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Ver Versão Completa : Óleo lubrificante motor da Bandeirante.



gilmar panzer
03/06/2008, 16:59
ola kamaradas da legião das bandeirantes ! tenho uma bandeirantes 78 motor om 314 troco o óleo a cada 5.000km mas tenho dúvidas quanto as marcas , usei por último o URSA TD 15W40 que me recomendaram mas não sei se é o melhor , agora me recomendaram o tection da castrol tbm 15w40 . ai eu pergunto qual é o melhor ? ou alguem tem outra sugestão!!

folgado
03/06/2008, 17:17
Petrobrás Lubrax Top Turbo.

Francisco Bicalho
03/06/2008, 17:47
Gilmar

Tem muita gente que gosta do Mobil Delvac 1400, o óleo que a Mercedes recomenda, mas, essa coisa de óleo é muito subjetiva. Se você troca o seu óleo de 5 em 5 mil, provavelmente qualquer óleo bom como Texaco, Castrol, BR vai funcionar muito bem. Eu uso o Mobil e troco de 10 em 10 mil, mas estou sempre de olho na vareta checando a viscosidade.

Torezan
03/06/2008, 18:18
Olá, amigos. Gostaria de dizer que uso o Lubrax MD 400 e aditivo ele com B12 Turbo ou com Power off-road da Bardahl e até hoje nunca tive problemas. Na Band antiga (MB314) que utilizou MB400 e Castrol Viscus, troquei o óleo apenas 3 vezes em 8 anos de uso e cerca de 250 mil Km. Concordo que isso foi completamente absurdo e não recomendo, apesar de os efeitos negativos ao motor não terem sido tão pronunciados (apenas um leve desgaste, normal pelo uso). Parece mentira, mas o motor das Bandeirante é realmente muito durável, portanto, acredito que com cuidado, não há lubrificante ruim, mas por segurança, eu aditivo o óleo.
Gostaria de saber como o colega Francisco Bicalho faz pra medir a viscosidade apenas pela vareta, esta não seria uma medida muito subjetiva? Vc usa o óleo novo como parâmetro para comparar?
Abraço a todos.

igorpatrao
03/06/2008, 18:32
Amigo,

Uso o Lubrax Top Turbo, trocado de 5.000 em 5.000Km.:concordo:

Abs,

Igor Henriques
Band Longa 86
Campos RJ

joão k. chikui
03/06/2008, 19:18
Gilmar , uso o Lubrax top turbo 15W40, mas esse Ursa Td 15W40 é excelente. Troco a cada 5000 e filtros acada 10000. Em viagem já rodei tranquilamente 7500 km sem troca.


ola kamaradas da legião das bandeirantes ! tenho uma bandeirantes 78 motor om 314 troco o óleo a cada 5.000km mas tenho dúvidas quanto as marcas , usei por último o URSA TD 15W40 que me recomendaram mas não sei se é o melhor , agora me recomendaram o tection da castrol tbm 15w40 . ai eu pergunto qual é o melhor ? ou alguem tem outra sugestão!!

Wagninho
03/06/2008, 19:37
Olá pessoal,
sei que o tópico é para os proprietários de Band's, mas não pude resistir, pelo motivo de tbm ser fã das Bandeirantes e por já ter trabalhado em uma autorizada da Mercedes-Benz / Toyota ( Casagrande Veículos na marginal Anchieta em Santos, hoje Divena ). Na época só usavamos o Rimula da Shel nas band e nos caminhões, era um bom óleo. Hoje se eu fosse recomendar, usaria o Lubrax Top Turbo, pois atende aos requisitos mais modernos de exigências, fora o fato de ser o lubrificante patrocinador da Fórmula Truck, onde os pilotos colocam pra torrar os motores.
Um abraço aos amigos Toyoteiros Bandeirantes.:concordo:

Allan Nielsen
04/06/2008, 09:28
Apesar das classificações e normatizações oleo é igual a time de futebol, cada um tem sua preferencia ou simpatia por uma marca ou produto.

Em tese quanto mais alta a classificação melhor é o lubrificante. O Texaco TDX e o Lubrax Top Turbo (alem de varios outros) atendem a norma americana API-CI-4, porem o Texaco atende a norma europeia ACEA E7 e o Top Turbo ainda é E5.

Eu particularmente fico com o maior fabricante de lubrificantes do mundo para os motores diesel que é a Texaco (Chevron), especificamente o TDX que atende a classificação mais alta, uso a muitos anos.

No caso do OM314 qualquer oleo top o atenderá plenamente, portanto fique com aquele que tem disponivel com facilidade e preço na sua area e não fique trocando de marca.

Abs

Ney_Niteroi II
04/06/2008, 11:09
Gilmar,

Minha band tb é 1978, e uso o URSA SAE-40. Se mantiver a regularidade nas trocas (5000/10000 km óleo/filtro) certamente nao terá problemas. Verifique o nível semanalmente e seja feliz!

abs!

Em Niterói, pago R$ 7,5/litro.

marmita22@uol.com.br
04/06/2008, 11:24
Oleos sae 30 ou sae 40 são oleos monoviscoso e no caso dos motores turbinados não seria o mais indicado por causa da turbina .

Tenho uma bandeirantes longa 88 motor om 314 turbinada e uso shell rimula 15w40 .


a cada 1500 a 2000 km completo 1 lt de oleo

Sergio Rocha
04/06/2008, 13:43
Eu sempre usei URSA em todos os veículos diesel que tive.

