouco de eter na entrada de ar.
Já vi colocarem lubrificantes tipo o WD40 dentro do tubo do filtro de ar... dizem que ajuda a pegar mais rápido...
FleckRanger
05/06/2008, 15:34
Fazer a caminhonete pegar no tranco de ré não estraga o motor? Uma vez me falaram que existe risco de quebra do virabrequim, mas não dei se é verdade.
Hoje estou colocando uma bateria nova na Ranger. O inverno não perdoa! A minha durou 2 anos e meio. Consegui adaptar uma Heliar de 90ah. Paguei R$ 280,00.
Abraços.
Allan Nielsen
05/06/2008, 17:36
Allan, quero ver o pessoal comprar o éter...
Pô Diesel aí já é outro problema.......
Do jeito que esta indo qualquer dia vai precisar de RG pra comprar agua, e não vejo esta burocracia resolver nada.
Benzina (pura) tambem funciona, este ainda acho que pode comprar.
Anthoniusnikos
05/06/2008, 23:41
Allan, benzina é um composto aromático e retarda o ponto de ignição. Bom mesmo é o querosene que possue cadeia molecular aberta e melhora o ponto de ignição.
De acordo com o anexo do Shimomoto:
Índie de CETANO: Com relação ao ponto de ignição.
1) n-hexadecano = 100 (cem): Excelente.
2) aromático(alfa metil-naftaleno) = 0 (zero): Péssimo.
A benzina também é um severo solvente para as borrachas automotivas.
O querosene, por ter moléculas de cadeia aberta é muito melhor, e mais compatível com o diesel.
O éter é extremamente perigoso, pode causar explosão.
Já ouviu falar em índice de OCTANAGEM (gasolina), pois é, aquí se fala em índice de CETANAGEM (diesel).
Abs
Anthoniusnikos
Allan Nielsen
06/06/2008, 09:29
Vou tentar explicar de uma forma simplificada esta GAMBIARRA pro motor diesel pegar.
Nos motores Diesel o ar é comprimido aquecendo-se entre 700 e 900°C, neste momento é pulverizado diesel que inflama (o diesel na proporção correta com ar tem ponto de inflamação abaixo desta temperatura).
Os principais motivos de dificuldade do motor pegar são:
- bateria fraca, o motor não gira na velocidade minima necessaria para aquecer o ar a temperatura correta ou pressurizar a bomba injetora para que pulverize o diesel.
- perda de compressão do motor, o ar não é comprimido a ponto de gerar a temperatura para inflamar o diesel
- bicos desregulados, não pulveriza corretamente o diesel
- bomba injetora com baixa compressão, não pulveriza corretamente o diesel.
-etc, etc
A forma de "contornar" este problema é baixar a temperatura de inflamação espontanea. Classicamente quanto mais volatil o hidrocarboneto mais baixa é a temperatura de inflamação ou seja mais explosivo.
Colocamos então gas inflamavel na entrada de ar, que quando comprimido inflama e neste momento o diesel é pulverizado já encontrando "fogo" dentro do cilindro.
Pelo eter ser altamente explosivo é um dos indicados; serve qualquer outro hidrocarboneto explosivo. Querosene não serve.
Se o problema for apenas por baixa compressão até agua serve pois aumenta a taxa de compressão.
Mais uma vez isso é GAMBIARRA, não é solucão! :stop:
No passado alguns malucos chegavam a acender uma "foqueira" :shock: sob o motor, mais isto hoje é extremamente perigoso pois o nosso diesel tem alto indice de nafta.
Mas agora ta beleza... esse negócio de fazer foqueira e verdade, mas e só nos caminhões antigos...e era debaixo
Edintruder
06/06/2008, 16:26
Aqui perto tem muito Alfão, Fietão... que o pessoal ainda mete fogo pra aquecer o óleo do cárter antes de tentar ligar o motor...
Vale lembrar que benzina e outros solventes aromáticos com cadeia fechada são altamente cancerígenos se manuseados incorretamente sem proteção, principalmente quando a pessoa tem uma pré-disposição genética para desenvolver um câncer!
Mas agora ta beleza... esse negócio de fazer foqueira e verdade, mas e só nos caminhões antigos...e era debaixo
sob = debaixo , hehe
:putz:
Eu já vi ligarem Chevrolet D60 Perkins com uma tocha. Saca a tubulação do filtro de ar e segura uma tocha de fogo no bocal de admissão do ar...
Vinicius Hauagge
06/06/2008, 17:53
Também já vi algo parecido, no inverno, num trator de esteira com um motor diesel... O cara fez tipo um lanca chamas com um spray de w40 ou algo parecido e meteu na entrada de ar do motor... demorou um pouquinho, mas pegou!
Vinicius Hauagge
06/06/2008, 17:58
Esqueci de mencionar... moro na regiao serrana do parana... a mais fria do estado... tipo sao joaquim ou gramado... vira e mexe faz temperatura negativa...
Allan Nielsen
06/06/2008, 18:11
Quando criança existia na fazenda um motor estacionario diesel que a partida era na manicula, quando estava muito frio o cara quase morria manivelando aquela coisa. Existia um treco chamado de charuto, que era acesso e colocado dentro de uma portinhola que era fechada com parafuso; alguns minutos depois era girar a manicula e pegava de prima.
abs
Edintruder
06/06/2008, 19:38
Tem aquecedores elétricos desse estilo que é acoplado à admissão de ar e liga-se segundos antes da partida. Pode ser instalado em qualquer motor diesel.