[]'

GERALDOMS
04/06/2008, 14:52
O motor do meu é 314 também e meu mecânico recomendou que eu use o URSA LA3.
SAE 40.

Jun Okada
04/06/2008, 19:04
Depois de ver alguns tópicos sobre o assunto tenho usado há 2 anos Ursa TDX e nunca tive problemas. Faço uso diário e urbano, troco a cada 5000 óleo e filtro. Band 82 longa OM314 turbo.

cesarzubek
09/09/2008, 20:17
Pessoal,

Tenho uma Band 68 com motor 324 (vulgo maçarico), utilizo o óleo Ursa LA3 SA40, só que está queimando muito óleo do motor. A cada 200 km vai 1 litro.
O motor tá com compressão e força, então não quero abrir para retificar, devido a falta de verba no momento.
O que poderia fazer para ver se deixo o óleo mais viscoso/grosso? Usar Bardhal B12? Me indicaram usar o óleo Castrol, mas não sei se compensa.
Se alguém tiver alguma sugestão do que posso fazer, agradeço.

Abraços

Allan Nielsen
09/09/2008, 20:52
Cesar,
não conheço o historico do seu motor, mas o mais provavel é que esteja no fim da vida, sendo necessario uma retifica; mas dependendo do caso uma troca de aneis compensa.

Faça um teste com oleo 50, e não adianta comprar oleos caros pois ele esta sendo queimado.

Boa sorte

guilhermeabreu
09/09/2008, 22:38
Qdo tive a minha BAND 90 OM314 , inicialmente usei o SHELL helix , baixava muito óleo , daí um amigo me recomendou usar o TEXACO URSA TDX , pois ele usava este óleo ha bastante tempo e só deu alegria .

A partir daquele dia passei a usar este TEXACO URSA TDX e a BAND deixou de
baixar óleo .

Depois desta BAND , comprei a HILUX SW4 93 2.8 e só uso URSA TDX , agora tenho tb um ENGESA com o MWM 2.8 e só uso URSA TDX .

Ou seja , já uso este óleo TEXACO URSA TDX ha 10 anos e não tenho do que me queixar . E RECOMENDO .

André-4WD
10/09/2008, 10:03
Pessoal:
Eu sou mais um usuário do URSA TDX PREMIUM da Texaco!!
Não tenho que reclamar, estou satisfeito. Alias eu só uso produto da Texaco, seja óleo de motor, óleo de câmbio/T-case, Óleo de diferencial.
Até o diesel que uso é da Texaco, uso o Premium da Texaco. Dias desses, longe do posto que sou cliente, precisei abastecer e coloquei maxidiesel da Esso, o carro mudou e muito, para pior, inclusive para estrangular..
abraços
andre

Torezan
10/09/2008, 13:16
Pessoal,

Tenho uma Band 68 com motor 324 (vulgo maçarico), utilizo o óleo Ursa LA3 SA40, só que está queimando muito óleo do motor. A cada 200 km vai 1 litro.
O motor tá com compressão e força, então não quero abrir para retificar, devido a falta de verba no momento.
O que poderia fazer para ver se deixo o óleo mais viscoso/grosso? Usar Bardhal B12? Me indicaram usar o óleo Castrol, mas não sei se compensa.
Se alguém tiver alguma sugestão do que posso fazer, agradeço.

Abraços

Não sei do histórico do seu motor, porém, se fosse meu, faria uma boa limpeza com um aditivo e trocaria por um óleo SAE 15w50 ou 60 ou então um óleo 40 + Bardahl Prolonga.
Abraços.

Luiz Antonio C. Bodon
11/09/2008, 09:24
Nas minhas outras Bandeirantes (78 e 82) só usava Ursa. Nunca tive problemas. Hoja na minha Bandeirante 90 curta, também uso Ursa acompanhado de um produto da Bardhall chamado "Prolonga".

Este é um produto extremamente viscoso (parece mel) que adere nas engrenagens protegendo-as numa eventual perda de óleo (já tive a oportunidade de ver um motor MB aberto que usava esse produto e constatei que ele faz uma finíssima película nas peças internas).

Troco o óleo a cada 5000 km e os filtros a cada 10000km

Torezan
15/09/2008, 21:27
Olá pessoal,
sei que o tópico é para os proprietários de Band's, mas não pude resistir, pelo motivo de tbm ser fã das Bandeirantes e por já ter trabalhado em uma autorizada da Mercedes-Benz / Toyota ( Casagrande Veículos na marginal Anchieta em Santos, hoje Divena ). Na época só usavamos o Rimula da Shel nas band e nos caminhões, era um bom óleo. Hoje se eu fosse recomendar, usaria o Lubrax Top Turbo, pois atende aos requisitos mais modernos de exigências, fora o fato de ser o lubrificante patrocinador da Fórmula Truck, onde os pilotos colocam pra torrar os motores.
Um abraço aos amigos Toyoteiros Bandeirantes.:concordo:

Olá,
Fique à vontade, afinal, o fórum é aberto a todos que queiram colaborar.
Quanto ao lubrificante citado, acho que você se confundiu, pois o patrocinador da Fórmula Truck é o Tec Turbo e não o Top Turbo como citado.
Reforçando a sua idéia, informo que na próxima troca de óleo pretendo usar um destes dois. Atualmente trabalho com MD400 apenas porque ganhei um balde de 20 litros, mas apesar de ter certo valor, não sou muito fã deste lubrificante que já me serviu por 8 anos na Band antiga.
Abraços a todos.

valeriano
15/09/2008, 21:57
Troquei o oleo da minha Band sábado passado. A princípio eu ia usar o URSA LA-3 SAE 15W40, mas não achei ele em lugar algum. Acabei botando o URSA LA-3 SAE40 que também é recomendado para a Band. O Lubrax Extra Turbo e o Lubrax Top Turbo também são bons óleos.

Meu pai trabalhou 10 anos na Texaco e 12 anos na Petrobrás como especialista em lubrificação e me disse que os óleos da Texaco tem um controle de qualidade melhor que os da BR, por isso escolhi o Ursa.

cesarzubek
15/09/2008, 22:30
Amigos,

Agradeço a todos pelas sugestões.
Queria ver se alguém do fórum já utilizou Castrol Ultramax Viscus SAE 25W-60 API CF ?
Abaixo segue links sobre ele:
http://www.mecanicaonline.com.br/2006/09_setembro/truck/ultramax_castrol.htm

http://lojadamaquina.com.br/images/fotos/manual_2653_.pdf

Abraços,

Torezan
17/09/2008, 15:13
Amigos,

Agradeço a todos pelas sugestões.
Queria ver se alguém do fórum já utilizou Castrol Ultramax Viscus SAE 25W-60 API CF ?
Abaixo segue links sobre ele:
http://www.mecanicaonline.com.br/2006/09_setembro/truck/ultramax_castrol.htm

http://lojadamaquina.com.br/images/fotos/manual_2653_.pdf

Abraços,

Usei por cerca de 3 anos o antigo 25W-50 e posteriormente o novo 25W-60 no motor da Bandeirante 1980 que tive. Recomendo o lubrificante por proporcionar menor consumo do mesmo em motores com maior desgaste e não gosto apenas do fato de ser um 25W. Uma combinação perfeita para reduzir este inconveniente seria o Viscus + B12 Turbo ou Viscus + Power Off-Road (ambos aditivos da Bardahl com ação polar).
Para maiores informações, entre em contato por e-mail ou por MP.
Abraços a todos.

Torezan
18/09/2008, 21:20
Caro Cezar,
Enviei a resposta com minha opinião para o seu e-mail, não respondi aqui para não fazer um texto muito extenso (a menos que o pessoal queira).
Abraços.

vicentemelo
19/09/2008, 23:21
Gilmar,
Uso o Lubrax Top Turbo, trocado a cada 7.000Km , coloco filtro novo a cada troca e filtro do diesel a cada 2500.

richardmaciel_uberaba
20/09/2008, 21:51
Moçada,

tenho uma 1964, com motor OM314. Usei o TecTurbo da Petrobrás. É o melhor, disparado! Porém, como o preço tbem é disparado, voltei pro top turbo, também da petrobrás, que é o melhor óleo mineral do mercado. Mantém a viscosidade e também faço a troca com 5.000 kms;.

abraços,

Richard Maciel
Uberaba -* MG

Canali
08/08/2012, 11:25
Buenas Gurizada!

Nos últimos dias venho pesquisando bastante o tema pois entrei nesta fase da manutenção da Band, notei que os tópicos referentes aqui no fórum já são meio antigos, por exemplo:

- http://www.4x4brasil.com.br/forum/to...r-da-band.html (qual é o melhor óleo que devo usar nop motor da band?) (qual é o melhor óleo que devo usar nop motor da band?) (http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirantes/41704-qual-e-o-melhor-oleo-que-devo-usar-nop-motor-da-band.html) - Última resposta em 2008

- http://www.4x4brasil.com.br/forum/to...ndeirante.html (Óleo para Bandeirante!!!) (Óleo para Bandeirante!!!) (http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirantes/11955-oleo-para-bandeirante.html) - Última resposta em 2006

Suponho que desde então possa ter aparecido algo novo no mercado, ou até algumas opiniões tenham mudado ou se concretizado, por isto tomei a liberdade de abrir um novo tópico sobre o tema (se já houver algum recente que não tenha me atentando, já peço desculpas!) para buscar informações atualizadas e ajudar alguém que possa estar com as mesmas dúvidas.

Como alguns devem saber, sou novo no meio e hávido por aprender, além de metido a meXânico... heheheh

Desde a data da compra rodei muito pouco com a Bandeirante, agora menos ainda pois ela está no estaleiro (detalhes aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirantes/106315-band-1964-a.html#post1714059), nesta fase da reforma/manutenção pretendo trocar todos os fluídos dela (Band Curta, OM 324 original 1964, caixa de 4 marchas sem reduzida original) para poder rodar tranquilo no dia a dia.
(Junto trocarei todos os filtros, mas não quero fugir do tema do tópico)

Achei essas referências com relação a quantidades de óleos em cada lugar: (Planeta Off-Road .:. História (http://www.planetaoffroad.com/p07d.htm))

Carter do motor: 6 litros;
Caixa de mudanças: 3,3 litros;
Diferencial dianteiro: 2,8 litros;
Diferencial traseiro: 2,8 litros;
Caixa de transferência: 1 litro.
(sinceramente, não tinha me dado conta da existência de um quinto local... Inexperiência!!!)

Essas quantidades são as corretas?

No meu caso, tenho acesso mais fácil ($$$) aos óleos da Ipiranga... Baseado na descrição dos óleos tradicionais desta marca achei essas indicações:

Carter do motor: SAE 15W50
Caixa de mudanças: SAE 85W90
Diferencial dianteiro: SAE 85W90
Diferencial traseiro: SAE 85W90
Caixa de transferência: SAE 85W90

Essas indicações estão corretas ou há algo melhor a ser usado?

Agora uma questão eterna... hehheheh
Vale a pena usar aditivos tipo Militec ou Molikote? Se sim, em todos os óleos ou só em alguns deles?

Como sempre digo, toda e qualquer dica é muito bem vinda, todo o aprendizado é sempre válido!!!

Abraços a todos!

Ricardo

dudu83
08/08/2012, 13:48
oleo 15w40 ja esta de bom tamanho...

mecamaniaco
08/08/2012, 14:25
Apesar de recomendarem o SAE90, óleo 85W90 é realmente muito bom para a caixa, principalmente em dias mais frios..... É só uma questão de tecnologia, na época o indicado era o SAE90 pois os multi viscosos eram muito caros e/ou não disponíveis!

JPX97
08/08/2012, 18:56
Para o motor sempre comprei URSA40 da texaco ou o Ultramo turbo, em vasilhame de 20 litros. O custo/beneficio fica bem em conta e posso trocar a cada 5.000KM. Para motores mais antigos não é recomendado por um oleo 15. As passagens são grandes e o óleo muito fino pode não dar pressão adequada no sistema. Oleos finos são para motores modernos!

dudu83
08/08/2012, 20:25
Para o motor sempre comprei URSA40 da texaco ou o Ultramo turbo, em vasilhame de 20 litros. O custo/beneficio fica bem em conta e posso trocar a cada 5.000KM. Para motores mais antigos não é recomendado por um oleo 15. As passagens são grandes e o óleo muito fino pode não dar pressão adequada no sistema. Oleos finos são para motores modernos!

realmente pra esse motor o URSA 40 é mais recomendado

Carlo Pecca
09/08/2012, 14:48
Canali
Tu falas_te em Ipiranga, dessa marca tem o Ultramo Turbo SAE40 que utilizo na minha Band/90, motor OM364, numa boa!
Abs

JPX97
09/08/2012, 21:48
Alguém sabe qual é o recomendado pelo manual do proprietário para a caixa de 5 marchas e para a caixa de redução?

mecamaniaco
10/08/2012, 08:00
Alguém sabe qual é o recomendado pelo manual do proprietário para a caixa de 5 marchas e para a caixa de redução?

É o SAE90 mesmo.... São 4,1 litros na caixa de mudança e mais 1,5 litros na caixa de transferência!

Francisco Bicalho
10/08/2012, 09:47
Tem gente que usa Bardahl G-A nos diferenciais e câmbio/transferência tipo, 250 ml em cada diferencial e transferência e 1/2 l no câmbio

Carlo Pecca
10/08/2012, 11:05
Lembrando a turma que: a troca de óleo nas caixa de transferência (diferêncial e câmbio) o manual recomenda a cada 20 mil Km e no motor como já foi dito antes a cada 5 mil KM.
Abs

Canali
13/08/2012, 16:09
Buenas Gurizada,

Muito agradecido pela ajuda!!!

Fui agora a pouco num distribuidor pequeno aqui perto... Não levei muita fé no vendedor, eu pedi os preços dos óleos X, Y e Z especificamente (os que vocês mencionaram acima), ele anotou no papél genéricamente, sem especificar nada além disto:

- Óleo motor. S40. 8,00 litro
- " caixa difer. S90. 11,00 litro
- 85w90 não tem

Perguntei sobre quantidades necessárias e ele não tinha nem idéia... Por sinal, alguém sabe se as quantidades lá em cima estão corretas?

Perguntei sobre filtro de óleo para o motor OM324 ano 1964 (repeti isso umas 4 vezes) e ele escreveu no outro lado do papél:

- Filtro óleo 364. 10,00

Complicado comprar deste cara, não acham?!!! hehehheh

Abraços,

Ricardo

dudu83
13/08/2012, 16:28
Buenas Gurizada,

Muito agradecido pela ajuda!!!

Fui agora a pouco num distribuidor pequeno aqui perto... Não levei muita fé no vendedor, eu pedi os preços dos óleos X, Y e Z especificamente (os que vocês mencionaram acima), ele anotou no papél genéricamente, sem especificar nada além disto:

- Óleo motor. S40. 8,00 litro
- " caixa difer. S90. 11,00 litro
- 85w90 não tem

Perguntei sobre quantidades necessárias e ele não tinha nem idéia... Por sinal, alguém sabe se as quantidades lá em cima estão corretas?

Perguntei sobre filtro de óleo para o motor OM324 ano 1964 (repeti isso umas 4 vezes) e ele escreveu no outro lado do papél:

- Filtro óleo 364. 10,00

Complicado comprar deste cara, não acham?!!! hehehheh

Abraços,

Ricardo

o cara não quer vender! esses valores devem ser desses oleos reciclados, gasta um pouco mais e compra oleo de marca...

te aconselho a comprar um balde de 20l de oleo 90 e outro de oleo 40 sai masi barato hoje mesmo comprei um balde de multgear 90 gl5, R$200,00 e caro mas da pra 3 trocas quase um ano de uso...

birawc
31/08/2012, 17:18
Eu uso o Lubrax Extra turbo 15W40 ou Lubrax Top Turbo, no motor (OM364), nos diferenciais GL-5 SAE90, no cambio e caixa de transferencia GL-4 SAE90 (Agora chamado de TR4), não utilizo o gl5 no cambio pois o meu mecanico mostrou p/ mim o que ocorre quando se utliliza no cambio outro oleo que não seja o GL4, ha um desgaste de algumas peças devido a composição de alguns aditivos que existe no GL5.
Eu tenho Posto de Combustivel, e revendo oleos lubrificantes, tenho o oleo 40 p/ motor disel HD40, a R$ 8,00 e um oleo de remonte, geralmente p/ motores que estejam baixando muito oleo, este me da um lucro muito bom, :)

dea_arendt
26/03/2014, 10:34
pessoal, uma pergunta...quando eu ligo a band o marcador de óleo está na posição central, mas tem dias de uso extenso na cidade e estrada que ele simplesmente abaixa...
eu fui ligar novamente no outro dia e o óleo apareceu com o marcador no meio novamente, será que o marcador esta louco? ou durante o uso o óleo esta circulando no motor e o marcador baixa? isso esta correto?

Sergioporto
26/03/2014, 11:44
pessoal, uma pergunta...quando eu ligo a band o marcador de óleo está na posição central, mas tem dias de uso extenso na cidade e estrada que ele simplesmente abaixa...
eu fui ligar novamente no outro dia e o óleo apareceu com o marcador no meio novamente, será que o marcador esta louco? ou durante o uso o óleo esta circulando no motor e o marcador baixa? isso esta correto?
É normal pressao de óleo cair um pouco quando motor esquenta ,nao muito.Cuida na marcha lenta o quanto cai pois se cair muito significa desgaste interno do motor .Eu nao confio em manometros elétricos ,pois bulbos de pressao tem que "casar" certo com manometro pois deverá haver diferença na marcaçao.Tá em dúvida ? Afere pressao de óleo do motor com manometro especifico para isso !Um bom mecanico deve ter.

Sergioporto
26/03/2014, 11:48
Mecamaniaco postou tabela onde mostra qual pressao de óleo do motor.Tá no tópico do Leonelo,caixa de marchas.

fabiano r
26/03/2014, 13:24
Está chegando a hora de trocar o óleo do OM-314 vou comprar um galão de Top turbo 40x40 da petrobras e vou colocar um litro de bardahl B12 desta vez e mais para frente vou trocar o óleo do cambio tração e diferenciais e pretendo colocar bardahl em tudo.

dea_arendt
26/03/2014, 17:42
valeu! vou atrás disso...o antigo dono abriu o motor e soh rodou 40.000km em 4 anos...eu troquei o oleo, mas agora vou verificar a pressao! valeu!!

fabiano r
29/03/2014, 10:03
Pessoal estou para trocar o óleo e pretendia colocar um Bardhal B12 mas agora começaram a me falar sobre o Militec e já não sei mais qual vou colocar alguém usa Militec ou Bardhal B12??

Carlo Pecca
29/03/2014, 12:23
Grande Fabiano,
após a retifica o mecânico recomendou utilizar óleo da Mobil e Bardhal B12. Como ele compra em toneis de 200l o óleo da Mobil, estou fazendo as trocas de 5mil Km nele, pois esta mais barato do que no posto. Já o B12 tem que pesquisar, nele sai por R$42,00 e já vi a R$ 36.50 pela internete.

fabiano r
22/04/2014, 11:13
Bom dia pessoal!

Efetuei a troca do óleo da band no dia 31/03/2014 usei o óleo turbo 40 da petrobras e coloquei junto um Militec já rodei 750 km e praticamente não baixou o óleo, meu jeep sempre bebeu óleo ainda mais se quando andava pisando forte, em 750km andando do jeito que andei certamente teria baixado em torno de 1,5 litros.

Depois dessa troca e uso do Militec o motor ficou mais leve e diminuiu a fumaça e o que me impressionou foi que não consumiu óleo, e olha que forcei o jeep esses dias, agora comprei outro frasco e coloquei um pouco nos diferenciais e o restante no cambio, acho que vale muito apena o investimento! Fica aqui meu relato.

Sergio c
22/04/2014, 15:43
Bom dia pessoal!

Efetuei a troca do óleo da band no dia 31/03/2014 usei o óleo turbo 40 da petrobras e coloquei junto um Militec já rodei 750 km e praticamente não baixou o óleo, meu jeep sempre bebeu óleo ainda mais se quando andava pisando forte, em 750km andando do jeito que andei certamente teria baixado em torno de 1,5 litros.

Depois dessa troca e uso do Militec o motor ficou mais leve e diminuiu a fumaça e o que me impressionou foi que não consumiu óleo, e olha que forcei o jeep esses dias, agora comprei outro frasco e coloquei um pouco nos diferenciais e o restante no cambio, acho que vale muito apena o investimento! Fica aqui meu relato.
Quanto esta custando e onde se encontra esse tal de Militec?

Fband
22/04/2014, 16:21
Quanto esta custando e onde se encontra esse tal de Militec?

Está por volta de R$ 70,00 o frasco...
Encontra em postos de combustível ou auto peças !

Abs

jsuttili
22/04/2014, 16:37
A recomendação é 60ml para cada litro de óleo de militec.... então para 8 l do motor teria que colocar 480 ml de militec (cada tubo 200 ml) no motor.... Eu fiz isso coloquei 2...... notei q o motor ta girando mais.. e em manhãs mais frias ele gira mais leve tbm... e como o Fabiano relatou... o meu tbm parou de baixar óleo......

jsuttili
22/04/2014, 16:40
Ouvi falar muito bem do tal Molykote, para a utilização em engrenagens (caixas e diferenciais)... diz que na argentina é muito barato.... a hora que for pra lá vou dar uma procurada...........

Fband
22/04/2014, 16:50
A recomendação é 60ml para cada litro de óleo de militec.... então para 8 l do motor teria que colocar 480 ml de militec (cada tubo 200 ml) no motor.... Eu fiz isso coloquei 2...... notei q o motor ta girando mais.. e em manhãs mais frias ele gira mais leve tbm... e como o Fabiano relatou... o meu tbm parou de baixar óleo......

Parou de consumir óleo ?
Acredito em vocês, mas não consigo entender que um condicionador de metais consegue fazer tal proeza !
Alguem expert consegue explicar isso ?

Abs !

fabiano r
22/04/2014, 21:26
O custo do militec foi R$ 70,00 o frasco e coloquei apenas um frasco no motor.

Sergio encontra em lojas de autopeças e alguns postos de combustivel.

Fband não sei te explicar mas o consumo de óleo quase zerou nestes 750km o que eu acho (achismo meu apenas) é que a pelicula que o militec cria deve ter retido o óleo ou algo assim.

jsuttili
22/04/2014, 22:51
Eu peguei uma promoção e paguei 58 pila cada frasco.. ai comprei 2.. hehehe

Edelberto
26/03/2015, 01:01
Falando em Militec-1, eu usava no Civic. Tanto no motor como na caixa. Não senti mudança, mas me deu paz de espírito pra girar alto. Ainda não fiz a troca na Band, mas pretendo colocar assim que fizer.
Além de ouvir boas indicações e algumas histórias meio fantásticas, acho que o que me convenceu foi este vídeo com um teste aparentemente honesto:

https://www.youtube.com/watch?v=LlXHwEinv6s

Inclusive passei a pingar militec em outros mecanismos, como em armas, canivetes, etc.

O Militec no caso serve pra proteger a superfície e dar maior durabilidade e reduzir danos em caso de rachar o cárter e secar o óleo ou algo assim.

Já para o motor 'rodar mais solto' e ganhar cavalos, escutava falar do Molykote, mas particularmente ouvia relatos muito interessantes do TUFOIL.
Isso para o motor do Si, esportivo girador e tal, onde o pessoal notava bem a diferença e eram acostumados a passar o carro no dinamômetro... Nos motores da Bandeirante não tenho idéia da vantagem que pode trazer, mas se alguém se interessar, fica aí a dica dada!

Diogo_Vargas
26/03/2015, 10:12
Edelberto, depois desse video, vou correndo comprar o MILITEC...
Valeu pela informação.

Abraço.

Denise Ávila
26/03/2015, 10:55
Desde que comprei a LOBA, por indicação do mecânico Marquinho Toyota de Friburgo passei a usar em todos os óleos lubrificantes (caixa, diferencial, carter).

Fband
26/03/2015, 14:21
Utilizei Molykote no motor e baixou o consumo de óleo lubrificante do motor !
Recomendo esses tipos de condicionadores de metais !

Abs

Inner
27/03/2015, 22:35
Bem tenho visto uma propaganda de uma nova linha Mobil Delvac, e entre as novidades tem um denominado vida longa. Na propaganda eles mencionam ser um óleo para motores retificados, ou com alta kilometragem. Podendo chegar a uma alta kilometragem cerca de até 45. 000km. Alguém conhece? Ou usa? Abcs

gabrielqueiroz
04/07/2015, 08:13
bom dia a todos,deixei o shrek em um mecanico de confiança indicado por um amigo aqui de resende e será necessário trocar o óleo dos diferenciais... vi na bancada dele um oleo 140... ai eu disse que era o sae90... ele disse que sempre coloca o 140 que é mais grosso mais se eu quiser ele pode colocar o 90... fica a meu critério... o que acham?? vou na experiência dele??abraços

Fband
04/07/2015, 13:18
bom dia a todos,deixei o shrek em um mecanico de confiança indicado por um amigo aqui de resende e será necessário trocar o óleo dos diferenciais... vi na bancada dele um oleo 140... ai eu disse que era o sae90... ele disse que sempre coloca o 140 que é mais grosso mais se eu quiser ele pode colocar o 90... fica a meu critério... o que acham?? vou na experiência dele??abraços

Recomendo seguir o que o manual do fabricante diz, óleo 90. Aproveita e coloca uma biznaga de molicote em cada diferencial, é barato.

Abs

blind75
04/07/2015, 15:07
Eu só rodo com 140... Caixa e diferenciais. A temperatura da caixa baixou muito.. A ponto de nunca mais aquecer o assoalho...
Não troquei de primeira.. Quando um mecânico me contou eu continuei com o 90, peguei estrada e como estava sem carpete meu amigo comentou ... Ou seu carro ta cozinhando... Caixa de 5 marchas nova.. Fiquei louco e parei em um posto... Esperei quase uma hora e pensei q a caixa tinha vazado o óleo... Resolvi abrir por cima e medir o óleo.. Óleo voou p todo lado.. Pensei.. Mecanico me disse.. Do jeito que você usa so 140. Troquei. Depois de 6 hrs acelerando a temperatura estava mais fresco que do lado de fora.. Top. E dot4 na embreagem. Suporta muito calor.ali esquenta demais .. E tbm vou ver esses produtos.. Me interessei.

ROCKINRIO
04/07/2015, 20:24
Edelberto,

Muito interessante o vídeo. Vou rever meus conceitos de 'aditivos'.

Felicidades.

T.Azevedo
05/07/2015, 01:12
Eu só rodo com 140... Caixa e diferenciais. A temperatura da caixa baixou muito.. A ponto de nunca mais aquecer o assoalho...
Não troquei de primeira.. Quando um mecânico me contou eu continuei com o 90, peguei estrada e como estava sem carpete meu amigo comentou ... Ou seu carro ta cozinhando... Caixa de 5 marchas nova.. Fiquei louco e parei em um posto... Esperei quase uma hora e pensei q a caixa tinha vazado o óleo... Resolvi abrir por cima e medir o óleo.. Óleo voou p todo lado.. Pensei.. Mecanico me disse.. Do jeito que você usa so 140. Troquei. Depois de 6 hrs acelerando a temperatura estava mais fresco que do lado de fora.. Top. E dot4 na embreagem. Suporta muito calor.ali esquenta demais .. E tbm vou ver esses produtos.. Me interessei.

Me indicaram o 140 também que é usado em caminhoes que puxam eucalipto, cana de uso extremo mesmo.

Mas segui o manual e usei o 90.

Gostei do teu relato

hercilio.neto
05/07/2015, 22:16
Use óleo 90. Tem quem use óleos mais grossos para minimizar vazamentos.
No Imortal estava vazando pelo munhão. Aproveitei para dar uma geral, trocamos retentores e alguns rolamentos. Também vazava pelo focinho.

Gileno Boeira
09/11/2015, 11:40
Use óleo 90. Tem quem use óleos mais grossos para minimizar vazamentos.
No Imortal estava vazando pelo munhão. Aproveitei para dar uma geral, trocamos retentores e alguns rolamentos. Também vazava pelo focinho.

Bom dia gente, sou novo aqui, e estou procurando os tópicos mais certos possíveis para tirar dúvidas, mas as x faço umas c.... heheheh
Mas vamos lá, comprei uma band, aparentemente esta 100%, mas tinha alguns probleminhas elétricos e mandei ver, (alarmes, pisca as x não funciona, ligar farol de milha separado, estas coisinhas).
E quando pegar ela no eletricista, quero pegar e trocar o óleo do motor, colocar um top, e talvez por um bardhal, militec, não sei.
Ela é uma 14b, turbo, sem interculer, 5m.
Qual o óleo melhor a ser usado, e qual aditivo, e faço em posto mesmo? troco todos os filtros né, até de diesel?
Abraço e agradeço a paciencia e quem puder responder!!!

Diogo_Vargas
09/11/2015, 12:14
Gileno Boeira, na minha Band com motor Mercedes uso o Lubrax Top Turbo da BR 15W40 e compro em bombonas de 20 Litros, como eu mesmo troco não sei te dizer como é trocar no posto.
Mas como é a primeira troca na sua mão, troca filtro de óleo, filtro de combustível e filtro de ar também. Quando puder também troca o óleo dos dois diferenciais e da caixa... A minha Band o antigo proprietário não trocava o óleo dos diferenciais e moeu tudo, gastei uma grana $$$ na reforma...
Um abraço.

Gileno Boeira
10/11/2015, 08:44
Bom dia, então posso usar este que e usado em mb sera, são oleos minerais ou sintéticos?
Abraço

Fband
10/11/2015, 08:51
Bom dia, então posso usar este que e usado em mb sera, são oleos minerais ou sintéticos?
Abraço

O lubrax Top Turbo é óleo mineral, também uso esse e recomendo! Pra ser mais barato já compra o galão de 20L.
Pode usar dois frascos de militec-1, mas só compre em revendedor autorizado, existe muita falsificação desse produto no mercado, só pra ter uma idéia, todos os anúncio no MercadoLivre desse produtos são fraudulentos!

Abs

Sergio c
10/11/2015, 08:58
No Mercado Livre tem objetos originais e com procedência, mas eu chuto que uns 40% ou é falso ou é roubado.

Fband
10/11/2015, 09:35
No Mercado Livre tem objetos originais e com procedência, mas eu chuto que uns 40% ou é falso ou é roubado.

Sérgio,

Segundo um representante de Minas Gerais, os revendedores de militec não estão autorizados a vender através do Mercado Livre, inclusive alguns produtos estão sendo vendidos abaixo do preço de custo do produto! A falsificações estão tão boas que conseguem imitar todos os lacres do produto.

Abs

fmklock
02/07/2017, 09:32
Pessoal, vou relatar duas experiências para troca de idéias com os colegas.

1 - A troca de óleo sempre faço antes dos 5000 ou com no máximo 11 meses, isso para evitar a criação de borras no motor, pois os óleos tem detergentes e se a troca demorar o detergente perderá a eficiência e não terá efeito algum. Assim também evito o uso dos famosos flush que as vezes dão grande dor de cabeça. Junto com óleo sempre uso condicionadores, ou molykote ou militec ou bardhal. O que estiver disponível no melhor custo benefício. Acho que o investimento é relativamente baixo para o retorno. Aproveitando... Diferencias e caixas sempre com molykote.

2 - Agora é a dúvida. Capacidade do cárter motor Om 314, minha bandeirante é uma 1962 com motor, caixa e diferencial traseiro da 1984.
O motor é o OM 314 com filtro de óleo inclinado. Já li muito que a capacidade do cárter é de 7.5 a 9.5. Porém mesmo trocando o filtro e colocando 8 litros já fica acima do nível. Então gostaria da experiência dos amigos. Ou seja quantos litros cada um coloca. Será que a minha está ficando com óleo velho nas trocas?

Sergio c
02/07/2017, 20:00
Eu colocaria, trocando o filtro, no máximo 8 litros. Tb nunca consegui por mais que 8 litros.

Denise Ávila
02/07/2017, 21:35
Pessoal, vou relatar duas experiências para troca de idéias com os colegas.

1 - A troca de óleo sempre faço antes dos 5000 ou com no máximo 11 meses, isso para evitar a criação de borras no motor, pois os óleos tem detergentes e se a troca demorar o detergente perderá a eficiência e não terá efeito algum. Assim também evito o uso dos famosos flush que as vezes dão grande dor de cabeça. Junto com óleo sempre uso condicionadores, ou molykote ou militec ou bardhal. O que estiver disponível no melhor custo benefício. Acho que o investimento é relativamente baixo para o retorno. Aproveitando... Diferencias e caixas sempre com molykote.

2 - Agora é a dúvida. Capacidade do cárter motor Om 314, minha bandeirante é uma 1962 com motor, caixa e diferencial traseiro da 1984.
O motor é o OM 314 com filtro de óleo inclinado. Já li muito que a capacidade do cárter é de 7.5 a 9.5. Porém mesmo trocando o filtro e colocando 8 litros já fica acima do nível. Então gostaria da experiência dos amigos. Ou seja quantos litros cada um coloca. Será que a minha está ficando com óleo velho nas trocas?

Acredito que essa variação da capacidade de óleo do carter do 314 se deve, além de outros fatores, pelo modo de esgotamento do óleo velho. Não sendo por vácuo, deve ficar alguma resquício no motor e carter.
Apesar da capacidade do 14B ser 8,2 L, quando da troca coloco apenas 6,5L, incluído o filtro (muitos esquecem o filtro). Rodo com ela assim e, no dia seguinte verifico a vareta e completo (repito esse procedimento quantos vezes for necessário).
No final, dos 8,2L, só cabe em torno de 7 L.

LHUSANDRO CESAR C PINTO
22/09/2021, 11:34
Prezados

Tenho uma band 89 com motor OM 314, e sempre tive dúvidas na capacidade de óleo do motor para esse modelo. Ja me falaram que ele pega 8 Litros, e em pesquisas que eu ja fiz na net encontrei sites que indicavam 10 litros. O curioso é que na última troca que fiz (recentemente) coloquei cerca de 8 litros e ao medir o nível na vareta o óleo ficou marcando pelo menos 1cm acima no limite indicado na vareta. Alguém poderia me ajudar com esse dilema? vlw abs a todos!

Sergio c
22/09/2021, 17:38
Nas Bandeirante com esse motor, trocando o filtro, vai uns 7,5 litros. Dez litros vai no motor que equipa o caminhão MB 608 com esse motor, pois o cárter é maior(não tem aquela curva p dentro onde passa parte do diferencial dianteiro da band).
Prezados

Tenho uma band 89 com motor OM 314, e sempre tive dúvidas na capacidade de óleo do motor para esse modelo. Ja me falaram que ele pega 8 Litros, e em pesquisas que eu ja fiz na net encontrei sites que indicavam 10 litros. O curioso é que na última troca que fiz (recentemente) coloquei cerca de 8 litros e ao medir o nível na vareta o óleo ficou marcando pelo menos 1cm acima no limite indicado na vareta. Alguém poderia me ajudar com esse dilema? vlw abs a todos!

CAPT GOTTLIEB
24/10/2021, 21:44
Meu ONÇA tem motor OM 314 com filtro de óleo inclinado. Eu mesmo troco o óleo do motor e filtros. Uso Lubrax Extra Turbo 15W40.
Sempre coloco sete litros e depois vou lentamente acrescentando um pouco mais e medindo na vareta. Consigo por no máximo sete litros e meio. Guardo meio litro para ir acrescentado tempos depois se tiver necessidade.
A Explicação do Sérgio C é correta. No caminhão Mercedinho 608D o cárter é maior.

577484 Meu motor é semelhante a este e cabe 7,5 L em cada troca, trocando também o filtro de óleo que no meu ONÇA está na posição inclinada.

577486 Faço o cálculo para oito (8) litros, mas só coloco 7,5 L. O restante (meio litro) vai sendo adicionado conforme a necessidade.